"SUSPENSÃO AQUOSA PARASITICIDA, MÉTODO PARACONTROLAR O DESENVOLVIMENTO DE PARASITAS EM ANIMAISCRIADOS EM CONSTRUÇÕES, E, USO DE UMA SUSPENSÃO AQUOSA"
A presente invenção se refere a uma suspensão aquosaparasiticida. Ela também se refere ao uso de tal suspensão, e a um método deremoção de parasitas.
O termo "suspensão aquosa parasiticida" significa umasuspensão aquosa no contato com a qual parasitas (artrópodos, tais comopulgas, carrapatos e outros acarídeos), que têm uma tendência de sedesenvolver em particular em animais de criação e em sua vizinhança, nãopodem sobreviver, em particular, após a evaporação da suspensão.
Os parasitas podem estar no ovo, na larva ou em estado adulto.A ação da suspensão pode ser direta. Ela pode também ser indireta, porexemplo, quando a suspensão destruir uma substância necessária para asobrevivência do parasita.
O desenvolvimento de parasitas em animais de criação é umproblema bem conhecido. Este desenvolvimento pode ter conseqüênciasconsideráveis na produtividade econômica de fazendas de criação. A ausênciade uma solução efetiva em um custo razoável às vezes também leva oscriadores de gado a buscarem remédios não autorizados ou em quantidadesexageradas.
É uma prática conhecida se combater parasitas por meio desubstâncias que são neurotóxicas e inibidoras de crescimento, tais comopiretrinóides, composto organofosforoseos ou carbamatos, por exemplo. Estassubstâncias têm a desvantagem de também serem tóxicas para o animal noqual o parasita se desenvolve. Quando o desenvolvimento do animal forvoltado para consumo humano, o uso de parasiticidas neurotóxicos é proibidoporque estas substâncias contaminam a cadeia de alimento, como atestadopelas diretivas Européias em biocidas (98/8 EC) e na proteção de plantas(91/414 EEC). Ele também apresenta riscos para os criadores de gado.
O título WO 01/35744 descreve uma composição parasiticidabaseada em sílica. Esta composição na forma de um gel é livre de agentesneurotóxicos, mas é cara. Além disso, a baixa proporção, na composição, desubstância ativa requer a aplicação de quantidades consideráveis de forma ase obter uma efetividade suficiente. Seu uso em fazendas de criação de gadograndes é portanto difícil por razões econômicas. Finalmente, estacomposição conhecida tem a desvantagem de formar, na superfície tratada,um depósito gelatinoso ao qual a poeira ambiente tem uma tendência a aderir,que reduz sua efetividade com o tempo.
A presente invenção é voltada para o fornecimento de umacomposição parasiticida que não é nociva ao homem, tem uma efetividade delongo prazo no combate a parasitas que se desenvolvem em animais decriação, e pode ser usada em um baixo custo.
Conseqüentemente, a presente invenção se refere a umasuspensão aquosa parasiticida que compreende de 5 a 60% em peso de umamistura que compreende de 60 a 99% de um bicarbonato de metal alcalino ede 1 a 40% de partículas de sílica, as partículas de sílica tendo um diâmetromédio menor que 10 μιη e, quando o bicarbonato de metal alcalino forbicarbonato de sódio, a suspensão compreendendo menos que 20% em pesode bicarbonato de metal alcalino.
A suspensão aquosa de acordo com a presente invenção compreende de 5 a 60% em peso de uma mistura que compreende de 60 a99% em peso de um bicarbonato de metal alcalino. O bicarbonato de metalalcalino pode, por exemplo, ser bicarbonato em estrito senso, tal comobicarbonato de potássio ou bicarbonato de sódio. Neste relato, ele tambémabrange sais compostos, tais como sesquicarbonatos de metal alcalino (porexemplo, trona), que compreendem bicarbonato. Bicarbonato de sódio,bicarbonato de potássio ou trona são especialmente adequados. Osbicarbonatos no sentido estrito são recomendados. Bicarbonato de potássioou bicarbonato de sódio, mais particularmente bicarbonato de sódio, épreferido. Quando o bicarbonato de metal alcalino for bicarbonato desódio, a suspensão de acordo com a presente invenção compreende menosque 20% em peso deste (relação deste tempo com o peso da suspensão).
