BRPI0509775B1 - Montagem de acondicionamento, em particular uma montagem de acondicionamento retornável - Google Patents

Montagem de acondicionamento, em particular uma montagem de acondicionamento retornável Download PDF

Info

Publication number
BRPI0509775B1
BRPI0509775B1 BRPI0509775B1 BR PI0509775 B1 BRPI0509775 B1 BR PI0509775B1 BR PI0509775 B1 BRPI0509775 B1 BR PI0509775B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
packaging
fact
protrusions
sectors
main wall
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

(54) Título: MONTAGEM DE ACONDICIONAMENTO, EM PARTICULAR UMA MONTAGEM DE ACONDICIONAMENTO RETORNÁVEL (73) Titular: FREE PACK NET HOLDING SAGL. Endereço: Corso Pestalozzi 3, 6900 - Lugano, SUIÇA(CH) (72) Inventor: PLUTARCO COHEN
Prazo de Validade: 10 (dez) anos contados a partir de 02/10/2018, observadas as condições legais
Expedida em: 02/10/2018
Assinado digitalmente por:
Liane Elizabeth Caldeira Lage
Diretora de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados
1/22
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para “MONTAGEM DE ACONDICIONAMENTO, EM PARTICULAR UMA MONTAGEM DE ACONDICIONAMENTO RETORNÁVEL”.
Descrição [001]A presente invenção se refere a um acondicionamento retornável, isto é, um acondicionamento a ser empregado para serviços de transporte que pode ser re-utilizado e/ou re-enviado para o fabricante uma vez que esvaziado de seu conteúdo, para carregamento subseqüente.
[002] É sabido que os assim denominados “acondicionamentos retornáveis” são amplamente usados para transporte e/ou armazenamento de qualquer tipo de serviço e, por exemplo, aplicar ao setor do assim denominado acondicionamento industrial e de serviço (em cujo setor os acondicionamentos re-utilizáveis são empregados para conter uma pluralidade de itens ou recipientes menores).
[003] Na estrutura geral destes acondicionamentos, a presença de diferentes elementos constituintes é provida, cujos elementos são mutuamente montados ao redor do produto a ser armazenado ou transportado, ou são primeiro montados e subseqüentemente preenchidos com o produto.
[004] É conhecido a partir da EP 0525623 um recipiente plástico os quais tem “áreas salientes” como uma salvaguarda anti-deslize pelo em uma de suas superfícies, especificamente preferivelmente em sua superfície de posição. Na referência da técnica anterior, no acondicionamento retornável descrito aqui cada uma das “áreas salientes” definem um grupo de protuberâncias que são alinhadas ao longo de linhas retilineares diagonais mutuamente paralelas: isto pode conduzir a um deslizamento relativo de um acondicionamento em relação à outro acondicionamento (quando pelo menos dois acondicionamentos são mutuamente empilhados).
[005] Ao mesmo tempo, na técnica anterior as características de salva-guarda anti-deslize do dispositivo são somente
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 9/44
2/22 localizadas na superfície inferior no fundo do acondicionamento retornável e na superfície superior do topo do próprio acondicionamento: portanto, no caso de travamento lateral de dois destes acondicionamentos, nenhuma fricção vertical adequada pode aparecer e uma estabilidade insatisfatória dos “multiacondicionamentos” durante a manipulação/transporte é para ser notada.
[006] É também conhecido da US 4050604 um sistema de recipiente reutilizável, desmontado é provido o qual na montagem é uma configuração substancialmente retangular provida para maior capacidade de armazenamento, e na desmontagem, é facilmente empilhável em uma área relativamente pequena. O sistema recipiente inclui solo, suporte de ligação, parede lateral e membros de cobertura, respectivamente, os quais são integrados juntos a cada outro. Tal recipiente é, entretanto, não provido com qualquer tipo de eios de agarrar.
[007] DE 1960113 mostra um tipo de arca tendo paredes laterais e uma cobertura e, portanto, uma série de protuberâncias lineares corrugadas é agrupada em grupos; tais grupos são alinhados ao longo do perímetro da própria cobertura.
[008] JP 08/198271 descreve um caso de acondicionamento para empilhamento, em que borrachas são colocadas nos cantos da cobertura superior de maneira a aumentar a resistência friccional nas condições de empilhamento; nesta referência da técnica anterior, nenhum grupo de meios de agarrar pode ser definido, uma vez que as borrachas são elementos simples bem separados a partir do ponto de vista visual.
[009] É também conhecido da DE 9201608 um acondicionamento re-utilizável apresentando uma parede lateral e duas “porções base” que são seguras na parede lateral por meio de tiras liberáveis; nesta referência da técnica anterior, nenhuma pista é dada da possível presença de meios de agarrar dedicados a aumentar a resistência friccional entre dois ou mais conjuntos de acondicionamentos laterais ou um com o outro.
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 10/44
3/22 [0010] Finalmente, é conhecido a partir da WO 91/06477 uma montagem para lançamento amortecido feito der cartão corrugado e espumas inseridas; igualmente neste caso, nenhuma referência ou sugestão é feita para aumento possível da estabilidade de empilhamento de recipientes justapostos por meio de resistência friccional aumentada.
[0011] É também para ser notado que os tipos diferentes de recipientes atualmente usados em armazéns e/ou em transportadores de serviços, ou se eles são do tipo “disponível” ou do tipo “retornável”, deve encontrar requerimentos predeterminados em termos de comodidade (através do uso de truques de elevação ou tipos diferentes), e em termos de coerência estrutural.
[0012] No primeiro caso, dois ou mais acondicionamentos dispostos em relacionamento horizontal lado a lado com cada outro são requeridos para serem lateralmente agarrados pelos tipos particulares de caminhões de levantamento, correntemente referidos como “caminhões de levantamento de mandíbula” que atuam nas faces laterais dos acondicionamentos e os pressionam uns contra os outros; nesta maneira de fricção gerada nas faces laterais dos acondicionamentos em mútuo contato capacitam o levantamento e manipulação de uma montagem do acondicionamento coerente.
[0013] No segundo caso, uma pluralidade de acondicionamentos empilhados (ou de outra maneira armazenado) em um armazém deve ser capaz de manter uma estabilidade intrínseca, evitando deslizamento e/ou deslocamentos relativos entre os acondicionamentos empilhados (cujos deslocamentos, por exemplo, podem ser gerados em resposta às vibrações induzidas pela passagem dos meios de transporte pesado tais como os caminhões de estrada de ferro ou os caminhões articulados através dos armazéns) que podem conduzir a riscos claros de colapso dos acondicionamentos empilhados, que poderão obviamente ter
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 11/44
4/22 repercussão em termos de segurança da equipe presente nestas áreas de trabalho.
[0014] Todos os acondicionamentos que são presentemente mais amplamente espalhados têm inconvenientes muito sérios como consideram as diferentes situações de uso.
[0015] Por exemplo, uma vez que desde que “os acondicionamentos descartáveis” tradicionais (feitos de papelão/poliestireno expandido/madeira) são produzidos com os materiais tendo de resistência estrutural pobre, eles frequentemente forçam as mercadorias que são para serem introduzidas neles por serem grandes demais, de modo que as próprias mercadorias podem sustentar tanto as tensões de compressão lateral fortes, impostas pelos caminhões de levantamento de “mandíbula”, ou as tensões de compressão vertical fortes resultando do empilhamento de diversos itens acondicionados. É, portanto, aparente que a “incapacidade mecânica” intrínseca destes acondicionamentos tradicionais afeta adversamente os produtos acondicionados que poderão ser muito mais pesados que o necessário e conseqüentemente mais caros.
[0016] Em adição, os recipientes presentemente conhecidos podem ter características de coesão insuficientes sob condições de “agarrar múltiplas” (isto é, nas condições de operação envolvendo o agarramento e manipulação de diversas fileiras de acondicionamento que devem também ser superpostas), sobretudo quando as mercadorias empacotados são muito pesadas e quando um grande número de acondicionamentos devem ser manipulados por meio dos assim chamados caminhões de levantamento da mandíbula. De fato, sob estas condições os recipientes mais internos devem não ser suficientemente retidos pela fricção (cuja fricção é gerada como uma conseqüência da pressão exercida pelas mandíbulas do referido caminhão de levantamento) e conseqüentemente pode ter uma tendência deslizar para baixo; uma vez mais isto envolve riscos
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 12/44
5/22 importantes conectados com a possibilidade de danificar as mercadorias e prejudicar a segurança do ambiente de trabalho.
[0017] É para ser notado que também os movimentos relativos entre os diversos acondicionamentos podem ser perigosos não somente durante a manipulação dos mesmos, mas também quando os acondicionamentos são mantidos sob condições de empilhamento (por exemplo, em um galpão ou no compartimento de carregamento dos meios de transporte); de fato é possível que, devido aos fatores diferentes (formas particulares das mercadorias empacotados, vibração particular ou condições de movimento dos meios do transporte, e assim por diante) que os acondicionamentos empilhados poderão tender a deslocar em relação a cada outro.
[0018] Um inconveniente adicional dos acondicionamentos do tipo conhecido (e mais particularmente dos acondicionamentos a serem jogados fora após o uso) é representado pela eliminação da perda que se transformou em uma razão de preocupação séria para trabalhadores sociais e para os fabricantes das mercadorias; de fato, em acondicionamentos “descartáveis” tradicionais (consistindo de elementos em forma de caixa feitos de papelão dentro dos quais as mercadorias são armazenadas, que as mercadorias podem ser protegidas por uma série de embalagens resistentes a choque feitas de poliestireno expandido ou similares) em adição a não serem muito executados a partir do ponto de vista da proteção do artigo da manufatura e de serem muito mais volumosas, são também da eliminação difícil, sobretudo em vista das regras recentes (tais como regras 94/62/EC, 2004/12/EC, pela qual a Comunidade Européia indica os alvos para a recuperação e reciclo da perda do acondicionamento até o ano de 2008, ou documento “Grenn Paper - Integrated Product Policy” de 7 de fevereiro de 2001, introduzindo o conceito de planejamento do produto e da integração do acondicionamento a partir do ponto de vista da sustentabilidade).
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 13/44
6/22 [0019] Conseqüentemente a presente invenção visa fornecer um acondicionamento e mais particularmente um acondicionamento do tipo retornável capaz de evitar os limites acima indicados.
[0020] Mais detalhadamente a presente invenção objetiva tornar disponível um acondicionamento retornável que é capaz de realizar eficientemente tarefas estruturais, de modo que ele possa absorver ambas as cargas “estáticas” (ocorrendo sob condições de empilhamento e/ou manipulação) impostas pelos dispositivos de manipulação tais como caminhões de levantamento de mandíbula ou caminhões de levantamento de qualquer outro tipo, e o cargas de “impulso” originando das quedas e/ou dos choques possíveis (assim evitando recorrer a tamanho grande demais dos itens a ser acondicionados e transportado).
[0021] Em adição, a presente invenção objetiva fornecer um acondicionamento retornável que, sob condições de empilhamento mútuo/relacionamento lado a lado com outros acondicionamentos do mesmo tipo formam a uma montagem coerente de estabilidade alta ou, em outras palavras, que não tendam a mover-se das condições de empilhamento/relacionamento lado a lado.
[0022] Deve também ser notado que a presente invenção objetiva fornecer um acondicionamento estrutural retornável possibilitando a exploração dos espaços de transporte logísticos (caminhões de estrada de ferro, reboques de caminhão, e outros) e/ou dos espaços de armazenamento (saturação vertical dos armazéns, galpões e assim por diante) a ser maximizado; este objetivo pode ser alcançado pela minimização dos espaços “vazios” existentes entre o acondicionamento e as mercadorias, e finalmente resulta na redução geral dos custos não somente conectados com os aspectos logísticos (aumento no número de artigos armazenados de manufatura por metro quadrado e/ou aumento no coeficiente de saturação dos meios do transporte), mas também com o processo inteiro referindo ao
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 14/44
7/22 planejamento e a manufatura do acondicionamento e igualmente das mercadorias a serem acondicionadas neles.
[0023] Um objetivo adicional da invenção é tornar disponível um acondicionamento retornável tendo tal geometria que um uso ótimo dos espaços logísticos é permitido e ao mesmo tempo, deslocamentos relativos entre diversos acondicionamentos do mesmo tipo sob condições de empilhamento mútuo/relacionamento lado a lado são impedidos, independente da forma dos itens contidos nos acondicionamentos e/ou sem considerar fatores externos possíveis do problema.
