BRPI0510255B1 - Embalagem contendo uma composição odorizante - Google Patents

Embalagem contendo uma composição odorizante Download PDF

Info

Publication number
BRPI0510255B1
BRPI0510255B1 BRPI0510255-3A BRPI0510255A BRPI0510255B1 BR PI0510255 B1 BRPI0510255 B1 BR PI0510255B1 BR PI0510255 A BRPI0510255 A BR PI0510255A BR PI0510255 B1 BRPI0510255 B1 BR PI0510255B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
olfactory
composition
outlet
package
packaging
Prior art date
Application number
BRPI0510255-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Maria Van Mil Johannes
Original Assignee
Unilever N.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unilever N.V. filed Critical Unilever N.V.
Publication of BRPI0510255A publication Critical patent/BRPI0510255A/pt
Publication of BRPI0510255B1 publication Critical patent/BRPI0510255B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D5/00Rigid or semi-rigid containers of polygonal cross-section, e.g. boxes, cartons or trays, formed by folding or erecting one or more blanks made of paper
    • B65D5/42Details of containers or of foldable or erectable container blanks
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D2201/00Means or constructions for testing or controlling the contents
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D2203/00Decoration means, markings, information elements, contents indicators
    • B65D2203/12Audible, olfactory or visual signalling means

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Packages (AREA)
  • Fats And Perfumes (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Wrappers (AREA)
  • Packaging Of Annular Or Rod-Shaped Articles, Wearing Apparel, Cassettes, Or The Like (AREA)

Abstract

embalagem contendo uma composição odorizante, e, método de teste olfativo de composições odorizantes em embalagens. uma embalagem (1) contendo uma composição odorizante, caracterizada pelo fato da embalagem compreender uma primeira saída (5) que inicialmente está fechada para ser aberta após a compra, para permitir a saída controlada da composição para uso em um processo para lavagem de roupa, e uma outra saída olfativa (7) que facilita a liberação dos componentes odorizantes da composição, para fornecer a vários consumidores os meios para o teste olfativo repetido da composição antes da compra, mas evitando ou pelo menos minimizando a saída dos componentes não voláteis da composição. em uma realização, a referida embalagem é composta do fechamento de uma saída olfativa (9) que é colocada entre uma posição aberta que permite que seja feito o referido teste olfativo e uma posição fechada, que evita ou pelo menos minimiza a liberação dos componentes odorizantes entre os eventos de teste.

