BRPI0609208B1 - composição de revestimento curável resistente a arranhão e substrato revestido com um revestimento de múltiplas camadas decorativo e/ou protetor - Google Patents

composição de revestimento curável resistente a arranhão e substrato revestido com um revestimento de múltiplas camadas decorativo e/ou protetor Download PDF

Info

Publication number
BRPI0609208B1
BRPI0609208B1 BRPI0609208A BRPI0609208A BRPI0609208B1 BR PI0609208 B1 BRPI0609208 B1 BR PI0609208B1 BR PI0609208 A BRPI0609208 A BR PI0609208A BR PI0609208 A BRPI0609208 A BR PI0609208A BR PI0609208 B1 BRPI0609208 B1 BR PI0609208B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
acid
composition according
amino
composition
polyisocyanate
Prior art date
Application number
BRPI0609208A
Other languages
English (en)
Inventor
J Staunton Thomas
Original Assignee
The Sherwin-Williams Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=36717035&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0609208(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by The Sherwin-Williams Company filed Critical The Sherwin-Williams Company
Publication of BRPI0609208A2 publication Critical patent/BRPI0609208A2/pt
Publication of BRPI0609208B1 publication Critical patent/BRPI0609208B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08FMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED BY REACTIONS ONLY INVOLVING CARBON-TO-CARBON UNSATURATED BONDS
    • C08F8/00Chemical modification by after-treatment
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08FMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED BY REACTIONS ONLY INVOLVING CARBON-TO-CARBON UNSATURATED BONDS
    • C08F8/00Chemical modification by after-treatment
    • C08F8/42Introducing metal atoms or metal-containing groups
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K5/00Use of organic ingredients
    • C08K5/04Oxygen-containing compounds
    • C08K5/05Alcohols; Metal alcoholates
    • C08K5/053Polyhydroxylic alcohols
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K5/00Use of organic ingredients
    • C08K5/16Nitrogen-containing compounds
    • C08K5/29Compounds containing one or more carbon-to-nitrogen double bonds
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K5/00Use of organic ingredients
    • C08K5/56Organo-metallic compounds, i.e. organic compounds containing a metal-to-carbon bond
    • C08K5/57Organo-tin compounds

Abstract

composição de revestimento curável resistente a arranhão. a presente invenção refere-se a uma composição curável compreendendo uma solução solvente de uma mistura compreendendo: (i) pelo menos um polímero de acrílico hidróxi-funcional; e (ii) opcionalmente, pelo menos um diluente reativo de poliol de peso molecular baixo; (iii) pelo menos um poliisocianato; (iv) um silano amo-funcional; (v) um catalisador de metal, tal como um composto de estanho, para aceleração da reação de isocianato/hidroxila; e (vi) um ácido de baixa ebulição.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSIÇÃO DE REVESTIMENTO CURÁVEL RESISTENTE A ARRANHÃO E SUBSTRATO REVESTIDO COM UM REVESTIMENTO DE MÚLTIPLAS CAMADAS DECORATIVO E/OU PROTETOR".
[001] Este pedido reivindica o benefício do pedido de patente provisório dos Estados Unidos número 60/660.704 depositado em 11 de março de 2005, a totalidade do qual é pelo presente incorporada por referência.
[002] A presente invenção refere-se a uma composição curável compreendendo uma solução solvente de uma mistura compreendendo: (i) pelo menos um polímero acrílico hidróxi-funcional; e (ii) opcionalmente, para aplicações de sólido elevadas, pelo menos um diluente reativo de poliol de peso molecular baixo; (iii) pelo menos um poliisocianato; (iv) um silano amo-funcional; (v) um catalisador de metal, tal como um composto de estanho, para aceleração da reação de isocianato/hidroxila; e (vi) um ácido, possuindo um ponto de ebulição de menos do que cerca de 200Ό, o qual também pode ser referido aqui como um "ácido de ebulição baixo".
[003] As composições curáveis desta invenção são úteis como coberturas e podem tipicamente ser utilizadas como iniciadores, coberturas de topo ou como coberturas claras e/ou coberturas de base em composições de cobertura clara/cobertura de base e são especialmente úteis em aplicações em spray. A combinação destes materiais fornece reação rápida, coberturas duráveis possuindo vida de pote prolongada e cura excelente. Em uma modalidade útil, a composição curável da presente invenção fornece uma composição de cobertura clara possuindo resistência a arranhão melhorada.
[004] As composições desta invenção podem também ser utilizadas como adesivos, elastômeros e plásticos.
[005] Misturas curáveis de dois componentes compreendendo poliisocianatos e compostos contendo hidrogênio ativo, tal como po-lióis ou poliaminas, são bem conhecidas na técnica por fornecerem excelente desempenho e cura a temperaturas baixas. No entanto, devido à reatividade dos isocianatos e dos compostos contendo hidrogênio ativo, é freqüentemente difícil obter vidas de pote duradouras da mistura de poliisocianato e material contendo hidrogênio ativo e também ainda desfrutar dos benefícios de cura rápida. Isto é especialmente verdade para materiais de VOC baixo, os quais incorporarão níveis relativamente baixos de solvente.
[006] Além disso, para composições de cobertura, especialmente composições de cobertura clara ou cobertura de topo, é desejado que a cobertura tenha um alto grau de resistência a arranhamento para proteger a aparência do sistema de cobertura como um todo. Esta invenção fornece uma mistura curável de dois componentes a qual, em algumas aplicações como uma composição de cobertura, melhorou a resistência a arranhamento sobre outra mistura curável de dois componentes compreendendo poliisocianatos e resinas contendo hidrogênio ativo. A composição curável como fornecida aqui também fornece características de desempenho excelente a baixas temperaturas e tem uma vida de pote prolongada.
[007] Esta invenção envolve uma composição curável de múltiplos componentes a qual é reativa em mistura dos componentes e a qual compreende a mistura originada de solvente de: (i) pelo menos um polímero acrílico funcional de hidróxi; (ii) opcionalmente, pelo menos um diluente de poliol de peso molecular baixo; (iii) pelo menos um poliisocianato; (iv) um silano amino-funcional; (v) um catalisador de metal tal como um composto de estanho; e (vi) uma quantidade prolongadora de vida de pote de um ácido de baixa ebulição.
[008] O polímero acrílico funcional de hidróxi será um "polímero de formação de película" que pode formar uma película de evaporação de qualquer veículo ou solvente.
[009] Quando utilizada como uma cobertura ou um adesivo, a composição curável desta invenção será usada em combinação com cerca de 5 a cerca de 80% em peso de um solvente inerte. Em uma modalidade útil, a composição curável é usada em combinação com cerca de 10 a cerca de 40% em peso de um solvente inerte. Em uma modalidade, a composição curável pode ter uma viscosidade vapori-zável menor do que cerca de 25 segundos, ou menor do que cerca de 20 segundos, quando medida por uma xícara de Zahn #2 e quando formulada a um nível de VOC de 419,4 kg/m3 (3,5 libras/ galão). É conveniente fornecer a composição curável como um sistema de múltiplos componentes o qual é reativo em mistura dos componentes. Geralmente, os componentes contendo hidrogênio ativo e o componente de poliisocianato serão mantidos em embalagens separadas e misturados apenas antes do uso. O silano amino-funcional pode ser combinado com o componente de poliisocianato antes da mistura com os outros componentes ou ele pode ser adicionado à composição curável depois que todos os outros componentes fossem misturados. Através de incorporação de uma quantidade prolongadora da vida de pote de um ácido propiônico na mistura, foi constatado que a vida de pote da mistura pode ser significantemente prolongada sem adversamente afetar cura ou outras propriedades do produto curado final. O catalisador de metal pode ser incorporado ou em um componente, ou em um sol- vente de diluição antecipadamente. Em uma modalidade, o ácido pro-piônico pode ser adicionado à porção contendo hidrogênio ativo ou ao solvente de diluição em vez da porção de poliisocianato.
[0010] Uma composição curável de acordo com a presente invenção pode compreender (em uma base de sólidos em peso dos sólidos de veículo): (i) cerca de 20 a cerca de 70% de um polímero acrílico funcional de hidróxi possuindo um peso molecular de média de número menor do que cerca de 3.000, por exemplo menor do que cerca de 2.400; (ii) cerca de 2 a cerca de 30% de um diluente reativo de po-liol de peso molecular baixo; (iii) cerca de 10 a cerca de 55% de um poliisocianato; (iv) cerca de 0 a cerca de 50% de um silano amino- funcional; (v) pelo menos cerca de 0,01, por exemplo pelo menos cerca de 0,05% de um composto catalisador de estanho tal como dilaura-to de dibutilestanho; e (vi) cerca de 0,1 a cerca de 3,0% de um ácido de ebulição baixa, tal como ácido propiônico. Os componentes da invenção serão descritos em maior detalhe aqui. 1. POLÍMEROS ACRÍLICOS HIDRÓXI-FUNCIONAIS.
[0011] Para muitas aplicações, especialmente aquelas requerendo uma quantidade mínima de solvente, os polímeros acrílicos hidróxi-funcionais úteis nesta invenção terão uma média de pelo menos dois grupos de hidrogênio ativo por molécula e um peso molecular de média de número menor do que cerca de 3.000, ou menor do que cerca de 2.400.
[0012] Tais polímeros acrílicos hidróxi-funcionais podem ser convenientemente preparados através de técnicas de polimerização de radical livre como é bem conhecido na técnica. Os polímeros acrílicos são tipicamente preparados pela polimerização de adição de um ou mais monômeros. Pelo menos um dos monômeros pode conter, ou pode ser reagido para produzir, um grupo de hidroxila reativo. Monômeros hidróxi-funcionais representativos incluem, mas não estão limitados a acrilato de 2-hidroxietila, metacrilato de 2-hidroxietila, acrilato de 2-hidroxipropila, metacrilato de 4-hidroxibutila, metacrilato de 2-hidroxipropila, acrilato de 3-hidroxibutila, acrilato de 4-hidroxipentila, etacrilato de 2-hidroxietila, metacrilato de 3-hidroxibutila, cloroacrilato de 2-hidroxietila, metacrilato de dietileno glicol, acrilato de tetraetileno glicol, álcool de benzila de para-vinila, etc. Os monômeros hidróxi-funcionais podem ser copolimerizados com um ou mais monômeros possuindo insaturação etilênica tal como: (i) ésteres de ácidos acrílico, metacrílico, crotônico, tíglico, ou outros insaturados tais como: acrilato de metila, acrilato de etila, acrilato de propila, acrilato de isopropila, acrilato de butila, acrilato de isobutila, acrilato de etilhexila, acrilato de amila, acrilato de 3,5,5-trimetilhexila, metacrilato de metila, etilmetacrilato, metacrilato de propila, metacrilato de dimetilaminoetila, metacrilato de isobornila, tiglato de etila, crotonato de metila, crotonato de etila, etc.; (ii) compostos de vinila tais como acetato de vinila, propio-nato de vinila, butirato de vinila, isobutirato de vinila, benzoato de vinila, m-clorobenzoato de vinila, p-metoxibenzoato de vinila, alfa-cloroacetato de vinila, tolueno de vinila, cloreto de vinila, etc.; (iii) materiais com base em estireno tais como estireno, esti-reno de alfa-metila, estireno de alfa-etila, estireno de alfa-bromo, 2,6-dicloroestireno, etc.; (iv) compostos de alila tais como cloreto de alila, acetato de alila, benzoato de alila, metacrilato de alila, etc.; (v) outros monômeros insaturados copolimerizáveis tais como acrilonitrilo de etileno, metacrilonitrilo, maleato de dimetila, acetato de isopropenila, isobutirato de isopropenila, acrilamida, metacrila-mida, dienos tais como 1,3-butadieno, e materiais halogenados tais como 2-(N- etilperfluorooctenossulfonamido)etil(met)acrilato.
[0013] Os polímeros podem ser convenientemente preparados através de técnicas de polimerização de adição de radical livre convencionais. A polimerização pode ser iniciada por iniciadores convencionais conhecidos na técnica gerarem um radical livre tal como azo-bis(isobutironitrilo), hidroperóxido de cumeno, perbenzoato de t-butila, etc. Tipicamente, os monômeros são aquecidos na presença do inicia-dor a temperaturas variando de cerca de 35*0 a cerc a de 2000, por exemplo cerca de 750 a cerca de 150*0, para efetua r a polimerização. O peso molecular do polímero pode ser controlado, se desejado, pela seleção de monômero, temperatura de reação e tempo, e/ou o uso de agentes de transferência de cadeia tal como é conhecido na técnica. 2. DILUENTE DE POLIOL DE PESO MOLECULAR BAIXO.
[0014] Os diluentes de poliol de peso molecular baixo úteis nesta invenção podem ter pesos moleculares de média de número menores do que cerca de 1.000 ou menores do que cerca de 500 e incluirão polióis de poliéter, polióis de policaprolactona e polióis saturados e in-saturados. Diluentes de poliol representativos incluem dióis tais como etileno glicol, dipropileno glicol, 2,2,4-trimetil 1,3-pentanodiol, neopentil glicol, 1,2-propanodiol, 1,4-butanodiol, 1,3-butanodiol, 2,3-butanodiol, 1,5-pentanodiol, 1,6-hexanodiol, 2,2-dimetil-l,3-propanodiol, 1,4-cicloexanodimetanol, 1,2-cicloexanodimetanol, 1,3- cicloexanodimetanol, l,4-bis(2-hidroxietóxi)cicloexano, tiimetileno glicol, tetrametileno glicol, pentametileno glicol, hexametileno glicol, decame-tileno glicol, dietileno glicol, trietileno glicol, tetraetileno glicol, norborni-leno glicol, 1,4-benzenodimetanol, 1,4-benzenodietanol, 2,4-dimetil-2- etilenohexano-1,3-diol, 2-buteno-1,4-diol, e polióis tais como trimetilo-letano, trimetilolpropano, trimetilolhexano, trietilolpropano, 1,2,4-butanotriol, glicerol, pentaeritritol, dipentaeritritol, etc. 3. COMPOSTOS DE POLIISOCIANATO.
[0015] Em uma modalidade útil, poliisocianatos podem ter uma média de pelo menos cerca de dois grupos de isocianato por molécula. Poliisocianatos representativos possuindo dois ou mais grupos de isocianato por molécula incluem os compostos alifáticos tais como etile-no, trimetileno, tetrametileno, pentametileno, hexametileno, 1,2-propileno, 1,2-butileno, 2,3-butileno, 1,3-butileno, diisocianatos de etili-deno e butilideno; os compostos de cicloalquileno tais como 3-isocianatometil-3,5,5-trimetilcicloexilisocianato, e os diisocianatos de 1,3-ciclopentano, 1,3-cicloexano, e 1,2-cicloexano; os compostos aromáticos tais como m-fenileno, p-fenileno, 4,4'-difenila, diisocianatos de 1,5-naftaleno e 1,4-naftaleno; os compostos alifáticos-aromáticos tal como metano de 4,4'-difenileno, 2,4- ou 2,6-tolueno, ou misturas dos mesmos, 4,4'-toluidina, e diisocianatos de 1,4-xilileno; os compostos aromáticos substituídos nucleares tais como diisocianato de dianisidi-na, diisocianato de 4,4'-difeniléter e diisocianato de clorodifenileno; os triisocianatos tais como metano-4,4',4"-triisocianato de trifenila, benze-no de 1,3,5-triisocianato e tolueno de 2,4,6-triisocianato; e os tetraiso-cianatos tais como metano-2,2'-5,5'-tetraisocianato de 4,4'-difenil-dimetila; os poliisocianatos polimerizados tais como dímeros e trímeros de diisocianato de tolileno, e outros vários poliisocianatos contendo biureto, uretano, e/ou ligações de alofanato.
[0016] A relação de equivalentes de isocianato para hidrogênio ativo pode ser largamente variada dentro da prática desta invenção. O poliisocianato pode estar presente a um nível para fornecem cerca de 0,3 a cerca de 2,0, por exemplo, cerca de 0,7 a cerca de 1,3 equivalentes de isocianato para cada equivalente de hidrogênio ativo da resi- na acrílica e diluente de poliol.
4. SILANOS AMINO-FUNCIONAIS
[0017] Compostos de organossilício adequados podem ser adicionados à composição curável da presente invenção, os quais em algumas modalidades podem realçar a resistência ao arranhamento de coberturas formadas da composição. Em uma modalidade útil, os compostos de organossilício são capazes de reação com uma funcionalidade de isocianato para fornecer os seguintes grupos funcionais: onde R é uma alquila inferior possuindo de 1 a cerca de 6 carbonos, R é uma alquila inferior possuindo 1 a cerca de 4 carbonos, R2 e R3 são cada um radicais de alquileno possuindo cerca de 2 a 18 carbonos ou radicais de arileno possuindo cerca de 6 a cerca de 18 carbonos, e a é um número inteiro possuindo valores de 0 a cerca de 2; onde ReR1 são tal como acima, cada um dos R4 e R5 é um radical de alquileno possuindo de 1 a cerca de 4 carbonos e Q é um radical mo-novalente selecionado do grupo consistindo em hidrogênio, alquila possuindo de 1 a cerca de 4 carbonos, fenila, -COOR1 ou -CN; ou onde ReR1 são tal como acima, cada um dos R7 e R8 é um radical de alquileno possuindo de 1 a cerca de 4 carbonos, e Q é um radical mo-novalente selecionado do grupo consistindo em hidrogênio, alquila possuindo de 1 a cerca de 4 carbonos, fenila, -COOR1 ou -CN.
