BRPI0513065B1 - método para remover lignina de água - Google Patents

método para remover lignina de água Download PDF

Info

Publication number
BRPI0513065B1
BRPI0513065B1 BRPI0513065A BRPI0513065A BRPI0513065B1 BR PI0513065 B1 BRPI0513065 B1 BR PI0513065B1 BR PI0513065 A BRPI0513065 A BR PI0513065A BR PI0513065 A BRPI0513065 A BR PI0513065A BR PI0513065 B1 BRPI0513065 B1 BR PI0513065B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
calcium
compound
aqueous solution
aluminum
lignin
Prior art date
Application number
BRPI0513065A
Other languages
English (en)
Inventor
Palonen Heikki
Paloniemi Arja
Rousu Pälvi
Taittonen Reetta
Original Assignee
Kemira Oyj
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kemira Oyj filed Critical Kemira Oyj
Publication of BRPI0513065A publication Critical patent/BRPI0513065A/pt
Publication of BRPI0513065B1 publication Critical patent/BRPI0513065B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21CPRODUCTION OF CELLULOSE BY REMOVING NON-CELLULOSE SUBSTANCES FROM CELLULOSE-CONTAINING MATERIALS; REGENERATION OF PULPING LIQUORS; APPARATUS THEREFOR
    • D21C9/00After-treatment of cellulose pulp, e.g. of wood pulp, or cotton linters ; Treatment of dilute or dewatered pulp or process improvement taking place after obtaining the raw cellulosic material and not provided for elsewhere
    • D21C9/10Bleaching ; Apparatus therefor
    • D21C9/1026Other features in bleaching processes
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F2103/00Nature of the water, waste water, sewage or sludge to be treated
    • C02F2103/26Nature of the water, waste water, sewage or sludge to be treated from the processing of plants or parts thereof
    • C02F2103/28Nature of the water, waste water, sewage or sludge to be treated from the processing of plants or parts thereof from the paper or cellulose industry
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S210/00Liquid purification or separation
    • Y10S210/928Paper mill waste, e.g. white water, black liquor treated

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Separation Of Suspended Particles By Flocculating Agents (AREA)
  • Removal Of Specific Substances (AREA)
  • Compounds Of Unknown Constitution (AREA)
  • Paper (AREA)

Abstract

método para remover lignina de água a invenção se refere a um método para remoção de lignina a partir de uma solução aquosa. ela é realizada pela adição de um composto de cálcio e de um composto de alumínio à dita solução. o referido composto de cálcio é preferencialmente cloreto de cálcio e o referido composto de alumínio é preferencialmente um sal polimérico de hidróxido de alumínio.

Description

MÉTODO PARA REMOVER LIGNINA DE ÁGUA
Descrição A invenção se refere a um método para remoção de lignina a partir de uma solução aquosa pela adição de um composto de cálcio e de um composto de alumínio a ela. A sequência de branqueamento da pasta química compreende normalmente uma ou diversas etapas de peróxido. As condições de branqueamento com relação ao pH são alcalinas, sendo também relativamente quentes (> 60°C) . Sob estas condições, a lignina contida na pasta é parcialmente dissolvida e se torna parcialmente menos colorida sobre a superfície da fibra. Após o branqueamento, a pasta é lavada e a água drenada é geralmente transportada para uma unidade de tratamento de água. A lignina dissolvida na água produz uma coloração marrom amarelada. A lignina é considerada como uma substância levemente biodegradável, possuindo, portanto, uma grande influência sobre as propriedades da água residual purificada. Assim sendo, seria desejável a remoção da lignina a partir da água residual antes do seu tratamento biológico. É sabido que o cálcio precipita a lignina. Diversas referências, mesmo as recentes, relacionadas a esta matéria podem ser encontradas na literatura. Contudo, o seu poder de precipitação é consideravelmente limitado. Vide Tabela 2 abaixo. A US4420369 descreve a adição de um líquido ácido contendo cálcio e alumínio a uma solução aquosa contendo lignina, resultando assim na neutralização da mistura líquida para precipitação da lignina. Vide também Bakhshi, N. e MacDonald, D, AIChE Symposium Series, Am. Inst. Chem. Eng; NY, Vol. 76(1980) 104-113 e Eaton, D. e Chang H-m., Tappi Vol. 65/1982, No. 5, 167-170. O resultado destas precipitações é, contudo, insatisfatório.
Por conseguinte, o objeto da invenção é fornecer um método mais efetivo para remoção de lignina a partir de uma solução aquosa tal como água residual proveniente de branqueamento de pasta química. 0 objetivo foi alcançado agora pela adição de um composto de cálcio e de alumínio à referida solução aquosa para remoção da lignina. Descobriu-se que o resultado da precipitação podería ser melhorado evitando a etapa ácida da referida publicação americana.
Como mencionado, a invenção sc refere exatamente à remoção de lignina a partir da água procedente do branqueamento de pasta química. Normalmente, esta água de branqueamento é básica, possuindo um pH de aproximadamente 10. Neste caso, é preferível para a invenção ajustar o valor do pH da solução aquosa entre 5 e 6. Isto pode ser realizado, por exemplo, adicionando um ácido inorgânico como ácido sulfúrico. No caso em que o composto de alumínio utilizado provoca uma reação ácida na água, o pH também pode, por outro lado, alcançar o nível desejado.
Também se observou que a ordem de adição dos compostos de alumínio e cálcio é importante para a remoção da lignina de acordo com a invenção. No método, é preferível adicionar o composto de cálcio à água alcalina contendo lignina, e permitir que a reação prossiga por um período de tempo, seguida pelo ajuste do pH a um valor neutro ou ligeiramente ácido, e então adicionar o composto de alumínio. Assim, é formada uma quantidade suficiente de precipitado acompanhada pelo desaparecimento quase total da coloração amarelada da lignina. A sedimentação do precipitado pode ser aumentada com um floculante.
Um parâmetro que ilustra o conteúdo de lignina é a absorbancia de UV no comprimento de onda de 280 nm. Nos melhores casos, a absorbância reduziu de 3,7 para 1,8.
Preferencialmente, uma quantidade de 10 a 10000 mg/1, mais preferencialmente de 50 a 1000 mg/1 do composto de cálcio é adicionada à solução aquosa, calculado como cálcio. Preferencialmente, uma quantidade de 100 a 10000 mg/1, mais preferencialmente de 300 a 1000 mg/1 do composto de alumínio é adicionado à solução aquosa. 0 composto de cálcio utilizado na invenção é selecionado, preferencialmente, do grupo que consiste de oxido de cálcio, hidróxido de cálcio, e sais inorgânicos de cálcio. Mais preferencialmente, o composto de cálcio é cloreto de cálcio ou sulfato de cálcio, preferencialmente cloreto de cálcio. O composto de alumínio é preferencialmente um hidróxido de alumínio polimérico, ou um sal polimérico de hidróxido de alumínio. A estrutura polimérica é obtida a partir de um composto com grupos hidroxílicos formando pontes oxo. Ainda mais preferencialmente, o composto de alumínio é ura sulfato polimérico de hidróxido de alumínio, cloreto polimérico de hidróxido de alumínio, ou um diformato polimérico de hidróxido de alumínio. Mais preferivelmente, o composto de alumínio é cloreto de hidróxido de alumínio possuindo uma razão de OH e Al entre 1:10 e 9:10. A seguir, a invenção é ilustrada por meio de exemplos experimentais e de referência apenas com o propósito de ilustração.
Exemplos Estado da técnica Águas residuais oriundas do branqueamento da palha contêm lignina dissolvida e cuja remoção com métodos de tratamento biológicos é considerada difícil. Neste trabalho foi estudada a precipitação da lignina utilizando várias substâncias químicas, por exemplo, cátions polivalentes e polímeros orgânicos.
Sumário Neste trabalho, a influência de sais de Ca, Fe e Al sobre a turbidez, COD e TOC de águas residuais, assim como sobre sua absorbância no UV a um comprimento de onda de 280 nm, refletindo o seu conteúdo de lignina foi estudado. O uso simultâneo de cálcio e de um sal de alumínio polímérico (Kempac 18) foi mostrado claramente como a combinação mais eficiente. Na tabela abaixo, o cálcio é adicionado como uam solução aquosa de CaCl2.
CaCl2 pode ser substituído por um óxido de cálcio levemente mais solúvel ou gesso. Resultado de precipitação é ligeiramente mais fraco.
Nem a precipitação, nem a formação de floco e nem a sedimentação tornaram-se mais eficientes pelo uso de floculanies orgânicos.
Resultados A amostra foi designada como uma mistura de águas nâo-tratada e de lavagem de WS, 21 de abril de 2004. As seguintes propriedades foram determinadas: Tabelas 2-5 mostram resultados experimentais em pequenos grupos. Nestes experimentos, cálcio é adicionado como CaCl2 (a quantidade mostrada na Tabela é calculada como Ca).
Tabela 1 - Água original Vantagens do uso concomitante de cálcio, e de um sal de alumínio polimérico são mostradas claramente pelos resultados. A necessidade de ajuste do pH também é substancial.
Deve-se notar que a absorção de UV não é reduzida completamente apenas pela diminuição dc pH para um valor de 3.
Tentou-se melhorar a eficiência da precipitação e da floculação utilizando polímeros (Fennopols A321, K1384, K3450 e K506). Os efeitos destes agentes foram muito pequenos e, frequentemente, a adição do polímero até comprometeu a floculação. Contudo, o polímero ainda pode trabalhar sob condições práticas. A Tabela 6 apresenta o denominado teste de confirmação para uma amostra de 1 litro. A clarificação da precipitação foi observada visualmente. Altas concentrações de Ca melhoraram claramente a sedimentação c compactaram o precipitado.
Na Tabela 7, a influência de diferentes sais de cálcio sobre a precipitação é comparada. A redução da concentração para um valor abaixo de 1 g/1 possui um efeito imediato sobre a absorbância no UV. Óxido de cálcio e gesso são quase equivalentes, gesso sendo talvez ligeiramente mais eficiente. A redução da quantidade de Kempac à metade resultou na imediata redução da eficiência de ambos os sais de cálcio.
Procedimento 0 teste foi realizado com amostras de 50-100 ml. O sal de cálcio foi adicionado primeiro e misturado por aproximadamente 2 minutos, ou 30 minutos nos casos de sal sólido. A seguir o pH foi ajustado a 7 e o outro coagulante foi adicionado. Procedeu-se uma mistura por alguns minutos. Finalmente, a água foi centrifugada e as propriedades particulares foram determinadas a partir da amostra clarificada.
Tabela 2 Tabela 3 Tabela 4 Tabela 5 Sem ajuste de pH Tabela 6 Tabela 7 - Formas de adição de cálcio REIVINDICAÇÕES

Claims (13)

1 . Método para remoção de lignina a partir da água residual proveniente do branqueamento de uma pasta química pela adição de um composto de cálcio e alumínio a ela, caracterizado pelo fato do referido composto de cálcio ser selecionado a partir do grupo que consiste de óxido de cálcio, hidróxido de cálcio e sais inorgânicos de cálcio, e do referido composto de alumínio ser selecionado a partir do grupo que consiste de hidróxido de alumínio polimérico e sais poliméricos de hidróxido de alumínio, e pelo fato de que, inicialmente, o referido composto de cálcio e a referida água residual são combinados em uma solução possuindo um pH de 4, 5 a 7 e, a seguir, o referido composto de alumínio é adicionado a esta solução para precipitar a lignina.
2. Método da reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a referida solução aquosa é água residual básica proveniente do branqueamento de pasta química.
3. Método da reivindicação 1, caracterizado pelo fato da referida solução aquosa ser água residual proveniente do branqueamento de palha.
4. Método da reivindicação 3, caracterizado pelo fato da referida solução aquosa ser água residual oriunda de um branqueamento livre de enxofre.
5. Método das reivindicações 1, 2, 3 ou 4, caracterizado pelo fato do pH da solução ser ajustado em um valor de 5 a 6.
6. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que uma quantidade de 10 a 10000 mg/1 do referido composto de cálcio é adicionada à referida solução aquosa, calculado como cálcio.
7. Método da reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que uma quantidade de 50 a 1000 mg/1 do referido composto de cálcio é adicionada à referida solução aquosa, calculado como cálcio.
8 . Método de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que uma quantidade de 100 a 10000 mg/1 do referido composto de alumínio é adicionada à referida solução aquosa.
9. Método da reivindicação 8, caracterizado pelo fato de uma quantidade de 300 a 1000 mg/1 do referido composto de alumínio ser adicionada à referida solução aquosa.
10. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato do referido composto de cálcio ser cloreto de cálcio, ou sulfato de cálcio.
11. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato do referido composto de cálcio ser cloreto de cálcio.
12. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato do referido composto de alumínio ser um sulfato polimérico de hidróxido de alumínio, cloreto polimérico de hidróxido de alumínio, ou um formato polimérico de hidróxido de alumínio.
13. Método da reivindicação 12, caracterizado pelo fato do referido composto de alumínio ser cloreto de hidróxido de alumínio possuindo uma razão de OH e Al entre 1:10 e 9:10.
BRPI0513065A 2004-07-09 2005-07-08 método para remover lignina de água BRPI0513065B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FI20040967A FI117507B (fi) 2004-07-09 2004-07-09 Menetelmä ligniinin poistamiseksi vedestä
PCT/FI2005/000324 WO2006005797A1 (en) 2004-07-09 2005-07-08 Method for removing lignin from water

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0513065A BRPI0513065A (pt) 2008-04-22
BRPI0513065B1 true BRPI0513065B1 (pt) 2016-07-12

Family

ID=32749187

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0513065A BRPI0513065B1 (pt) 2004-07-09 2005-07-08 método para remover lignina de água

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7794604B2 (pt)
EP (1) EP1774088B1 (pt)
CN (1) CN101023215B (pt)
AT (1) ATE398701T1 (pt)
BR (1) BRPI0513065B1 (pt)
CA (1) CA2573035C (pt)
DE (1) DE602005007610D1 (pt)
FI (1) FI117507B (pt)
RU (1) RU2408543C2 (pt)
WO (1) WO2006005797A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE0402437D0 (sv) * 2004-10-07 2004-10-07 Stfi Packforsk Ab Method for separating lignin from a lignin containing liquid/slurry
CN107629180A (zh) * 2016-07-19 2018-01-26 东北林业大学 一种钙盐沉淀木质素基酚醛树脂的制备方法

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2218053A (en) * 1938-02-18 1940-10-15 Firm Th Goldschmidt A G Water purification
US2949448A (en) * 1953-06-23 1960-08-16 Aschaffenburger Zellstoffwerke Neutralizing lignin-containing liquors
US3269941A (en) * 1964-03-23 1966-08-30 Kimberly Clark Co Method of neutralizing acid bleachery effluent
US3627679A (en) * 1967-05-25 1971-12-14 Gulf States Paper Corp Effluent treatment processes
US3639206A (en) * 1969-07-29 1972-02-01 Continental Can Co Treatment of waste water from alkaline pulping processes
FR2308594A1 (fr) * 1975-04-25 1976-11-19 Lyonnaise Eaux Eclairage Solution de polymere, sa preparation et son utilisation dans le traitement des eaux
US4420369A (en) * 1982-02-25 1983-12-13 The United States Of America As Represented By The Secretary Of Agriculture Process for the decolorization of pulp mill bleach plant effluent
FI76774C (fi) * 1984-11-19 1988-12-12 Kamyr Ab Foerfarande foer avlaegsnande av lignin ur kemisk massas koncentrerade blekeriavfallsvatten.
US4589427A (en) * 1984-12-13 1986-05-20 Barnes Frank E Smoking apparatus
SE462170B (sv) * 1987-10-27 1990-05-14 Aahlstrom Corp Avlaegsnande av loesta och kolloidala makromolekylaera organiska aemnen ur effluenter
US5509999A (en) * 1993-03-24 1996-04-23 Kamyr, Inc. Treatment of bleach plant effluents
SE9803384L (sv) * 1998-03-02 1999-09-03 Kemira Kemi Ab Förfarande för behandling av processvatten
SE513460C2 (sv) * 1998-04-08 2000-09-18 Kemira Kemi Ab Behandling av filtrat vid peroxidblekning av massa
US7422692B1 (en) * 1999-04-12 2008-09-09 Launeil Neil Sanders Raw influent treatment processes eliminating secondary biological treatment
CN1085757C (zh) * 1999-05-27 2002-05-29 孙海明 碱法制浆造纸黑液脱除木素处理工艺
US6589427B2 (en) * 2001-02-28 2003-07-08 Council Of Scientific & Industrial Research Process for treatment of mixture of spent wash from distillery and black liquor from pulp and paper industry

Also Published As

Publication number Publication date
EP1774088B1 (en) 2008-06-18
BRPI0513065A (pt) 2008-04-22
RU2408543C2 (ru) 2011-01-10
CA2573035C (en) 2013-03-19
DE602005007610D1 (de) 2008-07-31
US20080149568A1 (en) 2008-06-26
WO2006005797A1 (en) 2006-01-19
FI20040967A0 (fi) 2004-07-09
EP1774088A1 (en) 2007-04-18
FI20040967A (fi) 2006-01-10
RU2007103838A (ru) 2008-08-20
ATE398701T1 (de) 2008-07-15
CA2573035A1 (en) 2006-01-19
US7794604B2 (en) 2010-09-14
FI117507B (fi) 2006-11-15
CN101023215B (zh) 2011-09-14
CN101023215A (zh) 2007-08-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0513065B1 (pt) método para remover lignina de água
BR0210924A (pt) Método para inibição de crostas de sal de cálcio
ES2683520T3 (es) Procedimiento y sistema para la reducción de fósforo en un efluente o filtrado
RU2189412C2 (ru) Способ отбеливания бумажной массы
US4420369A (en) Process for the decolorization of pulp mill bleach plant effluent
US3945917A (en) Decolorizing method for waste kraft paper mill effluents
FI78279C (fi) Foerfarande foer avlaegsnande av loesta och i kolloidal form varande stormolekyliga organiska aemnen ur traefoeraedlingsindustrins avfallsvatten.
CA2590822C (en) Method for de-watering of sludge
FR2705661A1 (fr) Composition à base de polychlorure d'aluminium et de sel de fer son mode de préparation et son utilisation dans le traitement des eaux.
CA1254554A (en) Method of removing lignin from bleach plant effluents
PT88435B (pt) Processo de fabricacao de pasta de papel
ES2734800T3 (es) Método para reducir fósforo en efluente o filtrado
FI127859B (en) Process and system for reducing phosphorus in sewage or filtrate
Charoenlarp et al. Ecofriendly decolorization of textile wastewater using natural coagulants
FI70153C (fi) Foerfarande foer framstaellning av kationbytare och dess anvaendning
SU1430367A1 (ru) Способ стабилизационной обработки сильнощелочных минерализованных сточных вод
JPS58205599A (ja) し尿の処理方法およびし尿処理剤
KR0148845B1 (ko) 신규한 폐수처리제 및 처리방법
Brovkina et al. Usage Of Coagulation With Ozonation For Treatment Of Model Wastewater Of Wood Processing With Aluminium Salts
JPS6094200A (ja) 有機性汚泥の脱水前処理方法
JP2000220088A (ja) パルプの漂白方法
JP2558179B2 (ja) クラフトパルプ漂白工程の塩素処理排水中の全有機ハロゲン化合物の除去方法
WO2024075518A1 (ja) 産業廃液の脱色方法
BR112019018567B1 (pt) Método de preparo de um copolímero de lignina aniônico
Keefer et al. Treatment of supernatant sludge liquor by coagulation and sedimentation

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/07/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.