Description

(54) Título: EMBALAGEM CONTENDO UMA COMPOSIÇÃO ODORIZANTE (51) Int.CI.: B65D 5/42 (30) Prioridade Unionista: 30/04/2004 GB 0409642.6 (73) Titular(es): UNILEVER N.V.
(72) Inventor(es): JOHANNES MARIA VAN MIL
1/16
EMBALAGEM CONTENDO UMA COMPOSIÇÃO ODORIZANTE [0001] A invenção atual refere-se a uma embalagem ou recipiente para uma composição odorizante, especialmente, mas não exclusivamente, para composições para lavagem de roupa e de limpeza.
[0002] A aceitação pelo consumidor de vários produtos comerciais é determinada não somente pelo desempenho obtido com estes produtos, mas também pela estética associada aos mesmos. No caso de produtos para lavagem de roupa e de limpeza, vários consumidores aguardam um produto odorizante. Os aditivos odorizantes, como por exemplo, os componentes de fragrância, são, portanto, um aspecto importante da formulação bem-sucedida de tais produtos comerciais.
[0003] Se a pessoa não está familiarizada com uma fragrância específica ou se é introduzida uma nova fragrância pelo fabricante, ele/ela, de preferência, usualmente testará o odorizante, i.e., o cheiro do produto, antes de comprá-lo. No entanto, é desejável proteger-se os produtos que tenham fragrância com embalagem selada para proteger, evitar ou pelo menos reduzir a liberação prematura e não intencional dos componentes voláteis odorizantes, a qual faz com que o teste odorizante antes da compra não seja viável, ou não seja ótimo. Em alguns casos, as embalagens poderão estar danificadas pelos consumidores que tentam cheirar o produto antes da compra, o que é indesejável.
[0004] Os dispositivos do teste odorizante, tais como tiras de teste com fragrância, ou o dispositivo chamado esfrega e cheira, pode estar aderido externamente à embalagem para permitir que os consumidores testem o produto. No entanto, isto normalmente aumenta os custos do pacote, a complexidade da fabricação e a quantidade de material de embalagem, que são indesejáveis.
[0005] O documento DE10061422 revela uma caixa de embalagem que contém uma quantidade de líquido ou um sólido seco, tal como um pó de
Petição 870170098062, de 14/12/2017, pág. 9/30
2/16 lavagem. A caixa de embalagem possui uma saída que é protegida antes da utilização por uma aba que em uso dobra para fora para formar um bico de derramamento. O documento US 2004/050741 revela uma embalagem de proteção para permitir que um consumidor determine a presença / ausência de um odor em um objeto embalado.
[0006] A embalagem é, preferencialmente, um material retrátil. Os objetos são embrulhados com um invólucro de retração com aberturas compreendendo não mais de 10% da área de superfície total do invólucro retrátil no objeto. Os consumidores podem ter a sensação olfativa do produto, enquanto o produto é substancialmente protegido durante o armazenamento e transporte.
[0007] O objetivo da invenção atual é apresentar uma embalagem que contenha uma composição odorizante para lavagem de roupa, que possa superar pelo menos alguns dos problemas mencionados acima.
[0008] Assim sendo, em um aspecto, a invenção apresenta uma embalagem contendo uma composição odorizante, caracterizada pelo fato da embalagem compreender uma primeira saída que inicialmente está fechada, para ser aberta após a compra, para permitir a saída controlada da composição e para uso em um processo para lavagem de roupa, e uma outra saída olfativa, que facilita a liberação dos componentes odorizantes da composição, para fornecer aos vários consumidores os meios para o teste olfativo repetido da composição antes da compra, mas evitando ou pelo menos minimizando a saída dos componentes não voláteis da composição, a referida embalagem sendo composta de um fecho de saída olfativa colocado entre uma posição em aberto que permite o referido teste olfativo e uma posição fechada, que evita ou pelo menos minimiza a liberação dos componentes odorizantes entre os eventos de teste.
[0009] Com este arranjo, vários consumidores podem testar o cheiro do produto sem comprá-lo e sem a abertura destrutiva do pacote. Como os componentes olfativos que estão sendo testados são fornecidos pela
Petição 870170098062, de 14/12/2017, pág. 10/30
3/16 composição, não existe a necessidade de nenhum dispositivo de teste complicado. A invenção oferece uma solução notavelmente simples para um problema existente há muito tempo.
[0010] Poderão ser incluídas instruções para uso do dispositivo de fecho olfativo.
[0011] Em um outro aspecto, a invenção apresenta um método de teste olfativo de composições odorizantes em embalagens antes da compra por vários consumidores, onde cada embalagem contendo uma composição odorizante está de acordo com o primeiro aspecto da invenção, e onde pelo menos duas composições diferentes são apresentadas em embalagens separadas, respectivamente, de forma que os consumidores possam escolher uma composição preferida, o método compreendendo as etapas de:
- mover o fecho de saída olfativa, de uma posição fechada para uma posição aberta, para permitir o teste olfativo.
- colocar a saída olfativa muito próxima do nariz do usuário e inalar o odorizante liberado através da saída olfativa; e
- mover o fecho de saída olfativa de uma posição aberta para uma posição fechada, para fechar o fecho.
[0012] A saída olfativa poderá compreender um ou mais micro-furos. Os micro-furos poderão ter qualquer forma ou tamanho adequado e poderão ser uniformes ou variarem a este respeito. Um ou mais dos m icro-furos poderão apresentar, em um padrão estético visual ou tátil, instruções em imagem ou mensagem para o consumidor.
[0013] De preferência o, ou cada micro-furo tem um diâmetro de 0,1 a 1 mm. O acondicionamento para material de livre escoamento tendo partículas que são pequenas, poderá se beneficiar de um grande número de micro-furos na extremidade inferior da faixa, para reduzir qualquer risco de partículas finas escaparem através dos micro-furos. Neste caso, poderão haver entre 10 e 20 micro-furos, tendo um diâmetro de 0,1 - 0,5 mm e de preferência, 0,1 - 0,2 mm, e ainda mais de preferência, 0,1 mm. Poucos, por exemplo, 1-10, furos maiores
Petição 870170098062, de 14/12/2017, pág. 11/30
