BRPI0602825A2 - formulação de pó efervescente auto-refrigerante para bebidas e uso de formulação em pó efervescente - Google Patents

formulação de pó efervescente auto-refrigerante para bebidas e uso de formulação em pó efervescente Download PDF

Info

Publication number
BRPI0602825A2
BRPI0602825A2 BRPI0602825-0A BRPI0602825A BRPI0602825A2 BR PI0602825 A2 BRPI0602825 A2 BR PI0602825A2 BR PI0602825 A BRPI0602825 A BR PI0602825A BR PI0602825 A2 BRPI0602825 A2 BR PI0602825A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
formulation according
bicarbonate
formulation
sodium bicarbonate
citric acid
Prior art date
Application number
BRPI0602825-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Aires Lacovone
Alessandro Rizzato
Munhoz Maisa Peixoto
Original Assignee
Rhodia Br Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rhodia Br Ltda filed Critical Rhodia Br Ltda
Priority to BRPI0602825-0A priority Critical patent/BRPI0602825A2/pt
Priority to ARP070102766A priority patent/AR061609A1/es
Priority to US12/305,050 priority patent/US20100003384A1/en
Priority to PCT/BR2007/000164 priority patent/WO2007147226A1/en
Publication of BRPI0602825A2 publication Critical patent/BRPI0602825A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L2/00Non-alcoholic beverages; Dry compositions or concentrates therefor; Their preparation
    • A23L2/40Effervescence-generating compositions

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Nutrition Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Non-Alcoholic Beverages (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)

Abstract

FORMULAçãO DE Pó EFERVESCENTE AUTO-REFRIGERANTE PARA BEBIDAS E USO DE FORMULAçãO EM Pó EFERVESCENTE. Formulação de Pó efervescente com poder auto-refrigerante que consiste em uma mistura de bicarbonato de sódio, ácido cítrico e ácido tartárico, útil para a obtenção de uma bebida gaseificada instantânea.FORMULAçãO DE Pó EFERVESCENTE AUTO-REFRIGERANTE PARA BEBIDAS E USO DE FORMULAçãO EM Pó EFERVESCENTE. Formulação de Pó efervescente com poder auto-refrigerante que consiste em uma mistura de bicarbonato de sódio, ácido cítrico e ácido tartárico, útil para a obtenção de uma bebida gaseificada instantânea.

