BRPI0602003B1 - aperfeiçoamento introduzido em conjunto de mecanismo de fechadura e contra testa - Google Patents

aperfeiçoamento introduzido em conjunto de mecanismo de fechadura e contra testa Download PDF

Info

Publication number
BRPI0602003B1
BRPI0602003B1 BRPI0602003A BRPI0602003A BRPI0602003B1 BR PI0602003 B1 BRPI0602003 B1 BR PI0602003B1 BR PI0602003 A BRPI0602003 A BR PI0602003A BR PI0602003 A BRPI0602003 A BR PI0602003A BR PI0602003 B1 BRPI0602003 B1 BR PI0602003B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
roller
closing
improvement introduced
ramps
adjusting rod
Prior art date
Application number
BRPI0602003A
Other languages
English (en)
Inventor
Carrasco Flávio
Original Assignee
Assa Abloy Brasil Sist De Segurança Ltda
Yale La Fonte Sist De Segurança Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Assa Abloy Brasil Sist De Segurança Ltda, Yale La Fonte Sist De Segurança Ltda filed Critical Assa Abloy Brasil Sist De Segurança Ltda
Priority to BRPI0602003A priority Critical patent/BRPI0602003B1/pt
Publication of BRPI0602003A publication Critical patent/BRPI0602003A/pt
Publication of BRPI0602003B1 publication Critical patent/BRPI0602003B1/pt

Links

Landscapes

  • Support Devices For Sliding Doors (AREA)
  • Specific Sealing Or Ventilating Devices For Doors And Windows (AREA)

Abstract

aperfeiçoamento introduzido em conjunto de mecanismo de fechadura e contra testa prevê um mecanismo de fechadura que apresenta um sistema de trinco rolete totalmente novo, sistema este que possibilita o ajuste, através do deslocamento horizontal, do rolete; este ajuste permite que o mecanismo se adeqüe a qualquer tipo de batente, de rasgo com qualquer profundidade, e a maior vantagem da utilização do mecanismo de fechadura ora proposto diz respeito a sua adaptação a qualquer profundidade do rasgo existente no batente; a presente patente prevê também uma contra testa que pode ser utilizada tanto para portas que abrem "para fora", quanto para portas que abrem "para dentro".

Description

"APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM CONJUNTO DE MECANISMO DE FECHADURA E CONTRA TESTA" CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente patente de Privilégio de Invenção diz respeito a um aperfeiçoamento introduzido em conjunto de mecanismo de fechadura e contra testa, mais especificamente, a presente patente se refere a um conjunto de mecanismo de fechadura de sistema trinco rolete, e contra testa que permite a utilização desta fechadura de sistema trinco rolete em ambos os sentidos.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[002] Os mecanismos convencionais de fechaduras com sistema trinco rolete são geralmente utilizados em portas por onde trafegam um grande volume de pessoas, afinal estes mecanismos permitem que as portas sejam abertas e fechadas sem a necessidade de manusear maçanetas.
[003] A grande maioria destes mecanismos prevê ainda um subsistema de lingueta que é utilizado somente em casos que a porta necessite ser trancada.
[004] Habitualmente, estes mecanismos são instalados em conjunto com uma contra testa (que é fixo no batente da porta) para que a porta possa ser, eficientemente, aberta ou fechada sem a necessidade de esforços demasiados.
[005] Estas contra testas, que também são pertencentes ao estado da técnica, apresentam geralmente dois recortes retangulares (um para acomodar o rolete e outro para acomodar uma eventual lingueta, quando a porta se encontra fechada), uma aba externa e uma rampa interna. Esta configuração tem a função, como já citado anteriormente, de facilitar o movimento de abertura e fechamento da porta.
[006] O estado da técnica contém documentos que descrevem mecanismos de fechadura com trinco rolete, como por exemplo, JP5880072A publicado em 14/05/1983 e EP1522660A2 publicado em 13/04/2005.
[007] O documento JP5880072A apresenta um mecanismo de fechadura com trinco rolete impulsionado por uma mola, em que a contra testa possui uma aba voltada para fora do corpo, tendo uma porção plana e uma porção inclinada, como mostrado no referido documento pelas figuras 1 a 7.
[008] O documento EP1522660A2 apresenta um mecanismo de fechadura com trinco rolete com um dispositivo de captação do rolete, o qual recolhe ou projeta o rolete para fora da fechadura, como descrito no resumo e mostrado pelas figuras de 1 a 5 em dito documento.
[009] Ainda sobre os modelos de mecanismos de fechaduras com sistema trinco rolete pertencentes ao estado da técnica, observa-se que estes apresentam, basicamente, uma mola por trás do rolete, mola esta que tem a função análoga à função de um amortecedor. Esta mola permite que o rolete se recolha parcialmente para dentro da fechadura propriamente dita no momento em que o mesmo toca o batente da porta, e este movimento ocorre ao abrir e fechar da porta. Cabe mencionar que, quando a porta se encontra fechada, o rolete retorna à posição original, ou seja, a mola impulsiona o rolete para fora da fechadura, e o rolete preenche então o rasgo da contra testa e o rasgo entalhado no próprio batente. Esta é a característica responsável por manter a porta fechada.
[0010] Ocorre porém que, em muitos casos, o rasgo do batente é raso demais, o que acaba impedindo o fechamento correto da porta, afinal a porta acaba apresentando uma ligeira folga.
[0011] Ocorre também que, em muitos casos, o rasgo do batente é fundo demais, o que acaba dificultando excessivamente a abertura da porta, afinal o rolete, mesmo ficando inteiramente para fora da fechadura, não alcança o fundo do rasgo do batente.
[0012] Em relação as contra testas de batente, tem-se que as que se destinam especificamente à fechaduras de sistema trinco rolete, apresentam somente uma aba externa e uma rampa interna, sendo ambas dispostas do mesmo lado.
[0013] Sendo assim, é necessário se produzir, em escala industrial, sempre dois modelos de contra testas de fechadura, ou seja, um modelo onde a aba e a rampa se encontram do lado direito, e um outro modelo onde a aba e a rampa se encontram do lado esquerdo. Isto ocorre em função das diferentes necessidades dos usuários, uma vez que existem casos em que a porta é instalada para abrir "para fora", e casos em que a porta é instalada para abrir "para dentro".
[0014] Em ocasiões em que a porta é reinstalada para abrir para o lado inverso ao lado original, faz-se necessário a instalação do modelo inverso do modelo de contra testa já instalado.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[0015] Com base no estado da técnica e visando solucionar os problemas apresentados pelo mesmo, foi desenvolvido o aperfeiçoamento introduzido em conjunto de mecanismo de fechadura e contra testa.
[0016] O mecanismo de fechadura apresenta um sistema de trinco rolete totalmente novo, sistema este que prevê o ajuste da profundidade do rolete. Este ajuste permite que o mecanismo se adeque tanto a rasqos rasos, quanto a rasqos fundos entalhados no batente.
[0017] A maior vantaqem da utilização do mecanismo de fechadura ora proposto diz respeito a sua adaptação a qualquer profundidade do rasqo existente no batente, sendo assim, não se faz necessário a troca e/ou manutenção do batente.
[0018] Em relação à contra testa, que também se trata de um objeto da presente patente, nota-se que sua configuração inventiva possibilita duas grandes vantagens em relação aos modelos congêneres pertencentes ao estado da técnica.
[0019] A primeira vantagem está relacionada diretamente à produção industrial. Uma vez que a contra testa para batente ora tratada apresenta abas e rampas em ambos os lados, a produção industrial pode ser reduzida a um único modelo, ou seja, ao modelo ora tratado, afinal o modelo de contra testa para batente aqui apresentado satisfaz as diferentes necessidades de uso, sendo perfeitamente adequado tanto a portas que abrem "para fora", quanto para portas que abrem "para dentro".
[0020] A segunda vantagem, que se faz reflexo da primeira, diz respeito à adequação a mudanças que a contra testa para batentes aqui tratada apresenta, afinal, quando uma porta é reinstalada para abrir de maneira inversa à maneira original, a mesma contra testa para batente pode ser utilizada, sendo que para isto, é necessário a adequação do próprio batente.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[0021] A presente patente de Privilégio de Invenção será pormenorizadamente descrita com base nas figuras abaixo relacionadas, nas quais: [0022] A figura IA lustra um corte esquemático do mecanismo de fechadura ora tratado, e nesta figura, percebe-se que o rolete está totalmente projetado para fora do corpo da fechadura.
[0023] A figura 1B lustra um corte esquemático do mecanismo de fechadura ora tratado, e nesta figura, percebe-se que o rolete está, quase que totalmente, embutido dentro do corpo da fechadura.
[0024] A figura 2A lustra uma situação em que o rasgo do batente que recebe o rolete do mecanismo de fechadura ora tratado é muito raso.
[0025] A figura 2B lustra uma situação em que o rasgo do batente que recebe o rolete do mecanismo de fechadura ora tratado é muito fundo.
[0026] A figura 3A ilustra, em perspectiva, a contra testa para batente ora apresentada;
[0027] A figura 3B ilustra uma vista superior da contra testa para batente da figura 3A.
[0028] As figuras 4A, 4B, e 4C, ilustram esquematicamente, a seqüência de movimentos de uma porta que abre "para fora".
[0029] As figuras 5A, 5B e 5C, ilustram esquematicamente, a seqüência de movimentos de uma porta que abre "para dentro".
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0030] Com base nas fiquras IA e 1B, é possível observar que o mecanismo de fechadura ora apresentado se trata de um mecanismo de sistema trinco rolete, o qual é composto resumidamente pelo rolete 1.1, pela alavanca superior de trinco 1.2, pela linqueta de trava 1.3, pelo mecanismo de trava 1.4 da linqueta 1.3, pela mola 1.5, pelo cilindro 1.6 da mola 1.5, pelo conjunto de acionamento 1.7, pela haste de ajuste 1.8, e pelo parafuso de ajuste 1.9.
[0031] A haste de ajuste 1.8 é fixa no fuso do parafuso de ajuste 1.9, parafuso este que é alojado num suporte 1.10.
[0032] O aspecto inventivo, conforme citado anteriormente, diz respeito ao ajuste do rolete 1.1, ou seja, o rolete 1.1 pode ser estendido para fora da fechadura, ou pode ser recolhido para dentro da fechadura, e este ajuste é realizado através do parafuso de ajuste 1.9.
[0033] Ainda com base nas figuras 1, percebe-se que o parafuso de ajuste 1.9, que está alojado no suporte 1.10, se encontra ligado à haste de ajuste 1.8. Na extremidade inferior da haste de ajuste 1.8, encontra-se fixo o cilindro 1.6 da mola 1.5, e é através da movimentação deste cilindro 1.6 que o rolete é ajustado.
[0034] O cilindro 1.6 se inicia no rolete 1.1 (mais especificamente, na base que sustenta o rolete 1.1), passa por dentro do conjunto de acionamento 1.7, e termina na haste de ajuste 1.9. A haste de ajuste 1.9 acaba por desempenhar o papel de fim de curso para o cilindro 1.6.
[0035] Conforme o parafuso 1.9 é deslocado (mediante ao uso de uma chave de fenda não ilustrada), a haste de ajuste 1.8 tende a acompanhar este deslocamento, sendo assim, quando o parafuso 1.9 é deslocado em sentido anti-horário (sentido de desaperto), a haste de ajuste 1.8 também é deslocada para trás, fazendo com que o cilindro 1.6 recue para trás. Uma vez que o cilindro 1.6 recua para trás, o rolete 1.1 acompanha este recuo (afinal o rolete 1.1 é fixo ao cilindro 1.6) . Esta situação é melhor observada através da fiqura 1B, onde é possível perceber que, nesta situação, a alavanca superior de trinco 1.2 se inclina para trás, o que acaba comprimindo a mola 1.5.
[0036] Caso o parafuso 1.9 seja deslocado em sentido horário (sentido de aperto), o oposto ocorre, ou seja, a haste de ajuste 1.8 é deslocada para frente, fazendo com que o rolete 1.1 acompanhe este deslocamento. Esta situação é melhor observada na figura IA, onde se nota que o rolete 1.1 está estendido para fora do corpo da fechadura, e a alavanca superior de trinco 1.2 se encontra em uma posição que permite à mola 1.5 ficar descomprimida.
[0037] Cabe mencionar que o ajuste proporcionado pelo parafuso 1.9 e pela haste de ajuste 1.8 possibilita que o rolete 1.1 fique em diversas posições intermediárias em relação às posições observadas nas figuras IA e 1B, que retratam o rolete 1.1 em seu deslocamento máximo e mínimo, respectivamente.
[0038] As figuras 2A e 2B ilustram a utilidade da invenção. Na figura 2A, nota-se que o batente "B" possui um rasgo "R" muito raso, sendo assim, para que a porta "P" seja manuseada corretamente, o rolete 1.1 se encontra ajustado em determinada posição onde fica parcxalmente disposto para dentro do corpo da fechadura, [0039] Na figura 2B, nota-se que o batente "B" possui um rasgo "R" muito fundo, sendo assim, para que a porta "F" seja manuseada corretamente, o rolete 1,1 se encontra ajustado em determinada posição onde fica disposto para fora da fechadura.
[0040] Mediante às figuras apresentadas e ao contexto acima descrito, fica evidente observar um dos objetivos da presente patente de Privilégio de Invenção, ou seja, o mecanismo de fechadura propriamente dito, mecanismo este que possui sistema de ajuste para o rolete, [0041] G ajuste é realizado através do parafuso de ajuste 1.9, ou seja, quando o parafuso de ajuste 1,9 é "apertado" o rolete 1.1 se desloca para frente, e quando o parafuso de ajuste 1.9 é "desapertado" o rolete 1.1 recua para trás.
[0042] Este conceito inventivo· permite que a fechadura ora tratada se adeque a batentes com qualquer profundidade de rasgo destinado· a alojar o rolete da dita fechadura.
[0043] 0 outro objeto da presente invenção se refere a- à contra testa aqui apresentada.
[0044] A contra testa ora tratada e ilustrada nas figuras 3Ά e 3B possui um corpo retangular 2 e neste corpo retangular 2 nota-se a existência de furos redondos 2.1, dois rasgos 2.2 essencíalmente retangulares, duas abas 2.3 e duas rampas 2.4.
[0045] As abas 2.3 são voltadas para fora do corpo 2 e dispostas lateralmente em relação ao rasgo superior 2.2, e são mais compridas que o rasgo 2.2 em questão. Cada uma das abas 2.3 apresenta uma porção plana 2.5 e uma porção inclinada 2.6.
[0046] As porções inclinadas 2.6 tem a função de permitir que o rolete de fechaduras com mecanismo trinco rolete deslize para dentro do rasgo superior 2.2.
[0047] As rampas 2.4, que são voltadas para dentro do rasgo superior 2.2, são menores que as abas 2.3 e apresentam somente uma porção inclinada. As rampas 2.4 tem a função de permitir que o rolete, uma vez dentro do rasgo superior 2.2, deslize para fora do mesmo.
[0048] Cabe salientar que as duas abas 2.3 e as duas rampas 2.4 são voltadas, quando instaladas corretamente, para dentro do batente, conforme melhor observado nas figuras 4A, 4B, 4C, 5A, 5B e 5C.
[0049] A invenção consiste no fato de existirem duas abas 2.3 e duas rampas 2.4, sendo cada uma das abas 2.3 e cada uma das rampas 2.4 dispostas em cada um dos lados.
[0050] A invenção torna obsoleta e desnecessária a produção industrial de dois modelos distintos de contra testa para batente (um modelo com aba e rampa do lado esquerdo, e outro modelo com aba e rampa do lado direito) uma vez que a contra testa aqui tratada tem o objetivo de substituir os dois modelos pertencentes ao estado da técnica ao mesmo tempo.
[0051] A contra testa, objeto da presente patente de Privilégio de Invenção, substitui perfeitamente os modelos de contra testas de batente que apresentam aba e rampa unicamente do lado esquerdo e os modelos que apresentam aba e rampa unicamente do lado esquerdo.
[0052] O conceito desta invenção fica melhor interpretado com a observação das fiquras 4A, 4B, 4C, 5A, 5B e 5C.
[0053] Em todas estas fiquras, é ilustrada a mesma contra testa, referenciada pela indicação qeral 2.
[0054] As fiquras 4A, 4B e 4C ilustram uma situação que a porta "P" é aberta "para fora". Na fiqura 4A, a porta "P" se encontra fechada, na fiqura 4B, a porta "P" se encontra em posição de transição, e na figura 4C, a porta "P" se encontra aberta.
[0055] As figuras 5A, 5B e 5C são similares às figuras 4A, 4B e 4C, entretanto, ilustram uma porta "P" que abre em sentido inverso ao sentido de abertura das figuras acima descritas, ou seja, a porta "P" abre "para fora".
[0056] Com base nas figuras acima descritas, fica perfeitamente compreensível que a contra testa para batentes ora tratada, substitui, simultaneamente, as contra testas pertencentes ao estado da técnica.
[0057] Com base nos conceitos acima descritos, fica evidente observar as inúmeras vantagens que o aperfeiçoamento introduzido em conjunto de mecanismo de fechadura e contra testa apresente em relação ao estado da técnica.
[0058] O mecanismo de fechadura ora tratado, o qual se trata de um mecanismo de fechadura de sistema trinco rolete, possibilita ajuste da posição do rolete, e este ajuste possibilita a adequação da fechadura à batentes que apresentem quaisquer profundidades no rasgo que se destina ao alojamento do rolete.
[0059] Já a contra testa aqui exposta possibilita ser utilizada, evidente que mediante a instalação correta, tanto para portas que abrem "para fora", quanto para portas que abrem "para dentro".
REIVINDICAÇÕES

Claims (6)

1. "APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM CONJUNTO DE MECANISMO DE FECHADURA E CONTRA TESTA", compreende um mecanismo de fechadura de sistema trinco rolete composto essencialmente pelo rolete (1.1), pela alavanca superior de trinco (1.2), pela lingueta de trava (1.3), pelo mecanismo de trava (1.4) da lingueta (1.3), pela mola (1.5), pelo cilindro (1.6) da mola (1.5), e pelo conjunto de acionamento (1.7), caracterizado por ser incorporado pela haste de ajuste (1,8), e pelo parafuso de ajuste (1.9); a haste de ajuste (1.8) é fixa no fuso do parafuso de ajuste (1.9), parafuso este que é alojado num suporte (1.10); na extremidade inferior da haste de ajuste (1.8) , encontra-se fixo o cilindro (1.6) da mola (1.5); o cilindro (1.6) se inicia no rolete (1.1), passa por dentro do conjunto de acionamento (1.7), e termina na haste de ajuste (1.9).
2. "APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM CONJUNTO DE MECANISMO DE FECHADURA E CONTRA TESTA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a posição do rolete (1.1) é ser ajustada através do parafuso de ajuste (1.9) .
3. "APERFEIÇOAMENTO introduzido em CONJUNTO DE MECANISMO DE FECHADURA E CONTRA TESTA", de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado por prever um mecanismo de fechadura ajustável que se adequa a batentes com variadas profundidades de rasgo,
4. "APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM CONJUNTO DE MECANISMO DE FECHADURA E CONTRA TESTA", compreende uma contra testa que possui um corpo retangular (2), corpo este que possui furos redondos (2.1), dois rasgos (2.2) essencialmente retangulares, e é caracterizado por possuir duas abas (2.3) e duas rampas (2.4); as abas (2.3) são voltadas para fora do corpo (2) e dispostas lateralmente em relação ao rasgo superior (2.2), e são mais compridas que o rasgo (2.2) em questão; cada uma das abas (2.3) apresenta uma porção plana (2.5) e uma porção inclinada (2.6); as rampas (2.4), que são voltadas para dentro do rasgo superior (2.2) , são menores que as abas (2.3) e apresentam somente uma porção inclinada; as duas abas (2.3) e as duas rampas (2.4) são voltadas para dentro do batente; as abas (2.3) e rampas (2.4) são dispostas em cada um dos lados do corpo (2)".
5. "APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM CONJUNTO DE MECANISMO DE FECHADURA E CONTRA TESTA", de acordo com as reivindicação 4, caracterizado por as porções inclinadas (2.6) permite que o rolete (1.1) do mecanismo trinco rolete deslize para dentro do rasgo superior (2.2) e as rampas (2.4) (1.1) deslize para fora do rasgo superior (2.2) .
6. "APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM CONJUNTO DE MECANISMO DE FECHADURA E CONTRA TESTA", de acordo com as reivindicações 4 e 5, caracterizado por prever uma contra testa utilizada para portas que abrem "para fora", e para portas que abrem "para dentro".
BRPI0602003A 2006-05-12 2006-05-12 aperfeiçoamento introduzido em conjunto de mecanismo de fechadura e contra testa BRPI0602003B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0602003A BRPI0602003B1 (pt) 2006-05-12 2006-05-12 aperfeiçoamento introduzido em conjunto de mecanismo de fechadura e contra testa

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0602003A BRPI0602003B1 (pt) 2006-05-12 2006-05-12 aperfeiçoamento introduzido em conjunto de mecanismo de fechadura e contra testa

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0602003A BRPI0602003A (pt) 2008-01-08
BRPI0602003B1 true BRPI0602003B1 (pt) 2017-04-04

Family

ID=38878621

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0602003A BRPI0602003B1 (pt) 2006-05-12 2006-05-12 aperfeiçoamento introduzido em conjunto de mecanismo de fechadura e contra testa

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0602003B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0602003A (pt) 2008-01-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0706052A2 (pt) articulação de mobìlia com dispositivo de amortecimento
US20160130847A1 (en) Around-the-corner multi-point window lock mechanism for casement and awning windows
US3486781A (en) Sliding closure lock
JP2877438B2 (ja) 左右両開式扉装置
PT1918498E (pt) Dobradiça oculta
BR112013026724B1 (pt) mecanismo protetor para criança
BRPI0602003B1 (pt) aperfeiçoamento introduzido em conjunto de mecanismo de fechadura e contra testa
BR112019004439B1 (pt) Encaixe, e, dobradiça
KR101107767B1 (ko) 디지털 도어록의 브래킷
BR112019021984A2 (pt) mecanismo para mover uma porta de mobiliário e peça de mobiliário
RU2723838C2 (ru) Регулируемая выдвижная петля для присоединения двери к неподвижной конструкции
US20190383082A1 (en) Door closers
US1557549A (en) Closure operator
BRPI1005265B1 (pt) Contratesta para fechadura de porta
JP5431184B2 (ja) 建具用指詰め防止装置
JP2003321967A (ja) 開口部装置
US20170130511A1 (en) Door swinging device
JP2577860B2 (ja) 扉用蝶番
PT1348824E (pt) Sistema antipânico ajustável para portas
JP2006257861A (ja) 隠しピボット丁番及びそれを備えた開閉扉
CN208056895U (zh) 一种可调整的天地铰链
KR200275860Y1 (ko) 가구용 경첩
ITRN20140008U1 (it) Cerniera a scomparsa invisibile per porte e/o ante di mobili
AU2023251488A1 (en) A latch assembly
JP4040489B2 (ja) 伸縮門扉の取り付け構造

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: ASSA ABLOY BRASIL SISTEMAS DE SEGURANCA LTDA. (BR/

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)