4/16 tendo um diâmetro de 0,5 -1 mm, e de preferência, 0,8 -1 mm, poderão ser utilizados em embalagens para material de livre escoamento tendo um tamanho de partícula relativamente maior, ou por exemplo, onde são estocados produtos que não são de livre escoamento, como por exemplo, tabletes compactados.
[0014] Pelo menos no caso de composições odorizantes de livre escoamento, a saída olfativa, de preferência, é localizada na parte superior do pacote (quando em pé sobre uma base).
[0015] Com frequência, as embalagens não são totalmente cheias e haverá algum espaço livre na parte superior. A localização da saída olfativa nesta porção oferece a vantagem de que os componentes odorizantes voláteis poderão ser reunidos neste espaço livre e então escaparem facilmente quando o fecho re-selável é movido para fora da saída. Ao mesmo tempo, a saída da composição não volátil através da saída olfativa é minimizada.
[0016] O fecho de saída olfativa poderá compreender um material de folha flexível e poderá compreender uma camada de adesivo que pode ser aderido de forma liberável no pacote, para cobrir a saída olfativa, entre os eventos de teste. Materiais de folhas flexíveis de exemplo incluem filmes com uma só camada, co-extrusados ou laminados. Tais filmes poderão ser compostos de vários componentes, como polietileno, polipropileno, poliestireno, polietileno tereftalato. No entanto, o fecho de saída olfativa poderá também ser de papel, ou de material de metal/metalizado. Em uma realização, o fecho poderá compreender um filme de polietileno e de polipropileno bi-orientado e co-extrusado. O material da folha poderá ter várias espessuras. A espessura deve ter tipicamente entre 10 e 150 pm, de preferência entre 15 e 120 pm, mais de preferência, entre 2 entre 20 e 100 pm, ainda mais de preferência, entre 25 e 80 pm, ainda mais de preferência, entre 30 e 40 pm.
[0017] O fecho de saída olfativa poderá também ser colocado de forma que somente parte da saída esteja aberta, por exemplo, para permitir que somente alguns dos micro-furos estejam abertos. Desta forma, ela poderá ser
Petição 870170098062, de 14/12/2017, pág. 12/30
5/16 colocada no meio do caminho entre as referidas posições aberta e fechada, para variar a quantidade de odorizante liberado. Isto tem a vantagem dos consumidores poderem escolher o nível de liberação de odorizante, em resposta à sua preferência pessoal.
[0018] A embalagem poderá compreender qualquer material adequado, por exemplo, papelão, cartolina corrugada ou plástico ou combinações dos mesmos.
[0019] A embalagem poderá ter qualquer construção adequada, como por exemplo, uma bolsa, sacola, caixa de embalagem, caixote ou semelhantes. [0020] A embalagem da invenção consiste, de preferência, de uma unidade para o consumidor contendo a composição detergente da invenção e projetada para ser usada/estocada como tal nas casas dos consumidores. [0021] As embalagens podem ser feitas de material de folha, e podem ser seladas de várias formas, como por exemplo, através de calor, adesivos/cola, fitas adesivas. Os filmes poderão ser de uma só camada, incluindo materiais co-extrusados ou laminados; tais filmes tipicamente sendo de papel ou de plástico ou combinação dos dois. Poderá ser utilizado papelão para caixas para embalagem e esta poderá incluir camadas plásticas, como por exemplo, de barreira e/ou de selagem liberável do fecho de saída olfativa, conforme mencionado acima. Os materiais adequados para as bolsas aqui são laminados de plástico e/ou de papel. Os materiais plásticos são tipicamente poliolefinas, e tanto o plástico como o papel podem ser de papel virgem ou reciclado; os filmes aqui podem ser impressos de formas diferentes, tipicamente por gravação, impressão em relevo ou offset. Também são incluídos aqui os filmes com propriedades de barreira de vapor, obtidos através de resinas, co-extrusados ou em camadas laminadas diferentes, ou revestimento, por exemplo, através de vernizes.
[0022] A perda de odorizante por migração através da embalagem e/ou do fecho de saída olfativa poderá ser evitada por intermédio de camadas de barreira tendo uma velocidade de transmissão de oxigênio menor do que 300
Petição 870170098062, de 14/12/2017, pág. 13/30
6/16
O Ο Ο Ο cm3/m2/dia, ainda mais de preferencia de menos de 50 cm3/m2/dia, e mais de
O Q preferencia, de menos de 10 cm3/m2/dia. Materiais de exemplo tendo tais propriedades de barreira, incluem polipropileno bi-orientado, polietileno tereftalato, náilon, poli(etileno álcool vinílico), ou materiais laminados, compreendendo um destes, assim como SiOx (óxidos de silício), ou folhas metálicas, tais como por exemplo, folhas de alumínio. Além disso, tal material de embalagem, por exemplo, poderá ter uma influencia benéfica na estabilidade do produto durante a estocagem.
[0023] De preferência, a embalagem e/ou o fecho de saída olfativa compreende um material que tem uma velocidade de transferencia de vapor de umidade (M.V.T.R) de 1 a 20 g/m2/dia a 38°C e 90% de umidade relativa, de preferência, de 1 a 15 g/m2/dia a 38°C e 90% de umidade relativa, mais de preferência, de 1 - 10 g/m2/dia a 38°C e 90% de umidade relativa.
[0024] De preferência, o material de embalagem e o fecho de saída olfativa permitem a selagem e a re-selagem do fecho sobre a saída olfativa, sem quaisquer danos consequentes no fecho ou no pacote.
[0025] Em uma realização, o fecho de saída olfativa compreende duas camadas distintas de plástico, como por exemplo, o polietileno. Poderá haver uma camada adesiva liberável, de forma que quando colocadas em contato, as camadas se aderem de forma liberável uma com a outra (para fechar a saída) e isto não resulta em rompimento das camadas, quando separadas. A primeira camada interna tem uma abertura coincidente com os micro-furos. Esta primeira camada interna é fixada com um adesivo permanente na caixa de embalagem, sobre a saída olfativa. A segunda camada externa está permanentemente ligada somente em uma porção de dobra na primeira camada interna. A camada externa pode ser solta da camada interna para abrir a saída olfativa para teste e então resselada posteriormente, sempre ligada na dobra.
[0026] Em uma segunda realização, o fecho de saída olfativa compreende uma camada de plástico, como por exemplo, polietileno. Esta é
Petição 870170098062, de 14/12/2017, pág. 14/30
