BRPI0506984B1 - marcação de pavimento, e, elemento retrorreflexivo - Google Patents

marcação de pavimento, e, elemento retrorreflexivo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0506984B1
BRPI0506984B1 BRPI0506984A BRPI0506984A BRPI0506984B1 BR PI0506984 B1 BRPI0506984 B1 BR PI0506984B1 BR PI0506984 A BRPI0506984 A BR PI0506984A BR PI0506984 A BRPI0506984 A BR PI0506984A BR PI0506984 B1 BRPI0506984 B1 BR PI0506984B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
retroreflective
elements
veneer
veneers
film
Prior art date
Application number
BRPI0506984A
Other languages
English (en)
Inventor
Craig S Chamberlain
Douglas E Weiss
Gerald S Deeb
James D Heininger
Rebecca A Shipman
Thomas P Hedblom
Original Assignee
3M Innovative Properties Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US10/761,770 external-priority patent/US7156528B2/en
Priority claimed from US10/761,533 external-priority patent/US7168815B2/en
Application filed by 3M Innovative Properties Co filed Critical 3M Innovative Properties Co
Publication of BRPI0506984A publication Critical patent/BRPI0506984A/pt
Publication of BRPI0506984B1 publication Critical patent/BRPI0506984B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01FADDITIONAL WORK, SUCH AS EQUIPPING ROADS OR THE CONSTRUCTION OF PLATFORMS, HELICOPTER LANDING STAGES, SIGNS, SNOW FENCES, OR THE LIKE
    • E01F9/00Arrangement of road signs or traffic signals; Arrangements for enforcing caution
    • E01F9/50Road surface markings; Kerbs or road edgings, specially adapted for alerting road users
    • E01F9/506Road surface markings; Kerbs or road edgings, specially adapted for alerting road users characterised by the road surface marking material, e.g. comprising additives for improving friction or reflectivity; Methods of forming, installing or applying markings in, on or to road surfaces
    • E01F9/524Reflecting elements specially adapted for incorporation in or application to road surface markings
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D11/00Producing optical elements, e.g. lenses or prisms
    • B29D11/00605Production of reflex reflectors
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B5/00Optical elements other than lenses
    • G02B5/12Reflex reflectors
    • G02B5/136Reflex reflectors plural reflecting elements forming part of a unitary body
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S359/00Optical: systems and elements
    • Y10S359/90Methods

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Ophthalmology & Optometry (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Optical Elements Other Than Lenses (AREA)
  • Road Signs Or Road Markings (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Illuminated Signs And Luminous Advertising (AREA)

Abstract

marcação de pavimento, elemento retrorreflexivo, artigo retrorreflexivo, e, superfície a presente invenção diz respeito a elementos retrorreflexivos e artigos retrorreflexivos tais como marcações de pavimento que compreendem elementos retrorreflexivos, métodos de fabricar elementos retrorreflexivos e laminados.