[0018] Em uma modalidade útil, o silano amo-funcional é um silano amino-funcional secundário. Como outro exemplo, o silano amo-funcional tem a seguinte fórmula: [0019] Outras espécies adequadas de compostos de organossilí-cio incluem: N,N-bis[(3-trimetoxisilil)propil]amina; N,N-bis[(3-trietoxisilil)propil]amina; N,N-bis[(3-tripropoxisilil)propil]amina; N-(3-trimetoxisilil)propil-3-[N-(3-trimetoxisilil)propilamino]propionamida; N-(3-trietoxisilil)propil-3-[N-(3-metoxisilil)propilamino]propionamida; N-(3-trimetoxisilil)propil-3-[N-3-trietoxisilil)propilamino]propionamida; propionato de 3-[N-(3-trimetoxisilil)propilamino]-2-metila de 3- metoxisilipropila; propionato de 3-[N-(3-trietoxisilil)propilamino]-2-metila de 3- trietoxisililpropila; propionato de 3-[N-(3-trietoxisilil)propilamino]-2-metila de 3- trimetoxisilipropila; e similares.
[0020] Silanos amino-funcionais e seu uso em reações de uretano são ensinados em Patente dos Estados Unidos N- 4.374.237 para Berger e outros, o que é incorporado aqui por referência, em uma modalidade útil, silanos amino-funcionais comercialmente disponíveis podem ser empregados na presente invenção. Um tal pré-polímero é disponível de GE Silicones como SILQUEST® A-1170. A inclusão do silano amino-funcional na presente invenção é opcional. No entanto, quando incluído, o silano amino-funcional pode compreender até cerca de 50% do peso total da composição curável. Em uma modalidade útil, a composição curável pode incluir cerca de 8% em peso de um silano amino-funcional.
[0021] Quando usada em uma composição curável tal como ensinado aqui, a funcionalidade de silano do silano amino-funcional é capaz de reação com os grupos de hidroxila nas resinas acrílicas ou reação com si própria. Sem ser limitado a qualquer teoria particular, acredita-se que, em algumas aplicações, esta reticulação de silano fornece resistência ao arranhamento adicional a coberturas formadas de acordo com a presente invenção. A funcionalidade de amino do silano amino-funcional é também capaz de reação com o isocianato. Em uma modalidade útil, a composição curável da presente invenção é formulada com um excesso de grupos de isocianato para permitir que os grupos em excesso de isocianato reajam com o composto de silano amino-funcional.
[0022] As composições curáveis desta invenção podem ser curadas a temperaturas variando de cerca de temperatura ambiente até cerca de 176,66*0 (35013). As vantagens de uso de u m ácido de ebulição baixa, tal como ácido propiônico, são particularmente aparentes em curas de temperatura relativamente baixa próxima à temperatura ambiente. Ácidos de ebulição baixa podem ser considerados serem ácidos que fervem a menos do que cerca de 2000, po r exemplo, menos do que cerca de 1750, também por exemplo, menos do que cerca de 1650, também além disso por exemplo, menos d o que cerca de 1500, e finalmente por exemplo, menos do que cerca de 1450. Em uma modalidade, parece que o ácido propiônico, devido a sua facilidade de manuseio e taxa de evaporação, tem utilidade especial em aplicações em spray e curas de ar ambiente. No entanto, outros ácidos podem ser usados na presente invenção incluindo mas não limitado a ácido acético, ácido fórmico, ácido butírico, e ácido valérico. Se usadas como coberturas, as composições curáveis podem ser usadas como coberturas claras ou elas podem conter pigmentos tal como é bem conhecido na técnica. Pigmentos opacificantes representativos incluem pigmentos brancos tais como dióxido de titânio, óxido de zinco, óxido de antimônio, etc. e pigmentos cromáticos orgânicos ou inorgânicos tais como óxido de ferro, negro-de-fumo, ftalocianina azul, etc. As coberturas podem também conter pigmentos extensores tais como carbonato de cálcio, argila, sílica, talco, etc.
[0023] Catalisadores de metal típicos que podem ser usados para a reação entre o poliisocianato e o material contendo hidrogênio ativo incluem materiais de estanho, zinco, cobre e bismuto tais como dilau-rato de estanho de dibutila, octanoato estanoso, diacetato de estanho de dibutila, dilaurato de estanho de dibutila, óxido de estanho de dibutila, octoato de zinco, naftenato de cobre, octoato de bismuto e similares, em uma modalidade útil, compostos de estanho organometálicos, tais como dilaurato de dibutilestanho, são usados na prática desta invenção. Em modalidades da presente invenção em que os compostos contendo hidrogênio ativo e o poliisocianato são contidos em embalagens separadas, um catalisador pode ser incluído com um ou ambos os componentes.
[0024] As coberturas desta invenção podem tipicamente ser aplicadas a qualquer substrato tal como metal, plástico, madeira, vidro, fibras sintéticas, etc. por pincelamento, imersão, revestimento de rolo, revestimento de fluxo, vaporização ou outro método convencionalmente empregado na indústria de revestimento. Vaporização é o processo especialmente preferido e embora não seja nosso intento estar ligado pela teoria, acredita-se que a volatilização da cobertura durante vaporização a temperaturas ambientes induz um pouco, mas não todo, do ácido evaporar, embora o resto evapore gradualmente da película.
Surpreendentemente, o ácido de ebulição baixa, tal como ácido pro-piônico, aparentemente permite a película permanecer aberta, mesmo para altas aplicações de sólido, longamente o bastante para evaporação de solvente suficiente para minimizar o reforço de matriz e pipo-quear de solvente e outros problemas de película potenciais. Se desejado, os substratos podem ser imprimados antes da aplicação das coberturas desta invenção.
[0025] Uma aplicação das composições curáveis desta invenção refere-se ao uso nesse caso como coberturas claras e/ou coberturas de base em formulações de cobertura clara/cobertura de base. Coberturas claras de VOC baixo são uma aplicação especialmente útil desta invenção.
[0026] Sistemas de cobertura clara/cobertura de base são bem conhecidos, especialmente na indústria de automóvel onde é especialmente útil aplicar uma cobertura de base pigmentada, a qual pode conter pigmentos metálicos, a um substrato e permiti-la formar uma película seguido pela aplicação de uma cobertura clara. A composição de cobertura de base pode incluir quaisquer dos polímeros conhecidos por serem úteis em composições de cobertura incluindo as composições reativas desta invenção.
[0027] Uma cobertura de base de polímero útil inclui os polímeros de adição acrílicos, particularmente polímeros ou copolímeros de um ou mais ésteres de alquila de ácido acrílico ou ácido metacrílico, opcionalmente junto com um ou mais outros monômeros etilenicamente insaturados. Estes polímeros podem ser ou do tipo termoplástico ou do tipo de reticulação termocurável o qual contém hidroxila ou amina ou outra funcionalidade reativa a qual pode ser reticulada. Ésteres acrílicos adequados para qualquer tipo de polímero incluem metacrilato de metila, metacrilato de etila, metacrilato de propila, metacrilato de butila, acrilato de etila, acrilato de butila, acetato de vinila, acrilonitrila, acrila- mida, estireno, cloreto de vinila, etc. Onde os polímeros são requeridos serem do tipo de reticulação, monômeros funcionais adequados os quais podem ser usados além daqueles já mencionados incluem ácido acrílico ou metacrílico, acrilato de etila de hidróxi, metacrilato de propi-la de 2-hidróxi, acrilato de glicidila, metacrilato de etila de amino de butila terciária, etc. A composição de cobertura de base pode, em um tal caso, também conter um agente de reticulação tal como um poliiso-cianato, um poliepóxido, ou uma resina de nitrogênio tal como um condensado de um aldeído tal como formaldeído com um composto nitrogenoso tal como uréia, melamina ou benzoguanamina ou um éter de alquila inferior de um tal condensado. Outros polímeros úteis na composição de cobertura de base incluem copolímeros de vinila tais como copolímeros de ésteres de vinila de ácidos inorgânicos ou orgânicos, tais como cloreto de vinila, acetato de vinila, propionato de vinila, etc., cujos copolímeros podem opcionalmente ser parcialmente hi-drolisados a fim de introduzir unidades de álcool de vinila.
[0028] Outros polímeros úteis na fabricação da cobertura de base incluem resinas alquídicas ou poliésteres os quais podem ser preparados de uma maneira conhecida pela condensação de álcoois poliídri-cos e ácidos policarboxílicos, com ou sem a inclusão de ácidos graxos de óleo de secagem natural. Os poliésteres ou alquídicos podem conter uma proporção de hidroxila livre e/ou grupos, os quais são disponíveis para reação, se desejado, com agentes de reticulação adequados tal como discutido acima.
[0029] Se desejado, a composição de cobertura de base pode também conter quantidades menores de um éter de celulose, para alterar as características de secagem ou viscosidade da cobertura de base.
[0030] Tipicamente, uma cobertura de base incluirá pigmentos convencionalmente usados para composições de cobertura e depois de terem sido aplicados a um substrato, os quais podem ou não previamente terem tidos primeira mão, a cobertura de base será deixada por um tempo suficiente para formar uma película de polímero a qual não será levantada durante a aplicação da cobertura clara. A cobertura de base pode ser aquecida ou meramente deixada secar ao ar para formar a película. Geralmente, uma cobertura de base será deixada secar durante cerca de 1 a 20 minutos antes de aplicação de uma cobertura clara. Uma cobertura clara é em seguida aplicada à superfície da cobertura de base, e o sistema pode ser deixada secar à temperatura ambiente ou, se desejado, pode ser secado à força através de cozimento do substrato revestido a temperaturas tipicamente variando até cerca de 176,66°C (350^), ou na alternativa, pela aplicação de radiação ultravioleta ou infravermelho.
[0031] As coberturas podem também conter outros aditivos tais como tensoativos, estabilizantes, agentes umectantes, agentes de controle de reologia, agentes dispersantes, absorventes de UV, estabilizantes de luz de amina impedida etc. Embora tais aditivos sejam bem conhecidos na técnica anterior, a quantidade usada deve ser controlada para evitar adversamente afetar as características de cobertura. Quando usada como uma cobertura clara, a composição curável pode conter absorventes de luz ultravioleta tais como estabilizantes de luz de fenóis impedidos ou amina impedida a um nível variando até cerca de 6% em peso dos sólidos de veículo tal como será conhecido na técnica.
[0032] Coberturas claras de acordo com a presente invenção podem ser aplicadas por qualquer método de aplicação conhecido na técnica. Em uma modalidade útil, a cobertura clara pode ser aplicada em spray. Se desejado, múltiplas camadas de cobertura de base e/ou cobertura clara podem ser aplicadas. Tipicamente, tanto a cobertura de base quanto a cobertura clara serão aplicadas para produzir uma espessura de película seca de cerca de 0,2 a cerca de 6, ou cerca de 0,5 a cerca de 3,0 mils.
[0033] Se desejado, as novas composições reativas ensinadas aqui podem ser usadas como uma cobertura de base, em cujo caso a cobertura clara pode também compreender os novos componentes reativos ensinados aqui, ou as coberturas ensinadas aqui como sendo úteis como formulações de cobertura de base podem também ser utilizadas como coberturas claras.
[0034] Os seguintes exemplos foram selecionados para ilustrar modalidades e práticas específicas de vantagem a um entendimento mais completo da invenção. A não ser que de outro modo estabelecido, "partes" quer dizer partes em peso e "porcentagem" é porcentagem em peso. EXEMPLO 1 [0035] Um polímero acrílico representativo pode ser preparado por reação de polimerização de radical livre dos seguintes materiais na presença de nafta aromático e acetato de N-butila.
Matéria-Prima Partes em Peso T -Am i I eti I hexi I peroxi carbonato 34,14 Metacrilato de Metila 106,17 Acrilato de Butila 159,14 Metacrilato de Etila de Hidróxi 151,11 Estireno 110,95 Ácido Metacrílico 3,27 para produzir um polímero possuindo um peso/litro de cerca de 8,58 a 65% de NVM. EXEMPLO 2 [0036] Uma cobertura clara pode ser preparada por mistura dos seguintes materiais: Matéria-Prima Partes em Peso Resina Acrílica do Exemplo 1 48,65 1,4-Cicloexanodimetanol 8,46 acetato de n-butila 5,67 acetato de etila 16,38 Timivin® 292 (estabilizante de luz de Ciba-Geigy) 1,69 Tinuvin® 384 (absorvente de UV de Ciba-Geigy) 1,69 Dilaurato de dibutilestanho 0,02 3-Etoxipropionato de etila 8,44 Propionato de butila 7,66 Byk® 300 (agente de fluxo de Byk Chemie) 0,51 Ácido propiônico 0,85 [0037] Esta cobertura clara pode ser misturada com cerca de 54,13 partes de uma solução de sólidos de 80% em peso de poliisoci-anato Tolonate® HDT LV em acetato de n-butila (vendido por Rhodia). Cerca de 8% de um silano amino-funcional (SELQUEST® A-1170 de GE Silicones) pode ser adicionado para realçar a resistência ao arra-nhamento da cobertura clara. A composição curável pode ser aplicada em spray sobre uma cobertura de base previamente aplicada.
[0038] Embora a invenção fosse mostrada e descrita com respeito a modalidades particulares dos mesmos, aquelas modalidades são para o propósito de ilustração em vez de limitação, e outras variações e modificações das modalidades específicas aqui descritas serão aparentes àqueles versados na técnica, todas dentro do espírito e escopo pretendido da invenção. Conseqüentemente, a invenção não deve ser limitada às modalidades específicas aqui descritas em escopo e efeito, nem de qualquer outro modo que seja inconsistente com a extensão à qual o progresso na técnica foi avançado pela invenção.
[0039] As descrições integrais de todas as aplicações, patentes e publicações citadas aqui são por meio deste incorporadas por referência.
REIVINDICAÇÕES

Claims (22)

1. Composição curável, caracterizada pelo fato de que compreende uma solução solvente de uma mistura compreendendo: (i) pelo menos um polímero acrílico hidróxi-funcional; e (ii) pelo menos um diluente reativo de poliol de peso molecular baixo; (iii) pelo menos um poliisocianato; (iv) um silano amino-funcional; (v) um catalisador de metal para aceleração da reação de isocianato/hidroxila; e (vi) um ácido possuindo um ponto de ebulição abaixo de 200Ό.
2. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a composição tem uma viscosidade menor do que 25 segundos quando medida por uma xícara de Zahn #2 quando formulada a um nível de VOC de 419,4 kg/m3 (3,5 libras/ galão).
3. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o ácido é selecionado de ácido propiônico, ácido acético, ácido fórmico, ácido butírico, e ácido valérico e misturas dos mesmos.
4. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o ácido é ácido propiônico.
5. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o ácido tem um ponto de ebulição abaixo de 150Ό.
6. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o silano amino funcional tem a fórmula
7. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o poliisocianato está presente a um nível para fornecer 0,3 a 2,0 equivalentes de isocianato para cada equivalente de hidrogênio ativo da resina acrílica e do diluente de poliol.
8. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o poliisocianato está presente a um nível para fornecer 0,7 a 1,3 equivalentes de isocianato para cada equivalente de hidrogênio ativo da resina acrílica e do diluente de poliol.
9. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o catalisador de metal é um composto de estanho.
10. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o silano amino funcional é selecionado de N,N-bis[(3-trimetoxisilil)propil]amina; N,N-bis [(3- trietoxisilil)propil]amina; N,N-bis[(3-tripropoxisilil)propil]amina; N-(3-trimetoxisilil)propil-3-[N-(3-trimetoxisilil)propilamino]propionamida; N-(3-trietoxisiIiI) propil-3-[N-(3-metoxisilil)propilamino]propionamida; N-(3-trimetoxisilil)propil-3-[N-3-trietoxisilil)propilamino]propionamida; propionato de 3-[N-(3-trimetoxi-silil)propilamino]-2-metil 3-trimetoxisilipropila; propionato de 3-[N-(3-trimetoxisilil)propilamino]-2-metil 3-trietoxisilipropila; e propionato de 3-[N-(3-trietoxisilil)propilamino]-2-metil 3-trimetoxisilipropila e misturas dos mesmos.
11. Composição curável, caracterizada pelo fato de que compreende (em uma base de sólidos em peso dos sólidos de veículo): (i) 20% a 70% em parte de um polímero acrílico funcional de hidróxi possuindo um peso molecular numérico médio menor do que 3.000; (ii) 2% a 30% de um diluente reativo de poliol de peso molecular baixo; (iii) 10% a 55% de um poliisocianato; (iv) 1%a 50% de um silano amino-funcional; (v) pelo menos 0,01% de um composto catalisador de estanho; e (vi) 0,1 a 3,0% de um ácido apresentando ponto de ebulição abaixo de 200° C.
12. Composição de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que a composição tem uma viscosidade menor do que 25 segundos quando medida por uma xícara de Zahn #2 quando formulada a um nível de VOC de 419,4 kg/m3 (3,5 libras/ galão).
13. Composição de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que o ácido de ebulição baixa tem um ponto de ebulição abaixo de 150Ό.
14. Composição de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que o ácido de ebulição baixa é selecionado de ácido propiônico, ácido acético, ácido fórmico, ácido butírico, e ácido valérico e misturas dos mesmos.
15. Composição de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que o silano amino funcional é
16. Composição de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que o poliisocianato está presente a um nível para fornecer 0,3 a 2,0 equivalentes de isocianato para cada equivalente de hidrogênio ativo da resina acrílica e do diluente de poliol.
17. Composição de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que o poliisocianato está presente a um nível para fornecer 0,7 a 1,3 equivalentes de isocianato para cada equivalente de hidrogênio ativo da resina acrílica e do diluente de poliol.
18. Composição de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que a composição compreende 8% em peso do si-lano amino-funcional.
19. Substrato revestido com um revestimento de múltiplas camadas decorativo e/ou protetor, caracterizado pelo fato de que compreende: (a) uma cobertura de base compreendendo um polímero de formação de película pigmentada; e (b) uma cobertura clara transparente compreendendo um polímero de formação de película aplicada à superfície da composição de cobertura de base; em que a cobertura clara é uma composição curável compreendendo: (i) pelo menos um polímero acrílico hidróxi-funcional; (ii) pelo menos um diluente reativo de poliol de peso molecular baixo; (iii) pelo menos um poliisocianato; (iv) um silano amino-funcional; (v) um catalisador de metal para aceleração da reação de isocianato/hidroxila; (vi) um ácido possuindo um ponto de ebulição abaixo de 200Ό; e (vii) 5 a 8% em peso de um solvente inerte.
20. Substrato de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de que a cobertura clara compreende até 50% em peso de um silano amino-funcional.
21. Substrato de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de que a cobertura clara compreende 8% em peso do silano amino-funcional.
22. Substrato de acordo com a reivindicação 19, caracteri- zado pelo fato de que o ácido é selecionado de ácido propiônico, ácido acético, ácido fórmico, ácido butírico, e ácido valérico e misturas dos mesmos.
BRPI0609208A 2005-03-11 2006-03-09 composição de revestimento curável resistente a arranhão e substrato revestido com um revestimento de múltiplas camadas decorativo e/ou protetor BRPI0609208B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US66070405P 2005-03-11 2005-03-11
US60/660,704 2005-03-11
PCT/US2006/008430 WO2006099054A2 (en) 2005-03-11 2006-03-09 Scratch resistant curable coating composition