7/16 permanentemente fixada diretamente na embalagem somente em uma porção da dobra. O resto do fecho tem um adesivo liberável de forma que ele seja aderido de forma liberável e pode ser dobrado para trás e para a frente da caixa de embalagem, para abrir e fechar a saída olfativa. A superfície da caixa de embalagem na posição do adesivo deve ser macia, como por exemplo, plastificada, de verniz de alto brilho, para permitir que o adesivo seja liberado e fechado novamente outra vez.
[0027] Em cada uma destas realizações poderão haver meios, por exemplo, um adesivo líberável sobre toda, ou sobre parte do fecho, para reter o fecho no local, na posição fechada.
[0028] A primeira saída poderá ser definida através de linhas tracejadas, que são rompidas para produzirem uma porção dobrada. A porção é girada para fora do pacote, produzindo a primeira saída, para permitir a saída do produto para uso na operação para lavagem de roupa. A saída poderá ser fechada outra vez, por exemplo, recolocando-se a porção dobrada para cobrir a saída, para proteger o conteúdo contra a umidade durante a estocagem, após a compra. A porção dobrada poderá ser temporariamente fechada no lugar com a ajuda de outros batentes ou puxadores. A porção dobrada poderá formar um bico de derramamento, para permitir o derramamento de uma composição de livre escoamento. A saída poderá ser grande o suficiente para que o consumidor tenha acesso ao seu interior e recupere a composição, por exemplo, por intermédio de uma pá, se a composição é de livre escoamento, ou diretamente, se a composição está na forma de dose unitária, como cápsulas ou tabletes solúveis em água.
[0029] Alternativamente ou adicionalmente, a primeira saída poderá ser uma tampa ou cobertura, que poderá ter uma selagem secundária para reter a mesma na posição fechada, antes da compra pelo consumidor.
Composições odorizantes [0030] O sistema odorizante da composição pode ser preparado utilizando-se numerosos ingredientes odorizantes conhecidos, de origem
Petição 870170098062, de 14/12/2017, pág. 15/30
8/16 natural ou sintética. A faixa das substâncias naturais pode incluir não somente substâncias rapidamente voláteis, mas também componentes moderadamente voláteis e ligeiramente voláteis, e aqueles sintéticos podem incluir representantes praticamente de todas as classes de substâncias de fragrâncias, como ficará evidente da seguinte compilação ilustrativa. Nesta lista de ingredientes de perfume, alguns são nomes comerciais conhecidos convencionalmente por uma pessoa adestrada na arte e também incluem isômeros. Tais isômeros são também adequados para uso na invenção atual. Uma apresentação típica de cetonas e/ou aldeídos adequados, utilizados tradicionalmente em perfumaria, pode ser encontrada em Perfume and Flavor Chemicals, volumes I e II, S. Arctander, Allured Publishing, 1994, ISBN 0931710-35-5. São preferidos para fins da invenção atual os produtos baseados em aldeídos ou cetonas.
[0031] Produtos naturais tais como absoluto de musgo de árvore, óleo de manjericão, óleos de frutas cítricas (tais como óleo de bergamota, óleo de mandarina, etc.), absoluto de almecegueira, óleo de rosa de palma, óleo de patchuli, óleo de pequeno grão do Paraguai, óleo de absinto; - famesol, geraniol, linalul, nerol, álcool feniletílico, rodinol, álcool cinâmico; - aldeídos, tais como citral, helional, alfa-hexil-cinamaldeído, hidroxicitronelal, Lilial (p- tercbutil-alfa-metil-diidrocinamaldeído), metilnonilacetaldeído, 1 -decanal, benzaldeído, floridral, 2,4-dimetil-3-cicloexen-1-carboxaldeído; cis/trans-3,7dimetil-2,6-octadien-1 -al; heliotropina; 2,4,6-trimetil-3-ciclohexeno-1 carboxaldeído; 2,6-nonadienal; aldeído alfa-n-amil cinâmico, P.T. Bucinal, liral, cimal, metil nonil acetaldeído, hexanal, trans-2-hexenal, e misturas dos mesmos; - cetonas, tais como alilionona, alfa-ionona, beta-ionona, isoraldeina (isometilalfa-ionona), metilionona, Alfa Damascone, Delta Damascone, Iso Damascone, Carvone, Gama-Metil-Ionona, Iso-E-Super, 2,4,4,7-Tetrametiloct6-en-3-ona, Benzilacetona, Beta Damascone, Damascenone, metil diidrojasmonate, metil cedrilone, e misturas dos mesmos; - ésteres, tais como alil fenoxiacetato, salicilato de benzila, propionato de cinamila, acetato de
Petição 870170098062, de 14/12/2017, pág. 16/30
9/16 citronelila, etoxolato de citronelila, acetato de decila, acetato de dimetilbenzilcarbinila, butirato de dimetilbenzilcarbinila, acetoacetato de metila, acetilacetato de etila, isobutirato de hexenila, acetato de linalila, metil diidrojasmonato, acetato de estiralila, acetato de vetiverila, etc.; - lactonas, tais como gama-undecalactona, vários componentes com frequência utilizados em perfumaria, tais como cetona de almíscar, indol, p-mentano-8-tiol-3-ona, e metil eugenol; acetais e cetais incluem os metil e etil acetais e cetais, assim como acetais ou cetais com base em benzaldeído, àqueles compostos de radicais feniletila, ou especialidades desenvolvidas mais recentemente, tais como aquelas descritas em uma patente dos EUA intitulada Acetais and Ketals of Oxo-Tetralins and Oxo-Indanes, ver a patente americana de número 5.084.440, emitida em 28 de janeiro de 1992, atribuída à Givaudan Corp.; especialidades sintéticas recentes incluem os enol éteres de oxotetralinas e oxo-indanos alquil substituídos, conforme descrito na patente americana de número 5.332.725, de 26 de julho de 1994, atribuída à Givaudan; ou bases Schiff, conforme descrito na patente americana de número 5.264.615, de 9 de dezembro de 1991, atribuída à Givaudan.
[0032] A composição poderá ser um pó de livre escoamento. Conforme utilizado aqui, o termo “pó” se destina a incluir pós, partículas aglomeradas ou distintas, grânulos, ou qualquer outro particulado sólido.
[0033] Poderão ser utilizados produtos de dose unitária, como por exemplo, tabletes e cápsulas solúveis em água contendo a composição.
[0034] A composição poderá ser uma composição para lavagem de roupa ou de limpeza, como por exemplo, uma composição para máquina de lavar pratos. A composição para lavagem de roupa poderá ter propriedades de limpeza, amaciamento, condicionamento ou de frescura, ou qualquer combinação dos mesmos.
[0035] Para embalagens mais baratas, o fecho olfativo poderá ser dispensada para reduzir os custos de fabricação e ou por razões ambientais. A exclusão dos meios de fecho reduz a quantidade de plástico requerida para a