Description

“MARCAÇÃO DE PAVIMENTO, E, ELEMENTO RETRORREFLEXIVO” Campo da Invenção A presente invenção diz respeito a elementos retrorreflexivos e artigos retrorreflexivos tais como marcações de pavimento e folheados retrorreflexivos que compreendem elementos retrorreflexivos, métodos de fabricar elementos retrorreflexivos, laminados e métodos de uso para tais artigos retrorreflexivos.
Fundamentos da Invenção O uso de marcações de pavimento para guiar e direcionar motoristas que viajam ao longo de uma rodovia é bem conhecido. As marcações de pavimento são tipicamente retrorreflexiva de modo que os motoristas possam ver as marcações à noite. A retrorreflexão descreve o mecanismo onde a luz incidente em uma superfície é refletida de modo que muito do feixe incidente seja direcionado de volta para a sua fonte. Uma marcação de pavimento retrorreflexivo comum compreende microesferas vidro ou vitro-cerâmico parcialmente embutidas em uma pintura pigmentada. Quando a superfície da marcação de pavimento se toma úmida, as microesferas se tomam revestidas com água, que por sua vez reduz a retrorreflexão. Vários elementos ou agregados retrorreflexivos foram descritos na técnica para o uso nas marcações de pavimento.
Por exemplo, a Patente U.S. N° 3.418.896 (abstrato) descreve elementos reflexivos que são planos nas suas superfícies superior e inferior e que têm paredes laterais verticais cobertas por uma pluralidade de esferas de vidro pequenas parcialmente embutidas nas paredes laterais verticais, a largura das superfícies planas sendo de pelo menos duas vezes a espessura dos elementos e a espessura sendo da ordem de 0,3175 cm a 1,27 cm (1/8 a 1/2”) e a largura não excedendo 2,54 cm (1”). Os elementos reflexivos podem ser incorporados nos marcadores reflexivos para retrorreflexividade noturna melhorada especialmente no tempo chuvoso. Os elementos podem ser incorporados em um aglutinante líquido pulverizado a quente que é isento de solvente.
Como um outro exemplo, a Patente U.S. N° 5.750.191 descreve um processo e elementos retrorreflexivos são fornecidos. O processo de preparar um elemento retrorreflexivo inclui as etapas de (a) combinar um leito de elementos óticos e um ou mais elementos de núcleo que compreendem um material termoplástico; e (b) agitar a combinação de elementos óticos e elementos de núcleo por um período suficiente de tempo e em uma temperatura suficiente para revestir os elementos óticos sobre os elementos de núcleo para formar os elementos retrorreflexivos.
Como um outro exemplo, a Patente U.S. N° 6.247.818 divulga um método para fabricar elementos retrorreflexivos que são retrorreflexivos sob condições secas e/ou úmidas. O método fornece um meio para colocar elementos óticos e/ou partículas resistentes à derrapagem nas superfícies selecionadas. O documento GB 1531480 ensina elementos retrorreflexivos tridimensionais em um arranjo aleatório em uma superfície, em que o elemento projeta-se de 0,005 polegada a 0,025 polegada a partir da superfície e inclui pelo menos uma porção de superfície substancialmente plana, a forma do elemento sendo tal que quando posicionado para uso, a pelo menos uma porção de superfície substancialmente plana é levantada a partir da superfície de uso. O documento US2003064188 ensina um forro de liberação que possui um coeficiente de fricção relativamente alto e tem propriedades de encolhimento que são substancialmente as mesmas ou superiores àquelas do substrato. O artigo exibe uma boa estabilidade de rolagem, sendo substancialmente livre de defeitos quando fornecido na forma de rolo. O documento US 5750191 ensina elementos retrorreflexivos e um processo para preparar os elementos retrorreflexivos. Os elementos modelados incluem uma camada de elementos óticos, tais como contas de vidro, parcialmente embebidos na superfície de um núcleo de uma resina termoplástica.
Embora vários elementos retrorreflexivos tenham sido identificados, a indústria pode verificar vantagens em elementos retrorreflexivos alternativos tendo eficiência de fabricação melhorada e/ou desempenho melhorado.
Sumário da Invenção Em uma forma de realização, a invenção diz respeito a uma marcação de pavimento que compreende uma pluralidade de elementos retrorreflexivos parcialmente embutidos em um aglutinante. Em uma outra forma de realização, a invenção diz respeito a elementos retrorreflexivos. Já em uma outra forma de realização, a invenção diz respeito a um artigo retrorreflexivo tal como um sinal, fita, dispositivo de tráfego e roupa de segurança pessoal que compreendem os elementos retrorreflexivos da invenção pelo menos parcialmente embutidos em um aglutinante.
Em um aspecto, a invenção divulga elementos retrorreflexivos que têm uma superfície de visualização externa exposta que compreende folheados retrorreflexivos e uma camada por de trás da superfície de visualização que compreende uma camada de película encolhida.
Em um outro aspecto, a invenção divulga um laminado que compreende folheados retrorreflexivos tendo uma superfície de visualização e uma superfície oposta e uma camada encolhível disposta sob (por exemplo, unida) a superfície oposta do folheado. Tal laminado é útil como um intermediário para formar elementos retrorreflexivos da invenção.
Em outras formas de realização, a invenção diz respeito a métodos de fabricar elementos retrorreflexivos.
Em outras formas de realização, a invenção diz respeito a métodos de usar os elementos retrorreflexivos da invenção.
Para cada uma destas formas de realização, uma seção transversal de pelo menos uma porção dos elementos retrorreflexivos pode compreender uma borda de folheados retrorreflexivos em uma forma de pelo menos uma bobina ou em uma forma substancialmente circular. Os elementos retrorreflexivos preferivelmente compreendem um diâmetro externo variando de cerca de 0,5 mm a 4 mm. Pelo menos uma porção dos elementos retrorreflexivos pode compreender um núcleo substancialmente sólido. O núcleo pode compreender uma película encolhida, um filamento, um material polimérico (por exemplo, película) e combinações destes. Os folheados retrorreflexivos podem ser um folheado de lente exposta ou um de lente inclusa. Os elementos retrorreflexivos assim como o folheado compreende elementos óticos tais como microesferas de vidro, microesferas vitro-cerâmicas e elementos de canto de cubo. Os elementos óticos são pelo menos parcialmente embutidos em uma camada polimérica na superfície de visualização dos folheados retrorreflexivos. Preferivelmente, as camadas de elementos óticos são fornecidas como a folheados retrorreflexivos pré-conformados.
Descrição Resumida dos Desenhos A FIG. 1 representa uma vista em perspectiva ilustrativa de artigos retrorreflexivos da invenção que compreendem elementos retrorreflexivos. A FIG. 2 representa uma vista em perspectiva ampliada de um elemento retrorreflexivo ilustrativo.
As FIGs. 3a a 3d representam vistas ilustrativas de porções finais e/ou seções transversais de elementos exemplares. A FIG. 4 representa uma vista em perspectiva ilustrativa de artigos retrorreflexivos da invenção que compreende elementos retrorreflexivos. A FIG. 5 representa um laminado ilustrativo de acordo com a presente invenção.
Descrição Detalhada Os elementos retrorreflexivos da invenção podem ser utilizados para produzir uma variedade de produtos ou artigos retrorreflexivos tais como folheados retrorreflexivos e em particular marcações de pavimento. Com referência à FIG. 1, um artigo retrorreflexivo exemplar 100 compreende uma camada de aglutinante 150 e uma multidão de elementos retrorreflexivos 170 embutidos pelo menos parcialmente na superfície do aglutinante tal que pelo menos uma porção dos elementos reflexivos seja exposta na superfície.
Os artigos retrorreflexivos (por exemplo, marcações de pavimento) da invenção compreendem novos elementos retrorreflexivos. Com referência à FIG. 2, um elemento retrorreflexivo exemplar 200 pode ser no geral definido como tendo uma superfície exposta 210 em redor de uma primeira dimensão (por exemplo, comprimento) do elemento 330 e uma dimensão da seção transversal 220 (por exemplo, largura). Os elementos retrorreflexivos da invenção compartilham a característica de que a superfície exposta em tomo da primeira dimensão (por exemplo, comprimento) do elemento é substancialmente coberta com os elementos óticos 230, por exemplo, a superfície de visualização dos folheados retrorreflexivos.
Os elementos retrorreflexivos da invenção são preferivelmente preparados a partir de folheados retrorreflexivos pré-conformados. Uma variedade de folheados retrorreflexivos conhecidos pode ser utilizada. Tais folheados retrorreflexivos podem ser retrorreflexivos sozinhos ou podem fornecer retrorreflexão apenas depois de serem combinados com um revestimento de topo. Os dois tipos mais comuns de folheados retrorreflexivos são folheados com base em microesfera e folheado com base em canto de cubo. No geral, os folheados retrorreflexivos são substancialmente planares tendo duas superfícies principais, isto é, uma superfície que não de visualização e uma superfície de visualização que compreende elementos óticos pelo menos parcialmente embutidos em uma camada polimérica. Embora os elementos de canto de cubo e microesferas de vidro ou vitro-cerâmicas sejam os elementos óticos mais comuns, grânulos, flocos, fibras, etc. também podem ser utilizados contanto que os elementos óticos reflitam luz independentemente ou quando combinados com um núcleo que reflita de modo difuso.
Em algumas formas de realização, tal como representado nas FIG. 2 e FIGS. 3a e 3b, que representam vistas transversais e/ou vistas finais de elementos retrorreflexivos ilustrativos, os elementos retrorreflexivos compreendem folheados retrorreflexivos que (por exemplo, ao longo da direção longitudinal) foi enrolada sobre si mesmo. Como aqui usado enrolado refere-se a ter pelo menos duas porções de anel concêntricas tendo uma camada contínua de elementos óticos embutidos em uma camada polimérica entre elas. No caso de 3b, ambas as bordas (por exemplo, ao longo do comprimento) dos folheados retrorreflexivos foram enroladas. No caso de 3c, as bordas opostas de folheados retrorreflexivos são sobrepostas. Cada uma destas formas de realização compartilham a característica comum de que uma porção interior dos elementos compreende pelo menos uma camada de elementos óticos. Visto que a camada interior de elementos óticos é fornecida pelos folheados retrorreflexivos, está evidente que a(s) camada(s) de elementos óticos é discreta ao invés de ser dispersa por todo o interior dos elementos retrorreflexivos. Conseqüentemente, dentro da porção interior estão camadas contínuas discretas de elementos óticos adjacentes às camadas que estão livres de elementos óticos. Uma vez que a camada de superfície externa dos elementos retrorreflexivos da invenção (isto é, as camadas que compreendem elementos óticos) foi abradada devido ao desgaste, os elementos não são mais retrorreflexivos. Entretanto, eventualmente os elementos retrorreflexivos tendo camadas óticas enroladas ou sobrepostas tomar-se-ão retrorreflexivas mais uma vez na abradagem para as camadas subseqüentes de elementos óticos dentro do núcleo do elemento. Altemativamente, como representado na FIG, 3 d, as bordas dos folheados retrorreflexivos podem aproximar-se contatando uma à outra, opcionalmente com um intervalo pequeno. Independente, entretanto, a superfície de visualização dos elementos retrorreflexivos da invenção é substancialmente coberta com elementos óticos. O desempenho dos artigos retrorreflexivos da invenção pode ser avaliado por uma variedade de técnicas. Tipicamente, as marcações de pavimento são avaliadas determinando-se o Coeficiente de Luminância Retrorrefletida (RL) como descrito na ASTM E1710, ASTM E2176-01 e ASTM E2177-01 usando um ângulo de entrada de 88,76 graus e um ângulo de observação de 1,05 graus. RL pode ser determinado com a marcação de pavimento estando seca ou úmida. No caso de marcações de pavimento “novas” a reflexividade a úmido pode ser determinada com o uso de uma solução de sabão. A adição de sabão diminui a tensão de superfície da água simulando o desgaste de uma marcação de pavimento visto que a tensão de superfície de uma marcação de pavimento aumenta conforme ela se oxida, abrada, etc.
Em algumas formas de realização preferidas os artigos retrorreflexivos (por exemplo, marcações de pavimento) exibem RL comparáveis, embora suponha-se sejam consideravelmente mais eficazes em custo devido à utilização de menos folheados retrorreflexivos de lado a lado. Por exemplo, em uma fita de marcação de pavimento a superfície de visualização inteira ffeqüentemente consiste de folheados retrorreflexivos. Ao contrário, quando os elementos retrorreflexivos da invenção são fornecidos em uma cobertura média de cerca de um elemento por centímetro quadrado, apenas cerca de 14% em área da quantidade de folheados retrorreflexivos são usados.
Para outras formas de realização em que os elementos são maiores em tamanho ou mais elementos retrorreflexivos são fornecidos por área (por exemplo, mais do que 1 elemento por centímetro quadrado), a quantidade de folheados retrorreflexivos utilizada pode ser de 20%, 30%, 40%, 50%, 60%, 70%, 80%, 90% e mesmo 100% em área ou maior em comparação aos artigos que compreendem folheados retrorreflexivos em toda a sua superfície de visualização.
Em outras formas de realização preferidas, os elementos retrorreflexivos da invenção fornecem propriedades retrorreflexivas melhoradas, isto é, valores de RL mais altos. Por exemplo, quando um folheado retrorreflexivo do tipo lente exposta ou camada ótica é fornecida, a retrorreflexividade seca pode ser melhorada. Em algumas formas de Λ realização, o valor de RL quando seco é de pelo menos 2000 mcd/m /lux, pelo menos 2500 mcd/m /lux, pelo menos 3000 mcd/m /lux e pelo menos 3500 mcd/m /lux. Surpreendentemente, em algumas formas de realização o valor de RL quando seco é de pelo menos 4000 mcd/m2/lux, pelo menos 5000 mcd/m2/lux, pelo menos ainda de 6000 mcd/m2/lux. Em outras formas de realização, a reflexividade a úmido (isto é, com sabão para diminuir a tensão de superfície) é melhorada e é de pelo menos 1500 mcd/m2/lux, pelo menos 2000 mcd/m /lux, pelo menos 2500 mcd/m /lux e pelo menos 3000 mcd/m2/lux. O brilho retrorrefletido úmido e seco ideal pode ser obtido pelo uso de uma combinação de elementos retrorreflexivos em que os primeiros elementos fornecem retrorreflexividade seca e os elementos secundários fornecem retrorreflexividade a úmido. O brilho retrorrefletido úmido e seco ideal também pode ser obtido pelo uso de elementos retrorreflexivos tendo uma combinação de valor RL alto quando seco e quando úmido. Por exemplo, os elementos retrorreflexivos podem ter qualquer um dos valores RL anteriormente estabelecidos quando seco em combinação com qualquer um dos valores RL anteriormente estabelecidos quando seco.
Os elementos retrorreflexivos podem ser convenientemente preparados por vários métodos adequados, pelo menos alguns dos quais são acessíveis ao processamento contínuo.
Um método de fabricar elementos retrorreflexivos da invenção compreende (a) fornecer um laminado 400 da FIG. 4 que compreende (i) folheados retrorreflexivos 410 tendo uma superfície de visualização 411 e uma superfície oposta (isto é, que não de visualização) 412 e (ii) uma camada encolhível 420 disposta na superfície que não de visualização do folheado e (b) encolher a camada de película. Isto é tipicamente realizado (por exemplo, permanentemente) ligando-se a superfície que não de visualização dos folheados retrorreflexivos a uma camada de película encolhível. Altemativamente, os folheados retrorreflexivos podem ser fabricados em uma camada de película encolhível. É conveniente unir a camada de película encolhível a uma chapa inteira ou rolo inteiro de folheados retrorreflexivos e depois cortar o laminado em um tamanho desejável. Por exemplo, o folheado pode ser cortado em uma pluralidade de tiras em que a largura da tira corresponde à eventual circunferência ou seção transversal enrolada (por exemplo, largura) do elemento retrorreflexivo (isto é, depois do encolhimento). O comprimento da tira pode corresponder ao comprimento do elemento retrorreflexivo. Altemativamente, entretanto, o comprimento da tira pode ser consideravelmente mais longa tal que um ou mais rolos (por exemplo, contínuo) ou filamentos na forma tubular sejam formados que são subseqüentemente cortados em elementos retrorreflexivos separados.
Tipicamente a película encolhível encolhe em uma única direção, em que as bordas do folheado normal à direção de encolhimento tipicamente encrespa na direção uma da outra formando seções transversais circulares ou seções transversais enroladas como representado na FIG. 2 assim como nas FIGS. 3 a a 3 d.
Altemativamente, as películas que encolhem em mais do que uma direção também podem ser adequadamente utilizadas. Para este aspecto, o laminado encolhível retrorreflexivo seria tipicamente cortado em pedaços da dimensão desejada (isto é, comprimento, largura e forma) antes do encolhimento.
Os folheados retrorreflexivos podem ser cortados ou estampados em pedaços em que todos os pedaços têm substancialmente o mesmo tamanho e forma. Altemativamente, o folheado pode ser cortado em uma maneira aleatória fornecendo uma variedade de tamanhos e formas diferentes. Dependendo da forma inicial dos pedaços de folheados retrorreflexivos em combinação com o(s) componente(s) de encolhimento direcional da camada de película encolhível, o elemento retrorreflexivo resultante pode ter uma variedade de formas regulares assim como irregulares. Por exemplo, os elementos retrorreflexivos podem ser de forma substancialmente cilíndrica assim como na forma de almofadas, cubos, etc.
Uma variedade de materiais de película encolhível são conhecidos. Como aqui usado “película encolhível” e “camada encolhível” referem-se a uma composição polimérica que é capaz de diminuir em pelo menos uma dimensão devido a ter memória elástica. Existem dois tipos principais de películas encolhíveis. O primeiro tipo inclui películas poliméricas que são elastoméricas na temperatura ambiente. Tais películas podem ser mecanicamente estiradas e ligadas à superfície que não de visualização dos folheados retrorreflexivos. Os exemplos representativos incluem borracha de látex, borracha de nitrila e elastômeros termoplásticos tais como estireno-isopreno-estireno, estireno-butadieno-estireno, e estireno-etileno/butileno-estireno (por exemplo, comercialmente disponíveis da Shell, localização sob as marcas “Kraton”). O segundo tipo são películas poliméricas em que a memória elástica foi comunicada pela primeira extrusão ou de outro modo moldando o material polimérico em uma forma desejada, O polímero é depois reticulado ou dando propriedades de um material reticulado pela exposição à radiação de alta energia, por exemplo, feixe de elétron, iniciação de reticulação pela exposição á irradiação ultravioleta ou por meios químicos, por exemplo, peróxidos quando poliolefínas são usadas, O material polimérico reticulado é depois aquecido e deformado (isto é, estirado em pelo menos uma direção) e depois bloqueado em que a condição pela extinção ou outro esfriamento adequado ou na alternativa, o mesmo processo pode ser realizado abaixo da temperatura de fusão usando-se uma força enorme para deformar o polímero, O material deformado reterá a sua forma quase indefinidamente até que exposto a uma temperatura elevada suficiente para causar a recuperação, por exemplo, aproximadamente 394,26 K (250° F) no caso de polietileno. Tais materiais também são aludidos como películas que encolhem pelo calor e películas recuperáveis pelo calor. Os materiais que encolhem pelo calor úteis são tipicamente compreendidos de um polímero semi-cristalino reticulável, incluindo mas não limitado a poliolefínas (por exemplo, polietileno, polipropileno), poliésteres (por exemplo, tereftalato de polietileno) ou poliam idas (por exemplo, náilon), poliuretanos, cloreto de polivinila, fluoreto de polivinilideno tipicamente, que foi estabilizado contra a degradação por ultravioleta e oxidativa. A propriedade de memória elástica também pode ser comunicada aos materiais tendo as propriedades de polímeros retículados (por exemplo, poliolefínas e polímeros de vinila) que têm um peso molecular suficientemente alto para dar ao polímero resistência apreciável na temperatura acima do ponto de fusão cristalino. As misturas de um polímero não cristalino (por exemplo, neopreno) com um polímero semi-cristalino (por exemplo, polietileno) também são úteis como materiais encolhíveis pelo calor. No caso de polietileno e outros polímeros que são reticuláveis com radiação sem degradação sígnificante, a reticulação por feixe de elétron é altamente desejável para o processamento de tecido e controle de precisão da química da reticulação. Os materiais reticulados pela radiação podem opcionalmente conter um pro-rad (um monômero de acrilato ou alílico multifuncional) para realçar a resposta de dose/módulo e uma carga de negro de fumo para aumentar o reforço e a condutividade térmica. A orientação de tais materiais tipicamente segue as etapas de extrusão e reticulação e é realizada nas temperaturas acima da temperatura de fusão cristalina da composição. A orientação trava no lugar quando o material é esfriado no seu estado estirado. No geral as razões de estiramento de até cerca de 8 são possíveis para acomodar as transições em diâmetro com forças recuperadas variando a cerca de 15 libras por polegada linear (2626,90 N/m), que pode ser controlada pela razão de extensão e a densidade de reticulação.
De modo a obter elementos retrorreflexivos tendo seções transversais enroladas ou circulares, a força de recuperação da camada encolhível (por exemplo, película) é maior do que a resistência flexural do laminado contendo folheados retrorreflexivos. A força de recuperação é uma função tanto da memória elástica quanto da espessura da camada encolhível (por exemplo, película). A camada encolhível (por exemplo, película) preferivelmente encolhe pelo menos cerca de 5% em pelo menos uma dimensão no laminado. A quantidade de encolhimento tipicamente varia até cerca de 25%. Visto que uma quantidade significante da energia recuperada da película encolhível pode ser absorvida, é comum que a camada de encolhimento (por exemplo, a película) tenha um grau consideravelmente mais alto de encolhimento sozinho, antes da união aos folheados retrorreflexivos. Por exemplo, a película encolhível não restrita (isto é, antes da união) pode encolher 150%, 200%, 250%, etc. Tipicamente, a película encolhível não ligada não encolhe mais do que cerca de 500%. Conseqüentemente, as camadas de película encolhível de qualquer grau de encolhimento entre estas podem ser utilmente utilizadas. As forças de encolhimento mais altas (porcentagem e espessura) em combinação com os folheados retrorreflexivos de resistência à flexão baixa são preferidas para se obter elementos retrorreflexivos enrolados mais firmes (por exemplo, substancialmente sólidos). O Requerente verificou que a presença de revestimentos de topo podem aumentar a resistência à flexão dos folheados retrorreflexivos. Conseqüentemente, é preferido que quando tal revestimento de topo está presente o revestimento de topo seja fornecido depois do encolhimento do laminado. Embora as películas eneolhíveis sejam tipicamente contínuas, películas descontínuas também podem ser utilizadas de modo útil* Por exemplo, tiras de material de película encolhível ou filamentos elastoméricos podem estar ligados aos folheados retrorreflexivos.
Dependendo das dimensões dos folheados retrorreflexivos ou pedaços destes, a camada de película encolhível pode estar ligada antes ou depois de cortar os folheados retrorreflexivos em uma dimensão desejada (por exemplo, tira). A película encolhível pode ser ligada à superfície que não dc visualização em qualquer maneira adequada tal como por meio de um adesivo (por exemplo, sensível à pressão), pela laminação a quente, enxerto químico, soldagem por freqüência de rádio, extrusão da camada de película encolhível sobre a superfície que não de visualização do folheado, co-extrasão da camada de película encolhível e camada de reforço do folheado e combinações destes. Várias composições adesivas conhecidas são adequadas para ligar uma película encolhível à superfície que não de visualização. As composições adesivas de fusões a quente e ativadas pelo calor podem ser utilizadas para unir películas que encolhem com o calor contanto que o adesivo seja suficientemente reticulado ou viscoso tal que o mesmo não flua significantemente durante o processo de encolhimento por calor. No caso de união de películas elastoméricas estiradas, a temperatura de aplicação do adesivo está preferivelmente abaixo da temperatura de fusão da película elastomérica. As composições adesivas preferidas para unir películas encolhíveis com calor à superfície que não de visualização dos folheados retrorreflexivos são composições adesivas sensíveis à pressão. Os adesivos sensíveis à pressão são no geral compreendidos de um polímero base tal como borrachas naturais, borrachas sintéticas, copolímeros de bloco, éteres de polivinila, acrílicos, polialfaolefinas, siliconas e misturas destes freqüentemente em combinação com pelo menos um agente de pegajosidade. Vários adesivos sensíveis à pressão são descritos por exemplo na Patente U.S. N° 6.632.522. Os adesivos com base em acrílico de peso molecular alto tais como descritos nas Patentes U.S. N— 6.677.030 e 5.804.610 e adesivos com base em borracha (natural e sintética) tendem a exibir adesão adequada às películas encolhíveis pelo calor compreendidas de poliolefinas.
Altemativamente ou além da união com adesivo, a superfície da película encolhível pelo calor podem ser quimicamente enxertada por meio de fornecer um revestimento de superfície, tal como descrito na Patente U.S. N° 4.563.388. Isto é obtido pela polimerização de enxerto de pelo menos uma porção da superfície da película encolhível pelo calor com pelo menos um monômero selecionado do grupo que consiste de ácido acrílico, ácido metacrílico e ésteres destes; acrilamida, metacrilamida; alquil acrilamidas e metacrilamidas terciárias estericamente não impedidas; alquil acrilamidas e metacrilamidas secundárias tendo três ou menos átomos de carbono no grupo alquila; e N-vinilpirrolidona. A polimerização de enxerto é preferivelmente conduzida revestindo-se a porção desejada da película encolhível pelo calor com uma composição que compreende de pelo menos um dos monômeros acima e irradiando esta porção revestida com radiação ionizante, por exemplo, radiação por feixe de elétron. Um revestimento preferido compreende uma quantidade maior de Ν,Ν-dimetilacrilamida (DMA), quantidades menores de um poliacrilato, por exemplo, triacrilato de trimetilolpropano (TMPTA) e opcionalmente quantidades traço de um tensoativo e um ácido ou agente de transferência de cadeia mineral, por exemplo, ácido nítrico ou sais de prata, cobre, etc. O revestimento pode ser aplicado à película encolhível pelo calor pela utilização, por exemplo, de um revestidor de gravura de bossa fina e irradiada como uma película fina pelo feixe de elétron. O revestimento é tipicamente fino (por exemplo, cerca de 1 mil (0,0254 mm) de modo a não aumentar substancialmente a resistência à flexão do laminado e não craquear em porções separadas conforme o mesmo é estirado. A polimerização de enxerto sobre a película encolhível é particularmente adequada quando a superfície que não de visualização dos folheados retrorreflexivos inclui um polímero contendo ácido tal como no caso quando uma camada de reforço de ácido etileno metacrílico (EMMA) está presente. Os radicais livres podem ser gerados na superfície da película encolhível pelo uso de energia ionizante (por exemplo, feixe de elétron) que pode reagir direcionalmente com o revestimento fino de um monômero de acrilato (por exemplo, DMA) para ligar covalentemente os grupos funcionais de interesse (por exemplo, amina) à superfície de película encolhível. Quando a superfície que não de visualização do reforço de folheados retrorreflexivos (por exemplo, reforço de EMMA) é laminada à película encolhível em temperaturas abaixo da temperatura de fusão normal da película encolhível, causando o encolhimento do laminado, mas alta o bastante para fornecer boa umectação das superfícies de película, atrações iônicas suficientemente fortes ocorrem que podem manter uma união durante o processo de encolhimento e têm uma tendência também para manter a superfície dos folheados retrorreflexivos lisa (por exemplo, não enrugada devido ao fluxo de adesivo).
Os adesivos preferidos devido à sua durabilidade ao ar livre conhecida incluem aqueles adequados para o uso para marcadores de pavimento em relevo e fitas de marcação de pavimento. Por exemplo, o adesivo pode compreender borracha natural, polibutadieno ou um polímero de acrílico e um agente de pegajosidade, tal como descrito nas Patentes U.S. N° 5.906.889, WO 98/24978 e US 2003/0091815. A superfície que não de visualização dos folheados retrorreflexivos pode ser laminada a quente à camada encolhível (por exemplo, película) com um método estático ou contínuo. A laminação com calor no geral envolve, calor, tempo e pressão. Um método de laminação a quente estática inclui contatar a superfície que não de visualização dos folheados retrorreflexivos e a camada encolhível (por exemplo, película) e laminar em uma prensa de placa aquecida. Em métodos contínuos, a camada de película e folheado são laminados juntos passando-os através de um conjunto de rolos de estreitamento acionados. Por exemplo, os folheados retrorreflexivos e a camada encolhível (por exemplo, película) podem ser passados através de um conjunto de rolos de estreitamento de aço e/ou revestidos de borracha. Durante a laminação a quente, um ou ambos dos rolos de estreitamento podem ser aquecidos de modo a induzir a união. As condições usadas no processo de laminação variam dependendo dos tipos de película que estão sendo laminados entre si. Por exemplo, películas tendo um ponto de amolecimento relativamente baixo tal como polietileno linear de densidade baixa (LLDPE) são tipicamente laminados a quente em temperaturas variando de 355,37 K a 438,7 K (180° F a 330° F). Outros materiais tais como tereftalato de polietileno e polietileno e polipropileno de alta densidade são tipicamente laminados a quente em uma temperatura mais alta, tal como cerca de 438,70 K (330° F) e maior.
Um outro método de fabricar os elementos retrorreflexivos da invenção compreende fornecer um membro alongado tendo uma superfície longitudinal e folheados retrorreflexivos unidos em tomo do membro alongado tal que a superfície longitudinal seja substancialmente coberta com a superfície de visualização principal do folheado. O membro alongado pode ser compreendido de um membro de núcleo que seja uma parte integral do interior do elemento retrorreflexivo. Os materiais de núcleo adequados em materiais poliméricos (por exemplo, película), filamentos (por exemplo, poliméricos ou não poliméricos) assim como um filamento termoplástico extrusado. Altemativamente, o membro alongado pode ser uma ferramenta. Por exemplo, o método pode compreender enrolar folheados retrorreflexivos em tomo do mandril tal que o folheado envolva e a superfície de visualização seja exposta e una pelo menos a sobreposição. Também é considerado fornecer um membro de núcleo tubular oco e revestindo o membro de núcleo tubular com um revestimento polimérico e elementos óticos tal que a camada ótica seja formada em linha, ao invés de ser fornecida como folheados retrorreflexivos pré-conformados. Esta construção pode ser um intermediário que seja concorrente ou subseqüentemente enchido com um material de núcleo(por exemplo, termoplástico). A superfície que não de visualização dos folheados retrorreflexivos pode ser ligada ao membro de núcleo alongado e/ou os folheados retrorreflexivos podem ser ligados a si próprios (por exemplo, uma sobreposição) m qualquer maneira adequada, tal como aquelas anteriormente descritas para a união da superfície que não de visualização dos folheados retrorreflexivos à camada encolhível (por exemplo, película). Uma série mais ampla de adesivos de fusão a quente podem ser utilmente utilizados quando um material sensível ao calor não esteja presente. É tipicamente conveniente aplicar um adesivo reticulável à circunferência do membro de núcleo alongado antes de contatar o membro de núcleo com a superfície que não de visualização do folheado. O membro de núcleo alongado tem um diâmetro que é menor do que a largura da seção transversal do elemento retrorreflexivo. Para as formas de realização em que o comprimento do membro de núcleo seja maior do que a dimensão máxima desejada do elemento retrorreflexivo, o membro alongado (por exemplo, contínuo) substancialmente coberto com folheados retrorreflexivos na superfície exposta pode ser cortado em elementos retrorreflexivos separados.
Em cada uma destas formas de realização, os folheados retrorreflexivos podem incluir camadas adicionais dispostas na superfície que não de visualização. Por exemplo, os folheados retrorreflexivos podem compreender uma camada adesiva. Tal camada adesiva pode ser utilizada para unir a camada de película encolhível à superfície que não de visualização do folheado, pode ser utilizada para unir a superfície que não de visualização do folheado ao membro de núcleo alongado ou pode ser utilizada para unir os folheados retrorreflexivos a si próprios formando uma sobreposição ou bobina.
Altemativamente ou, além disso, cada uma destas formas de realização pode incluir uma camada de película adicional que se tome o material de núcleo do elemento retrorreflexivo. Os materiais de película adequados para este propósito incluem vários material poliméricos termoplásticos e de termocura e misturas destes. Os materiais termoplásticos ilustrativos incluem, por exemplo, precursores elastoméricos não reticulados (por exemplo, formulações de borracha nitrílica), copolímeros de etileno-acetato de vinila, poliésteres, acetato de polivinila, poliuretanos, poliuréias, resinas de acrílico, resinas de metacrílico, copolímeros de acrilato/metacrilato de etileno, copolímeros de etileno- ácido acrílico /ácido metacrílico, polivinil butiral e outros. Os exemplos ilustrativos de materiais de termocura incluem resinas de amino, resinas acrílicas de termocura, resinas metacrílicas de termocura, resinas de poliéster, óleos de secagem, resinas alquídicas, resinas epóxi e fenólicas, poliuretanos com base em isocianatos, poliuréias com base em isocianatos e outros.
Além disso, um revestimento de topo pode ser aplicado à superfície de visualização dos folheados retrorreflexivos ou à superfície exposta do elemento retrorreflexivo. Em alguns casos, tal revestimento de topo completa as óticas do folheado, significando que o folheado tem apenas um nível muito baixo de retrorreflexividade até depois que o revestimento de topo é aplicado. Em outros casos este revestimento de topo melhora a integridade dos elementos retrorreflexivos e ajuda o elemento a manter a sua forma. Os revestimentos de topo no geral transmitem pelo menos 70% de luz visível. Preferivelmente, o revestimento de topo é suficientemente transparente tal que ele transmita 80% ou mais e mais preferivelmente 90% ou mais de luz visíveis. Os revestimentos de topo adequados incluem mas não são limitados a poliuretanos, poliésteres, acrílicos, copolímeros de olefina ácidos tais como etileno ácido acrílico, etileno ácido metacrílico, copolímeros de olefina ácidos neutralizados com um “ionômero” básico, cloreto de polivinila e seus copolímeros, epóxidos, policarbonatos e misturas destes. Os revestimentos de topo preferidos incluem composições de revestimentos que compreendem polímeros de poliuretano, polímeros acrílicos e misturas destes que preferivelmente foram reticulados. Um revestimento de topo exemplar é um uretano transportado pela água, comercialmente disponível da ICI Resins, Wilmington, MA sob a designação comercial “Neorez R-960” que foi combinado com um reticulador de aziridina, também comercialmente disponível da ICI Resins, sob a designação comercial “CX-100”. Outros revestimentos de topo acrílicos transportados pela água exemplares são descritos no pedido de Patente U.S. publicado N° 2004/0018344-A1; publicado em 29 de janeiro de 2004. Vários aditivos tais como estabilizadores, corantes, absorvedores de ultravioleta, anti-oxidantes etc. podem ser adicionados ao material da camada de revestimento de topo para afetar o processamento, desgaste ou cor retrorrefletida.
Revestimentos duros podem ser aplicados aos elementos retrorreflexivos para melhorar a sua durabilidade. Vários revestimentos duros são conhecidos. Por exemplo, camadas de revestimento duro contínuas finas que compreendem um material de óxido inorgânico ou um material de carbono como diamante são descritos na WO 03/091762. Um revestimento duro mais creme resistente à abrasão preferido preparado a partir de cerca de 20% a cerca de 80% de monômeros etilenicamente insaturados; cerca de 10% a cerca de 50% de sílica coloidal funcionalizada em acrilato; e cerca de 5% a cerca de 40% de acrilamida Ν,Ν-dissubstituído ou monômero de N-vinil-amida N-substituído tendo um peso molecular entre 99 e 500 unidades de massa atômica é descrito na Patente U.S. 5.677.050 (Bilkadi, et al.).
Independente da maneira em que os elementos retrorreflexivos da invenção foram preparados, em algumas formas de realização, pelo menos uma porção dos elementos retrorreflexivos compreendem um núcleo sólido. Isto pode ser obtido, por exemplo, enrolando-se firmemente o folheado, entrelaçando-se filamentos ocos (por exemplo, de forma tubular), enchendo elementos ocos com um material de núcleo ou por outros meios. Os elementos de núcleo sólidos são supostos exibir resistência ao impacto aumentada em comparação aos elementos retrorreflexivos ocos.
Os elementos retrorreflexivos da invenção podem ser enchidos com uma variedade de materiais de núcleo. Os materiais de núcleo adequados incluem, por exemplo, vários materiais poliméricos. Em particular, os vários materiais poliméricos anteriormente descritos para o uso como um material de núcleo de camada de película podem ser adequadamente utilizados. Por exemplo, tal material de núcleo termoplástico pode ser concorrentemente extrusado na porção central de bobinas ocas ou filamentos de forma tubular durante a fabricação.
Em outras formas de realização, os elementos retrorreflexivos são pelo menos parcialmente ocos, tendo assim uma cavidade. A cavidade pode ser contínua de uma extremidade em seção transversal do elemento à outra. Altemativamente, a cavidade pode ser descontínua. As cavidades descontínuas podem ser formadas apenas em porções que são firmemente enroladas ou entrelaçadas (por exemplo, ao longo do comprimento de um elemento). Além disso, a cavidade pode ser descontínua em pelo menos uma ou ambas as extremidades de seção transversal dos elementos retrorreflexivos como um resultado de cortar as bobinas ou filamentos de elemento intermediário em elementos separados tal como pode ser realizado com uma faca quente. Fornecer cavidades pelo menos parciais dentro dos elementos é suposto ser vantajoso para permitir que o aglutinante (por exemplo, da marcação de pavimento) seja embebido dentro dos elementos, formando assim uma união mecânica com as camadas internas do elemento, ao invés de meramente uma união de superfície. Nestas formas de realização, embora o elemento retrorreflexivo seja pelo menos parcialmente oco antes de ser combinado com o aglutinante, o elemento retrorreflexivo se toma crescentemente sólido uma vez combinado com o aglutinante e assim adquire as vantagens também, pelo menos em parte, dos elementos retrorreflexivos sólidos.
Os elementos retrorreflexivos podem ter virtualmente qualquer tamanho e forma, contanto que o coeficiente de retrorreflexão (RA), seja de pelo menos cerca de 3 cd/lux/m de acordo com o Procedimento B do Padrão ASTM E809-94a usando um ângulo de entrada de -4,0 graus e um ângulo de observação de 0,2 graus. Para a maioria dos usos de marcação de pavimento, o RA é tipicamente de pelo menos cerca de 7 cd/lux/m e preferivelmente de cerca de 8 cd/lux/m2 e maior. A dimensão máxima preferida (por exemplo, comprimento) dos elementos retrorreflexivos, particularmente para os usos de marcação de pavimento, tipicamente varia até cerca de 10 mm e é preferivelmente de até cerca de 3 mm. A dimensão mínima (por exemplo, largura da seção transversal) é tipicamente de pelo menos cerca de 0,5 mm e preferivelmente não mais do que 5 mm. O elemento retrorreflexivo pode ter também qualquer dimensão entre estas dimensões estabelecidas.
Os folheados retrorreflexivos utilizados na presente invenção são no geral descritos como “de lente exposta”, “de lente inclusa”, “de lente embutida” e “de lente encapsulada”. Os folheados retrorreflexivos de lente inclusa compreendem uma monocamada de elementos retrorreflexivos tendo uma película de topo ou camada de cobertura (isto é, o revestimento de topo aqui descrito) que protege as suas superfícies frontais, por exemplo, uma monocamada de microesferas tendo uma camada reflexiva em associação ótica com as suas superfícies traseiras, algumas vezes espaçadas por uma camada espaçadora e uma camada de cobertura (isto é, o revestimento de topo aqui descrito) que protege as superfícies frontais das microesferas. Os “folheados retrorreflexivos de lente embutida” compreendem uma monocamada de microesferas tendo uma camada espaçadora e uma camada reflexiva em associação ótica com as suas superfícies traseiras e uma camada de cobertura em que as superfícies frontais das microesferas são embutidas. Um exemplo de um folheado de lente embutida de canto de cubo compreende uma monocamada de cantos de cubo cujas superfícies frontais e traseiras são embutidas em matrizes poliméricas e uma camada reflexiva especular revestida ou metalizada na superfície dos cantos de cubo. Os “folheados retrorreflexivos de lente encapsulada” compreendem uma monocamada de elementos retrorreflexivos, por exemplo, uma monocamada de microesferas com meios reflexivos em associação com as superfícies traseiras e uma camada de cobertura (isto é, o revestimento de topo aqui descrito) disposta na sua superfície frontal ou uma camada de elementos de canto de cubo com uma camada selada na sua superfície traseira fornecendo uma interface de ar em que os elementos de canto de cubo têm uma camada metálica reflexiva especular sobre isso. A camada de elementos de canto de cubo também tipicamente compreende um camada de cobertura, isto é, o revestimento de topo aqui descrito. O folheado de lente inclusa é no geral preferido quanto as suas propriedades reflexivas úmidas. O folheado com base em microesfera, algumas vezes aludido como “folheado com conta,” é bem conhecido na técnica e inclui uma multidão de microesferas tipicamente pelo menos parcialmente embutida em uma camada polimérica e materiais que reflete de modo especular ou difuso associados (tais como vapor metálico ou revestimento crepitado, flocos metálicos ou partículas de pigmento). É importante mencionar que tal camada polimérica também é aludida como uma camada de aglutinante. Os exemplos ilustrativos de folheado com base em microesfera são divulgados nas Pats. U.S. N- 4.025.159 (McGrath); 4.983.436 (Bailey); 5.064.272 (Bailey); 5.066.098 (Kult); 5.069.964 (Tolliver); e 5.262.225 (Wilson). O folheado de canto de cubo, algumas vezes aludido como prismático, microprismático, espelho triplo ou folheados de reflexão interna total, tipicamente incluem uma multidão de elementos de canto de cubo para retrorrefletir a luz incidente. Os retrorrefletores de canto de cubo tipicamente incluem uma chapa tendo no geral uma superfície frontal planar e uma série de elementos de canto de cubo que se projetam da superfície traseira. Os elementos que refletem canto de cubo incluem no geral estruturas triédricas que têm três faces laterais perpendiculares aproximadamente mútuas se encontrando em um único canto — um canto de cubo. No uso, o retrorrefletor é disposto com a superfície frontal disposta no geral para o local antecipado de observadores e da fonte de luz intencionados. A luz incidente na superfície frontal penetra a chapa e passa através do corpo da chapa para ser refletida por cada uma das três faces dos elementos, de modo a sair da superfície frontal em uma direção substancialmente voltada para a fonte de luz. no caso de reflexão interna total, a interface de ar deve permanecer livre de sujeira, água e adesivo e portanto é incluída por uma película selante. Altemativamente, os revestimentos reflexivos podem ser aplicados nas costas das faces laterais. O polímeros para folheado de canto de cubo incluem poli (carbonato), poli (metacrilato de metila), poli (tereftalato de etileno), poliuretanos alifáticos, assim como copolímeros de etileno e seus ionômeros. O folheado de canto de cubo pode ser preparado pela moldagem diretamente sobre uma película, tal como descrito na Patente U.S. N° 5.691.846 (Benson, Jr.). Os polímeros para cantos de cubo curados por radiação incluem acrilatos reticulados tais como acrilatos ou epóxidos multifuncionais e uretanos acrilados misturados com monômeros mono- e multifuncionais. Além disso, cantos de cubo tais como aqueles anteriormente descritos podem ser moldados sobre película de cloreto de polivinila plastificada para um folheado de canto de cubo moldado mais flexível. Estes polímeros são freqüentemente utilizados por uma ou mais razões incluindo estabilidade térmica, estabilidade ambiental, claridade, liberação excelente da ferramenta ou molde e capacidade de receber um revestimento reflexivo.
Em formas de realização em que o folheado provavelmente deva ser exposto à umidade, os elementos retrorreflexivos de canto de cubo são preferivelmente encapsulados com uma película selante ou os cubos podem ser revestidos reflexivos especulares e retro-enchidos para embutir totalmente a camada de cubo em polímero resistente a água. Em casos em que o folheado de canto de cubo é utilizado como a camada retrorreflexiva, uma camada de reforço pode estar presente para o propósito de opacificar o artigo ou artigo, melhorando a sua resistência ao risco e extração, e/ou eliminar as tendências ao bloqueio da película selante. Os exemplos ilustrativos de folheados retrorreflexivos com base em canto de cubo são divulgados nas Pats. U.S. N- 4.588.258 (Hoopman); 4.775.219 (Appledom et ai.); 4.895.428 (Nelson); 5.138.488 (Szczech); 5.387.458 (Pavelka); 5.450.235 (Smith); 5.605.761 (Burns); 5.614.286 (Bacon Jr.) e 5.691.846 (Benson, Jr.).
Em algumas formas de realização, os folheados retrorreflexivos compreendem um material poliméríco que reflete difusamente e elementos óticos que são substancialmente livres de propriedades de reflexão especular. O material polimérieo pode conter um corante ou uma camada de cor adicional pode ser fornecida. Os folheados retrorreflexivos coloridos fluorescentes são particularmente úteis para usos no controle de tráfego. A ltemat ivamente, entretanto, os folheados retrorreflexivos podem compreender um núcleo que não reflete difusamente (por exemplo, núcleo transparente) em combinação com elementos óticos que refletem especularmente, tal como pode ser fornecido pelas contas de vidro descritas nas Patentes U.S. N— 3.274.888 e 3.486.952. O uso de contas microcristalinas tais como as contas vitro-cerâmicas tendo tal revestimento especular também é considerado. O folheado retrorreflexivo é comercialmente disponível. Por exemplo, o folheado retrorreflexivo pode ser adquirido da 3M Company, St. Paul, Minnesota sob a designação comercial “3M Scotchlite Reflexive License Plate Sheeting, Series 3750” e “3M Scotchlite Reflexive Material-Series 6800 Highgloss Pressure Sensitive Adhesive Film”. O folheado retrorreflexivo é comercialmente disponível também de outros fabricantes.
As marcações de pavimento da invenção compreendem os elementos retrorreflexivos da invenção embutidos parcialmente na superfície de uma camada de aglutinante. Antes de combinar os elementos retrorreflexivos com o aglutinante, os elementos retrorreflexivos podem ser revestidos com uma ou mais tratamentos de superfície para melhorar a adesão dos elementos reflexivos no líquido aglutinante. Os elementos retrorreflexivos são preferivelmente embutidos no aglutinante a cerca de 20 a 70% e mais preferivelmente de cerca de 40 a 60% de seus diâmetros tal que os elementos retrorreflexivos sejam adequadamente expostos. Embora os elementos retrorreflexivos embutidos a um grau maior também forneçam algum nível de retrorreflexão, fazer isto diminui as melhoras contribuídas pela área de superfície que se estende na vertical dos elementos retrorreflexivos tais como angularidade melhorada e/ou retrorreflexividade a úmido melhorada. Vários materiais aglutinantes conhecidos podem ser utilizados incluindo vários aglutinantes curáveis de uma e duas partes, assim como aglutinantes termoplásticos em que o aglutinante atinge um estado líquido por intermédio de aquecimento até fundido. Os materiais aglutinantes comuns incluem poliacrilatos, metacrilatos, poliolefinas, poliuretanos, resinas de poliepóxido, resinas fenólicas e poliésteres. Um aglutinante preferido inclui uma composição de duas partes tendo um componente de amina incluindo uma ou mais aminas de éster aspártíco e opcionalmente um ou mais correagentes funcionais em amina, um componente de isocianato incluindo um ou mais poliisocianatos e material selecionado do grupo de enchedores, extensores, pigmentos e combinações destas, descritos na Patente U.S. N~ 6,166.106. Para as pinturas reflexivas o aglutinante tipicamente compreende pigmento reflexivo.