Em uma variante preferida da suspensão de acordo com apresente invenção, a concentração de bicarbonato de metal alcalino nasuspensão é maior que seu limite de solubilidade. Esta solubilidade, quedepende da temperatura, é considerada em temperatura ambiente de 20°C.Nesta temperatura, este limite, que deve ser excedido, é aproximadamente8% para bicarbonato. Como um resultado, a suspensão aquosa compreendebicarbonato de metal alcalino não dissolvido em excesso, na forma departículas dispersas em uma fase aquosa contínua.
Em uma forma de realização vantajosa desta variante, aspartículas de bicarbonato de metal alcalino não dissolvidas presentes nasuspensão têm uma distribuição de tamanhos de partículas tal que pelomenos 50%, preferivelmente 75%, mais preferivelmente, 90%, daspartículas tenham um diâmetro menor que 100 μιη. O diâmetro médio évantajosamente menor que 50 μπι, preferivelmente 40 μηι. Os diâmetrossão medidos de acordo com ASTM padrão C - 690 - 1992. A suspensãoaquosa pode ser prontamente obtida por misturação intensiva e muitohomogênea com água, um pó de bicarbonato tendo um tamanho departículas apropriado, dado que, no tempo de misturação, as partículasfinas preferivelmente se dissolvam. E recomendado se usar a suspensãorapidamente após a sua preparação, por exemplo, em menos que 2 horas, deforma a evitar a sedimentação e possível aglutinação das partículas nãodissolvidas.
Quando as concentrações forem avaliadas em relação aopeso de suspensão, a suspensão aquosa compreende pelo menos 0,05%,preferivelmente 0,5%, de sílica. É recomendado que ela deve nãocompreender mais que 15%, preferivelmente 10%, desta. E tambémrecomendado que a suspensão deve conter mais bicarbonato que sílica. Foiobservado que a presença de sílica na suspensão aquosa aumenta, prsinergia, os efeitos parasiticidas do bicarbonato de metal alcalino. Alémdisso, como a suspensão aquosa compreende altas concentrações debicarbonato, a presença de sílica aumenta o fluxo da suspensão e portantopromove a sua aplicação homogênea. E recomendado que a sílica deveestar na forma amorfa (e não cristalina) de forma a ser tolerada peloorganismo humano. Após a evaporação, como o depósito compreendendobicarbonato e sílica está no estado sólido, o bicarbonato forma um tipo decimento para as partículas de sílica. As partículas de sílica, portanto, nãotêm uma tendência a separar espontaneamente do suporte tratado nem aformar poeira. Quando a concentração de bicarbonato de metal alcalino nasuspensão exceder o limite de solubilidade, este efeito também existe paraas partículas de bicarbonato não dissolvidas.
E preferido que a sílica esteja na forma de partículas muitofinas, tendo uma alta área de superfície específica, por exemplo, maior que200 m /g, preferivelmente 400 m /g, medida de acordo com o padrão ISO5794-1, anexo D. Em uma forma de realização vantajosa da presenteinvenção, a sílica está na forma de partículas tendo um diâmetro médiomenor que 10 μιη.
O diâmetro médio é medido de acordo com o padrão ASTMC - 690 - 1992.
A mistura bicarbonato - sílica deve ser tão homogêneaquando possível. Deve ser, contudo, observado que, sob certascircunstâncias, particularmente quando a misturação é realizada emmisturadores com relha de arado, que é vantajosa, a misturação por muitotempo pode resultar em uma perda de eficácia da suspensão aquosasubseqüente. Os tempos de misturação maiores que 10 minutos geralmentedevem ser evitados. Em geral, é também recomendado se processar amistura bicarbonato de metal alcalino - sílica em uma forma tal que elafluidize. Esta fluidização ocorre em um misturador de relha de aradoquando a mistura cair de volta no misturador após a rotação da relha dearado.
