BRPI0604546B1 - laminado retrorrefletivo de canto de cubo metalizado e método para fabrica-lo - Google Patents

laminado retrorrefletivo de canto de cubo metalizado e método para fabrica-lo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0604546B1
BRPI0604546B1 BRPI0604546A BRPI0604546A BRPI0604546B1 BR PI0604546 B1 BRPI0604546 B1 BR PI0604546B1 BR PI0604546 A BRPI0604546 A BR PI0604546A BR PI0604546 A BRPI0604546 A BR PI0604546A BR PI0604546 B1 BRPI0604546 B1 BR PI0604546B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cube
laminate
corners
cube corners
degrees
Prior art date
Application number
BRPI0604546A
Other languages
English (en)
Inventor
L Couzin Dennis
Original Assignee
Avery Dennison Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Avery Dennison Corp filed Critical Avery Dennison Corp
Publication of BRPI0604546A publication Critical patent/BRPI0604546A/pt
Publication of BRPI0604546B1 publication Critical patent/BRPI0604546B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B5/00Optical elements other than lenses
    • G02B5/12Reflex reflectors
    • G02B5/122Reflex reflectors cube corner, trihedral or triple reflector type
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B5/00Optical elements other than lenses
    • G02B5/12Reflex reflectors
    • G02B5/122Reflex reflectors cube corner, trihedral or triple reflector type
    • G02B5/124Reflex reflectors cube corner, trihedral or triple reflector type plural reflecting elements forming part of a unitary plate or sheet
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T428/00Stock material or miscellaneous articles
    • Y10T428/24Structurally defined web or sheet [e.g., overall dimension, etc.]
    • Y10T428/24479Structurally defined web or sheet [e.g., overall dimension, etc.] including variation in thickness
    • Y10T428/2457Parallel ribs and/or grooves

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Optical Elements Other Than Lenses (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Road Signs Or Road Markings (AREA)