[0024] Um não menos importante objetivo da invenção é conceber um acondicionamento retornável a ser manufaturado em custos baixos, com materiais tendo um impacto ambiental baixo e uma vida útil prolongada, que seja também de fácil montagem e desmontagem antes e após o uso, e possa ser fàcilmente ser armazenado e transportado em um espaço reduzido.
[0025] Os objetivos antecedentes e adicionais tornarse-ão mais aparentes no seguinte da presente descrição são substancialmente alcançados por um acondicionamento retornável tendo as características mostradas em uma ou em mais das reivindicações anexas.
[0026] Por meio da explanação da presente idéia inventiva, uma concretização de um acondicionamento retornável de acordo com a presente invenção será dada a seguir por meio de exemplo não limitativo e ilustrada nos desenhos acompanhantes, em que:
[0027] - Figs. Ia, Ib, 2a e 2b mostram vistas explodidas de duas concretizações alternativas diferentes do acondicionamento de acordo com a presente invenção;
[0028] - Fig. 3 é uma vista lateral de um acondicionamento como mostrado na Fig. 1 ou 2, em um arranjo montado;
[0029] - Fig. 4 mostra um detalhe dos meios de agarrar associáveis com um primeiro acondicionamento, com uma porção em
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 15/44
8/22 linha de cadeia representando os meios de agarrar de um segundo acondicionamento disposto perto do primeiro;
[0030] - Fig. 5 é uma vista de planta de um elemento do acondicionamento de acordo com a presente invenção;
[0031] - Fig. 6 é uma vista lateral do elemento na Fig.
5;
[0032] - Fig. 7 mostra a porção VII na Fig. 5 para uma escala ampliada; e [0033] - Figs. 8, 9 e 10 mostram concretizações alternativas dos meios de agarrar no elemento na Fig. 5; e [0034] - Fig. 11 é uma vista plana do elemento na
Fig. 5 a partir da direção oposta aquela na Fig. 5.
[0035] Com referência aos desenhos acompanhantes, o acondicionamento de acordo com a presente invenção é identificado geralmente pelo numeral de referência 1 e compreende substancialmente um número predeterminado de elementos de confinamento 2 para serem mutuamente e removivelmente montados para definir um volume de retenção.
[0036] Os elementos de confinamento 2 podem ser de qualquer número e arranjo, provido que eles são adaptados para conter pelo menos um dado tipo de itens ou mercadorias, e têm um número correspondente de superfícies de interfaceamento 2a projetadas estar em contato mútuo quando dois ou mais acondicionamentos 1 estão sob condições de empilhamento e/ou relacionamento lado a lado (quando pode acontecer durante manipulação de uma ou mais fileiras de acondicionamento ou durante o armazenamento em um galpão, por exemplo).
[0037] Vantajosamente, o presente acondicionamento adicionalmente compreende os meios de agarrar 3, presente nas superfícies de interfaceamento 2a dos elementos de confinamento 2; este meio de agarrar 3 está disposto em um esquema de matriz por sua vez
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 16/44
9/22 definindo diretrizes 4 que estendem de maneira a intersectar pelo menos um e preferivelmente duas direções de deslizamento relativo possíveis que são mutuamente transversais e assentam nas superfícies de interfaceamento 2a.
[0038] Nesta maneira, quando dois ou mais acondicionamentos são dispostos próximos a cada outro (pelo menos em uma de suas superfícies de interfaceamento 2a que substancialmente parece ser as superfícies exteriores dos elementos de confinamento 2), os meios de agarrar 3 interagem mutuamente de maneira a impedir que um dos dois acondicionamentos deslize em relação ao outro.
[0039] O meio de agarrar 3 gera reações de constrangimento adicionais com relação às reações de fricção geradas nas superfícies de interfaceamento 2a; a orientação relativa dos vetores destas ações de constrangimento resultando da aproximação mútua das estruturas particulares dos meios de agarrar (a ser descrito em seguida) é vantajosamente conectada com o arranjo dos meios de agarrar ao longo das diretrizes 4 que, apropriadamente ajustado, poderão tornar completamente impossível qualquer deslizamento relativo entre dois acondicionamentos 1 dispostos próximos a cada outro ao longo de qualquer direção assentando no plano de contato dos acondicionamentos.
[0040] De acordo com a presente invenção, as diretrizes 4 compreendem um número predeterminado de ângulos e/ou um número predeterminado dos estiramentos curvilíneos (circular, elíptico ou em qualquer caso estiramentos mixtilineares, dependendo dos requerimentos específicos); estes estiramentos curvilíneos e/ou ângulos são apropriadamente dispostos em sucessões predeterminadas; em adição, ainda de acordo com a presente invenção uma pluralidade de diretrizes 4 dispostas em relacionamento lado a lado pode ser arranjado, cujas diretrizes são preferivelmente mutuamente paralelas, dentro do esquema de matriz acima mencionado.
[0041] Nas figuras acompanhantes há alguns exemplos destas diretrizes onde, nos diferentes casos mostrados, é possível
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 17/44
10/22 ver diversas linhas circulares concêntricas ou linhas quebradas descrevendo dados ângulos; é também possível que algumas ou todas estas linhas poderão ter pontos de interseção ou, em outras palavras, um e o mesmo elemento pertencente aos meios de agarrar 3 pode ser simultaneamente disposto em duas ou mais diretrizes 4.
[0042] Convenientemente, a fim exercer as reações constrangimento acima mencionadas, os meios de agarrar 3 compreendem as protrusões de engatamento 3a distribuídas ao longo dos diretrizes 4; as protrusões de engatamento 3a de um primeiro acondicionamento 1 interfaceando com o correspondente meio de agarrar 3 de um segundo acondicionamento 1 disposto em relacionamento lado a lado com o primeiro, gerando reações de constrangimento que poderão ser dirigidas transversalmente das diretrizes 4.
[0043] É conseqüentemente aparente um arranjo adequado de diretrizes 4 poderá dar elevação nas reações de constrangimento tais dirigidos de maneira a impedir o deslizamento relativo dos dois acondicionamentos em qualquer direção em uma das duas superfícies de interfaceamento 2a.