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0609208A2 BRPI0609208A2 (pt) 2010-03-02
BRPI0609208B1 true BRPI0609208B1 (pt) 2017-02-07

Family

ID=36717035

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0609208A BRPI0609208B1 (pt) 2005-03-11 2006-03-09 composição de revestimento curável resistente a arranhão e substrato revestido com um revestimento de múltiplas camadas decorativo e/ou protetor

Country Status (11)

Country Link
US (1) US20060217472A1 (pt)
EP (1) EP1877452B1 (pt)
JP (1) JP2008535946A (pt)
AR (1) AR054430A1 (pt)
AT (1) ATE418566T1 (pt)
BR (1) BRPI0609208B1 (pt)
CA (1) CA2600078A1 (pt)
DE (1) DE602006004445D1 (pt)
ES (1) ES2316066T3 (pt)
MX (1) MX2007011045A (pt)
WO (1) WO2006099054A2 (pt)

Families Citing this family (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5637687B2 (ja) 2006-12-19 2014-12-10 ビーエーエスエフ コーティングス ゲゼルシャフト ミット ベシュレンクテル ハフツングBASF Coatings GmbH 高い引掻耐性及び耐候性を有する被覆剤
DE102007013242A1 (de) 2007-03-15 2008-09-18 Basf Coatings Ag Hochkratzfeste Beschichtung mit guter Witterungs- und Rissbeständigkeit
DE102007013262A1 (de) 2007-03-15 2008-09-18 Basf Coatings Ag Beschichtungsmittel enthaltend Addukte mit Silanfunktionalität und daraus hergestellte hochkratzfeste Beschichtungen mit verbesserter Rissbeständigkeit
WO2009005668A1 (en) * 2007-06-27 2009-01-08 The Sherwin-Williams Company Transiently inhibited urea and urethane-urea hybrid coating compositions
DE102007061855A1 (de) * 2007-12-19 2009-06-25 Basf Coatings Ag Beschichtungsmittel mit hoher Kratzbeständigkeit und Witterungsstabilität
DE102007061856A1 (de) * 2007-12-19 2009-06-25 Basf Coatings Ag Beschichtungsmittel mit hoher Kratzbeständigkeit und Witterungsstabilität
DE102007061854A1 (de) 2007-12-19 2009-06-25 Basf Coatings Ag Beschichtungsmittel mit hoher Kratzbeständigkeit und Witterungsstabilität
DE102008030304A1 (de) 2008-06-25 2009-12-31 Basf Coatings Ag Verwendung teilsilanisierter Verbindungen auf Polyisocyanatbasis als Vernetzungsmittel in Beschichtungszusammensetzungen und Beschichtungszusammensetzung enthaltend die Verbindungen
DE102008050916A1 (de) * 2008-10-10 2010-04-15 Basf Coatings Ag Zweikomponenten-Polyurethan-Lack enthaltend silanisierte Polyisocyanathärter, Verfahren zur Herstellung von silanisierten Polyisocyanathärtern und nach dem Verfahren hergestellte Härter
DE102009030481A1 (de) 2009-06-24 2011-01-05 Basf Coatings Gmbh Beschichtungsmittel und daraus hergestellte Beschichtungen mit hoher Kratzfestigkeit bei gleichzeitig guten Ergebnissen in der Prüfung der Erichsentiefung und guten Steinschlagschutzeigenschaften
WO2011085302A1 (en) * 2010-01-08 2011-07-14 E. I. Du Pont De Nemours And Company Etch resitant clearcoat
JP5609355B2 (ja) * 2010-07-16 2014-10-22 日油株式会社 ウレタン塗料組成物および樹脂部材
US9371469B2 (en) 2011-06-09 2016-06-21 Basf Coatings Gmbh Coating agent compositions, coatings made therefrom and exhibiting high scratch resistance and good polishability, and use thereof
WO2012168079A1 (de) 2011-06-09 2012-12-13 Basf Coatings Gmbh Beschichtungsmittelzusammensetzungen und daraus hergestellte beschichtungen mit hoher kratzfestigkeit bei gleichzeitig guter polierbarkeit sowie deren verwendung
CN103547607B (zh) 2011-06-09 2015-07-15 巴斯夫涂料有限公司 涂布剂组合物和由其制备的具有高耐划伤性且同时具有良好的可抛光性的涂层及其用途
KR101993954B1 (ko) * 2012-08-08 2019-06-27 쓰리엠 이노베이티브 프로퍼티즈 캄파니 배리어 필름용 코팅 및 이의 제조 및 사용 방법
KR102159918B1 (ko) * 2013-12-23 2020-09-24 동우 화인켐 주식회사 점착제 조성물
DE202015009134U1 (de) 2015-03-17 2016-10-24 Henkel Ag & Co. Kgaa Härtbare Silikonzusammensetzungen
DE102015204788A1 (de) 2015-03-17 2016-09-22 Henkel Ag & Co. Kgaa Silane und härtbare Zusammensetzungen, die diese Silane als Vernetzer enthalten
WO2017105835A1 (en) * 2015-12-17 2017-06-22 Dow Global Technologies Llc Acrylic polyurethane coatings including polyether polyols
EP3293188B1 (en) 2016-09-13 2019-04-10 Henkel AG & Co. KGaA Silanes and curable compositions comprising said silanes
MX2022009822A (es) * 2020-02-18 2022-09-05 Roehm Gmbh Hoja multicapa acrilica con propiedades mecanicas mejoradas y una alta resistencia a la intemperie.

