BRPI0514471B1 - Compostos absorventes de luz ultravioleta (uv) e composições que contêm os compostos absorventes de uv - Google Patents

Compostos absorventes de luz ultravioleta (uv) e composições que contêm os compostos absorventes de uv Download PDF

Info

Publication number
BRPI0514471B1
BRPI0514471B1 BRPI0514471-0A BRPI0514471A BRPI0514471B1 BR PI0514471 B1 BRPI0514471 B1 BR PI0514471B1 BR PI0514471 A BRPI0514471 A BR PI0514471A BR PI0514471 B1 BRPI0514471 B1 BR PI0514471B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
compounds
absorbers
absorbing
absorber
ultraviolet
Prior art date
Application number
BRPI0514471-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Jusong Xia
Original Assignee
Milliken & Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=35910489&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0514471(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Milliken & Company filed Critical Milliken & Company
Publication of BRPI0514471A publication Critical patent/BRPI0514471A/pt
Publication of BRPI0514471B1 publication Critical patent/BRPI0514471B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K5/00Use of organic ingredients
    • C08K5/16Nitrogen-containing compounds
    • C08K5/34Heterocyclic compounds having nitrogen in the ring
    • C08K5/3467Heterocyclic compounds having nitrogen in the ring having more than two nitrogen atoms in the ring
    • C08K5/3472Five-membered rings
    • C08K5/3475Five-membered rings condensed with carbocyclic rings
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D249/00Heterocyclic compounds containing five-membered rings having three nitrogen atoms as the only ring hetero atoms
    • C07D249/16Heterocyclic compounds containing five-membered rings having three nitrogen atoms as the only ring hetero atoms condensed with carbocyclic rings or ring systems
    • C07D249/18Benzotriazoles
    • C07D249/20Benzotriazoles with aryl radicals directly attached in position 2

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Heterocyclic Carbon Compounds Containing A Hetero Ring Having Nitrogen And Oxygen As The Only Ring Hetero Atoms (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Polyethers (AREA)
  • Polyesters Or Polycarbonates (AREA)

Abstract

compostos absorventes de luz ultravioleta (uv) e composições que contêm os compostos absorventes de uv. a presente invenção refere-se a compostos à base de 1-hidroxibenzotriazol que são úteis para aditivos absorventes de luz ultravioleta para uma variedade de aplicações. tais compostos têm utilidade particular em várias aplicações, inclusive, em plásticas, automóveis, revestimentos e aplicações para embalagem de alimentos. tais compostos da invenção exibem excelente atividade absorvente de radiação uv, alta estabilidade térmicva, excelente baixa nebulosidade, baixas taxas de extração / baixas taxas de migração e altos níveis de solidez á luz, particularmente quando incorporados a certos meios e/ou sabre a superfície de certos substratos, particularmente poliésteres, poliolefinas e paliuretanos. cadeia ou cadeias de copolímero em bloco que consistem em segmentos de poli (oxialquileno) e/ou de poliéster alifático podem ser convenientemente obtidas sobmedida para aumentar a solubilidade ou a compatibilidade em diferentes solventes ou resinas permitindo assim a introdução de tais excelentes cromóforos absorventes de uv dentro de diversos meios e/ou de diversos substratos. são fornecidos as composições e os artigos que compreendem tais compostos assim como processos para a produção de tais compostos da invenção.

Description

Antecedentes da Invenção
A presente invenção refere-se a compostos que absorvem o ultravioleta e possuem muitos usos e aplicações industriais. Tais compostos são úteis em combinação com vários polímeros, incluindo, por exemplo, poliuretanos, poliolefinas, PET e similares para a proteção dos polímeros ou dos produtos feitos com os polímeros contra a degradação pela exposição à 10 luz ultravioleta.
As Patentes U.S. N°-5.994.431; 6.150.440 e 6.291.586 se dire-cionam aos absorventes de UV de benzotriazol amida funcional e a sua aplicação em poliolefina, poliuretano e outros filmes. A Patente U.S. NQ 5.459.222 a Rodgers relata poliuretanos e poliésteres que absorvem UV ob- 15 tidos através da reação de absorventes de UV de benzotriazol bifuncionais(isto é, dois grupos -OH) com monômeros de poliuretano ou poliéster.
A Patente U.S. N°-6.307.055 a Thanki e outros descreve absor-ventes de UV de benzotriazol diol funcionalizados preparados partindo do precursor de bromobenzotriazol e di(hidroxialquil) amina.
As Patentes U.S. N°—4.857.471; 4.973.702 e 5.032.498 descrevem absorventes de UV de benzotriazol amida funcional. A Patente U.S. N- 5.585.228 descreve um derivado específico de benzotriazol como um ele-mento fotográfico. Estes absorventes de UV específicos são obtidos através da reação do grupo 4-OH sobre 2H-(2,4-dihidroxifenil) benzotriazol com éte- res de glicidila.
A Patente U.S. N°6.037.393 a Okumura relata novos compostos de poliéster que possuem grupo(s) benzotriazol(zóis) obtido(s) através da polimerização de abertura de anéis de lactonas com hidroxialquilfenil benzo- triazóis.
As Patentes U.S. N°—6.653.484 e 6.369.267 a Toan e outrosdescrevem derivados de benzotriazol que são substituídos ou formam pontes com grupos polioxialquileno obtidos da reação dos precursores de ben- zotriazol com éter glicidila de polietileno glicol protegido por alquila.
Descricão Detalhada da Invpnçãn
Será agora feita referência às modalidades da invenção, cujo um ou mais exemplos são apresentados abaixo. Cada exemplo é fornecido com a finalidade de explicação da invenção, não como uma limitação da invenção. Na verdade, será evidente aos versados na técnica que várias modificações e variações podem ser feitas nesta invenção sem sair do âmbito ou do espírito da invenção.
A invenção se direciona a compostos que absorvem UV que po-dem ser utilizados em uma ampla variedade de composições ou produtos finais para fornecer uma propriedade de resistência ao UV a um revestimento, um substrato ou uma resina. A luz ultravioleta degrada muitas substâncias e assim uma composição que possa ser utilizada para evitar tal degradação indesejável é altamente desejável.
Os derivados de benzotríazol apresentados aqui são, em geral, reativos, líquidos e são poliméricos que carregam cadeia(s) copoliméri- ca(s)/oligomérica(s) de blocos de éster de oxialquileno e alifáticas amida funcionais. Os absorventes de UV da invenção apresentados aqui são tipi-camente líquidos e poliméricos, mas não é requerido que sejam líquidos ou poliméricos.
Os absorventes de UV da invenção, em uma modalidade particular, carregam grupo(s) OH primário(s) na extremidade da(s) respectiva(s) cadeia(s) polimérica(s). Podem ser completamente reativos em aplicações poliuretano, PET e policarbonato (PC), por exemplo. Uma vantagem da invenção é que os absorventes de UV da invenção tendem a resistir à extração, à migração, embaçamento e lixiviação. Além disso, podem fornecer tempos de vida de desempenho mais longos que os absorventes de UV convencionais em muitas aplicações.
Os absorventes de UV da invenção podem carregar funções de oxialquileno (hidrofílico) e de éster alifático (hidrofóbico), assim, geralmente, estas composições podem ser ajustadas dentro da combinação para fornecer compatibilidade para vários meios. Os absorventes de UV da invenção (quando utilizados em combinação com outros aditivos) podem oferecer uma solução muito boa nara estabilizar n nnliuretann dn decanaror-imnnfn HQ góc NOX, que é altamente desejável.
A invenção, em uma modalidade, pode compreender um com-posto que absorve luz ultravioleta que possui a estrutura representada por
Figure img0001
em que: Ri é selecionado do grupo de: H, F, Cl, Br, I, alquilas, alcóxi, C=0 contendo radicais representados na forma de -C(O)-A e SO2 - contendo radicais representados na forma de SO2-A, em que A é OH, alquila, alcóxi ou um grupo amina orgânico; R2 é selecionado do grupo de: H, C1-C10 alquilas ou C7-C20 fenilalquilas; R3 é selecionado do grupo de: H, radicais de cadeia contendo carbono e/ou oxigênio e/ou nitrogênio; e R4 é selecionado do grupo de: radicais C2-C20 alquila divalentes, radicais C4-C20 alquila divalentes que são interrompidos por oxigênio, enxo-fre ou nitrogênio e radicais oligoméricos divalentes; eG é selecionado de um dos seguintes: H, C1-C10 alquilas, alquil carbonilas e grupos aril carbonila; eZi é selecionado de (a) ou (b) abaixo:(a) C2-C10 alquilas:(b) radicais divalentes representados por:
Figure img0002
em que:R7 e Ra são, cada um, independentemente selecionados de H ou grupos C1-C10 alquila;n compreende um número inteiro entre 1 e 10;m compreende qualquer número inteiro positivo ou fração entre 1 e20.
Além disso, um composto é fornecido em um aspecto da invenção em que R3 compreende um radical de cadeia contendo carbono e/ou oxigênio e/ou nitrogênio representado por:
Figure img0003
em que: R4, Zi e G são como definidos anteriormente.
Em algumas aplicações da invenção, um composto é fornecido em que R4 é um radical oligomérico divalente representado por:
Figure img0004
em que EO compreende óxido de etileno ou um derivado do mesmo; PO compreende óxido de propileno ou um derivado do mesmo; e Rs compreende H ou grupos C1-C10 alquila; Re compreende um radical C1-C10 alquila divalente; em que x, y e z compreendem números inteiros positivos ou nú-meros fracionais entre 0 e 20 e adicionalmenteem que x + y + z é igual ou maior que 1. RÍ e R2, em algumas modalidades, podem estar ligados aos res-pectivos específicos, como mostrado abaixo:
Figure img0005
em que Ri, R2, R3, R4, Zi e G são como descritos previamente.
Um composto da invenção pode também ser representado pela fórmula:
Figure img0006
em que: Ri é selecionado do grupo de: H, F, Cl, Br, I, alquilas, alcóxi, -C(O)-A e -SO2-A em que A é OH, alquila, alcóxi ou um grupo amina orgânico; R2 θ selecionado do grupo de: H, CrCio alquilas e C7-C20 feni- lalquilas; R3 é selecionado do grupo de: H, radicais de cadeia contendo carbono e/ou oxigênio e/ou nitrogênio; e R4 é selecionado do grupo de: radicais C2-C20 alquila divalentes, radicais C4-C20 alquila divalentes que são interrompidos por oxigênio, enxo-fre ou nitrogênio e radicais oligoméricos divalentes; e R7 e Re são, cada um, independentemente selecionados do grupo de: H e grupos C1-C10 alquila; n compreende um número inteiro entre 1 e 10; e m compreende um número inteiro positivo ou uma fração entre 1 e 20.
A invenção, em um aspecto, pode fornecer um composto que absorve luz ultravioleta adaptado para a incorporação em polímeros, o dito composto sendo compreendido de uma porção benzotriazol e pelo menos uma porção reativa ligada à dita porção benzotriazol, a dita porção reativa sendo capaz de reagir com o dito polímero sob condições para facilitar a não-migração substancial do dito composto dentro do polímero, a dita porção reativa possuindo pelo menos um grupo reativo -OH, adicionalmente em que dito o composto compreende um líquido ou uma pasta a uma temperatura de até aproximadamente 45 graus C. A porção reativa pode compreender: (a) uma parte proximal adjacente a e ligada à dita porção benzo-triazol e (b) uma parte distai posicionada longe da dita porção benzotriazol, em que o dito grupo -OH fica posicionado após a dita parte distal. A porção reativa pode compreender uma amina ou uma amida. A amina pode compreender uma amina terciária A norcãn rpptivs pode compreender ainda um oxialquileno ou um derivado do mesmo. A porção reativa compreende pelo menos uma parte alifática. A parte alifática pode compreender ainda uma cadeia copolimérica. A parte alifática pode compreender um copolímero em bloco.
Em um aspecto da invenção, um composto que absorve luz ul-travioleta pode ser adaptado para a incorporação nos polímeros. O composto pode ser compreendido de uma porção benzotriazol e pelo menos uma porção reativa ligada à porção benzotriazol. A oprção reativa pode ser capaz de reagir com o polímero sob condições para facilitar a não-migração substancial do composto dentro do polímero. A porção reativa possui pelo menos um grupo -OH reativo, ainda em que o dito composto é um líquido ou uma pasta a uma temperatura de até aproximadamente 45 graus C. A porção reativa pode (em algumas aplicações) compreender (a) uma parte proximal adjacente a e ligada à dita porção benzotriazol e (b) uma parte distai posicionada longe da dita porção benzotriazol. Um grupo -OH pode estar posicionado após a parte distai, como definido. O(s) composto(s) da invenção pode(m) ser produzido(s) em parte através do processo de reação de (a) e (b), como apresentado adicionalmente abaixo: (a) o composto que possui a estrutura representada como a seguir
Figure img0007
em que: Ri e R2 são independentes e são como definidos anteriormente; R é um grupo selecionado de hidrogênio, alquila e arila; e (b) uma amina orgânica que é representada como
Figure img0008
Em uma modalidade da invenção, o composto pode ser produzido através da reação do composto apresentado em (a) com a dita amina em (b) para produzir um intermediário ou um produto, o dito intermediário ou o dito produto sendo ilustrado como a seguir
Figure img0009
em que: Ri, R2, R3 θ R4 são como definidos anteriormente.
Ainda em uma outra modalidade da invenção, o(s) composto(s) pode(m) ser formado(s) em parte através da produção do dito intermediário, ainda em que o dito intermediário do dito processo é adicionalmente reagido com equivalentes m de lactonas cíclicas/ésteres representados na forma da estrutura a seguir
Figure img0010
em que Xi é um radical divalente selecionado do grupo de: C2-C20 arilas e alquilas como representado pelo seguinte
Figure img0011
em que: n, m, R7 e R8 são como definidos anteriormente.
Assim, em algumas modalidades, tais reações resultam no com-posto que absorve luz ultravioleta da invenção.
Pode ser fornecido um artigo na invenção que inclui: (a) pelo menos uma formulação polimérica que possui um com-ponente termoplástico ou termoendurecível ou misturas dos mesmos; (b) pelo menos um composto absorvente de UV, i) presente dentro da dita for mulação polimérica ou ii) aderido na superfície da dita formulação polimérica. Em um aspecto da invenção o cnmnnctn ahenn/onto de ij\y poJo empreender um derivado de benzotriazol, adicionalmente, em que pelo menos uma cadeia que é interrompida por oxigênio, enxofre ou nitrogênio; e uma cadeia de poli(oxialquileno), uma cadeia de poliéster alifática ou uma cadeia copolimérica em bloco, consistindo em segmentos de poli(oxialquileno) e poliéster alifático. Os segmentos estando ligados ao dito composto absorvente de UV através de um grupo amida funcional.
Os compostos de acordo com a invenção podem ser estabilizan- tes eficientes da luz para materiais orgânicos, por exemplo, para revestimentos e um grande número de polímeros. Para todas as aplicações em que propriedades líquidas, oligoméricas e de não-migração são altamente dese-jáveis, os compostos da invenção fornecem vantagens em relação aos ab-sorventes de UV convencionais. Estes polímeros podem ser de poliuretano, poliolefina, PET e outro poliéster, policarbonato, poliamida e similares.
São fornecidos alguns polímeros representativos tais como: po-límeros de monoolefinas e diolefinas, por exemplo, polietileno (que pode, quando desejado, ser reticulados), polipropileno, poliisobutileno, polibut-1- eno, polimetilpent-1-eno, polüsopreno ou polibutadieno e também polímeros de cicloolefinas, por exemplo, polímeros de ciclopenteno ou norborneno; misturas de tais polímeros, por exemplo, misturas de polipropileno com po-lietileno ou poliisobutileno.
Os copolímeros de monoolefinas ou de diolefinas com um outro ou com monômeros de vinila, por exemplo, copolímeros de etileno/propileno, copolímeros de propileno/but-1-eno: copolímeros de propilenoisobutileno, copolímeros de etilenobut-1-eno, copolímeros de propilenobutadieno, copo-límeros de isobutilenoisopreno, copolímeros de etileno/acrilato de etila, copo-límeros de etileno/metacrilato de alquila, copolímeros de etileno acetato de vinila ou copolímeros de etileno/ácido acrílico e sais dos mesmos (ionôme- ros) e ainda terpolímeros de etileno com propileno e um dieno, tal como he- xadieno, diciclopentadieno ou etilidenonorbomeno, copolímeros aleatórios de estireno ou de alfa.-metilestireno com dienos ou derivados acrílicos, por exemplo, estireno/butadieno, estirenoacrilonitrila, estireno/metacrilato de etila ou estirenoacrilonitrilA/inptacrilíitn; miçtijrgç Ho reeistô ncic* Ci oito ■> I incido tidas partindo de copolímeros de estireno e um outro polímero, por exemplo, um poliacrilato, um polímero de dieno ou um terpolímero de etile- no/propileno/dieno; e ainda copolímeros em bloco de estireno, por exemplo, estireno/butadieno/estireno, estireno/isoprene/estireno, estireno/etileno- butileno/estireno ou estireno/etileno-propileno/estireno; copolímeros de en-xerto de estireno, por exemplo, estireno em polibutadieno, estireno e acriloni- trila em polibutadieno, estireno e acrilatos de alquila ou metacrilatos de alquila em polibutadieno, estireno e acrilonitrila em te rpo lí meros de etile- no/propileno/dieno, estireno e acrilonitrila em acrilatos de polialquila ou me-tacrilatos de polialquila, estireno e acrilonitrila em copolímeros de acrila- to/butadíeno e misturas dos mesmos com os copolímeros mencionados sob 5), tais como são conhecidos como os assim chamados polímeros ABS, MBS, ASA ou AES; polímeros contendo halogênio, por exemplo, policloro- preno, borracha clorada, polietileno clorado ou clorossulfonado e especialmente polímeros formados de compostos de vinila contendo halogênio, por exemplo, cloreto de polivinila, cloreto de polivinilideno, fluoreto de polivinila e fluo reto de polivinilideno e ainda copolímeros dos mesmos, tal como cloreto de vinila/cloreto de vinilideno, cloreto de vinila/acetato de vinila ou cloreto de vinilideno/acetato de vinila; polímeros derivados de .alfa.,.beta.-ácidos insa- turados e derivados dos mesmos, tais como poliacrilatos e polimetacrilatos, poliacrilamidas e poliacrilonitrilas; incluindo também copolímeros dos monô- meros anteriores, com um outro ou com outros monômeros insaturados, por exemplo, copolímeros de acrilonitrila/butadieno, copolímeros de acrilonitri- la/acrilato de alquila, copolímeros de acriionitrila/cloreto de vinila ou terpolí- meros de acrilonitrila/metacrilato de afquila/butadieno; polímeros derivados de álcoois insaturados e aminas ou derivados de acila ou acetais dos mesmos, tais como álcool polivinílico, acetato de polivinila, estearato de polivinila, benzoato de polivinila, maleato de polivinila, polivinil butiral, ftalato de po- lialila ou polialilmelamina; homopolímeros e copolímeros de éteres cíclicos, tais como polialquileno glicóis, óxido de polietileno ou óxido de polipropilenoou copolímeros dos mesmos com éteres de bisglicidila; poliacetais, tal como polioximetileno e ainda noltnYimpfiipnnc co mo no meres tais uuinuóxido de etileno; óxidos e sulfetos de polifenileno e também misturas de óxi-dos de polifenileno e poliestireno; poliuretanos derivados, por um lado, de poliéteres, poliésteres e polibutadienos que possuem grupos hidroxila termi-nais e, por outro lado, de poliisocianatos alifáticos ou aromáticos e ainda precursores dos mesmos; poliamidas e copoliamidas derivadas de diaminas e ácidos dicarboxílicos e/ou de ácidos aminocarboxílicos ou os lactamas cor-respondentes, tais como poliamida 4, poliamida 6, poliamida 6/6, poliamida 6/10, poliamida 11, poliamida 12, poli-2,4,4-trimetilhexametileno tereftalami- da e polim-fenileno isoftalamida e copolímeros dos mesmos com poliéteres, por exemplo, copolímeros com polietileno glicol, polipropileno glicol ou polite- trametileno glicol.
Produto e Aplicações de Uso Final
As composições apropriadamente estabilizadas são assim uma forma preferida das composições mencionadas anteriormente. É preferível estabilizar o poliuretano e os revestimentos formados partindo de polímeros de quaisquer tipos apropriados em quaisquer aplicações adequadas, tais como automotivas, têxteis e de exterior e interior de construções.
A invenção também pode ser utilizada quando houver riscos de exposição à luz tal como a luz solar e os raios ultravioletas. Especificamente, isto significa que também podem ser utilizadas como produtos substitutos do vidro ou como revestimento de vidro, para casas, equipamentos, para janelas de meios de transporte, como um revestimento para vidro de iluminação e para vidros protetores de fontes de luz, como uma tinta interna ou externa para meios de transporte, como um material para produzir fontes de luz tais como lâmpadas fluorescentes ou lâmpadas de mercúrio que emitem raios ultravioleta, para a produção de dispositivos precisos, como um material para dispositivos elétricos ou eletrônicos.
Ainda, as aplicações incluem composições que contêm o material úteis para interromper ondas eletromagnéticas ou similares que são geradas por uma variedade de displays, para alimentos, reagentes químicos, produtos farmacêuticos, como um revestimento ou um recipiente para produ-tos farmacêuticos. As comnosiçõpA rH nr^ente ípvenção podem ser utilizo- das para produzir folhas ou filmes que podem ser utilizadas no campo agrí-cola. As composições da presente invenção podem ser utilizadas para materiais de impressão, tais como corantes, em cosméticos para prevenir o des- botamento, em cremes para bloquear as queimaduras solares, em xampus ou condicionadores ou outros produtos para cuidado dos cabelos, espumas, meias, para a produção de fibras utilizadas para produzir roupas ou outros artigos tais como chapéus ou similares, cortinas, carpetes, para decoração tal como papel de parede, para lentes de plástico, lentes de contato, olhos artificiais ou outros dispositivos médicos, filtros ópticos, prismas, espelhos, artigos ópticos para material fotográfico, fitas adesivas, tintas ou outros artigos de papelaria, para quadros de aviso ou como um revestimento para a superfície de dispositivos de marcação.
Os compostos estabilizantes são incorporados no material orgânico através de métodos convencionais, por exemplo, em qualquer fase desejada durante a fabricação dos produtos moldados. Podem, por exemplo, ser misturados na forma de um líquido, de uma pasta, de um pó com outros materiais, suspensões ou emulsões ou soluções no polímero, que pode ser utilizado na forma de um pó, fusão, solução, suspensão ou emulsão.
Concentrações e Composições
As misturas estabilizantes da invenção podem, se desejado, conter 0,1 até 15% em peso, preferencial mente 0,3 até 8% em peso, em relação ao polímero, dos aditivos costumeiros, em particular, antioxidantes, outros absorventes de UV tais como os baseados em benzotriazol, hidroxil benzofenona ou fenil triazina, outros tipos de estabilizantes da luz ou misturas dos mesmos.
Na estabilização da espuma de poliuretano, em particular, os compostos da invenção podem ser utilizados com as classes de aditivos a seguir:
Classe A: Benzotriazóis são (em geral) os compostos que estão conforme à estrutura representada como a seguir:
Figure img0012
em que R9, Rio e Rn são individualmente selecionados de hidrogênio, um grupo que possui uma fórmula CaHbNcOdSe em que a, b, c, d e e são de 0 até 30 e halogênio.
Classe B: Fenóis impedidos ou derivados de BHT e compostos relacionados que estão tipicamente conforme à estrutura do seguinte:
Figure img0013
em que R12 é selecionado do grupo que consiste em hidrogênio, um grupo que possui uma fórmula CaHbNcOdSe em que a, b, c, d e e podem ser de 0 até 30 e halogênio.
Classe C: Difenilaminas secundárias podem estar conforme à estrutura do seguinte
Figure img0014
em que R13 e Rn são individualmente selecionados do grupo que consiste em hidrogênio, um grupo que possui uma fórmula CaHbNcOdSe em que a, b, c, d e e são de 0 até 30 e halogênio.
Classe D: Antioxidantes com base em lactona podem incluir os compostos que estão conforme à estrutura do seguinte:
Figure img0015
em que R15 até R23 são individualmente selecionados do grupo que consiste em hidrogênio, um grupo que possui uma formula CaHbNcOdSe em que a, b,c, d e e são de 0 até 30 e halogênio.
Os exemplos a sequirsão ilustrativos da invpnrâni mas nãc limitam o escopo da invenção. As espécies fornecidas abaixo podem possibilitar um versado na técnica a praticar o gênero químico total representado pelasespécies específicas apresentadas abaixo.
Exemplos de Síntese da Invenção Exemplo 1
Figure img0016
Um frasco de fundo arredondado com 3 gargalos de 100 mL e- quipado com um agitador mecânico, um controlador térmico e um conden-sador de refluxo foi carregado com aproximadamente 20 g (51 mmoles) do éster metílico do ácido 3-(5-cloro-2H-benzotriazol-2-il)-5-(1,1-dimetiletil)-4- hidroxibenzenopropanóico, 4,4 g (1,4 eq) de etanolamina e 100 mL de xile- no. A reação foi aquecida a 130C sob uma camada de N2 e monitorada. A- pós aproximadamente oito (8) horas, a reação estava completada. Após resfriar até 5-10°C, o precipitado sólido foi coletado por filtração e lavado com cloreto de metileno gelado e seco durante a noite. 20,5 g de produto analítico puro foram obtidos com um ponto de fusão (pf) de aproximadamente 132- 135C e uma RMN (CDCI3): 11,51 (amplo, 1H), 8,06 (s, 1H), 7,89 (s, 1H), 7,85 (d, 1H), 7,41 (d, 1H), 7,21 (s, 1H), 6,06 (m, 1H), 3,70 (t, 2H), 3,41 (m, 2H), 3,01 (t, 2H), 2,56 (t, 2H), 1,48 (s, 9H). Exemplo 2
Figure img0017
A um frasco de fundo arredondado com 3 gargalos de 250 mL equipado com um agitador mecânico, um controlador térmico e um conden-sador de refluxo, foram carregados 54,5 g (141 mmoles) do éster metílico do ácido 3-(5-cloro-2H-benzotriazol-2-il)-5-(1,1-dimetiletil)-4-hidróxi-benzenopro- panóico e 21,8 g (1,4 eq) de dialicolamina ADÓR β hone dθ gquecimontc a 130-135°C com purga de N2, a TLC sugeria que ainda havia uma quantidade de traço da presença do material de partida. 2,6 g (0,2 eq) de diglicolamina foram adicionados e o aquecimento foi continuado durante mais 2 horas. A análise de TLC sugeriu que a reação estava completada. Após resfriar à temperatura ambiente, 250 mL de cloreto de metileno foram introduzidos na mistura de reação e a solução foi lavada três vezes com 3 x 75 mL de HCI aquoso a 3% e então uma vez com 75 mL de água. A camada orgânica foi coletada e seca com MgSO4 e o solvente foi removido por evaporador giratório. 56 g do produto analítico puro foram obtidos na forma de um sólido amarelo pálido com um pf de 84-87 °C e RMN (CDCI3): 11,52 (s, 1H), 8,07 (s, 1H), 7,89 (s, 1H), 7,85 (d, 1H), 7,40 (d, 1H), 7,21 (s, 1H), 6,16 (m, 1H), 3,69 (t, 2H), 3,55 (m, 6H), 3,00 (t, 2H), 2,55 (t, 2H), 1,48 (s, 9H), Exemplo 3
Figure img0018
A um frasco de fundo arredondado com 3 gargalos de 100 mL equipado com um agitador mecânico, um controlador térmico e um condensador de refluxo, foram carregados 20 g (51 mmoles) do éster metílico do ácido 3-(5-cloro-2H-benzotriazol-2-il)-5-(1,1-dimetiletil)-4-hidroxibenzenopro- panóico e 12 g (1,4 eq) de poliglicolamina H-163 (disponível na Dixie Chemical). A mistura de reação foi aquecida a 130-135 °C durante 6 horas com purga de N2. A análise de TLC sugeriu que a reação estava completada. A- pós resfriar à temperatura ambiente, 120 mL de cloreto de metileno foram introduzidos na mistura de reação e a solução foi lavada três vezes com 3 x 40 mL de HCI aquoso a 3% e então uma vez com 40 mL de água. A camada orgânica foi coletada e seca com MgSO4 e 0 solvente foi removido por evaporador giratório. 22 g do produto analítico puro foram obtidos na forma de uma pasta, com RMN de prótons (CDCI3): 11,51 (s, 1H), 8,08 (s, 1H), 7,90 (s, 1H), 7,85 (d, 1H), 7,41 (d, 1H), 7,22 (s, 1H), 6,28 (m, 1H), 3,71 (t, 2H), 3,57 (m. 4H). 3 49 fm 4H) W {+ 2H), 2,52't, 2H'„ 1,43 (s. 3! J',.Exemplo 4
Figure img0019
A um frasco de fundo arredondado com 3 gargalos de 250 mL equipado com um agitador mecânico, um controlador térmico e um condensador de refluxo, foram carregados 20 g (51 mmoles) do éster metílico do ácido 3-(5-cloro-2H-benzotriazol-2-il)-5-(1,1-dimetiletil)-4-hidroxibenzenopro- panóico e 22 g (1,4 eq) de 2-amino-1 -butanol 5EO [1-poli(oxietileno)óxi-2- amino-butano, Mw 309, preparado na Milliken lab], A mistura de reação foi aquecida a 130-135 °C durante 6 horas com purga de N2. A análise de TLC sugeriu que a reação estava completada. Após resfriar à temperatura ambiente, 150 mL de cloreto de metileno foram introduzidos na mistura de reação e a solução foi lavada três vezes com 3 x 40 mL de HCI aquoso a 3% e então uma vez com 40 mL de água. A camada orgânica foi coletada e seca com MgSO« e o solvente foi removido por evaporador giratório. 30 g do produto foram obtidos na forma de um líquido amarelo pálido que foi conformado por RMN e IV.Exemplo 5
Figure img0020
A um frasco de fundo arredondado com 3 gargalos de 100 mL equipado com um agitador mecânico, um controlador térmico e um condensador de refluxo, foram carregados 30 g (85 mmoles) do éster metílico do ácido 3-(2H-benzotriazol-2-il)-5-(1,1-dÍmetiletil)-4-hidróxi-benzenopropanóico e 14,2 g (1,6 eq) de diglicolamina. Após 9 horas de aquecimento a 130-135C com purga de N2, a análise de TLC sugeriu que a reação estava completada. Após resfriar à temperatura ambiente. 200 ml de cinr^fn H? fcra.it introduzidos na mistura de reação e a solução foi lavada três vezes com 3 x 50 mL de HCI aquoso a 3% e então uma vez com 50 mL de água. A camada orgânica foi coletada e seca com MgSO4 e o solvente foi removido por eva- porador giratório. 32 g do produto foram obtidos na forma de um líquido viscoso, que após o repouso a -5 °C durante a noite se tomou um sólido pálido com o pf de 106-109 °C. A pureza do produto foi confirmada por RMN.Exemplo 6
Figure img0021
Conseqüentemente, o produto do título foi preparado partindo da reação de 30 g (85 moles) do éster metílico do ácido 3-(2H-benzotriazol-2-il)- 5-(1,1-dimetiletil)-4-hidroxibenzenopropanóico com 8,3 g (1,6 eq) de etano- lamina, utilizando o procedimento similar que é descrito no Exemplo 5. A pureza do produto foi confirmada por RMN e utilizado diretamente como o intermediário para a reação adicional com purificação.Exemplo 7
Figure img0022
Conseqüentemente, o produto do título foi preparado partindo da reação de 30 g (85 moles) do éster metílico do ácido 3-(2H-benzotriazol-2-il)- 5-(1,1-dimetiletil)-4-hidroxibenzenopropanóico com 19,4 g (1,4 eq) de poligli- colamina H-163, utilizando o procedimento similar que é descrito no Exemplo 3. A pureza do produto foi confirmada por RMN e diretamente utilizada como intermediário para a reação adicional com purificação.Exemplo 8
Figure img0023
Consequentemente, o produto do título foi preparado na forma de um líquido viscoso partindo da reação de 30 g (85 moles) do éster metíli- co do ácido 3-(2H-benzotriazol-2-il)-5-(1,1-dimetiletil)-4-hidróxi-benzenopro- panóico com 36,8 g (1,4 eq) de 2-amino-1-butanol 5E0 [1-poli(oxietileno)óxi- 2-amino-butano, Mw 309, preparado no Milliken lab], utilizando o procedimento similar que é descrito no Exemplo 4. A pureza do produto foi confirmada por RMN e IV.Exemplo 9
Figure img0024
A um frasco de fundo arredondado com 3 gargalos de 500 mL equipado com um agitador mecânico, um controlador térmico e um condensador de refluxo, foram carregados 100 g (217 mmoles) do intermediário de benzotriazol preparado no Exemplo 2, 74 g (3 eq) de caprolactona e 1 g de ácido hipofosforoso a 50%. A mistura de reação foi aquecida a 100 °C sob N2 durante 3 horas. 174 g do produto foram obtidos na forma de um líquido amarelo pálido com um valor de coloração/valor de absorbância de 20,1 abs./g/L (em MeOH) a 347 nm. 71% da taxa de transesterificação foram obtidos com base na análise de HPLC. A RMN (CDCI3) e a IR (sobre uma placa de NaCI) confirmaram a pureza do produto.Exemplo 10
Figure img0025
A um frasco de fundo arredondado com 3 gargalos de 100 mL equipado com um agitador mecânico, um contrnl^dnr térmico c UI M ÚOI «dei I- sador de refluxo, foram carregados 20 g (43 mmoles) do intermediário de benzotriazol preparado no Exemplo 2, 19,8 g (4 eq) de caprolactona e 0,08 g de Fascat® FC9102 (disponível na Atofma Chemical). A mistura de reação foi aquecida a 140-150 °C sob N2 durante 1-2 horas. 37 g do produto foram obtidos na forma de um líquido amarelo pálido com um valor de colora- ção/valor de absorbância de 17,8 abs./g/L (em MeOH) a 347 nm. 78% da taxa de transesterificação foram obtidos com base na análise de HPLC. Exemplo 11
Figure img0026
A um frasco de fundo arredondado com 3 gargalos de 100 mL equipado com um agitador mecânico, um controlador térmico e um conden- sador de refluxo, foram carregados 20 g (47 mmoles) do intermediario de benzotriazol preparado no Exemplo 5, 16 g (3 eq) de caprolactona e 0,2 g deacido hipofosforoso a 50o/ . A mistura de reagâo foi aquecida a 100 °C sobN2 durante 3 horas. A mistura foi resfriada até a temperatura ambiente e dis- solvida em 150 mL de cloreto de metileno. A solugâo foi lavada duas vezes com 50 mL de agua e seca em MgSO‹. Apos a remogéo do solvente, 33 gde produto foram obtidos na forma de um liquido palido com um valor decoloragâo/valor de absorbância de 17,6 abs./g/L fern !\/!eOI-!) a 330 nm. 75âS da taxa de transesterificagâo foram obtidos com base na analise de HPLC. Exemplo 12
Figure img0027
Seguindo o procedimento como descrito no Exemplo 11, o produto do título foi preparado partindo de 20 o (47 mmolpç) Hn intermediário dc benzotnazol preparado no Exemplo 5 e 21,4 g (4 eq) de caprolactona e 0,2 g do ácido hipofosforoso a 50%. 28 g do produto foram obtidos na forma deum líquido amarelo pálido com um valor de coloração/valor de absorbância de 16,4 abs./g/L (em MeOH) a 339 nm. 72% da taxa de transesterificação foram obtidos com base na análise de HPLC.
Produção dos Artigos e Teste do Desempenho para Absorventes de UV deBenzotriazol Polimérico Líquidos da Invenção a) Formação de um Artigo de Espuma de Poliéter
Os absorventes de UV da invenção foram incorporados com ou sem outros aditivos para a produção (em uma modalidade particular da in-venção) de espuma de poliuretano de acordo com a formulação e o proce-dimento a seguir:
Figure img0028
Após a mistura dentro de um recipiente de reação, a reação criou uma bolha ''normal1' (indicando aelifícação p pnniiíhric <= I«Ó- piente foi, então, exposto a 185 °C (gerados dentro de um forno de microon-das para simular o histórico térmico real encontrado em um ambiente de produção industrial) durante aproximadamente 10 min para formar um pe-queno bloco de espuma. Os pequenos blocos de espuma resultantes foram então analisados em relação ao desempenho, como discutido em detalhes abaixo.
b) Características de Desempenho de Espumas de Poliéter Incluindo os Ab-sorventes de UV da Invenção
As espumas brancas feitas de acordo com a formulação e o processo que é descrito na Seção a), foram todas testadas em relação ao desempenho padronizado de espumas, em termos de tempo de lavagem, tempo de pegajosidade e altura do pequeno bloco e comparadas com as espumas de poliéter de controle produzidas com absorventes de UV comerciais existentes ou feitas sem aditivo. As medidas dentro de 5% do controle são consideradas aceitáveis para o produto de espuma acabado. As medidas estão resumidas na Tabela 1.Tabela 1. Desempenho das Espumas de Absorventes de UV da Invenção ou Comparativos
Figure img0029
Figure img0030
Adicionalmente, as espumas produzidas exibiam boa resiliência e densidades medidas a aproximadamente 0,0088 g/cm3 (1,5 libra por pé cúbico). Assim, os absorventes de UV da invenção fornecem artigos de espuma de poliuretano aceitáveis quando comparados com as amostras de 5 controle.
c) Medidas de Extração de Espumas de Poliuretano
As espumas de poliuretano produzidas na seção anterior b) foram analisadas em relação aos níveis de extração utilizando o método a seguir. O teste de extração envolvia cortar 1 grama da espuma curada do cen- 10 tro da amostra e pós-curar a espuma cortada durante mais 20 minutos a 160°C em uma jarra de vidro. Após resfriar à temperatura ambiente, 75 gramas de metanol foram então adicionados à jarra de vidro que foi então tampada durante 1 hora. A espuma foi então removida e a solução de extração foi analisada sob espectrofotômetro Perkin Elmer Lambda 35 UV-vis em re- 15 lação à absorção máxima. Se a solução for muito concentrada, diluí-la com metanol até 20%, então medir seu UV-vis e calcular o valor de absorção da solução original. Os resultados estão resumidos na Tabela 2.Tabela 2. Testes de Extração da Espuma da Invenção ou Absorventes de UV Comparativos
Figure img0031
Figure img0032
Com base no peso molecular destes aditivos, 1,5 php de Tinuvin 326 é um equivalente molar a 3,0 php de Tinuvin 1130, 3,8 php do Exemplo 9 da invenção e 3,6 php do exemplo 11 da invenção. Como sugerido partindo da Tabela 2, os absorventes de UV poliméricos líquidos da invenção for- 5 necem melhoras significativas no teste de extração de espuma, comparando com os exemplos comparativos tais como os produtos comerciais Tinuvin 326 e Tinuvin 1130.
d) Proteção de Corantes da Descoloração por UV em Espuma de Poliuretano
O corante polimérico líquido ReacTint® Blue X3LV (disponívelna Milliken Chemical) é amplamente utilizado para a coloração de espuma de poliuretano e é sabido que é muito propenso ao descoloramento por UV. Assim, as espumas azuis foram produzidas na presença de 1 php de Blue X3LV com ou sem o absorvente de UV da invenção, de acordo com a formu- 15 lação e o processo que é descrito na Seção a). Os pequenos pedaços de espuma foram cortados na metade e pequenos pedaços de amostra de es puma (diâmetros de 10cm x 5cm x 2cm) foram cortados do centra de cada pequeno pedaço de espuma. Estas amostras de espuma foram tndae tosta das uma camara de lâmpada de Xenônio (Teste de AATCC N9 16-1999) para a descoloração em tempos de exposição diferentes. Estas amostras de espuma expostas a uma quantidade de tempo diferente de luz de Xenônio foram então lidas comparadas em CMC em relação a delta E com as respectivas amostras de espuma não expostas. Os resultados são resumidos na Tabela 3.Tabela 3. Estabilização de RT Blur X3LV com os Absorventes de UV da Invenção
Figure img0033
Assim, sem o absorvente de UV, a Blue X3LV foi completamente descolorada após 1 hora de exposição sob luz de Xenônio. Entretanto, a descoloração da espuma Blue X3LV feita na presença do absorvente de UV da invenção (1 php) do Exemplo 9 mostrou melhoria significativa como é evidenciado na media delta E.
e) Redução da Decoloração em Espuma de Poliuretano Branca
Foram produzidas várias espumas de acordo com a formulação e o processo descritos na Seção a), na presença da antidescoloração isolada dos pacotes de aditivos consistem em um absorvente de UV selecionado da Classe A, um antioxidante fenólico da Classe B, um antioxidante com a- mina secundária da Classe C e um antioxidante de lactona da Classe D. Os absorventes de UV poliméricos líquidos da invenção são utilizados neste pacote de aditivo isolado para substituir os absorvente de UV comerciais que são sólidos e/ou não-reativos. Depois que as espumas foram feitas com os pacotes de aditivo da invenção, assim como pacotes de aditivos disponíveis comercialmente, os pequenos pedaços de espuma são então cortados na metade e têm seu desempenho comparado contra a descoloração por UV (teste com lâmpada de Xenônio de acordo mm n teste de AATGC iv' lb-1999) e eliminação do gás (Teste de AATCC NQ 23-1999).
Os pacotes de composições de aditivos sinérgicos da invenção 5 estão listados na Tabela 4. Estão também incluídos na Tabela 4 como comparações, o controle (sem qualquer aditivo) e os pacotes de aditivos disponíveis comercialmente B-75 (Ciba), CS-31 (Crompton) e LS-1 (Ortegol), que são os melhores produtos comerciais atuais na indústria de poliuretano para a estabilização de espumas brancas de poliuretano. Tabela 4. Composições e Cargas de Aditivos na Formulação de Espuma
Figure img0034
Os resultados dos testes de resistência à luz e eliminação do gás para as espumas de amostra da invenção e comparativas estão resumidos na Tabela 5.Tabela 5. Resultados de Teste para os Pacotes de Aditivos da Invenção e Comparativos
Figure img0035
Evidentemente, os pacotes de aditivos da invenção contendo osaborventes de UV poliméricos líquidos da invenção exibiam o melhor de-sempenho global contra a descoloração da exposição ao UV e eliminação de 5 gás, comparando com os pacotes de aditivos comerciais do estado da técnica tais como GG, HH e JJ. Além disso, quando utilizados em uma carga molar equivalente (com base em pesos moleculares diferentes dos respectivos absorventes de UV), o pacote de aditivos contendo o absorvente de UV po- limérico líquido reativo da invenção possui desempenho significativamente 10 melhor que o que contém o absorvente de UV comercial não-reativo tal como Tinuvin 326; especialmente quando exposto aos testes de descoloração com gás NOX.
f) Aplicação dos absorventes de UV da invenção em Empacotamento de PET
Os absorventes de UV estão sendo crescentemente utilizadosno empacotamento PET para proteger o conteúdo da degradação pelo UV na indústria de recipientes para alimentos. Uma vez que os absorventes de UV poderiam se decompor durante o processo de moldagem por injeção na condição de processo (geralmente 280 °C) causando o amarelamento da resina, a aparência (índice de amarelamento) OA pr+ignc dc PET íuin- íeiidu aosorventes de UV) se tomam indicadores para a adequabilidade dos absorventes de UV nesta aplicação. Um outro requerimento para um absor-vente de UV aceitável é a resistência à luz do próprio absorvente de UV. Os absorventes de UV poliméricos líquidos da invenção foram assim testados em relação ao seu desempenho contra os melhores produtos comerciais atuais absorventes de UV ClearShield® (disponível na Milliken Chemical).
Em cada caso citado abaixo em relação às aplicações de produção de artigos de poliéster, o absorvente de UV polimérico da invenção foi introduzido dentro de uma operação de molde por injeção para um termo-plástico poliéster, neste caso o tereftalato de polietileno (resina ClearTut® 8006 PET da M&G). O absorvente de UV da invenção, em uma quantidade citada nos exemplos relacionados abaixo, foi misturado através de agitação sobre péletes de resina PET secos a quente. A mistura de absorvente de UV e os péletes foram alimentados por gravidade na garganta de alimentação da máquina. Na seção de alimentação, a fusão foi realizada através da utilização de uma extrusora de rosca aquecida giratória (calor transferido do barril da máquina). A rotação da rosca fornecida ao longo de toda a mistura do absorvente de UV e a resina fundida junto produzindo uma fusão de plástico uniforme que foi injetada em um molde a fim de formar o artigo termoplástico, neste caso uma placa de 5,02 cm (2 polegadas) por 7,62 cm (3 polegadas) com uma espessura uniforme de 1270 μ (50 mil) e uma área de superfície de 8,06 cm2 (12,5 polegada2).
Foram coletadas dez placas de espessura de 1270 μ (50 mil) de PET contendo o absorvente de UV, como produzido anteriormente, placas termoplásticas de tereftalato de poliéster contendo o absorvente de UV da invenção, foram produzidas como descrito anteriormente (moldadas por inje-ção). A mesma máquina de molde por injeção utilizada para produzir estas primeiras dez placas foi pausada durante a produção de dez placas adicionais e foi permitido que ficasse solto durante 15 minutos às temperaturas padronizadas de processamento de poliéster (~277°C). No final da pausa de minutos, a máquina foi então reiniciada sem purgar a resina colorida do barril aquecido da máquina. Dez placas consecutivas foram p-ntãn colocadas e ! lurneraaas apos reassumir a operação de moldagem por injeção.
A absorbância no máximo de lambda do absorvente de UV lambda das Amostras de Controle coletadas da operação padronizada foi medida pelo Espectrofotômetro Perkin-Elmer Lambda 35 e foi tirada a média de todos os valores para representar uma medida padronizada para todas as placas. Cada uma das dez placas consecutivas de Amostra Medida coletadas após o período de espera de 15 minutos foi medida individualmente e seqüencialmente no espectrofotômetro. A diferença de absorbância entre as medidas padronizadas para as Amostras de Controle de cada uma das dez placas de Amostra Medida foi registrada e definida como a alteração na absorbância (ΔAbs). A estabilidade térmica do absorvente de UV foi medida através da porcentagem da perda de absorbância no UV (% de Perda), como calculado pela fórmula
Figure img0036
A maior % de Perda das dez placas de Amostras Medidas coletadas após o período de espera de 15 minutos representa a maior diferença de absorbância e é determinada pela estabilidade térmica do absorvente de UV.
A estabilidade térmica (% de Perda) dos absorventes de UV da invenção do Exemplo 9, anterior, assim como dos absorventes de UV co-merciais comparativos (absorventes de UV ClearShield®) foi medida e os resultados estão tabelados na Tabela 6 (as cargas para os absorventes de UV foram ajustadas nas mesmas alturas dos picos de absorção com base em seus Valores de Coloração).Tabela 6. Estabilidade Térmica em PET do Absorvente de UV da Invenção e Comparativo
Figure img0037
A % de Perda menor que 10 é considerada como sendo aceitávet, com um resultado menor que 2 considerado como sendo excelente quando analisado por este protocolo. Evidentemente nç; ahcnrwθnMr uv ud invenção exibiam características de estabilidade térmica altamente favorável sem perda detectável, particularmente em comparação com os melhores produtos comerciais atuais.
Para cada uma das composições de absorvente de UV da invenção ou comparativa individual nas cargas especificadas (abaixo), dez placas de espessura de 1270 μ (50 mil) foram produzidas de acordo com o processo descrito como anteriormente na seção anterior.
A absorbância (a cada máximo de lambda de absorvente de UV) das dez placas coletadas da operação padronizada foi medida no Espectro- fotômetro Perkin-Elmer Lambda 35 e foi tirada a média para representar a Medida Padronizada. Três conjuntos de 2 placas foram então colocados sob luz de xenônio durante 20 e 40 horas de exposição, respectivamente. Cada conjunto de 2 placas foi coletado após os tempos de exposição terem passado e foi medida a altração na absorbância (no máximo lamda de cada absorvente de UV) individualmente e seqüencialmente em um espectrofotôme- tro Perkin-Elmer. A diferença de absorbância entre a Medida Padronizada e cada um dos 2 conjuntos de placas exposto foi determinada na forma de ΔAbs. A resistência à luz do absorvente de UV incorporado foi então medida através da porcentagem de perda de absorbância no UV (% de Perda), que é calculada pela formula
Figure img0038
Quanto maior a % de Perda das placas, maior a diferença de absorbância e é determinado como sendo a pior resistência à luz do absorvente de UV. Os resultados dos testes estão resumidos na Tabela 7.Tabela 7. Resistência à luz dos Absorventes de UV da Invenção e Comparativos
Figure img0039
Figure img0040
Sob este protocolo, é altamente desejada uma % de Perda de pelo menos 15% após uma exposição de 40 horas. Isto mostra que o absorvente de UV da invenção fornece características de resistência à luz significativamente melhoradas em relação aos produtos comerciais comparativos.
O grau de amarelamento como um resultado do processamento foi determinado para exemplos selecionados de absorventes de UV. Uma quanti-dade especificada dos absorventes de UV da invenção e comparativos foi adi-cionada a 2 kg da resina de poliéster ClearTuf® 8006, Após misturar vigorosa-mente, a resina foi composta em uma extrusora com uma Única Rosca e os filamentos emergentes do material foram peletizados. Para estimular o processo de secagem industrial comumente praticado pelos conversores, a amostra peletizada foi seca a 150°C a vácuo durante cinco horas e depois disso foi mol-dada por injeção em placas com espessura de 4445 μ (175 mil) (5,08 cm x 7,62 cm (2 polegadas x 3 polegadas)). O grau de amarelamento das placas, expresso na forma do índice de Amarelamento (Método de Teste ASTM E-313) foi quantificado com o auxílio de um espectrofotômetro MacBeth Coloreye 7000.
O amarelamento dos absorventes de UV da invenção e compa-rativos em placas PET de 4445 μ (175 mil) foi medido; e os resultados estão tabelados na Tabela 8.Tabela 8. Amarelamento dos Absorventes de UV da Invenção e Comparativos em PET Moldado
Figure img0041
Menos que 5% de transmissão da radiação de UV a 390 nm em um recipiente com parede de 381 μ (15 mil) de espessura é a mnihOr protc çâc ac UV que atualmente a indústria pode atingir. As cargas do absorvente de UV são ajustadas com base na resistência de absorção para atingir essa meta. ClearShield UV 390B é um absorvente de UV de comprimento de onda longo. Quando utilizado isoladamente na resina PET padronizada, poderia não cobrir completamente a radiação de UV de comprimento de onda curto. A uma carga de 1450 ppm de UV 390B, ainda é transmitida uma parte da radiação de UV entre 300 - 350 nm. Na tabela anterior, apenas o absorvente de UV da invenção do Exemplo 9 e ClearShield UV 400, nas cargas respeitadas, atingiam menos que 5% de transmissão a 390 nm.
Sob este protocolo de teste, um Amarelamento de pelo menos 25 nos níveis de carga sugeridos é considerado como sendo aceitável. Assim, o absorvente de UV da invenção exibia uma taxa de amarelamento sig-nificativamente melhor que a dos comparativos, mostrando resultados ines-peradamente bons fornecidos pelo mesmo.
g) Aplicação dos Absorventes de UV da Invenção em Polipropileno
Os absorventes de UV são comumente utilizados no embala- mento de poliolefina transparente tais como filmes, recipientes etc. para combater a luz UV prejudicial. Dois dos absorventes de UV comerciais mais amplamente utilizados são Tinuvin® 326 e 327. Uma vez que têm sólidos de peso molecular, seu espalhamento e sua migração para fora da composição de polipropileno durante e/ou após o processo de moldagem por injeção, é uma das poucas características mais altamente idesejáveis. Os absorventes de UV de benzotriazol poliméricos líquidos da invenção são testados em relação à adequabilidade na aplicação de polipropileno. Os protocolos para a formação da composição termoplástica assim como suas avaliações de desempenho eram similares aos descritos anteriormente e na Patente U.S. Ne 6.207.740. A Tabela 9 resume os resultados do índice de Amarelamento.Tabela 9 Cargas e Amarelamento dos Absorventes de UV da Invenção e Comparativos
Figure img0042
Um amarelamento menor que 10 é considerado como sendoaltamente desejável para esta aplicação sob este protocolo de teste. Assim tanto os absorventes de UV da invenção quanto comparativos ofereciam desempenho de amarelamento aceitável.
Adicionalmente, embora tanto o absorvente de UV polimérico líquido da invenção do Exemplo 9 quanto o produto comercial Tinuvin 326 exibiam excelente estabilidade térmica e resistência à luz (após 20 e 40 horas de exposição à luz de Xenônio), o absorvente de UV da invenção demonstrou um desempenho enormemente melhorado nos testes de extração e de espalhamento no plano. Sendo líquido ao natural e com uma migração muito maior, o absorvente de UV polimérico líquido da invenção oferece características mais desejáveis para as aplicações de polipropileno tais como no embalamento e nos filmes e similares.
Embora as características específicas da invenção tenham sido descritas, será entendido, evidentemente, que invenção não está limitada a qualquer configuração ou prática particular uma vez que a modificação pode ser bem feita e outras modalidades dos princípios da invenção ocorrerão sem dúvida aos peritos na arte à qual a invenção pertence. Portanto, é considerado pelas reivindicações em anexo a cobertura de quaisquer tais modificações que incorporam as características da invenção dentro do significado, do espírito e do escopo verdadeiros de tais reivindicações.
Deve ser entendido por um versado na técnica que a presente discussão é uma descrição de exemplos de modalidades e não é pretendida que seja limitante dos aspectos mais amplos da presente invenção, cujos aspectos mais amplos são incorporados nas construções de exemplos. A invenção é mostrada, por exemplo, nas reivindicações em anexo.

Claims (3)

1. Composto absorvente de luz ultra-violeta, caracterizado pelo fato de que é representado pela formula
Figure img0043
2. Artigo, caracterizado pelo fato de que compreende: (a) pelo menos uma formulação polimérica apresentando um componente termoplástico ou termorrígido ou mistura dos mesmos; (b) pelo menos um composto absorvente de UV como definido na reivindicação 1,em que o composto absorvente de UV está (i) presente dentro da dita formulação polimérica ou (ii) aderido à superfície da dita for- 15 mulação polimérica.
3. Artigo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a dita formulação polimérica também contém pelo menos um dito composto absorvente de luz UV na quantidade de 0,1 a 15 % em peso da dita formulação polimérica.
BRPI0514471-0A 2004-08-20 2005-08-18 Compostos absorventes de luz ultravioleta (uv) e composições que contêm os compostos absorventes de uv BRPI0514471B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/922,734 US7381762B2 (en) 2004-08-20 2004-08-20 Ultraviolet light (UV) absorbing compounds and compositions containing UV absorbing compounds
US10/922,734 2004-08-20
PCT/US2005/029482 WO2006023687A2 (en) 2004-08-20 2005-08-18 Ultraviolet light (uv) absorbing compounds and compositions containing uv absorbing compounds

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0514471A BRPI0514471A (pt) 2008-06-10
BRPI0514471B1 true BRPI0514471B1 (pt) 2021-10-13

Family

ID=35910489

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0514471-0A BRPI0514471B1 (pt) 2004-08-20 2005-08-18 Compostos absorventes de luz ultravioleta (uv) e composições que contêm os compostos absorventes de uv

Country Status (6)

Country Link
US (1) US7381762B2 (pt)
EP (1) EP1814939B1 (pt)
JP (1) JP4926062B2 (pt)
CN (1) CN101035848B (pt)
BR (1) BRPI0514471B1 (pt)
WO (1) WO2006023687A2 (pt)

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2007098889A1 (en) * 2006-03-03 2007-09-07 Dsm Ip Assets B.V. Novel heterocyclic substituted condensation polymers
RU2434648C2 (ru) * 2006-10-13 2011-11-27 Алькон, Инк. Интраокулярные линзы с уникальной отсечкой сине-фиолетового света и уникальными характеристиками пропускания синего света
TWI435915B (zh) * 2007-08-09 2014-05-01 Alcon Inc 含有吸收紫外光(uv)及短波長可見光二者的發色團之眼科鏡體材料(一)
TW200916531A (en) * 2007-08-09 2009-04-16 Alcon Inc Ophthalmic lens materials containing chromophores that absorb both UV and short wavelength visible light
JP5559777B2 (ja) * 2008-06-20 2014-07-23 ビーエーエスエフ ソシエタス・ヨーロピア 殺有害生物剤、有機uv光保護フィルターおよびコーティングされた金属酸化物ナノパーティクルを含む農薬製剤
TWI453199B (zh) 2008-11-04 2014-09-21 Alcon Inc 用於眼用鏡片材料之紫外光/可見光吸收劑
US8324256B2 (en) 2008-12-30 2012-12-04 Novartis Ag Tri-functional UV-absorbing compounds and use thereof
KR20110132445A (ko) * 2009-03-13 2011-12-07 바스프 에스이 농약 및 벤조트리아졸 uv 흡수제를 포함하는 조성물
JP5940454B2 (ja) * 2009-11-02 2016-06-29 イノレックス インベストメント コーポレイション Uv吸収複合ポリエステルポリマー、uv吸収複合ポリエステルポリマーを含有する組成物、および関連方法
US9125411B2 (en) 2010-04-15 2015-09-08 Basf Se UV absorbers for reducing the E/Z isomerization of pesticides
MY158272A (en) 2010-12-13 2016-09-30 Novartis Ag Ophthalmic lenses modified with functional groups and methods of making thereof
CN103347963B (zh) * 2011-02-07 2017-05-10 威士伯采购公司 容器和其它制品用涂料组合物和涂布方法
JP5731452B2 (ja) * 2012-08-10 2015-06-10 シプロ化成株式会社 新規ベンゾトリアゾール誘導体化合物及びそれを含む水溶性紫外線吸収剤
JP2015042698A (ja) * 2013-08-26 2015-03-05 三菱樹脂株式会社 二軸配向ポリエステルフィルム
JP6843269B2 (ja) 2017-07-07 2021-03-17 奇▲たい▼科技股▲ふん▼有限公司 反応性紫外線吸収剤およびその適用
TWI680975B (zh) * 2018-06-26 2020-01-01 奇鈦科技股份有限公司 紫外線吸收化合物及其應用
MX2021001271A (es) * 2018-07-30 2021-04-13 Ascend Performance Mat Operations Llc Terpolimeros de nylon.
CN111058146B (zh) * 2018-10-17 2022-06-10 东丽纤维研究所(中国)有限公司 一种具有异色效果的机织物及其用途
EP3922656A4 (en) * 2019-02-08 2022-10-12 Mitsui Chemicals, Inc. POLYMERIZABLE COMPOSITION FOR OPTICAL MATERIALS, OPTICAL MATERIAL AND USE THEREOF
JP7362049B2 (ja) * 2019-11-14 2023-10-17 国立大学法人福井大学 ベンゾトリアゾール系共重合体およびこれを用いた紫外線吸収剤

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4853471A (en) 1981-01-23 1989-08-01 Ciba-Geigy Corporation 2-(2-Hydroxyphenyl)-benztriazoles, their use as UV-absorbers and their preparation
EP0057160B1 (de) * 1981-01-23 1985-06-19 Ciba-Geigy Ag 2-(2-Hydroxyphenyl)-benztriazole, ihre Verwendung als UV-Absorber und ihre Herstellung
EP0133164B1 (de) * 1983-07-26 1988-12-14 Ciba-Geigy Ag Copolymerisierbare Verbindungen
JPH064601B2 (ja) 1987-11-04 1994-01-19 三井石油化学工業株式会社 N−シアノ−n’−メチル−n’’−[2−{(5−メチル−1h−イミダゾール−4−イル)メチルチオ}エチルグアニジンの精製法
US5459222A (en) 1993-06-04 1995-10-17 Ciba-Geigy Corporation UV-absorbing polyurethanes and polyesters
US5585228A (en) 1994-11-30 1996-12-17 Eastman Kodak Company Benzotriazole based UV absorbing compounds and photographic elements containing them
IT1275534B (it) * 1995-07-14 1997-08-07 Pirelli Mescola di gomma vulcanizzabile per fasce battistrada di pneumatici di veicoli
US6291586B2 (en) 1996-05-03 2001-09-18 3M Innovative Properties Company Amide functional ultraviolet light absorbers for polyurethanes and polyureas
US5994431A (en) * 1996-05-03 1999-11-30 3M Innovative Properties Company Amide functional ultraviolet light absorbers for polyolefins
US5962683A (en) * 1996-06-28 1999-10-05 Ciba Specialty Chemicals Corp. Oxazoline compounds as stabilizers
JP2000515141A (ja) * 1996-07-18 2000-11-14 チバ スペシャルティ ケミカルズ ホールディング インコーポレーテッド Uv吸収剤としての、ポリオキシアルキレン置換及び架橋された、トリアジン、ベンゾトリアゾール及びベンゾフェノン誘導体
JP3714574B2 (ja) 1997-03-26 2005-11-09 ダイセル化学工業株式会社 紫外線吸収剤とその製造方法および合成樹脂組成物
US6268415B1 (en) * 1999-05-03 2001-07-31 Ciba Specialty Chemicals Corporation Stabilized adhesive compositions containing highly soluble, photostable benzotriazole UV absorbers and laminated articles derived therefrom
JP3425588B2 (ja) 2000-04-06 2003-07-14 大塚化学ホールディングス株式会社 耐候性、耐水性及び視認性に優れた記録媒体
US6566507B2 (en) * 2000-08-03 2003-05-20 Ciba Specialty Chemicals Corporation Processes for the preparation of benzotriazole UV absorbers
US6307055B1 (en) 2000-12-27 2001-10-23 Council Of Scientific And Industrial Research Diol-functionalized UV absorber

Also Published As

Publication number Publication date
JP4926062B2 (ja) 2012-05-09
EP1814939A2 (en) 2007-08-08
US20060041038A1 (en) 2006-02-23
WO2006023687A2 (en) 2006-03-02
JP2008510718A (ja) 2008-04-10
BRPI0514471A (pt) 2008-06-10
EP1814939B1 (en) 2017-10-04
WO2006023687A3 (en) 2006-12-21
EP1814939A4 (en) 2009-07-29
US7381762B2 (en) 2008-06-03
CN101035848B (zh) 2010-12-29
CN101035848A (zh) 2007-09-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0514471B1 (pt) Compostos absorventes de luz ultravioleta (uv) e composições que contêm os compostos absorventes de uv
EP1438352A1 (en) Low color, low sodium benzoxazinone uv absorbers and process for making same
KR900003397B1 (ko) 안정화 중합체 조성물 및 2-(2-히드록시페닐)-2h-벤조트리아졸
EP0855998A1 (en) Antioxidants containing phenol groups and aromatic amine groups
US3899491A (en) Alkyl alkanoate derivatives of substituted piperazines and polymer compositions stabilized thereby
US3936418A (en) Benzotriazole ortho-ester ultraviolet stabilizers and their use in organic compositions
US4073745A (en) Multichromophoric benzotriazole ultraviolet stabilizers and their use in organic compositions
JP6006833B1 (ja) ポリカーボネート樹脂組成物及び成形品
US3981822A (en) Novel combinations of ultraviolet stabilizers and their use in organic compositions
KR20150059666A (ko) 내감마선 성능이 향상된 폴리카보네이트 수지 조성물 및 이를 이용한 성형품
CA2000934C (en) Bis-benzotriazolyl compounds and polymeric materials stabilized therewith
US4182703A (en) Biheterocyclic ultraviolet stabilizers and their use in organic compositions
US4169089A (en) Hydroxybenzophenone stabilizer composition
EP1954764B1 (en) Benzopyran colorants, method of manufacture, and method of use
US4069227A (en) Bis-heterocyclic benzoate ultraviolet stabilizers and their use in organic compositions
US4076687A (en) Bichromophoric benzotriazole-benzoxazole ultraviolet stabilizers and their use in organic compositions
US4041011A (en) Benzotriazole ortho-ester ultraviolet stabilizers
US4020041A (en) Polymers stabilized with bis-heterocyclic benzoates
US3927150A (en) Bicyclic phosphorus compounds
KR19990072373A (ko) 옥소피페라지닐유도체및광안정화조성물
US4085089A (en) Benzotriazole ultraviolet stabilizing compounds and their use in organic compositions
EP0989124B1 (en) New polyester compounds having a benzotriazole group and a preparation method thereof
US4070337A (en) Bichromophoric benzotriazole-styrene ultraviolet stabilizers and their use in organic compositions
US4128559A (en) Benzotriazole ortho-ester compounds useful as ultraviolet stabilizers
US4129723A (en) Bichromophoric benzoxazole-styrene ester and amide ultraviolet stabilizers and their use in organic compositions

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O(S) ARTIGO(S) 8O COMBINADO COM O 13 DA LPI.

B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/08/2005, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.