Petição 870170098062, de 14/12/2017, pág. 17/30
10/16 saída olfativa, e portanto, reduz o custo e o risco de problemas ambientais associados com o descarte da embalagem vazia pelo consumidor.
[0036] Assim sendo, em um terceiro aspecto, a invenção apresenta uma embalagem contendo uma composição odorizante, caracterizada pelo fato da embalagem compreender uma primeira saída, que inicialmente está fechada para ser aberta após a compra, para permitir a saída controlada da composição para uso em um processo para lavagem de roupa, e uma outra saída olfativa, que facilita a liberação dos componentes odorizantes da composição, para fornecer a vários consumidores os meios para o teste olfativo repetido da composição antes da compra, mas evitando ou pelo menos minimizando a saída dos componentes não voláteis da composição.
[0037] A saída olfativa poderá compreender um ou mais micro-furos. De preferência, cada micro-furo tem um diâmetro de 0,05 mm a 0,5 mm, mais de preferência, de 0,1 mm a 0,2 mm, e mais de preferência, 0,1 mm. Quando é necessário um acondicionamento para material de livre escoamento tendo partículas que são pequenas, os micro-furos deverão ser pequenos o suficiente para evitar, ou pelo menos reduzir, quaisquer partículas finas que escapem através dos micro-furos, mas grandes o suficiente para permitir um teste olfativo satisfatório. Neste caso, poderão haver entre 5 e 10 micro-furos, tendo um diâmetro de 0,1 mm a 0,2 mm. Poderão ser utilizados furos maiores, tendo um diâmetro de 0,1 mm a 0,5 mm, e de preferência, 0,2 mm a 0,5 mm, no acondicionamento para um material de livre escoamento, tendo um tamanho de partícula relativamente maior ou, por exemplo, onde são estocados produtos de livre escoamento, como por exemplo, tabletes compactados.
[0038] As características relevantes preferidas do primeiro aspecto da invenção se aplicam igualmente a esta realização da invenção.
[0039] Em um outro aspecto, a invenção apresenta um método para o teste olfativo de composições odorizantes em embalagens antes da compra, por intermédio de vários consumidores, onde cada embalagem contém uma composição odorizante, de acordo com o terceiro aspecto da invenção, e onde
Petição 870170098062, de 14/12/2017, pág. 18/30
11/16 pelo menos duas composições diferentes são apresentadas respectivamente em embalagens separadas, de forma que o consumidor possa escolher uma composição preferida, o método compreendendo a etapa de colocar a saída olfativa próxima do nariz do usuário, e inalar o odorizante liberado através da saída olfativa.
[0040] A composição odorizante preferida da invenção poderá ser escolhida por comparação dos odorizantes liberados através da saída olfativa de uma primeira embalagem contendo uma primeira composição odorizante, com aquela de pelo menos uma segunda embalagem contendo uma segunda composição odorizante diferente. As composições odorizantes poderão ser diferentes somente em relação a alguns dos componentes olfativos das composições, como por exemplo, perfumes, ou adicionalmente, em relação a qualquer outro componente das composições.
[0041] A invenção será mais claramente entendida a partir da descrição que se segue de uma realização não limitante, apresentada somente para fins de exemplo, com referência ao desenho anexo, no qual:
[0042] A figura 1 é uma vista esquemática em perspectiva de uma embalagem selada de acordo com uma realização da invenção;
[0043] A figura 2 é uma vista esquemática em perspectiva de uma embalagem selada de acordo com uma segunda realização da invenção.
[0044] Números de referência comuns às figuras, são usados para indicar características semelhantes em ambas as figuras.
[0045] Com referência à figura 1, é mostrada uma realização na qual a embalagem compreende uma caixa de embalagem 1.0 caixa de embalagem compreende um lado da base 100, quatro paredes laterais 101, incluindo uma parede frontal 103 e uma parede de topo 65. O caixa de embalagem 1 é uma unidade destinada ao consumidor, projetada para ser utilizada/estocada como tal nas residências dos consumidores.
[0046] A embalagem contém uma composição odorizante para lavagem de roupa 3 na forma de um pó, e compreende uma primeira saída 5,
Petição 870170098062, de 14/12/2017, pág. 19/30
12/16 inicialmente fechada, para permitir a saída controlada da composição, por exemplo, derramando-se ou recuperando-se a mesma com uma pá (não mostrada) para uso em um processo para lavagem de roupa após a compra, e uma saída olfativa 7, que facilita a liberação dos componentes odorizantes da composição contida 3 contida na mesma, para fornecer aos vários consumidores meios para o teste olfativo repetido da composição 3 embalada, antes da compra, mas evitando ou pelo menos minimizando a saída da parte não volátil da composição e, a embalagem compreendendo um fecho de saída olfativa 9 que pode ser colocada entre uma posição aberta 11, permitindo o referido teste olfativo, e uma posição fechada 13, que evita ou pelo menos minimiza a liberação indesejável dos componentes odorizantes da composição contida 3, entre os eventos de teste.
[0047] A caixa de embalagem 1 é formada de papelão. A perda de odorizante através de migração pelas paredes da embalagem é evitada por camadas de barreira, i.e., 15 a 25 gsm de PE (polietileno) ou cera/PE são tipicamente encontrados em materiais de embalagem tendo uma baixa taxa de transmissão de oxigênio, que de preferência é menor do que 12.000
O Q O Q cm3/m2/dia, mas neste caso é < 9.000 cm3/ m2/dia. Para aumentar ainda mais a estabilidade do produto, o material da caixa de embalagem tem uma taxa de transferência de vapor de umidade (MVTR), de preferência, de 1 - 20 g/m2/dia, mas neste exemplo é < 15 g/m2/dia.
[0048] A saída olfativa 7 compreende quinze micro-furos 7, com um diâmetro de 0,2 mm. Os micro-furos são localizados na parte superior da caixa de embalagem 1 (quando em pé sobre uma base 100, conforme mostrado na figura 1) o que faz com que seja mais fácil para os consumidores encontrarem e acessarem a saída 7 quando o produto está na prateleira, em um estabelecimento de varejo, por exemplo, um supermercado.
[0049] Também, como a caixa de embalagem 1 não é totalmente cheia, existe algum espaço livre 19 na parte superior. A localização da saída olfativa nesta porção oferece a vantagem dos componentes odorizantes voláteis
Petição 870170098062, de 14/12/2017, pág. 20/30
13/16 poderem ser acumulados neste espaço livre e então escaparem facilmente quando o fecho re-selável é removido da saída. Ao mesmo tempo, é minimizada a saída da composição não volátil através da saída olfativa.
[0050] O fecho de saída olfativa 9 compreende duas camadas distintas, uma camada interna 15, e uma camada externa 17, ambas compreendendo uma folha circular flexível de polietileno. Uma camada de adesivo liberável é aplicada na camada externa 17 de forma que quando juntadas, as camadas 15, 17, se aderem de forma liberável, uma com a outra (para fechar a saída) e isto não resulta no rompimento das camadas quando elas são separadas. A primeira camada interna 15 tem as aberturas 21 (ou uma só abertura, não mostrada) coincidentes com os micro-furos 7. Esta primeira camada interna 15 é fixada com um adesivo permanente na caixa de embalagem ao redor dos micro-furos 7. A segunda camada externa 17 está ligada permanentemente à camada interna 15 somente na posição da dobra 27. A camada externa 17 pode ser solta da camada interna 15 para abrir os micro- furos para teste e então é resselada posteriormente, sempre ligada na dobra 27.
[0051] Este arranjo permite a selagem e a re-selagem do fecho sobre a saída olfativa sem quaisquer danos consequentes para o fecho ou para o fecho ou pacote.
[0052] As camadas, de preferência, são de 10 e 150 pm, e nesta realização são ambas entre 20 e 40 pm.
[0053] O fecho de saída olfativa pode também ser colocado de forma que somente parte da saída seja aberta, por exemplo, para permitir que somente alguns dos micro-furos sejam abertos. Desta forma ela pode ser colocada parcialmente entre as referidas posições aberta e fechada, para variar a quantidade de odorizantes liberados. Isto tem a vantagem dos consumidores poderem escolher o nível de liberação, em resposta à sua preferência pessoal. [0054] A primeira saída 5 é definida pelas linhas tracejadas 29 que são rasgadas para produzir uma porção dobrada 31. A porção é girada para fora do pacote produzindo a primeira saída para permitir a saída do produto para uso
Petição 870170098062, de 14/12/2017, pág. 21/30
14/16 na operação para lavagem de roupa. A saída poderá ser fechada outra vez, por exemplo, recolocando-se a porção dobrada 31 para cobrir a saída 5 para proteger o conteúdo contra a umidade durante a estocagem e após a compra. A porção dobrada 31 poderá ser temporariamente mantida fechada no local com a ajuda de outros batentes ou puxadores (não mostrados). A saída 5 é grande o suficiente para permitir a saída do pó, derramando-se o mesmo.
[0055] Instruções para uso do dispositivo de fecho olfativo são incluídos no pacote. As instruções orientam o consumidor a levantar a camada externa 17 para acessar os micro-furos 7, para testar a composição odorizante.
[0056] Em um ponto de vendas a varejo, é feito o teste olfativo das composições odorizantes em embalagens antes da compra, por vários consumidores, onde cada embalagem contém uma composição odorizante conforme descrito acima, e onde pelo menos duas composições diferentes são apresentadas em embalagens separadas, respectivamente, de forma que os consumidores possam escolher uma composição preferida, o método compreendendo das etapas de:
- remoção do fecho de saída olfativo de uma posição fechada para uma posição aberta, para permitir o teste olfativo;
- colocando a saída olfativa próxima do nariz do usuário e inalando o odorizante liberado através da saída olfativa; e
- movendo o fecho de saída olfativo da posição aberta, para fechar o fecho.
[0057] A composição odorizante preferida é escolhida por comparação entre o odorizante liberado via a saída olfativa enquanto o fecho de saída olfativa em uma posição aberta de uma primeira embalagem contendo uma primeira composição odorizante através da saída olfativa enquanto o fecho de saída olfativa está na posição aberta, e aquele de pelo menos uma segunda embalagem contendo uma segunda composição 5 odorizante diferente. Composições odorizantes [0058] A composição é um pó para lavagem de roupa de livre
Petição 870170098062, de 14/12/2017, pág. 22/30
15/16 escoamento compreendendo:
Pó básico
Ácido linear dodecilbenzeno sulfônico (sal sódico) 8,8%
Álcool etoxilato (C12-C13 7 EO) 7,0%
Ácido carboxílico C16-C18 1,0%
Zeólita 29,6%
Carbonato de sódio anidro 10,5%
Umidade, sais, componentes menores 4,1% (Todos acima em um pó básico granulado) Ingredientes dosados posteriormente
Percarbonato de sódio 18,0%
Tetracetil etilenodiamina 3,5%
Dissilicato de sódio 5,5%
Citrato de sódio 2,0%
Perfume 0,3%
Fluorescente, anti-espumante, salpicos, enzimas, componentes menores 9,7% [0059] A figura 2 é exatamente conforme descrito para a figura 1, mas exclui o fecho de saída olfativa.
[0060] Nesta realização, a saída olfativa 7 compreende oito micro- furos 7, com um diâmetro de 0,1 mm. Os micro-furos são localizados em uma parte superior da caixa de embalagem 1 (quando virada para cima sobre uma base 100, conforme mostrado na figura 2) o que faz com que seja mais fácil para os consumidores achar e acessar a saída 7, quando o produto está na prateleira. [0061] Em um local de vendas a varejo é feito um teste olfativo das composições odorizantes na embalagem antes da compra, por vários consumidores, onde cada embalagem contém uma composição odorizante conforme descrito acima, e onde pelo menos duas composições diferentes são apresentadas em embalagens separadas, respectivamente, de forma que os consumidores possam escolher uma composição preferida, o método
Petição 870170098062, de 14/12/2017, pág. 23/30
16/16 compreendendo a etapa de colocação da saída olfativa próxima ao nariz e inalar o odorizante liberado através da saída olfativa.
[0062] A composição odorizante preferida é escolhida por comparação entre o odorizante liberado através da saída olfativa de uma primeira embalagem contendo uma primeira composição odorizante e aquele de pelo menos uma segunda embalagem contendo uma segunda composição odorizante diferente.
[0063] É claro que deve ser entendido que a invenção não se destina a ser limitada aos detalhes das realizações acima, que são descritos apenas para fins de exemplo.
Petição 870170098062, de 14/12/2017, pág. 24/30
1/1