[0044] A partir de um ponto de vista estrutural, as protrusões de engatamento 3a tendo um eixo geométrico de extensão emergindo a partir das referidas superfícies de interfaceamento 2a e podem ter qualquer forma provida nela são adequadas para interfaceamento com as protrusões de engatamento correspondentes 3a que pertencem a um outro acondicionamento 1.
[0045] Vantajosamente, de maneira a facilitar as operações de manipulação/compactação/armazenamento, meios de autocentralização está também presente o qual é operativamente ativo entre os meios de agarrar 3 pelo menos de dois acondicionamentos 1 dispostos em relacionamento lado a lado mútuo ou mutuamente empilhados; convenientemente, os meios de auto-centralização são formados integralmente
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 18/44
11/22 pelo menos nas protrusões de engatamento 3a para permitir o interfaceamento mútuo de mesmos. Em outras palavras, a conformação das protrusões de engatamento 3a pode ser definida em tal maneira que as protrusões de engatamento 3a pertencentes aos acondicionamentos diferentes podem penetrar em cada outra pelo menos parcialmente e ao mesmo tempo podem espontaneamente alcançar uma configuração constante capaz de gerar as reações de constrangimento apropriadas.
[0046] De acordo com uma concretização da presente invenção, as protrusões de engatamento 3a têm uma forma afilada ao longo de seu eixo geométrico de extensão; esta forma afilada pode resultar de uma configuração tronco cônica, de uma configuração de pirâmide truncada ou em uma configuração pelo menos em parte esferoidal. Deve ser apreciado que as formas apenas descritas (dadas para propostas de ilustração e não de limitação) possibilitam a realização do efeito técnico do meio de autocentralização, uma vez que duas disposições da protrusão 3a assim formada podem ser mutuamente aproximadas e quando as superfícies laterais respectivas das protrusões entram em contato, as protrusões podem guiar cada outra para alcançar um posicionamento preciso dos elementos de confinamento 2 (e, como resultado, dos acondicionamentos 1).
[0047] É também possível para que os meios de auto-centralização sejam feitos em outras maneiras diferentes e para as protrusões 3a terem formas diferentes; por exemplo, as protrusões de engatamento 3a podem ter uma forma cilíndrica ao longo de seu eixo geométrico de extensão.
[0048] Para adicionalmente aperfeiçoar o acoplamento entre dois acondicionamentos dispostos próximos a cada outro, os meios de agarrar 3 podem adicionalmente compreender os recessos de engatamento 3b a forma dos quais equipara àquela das protrusões de engatamento 3a pelo menos parcialmente; vantajosamente, estes recessos de engatamento 3b podem ser dispostos ao longo das diretrizes 4 preferivelmente
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 19/44
12/22 alternadas com as protrusões de engatamento 3a (e nesta maneira podem ser engatados pelas protrusões 3a de um outro acondicionamento, desse modo aumentando a estabilidade da conexão mútua entre dois acondicionamentos aproximados e também adicionalmente aumentando o efeito de autocentralização).
[0049] Os recessos de engatamento 3b podem ser meramente definidos no espaço incluído entre pelo menos duas protrusões de engatamento 3a ou, dependendo dos requerimentos, podem ser formados nos elementos de confinamento 2 seguindo estruturas mais complicadas; por exemplo, os recessos de engatamento 3b podem ter um eixo geométrico de extensão que entra na superfície de interfaceamento e preferivelmente consiste de uma cavidade tronco cônica, uma cavidade na forma de uma pirâmide truncada ou em uma cavidade pelo menos parcialmente esférica (a forma da qual pode vantajosamente igualar àquela das protrusões de engatamento 3a pelo menos parcialmente).
[0050] Obviamente, poderíam as protrusões 3a serem de forma cilíndrica, os recessos de engatamento 3b também poderíam, por sua vez consistir de em cavidades cilíndricas.
[0051] Geralmente, deve ser apontado em qualquer caso que os meios de agarrar 3, durante as operações de manipulação com os caminhões de elevação de cargas providos com mandíbulas para agarramento múltiplo (ou também de agarramento único dependendo dos requerimentos da operação) assegura acoplamento ajustado dos diversos recipientes dispostos no relacionamento lado a lado impedindo o deslizamento para baixo dos próprios recipientes durante levantamento.
[0052] As protrusões 3a e/ou os recessos 3b podem ser vantajosamente dispostos nas diretrizes concêntricas 4 e podem ser distribuídas na superfície de interfaceamento inteira 2a (ou na superfície exterior) de um ou mais elementos de confinamento 2.
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 20/44
13/22 [0053] De acordo com uma característica adicional da presente invenção, os meios de agarrar 3 são formados em grupos dos setores 3c delimitados pelos contornos predeterminados 3d; por exemplo, com referência às figuras acompanhantes é possível ver que estes setores que 3c podem ser distribuídos de acordo com um dado esquema de espaço (para ser determinado de acordo com os requerimentos específicos, como detalhado a seguir). Os setores 3c praticamente delimitam as regiões nas superfícies de interfaceamento onde o meio de agarrar 3 está localizado.
[0054] Dentro dos setores 3c, os próprios meios de agarrar 3 são disposto de acordo com um esquema de matriz que pode ser diferente para cada setor individual 3c ou idealmente repetido em cada setor 3c; de maneira a assegurar a possibilidade maior de aproximação mútua e de engatamento para dois acondicionamentos 1, o esquema de matriz descrito pelos meios de agarrar poderão ser preferivelmente o mesmo para todos os setores 3c das duas superfícies de interfaceamento 2a projetadas cada outra sob condições de empilhamento/acondicionamento, em tal maneira que o apanhamento mútuo de dois setores acomodando uma dada distribuição das protrusões 3a e/ou dos recessos 3b não atrapalham o apanhamento mútuo simultâneo dos setores diferentes 3c. As bordas 3d podem ter qualquer forma (ver as figuras acompanhantes, por exemplo), dependendo dos requerimentos.
