BRPI0318525B1 - método de gerar gatilhos para a prestação de serviços baseados em localização em uma rede de comunicações móvel e rede de comunicação móvel - Google Patents

método de gerar gatilhos para a prestação de serviços baseados em localização em uma rede de comunicações móvel e rede de comunicação móvel Download PDF

Info

Publication number
BRPI0318525B1
BRPI0318525B1 BRPI0318525A BR0318525A BRPI0318525B1 BR PI0318525 B1 BRPI0318525 B1 BR PI0318525B1 BR PI0318525 A BRPI0318525 A BR PI0318525A BR 0318525 A BR0318525 A BR 0318525A BR PI0318525 B1 BRPI0318525 B1 BR PI0318525B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
network
mobile terminal
values
location
mobile
Prior art date
Application number
BRPI0318525A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0318525A (pt
Inventor
Parata Dario
Original Assignee
Telecom Italia Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Telecom Italia Spa filed Critical Telecom Italia Spa
Publication of BR0318525A publication Critical patent/BR0318525A/pt
Publication of BRPI0318525B1 publication Critical patent/BRPI0318525B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W64/00Locating users or terminals or network equipment for network management purposes, e.g. mobility management

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Operating, Guiding And Securing Of Roll- Type Closing Members (AREA)

Abstract

"método de gerar gatilhos para a prestação de serviços baseados em localização em uma rede de comunicações móvel, rede de comunicação móvel e produto de programa de computador". gatilhos para a prestação de serviços baseados em localização em uma rede de comunicação móvel suportando uma pluralidade de terminais móveis através de um território dado, são gerados por: definir um conjunto de áreas alvo dentro do território coberto pela rede, cada área alvo sendo identificada por respectivos dados geográficos, transformar (m1) os dados geográficos em um respectivo conjunto de valores de entidades relacionadas com a rede, o respectivo conjunto de valores sendo previsto ser encontrado por um terminal móvel quando localizado na correspondente área alvo, monitorar (c1) os valores compreendidos no respectivo conjunto conforme experimentado por pelo menos um terminal móvel na rede de comunicação móvel, testando (c1) se os valores quando monitorados coincidem com o conjunto de valores previstos serem encontrados, e quando uma coincidência é encontrada, que é indicativa do terminal móvel monitorado ser localizado em uma área alvo dada do dito conjunto, gerando um gatilho para induzir a prestação de serviços baseados em localização relacionados com a área alvo considerada no sentido do terminal móvel monitorado.

Description

“MÉTODO DE GERAR GATILHOS PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS BASEADOS EM LOCALIZAÇÃO EM UMA REDE DE COMUNICAÇÕES MÓVEL E REDE DE COMUNICAÇÃO MÓVEL” Campo da Invenção A presente invenção trata de técnicas para gerar os denominados gatilhos na posição de um terminal em uma rede de comunicação móvel tal como e.g* uma rede GSM/GPRS ou UMS. Todavia, a referência a estes tipos específicos de redes móveis de comunicação não deve ser interpretada como limitando o âmbito da invenção, que na realidade é apropriada para ser usada dentro da estrutura de qualquer tipo de rede de comunicação móvel.
Descrição da Técnica Correlata Os denominados gatilhos são sinais propostos para serem gerados em função da posição de um terminal imóvel e,.g„ de modo a prestar serviços e fornecer informações que estão de algum modo relacionadas com a posição do terminal móvel. Partícularmente, estes gatilhos podem induzir ao fornecimento a uni equipamento de usuário (EU) de informações específicas e/ou de serviços contemplados relacionados com a posição atual do usuário. Desta maneira, os operadores e/ou prestadores de serviços estão em lima posição para efetuar segmentação de serviços prestados a usuários finais.
Diversos sistemas existem na técnica anterior que permitem a exploração dc informações dc localização dc usuário desenvolvidas dentro da estrutura de lima rede de telecomunicação. Em termos genéricos, a possibilidade existe de solicitação de um terminal móvel informações quanto à sua posição de modo è possivelmente ativar eventos corre latos.
Por exemplo, a especificação 3GPP TS.23.271 descreve um procedimento de solicitação diferido indicando como um possível evento a disponibilidade de equipamento de usuário. A mesma especificação descreve a possibilidade de solicitar gatilhos dotando a rede de um identificador MSISDN (ou IP) do terminal envolvido. A Solicitação de Alteração 075 submetida para a mesma especificação - datada de 8 de março de 2002 -adicional mente introduz a possibilidade de indicar eventos adicionais, tal como uma alteração na célula, a área de serviço, a área de encaminhamento ou re-alocação do Controlador da Rede dc Rãdío (RNC).
Outras especificações existem que são algo relacionadas com o corroborar com serviços baseados com a localização. Típicas destas são e.g. as especificações 3GPP TS 23 073 e TS 22 043 que definem um suporte de função de área de serviço localizada (BoLSA) indicando a cobertura de um conjunto de células em uma Rede do Serviço Móvel Terrestre Público (PLMN) como uma área de serviço localizado.
Adicionalmente a especificação 3GPP TS 25 395 presta uma indicação quanto a como IDs de célula podem ser mapeados em coordenadas geográficas ou áreas de serviço indicando o possível uso de medições tais como medições de potência, tempo de ida e vinda (RTT) em sistemas duplex. por divisão em freqüência (FDD), desvio de tempo RX e avanço de tempo (TA) em sistemas duplex por divisão de tempo (TDD) e direção da antena.
No documento WO-A-02/085049 um método para reportar localização diferida em uma rede de radio celular é descrito. O método relaciona-se com a prestação de reporte de locação diferida em que o reporte ativado por uni evento de alteração de locação de gatilho. Eventos de mudança de locação dc gatilho são quer relacionados com um usuário dc uma rede de telecomunicação celular entrar, sair ou mudar de uma área, ou com uma área que é entrada ou deixada por um usuário Tanto as especificações consideradas precedente mente como o WO-A-02/085048 deixam de prestar direções específicas para definir gatilhos dentro da rede na presença de eventos dados. Pâflículamieitte. a especificação do 3GPP TS 25 305 está relacionada com um método para calcular a posição estimada de um terminal móvel, por conseguinte exigindo que as medições acima reportadas sejam submetidas a um pós-processamento para calcular a posição geográfica do terminal móvel, No pedido de patente US n- 2003/0006912, um sistema é descrito para prestar informações, tal como uma notificação ou outro conteúdo, a um aparelho de comunicação selecionado quando critérios de evento e localização definidos são satisfeitos. Um perfil é estabelecido para definir o evento e critérios de localização juntamente com um método para prestar as informações. Tipicamente, a recepção de indicações de evento indicando a ocorrência de um evento é comparada com critérios de evento no perfil, Quando as indicações de evento satisfazem os critérios de evento, indicações de localização são reunidas e comparadas com os critérios de localização definidos. De modo alternativo, um gatilho correspondente a uma localização é recebido e comparado com os critérios de localização para determinar se eventos correspondentes aos critérios de evento são satisfeitos. Quando tanto a ocorrência de eventos como os indícios de localização coincidem com os critérios de localização de evento, a informação é transmitida para o sistema de comunicação apropriado. Salvo quaisquer outras observações, o pedido de patente US intrinseeainente e inevitavelmente confia sobre o cálculo da posição do terminal móvel.
No documento WO 00/60 886, dispositivos de determinar a prestação ou recepção de um serviço via um sistema dc comunicação celular compreendendo: determinar a prestação do serviço, subordinada aos seguintes parâmetros: um parâmetro de localização relacionado com a localização de um usuário, um parâmetro dc movimento relacionado com o movimento do usuário, e um parâmetro de distribuição relacionado com uma área em que um prestador de serviço deseja prestar o serviço. Também, dispositivos de processamento para um sistema de comunicações celular, compreendendo:: dispositivos de entrada para receber dados relacionados com a localização de um. usuário; dispositivos de entrada para receber dados relacionados com o movimento do usuário; dispositivos de entrada para receber dados relacionados com urna área em que um prestador de serviço deseja prestar o serviço; dispositivos de comparação para comparar os dados de entrada; e dispositivos de saída para emitir dados relacionados com o resultado de comparar os dados de entrada.
Essencialmenie, a técnica anterior considerada no exposto relaciona-se com sistemas nos quais eventos de gatilho relacionados com a localização são gerenciados pelo terminal do usuário em relação com os eventos de gatilho sendo de algum modo relacionados com alterações em uma área e a recepção de sinais de difusão dentro de uma área dada, genericamente considerada como um conjunto de células.
Em todos os sistemas precedentes em questão os eventos de gatilho, se baseados sobre informações não derivadas de sistemas externos (tal como um sistema de locação GPS), têm um máximo nível de precisão que está relacionado com a cobertura proporcionada por uma célula. Níveis mais altos em termos de precisão podem ser obtidos somente por intermédio de etapas de localização subsequentes efetuada após uma ativação de gatilho.
Objetivo e Sumário da Invenção A necessidade, por conseguinte, existe por um sistema apropriado para ativar gatilhos somente quando o terminal móvel está dentro de uma área geográfica dada, tal como uma área sendo identificada cm termos de localização geográfica com um grau mais alto de precisão do que pode ser obtido como um conjunto de identificadores de célula (ceíi-iD), Espcci ficamente, a necessidade existe por sistemas apropriados para dizer se o terminal móvel está dentro de uma parte do território geográfico coberto pela rede, cuja parte corresponderá somente na pior das hipóteses à área de cobertura de uma célula, O objetivo da presente invenção é assegurar um sistema que satisfaça estes requisitos.
De acordo com a presente invenção, este objetivo é realizado por intermédio de um método dotado das características definidas nas reivindicações que se seguem. A invenção relaciona-se também com uma rede correspondente assim como com um produto de programa de computador suscetível de ser carregado na memória de pelo menos um computador e incluindo panes de código de software para realizar as etapas do método da invenção quando o produto é operado em um computador. A referência a “pelo menos um computador” é evidentemente proposta para destacar a possibilidade de implementar o conjunto da invenção de uma maneira descentralizada. A requerente verificou que uma vantagem básica do sistema aqui descrito reside no fato dos gatilhos serem ativados como um resultado de um evento “complexo” ou “combinado” dado por uma combinação de um conjunto de valores (ou gamas de valores) para parâmetros (entidades) incluindo pelo menos um valor selecionado dentre um valor de potência, um valor de tempo ou identificador de uma célula relativo a uma célula diferente de uma célula servindo o dito terminal móvel.
Por exemplo, entidades dessa ordem podem ser identificadas por uma ou mais das medições atualmente designada de CPICH RSCP (medição de potência em UMTS). PCCPCH RSCP (medição de potência em UMTS), GSM portadora RSSI (medição de potência em GSM que se relaciona com a potência de redes vizinhas), RTT em FDD (medição de tempo em UMTS), Desvio de Tempo Rx em TDD (medição de tempo em UMTS), SFN-SFN (medição de tempo em UMTS), RXLEV (medição de tempo em GSM), TA (Avanço de Tempo, medição de tempo em GSM).
De preferência, um evento complexo/ combinado inclui também unia ou mais das seguintes entidades; Zonas de Posição (LA), áreas de encaminhamento (RA), identificadores de célula (ceíl-ID) da célula servindo o terminal móvel e correspondentes frequências adjacentes (ÂRFCN). O significado daqueles acrônimos é bem conhecido daqueles versados na técnica de redes de telecomunicação móveis e é definido em especificações básicas tal como 3GFF TS 25 215/25 225 ou GSM 05.05/05.10.
Como um resultado da utilização de um evento complexo/combinado dessa natureza no lugar de um único conjunto de células, a possibilidade existe de refinar a capacidade de gatilho do terminal móvel/rede atingindo um nível mais alto de precisão no estabelecer que um terminal móvel alcançou uma área alvo dada em que serviços específicos são prestados.
Mais es peci fica mente, as coordenadas geográficas de uma área alvo dada sendo “mapeadas” em um conjunto de valores para um número de entidades oferece a possibilidade, selecionando e/ou aumentar o numero de entidades envolvidas, de atingir um alto grau de precisão/defínição em termos de dimensão e formato de área.
Descrição Sucinta dos Desenhos Apensos A invenção passa a ser descrita a seguir, meramente a título de exemplo, reportando-se às figuras de desenho anexas, em que: A figura 1 é um diagrama em blocos funcional típico de uma modalidade do sistema aqui exposto; A figura 2 é um fluxograma típico de um processo apropriado para ser realizado dentro da estrutura do sistema aqui descrito; e A figura 3 é outro diagrama cm blocos detalhando adicionalmente a estrutura de um dos elementos ilustrado no diagrama em blocos da figura 1.
Na figura 1 do desenho anexo, a referência Ml designa um módulo (tendo uma estrutura a ser adicional mente detalhada a seguir) configurado para transformar dados geográficos representativos de ma área alvo dada em um conjunto ou subconjunto de valores incluindo pelo menos um valor selecionado dentre um valor de potência, um valor de tempo ou um identificador de célula em relação a urna célula diferente de uma célula servindo o dito terminal móvel.
Por exemplo, tais valores podem ser obtidos por uma ou mais da medição atualmente designada de CP1CH RSCP (medição de potência em UMTS), PCCPCH RSCP (medição de potência em SMM que se relaciona com a potência de redes vizinhas), RTT em FDD (medição de tempo em UMTS), Desvio de Tempo Rx em TDD (medição de tempo em UMTS), 5FN-SFN (medição de tempo em UMTS) RXLEV (medição de potência em GSM), TA (Avanço de Tempo, medição de tempo em GSM).
De preferência, tais valores incluem também uma ou mais das seguintes entidades: áreas de localização (LA), áreas de encaminhamento (RA), identificadores de célula (ceii-ÍD) e correspondentes frequências adjacentes (ARFCN).
Com relação aos acrônimos precedentemente reportados no exposto, será mais uma vez lembrado que os respectivos significados são bem conhecidos daqueles versados na técnica de redes de telecomunicação móveis, tornando assim desnecessário apresentar aqui unia explanação mais detalhada. O esquema de partes mostrado na figura 1 é associado com uma rede celular compreendendo uma pluralidade de células. Uma rede celular dessa natureza pode ser de qualquer tipo conhecido tal como e.g. GSM, GPRS, o UMTS, Enunciado diferentemente, o papel do modulo MM 1 é “mapear” (isto é, transformar) os dados geográficos identificando uma área dada dentro do território coberto pela rede em um respectivo conjunto de valores (doravante “evento complexo/combinado”) das entidades consideradas, os valores sendo os valores previstos a serem associados com um. terminal móvel quando o terminal em causa está na área em questão.
Também, será apreciado que as áreas aqui consideradas genericamente não corresponderão às células no sistema celular, e terão tipicamente áreas menores e/ou formatos mais complexos que as células.
Sucessivamente, o modulo Ml transfere o evento complexo/ combinado para um módulo de cliente Cl (como mais bem detalhado a seguir). O modulo de cliente Cl tem a finalidade principal de: - receber o evento complexo/combinado do módulo Μ1; - tornar disponível um correspondente gatilho; - monitorar as células na rede com o propósito de verificar que o evento complexo/combinado foi satisfeito; e - ativar o gatilho como um resultado das condições definidas pelo evento complexo/combinado terem sido satisfeitas enquanto também notificando correspondentemente outro módulo designado M2.
Enunciado de outro modo, o módulo C1 passa a monitorar os valores das entidades compreendidas nos conjuntos definindo eventos complexos/combinados associados com cada área alvo incluída no território coberto pela rede.
Uma ação monitora dessa natureza envolverá detectar os valores em questão conforme efetivamente experimentados pelos terminais moveis na rede. Os correspondentes valores como detectados genericamente variarão quando cada terminal móvel se movimenta dentro do território coberto pela rede, A ação de detecção será assim repetida com uma velocidade suficientemente alta para efetivamente explicar a mobilidade dos terminais móveis dentro da rede.
Quando uma coincidência é encontrada entre: -o conjunto de valores definindo o evento complexo/combinado associado com uma área “alvo’" dada (isto é, o conjunto de valores conforme previsto a ser encontrado quando um terminal inovei se encontra localizado dentro daquela área); e -o conjunto de valores para as mesmas entidades atualmente experimentado (isto é. detectado) por um terminal dado sendo monitorado, -o módulo Cl chegará à conclusão dc que o terminal móvel monitorado está atualmente na área alvo e induzirá a ativação de gatilho. O modulo M 2 tem a finalidade de receber a notificação das condições para o evento complexo/combinado terem sido satisfeitas e de ativar, através de sua política de controle, a prestação do serviço ao usuário para o qual o módulo de cliente Cl se encontrava ativo.
Antes de tornar o serviço disponível para o usuário, o modulo M2 pode ainda ativar uma série de subsequentes ações de localização de modo a verificar com um maior grau de precisão o fato de que uma área alvo foi alcançada pelo terminal móvel Conforme usada aqui, a designação “terminal móvel” se aplica a qualquer dispositivo configurado como um módulo GSM/GPRS/UMTS. Um terminal móvel dessa natureza pode assim ser constituído de um GSM/GPRS ou de um telefone UMTS ou qualquer outro aparelho eletrônico. Os módulos Ml e M2 são localizados na ínfraestrutura de rede.
Todavia, a possibilidade existe de sua implementação (pelo menos parcialmentc) no terminal móvel.
Neste último caso, para assegurar a correta operação do módulo Ml, o terminal móvel e/ou o SÍM/USIM do mesmo será munido de informações relativas à rede sem fio (GSM/GPRS/UMTS) e.g, gei ene i ando uma base de dados sobre o terminal dedados (por exemplo incluída no SÍM/USIM) ou como um resultado de diálogo com uma base de dados externa, de modo a permitir que o módulo MM 1 recupere as informações exigidas para determinar o evento complexo/combinado a ser monitorado.
Também, o módulo M2 será munido de serviços que são desenvolvidos no terminal móvel (por exemplo informações turísticas ou mapas) e/ou SIM/USIM ou com um protocolo permitindo diálogo do módulo M2 com uma ou mais bases de dados (recipientes de informações) que podem ser parte da rede do operador ou gerenciados por terceiros.
De preferência, o módulo Cl é alojado no terminal móvel.
Neste caso, verificou-se que monitorando em cada terminal a ocorrência de um gatilho baseado sobre entidades de localização disponíveis para o terminal, é possível aliviar a rede da tarefa de periodicamente localizar cada terminal móvel transmitindo para o terminal uma solicitação de localização e receber entidades de localização do mesmo terminal. Assim procedendo, o ônus sobre a rede de sinalização é significativamente reduzido, devido a nenhuma informação relacionada com a entidade de localização ter de se propagar na rede com respeito a todos os terminais móveis (a maioria) que, numa ocasião dada, não estão se movimentando.
Conforme indicado, possíveis localizações alternativas para os módulos Μ1, M2 e Cl são os SIM/USIM alojados no equipamento de usuário (terminal móvel) ou um sistema em um ambiente distribuído no SIM/USIM e terminais móveis.
Alternativamente, o modulo Cl pode ser alojado na parte de rede de acesso de radio da rede móvel, por exemplo, nos nós, tais como os nós BTS de uma rede GSM/GPRS ou os Nós-B de uma rede UMTS, ou nos Controladores de Estação Base de uma rede GSM/GPRS ou no RNC de uma rede UMTS.
Neste caso, o módulo Cl está cm uma posição para explorar diretamente as informações transmitidas através da rede. Por exemplo, o módulo C1 pode ser posicionado na Rede de Acesso de Radio, de maneira a monitorar as informações trocadas entre uma estação transeeptora e o controlador de uma respectiva estação base.
No caso dos módulos M L C1 e M2 não estarem todos alojados na rede ou no terminal móvel, qualquer meio de transmissão disponível na rede (inclusive, e.g. troca de mensagens SMS, USSD, CSD, GPRS, UMTS) podem ser usados para troca de informações entre eles.
Na descrição precedente mente apresentada, a designação de evento complexo ou combinado foi exemplificada reportando-se a um evento constituído de um conjunto de entidades apropriadas para serem detectadas dentro da estrutura de rede celular (e.g. GSM/ GPRS/UMTS).
Todavia, o conjunto de entidades compreendendo o evento complexo / combinado também pode incluir entidades adaptadas para serem detectadas fora da rede celular. Por exemplo, o terminal movei pode detectar via interfaces/sen sores, entidades/valores que são diferentes daqueles prestados por uma interface GSM/GPRS/UMTS. Típicos das ditas entidades externas são aqueles adaptados para serem obtidas e.g. via Wl-Fl ou entidades Bluetooth e/ou medições prestadas pelo equipamento com elas associado. O fluxograma da figura 2 detalha um método para definir e explorar eventos complexos ou combinados como uma sequência de etapas.
Especial mente, após uma etapa inicial, em uma etapa 101 a solicitação de ativar um serviço dado quando o terminal móvel está localização em urna área geográfica dada é convertido em uma solicitação para ativar um gatilho quando o terminal móvel está dentro de uma área alvo.
Em uma etapa subscqücntc 102. o módulo Ml transformar a área alvo em um evento complexo/combinado a ser monitorado de maneira a armar um gatilho.
Em uma etapa 103, o módulo Ml determina o valor do evento complexo/combinado que melhor identifica (isto é, identifica com a mais alta precisão) a área ou áreas alvo solicitadas.
Em uma etapa 104. o valor do evento complexo/combinado é transferido do módulo Ml para o módulo Cl que em uma etapa 105 pré-arma os gatilhos ativando uma ação monitora adequada, A etapa designada 106 corresponde a urna situação onde o módulo Cl revela que o conjunto de valores que identificar o evento complexo/combinado foi satisfeito (isto é, correspondido) pelo conjunto de valores detectado como sendo corretamente experimentado por um terminal móvel dado na rede desse modo armando o gatilho e notificando o evento ao módulo M2, Em uma etapa 107. o módulo recebe do módulo Cl. uma notificação dos requisitos para o evento complexo/combinado ser satisfeito. Aquela notificação é interpretada como indicativa da área alvo ter sido alcançada.
Neste ponto, em uma etapa 108, o módulo M2 pode prestar o serviço requerido ao terminal móvel. A tabela abaixo reproduz uma definição típica do evento complexo/combinado associado com uma área alvo dada. O evento é essencial mente constituído de: - um conjunto de entidades (isto é, parâmetros) a serem considerados, e - para cada entidade, um conjunto/ gama de valores previsto a ser encontrado por um terminal móvel quando locali/ado na área em questão. _____________________ Célula Servidora ~CGTa 3>TA>2 Células Adjacentes ARFCNJ BSICJ 26>RXFFV>24 ARFCNJ BSICJ 22>RXFFV>18 ARFCNJ BSICJ 2S>RXLHV>25 ARFCNJ BSICJ I6>RXLHV>14 ARFCNJ BSICJ I2>RXLFV>10 ARFCN+ft BSICJ S>RXI.FV>27 ' O requisito para o evento eomplcxo/comhinado exemplificado acima sendo satisfeito c assim dado em primeiro lugar pelo terminal móvel ter como célula servidora atual uma célula identificada com uma identificação global CGI CG1_A, com uma portadora dotada de um nível de potência RXLEV compreendido entre 31 e 33 (os términos dos intervalos sendo incluídos) e com um valor de TA compreendido entre 3 e 2 (os términos dos intervalos são mais uma vez incluídos), Adicionalmcntc, o terminal móvel deve simultaneamente detectar células adjacentes identificadas pelos valores tomados pelo número de radio frequência absoluto (ARFCN) e o código de identidade de estação base (BSIC) com um nível de potência RXLEV dentro dos gamas indicadas.
Enunciado diferentemente, o evento complexo/combinado será satisfeito quando as entidades/valores monitorados com o terminal móvel conjunta mente satisfizerem o seguinte requisito: - a célula servidora é a célula com CGI = CGI_a; - a potência detectada pelo terminal móvel para a portadora da célula servidora (RXLEV) está entre os valores indicados; - a medição TA efetuada pelo terminal móvel para a célula servidora ter um valor dentro da gama/intervalo indicado; - o terminal móvel detecta aquelas células adjacentes indicadas no evento complexo/combinado como identificado pelos valores de ARFCN e BSIC dados; e - os níveis de potência detectados pelo terminal móvel para a portadora de cada célula adjacente (RXLEV) estar dentro das gamas/ valores indicados.
Será apreciado que o sistema descrito aqui é totalmente "transparente” com respeito aos serviços baseados em localização prestados» pelo fato da natureza c número daqueles serviços serem per sí de nenhuma importância para a compreensão e implementação da invenção.
Uma possível implementação do módulo Ml (que, como indicado» tem a finalidade de transformar áreas alvo dadas em respectivos eventos complexos/combinados) pode aceitar como uma entrada qualquer área alvo contanto que esta seja adequadamente descrita, (e.g., como descrito na especificação 3GPP TS 23 032), Es pecí fica mente, após receber a área alvo em função das informações relacionadas com a configuração da rede, a posição geográfica das antenas (coordenadas tridimensionais), as características das antenas usadas, as suas direções indicadoras, a morfologia do território, etc, o módulo Ml determina para um conjunto de pontos correspondente à área alvo um correspondente conjunto de valores de todas as entidades de interesse conforme requerido para produzir uma definição de um evento eomplexo/eombinado, Estas entidades/valores podem ser ponderadas levando em conta as margens de precisão intrínsecas para a sua medição. Para cada par de entidade/valor um índice probabílístíco é alocado relacionado com a possível presença da entidade, identificado como a capacidade do terminal móvel determinar e detectar que a entidade está dentro de uma determinada margem relacionada com o valor previsto. O índice probabilístico está em função de: - a percentagem de tempo que a entidade esteve presente, durante a operação do modulo Ml, para o conjunto de pontos incluído na área alvo, com um valor ou conjunto de valores dado como ausente.
Adicionalmente. na determinação do evento eomplexo/eombinado, o módulo Ml adicionalmente selecionará um conjunto dos pares de entidade/valor tal que a probabilidade para o evento eomplexo/eombinado ser encontrado dentro da área alvo é alta e a probabilidade para o evento eomplexo/eombinado ser encontrado fora da área alvo é baixa.
De maneira a determinar que esta última probabilidade seja efetivamente baixa, o módulo Ml pode computar, para um conjunto dado de pontos fora da área alvo, os índices probabilísticos precedentemente mencionados.
Será apreciado que a abordagem recém descrita é essencialmente relacionada com a aplicação de um mecanismo de “lógica difusa”.
Neste ponto, o módulo Ml pode gerar o evento complexo/combinado como um subconjunto das entidades previstas para um subconjunto de valores previstos nos vários pontos da área alvo. isto e realizado estabelecendo um equilíbrio razoável entre um evento complexo/combinado mais simples, com a escolha de uma combinação de entidades apresentando uma probabilidade mais alta de serem satisfeitas dentro da área e uma probabilidade decrescente do evento ser encontrado dentro da área alvo ou com uma precisão decrescente na cobertura da área alvo.
Reduzindo o conjunto de entidades e dos possíveis valores a serem incluídos nos eventos eomplexos/combínados para reduzir o número de entídades/valores a ser monitorado pelo módulo Ml. Consequentemente, a verificação do evento ser encontrado é tornada mais simples. Todavia, o reduzir o conjunto de entidades a ser inonitorado/veríficado pode conduzir à degradação da precisão de cobertura da área alvo.
Es peci fica mente, a definição de evento/s complexos/combinados é efetuada de uma tal maneira a minimizar a possível ocorrência dc situações onde: - a área definida pelo evento complexo/combinado selecionado é maior que a área alvo associada, com isto o gatilho pode ser ativado com uma probabilidade relativamente alta também fora da área alvo; - a área alvo não é completamente coberta pelo evento complexo/combinado, caso em que o terminal móvel pode estar efetivamente localizado na área alvo sem, todavia, levar ao evento complexo//eombinado ser encontrado; ou - a área correspondente ao evento eomplexo/combinado selecionado estar deealada com respeito à área alvo, com isto o evento eomplexo/combinado também cobre áreas geográficas fora da área alvo enquanto cobrindo a área alvo propriamente dita somente parcial mente. O módulo Ml pode incluir como elementos do evento eomplexo/combinado também entidades que são detectadas como entidades externas ãs redes celulares; conforme indicado estas entidades podem ser detectadas e.g. via interfaces WI-F1 ou Bluetooth. Naquele caso, o módulo Ml pode ter acesso a esta informação conectando-se com determinadas bases de dados.
Especificamente, no sistema mostrado na figura 3, o módulo Ml é mostrado como configurado para interagir com três bases de dados diferentes designadas DB1, DB2, DB3, respectivamente.
Estas bases de dados contêm informações relacionadas com aa rede (Rede DB), a morfología de território (Morfologia DB) e prestadas por fontes externas à rede (Fonte Extra DB), respectivamente. O apoio no determinar as entidades de interesse para construir o evento eomplexo/combinado e detectar uma área alvo dada pode ser prestado ao modulo Ml por informações estatísticas sobre as entidades na área de interesse. Estas entidades podem ser captadas por intermédio de campanhas separadas nas quais as entidades contempladas a serem usadas para determinar o evento eomplexo/combinado são medidas e a seguir, após correta indicação geográfica, são inseridas em uma base de dados.
Alcernativamenie, por exemplo quando (ao prestar outros serviços relacionados com a posição) um método tradicional é usado para localizar o terminal tal como localização GPS ou métodos de triangulação, a possibilidade existe de solicitar do terminal móvel, além daquela informação exigida para estimar sua posição usando os métodos supracitados, também as medições relacionadas com aquelas entidades envolvidas no determinar o evento complexo/combinado, Daquela maneira uma base de dados contendo as ditas medições relacionadas com a posição calculada estimada podem ser criadas.
Uma base de dados dessa natureza pode ser usada no gerar o evento complexo/combinado; na realidade, dada uma área alvo, as informações requeridas para gerar o evento complexo/combinado relacionado com uma área alvo dada podem ser derivadas da base de dados em questão.
Após receber (do módulo Ml) o evento complexo/combinado. o módulo Cl testa de uma maneira cíclica o evento tendo sido possivelmente preenchido. O módulo Cl pode ser constituído de módulos de software que levam em conta o evento complexo/combinado e monitoram, via as interfaces de radio GSM/GPRS/UMTS (e possíveis interfaces adicionais (tais como e.g. interfaces WI-FI ou Bluetooth) o evento tendo sido satisfeito realizando as medições exigidas de maneira a detectar aquelas entidades que definiram o evento complexo/combinado.
Quando as entidades satisfazem dentro de uma margem de tolerância dada o evento complexo/combinado. um gatilho é armado que dá origem a uma correspondente notificação do evento complexo/combinado ter sido satisfeito para o módulo 2.
Natural mente, sem prejuízo para os princípios básicos da invenção, os detalhes e modalidades podem variar, também de maneira significativa, com respeito ao que foi descrito e ilustrado a título de exemplo somente sem se afastar do âmbito da invenção conforme definido pelas reivindicações anexas.
REIVINDICAÇÕES

Claims (28)

1. Método de gerar gatilhos para a prestação de serviços baseados em localização em uma rede de comunicações móvel suportando uma pluralidade de terminais móveis através de um território dado, o método caracterizado pelo fato dc que inclui as etapas de: - definir um conjunto de áreas alvo dentro do dito território, cada área alvo no dito conjunto sendo identificada por respectivos dados geográficos; - transformar (Ml) os dados geográficos em um respectivo conjunto de valores de entidades relacionadas com a rede, o respectivo conjunto de valores sendo previsto estar associado com um terminal móvel da rede móvel quando localizado na correspondente área alvo; - monitorar (Cl) os valores compreendidos no respectivo conjunto como associados com pelo menos um terminal móvel monitorado na rede de comunicação móvel; - testar (Cl) se os ditos valores conforme monitorados coincidem com o conjunto de valores conforme previsto ser encontrado; - quando uma coincidência é encontrada, que é indicativa do dito terminal móvel monitorado estar localizado em uma área alvo dada do dito conjunto, gerar um gatilho para induzir a prestação de serviços baseados em localização relacionados com a área alvo dada no dito conjunto no sentido do terminal móvel monitorado.
2. Método, de acordo com a reivindicação I, caracterizado pelo fato de que, para cada terminal móvel, o conjunto de valores inclui pelo menos um valor selecionado dentre um valor de potência, um valor de tempo ou um identificador de célula relativo a uma célula diferente de uma célula servindo ao dito terminal móvel.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o conjunto de valores inclui pelo menos um valor selecionado dentre um grupo compreendendo: CP1CH RSCP, PCCPH, RSCP, GSM portadora RSSI, RTT em FDD, Desvio de Tempo Rs em TDD, SFN-SFN, RXLEV, TA.
4. Método, de acordo com a reivindicação 2 ou 3. caracterizado pelo fato dc que o dito conjunto de valores inclui pelo menos um valor selecionado dentre um grupo que compreende: áreas de localização (LA), áreas de encaminhamento (RA). identificadores de célula (ceíl-ID) e correspondentes frequências adjacentes (ARFCN).
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a dita etapa de monitorar (Cl) é realizada com o terminal alvo.
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a etapa de testar (Cl) é realizada com o terminal móvel.
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o conjunto de valores previstos inclui pelo menos uma entidade externa à rede móvel.
8. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que inclui a etapa de iniciar, quando a dita coincidência é encontrada, um conjunto de ações de localização para aperfeiçoar a localização do terminal móvel sendo monitorado dentro da área alvo dada.
9. Método, de acordo a reivindicação 1, 2, 3, 4, 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que a etapa de testar (Cl) é realizada no nível de nó de rede.
10. Método, de acordo com a reivindicação 1, 2, 3, 4, 7, 8 ou 9, caracterizado pelo fato de que a etapa de monitorar (Cl) é realizada no nível de nó de rede.
11. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que a operação de transformar (Μ 1) dados geográficos é realizada no nível de infra-estrutura de rede,
12. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que a operação de transformar (Ml) dados geográficos é realizada no nível do terminal móvel.
13. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que a etapa de prestar serviços baseada em localização é realizada ao nível de infra-estrutura da rede.
14. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo feto de que a dita etapa de prestar serviços baseado em localização é realizada ao nível de terminal móvel.
15. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que inclui a etapa de proporcionar recursos de comunicação para permitir que o terminal móvel monitorado receba informações de pelo menos uma base de dados contendo informações relacionadas com os serviços baseados em localização,
16. Rede de comunicação móvel suportando uma pluralidade de terminais móveis através de um território dado e adaptada para prestar serviços baseados em localização aos terminais móveis, caracterizada pelo falo de que o dito território inclui um conjunto de áreas alvo, cada área alvo no dito conjunto sendo identificada por respectivos dados geográficos, pelo fato de que a rede ter associados: - um módulo transformador (Ml) configurado para transformar os ditos dados geográficos em um respectivo conjunto de valores de entidades relacionadas com a rede, o dito respectivo conjunto de valores sendo previsto estar associado com um terminal móvel da rede móvel quando localizado na correspondente área alvo; - um modulo monitor (Cl) configurado para monitorar os valores compreendidos no dito respectivo conjunto associado com pelo menos um terminal móvel monitorado na rede de comunicação móvel, e verificar (Cl) se os ditos valores como monitorados coincidem com o conjunto de valores, e em que o módulo monitor (Cl) é configurado de modo que, quando uma coincidência é encontrada, que c indicativa do terminal móvel monitorado estar localizado em unia área alvo dada do dito conjunto, um gatilho é gerado para induzir a prestação (M2) de serviços baseados em localização relacionados com a área alvo dada no dito conjunto no sentido do terminal móvel monitorado.
17. Rede, de acordo com a reivindicação ló, caracterizada pelo fato de que, para cada terminal móvel, o conjunto de valores inclui pelo menos um valor selecionado dentre um valor de potência, um valor de tempo ou um identificador de célula relativo a uma célula diferente de uma célula servidora do terminal móvel
18. Rede, de acordo com a reivindicação 17, caracterizada pelo fato de que o dito conjunto de valores incluí pelo menos um valor selecionado a partir de um grupo compreendendo: CPICH RSCP, PCCPCH RSCP, GSM portadora RSSi, RTT em FDD, Desvio de Tempo Rx em TDD, SFN-SFN, RXLEV, TA.
19. Rede, de acordo com a reivindicação 17 ou 18, caracterizada pelo fato de que o dito conjunto de valores inclui pelo menos um valor selecionado a partir de um grupo compreendendo: áreas de localização (LA), áreas de encaminhamento (RA), identificadores de célula (ceíl-lD) e correspondentes frequências adjacentes (ARFCN).
20. Rede, de acordo com qualquer uma das reivindicações ló a 19, caracterizada pelo fato de que o modulo monitor (Cl) é pelo menos parcial mente alojado nos terminais móveis.
21. Rede, de acordo com qualquer uma das reivindicações ló a 20, caracterizada pelo fato de que o dito conjunto de valores previstos inclui pelo menos uma entidade externa à rede móvel,
22. Rede, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 21, caracterizada pelo ato do módulo monitor (Cl) é configurado para iniciar, quando a dita coincidência é encontrada, um conjunto de ações de localização para aperfeiçoar a localização do dito terminal sendo monitorado dentro da dita área alvo dada,
23. Rede, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 22, caracterizada pelo fato de que o dito módulo transformador (Ml) é alojado ao nível de infra-estrutura de rede.
24. Rede, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 22, caracterizada pelo fato de que o módulo transformador (Μ 1) é alojado ao nível de terminal móvel.
25. Rede, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 24, caracterizada pelo fato de que inclui um módulo prestador de serviços (M2) para prestar os serviços baseados em localização, o dito módulo prestador de serviços (M2) estando alojado ao nível da infra-estrutura da rede.
26. Rede, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 25, caracterizada pelo fato de que inclui um módulo prestador de serviços (M2) para prestar os ditos serviços baseados em localização, o dito módulo prestador de serviços (M2) sendo pelo menos parcialmenie alojado ao nível do terminal móvel.
27. Rede, de acordo com a reivindicação 26, caracterizada pelo fato de que inclui recursos de comunicação para permitir que o terminal móvel monitorado receba informações de pelo menos uma base de dados contendo informações relacionadas com os serviços baseados em localização.
28. Rede, de acordo com a reivindicação 16, 17, 18, 19, 21,22, 23, 24, 25, 26 ou 27, caracterizada pelo fato de que o módulo monitor (Cl) está alojado ao nível do nó de rede.
BRPI0318525A 2003-09-30 2003-09-30 método de gerar gatilhos para a prestação de serviços baseados em localização em uma rede de comunicações móvel e rede de comunicação móvel BRPI0318525B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2003/010813 WO2005041604A1 (en) 2003-09-30 2003-09-30 Method for generating triggers based on the position of a terminal in a mobile communication network, related network and computer program product therefor

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0318525A BR0318525A (pt) 2006-09-12
BRPI0318525B1 true BRPI0318525B1 (pt) 2017-04-11

Family

ID=34485992

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0318525A BRPI0318525B1 (pt) 2003-09-30 2003-09-30 método de gerar gatilhos para a prestação de serviços baseados em localização em uma rede de comunicações móvel e rede de comunicação móvel

Country Status (8)

Country Link
US (1) US7885664B2 (pt)
EP (1) EP1673957B1 (pt)
AT (1) ATE381235T1 (pt)
AU (1) AU2003304651A1 (pt)
BR (1) BRPI0318525B1 (pt)
DE (1) DE60318128T2 (pt)
ES (1) ES2298561T3 (pt)
WO (1) WO2005041604A1 (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1859293B1 (en) 2005-03-18 2010-10-13 Seeker Wireless PTY Limited Enhanced mobile location method and system
CA2601161A1 (en) 2005-03-18 2006-09-21 Seeker Wireless Pty Limited Enhanced mobile location
JP2008537667A (ja) 2005-04-08 2008-09-18 シーカー ワイアレス プロプライエタリー リミテッド モバイルの位置検出
US20090135730A1 (en) * 2005-10-24 2009-05-28 Seeker Wireless Pty. Limited Detection in Mobile Service Maintenance
ATE408332T1 (de) * 2006-03-29 2008-01-15 O2 Germany Gmbh & Co Ohg Verfahren zur bestimmung einer zone für ortsabhängige vergebührung und/oder dienste
WO2009036497A1 (en) 2007-09-17 2009-03-26 Seeker Wireless Pty Limited Systems and methods for triggering location based voice and/or data communications to or from mobile radio terminals
HUP0700749A2 (en) * 2007-11-23 2009-05-28 Barna Heder Mobilphone system for providing tourist information assigned to objects
WO2009067766A1 (en) 2007-11-26 2009-06-04 Seeker Wireless Pty Limited Methods and systems for zone creation and adaption
US8787171B2 (en) 2008-04-07 2014-07-22 Wavemarket, Inc. Efficient collection of wireless transmitter characteristics
CN102257798B (zh) * 2008-12-19 2015-05-06 爱立信电话股份有限公司 未知终端的合法识别
CN101815242A (zh) * 2009-02-25 2010-08-25 中兴通讯股份有限公司 基于安全用户面定位的触发定位方法及移动终端
US8244236B2 (en) 2010-04-29 2012-08-14 Wavemarket, Inc. System and method for aggregating and disseminating mobile device tag data
US8504077B2 (en) 2010-12-04 2013-08-06 Wavemarket, Inc. System and method for monitoring and disseminating mobile device location information
CN102573048B (zh) * 2010-12-15 2014-09-10 中国移动通信集团设计院有限公司 一种移动终端的定位方法、系统及装置
US8618932B2 (en) * 2011-03-18 2013-12-31 Microsoft Corporation Device location detection
US9526105B2 (en) * 2013-05-13 2016-12-20 Qualcomm Incorporated Enhanced GSM cell acquisition
US10958552B2 (en) 2013-08-29 2021-03-23 Convida Wireless, Llc Internet of things event management systems and methods
CN109951867B (zh) * 2019-03-29 2020-09-08 腾讯科技(深圳)有限公司 一种事件处理方法和设备以及系统
US20230209305A1 (en) * 2020-05-22 2023-06-29 Nokia Technologies Oy Methods and apparatuses for reporting behavior of target apparatus associated with geographical area

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6002936A (en) * 1998-03-09 1999-12-14 Ericsson Inc. System and method for informing network of terminal-based positioning method capabilities
US6184829B1 (en) * 1999-01-08 2001-02-06 Trueposition, Inc. Calibration for wireless location system
GB2348777B (en) 1999-04-06 2003-11-12 Motorola Ltd Service via a cellular communications system
KR100303292B1 (ko) * 1999-08-04 2001-11-01 윤종용 홈 존 서비스를 위한 데이터 베이스 자동 구축 장치 및 방법
GB0014759D0 (en) * 2000-06-17 2000-08-09 Hewlett Packard Co Service delivery method and system
FR2811192B1 (fr) * 2000-06-30 2003-01-17 Cit Alcatel Procede de gestion du fonctionnement d'un terminal mobile de reseau de telecommunication en fonction de la position geographique de ce terminal
DE60225677T2 (de) 2001-04-10 2009-09-03 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Verfahren für verzögertes melden der position in einem zellularen funknetzwerk
US7068189B2 (en) * 2001-07-03 2006-06-27 Nortel Networks Limited Location and event triggered notification services
AU2002219010A1 (en) * 2001-12-13 2003-07-09 Siemens Aktiengesellschaft Location push services in mobile radiotelephony
EP1365613B1 (en) * 2002-05-22 2006-06-21 Cambridge Positioning Systems Limited Location system and method
US7231218B2 (en) * 2003-03-18 2007-06-12 Openwave Systems Inc. Lawful intercept service

Also Published As

Publication number Publication date
ES2298561T3 (es) 2008-05-16
EP1673957B1 (en) 2007-12-12
ATE381235T1 (de) 2007-12-15
DE60318128T2 (de) 2008-12-04
AU2003304651A1 (en) 2005-05-11
BR0318525A (pt) 2006-09-12
EP1673957A1 (en) 2006-06-28
DE60318128D1 (de) 2008-01-24
US20070123268A1 (en) 2007-05-31
US7885664B2 (en) 2011-02-08
WO2005041604A1 (en) 2005-05-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0318525B1 (pt) método de gerar gatilhos para a prestação de serviços baseados em localização em uma rede de comunicações móvel e rede de comunicação móvel
KR100645355B1 (ko) 파일롯 셀 데이터베이스를 이용한 네트워크 기반의측위방법 및 시스템
US11490348B2 (en) Signal quality database
US11160034B2 (en) Self-calibrating and self-adjusting network
EP2137838B1 (en) Method and system for providing location measurement of network based to mobile communication terminal by using g-pcell database according to location
CN102598802B (zh) 用于在无线终端中接入网络的装置和方法
EP2640116B1 (en) Calibration method and device for coverage database
KR100960533B1 (ko) 유피셀 데이터베이스를 이용한 단말 기반의 위치 측정방법, 장치 및 시스템
CN107409287A (zh) 基于感测到的信标无线电节点的移动选择性地利用信标无线电节点位置来确定用户设备位置
US20060194594A1 (en) Location services in a communications system
US20090073031A1 (en) Method and system for measuring location using round trip time information in mobile communication network
EP2449834A1 (en) Tdoa-based reconstruction of base station location data
CN104509182A (zh) Wi-fi接入点位置数据库中的自动数据准确性维持
EP2755433B1 (en) Mobile communication system
BRPI0215377B1 (pt) criação e utilização de informações de almanaque de estação base em um sistema de comunicação sem fio possuindo uma capacidade de localização de posição
US20120009949A1 (en) System and method for locating wimax or lte subscriber stations
US20090011775A1 (en) Supporting a Positioning of a Mobile Terminal
EP1932383B1 (en) Network based location measurement method and system using pcell database
US20100144373A1 (en) Method and system for border control
KR20230119805A (ko) 품질 이상 이벤트의 발생을 판단하는 장치, 방법 및 컴퓨터 프로그램
KR101137011B1 (ko) 이동 통신 시스템에서 위치 정보 제공 방법
KR20080096786A (ko) 이동 단말의 위치확인 지원
KR20110120658A (ko) 이동 통신 시스템에서 위치 정보 제공 장치

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04Q 7/38

Ipc: H04W 64/00 (2009.01)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/04/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.