Claims (8)

  1. Reivindicações
    1. Embalagem (1) contendo uma composição odorizante (3), a embalagem compreendendo uma primeira saída (5), caracterizada pelo fato da provisão de uma outra saída olfativa (7), a referida embalagem compreendendo um fecho de saída olfativa (9) que pode ser colocado entre uma posição aberta e uma posição fechada.
  2. 2. Embalagem (1) contendo uma composição odorizante (3) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato do material de embalagem e/ou o material do fecho de saída olfativa (9) ter uma capacidade de transmissão de oxigênio menor do que 300 cm3/m2/dia.
  3. 3. Embalagem (1) contendo uma composição odorizante (3) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizada pelo fato do material de embalagem e/ou o material do fecho de saída olfativa (9) ter uma taxa de transferência de vapor de umidade (M.V.T.R) de 1 a 20 g/m2/dia a 38°C e a 90% de umidade relativa.
  4. 4. Embalagem (1) contendo uma composição odorizante (3) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato do fecho de saída olfativa (9) compreender um material em folha.
  5. 5. Embalagem (1) contendo uma composição odorizante (3) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato da saída olfativa (7) compreender um ou mais micro-furos.
  6. 6. Embalagem (1) contendo uma composição odorizante (3) de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de pelo menos um ou mais micro-furos ter um diâmetro de 0,1 - 1 mm.
  7. 7. Embalagem (1) contendo uma composição odorizante (3) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato da referida composição odorizante (3) ser uma composição para lavagem de roupa.
  8. 8. Embalagem (1) contendo uma composição odorizante (3) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pelo fato da composição odorizante (3) compreender um pó.
    Petição 870170098062, de 14/12/2017, pág. 25/30 ·· ·
    2/2 «·· « * ·
BRPI0510255-3A 2004-04-30 2005-04-07 Embalagem contendo uma composição odorizante BRPI0510255B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0409642.6 2004-04-30
GBGB0409642.6A GB0409642D0 (en) 2004-04-30 2004-04-30 Package for odorant compositions
PCT/EP2005/003721 WO2005105587A1 (en) 2004-04-30 2005-04-07 Package for odorant compositions