Considerou-se que esta presença simultânea, descrita acima,na suspensão de acordo com a presente invenção, de bicarbonato de metalalcalino dissolvido e de partículas de sílica não dissolvidas é responsável,após a evaporação da suspensão no suporte tratado, para sua excelenteadesão e para sua efetividade, o bicarbonato dissolvido que então cristalizaapós a evaporação formando um tipo de cimento entre as partículas nãodissolvidas. Após a evaporação, o depósito formado no suporte está noestado sólido. A poeira ambiente não mais tem uma tendência de aderir aele, o que mantém a efetividade da composição por um período de tempolongo. Foi também observado que, quando o parasita está em contato como depósito formado após a evaporação da suspensão, as partículas ligadaspelo cimento formado pela cristalização do bicarbonato dissolvido sesoltam do depósito quando o parasita se move sobre este e aderem aoparasita, o que dificulta seu movimento e parece levá-lo à morte. Ahipótese explicaria a importância do tamanho de partículas das partículasnão dissolvidas, pois as partículas tendo um diâmetro similar também, ouainda maior que, o tamanho do parasita impedem menos o seu movimento.
Os bicarbonatos de metal alcalino e a sílica são substânciasque não são nocivas para humanos e animais. No caso de bicarbonato desódio, eles são ainda autorizados por várias organizações (tais como Foodand Drug Administration nos Estados Unidos e a EEC) em alimentoshumanos. A suspensão aquosa parasiticida de acordo com a presenteinvenção não requer nenhuma outra substância ativa contra parasitas, taiscomo parasiticidas neurotóxicos.
De acordo com uma variante preferida da presente invenção,a suspensão aquosa parasiticida está livre de qualquer outro ingredienteativo parasiticida.
A suspensão aquosa de acordo com a presente invenção éefetiva contra parasitas em vários ambientes, incluindo o ambientehumano. O termo "ambiente" significa todas as superfícies nas quais osparasitas podem ser levados a ficar, mover ou se desenvolver. Esteambiente inclui, por exemplo, as paredes e a estrutura de porta / estruturasde janela de casas, escritórios e construções de criação, as últimascompreendendo gaiolas, caixas de ninho, leitos e ninhos. Devido à suanotável adesão aos pisos e paredes de construções, ela provou serparticularmente eficaz no combate a parasitas que se desenvolvem emanimais de criação.
Conseqüentemente, a presente invenção também se refere aum método para controlar o desenvolvimento de parasitas em animaistratados em construções, de acordo com o qual o ambiente do animal naconstrução é posto em contato com uma suspensão aquosa parasiticida deacordo com a presente invenção.
A colocação em contato pode ser obtida por qualquer meioconhecido apropriado, tal como espargimento, aspersão ou escovação.Aspersão é preferida. A quantidade de suspensão a ser aplicada depende dacomposição precisa da suspensão, da natureza do parasita e do ambiente aser tratado. E geralmente recomendado se aplicar quantidades de suspensãocorrespondente à aplicação de pelo menos 10, preferivelmente 20 g/m demistura seca. A aplicação deve ser tão homogênea quanto possível.
A aplicação pode ser realizada de uma só vez. Contudo, épreferível se realizar pelo menos duas, se possível, três aplicaçõesseparadas, cada uma por pelo menos três, se possível quatro, dias, mas porno máximo uma semana.
Como a suspensão aquosa não é nociva aos animais, ela tema grande vantagem de ser capaz de ser aplicada ao ambiente do animal naconstrução de criação na presença do animal.
Além disso, o método de acordo com a presente invençãopode ser usado antes ou após a contaminação da construção pelos parasitas.Se a construção já estiver contaminada, o método torna possível matar umaquantidade substancial de parasitas. O efeito é então curativo. Se aconstrução não estiver ainda contaminada e tiver sido limpa, é observadoque o método de acordo com a presente invenção torna possível se atrasar,surpreendentemente, o desenvolvimento de parasitas quando ele fornovamente ocupado pelos animais. O último uso do método, em umaconstrução limpa, é recomendado. O efeito pode então ser descrito comopreventivo.
Os parasitas que se desenvolvem em animais de criação ouem sua vizinhança são extremamente variados: pulgas, piolhos, percevejose carrapatos são em particular encontrados. Alguns são particularmenteclassificados na família dos insetos (pulgas, piolhos humanos, vermes),outros na família de acaricidas (carrapatos, sarcoptes).
De acordo com uma variante vantajosa do método de acordocom a presente invenção, os parasitas são acarídeos. O método éespecialmente efetivo contra Dermanyssus gallinae. Estes parasitas têmuma tendência de se desenvolver abundantemente no ambiente de galinhascolocando ovos. Eles são parasitas intermitentes. Eles nem sempre ficamem contato com o animal. Eles são mortos durantes seu contato com oambiente tratado do animal.
O método de acordo com a presente invenção pode ser usadono combate a parasitas que se desenvolvem em qualquer tipo de animal decriação. Por meio de exemplo, menção pode ser feita de animais bovinos,animais ovinos, animais caprinos, coelhos, frango, aves e porcos. Aremoção de parasitas de seu ambiente melhora o crescimento e odesenvolvimento destes animais e aumenta a produtividade de fazendas decriação.
De acordo com uma forma de realização recomendada dométodo de acordo com a presente invenção, os animais de criação sãofrango, tais como galinhas que põem ovos e aves a serem grelhadas. Foiobservado que o tratamento de acordo com a presente invenção de seuambiente aumenta a produção de ovos por galinhas que põem ovos e ocrescimento de galinhas, devido à eliminação dos parasitas.
O método é particularmente vantajoso para odesenvolvimento de aves a serem grelhadas. Isto é porque, diferentementedos métodos que usam um pó, o método de acordo com a presente invençãopermite boa aderência do tratamento palha, consistindo de palha moída elascas de madeira. O tratamento também não afeta adversamente asperformances da palha.
As construções para o desenvolvimento de animais tambémsofrem a presença de muitos vários bolores e fungos, tais como porexemplo, Aspergillus, em particular fumigatus. A presença de bicarbonatona composição parasiticida de acordo com a presente invenção tornapossível também se combater seu desenvolvimento.
Conseqüentemente, a presente invenção também se refere aouso de uma suspensão aquosa de acordo com a presente invenção para seusefeitos parasiticidas e antifungicos combinados. A combinação de umaadesão notável aos pisos e paredes de construções, efeitos parasiticidassinérgicos entre a sílica e o bicarbonato e, finalmente, efeitos antifungicosdo último torna o uso de acordo com a presente invenção extremamentevantajoso no tratamento de construções para o desenvolvimento deanimais.
Os seguintes exemplos servem para ilustrar a presente
invenção.
EXEMPLO 1 (de acordo com a presente invenção)
10 kg de um pó contendo 85% em peso de bicarbonato desódio tendo um tamanho de partículas médio de 40 μηι e tal que 75% daspartículas tenham um diâmetro menor que 65 μηι, e 15% de sílica amorfaSipernat® 50S, fabricada por Degussa, foram usados. O pó foi misturado porminutos em um misturador "de relha de arado" tipo Lõdige. Ele foimisturado subseqüentemente com 57 litros de água, por meio de um agitadorde dispersão de efeito de cisalhamento do tipo "Ultra Turrax Ika" por 5minutos, de forma a formar uma suspensão aquosa. A suspensão aquosa foiaplicada por aspersão, por meio de uma bomba de membrana de pistão, sobuma pressão de 3 bar, em uma vazão de cerca de 3 litros por minuto, noambiente de galinhas colocando ovos, no local de desenvolvimento, capaz deconter 50.000 galinhas em gaiolas. A quantidade de suspensão aplicadacorresponde aproximadamente a 8 g de material ativo por metro quadrado desuperfície tratada. A construção infestada com piolhos vermelhos foi enchidagalinhas no tempo do tratamento, que é descrito como curativo.
Dois outros tratamentos foram realizados sob as mesmascondições acima, no 7o e no 12° dias após o primeiro tratamento.
Três semanas após o primeiro tratamento, nenhuma infestaçãoda construção com piolhos vermelhos Dermanyssus gallinae foi detectada.
