BRPI0512755B1 - Método de tratamento de hidrocarbonetos fischer-tropsch - Google Patents

Método de tratamento de hidrocarbonetos fischer-tropsch Download PDF

Info

Publication number
BRPI0512755B1
BRPI0512755B1 BRPI0512755A BRPI0512755A BRPI0512755B1 BR PI0512755 B1 BRPI0512755 B1 BR PI0512755B1 BR PI0512755 A BRPI0512755 A BR PI0512755A BR PI0512755 A BRPI0512755 A BR PI0512755A BR PI0512755 B1 BRPI0512755 B1 BR PI0512755B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fischer
tropsch
reaction mixture
treatment method
hydrothermal
Prior art date
Application number
BRPI0512755A
Other languages
English (en)
Inventor
Jacobus Lucas Visagie
Jan Mattheus Botha
Original Assignee
Sasol Tech Pty Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sasol Tech Pty Ltd filed Critical Sasol Tech Pty Ltd
Publication of BRPI0512755A publication Critical patent/BRPI0512755A/pt
Publication of BRPI0512755B1 publication Critical patent/BRPI0512755B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C10PETROLEUM, GAS OR COKE INDUSTRIES; TECHNICAL GASES CONTAINING CARBON MONOXIDE; FUELS; LUBRICANTS; PEAT
    • C10GCRACKING HYDROCARBON OILS; PRODUCTION OF LIQUID HYDROCARBON MIXTURES, e.g. BY DESTRUCTIVE HYDROGENATION, OLIGOMERISATION, POLYMERISATION; RECOVERY OF HYDROCARBON OILS FROM OIL-SHALE, OIL-SAND, OR GASES; REFINING MIXTURES MAINLY CONSISTING OF HYDROCARBONS; REFORMING OF NAPHTHA; MINERAL WAXES
    • C10G2/00Production of liquid hydrocarbon mixtures of undefined composition from oxides of carbon
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C10PETROLEUM, GAS OR COKE INDUSTRIES; TECHNICAL GASES CONTAINING CARBON MONOXIDE; FUELS; LUBRICANTS; PEAT
    • C10GCRACKING HYDROCARBON OILS; PRODUCTION OF LIQUID HYDROCARBON MIXTURES, e.g. BY DESTRUCTIVE HYDROGENATION, OLIGOMERISATION, POLYMERISATION; RECOVERY OF HYDROCARBON OILS FROM OIL-SHALE, OIL-SAND, OR GASES; REFINING MIXTURES MAINLY CONSISTING OF HYDROCARBONS; REFORMING OF NAPHTHA; MINERAL WAXES
    • C10G2/00Production of liquid hydrocarbon mixtures of undefined composition from oxides of carbon
    • C10G2/30Production of liquid hydrocarbon mixtures of undefined composition from oxides of carbon from carbon monoxide with hydrogen
    • C10G2/32Production of liquid hydrocarbon mixtures of undefined composition from oxides of carbon from carbon monoxide with hydrogen with the use of catalysts

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Solid-Sorbent Or Filter-Aiding Compositions (AREA)

Abstract

a invenção propõe um método de tratamento de uma reação de mistura fischer-tropsch (f-t), dito método inclui: (a) modificação de componentes de metal oxigenado em uma reação de mistura f-t em uma zona de reação hidrotérmica sobre condições de reação hidrotérmica; (b) expondo a reação de uma mistura f-t a uma zona de reação hidrotérmica para uma absorvente filtrante dos componentes de metais oxigenados modificados na absorvente filtrante.

Description

“MÉTODO DE TRATAMENTO DE HIDROCARBONETOS FISCHER- TROPSCH” Campo da Invenção A presente invenção refere-se ao tratamento de hidrocarbonetos para reduzir a formação de depósitos em equipamento de processo.
Antecedentes da Invenção Os inventores identificaram uma área de otimização de processos no processamento de hidrocarbonetos. Particularmente, os inventores identificaram uma área de otimização de processos no processamento de produtos de síntese de F-T por meio de hidroconversão em geral.
Fluxos de produto derivados de F-T contêm oxigenatos e, até certo ponto, metais e/ou substâncias metálicas. Cetonas, aldeídos, álcoois, ésteres e ácidos carboxílicos são os principais componentes da fração oxigenada. Ácidos carboxílicos e álcoois podem formar sob condições apropriadas complexos de alcóxido e/ou carboxilato e/ou metaloxanos com os metais e/ou substâncias metálicas presentes. Estes carboxilatos metálicos e/ou alcóxidos e/ou metaloxanos podem formar depósitos em equipamento de processamento e leitos de catalisadores. Eventualmente, os depósitos nos leitos de catalisadores podem crescer até o ponto em que desligamentos do reator são inevitáveis. O problema identificado pode ser resumido como a obstrução de leito(s) de catalisadores de processamento abaixo no fluxo por um componente dos mencionados fluxos de produto ou produto de reação de um componente dos mencionados fluxos de produto.
Resumo da Invenção Embora sem restrições à teoria, os inventores acreditam que a obstrução está sendo causada por material organometálico e/ou particulados finos. O material organometálico é propenso a ser rico em alumínio e/ou silício e/ou titânio e/ou cobalto e/ou ferro e/ou elementos alcalino-terrosos, tais como cálcio, bário etc.
Os produtos de síntese do processo F-T foram analisados e concluiu-se que a fração de condensado é isenta de impurezas metálicas (da ordem de 1 ppm ou menos), mas que a cera contém impurezas metálicas (da ordem de 10 a 100 ppm). Isso indica que o processo F-T e/ou o sistema de filtragem e/ou materiais refratários e/ou metais quimicamente lixiviados ou substâncias metálicas podem ser a fonte das impurezas metálicas.
Existem possivelmente duas formas de substâncias oxigenadas metálicas que contribuem para a obstrução do leito e uma ou ambas podem ser importantes: a. Particulados finos, tais como particulados finos com menos de um mícron de diâmetro que podem ser estabilizados por compostos ativos na superfície (tais como os oxigenados), permitindo a sua manutenção em suspensão. Entretanto, quando esta camada superficial é rompida, os particulados precipitam-se e formam depósitos sobre meios coletores. b. Compostos do tipo organometálico: no caso, por exemplo, de alumínio como fonte de metal, é possível a formação de compostos de organoalumínio do tipo Al-O-R, tais como alcóxi-alumínio, carboxilatos de alumínio e alumoxanos, ou do tipo Al-R, como alquil-alumínio, ou suas combinações. A obstrução de leito foi observada com vários catalisadores e ocorre como obstrução localizada ou como material particulado distribuído.
Formulou-se a hipótese que o fluxo de produto de síntese de F-T conduz material organometálico e/ou particulados catalisadores finos solubilizados e/ou auxiliar de filtragem e/ou material refratário e/ou metais quimicamente lixiviados do sistema de reator em baixas concentrações. A cera contém oxigenatos como ácidos e álcoois que ajudam a manter os particulados finos em forma solubilizada na cera.
Durante a hidroconversão, acredita-se que estes oxigenatos que mantêm os particulados em suspensão e/ou os ligantes dos componentes organometálicos sejam hidrogenados e/ou protonados e as substituições metálicas modificadas são depositadas em seguida sobre o leito do catalisador do reator de hidroconversão, gerando a chamada “obstrução do leito”.
Desta forma, os inventores, após deliberação e experimentação, propõem a solução a seguir que pode reduzir, ao menos parcialmente, o problema descrito acima.
Conforme primeiro aspecto da presente invenção, é fornecido método de tratamento de mistura de reação Fischer-Tropsch (F-T), em que o mencionado método inclui: (a) modificação de componentes de oxigenato metálico na mistura de reação F-T em zona de reação hidrotérmica em condições de reação hidrotérmica; e (b) exposição da mistura de reação F-T na zona de reação hidrotérmica a adsorvente que pode ser filtrado para facilitar a adsorção dos componentes de oxigenato metálico modificado sobre o adsorvente que pode ser filtrado.
As condições de reação hidrotérmica podem coincidir, ao menos parcialmente, com as condições de reação F-T.
As condições de reação hidrotérmica podem incluir temperatura de mais de 100 °C, preferencialmente de 120 °C a 370 °C e até 400 °C, tipicamente 160 °C a 250 °C e pressão de 1 a 100 bar, preferencialmente 5 a 50 bar. O adsorvente que pode ser filtrado pode ser adicionado à zona de reação hidrotérmica. A taxa de adição do adsorvente pode ser determinada pela quantidade de oxigenatos metálicos na cera F-T. A taxa de adição pode variar de 0,01 a 10% em peso do catalisador F-T presente no reator. A zona de reação hidrotérmica pode estar em reator Fischer-Tropsch no qual gás de síntese é reagido na presença de catalisadores Fischer-Tropsch para produzir hidrocarbonetos Fischer-Tropsch, oxigenatos e água. Entretanto, a zona de reação hidrotérmica pode estar ao menos parcialmente abaixo no fluxo do reator F-T e tipicamente em condições de reação Fischer-Tropsch ou perto delas. A mistura de reação F-T pode incluir gás de síntese, hidrocarbonetos Fischer-Tropsch, oxigenatos, água e partículas catalisadoras.
Modificações podem envolver tratamento hidrotérmico, que pode resultar em hidroxilação e formação de hidróxidos metálicos e/ou óxi-hidróxidos metálicos e/ou metaloxanos. A etapa de tratamento pode ser seguida por uma ou mais das etapas de tratamento a seguir: (i) extração dos oxigenatos metálicos modificados com o auxílio de solventes polares; (ii) filtragem dos oxigenatos metálicos modificados após manutenção por tempo suficiente para o crescimento das partículas e/ou adsorção sobre partícula que pode ser filtrada; (iii) adsorção do oxigenato metálico modificado sobre adsorvente; (iv) sedimentação dos oxigenatos metálicos adsorvidos após permanência por tempo suficiente para o crescimento das partículas; (v) centrifugação dos oxigenatos metálicos modificados após permanência por tempo suficiente para o crescimento das partículas; (vi) floculação dos oxigenatos metálicos modificados; (vii) precipitação magnética; (viii) precipitação/sedimentação eletrostática; e (ix) flotação dos oxigenatos metálicos modificados e particulados finos; ou (x) qualquer combinação de um ou mais dos tratamentos acima.
Os hidrocarbonetos derivados de F-T contêm oxigenatos e, até certo ponto, metais e/ou substâncias metálicas.
Cetonas, aldeídos, álcoois, ésteres e ácidos carboxílicos são os principais componentes da fração oxigenato. Ácidos carboxílicos são capazes de formar, sob condições apropriadas, complexos de carboxilato metálico com a substância metálica presente. Álcoois são capazes de formar, sob condições apropriadas, complexos de alcóxido metálico com a substância metálica presente. O oxigenato metálico pode ser carboxilato metálico, alcóxido metálico ou sua combinação ou metaloxano. O oxigenato metálico pode ser metaloxano carbóxi-substituído.
As condições de reação Fischer-Tropsch podem incluir temperatura de mais de 160 °C, preferencialmente de 200 °C a 280 °C e até 400 °C, tipicamente 230 °C a 240 °C e pressão de 18 a 50 bar, preferencialmente de 20 a 30 bar.
As condições de reação Fischer-Tropsch podem incluir a presença de água. O adsorvente que pode ser filtrado pode ser sílica, que gera adsorção dos oxigenatos metálicos modificados sobre as partículas de sílica, que podem ser removidos em seguida por meio de filtragem ou outros métodos de tratamento. O tratamento pode também ser atingido mantendo-se o fluxo de produto F-T sob a temperatura e pressão das condições de reação FT após zona de filtragem primária por tempo suficiente para permitir o crescimento ou a adsorção das partículas sobre partícula que pode ser filtrada, ou seja, o tratamento hidrotérmico pode ser conduzido mantendo-se as condições do reator entre zonas de filtragem primária e secundária por tempo suficiente para permitir o crescimento ou a adsorção das partículas sobre partícula que pode ser filtrada. Tempo suficiente será de um a sessenta minutos, preferencialmente de um a trinta minutos e, de maior preferência, de cinco a dez minutos.
Os materiais de filtro utilizados na filtragem incluem argilas, sílica, sílica-alumina, celulose, carvões ativados, metais sinterizados e filtros de material, tais como nylons e policarbonatos.
Os adsorventes e/ou partículas que podem ser filtradas incluem argilas, sílica, sílica-alumina, celulose, carvões ativados, metais sinterizados, titânia e filtros de material, tais como nylons e policarbonatos. O crescimento de particulados que podem ser filtrados pode ser influenciado por condições de tratamento térmico e/ou hidrotérmico e, opcionalmente, sob quaisquer condições de tratamento químico que, dependendo do ácido utilizado como agente de tratamento químico bem como das condições de processamento, pode obter crescimento de partículas reversível ou irreversível que, por sua vez, influencia a remoção da substância metálica modificada por meio de filtragem.
Exemplos de emprego do método de acordo com a presente invenção Cera de reator de instalação F-T de baixa temperatura (LTFT) foi analisada e concluiu-se que contém carboxilatos metálicos (Mx[02CR]y), metaloxanos carbóxi-substituídos ([M(0)x(0H)y(02CR)z]n), alcóxidos e suas combinações que foram lixiviados do catalisador e/ou suporte e/ou reator e/ou argilas de filtragem e/ou materiais refratários.
Quanto mais longa a cadeia de hidrocarboneto (-CR) dos ligantes de alcóxido ou carboxilato ligados ao metal, mais solúvel é o componente da cera.
Exemplo 1 Tratamento hidrotérmico e adição de adsorvente ao reator F-T para a remoção de oxigenatos metálicos presentes na cera Conforme exibido em exemplos em outros pontos, o tratamento hidrotérmico ex situ do reator de cera F-T, que contém oxigenatos metálicos, resulta na formação de oxigenatos metálicos modificados que, após tempo suficiente para o crescimento das partículas, podem ser filtrados ou adsorvidos sobre adsorventes que podem ser filtrados tais como sílica.
Abordagem inovadora é que todas as etapas que envolvem o tratamento hidrotérmico da cera para a modificação dos oxigenatos metálicos presentes e sua adsorção sobre partículas que podem ser filtradas podem ter lugar in situ no reator F-T sob o ambiente hidrotérmico existente no reator F-T nas condições de reação FT de 22 bar e 230 °C. O tamanho de partícula da sílica utilizada foi de 5 micra e 3% em peso com relação ao catalisador F-T foram adicionados ao reator. Os resultados obtidos em termos de teor de alumínio e cobalto, após filtragem e em diferentes momentos após a adição da sílica, são fornecidos na Tabela 1.
Tabela 1 Teor de Alumínio e Cobalto da Cera Exemplo 2 Adição de partícula/adsorvente que pode ser filtrado sob condições hidrotérmicas para modificar e adsorver oxigenatos metálicos modificados A cera (200 g) que contém oxigenatos metálicos solúveis foi fundida em primeiro lugar em forno a 140 °C. À cera fundida, adicionou-se 0,1 a 0,01% em peso de Aerosil 380 (Degussa). A cera foi aquecida em seguida a 170 °C mediante agitação (200 rpm). Água (4 ml) foi colocada em tubo metálico que foi conectado ao reator Parr. Após atingir-se a temperatura desejada, foi retirada uma amostra. Em seguida, a água foi adicionada à mistura de reação e amostras foram retiradas após cinco e dez minutos (Tabela 2) e passadas através de filtro de 2,5 micra. A água modificou o complexo metálico, de forma a poder adsorver-se sobre a partícula que pode ser filtrada.
Tabela 2 Adição de adsorvente Exemplo 3 Adsorção do oxigenato metálico modificado sobre adsorvente Nestes experimentos, cera contaminada foi bombeada sob temperatura definida através de tubo com 10 mm de diâmetro contendo adsorvente ou material de filtragem. A pressão relacionada é causada pela velocidade de fluxo da cera e características adsorventes.
Nestes experimentos, cera contaminada contendo 22 ppm de alumínio e outros metais tais como cobalto foi bombeada através de sílica Degussa seca por pulverização (Aerosil 380) como filtro/adsorvente com a adição de água (vide Tabela 3). Atingiu-se remoção quase completa do alumínio.

Claims (15)

1) "Método de tratamento de mistura de reação Fischer-Tropsch (F-T)", em que o mencionado método ê caracterizado por; (a) modificação de componentes de metal oxigenado na mistura de reação F-T em zona de reação hídrotérmica em condições de reação hidrotérmica; e (b) exposição da mistura de reação F-T na zona de reação hídrotérmica a adsorvente que pode ser filtrado para facilitar a adsorçào dos componentes de metal oxigenado modificado sobre o adsorvente que pode ser filtrado,, em que o adsorvente que pode ser filtrado é adicionado à zona de reação hidrotérmica.
2) "Método de tratamento de mistura de reação Fischer-Tropsch (F-T)", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as condições de reação hidrotérmica coincidirem ao menos pardalmente com as condições de reação F-T,
3) "Método de tratamento de mistura de reação Fischer-Tropsch (F-T)", de acordo com qualquer das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por a reação hidrotérmica ser conduzida sob temperatura de mais de 100 "C,
4) "Método de tratamento de mistura de reação Fischer-Tropsch (F-T)", de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por a reação hidrotérmica ser conduzida sob temperatura de até 400 *C.
5) "Método de tratamento de mistura de reação Fischer-Tropsch (F-T)", de acordo com reivindicações 1 a 4, caracterizado por a taxa de adição do adsorvente variar de 0,01 a 10% em peso do catalisador F-T presente no reator.
6) "Método de tratamento de mistura de reação Fischer-Tropsch (F-T)", acordo com reivindicações 2 a 5, caracterizado por a zona de reação hídrotérmica encontrar-se em reator Fischer-Tropsch, na qual o gãs de síntese é reagido na presença de catalisadores Fischer-Tropsch para produzir hidrocarbonetos Fischer-Tropsch, oxigenados e água,
7) "Método de tratamento de mistura de reação Fischer-Tropsch (F-T)", de acordo com reivindicações 2 a 5, caracterizado por a zona de reação hidrotérmica encontrar-se ao menos parcialmente abaixo no fluxo de reator Fischer-Tropsch, mas em condições de reação Fischer-Tropsch ou perto delas,
8} "Método de tratamento de mistura de reação Fischer-Tropsch (F-T)", de acordo com reivindicações 1 a 7, caracterizado por a hidroxilação e formação de um ou mais hidróxidos metálicos, óxi-hídróxidos metálicos e metaloxanos ser obtida por modificação do tratamento hidrotérmico.
9) "Método de tratamento de mistura de reação Fischer-Tropsch (F-T)", caracterizado por o tratamento hidrotérmico compreender uma ou mais das etapas a seguir definidas: i) extração dos metais oxigenados modificados com o auxílio de solventes polares; íl) filtragem dos metais oxigenados modificados após manutenção por tempo suficiente para o crescimento das partículas e/ou adsorção sobre partícula que pode ser filtrada; iii} adsorção do metal oxigenado modificado sobre adsorvente: iv) sedimentação dos metais oxigenados adsorvidos após permanência por tempo suficiente para o crescimento das partículas; v) eentrifugaçlo dos metais oxigenados modificados após permanência por tempo suficiente para o crescimento das partículas; ví} floculaçâo dos metais oxigenados modificados; vii} precipitação magnética; viii) precipitaçlo/sedimentaçlo eletrostática; e ix) flotação dos metais oxigenados modificados e particulados finos; ou qualquer combinação de um ou mais dos tratamentos acima,
10) "Método de tratamento de mistura de reação Fischer-Tropsch (F-T)", de acordo com reivindicações 1 a 9, caracterizado por o metal oxigenado ser selecionado a partir do grupo que inclui pelo menos um carboxílato metálico, alcóxido metálico, metaloxano carbóxi-substituído e sua combinação.
11) "Método de tratamento de mistura de reação Fischer-Tropsch (F-T)”, de acordo com reivindicações 1 a 10, caracterizado por a água encontrar-se presente na mistura de reação Fischer-Tropsch,
12} "Método de tratamento de mistura de reação Fischer-Tropsch (F-T)", de acordo com reivindicações 1 a 11, caracterizado por o adsorvente que pode ser filtrado ser selecionado a partir do grupo que inclui pelo menos sílica, que gera a adsorção dos metais oxigenados modificados sobre as partículas de sílica, que podem ser removidas em seguida por meio de filtragem ou outros métodos de tratamento,
13) "Método de tratamento de mistura de reação Fischer-Tropsch (F-T)", de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por incluir a manutenção do fluxo de produto F-T sob condições de reação hidrotérmica após zona de filtragem primária por tempo suficiente para permitir o crescimento das partículas ou adsorção sobre partícula que pode ser filtrada,
14) "Método de tratamento de mistura de reação Fischer-Tropsch (F-T)", de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por incluir tratamento hidrotérmico conduzido por meio da manutenção das condições de reação Fisher-Tropsch entre zonas de filtragem primárias e secundárias por tempo suficiente para permitir o crescimento das partículas ou adsorção sobre partícula que pode ser filtrada.
15) "Método de tratamento de mistura de reação Fischer-Tropsch (F-T)", de acordo com reivindicações 12 a 14, caracterizado por um ou mais dos materiais de filtro, adsorventes e partículas que podem ser filtradas utilizados na filtragem serem selecionados a partir do grupo que inclui argilas, sílica, sílica-alumina, celulose, carvões ativados, metais sintetizados, filtros de materiais e suas combinações.
BRPI0512755A 2004-07-06 2005-07-04 Método de tratamento de hidrocarbonetos fischer-tropsch BRPI0512755B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ZA2004/5363 2004-07-06
ZA200405363 2004-07-06
PCT/ZA2005/000100 WO2006005084A1 (en) 2004-07-06 2005-07-04 Treatment of hydrocarbons

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0512755A BRPI0512755A (pt) 2008-04-08
BRPI0512755B1 true BRPI0512755B1 (pt) 2015-10-06

Family

ID=35385367

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0512755A BRPI0512755B1 (pt) 2004-07-06 2005-07-04 Método de tratamento de hidrocarbonetos fischer-tropsch

Country Status (7)

Country Link
AU (1) AU2005260788B2 (pt)
BR (1) BRPI0512755B1 (pt)
GB (1) GB2430442B (pt)
NO (1) NO343004B1 (pt)
RU (1) RU2364615C2 (pt)
WO (1) WO2006005084A1 (pt)
ZA (1) ZA200610735B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2944028B1 (fr) 2009-04-03 2011-05-06 Inst Francais Du Petrole Procede de production de distillats moyens par hydroisomerisation et hydrocraquage d'une fraction lourde issue d'un effluent fischer-tropsch mettant en oeuvre une resine
FR2944027B1 (fr) 2009-04-03 2011-05-06 Inst Francais Du Petrole Procede de production de distillats moyens par hydroisomerisation et hydrocraquage d'une fraction lourde issue d'un effluent fischer-tropsch

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2531324A (en) * 1947-10-18 1950-11-21 California Research Corp Preparation of alkylated aromatic hydrocarbons and sulfonation thereof
JP4949594B2 (ja) * 2000-07-24 2012-06-13 サソール テクノロジー(プロプライエタリー)リミテッド 合成用原料ガスから炭化水素の製造
BR0210649B1 (pt) * 2001-07-27 2015-03-10 Sasol Tech Pty Ltd Processo para preparar e usar um catalisador de cobalto de síntese de fischer-tropsch em fase de suspensão

Also Published As

Publication number Publication date
GB0625234D0 (en) 2007-02-07
AU2005260788A1 (en) 2006-01-12
GB2430442B (en) 2009-04-15
BRPI0512755A (pt) 2008-04-08
GB2430442A (en) 2007-03-28
RU2007101687A (ru) 2008-08-20
ZA200610735B (en) 2008-06-25
AU2005260788B2 (en) 2010-07-01
WO2006005084A1 (en) 2006-01-12
NO343004B1 (no) 2018-09-24
RU2364615C2 (ru) 2009-08-20
NO20070043L (no) 2007-03-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
TW593662B (en) Process for removing mercury from hydrocarbons
BRPI0512754B1 (pt) tratamento de hidrocarbonetos
JP2012509169A (ja) 多孔ブロックナノファイバー複合フィルタ
SA516371067B1 (ar) طريقــــة لتحضير مادة ماصة
WO2013088185A1 (en) Arsenic remediation methods and coated adsorbent compositions therefor
BR112016021454B1 (pt) processo de reciclagem de metal pesado e material útil em tal processo
AU2005304604B2 (en) Treatment of high molar mass hydrocarbon streams
JP2013513714A (ja) 極性分子を製油所ストリームから除去するための方法およびシステム
AU2004253963A1 (en) Acid treatment of a Fischer-Tropsch derived hydrocarbon stream
AU2011370639B2 (en) Systems and methods for removing elemental sulfur from a hydrocarbon fluid
BRPI0512755B1 (pt) Método de tratamento de hidrocarbonetos fischer-tropsch
JPH10500890A (ja) 珪酸塩、アルミノ珪酸塩、又は炭酸塩型の化合物を含む、重金属陽イオン捕捉剤
EP2398870A1 (en) Mercury removal from hydrocarbons
US20160177193A1 (en) Mixture of crude oil and solid hydrocarbon particles
Ulfa et al. Hydrothermal effect of gunningite use Pluronic F127-Gelatin as template and the ibuprofen adsorption performance
Anbia et al. The examination of surface chemistry and porosity of carbon nanostructured adsorbents for 1-naphthol removal from petrochemical wastewater streams
ORHA et al. LOADING ON POWDER-ACTIVATED CARBON IN ADVANCED DRINKING-WATER TREATMENT
CN101654626A (zh) 用于在线分离脱硫溶剂中烃类和固体颗粒的旋流分离技术
CN102745769A (zh) 一种微波协同有机膨润土合成-处理含油废水一体化工艺
Li et al. The transport and deposition of CeO2 nanoparticles in the presence of natural organic matter extracted from the Ohio river
Junjie et al. Chabazite-clay composite for bitumen upgrading
Abdullah et al. V2O5, CeO2 and Their MWCNTs Nanocomposites Modified for the Removal of Kerosene from Water. Nanomaterials 2022, 12, 189
Barbosa Barros et al. Adsorption of Rhodamine-B (RhB) and Regeneration of MCM-41 Mesoporous Silica
Jyolsna et al. Detailed investigation of the catalytic abilities and adsorption curves of Banana peel with Nanodendrite Silver Nanoparticles for Wastewater purification
AU2009345638A1 (en) Method for completely removing the mercury in a liquid hydrocarbon feedstock in one step using a hybrid organic-inorganic material

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/10/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 18A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2730 DE 02-05-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.