Abstract

laminado retrorrefletivo de canto de cubo metalizado que tem um alto fator de luminância diurna medido. a presente invenção refere-se a um laminado retrorrefletivo de cantos de cubo metalizado que tem um alto fator de luminância diurno medido e a um seu método de fabricação. o laminado está formado de um material de chapa transparente que inclui sobre um lado uma densa rede de cantos de cubo retrorrefletivos que tem uma altura h. os cantos de cubo são inclinados de borda mais paralela dentro de aproximadamente 1,5 graus de 10n-9 graus, onde n é o índice de refração dentro dos cantos de cubo, e as faces de canto de cubo são metalizadas pela aplicação de um fino revestimento de metal refletivo. a espessura do material de chapa entre as bases dos cantos de cubo e o lado oposto do laminado está de preferência entre 1,75 h e 4,00 h. o material de chapa retrorrefletivo, metalizado resultante pode ser montado em um veículo para aumentar a sua visibilidade noturna através da capacidade do material de chapa eficientemente retro-refletir um feixe de luz de um farol ou de outra fonte através de uma ampla faixa de ângulo incidentes e de orientação. vantajosamente, o laminado também reflete pelo menos aproximadamente 3,5% de luz normal e próxima da normal em ângulos dentro de 5<198> de 45<198> de obliquity, vantajosamente fornecendo a este um alto fator de luminância diurna medido conforme requerido pelas normas de transporte.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "LAMINADO RETRORREFLETIVO DE CANTO DE CUBO METALIZADO E MÉTODO PARA FABRICA-LO", CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se genericamente a materiais de chapa retro rrefletí va, e especifica mente refere-se a um material de chapa de cantos de cubo retrorrefletivo metalizado que tem um alto fator de luminância diurna medido, e um método para a sua fabricação.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] O laminado retro rrefleti vo é conhecido na técnica anterior. Tal laminado inclui uma rede de elementos óticos independentemente retrorrefletivos. Os elementos podem ser esferas ou prismas. Os prismas piramidais mutua mente contíguos podem ser moldados ou gravados em um lado de um material de chapa transparente usualmente formado de plástico. Os prismas tem três faces as quais interceptam umas às outras em ângulos de 90ô. Tais prismas em forma de pirâmide são conhecidos na técnica como cantos de cubo. Os prismas de canto de cubo, não revestidos com uma camada de metal refletívo, possuem a propriedade de reflexão interna total retrorrefletiva (TIR) para os raios de luz incidentes que impingem as superfícies do canto de cubo dentro de uma certa faixa de ângulos crítica. Consequentemente, uma porção substancial de um feixe de luz direcionado a uma tal rede de cantos de cubo será retro-refleti da de volta na direção de sua fonte se este impingir a rede dentro da faixa de ângulos critica. Alternativa mente, as faces de prisma de canto de cubo podem ser revestidas com uma camada metálica refleti va para ser efetiva para mais raios incidentes, [003] O material de chapa retrorrefletiva é utilizado para melhorar a visibilidade noturna de sinalização de ruas e estradas, assim como de caminhões, ônibus e semi-reboques que freqüentemente viajam ao longo de rodovias interestaduais. Na última aplicação, fitas de material retrorrefletivo são tipicamente aderidas ao redor das bordas do reboque de modo que outros motoristas na vizinhança do veículo prontamente perceberão não somente a presença mas também a extensão do veículo. A utilização de tais fitas retrorrefletivas em caminhões e outros veículos indubitavelmente contribuiu para a segurança das estradas prevenindo as colisões noturnas as quais de outro modo teriam ocorrido.
[004] As sinalizações de estrada também utilizam o material de chapa retrorrefletiva, mas as especificações diferem em dois modos importantes. As fitas de caminhão não precisam ser conspicuamente iluminadas durante o dia, como precisam as sinalizações de estrada. As fitas de caminhão devem ser capazes de retro-refletir a luz em ângulos de incidência muito grandes, o que poucas sinalizações precisam.
[005] Os laminados de canto de cubo metalizados geralmente funcionam melhor durante as condições noturnas do que os laminados de canto de cubo não metalizados. Os cantos de cubo não metalizados baseiam-se inteiramente na TIR para a reflexão. Conseqüente-mente, a luz a qual impinge sobre as faces de prisma em um ângulo maior do que o ângulo crítico será refletida somente fracamente. Por exemplo, o laminado retrorrefletivo formado de um material transparente que tem um índice de refração de n = 1,5 o ângulo crítico é de aproximadamente 41,82°. A luz incidente em uma face a 41° perde 62% de sua intensidade. Um prisma de canto de cubo com as faces não metalizadas pode ter uma ou duas faces não conseguindo a TIR para uma específica iluminação que entra. Em contraste, quando os cantos de cubo de um laminado retrorrefletivo são metalizados pela aplicação de um fino revestimento de um material especular tal como o alumínio ou a prata, uma percentagem substancial de luz incidente sempre será retro-refletida independente do ângulo de incidência. Mesmo que a refletância efetiva total seja somente de aproximadamente 61% após a luz incidente impingir todas as três superfícies do canto de cubo necessárias para a retro-refletividade, considerando todos os ângulos de incidência e de orientação, a taxa líquida para a re-tro-reflexão é geralmente mais alta com os cantos de cubo metaliza-dos versus não metalizados. Outra vantagem dos cantos de cubo me-talizados versus não metalizados é que os cantos de cubo metalizados não requerem uma vedação hermética da superfície do material de laminado onde os cantos de cubo são moldados ou estampados. Tais vedações herméticas sacrificam aproximadamente 25-30% da área de laminado total, tornando o laminado não metalizado mais atenuado do que este de outro modo seria quando exposto a um feixe de um farol de automóvel. Em resumo, a maior retrorrefletância do laminado retror-refletivo metalizado versus não metalizado sobre uma faixa mais larga de ângulos de incidência em combinação com a não necessidade de vedações herméticas torna-o geralmente mais brilhante sob as condições noturnas.
[006] Infelizmente, as formas presentemente conhecidas de laminados de canto de cubo metalizados funcionam mal sob as condições diurnas. Esta é uma desvantagem principal, já que as normas de transporte nos Estados Unidos, Europa, China e Brasil requerem que tal laminado tenha um fator de luminância diurna mínima como medido por um colorímetro de 0/45 ou 45/0. Em contraste com o material de laminado de cantos de cubo não metalizado, o laminado metalizado pode parecer relativamente escuro sob as condições diurnas. Esta deficiência em luminância diurna resultou ou na utilização de materiais de laminado de cantos de cubo não metalizados os quais são inerentemente mais limitados no seu desempenho noturno ou na utilização de materiais de laminado de cantos de cubo metalizados que tem marcas brancas impressas sobre alguma fração da superfície, ou espaços brancos entre os prismas, o que melhora a luminância diurna mas degrada o desempenho noturno.
