BRPI0608265A2 - processo para a separação de um composto desejado a partir de uma mistura de alimentação - Google Patents

processo para a separação de um composto desejado a partir de uma mistura de alimentação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0608265A2
BRPI0608265A2 BRPI0608265-3A BRPI0608265A BRPI0608265A2 BR PI0608265 A2 BRPI0608265 A2 BR PI0608265A2 BR PI0608265 A BRPI0608265 A BR PI0608265A BR PI0608265 A2 BRPI0608265 A2 BR PI0608265A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
raffinate
stream
adsorbent
feed
extract
Prior art date
Application number
BRPI0608265-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Stanley Joseph Frey
Original Assignee
Uop Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Uop Llc filed Critical Uop Llc
Publication of BRPI0608265A2 publication Critical patent/BRPI0608265A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C7/00Purification; Separation; Use of additives
    • C07C7/12Purification; Separation; Use of additives by adsorption, i.e. purification or separation of hydrocarbons with the aid of solids, e.g. with ion-exchangers
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C13/00Cyclic hydrocarbons containing rings other than, or in addition to, six-membered aromatic rings
    • C07C13/02Monocyclic hydrocarbons or acyclic hydrocarbon derivatives thereof
    • C07C13/16Monocyclic hydrocarbons or acyclic hydrocarbon derivatives thereof with a six-membered ring

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • Treatment Of Liquids With Adsorbents In General (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Abstract

PROCESSO PARA A SEPARAçãO DE UM COMPOSTO DESEJADO A PARTIR DE UMA MISTURA DE ALIMENTAçãO. A pureza de produto ou a capacidade de um processo de separação por adsorção em leito móvel simulado é aumentada mediante o fluxo dos conteúdos da linha de transferência (10) anteriormente usada para remover a corrente de rafinato para longe da câmara de adsorvente (100, 200), preferivelmente na coluna de rafinato (400) usada para separar o dessorvente (D) do produto de rafinato (RP). Preferivelmente uma corrente da câmara de adsorvente em um ponto intermediário entre o ponto de entrada da alimentação e a retirada é usada como o líquido de fluxo. Esta etapa de fluxo elimina a passagem de uma quantidade do material de rafinato na câmara de adsorvente (100, 200) no período de circulação da linha de transferência ou quando o conduto do processo for subseqílentemente usado para carregar a corrente de alimentação (F) até a câmara de adsorvente (100, 200).

Description

"PROCESSO PARA A SEPARAÇÃO DE UM COMPOSTO DESEJADO APARTIR DE UMA MISTURA DE ALIMENTAÇÃO"
Para-xileno e meta-xileno são matérias-primas importantes nasindústrias de química e fibra. O ácido tereftálico derivado de para-xileno éusado para produzir tecidos de poliéster e outros artigos que são de uso geralhoje em dia. Meta-xileno é uma matéria-prima para a fabricação de váriosprodutos úteis incluindo inseticidas e ácido isoftálico. Uma ou umacombinação de separação por adsorção, cristalização e destilação fracionáriafoi usada para obter estes isômeros de xileno, com separação por adsorçãoque captura uma grande maioria da porção de mercado de usinasrecentemente construídas para o isômero de para-xileno dominante.
Os processos para a separação por adsorção são amplamentedescritos na literatura. Por exemplo, uma descrição geral direcionada para arecuperação de para-xileno foi apresentada na página 70 da edição desetembro de 1970 do Chemical Engineering Progress (Vol. 66, no.9). Existeuma longa história de referências disponíveis que descrevem os adsorventes edessorventes úteis, partes mecânicas de um sistema de leito móvel simuladoincluindo válvulas rotativas para a distribuição de fluxos líquidos, os internosdas câmaras de adsorventes e sistemas de controle. O princípio de usar umleito móvel simulado para continuamente separar os componentes de umamistura de fluidos mediante o contanto com um adsorvente sólido é comoapresentado na US 2.985.589. A US 3.997.620 aplica o princípio do leitomóvel simulado para a recuperação de para-xilano de uma corrente dealimentação contendo aromáticos Cs, e a US 4.326.092 mostra a recuperaçãode meta-xileno a partir de uma corrente de aromáticos Cg.
As unidades de separação por adsorção que beneficiam osaromáticos Cs geralmente utilizam um movimento contra-corrente simuladodo adsorvente e da corrente de alimentação. Esta simulação é executadausando a tecnologia comercial estabelecida em que o adsorvente é mantido nolugar em uma ou mais câmaras de adsorvente cilíndricas e as posições em queas correntes envolvidas no processo entram e deixam as câmaras seremlentamente deslocadas ao longo do comprimento dos leitos. Normalmenteexistem pelo menos quatro correntes (alimentação, dessorvível, extrato erafinato) empregadas neste procedimento e a localização em que as correntesde alimentação e dessorvíveis entram na câmara e as correntes de extrato erafinato deixam a câmara são simultaneamente deslocadas na mesma direçãoem intervalos determinados. Cada deslocamento na localização dos pontos detransferência libera ou remove líquido de um leito diferente dentro da câmara.
As linhas nestes pontos de transferência são reutilizados quando cada correnteentra ou deixa o leito associado, e cada linha portanto carrega uma das quatrocorrentes de processo em algum ponto no ciclo.
A técnica reconhece que a presença de compostos residuaisnas linhas de transferência pode ter efeitos prejudiciais em um processo deleito móvel simulado. As US 3.201.491; 5.750.820; 5.884.777; 6.004.518 e6.149.874 mostram o fluxo da linha usada para liberar a corrente dealimentação para a câmara de adsorção como um meio de aumentar a purezado extrato recuperado ou componente de sorbato. Tal fluxo evita acontaminação da corrente de estrato com os componentes de rafinato daalimentação que permanece nesta linha quando for subseqüentemente usadapara retirar a corrente de extrato da câmara. A US 5.912.395 mostra o fluxoda linha justamente usada para remover a corrente de rafinato de modo aevitar a contaminação da alimentação com rafinato quando esta linha forusada para liberar a corrente de alimentação na câmara de adsorvente. Todasestas referências mostram o fluxo de tais linhas de volta na câmara deadsorvente, assim aumentando a carga de separação dentro da câmara.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Uma ampla forma de realização da invenção é um processopara a separação de um composto desejado de uma mistura de alimentaçãoque compreende dois ou mais compostos químicos mediante a separação poradsorção em contra-corrente simulada em que uma corrente de alimentação euma corrente de dessorvente são injetadas em pelo menos uma câmara deadsorvente de múltiplos leitos compreendendo uma pluralidade de pontos deacesso em dois pontos de acesso diferentes através das linhas de transferênciadiferentes, e uma corrente de extrato que compreende o composto desejado euma corrente de rafinato são individualmente retiradas da câmara deadsorvente em dois pontos de acesso diferentes por duas linhas detransferência adicionais, a parte da câmara de adsorção entre a retirada dorafinato e a injeção da corrente de alimentação sendo definida como uma zonade adsorção, a melhora que compreende direcionar uma ou ambas de umaparte da mistura de alimentação e material retirado da zona de adsorção comoum fluxo de rafinato para afluir longe da câmara de adsorvente os conteúdosde uma linha de transferência que anteriormente foi usada para remover acorrente de rafinato da câmara de adsorvente.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
O desenho é uma ilustração simplificada de adsorção em leitomóvel simplificada que mostra os aspectos necessários para compreender ainvenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA E FORMAS DE REALIZAÇÃO PREFERIDAS
A separação por adsorção é aplicada para a recuperação deuma variedade de hidrocarbonetos e outros produtos químicos. As separaçõesquímicas que usam este método que foi apresentado incluem a separação demisturas de aromáticos nos isômeros aromáticos específicos, dehidrocarbonetos alifáticos e olefínicos lineares de não lineares, de parafinasou aromáticos de uma mistura de alimentação que compreende tantoaromáticos quanto parafinas, de compostos quirais para uso em produtosfarmacêuticos e produtos químicos superiores, de oxigenatos tais comoálcoois e éteres, e de carboidratos tais como açúcares. Separações dearomáticos incluem misturas de aromáticos monocíclicos substituídos pordialquila e de naftalenos de dimetila. Uma aplicação comercial principal, queforma o foco das referências anteriores e da seguinte descrição da presenteinvenção sem limitá-la, é a recuperação de para-xileno e/ou meta-xileno dasmisturas de aromáticos Cg.