Description

"FORMULAÇÃO DE PÓ EFERVESCENTE AUTO-REFRIGERANTE PARA BEBIDAS E USO DE FORMULAÇÃO EM PÓ EFERVESCENTE"
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a formulação de pó efervescente auto-refrigerante para bebidas, para se obter, ao se misturar com água ou suco, uma bebida refrigerante gaseificada instantânea.
Fundamentos da Invenção
A arte de se fazer bebidas efervescentes existe desde o século XIX. A patente norte americana US541.255, de 1895, já divulgava uma invenção de bebida efervescente, à base de uma mistura de grânulos contendo um bicarbonato alcalino e, separadamente, um ácido orgânico, revestidos com açúcar. De acordo com esse documento, os grânulos, quando em solução, apresentam aparência e gosto de champagne, e o efeito efervescente dura apenas de dez a trinta minutos.
Um dos problemas que existe ao se fazer bebidas efervescentes é a liberação de gás carbônico, que quase sempre não chega a durar muito, como na referência citada acima. Para isso adiciona-se uma quantidade maior de bicarbonato, e conseqüentemente uma quantidade maior de ácido, para se obter um efeito prolongado da liberação de gás carbônico. Porém, com um aumento na quantidade de bicarbonato, o pH da solução tende a aumentar com o tempo, proporcionando a solução um sabor salino.
Outro exemplo relacionado à fabricação de bebidas efervescentes é a mistura de um bicarbonato alcalino com apenas um ácido orgânico, por exemplo, bicarbonato de sódio e ácido cítrico, ou bicarbonato de sódio e ácido málico, como pode se ver no documento de patente JP60166376, o qual descreve uma bebida efervescente, feita a partir de uma combinação de um bicarbonato com um ácido, com poder auto-refrigerante.
Na patente americana US3.660.107 o problema mencionado de gosto salino do bicarbonato é tratado utilizando-se uma combinação de dois ácidos orgânicos com um bicarbonato alcalino, sendo esses ácido tartárico, ácido cítrico e bicarbonato de sódio, numa proporção de 2 : 1 : 4, respectivamente. Mas como se pode ver, a quantidade de bicarbonato de sódio ainda é maior que a dos ácidos, isso porque acreditava-se que era a quantidade de bicarbonato de sódio que seria responsável pela liberação de gás na solução.
Desenvolveu-se nesta invenção uma técnica inovadora para ser utilizada na fabricação de produtos em pó efervescentes para bebidas, que faz com que o pH ácido da solução se mantenha substancialmente constante, com prolongada liberação de gás, além de poder auto-refrigerante.
Descrição da Invenção
Todas as quantidades em porcentagem aqui presentes se referem à porcentagem em relação ao peso total da formulação da invenção.
A invenção consiste na combinação de um bicarbonato alcalino ou alcalino terroso com dois ácidos orgânicos distintos, aceitáveis para consumo alimentar, sendo a quantidade de bicarbonato menor ou igual à maior quantidade de um ou de outro ácido. Essa combinação utiliza uma quantidade menor de bicarbonato que as encontradas do estado da técnica, assim como quantidades limitadas dos ácidos, fazendo com que não ocorra aumento do pH, e, conseqüentemente, evitando a necessidade de uma quantidade maior de ácidos para obter emissão prolongada de gás carbônico e diminuição da temperatura da solução.
O teor da combinação acima, dentro da formulação da invenção, varia entre cerca de 1.89% e cerca de 8.5%.
