BRPI0403668B1 - Composições farmacêuticas de desintegração oral com altas concentrações de aspartame - Google Patents

Composições farmacêuticas de desintegração oral com altas concentrações de aspartame Download PDF

Info

Publication number
BRPI0403668B1
BRPI0403668B1 BRPI0403668-9A BRPI0403668A BRPI0403668B1 BR PI0403668 B1 BRPI0403668 B1 BR PI0403668B1 BR PI0403668 A BRPI0403668 A BR PI0403668A BR PI0403668 B1 BRPI0403668 B1 BR PI0403668B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
group
composition
aspartame
compression
agent
Prior art date
Application number
BRPI0403668-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Gomes Ferraz Humberto
Original Assignee
Biolab Sanus Farmacêutica Ltda.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=37770440&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0403668(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Biolab Sanus Farmacêutica Ltda. filed Critical Biolab Sanus Farmacêutica Ltda.
Priority to BRPI0403668A priority Critical patent/BRPI0403668B8/pt
Publication of BRPI0403668A publication Critical patent/BRPI0403668A/pt
Publication of BRPI0403668B1 publication Critical patent/BRPI0403668B1/pt
Publication of BRPI0403668B8 publication Critical patent/BRPI0403668B8/pt

Links

Landscapes

  • Medicinal Preparation (AREA)

Abstract

"composições farmacêuticas de desintegração oral com altas concentrações de aspartame". a presente invenção consiste de comprimidos de desintegração oral caracterizados por conterem: (i) de 0, 01 a 15 % de um ou mais ingredientes ativos; (ii) de 10 a 30% de aspartame; (iii) de 20 a 50% de um ou mais agentes superdesintegrantes; (iv) de 20 a 50 % de um ou mais agentes para compressão hidrossolúveis; (v) de 5 a 15% de um agente para compressão celulósico; (vi) opcionalmente, um ou mais excipientes selecionados do grupo composto por: flavorizantes, corantes, glidantes, lubrificantes, materiais de revestimento, agentes efervescentes, tensoativos, ou misturas destes.

Description

(54) Título: COMPOSIÇÕES FARMACÊUTICAS DE DESINTEGRAÇÃO ORAL COM ALTAS
CONCENTRAÇÕES DE ASPARTAME (51) Int.CI.: A61K 9/20; A61K 47/12; A61K 31/4178 (73) Titular(es): BIOLAB SANUS FARMACÊUTICA LTDA.. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (72) Inventor(es): HUMBERTO GOMES FERRAZ / 11 • · · · · · • · • ···
COMPOSIÇÕES FARMACÊUTICAS DE DESINTEGRAÇÃO ORAL COM ALTAS CONCENTRAÇÕES DE ASPARTAME
Fundamentação da invenção:
Comprimidos de desintegração oral são formas de dosagem sólida que se desintegram na cavidade bucal sem necessidade de mastigação, deixando um resíduo de fácil deglutição após um curto período de tempo, sendo especialmente adequados para a administração de drogas a pacientes idosos, pediátricos ou com problemas de deglutição, que podem não gostar ou ter dificuldade de engolir formas de dosagem sólidas tradicionais, tais como cápsulas, comprimidos e drágeas.
Apesar das inúmeras vantagens relacionadas à maior praticidade da administração, o emprego de formas de desintegração oral tem como fator limitante a necessidade de mascaramento do sabor de ingredientes ativos amargos ou desagradáveis ao paladar.
Diversas alternativas foram propostas para solucionar o problema da veiculação de drogas com sabor desagradável, merecendo destaque, por exemplo: o revestimento ou o microencapsulamento de cristais dos ingredientes ativos ou de partículas contendo ingredientes ativos com materiais poliméricos solúveis no estômago (ex.: US5260072, McNeil PPC Inc, Rotogranulations and
QG <
2/11 taste masking coatings for preparation of chewable pharmaceutical tablets; US5275823, Smith Kline French Lab., Pharmaceutical compositions); ou ainda, a complexação das drogas com resinas de troca iônica ou matérias absorventes como silicatos (ex.: US4711774, Warner Lambert Co., Medicament adsorbates with complex magnesium aluminum silicate and their preparation; US5219563, Glaxo Group Ltd, Drug adsorbates).
Considerando que as alternativas acima citadas apresentam problemas relacionados à necessidade de processamento adicional dos ingredientes ativos, aos custos adicionais de fabricação, à possível alteração em níveis significativos de parâmetros farmacocinéticos, bem como ao fato de, em grande parte dos casos, tais alternativas não eliminarem satisfatoriamente o problema da presença do sabor desagradável, o uso de agentes edulcorantes contínua representando um importante recurso técnico para o melhoramento das propriedades organolépticas de ingredientes ativos desagradáveis ao paladar.
Entre os diversos agentes edulcorantes de alto poder adoçante, merece especial destaque o aspartame em função de seu rápido início de ação, e intenso sabor. Concentrações comumente empregadas para o aspartame em comprimidos de desintegração oral são da ordem de 0,5-5 % (p/p),
3/11 • » · • ·
0?
como pode ser observado em diversas publicações (ex. : W003103629, Laboratórios Vita S.A., Orally disintegrationg tablets and process for obtaining them; US6296868, Advanced Technology Pharmaceuticals Co., Chewable tablets containing mannitol and aspartame; JP08208517, Takeda Chem. Ind. Ltd., Molded product and its production; US6475510, SmithKline Beecham Co. Process for manufacturing bite-dispersion tablets; WO0057857, Yuhan Co., Rapidily disintegrable tablet for oral administration).
No caso de substâncias ativas extremamente amargas, todavia, muitas vezes é necessário o uso de aspartame em proporções superiores àquelas comumente empregadas para a obtenção de composições com sabor aceitável. Em decorrência da solubilidade limitada do aspartame em meio aquoso neutro (ex.: saliva), todavia, o aumento da quantidade empregada deste edulcorante pode levar ao comprometimento da velocidade de desintegração da composição e, com isso, o risco dos pacientes virem a engasgar após receberem as doses.
Apresentação da Invenção:
A partir de um intenso processo de pesquisa, 25 os presentes inventores resolveram o problema da veiculação de ingredientes ativos amargos ou com sabor desagradável em composições de desintegração oral rápida contendo altas doses de aspartame,
4/11 através do uso concomitante de: altas concentrações de agentes superdesintegrantes, agentes para compressão hidrossolúveis e celulose microcristalina.
Num aspecto geral, a presente invenção consiste de comprimidos de desintegração oral rápida caracterizados por conterem: (i) 0,01 a 15 % de um ou mais ingredientes ativos; (ii) de 10 a 30% de aspartame; (iii) de 2 0 a 50% de um ou mais agentes superdesintegrantes; (iv) de 2 0 a 50 % de um ou mais agentes para compressão hidrossolúveis; (v) de 5 a 15% de um ou mais agentes para compressão celulósicos; (vi) opcionalmente, um ou mais excipientes selecionados do grupo composto por: flavorizantes, corantes, glidantes, lubrificantes, materiais de revestimento, agentes efervescentes, tensoativos, ou misturas destes.
A expressão comprimidos de desintegração oral rápida corresponde a composições na forma sólida cuja desintegração ocorre na boca, formando-se uma suspensão de partículas sem necessidade de mastigação, preferencialmente num período tempo inferior a 60 segundos após a administração, mais preferencialmente em menos de 30 segundos.
termo ingrediente ativo refere-se a quaisquer substâncias farmacoiogicamente ativas dirigidas para uso na cura, mitigação, tratamento ou prevenção de enfermidades e a quaisquer
I
5/11 • «·♦ ··· • · · · I * * · · · I ·· *· ..
substâncias, além de alimentos, dirigidas para afetar estruturas ou funções corpóreas. Não existem limitações quanto aos ingredientes a serem utilizados na presente invenção. Exemplos de ingredientes ativos que podem ser utilizados na presente invenção, sem limitar seu escopo, são: agentes anti-hipertensivos, antianginosos, antidepressivos, antienxaqueca, antieméticos, neurolépticos, antiinflamatórios, antibióticos, etc.
Embora a presente invenção seja especialmente interessante para o mascaramento do sabor de ingredientes ativos amargos hidrossolúveis, ela também compreende ingredientes ativos insolúveis ou apenas parcialmente solúveis em água, bem como de ingredientes ativos encapsulados, revestidos ou quaisquer especifico, a adequada para em
Num aspecto outras formas.
invenção mostrou-se especialmente a veiculação do di-hidrato de cloridrato de ondansetrona em doses terapêuticas.
O aspartame, também denominado L-a-aspartil-Lfenilalanina 2-metil éster, é um agente edulcorante dipeptidico de alto poder adoçante, comercialmente disponível em diversas formas, utilizado como excipiente para uso na indústria alimentícia e farmacêutica tanto na forma pura como em misturas com outros ingredientes comumente utilizados. Diversas formas de aspartame podem ser
6/11 • · ··· ·· · • · · · ···«·· · · · · · · · · • · · · · · · · · · · · · · utilizadas na presente invenção, sendo a forma preferencial a de pó, especialmente pó para compressão direta.
A expressão agentes superdesintegrantes refere-se a excipientes caracterizados por uma especial capacidade de conduzir água para o interior da forma de dosagem, por capilaridade ou através de um rápido intumescimento em água. Exemplos de classes de superdesintegrantes atualmente disponíveis no mercado são: crospovidona, celulose cross-linked, carboximetilcelulose cross-linked, amido crosslinked, sais de metais alcalinos da croscarmelose, sais de metais alcalinos do glicolato de amido, etc. Diversos agentes superdesintegrantes podem ser utilizados na presente invenção, sendo a crospovidona o agente preferencial.
A expressão agentes para compressão hidrossolúveis, conforme a presente invenção, corresponde ao grupo de excipientes selecionados do grupo composto por açúcares compressíveis, como por exemplo: manitol, lactose, sorbitol, xilitol, maltodextrina, dextrina, sacarose, ou misturas destes. Preferencialmente, os agentes para compressão hidrossolúveis utilizados são apropriados para compressão direta, sendo o
7/11 * · · I compressão direta, compressão excipientes tais como: celulose, ou misturas agente para a presente manitol spray-dried, para especialmente adequado.
A expressão agente para celulósico refere-se ao grupo de 5 compressiveis derivados da celulose, celulose microcristalina, éteres de carboxialquii éteres da celulose destes. Preferencialmente, o compressão celulósico, conforme invenção, é composto essencialmente por celulose microcristalina.
termo flavorizantes corresponde ao grupo de compostos capazes de estimular receptores olfativos e compreende agentes tais como aromas de caramelo, baunilha, canela, chocolate, tuttifrutti, menta, limão, laranja, cereja, amora, uva e morango. O emprego complementar de agentes flavorizantes é especialmente recomendável para o mascaramento do sabor, sendo que o aroma de morango mostrou-se particularmente adequado para o mascaramento do sabor do ondansetrona.
Lubrificantes e glidantes excipientes facilitadores do cloridrato de correspondem a processo de compressão, permitindo uma melhor fluidez da massa a ser comprimida, bem como a saída dos comprimidos formados das máquinas de compressão e compreendem
8/11
Figure BRPI0403668B1_D0001
compostos, como por exemplo: talco, estearato de magnésio e dióxido de silício coloidai.
Agentes promotores de efervescência correspondem a misturas sólidas formadores de bolhas em água, como, por exemplo, misturas sólidas de bicarbonatos de metais alcalinos com ácidos orgânicos.
termo tensoativos compreende excipientes modificadores da tensão superficial e são especialmente adequados para facilitar a molhagem de composições sólidas quando estas são colocadas em contato com meio aquoso; como, por exemplo, o lauril sulfato de sódio e polímeros de polioxietileno.
O termo materiais de revestimento refere-se a uma camada de material com o objetivo de isolar os componentes da fórmula da boca, evitando, por exemplo, a sensação de sabor desagradável; evitar a liberação do princípio ativo antes de atingida certa região do trato gastrointestinal ou conferir cor à formulação farmacêutica. Entre materiais de revestimento, pode-se citar a metilcelulose, o dióxido de titânio, hidrato de lactose e a triacetina.
Corantes ou pigmentos podem ser, por exemplo: lacas, óxido de ferro, dióxido de titânio, entre outros.
hidroxipropil o mono25
9/11 • · · · · · · »
I··· ·· ·· ··
Em um aspecto complementar, a presente invenção também consiste de processos de produção de comprimidos de caracterizados por: (i) 0,01 ingredientes ativos; (ii) aspartame; (iii) de 20 a 50° superdesintegrantes; (iv) d· mais agentes para compressão hidrossolúveis; (v) de 5 a 15% de um agente para compressão
desintegração oral
a 15 % de um ou mais
de 10 a 30% de
de um ou mais agentes
20 a 50 % de um ou
celulósico; (vi) opcionalmente, excipientes selecionados do grupo flavorizantes, corantes, glidantes, lubrificantes, materiais de revestimento, agentes efervescentes, tensoativos, ou misturas destes.
Os processos de produção desintegração oral, conforme a envolvem preferencialmente a um ou mais composto por:
de comprimidos de presente invenção, de mistura dos excipientes a seco, seguida de compressão direta
Também envolvem intermediária dos ingredientes ativos complementares, como, de ingredientes ativos processos de granulação excipientes e/ou dos ou, opcionalmente, etapas por exemplo, o revestimento ou granulados que os contenham, final.
A presente invenção é excipientes, de ou da composição complementarmente ilustrada pelos seguintes exemplos experimentais
10/11 • · · ·· · ♦ · · ··· '·· ·» • · · · ······ · ·· · · · * · ♦
Exemplo 1:
100 g de cloridrato de ondansetrona di-hidrato e 6,5 g de dióxido de silicio coloidal foram passados por um tamis com abertura de malha 20 e misturados em um misturador em V. Foram então adicionados à mistura obtida, também através de passagem por tamis com abertura de malha 20: 441,2 g manitol (Partek 200 - Merck), 110,3 g de celulose microcristalina (PH 102 - Blanver), 390 g de crospovidona (Kollidon CL - BASF) , 39 g de essência de morango (Dragoco) e 200 g de aspartame (Nutrasweet) e, em seguida, foi realizado um novo processo de mistura. Foram então adicionados à mistura resultante, através de passagem por tamis de malha 20: 13 g de estearato de magnésio e, em seguida, foi realizado um terceiro processo de mistura.
A mistura final resultante foi comprimida em comprimidos circulares utilizando-se uma máquina de comprimidos rotativa, provida com punçoes de 7,0 mm; obtendo-se comprimidos com as seguintes características: peso médio: 130 mg; dureza (Kgf): média: 5,1 (minimo: 4,7; máximo: 5,6;); espessura (mm): média: 3,8 (minimo: 3,8; máxima: 4,0);
friabilidade (%): 0,23.
A avaliação do tempo de desintegração foi realizada conforma o método descritos na United States Pharmacopeia 26 ed. ; com o uso de meio
11/11 *· ··· ·· · ·* *··· ·· «· ·· • · · ·* ·· ♦· * · · • * · · · · * · ······· ·» • · ♦ · ···*·· · » · · · I t « aquoso neutro a 37° C, no USP Paddle Apparatus 2, com velocidade de rotação de 5 0 rpm; tendo se verificado um tempo de desintegração de 19 segundos.
Exemplo 2:
Comprimidos com igual composição que aqueles descritos no exemplo 1, exceto pelo fato da crospovidona ter sido substituída por manitol, foram preparados seguindo-se os mesmos procedimentos. O tempo de desintegração neste caso, todavia, foi superior a 120 segundos; tendo se mostrado inadequada para desintegração oral.
Figure BRPI0403668B1_D0002
1/2

Claims (5)

REIVINDICAÇÕES
1, de cloridrato de ondansetrona.
1. Composição farmacêutica sólida de desintegração oral CARACTERIZADA POR conter:
i. 0,01 a 15% de antiemético como ingrediente ativo; ii. 10 a 30% de aspartame; iii. 20 a 50% de um ou mais agente superdesintegrante selecionado do grupo
constituído por: crospovidona, celulose crosslinked”, carboximetilcelulose cross-linked, amido cross-linked”, sais de metais alcalinos de croscarmelose, sais de metais alcalinos do glicolato de amido, ou mistura destes;
iv. 20 a 50% de um ou mais agente para compressão hidrossolúvel selecionado do grupo constituído por: manitol, lactose, sorbitol, xilitol, maltodextrina, dextrina, sacarose ou mistura destes;
v. 5 a 15% de um agente para compressão celulósico selecionado do grupo constituído por: celulose microcristalina, éteres de celulose, carboxialquil ésteres de celulose ou mistura destes;
vi. opcionalmente, um ou mais excipientes selecionados do grupo composto por: flavorizantes, corantes, lubrificantes ou mistura destes.
2/2
2. Composição de
CARACTERIZADA POR o acordo com antiemético a reivindicação ser di-hidrato
3. Composição de
CARACTERIZADA POR o crospovidona.
acordo com a reivindicação 1, agente superdesintegrante ser
Petição 870170078656, de 16/10/2017, pág. 4/33
4. Composição de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA POR o agente para compressão hidrossolúvel ser manitol spray-dried e o agente para compressão celulósico ser celulose microcristalina, para compressão direta.
5. Composição de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA POR compreender lubrificantes e flavorizantes. 6. Composição de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADA POR o lubrificante ser selecionado do grupo constituído por talco, estearato de magnésio e dióxido de silício coloidal. 7. Composição de acordo com a reivindicação 5,
CARACTERIZADA POR o flavorizante ser selecionado do grupo constituído por aromas de caramelo, baunilha, canela, chocolate, tutti-frutti, menta, limão, laranja, cereja, amora, uva e morango.
Petição 870170078656, de 16/10/2017, pág. 5/33
BRPI0403668A 2004-09-01 2004-09-01 composições farmacêuticas de desintegração oral com altas concentrações de aspartame BRPI0403668B8 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0403668A BRPI0403668B8 (pt) 2004-09-01 2004-09-01 composições farmacêuticas de desintegração oral com altas concentrações de aspartame

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0403668A BRPI0403668B8 (pt) 2004-09-01 2004-09-01 composições farmacêuticas de desintegração oral com altas concentrações de aspartame

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0403668A BRPI0403668A (pt) 2007-02-27
BRPI0403668B1 true BRPI0403668B1 (pt) 2018-03-13
BRPI0403668B8 BRPI0403668B8 (pt) 2021-05-25

Family

ID=37770440

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0403668A BRPI0403668B8 (pt) 2004-09-01 2004-09-01 composições farmacêuticas de desintegração oral com altas concentrações de aspartame

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0403668B8 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0403668A (pt) 2007-02-27
BRPI0403668B8 (pt) 2021-05-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP4726628B2 (ja) 口腔内速崩壊性錠剤
TWI554498B (zh) 置入口腔的劑型
ES2433930T3 (es) Composición farmacéutica para administración sublingual
RU2481110C2 (ru) Лекарственные формы с улучшенными фармакокинетическими свойствами
PT1145711E (pt) Formulação de dosagem oral de dissolução instantânea
JP2008285434A (ja) 口腔内速崩壊錠
WO2007119792A1 (ja) 乾式直打速崩壊性錠剤
JP2018521040A (ja) トファシチニブ口腔内崩壊錠
JP2022132446A (ja) 低中毒性抗コリン作動性エステルのための方法および組成物
WO2006087629A2 (en) Rapidly disintegrating composition of olanzapine
JPH11199517A (ja) 口腔内速崩壊性錠剤
EP3781145A1 (en) Oral disintegrating film compositions of paracetamol
JP5204976B2 (ja) イグラチモドを含有する速崩壊性錠剤
JP2010241760A (ja) 不快な味の軽減された口腔内速崩壊錠及びその製造方法
TWI762450B (zh) 超高速崩解錠劑及其製造方法
Nasreen et al. Mouth dissolving tablets-A unique dosage form curtailed for special purpose: a review
BRPI0403668B1 (pt) Composições farmacêuticas de desintegração oral com altas concentrações de aspartame
WO2020121027A1 (es) Composiciones de alprazolam amorfo con actividad ansiolítica, con etilcelulosa y crospovidona, y procedimientos correspondientes
TW201446287A (zh) 適合對兒童投予之快速崩解錠及其簡便之製造方法
US20180318228A1 (en) Method for a slow release of drugs from orally dissolving capsules
JP2005272401A (ja) チュアブル錠
EP4183390A1 (en) An orodispersible pharmaceutical dosage form of edoxaban
CA3092458C (en) Oral dosage form containing theobromine-free cocoa
JP2010053048A (ja) 苦味が緩和されたイルベサルタン含有医薬組成物
TWI704932B (zh) 包含局部麻醉劑之快速崩解口腔薄膜

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B03H Publication of an application: rectification [chapter 3.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A RPI 1886 DE 27/02/2007, QUANTO AO ITEM (72)

B07D Technical examination (opinion) related to article 229 of industrial property law [chapter 7.4 patent gazette]
B07E Notice of approval relating to section 229 industrial property law [chapter 7.5 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted
B17A Notification of administrative nullity (patentee has 60 days time to reply to this notification)

Free format text: REQUERENTE DA NULIDADE: HYPERA S.A - PETICAO NO870180129609 DE 12/09/2018.

B16C Correction of notification of the grant

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 01/09/2004 OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF