(54) Título: COMPRESSOR LINEAR (51) Int.CI.: F04B 35/04 (73) Titular(es): WHIRLPOOL S.A.
(72) Inventor(es): DIETMAR ERICH BERNHARD LILIE; EGÍDIO BERWANGER; RAUL BOSCO JUNIOR; EMERSON MOREIRA; DAVI LUIS GOERGEN; FABRÍCIO CALDEIRA POSSAMAI / 20
COMPRESSOR LINEAR
Campo da Invenção [0001] A presente invenção refere-se a uma construção de compressor linear e, mais particularmente, um arranjo de montagem para um compressor linear do tipo geralmente utilizado em pequenos sistemas de refrigeração, permitindo uma distribuição das forças transmitidas dos componentes do compressor à carcaça à qual é montado o compressor. O compressor em questão pode ser construído para ser utilizado não só em sistemas de aparelhos de refrigeração em geral, como também no resfriamento de componentes em aparelhos eletrônicos compactos ou em outras aplicações que exijam miniaturização da unidade compressora.
Técnica anterior [0002] Compressores lineares têm aplicação conhecida em sistemas de refrigeração, sendo sua construção objeto de pesquisas visando, geralmente, melhorias em sua eficiência. O compressor linear é basicamente uma máquina de alta vibração que compreende um pistão axialmente deslaçável no interior de uma câmara de compressão, de modo a comprimir uma determinada massa de gás refrigerante do sistema de refrigeração, durante um ciclo de refrigeração deste sistema.
[0003] Em um compressor linear de um tipo conhecido e tal como aquele ilustrado na figura 1, a compressão do gás resulta do deslocamento axial de um pistão o 1 no interior de uma câmara de compressão C geralmente definida no interior de um cilindro 2 tendo um extremo oposto aquele de montagem e alojamento do pistão 1 e contra o qual é assentada uma placa de válvulas 3 que carrega válvulas de sucção 3a e de descarga 3b. O cilindro 1 carrega ainda um cabeçote 4 montado sobre a placa de válvulas 3 e geralmente ensanduichando esta contra o adjacente extremo do cilindro 2.
[0004] As válvulas de sucção 3a e de descarga 3b regulam a entrada e a saída do gás comprimido na câmara de compressão C. Todos estes elementos são providos no interior de uma carcaça 5, geralmente hermética, e que apresenta um formato tipicamente cilíndrico.
[0005] Nas construções conhecidas da técnica, o pistão 1 é acionado por um motor elétrico 1 linear, formado por um meio atuador 6 apresentando uma porção de base em forma de anel e que é fixado ao pistão 1, e uma porção de carga que suporta um membro magnético 7, de formato toroidal e
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 17/42 / 20 usualmente formado por uma pluralidade de magnetos permanentes, os quais são carregados pelo meio atuador 6 [0006] O motor elétrico linear inclui ainda um estator 8, geralmente fixado à carcaça 5 do compressor, através de elementos de suspensão 9 adequados. Nesta construção, o pistão 1, o meio atuador 6 e o membro de magneto 7, que definem um conjunto ressonante ou móvel do compressor e que é móvel em relação ao cilindro 2, são operativamente montados a um bloco de cilindro 2a, onde é definido o cilindro 2, através de um meio elástico 10 geralmente na forma de uma mola helicoidal ou plana. O cilindro 2, o bloco de cilindro 2a e os elementos a ele fixados, tal como o cabeçote 4, são estacionários. Estes elementos serão daqui por diante denominados como conjunto de referência ou conjunto estacionário.
[0007] Nesta construção da técnica anterior, os elementos do conjunto de referência do compressor carregam os elementos do conjunto ressonante, sendo o conjunto de referência montado à carcaça 5 através dos elementos de suspensão 9.
[0008] Conforme ilustrado na figura 1 dos desenhos anexos, nesta construção da técnica anterior, os conjuntos ressonante e de referência do compressor são montados à parede de fundo da carcaça 5 por um ou uma pluralidade de elementos de suspensão 9, elásticos, do tipo mola helicoidal. A função dos elementos de suspensão 9 é minimizar a transmissão de vibração do pistão móvel para a carcaça 5.
[0009] Durante a operação do compressor, o conjunto de elementos ressonantes é deslocado pelo motor elétrico linear em relação ao conjunto de elementos de referência. O deslocamento do conjunto de referência, suportado pelos elementos de suspensão 9, transmite uma força à carcaça 5 do compressor quando o conjunto ressonante é reciprocado, fazendo com que a carcaça 5 vibre. Esta vibração é indesejável para este tipo de compressor, especialmente quando usado em sistemas de refrigeração residencial.
[0010] Assim sendo, é desejável prover-se um arranjo de montagem para tal tipo de compressor linear que reduza a quantidade de vibração e que seja de construção e montagem simples e pouco dispendiosa.
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 18/42 / 20 [0011 ] Para a obtenção de níveis aceitáveis de vibração, é necessário existir um meio de controle de vibração. De forma geral, são três os métodos conhecidos da técnica para controlar a vibração do conjunto ressonante no interior da carcaça 5.
[0012] Um primeiro método usa uma mola que contrapõe o esforço dos elementos de suspensão do compressor sobre a carcaça (US68B4044).
[0013] Um segundo método usa baixa rigidez dos elementos de suspensão do compressor, para minimizar as forças transmitidas para a carcaça ou para a estrutura onde o mesmo está montado.
[0014] Um terceiro método conhecido utiliza um neutralizador dinâmico que, através de um sistema ressonante, cria uma vibração contrária, de modo a reduzir os efeitos da vibração do conjunto ressonante.
[0015] Entretanto, nestas soluções da técnica anterior, toda a massa do conjunto ressonante é deslocada, como um corpo único, em um e em outro sentido, durante o deslocamento reciprocante do pistão. Apesar de os métodos conhecidos de controle de vibração permitirem a obtenção de um nível aceitável de vibração em tais compressores, o nível aceitável é ditado, em grande parte, pelo espaço disponível dentro das limitações dimensionais do projeto do compressor, para a provisão dos diferentes meios de controle de vibração.
[0016] Considerando as constantes limitações dimensionais destes compressores, as soluções conhecidas de conjunto ressonante com elementos definidos como um corpo único, não permitem a utilização de meios de controle de vibração dimensionados de modo a, praticamente, anular as vibrações transmitidas à carcaça do compressor. Assim, é altamente desejável reduzir-se ainda mais os níveis de vibração produzidos em um compressor do tipo aqui considerado, sem afetar, negativamente, as dimensões totais do compressor.
[0017] Como consequência da necessidade de se manter os meios de controle de vibração nas soluções da técnica anterior, estes compressores lineares conhecidos exigem um maior dimensionamento da carcaça para a montagem dos referidos meios de controle de vibração, o que conduz à necessidade de um maior espaço físico para a instalação do compressor e a um maior peso deste último.
[0018] Estes inconvenientes de aumento de dimensões e peso do compressor ficam ainda mais
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 19/42 / 20 críticos no caso de aplicarão de ditos compressores em sistemas de refrigeração de equipamento eletrônicos, ou ainda em aplicações que exijam miniaturização da unidade compressora, onde as liberdades de dimensão e de peso são bastante reduzidas.
[0019] Desse modo, passa a ser vantajoso prover-se uma solução construtiva que permita a miniaturização e, preferivelmente, a supressão dos referidos meios de controle de vibração e dos elementos de suspensão para a diminuição dimensional de um compressor linear.
[0020] Além dos problemas dimensionais acima citados, as construções conhecidas de compressor incluindo um dos meios de controle de vibração conhecidos, apresentam problemas relacionados às conexões flexíveis exigidas, já que nestas construções o compressor é movimentado relativamente à carcaça que o envolve. Durante o transporte do compressor, devido ao movimento relativo entre o conjunto de referência e a carcaça, pode ocorrer uma colisão entre a carcaça e os elementos nela suspensos pelas conexões flexíveis, exigindo soluções que deixem o produto mais robusto, o que acarreta também em aumento de custos de obtenção e transporte deste produto.
Sumário da Invenção [0021] Em função dos inconvenientes acima comentados e ainda de outras desvantagens das soluções construtivas conhecidas, é um dos objetivos da invenção prover um compressor linear compreendendo um conjunto de referência e um conjunto ressonante alojados no interior de uma carcaça e apresentando um arranjo de montagem dos elementos do conjunto ressonante que permita praticamente anular os níveis da vibração transmitida dos conjuntos de referência e ressonante à carcaça do compressor.
[0022] Um objetivo adicional da presente invenção é prover um compressor tal como acima citado e que não exija a provisão de meios de controle de vibração e de elementos de suspensão, definidores de conexões flexíveis entre a carcaça e o conjunto de referência.
[0023] Um outro objetivo da presente invenção é o de prover um compressor linear tal como acima citado e cuja construção permita uma substancial diminuição das dimensões da carcaça do compressor e também do peso total deste último.
[0024] Ainda um outro objetivo da presente invenção é prover um compressor tal como acima
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 20/42 / 20 citado e que não apresente os problemas de possibilidade de colisões entre os componentes do conjunto de referência e a carcaça do compressor.
[0025] A presente invenção refere-se a um compressor linear do tipo que compreende: uma carcaça; um cilindro fixado à carcaça e definindo uma câmara de compressão; um pistão reciprocado no interior da câmara de compressão durante a operação do compressor; um motor elétrico linear montado à carcaça; um meio atuador operativamente acoplando o pistão ao motor elétrico linear, de modo a fazer com que este último desloque o pistão em movimento reciprocante no interior da câmara de compressão.
[0026] De acordo com a invenção, o meio atuador é acoplado ao pistão por um meio elástico, de modo que o meio atuador e o pistão sejam deslocados em oposição de fase durante a operação do compressor.
[0027] De acordo com um aspecto particular da presente invenção, o meio elástico, acoplando o meio atuador ao pistão, apresenta um eixo geométrico coaxial ao eixo geométrico de deslocamento do pistão e é dimensionado em função das massas do pistão e do meio atuador e de amplitudes de deslocamento pré-determinadas para o meio atuador e para o pistão, ditas amplitudes sendo relacionadas a um plano transversal ao eixo geométrico do meio elástico, definido a uma distância predeterminada em relação a um ponto de referência contido em uma das partes de cilindro e de carcaça, sendo ditas amplitudes calculadas de modo a proverem uma determinada potência do motor elétrico linear e uma determinada eficiência de bombeamento de gás pelo pistão.
[0028] Em um outro aspecto da presente invenção, o compressor da presente invenção inclui também, em uma construção particular, um elemento posicionador acoplando a região do meio elástico, situada sobre o referido plano transversal, ou ainda uma das partes de pistão ou de meio atuador a uma das partes de cilindro e de carcaça, de modo a forçar a manutenção da condição de deslocamentos em oposição de fase entre o pistão e o meio atuador e de ditas amplitudes de deslocamento desses últimos.
[0029] Um outro aspecto da presente invenção é prover um compressor linear tal como acima definido e no qual a carcaça compreende um corpo tubular alongado definindo, internamente, uma
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 21/42 / 20 câmara hermética entre o motor elétrico linear e o cilindro, dita câmara hermética sendo aberta para um primeiro extremo da câmara de compressão e alojando o meio atuador e o meio elástico; dito compressor compreendendo ainda: uma placa de válvulas assentada e fixada contra um segundo extremo da câmara de compressão, de modo a fechá-lo; uma tampa extrema externamente assentada e retida contra a placa de válvulas, dita tampa extrema e dita placa de válvulas provendo, internamente, comunicações fluidas seletivas entre a câmara de compressão e linhas de sucção e de descarga, respectivamente, de um circuito de refrigeração ao qual o compressor é acoplado.
Breve descrição dos desenhos [0030] A invenção será descrita a seguir, fazendo-se referência aos desenhos anexos, dados a título de exemplo de possíveis configurações da invenção em questão e nos quais:
[0031] A figura 1 representa, esquematicamente, uma vista em corte longitudinal de uma construção de compressor linear da técnica anterior;
[0032] A figura 2 representa um diagrama esquemático do compressor da figura 1, ilustrando o relacionamento operacional de uma mola ressonante com os conjuntos ressonante (pistão/meio atuador) e de referência (carcaça) e ainda de uma mola de suspensão com o conjunto de referência (carcaça);
[0033] A figura 3 representa, de modo simplificado e um tanto esquemático, uma vista em corte longitudinal de uma construção de compressor de acordo com a presente invenção e na qual, além do meio elástico, é provido um meio posicionador, elástico, entre o pistão e a carcaça;
[0034] A figura 4 representa, de modo simplificado e um tanto esquemático, uma vista em corte longitudinal de uma outra construção de compressor, de acordo com a presente invenção e na qual, além do meio elástico, é provido um meio posicionador, elástico, entre o pistão e a carcaça;
[0035] A figura 5 representa um diagrama esquemático do compressor das figuras 3 e 4, ilustrando o relacionamento operacional do meio elástico com o pistão e com o meio atuador e ainda de dito pistão à carcaça, através do meio posicionador;
[0036] As figuras 6a, 6b e 6c ilustram o pistão, o meio atuador e o meio elástico em três posições operacionais do ciclo de compressão do pistão e que representam, respectivamente, uma condição
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 22/42
Ί / 20 de máxima compressão do meio elástico, ausência de compressão e máxima extensão do meio elástico, sendo as amplitudes de deslocamento do pistão e do meio elástico, indicadas gráfica e esquematicamente pela associação da figura 6b com as figuras 6a e 6c;
[0037] A figura 7 representa, de modo simplificado e um tanto esquemático, uma vista em corte longitudinal de uma outra construção de compressor, de acordo com a presente invenção e na qual é provido um meio posicionador, elástico, acoplando o meio atuador à carcaça;
[0038] A figura 8 representa um diagrama esquemático do compressor da figura i, ilustrando o relacionamento operacional do meio elástico com o pistão e com o meio atuador e o relacionamento operacional de dito meio atuador com a carcaça, através do meio posicionador;
[0039] A figura 9 representa, de modo simplificado e um tanto esquemático, uma vista em corte longitudinal de uma outra construção de compressor, de acordo com a presente invenção e na qual é provido um meio posicionador, elástico, acoplando a carcaça à região do meio elástico situada sobre o plano transversal;
[0040] A figura 10 representa um diagrama esquemático do compressor da figura 9, ilustrando o relacionamento operacional do meio elástico com o pistão e com o meio atuador e o relacionamento operacional de dito meio elástico com a carcaça, através do meio posicionador;
[0041] A figura 11 representa, de modo simplificado e um tanto esquemático, uma vista em corte longitudinal de uma outra construção de compressor, de acordo com a presente invenção e na qual é provido um meio posicionador, rígido, acoplando a carcaça à região do meio elástico situada sobre o plano transversal;
[0042] A figura 12 representa um diagrama esquemático do compressor da figura 11, ilustrando o relacionamento operacional do meio elástico com o pistão e com o meio atuador e o relacionamento operacional de dito meio elástico com a carcaça, através do meio posicionador;
[0043] A figura 13 representa, de modo simplificado e um tanto esquemático, uma vista em corte longitudinal de uma outra construção de compressor, de acordo com a presente invenção, desprovida do meio posicionador;
[0044] A figura 14 representa um diagrama esquemático do compressor da figura 13, ilustrando
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 23/42 / 20 o relacionamento operacional do meio elástico com o pistão e com o meio atuador; e [0045] A figura 15 representa, de modo simplificado e um tanto esquemático e em corte longitudinal, uma vista ampliada da região de topo do cilindro, estando o pistão em uma posição intermediária de seu ciclo de compressão.
Descrição das configurações ilustradas [0046] A presente invenção compreende um compressor para sistemas de refrigeração, por exemplo, um compressor compacto e do tipo particularmente, mas não exclusivamente, utilizado para refrigeração de sistemas eletrônicos, dito compressor compreendendo, genericamente, uma carcaça 20; um cilindro 30, fixado à carcaça 20 e definindo uma câmara de compressão 31; um pistão 40 reciprocante no interior da câmara de compressão 31 durante a operação do compressor; um motor elétrico linear 50 montado à carcaça 20; um meio atuador 60 operativamente acoplando o pistão 40 ao motor elétrico linear 50, de modo a fazer com que este último desloque o pistão 40 em movimento reciprocante no interior da câmara de compressão 31.
[0047] Na solução da presente invenção, o meio atuador 60 é acoplado ao pistão 40 por um meio elástico 70, projetado de modo que o meio atuador 60 e o pistão 40 sejam deslocados em oposição de fase durante a operação do compressor, conforme exposto adiante.
[0048] Nas construções da técnica anterior, nas quais o pistão 1 é mantido rigidamente fixado ao meio atuador 6, a operação do motor elétrico linear aciona o meio atuador 6 para que este seja deslocado em um movimento reciprocante, o qual é instantânea e diretamente transmitido ao pistão 1, que passa a reciprocar conjuntamente com o meio atuador 6, em um movimento de mesma direção, sentido e amplitude de deslocamento que este último. Este movimento conjunto ocasiona vibração ao compressor, requerendo o uso de mecanismos de compensação de vibração, tal como discutido anteriormente, por exemplo, uma mola de suspensão.
[0049] Com a solução da presente invenção, o pistão 40 não é mais fixado direta e rigidamente ao meio atuador 60, o que implica em um deslocamento reciprocante que deixa de ser correspondente ao deslocamento reciprocante do meio atuador 60. Na solução da presente invenção, o movimento reciprocante do pistão 40 é operativamente vinculado àquele determinado ao meio atuador 60 pelo
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 24/42 / 20 motor elétrico linear 50, o que permite que dito pistão 40 apresente um deslocamento defasado ou ainda em anti-fase, ou seja, em sentido oposto àquele do meio atuador 60, dito deslocamento podendo apresentar também uma amplitude diferente daquela do deslocamento reciprocante do meio atuador 60. Esta liberdade de movimento entre o pistão 40 e o meio atuador 60 permite que os deslocamentos reciprocantes relativos sejam previamente definidos de modo a anularem as vibrações causadas por cada dito deslocamento reciprocante. Conforme pode ser observado nas figuras 6a, 6b e 6c, as amplitudes de deslocamento do pistão 40 são menores do que aquelas associadas ao meio atuador 60, em função das diferentes massas das duas partes associadas ao meio elástico 70.
[0050] O meio elástico 70, que operativamente acopla o pistão 40 ao meio atuador 60 da presente invenção, é definido de modo a não só garantir o acoplamento físico entre as partes de pistão 40 e de meio atuador 60, mas também determinar a transferência de movimento do motor elétrico linear 50 ao pistão 40, em uma determinada amplitude, frequência e relação de fase com o movimento do meio atuador 60. Nas construções ilustradas, o meio elástico 70 apresenta um eixo geométrico coaxial ao eixo geométrico de deslocamento do pistão 40.
[0051] De acordo com um aspecto da presente invenção, o meio elástico 70 é dimensionado em função das massas do pistão 40 e do meio atuador 60, e de amplitudes de deslocamento desejadas e pré-determinadas para tais partes de meio atuador 60 e de pistão 40. As amplitudes de deslocamento do pistão 40 e do meio atuador 60 são definidas em relação a um plano transversal P, ortogonal ao eixo geométrico do meio elástico 70, definido a uma distância predeterminada em relação a um ponto de referência contido em uma das partes de cilindro 30 e de carcaça 20, sendo as referidas amplitudes calculadas para garantir uma determinada potência do motor elétrico linear 50 e uma determinada eficiência de bombeamento de gás pelo pistão 40.
[0052] O meio elástico 70, acoplado às partes de pistão 40 e de meio atuador 60, mantém estacionária sua região disposta sobre o referido plano transversal P, definindo um ponto zero da amplitude de operação do compressor, no qual a vibração causada pelo movimento de cada uma das partes de pistão 40 e de meio atuador 60 apresente resultante nula, independente da diferença entre as amplitudes em balanceamento.
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 25/42 / 20 [0053] A presente invenção permite uma redução nas dimensões do pistão 40 e do motor elétrico linear 50, e ainda uma consequente redução nas dimensões do compressor, já que o desacoplamento físico direto do pistão 40 ao meio atuador 60 permite uma independência entre os cursos de deslocamento de ditas partes e, consequentemente, o controle da eficiência de operação do pistão 40 e do motor elétrico linear 50.
[0054] Um aumento do curso de deslocamento do meio atuador 60 relativamente ao curso das construções conhecidas (e mesmo com relação ao curso de deslocamento do pistão 40, em relação ao qual não está mais diretamente relacionado) permite uma diminuição nas dimensões do motor elétrico linear 50, sem que ocorra perda de potência a dito motor elétrico linear 50, permitindo ainda uma redução nas dimensões do compressor. A determinação da amplitude dos cursos do pistão 40 e do meio atuador 60 é realizada a partir da determinação das massas e da constante de mola do meio elástico 70.
[0055] Nas construções de compressor nas quais o curso do pistão 40 não é modificado, a amplitude de deslocamento do meio atuador 60 é definida de modo a ser superior àquela de deslocamento do pistão 40, permitindo a obtenção da desejada potência com um motor elétrico de dimensões reduzidas, por exemplo, de menor diâmetro, sem que, com isso, o necessário aumento de curso do meio atuador 60 provoque uma alteração no curso do pistão 40 e, consequentemente, na capacidade de bombeamento.
[0056] O balanceamento de vibrações decorrentes da operação do pistão 40 e do meio atuador 60 permite também uma redução nas dimensões e no formato construtivo da carcaça 20 do compressor, conforme descrito adiante.
[0057] Embora o compressor em descrição possa ser montado no interior de uma carcaça convencional, tal como aquela ilustrada na figura 1, a presente invenção será descrita para uma construção preferencial de carcaça 20 do tipo utilizada para compressores lineares compactos, tal como ilustrado nas figuras 3, 4, 9, 11, 13 e 15 dos desenhos anexos.
[0058] De acordo com a presente invenção, o meio atuador 60 geralmente compreende uma porção básica 61 que fixa o meio elástico 70 e uma porção de carga 62 eletromagneticamente
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 26/42 / 20 associada ao motor elétrico linear 50, ditas porções básica 61 e de carga 62 sendo preferivelmente coaxiais entre si e ao eixo do pistão 40 e sendo que a porção básica 61 carrega a porção de carga 62. Em uma forma de realização da presente invenção, a porção básica 61 fixa a porção de carga 62 por um meio convencional conhecido, tal como cola, rosca, interferência, etc., ou incorpora dita porção de carga 62 em peça única. A porção de carga 62 carrega magnetos 51 do motor elétrico linear 50.
[0059] Em uma forma de realização da presente invenção, a porção de carga 62 é definida por uma saia tubular, projetante da porção básica 61, a partir de uma face desta oposta àquela voltada ao pistão 40.
[0060] De acordo com as construções ilustradas, a porção de carga 62 é na forma de uma saia tubular segmentada, definindo porções de saia arqueada, pelo menos parte das quais carregando, a partir de um extremo livre em oposição à porção básica 61, ou ainda em uma respectiva face interna da saia arqueada, um magneto 51. Em uma outra opção construtiva, pelo menos parte das porções de saia arqueada é construída em material magnético e define o magneto do motor elétrico linear 50.
[0061] De acordo com esta forma construtiva da presente invenção, o meio elástico 70 tem um extremo fixado ao pistão 40 e um extremo oposto fixado à porção básica 61 do meio atuador 60. Em uma variante desta construção, ilustrada, de forma exemplificativa, nas figuras 3, 4, 7, 9, 11 e 13 a fixação do meio elástico 70 ao pistão 40 é realizada pela fixação de um extremo do meio elástico 70 a uma porção de haste de acionamento 90, externa ao cilindro 30 e coaxial ao pistão 40, dita porção de haste de acionamento 90 podendo ser provida de meios de recepção e retenção do dito adjacente extremo do meio elástico 70 ou ainda incorporando estes em peça única. A porção de haste de acionamento 90 pode ser também definida em peça única com o pistão 40 ou ser acoplada a este, sendo o meio elástico 70 preferivelmente definido por uma ou duas molas helicoidais ressonantes com mesmo sentido de desenvolvimento helicoidal e tendo seus extremos adjacentes angularmente distanciados entre si.
[0062] De acordo com uma forma de realização da presente invenção, o compressor em questão compreende ainda um elemento posicionador 80 acoplando a região do meio elástico 70, situada sobre o referido plano transversal P ortogonal ao eixo geométrico do meio elástico 70, a uma
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 27/42 / 20 das partes de cilindro 30 e de carcaça 20, tal como ilustrado nas figuras 9 a 12.
[0063] Na construção ilustrada nas figuras 13 e 14 o conjunto de pistão 40, meio atuador 60 e meio elástico 70 não apresenta um elemento posicionador de conexão a uma parte de referência do compressor, tal como a carcaça ou o cilindro. Nesta construção as amplitudes de oscilação do pistão 40 e do meio atuador 60 são mantidas sem alteração substancial durante a operação do compressor, sendo que o meio elástico 70 é projetado de modo que, mesmo em condições nas quais, eventualmente, uma ou ambas as citadas amplitudes de deslocamento ultrapassem o valor nominal previamente determinado, em projeto, dito valor nominal de amplitude de deslocamento seja restabelecido.
[0064] De acordo com a presente invenção, o meio posicionador 80 apresenta duas construções possíveis: uma construção rígida e uma construção elástica, conforme descrito adiante.
[0065] Em uma forma construtiva da presente invenção, o elemento posicionador 80 acopla, de forma rígida, a região do meio elástico 70 situada sobre o referido plano transversal P, a uma das partes de cilindro 30 e de carcaça 20, mantendo dito elemento posicionador 80 fixo em relação à respectiva parte. As figuras 11 e 12 exemplificam uma possível construção de elemento posicionador 80 rígido, compreendendo uma haste de posicionamento 83 tendo um extremo 83a, acoplado ao meio elástico 70 na região do plano transversal P e um extremo oposto 83b fixado à carcaça 20, embora dito segundo extremo 83b possa ser também fixado ao cilindro 30. Na construção ilustrada, a haste de posicionamento 83 é coaxial ao eixo geométrico do pistão 40 e disposta através da porção de base 61 do meio atuador 60.
[0066] Em uma outra forma construtiva da presente invenção, não ilustrada, o elemento posicionador 80, de construção rígida, pode ser definido por um berço anelar fixando a região do plano transversal P do meio elástico 70 contra a adjacente superfície interna da carcaça 20, devendo ser entendido que podem ser providas diferentes construções para o elemento posicionador 80. De acordo com a presente invenção, o meio elástico 70 compreende pelo menos uma mola helicoidal ressonante com um extremo acoplado ao pistão 40 e um extremo oposto acoplado ao meio atuador 60. Nas construções ilustradas, o meio elástico 70 compreende duas molas helicoidais ressonantes
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 28/42 / 20 apresentando um mesmo desenvolvimento helicoidal e estando com seus extremos adjacentes defasados entre si em cerca de 180°. Nas construções com meio elástico 70 compreendendo mais do que duas molas helicoidais ressonantes, estas apresentam uma distribuição angular definindo um plano de simetria (por exemplo, com espaçamento igual) para os extremos adjacentes de ditas molas helicoidais ressonantes.
[0067] Nas construções apresentando um meio elástico 70 na forma de molas helicoidais coaxiais ao eixo geométrico do pistão 40, a porção de haste de posicionamento 83 é disposta axial e internamente em relação à ou às molas helicoidais ressonantes que definem o meio elástico 70.
[0068] Em uma outra forma construtiva da presente invenção, o elemento posicionador 80 acopla, de forma elástica, a região do meio elástico 70 situada sobre o referido plano transversal P, a uma das partes de cilindro 30 e de carcaça 20, dito elemento posicionador 80 forçando a manutenção das distâncias entre o plano transversal P e o ponto de referência contido em uma das partes de carcaça 20 e de cilindro 30. As figuras 9 e 10 exemplificam uma possível construção de elemento posicionador 80 elástico e na qual dito elemento posicionador 80 compreende, além da haste de posicionamento 83, um elemento de mola 84, do tipo espiral ou plano e que, na construção ilustrada, fixa o extremo oposto 83b da haste de posicionamento 83 à carcaça 20.
[0069] Nas construções em que o elemento posicionador 80 é elástico, compreendendo um elemento de mola, este apresenta uma porção acoplada a uma das partes de cilindro 30 e de carcaça 20 e uma porção oposta fixada à região do meio elástico 70 situada sobre o referido plano transversal P, através da haste de posicionamento 83, disposta axial e internamente em relação a uma mola helicoidal ressonante que define o meio elástico 70 e que apresenta um extremo acoplado ao pistão 40 e um extremo oposto acoplado ao meio atuador 60. Nesta construção, também a porção de haste de posicionamento 83 é disposta através de uma abertura central provida na porção básica 61 do meio atuador 60, coaxialmente ao eixo geométrico do pistão 40.
[0070] Em uma forma de realização desta opção construtiva, o elemento posicionador 80 compreende um elemento de mola 84, na forma de uma mola plana, perifericamente fixada à carcaça 20 e medianamente fixada à haste de posicionamento 83, tal como ilustrado na figura 9.
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 29/42 / 20 [0071] Dentro do conceito aqui apresentado de elemento posicionador 80 elástico, a solução em questão provê uma construção na qual dito elemento posicionador 80 é montado em uma das partes de carcaça 20 e de cilindro 30 sendo elástica e operativamente associado a uma das partes de pistão 40 e de meio atuador 60, de modo a forçar a manutenção da condição de deslocamentos em oposição de fase entre o pistão 40 e o meio atuador 60 e as ditas amplitudes de deslocamento previstas para esses últimos no projeto do compressor.
[0072] Em uma forma construtiva deste conceito, o elemento posicionador 80 compreende um elemento de mola 84 tendo uma porção acoplada a uma das partes de cilindro 30 e de carcaça 20 e uma porção oposta fixada a uma das partes de pistão 40 e de meio atuador 60 através da haste de posicionamento 83, tal como exemplificado nas figuras 3, 4, 5, 7 e 8 dos desenhos anexos.
[0073] As figuras 3 a 5 apresentam construções mais preferenciais, nas quais o elemento posicionador 80 tem o extremo 83a da haste de posicionamento 83 acoplado ao pistão 40 e o extremo oposto 83b acoplado à carcaça 20, através de um elemento de mola 84 na forma de uma mola plana. Nestas construções, o pistão 40 é acoplado ao meio elástico 70 por uma porção de haste de acionamento 90 externa ao cilindro 30 e coaxial ao pistão 40 e sendo a haste de posicionamento 83 definida por um prolongamento da porção de haste de acionamento 90.
[0074] Em ambas as construções ilustradas, a porção de haste de acionamento 90 define um corpo alargado relativamente ao pistão 40 sendo produzido, por exemplo, em peça única com o referido pistão 40 e com a haste de posicionamento 83.
[0075] Na construção da figura 3 a porção de haste de acionamento 90 define alojamentos 91 que recebem e fixam um extremo do meio elástico 70 o qual, na construção ilustrada, compreende pelo menos uma mola helicoidal ressonante com um extremo acoplado ao pistão 40, através da dita porção de haste de acionamento 90 e um extremo oposto acoplado ao meio atuador 60. Nesta construção, a haste de posicionamento 83 é disposta axial e internamente em relação à mola helicoidal ressonante.
[0076] Na construção ilustrada na figura 4 a porção de haste de acionamento 90 é fixada a um adjacente extremo do meio elástico 70 o qual, na construção ilustrada, compreende também pelo
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 30/42 / 20 menos uma mola helicoidal ressonante com um extremo acoplado ao pistão 40, através da dita porção de haste de acionamento 90 e um extremo oposto acoplado ao meio atuador 60. Nesta construção, a haste de posicionamento 83 é disposta axial e internamente em relação à mola helicoidal ressonante, dita haste de posicionamento 83 sendo fixada às partes de pistão 40 e de porção de haste de acionamento 90 através de uma abertura central provida no pistão 40 e na porção de haste de acionamento 90, axialmente ao eixo geométrico do pistão 40.
[0077] Nas construções ilustradas nas figuras 3 e 4, a haste de posicionamento 83 tem seu diâmetro reduzido na região adjacente ao meio atuador 60, de modo que dita haste de posicionamento 83 atravesse, coaxialmente ao eixo geométrico do pistão 40, uma abertura central provida na porção básica 61 do meio atuador 60, de modo a conectar o pistão 40 ao elemento de mola 84 do elemento posicionador 80. Nestas construções, a porção básica 61 do meio atuador 60 fixa um outro extremo do meio elástico 70, oposto àquele de fixação ao pistão 40. Tal como descrito anteriormente, o meio atuador 40 compreende também uma porção de carga 62 eletromagneticamente associada ao motor elétrico linear 50.
[0078] Na construção ilustrada na figura 3 a porção básica 61 do meio atuador 60 apresenta, ao longo de sua periferia, alojamentos 61a para receberem e fixarem um adjacente extremo do meio elástico 70, tal como descrito para a porção de haste de acionamento 90. Na construção da figura 4, a porção básica 61 do meio atuador 60 incorpora o adjacente extremo do meio elástico 70, definindo, conjuntamente com o pistão 40, uma peça única.
[0079] Nas construções ilustradas nas figuras 3 e 4, o elemento posicionador 80 compreende também um elemento de mola 84 na forma de uma mola plana perifericamente fixada à carcaça 20 e medianamente fixada ao adjacente extremo oposto 83b da haste de posicionamento 83.
[0080] Na construção ilustrada nas figuras 7 e 8, o meio posicionador 80 compreende uma haste de acionamento 83 fixada, por um extremo 83a, na porção básica 61 do meio atuador 60, projetando-se de dita porção básica 61, para ter um extremo oposto 83b fixado, através de um elemento de mola 84, na forma de uma mola plana, à carcaça 20.
[0081] Nesta construção, a porção básica 61 do meio atuador é maciça, recebendo e fixando,
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 31/42 / 20 em uma face voltada ao meio elástico 70, um adjacente extremo deste e fixando, a partir de uma face oposta, o adjacente extremo 83a da haste de posicionamento 83.
[0082] Nesta construção, o meio elástico 70 tem um extremo fixado ao pistão 40 através de uma porção de haste de acionamento 90, adequadamente configurada para reter um adjacente extremo do meio elástico 70. Também nesta construção a porção e haste de acionamento 90 é definida em peça única ao pistão 40, na forma de um alargamento de uma porção deste oposta a uma porção de compressão disposta no interior da câmara de compressão C.
[0083] O meio posicionador 80 em qualquer das construções apresentadas, força a manutenção da condição de deslocamentos em oposição de fase entre o pistão 40 e o meio atuador 60 e do valor nominal das amplitudes de deslocamento destes últimos. Este meio posicionador 80 é aplicado nas construções nas quais o meio elástico 70 não garante, por si só, o correto valor das amplitudes dos deslocamentos reciprocantes do pistão 40 e do meio atuador 60, tal como, por exemplo, em situações de sobrecarga do motor.
[0084] Em qualquer uma das opções construtivas acima discutidas, o meio posicionador 80 é dimensionado para permanecer em uma condição de repouso, a qual representa uma condição de equilíbrio de deslocamentos em anti-fase do pistão 40 e do meio atuador 60, forçando continuamente a parte a qual está ligado, a esta sua condição de equilíbrio em função de seu prévio dimensionamento e características construtivas. O meio posicionador 80 força continuamente a parte à qual está ligado, para uma posição correspondente a uma posição de repouso não deformada do meio elástico 70.
[0085] Em uma das diferentes concretizações da presente invenção, a carcaça 20 compreende um corpo tubular alongado geralmente em liga metálica e definindo, internamente, uma câmara hermética HC entre o motor elétrico linear 50 e o cilindro 30, dita câmara hermética HC sendo aberta para um primeiro extremo da câmara de compressão C e alojando o meio atuador 60 e o meio elástico 70.
[0086] Uma placa de válvulas 110 de qualquer construção conhecida da técnica é assentada e fixada contra um segundo extremo da câmara de compressão C, de modo a fechá-lo. Uma tampa extrema 120 é externamente assentada e retida contra a placa de válvulas, dita tampa extrema 110
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 32/42 / 20 e dita placa de válvulas 110 provendo, internamente, comunicações fluidas seletivas entre a câmara de compressão C e linhas de sucção e de descarga não ilustradas, de um circuito de refrigeração ao qual o compressor é acoplado.
[0087] De acordo com a presente invenção, a tampa extrema 120 é fixada em torno de pelo menos parte da extensão longitudinal da adjacente porção de carcaça envolvendo a placa de válvulas 110, dita fixação sendo, por exemplo, por colagem ou por interferência mecânica, tal como pela atuação de uma rosca interna 123 provida na tampa extrema 120, a ser engatada em uma rosca externa 22 provida na adjacente porção da carcaça 20.
[0088] A placa de válvulas 110, onde são definidos orifícios de sucção 111 e de descarga 112, seletivamente fechados por uma respectiva válvula de sucção 113 e uma respectiva válvula de descarga 114, (ver figura 15) é assentada contra o segundo extremo da câmara de compressão C, fechando dita câmara de compressão 31, dito segundo extremo da câmara de compressão C sendo oposto àquele por onde é montado o pistão 40.
[0089] Na construção de compressor apresentando uma carcaça 20, tal como ilustrado nos desenhos anexos, dito compressor apresenta as partes móveis entre si construídas de modo a dispensarem a necessidade de se prover óleo lubrificante no compressor, assim como um reservatório para dito óleo e meios de bombeamento deste às partes com movimento relativo.
[0090] Em uma opção construtiva da presente invenção, as partes do compressor, com movimento relativo entre si, são construídas em material auto-lubrificante, tal como, por exemplo, alguns plásticos. Em uma outra opção construtiva da presente invenção, ditas partes com movimento relativo entre si são construídas em material anti-fricção, ou providas com um revestimento antidesgaste e de baixo atrito.
[0091] Em uma forma de realização da presente invenção, o pistão 40 é produzido em material auto-lubrificante, tal como, por exemplo, alguns plásticos de engenharia ou em materiais convencionais acrescidos de revestimento superficiais anti-desgaste e de baixo atrito. A câmara de compressão C, no interior da qual se desloca o pistão 40, pode também receber, circunferencial e externamente, uma camisa tubular feita de material antifricção e fixada à carcaça 20, como acima
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 33/42 / 20 citado.
[0092] Além da diminuição de atrito entre as partes com movimento relativo entre si, a determinação do material de formação dos elementos constituintes do compressor da presente invenção considera questões de balanceamentos no compressor. Dentro deste conceito, o compressor em descrição apresenta, preferivelmente, seus constituintes formados em material de baixa densidade mássica, de modo a reduzir os esforços de desbalanceamento provenientes do movimento reciprocante do pistão 40. O compressor construído de acordo com a presente invenção pode ser utilizado em uma ampla gama de rotações, por exemplo de 3.000rpm a 15.000rpm, em função de suas características.
[0093] De acordo com a presente invenção, o cilindro 30 é hermeticamente e pelo menos parcialmente alojado e retido no interior de uma primeira porção extrema da carcaça 20, sendo a tampa extrema 120 fixada em uma das partes de carcaça 20 e de cilindro 30, de modo a pressionar a placa de válvulas 110 contra o cilindro 30.
[0094] Na construção ilustrada de carcaça tubular 20, a comunicação fluida entre a câmara de compressão C e a linha de descarga é definida por uma câmara de descarga 122 definida no interior da tampa extrema 120 e a comunicação fluida entre a câmara de compressão C e a linha de sucção é definida por um meio conector 121 formado no interior da tampa extrema 120 e alojando um adjacente extremo da linha de sucção.
[0095] Em uma variante construtiva da presente invenção, ilustrada nos desenhos anexos, a tampa extrema 120 compreende ainda uma tampa de cilindro 125 disposta entre a placa de válvulas 110 e a tampa extrema 120, esta última exercendo pressão contra a placa de válvulas 110 por meio da tampa de cilindro 125, dita tampa de cilindro 125 sendo, por exemplo, envolvida pela tampa extrema 120.
[0096] Nesta variante construtiva, comunicação fluida entre a câmara de compressão C e a linha de descarga é definida por uma câmara de descarga 122 formada no interior da tampa de cilindro 125 e a comunicação fluida entre a câmara de compressão C e a linha de sucção é definida por um meio conector 121 para um adjacente extremo da linha de sucção: formado no interior da tampa de
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 34/42 / 20 cilindro 125.
[0097] Embora as construções aqui ilustradas apresentem uma comunicação fluida entre a câmara de compressão C e a linha de sucção através de um meio conector 121, deve ser entendido que a presente invenção também se aplica a construções de comunicação fluida entre a linha de sucção e a câmara de compressão C através de uma câmara de sucção provida na tampa extrema 120 ou em uma tampa interna a esta, tal como descrito adiante.
[0098] A alimentação de gás refrigerante através do meio conector 121 é realizada de forma direta e hermética ao interior da câmara de compressão C do cilindro 30, através da válvula de sucção 113.
[0099] A câmara de descarga 122 é definida de forma a maximizar o uso do volume interno desta para atenuação de pulsações de gás refrigerante geradas a partir da operação do compressor, e a realizar o isolamento entre o volume de descarga existente e a linha de sucção. Em uma opção construtiva, esta construção provê também a fixação do sistema de válvulas de descarga.
[0100] De acordo com uma forma de realização da presente invenção, a tampa extrema 120 é construída em peça única sendo internamente provida com o meio conector 121 e a câmara de descarga 122. Entretanto outras construções são possíveis dentro do conceito aqui apresentado, nas quais, por exemplo, uma tampa de cilindro 125, interna à tampa extrema 120 é assentada contra a placa de válvulas 110, conforme descrito adiante, dita tampa de cilindro 125 sendo, por exemplo, parcial ou totalmente envolvida pela tampa extrema 120. Nesta construção a tampa de cilindro 125 define, internamente, o meio conector 121, de comunicação fluida entre a câmara de compressão C e a linha de sucção e o gás comprimido uma câmara de descarga 122, que recebe na câmara de compressão C, e a ser dirigido para a linha de descarga.
[0101] Nesta construção, para manter a condição de assentamento das partes de tampa de cilindro 125 e de placa de válvulas 110 contra a adjacente porção da carcaça 20, a tampa extrema 120 é prensada e soldada a esta última.
[0102] A fixação da tampa extrema 120 à carcaça 20 resulta em uma melhor hermeticidade ao compressor, permitindo ainda uma diminuição das dimensões deste, por eliminar a provisão de
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 35/42 / 20 porções de flange para assentamento mutuo entre partes fixadas entre si através do uso de parafusos, rebites, etc..
[0103] De acordo com a presente invenção, a manutenção de vedação entre os lados de sucção e descarga definidos na tampa extrema 120 ou ainda na tampa de cilindro 125, em operação, é garantida pela provisão de juntas de vedação 140. Pinos de alinhamento (não ilustrados) podem ser utilizados para a garantia do posicionamento dos componentes que compõem o fechamento do extremo da carcaça 20 onde é assentada a placa de válvulas 110 e que definem o cabeçote do compressor. Uma junta de vedação 140 é aplicada entre dito extremo da carcaça 20 e a placa de válvulas 110 para se conseguir o ajuste da câmara de compressão C e limitar o volume nocivo (morto) presente nesta última.
[0104] Conforme ilustrado, a segunda porção extrema da carcaça 20 prolonga-se para além do motor elétrico linear 50, para ser fechada por uma tampa de motor 150, definindo, entre esta última e o motor elétrico linear 50, um plenum hermético 151 mantido em comunicação fluida com a câmara hermética HC através do motor elétrico linear 50.
[0105] De acordo com a presente invenção, pelo menos uma das partes de carcaça 20 e de tampa extrema 120 (ou tampa de cilindro 125) pode também ser provida, externamente, de aletas de troca térmica, as quais permitem a refrigeração do compressor em questão durante sua operação e a liberação de calor, gerado pelo motor e pela compressão de fluido refrigerante na câmara de compressão C, para fora do compressor.
Petição 870180007710, de 29/01/2018, pág. 36/42 / 5