BRPI0609054A2 - dispositivo de trancamento aperfeiçoado - Google Patents

dispositivo de trancamento aperfeiçoado Download PDF

Info

Publication number
BRPI0609054A2
BRPI0609054A2 BRPI0609054-0A BRPI0609054A BRPI0609054A2 BR PI0609054 A2 BRPI0609054 A2 BR PI0609054A2 BR PI0609054 A BRPI0609054 A BR PI0609054A BR PI0609054 A2 BRPI0609054 A2 BR PI0609054A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
key
lock
movable
pin
keyway
Prior art date
Application number
BRPI0609054-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Yoav Weinberger
Original Assignee
Hamafteach Hamistovev Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hamafteach Hamistovev Ltd filed Critical Hamafteach Hamistovev Ltd
Publication of BRPI0609054A2 publication Critical patent/BRPI0609054A2/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05BLOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
    • E05B35/00Locks for use with special keys or a plurality of keys ; keys therefor
    • E05B35/003Locks for use with special keys or a plurality of keys ; keys therefor for keys with movable bits
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05BLOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
    • E05B27/00Cylinder locks or other locks with tumbler pins or balls that are set by pushing the key in
    • E05B27/0003Details
    • E05B27/0017Tumblers or pins
    • E05B27/0021Tumblers or pins having movable parts
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05BLOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
    • E05B19/00Keys; Accessories therefor
    • E05B19/0017Key profiles
    • E05B19/0023Key profiles characterized by variation of the contact surface between the key and the tumbler pins or plates
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05BLOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
    • E05B27/00Cylinder locks or other locks with tumbler pins or balls that are set by pushing the key in
    • E05B27/0042Cylinder locks or other locks with tumbler pins or balls that are set by pushing the key in with additional key identifying function, e.g. with use of additional key operated rotor-blocking elements, not of split pin tumbler type
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T70/00Locks
    • Y10T70/70Operating mechanism
    • Y10T70/7441Key
    • Y10T70/7486Single key
    • Y10T70/7508Tumbler type
    • Y10T70/7559Cylinder type
    • Y10T70/7588Rotary plug
    • Y10T70/7593Sliding tumblers
    • Y10T70/7599Transverse of plug
    • Y10T70/7605Pin tumblers

Landscapes

  • Lock And Its Accessories (AREA)
  • Mutual Connection Of Rods And Tubes (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE TRANCAMENTO APERFEIçOADO. Descreve-se uma fechadura e uma combinação de chave que opera em conjunto, sendo que a fechadura compreende um estator e um rotor com um rasgo para a chave, sendo que a chave compreende uma parte penetrante para inserção no rasgo para a chave. A parte penetrante inclui pelo menos uma superfície de combinação e pelo menos um elemento móvel que pode ser estendido para além da pelo menos uma superfície da chave, aumentando a altura da superfície da chave e para operar em conjunto com pelo menos um primeiro elemento de controle para controlar a rotação do rotor. Pelo menos um segundo elemento de controle para controlar a rotação do rotor fica instalado na fechadura sobre o lado oposto ao primeiro elemento de controle com o rasgo para chave no meio, sendo o segundo elemento de controle adaptado para operar em conjunto com uma abertura localizada sobre a superfície oposta da chave, atrás do elemento móvel.

Description

"DISPOSITIVO DE TRANGAMENTO APERFEIÇOADO"
CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃOA presente invenção refere-se genericamente adispositivos de trancamento, e mais particularmente, uma chave e uma fechadura atuada por ela, incluindo um meiopara aumentar a altura da superfície do palhetão e outrosmeios para aperfeiçoar sua segurança.
CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃOVárias coleções de chaves e fechaduras associadas são conhecidas. Uma fechadura compreende genericamente umrotor embutido em um estator e operado por uma chave. 0rotor é impedido de girar por um ou mais pinos localizadosdentro do estator e que se introduzem dentro do rotor.Quando a chave é inserida no rasgo para a chave, sua topografia predeterminada singular move os pinos parapossibilitar a rotação do rotor. Apenas uma chave casadaconsegue operar a fechadura, pois outras chaves comtopografia diferente não conseguem alinhar corretamente ospinos e, portanto, não conseguem possibilitar a operação da fechadura.
Durante muitos anos a topografia das chaves eralimitada pela altura máxima da matriz da chave.Praticamente, as combinações das chaves compreendiamentalhes (depressões) na matriz da chave.
Entretanto, chaves com elementos elevados tambémforam desenvolvidas, para possibilitar combinações de chaveque incluem também superfícies elevadas acima da altura damatriz da chave. Vide, por exemplo, documentos n— FR2.161.204 (Vachette), WO 00/22263 (Donatini), WO 00/57006(Weinberger), GB 2.161.204 (Valdajos), US 5.839.308(Eizen). Estes exemplos das técnicas anteriores ilustram atecnologia que envolve introduzir elevações superficiaisdas chaves além da superfície genérica da matriz da chave,de tal modo que torne possível empregar conjuntos de pinosque são mais curtos do que o comprimento da altura máximada matriz da chave e o perímetro do rotor. As maneiras pelas quais uma elevação adicional na
superfície da matriz da chave em pontos predeterminados eraconseguida incluíam: disponibilizar um elemento flutuantena matriz da chave, que é empurrado para fora por um pinoimpulsor ativado por mola, fincado no rotor da fechadura (documento n2 US 5.839.308), ou disponibilizando um pinomóvel ativado por mola, fincado na matriz da chave (vide,por exemplo, documento n2 FR 2.161.204), oudisponibilizando um elemento resiliente fabricado a partirde materiais elásticos, que é colocado dentro de um furo na matriz da chave e fica salientado para fora da matriz dachave (documento n- WO 00/57006). Outros métodos paraproduzir alturas adicionais são conhecidos.
Todos exemplos supramencionados de chaves efechaduras associadas usam elevação salientada da chave para operar mecanismos de controle de fechaduras.Entretanto, eles utilizam apenas o lado saliente doselementos móveis na chave para atuação do sistema decontrole da rotação do rotor.
O princípio operacional empregado nos exemplos supramencionados tem uma vulnerabilidade importante pelofato de que as fechaduras descritas podem ser abertas poroutras chaves que têm meios para ajustar a altura dasuperfície do palhetão da chave. Em outras palavras,qualquer chave que produz a altura aumentada requerida no ponto requerido sobre a superfície do palhetão da chavepode operar exitosamente os pinos associados dessasfechaduras.Cada vez mais chaves estão sendo inventadas para aumentar a altura em pontos predeterminados sobre um palhetão de chave, e conseqüentemente, cada vez mais chaves estão disponíveis para abrir fechaduras construídas de 5 acordo com os princípios das fechaduras supramencionadas. 0 resultado é uma perda de controle sobre a copiagem de chaves construídas de acordo com esses princípios, gerando uma séria violação de segurança nas fechaduras correspondentes. 0 controle sobre a copiagem de chaves é altamente intensificado quando as chaves são protegidas por uma patente ou outras leis de propriedade intelectual que impedem a fabricação desautorizada de chaves substitutas. A partir do momento que é possível fabricar chaves com altura aumentada em pontos predeterminados sobre o palhetão " da chave, usando métodos não cobertos por uma patente, as fechaduras ganham uma perda total de segurança.
Portanto, é um objeto principal da presente invenção fornecer um dispositivo de trancamento aperfeiçoado que possibilita a rotação do rotor de uma fechadura, usando não apenas a seção saliente de um elemento saliente a partir da matriz da chave, mas também empregando o lado de retraimento oposto do elemento, ou utilizando o vazio criado sob o elemento saliente quando ele se salienta para fora da chave, para operar elementos de controle adicionais dentro do rotor.
A patente n^ US 5.839.308, "Locking Apparatus", expedida para Elzen et ai., baseia-se no principio de aumentar a altura em um ou mais pontos predeterminados sobre a superfície de um palhetão de chave, por meio de um elemento de pino móvel retido dentro do palhetão da chave, sendo que o elemento de pino móvel é deslocável perpendicularmente em relação à superfície do palhetão dachave. Quando a chave está localizada no seu local apropriado em um cilindro que compreende uma bucha em uma carcaça, o elemento de pino móvel é deslocado acima da superfície do palhetão da chave por um movimento atuado por mola de um conjunto de pinos impulsores localizado na bucha. 0 elemento de pino deslocado empurra um primeiro conjunto de pinos localizado na bucha. 0 primeiro conjunto de pinos, por sua vez, empurra um segundo conjunto de pinos alinhado de forma coaxial, localizado na carcaça do cilindro da fechadura. 0 primeiro e o segundo conjuntos dè pinos ficam arranjados de tal modo que o resultado do seu movimento seja que uma linha de cisalhamento entre a bucha e a carcaça é assim definida por superfícies faceadas dos respectivos primeiro e segundo conjuntos de pinos, permitindo desta forma a rotação da bucha na carcaça.
A presente invenção sugere, inter alia, aperfeiçoamentos no dispositivo de trancamento de Eizen.
Outro obj eto da presente invenção é fornecer o dispositivo de trancamento que torna mais dificil usar chaves substitutas para abrir fechaduras fabricadas de acordo com os princípios da presente invenção.
É outro objeto principal da presente invenção fornecer tal dispositivo de trancamento aperfeiçoado com melhores características de segurança.
É outro objeto principal da presente invenção fornecer tal dispositivo de trancamento aperfeiçoado com mais combinações possíveis de chaves.
É outro obj eto principal da presente invenção fornecer tal dispositivo de trancamento aperfeiçoado, onde a chave e a fechadura podem ser fabricadas sem requerer adaptação onerosa ou significativa dos equipamentos eprocessos de fabricação existentes para dispositivos de trancamento similares existentes.
Outros obj etos e vantagens da presente invenção tornar-se-ão evidentes depois da leitura do presente relatório descritivo e revisando os desenhos que a acompanham.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO Fornece-se, assim, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, uma fechadura e uma combinação de chave que opera em conjunto, sendo que a fechadura compreende um estator e um rotor com um rasgo para a chave, sendo que a chave compreende uma parte penetrante para inserção no rasgo para a chave, a parte penetrante inclui pelo menos uma superfície de combinação e pelo menos um elemento móvel que pode ser estendido para além da pelo menos uma superfície da chave, aumentando a altura da dita pelo menos uma superfície da chave e para operar em conj unto com pelo menos um primeiro elemento de controle para controlar a rotação do rotor,
onde pelo menos um segundo elemento de controle para controlar a rotação do rotor fica instalado na fechadura sobre o lado oposto ao dito pelo/menos um primeiro elemento de controle com o rasgo para chave no meio, sendo o dito pelo menos um segundo elemento de controle adaptado para operar em conjunto com uma abertura localizada sobre a superfície oposta da chave, atrás do elemento móvel.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, o dito pelo menos um segundo elemento de controle opera em conjunto com o elemento móvel quando a chave está inserida no rasgo para chave.Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, o dito pelo menos um segundo elemento de controle opera o elemento móvel quando a chave está inserida no rasgo para chave.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, fornece-se uma fechadura para operar em conj unto com uma chave que compreende uma parte penetrante para inserção em um rasgo para chave da fechadura, sendo que a parte penetrante inclui pelo menos uma superfície de combinação e pelo menos um elemento móvel que pode ser estendido para além da pelo menos uma superfície da chave, aumentando a altura da dita pelo menos uma superfície da chave e para operar em conjunto com pelo menos um primeiro elemento de controle para controlar a rotação do rotor, sendo que a fechadura compreende: um estator e um rotor com um rasgo para chave, onde pelo menos um segundo elemento de controle para controlar a rotação do rotor está instalado na fechadura no lado oposto ao dito pelo menos um primeiro elemento de controle com o rasgo para chave no meio, sendo o dito pelo menos um segundo elemento de controle adaptado para operar em conjunto com uma abertura localizada sobre a superfície oposta da chave, atrás do elemento móvel.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, o dito pelo menos um segundo elemento de controle opera em conjunto com o elemento móvel quando a chave está inserida no rasgo para chave.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, o dito pelo menos um segundo elemento de controle opera o elemento móvel quando a chave está inserida no rasgo para chave.Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, o dito pelo menos um segundo elemento de controle compreende pelo menos um pino de controle localizado dentro de um furo que se estende a partir do rasgo para chave através do rotor, sendo que uma parte do furo continua dentro do estator, e uma mola para energizar o dito pelo menos um pino de controle.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, o dito pelo menos um pino de controle compreende um pino e um elemento flutuante.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, o elemento flutuante compreende uma esfera.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, um conjunto de pinos operado por uma mola secundária fica localizado na parte do furo no estator para operar em conjunto com o dito pelo menos um segundo elemento de controle.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, o dito pelo menos um primeiro elemento de controle ou o dito pelo menos um segundo elemento de controle compreende pelo menos dois pinos coaxiais engatados de forma telescópica.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, um pino interno dos ditos pelo menos dois pinos coaxiais engatados de forma telescópica é disponibilizado para operação em conjunto com um segundo elemento móvel instalado dentro do elemento móvel da chave.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, um pino interno dos ditos pelo menos dois pinos coaxiais engatados de formatelescópica é disponibilizado para operação de um segundo elemento móvel instalado dentro do elemento móvel da chave.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, o dito pelo menos um primeiro elemento de controle é energizado para empurrar o elemento móvel quando a chave é inserida no rasgo para chave, na direção do dito pelo menos um segundo elemento de controle.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, o dito pelo menos um segundo elemento de controle é energizado para empurrar o elemento móvel quando a chave é inserida no rasgo para chave, na direção do dito pelo menos um primeiro elemento de controle.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, fornece-se uma chave para operar em conjunto com uma fechadura, a fechadura compreendendo um estator e um rotor com um rasgo para chave, tendo pelo menos um primeiro elemento de controle e pelo menos um segundo elemento de controle para controlar a rotação do rotor, sendo o dito pelo menos um segundo elemento de controle instalado na fechadura no lado oposto ao dito pelo menos um primeiro elemento de controle com o rasgo para chave no meio, e a chave compreendendo: uma parte penetrante para inserção no rasgo para chave, a parte penetrante incluindo pelo menos uma superfície de combinação e pelo menos um elemento móvel que pode ser estendido para além de pelo menos uma superfície da chave, aumentando a altura da dita pelo menos uma superfície da chave e para operação em conj unto com o dito pelo menos um primeiro elemento de controle, onde uma abertura fica localizada sobre uma superfície oposta, atrás do elementomóvel para operação em conjunto com o dito pelo menos um segundo elemento de controle.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, o elemento móvel compreende um elemento flutuante.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, uma extremidade do elemento flutuante localizada na frente do dito pelo menos um segundo elemento de controle, quando a chave é inserida no rasgo para chave da fechadura, tem uma superfície com uma depressão.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, o elemento móvel compreende um elemento móvel operado por mola.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, o elemento móvel compreende um elemento elástico.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, o dito pelo menos um elemento móvel inclui pelo menos um segundo elemento móvel fincado no dito pelo menos um elemento móvel para proporcionar uma superfície com elevação adicional.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, o dito pelo menos um segundo elemento móvel compreende um elemento flutuante.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, o segundo elemento móvel compreende um elemento elástico.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, o dito pelo menos um segundo elemento móvel compreende pelo menos um elemento operado com mola.Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, o dito pelo menos um segundo elemento móvel compreende mais do que um elemento operado com mola para proporcionar mais do que uma superfície elevada.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, o dito pelo menos um segundo elemento móvel compreende elementos móveis que ficam localizados sobre lados opostos do dito pelo menos um primeiro elemento móvel.
Além disso, de acordo com algumas modalidades preferidas da presente invenção, a chave inclui pelo menos um par de elementos móveis em direções opostas.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
A invenção será agora aqui descrita, meramente a jfcítulo exemplificativo, fazendo referência às figuras anexas, nas quais os componentes similares estão designados por números referenciais similares.
A Figura 1 é uma ilustração secional de um cilindro de fechadura das técnicas anteriores, tendo uma chave inserida dentro dele.
A Figura 2 é uma ilustração secional de um cilindro de fechadura que tem uma chave inserida dentro dele e com a bucha em um estado destrancado, de acordo com uma modalidade preferida da presente invenção.
A Figura 2 A é uma ilustração secional de um cilindro de fechadura semelhante à fechadura ilustrada na Figura 2, com uma modificação, de acordo com outra modalidade preferida da presente invenção.
A Figura 3 é uma ilustração secional do cilindro de fechadura da Figura 2, tendo uma chave inserida dentro dele (ainda não na posição apropriada) e com a bucha em umestado trancado, de acordo com uma modalidade preferida da presente invenção.
A Figura 4 é uma ilustração secional de um cilindro de fechadura com uma chave inserida dentro dele e com formatos alternativos para as superfícies adjacentes de um conj unto de pinos impulsores e da parte do fundo do elemento de pino móvel, de acordo com uma modalidade preferida alternativa da presente invenção.
A Figura 5 é uma ilustração secional de um cilindro de fechadura com uma chave inserida dentro dele e com um pino secundário adicional operado por mola para proporcionar maior controle do rotor, de acordo com uma modalidade preferida alternativa da presente invenção.
A Figura 6 é uma ilustração secional de um cilindro de fechadura com uma chave inserida dentro dele e com um pino secundário operado por mola para proporcionar maior controle do rotor, de acordo com uma modalidade preferida alternativa da presente invenção, onde a mola é usada também para ativar o pino impulsor e também o pino secundário.
A Figura 7 é uma ilustração secional de um cilindro de fechadura com uma chave inserida dentro dele e dotado de um pino impulsor ativo auxiliar telescópico (com um pino impulsor interno adicional), de acordo com uma modalidade preferida alternativa da presente invenção.
A Figura 8 é uma ilustração secional de um cilindro de fechadura com uma chave inserida dentro dele e dotado de uma direção de operação invertida, por disponibilizar pinos impulsores sobre o lado oposto da fechadura, e por disponibilizar molas mais potentes neste lado, de acordo com uma modalidade preferida alternativa da presente invenção.A Figura 9 é uma ilustração secional de uma chave para um cilindro de fechadura, onde um elemento de pino móvel no palhetão da chave é modificado para compreender um elemento móvel interno adicional, que é operado pelo pino impulsor telescópico interno, de acordo com uma modalidade preferida alternativa da presente invenção.
A Figura 10A ilustra outra modalidade preferida alternativa da presente invenção, onde o elemento de pino móvel A compreende ainda uma esfera montada em mola instalada na face proximal e/ou distai do elemento de pino móvel A,
A Figura 10B ilustra um arranjo exemplificativo alternativo da modalidade da Figura 10A.
A Figura 10C ilustra outro arranjo exemplificativo alternativo da modalidade da Figura 10A.
A Figura 11A ilustra outra modalidade preferida alternativa da presente invenção, onde a esfera é composta de um material elástico.
A Figura 11B ilustra a esfera elástica sob compressão.
A Figura 11C ilustra uma vista de seção transversal de uma matriz de chave com dois elementos salientes operados com mola.
A Figura 12 ilustra uma vista da seção transversal de uma matriz de chave com dois elementos salientes operados com mola, cada elemento saliente compreendendo elevação adicional incorporada com o elemento saliente.
A Figura 13 ilustra uma vista de seção transversal de uma matriz de chave com dois elementos salientes operados com mola, cada elemento saliente compreendendo elevação adicional incorporada com o elementosaliente, onde a elevação adicional é conseguida usando elementos elásticos.
A Figura 14 ilustra uma vista da seção transversal de uma matriz de chave com dois elementos salientes operados com mola, com um furo feito no lado oposto da matriz de chave para operar em conjunto com um pino de controle adicional.
A Figura 15 ilustra uma vista da seção transversal de uma matriz de chave com dois elementos salientes operados com mola, com várias elevações ativadas por mola, e com um furo feito no lado oposto da matriz de chave para operar em con j unto com um pino de controle adicional.
A Figura 16 ilustra uma vista da seção transversal de uma matriz de chave com dois elementos salientes operados com mola, com furos independentes feitos atrás de cada elemento saliente, com uma parede separadora entre o furo e o elemento saliente, de acordo com outra modalidade preferida da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
A presente invenção descreve aperfeiçoamentos em fechaduras e chaves. Ela introduz aperfeiçoamentos na fechadura, que visam a proporcionar mecanismos adicionais de controle do rotor, que operam em conjunto com ambos os lados de elementos móveis na chave, simultaneamente.
A presente invenção possibilita a rotação de um rotor de fechadura, usando não apenas a seção saliente de um elemento saliente a partir da matriz da chave, mas também empregando o lado de retraimento oposto do elemento, ou utilizando o vazio criado sob o elemento saliente quando ele se saliente para fora da chave, para operar elementos de controle adicionais dentro do rotor. Um aspectoprincipal da presente invenção é a adição de pelo menos um pino ativo operado atrás do elemento móvel da chave, além dos pinos ativos usuais.
A presente invenção fornece um dispositivo de trancamento aperfeiçoado que compreende uma chave com meios para ajustar a altura da superfície do palhetão da chave em um ou mais pontos, e uma fechadura relacionada, que é dotado de meios adicionais de maior controle do rotor.
Adicionalmente, a presente invenção introduzaperfeiçoamentos em um mecanismo de dispositivo de trancamento descrito na patente n° ÜS 5.839.308 (Figura 1) das técnicas anteriores, por transformar o pino impulsor para se tornar um pino ativo adicional além do seu papel como um pino impulsor, de tal modo que o conjunto do pino y 15 impulsor tenha a função adicional de controlar a rotação da bucha do cilindro da fechadura dentro da carcaça do cilindro da fechadura. Esta nova característica de
controle é adicional ao controle existente da rotação da bucha, proporcionado pelo primeiro conjunto de pino e do segundo conjunto de pino das técnicas anteriores
A Figura 1 ilustra um cilindro de fechadura das técnicas anteriores (patente n- US 5.839.308) que tem uma chave inserida dentro dele. A fechadura compreende genericamente uma bucha de cilindro (rotor) 22 giráveldentro da carcaça (estator) da bucha 26. Os primeiros conjuntos de pinos 27 e 29 e os segundos conjuntos de pinos 24 e 25 são instalados dentro de um furo 28 feito na carcaça 26 da bucha e estendendo-se para dentro da bucha 22. Para permitir que a fechadura seja operada, a linha de cisalhamento entre os primeiros conjuntos de pinos 27 e 29 e os segundos conjuntos de pinos 24 e 25 terá de ser posicionada na linha de cisalhamento definida entre o rotor22 e o estator 26 dentro do furo 28 (aqui doravante denominada "posição de alinhamento")-
As molas 30 e 31 empurram os conj untos de pinos, afastando-os da posição alinhada quando não há chave dentro 5 da bucha, ou quando uma chave com a combinação de chave errada é inserida. Quando a chave certa com a combinação de chave correta é inserida na bucha, os conj untos de pinos se alinham para a posição alinhada. A chave 32 é dotada de um elemento de pino móvel 34 que é deslocado acima da
superfície do palhetão da chave pelo pino impulsor 36 atuado por mola, que fica retido em um furo 28 da bucha 22. O conjunto de pino impulsor 36 é atuado pela mola 40, que fica localizada na extremidade do pino impulsor 38, que é distante do elemento de pino móvel 34 e exerce uma força
constante sobre o conjunto de pino impulsor 38 na direção do elemento de pino móvel 34.
Quando uma chave apropriada é inserida dentro do rasgo para chave na bucha 22, de tal modo que o elemento de pino móvel 34 fique localizado na frente do pino impulsor
38, então a mola 40 atua o pino impulsor 38, que empurra o elemento de pino 34, fazendo com que o elemento de pino 34 se estenda para fora para além da superfície de combinação oposta do palhetão da chave, para dentro de um arranjo operacional com os conjuntos de pinos 27 e 29, de tal modo
que a linha de cisalhamento definida entre primeiros conjuntos de pinos 27 e 29 e os segundos conjuntos de pinos 24 e 25 fique posicionada na linha de cisalhamento definida entre o rotor 22 e o estator 26 dentro do furo 28, então é possível girar a bucha da fechadura com a chave.
A inserção de uma chave sem o elemento móvel 36
que aumenta a altura da superfície da chave não permitirá a rotação da fechadura porque a linha de cisalhamentodefinida entre os primeiros conjuntos de pinos 27 e 29 e os segundos conj untos de pinos 24 e 25 ficará posicionada dentro do furo 28 do rotor ao invés de na posição apropriada da linha de cisalhamento que deve ficar posicionada entre o rotor 22 e o estator 2 6 dentro do furo 28.
A Figura 2 é uma ilustração secional de um cilindro de fechadura com uma chave inserida dentro dele, e onde o conj unto de pino impulsor é adaptado de acordo com uma modalidade preferida da presente invenção para controlar a rotação da bucha do cilindro da fechadura dentro da carcaça do cilindro de fechadura. Na figura, o pino impulsor está ilustrado na posição operacional que permite a rotação.A mola 42 fica localizada na extremidade do pino
impulsor ativo 44 que é distante do elemento de pino móvel 34 e exerce uma força constante sobre o pino impulsor 44 na direção do elemento de pino móvel 34. O pino impulsor ativo 44 fica disposto em um furo transpassante 46, que é cortado dentro da bucha 22 de forma coaxial ao rasgo 48 para chave e sobre o lado oposto dele e de conjuntos de pinos 24, 25, 27, 29. O furo transpassante 46 se estende através da bucha 22, a partir do rasgo para chave 48 inteiramente até a superfície externa do perímetro da bucha 22. 0 pino impulsor ativo 44 é mais longo do que o furo transpassante 46, de tal modo que, quando a extremidade distai 50 do pino impulsor 44 fica alinhada com a superfície externa do perímetro da bucha 22, e extremidade proximal 52 do pino impulsor 44 se estenda para além da extremidade proximal do furo transpassante 46, para empurrar a extremidade distai do elemento de pino móvel 34 da chave. A extremidade proximal 52 do pino impulsor 44 sesalienta principalmente para dentro do rasgo para chave, e quando a chave é inserida dentro do rasgo para chave, ela empurra a mola 42 de volta para dentro do seu furo. Para assegurar que a extremidade próxima1 52 do pino 4 4 deslize 5 convenientemente sobre a chave penetrante, recomenda-se dotá-la de uma inclinação (por exemplo, inclinada ou convexa/côncava).
Resumindo, a mola 42 empurra o pino impulsor 44, fazendo com que a extremidade próxima1 52 do pino impulsor
4 4 empurre a extremidade distai do elemento de pino móvel 34, fazendo com que a extremidade próxima1 54 do elemento de pino móvel 34 se estenda para além da superfície de combinação 56 da chave, para empurrar os conjuntos de pinos 24, 25, 27, 29 contra as molas 30 e 31, permitindo que a
bucha 22 seja girada.
O furo 58 da carcaça é feito na carcaça 26 de forma coaxial em oposição à extremidade distai 50 do pino impulsor 44. 0 anel retentor opcional 60 tampa o furo transpassante 46, retendo desta forma o pino impulsor 44 e
a mola 42, e ao mesmo tempo, permitindo o movimento transpassante da extremidade distai 50 do pino impulsor 44 para dentro do furo 58 da carcaça.
O ombro opcional 62 fica localizado distante da extremidade proximal 52 do pino impulsor 44 e retém opino
impulsor 44 dentro do furo transpassante 46, e ao mesmo tempo, permitindo o movimento da extremidade proximal 52 do pino impulsor 44 para dentro do rasgo 48 para chave até um ponto de parada predeterminado que não se estende para além do lado oposto do rasgo para chave.
Este ponto de parada da extremidade proximal 52
do pino impulsor 44 serve para o propósito de que, quando o palhetão da chave é inserido dentro do rasgo 48 para chave,o palhetão da chave empurra a extremidade proximal 52 do pino impulsor 44, empurrando desta forma o pino impulsor de volta para dentro do furo transpassante 46. Isto significa que, quando uma chave com a combinação de chave incorreta é 5 inserida no rasgo para chave, ela faz com que o pino impulsor 4 4 seja inserido dentro do furo 58 e bloqueia a fechadura, impedindo sua operação.
Deve-se assinalar que a mola 42 é, de preferência, mais potente do que as molas e 31 dos 10 conjuntos de pinos 24, 25, 27, 29, de modo a favorecer que o pino impulsor ativo 44 empurre para fora os conjuntos de pinos ao invés de o oposto.
Quando o palhetão de chave é inserido dentro do rasgo 4 8 para chave, até que o elemento de pino móvel 34 15 fique alinhado com o pino impulsor ativo 4 4, a superfície de combinação 56 da chave impede que o pino impulsor ativo 44 puxe sua extremidade distai 50 para baixo saindo do furo 58 da carcaça, impedindo desta forma a rotação da bucha 22. Apenas quando o elemento de pino móvel 34 atingiu
alinhamento com o pino impulsor ativo 44, o pino impulsor ativo 44 consegue empurrar para baixo o elemento de pino móvel 34, puxando desta forma a extremidade distai 50 do pino impulsor 44 para fora do furo 58 da carcaça, permitindo assim a rotação da bucha 22.
Deve ficar evidente para os versados nessas
técnicas que qualquer chave que não inclui tal elemento de pino móvel 34 ou um vazio embaixo do pino móvel não permitirá que a extremidade distai 50 do pino impulsor 44 deixe o furo 58 da carcaça, e assim sendo, tal chave não
será capaz de operar a fechadura. Além disso, os versados nessas técnicas devem avaliar que isto impede o uso dechaves ilícitas com maior altura em pontos predeterminados no palhetão da chave abra a fechadura.
Eficazmente, a presente invenção faz uso de ambas extremidades do pino móvel flutuante 34 da chave para produzir um mecanismo de trancamento mais seguro que é melhor do que aquele descrito por Eizen.
Para enfatizar a diferença e a singularidade do dispositivo de trancamento da presente invenção, deve-se assinalar que, enquanto que nas técnicas anteriores apenas uma extremidade do elemento de pino móvel 34 foi explorada para trancar e soltar a bucha 22, na presente invenção cada extremidade do elemento de pino móvel 34 faz parte de um mecanismo separado para trancar e soltar a bucha 22. Em outras palavras, na presente invenção, enquanto a extensão da extremidade proximal 54 do elemento de pino móvel 34 para além da superfície de combinação 56 da chave é usada para empurrar para fora o segundo conjunto de pino 24, e desta forma soltar a bucha 22 para não ser trancada, ao mesmo tempo, isto faz com que a extremidade distai do elemento de pino móvel 34 entre no palhetão 56 da chave, puxando desta forma a extremidade distai 50 do pino impulsor 44 para fora do furo 58 da carcaça, soltando desta forma a bucha 22 para não ser trancada na carcaça 26.
A presente invenção não está limitada apenas a um chave com um elemento de pino móvel como descrito por Eizen, e outras modalidades serão aqui descritas fazendo referência a outros desenhos.
Genericamente, falando, a presente invenção faz uso de uma chave com topografia superficial dinâmica, e utiliza não apenas um lado, mas ambos lados opostos dos pontos da topografia superficial dinâmica da chave, e aomesmo tempo, para operar não apenas um mecanismo da fechadura, mas dois (ou mesmo mais). A Figura 2 A é uma ilustração secional de um cilindro de fechadura que tem semelhança com a fechadura ilustrada na Figura 2, com uma modificação, de acordo com outra modalidade da presente invenção. O princípio de operação é similar àquele da fechadura ilustrada na Figura 2. Neste caso, em vez de um pino impulsor 44 integrante na Figura 2, um pino impulsor 36 é similar àquele ilustrado na fechadura das técnicas anteriores da Figura 1, com a adição de uma cauda 39 e uma esfera flutuante 41, que opera em conjunto com o furo 58 no estator. A Figura 3 é uma ilustração secional do cilindro de fechadura da Figura 2 com a diferença que a Figura 3 ilustra a condição dos componentes durante a inserção da chave antes que o palhetão da chave 56 tenha atingido o ponto onde o elemento de pino móvel 34 se alinha com o pino impulsor ativo 44. Na condição ilustrada na Figura 3, a extremidade distai 50 do pino impulsor 44 se estende para dentro do furo 58 da carcaça, impedindo a rotação da bucha
22. Esta também será a condição do pino impulsor 44 caso a chave usada não compreenda um elemento de pino móvel ou compreenda um elemento móvel que não está no local apropriado ou não está na estrutura apropriada. A Figura 4 ilustra uma modalidade preferida alternativa da presente invenção, na qual a extremidade distai do elemento de pino móvel 34 inclui um bocal 70 que tem um formato para receber que combina com a extremidade proximal modelada 72 do pino impulsor 44. Esta modalidade preferida alternativa é similar àquela descrita para a modalidade preferida da Figura 2, com a diferença que o pino impulsor 44 é mais longo, sendo sua ponta modeladapara encaixar no bocal 7 0. A importância disto reside no fato de que o prolongamento do pino impulsor impede a operação da fechadura com chaves que têm outros meios para aumentar a altura da superfície da chave, exceto a chave 5 correta aqui descrita, devido à profunda penetração do pino impulsor ativo para dentro do bocal correspondente do pino móvel.
A Figura ilustra outra modalidade preferida alternativa da presente invenção. Nesta modalidade, o furo
58 da carcaça retém um segundo pino impulsor 76 e uma segunda mola impulsora 78. A segunda mola impulsora 78 opera para proporcionar mais força de forma coaxial com a força aplicada pela mola 42, para ativar o pino impulsor 44 na direção do elemento de pino móvel 34 na hora em que este
elemento de pino móvel 34 está alinhado com o pino impulsor 44. Além disso, quando o elemento de pino móvel 34 está assim alinhado, a segunda mola impulsora 78 opera para mover o segundo pino impulsor 7 6 na direção da extremidade distai 50, de tal modo que uma linha de cisalhamento seja
definida entre as superfícies faceadas do segundo pino impulsor 7 6 e do pino impulsor 44. Esta modalidade proporciona uma solução para impedir tentativas ilícitas de abrimento da fechadura usando chaves com um entalhe que é mais profundo do que o comprimento exato da protrusão do
pino impulsor ativo, quando ela penetra no rotor da fechadura. Em outras palavras, apenas uma chave com a profundidade exata do entalhe pode operar esta fechadura.
A Figura 6 ilustra outra modalidade preferida alternativa da presente invenção, na qual uma segunda mola
impulsora 78 tem potência suficiente para eliminar a necessidade da mola 42 (vide Figura 5). Deve-se assinalar que a mola impulsora secundária 78 é, portanto, maispotente do que a mola 37 do conjunto de pino 24, de modo a possibilitar que o pino impulsor ativo 44 empurre para fora o conj unto de pino 24 ao invés de o oposto. Os conj untos de pinos 33 e 35 e a mola 37 são usados para controlar a rotação do bocal 22. Deve-se assinalar que, obviamente, é possível usar conj untos de pinos telescópicos (24, 25, 27, 29), como descrito nas figuras anteriores.
A Figura 7 ilustra modalidade preferida alternativa da presente invenção, que compreende ainda um
conj unto de pinos impulsores auxiliares 80, que aplica força pela mola 78 sobre o pino impulsor ativo 44 e também sobre o pino impulsor ativo 82 (que é inserido de forma telescópica no pino 44) pelo pino impulsor auxiliar 86 (que é inserido de forma telescópica no pino 80) e pela mola 84.
O prolongamento do pino impulsor ativo auxiliar
82 pode ser até um comprimento diferente do pino impulsor ativo 44, de acordo com a altura da superfície da extremidade distai casada do elemento de pino móvel 34, definida pela borda 33 colocada sobre o elemento de pino
móvel 34. A mola impulsora 78 e o conjunto de pino impulsor auxiliar 80 aplicam força sobre o perímetro do pino impulsor ativo 82.
0 pino impulsor ativo 82, desta forma, torna possível variar ainda mais a profundidade e o formato do
bocal 37 formado na superfície inferior do elemento de pino móvel 34 dentro das extremidades proximais do pino impulsor modificado 44, o que, por sua vez, aumenta o número de variações possíveis na superfície inferior do elemento de pino móvel 34. Isto, por sua vez, aumenta ainda mais a
segurança do dispositivo de trancamento.
Deve-se assinalar que, obviamente, é possível usar o pino impulsor ativo 44 também como alojamento para opino impulsor ativo interno 82 operado por mola e para eliminar o uso dos conjuntos de pinos impulsores auxiliares 80 e 86 e também das molas 78 e 84, de uma maneira similar àquela descrita na Figura 2, com a adição do pino impulsor ativo interno operado com mola 82 dentro do corpo do pino impulsor ativo 4 4 que é usado também como alojamento para o pino impulsor ativo interno operado com mola 82.
A Figura 8 ilustra outra modalidade preferida alternativa da presente invenção, similar àquela da
modalidade ilustrada na Figura 7, mas a direção da operação é invertida. Nesta modalidade, uma força é aplicada pelo conjunto de pinos telescópicos 24 (e seu pino telescópico interno 25), que são agora pinos impulsores ativos. Estes pinos elevam o elemento móvel 34 da chave e operam pinos
telescópicos adicionais 44 e 82, que são mais curtos do que o comprimento entre o rasgo para chave e o perímetro externo do rotor. Esta modalidade permite maior variedade de chaves e combinações para aumentar o nivel de segurança da fechadura e da chave.
A Figura 9 ilustra outra modalidade preferida
alternativa da presente invenção, na qual o elemento de pino móvel 34 no palhetão 32 da chave é modificado para compreender um furo 90 escalonado que retém um pino móvel interno adicional 92 pelo uso do ombro 94 no furo e do bojo
casado 93. O pino móvel 92 é móvel de forma coaxial dentro do elemento de pino móvel 34, compreendendo desta forma um elemento móvel adicional. Quando o elemento de pino móvel 34 está alinhado corretamente, dependendo da potência das molas opostas aplicados sobre ele, o pino móvel interno 92
aumenta o deslocamento da extremidade proximal do elemento de pino móvel 34 acima da superfície do palhetão 32 da chave ou reduz o deslocamento da extremidade distai doelemento de pino móvel 34 para dentro da superfície do palhetão 32 da chave. 0 pino móvel interno 92 é ativado pelo pino impulsor telescópico interno 82, de tal modo que ele permita a operação do pino telescópico interno oposto 27 (dentro do pino 29, Figura 8).
A Figura 10A ilustra outra modalidade preferida alternativa da presente invenção, na qual o elemento de pino móvel 34 no palhetão 32 da chave é modificado para compreender uma esfera 100 montada sobre mola (pressionadapara fora pela mola 102) dentro do furo 104, que aumenta a altura de uma superfície do elemento de pino móvel 34. No elemento de pino móvel 34, no lado direito da figura, uma primeira esfera montada sobre mola está instalada na face proximal do elemento de pino móvel 34, aumentando desta forma o deslocamento da face proximal do elemento de pino móvel 34 acima da superfície do palhetão 32 da chave.
No elemento de pino móvel 34, no lado esquerdo da figura, além da primeira esfera montada sobre mola instalada na face proximal do elemento de pino móvel 34, está instalada uma segunda esfera montada sobre mola na face distai, proporcionando desta forma uma diversidade topográfica à chave.
A Figura 10B ilustra outra modalidade preferida alternativa da presente invenção, com uma primeira esfera100 montada sobre mola instalada na face proximal de um elemento de pino móvel 34 (lado direito) e uma segunda esfera 100 montada sobre mola instalada na face distai de um elemento de pino móvel 34 (lado esquerdo).
A Figura 10C ilustra outra modalidade preferida alternativa da presente invenção, com as esferas 100 montadas sobre molas instaladas nas faces proximais e distais de elementos de pinos móveis 34.As chaves ilustradas nas Figuras 10A-10C apresentam possibilidades operacionais diferentes para aumentar a altura dos elementos móveis em diferentes dimensões e direções. Em algumas modalidades preferidas da presente invenção, os elementos móveis e suas elevações adicionais correspondentes podem ser forçados a operar em todas direções simultaneamente e podem ser projetados para operar diferentes mecanismos, para possibilitar a rotação da fechadura.
A Figura 11A ilustra outra modalidade preferida alternativa da presente invenção, na qual a esfera 100 é composta de um material elástico (tal como borracha, um polímero elástico ou outro material parecido).
A Figura 11B ilustra como a esfera elástica 100, quando a força é aplicada sobre ela, colapsa para dentro da face de sustentação do elemento de pino móvel 34. A operação das esferas elásticas nos elementos móveis é similar à operação descrita com referência às figuras anteriores, com a adição de flexibilidade, que é aumentada devido à flexibilidade da esfera. A elasticidade da esfera substitui a necessidade de uma mola.
A Figura 11C ilustra uma vista da seção transversal de uma matriz de chave com dois elementos salientes operados com molas da técnica anterior. Similarmente à chave representada nas Figuras 11A e 11B, quando uma pressão é aplicada sobre o elemento saliente 104, que é forçado a se salientar para fora do furo 106 onde ele está, sobre o palhetão 32 da chave, pela mola 108, o elemento saliente se retrai e fica nivelado com o palhetão da chave.
A Figura 12 ilustra uma vista da seção transversal de uma matriz de chave com dois elementossalientes operados com molas, cada elemento saliente compreendendo elevação adicional incorporada com o elemento saliente. Neste caso, os elementos salientes compreendem duas peças montadas de forma coaxial, 110 e 112, cada uma energizada por uma mola (108 e 114, respectivamente) para mais elevações. As molas do elemento saliente no lado esquerdo são ambas sustentadas pela parede do fundo do furo, enquanto que outra modalidade é sugerida no lado direito do desenho, onde a mola 114 é sustentada sobre uma parede separada 116 dentro da peça 110.
A Figura 13 ilustra uma vista da seção transversal de uma matriz de chave com dois elementos salientes operados com molas, cada elemento saliente compreendendo elevação adicional incorporada com o elemento saliente, onde a elevação adicional é conseguida usando uma peça saliente 112 feita de um material elástico.
A Figura 14 ilustra uma vista da seção transversal de uma matriz de chave com dois elementos salientes operados com molas (similar à matriz de chave ilustrada na Figura 11C), com um furo feito no lado oposto da matriz da chave para operar em conjunto com um pino de controle adicional. 0 furo 122 é projetado para permitir que o pino de controle 120 penetre até uma profundidade desejada, que é determinada pela largura máxima do furo e pelo formato adelgaçado do pino. O pino penetrante pode ser projetado para penetrar um tanto no vazio na chave de modo a tocar o fundo do elemento móvel, ou mesmo penetrar no seu corpo.
Alternativamente, a matriz de chave pode ser dotada de um entalhe em vez de um furo, para dentro do qual o pino de controle pode ser inserido. Esta modalidadepossibilita utilizar ambos lados opostos do palhetão da chave para operar em conjunto com mecanismos de controle.
A Figura 15 ilustra uma vista da seção transversal de uma matriz de chave com dois elementos 5 salientes operados com molas, com várias elevações ativadas por mola, com um furo feito no lado oposto do palhetão da chave para operar em conjunto com um pino de controle adicional- A chave apresentada neste desenho é de fato uma combinação das características representadas na Figura 12
com as características representadas na Figura 14. Esta chave permite também utilizar ambos lados opostos do palhetão da chave para operar em conjunto com mecanismos de controle. 0 furo 122 é projetado para permitir que o pino de controle 120 penetre nela até uma profundidade desejada,
que é determinada pela largura máxima do furo e pelo formato adelgaçado do pino. 0 pino penetrante pode ser projetado para penetrar tanto no vazio da chave de modo a tocar o fundo do elemento móvel, ou mesmo penetrar no seu corpo.
A Figura 16 ilustra uma vista da seção
transversal de uma matriz de chave com dois elementos salientes 104 operados com mola (108), com furos 132 independentes feitos atrás de cada elemento saliente, com uma parede separadora 130 entre o furo e o elemento
saliente, de acordo com outra modalidade preferida da presente invenção. A parede pode atuar como um limitador para o elemento de controle 120. A profundidade do furo determina quão fundo o elemento de controle pode penetrar no furo.
Alternativamente, em outra modalidade preferida
da presente invenção, os elementos salientes operados com molas, ilustrados na Figura 16, podem ser substituídos porelementos elásticos (vide, por exemplo, o elemento adicional 112 na Figura 13).
Deve ficar claro que a descrição das modalidades e as figuras anexas fornecidas neste relatório descritivo servem apenas para uma melhor compreensão da invenção, sem limitar seu âmbito, conforme coberto pelas reivindicações que se seguem.
Deve ficar evidente também para os versados nessas técnicas, após a leitura do presente relatório descritivo, que podem ser feitos ajustes ou alterações nas figuras anexas e nas modalidades descritas, que ainda estariam cobertos pelas reivindicações que se seguem.

Claims (27)

REIVINDICAÇÕES
1. Fechadura e uma combinação de chave que opera em conjunto, sendo que a fechadura compreende um estator e um rotor com um rasgo para a chave, sendo que a chave compreende uma parte penetrante para inserção no rasgo para a chave, a parte penetrante inclui pelo menos uma superfície de combinação e pelo menos um elemento móvel que pode ser estendido para além da pelo menos uma superfície da chave, aumentando a altura da dita pelo menos uma superfície da chave e para operar em conjunto com pelo menos um primeiro elemento de controle para controlar a rotação do rotor, caracterizado pelo fato de que pelo menos um segundo elemento de controle para controlar a rotação do rotor fica instalado na fechadura sobre o lado oposto ao dito primeiro elemento de controle com o rasgo para chave no meio, sendo o dito pelo menos um segundo elemento de controle adaptado para operar em conjunto com uma abertura localizada sobre a superfície oposta da chave, atrás do elemento móvel.
2. Combinação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito pelo menos um segundo elemento de controle opera em conjunto com o elemento móvel quando a chave é inserida no rasgo para chave.
3. Combinação, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o dito pelo menos um segundo elemento de controle opera o elemento móvel quando a chave é inserida no rasgo para chave.
4. Fechadura para operar em conjunto com uma chave que compreende uma parte penetrante para inserção em um rasgo para chave da fechadura, sendo que a parte penetrante inclui pelo menos uma superfície de combinação e pelo menos um elemento móvel que pode ser estendido paraalém da pelo menos uma superfície da chave, aumentando a altura da dita pelo menos uma superfície da chave e para operar em conj unto com pelo menos um primeiro elemento de controle para controlar a rotação do rotor, a fechadura compreende:um es t ator e um rotor com um rasgo para chave, caracterizado pelo fato de que pelo menos um segundo elemento de controle para controlar a rotação do rotor está instalado na fechadura no lado oposto ao dito pelo menos um primeiro elemento de controle com o rasgo para chave no meio, sendo o dito pelo menos um segundo elemento de controle adaptado para operar em conj unto com uma abertura localizada sobre a superfície oposta da chave, atrás do elemento móvel.
5. Fechadura, de acordo com a reivindicação 4,caracterizado pelo fato de que o dito pelo menos um segundo elemento de controle opera em conjunto com o elemento móvel quando a chave é inserida no rasgo para chave.
6. Fechadura, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o dito pelo menos um segundoelemento de controle opera o elemento móvel quando a chave é inserida no rasgo para chave.
7. Fechadura, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o dito pelo menos um segundo elemento de controle compreende pelo menos um pino de controle localizado dentro de um furo que se estende a partir do rasgo para chave através do rotor, sendo que uma parte do furo continua dentro do estator, e uma mola para energizar o dito pelo menos um pino de controle.
8. Fechadura, de acordo com a reivindicação 7,caracterizado pelo fato de que o dito pelo menos um pino de controle compreende um pino e um elemento flutuante.
9. Fechadura, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o elemento flutuante compreende uma esfera.
10. Fechadura, de acordo com a reivindicação 7, 5 caracterizado pelo fato de que um conjunto de pino operado por uma mola secundária fica localizado na parte do furo no estator para operar em conjunto com o dito pelo menos um segundo elemento de controle.
11. Fechadura, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o dito pelo menos um primeiro elemento de controle ou o dito pelo menos um segundo elemento de controle compreende pelo menos dois pinos coaxiais engatados de forma telescópica-
12. Fechadura, de acordo com a reivindicação 11, 15 caracterizado pelo fato de que um pino interno dos ditos pelo menos dois pinos coaxiais engatados de forma telescópica é disponibilizado para operar em conjunto com um segundo elemento móvel colocado dentro do elemento móvel da chave.
13. Fechadura, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que um pino interno dos ditos pelo menos dois pinos coaxiais engatados de forma telescópica é disponibilizado para operar um segundo elemento móvel colocado dentro do elemento móvel da chave.
14. Fechadura, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o dito pelo menos um primeiro elemento de controle é energizado para empurrar o elemento móvel quando a chave é inserida no rasgo para chave na direção do dito pelo menos um segundo elemento de controle.
15. Fechadura, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o dito pelo menos um segundoelemento de controle é energizado para empurrar o elemento móvel quando a chave é inserida no rasgo para chave na direção do dito pelo menos um primeiro elemento de controle.
16. - Chave para operar em con j unto com umafechadura, caracterizado pelo fato de que a fechadura compreende um estator e um rotor com um rasgo para chave, tendo pelo menos um primeiro elemento de controle e pelo menos um segundo elemento de controle para controlar a rotação do rotor, sendo o dito pelo menos um segundo elemento de controle instalado na fechadura no lado oposto ao dito pelo menos um primeiro elemento de controle com o rasgo para chave no meio, e a chave compreendendo:uma parte penetrante para inserção no rasgo para chave, a parte penetrante incluindo pelo menos uma superficie de combinação e pelo menos um elemento móvel que pode ser estendido para além de pelo menos uma superficie da chave, aumentando a altura da dita pelo menos uma superficie da chave e para operação em conj unto com o dito pelo menos um primeiro elemento de controle, onde uma abertura fica localizada sobre uma superficie oposta, atrás do elemento móvel para operação em conjunto com o dito pelo menos um segundo elemento de controle.
17. Chave, de acordo com a reivindicação 16, 25 caracterizado pelo fato de que o elemento móvel compreendeum elemento flutuante.
18. Chave, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que uma extremidade do elemento flutuante, localizada na frente do dito pelo menos um segundo elemento de controle, quando a chave é inserida no rasgo para chave da fechadura, tem uma superficie com uma depressão,
19. Chave, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que o elemento móvel compreende um elemento móvel operado por mola.
20. Chave, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que o elemento móvel compreendeum elemento elástico.
21. Chave, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que o dito pelo menos um elemento móvel inclui pelo menos um segundo elemento móvel fincado no dito pelo menos um elemento móvel para proporcionar uma superfície com elevação adicional.
22. Chave, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que o dito pelo menos um segundo elemento móvel compreende um elemento flutuante.
23. Chave, de acordo com a reivindicação 21,caracterizado pelo fato de que o segundo elemento móvel compreende um elemento elástico.
24. Chave, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que o dito pelo menos um segundo elemento móvel compreende pelo menos um elemento operado por mola.
25. Chave, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que o dito pelo menos um segundo elemento móvel compreende mais do que um elemento operado por mola, para proporcionar mais do que uma superfície elevada.
26. Chave, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que o dito pelo menos um segundo elemento móvel compreende elementos móveis localizados sobre lados opostos do dito pelo menos um primeiro elemento móvel.
27. Chave, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que a chave inclui pelo menos um par de elementos móveis em direções opostas.
BRPI0609054-0A 2005-03-01 2006-02-21 dispositivo de trancamento aperfeiçoado BRPI0609054A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IL167196 2005-03-01
IL16719605 2005-03-01
PCT/IL2006/000217 WO2006092779A2 (en) 2005-03-01 2006-02-21 Improved locking apparatus

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0609054A2 true BRPI0609054A2 (pt) 2010-02-17

Family

ID=36941547

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0609054-0A BRPI0609054A2 (pt) 2005-03-01 2006-02-21 dispositivo de trancamento aperfeiçoado

Country Status (10)

Country Link
US (1) US20090113965A1 (pt)
EP (1) EP1858713A2 (pt)
JP (1) JP2008531889A (pt)
CN (1) CN101160218A (pt)
AU (1) AU2006219549A1 (pt)
BR (1) BRPI0609054A2 (pt)
CA (1) CA2599790A1 (pt)
MX (1) MX2007010707A (pt)
RU (1) RU2007136098A (pt)
WO (1) WO2006092779A2 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8336350B2 (en) * 2010-04-29 2012-12-25 Rav Bariach (08) Industries Ltd. Key and lock assemblies
US8336346B2 (en) * 2010-08-18 2012-12-25 Gordon B. J. Mah and Yu-Chen Mah Family Trust High security moving mass lock system
CN102619399A (zh) * 2011-01-27 2012-08-01 吴宝富 一种防万能钥匙锁
US9523217B2 (en) * 2012-05-08 2016-12-20 Schlage Lock Company Llc Variable section key and lock
ES2676547T3 (es) 2013-10-25 2018-07-20 Cisa S.P.A. Cerradura de cilindro y llave asociada
CH710950B1 (de) * 2015-04-10 2018-11-15 Kaba Ag Schlüssel, Schlüsselrohling und zugehöriger Schliesszylinder mit zusätzlichem Sicherheitsmerkmal.
WO2016161530A1 (de) 2015-04-10 2016-10-13 Kaba Ag Schlüssel, schlüsselrohling und zugehöriger schliesszylinder mit zusätzlichem sicherheitsmerkmal
US20170081879A1 (en) * 2015-09-21 2017-03-23 Raphael Moshe Inbar Blank key, a lock set with a security mechanism and method for producing same
IT201700076671A1 (it) * 2017-07-07 2019-01-07 Mottura Serrature Di Sicurezza S P A Serratura di sicurezza
EP4063594A1 (en) * 2021-03-24 2022-09-28 MG Serrature S.p.A. Reversible flat key and cylinder lock with reversible flat key

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2947402A1 (de) * 1979-11-24 1981-05-27 DOM-Sicherheitstechnik GmbH & Co KG, 5040 Brühl Flachschluessel fuer zylinderschloss
FR2561294B1 (fr) * 1984-03-14 1986-10-03 Vachette Sa Cle a poussoir mobile, barillet de surete pour ladite cle, et serrure equipee d'un tel barillet
IT1235586B (it) * 1989-09-06 1992-09-11 Italiana Serrature Affini Serratura a cilindro e relativa chiave
DE4000179A1 (de) * 1990-01-05 1991-07-11 Bks Gmbh Schluessel fuer schliesszylinder, insbesondere von schliessanlagen
CA2048180C (en) * 1990-08-22 2001-03-06 Ernst Keller Key and rotary lock cylinder fro a safety lock
IL104349A (en) * 1993-01-08 1997-01-10 Mul T Lock Ltd Locking apparatus
FR2704893B1 (fr) * 1993-05-05 1995-08-11 Tesa Serrure de sûreté et clé plate pour une telle serrure.
ES2128898B1 (es) * 1995-08-02 1999-12-16 Talleres Escoriaza Sa Sistema de llave irreproducible de cerradura y cilindro para dicha llave.
ES2138488B1 (es) * 1996-04-18 2000-05-16 Talleres Escoriaza Sa Sistema de llave irreproducible y cilindro de combinacion para la misma.
IT1303962B1 (it) * 1998-10-15 2001-03-01 Italiana Serrature Affini Serratura a cilindro con dispositivo antieffrazione .
DE10058590C1 (de) * 2000-11-25 2002-07-25 Dom Sicherheitstechnik Schlüssel und zugehöriger Schließzylinder
EP1635012A3 (en) * 2004-09-01 2009-06-17 Alpha Corporation Cylinder lock device
ITBO20050381A1 (it) * 2005-06-01 2006-12-02 Cisa Spa Serratura a cilindor e relativa chiave
ES2300165B1 (es) * 2005-09-06 2009-05-12 Talleres De Escoriaza, S.A. Sistema de llave y cerradura de seguridad frente a su reproduccion fraudulenta.

Also Published As

Publication number Publication date
JP2008531889A (ja) 2008-08-14
CA2599790A1 (en) 2006-09-08
US20090113965A1 (en) 2009-05-07
EP1858713A2 (en) 2007-11-28
WO2006092779A2 (en) 2006-09-08
MX2007010707A (es) 2008-01-16
AU2006219549A1 (en) 2006-09-08
WO2006092779A3 (en) 2007-03-01
RU2007136098A (ru) 2009-04-10
CN101160218A (zh) 2008-04-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0609054A2 (pt) dispositivo de trancamento aperfeiçoado
AU2009229472B2 (en) Micro motor locking system
US8161783B2 (en) Quickly rekeyable lock cylinder and plug assembly thereof
US8544302B2 (en) Door cylinder lock
US6718807B2 (en) Lock device with removable core
BR112012027546B1 (pt) Conjuntos de chave e fechadura
KR102408684B1 (ko) 자물쇠용 열쇠 및 실린더 자물쇠와 평판형 반전가능 열쇠의 조합
BR112013022447B1 (pt) conjunto de fechadura
WO2008015672A2 (en) Improved locking apparatus
KR960011949B1 (ko) 기계식 자물쇠 및 그 열쇠
EP1112428B1 (en) Moveable element key and key handle and lock
JP7278265B2 (ja) ロック装置
US10794089B2 (en) Security lock
ES2344473T3 (es) Cerradura con combinacion de botones para pulsar.
US20150225981A1 (en) Leaf Spring Lock Cylinder
KR102160995B1 (ko) 도어락용 모티스
ES2823679T3 (es) Dispositivo de seguridad para una cerradura de cilindro
CN109236045B (zh) 一种机械门锁装置
AU753733C (en) Moveable element key and key handle and lock
KR200454663Y1 (ko) 키 록 실린더
AU713159B3 (en) Moveable element key and lock system
AU2005202446B2 (en) Moveable element key and key handle and lock
RU2253724C2 (ru) Механизм секрета замка повышенной стойкости взлому и надежности работы
JP2006045896A (ja) 錠装置
JP2005240432A (ja) 錠装置

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]