[0055] Opcionalmente, os meios de agarrar 3 podem compreender protrusões alongadas 3a dispostas paralelas a cada outra e preferivelmente recolhidas dentro dos setores apropriadamente localizados e limitados 3c. Dentro do espaço da presente invenção, ainda mais preferivelmente as protrusões alongadas 3e pertencentes aos setores diferentes 3c são paralelas a cada outra, novamente para a proposta de aperfeiçoamento mútuo e apanhamento simultâneo dos diversos setores de protrusão/recesso presentes na mesma superfície de interfaceamento 2a. Convenientemente, as protrusões alongadas apenas descritas 3e operam
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 21/44
14/22 seguindo o mesmo princípio previamente ilustrado e podem ser concebidas em tal maneira a alcançar um efeito de auto-centralização.
[0056] Dependendo dos tipos diferentes de itens/mercadorias a serem acondicionados, os elementos de confinamento 2 podem ser de qualquer número e conformação, e os meios de agarrar 3 podem ser dispostos com grande liberdade de escolha nas superfícies de interfaceamento respectivas 2a de um ou mais dos elementos de confinamento 2a.
[0057] Em uma concretização da presente invenção, os elementos de confinamento 2 compreendem pelo menos um elemento base 5 (que pode ser convenientemente associado com uma porção inferior ou uma porção superior de um item a ser acondicionado); este elemento base 5 tem uma parede principal 5a (designada para constituir o fundo ou o topo do acondicionamento) tendo uma borda predeterminada e paredes secundárias 5b emergindo a partir da parede principal 5a nos lados da referida borda.
[0058] Convenientemente, os meios de agarrar 3 são formados nas superfícies exteriores da parede principal 5a e/ou das paredes secundárias 5b; por exemplo, nas figuras acompanhantes é possível ver que na parede principal 5a existe a presença dos meios de agarrar 3 dispostos em duas séries concêntricas dos setores 3d, nos quais as protrusões 3a são dispostas em diretrizes substancialmente circulares (idealmente vindo de um setor para o outro), enquanto as paredes secundárias 5b têm protrusões alongadas 3e formadas em grupos dos setores 3c tendo bordas quadrangulares 3d (retangular, por exemplo); estas protrusões alongadas 3e são dispostas na superfície de interfaceamento 2a em pelo menos uma das paredes secundárias 5b e se estendendo em uma direção paralela à borda da parede principal 5a.
[0059] Em mais detalhes, o elemento base 5 compreende um número predeterminado dos setores 3c tendo os meios de agarrar 3 na superfície de interfaceamento 2a da parede principal 5a (mas é
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 22/44
15/22 também possível ajustar estes setores 3c em pelo menos uma parede secundária, podendo ser necessário devido aos requerimentos específicos); convenientemente, estes setores 3d são formalmente divididos em dois grupos o primeiro dos quais compreende os setores dispostos na vizinhança da borda da parede principal 5a e o segundo dos quais compreende setores dispostos ao longo de uma coroa interna 5c internamente arranjada da borda da parede principal 5a e em uma posição substancialmente centrada em relação à referida parede principal.
[0060] É para ser apontado que o arranjo acima descrito dos setores 3d é vantajoso durante a manufatura do elemento principal 5 (cujo elemento pode ser por exemplo obtido pela moldagem ou por moldagem por injeção de materiais plásticos tais como o polipropileno ou similares); este arranjo dos meios de agarrar 3 possibilita o balanço das massas materiais durante a formação de peças de trabalho assim assegurando o nivelamento da parede principal 5a.
[0061] É para ser apontado que o nivelamento alcançado possibilita um suporte constante a ser obtido em pelo menos em três pontos do acondicionamento quando o último é manipulado em correias transportadoras paralelas; por outro lado, a presença deste tipo de suporte “perfeitamente planar” é importante de maneira a evitar o acondicionamento 1 de girar quando é manipulado por cilindros paralelos (em outras palavras, a característica descrita permite avanço axial e orientação frontal correta do acondicionamento 1 em relação ao transporte de cilindro ou ao transporte de correia).
[0062] Em uma concretização alternativa adicional da presente invenção, o elemento base 5 compreende protrusões alongadas 3e dispostas nos setores 3c tendo as bordas 3d de forma quadrangular (retangular, por exemplo) dispostas em um esquema da matriz na superfície de interfaceamento 2a da parede principal 5a; neste caso as protrusões alongadas 3e se estendem em uma direção transversal para pelo menos um lado de uma
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 23/44
16/22 das bordas 3d (de modo que elas pareçam ser paralelas dirigidas a uma diagonal da parede principal).
[0063] De maneira a melhor explicar a presente invenção, é apontado que pelo termo “transversal” é pretendido uma direção ou linha (real ou ideal) formando a um dado ângulo diferente de zero com a borda ou o canto da parede principal 5a e/ou pelo menos uma das paredes secundárias 5b.
[0064] Para a montagem do acondicionamento 1, o elemento base 5 adicionalmente compreende meios 9 para acoplamento com pelo menos um outro elemento de confinamento 2 (que poderá preferivelmente estar em uma coluna 6 ou em um travessão ou similares); este meio de acoplamento 9 poderão ser de qualquer tipo e podem por exemplo compreender uma ranhura periférica estendendo-se (pelo menos parcialmente) nas bordas das face secundárias 5b opostas à borda da parede principal 5a e/ou na face da parede principal 5a oposta à superfície de interfaceamento 2a), que por sua vez é projetada para receber, sob condições de operação, um contra-apoio de engatamento (pertencendo às colunas 6 ou qualquer tipo de elemento de confinamento 2) conformando na forma à própria parede principal pelo menos parcialmente.
[0065] E, mais detalhes como considera a concretização do acondicionamento mostrado nas figuras, as colunas 6 podem ser interpostas entre dois elementos base 5 de maneira a definir um volume de retenção de uma forma substancialmente prismática mais preferivelmente em forma de paralelepípedo.
[0066] Nesta maneira, de acordo com a presente invenção, um acondicionamento retornável é obtido pelo uso de um “recipiente” aberto como a base/cobertura e uma pluralidade de “colunas de sustentação de carga” possibilitando o acoplamento por ajustamento na “base” e na “cobertura” (através das ranhuras acima descritas ou dos meios técnicos equivalentes).
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 24/44
17/22 [0067] Dependendo dos requerimentos específicos, as colunas 6 poderão ter qualquer seção transversal e/ou conformação; por exemplo, elas podem consistir nos membros da seção tendo uma seção oca e fechada ou uma seção sólida.