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0510255A BRPI0510255A (pt) 2007-10-23
BRPI0510255B1 true BRPI0510255B1 (pt) 2018-03-27

Family

ID=32408291

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0510255-3A BRPI0510255B1 (pt) 2004-04-30 2005-04-07 Embalagem contendo uma composição odorizante

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP1740471B1 (pt)
AT (1) ATE492479T1 (pt)
BR (1) BRPI0510255B1 (pt)
DE (1) DE602005025467D1 (pt)
ES (1) ES2355918T3 (pt)
GB (1) GB0409642D0 (pt)
WO (1) WO2005105587A1 (pt)
ZA (1) ZA200608620B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102005056159B4 (de) * 2005-11-23 2009-10-15 Henkel Ag & Co. Kgaa Behälter aus Karton oder Pappe mit Duftstoff-Durchlass
DE102007029297B3 (de) * 2007-06-22 2008-11-20 Henkel Ag & Co. Kgaa Packmittel mit verbesserter Wasserdampfbarriere
DE102012213301A1 (de) * 2012-07-30 2014-02-20 Henkel Ag & Co. Kgaa Verpackung enthaltend mit flüssigem Wasch- oder Reinigungsmittel befüllte wasserlösliche Folienbeutel
RU182978U1 (ru) * 2018-02-07 2018-09-06 Игорь Анатольевич Бабич Контейнер с ароматическим веществом

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10061422A1 (de) * 2000-12-09 2001-10-11 Henkel Kgaa Faltschachtel
US7172065B2 (en) * 2002-09-13 2007-02-06 S.C. Johnson & Son, Inc. Shrink wrap with sample holes
FR2859710B1 (fr) * 2003-09-15 2006-06-30 Colgate Palmolive Compagny Emballage pour une tablette contenant un parfum.

Also Published As

Publication number Publication date
DE602005025467D1 (de) 2011-02-03
BRPI0510255A (pt) 2007-10-23
ATE492479T1 (de) 2011-01-15
EP1740471B1 (en) 2010-12-22
WO2005105587A1 (en) 2005-11-10
ES2355918T8 (es) 2021-11-19
EP1740471A1 (en) 2007-01-10
ES2355918T3 (es) 2011-04-01
ZA200608620B (en) 2008-02-27
GB0409642D0 (en) 2004-06-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101953084B1 (ko) 향료 조성물 캐리어를 갖는 패키징 시스템
JP5341065B2 (ja) 湿性無煙タバコ製品用詰め替えユニット
CA2737981C (en) Multi-compartment containers
US20050199686A1 (en) Packaging materials with tear tapes
AU2002333849B2 (en) Package for a water-soluble capsule
KR20070113153A (ko) 개방 확인형 재밀봉식 봉입부
KR101997953B1 (ko) 액체 세탁 또는 세척 조성물로 충전된 수용성 필름 파우치들을 담는 패키지
KR101788344B1 (ko) 담배 재료를 위한 유연성 포장체
US20100320282A1 (en) Independent fragrance sampling system
EP4039606A1 (en) Consumer product
TWI436928B (zh) 用於消費者產品之包裝
US8328048B2 (en) Package with resealable flexible spout
KR20180127354A (ko) 재밀봉 가능한 내부 패키지를 갖는 용기
BRPI0510255B1 (pt) Embalagem contendo uma composição odorizante
JP6044048B2 (ja) 再密封が可能なブリスター包装容器
JP2009516624A (ja) 香気通路を有する板紙または厚紙製の容器
AU2004274439B2 (en) Package for a fragrance containing tablet
CN109310150B (zh) 可收缩烟草容器
EP3348487A1 (en) Container
JP6963530B2 (ja) 包装袋、おしぼり個装体、香気製品個装体および包装袋の製造方法
JP2011105355A (ja) 袋内包容器用の袋
US5636738A (en) Package for photographic films with snap action connections
US20190104815A1 (en) Transit packaging
EP1321377A1 (en) Package for a water-soluble capsule
KR20150012294A (ko) 재폐쇄 가능한 백과 그 형성 및 이용 방법

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved