BRPI0410728B1 - Method of control of washing machine - Google Patents

Method of control of washing machine Download PDF

Info

Publication number
BRPI0410728B1
BRPI0410728B1 BRPI0410728B1 BR PI0410728 B1 BRPI0410728 B1 BR PI0410728B1 BR PI0410728 B1 BRPI0410728 B1 BR PI0410728B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
water
washer
hardness
control method
wash
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

"MÉTODO DE CONTROLE DE MÁQUINA DE LAVAR" Campo da Invenção A presente invenção está relacionada a um método de controle de uma máquina de lavar, e mais particularmente a um método de controle de uma máquina de lavar, na qual uma operação de lavagem é executada baseada no padrão de lavagem ótimo em consideração da dureza da água fornecida à máquina de lavar.
Fundamentos da Invenção Geralmente, uma máquina de lavar é um aparelho fornecendo uma ação mecânica usando eletricidade, desse modo removendo sujeira das roupas. Quando as roupas são colocadas na água contendo um detergente dissolvido nela, a sujeira é removida das roupas por uma ação química do detergente. Entretanto, desde que leva um longo tempo para remover a sujeira das roupas pela ação química do detergente sozinho, a sujeira pode ser facilmente removida das roupas por forçadamente gerar uma corrente giratória ou aplicar uma ação mecânica tal como atrito ou vibração às roupas. A máquina de lavar compreende uma cuba externa, uma cuba de forma giratória localizada na cuba externa para conter roupas, uma hélice de lavagem de forma giratória instalada na cuba interna para gerar uma corrente de lavagem, e um motor e uma embreagem instalada abaixo da parte inferior da cuba externa para girar a cuba interna ou a hélice de lavagem. A máquina de lavar acima tem diferentes capacidades de lavagem e enxágüe de acordo com a quantidade de rou- pas, a quantidade do detergente, e a dureza da água de lavagem. Em um método de controle convencional da máquina de lavar, a quantidade das roupas colocadas na cuba interna é lida, um padrão de lavagem incluindo tempo de lavagem, fre-qüência de enxágüe, tempo de enxágüe, tempo de desidratação, etc. é ajustado baseado na quantidade lida das roupas, e a máquina de lavar é operada de acordo com o padrão de lavagem ajustado.
Entretanto, o método de controle convencional da máquina de lavar considera somente a quantidade das roupas enquanto sendo indiferente à dureza da água fornecida à máquina de lavar, assim causando um limite em melhorar a capacidade de lavagem ou de enxágüe da máquina de lavagem.
Sumário da Invenção Então, a presente invenção tem sido feita em vista dos problemas acima, e é um objetivo da presente invenção fornecer um método de controle de uma máquina de lavar, na qual um padrão de lavagem é determinado em consideração de características de água fornecida, desse modo melhorando a capacidade de lavagem ou de enxágüe.
De acordo com um aspecto da presente invenção, os objetivos acima e outros podem ser executados pelo fornecimento de um método de controle de uma máquina de lavar compreendendo as etapas de: (a) ajustar um padrão de lavagem presente em consideração da dureza da água calculada e armazenada na operação anterior da máquina de lavar; (b) operar a máquina de lavar baseada no presente padrão de lavagem a-justado; e (c) calcular e armazenar a dureza da água na pre- sente operação da máquina de lavar para ajustar um próximo padrão de lavagem para a próxima operação da máquina de lavar.
Preferencialmente, a dureza da água armazenada na operação anterior da máquina de lavar pode ser automaticamente armazenada quando energia ê inserida na máquina de lavar .
Adicionalmente, preferencialmente, a dureza da água na presente operação da máquina de lavar pode ser calculada depois da água na máquina de lavar ser agitada por um tempo pré-determinado ou mais.
Além disso, preferencialmente, a etapa (c) pode incluir as sub-etapas de: (c-1) medir temperatura e conduti-vidade da água; e (c-2) calcular a dureza da água baseada na temperatura e condutividade da água medida na sub-etapa (c-1).
Preferencialmente, a sub-etapa (c-1) pode ser executada em um tempo pré-determinado antes de uma operação final de enxágüe ser completada.
Adicionalmente, preferencialmente, o padrão de lavagem pode incluir pelo menos um de intensidade de lavagem, nível de água fornecida, tempo de lavagem, frequência de enxágüe, tempo de enxágüe, e tempo de desidratação.
Além disso, preferencialmente, na etapa (a) , no caso de a máquina de lavar está em uma operação inicial, o padrão de lavagem pode ser ajustado baseado em uma dureza padrão já inserida da água.
Preferencialmente, na etapa (c) , no caso de a máquina de lavar ser operada várias vezes, a média cumulativa da dureza da água nas várias operações da máquina de lavar pode ser calculada e armazenada.
Adicionalmente, preferencialmente, na etapa (c) , no caso de a máquina de lavar ser operada quatro vezes ou mais, a média cumulativa da dureza da água nas várias operações da máquina de lavar exceto para as durezas máxima e mínima da água pode ser calculada e armazenada.
Além disso, preferencialmente, na etapa (c) , no caso de a máquina de lavar ser operada vezes correspondendo a uma frequência pré-determinada ou mais, a média de execução da dureza da água nas várias operações da máquina de lavar pode ser calculada e armazenada.
Preferencialmente, o presente padrão de lavagem ajustado pode ser exibido tal que é reconhecido por usuários .
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, há fornecido um método de controle de uma máquina de lavar compreendendo as etapas de: (I) ler a quantidade de roupas depois que as instruções para operar a máquina de lavar são inseridas na máquina de lavar, e ajustar um padrão de lavagem baseada na quantidade lida de roupas; (II) fornecer água baseada no padrão de lavagem ajustado na etapa (I), e dissolver um detergente na água; (III) medir a condutivi-dade e temperatura da água contendo o detergente, calcular a quantidade do detergente em consideração da dureza da água calculada e armazenada na operação anterior da máquina de lavar, e zerar o padrão de lavagem baseada na quantidade calculada do detergente; e (IV) executar uma operação de la- vagem ou de enxágüe baseada no padrão de lavagem zerado, e calcular e armazenar a dureza da água em uma operação de enxágüe final.
De acordo com ainda um outro aspecto da presente invenção, há fornecido um método de controle de uma máquina de lavar compreendendo as etapas de: (I) ajustar um padrão de lavagem baseada na dureza da água calculada e armazenada na operação anterior depois que as instruções para operar a máquina de lavar são inseridas na máquina de lavar; (II) fornecer água baseada no padrão de lavagem ajustado na etapa (I), e dissolver um detergente na água; (III) medir conduti-vidade e temperatura da água contendo o detergente, calcular a quantidade do detergente em consideração da dureza da água calculada e armazenada na operação anterior da máquina de lavar, e zerar o padrão de lavagem baseada na quantidade calculada do detergente; e (IV) executar uma operação de lavagem ou de enxágüe baseada no padrão de lavagem zerado, e calcular e armazenar a dureza da água em uma operação de enxágüe final.
Preferencialmente, na etapa (I) , os tempos de lavagem, de enxágüe e de desidratação do padrão de lavagem ajustado podem ser exibidos tal que eles sejam reconhecidos por usuários.
Adicionalmente, preferencialmente, na etapa (III), a condutividade e a temperatura da água contendo o detergente dissolvido, podem ser exibidas para o exterior através de um visor de operação de sensor, tais que elas sejam reconhecidas por usuários durante a medida dessas.
Além disso, preferencialmente, na etapa (III), uma tabela pode ser selecionada a partir de uma pluralidade de tabelas contendo quantidades do detergente de acordo com a dureza da água, e a quantidade do detergente correspondendo à condutividade e temperatura da água contendo o detergente dissolvido nesta pode ser calculada a partir da tabela selecionada .
Adicionalmente, preferencialmente, a etapa (IV) pode incluir as sub-etapas de: (i) medir temperatura e condutividade da água em uma operação final de enxágüe; e (ii) calcular a dureza da água baseada na temperatura e condutividade da água medida na sub-etapa (i).
Mais preferencialmente, a sub-etapa (i) pode ser executada depois que a água na máquina de lavar é agitada por um tempo pré-determinado ou mais.
Alternativamente, a sub-etapa (i) pode ser executada em um tempo pré-determinado antes de uma operação de enxágüe final ser completada.
Além disso, preferencialmente, na etapa (IV), lavagem residual, tempos de enxágüe e de desidratação mudados pelo padrão de lavagem zerado podem ser exibidos.
Preferencialmente, na etapa (IV) , no caso de a máquina de lavar ser operada várias vezes, a média cumulativa da dureza da água nas várias operações da máquina de lavar pode ser calculada e armazenada.
Adicionalmente, preferencialmente, na etapa (c) , no caso de a máquina de lavar ser operada quatro vezes ou mais, a média cumulativa da dureza da água na várias opera- ções da máquina de lavar, exceto para a dureza máxima e a mínima da água, pode ser calculada e armazenada.
Além disso, preferencialmente, na etapa (c) , no caso de a máquina de lavar ser operada vezes correspondendo a uma freqüência pré-determinada ou mais, a média de execução da dureza da água nas várias operações da máquina de lavar pode ser calculada e armazenada. O método de controle da presente invenção usa dureza da água calculada na operação anterior da máquina de lavar para ajustar um padrão de lavagem da presente operação da máquina de lavar em consideração das diferentes características da água por grupos regionais, desse modo tendo capacidades de lavagem e de enxágüe ótimas e minimizando consumo de água e de energia. O método de controle da presente invenção exibe uma variação no padrão de lavagem a usuários, desse modo melhorando a conveniência e utilidade da máquina de lavar. O método de controle da presente invenção calcula a dureza da água, a partir da qual um detergente é completamente removido em uma operação de enxágüe final da presente operação da máquina de lavar, desse modo sendo capaz de calcular a quantidade precisa do detergente para a próxima operação da máquina de lavar, não exigindo uma etapa de separação para calcular a dureza da água, e reduzindo o tempo de lavagem completa. 0 método de controle da presente invenção, no caso de a máquina de lavar ser operada várias vezes, calcula e armazena a média cumulativa da dureza da água nas várias o- perações da máquina de lavar, desse modo reduzindo a variação da dureza da água e obtendo medida mais precisa e mais estável da dureza da água.
Adicionalmente, o método de controle da presente invenção, no caso de a máquina de lavar ser operada quatro vezes ou mais, calcula e armazena a média cumulativa da dureza da água nas várias operações da máquina de lavar, exceto para a dureza máxima e mínima da água, tal que a dureza de forma anormal maior ou menor do que a dureza geral é excluída, desse modo obtendo medida precisa da dureza da água.
Além disso, o método de controle da presente invenção, no caso da máquina de lavar ser operada vezes correspondendo a uma frequência pré-determinada ou mais, calcula e armazena a média de execução da dureza da água nas várias operações da máquina de lavar tal que as durezas recentes da água enquanto excluindo as durezas anteriores da água uns poucos meses atrás são consideradas, desse modo obtendo medida precisa da dureza da água.
Breve Descrição dos Desenhos Os acima e outros objetivos, características e outras vantagens da presente invenção serão mais claramente entendidos a partir da seguinte descrição detalhada tomada em conjunto com os desenhos em anexo, nos quais: A FIG. 1 é uma vista de seção longitudinal de uma máquina de lavar para executar um método de controle de acordo com a presente invenção; A FIG. 2 é um diagrama de bloco da máquina de lavar para executar o método de controle de acordo com a pre- sente invenção; A FIG. 3 uma vista-em perspectiva parcialmente explodida de um conjunto de sensores da máquina de lavar da FIG. 1; A FIG. 4 é uma vista transversal aumentada do conjunto de sensores da máquina de lavar da FIG. 1;
As FIGS. 5A e 5B são fluxogramas ilustrando um método de controle de uma máquina de lavar de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção;
As FIGS. 6A e 6B são fluxogramas ilustrando um método de controle de uma máquina de lavar de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção;
As FIGS. 7A e 7B são fluxogramas ilustrando um método de controle de uma máquina de lavar de acordo com uma terceira modalidade da presente invenção;
As FIGS. 8A e 8B são fluxogramas ilustrando um método de controle de uma máquina de lavar de acordo com uma quarta modalidade da presente invenção;
As FIGS. 9A e 9B são fluxogramas ilustrando um método de controle de uma máquina de lavar de acordo com uma quinta modalidade da presente invenção;
Descrição Detalhada das Modalidades Ilustrativas Agora, as modalidades ilustrativas da presente invenção serão descritas em detalhes com relação aos desenhos em anexo. A FIG. 1 é uma vista de seção longitudinal de uma máquina de lavar para executar um método de controle de acordo com a presente invenção, e a FIG. 2 é um diagrama de bloco da máquina de lavar para executar o método de controle - de acordo com a presente invenção_.
Para referência, uma máquina de lavar para executar um método de controle de acordo com a presente invenção não está limitada a uma máquina de lavar do tipo vertical como mostrado na FIG. 1, mas pode ser aplicada a todos os tipos de máquinas de lavar incluindo máquinas de lavar do tipo tambor. A máquina de lavar mostrada na FIG. 1 compreende um gabinete 1 definindo a aparência externa da máquina de lavar, uma cuba externa 10, suspensa por um membro de suporte 2 no gabinete 1 para conter água nele, uma cuba interna 28 instalada de forma giratória na cuba externa 10 e fornecida com uma hélice de lavagem 26 instalada na superfície inferior dessa, um motor 30 localizado sob a cuba externa 6 para girar a hélice de lavagem 2 6 ou a cuba interna 28, um equipamento de transmissão de energia 40 para transmitir força de acionamento do motor 30 à hélice de lavagem 26 ou cuba interna 28, e um microcomputador 50 para controlar a operação da máquina de lavar.
Uma tampa superior 3 constituindo a parte mais superior da máquina de lavar está localizada na extremidade superior do gabinete 1.
Uma abertura 4 para colocar e tirar roupas da máquina de lavar através dela é formada através da parte central da tampa superior 3, e uma tampa 5 para abrir e fechar a abertura 4 está conectada de forma giratória a uma lateral da tampa superior 3.
Uma válvula de fornecimento de água 6, para interromper a água fornecida através de uma mangueira externa, e uma caixa de detergente 7, para conter um detergente tal que a água passada através da válvula de fornecimento de água 6 é misturada ao detergente e a mistura obtida é fornecida à cuba interna 28 ou à cuba externa 20, são instaladas na parte traseira da tampa superior 3. O microcomputador 50 é instalado na parte frontal da tampa superior 3, e um painel de controle 8 para permitir a um usuário manipular a máquina de lavar através dela está localizado na parte frontal da tampa superior 3.
Pernas, que são protuberâncias a partir da superfície inferior do gabinete 1, são montadas em uma base 9 suportando o gabinete 1.
Uma válvula de escoamento 11 para interromper descarga de água é instalada na parte mais baixa da cuba externa 10, e uma mangueira de escoamento 12 para guiar a água passando através da válvula de escoamento ao exterior da máquina de lavar é conectada à válvula de escoamento 11.
Uma câmara de ar 13 comunicando com a cuba externa 10 é instalada em uma lateral da cuba externa 10.
Um tubo de ar 14 para comprimir ar, quando a água é fornecida à câmara de ar 13, é conectado a parte superior da câmara de ar 13, e um sensor de pressão 15 para ler a pressão no tubo de ar 14 é conectado ao tubo de ar 14. 0 sensor de pressão 15 emite um sinal ao microcomputador 50, e o microcomputador 50 lê um nível de água baseado no sinal emitido a partir do sensor de pressão 15.
Um conjunto de sensores 16 para ler temperatura e condutividade da água é instalado na extremidade mais baixa da câmara de ar 13. 0 conjunto dé sensores 16 lê condutividade e temperatura da água, na qual o detergente não está dissolvido, ou condutividade e temperatura da água, na qual o detergente está dissolvido, e assim emite um sinal correspondente ao microcomputador 50. Então, o microcomputador 50 ajusta um padrão de lavagem, incluindo intensidade de lavagem, nível de água fornecida, tempo de lavagem, freqüência de enxágue, tempo de desidratação, etc, baseado no sinal emitido a partir do conjunto de sensores 16.
Aqui, a intensidade de lavagem é ajustada através de variar a velocidade rotacional (rpm) da hélice de lavagem 26 ou cuba interna 28 ou através de girar a hélice de lavagem 26 ou a cuba interna 28. 0 motor 30 inclui um estator fixo à superfície inferior da cuba externa 10, um rotor rotacionado pela ação magnética com o estator, e um sensor de entrada 32 para ler a velocidade rotacional (rpm) ou ângulo rotacional do rotor. 0 sensor de entrada 32 emite um sinal ao microcomputador 50, e o microcomputador 50 lê a quantidade de roupas, baseado no sinal emitido a partir do sensor de entrada 32 . 0 microcomputador 50 armazena uma pluralidade de tabelas para determinar a quantidade do detergente correspondendo à dureza da água. Assim, o microcomputador 50 seleciona uma das tabelas armazenadas, baseado na dureza da á- gua, e então determina a quantidade do detergente a partir da condutividade e temperatura da água, na qual o detergente é dissolvido.
Na FIG. 2, o número de referência 60 denota um visor de padrão de lavagem, tal como um LCD ou um LED, para exibir o padrão de lavagem da máquina de lavar para o exterior .
Adicionalmente, o número de referência 62 denota um visor de operação de sensor, tal como um LCD ou um LED, para exibir a operação de leitura do conjunto de sensores 16 para o exterior. A FIG. 3 é uma vista em perspectiva parcialmente explodida do conjunto de sensores 16 mostrado na FIG. 1, e a FIG. 4 é uma vista transversal aumentada do conjunto de sensores 16 mostrado na FIG. 1.
Como mostrado nas FIGS. 3 e 4, o conjunto de sensores 16 inclui um sensor de condutividade 17 tendo um par de eletrodos de condutividade separados um do outro, um sensor de temperatura 18 tendo um eletrodo de temperatura para ler a temperatura, um alojamento 19 inserido na câmara de ar 13, fornecido com uma superfície inferior aberta, e tendo um par de orifícios através 19A e 19B passando pelos eletrodos de condutividade, formados na superfície superior desse e uma protuberância 19C cercando o eletrodo de temperatura, uma tampa 20 passando as partes inferiores dos eletrodos de condutividade e o eletrodo de temperatura e anexada à superfície inferior do alojamento 19, e um material de preenchimento 21 preenchendo um espaço formado entre o alojamento 19 e a tampa 20.
Um conector 24, fornecido com uma pluralidade de fios elétricos 22 e 23, é anexado e apartado da tampa 20 tal que o conjunto de sensores 16 e o microcomputador comuniquem sinais um com o outro. 0 conector 24 inclui um alojamento de recipiente 25 anexado e apartado da tampa 20, e uma pluralidade de recipientes 26 e 27 fornecidos com as extremidades conectadas aos fios elétricos 22 e 23 e as outras extremidades anexadas ou apartadas dos eletrodos de condutividade e o eletrodo de temperatura.
As FIGS. 5A e 5B são fluxogramas ilustrando um método de controle de uma máquina de lavar de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção.
Como mostrado na FIG. 5A, no método de controle da máquina de lavar de acordo com a primeira modalidade da presente invenção, quando energia e instruções para operar a máquina de lavar são inseridas na máquina de lavar através do painel de controle 8, o microcomputador 50 determina se ou não a máquina de lavar está em uma operação inicial (SI e S2) .
No caso de ser determinado que a máquina de lavar está na operação inicial, o microcomputador 50 carrega uma dureza padrão, que foi inserida no microcomputador 50 antecipadamente. Por outro lado, no caso de ser determinado que a máquina de lavar não está na operação inicial, o microcomputador 50 carrega a dureza da água armazenada na operação anterior (S3 e S4) .
Desde então, o microcomputador 50 lê a quantidade de roupas localizadas na máquina de lavar (S5).
Aqui, o microcomputador 50 gira o motor 3 0 tal que um pulsador ou a cuba interna 28 é agitada em um curto período de tempo ou gira uma vez, e mede o tempo, tomado para agitar o pulsador ou a cuba interna 28 ou para girar o pulsador ou a cuba interna 28 uma vez, ou ângulo de rotação excedente a partir de um sinal emitido a partir do sensor de entrada 32, desse modo sendo capaz de ler a quantidade de roupas. Outros métodos de leitura exceto o método de leitura acima mencionado podem ser aplicados à presente invenção. O microcomputador 50 ajusta um padrão de lavagem baseada na quantidade lida de roupas.
Aqui, preferencialmente, o padrão de lavagem inclui todos os fatores considerando a operação da máquina de lavar, tal como intensidade de lavagem, nível de água fornecida, tempo de lavagem, freqüência de enxágue, tempo de enxágue, tempo de desidratação, etc. A seguir, para conveniência de descrição, o padrão de lavagem é limitado a intensidade de lavagem, nível de água fornecida, tempo de lavagem, freqüência de enxágüe, tempo de enxágue, e tempo de desidratação .
Depois do microcomputador 50 ajustar o padrão de lavagem, o microcomputador 50 emite um sinal de controle para o visor de padrão de lavagem 60 tal que todos os fatores ou somente os tempos de lavagem, de enxágüe e de desidratação do padrão de lavagem ajustado são exibidos pelo visor de padrão de lavagem 60 para o exterior (S7). O microcomputador 50 liga a válvula de fornecimen- to de água 6 tal que água é fornecida a um primeiro nível de água do padrão de lavagem ajustado (S8).
Quando a válvula de fornecimento de água 6 é ligada, a água passa através da caixa de detergente 7, o detergente contido na caixa de detergente 7 é dissolvido na água, e a mistura obtida é fornecida à cuba interna 2 8 ou à cuba externa 10. Quando a mistura da água e do detergente é fornecida ao primeiro nível de água, o microcomputador 50 desliga a válvula de fornecimento de água 6. 0 microcomputador 50 opera o motor 30 durante um primeiro tempo de lavagem do padrão de lavagem ajustado.
Uma corrente giratória é gerada na cuba interna 28, desse modo executando uma operação de lavagem (S9).
Desde então, depois que o primeiro tempo de lavagem terminou, o microcomputador 50 liga a válvula de fornecimento de água 6 tal que água é fornecida ao segundo nível de água do padrão de lavagem ajustado (S10).
Quando a válvula de fornecimento de água 6 é ligada, nova água é fornecida à cuba interna 28 ou à cuba externa 10 tal que a cuba interna 28 ou a cuba externa 10 contém uma maior quantidade de água. Quando a água é fornecida ao segundo nível de água, o microcomputador 50 desliga a válvula de fornecimento de água 6.
Desde então, o microcomputador 50 opera o motor 30 durante um segundo tempo de lavagem do padrão de lavagem ajustado.
Aqui, o microcomputador 50 gira o motor 3 0 em direções regulares e opostas, tal que as roupas contidas na cuba interna 28 são agitadas para aumentar a solubilidade do detergente na água (Sll).
Depois que o segundo tempo de lavagem terminou, o microcomputador 50 seleciona uma tabela de uma pluralidade de tabelas armazenando a quantidade do detergente correspondendo à dureza da água carregada, emite um sinal ao sensor de condutividade 17 e ao sensor de temperatura 18 tal que o sensor de condutividade 17 e o sensor de temperatura 18 meçam a condutividade e a temperatura da água contendo o detergente dissolvido nela, e durante a medida, liga ou desliga o visor de operação do sensor 62 (S12). O microcomputador 50 calcula a quantidade do detergente usando a tabela selecionada baseada na condutividade medida e temperatura da água contendo o detergente dissolvido nela (S13).
Então, o microcomputador 50 zera o padrão de lavagem baseada na quantidade calculada do detergente (S14).
Aqui, o microcomputador 50 pode zerar todos ou vários fatores do padrão de lavagem, que foram inicialmente ajustados. O microcomputador 50 semite um sinal de controle ao visor de padrão de lavagem 60 tal que todos os fatores ou somente a lavagem residual, tempos de enxágue e de desidratação do padrão de lavagem zerado são exibidos pelo visor de padrão de lavagem 60 para o exterior (S15). O microcomputador 50 opera o motor 30 durante um terceiro tempo de lavagem do padrão de lavagem zerado, e, depois que o terceiro tempo de lavagem terminou, para a ope- ração do motor 30, desse modo completando a operaçao de lavagem (S16) .
Desde então, o microcomputador 50 liga a válvula de escoamento 11 para descarregar água contaminada durante a operação de lavagem para o exterior da máquina de lavar, e, depois que a descarga da água contaminada está completa, desliga a válvula de escoamento 11 (S17) .
Então, o microcomputador 50 opera o motor 30 e o equipamento de transmissão de energia 40 em um modo de desidratação, desse modo desidratando as roupas na máquina de lavar (S18).
Como mostrado na FIG. 5B, o microcomputador 50 repete o fornecimento de água, tempos de enxágüe, escoamento e de desidratação correspondendo a uma frequência de enxágüe do padrão de lavagem zerado.
Aqui, para conveniência de descrição, a freqüência de enxágüe é zerada para três vezes. 0 microcomputador 50 liga a válvula de fornecimento de água 6 tal que água é fornecida a um terceiro nível de água do padrão de lavagem zerado (SI9).
Quando a válvula de fornecimento de água 6 é ligada, a água passa através da caixa de detergente 7, o detergente contido na caixa de detergente 7 é dissolvido na água, e a mistura obtida é fornecida à cuba interna 2 8 ou à cuba externa 10. Quando a mistura da água e do detergente é fornecida ao terceiro nível de água, o microcomputador 50 desliga a válvula de fornecimento de água 6. O microcomputador 50 opera o motor 30 durante um primeiro tempo de enxágüe do padrão de lavagem zerado.
Uma corrente giratória é gerada na cuba interna 28, desse modo executando uma operação de enxágüe (S20).
Desde então, depois que o primeiro tempo de enxágüe terminou, o microcomputador 50 liga a válvula de escoamento 11 tal que a água contaminada durante a operação de enxágüe é descarregada para o exterior da máquina de lavar, e, depois que a descarga da água contaminada está completa, desliga da válvula de escoamento 11 (S21).
Então, o microcomputador 5 0 opera o motor 30 e o equipamento de transmissão de energia 40 em um modo de desidratação, desse modo desidratando as roupas na máquina de lavar (S22).
Desde então, o microcomputador 50 liga a válvula de fornecimento de água 6 tal que água é fornecida a um quarto nível de água do padrão de lavagem zerado (S23).
Quando a válvula de fornecimento de água 6 é ligada, a água passa através da caixa de detergente 7, o detergente contido na caixa de detergente 7 é dissolvido na água, e a mistura obtida é fornecida à cuba interna 2 8 ou à cuba externa 10. Quando a mistura da água e do detergente é fornecida ao quarto nível de água, o microcomputador 50 desliga a válvula de fornecimento de água 6. O microcomputador 50 opera o motor 30 durante um segundo tempo de enxágüe do padrão de lavagem zerado.
Uma corrente giratória é gerada na cuba interna 28, desse modo executando uma operação de enxágüe (S24) .
Desde então, depois que o segundo tempo de enxágüe terminou, o microcomputador 50 liga a válvula de escoamento 11 tal que a água contaminada durante a operação de enxágüe é descarregada para o exterior da máquina de lavar, e, depois que a descarga da água contaminada está completa, desliga da válvula de escoamento 11 (S25).
Então, o microcomputador 50 opera o motor 3 0 e o equipamento de transmissão de energia 4 0 em um modo de desidratação, desse modo desidratando as roupas na máquina de lavar (S26).
Desde então, o microcomputador 50 liga a válvula de fornecimento de água 6 tal que água é fornecida a um quinto nível de água do padrão de lavagem zerado (S27).
Quando a válvula de fornecimento de água 6 é ligada, a água passa através da caixa de detergente 7, o detergente contido na caixa de detergente 7 é dissolvido na água, e a mistura obtida é fornecida à cuba interna 28 ou â cuba externa 10. Quando a mistura da água e do detergente é fornecida ao quinto nível de água, o microcomputador 50 desliga a válvula de fornecimento de água 6. O microcomputador 50 opera o motor 30 durante um terceiro tempo de enxágüe do padrão de lavagem zerado. O microcomputador 50 é agitado de forma giratória por um tempo designado (por exemplo, 1 minuto) do terceiro tempo de enxágüe (por exemplo, 3 minutos) tal que a precisão em calcular a dureza da água, que será descrita mais tarde, é aumentada.
Depois que o tempo designado (por exemplo, 1 minuto) do terceiro tempo de enxágüe (por exemplo, 3 minutos) terminou, o microcomputador 50 emite um sinal ao sensor de condutividade 17 e ao sensor de temperatura 18 tal que o sensor de condutividade 17 e o sensor de temperatura 18 medem a condutividade e a temperatura da água (S28 e S29). . 0 microcomputador 50 calcula a dureza da água usando uma equação designada ou uma tabela para determinar a dureza da água baseada na condutividade e na temperatura medidas da água (S30). · 0 microcomputador 50 armazena a dureza calculada da água em uma EEPROM (S31).
Então, o microcomputador 50 continuamente opera o motor 3 0 pelo tempo residual (por exemplo, 2 minutos) do terceiro tempo de enxágüe (por exemplo, 3 minutos), e uma corrente giratória é gerada na cuba interna 28, desse modo executando uma operação de enxágüe (S32) .
Depois que o terceiro tempo de enxágüe terminou, o microcomputador 50 liga a válvula de escoamento 11 tal que a água contaminada durante a operação de enxágüe é descarregada para o exterior da máquina de lavar, e, depois que a descarga da água contaminada está completa, desliga da válvula de escoamento 11 (S33).
Então, o microcomputador 50 opera o motor 30 e o equipamento de transmissão de energia 4 0 em um modo de desidratação, desse modo desidratando as roupas na máquina de lavar (S34).
As FIGS. 6A e 6B são fluxogramas ilustrando um método de controle de uma máquina de lavar de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção. 0 método de controle da máquina de lavar de acordo com a segunda modalidade como mostrado nas FIGS. 6A e 6B difere do método de controle da máquina de lavar de acordo com a primeira modalidade em que o padrão de lavagem inicial não é ajustado baseado na quantidade de roupas contidas na máquina de lavar. Ou seja, a dureza da água, que foi calculada na operação anterior e armazenada, é aplicada a uma equação designada ou uma tabela separada (S5'), e assim um padrão de lavagem inicial é ajustado (S6'). Outras etapas exceto a etapa de ajustar o padrão de lavagem inicial são substancial-mente as mesmas daquelas da primeira modalidade e são assim denotadas pelos mesmos números de referência, e as descrições detalhadas dessas serão omitidas porque elas são consideradas desnecessárias.
Ou seja, no caso de a dureza da água, que foi calculada na operação anterior e armazenada, ser comparativamente alta, pelo menos um fator fora do padrão de lavagem, tal como intensidade de lavagem, nível de água fornecida, tempo de lavagem, freqüência de enxágüe, tempo de enxágüe, e tempo de desidratação, é ajustado para alto, e no caso de a dureza da água, ser comparativamente baixa, pelo menos um fator fora do padrão de lavagem, tal como intensidade de lavagem, nível de água fornecida, tempo de lavagem, freqüência de enxágüe, tempo de enxágüe, e tempo de desidratação, é ajustado para baixo. Adicionalmente, o padrão de lavagem é zerado baseado na quantidade do detergente, que foi medida durante a operação de lavagem, e a máquina de lavar é operada de acordo com o padrão de lavagem zerado. O método de controle descrito acima da máquina de lavar de acordo com a segunda modalidade da presente invenção não exige uma etapa para ler a quantidade de roupas, assim reduzindo energia necessária para ler a quantidade de roupas e encurtar um tempo de lavagem completo.
As FIGS. 7A e 7B são fluxogramas ilustrando um método de controle de uma máquina de lavar de acordo com uma terceira modalidade da presente invenção.
No método de controle da máquina de lavar de acordo com a terceira modalidade como mostrado nas FIGS. 7A e 7B, no caso de a máquina de lavar ter sido operada várias vezes, a média cumulativa de dureza da água calculada em operações da máquina de lavar é calculada, e a média cumulativa calculada é armazenada para a próxima operação da máquina de lavar (S31'). Outras etapas exceto a etapa de calcular a média cumulativa são substancialmente as mesmas daquelas da primeira modalidade e são assim denotadas pelos mesmos números de referência, e as descrições detalhadas dessas serão omitidas porque elas são consideradas desnecessárias .
Ou seja, como mostrada na Equação 1 abaixo, a média cumulativa das durezas da água é calculada através de adicionar as durezas da água, que foram calculadas nas operações anteriores e armazenadas, e a dureza da água, que é calculada na presente operação, e através de adicionar o valor adicionado pelas frequências de operação totais (N) da máquina de lavar.
[Equação 1] Como descrito acima, o método de controle da máquina de lavar de acordo com a terceira modalidade armazena a média cumulativa das durezas da agua calculada em várias operações da máquina de lavar, assim reduzindo a variação da dureza da água e obtendo medida mais precisa da dureza da água, comparada a outros métodos de controle, que armazenam somente a dureza da água calculada na operação anterior exatamente antes da presente operação da máquina de lavar.
As FIGS. 8A e 8B são fluxogramas ilustrando um método de controle de uma máquina de lavar de acordo com uma quarta modalidade da presente invenção.
No método de controle da máquina de lavar de acordo com a quarta modalidade como mostrado nas FIGS. 8A e 8B, no caso de a máquina de lavar ter sido operada várias vezes, a média cumulativa de durezas da água calculada em operações da máquina de lavar, exceto para a dureza máxima e mínima da água, é calculada, e a média cumulativa calculada é armazenada para a próxima operação da máquina de lavar (S31"). Outras etapas exceto a etapa de calcular a média cumulativa das durezas da água, exceto para a dureza máxima e mínima, são substancialmente as mesmas daquelas da primeira modalidade e são assim denotadas pelos mesmos números de referência, e as descrições detalhadas dessas serão omitidas porque elas são consideradas desnecessárias.
Ou seja, como mostrada na Equação 2 abaixo, a mé- dia cumulativa das durezas da água é calculada através de adicionar as durezas da água (H2 , H3 e H4), que foram calculadas nas operações anteriores e a presente operação, exceto para a dureza máxima (H5) e a dureza mínima (Hl) e através de dividir o valor adicionado (H2 + H3 + H4) pelo valor obtido através de subtrair 2 das frequências totais de operação (N) da máquina de lavar.
[Equação 2] Média Cumulativa Exceto para os Valores Máximo e Mínimo = (H2 + H3 + H4) N - 2 No caso de a freqüência de operação (N) da máquina de lavar ser menor do que 4, é preferível que a média cumulativa simples seja calculada da mesma maneira da terceira modalidade da presente invenção.
Como descrito acima, o método de controle da máquina de lavar de acordo com a quarta modalidade exclui a dureza absurdamente maior ou menor do que a dureza geral, desse modo obtendo medida precisa da dureza da água.
As FIGS. 9A e 9B são fluxogramas ilustrando um método de controle de uma máquina de lavar de acordo com uma quinta modalidade da presente invenção.
No método de controle da máquina de lavar de acordo com a quinta modalidade como mostrado nas FIGS. 9A e 9B, no caso de a máquina de lavar ter sido operada várias vezes, uma freqüência pré-determinada (a) é armazenada no microcomputador 50, e é comparada à freqüência de operação (N) da máquina de lavar. Somente no caso de a freqüência de operação (N) da máquina de lavar ser maior do que a freqüência pré-determinada (a) , a média de execução é armazenada (S31") . Outras etapas exceto a etapa de armazenar a média de execução da dureza da água são substancialmente as mesmas daquelas da primeira modalidade e são assim denotadas pelos mesmos números de referência, e as descrições detalhadas dessas serão omitidas porque elas são consideradas desnecessárias .
Ou seja, quando a freqüência de operação (N) da máquina de lavar alcança a freqüência pré-determinada (a) , como mostrada na Equação 3 abaixo, a média de execução das durezas da água é calculada através de adicionar somente as durezas recentes da água (H5, H6, ..., e HN), que correspon- dem à freqüência pré-determinada e dividir o valor adicionado (H5, H6, ..., e HN) pela freqüência pré-determinada (a).
[Equação 3] Média de Execução = (H5 + H6 + ... + HN) (N > a) a Aqui, as durezas residuais da água, que não são usadas para calcular a média de execução, são apagadas.
Por outro lado, no caso de a freqüência de operação (N) da máquina de lavar não ser maior do que a freqüência pré-determinada (a) , é preferível que a média cumulativa seja calculada e armazenada da mesma maneira da segunda e da terceira modalidade.
Como descrito acima, o método de controle da máquina de lavar de acordo com a quinta modalidade não aumenta a quantidade de dados a serem processados mais do que um limite designado, assim eliminando o limite de capacidade de armazenamento e capacidade de processamento de uma EEPROM gerada quando a média cumulativa é calculada. Adicionalmente, o método de controle da máquina de lavar de acordo com a quinta modalidade considera as durezas recentes da água enquanto excluindo as durezas da água de uns poucos meses atrás, assim obtendo medida precisa da dureza da água.
Aplicabilidade Industrial Como aparente a partir da descrição acima, a presente invenção fornece um método de controle de uma máquina de lavar, na qual a dureza da água calculada na operação anterior da máquina de lavar é usada para ajustar um padrão de lavagem da presente invenção da máquina de lavar em consideração de diferentes características de água por grupos regionais, desse modo tendo capacidades de lavagem e enxágüe ótimas e minimizando consumo de água e de energia. O método de controle da presente invenção exibe uma variação no padrão de lavagem a usuários em tempo real, desse modo fornecendo conveniência e utilidade da máquina de lavar aos usuários. O método de controle da presente invenção calcula a dureza da água, a partir da qual um detergente é completamente removido, em uma operação de enxágüe final da presente operação da máquina de lavar, desse modo sendo capaz de calcular a quantidade precisa do detergente para a próxima operação da máquina de lavar, não exigindo uma etapa separada para calcular a dureza da água, e reduzindo o tempo de lavagem completa. O método de controle da presente invenção, no caso de a máquina de lavar ser operada várias vezes, calcula e armazena a média cumulativa das durezas da água nas várias operações da máquina de lavar, desse modo reduzindo a variação da dureza da água e obtendo medida mais estável e precisa da dureza da água.
Adicionalmente, o método de controle da presente invenção, no caso de a máquina de lavar ser operada quatro vezes ou mais, calcula e armazena a média cumulativa das durezas da água nas várias operações da máquina de lavar exceto para a dureza máxima e mínima da água tal que as durezas, absurdamente maiores ou menores do que a dureza geral, sejam excluídas, desse modo obtendo medida precisa da dureza da água.
Além disso, o método de controle da presente invenção, no caso de a máquina de lavar ser operada vezes correspondendo a uma freqüência pré-determinada ou mais, calcula e armazena a média de execução da dureza da água nas várias operações da máquina de lavar tal que as durezas recentes da água enquanto excluindo as durezas anteriores da água de uns poucos meses atrás são consideradas, desse modo obtendo medida precisa da dureza da água.
Embora as modalidades ilustrativas da presente invenção tenham sido representadas com propósitos ilustrativos, aqueles versados na técnica apreciarão que várias modificações, adições e substituições são possíveis, sem abrir mão do escopo e espírito da invenção como representado nas reivindicações em anexo.
REIVINDICAÇÕES

Claims (22)

1. Método de controle de uma máquina de lavar, compreendendo as etapas de: (a) ajustar um padrão de lavagem presente em consideração à dureza da água calculada e armazenada na operação anterior da máquina de lavar (S1-S15); (b) operar a máquina de lavar baseada no padrão de lavagem presente ajustado (S16-S34); e (c) calcular e armazenar a dureza da água na presente operação da máquina de lavar para ajustar um próximo padrão de lavagem para a próxima operação da máquina de lavar (S29 - S31, S31', S31"), CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa (a) inclui: (I) ler a quantidade de roupas depois das instruções para operar a máquina de lavar serem inseridas na máquina de lavar (S5), e ajustar um padrão de lavagem baseado na quantidade lida de roupas (S6); (II) fornecer água baseada no padrão de lavagem ajustado na etapa (I), e dissolver um detergente na água (S8-S11); (III) medir a condutividade e temperatura da água com o detergente, calcular a quantidade do detergente (S12) em consideração da dureza da água calculada e armazenada na operação anterior da máquina de lavar (S13), e reinicializar o padrão de lavagem baseado na quantidade calculada do detergente (S14); em que a etapa (b) inclui: (IV) executar uma operação de lavagem ou de enxá-güe baseada no padrão de lavagem reinicializado, e calcular e armazenar a dureza da água em uma operação de enxágüe final (S29-S31).
2. Método de controle, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de a dureza da água armazenada na operação anterior da máguina de lavar ser automaticamente carregada guando a energia é inserida na máguina de lavar (S4).
3. Método de controle, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de a dureza da água na presente operação da máguina de lavar ser calculada depois gue a água na máguina de lavar for agitada por um tempo pré-determinado ou mais (S30).
4. Método de controle, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de a etapa (c) incluir as sub-etapas de: (c-1) medir temperatura e condutividade da água (529) ; e (c-2) calcular a dureza da água baseada na temperatura e condutividade da água medida na sub-etapa (c-1) (530) .
5. Método de controle, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de a sub-etapa (c-1) ser executada em um tempo pré-determinado antes de uma operação final de enxágüe ser completada (S29).
6. Método de controle, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de o padrão de lavagem inclu- ir pelo menos um dentre intensidade de lavagem, nível de água fornecida, tempo de lavagem, freqüência de enxágüe, tempo de enxágüe e tempo de desidratação.
7. Método de controle, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de na etapa (a), no caso de a máquina de lavar estar em uma operação inicial (S2), o padrão de lavagem (S6) ser ajustado baseado em uma dureza padrão já inserida da água (S3).
8. Método de controle, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de na etapa (c), no caso de a máquina de lavar ser operada várias vezes, a média cumulativa da dureza da água nas várias operações da máquina de lavar ser calculada e armazenada (S31')·
9. Método de controle, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de na etapa (c), no caso de a máquina de lavar ser operada quatro vezes ou mais, a média cumulativa da dureza da água nas várias operações da máquina de lavar exceto para as durezas máxima e minima da água ser calculada e armazenada (S31").
10. Método de controle, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato na etapa (c) , no caso de a máquina de lavar ser operada um número de vezes correspondentes a uma freqüência pré-determinada ou mais, a média de execução da dureza da água nas várias operações da máquina de lavar ser calculada e armazenada (331"')·
11. Método de controle, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de o padrão de lavagem pre- sente ajustado ser exibido para ser reconhecido por usuários (S7, S14).
12. Método de controle, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de na etapa (I), os tempos de lavagem, enxágüe e desidratação do padrão de lavagem ajustado serem exibidos, para eles serem reconhecidos por usuários (S15).
13. Método de controle, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de na etapa (III), a condu-tividade e a temperatura da água com o detergente dissolvido serem exibidas para o exterior através de um visor de operação de sensor, para elas serem reconhecidas por usuários durante a medida dessas.
14. Método de controle, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de na etapa (III) uma tabela ser selecionada a partir de uma pluralidade de tabelas com guantidades do detergente, de acordo com a dureza da água, e a guantidade do detergente correspondente à conduti-vidade e temperatura da água com o detergente dissolvido nesta, ser calculada a partir da tabela selecionada.
15. Método de controle, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de na etapa (III), no caso de a máguina de lavar estar em uma operação inicial (S2), o padrão de lavagem (S8) ser ajustado baseado em uma dureza padrão já inserida da água (S3).
16. Método de controle, de acordo com gualguer uma das reivindicações 1 a 11, CARACTERIZADO pelo fato de a etapa (IV) incluir as sub-etapas de: (i) medir temperatura e condutividade da água em uma operação final de enxágüe (S29); e (ii) calcular a dureza da água baseada na temperatura e condutividade da água medida na sub-etapa (i)(S30).
17. Método de controle, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de a sub-etapa (i) ser executada depois gue a água na máguina de lavar for agitada por um tempo pré-determinado ou mais.
18. Método de controle, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de a sub-etapa (i) ser executada em um tempo pré-determinado antes de uma operação de enxágüe final ser completada.
19. Método de controle, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de na etapa (IV), tempos de lavagem residual, enxágüe e de desidratação mudados pelo padrão de lavagem reinicializado serem exibidos.
20. Método de controle, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de na etapa (IV), no caso de a máguina de lavar ser operada várias vezes, a média cumulativa da dureza da água nas várias operações da máguina de lavar ser calculada e armazenada (S31').
21. Método de controle, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de na etapa (c), no caso de a máguina de lavar ser operada guatro vezes ou mais, a média cumulativa da dureza da água nas várias operações da máguina de lavar, exceto para a dureza máxima e a mínima da água, ser calculada e armazenada (S31").
22. Método de controle, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de na etapa (c), no caso de a máquina de lavar ser operada um número de vezes correspondentes a uma freqüência pré-determinada ou mais, a média de execução da dureza da água nas várias operações da máquina de lavar ser calculada e armazenada (S31"')·

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20130055770A1 (en) Washing machine and control method thereof
ES2619421T3 (es) Método de control de lavadora
US8801118B2 (en) Knob assembly and washing machine having the same
KR20150089344A (ko) 세탁기
EP2007941A1 (en) Drum type washing machine and drying method thereof
KR102060067B1 (ko) 의류처리장치 및 그 제어방법
US10577739B2 (en) Systems and methods for predicting and preventing a cabinet strike event in a washing machine appliance
BR112012002582B1 (pt) Método para operar uma lavadora, e, lavadora
US7971301B2 (en) Washing machine and the control method of the same
BR102013024354B1 (pt) Método para o controle de um aparato de tratamento de vestuário para lavar
CN103850083B (zh) 洗衣洗鞋一体机的洗鞋方法及洗衣洗鞋一体机
JP2008183122A (ja) ドラム式洗濯機
CN106048973A (zh) 洗衣机
BRPI0410728B1 (pt) Method of control of washing machine
CN1809659B (zh) 洗衣机及其控制方法
CN1809660B (zh) 洗衣机的控制方法
JP2020054687A (ja) 洗濯機
JP2019188251A (ja) 洗濯機
JP2019097866A (ja) ドラム式洗濯機
KR102017708B1 (ko) 의류처리장치 및 그 제어방법
JP2014030660A (ja) 洗濯機
KR20190054336A (ko) 세탁기 및 그의 동작 방법
JP2017196298A (ja) 洗濯機
CN208426090U (zh) 一种洗鞋机
JPS58195589A (ja) 洗濯機