[007] Claramente existe uma necessidade de um laminado retror-refletivo de canto de cubo metalizado o qual mantenha todas as vantagens do desempenho noturno de tal laminado, mas o qual também esteja em conformidade com os padrões de luminância diurna exigidos pelas normas de transporte. Idealmente, tal material de laminado deve ser relativamente fácil e econômico de fabricar e montar em um veículo.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[008] Genericamente falando, a invenção é um laminado retrorre-fletivo metalizado capaz de refletir uma percentagem relativamente alta de luz incidente normal e próxima da normal em um ângulo de aproximadamente 45° que pode também eficientemente retro-refletir um feixe de luz sob as condições noturnas, A capacidade de refletir uma percentagem mais alta de luz incidente próxima da normal e um ângulo de aproximadamente 45° em relação ao laminado da técnica anterior proporciona ao laminado um fator de luminância diurna medida incomumente alto.
[009] O laminado compreende uma densa rede de cantos de cubo retrorrefletivos que tem uma altura uniforme média H sobre um lado de um material de laminado plano, transparente em que os cantos de cubo estão inclinados em um modo de borda mais paralela dentro de aproximadamente 1,5 graus de 1ün-9 graus, com n sendo o índice re-frativo do material de chapa transparente que forma os cantos de cubo. Com isto, quando os materiais plásticos que tem índices refrativos entre aproximadamente 1,45 e 1,65 são utilizados, os cantos de cubo estarão inclinados entre aproximadamente 4,0° e 9,0°. Um revestimen- to refletivo está provido sobre os cantos de cubo. Finalmente, a espessura média do material de chapa entre as bases dos cantos de cubo e o seu lado oposto está entre aproximadamente 0,75 H e 4,50 Η. A inclinação de borda mais paralela dos cantos de cubo de acordo com a fórmula acima mencionada em combinação com a espessura de material de chapa de 0,75 H a 4,50 H foi descoberta para fornecer um alto fator de luminância Y (isto é, > 0,20) em relação à chapa de cantos de cubo metalizada da técnica anterior como medido por um colorímetro de 0/45 ou 45/0. Além disso, tal laminado de cantos de cubo metaliza-do provê uma excelente retro-refletividade sob as condições noturnas tanto em termos de luminosidade absoluta, quanto na capacidade de eficientemente retro-refletir sob uma faixa de raios incidentes relativamente grande.
[0010] O eixo geométrico de um canto de cubo é a linha de seu vértice que faz ângulos iguais com as suas três faces. Um canto de cubo é dito estar inclinado se o seu eixo geométrico não for normal à superfície dianteira do laminado. Para o propósito desta patente, cada canto de cubo inclinado é dito ser inclinado ou de borda mais paralela ou de face mais paralela de acordo com a seguinte definição: Para um canto de cubo inclinado, se o mínimo dos três ângulos entre as bordas de diedro da superfície dianteira do laminado for pelo menos 19,472° menor do que o mínimo dos três ângulos entre as faces do cubo e a superfície dianteira do laminado, então a inclinação é de borda mais paralela; de outro modo esta é de face mais paralela.
[0011] Este material de chapa está de preferência coberto em todos os pontos com cantos de cubo mutuamente contíguos para maximizar o desempenho noturno. Na modalidade preferida, o revestimento refletivo é o alumínio, apesar deste poder ser formado de prata ou de qualquer outro material especular capaz de refletir uma grande porção de luz incidente. O material de chapa pode ser formado de um ma- terial plástico tal como o acrílico ou o policarbonato ou o poliéster que tem um índice de retração entre aproximadamente 1,45 e aproximadamente 1,65. Ainda, a espessura entre as bases dos cantos de cubo e o lado oposto do material de chapa plano está de preferência entre aproximadamente 1,5 H a aproximadamente 4,0 H, onde H é a altura do prisma de canto de cubo medido da base até o vértice, e quando o índice de retração é 1,49 (como seria o caso quando o acrílico é utilizado) está mais de preferência entre uma das faixas de 2,00 H a 2,75 H e 3,25 H a 3,75 Η. A rede de cantos de cubo pode ser formada de uma pautação de três conjuntos de ranhuras em vê paralelas que interceptam de modo que cada canto de cubo, quando visto no plano, está circundado por um triângulo ou quase triângulo formado pelas raízes das ranhuras em vê. Os triângulos circundantes podem ser isós-celes ou escalenos. Além disso, as profundidades das ranhuras em vê podem ser iguais ou desiguais.
[0012] Além do próprio material de chapa retrorrefletivo, a invenção também abrange um método para a fabricação de um material de chapa retro rrefleti vo que tem uma luminância diurna medida relativamente alta.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0013] A figura 1 é uma vista plana de uma seção de material de laminado de cantos de cubo que incorpora a invenção;
[0014] A figura 2 é uma seção transversal do laminado ilustrado na figura 1 ao longo da linha 2-2;
[0015] A figura 3 é um gráfico de traços de raios múltiplos que ilustra como o material de chapa retro rrefleti vo, metalizado da invenção reflete uma percentagem rei ativa mente alta de luz incidente de zero graus nos sensores localizados a 45° de um colo rí metro;
[0016] A figura 4 ilustra uma técnica de simulação utilizada para verificar a utilidade da invenção a qual utiliza um esquema de dois meios cantos de cubo circundados por uma caixa de espelho;
[0017] As figuras 5, 6 e 7 são gráficos que ilustram as mudanças no fator de luminância Y, como medido por três diferentes marcas de colorímetros de 0/45 ou 45/0, para diferentes espessuras do substrato na frente dos cantos de cubo. Cada um destes gráficos também compara o desempenho do laminado de cantos de cubo da invenção com a colorimetria hemisférica (0/d); e [0018] A figura 8 é um gráfico que ilustra as mudanças em retror- refletância de cantos de cubo metalizados dependendo de sua inclinação de borda mais paralela.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA MODALIDADE PREFERIDA
[0019] Com referência ás figuras 1 e 2, o material de chapa retror-refletivo 1 da invenção geral mente compreende uma densa rede de cantos de cubo 3 integralmente formada sobre uma superfície superior de um substrato 4 que tem uma superfície inferior plana 6. Os cantos de cubo 3 estão definidos por três conjuntos de ranhuras em vê 5a, 5b e 5c, As direções e os ângulos incluídos de cada um dos conjuntos de ranhuras em vê 5a, 5b e 5c são selecionados de modo que as três faces 7a, 7b e 7c de cada um dos cantos de cubo 3 interceptam umas às outras em ângulos retos. As raízes das ranhuras em vê 5a, 5b e 5c estão de preferência precisa mente definidas para maximizar a capacidade da rede de cantos de cubo 3 retro-refletir. Os cantos de cubo também refletem alguma luz incidente normal ou próximo da normal em um ângulo de aproximadamente 45°, o que por sua vez promove uma luminância diurna medida rei ativa mente alta, como daqui em diante explicado.
[0020] Como melhor visto na figura 2, os vértices 9 de cada um dos cantos de cubo 3 são de preferência todos da mesma altura H, enquanto que a altura do substrato 4 neste exemplo específico é de 2,25 H. Deve ser notado que a altura do substrato 4 em relação à altu- ra dos cantos de cubo pode estar entre 0,75 H e 0,45 H. Além disso, o laminado 1 é de preferência formado de um material que tem um índice de refração entre aproximadamente 1,45 e aproximadamente 1,65, tal como o acrílico ou o policarbonato ou o poliéster. O laminado pode também ser formado de camadas de materiais de diferentes índices refrativos. Apesar da altura H ser igual para cada uma das raízes de ranhuras 5a ilustradas nas figuras, a invenção abrange laminados em que as alturas H dos cantos de cubo são irregulares como um resultado das raízes das ranhuras em vê 5a, 5b e 5c sendo formadas em diferentes profundidades no substrato 4. Sob tais circunstâncias, a altura H deverá ser considerada como a média das profundidades das três raízes de ranhura 5a, 5b e 5c em relação aos vértices 9, e a espessura do substrato deverá ser considerada como a média das distâncias das três raízes de ranhura 5a, 5b e 5c para a superfície inferior 6. É necessário medir a altura do cubo e a espessura do substrato das raízes de ranhura neste caso de profundidades de ranhura desigual porque não existem bases triangulares circunscrevendo os cantos de cubo 3, mas somente bases quase triangulares (isto é, triângulos construídos das interseções aparentes das raízes de ranhura em vê 5a, 5b e 5c como visto em uma vista plana do material de chapa). As mesmas razões de H para espessura de substrato deverão aplicar-se a laminados que tem cantos de cubo 3 formados de ranhuras de profundidade igual e de ranhuras de profundidade desigual.
[0021] Como mostrado na figura 2, as superfícies externas dos cantos de cubo 3 estão de preferência revestidas com um metal refle-tivo, tal como a prata ou o alumínio, apesar de outros metais poderem ser utilizados para conseguir o efeito da invenção (por exemplo, as ligas de prata, a platina, o ouro, etc.). Os cantos de cubo 3 e o substrato 4 são de preferência integralmente formados como indicado por es-tampagem a quente sobre uma chapa plana de material plástico trans- parente com uma forma metálica tendo uma forma complementar. Métodos de moldagem ou de fundição para formar os cantos de cubo são também possíveis. Deve ser notado que apesar da chapa de material plástico transparente poder ser toda de um mesmo tipo de plástico, esta pode também ser formada de camadas de diferentes tipos de plástico.
[0022] Com referência novamente à Figura 2, um eixo geométrico 13 é a linha que faz ângulos iguais com as três faces do canto de cubo. Os eixos geométricos de cubo 13 os quais estendem-se através dos vértices 9 de cada um dos cantos de cubo 3 estão de preferência inclinados em relação ao um eixo geométrico 15 o qual é normal à superfície plana 6 do substrato 4 do laminado 1. Na modalidade preferida, o ângulo A de inclinação de eixo geométrico é entre aproximadamente 4,5° e 8,5°. Um canto de cubo tem uma inclina ção quando o seu eixo geométrico está inclinado em relação à normal do laminado. O ângulo de inclinação do cubo é o ângulo de inclinação do eixo geométrico. A inclinação do cubo está adicionalmente descrita como sendo ou de borda mais paralela ou de face mais paralela de acordo com a definição acima fornecida. Os cantos de cubo desta invenção tem uma inclinação de borda mais paralela. A faixa desejada de ângulo de inclinação pode variar com o índice de refração do material que forma o laminado. Por exemplo, se o acrílico for utilizado, o índice de refração seria de aproximadamente 1,49, e o ângulo de inclinação seria entre aproximadamente 4,5° e aproximadamente 7,5°. Em contraste, se um material que tem um índice de refração mais alto for utilizado, tal como o policarbonato, o ângulo de inclinação variaria entre 5,5° e aproximadamente 8,5°. Como uma regra de polegar, a faixa de inclinação desejada é aquela entre aproximadamente 1,5 graus ou menos do que 10n-9 graus onde n é o índice refletivo do laminado nos cubos.
[0023] A inclinação de cantos de cubos triangulares metalizados afeta a eficiência retrorrefletiva. A figura 8 mostra como a eficiência geométrica varia com a inclinação em quatro ângulos de incidência de 5° 30° 40° e 60°. Na figura 8 foi feita a média d as eficiências em ângulos de orientação de 0° e 90° como seria o caso com uma rede "pinada" ou "azulejada" que consiste em estas duas orientações. Isto é razoável para um material de marcação de caminhão, o qual é aplicado em ambos os sentidos sobre o caminhão. Como fica evidente de uma comparação do gráfico, apesar da inclinação de borda mais paralela aumentar a eficiência de retrorrefletância nos maiores ângulos de incidência (isto é, 60*), esta diminui a eficiência de retrorrefletância nos ângulos menores (5° 30° e 40°). O inventor descobr iu que uma inclinação entre 4,5° e 8,5° otimiza o desempenho total para todas as orientações e ângulos de incidência tanto para o desempenho noturno quanto para o fator de luminância diurno medido.
[0024] Na modalidade preferida ilustrada na figura 1, os três conjuntos de ranhuras em forma de vê 5a, 5b e 5c definem uma rede de triângulos isósceles os quais circunscrevem a base 17 de cada um dos cantos de cubo 3. No entanto, a invenção também abrange os cantos de cubo que tem bases que são definidas por triângulos escalenos e os cantos de cubo formados por ranhuras de profundidades desiguais as quais por meio disto não circunscrevem uma base de triângulo. Os últimos cantos de cubo são denominados quase triangulares, como anteriormente definido.
[0025] A figura 3 é uma simulação de traços de raios de como um colorímetro idealizado "veria" o laminado da invenção durante um teste de luminância. Nesta simulação, os cantos de cubo 3 tem um ângulo de inclinação de 5° e a altura do substrato 4 é de 2H, duas vezes a altura dos cantos de cubo 3, e o índice de refração é 1,50. Nesta simulação, uma grande fração de luz 19 incidente sobre o laminado 1 em um ângulo de incidência β de aproximadamente 0o, o qual não retro- reflete, parece ser refletida pelo laminado 1 ou em um ângulo de 0o ou em um ângulo de aproximadamente 45°. Esta é somente uma única vista, mas os ângulos de 45° estão no plano mostrado. Os sensores 23 do colorímetro estão localizados em um anel em um ângulo de 45°. A figura 3 realmente provê uma indicação de que uma generosa percentagem de luz incidente de 0o será refletida diretam ente nos sensores 23. Ainda mais importantemente, ainda tais simulações indicam que a luz que entra 19 a qual impinge sobre o laminado 1 em um ângulo próximo da normal será também finalmente refletida como a luz que sai 21 em quase um tal ângulo de 45°. O inventor acredita que a reflexão de 45° pode ser devida à luz incidente 19 não sendo retro-refletida por um primeiro canto de cubo 3 mas ao contrário refletida em grande obliquity para a superfície dianteira do substrato 4 onde a TIR a retorna para outro canto de cubo 3. Este processo de salto de canto de cubo pode continuar para ainda outros cantos de cubo 3. O canto de cubo final envia a luz menos obliquamente para a superfície dianteira do substrato 4 onde esta finalmente reemerge do laminado 1 em um ângulo de 45°. O resultado final é que uma percentagem desproporcionalmente alta de luz que entra 19 tanto normal quanto próximo da normal é finalmente refletida pelo laminado 1 direcionando para os sensores 23 localizados a 45° e quase 45° presentes nos colorímetros de 0/45. A reversibilidade ótica assegura resultados similares com os colorímetros de 45/0. Um tal padrão de reflexão resulta em um fator de luminância diurno medido muito alto que freqüentemente aproxima-se de 0,40, como será aqui após discutido em mais detalhes.
[0026] Apesar desta especificação descrever a percentagem de luz refletida em aproximadamente 45° como sendo "alta" ou "generosa" ou palavras de efeito igual, deve ser reconhecido que a percentagem de luz refletida em 45° é alta somente em um sentido relativo para a quantidade de luz refletida em 45°produzida pelos laminados retror- refletivos da técnica anterior. Os cálculos indicam que somente aproximadamente 3,5% de luz normal e próximo da normal precisa ser refletida em um ângulo de quase 45° (a saber, dentro de mais ou menos 5o) para um colorímetro de 0/45 que tem uma tal ilu minação normal ou próximo da normal e que tem sensores de luz preenchendo aquele anel para obter um valor de Y relativamente alto de 0,2. Mais genericamente, para uma detecção de colorímetro de 0,45 dentro de mais ou menos D graus de 45°, aproximadamente 0,7D por cento da iluminação do colorímetro precisa ser refletida dentro daquela faixa de ângulo de sensor para o valor de Y ser medido em 0,2.
[0027] A figura 4 ilustra a técnica de simulação que foi utilizada na geração dos gráficos ilustrados nas Figuras 5, 6 e 7. Especificamente, a figura 4 ilustra dois meios cantos de cubo 3A e 3B circundados por uma caixa de espelho simulada 25 ilustrada tracejada. Para os propósitos das simulações ilustradas nos gráficos das figuras 5, 6 e 7, é assumido que a caixa de espelho 25 tenha lados 100% refletivos.
[0028] As Figuras 5, 6 e 7 ilustram os resultados de uma simulação de traços de raios utilizando os dois meios cubos e a caixa de espelho da figura 4. As simulações das figuras 5, 6 e 7 assumiram um ângulo de inclinação de canto de cubo de 5,25° e um material que tem um índice de refração de 1,49, tal como o acrílico. O eixo geométrico vertical é o fator de luminância de 0/45 (Y) resultante, enquanto que o eixo geométrico horizontal indica aquela espessura do substrato 4 do laminado 1 em relação à altura dos cantos de cubo. Para propósitos de comparação em cada uma das simulações ilustradas nas Figuras 5-7, um fator de luminância como medido com geometria hemisférica (0/d) (cujos marcadores de gráfico são pontos redondos) está também incluído. O fator de luminância como medido com a geometria hemisférica aproxima a luminosidade diurna que o laminado da invenção é provável apresentar para um observador real. Como fica evidente des- tas figuras, o fator de luminância diurno de 0/45 medido está entre duas e quatro vezes o fator de luminância diurno real.
[0029] A figura 5 é o resultado simulado utilizando um colorímetro de 0/45 ASTM E2301 "árbitro". Os detalhes do instrumento estão fornecidos na seção 6 deste Método de Teste Padrão ASTM. Neste dispositivo específico, a luz que entra 19 preenche um cone de meio ângulo de 5oem relação ao impingimento normal. Os sensores 23 estão montados em um anel o qual circunda a face dianteira do laminado 1. Os sensores estão localizados para cobrir 45°± 5o de obliquity. Como pode ser visto do gráfico em todos os casos o laminado metalizado 1 da invenção tem uma alta refletância Y medida (acima de 0,30) através de uma faixa de espessuras de substratos inteira de 0,75 H até 4,50 H. Especificamente, uma refletância medida próxima de 0,40 ocorre com espessuras de substrato de 2,00 a 2,50 H, e novamente em 3,25 até 3,75 H.
[0030] A figura 6 ilustra o resultado simulado de um instrumento Gretag MacBeth modelo CE2145 comercial. Para propósito de simulação este instrumento de 45/0 foi tratado como um instrumento de 0/45. Um tal colorímetro testaria o laminado 1 com a luz que entra 19 preenchendo um cone estreito de meio ângulo de 2o ao red or do impingimento normal, e por sua vez mediria a intensidade da luz que sai 21 com um anel que tem sensores 23 cobrindo 45°± 6o de obliquity. Como fica evidente do gráfico da figura 6, um fator de luminância medido que se aproxima de 0,40 ocorre com uma altura de substrato que está entre 2,00 a 2,75 H, e 3,25 a 3,75 H.
[0031] Finalmente, a figura 7 ilustra um teste simulado do laminado 1 da invenção com um instrumento Hunter Lab Scan modelo 6000 comercial mais antigo. Um tal colorímetro supre um cone de luz que entra 19 que está dentro de 7,5°de impingimento normal, e tem um anel de sensores que cobre 45°± 1o de obliquity. Apesar da simulação no colorímetro Hunter Lab Scan ter indicado valores de luminância medida mais baixos através da faixa de alturas de substrato os quais apenas ultrapassaram 0,30, os máximos estavam novamente situados nas faixas de altura de 1,75 a 2,25 H e 3,25 a 3,75 H.
[0032] Em todas as simulações acima mencionadas, a área de amostra foi assumida ser infinitamente pequena comparada com as outras dimensões do colorímetro. Isto é equivalente a assumir uma ótica telecêntrica no colorímetro, o que não é inteiramente realista. Conseqüentemente, os valores reais podem ser um pouco menores do que os valores obtidos durante as simulações ilustradas nas Figuras 5- 7. De qualquer modo, os fatores de luminância medidos em todos os casos eram substancialmente mais altos do que os fatores de luminância medidos associados com os materiais de chapa retrorrefletivos da técnica anterior tanto por simulação quanto em fato real.
REIVINDICAÇÕES

Claims (9)

1. Laminado retrorrefletivo de canto de cubo metalizado compreendendo: uma folha plana transparente (1) tendo uma densa rede de cantos de cubo (3) e um substrato (4), em que os cantos de cubo (3) são revestidos com material reflexivo caracterizado pelo fato de que os cantos de cubo (3) são inclinados com relação ao eixo; em que cantos de cubo (3) são inclinados de borda mais paralela em um ângulo dentro de 1,5 graus de 10n-9 graus calculado com n sendo o índice refrativo do laminado nos cantos de cubo (3), em que um canto de cubo (3) tem inclinação quando um canto de cubo (3) é angulado em relação ao laminado e o canto de cubo (3) é ainda inclinado de borda mais paralela, a borda mais paralela significando que o mínimo dos três ângulos entre as bordas diédri-cas e a superfície frontal do laminado é pelo menos 19,472° menor do que o mínimo dos três ângulos entre as faces do cubo e a superfície frontal do laminado, em que o substrato (4) tem uma espessura na faixa de entre 0,75 e 4,50 vezes uma altura de canto de cubo (H), e em que o canto de cubo (3) é formado a partir do resultado dos três conjuntos das ranhuras paralelas em V (5a,5b,5c) que intersecta de modo que cada canto de cubo (3), quando visto em plano, está rodeado por um triângulo, e em que o laminado resultante (1) é tanto retrorref letivo quanto possui um fator de luminância medido superior a 0,20 quando medido com um colorímetro de 0/45 com lami-nação se estendendo a 5 graus a partir da normal, e tendo detecção em um espaço anular a partir de 40 graus a 50 graus.
2. Laminado, de acordo com a reivindicação 1, caracteri- zado pelo fato de que os cantos de cubo (3) são inclinados de borda mais paralela em um ângulo de 1 grau dos 10n-9 graus ou dentro de 0,5 graus dos 10n-9 graus.
3. Laminado, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a espessura de substrato está entre 1,75 H e 4,00 H, preferivelmente entre 2,00 H a 2,75 H ou 3,25 H a 3,75 H.
4. Laminado, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o material de chapa (1) é formado de um ou mais plásticos com índices refrativos na faixa de 1,45 a 1,65, ou a partir de um ou ambos acrílico e policarbonato.
5. Laminado, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que os cantos de cubo (3) são definidos por três conjuntos de ranhuras em V (5a,5b,5c) tendo raízes de igual profundidade em relação aos vértices (9) dos cantos de cubo (3), e as raízes das ranhuras em V (5a,5b,5c) definem triângulos isós-celes ao redor dos cantos de cubo (3), ou em que os cantos de cubo (3) são definidos por três conjuntos de ranhuras em V (5a,5b,5c), e em que as raízes das ranhuras em V (5a,5b,5c) formam triângulos não isósceles ao redor dos cantos de cubo (3), ou em que os cantos de cubo (3) são definidos por três conjuntos de ranhuras em V (5a,5b,5c) tendo raízes não todas da mesma profundidade em relação aos vértices (9) dos cantos de cubo (3).
6. Método para fabricar um laminado retrorrefletivo conforme definido na reivindicação 1, que é capaz de refletir uma luz incidente em um ângulo de 45° compreendendo as etapas de: prover uma densa rede de cantos de cubo (3) retrorrefleti-vos sobre um lado de um material de chapa plana transparente (1), o balanço do material de chapa plana (1) definindo um substrato (4) para os cantos de cubo (3), e proporcionar um revestimento refletivo sobre os cantos de cubo (3), caracterizado pelo fato de que os cantos de cubo (3) são inclinados de borda mais paralela em um ângulo de 1,5 graus de 10n-9 graus calculado com n sendo o índice refrativo do material de chapa (1) que forma os cantos de cubo (3).
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a altura dos cantos de cubo (3) do substrato (4) é H, e ainda compreendendo a etapa de fazer a espessura do substrato (4) estar entre 1,75 H e 4,00 H.
8. Método, de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracterizado pelo fato de que ainda compreende a etapa de revestir todas as porções do material de chapa (1) com os cantos de cubo retrorrefle-tivos (3) e/ou em que o revestimento refletivo é um dentre alumínio ou prata, e em que o material de chapa (1) é formado de um dentre acrílico ou policarbonato, ou camadas de ambos.
9. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 8, caracterizado pelo fato de que os cantos de cubo (3) são formados a partir de três conjuntos de ranhuras em V (5a,5b,5c) intercep-tantes tendo raízes de igual profundidade em relação aos vértices (9) dos cantos de cubo (3), as raízes formando triângulos isósceles ao redor de cada canto de cubo (3), preferencialmente em que os triângulos que circundam os cantos de cubo (3) são não isósceles.
BRPI0604546A 2005-11-09 2006-11-08 laminado retrorrefletivo de canto de cubo metalizado e método para fabrica-lo BRPI0604546B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/269,903 US7445347B2 (en) 2005-11-09 2005-11-09 Metallized cube corner retroreflective sheeting having a high measured daytime luminance factor

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0604546A BRPI0604546A (pt) 2007-08-28
BRPI0604546B1 true BRPI0604546B1 (pt) 2017-03-07

Family

ID=37667610

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0604546A BRPI0604546B1 (pt) 2005-11-09 2006-11-08 laminado retrorrefletivo de canto de cubo metalizado e método para fabrica-lo

Country Status (8)

Country Link
US (1) US7445347B2 (pt)
EP (1) EP1785752A1 (pt)
KR (1) KR100936581B1 (pt)
CN (1) CN1963569B (pt)
AU (2) AU2006208420A1 (pt)
BR (1) BRPI0604546B1 (pt)
RU (1) RU2380730C2 (pt)
ZA (1) ZA200608952B (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2445046A (en) * 2007-07-21 2008-06-25 Peter Smith Vehicle security device monitoring presence of a signal returned from a vehicle responder
KR20090067654A (ko) * 2007-12-21 2009-06-25 김봉주 재귀반사소자 및 이를 구비한 재귀반사체
BRPI0907219A8 (pt) * 2008-01-14 2015-09-29 Avery Dennison Corp retrorrefletor para uso em aplicações de tela de toque e sistemas de sensor de posição
KR101534893B1 (ko) * 2008-10-22 2015-07-07 쓰리엠 이노베이티브 프로퍼티즈 캄파니 재귀반사성 시트류
CN102576104B (zh) * 2009-08-25 2014-10-29 艾利丹尼森公司 包括后向反射棱镜元件和蚀刻的反射金属涂层的后向反射制品
CN102859475B (zh) 2009-12-11 2015-08-19 艾利丹尼森公司 用在触屏中的位置检测系统和在此使用的棱镜薄膜
CA2815786C (en) * 2010-10-29 2015-07-07 Nippon Carbide Industries Co., Inc. Cube-corner retroreflective sheeting
US9651721B2 (en) 2012-08-27 2017-05-16 Avery Dennison Corporation Retroreflector with low refractive index backing
US9529125B2 (en) 2013-01-28 2016-12-27 Aura Optical Systems, Lp Metalized microprismatic retroreflective sheeting with improved observation angularity
US9599757B2 (en) 2014-10-10 2017-03-21 Microsoft Technology Licensing, Llc Increased accuracy corner cube arrays for high resolution retro-reflective imaging applications
US10302954B2 (en) * 2015-06-12 2019-05-28 Nippon Carbide Industries Co., Inc. Image display device
CN104991299A (zh) * 2015-07-09 2015-10-21 西南科技大学 一种立方角锥型回归反射材料反射光强度的方法
CN109154769B (zh) * 2016-03-11 2021-12-21 米拉维兹公司 用于逆反射显示系统优化的定制化反射轮廓特征
TWI756466B (zh) * 2017-08-29 2022-03-01 美商艾維利 丹尼森公司 用於基於投影機的顯示系統的回射片
CN109492069B (zh) * 2018-11-02 2020-06-26 中国地质大学(武汉) 一种基于射线计算单元的移动立方体并行计算方法及系统
EP4010743A1 (en) 2019-08-05 2022-06-15 Avery Dennison Corporation Retroreflective films comprising fluorescent dyes

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4588258A (en) 1983-09-12 1986-05-13 Minnesota Mining And Manufacturing Company Cube-corner retroreflective articles having wide angularity in multiple viewing planes
US5138488A (en) 1990-09-10 1992-08-11 Minnesota Mining And Manufacturing Company Retroreflective material with improved angularity
US5272562A (en) 1993-02-05 1993-12-21 Minnesota Mining And Manufacturing Company Cube-corner retroreflective articles
US6206525B1 (en) 1994-09-28 2001-03-27 Reflexite Corporation Miniature micro prism retroreflector
US5565151A (en) 1994-09-28 1996-10-15 Reflexite Corporation Retroreflective prism structure with windows formed thereon
KR100390278B1 (ko) * 1995-06-09 2003-10-10 미네소타 마이닝 앤드 매뉴팩춰링 캄파니 타일링된재귀반사시트
US5706132A (en) 1996-01-19 1998-01-06 Minnesota Mining And Manufacturing Company Dual orientation retroreflective sheeting
EP0887665B1 (en) * 1996-10-18 2004-12-22 Nippon Carbide Kogyo Kabushiki Kaisha Triangular pyramidal cube corner type retroreflective sheet
US6036322A (en) 1997-12-01 2000-03-14 Reflexite Corporation Multi-orientation retroreflective structure
JP3975001B2 (ja) * 1998-04-22 2007-09-12 日本カーバイド工業株式会社 三角錐型キユーブコーナー再帰反射シート
US6902280B2 (en) * 2002-12-17 2005-06-07 Avery Dennison Corporation Tri-level cube corner ruling
US7156527B2 (en) 2003-03-06 2007-01-02 3M Innovative Properties Company Lamina comprising cube corner elements and retroreflective sheeting

Also Published As

Publication number Publication date
EP1785752A1 (en) 2007-05-16
CN1963569B (zh) 2011-03-23
AU2006208420A1 (en) 2007-05-24
BRPI0604546A (pt) 2007-08-28
AU2011202205C1 (en) 2012-03-01
US20070103781A1 (en) 2007-05-10
KR20070049954A (ko) 2007-05-14
KR100936581B1 (ko) 2010-01-13
RU2380730C2 (ru) 2010-01-27
AU2011202205A1 (en) 2011-06-02
US7445347B2 (en) 2008-11-04
AU2011202205B2 (en) 2011-10-20
RU2006138679A (ru) 2008-05-10
CN1963569A (zh) 2007-05-16
ZA200608952B (en) 2009-05-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0604546B1 (pt) laminado retrorrefletivo de canto de cubo metalizado e método para fabrica-lo
US11505903B2 (en) Methods and apparatus for ultra wide entrance angle reflective articles for use with autonomous vehicle machine vision systems
US6048069A (en) Wide angle image-displaying sheet and system
JP3677075B2 (ja) 路面表示シート材料
JP3001974B2 (ja) 改良された角度性を有する逆反射材料
US10302954B2 (en) Image display device
US9182525B2 (en) Retro reflector including at least one corner and two mutually parallel vertical faces
US20180164596A1 (en) Image display device
US4182548A (en) Retroreflective marking tape
US6120879A (en) Dual use reflective article
EP1062531B1 (en) Wide angle image-displaying sheet and system
RU2627960C2 (ru) Световозвращающее листовое покрытие, имеющее полутоновую печатную переднюю поверхность
KR101106009B1 (ko) 표지병
KR200421310Y1 (ko) 재귀반사유닛 및 그 재귀반사유닛을 구비한 재귀반사체
WO1999015920A1 (en) Reflective article incorporating highly nonorthogonal reflecting surfaces
KR100909386B1 (ko) 교통안전표지용 재귀반사체
KR101060431B1 (ko) 재귀반사소자 및 이를 구비한 재귀반사체
KR100924438B1 (ko) 교통안전표지용 재귀반사체
ITVI20060152A1 (it) Elemento e dispositivo catadiottrico preferibilmente per segnaletica stradale e relativo dispositivo ottico
KR20090084601A (ko) 재귀반사체
GB2048508A (en) Retroreflective marking tape

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2602 DE 17-11-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.