Bicarbonatos adequados à formulação da presente invenção são bicarbonato de sódio, bicarbonato de cálcio, bicarbonato de potássio, bicarbonato de bário, bicarbonato de estrôncio e bicarbonato de magnésio. De forma particular, sem excluir qualquer outra, utiliza-se bicarbonato de sódio.
A expressão indicativa de ácidos "aceitáveis para consumo alimentar" indica qualquer material ácido tendo pKa de menos de cerca de 5, preferivelmente na faixa entre 2 e 5, considerado seguro para ingestão por humanos. Alguns exemplos mais comuns, sem excluir quaisquer outros, são ácido cítrico, ascórbico, málico, succínico, tartárico, fosfórico e fosfato monopotássico. São particularmente adequados os ácidos orgânicos como cítrico, tartárico e málico, preferencialmente cítrico e tartárico.
Dentro de uma realização específica, a invenção consiste em uma combinação de bicarbonato de sódio com os ácidos cítrico e tartárico. De forma adequada, a quantidade de bicarbonato é menor ou igual a 3%, a de ácido cítrico menor ou igual a 2.5% e a de ácido tartárico menor ou igual a 3%. Particularmente, bicarbonato de sódio pode variar entre 0.88% e 2.5%, ácido cítrico entre 0.05% e 2.5% e ácido tartárico entre 0.88% e 3%.
Proporções adequadas de bicarbonato de sódio, ácido cítrico e ácido tartárico, na presente invenção, são, respectivamente: - 2:1:3
- 2.5 : 2 : 2.5
- 2.5 : 2.5 : 2
- 2.5 : 2 : 3
- 1 : 0.05 : 1
- 1:1:1
O pH obtido pela formulação da invenção quando dissolvida em água é substancialmente constante, por ao menos 1 hora, particularmente por ao menos 2 horas. Tal pH constante é menor que 4, particularmente menor que 3.5 e mais particularmente menor que 3.
A liberação de gás carbônico obtida pela dissolução da formulação da invenção em água ocorre ao longo de ao menos 1 hora, particularmente ao longo de ao menos duas 2 horas.
A formulação da invenção pode propiciar uma diminuição entre 1°C e 10°C da temperatura da bebida obtida pela sua dissolução em água cuja temperatura é, no máximo, a temperatura ambiente, particularmente menor que 10°C ou menor que 59C. A redução de temperatura ocorre em até cerca de dois minutos após o contato da formulação com o líquido.
De forma particular, uma proporção percentual mínima adequada da combinação de bicarbonato de sódio, ácido cítrico e ácido tartárico é de 0.88% : 0.05% : 0.88%, em que a combinação apresenta um pH em torno de 3.5, considerado ideal para bebidas refrigerantes, sem apresentar o gosto salino comum em pH básico e também não é ácido demais a ponto de tornar desagradável o consumo da bebida.
A formulação da invenção apresenta-se sob forma sólida, por exemplo, em pó, em grânulos ou em tablete. Seu uso é voltado à obtenção de uma bebida que se auto-resfria e que libera gás, ao ser dissolvido em líquidos aceitáveis para ingestão, por exemplo, água, sucos naturais, etc.
A formulação da invenção pode conter outros aditivos, por exemplo, um ou mais adoçantes, açúcares, anti-umectantes, corantes, flavorizantes, aromatizantes, etc.
Os gráficos mencionados a seguir mostram os efeitos vantajosos da combinação dos três compostos.
Os gráficos 1 e 2 revelam soluções conhecidas da técnica enquanto que o gráfico 3 refere-se à presente invenção.
Descrição das Figuras