[0068] Convenientemente, pelo menos uma e preferivelmente todas as colunas 6 vistas na seção transversal consiste de uma parede fina e define uma concavidade em uma direção transversal ao eixo geométrico de extensão longitudinal da própria coluna (por exemplo, esta seção transversal poderá ter uma conformação em forma de V, forma de L ou mais preferivelmente em forma de C).
[0069] A conformação acima descrita das colunas 6 permite que uma grande firmeza seja obtido quando o acondicionamento 1 é desmontado; de fato, as colunas 6 assim formadas podem ser dispostas no relacionamento lado a lado e superpostos em cada outro e ao mesmo tempo podem ser armazenadas dentro de dois elementos principais 5 mutuamente aproximados para formar um elemento em forma de caixa (mantendo o ângulo interno longitudinal das “colunas angulares” como o ponto de suporte); nesta maneira uma grande redução no volume do recipiente para o transporte do retorno é obtida.
[0070] A partir de um ponto estrutural, uma coluna tem pelo menos uma e preferivelmente dois paredes definindo a forma da seção transversal; estas paredes por sua vez têm uma borda lateral 6a para ser dada qualquer conformação dependendo dos requerimentos. Na concretização mostrada na Fig. 1 é possível ver que esta borda lateral 6a tem uma extensão convergindo-divergindo na direção do eixo geométrico da extensão longitudinal da coluna 6 eretos; devido a esta arquitetura de construção, as intrusões possíveis da coluna no volume de retenção podem ser vantajosamente impedidos nas ocorrências de deformações induzidas nela durante as operações de manipulação ou de armazenamento do acondicionamento 1.
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 25/44
18/22 [0071] Obviamente, a borda 6a pode ter outras extensões dependendo dos requerimentos específicos; por exemplo, para obter a construção máxima mais simples de uma borda linear preferivelmente paralela ao eixo geométrico da extensão longitudinal da coluna 6 pode ser ajustado.
[0072] Vantajosamente, o acondicionamento de acordo com a presente invenção pode adicionalmente compreender meios resistentes a choque podem ser operativamente ativados dentro do volume de retenção e entre o próprio acondicionamento 1 e um item contido nele. Em outras palavras, o volume de retenção pode acomodar os absorvedores de choque que são previamente acoplados com as partes rígidas (os elementos base 5 e as colunas 6) formam o acondicionamento e a tarefa do qual é proteger o artigo de manufatura contido nele. Os meios resistentes a choque 7 podem ser feitos de diferentes materiais (que por sua vez podem ser materiais re-utilizáveis), tais como o polipropileno expandido, e podem ser apropriadamente posicionados em relação às colunas e/ou elementos de base.
[0073] Operativamente, os meios resistentes a choque 7 possibilitam desacoplar o artigo de manufatura a ser acondicionado em relação ao empacotados relativo à “casca estrutural” consistindo de elementos de confinamento 2, de maneira a causar absorção das vibrações e da energia cinética que é produzida quando o item acondicionado ou é submetido aos impactos como um resultado das operações erradas.
[0074] Pode ser necessário (quando usos particularmente pesados são providos, por exemplo), o presente acondicionamento pode compreender meios de reforço adicionais associados com os elementos de confinamento 2, tais como nervuras de reforço, trabalhos de rede adicionais e assim por diante; este meios de reforço podem ser adequadamente posicionados no interior e/ou exterior do volume retenção.
[0075] Devem os meios de reforço ser posicionados dentro dos elementos de confinamento 2 (ou em outras palavras, se os
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 26/44
19/22 referidos meios faceiam o volume de retenção ou são formados nas faces opostas às superfícies de interfaceamento 2a), os meios 2a podem ser vantajosamente usados como meios de ancoragem para os meios resistentes a choque 7; atualmente, devido à presença de nervuras possíveis (ou estruturas equivalentes) no interior dos elementos de confinamento 2, através de uma conformação apropriada dos meios resistentes a choque 7 (por sua vez tendo recessos pelo menos parcialmente igualados na forma das referidas nervuras ou meios equivalentes), um posicionamento relativo constante entre os elementos 2 e os absorvedores de choque 7 podem ser mantidos.
[0076] Ao mesmo tempo poderá ser apreciado que o arranjo das nervuras nas faces “internas” dos elementos 2 permite que uma simplicidade geométrica grande das superfícies exteriores do acondicionamento 1 esteja obtida, de maneira que estas superfícies possam ser limpas mais facilmente, são mais regulares e mais adequadas para repousar nos planos ou sendo manipulado por deslizamento (sem encontrar obstruções indesejáveis).
[0077] Ainda para a proposta de oferecer mais coerência estrutural (se requerido), os elementos de confinamento adicionais (não mostrados nos desenhos acompanhantes) podem ser ajustados e interpostos entre os elementos de confinamento 2 e preferivelmente as colunas 6 em um ponto mediano deles; estes elementos de confinamento adicionais podem meramente consistir de peças cruzadas estendendo-se entre duas colunas adjacentes e podem também alojar os meios resistentes a choque apropriadamente dispostos e formados 7.
[0078] Para permitir que o acondicionamento seja corretamente mantido em uma condição montada, o próprio acondicionamento pode ter meios de alojamento designados para receber elementos de puxar (tais como faixas ou similares); estes meios de alojamento podem ser formados em pelo menos um elemento base 5 e pode meramente consistir de ranhuras
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 27/44
20/22 e/ou recessos incluídos entre dois ou mais setores 3d, através dos quais as referidas faixas podem ser inseridas e então tensionadas.
[0079] Com referência aos desenhos acompanhantes, é possível ver que nas paredes/faces laterais bem como na parede/face externa da base/cobertura, ranhuras superficiais tinham sido formadas para a passagem das tiras ou outros meios de fixação.
[0080] A presente invenção pode ser posta em prática usando uma pluralidade de materiais diferentes, desde que a escolha dos referidos materiais e o consequente ajuste dos diferentes elementos de confinamento (e possivelmente das partes acessórias) dá o grau desejado de desempenho mecânico; levando em conta este ponto da vista, um dos materiais básicos que podem ser usados para acompanhar o presente tipo de acondicionamento é polipropileno, mas outros materiais de plástico, metal ou madeira podem dar os mesmos resultados satisfatórios sendo ao mesmo tempo vantajosos a partir de um ponto de vista econômico.
[0081] A invenção alcança vantagens importantes.
[0082] Primeiro de tudo, a arquitetura de construção particular do presente acondicionamento permite dois ou mais acondicionamentos dispostos em relacionamento mútuo lado a lado e/ou empilhamento a ser mantido eficientemente obstruído; de fato, devido à presença e à geometria dos meios de agarrar (que por outro lado podem ser indiscriminadamente posicionados nos diferentes componentes do próprio acondicionamento), cada possível deslizamento relativo dos acondicionamentos ao longo do plano de contato dos mesmos é eficientemente impedido.
[0083] Ao mesmo tempo, a presença dos meios de agarrar 3 possibilita que o acondicionamento 1 repouse otimamente no solo ou no fundo de compartimentos de carregamentos também quando as condições não-perfeitas de igualdade/limpeza do próprio fundo estão presentes.
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 28/44
21/22 [0084] Nesta conexão deve ser apontado que os meios de agarrar como aqui descritos e reivindicados atuam em uma maneira eficiente tanto quando diversos acondicionamentos são manipulados por meio de caminhões de levantamento de mandíbula (e neste caso os referidos meios possibilitam que os acondicionamentos lado a lado eficientemente mudem as reações de constrangimento diretas ao longo dos planos verticais em relacionamentos lado a lado mútuos) e quando diversos acondicionamentos são armazenados em cima de cada outro formando diversas camadas (e neste caso os referidos meios possibilitam reações de confinamento a serem mudadas ao longo dos planos verticais nos relacionamentos lado a lado mútuo e ao longo dos planos de suporte horizontais).
[0085] Deve também ser apreciado que a ampla variedade dos materiais que podem ser usadas para definir os diferentes elementos estruturais do presente acondicionamento possibilitando características mecânicas elevadas a ser dada ao próprio acondicionamento enquanto ao mesmo tempo substancialmente impede o aparecimento dos problemas conectados com o impacto ambiental; de fato, devido à reutilização prolongada no tempo destes acondicionamentos, todos os problemas conectados com a eliminação dos acondicionamentos a serem jogados fora após o uso são impedidos.
[0086] A forma dos componentes de acondicionamento diferentes suscetíveis de desmantelamento é também vantajosa em termos de firmeza do acondicionamento sob as condições desmontadas, que tem repercussões favoráveis na eficiência logística.
[0087] De também ser apreciado que a maior simplicidade dos diferentes componentes do acondicionamento oferece vantagens a partir de um ponto econômico da vista; de fato, a presente invenção possibilita a exploração dos compartimentos logísticos do transporte (caminhões de estrada de ferro, reboques de caminhão ou outros) e/ou os compartimentos de armazenamento (armazéns, galpões e assim por diante)
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 29/44
22/22 serem maximizados e, em conseqüência, os custos logísticos serem reduzidos; ao mesmo tempo, devido ao desempenho estrutural alto do presente acondicionamento, tamanhos grandes demais das mercadorias a serem acondicionadas podem ser evitados; isto geralmente envolve uma importante redução de todos os custos, isto é não somente daqueles conectados com os problemas logísticos mas também com relação ao planejamento e a manufatura do próprio acondicionamento e igualmente das mercadorias a serem acondicionados neles. Deve ser finalmente apreciado que a redução nos custos de planejamento e manufatura dos próprios acondicionamentos é também favoravelmente influenciada pela maior simplicidade da estrutura do acondicionamento e da maior variedade dos materiais usados.
Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 30/44
1/5

Claims (23)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. - Acondicionamento, do tipo retornável, compreendendo:
    - um dado número de elementos de confinamento (2) que são mutuamente montados em uma maneira removível definindo um volume de retenção, referidos elementos de confinamento tendo um número correspondente de superfícies de interfaceamento (2a) designadas para estarem em contato mútuo quando dois ou mais acondicionamentos (1) estão sob condições de empilhamento e/ou relacionamento lado a lado;
    - meios de agarrar (3) associados nas referidas superfícies de interfaceamento (2a) de referidos elementos de confinamento (2), referidos meios de agarrar (3) sendo dispostos em um esquema de matriz, referido esquema de matriz definindo diretrizes (4) que intersectam duas direções de possível deslizamento relativo que são mutuamente transversais e assentam nas superfícies de interfaceamento (2a), caracterizado pelo fato de que
    - referidas diretrizes (4) compreendem um número predeterminado de estiramentos curvilíneos que são circulares ou elípticos, referidos estiramentos curvilíneos e/ou ângulos sendo dispostos em sucessões predeterminadas, e em relacionamento mutuamente paralelo dentro de referido esquema de matriz.
  2. 2. - Acondicionamento, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os meios de agarrar (3) compreendem protrusões de engatamento (3a) distribuídas ao longo de referidas diretrizes (4).
  3. 3. - Acondicionamento, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que referidas protrusões de engatamento (3a) têm um eixo geométrico de extensão que emerge a partir de uma de referidas superfícies de interfaceamento (2a).
    Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 31/44
    2/5
  4. 4. - Acondicionamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente meios de auto-centralização operativamente ativos entre os meios de agarrar (3) de dois acondicionamentos (1) sob condições de empilhamento mútuo e/ou relacionamento lado a lado, referidos meios de autocentralização sendo integralmente formados nas protrusões de engatamento (3a) capacitando interfaceamento mútuo dos mesmos.
  5. 5. - Acondicionamento, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que as protrusões de engatamento (3a) têm uma forma de afilamento ao longo de referido eixo geométrico de extensão, referida forma de afilamento definindo uma configuração tronco cônica, uma configuração de pirâmide truncada ou uma configuração esferoidal.
  6. 6. - Acondicionamento, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que as protrusões de engatamento (3a) têm uma forma cilíndrica ao longo de referido eixo geométrico de extensão.
  7. 7. - Acondicionamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os meios de agarrar (3) compreendem adicionalmente recessos de engatamento (3b), a forma dos quais se equipara àquela das referidas protrusões de engatamento (3a), e que são dispostos ao longo de referidas diretrizes (4) em uma sequência alternada com as protrusões de engatamento (3a).
  8. 8. - Acondicionamento, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que referidos recessos de engatamento (3b) são formados no espaço incluído entre duas protrusões de engatamento (3a).
  9. 9. - Acondicionamento, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que referidos recessos de engatamento (3b) têm um eixo geométrico de extensão que entra na referida superfície de interfaceamento, e consiste de uma cavidade tronco cônica, uma cavidade na forma de uma pirâmide truncada, ou uma cavidade esferoidal.
    Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 32/44
    3/5
  10. 10. - Acondicionamento, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que os recessos de engatamento (3b) consistem de uma cavidade cilíndrica.
  11. 11. - Acondicionamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os meios de agarrar (3) são formados em grupos de setores (3c) delimitados por contornos predeterminados (3d).
  12. 12. - Acondicionamento, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que os meios de agarrar (3) compreendem adicionalmente protrusões alongadas (3e) dispostas em relacionamento mutuamente paralelo, referidas protrusões alongadas (3e) sendo formadas em grupos no interior de referido setores (3c), protrusões alongadas (3a) pertencentes a setores diferente (3c) sendo mais paralelas uma à outra.
  13. 13. - Acondicionamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que elementos de confinamento (2) compreendem um elemento de base (5) tendo uma parede principal (5a) com uma borda predeterminada e, em adição, tendo paredes secundárias (5b) que emergem de referida parede principal (5a) nas laterais de referidas bordas de referido elemento de base (5), os meios de agarrar (3) sendo formados nas superfícies externas de referidas paredes principal (5a) e/ou secundárias (5b).
  14. 14. - Acondicionamento, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o elemento de base (5) compreende um dado número de setores (3c) tendo meios de agarrar (3) na superfície de interfaceamento (2a) da parede principal (5a) e/ou de uma parede secundária (5b), referido setores (3d) sendo dispostos próximos à borda da parede principal (5a) e, ao longo de uma coroa interna (5c) disposta internamente da borda da parede principal (5a) e em uma posição centrada em relação à referida parede principal.
    Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 33/44
    4/5
  15. 15. - Acondicionamento, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o elemento de base (5) compreende protrusões alongadas (3e) dispostas em setores (3c) tendo bordas (3d) de forma quadrangular dispostas em um esquema de matriz na superfície de interfaceamento (2a) da parede principal (5a), as protrusões alongadas (3e) se estendendo em uma direção transversal a um lado de uma das referidas bordas (3d).
  16. 16. - Acondicionamento, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o elemento de base (5) compreende protrusões alongadas (3e) dispostas em setores (3c) tendo bordas (3d) de forma quadrangular, que são ajustadas na superfície de interfaceamento (2a) de uma de referidas paredes secundárias (5b), as protrusões alongadas (3e) se estendendo em uma direção paralela à borda da parede principal (5a).
  17. 17. - Acondicionamento, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que o elemento de base (5) compreende adicionalmente meios (9) para acoplamento com outro elemento de confinamento (2), referido elemento de confinamento (2) sendo uma coluna (6), referido meio de acoplamento (9) compreendendo uma ranhura periférica estendendo-se nas bordas das face secundárias (5b) opostas à borda da parede principal (5a) e/ou na face da parede principal (5a) oposta à superfície de interfaceamento (2), referidas ranhuras periféricas sendo designadas par receber, sob condições de operação, um contra-apoio de engatamento se conformando na forma à referida ranhura.
  18. 18. - Acondicionamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os elementos de confinamento (2) compreendem adicionalmente um número predeterminado de colunas (6) associáveis com referido elemento de base (5), cujas colunas (6) podem ser interpostas entre dois elementos de base (5) de modo a definir um volume de retenção de forma prismática e,, na forma de um paralelepípedo.
    Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 34/44
    5/5
  19. 19. - Acondicionamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que uma coluna tem uma, e duas paredes que em cooperação definem a forma de referida seção transversal, referidas paredes tendo uma borda lateral (6a), respectivamente.
  20. 20. - Acondicionamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente meios resistentes a choque (7) que podem ser operantemente ativados no interior do volume de retenção e entre o acondicionamento (1) e um item contido neste.
  21. 21. - Acondicionamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os elementos de confinamento (2) compreendem meios de reforço adicionais.
  22. 22- Acondicionamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de compreender elementos de confinamento adicionais que podem ser interpostos entre os elementos de confinamento (2), e, entre as colunas (6).
  23. 23.- Acondicionamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente meios de alojamento designados para receber elementos de empilhamento tais como tiras e similares, referidos meios de alojamento sendo formados em um elemento de base (5) e, consistindo de ranhuras e/ou recessos incluídos entre dois ou mais setores (3d).
    Petição 870180028231, de 09/04/2018, pág. 35/44
    1/9 r
    - 5 a.
    5b

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3499694A (en) Large size container with frame
CA1292724C (en) Tray for transporting internal combustion engine pistons
US4036391A (en) Plastic bottle case
US4079907A (en) Cushioned shipping support
CA3004910C (en) Universal platform for stacking an object on top of a bulk bin
US2774474A (en) Packaging device for cylindrical objects
JP2006525202A (ja) ばら荷用中間コンテナ
JPS62158684A (ja) コイル状の高重量製品を包装、出荷および搬送するためのキヤリア
US2710221A (en) Truck body for carrying stacked cases
US20070193912A1 (en) Package
BRPI0509775B1 (pt) Montagem de acondicionamento, em particular uma montagem de acondicionamento retornável
CN216270704U (zh) 一种便于转运的塑料包装箱
US4082187A (en) Means and method for packaging frangible articles
CA1131592A (en) Packaging unit for fruit or like articles
JP4105306B2 (ja) 運搬用容器
US20070221670A1 (en) Package Assembly, in Particular a Returnable Type Package Assembly
ES2303234T3 (es) Montaje de embalaje, en particular un montaje de embalaje de tipo retornable.
US3715071A (en) Protective article tray
US4150745A (en) Belt packaging tray
ES2650371T3 (es) Palé con superficie de enclavamiento superior
JPH0350070Y2 (pt)
CN107089401B (zh) 一种包装托盘
CN212074743U (zh) 多功能新型木托盘
JP6811022B2 (ja) 平パレット
ES2447774T3 (es) Palés con elementos de posicionamiento