Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "FORMULAÇÃO CONDICIONADORA DO CABELO COMPREENDENDO POLIORGANOS-SILOXANO AMINOFUNCIONAL, XAMPU, CONDICIONA- DOR E MÉTODO PARA TRATAMENTO DE FIBRAS CONTENDO QUERATINA". A presente invenção refere-se às formulações de cuidado do ca- belo, particularmente formulações de condicionamento do cabelo, compre- endendo pelo menos um poliorganossiloxano aminofuncional. Além disso, a invenção refere-se ao uso destas formulações para o tratamento de fibras contendo queratina, preferivelmente cabelo humano.
Ele é conhecido para tratar materiais de fibra, em particular estru- turas têxteis lisas com poliorganossiloxanos. Os materiais de fibra podem ser fornecidos com propriedades vantajosas tais como, por exemplo um toque agradável, macio. Os poliorganossiloxanos que contêm grupos quaternários tendo um átomo de nitrogênio, e o uso de tais poliorganossiloxanos para o tratamento de materiais de fibra têxtil também são conhecidos, por exemplo da DE-A 196 52 524.
Também é conhecido usar poliorganossiloxanos aminofuncionais em aplicações de condicionamento pessoal, por exemplo no tratamento ca- pilar. Vide por exemplo as Patentes U.S. 4.563.347, 4.586.518, 4.620.878, 5.132.443 e 6.090.885, as divulgações das quais são incorporadas por refe- rência em sua totalidade. O uso destes polissiloxanos ainda apresenta algumas desvanta- gens em vista das propriedades de estabilidade, propriedades de formação, ou o uso pode interferir com outros processos do cabelo tais como perma- nente ou tintura. O objetivo da presente invenção foi descobrir uma formula- ção de condicionamento do cabelo que não apresenta estas desvanta- gens. A presente invenção refere-se às formulações de condiciona- mento do cabelo compreendendo pelo menos um poliorganossiloxano ami- nofuncional da fórmula (I) Segue-se folha 1a em que R R-. R e R- independentemente um do outro são CH·?. OH ou O alquila C1-C4, x é um número inteiro de 1 a 200, y é um número inteiro de 1 a 500, e o peso molecular do polissiloxano aminofuncional é de 5000 a 50000 D.
Preferivelmente a razão x:y é de 1:10 a 1:100, mais preferivel- mente de 1:20 a 1:80.
Preferivelmente o peso molecular é de 5000 a 40000 D, mais preferivelmente de 8000 a 30000 D, especial e preferivelmente de 10000 a 25000 D. O peso molecular pode ser determinado por métodos conhecidos, tais como cromatografia de permeação em gel (GPC).
Preferivelmente R, R-ι, R2 e R3 independentemente um do outro são CH3, OH ou O alquila C1-C2.
Os poliorganossiloxanos tipicamente contêm quantidades signifi- cantes de componentes voláteis, por exemplo solventes residuais e oiigôme- ros de siloxano cíclicos tais como D3 (hexametilciclotrissiloxano), D4 (octa- metilciclotetrassiloxano) & D5 (decametilciclopentassiloxano) como artefatos de sua fabricação.
Preferivelmente 0 poliorganossiloxano aminofuncional da fórmula (I) contém 0,1 % em peso ou menos de solvente volátil e hexametilciclotrissi- loxano, menos do que 0,5 % em peso de octametilciclotetrassiloxano e me- nos do que 1,0 % em peso de ciclopentassiloxano, com base na quantidade total do poliorganossiloxano da fórmula (I).
Mais preferivelmente 0 poliorganossiloxano aminofuncional da fórmula (I) contém menos do que 1,5 % em peso em total de solvente resi- dual, hexametilciclotrissiloxano, octametilciclotetrassiloxano e decametilci- clopentassiloxano com base na quantidade total do poliorganossiloxano da fórmula (I). Os métodos de reduzir a quantidade de componentes voláteis nos poliorganossiloxanos são bem conhecidos dos versados na técnica.
As formulações de condicionamento do cabelo preferivelmente contêm de 0,05 % a 10 % em peso (% em peso) do poliorganossiloxano da fórmula (I); mais preferivelmente elas contêm de 0 1 % em peso a 8 % em peso, especial e preferivelmente de 0,1 % em peso a 5 % em peso dele, com base na quantidade total da formulação de condicionamento do cabelo.
Uma outra modalidade da presente invenção refere-se a uma formulação de condicionamento do cabelo compreendendo 0,05 % em peso a 10 % em peso, com base no peso total da formulação de condicionamento do cabelo, de pelo menos um poliorganossi- loxano aminofuncional da fórmula (I) em que R, R-ι, R2 e R3 independentemente um do outro são Ch3, OH ou O alquila C1-C4, x é um número inteiro de 1 a 200, y é um número inteiro de 1 a 500, e 0 peso molecular do polissiloxano aminofuncional é de 5000 a 50000 D.
Uma modalidade preferida da presente invenção refere-se a uma formulação de condicionamento do cabelo compreendendo 0,1 % em peso a 8 % em peso, com base no peso total da formu- lação de condicionamento do cabelo, de pelo menos um poliorganossiloxano aminofuncional da fórmula (I) em que R, R-ι, R? e R^ independentemente um do outro são OHi OH m.i O aiquila Ci-C2, x é um número inteiro de 1 a 200, y é um número inteiro de 1 a 500, e o peso molecular do polissiloxano aminofuncional é de 5000 a 40000 D e em que a razão de x:y é de 1:20 a 1:80.
Os polissiloxanos da fórmula (I) não são conhecidos (isto é, con- cretamente divulgados) na Patente U.S. Ne 4.586.518 ou Patente U.S. NQ 4.563.347, mas eles podem ser produzidos por analogia aos processos que podem ser encontrados nesta. Os métodos de reduzir a quantidade de com- ponentes voláteis nos polissiloxanos são bem conhecidos aos versados na técnica.
Visto que o diluente serve apenas para diluir o polímero de sili- cone para permitir a aplicação uniforme de quantidades apropriadamente pequenas, qualquer diluente que é fisiologicamente aceitável para o contato com o corpo humano quando usado em uma composição de cosmético pode ser usado. Por exemplo, o polímero de silicone pode ser dissolvido em sol- ventes orgânicos tais como álcoois, por exemplo etanol e isopropanol, ou polióis tais como propileno glicol. Misturas destes com água também podem ser utilizadas. Alternativamente, o polímero de silicone é usado na forma de uma dispersão ou emulsão aquosas.
As dispersões aquosas altamente estáveis podem ser obtidas adicionando-se um ou vários agentes de dispersão. Adequados como dis- persantes são os compostos ativos de superfície conhecidos dos versados na técnica das emulsões de silicone. Os produtos não-iônicos tais como eto- xilatos de álcool graxo, etoxilatos de ácido graxo, ou a minas graxas etoxila- das, ou dispersantes catio nica mente ativos tais como, por exemplo sais de amônio quaternizado podem ser mencionados aqui em particular. A quanti- dade de dispersante(s) está na faixa de, por exemplo 2 % a 10 % em peso com base na dispersão total. As dispersões podem ser produzidas no geral por métodos conhecidos utilizados para dispersar polissiloxanos.
As composições de poliorganossiloxano como definido acima são úteis em formulações de cosmético para tratamento capilar por exemplo lavagens do cabelo na forma de xampus, condicionadores de cabelo, tais como também condicionadores de proteção térmica, produtos de condicio- namento do cabelo, por exemplo produtos de pré-tratamento, tônicos capila- res, cremes e géis de estilização capilar, pomadas, soluções para enxágüe do cabelo, tratamentos de condicionamento profundo, tratamentos de condi- cionamento do cabelo intensivos, produtos de fixação do cabelo, por exem- plo agentes de ondulação para permanentes (onda quente, onda suave, on- da fria), produtos de alisamento do cabelo, fixadores do cabelo líquidos, es- pumas para cabelo, pulverizadores de cabelo, tinturas de cabelo temporá- rias, semitemporárias ou permanentes, produtos contendo tinturas auto- oxidantes, ou tinturas de cabelo naturais tais como hena ou camomila. De- pendendo da aplicação de tratamento capilar específica, a composição desta invenção pode ser formulada por meios convencionais em aerossol, pulveri- zador com bomba, borrifador, loção, creme, gel, ou composições tipo musse para a aplicação fácil ao cabelo.
As formulações desta invenção comunicam condicionamento ex- celente, de longa duração sem formação e não interferem com outros pro- cessos do cabelo tais como permanente e tintura. O termo "cabelo" como usado na presente invenção inclui cabelo humano tratado e não tratado, cabelo animal, e qualquer tipo de fibra seme- lhante ao cabelo que necessita de brilho, fly-away reduzido e facilidade de penteação. O cabelo tratado inclui o cabelo que é quimicamente mudado e/ou danificado por permanentes e/ou tinturas.
Os cremes são usualmente difundíveis na faixa de temperatura da temperatura ambiente à da pele, ao passo que as soluções para enxágüe em creme, loções ou leites tendem a ser vertíveis.
Os géis são sistemas semi-sóíidos em que o assim chamado formador de gel forma uma rede tridimensional em que um líquido é imobili- zado. Os hidrogéis claros a opacos consistem principalmente em água, substâncias solúveis em água e espessadores ou formadores de gel.
Além dos ingredientes especiais especificados acima, a formula- ção desta invenção pode compreender outros ingredientes (aditivos) que sãc convencionais e/ou benéficos. Os exemplos de tais outros ingredientes (adi- tivos) são • espessadores e estabilizadores, por exemplo, alginato de sódio, goma arábica, polioxietileno, goma guar, hidroxipropil goma guar, derivados de celulose tais como metilcelulose, metil hidroxipropilcelulose, hidroxipropil- celulose, polipropilidroxietilcelulose, amido e derivados de amido tais como hidroxietilamilose e amido amilose, e goma de alfarroba; • perfumes; • nutrientes da raiz do cabelo, tais como aminoácidos e açúcares.
Os exemplos de aminoácidos adequados incluem arginina, cisteína, glutami- na, ácido glutâmico, isoleucina, leucina, metionina, serina e valina, e/ou pre- cursores e derivados destes. Os aminoácidos podem ser adicionados indivi- dualmente, em misturas, ou na forma de peptídeos, por exemplo di- e tripep- tídeos. Os aminoácidos também podem ser adicionados na forma de um hidrolisado de proteína, tal como um hidrolisado de queratina ou colágeno.
Os açúcares adequados são glicose, dextrose e frutose. Estes podem ser adicionados individualmente ou na forma de, por exemplo extratos de fruta.
Uma combinação particularmente preferida de nutrientes da raiz do cabelo naturais para a inclusão em composições da invenção é isoleucina e glicose.
Um nutriente de aminoácido particularmente preferido é a arginina; • políóis, tais como glicerina e polipropiieno glicol; • agentes quelantes, tais como EDTA; • intensificadores de espuma; • agentes antiespuma; • antioxidantes; • antimicrobianos; • filtros solares; • bactericidas; • solventes, por exemplo, etanol SDA40; • resinas orgânicas, por exemplo, poliquatémio 11; • emulsificadores, por exemplo, ceteareth 20, steareth 20, álcool estearílíco. e polissorbato 20; • óleos emolientes, por exemplo, dimeticona e ciclometicona; • conservantes, por exemplo, metil parabeno, metilisotiazolinona; • opacificadores; • agentes seqüestrantes; • agentes de ajuste do pH, por exemplo, ácido cítrico; • tinturas; • aditivos de especialidade, tais como agentes de re-exsudação (por exemplo, miristato e palmitato de isopropiía, álcool cetílico, propileno glicol), agentes perolados (por exemplo, diestearato de etileno glicol), agen- tes de controle da caspa (por exemplo, piritiona de zinco); • outros polissiloxanos, tais como polidiorganossiloxanos, em par- ticular polidimetilsiloxanos que têm a designação de CTFA de dimeticona.
Também adequados para o uso nas composições da invenção são os poli- dimetil siloxanos tendo grupos finais hidroxila, que têm a designação de CT- FA de dimeticonol. É preferido se o óleo de silicone também compreender um silicone funcionalizado. Os silicones funcionalizados adequados incluem, por exemplo, silicones substituídas por amina, carbóxi, betaína, amônio qua- ternário, carboidrato, hidróxi e alcóxi. Preferivelmente, o silicone funcionali- zado contém substituições múltiplas. Para se evitar dúvida, quanto aos sili- cones substituídos por hidroxila, um polidimetilsiloxano tendo meramente grupos finais hidroxila (que têm a designação de CTFA de dimeticonol) não é considerado um silicone funcionalizado dentro da presente invenção. Entre- tanto, um polidimetilsiloxano tendo substituições de hidroxila ao longo da cadeia polimérica é considerado um silicone funcionalizado. Os silicones funcionalizados de amino adequados são descritas na EP 455.185 (Helene Curtis) e incluem trimetilsililamodimeticona como representado abaixo, e são suficientemente insolúveis em água de modo a serem úteis nas composi- ções da invenção: Si(CH3)3-0-[Si(CH3)2-0-HSi(CH3)(R-NH-CH2CH2NH2)O-;|y- Si(CH3)3 em que x + y é um número de cerca de 50 a cerca de 500, e a fun- cionalidade de amina em por cento em peso está na faixa de cerca de 0,03 % a cerca de 8 % em peso da molécula, e em que R é um grupo alquileno tende de 2 a 5 átomos de carbono Como expressado aqui. a funcionalidade de amina em por cento em peso é medida titulando-se uma amostra do sili- cone amino-funcionalizado contra ácido clorídrico alcoólico ao ponto final verde de bromocresol. A amina em por cento em peso é calculada usando um peso molecular de 45 (correspondendo a CH3-CH2-NH2). Adequadamen- te, a funcionalidade de amina em por cento em peso medida e calculada deste modo está na faixa de 0,03 % a 8 %, preferivelmente de 0,5 % a 4 %.
Um exemplo de um silicone amino-funcionalizado comercialmente disponível útil no componente de silicone da composição da invenção é DC-8566 dis- ponível da Dow Corning (nome INCI: dimetila, metil (aminoetilaminoisobutil) siloxano). Esta tem uma funcionalidade de amina em por cento em peso de cerca de 1,4 %. Os exemplos de silicones amino funcionais adequados in- cluem: polissiloxanos tendo a designação de CTFA de "amodimeticona". Os exemplos específicos de silicones amino funcionais adequadas para o uso na invenção são os óleos de aminosilicone DC-8220, DC-8166, DC-8466, e DC-8950-114 (todos ex da Dow Corning), e GE 1149-75, (ex da General E- lectric Silicones). Os polímeros de silicone quaternários adequados são des- critos na EP-A-0 530 974. Um polímero de silicone quaternário preferido é K3474, ex da Goldschmidt. Um outro silicone funcional preferido para o uso como um componente no óleo de condicionamento hidrofóbico é um silicone substituído por alcóxi. Tais moléculas são conhecidas como copolióis de sili- cone e têm um ou mais grupos óxido de polietileno ou óxido de polipropileno ligados à estrutura principal do polímero de silicone, opcionalmente através de um grupo de ligação de alquila. Um exemplo não limitante de um tipo de copoliol de silicone útil nas composições da invenção tem uma estrutura mo- lecular de acordo com a fórmula representada abaixo: Si(CH3)3[0-Si(CH3)(A)]p-[0-Si(CH3)(B)]q-0-Si(CH3)3. Nesta fórmu- la, A é uma cadeia de alquileno com 1 a 22 átomos de carbono, preferivel- mente 4 a 18, mais preferivelmente 10 a 16. B é um grupo com a estrutura: - (R)-(EO)r(PO)S-OH em que R é um grupo de ligação, preferivelmente um grupo alquileno com 1 a 3 átomos de carbono. Preferivelmente R é -(CH2)2-- Os valores médios de r e s são 5 ou mais, preferivelmente 10 ou mais, mais preferivelmente 15 ou mais É preferido se os valores médios de r e s forem 100 ou menos. Na fórmula, o valor de p é adequadamente 10 ou mais, prefe- rivelmente 20 ou mais, mais preferivelmente 50 ou mais e o mais preferivel- mente 100 ou mais. O valor de q é adequadamente de 1 a 20 em que a ra- zão p/q é preferivelmente 10 ou mais, mais preferivelmente 20 ou mais. O valor de p + q é um número de 11 a 500, preferivelmente de 50 a 300.
Os copolióis de silicone adequados têm um HLB de 10 ou me- nos, preferivelmente 7 ou menos, mais preferivelmente 4 ou menos. Um ma- terial de copoliol de silicone adequado é DC5200, conhecido como Lauryl PEG/PPG -18/18 meticona (nome INCI), disponível da Dow Corning. É preferido usar uma combinação de silicones funcionais e não funcionais como o óleo de condicionamento de silicone hidrofóbico. Preferi- velmente oas silicones são combinados em gotículas comuns antes da in- corporação em composições de acordo com a invenção. A viscosidade do óleo de condicionamento de silicone hidrofóbi- co, medida no isolamento do restante da composição (isto é, não a viscosi- dade de qualquer emulsão pré-formada, mas do próprio óleo de condiciona- mento hidrofóbico) é tipicamente de 350 a 200.000.000 mm2s'1 a 25° C. Pre- ferivelmente a viscosidade é pelo menos 5.000 mm2s'1 a 25° C, mais preferi- velmente pelo menos 10.000 mm2s'1. Preferivelmente a viscosidade não ex- cede 20.000.000 mm2s'1, mais preferivelmente 10.000.000 mm2s'1, o mais preferivelmente 5.000.000 mmV.
Os métodos adequados para medir a viscosidade cinemática dos óleos de silicone são conhecidos dos versados na técnica, por exemplo vis- cosímetros capilares. Para os silicones de viscosidade alta, um reômetro de esforço constante também pode ser usado para medir a viscosidade dinâmi- ca, que é relacionada à viscosidade cinemática pela densidade do silicone. A viscosidade deve ser medida em taxas de cisalhamento baixas, tipicamente menos do que 10 s, tal que o silicone exibe comportamento Newtoniano (isto é, viscosidade independente da taxa de cisalhamento); agentes de condicionamento do cabelo convencionais tais como ceras, óleos, cforeto de estearalcôrtio, cloreto de dicetildimônio, estearami- dopropi! dimetilamina, e outros compostos orgânicos quaternários e • um aditivo que reduz a formação de eletricidade estática e fly- away. Um tal aditivo é preferivelmente uma amina quaternária.
Cada um destes ingredientes estará presente em uma quantida- de eficaz para realizar seu propósito. No geral estes ingredientes opcionais são incluídos individualmente em um nível de até 5 % em peso da formula- ção de condicionamento do cabelo total. A formulação de tratamento capilar desta invenção pode ser apli- cada, por exemplo, na forma de um xampu; produtos de enxágüe a serem aplicados depois de lavar o cabelo, antes ou depois do tingimento ou desco- ramento, e antes ou depois da ondulação ou alisamento permanentes; pro- dutos para fixação ou escovamento; composições de condicionamento; composições de restauração; e composições para o cabelo ondulado per- manente. A formulação de tratamento capilar desta invenção é preferivel- mente aplicada em produtos de enxágüe a serem aplicados depois da lava- gem do cabelo, tingimento ou descoramento, e depois da ondulação ou ali- samento permanentes; ou em produtos para a fixação ou escovamento; composições de condicionamento; composições de restauração; e composi- ções para condicionar o cabelo ondulado permanente.
Em uma modalidade da invenção a formulação de tratamento capilar é um xampu, caso este em que a composição contém um tensoativo de limpeza além de cerca de 0,1 a 10 partes em peso do polímero de polior- ganossiloxano e do diluente aquoso. A concentração do tensoativo de limpe- za pode variar de cerca de 8 a 60 partes em peso de formulação de xampu total.
Os tensoativos de limpeza selecionados do grupo consistindo em tensoativos aniônicos, tensoativos não-iônicos, e tensoativos anfóteros são bem conhecidos para o uso em formulações de xampu. Os tensoativos de limpeza típicos incluem os tensoativos aniônicos tais como os sais de sódio, amônio, ou trietanolamina de sulfato de laurila e sulfato de éter de laurila; os tensoativos não-iônicos tais como alcanolamidas de ácido graxo como dieta- nolamida de ácido láurico; e os tensoativos anfóteros tais como N- cocamidopropi! dimeti! gücina. No gera! os tensoativos anlônicos especial- mente os sais de sódio, amônio, e trietanolamina de sulfato de laurila, são preferidos visto que eles fornecem espumas mais ricas, mais densas do que outros tipos de tensoativos de limpeza em concentrações comparáveis.
Adicionalmente o xampu contém de 0 até 15 partes dos assim chamados tensoativos secundários tais como decil glicosídeo ou cocoanfoa- cetato de sódio, de 0 até 2 partes de um agente de condicionamento polimé- rico tal como poliquatérnio-7, de 0 até 4 partes de um espessador tal como cocamida MEA, alumínio silicato de magnésio ou um copolímero de acrilato ou acrilamida, de 0 até 3 partes de agentes de superexsudação tais como PPG-5 Ceteth 20 e Oleath 20, de 0 até 3 partes de agentes de condiciona- mento auxiliares tais como Pantenol e proteína do trigo hidrolisada, de 0 até 2 partes de agentes de perolização/opacificação tais como diestearato de glicol e estearato de etileno glicol, de 0 até 5 partes de outros ingredientes ativos tais como piritiona de zinco (solução a 48 %) e quantidades conven- cionais de outros adjuvantes tais como estabilizadores, ajustadores de pH e viscosidade, corantes e perfumes, para mencionar somente alguns, cada um em peso da composição de xampu total. As composições de xampu inventi- vas contêm pelo menos um dos ingredientes adicionais mencionados acima.
Em uma outra modalidade da invenção, a composição de trata- mento capilar desta invenção é um produto de condicionamento para a apli- cação ao cabelo depois da lavagem do cabelo. O cabelo é tipicamente en- xaguado em água corrente depois do tratamento com a composição de con- dicionamento. Os condicionadores facilitam a penteação fora do cabelo e comunicam maciez e flexibilidade ao cabelo. As composições de condicio- namento também podem conter outros componentes tais como espessado- res e compostos de condicionamento auxiliares. Os agentes de condiciona- mento auxiliares podem ser usados para fornecer outros benefícios de con- dicionamento melhorados tais como características antiestáticas. Os agentes de condicionamento auxiliares úteis na composição desta invenção incluem compostos catiônicos orgânicos e polímeros tais como cloreto ou brometo de estearildimetilbenzilamônio, cloreto ou brometo de iauril-trímetilamônio, clo- reto ou brometo de dodecildimetildroxietilamônio cloreto ou brometo de di- metildiestearilamônio e cloreto ou brometo de dimetildi-laurilamônio, deriva- dos de nitrogênio quaternário de éteres de celulose, e homopolímeros e co- polímeros de cloreto de dimetildialilamônio tais como a faixa SALCARE® de polímeros de condicionamento do cabelo disponíveis da Ciba Specialty Chemicals Corporation, High Point North Carolina, homopolímeros ou copo- límeros derivados de ácido acrílico ou ácido metacrílico contendo grupos funcionais de nitrogênio catiônico ligados ao polímero por intermédio de liga- ções de éster ou amida, copolímeros de vinilpirrolidona e ésteres de ácido acrílico com funcionalidade de nitrogênio quaternário e outros compostos de amônio quaternário que são conhecidos para o uso nas formulações de con- dicionamento do cabelo. Eles são usados em quantidades convencionais para atingir os efeitos desejados.
Quando a composição de tratamento capilar desta invenção é um produto de condicionamento para a aplicação ao cabelo depois da lava- gem do cabelo, ela contém, além de cerca de 0,1 a 10 partes em peso do polímero de polissiloxano descrito acima e do diluente, de 1 até cerca de 4 partes de agentes de reexsudação tais como álcoois graxos, por exemplo álcool cetila ou estearila e ceras ou derivados de lanolina. Adicionalmente ela pode conter de 0,2 até 3,0 partes de agentes de condicionamento se- cundário tais como óleos naturais e silicones, de 0 até 6 partes de emulsifi- cadores tais como tensoativos não-iônicos e polímeros de dispersão líquida tais como os polímeros SALCARE® SC92, SC95, SC96 disponíveis da Ciba Specialty Chemicals Corporation, High Point North Carolina, e quantidades convencionais de outros adjuvantes tais como proteínas, resinas e gomas poliméricas, conservante, ajustadores de pH e viscosidade, corantes e per- fumes, para mencionar somente alguns, cada um em peso da composição total.
Adicionalmente um condicionador sem enxágüe vantajosamente contém de 0,5 até 7 partes de agentes de condicionamento primário, por exemplo tensoativos catiônicos como cloreto de dicetildimônio e cloreto de cetrimônio.
Formulações em rriusse em aerossol tipicamente contêm de 8 a 15 partes em peso de propulsores gasosos, e as formulações em gel tipica- mente contêm de 0,25 a 1 parte em peso de um agente gelificante/es- pessador.
As loções alcoólicas e tônicos são sistemas em que os óleos são dissolvidos em álcool permitindo que uma película fina, uniforme de óleos permaneça no cabelo depois que o álcool evaporou. Quando a composição de tratamento capilar desta invenção é uma loção ou tônico ela contém, a- lém de cerca de 0,1 a 10 partes em peso do polímero de polissiloxano des- crito acima, cerca de 40 a 95 partes em peso de álcool SD 40 (prova 190).
Vantajosamente ela também contém cerca de 0,5 a 4 partes em peso de um polímero fixador, tal como um copolímero de PVP/VA, cerca de 0,1 a 0,5 parte em peso de um plasticizador tal como um copolímero de dimeticona, cerca de 0,1 a 2 partes em peso de agentes de condicionamento/emolientes tais como Pantenol e propileno glicol, e quantidades convencionais de outros adjuvantes tais como conservantes, perfumes e neutralizantes e, para men- cionar somente alguns, cada um em peso da composição total.
Quando a composição de tratamento capilar desta invenção é um líquido de pulverização com bomba ela contém, além de cerca de 0,1 a 10 partes em peso do polímero de polissiloxano descrito acima, cerca de 55 a 95 partes em peso de álcool SD 40 (prova 200) e 0 a 40 partes em peso de água. Tipicamente ela também contém cerca de 2 a 16 partes em peso de uma resina fixadora do cabelo.
Vantajosamente ela pode conter ingredientes tais como 0 a 1 parte em peso de DL-Pantenol, acetato de vitamina E e extratos herbáceos, e quantidades convencionais de outros adjuvantes tais como agentes neu- tralizantes como aminometil propanol, hidróxido de sódio e hidróxido de a- mônio, e perfumes, para mencionar somente alguns, cada um em peso da composição total. A presente invenção também inclui um método de tratar o cabe- lo, que compreende aplicar à superfície do cabelo uma quantidade eficaz da composição desta invenção. A composição pode ser aplicada em qualquer maneira adequada, tal como massageando-se a composição por todo o ca- belo manualmente, mergulhando-se o cabelo na composição, escovando-se ou penteando-se a composição por todo o cabelo ou por pulverização.
Depois que a composição é aplicada, o cabelo pode ser enxa- guado ou não, dependendo se a composição aplicada é uma composição enxaguável ou não enxaguável.
No geral, a quantidade da composição de tratamento capilar que é aplicada é aquela quantidade que é eficaz para revestir completamente o cabelo. A quantidade necessária variará com a quantidade e tipo de cabelo de cada indivíduo. As quantidades apropriadas para qualquer cabelo do indi- víduo são facilmente determinadas por uma ou várias aplicações experimen- tais. A duração do tempo em que o condicionador deve ser deixado no cabe- lo também variará de acordo com o tipo de cabelo. No geral, se a composi- ção de tratamento capilar for um condicionador enxaguável, ela é deixada no cabelo durante um período de pelo menos cerca de 30 segundos a cerca de 2 minutos.
Uma outra modalidade da presente invenção é uma formulação para um xampu de condicionamento compreendendo a) 0,05 a 10 % em peso, preferivelmente 0,1 to 8 % em peso e mais preferivelmente 0,1 a 5 % em peso, com base no peso total da formu- lação, de pelo menos um polissiloxano da fórmula (I), b) 5 a 30 % em peso, preferivelmente 10 a 20 % em peso com base no peso total da formulação, de pelo menos um tensoativo não-iônico, e/ou um aniônico e/ou um anfótero, c) 0,2 a 5 % em peso de pelo menos um espessador, d) 0 a 5 % em peso de pelo menos um outro aditivo, e e) água até 100 % em peso.
Uma modalidade preferida da presente invenção é uma formula- ção para um xampu de condicionamento compreendendo a) 0,1 a 8 % em peso, preferivelmente 0,1 a 5 % em peso, com base no peso total da formulação, de pelo menos um polissiloxano da fórmu- Ia (I) em que R, R·!, R2 e R3 independentemente um do outro são CH3, OH ou O alquila C1-C4, x é um número inteiro de 1 a 200, y é um número inteiro de 1 a 500, e o peso molecular do polissiloxano aminofuncional é de 5000 a 40000 D e em que a razão de x:y é de 1:20 a 1:80, b) 10 a 20 % em peso com base no peso total da formulação, de pelo menos um tensoativo não-iônico, e/ou um aniônico e/ou um anfótero, c) 0,2 a 5 % em peso de pelo menos um espessador, d) 0 a 5 % em peso de pelo menos um outro aditivo, e e) água até 100 % em peso.
Preferivelmente, estas composições têm um pH entre 5,0 e 7,0.
Os exemplos adequados de tensoativos não-iônicos são álcoois alcoxilados, alquil poliglicosídeos, ésteres de sorbitano alcoxilados, monoe- tanolamidas alcoxilados, ácido graxos alcoxilados e glicerídeos alcoxilados.
Os alcoxilatos podem conter um grupo alquila ou acila hidrofóbico com 8 a 22 átomos de carbono, e os grupos alquilenoóxi podem ser grupos etilenoóxi ou propilenoóxi e o número destes grupos pode estar entre 2 e 15, preferi- velmente 3 e 10.
Os exemplos adequados de tensoativos aniônicos são sulfatos de alquila, sulfatos de alquilarila, sulfatos de éter alquílico, sulfonatos de al- quila e alquilarila, sulfonatos de olefina, sulfonatos de alquila secundário, isetionatos de acila sódico, sulfossuccinatos de monoalquila, acil-N-alquil- tauratos e condensados de proteína-ácidos graxos.
Os exemplos adequados de tensoativos anfóteros são N-alquil betaínas, N-alquil glicinatos, N-alquil aminopropionatos, N-alquil iminodipro- pionatos ou alquil imidazolinas. Os exemplos especialmente adequados são cocoamidopropil betaína, cocodimetil betaína, cocoanfocarbóxi glicinato, co- coanfocarbóxi propionatos e coco ou oleil poliamino carboxilatos. O espessador pode ser um sal inorgânico, tal como cloreto de sódio ou cloreto de amônio; um éter de celulose, por exemplo etil hidroxietil celulose; ou um polímero sintético, tal como derivados de ácido poliacrílico, polialquileno glicóis e di- ou poliuretanos de compostos polietoxilados.
Além disso a composição também pode conter um agente de ajuste de pH compatível com a pele, óleo perfumado, conservantes, opacifi- cadores, agentes perlados, tinturas, umectantes e agentes de re-exsudação.
Os xampus 2-em-1 o mais freqüentemente também contêm silicones, tais como dimeticonas, ou derivados de silicone, por exemplo quatérnio 80, como agentes de condicionamento adicionais. O xampu de condicionamento e a lavagem corporal também podem conter emolientes e ingredientes ativos tais como vitaminas.
Uma formulação adequada para um condicionador de cabelo contém a) 0,05 a 10 % em peso, preferivelmente 0,1 a 8 % em peso e mais preferivelmente 0,1 a 5 % em peso, com base no peso total da formu- lação, de pelo menos um polissiloxano da fórmula (I), b) 0,5 a 5 % em peso, preferivelmente 1 a 4 % em peso, com base no peso total da formulação, de pelo menos um álcool graxo de cadeia longa, c) pelo menos um ácido compatível com a pele em uma quanti- dade suficiente para obter um pH entre 2,5 e 5,5, preferivelmente 3 e 5 e mais preferivelmente em torno de 3,5, d) 0 a 5 % em peso, com base no peso total da formulação, de pelo menos um outro aditivo, e e) água até 100 % em peso.
Uma formulação preferida para um condicionador de cabelo con- tém a) 0,1 a 8 % em peso, preferivelmente 0,1 a 5 % em peso, com base no peso total da formulação, de pelo menos um polissiloxano da fórmu- la (I) em que R, Ri, R2 e R3 independentemente um do outro são CH3, OH ou O alquila C1-C4, x é um número inteiro de 1 a 200, y é um número inteiro de 1 a 500, e 0 peso molecular do polissiloxano aminofuncional é de 5000 a 40000 D e em que a razão de x:y é de 1:20 a 1:80, b) 1 a 4 % em peso, com base no peso total da formulação, de pelo menos um álcool graxo de cadeia longa, c) pelo menos um ácido compatível com a pele em uma quanti- dade suficiente para obter um pH entre 3 e 5, preferivelmente em torno de 3,5, d) 0 a 5 % em peso, com base no peso total da formulação, de pelo menos um outro aditivo, e e) água até 100 % em peso. O álcool graxo de cadeia longa pode conter 12 a 22 átomos de carbono, preferivelmente 16 a 18 átomos de carbono. O ácido por exemplo pode ser ácido cítrico, láctico, tartárico, adí- pico ou fosfórico ou seus sais. A composição também pode conter um espessador, por exemplo um espessador com base em celulose tal comoeti! hidroxieti! celulose Um outro ingrediente opcional é um tensoativo de amônio qua- ternário, tal como mono- di- ou trialquil quats e mono- di- e triacil éster quats.
Os compostos quaternários também podem ser etoxilados.
Outros ingredientes que podem ser adicionados são emulsifica- dores; óleos tais como óleos de silício, triglicerídeos ou óieo mineral; tintu- ras, umectantes, polióis, vitaminas e ésteres hidrofóbicos contendo um ácido graxo de cadeia longa ou um álcool graxo de cadeia longa.
Os exemplos seguintes descrevem certas modalidades desta invenção, mas a invenção não é limitada as mesmas. Deve ser entendido que numerosas mudanças às modalidades descritas podem ser feitas de acordo com a descrição aqui sem divergir do espírito ou escopo da inven- ção. Estes exemplos portanto não são significados a limitar o escopo da in- venção. Preferivelmente, o escopo da invenção deve ser determinado ape- nas pelas reivindicações anexas e seus equivalentes. Nestes exemplos to- das as partes dadas são em peso a menos que de outro modo indicado.
Exemplos Para todos os exemplos, uma amostra do composto A de acordo com fórmula (I) é usada que contém 0,1 % em peso ou menos de solvente volátil e he- xametilciclotrissiloxano, 0,2 % em peso de octametilciclotetrassiloxano e 0,1 % em peso de decametilciclopentassiloxano (por HPGC), com base na quantidade total do poliorganossiloxano da fórmula (I), obtido aquecendo-se uma amostra agitada de um grau comercial de um amo- dimeticona da fórmula (1) a cerca de 100° C, graduaimente reduzindo o vácuo a abaixo de 1 torr e mantendo durante vários horas O peso mo- lecular é de cerca de 15Ό00 D a 20Ό00 D e a razão de x':y’ é de cerca de 1:30. As formulações são preparadas combinando-se os ingredien- tes listados misturando-se os métodos bem conhecidos na técnica de cosmético. EXEMPLO 1: Condicionador Profundo Procedimento: Misturar os primeiros dois ingredientes com mistura moderada, aquecer a 75 a 80° C.
Em um vaso separado misturar os ingredientes 3 a 10 com mis- tura moderada, aquecer a 75 a 80° C.
Combinar as misturas junto com a mistura moderada.
Quando ambas estiverem completamente misturadas e unifor- mes, começar o esfriamento. A 55° C adicionar 11 e 12; continuar resfriando e misturando até 25° C. EXEMPLO 2: Condicionador de Proteção Térmica (Sem enxágüe) Procedimento: Aquecer o ingrediente 1 a 60° C primeiro e adicionar o ingredien- te 2 com mistura moderada. Quando completamente hidratado e uniforme, adicionar os ingredientes adicionais um de cada vez garantindo que eles estejam completamente misturados e uniformes antes da adição seguinte.
Misturar até uniformizar e resfriar a mistura a 25° C. EXEMPLO 3: Condicionador de Retenção/Proteção da Cor Procedimento: Misturar os primeiros dois ingredientes com mistura moderada; aquecer a 75 a 80° C.
Em um vaso separado misturar os ingredientes 3 a 8 com mistu- ra moderada; aquecer a 75 a 80° C.
Quando ambos estiverem completamente misturados e unifor- mes adicionar junto com a mistura moderada.
Começar o esfriamento. A 55° C adicionar 9 e 10; continuar res- friando e misturando até 25° C. EXEMPLO 4: Pomada de Estilização Procedimento: Misturar os primeiros dois ingredientes com mistura moderada.
Quando completamente hidratado e uniforme, adicionar os ingre- dientes adicionais um de cada vez; garantir que cada um esteja completa- mente misturado e uniforme antes da adição seguinte.
Misturar até uniformizar. EXEMPLO 5: Condicionador de Cabelo Regular Longo Procedimento: Misturar os primeiros dois ingredientes com mistura moderada, aquecer a 75 a 80° C.
Em vaso separado misturar os ingredientes 3 a 8 com mistura moderada; aquecer a 75 a 80° C.
Quando ambos estiverem completamente misturados e unifor- mes adicionar junto com a mistura moderada.
Começar o resfriamento. A 55° C adicionar 9 e 10; continuar res- friando e misturando até 25° C. EXEMPLO 6: Condicionador Com Enxágüe Procedimento: Misturar os primeiros dois ingredientes com mistura moderada; aquecer a 75 a 80° C.
Pré misturar os ingredientes 5, 6 e 8 juntos em um vaso separa- do. Adicionar os ingredientes 3, 4, 7, 9 e 10 um de cada vez ao mesmo vaso com mistura moderada; aquecer a 75 a 80° C.
Quando ambos estão completamente misturados e uniformes adicionar junto com a mistura moderada.
Começar o resfriamento. A 55° C adicionar 10; continuar resfri- ando e misturando até 25° C. EXEMPLO 7: Condicionador Com Enxágüe Procedimento: Misturar os ingredientes 1 a 7 com mistura moderada.
Quando completamente misturados e uniformes adicionar o in- grediente 8. Misturar até completamente hidratados e uniformes. EXEMPLO 8: Soro de Brilho Adicionar os ingredientes um de cada vez, garantindo que cada um seja completamente misturado e uniforme antes da adição seguinte.
Misturar até uniformizar. EXEMPLO 9: Soro de Brilho de Alisamento Adicionar os ingredientes um de cada vez, garantindo que cada um seja completamente misturado e uniforme antes da adição seguinte.
Misturar até uniformizar.