Family Cites Families (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3808162A (en) * 1972-10-10 1974-04-30 Minnesota Mining & Mfg Preparation of urethanes and catalysts therefor
US4019933A (en) * 1973-07-27 1977-04-26 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Army Pot life extension of isocyanate cured propellants by aziridine compounds
US4184031A (en) * 1976-11-11 1980-01-15 Thiokol Corporation Control of cure rate of polyurethane resins
US4096128A (en) * 1977-03-03 1978-06-20 Frisch Kurt C Polyurethane elastomer produced by reaction between a triazole-stabilized isocyanate prepolymer and a diamine
NL7710099A (nl) * 1977-09-15 1979-03-19 Akzo Nv Bekledingscompositie met verlengde verwer- kingstijd.
DE2842805A1 (de) * 1978-09-30 1980-04-10 Bayer Ag Beschichtungsmassen
US4341689A (en) * 1981-07-02 1982-07-27 Desoto, Inc. Two component polyurethane coating system having extended pot life and rapid cure
US4374237A (en) * 1981-12-21 1983-02-15 Union Carbide Corporation Silane-containing isocyanate-terminated polyurethane polymers
US4426510A (en) * 1982-08-05 1984-01-17 Rohm And Haas Company Polyurethane preparation using organo-zinc catalyst and time-lapse modifier
DE3511754A1 (de) * 1985-03-30 1986-10-09 Rhein-Chemie Rheinau Gmbh, 6800 Mannheim Reaktionsfaehige masse auf polyurethanbasis und deren verwendung zur herstellung von beschichtungen
US4902378A (en) * 1988-04-27 1990-02-20 Minnesota Mining And Manufacturing Company Polymer with reduced internal migration
US4877829A (en) * 1988-05-19 1989-10-31 W. R. Grace & Co.-Conn. Liquid coatings for bridge deckings and the like
US5177117A (en) * 1989-05-01 1993-01-05 Air Products And Chemicals, Inc. Controlled release catalysts and curing agents for making polyurethane and/or polyisocyanurate product
CA2052842C (en) * 1990-10-09 1999-08-24 Hideyuki Ohnari Curable resin and composition containing the same
US5110843A (en) * 1991-05-01 1992-05-05 Minnesota Mining And Manufacturing Company Absorbent, non-skinned foam and the method of preparation
US5157100A (en) * 1991-09-20 1992-10-20 The Sherwin-Williams Company Method for extending the pot-life of polyol-polyisocyanate mixtures
DE19715426A1 (de) * 1997-04-14 1998-10-15 Bayer Ag Blockierte Isocyanatgruppen aufweisende kolloidale Metalloxide
WO1999052960A1 (fr) * 1998-04-08 1999-10-21 Asahi Kasei Kogyo Kabushiki Kaisha Nouveau polyisocyanate et son procede de production
MX253908B (es) * 1999-07-30 2008-01-28 Ppg Ind Ohio Inc Composiciones de recubrimiento que tienen una mejor resistencia a las raspaduras, sustratos recubiertos, y metodos relacionados con lo mismo.
WO2001009260A1 (en) * 1999-07-30 2001-02-08 Ppg Industries Ohio, Inc. Coating compositions having improved scratch resistance, coated substrates and methods related thereto
US6472493B1 (en) * 1999-11-23 2002-10-29 E. I. Du Pont De Nemours And Company Clear coating composition having improved early hardness and water resistance
JP4748850B2 (ja) * 1999-12-24 2011-08-17 株式会社日本触媒 塗料用樹脂組成物
US6326059B1 (en) * 2000-08-07 2001-12-04 E.I. Du Pont De Nemours And Company Two-stage cure coating compositions
US7186780B2 (en) * 2001-02-28 2007-03-06 Kaneka Corporation Polymer and liquid gasket for in-place forming
ATE460446T1 (de) * 2001-03-27 2010-03-15 Rhodia Chimie Sa Niederviskose polyisocyanatzusammensetzung mit hoher funktionalität und herstellungsverfahren dafür
US20030129397A1 (en) * 2001-09-07 2003-07-10 Wilson Daniel A. Coated optical fibers using adhesion promoters, and methods for making and using same
US6649016B2 (en) * 2002-03-04 2003-11-18 Dow Global Technologies Inc. Silane functional adhesive composition and method of bonding a window to a substrate without a primer
MXPA05004903A (es) * 2002-11-05 2005-07-22 Sherwin Williams Co Composiciones curables.
US20040138396A1 (en) * 2003-01-13 2004-07-15 Gabriel Karim M. Resins and diluents for use in single component low volatile organic
US6806314B2 (en) * 2003-02-03 2004-10-19 Ppg Industries Ohio, Inc. Coating of Hydroxy-functional polymer(s), crosslinker, and 1,3- and 1,4-cyclohexane dimethanols

Also Published As

Publication number Publication date
CA2600078A1 (en) 2006-09-21
US20060217472A1 (en) 2006-09-28
BRPI0609208A2 (pt) 2010-03-02
DE602006004445D1 (de) 2009-02-05
WO2006099054A2 (en) 2006-09-21
EP1877452A2 (en) 2008-01-16
ES2316066T3 (es) 2009-04-01
AR054430A1 (es) 2007-06-27
ATE418566T1 (de) 2009-01-15
EP1877452B1 (en) 2008-12-24
JP2008535946A (ja) 2008-09-04
MX2007011045A (es) 2007-10-08
WO2006099054A3 (en) 2006-11-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0609208B1 (pt) composição de revestimento curável resistente a arranhão e substrato revestido com um revestimento de múltiplas camadas decorativo e/ou protetor
US7279525B2 (en) Curable compositions
US9090732B2 (en) Coating composition having a high scratch resistance and weathering stability
US4188472A (en) Curable lactone derived resins
KR20090094377A (ko) 높은 내스크래치성 및 풍화 안정성을 갖는 코팅제
JPS63168423A (ja) 硬化性混合物およびその用途
US5741880A (en) Clearcoating compositions
KR20130118914A (ko) 높은 고형물 함량 및 양호한 레벨링을 갖는 코팅 조성물, 및 이로부터 형성된 다층 표면 코팅, 및 이들의 용도
EP0532899B1 (en) Method for extending the potlife of polyol/polyisocyanate mixtures
AU693515B2 (en) Polymer
US20090246534A1 (en) Curable compositions
US4983676A (en) Isocyanate functional polymers
US4861853A (en) Isocyanate functional polymers
JP2004507595A (ja) 化学線で活性化可能なチキソトロープ剤、その製法およびその使用
EP0316874B1 (en) Reactive coatings
US5300571A (en) Hardenable composition based on a Michael addition product, process for its preparation and its use
KR20000057641A (ko) 코팅제 및 그의 제조 방법
JPH0369950B2 (pt)
US5098788A (en) Isocyanate functional polymers
JP3316886B2 (ja) ウレタン系樹脂組成物及び塗料
JP5229501B2 (ja) 活性エネルギー線硬化性樹脂、活性エネルギー線硬化性樹脂組成物、コーティング剤及びプラスチック成形物
JP2995827B2 (ja) ウレタン系樹脂組成物及び塗料

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved
B25A Requested transfer of rights approved
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2661 DE 04-01-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.