Tais aromáticos Cs geralmente são derivadosdentro de um complexo de aromáticos pela reforma catalítica de nafta seguidapela extração e fracionamento, ou pela transalquilação ou isomerização decorrentes ricas em aromáticos em tais complexos; os aromáticos Cggeralmente compreendem uma mistura de isômeros de xileno e etilbenzeno. Oprocessamento de adsorção em leito móvel simulada de aromáticos Cggeralmente é direcionado para a recuperação de para-xileno de pureza elevadaou meta-xileno de pureza elevada; a pureza elevada geralmente é definidacomo pelo menos 99,5 % em peso do produto desejado, e preferivelmentepelo menos 99,7 % em peso.
A invenção normalmente é empregada em um processo deseparação por adsorção que simula o movimento contra-corrente doadsorvente e líquido circundante como descrito acima, mas pode também serpraticado em um processo contínuo concorrente, como aquele divulgado nasUS 4.402.832 e 4.478.721. As funções e propriedades dos adsorventes edessorventes na separação cromatográfica dos componentes líquidos são bemconhecidas, e referência pode ser feita à US 4.642.397, que é aquiincorporada, para descrição adicional destes fundamentos de adsorção. O leitomóvel contra-corrente ou sistemas de fluxo contra-corrente de leito móvelsimulados possuem uma eficiência de separação muito maior para taisseparações do que os sistemas de leito fixo, quando as operações de adsorçãoe dessorção forem continuamente ocorrendo com uma corrente dealimentação contínua e produção contínua de extrato e rafinato. Umaexplicação completa de processos de leito móvel simulados é dada naAdsorptive Separation section of the Kirk-Othmer Encyclopedia of ChemicalTechnology na página 563.
O desenho é um diagrama esquemático de um processo deadsorção em leito móvel simulado que emprega a presente invenção. Oprocesso seqüencialmente faz contato com uma corrente de alimentação "F"com adsorvente contido nos recipientes e um dessorvente "D" para separaruma corrente de extrato "E" de uma corrente de rafinato "R". No sistema defluxo contra-corrente de leito móvel simulado, o deslocamento progressivo demúltiplos pontos de alimentação de líquido e acesso do produto descendentede uma câmara de adsorvente simula o movimento ascendente do adsorventecontido na câmara. O adsorvente em um processo de adsorção em leito móvelsimulado está contido em leitos múltiplos em um ou mais recipientes; doisrecipientes 100 e 200 em série são mostrados no desenho. Cada recipientecontém múltiplos leitos de adsorvente nos espaços de processamento 101 e201, respectivamente. Cada um dos recipientes possui vários pontos de acessoem relação ao número de leitos de adsorvente, e a posição da corrente dealimentação F, entrada de dessorvente D, corrente de extrato E e corrente derafinato R são deslocadas ao longo dos pontos de acesso para simular um leitoadsorvente móvel. O líquido em circulação que compreende dessorvente,extrato e rafinato circula através dos recipientes por meio de bombas 110 e210, respectivamente. Sistemas para controlar o fluxo de líquido emcirculação são descritos na US 5.595.665, mas os particulares de tais sistemasnão são essenciais para a presente invenção. Uma válvula tipo disco rotativo300, como caracterizado pelo exemplo na US 3.040.777 e 3.422.848, efetua odeslocamento das correntes ao longo da câmara de adsorvente para simular ofluxo contra-corrente.
As várias correntes envolvidas na adsorção em leito móvelsimulado como ilustradas no desenho podem ser caracterizadas como sesegue. Uma "corrente de alimentação" é uma mistura contendo um ou maiscomponentes de extrato e um ou mais componentes de rafinato a seremseparados pelo processo. A "corrente de extrato" compreende umcomponente, geralmente o produto desejado, que é mais seletivamenteadsorvido pelo adsorvente. A "corrente de rafinato" compreende componentesque são menos seletivamente adsorvidos. "Dessorvente" se refere a ummaterial capaz de dessorver um componente de extrato, que geralmente éinerte aos componentes da corrente de alimentação e facilmente separáveltanto do extrato quanto do rafinato.
A corrente de extrato Eea corrente de rafinato R do esquemailustrado contêm dessorvente em concentrações relativas ao respectivoproduto do processo entre 0 % e 100 %. O dessorvente geralmente é separadodo rafinato e dos componentes de extrato pelo fracionamento convencional nacoluna de rafinato 400 e na coluna de extrato 500 como ilustrado no desenhoe restituído ao processo na corrente D.
O desenho mostra o dessorvente comoresíduos da respectiva coluna, implicando em que o dessorvente é maispesado do que o extrato ou rafinato; diferentes unidades comerciais para aseparação de aromáticos Cs empregam dessorventes leves ou pesados. Oproduto de rafinato RP e o produto de extrato EP do processo são recuperadosda corrente de extrato E e da corrente de rafinato R nas respectivas colunas; oproduto de extrato da separação de aromáticos Cs geralmente compreendeprincipalmente um ou ambos de para-xilano e meta-xileno, com o rafinatosendo principalmente aromáticos Cs não adsorvidos e etilbenzeno.
Os pontos de aceso de líquido ativos A eficazmente dividem acâmara de adsorvente em zonas separadas que se movem quando os pontos deacesso forem deslocados. A zona de adsorção está localizada entre a correntede entrada de alimentação Fea corrente de saída do rafinato. Nesta zona, acarga de alimentação faz contato com o adsorvente, um componente deextrato é adsorvido, e uma corrente de rafinato é retirada. Imediatamente amontante com respeito ao fluxo de fluido está a zona de purificação, definidacomo o adsorvente entre a corrente de saída de extrato Eea corrente deentrada de alimentação F. Na zona de purificação, o componente de rafinato éremovido do volume vazio não seletivo do adsorvente e dessorvente dovolume ou superfície de poro do deslocamento de adsorvente nesta zonamediante a passagem de uma parte do material da corrente de extrato quedeixa a zona de dessorção. A zona de dessorção, a montante da zona depurificação, é definida como o adsorvente entre a entrada de dessorvente D ea saída da corrente de extrato Ε.