EXEMPLO 2 (de acordo com a presente invenção)
20 kg de um pó contendo 85% em peso de bicarbonato depotássio tendo um tamanho de partículas médio de 40 μιη e tal que 75% daspartículas tenham um diâmetro menor que 65 μιη, e 15% de sílica amorfaSipernat® 50S, fabricada por Degussa, foram usados. O pó foi misturado porminutos em um misturador de pá tipo Lõdige. Ele foi adicionado amisturado subseqüentemente com 25 litros de água, por meio de um agitadorde dispersão de efeito de cisalhamento do tipo "Ultra Turrax Ika" por 5minutos, de forma a formar uma suspensão aquosa. A suspensão aquosa foiaplicada por aspersão, por meio de uma bomba de membrana de pistão, sobuma pressão de 150 bar, em uma vazão de cerca de 1 litro por minuto, noambiente de galinhas colocando ovos no local de desenvolvimento capaz deconter 10.000 galinhas em gaiolas. A última suspensão aplicada correspondeaproximadamente a 20 g de bicarbonato de potássio por metro quadrado desuperfície tratada. A construção tinha sido desmantelada, limpa e desinfectadade antemão e foi esvaziada de galinhas no tempo do tratamento, que é descritocomo preventivo. Em particular, as grades foram tratadas. Duas semanas apóso tratamento, as galinhas foram reintroduzidas na construção. 12 semanasapós sua reintrodução, nenhuma infestação da construção com piolhosvermelhos Dermanyssus gallinae foi detectada.
Por comparação, na ausência de tratamento, mas apósdesmantelamento, limpeza e desinfecção similares, a infestação apareceu após4 semanas.
EXEMPLO 3 (de acordo com a presente invenção)
Uma suspensão aquosa parasiticida foi preparada e aplicadacomo no exemplo precedente, mas o bicarbonato de potássio foi substituído comsesquicarbonato de sódio. Foi aplicado em uma taxa de 20 g/m2 desesquicarbonato, no ambiente de galinhas colocando ovos em uma construçãopara o desenvolvimento em gaiolas (10.000 galinhas também). No tempo dotratamento, a construção, ainda ocupada pelas galinhas, mostrou um nível muitoalto de infestação. A presença homogênea de piolhos vermelhos Dermanyssusgallinae no ambiente foi responsável por pontos vermelhos nos ovos produzidos,o resultado do esmagamento dos piolhos vermelhos de sangue durante a quedado ovo após a sua colocação. 12 horas após o tratamento, a infestação tinhadesaparecido. 12 semanas após o tratamento, ele ainda não tinha reaparecido. Asgalinhas colocando ovos, que estavam presentes durante a aplicação dasuspensão, não mostraram nenhum desconforto.
EXEMPLO 4 (de acordo com a presente invenção)
Neste exemplo, os acarídeos usados {Dermanyssus gallinae) vêmde uma fazenda de frangos industrial (origem Sogeval). A severidade da cepa àsfamílias principais de inseticidas foi verificada. Cerca de 200 acarídeos de todosos estágios foram dispostos em placas de ferro galvanizado com 15 cm quetinham sido pré-tratadas com as várias soluções. Uma tampa de prato de Petricobriu as placas em uma junta de borracha de forma a evitar vazamentos. Umasuspensão aquosa compreendendo 50% em peso de uma misturacompreendendo 85% de bicarbonato de potássio (Prolabo 26.219) e 15% desílica Sipernat 5 OS foi aspergida de antemão nos pedaços de ferro de forma aobter, após a aspersão e secagem, 20 g de material ativo seco (bicarbonato +sílica) por m3. A mortalidade dos acarídeos foi notada após 15 min, 1 h, 2 h, 4 he 24 h e em qualquer período de tempo necessário para determinar o KT100(tempo requerido para se obter 100% de mortes). O KT50 (tempo para se obter50% das mortes) é determinado por interpolação. Uma batelada de controle foimonitorada em paralelo de forma a determinar a mortalidade natural dosacarídeos submetidos às mesmas condições. Três repetições foram realizadaspara a série experimental. As condições experimentais: 22C ± 1°C; 70% ± 5%de umidade relativa; iluminação de 1500 lux. O KT50 obtido foi 2,1 horas.
EXEMPLO 5
O procedimento foi realizado como no Exemplo 4, mas obicarbonato de potássio foi substituído com sesquicarbonato de sódio. OKT50 obtido foi 2,4 horas.
EXEMPLO 6 (não de acordo com a presente invenção)
O procedimento foi realizado como no Exemplo 4, mas obicarbonato de potássio foi substituído com cloreto de sódio. O KT50 obtidofoi 6,2 horas.