Os elementos retrorreflexivos da presente invenção podem ser gotejados ou cascateado sobre os aglutinantes tais como pintura úmida, materiais de termocura ou materiais tennoplásticos quentes (por exemplo, as Pats. U.S. N- 3.849.351, 3.891.451, 3.935.158, 2.043.414, 2.440.584 e 4.203.878). Nesta aplicações, a pintura ou material termoplástico forma uma matriz que serve para manter os elementos retrorreflexivos em uma orientação parcial mente embutida e parcial mente projetada. A matriz também pode ser formada a partir de sistemas de dois componentes duráveis tais como epóxidos ou poliuretanos ou a partir de poliuretanos termoplásticos, alquídicos, acrílicos, poliésteres e outros.
Tipicamente, os elementos retrorreflexivos da presente invenção são aplicados a uma rodovia ou outra superfície através do uso de equipamento de delineação convencional. Os elementos retrorreflexivos são gotejados tal que cada elemento retrorreflexivo venha a se apoiar com uma das suas faces dispostas em uma direção a jusante tal que seja embutida e aderida na pintura, material termoplástico, etc. Uma vez que a pintura ou outro material que forme película está completamente curado, os elementos retrorreflexivos são firmemente mantidos em posição para fornecer uma marcação retrorreflexíva, Os elementos podem ser gotejados em uma maneira aleatória tal como representado na FIG. I. Se tamanhos diferentes de elementos retrorreflexivos são usados, estes são típica e uniformemente distribuídos na superfície. Altemativamente, os elementos retrorreflexivos podem ser gotejados em um padrão tal como representado na FIG. 5. A FIG. 5 é altamente retrorreflexiva de luz incidente que se aproxima da direção de tráfego 510, embora exiba reflexão substancialmente mais baixa (se alguma) na direção 530, (isto é, em que a luz brilha nas porções de extremidade ao invés da porção de superfície longitudinal dos elementos retrorreflexivos.
Os elementos retrorreflexivos da presente invenção também podem ser usados nas fitas pré-conformadas (isto é, chapas de marcação de pavimento) em que os elementos retrorreflexivos da invenção são no geral fornecidos na superfície de visualização. Na superfície oposta de um reforço tal como polímero de acrilonitrila-butadieno, poliuretano ou borracha neopreno é fornecido. A superfície oposta da fita de marcação de pavimento também no geral compreende um adesivo (por exemplo, adesivo sensível à pressão, ativado por calor ou solvente ou de contato) sob o reforço. Durante o uso, o adesivo é contatado com o substrato alvo, tipicamente o pavimento.
As marcações de pavimento freqüentemente ainda compreendem partículas resistentes a deslizamento para reduzir o escorregamento pelos pedestres, bicicletas e veículos motorizados. As partículas resistentes ao deslizamento podem ser, por exemplo, cerâmicos tais como quartzo, óxido de alumínio, carbeto de silício ou outros meios abrasivos.
Altemativamente, os elementos retrorreflexivos podem ser utilizados como elementos óticos em folheados retrorreflexivos para o uso em sinais, roupas de segurança pessoal e outros usos em que a retrorreflexividade é útil ou requerida.
Os elementos e artigos retrorreflexivos da invenção são adequados para uma variedade de dispositivos de controle de tráfego de artigo retrorreflexivo assim como aviação e marinho. Os dispositivos de controle de tráfego representativos incluem, por exemplo, produtos enrolados tais como, fita, decalques, folheado de placa de licença, folheado de barricada e folheado de sinais. Outros artigos retrorreflexivos incluem sinais enrolados, bandeiras, banners, marcações de veículo, marcações de veículo segmentadas, decalques, sinais, itens promocionais, bagagem, pastas, maletas escolares, mochilas, botes, bastões, guarda-chuvas, coleiras de animal, marcações de caminhão, coberturas de trailer, cortinas, etc. O artigo da invenção pode compreender um adesivo sensível à pressão na superfície que não de visualização de modo a prender o artigo a um barril, cone, poste, rodovia, placa de licença, barricada ou superfície de sinalização. Além disso, em outros usos o artigo pode ser aderido ou costurado em roupas, sapatos, etc. como é freqüentemente o caso para artigos de vestuário tais como coletes de zona de trabalho em construção, coletes salva vida, roupas impermeáveis e outros.
No artigo retrorreflexiva da invenção, pelo menos uma porção dos elementos compreenderão pelo menos um tipo de elementos retrorreflexivos (por exemplo, tendo um primeiro folheado retrorreflexivo) da invenção. Assim, os elementos da invenção podem ser usados em combinação com outros elementos retrorreflexivos (por exemplo, da invenção tendo um tamanho diferente ou folheados retrorreflexivos diferentes) assim como com outros elementos óticos (por exemplo, microesferas transparentes).
Uma ampla variedade de elementos óticos pode ser utilizada na superfície de visualização dos elementos retrorreflexivos da invenção assim como em combinação com os elementos retrorreflexivos da invenção na superfície de visualização dos artigos. Os elementos óticos podem estar na forma de qualquer formato tal como grânulos, flocos (por exemplo, flocos de alumínio) e fibras contanto que os elementos sejam compatíveis com o tamanho, forma e geometria do núcleo. Tipicamente, os elementos óticos têm um índice refrativo de cerca de 1,5 a cerca de 2,6. Quanto as dimensões do elemento retrorreflexivo presentemente preferido, tendo uma dimensão variando de cerca de 0,2 a cerca de 10 milímetros, os elementos óticos preferivelmente variam em tamanho de cerca de 30 a cerca de 300 micrômetros no diâmetro.
Os elementos transparentes esferoidais, também aqui descritos como “contas”, “contas de vidro” e “contas vitro-cerâmicas” são tipicamente preferidos. Os elementos óticos são preferivelmente compreendidos de material inorgânicos que não são facilmente suscetíveis à abrasão. Os elementos óticos mais amplamente usados nas marcações de pavimento são fabricados de vidros de cal de soda-silicato. Embora a durabilidade seja aceitável, o índice refrativo é de apenas cerca de 1,5, o que limita enormemente o seu brilho retrorreflexivo. Os elementos óticos de vidro de índice mais alto de durabilidade melhorada que podem ser aqui usados são divulgados na Pat. U.S. N° 4.367.919.
Para a resistência ao esmagamento aumentada, as contas são preferivelmente microcristalinas.
As contas microcristalinas representativas podem ser não vítreas tais como descritas na Patente U.S. N° 4.564.556 ou as contas podem compreender um material vitro-cerâmico, tal como descrito na Patente U.S. N° 6.461.988. Os elementos óticos microcristalinos também são descritos nas Patentes U.S. N- 4.758.469 e 6.245.700. Os elementos óticos são preferivelmente resistentes ao risco e lascamento, são relativamente duros (dureza acima de 700 Knoop) e são fabricados para ter um índice relativamente alto de refração.
Tipicamente, para o efeito retrorreflexivo ideal, os elementos óticos têm um índice refrativo variando de cerca de 1,5 a cerca de 2,0 para a retrorreflexividade seca ideal, preferivelmente variando de cerca de 1,5 a cerca de 1,9. Para a retrorreflexividade a úmido ideal, os elementos óticos têm um índice refrativo variando de cerca de 1,7 a cerca de 2,4, preferivelmente variando de cerca de 1,9 a 2,4 e mais preferivelmente variando de cerca de 2,1 a cerca de 2,3. O elemento retrorreflexivo pode compreender elementos óticos tendo o mesmo ou aproximadamente o mesmo índice refrativo. Altemativamente, o elemento retrorreflexivo pode compreender elementos óticos tendo dois ou mais índices refrativos. Do mesmo modo, a marcação de pavimento pode compreender elementos retrorreflexivos (por exemplo, microesferas) tendo o mesmo índice refrativo ou elementos retrorreflexivos (por exemplo, microesferas) tendo dois ou mais índices refrativos. Além disso, a marcação de pavimento pode compreender um elemento retrorreflexivo de acordo com a invenção em combinação com um ou mais elementos óticos tendo o mesmo ou dois ou mais índices refrativos. Tipicamente, os elementos óticos tendo um índice refrativo mais alto realizam melhor quando úmidos e os elementos óticos tendo um índice refrativo mais baixo realizam melhor quando secos. Quando uma mistura de elementos óticos tendo índices refrativos diferentes é usada, a relação dos elementos óticos de índice refrativo mais alto para os elementos óticos de índice refrativo mais baixo é preferivelmente de cerca de 1,05 a cerca de 1,4 e mais preferivelmente de cerca de 1,08 a cerca de 1,3.
Os elementos óticos podem ser coloridos para retrorrefletir uma variedade de cores. Além disso, os elementos óticos podem ser igualados na cor com as pinturas de marcação nas quais eles são embutidos. As técnicas para preparar elementos óticos cerâmicos coloridos que podem ser aqui usados são descritas na Pat. U.S. N° 4.564.556. Os corantes tais como nitrato férrico (para vermelho ou laranja) podem ser adicionados na quantidade de cerca de 1 a cerca de 5 por cento em peso do óxido metálico total presente. A cor também pode ser comunicada pela interação de dois compostos incolores sob certas condições de processamento (por exemplo, T1O2 e Zr02 podem interagir para produzir uma cor amarela).
Exemplos Nos exemplos que seguem os seguintes materiais e componentes foram usados: Folheado retrorreflexivo #1: Um folheado retrorreflexivo de lente inclusa comercialmente disponível da 3M Company, St. Paul, Minnesota sob a designação comercial “3M Scotchlite Reflexive License Plate Sheeting, Series 3750”.
Folheado retrorreflexivo #2: Um folheado retrorreflexivo de lente exposta foi produzido como segue: Contas vitro-cerâmicas com um índice de refração de cerca de 2,26 similar em composição ao Exemplo 23 da Patente U.S. N° 6.461.988 exceto que fabricado com cerca de 8% de Zr02, 9% de AI2O3, 3% de S1O2, 66% de T1O2, 14% de CaO. Um papel revestido com polietileno obtido da Felix Schoeller Technical Papers, Inc., Pulaski, NY foi pré aquecido a 175° C. As contas vitro-cerâmicas foram cascateadas sobre o lado de polietileno do papel. A chapa revestida de conta foi passada sobre um segundo rolo a cerca de 175° C e as contas foram deixadas afundar a aproximadamente 30% do seu diâmetro. Uma solução aglutinante de polivinil butiral foi revestida sobre o papel revestido de conta usando uma barra de chanffo. O aglutinante é o mesmo como usado nos folheados retrorreflexivos comercialmente disponíveis da 3M Company sob a designação comercial “3M Scotchlite Reflexive License Plate Sheeting, Series 3750”. A barra de chanffo teve um entalhe de 0,08 mm. A solução de cobertura de espaço foi secada em uma estufa a 408,15 K (135° C). Em seguida alumínio foi revestido pela deposição de vapor em uma espessura de revestimento de cerca de 900 Ângstroms. A Película Termoplástica #2 foi aquecida a cerca de 448,15 K (175° C) e laminada sobre o alumínio. Finalmente o papel revestido com polietileno foi removido.
Folheado retrorreflexivo #3: Contas vitro-cerâmicas com um índice de refração de cerca de 1,92 foram fabricadas de acordo com o Exemplo 5 da Patente U.S. N2 6.479.417 exceto sem a adição de MnO. A superfície das contas foi depois revestida com uma camada fina de alumínio na maneira descrita na Patente U.S. N2 6.355.302. A Película Termoplástica #2 foi pré aquecida em um rolo a uma temperatura de cerca de 448,15 K (175° C). As contas foram cascateadas sobre a película. A chapa revestida de conta foi passada sobre um segundo rolo a cerca de 448,15 K (175° C) e as contas foram embutidas a cerca de 50% do seu diâmetro produzindo um folheado retrorreflexivo de lente exposta.
Folheado retrorreflexivo #4: Contas vitro-cerâmicas amarelas tingidas com manganês com um índice de refração de cerca de 1,92 foram fabricadas de acordo com o Exemplo 7 da Patente U.S. N2 6.479.417 exceto com a adição de 1,4% de MnO ao invés de 1%. A superfície das contas foi depois revestida com uma camada fina de alumínio na maneira descrita na Patente U.S. N2 6.355.302. A Película Termoplástica #2 foi pré aquecida em um rolo a uma temperatura de cerca de 448,15 K (175° C). As contas foram cascateadas sobre a película. A chapa revestida de conta foi passada em um segundo rolo a cerca de 448,15 K (175° C) e as contas foram embutidas a cerca de 50% do seu diâmetro produzindo um folheado retrorreflexivo de lente exposta.
Folheado retrorreflexivo #5: Um folheado retrorreflexivo comercialmente de lente inclusa disponível da 3M Company, St. Paul, Minnesota sob a designação comercial “3M Scotchlite Reflexive Material - Series 6800 Highgloss Pressure sensitive Adhesive Film”.
Película de Marcação de Pavimento #1: Uma película de marcação de pavimento fabricada de acordo com a tabela no exemplo na página 17 da Patente U.S. N2 5.763.000, calandrada até uma espessura de cerca de 1 mm.
Precursor de Aglutinante de Poliisocianato #1: Poliisocianato comercialmente disponível da Bayer Corporation, Pittsburg, PA sob a designação comercial “Desmodur NI 00”. Precursor de Aglutinante de Poliol #1: Uma solução de poliol clara (obtida da Gibraltar Chemical Works, Inc; South Holland, IL) acreditada conter cerca de: 79,3% em peso de poliéster poliol comercialmente disponível da DOW Chemical Company, Midland, MI sob a designação comercial “Tone 0301” 6,7% em peso de poliéster insaturado comercialmente disponível da Inolex Chemical Company, Filadélfia, PA sob a designação comercial “Lexorez 140565” 12,9% em peso de acetona, Shell Chemicals, Houston, TX 1,1% em peso de xileno, Shell Chemicals catalisador de dilaurato de dibutil estanho acreditado estar presente a menos do que 1% como pode ser obtido da OMG Group, Inc., Cleveland, OH
Precursor de Aglutinante de Poliol #2: Uma dispersão de pigmento (obtida da Gibraltar) acreditada conter cerca de: 40% em peso de poliéster poliol comercialmente disponível da DOW Chemical Company, Midland, MI sob a designação comercial “Tone 0301” 44% em peso de dióxido de titânio comercialmente disponível da DuPont, Wilmington, De sob a designação comercial Ti-Pure R960 9% em peso de metil isobutil cetona, Shell Chemicals 2% em peso de aluminossilicato duplo de sódio e potássio, como pode ser obtido da Desiccant City, uma divisão da AGM Container Controls, Inc., Tucson, AZ 5% em peso acreditados ser dispersantes e catalisadores Àglutinante de Pintura #1: Um aglutinante de marcação de pavimento líquido de duas partes, comercialmente disponível da 3M Company, sob a designação comercial *‘3M Stamark Liquid Pavement Marking 1500 Parte A e 1530 Reticulamer Parte B”.
Aglutinante de Pintura #2: Pintura de Tráfego de Látex fabricada pela Diamond Vogei e obtida da State of Minnesota Department of Transportation; St. Paul, MN Aglutinante Termoplástico #1: Um aglutinante de marcação de pavimento termoplástico comercialmente disponível da Intennak Corp., St. Augustine, FL sob a designação comercial “Thermoplastic Roadmarking Material Type TX 930-W” Película Encolhível #1: Uma resina LLDPE obtida da Dow Chemical Company sob a designação comercial “Dowlex 2045” foi extrusada em um rolo de 25 cm de largura de folheado tendo uma espessura de película de 0,30 mm. O folheado foi revestido com uma mistura de 93% de dimetilacrilamída (DMA) disponível da Sigma-Aldrich, St. Louis, MO e 7% de TMPTA, também disponível da Sigma-Aldrich e irradiado com feixe de elétron a uma dose de 5 Mrads a uma voltagem de aceleração de 2,88 x 10'14 J (180 keV) com um ESI Electrocurtain. A película foi ainda irradiada com uma dose adicional de 5 Mrads no mesmo lado como o revestimento de DMA a uma voltagem de 2,88 x 10'14 J (180 keV) e depois no lado oposto a uma dose de 3 Mrad e a uma voltagem de 2,88 x 10~14 J (180 keV) para se obter um gradiente de dose através da película variando de 10 Mrads (lado de DMA) a 3 Mrads no lado oposto. A película foi depois nominalmente estirada 4X em uma estufa de estendedouro a uma temperatura acima da sua temperatura de fusão (> 398,15 Κ (125° C) na superfície).
Película encolhível #2: Uma resina de LLDPE obtida da Dow Chemical Company sob a designação comercial “Dowlex 2045” foi extrusada em um rolo de 25 cm de largura de folheado tendo espessura de película de 0,64 mm. O folheado foi revestido com uma mistura de 87% de DMA e 13% de TMPTA e irradiado com feixe de elétron a uma dose de 5 Mrads a uma voltagem de aceleração de 180 keV com o ESI Electrocurtain. A película foi ainda irradiada com uma dose adicional de 7 Mrads no mesmo lado como o revestimento de DMA a uma voltagem de 4,486 x 10'14 J (280 keV) para se obter um gradiente de dose através da película variando de 12 Mrads a essencialmente 0 Mrads. A película foi depois nominalmente estirada 2,2 X em uma estufa de estendedouro em uma temperatura acima da sua temperatura de fusão (>398,15 K(125°C) na superfície).
Material de Núcleo de Elemento Retro rreflexi vo - Película Termoplástica #1 Uma película de EMMA obtida da Dupont sob a designação comercial “Nucrel 600” foi extrusada em uma película de 25 cm de largura e cerca de 0,05 mm de espessura.
Material de Núcleo de Elemento Retro rreflexi vo - Película Termoplástica #2 Uma película que consiste de 80% de Nucrel 600 e 20% de dióxido de titânio (Ti-Pure R960) foi extrusada a uma temperatura de 478,15 K (205° C) em uma fita medindo 25 cm de largura por cerca de 0,13 mm de espessura.
Preparação dos Elementos Retrorreflexívos de 1 a 8 Para cada um dos Elementos Retrorreflexivos de 1 a 8, a forma e tamanho dos elementos variaram a menos que de outro modo especificado. Várias formas de seção transversal tais como aquelas representadas nas FIGS. 3a a 3d foram obtidas. A menos que de outro modo especificado, uma combinação de elementos ocos e sólidos foi obtida. Elementos com cavidades descontínuas foram mais prevalecente. Pelo menos alguma da variação é suposta ser causada pela variação na largura das tiras devido a serem cortadas manualmente.
Exemplo 1 - Elemento Retrorreflexivo 1 O revestimento de papel do Folheado Retrorreflexivo #1 foi removido e o adesivo pré aplicado do folheado retrorreflexivo foi laminado à Película Encolhível #1 usando um Laminador de latas Quente fabricado pela May Coatings Technologies Inc, St. Paul, MN. As duas películas acima foram laminadas com pressão juntas a uma velocidade da trama de 3 m/min (10 pés/min) e uma pressão de rolo de estreitamento de 9 kg (20 lbs). A película laminada foi depois cortada com lâmina de barbear em fitas de 6,4 mm por 30,5 cm (1/4” por 12”) e colocadas em uma Estufa de Temperatura Constante Baxter, (Modelo DN-63) por 1 minuto a uma temperatura de estufa de 398,15 K (125° C). A tiras enroladas de folheado tendo um diâmetro de seção transversal de cerca de 2 a 3 mm foram depois removidas da estufa, esfriadas até a temperatura ambiente e depois passadas através de um Peletizador Berlyn (Modelo Pell-2, Worchester Mass) que picou as tiras enroladas em elementos retrorreflexivos de forma cilíndrica oca pequena. O comprimento dos elementos retrorreflexivos variou de 2 mm a 5 mm com uma média próxima a 2 mm e o diâmetro médio foi de cerca de 2 mm.
Exemplo 2 - Elemento retrorreflexivo 2 Antes de pelotizar os elementos retrorreflexivos do Exemplo #1, as tiras enroladas foram revestidas com um revestimento de topo de poliuretano claro. O revestimento de topo de poliuretano foi fabricado misturando-se 160 gramas de Aglutinante de Poliisocianato #1 com 100 gramas de Aglutinante de Poliol #1. Este revestimento foi revestido sobre as tiras enroladas de folheado colocando-se uma quantidade pequena da solução em dedos com luvas, depois puxando as tiras enroladas através da solução. O poliuretano foi deixado curar nas condições ambientes por 72 horas. Os elementos retrorreflexivos foram depois pelotizados da mesma maneira como no Exemplo #1.
Exemplo 3 - Elemento retrorreflexivo 3 Um revestimento de topo de poliuretano claro foi fabricado misturando-se 160 gramas de Aglutinante de Poliisocianato #1 com 100 gramas de Aglutinante de Poliol #1. Este revestimento de topo foi revestido usando uma barra de chanfro sobre os Folheados retrorreflexivos #1. O intervalo da barra de chanfro foi ajustado a cerca de 0,08 mm. O poliuretano foi deixado curar nas condições ambientes por 72 horas. Os elementos retrorreflexivos foram fabricados da mesma maneira como no Exemplo #1. Exemplo 4 - Elemento retrorreflexivo 4 A superfície traseira do Folheado retrorreflexivo #2 foi irradiada com uma dose de 5 Mrads em uma voltagem de aceleração de 4,005 x 10-14 J (250 keV) para reticular o EMMA para reduzir as suas características de fluxo. A Película Encolhível #1 foi laminada no folheado retrorreflexivo colocando-se o lado de dose baixa (não o lado revestido com DMA) contra a superfície de EMMA e depois colocando-se a construção em camada em uma estufa com ar circulante a uma temperatura de 388,15 K (115° C). A construção foi retirada da estufa em menos do que 1 minuto e laminada com um rolo de borracha. A construção laminada foi cortada com um cortador de papel em fitas de 6,3 mm (1/4”) de largura tal que a direção de encolhimento estivesse transversal ao comprimento da fita. As fitas foram depois encolhidas em um cabo inserindo-as dentro de uma estufa circulante a 398,15 K (125° C) sobre bandejas e permitindo que elas encolhessem em uma maneira não restritiva. Isto levou cerca de 1 a 3 minutos. O cabo foi cortado manualmente em elementos retrorreflexivos com comprimentos variando de 2 mm a 5 mm e diâmetro de cerca de 2 mm.
Exemplo 5 - Elemento retrorreflexivo 5 Os elementos retrorreflexivos foram fabricados da mesma maneira como no Exemplo 4 exceto que sete camadas de Película Termoplástica #1 foram laminadas com a película encolhível antes de cortar com o cortador de papel.
Exemplo 6 - Elemento retrorreflexivo 6 Os elementos retrorreflexivos foram fabricados da mesma maneira como no Exemplo 4 exceto que o Folheado retrorreflexivo #3 foi utilizado.
Exemplo 7 - Elemento retrorreflexivo 7 Os elementos retrorreflexivos foram fabricados da mesma maneira como no Exemplo 4 exceto que o Folheado retrorreflexivo #4 foi utilizado.
Exemplo 8 - Elemento retrorreflexivo 8 O Folheado retrorreflexivo #5 foi laminado com a Película Encolhível #2. O adesivo sensível à pressão pré aplicado do laminado foi laminado à película estendida de LLDPE de 25 mil com um revestimento de DMA no lado de dose alta. As tiras foram depois cortadas do compósito na direção da trama medindo cerca de 10 mm na largura e cerca de 25 cm no comprimento. Um peso com uma massa de cerca de 45 gramas foi amarrado a uma extremidade da tira. Uma pistola térmica foi ligada e ajustada ao fluxo de ar máximo. A tira de compósito foi mantida na extremidade oposta do peso. O lado de LLDPE da tira foi voltada para a pistola térmica. O peso foi levado dentro de cerca de 3 cm da frente da pistola térmica. A tira foi abaixada a aproximadamente 2 a 3 cm por segundo. O estiramento foi medido ser de cerca de 15% depois enrolar em um “cabo”. O diâmetro dos cabos foi medido ser de cerca de 3 mm (1/8 polegada). Os cabos foram depois picados com uma lâmina de barbear em elementos de forma cilíndrica pequenos com um comprimento aproximado de 3 mm (1/8 polegada).
Preparação de Marcações de Pavimento de 1 a 8 Exemplo 9 200 dos elementos retrorreflexivos do Exemplo 1 foram contados e o peso foi medido ser 1,60 grama, Um cálculo foi feito para determinar o peso de revestimento desejado de elementos em uma marcação de pavimento. Com base no diâmetro, comprimento e peso médios, um peso de revestimento de 0,008 gramas por centímetro quadrado (isto é, 1 elemento por centímetro quadrado) foi calculado ser quase ideal para a geometria da ASTM El710 de 88,76 de ângulo de entrada. Uma solução de poliuretano foi preparada misturando-se 100 gramas de Precursor de Aglutinante de Poliol #2 com 80 gramas de Precursor de Aglutinante de Poliisocianato #1. Esta solução foi revestida usando uma barra de chanfro sobre a Película de Marcação de Pavimento #1.0 intervalo da barra de chanfro foi ajustado a cerca de 0,4 mm, Depois do revestimento, 5,01 gramas dos elementos retrorreflexivos foram aleatoriamente espalhados sobre o poliuretano. As dimensões do exemplo foram 10 cm de largura por 64 cm de comprimento.
Os Exemplos de 10 a 16 foram fabricados da mesma maneira como no Exemplo 9 exceto que os Elementos Retrorreflexivos 2 a 8 foram utilizados respectivamente. Em cada caso os elementos retrorreflexivos foram primeiro pesados e depois aleatoriamente espalhados sobre o aglutinante resultando em cerca de 1 elemento por centímetro quadrado exceto para o Exemplo 16 que teve em média 0,5 elemento por centímetro quadrado. Exemplo 17 A Pintura Aglutinante # 1 foi aplicada a um painel de alumínio a uma espessura de aproximadamente 0,3 mm. Isto foi feito para simular a pulverização da pintura sobre uma superfície de estrada. Os elementos retrorreflexivos do Exemplo 2 foram aleatoriamente espalhados sobre o aglutinante tal que houvesse cerca de 1 elemento por centímetro quadrado.
Exemplo 18 O Exemplo 18 foi preparado da mesma maneira como o Exemplo 17 com a exceção de que a Pintura Aglutinante #2 foi utilizada. Exemplo 19 O Aglutinante Termoplástico #1 foi aplicado a um painel de alumínio a uma espessura de aproximadamente 0,3 mm. Isto foi feito para simular a extrusão de um termoplástico sobre uma superfície de estrada. A temperatura de aplicação foi de cerca de 478,15 K (205° C). Os elementos retrorreflexivos do Exemplo 2 foram aleatoriamente espalhados sobre o aglutinante tal que houvesse cerca de 1 elemento por centímetro quadrado. Exemplo 20 Tiras finas de Folheados retrorreflexivos #1 foram cortadas manualmente a cerca de uma largura de 4 mm. Sobre a superfície que não de visualização do folheado foi aplicada Fita de Face Dupla de 13 mm (1/2”) de largura da marca Scotch (Cat. 137, 3M Peça N° 34-8507-7691-4). As tiras foram enroladas manualmente no estilo de poste de barbearia tal que o adesivo estivesse no lado de dentro. O folheado sobreposto em intervalos de cerca de 2 mm. O folheado enrolado formado teve um diâmetro de cerca de quatro vezes a espessura do folheado original. Estas tiras de folheado enroladas foram depois cortadas manualmente em elementos retrorreflexivos de cerca de 6 mm de comprimento.
Exemplo 21 O método exatamente descrito no Exemplo 20 foi repetido com o Folheado retrorreflexivo #2 para produzir os elementos retrorreflexivos.
Exemplo 22 As tiras finas de Folheado retrorreflexivo #1 foram cortadas manualmente a cerca de uma largura de 4 mm. Um comprimento da tira de 12,7 mm (1/2”) de largura foi presa em uma das extremidades e depois enrolada ao longo do comprimento para formar um cabo quase redondo pegajoso. As tiras de folheado retrorreflexivo foram depois enroladas manualmente no estilo de posto de barbearia com o lado adesivo em tomo do cabo fabricado a partir da fita. Estas formas de cabo formadas tiveram um diâmetro de cerca de cinco vezes a espessura do folheado original. Estas foram depois cortadas manualmente nos elementos de cerca de 6 mm de comprimento.
Exemplo 23 Uma película elastomérica de camada múltipla tendo camadas de revestimento de polietileno de densidade baixa 1 mil e um núcleo de 4 mil que consiste de um copolímero de bloco de estireno-etileno/butileno-estireno, obtida da Shell sob a designação comercial “Kraton G-1657” (Ver a Patente U.S. N° 6.436.529) foi estirado na direção da máquina na temperatura ambiente manualmente em aproximadamente 400% da sua dimensão não estirada. O revestimento de liberação foi removido do Folheado retrorreflexivo #1 expondo um adesivo sensível à pressão que foi pré aplicado à superfície que não de visualização do folheado. O lado adesivo foi pressionado manualmente sobre a película estirada. Depois tiras de 1,27 cm (1/2”) foram cortadas normal à direção em que a película foi estirada. As bordas das tiras ao longo do comprimento enrolaram na direção uma das outras tal que as bordas do folheado aproximaram-se do contato. As tiras enroladas tiveram uma seção transversal circular na extremidade e um diâmetro de cerca de 0,5 cm (3/16”). O adesivo não ligado formou seções transversais levemente poligonais. As tiras enroladas podem ser cortadas em elementos separados.
Exemplo Comparativo A
Um pedaço de fita de marcação de pavimento comercialmente disponível da 3M Company sob a designação comercial “3M Stamark High Performance Tape Series 380” foi aplicada a um painel de alumínio medindo 10 cm de largura por 51 cm de comprimento. Este produto é uma fita de marcação de pavimento padronizada com contas cerâmicas com índice refrativo de cerca de 1,75 embutidas em um aglutinante de Ti02 que é aplicado nas protuberâncias elevadas.
Exemplo Comparativo B
Um pedaço de fita de marcação de pavimento comercialmente disponível da 3M Company sob a designação comercial “3M Stamark Tape Series 5730” foi aplicada a um painel de alumínio medindo 10 cm de largura por 51 cm de comprimento. Este produto é uma marcação de pavimento plana com contas de vidro com índice refrativo de cerca de 1,5 embutidas em um aglutinante de Ti02 enchido. O desempenho retrorreflexivo desta marcação de pavimento é uma boa representação da maioria dos materiais de marcação de pavimento aplicados à rodovia, incluindo contas nos materiais de pintura ou marcação de pavimento termoplástico.
Exemplo Comparativo C
Um pedaço de fita de marcação de pavimento comercialmente disponíveis da 3M Company sob a designação comercial “3M Stamark Wet Reflexive Pavement Marking Tape Series 820” foi aplicada a um painel de alumínio medindo 10 cm de largura por 51 cm de comprimento. Este produto é uma marcação de pavimento padronizada fabricada usando um folheado retrorreflexivo com conta de lente inclusa.
MÉTODOS DE TESTE 1. O Coeficiente de Luminância Retrorrefletida (RL) foi medido sob condições secas como descrito no ASTM El710, com um ângulo de entrada de 88,76 graus e um ângulo de observação de 1,05 graus. As unidades de medição são mcd/m2/lux. 2. O Coeficiente de Luminância Retrorrefletida (RL) foi medido sob condições de umectação contínuas como descrito no ASTM E2176-01, com um ângulo de entrada de 88,76 graus e um ângulo de observação de 1,05 graus. As unidades de medição são mcd/nr/lux. Este método de teste simula o desempenho durante a chuva. 3. O Coeficiente de Luminância Retrorrefletida (RL) foi medido sob condições de umidade como descrito no ASTM E2177-01, com um ângulo de entrada de 88,76 graus e um ângulo de observação de 1,05 graus. As unidades de medição são mcd/m2/lux. Este método de teste simula o desempenho depois da chuva, 4. O Coeficiente de Luminância Retrorrefletida (RL) foi medido similar ao ASTM E2177-01 com a exceção de que cerca de 3 cc de sabão de lavar louça comercialmente disponível da Lever Brothers, NY, NY sob a designação comercial “Ultra Dove”) foram misturados a cerca de 8 litros de água e a solução de sabão pulverizada sobre os exemplos de marcação de pavimento e o RL depois medido de acordo com o ASTM E2177-01. Isto foi feito para diminuir a tensão superficial de modo a simular melhor a refkxividade a úmido real da marcação de pavimento depois do desgaste pelas intempéries na estrada.
RESULTADOS DE TESTE
Os resultados mostram que todos os elementos retrorrcflcxivos exemplificados são adequados para o uso em marcações de pavimento e outros artigos retrorreflexivos. Os Exemplos 12 e 13 mostraram reflexividade aumentada com sabão comparado com o Comparativo C. Entretanto, apenas cerca de 14% da quantidade com base na área de folheados retrorreflexivos foram usados em comparação com a superfície de visualização sendo coberta com folheados retrorreflexivos tal como no caso do Comparativo C. A retrorreflexividade seca dos Exemplos 12 e 13 foi mais baixa do que o Comparativo A. Isto foi porque as óticas desta construção conta com uma camada de água no topo de modo a retrorrefletir a luz eficientemente. Os Exemplos 12 e 13 são úteis para realçar a reflexividade a úmido e podem ser usados em combinação com outros elementos retrorreflexivos ou elementos óticos (por exemplo, contas de vidro) para fomecer reflexividade seca. Os Exemplos 14 e 15 mostraram reflexividade seca enormemente aumentada comparada com o Comparativo C. A quantidade (isto é, a área) de folheados retrorreflexivos usada para elaborar os Exemplos 14 e 15 foi apenas de cerca de 14% em comparação com o Comparativo C. A reflexividade a úmido com o sabão dos Exemplos 14 e 15 também foi baixa visto que este tipo de folheado conta com uma interface de ar de modo a retrorrefletir um raio de luz incidente. Os Exemplos 14 e 15 são úteis para a reflexividade seca realçada e podem ser usados em combinação com outros elementos retrorreflexivos úmidos tais como nos Exemplos 12 e 13. O Exemplo 16 utilizou folheados retrorreflexivos tendo elementos óticos com canto de cubo. Apenas cerca de 7% da quantidade de folheado por área foram usados em relação ao Comparativo C. Níveis muito mais altos de desempenhos seco e úmido foram obtidos. Os Exemplos 10el7al9 exibiram luminância melhor retrorrefletida do que os Comparativos A e B, embora sejam supostos ser inferiores em custo devido à quantidade diminuída de folheados retrorreflexivos utilizados.
REIVINDICAÇÕES

Claims (10)

1. Marcação de pavimento (100) compreendendo uma pluralidade de elementos retrorreflexivos (170, 200) parcialmente embutidos em um aglutinante (150) em que os elementos retrorreflexivos têm uma superfície de visualização externa exposta (210), caracterizada pelo fato de que a superfície de visualização externa exposta compreende folheados retrorreflexivos e uma camada sob a superfície de visualização que compreende uma camada de película encolhida.
2. Marcação de pavimento (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que uma seção transversal de pelo menos uma porção dos elementos retrorreflexivos (170, 200) compreende uma borda do folheado em uma forma de pelo menos uma bobina.
3. Marcação de pavimento (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que uma seção transversal de pelo menos uma porção dos elementos retrorreflexivos (170, 200) compreende uma borda do folheado em uma forma substancialmente circular.
4. Marcação de pavimento (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que pelo menos uma porção dos elementos retrorreflexivos (170, 200) compreendem um diâmetro externo variando de cerca de 0,5 mm a 4 mm.
5. Marcação de pavimento (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que pelo menos uma porção dos elementos retrorreflexivos (170, 200) compreendem um núcleo substancialmente sólido,
6. Marcação de pavimento (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que pelo menos uma porção dos elementos retrorreflexivos (170, 200) compreendem uma cavidade.
7. Marcação de pavimento (100) de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que a cavidade é descontínua.
8. Marcação de pavimento (100) de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que a cavidade de pelo menos uma porção dos elementos retrorreflexivos (170, 200) é pelo menos parcialmente enchida com o aglutinante (150).
9. Marcação de pavimento (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os folheados retrorreflexivos são selecionados do grupo que compreende folheado de lente exposta e folheado de lente inclusa.
10. Elemento retrorreflexivo (170, 200), caracterizado pelo fato de que compreende uma superfície de visualização externa exposta (210) compreendendo folheados retrorreflexivos e uma camada sob a superfície de visualização compreendendo uma camada de película encolhida.
BRPI0506984A 2004-01-21 2005-01-11 marcação de pavimento, e, elemento retrorreflexivo BRPI0506984B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/761,770 US7156528B2 (en) 2004-01-21 2004-01-21 Retroreflective elements and articles
US10/761,533 US7168815B2 (en) 2004-01-21 2004-01-21 Retroreflective elements and articles
PCT/US2005/001076 WO2005073468A1 (en) 2004-01-21 2005-01-11 Retroreflective elements and articles

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0506984A BRPI0506984A (pt) 2007-07-03
BRPI0506984B1 true BRPI0506984B1 (pt) 2016-11-22

Family

ID=34830622

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0506984A BRPI0506984B1 (pt) 2004-01-21 2005-01-11 marcação de pavimento, e, elemento retrorreflexivo

Country Status (7)

Country Link
EP (2) EP2757197A3 (pt)
JP (1) JP4584938B2 (pt)
KR (1) KR101120275B1 (pt)
AU (1) AU2005207834B2 (pt)
BR (1) BRPI0506984B1 (pt)
CA (1) CA2553801A1 (pt)
WO (1) WO2005073468A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9221573B2 (en) 2010-01-28 2015-12-29 Avery Dennison Corporation Label applicator belt system
US9690017B2 (en) * 2014-03-31 2017-06-27 Faro Technologies, Inc. Spherically mounted retroreflector and method of making the same
US10889947B2 (en) 2015-06-18 2021-01-12 3M Innovative Properties Company Thermoplastic pavement marking tapes
US10858496B2 (en) 2015-09-11 2020-12-08 3M Innovative Properties Company Durable retroreflective elements with a blend of beads
WO2017044425A1 (en) 2015-09-11 2017-03-16 3M Innovative Properties Company Durable retroreflective elements with an ionic copolymer core

Family Cites Families (50)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2043414A (en) 1934-07-20 1936-06-09 Fred H Korff Marker for highways
US2440584A (en) 1944-06-19 1948-04-27 Minnesota Mining & Mfg Lenticular reflex reflector sheet and method of making the same
US3274888A (en) 1962-01-19 1966-09-27 Minnesota Mining & Mfg Inorganic reflex-reflective aggregate
US3418896A (en) 1967-02-03 1968-12-31 Prismo Safety Corp Reflective markers and reflective elements therefor
US3849351A (en) 1971-09-16 1974-11-19 Minnesota Mining & Mfg Pavement marking material containing a polyamide modified by a diphenolic acid
JPS513727B2 (pt) 1973-11-01 1976-02-05
JPS5249811B2 (pt) 1973-08-28 1977-12-20
GB1531480A (en) * 1974-12-20 1978-11-08 Bagshaw R Retroreflective elements
US4025159A (en) 1976-02-17 1977-05-24 Minnesota Mining And Manufacturing Company Cellular retroreflective sheeting
US4367919A (en) 1977-08-01 1983-01-11 Minnesota Mining And Manufacturing Company Durable glass elements
US4203878A (en) 1978-08-02 1980-05-20 Shell Oil Company Epoxy resin traffic paint compositions
US4563388A (en) 1983-03-28 1986-01-07 Minnesota Mining And Manufacturing Company Polyolefin substrate coated with acrylic-type normally tacky and pressure-sensitive adhesive and a method of making same
US4588258A (en) 1983-09-12 1986-05-13 Minnesota Mining And Manufacturing Company Cube-corner retroreflective articles having wide angularity in multiple viewing planes
EP0279205B1 (en) * 1984-04-10 1991-09-18 Minnesota Mining And Manufacturing Company Elastomeric pavement marker
US4564556A (en) 1984-09-24 1986-01-14 Minnesota Mining And Manufacturing Company Transparent non-vitreous ceramic particulate
US5064272A (en) 1985-11-18 1991-11-12 Minnesota Mining And Manufacturing Company Encapsulated-lens retroreflective sheeting and method of making
AU586300B2 (en) 1986-01-13 1989-07-06 Minnesota Mining And Manufacturing Company Pavement markings containing transparent non-vitreous ceramic microspheres
US4775219A (en) 1986-11-21 1988-10-04 Minnesota Mining & Manufacturing Company Cube-corner retroreflective articles having tailored divergence profiles
US4983436A (en) 1987-04-15 1991-01-08 Minnesota Mining And Manufacturing Company Retroreflective sheeting with backing film
US5066098A (en) 1987-05-15 1991-11-19 Minnesota Mining And Manufacturing Company Cellular encapsulated-lens high whiteness retroreflective sheeting with flexible cover sheet
US4895428A (en) 1988-07-26 1990-01-23 Minnesota Mining And Manufacturing Company High efficiency retroreflective material
US5262225A (en) 1988-09-02 1993-11-16 Minnesota Mining And Manufacturing Company Embossable sign construction
US5069964A (en) 1989-05-23 1991-12-03 Minnesota Mining And Manufacturing Company Flexible, substrate-insular retroreflective sheeting
US5138488A (en) 1990-09-10 1992-08-11 Minnesota Mining And Manufacturing Company Retroreflective material with improved angularity
US5906889A (en) 1990-10-31 1999-05-25 Minnesota Mining And Manufacturing Company Pavement marking material
ZA918849B (en) 1990-12-06 1992-08-26 Minnesota Mining & Mfg Articles exhibiting durable fluorescence
US5614286A (en) 1993-10-20 1997-03-25 Minnesota Mining And Manufacturing Company Conformable cube corner retroreflective sheeting
US5691846A (en) 1993-10-20 1997-11-25 Minnesota Mining And Manufacturing Company Ultra-flexible retroreflective cube corner composite sheetings and methods of manufacture
US5450235A (en) 1993-10-20 1995-09-12 Minnesota Mining And Manufacturing Company Flexible cube-corner retroreflective sheeting
US5750191A (en) * 1994-05-20 1998-05-12 Minnesota Mining And Manufacturing Company Retroreflective elements
US5419651A (en) * 1994-05-31 1995-05-30 Fei; Richard C. Highway pavement marker
US5804610A (en) 1994-09-09 1998-09-08 Minnesota Mining And Manufacturing Company Methods of making packaged viscoelastic compositions
JP3447744B2 (ja) 1994-11-28 2003-09-16 ミネソタ マイニング アンド マニュファクチャリング カンパニー 持続性のある着色及び/又は蛍光特性を示す製品
US6632522B1 (en) 1995-02-16 2003-10-14 3M Innovative Properties Company Blended pressure-sensitive adhesives
US5677050A (en) 1995-05-19 1997-10-14 Minnesota Mining And Manufacturing Company Retroreflective sheeting having an abrasion resistant ceramer coating
US6451408B1 (en) * 1995-06-29 2002-09-17 3M Innovative Properties Company Retroreflective article
US5835271A (en) * 1995-06-29 1998-11-10 Minnesota Mining And Manufacturing Company Encased retroreflective elements and method for making
US5676488A (en) 1995-06-29 1997-10-14 Minnesota Mining And Manufacturing Company Pavement marking with multiple topcoats
AU717961B2 (en) 1996-10-23 2000-04-06 Minnesota Mining And Manufacturing Company Article comprising a flexible retroreflective sheeting
EP0891450B1 (en) 1996-12-04 2006-10-04 Minnesota Mining And Manufacturing Company Raised pavement marker that uses pressure sensitive adhesive
US6861141B2 (en) 1996-12-04 2005-03-01 Gina M. Buccellato Pavement marking article and raised pavement marker that uses pressure sensitive adhesive
US6436529B1 (en) 1997-01-21 2002-08-20 3M Innovative Properties Company Elatomeric laminates and composites
WO1998056842A1 (en) 1997-06-13 1998-12-17 Minnesota Mining And Manufacturing Company Liquid pavement marking compositions
US6247818B1 (en) 1998-10-20 2001-06-19 3M Innovative Properties Company Method for making retroreflective elements having enhanced retroreflectivity under dry and/or wet conditions
US6245700B1 (en) 1999-07-27 2001-06-12 3M Innovative Properties Company Transparent microspheres
US6355302B1 (en) 1999-12-10 2002-03-12 3M Innovative Properties Company Continuous process for making high performance retroreflective fabric
EP1248669A1 (en) * 2000-01-21 2002-10-16 3M Innovative Properties Company Retroreflective confetti
US6805933B2 (en) * 2001-07-31 2004-10-19 3M Innovative Properties Company Articles comprising a release liner having a high coefficient of friction and good roll stability
MXPA04010059A (es) 2002-04-18 2004-12-13 3M Innovative Properties Co Articulo retrorreflectivo que comprende capas de pintura final de acrilico hidrosoluble.
US20030198814A1 (en) 2002-04-23 2003-10-23 3M Innovative Properties Company Retroreflective sheeting comprising thin continuous hardcoat

Also Published As

Publication number Publication date
WO2005073468A1 (en) 2005-08-11
AU2005207834B2 (en) 2009-11-26
KR101120275B1 (ko) 2012-03-06
BRPI0506984A (pt) 2007-07-03
EP1709252A1 (en) 2006-10-11
EP2757197A3 (en) 2014-11-19
JP2007522362A (ja) 2007-08-09
KR20060135766A (ko) 2006-12-29
EP2757197A2 (en) 2014-07-23
JP4584938B2 (ja) 2010-11-24
AU2005207834A1 (en) 2005-08-11
CA2553801A1 (en) 2005-08-11
EP1709252B1 (en) 2014-03-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7458693B2 (en) Retroreflective elements and articles
US7156528B2 (en) Retroreflective elements and articles
JP2860125B2 (ja) 再帰反射性シート
JP3590062B2 (ja) 超可撓性再帰反射キューブコーナー複合シート材料及びその製造方法
US7611251B2 (en) Retroreflective articles comprising olefinic seal films
US6967053B1 (en) Durable, open-faced retroreflective prismatic construction
JP3602540B2 (ja) 収納された再帰反射要素及びその製造方法
CN105474051B (zh) 包括低弹性模量层的回射片材
JPH11508654A (ja) 湿潤再帰反射性標識材料
WO2008014115A1 (en) Retroreflective article comprising a copolyester ether composition layer and method of making same
US6303058B1 (en) Method of making profiled retroreflective marking material
BRPI0506984B1 (pt) marcação de pavimento, e, elemento retrorreflexivo
JP4113981B2 (ja) 二方向性再帰反射シート
US20050079324A1 (en) Method of making retroreflective material
MXPA06008203A (en) Retroreflective elements and articles
US20040018790A1 (en) Method of seaming retroreflective sheeting and corresponding articles
MXPA97010371A (en) A retrorreflejante article of angle of entradagrande and method of fabricac

Legal Events

Date Code Title Description
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: E01F 9/04

Ipc: E01F 9/04 (2006.01), B29D 11/00 (2006.01), G02B 5/

B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/11/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: PROCEDIMENTO AUTOMATICO DE RECLASSIFICACAO. AS CLASSIFICACOES IPC ANTERIORES ERAM: E01F 9/04; B29D 11/00; G02B 5/136. AS CLASSIFICACOES CPC ANTERIORES ERAM: E01F 9/044; B29D 11/00605; G02B 5/136.

Ipc: B29D 11/00 (2006.01), E01F 9/524 (2016.01), G02B 5

Ipc: B29D 11/00 (2006.01), E01F 9/524 (2016.01), G02B 5