O dessorvente que passa dentro desta zonaremove o componente de extrato que foi adsorvido mediante o contatoanterior com a alimentação na zona de adsorção. Uma zona tampão entre acorrente de saída de rafinato Rea corrente de entrada de dessorvente Dconserva a quantidade de dessorvente utilizada na etapa de dessorção, em queuma parte da corrente de rafinato entre na zona tampão para remover omaterial dessorvente presente nesta zona para dentro da zona de dessorção. Azona tampão contém bastante adsorvente para impedir os componentes derafinato de passarem para dentro da zona de dessorção e contaminarem acorrente de extrato.
Cada uma das zonas descritas acima geralmente é efetuadaatravés de múltiplos compartimentos ou "leitos" como descrito na US2.985.589. As posições das várias correntes descritas são estruturalmenteseparadas uma da outra por uma grade de coleta/distribuição de líquidohorizontal. Cada grade é conectada a uma linha de transferência que defineum ponto de transferência em que as correntes de processo entram e deixam acâmara de adsorvente. Esta disposição facilita a distribuição de fluidos dentroda câmara através dos canais de eliminação e outras ineficiências, impede amistura de retorno conectiva do fluido em uma direção oposta àquela do fluxode fluido primário, e impede a migração de adsorvente através da câmara.Cada uma das zonas descritas acima geralmente compreende uma pluralidadede 2 a 10, e mais geralmente de 3 a 8, leitos. Uma unidade de adsorção emleito móvel simulada típica compreende 24 leitos de adsorvente.
É facilmente evidente que quando uma linha de transferênciaem um ponto de acesso A que está sendo usado para transportar uma correnteparticular dentro ou fora da câmara de adsorvente for deixada ociosa no finalde uma etapa ela permanecerá cheia dos compostos que formam esta correnteaté que estes compostos sejam removidos da linha por uma segundo correntede circulação. Os compostos residuais deixados na linha de transferênciaagora não utilizados, portanto, serão ou retirados do processo como a parteinicial de uma corrente de processo removida do processo ou forçados paradentro da câmara de adsorvente quando a linha de transferência carrega umacorrente removida ou passa dentro da câmara de adsorvente. Como descritoacima, aqueles que trabalham com esta técnica têm reconhecido que apresença destes compostos residuais nas linhas de transferência queanteriormente foram usados para remover a corrente de rafinato da câmara deadsorvente pode ter algum efeito nocivo sobre o desempenho de um processode separação por adsorção em leito móvel simulado.
Todas as referências anteriores mencionadas acima mostram ofluxo de tais linhas que anteriormente foram usadas para remover a correntede rafinato da câmara de adsorvente de volta para dentro da câmara deadsorvente, assim aumentando a carga de separação dentro da câmara. Apassagem resultante de dessorvente dentro da câmara de adsorvente éindesejável quando o dessorvente compete com o isômero desejado para ossítios de adsorção no adsorvente. Os dois compostos competem com relação acapacidade de adsorção. Um sumário simplificado disto é que a capacidade deadsorção do adsorvente na zona de adsorção é a soma do isômero desejado edo composto dessorvente que é adsorvido no adsorvente. A diminuição daquantidade de dessorvente carregado na zona de adsorção portanto aumenta aquantidade da capacidade de adsorvente disponível para o para-xileno ouqualquer outro composto desejado.Ao contrário, a presente invenção ensina o fluxo longe dacâmara de adsorvente dos conteúdos de uma linha de transferência queanteriormente foi usada para remover a corrente de rafinato da câmara deadsorvente, usando um fluxo de rafinato que depois disso preferivelmente édirecionado para afluir na coluna de rafinato. O fluxo de rafinato pode seruma ou ambas da mistura e do material de alimentação retirados da zona deadsorção. Isto é ilustrado no desenho como a linha 10 da zona de adsorçãoque une o rafinato R como a alimentação à coluna de rafinato 400. A linhaparticular 10 indicada no desenho não é destinada a limitar a invenção,quando o material do fluxo pode ser retirado de qualquer ponto dentro dazona de adsorção para afluir uma linha em qualquer ponto de acesso entrodesta zona. Preferivelmente o material de fluxo da linha de transferência quetinha há pouco anteriormente carregado a corrente de rafinato é circulada emum ponto de acesso dentro de dois pontos de acesso da linha de transferênciausada para injeção da corrente de alimentação para a câmara de adsorvente,de modo a minimizar a quantidade de dessorvente que permanece na linhaquando a corrente de alimentação for injetada através desta linha. Emcomparação aos processos da técnica conhecida, mediante a direção doconteúdo da linha sendo circulada para a coluna de rafinato, a capacidade dacâmara de adsorvente não é afetada. Preferivelmente o volume da correnteusada para afluir a linha de transferência de rafinato é igual a de 0,5 a 2,5vezes, mais preferivelmente de 0,5 a 1,5 vezes, e opcionalmente de 0,9 a 1,1vezes, do volume total da linha de transferência de rafinato e conjunto deválvulas associado. O conjunto de válvulas se refere às válvulas e pertencesconectados à linha de transferência.
A prática da invenção objeto não requer nenhuma mudançasignificativa nas condições de operação, composição adsorvente oudessorvente ou mudanças mecânicas nas câmaras de adsorvente. A únicamudança significativa requerida no equipamento de processo é que necessitaliberar uma quantidade controlada de um ou ambas da corrente dealimentação e uma corrente intermediária da seção de adsorção do processocomo um fluxo de rafinato na linha a ser circulado e conexão desta linha coma coluna de rafinato. Estas mudanças são preferivelmente produzidas dentroou próximo do equipamento usado para controlar o fluxo das correntes doprocesso; assim, o processo objeto pode ser implementado em uma unidadeexistente mediante uma modificação no equipamento que direciona o fluxo dofluido.