O gráfico 1 ilustra a variação do pH em relação ao tempo, para uma combinação de bicarbonato de sódio e ácido cítrico apenas. Cada letra corresponde a uma proporção diferente:
a. 4% de bicarbonato de sódio e 3% de ácido cítrico; b. 3% de bicarbonato de sódio e 3% de ácido cítrico;
c. 2% de bicarbonato de sódio e 3% de ácido cítrico;
d. 3% de bicarbonato de sódio e 4% de ácido cítrico;
e. 2.5% de bicarbonato de sódio e 4% de ácido cítrico.
Nessas condições o pH varia entre 6 e 4, e dificilmente se mantém constante.
O gráfico 2 ilustra a variação de pH em relação ao tempo, para uma combinação de bicarbonato de sódio e ácido tartárico apenas. Cada letra corresponde a uma proporção diferente:
a. 2% de bicarbonato de sódio e 3.5% de ácido tartárico;
b. 3% de bicarbonato de sódio e 3% de ácido tartárico;
c. 2% de bicarbonato de sódio e 3% de ácido tartárico;
d. 1.75% de bicarbonato de sódio e 3% de ácido tartárico;
e. 2.25% de bicarbonato de sódio e 2.5% de ácido tartárico;
f. 2.5% de bicarbonato de sódio e 4% de ácido tartárico;
g. 2.5% de bicarbonato de sódio e 3.5% de ácido tartárico.
Pode-se ver mais uma vez a dificuldade do pH em se manter constante. Neste caso a mistura apresentou um caráter mais ácido, em conseqüência da diminuição da quantidade de bicarbonato de sódio.
O gráfico 3 ilustra a variação de pH em relação ao tempo, para uma combinação de bicarbonato de sódio, ácido cítrico e ácido tartárico. Cada letra corresponde a uma proporção diferente:
a. 2.5% de bicarbonato de sódio, 2% de ácido cítrico e 2% de ácido tartárico;
b. 2.5% de bicarbonato de sódio, 2% de ácido cítrico e 2.5% de ácido tartárico;
c. 2.5% de bicarbonato de sódio, 2.5% de ácido cítrico e 2% de ácido tartárico;
d. 3% de bicarbonato de sódio, 2% de ácido cítrico e 2.5% de ácido tartárico;
e. 2.5% de bicarbonato de sódio, 2% de ácido cítrico e 3% de ácido tartárico;
f. 2.5% de bicarbonato de sódio, 1 % de ácido cítrico e 2% de ácido tartárico; g. 2% de bicarbonato de sódio, 1% de ácido cítrico e 3% de ácido tartárico;
h. 2.25% de bicarbonato de sódio, 1% de ácido cítrico e 3% de ácido tartárico.
Pode-se ver que, nas combinações onde a quantidade de bicarbonato é menor ou igual à maior quantidade de um dos ácidos, há um aumento na acidez juntamente com uma maior estabilidade. Dita formulação também, quando dissolvida em água, produz uma liberação de gás prolongada por, no mínimo, 2 horas e pH menor que 4 substancialmente constante por ao menos duas horas.
O gráfico 1a ilustra a variação da temperatura em relação ao tempo, para uma combinação de bicarbonato de sódio e ácido cítrico apenas. Cada letra corresponde a uma proporção diferente:
a. 4% de bicarbonato de sódio e 3% de ácido cítrico;
b. 3% de bicarbonato de sódio e 3% de ácido cítrico;
c. 2% de bicarbonato de sódio e 3% de ácido cítrico;
d. 3% de bicarbonato de sódio e 4% de ácido cítrico;
e. 2.5% de bicarbonato de sódio e 4% de ácido cítrico.
Nessas condições a temperatura apresenta uma queda antes dos dois minutos, porém, após dois minutos, fica inconstante e volta a subir.
O gráfico 2a ilustra a variação da temperatura em relação ao tempo, para uma combinação de bicarbonato de sódio e ácido tartárico apenas. Cada letra corresponde a uma proporção diferente:
a. 2% de bicarbonato de sódio e 3.5% de ácido tartárico;
b. 3% de bicarbonato de sódio e 3% de ácido tartárico;
c. 2% de bicarbonato de sódio e 3% de ácido tartárico;
d. 1.75% de bicarbonato de sódio e 3% de ácido tartárico;
e. 2.25% de bicarbonato de sódio e 2.5% de ácido tartárico;
f. 2.5% de bicarbonato de sódio e 4% de ácido tartárico;
g. 2.5% de bicarbonato de sódio e 3.5% de ácido tartárico. Pode-se ver mais uma vez que, apesar de haver uma queda da temperatura antes de dois minutos, ela se mantém inconstante e logo volta a aumentar.
O gráfico 3a ilustra a variação da temperatura em relação ao tempo, para uma combinação de bicarbonato de sódio, ácido cítrico e ácido tartárico. Cada letra corresponde a uma proporção diferente:
a. 2.5% de bicarbonato de sódio, 2% de ácido cítrico e 2% de ácido tartárico;
b. 2.5% de bicarbonato de sódio, 2% de ácido cítrico e 2.5% de ácido tartárico;
c. 2.5% de bicarbonato de sódio, 2.5% de ácido cítrico e 2% de ácido tartárico;
d. 3% de bicarbonato de sódio, 2% de ácido cítrico e 2.5% de ácido tartárico;
e. 2.5% de bicarbonato de sódio, 2% de ácido cítrico e 3% de ácido tartárico;
f. 2.5% de bicarbonato de sódio, 1% de ácido cítrico e 2% de ácido tartárico;
g. 2% de bicarbonato de sódio, 1% de ácido cítrico e 3% de ácido tartárico;
h. 2.25% de bicarbonato de sódio, 1% de ácido cítrico e 3% de ácido tartárico.
Pode-se ver que, nas combinações de bicarbonato de sódio com ambos os ácidos cítrico e tartárico, houve uma queda brusca da temperatura em menos de dois minutos e uma maior facilidade em se manter constante após dois minutos.
Exemplos
São dados a seguir exemplos ilustrativos de realizações particulares da invenção, sem que por esse motivo haja qualquer limitação além das contidas nas reivindicações anexa.
Exemplo 1 - Dissolução de uma combinação em pó de bicarbonato de sódio ácido cítrico e ácido tartárico 2:1:3
Preparou-se uma combinação em pó de bicarbonato de sódio, ácido cítrico e ácido tartárico numa proporção de 2 : 1 : 3. Dissolveu-se esse conteúdo em água fria (5 ± 2°C) - essa dissolução ocorreu em menos de dois minutos. Verificou-se que o pH da solução resultante atingiu valores da ordem 3,0 após cerca de 10 minutos seguidos da adição dos componentes da formulação à água. A solução foi mantida em repouso sob condições ambientes, ou seja, sob condições normais de temperatura e pressão, e o valor de pH se manteve constante por mais de 2 horas.
Exemplo 2 - Dissolução de um tablete de uma combinação de bicarbonato de sódio, ácido cítrico e ácido tartárico 2:1:3
Preparou-se um tablete de uma combinação de bicarbonato de sódio, ácido cítrico e ácido tartárico numa proporção de 2 : 1 : 3. Dissolve-se esse conteúdo em água fria (5 ± 2°C) - essa dissolução ocorreu em menos de minutos. Verificou-se que o pH da solução resultante atingiu valores da ordem 3.5 após cerca de 20 minutos da adição dos componentes da formulação à água. A solução foi mantida em repouso sob condições ambientes, ou seja, sob condições normais de temperatura e pressão, e o valor de pH se manteve constante por mais de 2 horas.
Em vista dos dados e gráficos apresentados, saberá o homem da técnica realizar uma quantidade de realizações não expressamente indicadas aqui, mas dentro da invenção, com os limites estabelecidos nas reivindicações anexas, e com resultados equivalentes.

Claims (27)

1. FORMULAÇÃO DE PÓ EFERVESCENTE AUTO- REFRIGERANTE PARA BEBIDAS, contendo uma combinação de um bicarbonato de um metal alcalino ou alcalino terroso com dois ácidos orgânicos distintos entre si, adequados para consumo alimentar, caracterizada pelo fato da quantidade de bicarbonato ser menor ou igual à maior quantidade presente de um dos ácidos.
2. FORMULAÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato da dita combinação de bicarbonato com dois ácidos orgânicos estar compreendida entre cerca de 1.89% e cerca de 8.5% em peso, em relação ao peso total da dita formulação.
3. FORMULAÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato do dito bicarbonato alcalino ou alcalino terroso ser um ou mais entre bicarbonato de sódio, bicarbonato de cálcio, bicarbonato de potássio, bicarbonato de bário, bicarbonato de estrôncio e bicarbonato de magnésio.
4. FORMULAÇÃO, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato do dito bicarbonato ser bicarbonato de sódio.
5. FORMULAÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato dos ditos ácidos orgânicos serem escolhidos entre ácido cítrico, ácido tartárico e ácido málico.
6. FORMULAÇÃO, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato dos ditos ácidos orgânicos serem ácido cítrico e ácido tartárico.
7. FORMULAÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de conter bicarbonato de sódio menor ou igual a 3%, ácido cítrico menor ou igual 2.5% e ácido tartárico menor ou igual a 3%.
8. FORMULAÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de compreender uma combinação de bicarbonato de sódio, ácido cítrico e ácido tartárico na proporção de 0.88-2.5 : 0.05-2.5 : 0.88- -3, respectivamente.
9. FORMULAÇÃO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo fato de compreender uma combinação de bicarbonato de sódio, ácido cítrico e ácido tartárico em proporções escolhidas entre 2:1: -3, 2.5 : 2 : 2.5, 2.5 : 2.5 : 2, 2.5 : 2 : 3, 1 : 0.05 : 1, e 1:1:1.
10. FORMULAÇÃO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizada pelo de compreender uma combinação de bicarbonato de sódio, ácido cítrico e ácido tartárico numa proporção percentual mínima de 0.88% : 0.05% : 0.88%, respectivamente.
11. USO DE UMA FORMULAÇÃO EM PÓ EFERVESCENTE, conforme definida em uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de ser na fabricação de uma bebida auto-refrigerante que propicia pH ácido substancialmente constante no líquido em que for dissolvido.
12. USO, de uma formulação, de acordo com a reivindicação -11, caracterizado pelo fato do dito pH se manter substancialmente constante por ao menos 1 hora, particularmente ao longo de ao menos 2 horas.
13. USO, de uma formulação, de acordo com a reivindicação -11, caracterizado pelo fato de do dito pH ácido ser menor que 4.0.
14. USO, de uma formulação, de acordo com a reivindicação -13, caracterizado pelo fato de do dito pH ácido ser menor que 3.5.
15. USO, de uma formulação, de acordo com a reivindicação -14, caracterizado pelo fato de do dito pH ácido ser menor que 3.0.
16. USO DE UMA FORMULAÇÃO EM PÓ EFERVESCENTE, conforme definida em uma das reivindicações 1 a 10 , caracterizado pelo fato de ser na fabricação de uma bebida auto-refrigerante que propicia liberação de gás prolongada.
17. USO, de uma formulação, de acordo com a reivindicação -16, caracterizado pelo fato da dita liberação prolongada de gás ser de ao menos 1 hora, particularmente de ao menos 2 horas.
18. USO DE UMA FORMULAÇÃO EM PÓ EFERVESCENTE, conforme definida em uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de ser na fabricação de uma bebida auto-refrigerante que reduz a temperatura de um líquido de 10C a 10°C, quando nela dissolvido.
19. USO, de uma formulação, de acordo com a reivindicação -18, caracterizado pelo fato do início da dita redução de temperatura ocorrer em até cerca de dois minutos após o contato da formulação com o líquido.
20. USO, de uma formulação, de acordo com a reivindicação -19, caracterizado pelo fato do dito líquido ser água ou suco de fruta.
21. USO, de uma formulação, de acordo com a reivindicação -18, caracterizado pelo fato da temperatura do dito líquido ser maior que zero grau Celsius e menor que a temperatura ambiente.
22. USO, de uma formulação, de acordo com a reivindicação -21, caracterizado pelo fato da temperatura da dita água ser maior que zero grau Celsius e menor que 10°C.
23. USO, de uma formulação, de acordo com a reivindicação -22, caracterizado pelo fato da temperatura da dita água ser maior que zero grau Celsius e menor que 5°C.
24. USO DE UMA FORMULAÇÃO EM PÓ EFERVESCENTE, conforme definida em uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de ser na fabricação de um produto em pó, em grânulos ou tablete, solúvel em água para se tornar aceitável como bebida.
25. USO, de uma formulação, de acordo com a reivindicação -24, caracterizado pelo fato do dito produto ser em pó.
26. USO, de uma formulação, de acordo com a reivindicação -24, caracterizado pelo fato do dito produto compreender um ou mais adoçantes, açúcares, anti-umectantes, corantes, flavorizantes ou aromatizantes.
27. USO DE UMA FORMULAÇÃO EM PÓ EFERVESCENTE, conforme definida em uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de ser na fabricação de um produto útil, solúvel em água, sucos ou qualquer outro líquido aceitável como alimento.
BRPI0602825-0A 2006-06-23 2006-06-23 formulação de pó efervescente auto-refrigerante para bebidas e uso de formulação em pó efervescente BRPI0602825A2 (pt)

Priority Applications (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0602825-0A BRPI0602825A2 (pt) 2006-06-23 2006-06-23 formulação de pó efervescente auto-refrigerante para bebidas e uso de formulação em pó efervescente
ARP070102766A AR061609A1 (es) 2006-06-23 2007-06-22 Formulacion de polvo efervescente auto- refrigerante para bebidas y uso de la formulacion de polvo efervescente
US12/305,050 US20100003384A1 (en) 2006-06-23 2007-06-22 Effervescent powder formulation for beverages and its use
PCT/BR2007/000164 WO2007147226A1 (en) 2006-06-23 2007-06-22 Effervescent formulation

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0602825-0A BRPI0602825A2 (pt) 2006-06-23 2006-06-23 formulação de pó efervescente auto-refrigerante para bebidas e uso de formulação em pó efervescente

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0602825A2 true BRPI0602825A2 (pt) 2012-04-24

Family

ID=38833009

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0602825-0A BRPI0602825A2 (pt) 2006-06-23 2006-06-23 formulação de pó efervescente auto-refrigerante para bebidas e uso de formulação em pó efervescente

Country Status (4)

Country Link
US (1) US20100003384A1 (pt)
AR (1) AR061609A1 (pt)
BR (1) BRPI0602825A2 (pt)
WO (1) WO2007147226A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8697959B1 (en) 2010-04-22 2014-04-15 Agrigenetics Inc. Hybrid corn variety 980002
US9198455B2 (en) 2012-06-29 2015-12-01 Bonne O Inc. Carbon dioxide source tablet and beverage carbonating system including the same
US8985561B2 (en) 2012-06-29 2015-03-24 Bonne O Inc. Beverage carbonating system and method for carbonating a beverage
USD731223S1 (en) 2013-10-11 2015-06-09 Bonne O Inc. Beverage carbonation system base
US10071053B2 (en) 2014-01-31 2018-09-11 Pocket Tea, Llc Tea composition for oral administration
CN103919108B (zh) * 2014-04-12 2015-04-01 曲阜圣香远生物科技有限公司 一种适合糖尿病人食用的甜菊糖泡腾片的制备方法
CN103892399B (zh) * 2014-04-12 2015-03-18 曲阜圣香远生物科技有限公司 一种适合糖尿病人食用的甜菊糖泡腾片
WO2016140703A1 (en) * 2015-03-05 2016-09-09 Crossford International, Llc Systems and methods for tabletized tube cleaning
MX357998B (es) * 2015-03-20 2018-07-11 Antonio Hernandez Miramontes Jorge Una mezcla de acidos carboxilicos, especificamente acido citrico, acido succinico, acido fumarico y acido malico para el tratamiento de pacientes con insuficiencia renal cronica, insuficiencia renal aguda, hepatopatias agudas o cronicas que cursen con hiperamonemia, enfermedades congenitas con alteraciones enzimaticas en el ciclo de la urea, asi como condiciones clínicas que cursen con balance nitrogenado negativo.
US11529594B2 (en) 2018-11-15 2022-12-20 Bonne O Inc. Beverage carbonation system and beverage carbonator
CN114287549A (zh) * 2021-12-30 2022-04-08 江苏艾兰得营养品有限公司 一种泡腾粉及其制备方法

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3105792A (en) * 1960-11-29 1963-10-01 Warner Lambert Pharmaceutical Stable effervescent compositions and method of preparing same
US3136692A (en) * 1961-06-30 1964-06-09 Strong Cobb Arner Inc Effervescent composition containing polyvinylpyrrolidone
US4004036A (en) * 1966-05-31 1977-01-18 Alberto Culver Company Effervescent molded triturate tablets
US5260081A (en) * 1992-11-19 1993-11-09 William C. Stumphauzer Process and apparatus for rapidly carbonating a liquid beverage
US5646131A (en) * 1994-02-22 1997-07-08 The Arab Company For Drug Industries And Medical Applicances (Acdima) Method for solubilizing drugs using cyclodextrins and carboxylic acids
ATE182073T1 (de) * 1994-03-01 1999-07-15 Gerhard Gergely Ein brausesystem und einen arzneiwirkstoff enthaltendes granuläres produkt bzw. tablette sowie verfahren zu deren herstellung
CA2178686A1 (en) * 1995-06-13 1996-12-14 Leslie G. Humber Oral formulations of s(+)-etodolac
US6649186B1 (en) * 1996-09-20 2003-11-18 Ethypharm Effervescent granules and methods for their preparation
US6730336B2 (en) * 1998-01-30 2004-05-04 The Procter & Gamble Co. Fortified beverages with improved texture and flavor impact at lower dosage of solids
WO2000038672A2 (en) * 1998-12-23 2000-07-06 Orphan Medical, Inc. Microbiologically sound and stable solutions of gamma-hydroxybutyrate salt for the treatment of narcolepsy

Also Published As

Publication number Publication date
AR061609A1 (es) 2008-09-10
US20100003384A1 (en) 2010-01-07
WO2007147226A1 (en) 2007-12-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0602825A2 (pt) formulação de pó efervescente auto-refrigerante para bebidas e uso de formulação em pó efervescente
TWI637694B (zh) 水性碳酸飲料
JP5314207B1 (ja) ミネラル含有飲料及びその製造方法、並びにミネラル含有飲料の塩味抑制方法
JPH08502648A (ja) カルシウムを補給した貯蔵安定な飲料用濃縮プレミックス及びシロップ
JP6674732B2 (ja) 飲料組成物及び熱中症予防剤
ES2716226T3 (es) Composición energética comestible con un contenido bajo en cafeína
ES2311516T3 (es) Uso de polifosfato como inhibidor de la erosion dental en composiciones acidas.
ES2554553T3 (es) Galleta de bajo contenido calórico
NO323058B1 (no) Blandinger inneholdende kreatin i suspensjon, samt fremgangsmate for fremstilling og oppbevaring derav.
JP2015211651A (ja) 飲料組成物及び熱中症予防剤
BRPI0513637A (pt) adoçante em pó para alimentação humana, seu processo de preparação e formulação alimentar adoçante em granulados
JP2006527988A (ja) 持続的な炭水化物エネルギーの放出及び高められた脂肪酸化のためのイソマルツロースもしくはトレハロース含有飲食品
ES2370366T3 (es) Golosinas congeladas.
JP2017123841A (ja) 遊離アミノ酸又はその塩を含有するゼリー
ES2276912T3 (es) Composiciones que contienen creatina y creatinina.
ES2782201T3 (es) Suplementos nutricionales
CN107951034B (zh) 维生素泡腾制剂及其制备方法
JP2007185187A (ja) 低カロリーゼリーの調製方法
WO1996039048A1 (en) Dry mix texture modified beverage using gellan gum
KR20080100506A (ko) 심층수 젤리
JP6714984B2 (ja) クエン酸由来の異味が低減された容器詰めクエン酸高含有酸性飲料
ES2687028T3 (es) Composición que comprende glicósido de esteviol y maltosa
JP7309507B2 (ja) ゼリー飲料、ゼリー飲料の製造方法、および、舌触り感向上方法
US3065081A (en) Dietary gel and method of making same
JP2011142906A (ja) 離水の抑制された冷凍解凍ゼリー

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: PARA QUE A SOLICITACAO DE ALTERACAO REQUERIDA NA PETICAO NO 018060133745/SP DE 28/12/2006 SEJA ATENDIDA, APRESENTE DOCUMENTO QUE COMPROVE A VINCULACAO DA DEPOSITANTE RHODIA POLIAMIDA E ESPECIALIDADES LTDA AO MESMO GRUPO ECONOMICO DA DEPOSITANTE RHODIA BRASIL LTDA, CARACTERIZANDO O ERRO MATERIAL MENCIONADO. E AINDA, APRESENTE DECLARACAO DA EMPRESA RHODIA POLIAMIDA E ESPECIALIDADES LTDA MANIFESTANDO-SE COMO REAL DEPOSITANTE DESTE PEDIDO.

B15G Petition not considered as such [chapter 15.7 patent gazette]

Free format text: NAO CONHECIDA A PETICAO NO 18060133745/SP DE 28/12/2006 EM VIRTUDE DO DISPOSTO NO ART. 219, INCISOII DA LPI.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE 7A. ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2206 DE 16/04/2013.