Na seleção de um adsorvente para o presente processo de leitomóvel simulado, a única limitação é a eficácia da combinação deadsorvente/dessorvente particular na separação desejada. Uma característicaimportante de um adsorvente é a taxa de troca do dessorvente para ocomponente de extrato dos materiais de mistura de alimentação, ou, em outraspalavras, a taxa relativa de dessorção do componente de extrato. Estacaracterística diz respeito diretamente à quantidade de material dessorventeque deve ser empregada no processo para recuperar o componente de extratodo adsorvente. Taxas mais rápidas de troca reduzem a quantidades de materialdessorvente necessário para remover o componente de extrato, e portanto,permitir uma redução no custo de operação do processo. Com taxas maisrápidas de troca, menos material dessorvente deve ser bombeado através doprocesso e separado da corrente de extrato para a reutilização no processo.
A prática da invenção objeto desta maneira não estárelacionada ou limitada ao uso de qualquer adsorvente particular oucombinação de adsorvente/dessorvente, quando combinações depeneira/dessorvente forem usadas para diferentes separações. O adsorventepode ou não pode ser um zeólito. Exemplos de adsorventes que podem serusados no processo desta invenção incluem peneiras moleculares não zeólitasincluindo peneiras moleculares com base em carbono, silicato e as peneirasmoleculares de aluminossilicato cristalino classificadas como zeólitos XeY.Detalhes sobre a composição e síntese de muitas destas peneiras molecularesmicroporosas são fornecidos na US 4.793.984, que é aqui incorporada comrelação a este ensinamento. Informação sobre adsorventes pode também serobtida da US 4.385,994; 4,605.492; 4,310,440 e 4.440.871.
Nos processos de separação por adsorção, que geralmente sãooperados continuamente em pressões e temperaturas substancialmenteconstantes para garantira a fase líquida, o material dessorvente pode serselecionado para satisfazer vários critérios. Primeiro, o material dessorventedeve remover um componente de extrato do adsorvente com taxas de fluxo demassa razoáveis sem propriamente ser tão fortemente adsorvido como paraindevidamente impedir um componente de extrato de remover o materialdessorvente em um ciclo de adsorção que segue. Expresso em termos deseletividade, é preferível que o adsorvente seja mais seletivo para todos oscomponentes de extrato com respeito a um componente de rafinato do queseja para o material dessorvente com respeito a um componente de rafinato.
Em segundo lugar, os materiais dessorventes devem ser compatíveis com oadsorvente particular e a mistura de alimentação particular. Maisespecificamente, eles não devem reduzir ou destruir a capacidade doadsorvente ou seletividade do adsorvente para um componente de extrato comrespeito a um componente de rafinato. Adicionalmente, os materiaisdessorventes não devem quimicamente reagir ou causar uma reação químicacom um componente de extrato ou com um componente de rafinato. Tanto acorrente de extrato quanto a corrente de rafinato são tipicamente removidasdo volume vazio de adsorvente em mistura com o material dessorvente equalquer reação química que envolva um material dessorvente e umcomponente de extrato ou um componente de rafinato ou ambos complicariaou impediria a recuperação do produto. O dessorvente deve também serfacilmente separado dos componentes de extrato e rafinato, como porfracionamento. Finalmente, os materiais dessorventes devem ser facilmentedisponíveis e razoáveis no custo. Benzeno, tolueno e p-dietilbenzeno sãodescritos como dessorventes adequados para a recuperação de para-xileno nasreferências, com o p-dietilbenzeno (p-DEB) tendo se tornado um padrãocomercial para a separação. P-DEP é um dessorvente "pesado" (ebulição maiselevada do que o para-xileno) que leva em conta a recuperação mais fácil dodessorvente das correntes de extrato e rafinato mediante a destilaçãofracionária.
As condições de adsorção em geral incluem uma faixa detemperatura de 20 0 a 250 0C, com de 60 0 a 200 0C sendo preferível para aseparação de para-xileno. As condições de adsorção também incluem umapressão suficiente para manter a fase líquida, que pode ser da atmosférica até4,2 MPa. As condições de dessorção geralmente incluem a mesma faixa detemperaturas e pressão como usadas para as condições de adsorção. Ascondições diferentes podem ser preferidas para outros compostos de extrato.
EXEMPLOS
De modo a verificar a melhora esperada da invenção, umacomparação foi executada com relação a recuperação de meta-xileno e depara-xileno a partir de aromáticos Cg usando um modelo computadorizadoque foi mostrado para precisamente prognosticar e correlacionar com aoperação real de unidades de separação por adsorção em leito móvel simuladaem escala comercial usada para recuperar meta-xileno e para-xileno de umamistura de isômeros de xileno. A unidade simulada tinha vinte e quatro leitosde adsorvente divididos entre duas colunas e uma válvula rotativa de 24orifícios de admissão para direcionar o fluxo das correntes do processo. Ascomposições de carga de alimentação eram como se segue na % em peso paraos dois alvos de produto:
Meta-xileno Para-xileno
<table>table see original document page 13</column></row><table><table>table see original document page 14</column></row><table>
Os resultados foram com se segue, ajustando a quantidaderelativa de alimentação quando se efetua o fluxo do rafinato longe da câmarapara normalizar a pureza/recuperação do produto:
Recuperação de meta-xileno:
<table>table see original document page 14</column></row><table>
O aumento resultante na capacidade era de 40 % quando serecupera o meta-xileno e 10 % quando se recupera o para-xileno. Observarque a recuperação não foi mantida quando o fluxo de rafinato foi direcionadopara a câmara.
A descrição acima e os exemplos são destinados a seremilustrativos da invenção sem limitar o seu escopo. O técnico qualificadofacilmente entenderá como extrapolar os parâmetros da divulgação em outrasformas de realização da invenção. A invenção é limitada apenas pelasreivindicações aqui apresentadas.

Claims (10)

1. Processo para a separação de um composto desejado a partirde uma mistura de alimentação que compreende dois ou mais compostosquímicos pela separação por adsorção em contra-corrente simulada, em queuma corrente de alimentação (F) e uma corrente de dessorvente (D) sãoinjetadas em pelo menos uma câmara de adsorvente de múltiplos leitos (100,200), compreendendo uma pluralidade de pontos de aceso (A) em dois pontosde acesso diferentes através de diferentes linhas de transferência e umacorrente de extrato (E) que compreende o composto desejado e uma correntede rafinato (R), são individualmente retiradas da câmara de adsorvente (100,200) em dois pontos de acesso diferentes por duas linhas de transferênciaadicionais, a parte da câmara de adsorção entre a retirada do rafinato e ainjeção da corrente de alimentação sendo definida como uma zona deadsorção, caracterizado pelo fato de que compreende direcionar uma ou ambasde uma parte da mistura de alimentação e retirada de material da zona deadsorção com um fluxo de rafinato para circular longe da câmara deadsorvente os conteúdos de uma linha de transferência (1), que anteriormentefoi usada para remover a corrente de rafinato da câmara de adsorvente.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadoainda pelo fato de que o fluxo de rafinato da linha de transferência (10) quetinha anteriormente carregado a corrente de rafinato é circulado em um pontode acesso dentro de dois pontos de acesso da linha de transferência sendousada para injeção da corrente de alimentação (F) na câmara de adsorvente(100, 200).
3. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que ainda compreende a passagem da corrente de rafinato (R)para uma coluna de destilação de rafinato (400); passagem da corrente deextrato (E) para uma coluna de destilação de extrato (500); e passagem dosconteúdos da linha de transferência sendo circulados (10) com o fluxo derafinato para a coluna de destilação de rafinato (400).
4. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que o volume do fluxo de rafinato é de 0,5 a 2,5 vezes o volumetotal da linha de transferência de rafinato (10) e conjunto de válvulasassociadas.
5. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de-1 a 4, caracterizado pelo fato de que a corrente de alimentação compreendearomáticos Cg e o produto de extrato compreende um ou ambos meta-xileno epara-xileno.
6. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de-1 a 4, caracterizado pelo fato de que a corrente de alimentação compreendeum ou mais hidrocarbonetos alifáticos e olefínicos não lineares.
7. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de-1 a 4, caracterizado pelo fato de que a corrente de alimentação compreendearomáticos e parafinas.
8. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de-1 a 4, caracterizado pelo fato de que a corrente de alimentação compreendecompostos quirais.
9. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de-1 a 4, caracterizado pelo fato de que a corrente de alimentação compreendeoxigenatos.
10. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesde 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a corrente de alimentação compreendecarboidratos.
BRPI0608265-3A 2005-03-03 2006-03-01 processo para a separação de um composto desejado a partir de uma mistura de alimentação BRPI0608265A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/072883 2005-03-03
US11/072,883 US7208651B2 (en) 2005-03-03 2005-03-03 Product recovery from simulated-moving-bed adsorption
PCT/US2006/007146 WO2006096394A2 (en) 2005-03-03 2006-03-01 Improving product recovery from simulated-moving-bed adsorption

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0608265A2 true BRPI0608265A2 (pt) 2010-11-16

Family

ID=36944969

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0608265-3A BRPI0608265A2 (pt) 2005-03-03 2006-03-01 processo para a separação de um composto desejado a partir de uma mistura de alimentação

Country Status (16)

Country Link
US (1) US7208651B2 (pt)
EP (1) EP1853536B1 (pt)
JP (1) JP4871887B2 (pt)
KR (1) KR100909641B1 (pt)
CN (1) CN101128409B (pt)
BR (1) BRPI0608265A2 (pt)
EG (1) EG25615A (pt)
ES (1) ES2557474T3 (pt)
IL (1) IL185220A (pt)
MX (1) MX2007010088A (pt)
MY (1) MY141045A (pt)
RU (1) RU2361852C2 (pt)
SA (1) SA06270067B1 (pt)
SI (1) SI1853536T1 (pt)
TW (1) TWI368611B (pt)
WO (1) WO2006096394A2 (pt)

Families Citing this family (42)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2907021B1 (fr) * 2006-10-16 2009-02-06 Inst Francais Du Petrole Procede et dispositif de separation en lit mobile simule a nombre de vannes de grand diametre reduit
US7977526B2 (en) * 2008-04-01 2011-07-12 Porter John R Simulated countercurrent adsorptive separation process
WO2009158242A2 (en) * 2008-06-26 2009-12-30 Uop Llc Process and apparatus for separating para-xylene from a mixture of c8 and c9 aromatic hydrocarbons
US7812208B2 (en) * 2008-09-22 2010-10-12 Uop Llc Binderless adsorbents with improved mass transfer properties and their use in the adsorptive separation of para-xylene
CN102215930A (zh) * 2008-11-19 2011-10-12 埃克森美孚化学专利公司 分离方法
US8529757B2 (en) * 2009-05-29 2013-09-10 Exxonmobil Chemical Patents Inc. Parex unit feed
US8283274B2 (en) * 2009-07-20 2012-10-09 Uop Llc Binderless zeolitic adsorbents, methods for producing binderless zeolitic adsorbents, and processes for adsorptive separation of para-xylene from mixed xylenes using the binderless zeolitic adsorbents
US8404918B2 (en) * 2009-09-28 2013-03-26 Uop Llc Energy efficiency in adsorptive separation
SG10201502359QA (en) * 2010-03-30 2015-05-28 Exxonmobil Chem Patents Inc Separation system
US8586816B2 (en) * 2010-12-20 2013-11-19 Uop Llc Recycling flush streams in adsorption separation process for energy savings
US8329975B2 (en) 2010-12-20 2012-12-11 Uop Llc Elimination of residual transfer line raffinate from feed to increase normal paraffin separation unit capacity
KR101515738B1 (ko) 2011-03-23 2015-04-28 엑손모빌 케미칼 패턴츠 인코포레이티드 흡착 분리 시스템에서의 플러쉬 체적의 감소
US8841503B2 (en) 2011-05-26 2014-09-23 Uop Llc Product recovery from adsorption-separation purge fluids
FR2976501B1 (fr) * 2011-06-16 2013-05-31 IFP Energies Nouvelles Procede et dispositif de separation chromatographique a contre-courant simule utilisant deux adsorbeurs en parallele pour la production optimisee de paraxylene.
FR2979252B1 (fr) * 2011-08-26 2013-08-16 IFP Energies Nouvelles Procede et dispositif de production de paraxylene en contre-courant simule a grande flexibilite
US9085499B2 (en) * 2011-11-09 2015-07-21 Uop Llc Energy efficiency in adsorptive separation
US8404916B1 (en) * 2011-12-05 2013-03-26 Uop Llc Process for separating and/or introducing a flush material in an adsorption separation system
US20130153502A1 (en) * 2011-12-15 2013-06-20 Uop Llc System and process for recovering products using simulated-moving-bed adsorption
JP2015505729A (ja) * 2011-12-15 2015-02-26 ユーオーピー エルエルシー 擬似移動床吸着を用いて生成物を回収するためのシステムおよび方法
US9017558B2 (en) * 2011-12-15 2015-04-28 Uop Llc System and process for recovering products using simulated-moving-bed adsorption
US20130153501A1 (en) * 2011-12-15 2013-06-20 Uop Llc System and process for recovering products using simulated-moving-bed adsorption
US8992779B2 (en) * 2011-12-15 2015-03-31 Uop Llc System and process for recovering products using simulated-moving-bed adsorption
US20130158335A1 (en) * 2011-12-15 2013-06-20 Uop Llc System and process for recovering products using simulated-moving-bed adsorption
KR20140108689A (ko) * 2011-12-15 2014-09-12 유오피 엘엘씨 모사 이동층 흡착을 이용한 부산물의 회수 시스템 및 방법
US20130153503A1 (en) * 2011-12-15 2013-06-20 Uop Llc System and process for recovering products using simulated-moving-bed adsorption
KR20140127301A (ko) * 2012-03-09 2014-11-03 유오피 엘엘씨 흡착 분리 및 분류를 이용하여 생성물을 회수하기 위한 방법 및 장치
US20130233693A1 (en) * 2012-03-09 2013-09-12 Uop Llc Apparatus for Recovering Products Using Adsorption Separation and Fractionation
US20130233698A1 (en) * 2012-03-09 2013-09-12 Uop Llc Method for Recovering Products Using Adsorption Separation and Fractionation
US20140179975A1 (en) * 2012-12-26 2014-06-26 Uop Llc Split-shell raffinate columns and methods for use in continuous adsorptive separation processes
FR3002461B1 (fr) 2013-02-22 2016-12-09 Ifp Energies Now Procede de separation des xylenes en lit mobile simule au moyen d'un solide adsorbant zeolithique de granulometrie comprise entre 150 et 500 microns
US8933288B2 (en) * 2013-03-20 2015-01-13 Uop Llc System and process for flushing residual fluid from transfer lines in simulated moving bed adsorption
EP2801604B1 (en) 2013-05-07 2017-04-12 Groupe Novasep Chromatographic process for the production of highly purified polyunsaturated fatty acids
US9302955B2 (en) * 2013-09-27 2016-04-05 Uop Llc Systems and methods for separating xylene isomers using selective adsorption
US9950972B2 (en) * 2013-09-27 2018-04-24 Uop Llc Apparatuses and methods for forming C8 aromatic streams with selected amounts of C9 aromatics
US9522863B2 (en) 2014-02-28 2016-12-20 Exxonmobil Chemical Patents Inc. Xylene separation process
WO2016081113A1 (en) 2014-11-20 2016-05-26 Exxonmobil Chemical Patents Inc. Xylene separation process and apparatus
US10052580B2 (en) * 2016-12-28 2018-08-21 Uop Llc Trim bed for adsorption separation zone
FR3082755B1 (fr) * 2018-06-20 2022-12-30 Ifp Energies Now Procede et dispositif de separation en lit mobile simule a nombre de lits reduit avec debit de fluide de derivation
FR3095351B1 (fr) * 2019-04-25 2022-06-24 Ifp Energies Now Dispositif de distribution par panneaux méridiens avec séparation des réseaux de collecte
FR3105020B1 (fr) 2019-12-20 2022-09-02 Ifp Energies Now Adsorbant zéolithique pour la séparation d’isomères d’hydrocarbures
FR3105021B1 (fr) 2019-12-20 2022-08-12 Ifp Energies Now Adsorbant zéolithique pour la séparation d’isomères d’hydrocarbures
US11249058B2 (en) * 2020-02-18 2022-02-15 Uop Llc Side chamber process monitor for adsorptive separation process

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3201491A (en) * 1962-09-05 1965-08-17 Universal Oil Prod Co Continuous sorption process with emphasis on product purity
US3210491A (en) 1963-07-09 1965-10-05 Ite Circuit Breaker Ltd Self-contained mechanical interlock having oppositely rotatable interlocking elements
JPS5011343B1 (pt) * 1970-07-23 1975-04-30
DE69406803T2 (de) * 1993-09-15 1998-06-25 Exxon Chemical Patents Inc Adsorptionsseparationsprozess mit mehrstufigem spülen
EP0787517B1 (en) * 1994-10-22 2000-05-03 Yangzi Petro-Chemical Corp. Sinopec. An improved simulated moving bed adsorption separation process
US5750820A (en) * 1995-09-15 1998-05-12 Wei; Chiu N. Multiple grade flush adsorption separation process
FR2750886B1 (fr) * 1996-07-11 1998-09-25 Inst Francais Du Petrole Dispositif de rincage dans une unite d'adsorption en lit mobile simule et son utilisation
US5912395A (en) 1997-03-12 1999-06-15 Uop Llc Raffinate line flush in simulated continuous moving bed adsorptive separation process
US6004518A (en) * 1997-12-12 1999-12-21 Uop Llc High-purity simulated moving bed adsorptive separation apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
SA06270067B1 (ar) 2009-07-29
MY141045A (en) 2010-02-25
TWI368611B (en) 2012-07-21
US20060199989A1 (en) 2006-09-07
CN101128409A (zh) 2008-02-20
US7208651B2 (en) 2007-04-24
SI1853536T1 (sl) 2016-05-31
RU2007136536A (ru) 2009-04-10
IL185220A0 (en) 2008-02-09
WO2006096394A3 (en) 2007-06-14
EP1853536A2 (en) 2007-11-14
WO2006096394A2 (en) 2006-09-14
EP1853536A4 (en) 2012-01-04
KR20070110410A (ko) 2007-11-16
MX2007010088A (es) 2007-10-16
CN101128409B (zh) 2011-04-13
WO2006096394A8 (en) 2007-07-26
RU2361852C2 (ru) 2009-07-20
TW200635893A (en) 2006-10-16
JP2008531274A (ja) 2008-08-14
EP1853536B1 (en) 2015-10-14
KR100909641B1 (ko) 2009-07-27
IL185220A (en) 2016-04-21
ES2557474T3 (es) 2016-01-26
EG25615A (en) 2012-03-26
JP4871887B2 (ja) 2012-02-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0608265A2 (pt) processo para a separação de um composto desejado a partir de uma mistura de alimentação
US4036745A (en) Process for separating normal and isoparaffins
US4006197A (en) Process for separating normal paraffins
US4367364A (en) Process for separating normal paraffins using silicalite adsorbent
US5912395A (en) Raffinate line flush in simulated continuous moving bed adsorptive separation process
US20130153500A1 (en) System and process for recovering products using simulated-moving-bed adsorption
US9017558B2 (en) System and process for recovering products using simulated-moving-bed adsorption
US9024105B1 (en) System and process for flushing residual fluid from transfer lines in simulated moving bed adsorption
US8992779B2 (en) System and process for recovering products using simulated-moving-bed adsorption
US20130158335A1 (en) System and process for recovering products using simulated-moving-bed adsorption
US20130153503A1 (en) System and process for recovering products using simulated-moving-bed adsorption
TWI524928B (zh) 以模擬移動床吸附法進行產品回收的系統和流程
US20130153501A1 (en) System and process for recovering products using simulated-moving-bed adsorption
US20130153502A1 (en) System and process for recovering products using simulated-moving-bed adsorption
WO2013089922A1 (en) System and process for recovering products using simulated-moving-bed adsorption

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O(S) ARTIGO(S) 8O E 13 DA LPI

B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL.