BRPI0113208B1 - métodos de determinação da natureza de um reservatório subterrâneo ou de procura de um reservatório subterrâneo com hidrocarbonetos, e, de levantamento de medições subterrâneas - Google Patents

métodos de determinação da natureza de um reservatório subterrâneo ou de procura de um reservatório subterrâneo com hidrocarbonetos, e, de levantamento de medições subterrâneas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0113208B1
BRPI0113208B1 BRPI0113208A BRPI0113208A BRPI0113208B1 BR PI0113208 B1 BRPI0113208 B1 BR PI0113208B1 BR PI0113208 A BRPI0113208 A BR PI0113208A BR PI0113208 A BRPI0113208 A BR PI0113208A BR PI0113208 B1 BRPI0113208 B1 BR PI0113208B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
reservoir
underground
wave
mode
transmitter
Prior art date
Application number
BRPI0113208A
Other languages
English (en)
Inventor
Magne Pedersen Hans
Ellingsrud Svein
Eidesmo Terje
Schaug-Petterse Tor
Original Assignee
Electromagnetic Geoservices As
Statoil Asa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=26244836&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0113208(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Priority claimed from GB0019956A external-priority patent/GB0019956D0/en
Priority claimed from GBGB0023921.0A external-priority patent/GB0023921D0/en
Application filed by Electromagnetic Geoservices As, Statoil Asa filed Critical Electromagnetic Geoservices As
Publication of BRPI0113208B1 publication Critical patent/BRPI0113208B1/pt
Publication of BRPI0113208B8 publication Critical patent/BRPI0113208B8/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V3/00Electric or magnetic prospecting or detecting; Measuring magnetic field characteristics of the earth, e.g. declination, deviation
    • G01V3/12Electric or magnetic prospecting or detecting; Measuring magnetic field characteristics of the earth, e.g. declination, deviation operating with electromagnetic waves

Abstract

"métodos de determinação da natureza de um reservatório subterrâneo, de procura de um reservatório subterrâneo com hidrocarbonetos, e, de levantamento de medições subterrâneas". é descrito um sistema para detectar um reservatório subterrâneo ou determinar sua natureza. um campo eletromagnético é aplicado por meio de um transmissor de antena dipolar e este é detectado por meio de um receptor de antena dipolar. as medições são feitas com a antena tanto em linha como em paralelo, e a diferença entre os dois conjuntos de medições é explorada. uma diferença característica indica uma camada de alta resistividade, que corresponde a um reservatório de hidrocarbonetos.

Description

(54) Título: MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DA NATUREZA DE UM RESERVATÓRIO SUBTERRÂNEO OU DE PROCURA DE UM RESERVATÓRIO SUBTERRÂNEO COM HIDROCARBONETOS, E, DE LEVANTAMENTO DE MEDIÇÕES SUBTERRÂNEAS (73) Titular: ELECTROMAGNETIC GEOSERVICES AS, Companhia Norueguesa. Endereço: Stiklestadveien 1, N-7041 Trondheim, NORUEGA(NO) (72) Inventor: SVEIN ELLINGSRUD; TERJE EIDESMO; HANS MAGNE PEDERSEN; TOR SCHAUG-PETTERSE.
Prazo de Validade: 10 (dez) anos contados a partir de 21/11/2018, observadas as condições legais
Expedida em: 21/11/2018
Assinado digitalmente por:
Alexandre Gomes Ciancio
Diretor Substituto de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados “MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DA NATUREZA DE UM RESERVATÓRIO SUBTERRÂNEO OU DE PROCURA DE UM RESERVATÓRIO SUBTERRÂNEO COM HIDROCARBONETOS, E, DE LEVANTAMENTO DE MEDIÇÕES SUBTERRÂNEAS”.
A presente invenção diz respeito a um método e aparelho para determinar a natureza de reservatórios submarinos e subterrâneos. A invenção é particularmente adequada para determinar se um reservatório, cuja geometria e localização aproximadas são conhecidas, contém hidrocarbonetos ou água, embora ela possa também ser aplicada à detecção de reservatórios com características particulares.
Atualmente, as técnicas mais amplamente usadas para levantamento geológico, particularmente em situações submarinas, são métodos sísmicos. Essas técnicas sísmicas são capazes de revelar a estrutura dos estratos subterrâneos com uma certa exatidão. Entretanto, embora um levantamento sísmico possa revelar a localização e forma de um reservatório potencial, ele não pode revelar a natureza do reservatório.
Portanto, a solução é abrir um furo de sondagem no reservatório. Entretanto, os custos envolvidos na perfuração de um poço exploratório tendem ficar na faixa de £25m e, uma vez que o índice de sucesso é geralmente cerca de 1 em 10, isto tende a ser uma prática bastante cara.
Portanto, é um objetivo da invenção fornecer um sistema para determinar, com mais certeza, a natureza de um reservatório subterrâneo sem a necessidade de aprofundar um furo de sondagem.
Os presentes requerentes perceberam que, embora as propriedades sísmicas dos estratos cheios de óleo e cheios de água não sejam significativamente diferentes, suas resistividades eletromagnéticas (permissividades) diferem. Assim, utilizando-se um método de levantamento eletromagnético, essas diferenças podem ser exploradas, e o índice de
Petição 870180030027, de 13/04/2018, pág. 9/25 sucesso na previsão da natureza de um reservatório pode ser aumentado significativamente. Isto representa potencialmente uma enorme redução de custo.
Consequentemente, representa um método e aparelho que incorporam esses princípios, com base no pedido de patente internacional copendente do mesmo requerente PCT/GB00419.
Este considera um método de determinação da natureza de um reservatório subterrâneo, cuja geometria e localização aproximadas são conhecidas, que compreende: aplicar um campo eletromagnético variável no tempo aos estratos que contêm o reservatório; detectar a resposta do campo da onda eletromagnética; procurar obter resposta no campo de ondas de um componente que representa uma onda refratada proveniente da camada de hidrocarbonetos; e determinar o conteúdo do reservatório com base na presença ou ausência de um componente de onda refratada pela camada de hidrocarbonetos.
Ela também considera um método para procurar um reservatório subterrâneo que contenha hidrocarbonetos que compreende: aplicar um campo eletromagnético variável no tempo aos estratos subterrâneos, detectar a resposta do campo de ondas eletromagnéticas; procurar obter, na resposta do campo de ondas, um componente que represente uma onda refratada; e determinar a presença e/ou natureza de qualquer reservatório identificado com base na presença ou ausência de um componente de onda refratada pela camada de hidrocarbonetos.
Ela considera ainda um aparelho para determinar a natureza de um reservatório subterrâneo, cuja geometria e localização aproximadas são conhecidas, ou para procurar por um reservatório subterrâneo que contenha hidrocarbonetos, o aparelho compreendendo: meios para aplicar um campo eletromagnético variável no tempo aos estratos que contêm o reservatório; meios para detectar a resposta do campo de ondas eletromagnéticas; e meios
Petição 870180030027, de 13/04/2018, pág. 10/25 para procurar, na resposta do campo de ondas, um componente que represente uma onde refratada, permitindo assim que a presença e/ou natureza de um reservatório seja determinada.
Uma onda refratada comporta diferentemente, dependendo da natureza dos estratos nos quais ela se propaga. Em particular, as perdas de propagação em estratos de hidrocarbonetos são muito menores do que num estrato com água, embora a velocidade de propagação seja muito maior. Assim, quando um reservatório de petróleo estiver presente, e um campo EM for aplicado, uma onda refratada forte e propagada rapidamente pode ser detectada. Portanto, isto pode indicar a presença do reservatório, ou a sua natureza, se sua presença já for conhecida.
Técnicas de levantamento eletromagnético são por si conhecidas. Entretanto, elas não são amplamente usadas na prática. Em geral, os reservatórios de interesse estão a cerca de 1 km, ou mais, abaixo do fundo do mar. A fim de realizar levantamentos eletromagnéticos como uma técnica isolada nessas condições, com qualquer grau de resolução razoável, são necessários pequenos comprimentos de onda. Infelizmente, tais comprimentos de onda pequenos apresentam atenuação muito alta. Grandes comprimentos de onda não proporcionam resolução adequada. Por essas razões, técnicas sísmicas são preferidas.
Entretanto, embora maiores comprimentos de onda aplicados pelas técnicas eletromagnéticas não possam fornecer informação suficiente para da uma indicação exata dos limites dos vários estratos, se a estrutura geológica já for conhecida, elas podem ser usadas para determinar a natureza de uma formação identificada particular, se os valores potenciais da natureza dessa formação tiverem características eletromagnéticas significativamente diferentes. A resolução não é particularmente importante e, dessa forma, podem ser empregados comprimentos de onda que não apresentam atenuação excessiva.
Petição 870180030027, de 13/04/2018, pág. 11/25
A resistividade da água do mar é cerca de 0,3 ohm-m, e a do soterramento abaixo do fundo do mar seria tipicamente de 0,3 a 4 ohm-m, por exemplo, cerca de 2 ohm-m. Entretanto, a resistividade de um reservatório de petróleo é, provavelmente, cerca de 20-300 ohm-m. Esta grande diferença pode ser explorada por meio das técnicas da presente invenção.
Tipicamente, a resistividade de uma formação com hidrocarbonetos será de 20 a 300 vezes superior à da formação com água.
Por causa das diferentes propriedades eletromagnéticas de uma formação com gás/óleo e de uma formação com água, pode se esperar uma reflexão e refração do campo transmitido na fronteira de uma formação com gás/óleo. Entretanto, a similaridade entre as propriedades do soterramento e de um reservatório de água significa que é provável que não ocorra nenhuma reflexão.
Assim, uma antena transmissora dipolar elétrica no fundo do mar, ou próximo a ele, induz campos eletromagnéticos (EM) e correntes na água do mar e nos estratos subsuperficiais. Na água do mar, os campos EM são fortemente atenuados por causa da alta condutividade no ambiente salino, enquanto que os estratos subsuperficiais com menor condutividade potencialmente podem agir como um guia para os campos EM (menor atenuação). Se a frequência for bastante baixa (da ordem de 1 Hz), as ondas EM pode se aprofundar na subsuperfície, e camadas geológicas profundamente soterradas com resistividade elétrica superior ao soterramento (como, por exemplo, reservatórios cheios de hidrocarbonetos) irão afetar as ondas EM. Dependendo do ângulo de incidência e do estado de polarização, uma onda EM incidente numa camada de alta resistividade pode excitar um modo de onda canalizado (guiado) na camada. O modo canalizado se propaga lateralmente ao longo da camada e perde energia de volta para o soterramento e receptores posicionados no fundo do mar. Pretende-se que o termo onda “refratada” nesta especificação se refira a este modo de onda.
Petição 870180030027, de 13/04/2018, pág. 12/25
Tanto a teoria como experimentos de laboratório mostram que o modo canalizado é excitado somente por uma onda incidente com polarização magnética transversal (TM) (campo magnético perpendicular ao plano de incidência) e em ângulos de incidência próximos ao ângulo de Brewster e do ângulo crítico (o ângulo de reflexão total). Para polarização elétrica transversal (TE) (campo elétrico perpendicular ao plano de incidência) o modo tubular não será excitado. Uma vez que a corrente induzida é proporcional ao campo elétrico, a corrente será paralela às interfaces de camada para a polarização TE mas, para a polarização TM, há uma corrente apreciável através das interfaces das camadas.
A fonte dipolar horizontal no fundo do mar irá gerar tanto ondas TE como TM, mas, variando-se a orientação da antena receptora, é possível variar a sensibilidade dos dois modos de polarização. Parece que uma orientação em linha (fonte e dipolos receptores em linha) é mais sensível ao modo TM de polarização, enquanto que a orientação paralela (fonte e dipolos receptores em paralelo) é mais sensível ao modo TE de polarização. O modo TM é influenciado pela presença de camadas de alta resistividade soterradas, enquanto que o modo TE não é. Medindo-se com as duas configurações de antena e explorando-se a diferença entre os dois conjuntos de medições, é possível identificar zonas de alta resistividade soterradas profundamente, isto é, um reservatório de hidrocarbonetos.
A presente invenção surgiu a partir desta percepção.
De acordo com um aspecto da presente invenção, é provido um Método de determinação da natureza de um reservatório subterrâneo que compreende: estender uma antena transmissora dipolar elétrica com seu eixo no geral horizontal; estender uma antena receptora dipolar elétrica em linha com o transmissor; aplicar um campo eletromagnético (EM) aos estratos que contêm o reservatório por meio do transmissor; detectar a resposta do campo de onda EM por meio do receptor e identificar, em resposta a um componente
Petição 870180030027, de 13/04/2018, pág. 13/25 que representa uma onda refratada proveniente do reservatório de acordo com um primeiro modo; estender uma antena receptora dipolar elétrica paralela ao transmissor; aplicar um campo EM aos estratos por meio do transmissor; detectar a resposta do campo de onda EM por meio do receptor e identificar na resposta um componente que represente uma onda refratada proveniente do reservatório, de acordo com um segundo modo; e comparar a resposta de onda refrativa do primeiro modo com a resposta da onda refratada do segundo modo, a fim de determinar a natureza do reservatório.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, é provido um método de procura um reservatório subterrâneo com hidrocarbonetos que compreende: estender uma antena transmissora dipolar elétrica com seu eixo no geral horizontal; estender uma antena receptora dipolar elétrica em linha com o transmissor; aplicar um campo EM aos estratos subterrâneos por meio do transmissor; detectar a resposta do campo de onda EM por meio do receptor; buscar, na resposta, um componente que represente uma onda refratada de acordo com um primeiro modo, provocado por uma zona de alta resistividade; estender uma antena receptora dipolar elétrica paralela ao transmissor; aplicar um campo EM aos estratos por meio do transmissor, detectar a resposta do campo de ondas EM por meio do receptor; buscar na resposta um componente que represente uma onda refratada de acordo com um segundo modo; e comparar a resposta da onda refrativa do primeiro modo com a resposta da onda refrativa do segundo modo a fim de determinar a presença e/ou natureza de qualquer zona de alta resistividade.
O primeiro modo pode ser considerado como um modo TM, e o segundo modo um modo TE.
Assim, de acordo com a invenção, são feitas medições com o transmissor e receptor tanto em linha como em paralelo, e os dois conjuntos de medições são comparados. Uma diferença característica nos valores indica
Petição 870180030027, de 13/04/2018, pág. 14/25 uma camada altamente resistiva localizada abaixo dos estratos altamente condutivos. Alta resistividade indica a presença de hidrocarbonetos e assim a diferença nos valores é um indicador direto de hidrocarbonetos.
Esta técnica pode ser usada em combinação com técnicas sísmicas convencionais para identificar reservatórios de hidrocarbonetos.
Preferivelmente, o transmissor e/ou receptor compreendem um arranjo de antenas dipolares.
A técnica é aplicável na exploração de reservatórios subterrâneos com base no solo, apesar de ser especialmente aplicável à reservatórios submarinos, em particular subaquáticos subterrâneos. Preferivelmente, o campo é aplicado por meio de um ou mais transmissores localizados na superfície da terra, e a detecção se dá por meio de um ou mais receptores localizados na superfície terrestre. Numa aplicação preferida, o(s) transmissor(s) e/ou receptores ficam localizados no fundo do mar, ou próximo a ele, ou no leito de alguma outra área de água.
Num arranjo preferido, a antena transmissora e receptora fica localizadas num cabo comum rebocado por um navio. Isto resultará num deslocamento fixo ou numa série de deslocamentos, onde vários receptores são empregados. Preferivelmente, o transmissor transmite ambos os modos e pode, portanto, compreender dois dipolos arranjados mutuamente em ângulos retos. Preferivelmente, cada receptor compreende dois dipolos mutuamente em ângulos retos. Preferivelmente, um dipolo transmissor e um dipolo receptor são arranjados em ângulos retos à direção do cabo. Alternativamente, o transmissor e/ou receptores podem compreender, cada um, uma única antena dipolar arranjada obliquamente, por exemplo, a 45o em relação à direção do cabo. Com este arranjo, o campo transmitido é resolvido.
Com esta técnica, é possível conseguir resultados compatíveis dos dois modos, já que são usados o mesmo sinal e deslocamento. Não importa muito se o transmissor mudar de frequência ou amplitude. Assim, se
Petição 870180030027, de 13/04/2018, pág. 15/25 os resultados apresentarem uma diferença nos dois modos, isto indicará fortemente a presença de um reservatório de H/C e, assim, um estudo mais detalhado pode ser feito imediatamente.
Um sistema como esse geralmente usaria uma única fonte de transmissão e vários receptores, tipicamente mais de dez. Os diferentes deslocamentos seriam adequados para detectar reservatórios em diferentes profundidades.
Os receptores podem ser armados em um único cabo ou numa série de cabos paralelos. Pode ter também diversos transmissores.
Na prática, o navio normalmente ficaria parado e o cabo seria deixado afundar antes da transmissão. Haveria uma transmissão em várias diferentes frequências antes de se mover para uma outra localização. A técnica é particularmente adequada para detecção de contorno, e é uma coisa simples selecionar a resolução adequada. Entretanto, se o levantamento estiver sendo feita numa área indeterminada, a resistividade nas camadas superiores seria mapeada, por exemplo, por métodos MT ou pela inversão depois de um estudo de reflexão.
Se o deslocamento entre o transmissor e o receptor for significativamente maior do que três vezes a profundidade do reservatório a contar do fundo do mar (isto é, a espessura do soterramento), pode-se perceber que a atenuação da onda refratada será geralmente menor do que da onda direta e da onda refletida. A razão para isto é o fato de que a trajetória da onda refratada será efetivamente a distância do transmissor até o reservatório, isto é, a espessura do soterramento, mais o deslocamento ao longo do reservatório, mais a distância do reservatório até os receptores, isto é, novamente a espessura do soterramento.
A polarização da transmissão da fonte determinará quanta energia é transmitida na camada contendo petróleo na direção do receptor. Uma antena dipolar é, portanto, o transmissor selecionado. Em geral, é
Petição 870180030027, de 13/04/2018, pág. 16/25 preferível adotar um dipolo com um maior comprimento efetivo. O dipolo transmissor pode, portanto, ter 100 a 1000 metros de comprimento e pode ser rebocado em duas direções ortogonais. O comprimento ideal do dipolo receptor é determinado pela espessura do soterramento.
O campo transmitido pode ser pulsado, apesar de que uma onde contínua coerente com frequências escalonadas seja preferida. Ela pode ser transmitida por um período de tempo significativo, durante o qual o transmissor deve preferivelmente, ficar estacionário (embora ele possa estar se movendo lentamente), e a transmissão estável. Assim, o campo pode ser transmitido por um período de tempo de 3 segundos a 60 minutos, preferivelmente, de 3 a 30 minutos, por exemplo, cerca de 20 minutos. Os receptores podem também ficar arranjados para detectar uma onda direta e uma onda refratada proveniente do reservatório, e a análise pode incluir extrair dados de fase e amplitude da onda refratada dos dados correspondentes da onda direta.
Preferivelmente, o comprimento de onda da transmissão deve ficar na faixa de
0,1s < λ < 5s;
onde λ é o comprimento de onda da transmissão pelo soterramento e s é a distância do fundo do mar ao reservatório. Mais preferivelmente, λ é de 0,5 s a 2 s. A frequência de transmissão pode ser de 0,01 Hz a 1 kHz, preferivelmente, de 1 a 20 Hz, por exemplo, 5 Hz.
Preferivelmente, a distância entre o transmissor e um receptor deve ficar na faixa de
0,5 λ < L < 10 λ;
onde λ é o comprimento de onda da transmissão pelo soterramento e L é a distância entre o transmissor e o primeiro receptor.
Percebe-se que a presente invenção pode ser usada para determinar a posição, a extensão, a natureza e o volume de um estrato
Petição 870180030027, de 13/04/2018, pág. 17/25 particular, e pode também ser usada para detectar alterações nesses parâmetros ao longo de um período de tempo.
A presente invenção também se estende a um método de levantamento de medidas subterrâneas que compreende; realizar um 5 levantamento sísmico para determinar a estrutura geológica de uma região, e, no caso de esse levantamento revelar a presença de um reservatório subterrâneo, subsequentemente, realizar um método na forma supradescrito.
A invenção pode ser posta em prática de várias maneiras e será agora ilustrada nas modalidades seguintes e em pesquisas e simulações 10 em escala piloto.
A figura 1 é uma seção transversal vertical de um tanque de teste;
A figura 2 é uma vista plana do tanque da figura 1;
A figura 3 é uma vista plana da antena usada no tanque da figura 1;
A figura 4 é uma vista lateral da antena da figura 3;
As figuras 5 e 6 são, respectivamente, uma vista plana e uma vista lateral esquemáticas do tanque de teste estabelecido para medição;
A figura 7 é um gráfico que mostra os valores calculados e medidos do campo elétrico transmitido para uma dada frequência no experimento piloto;
A figura 8 é um gráfico que mostra os valores calculados do campo elétrico em um modelo de terra realístico;
A figura 9 é uma vista lateral esquemática de uma disposição 25 de cabo arrastado por um navio;
A figura 10 é uma vista plana correspondente à figura 9; e
As figuras 11 e 12 são vistas similares à figura 10 que mostram dois arranjos alternativos.
O tanque 11 mostrado nas figuras 1 e 2 compreende um
Petição 870180030027, de 13/04/2018, pág. 18/25 envoltório de concreto de 9m de comprimento, 6 m de largura e 8 m de profundidade. O tanque 11 é cheio com água do mar 12. Um diafragma 13 cheio com água doce 14 fica localizado no tanque. O diafragma 13 tem 7,5 m de comprimento, 4,25 m de largura e 0,25 m de espessura e pode ficar localizado em qualquer altura desejada numa orientação horizontal dentro do tanque 11.
A condutividade da água do mar 12 foi medida em 5,3 S/m a 14 °C e a condutividade da água doce foi medida em 0,013 S/m. A relação entre as duas condutividades é, portanto, muito próxima de 400.
A frequência crítica fc de um meio condutor, isto é, a frequência na qual a corrente de deslocamento é igual à corrente de condução, é dada por
/.. isSr em que εΓ é a constante dielétrica relativa do meio, e σ a condutividade em
S/m. Para a água, εΓ = 80 nas frequências e temperaturas de interesse. Para os dois valores σ = 5,2 S/m e σ = 0,013 S/m, fc = 1,2 GHz e 3 Mhz, respectivamente. Uma vez que, nos experimentos, a maior frequência é 0,83 MHz, é uma aproximação razoável desprezar a corrente de deslocamento, mesmo para a água doce.
Para um meio não-magnético não condutor, a constante de propagação γ é dada por
Figure BRPI0113208B1_D0001
Figure BRPI0113208B1_D0002
O comprimento de onda λ, definido como a distância na qual a fase muda 2π, é dado por
Petição 870180030027, de 13/04/2018, pág. 19/25
Figure BRPI0113208B1_D0003
λ m, / em MHz e σ em S/m. A profundidade da película, a distância na qual a amplitude diminui de 1/e, está relacionada com o comprimento de onda por /ΖΞΞ η 2/μασ
Para os extremos da faixa de frequência, para a água do mar com σ = 5,2 S/m,
Frequência 30 kHz 830 kHz
Profundidade da película 1,27 m 0,24 m
Comprimento de onda 8,01 m 1,52 m
e para a água doce com σ = 0,013 S/m,
Frequência 30 kHz 830 kHz
Profundidade da película 25,4 m 4,8 m
Comprimento de onda 160,2 m 30,4 m
Referindo-se agora às figuras 3 e 4, duas antenas dipolares elétricas idênticas, conforme mostrado, foram usadas para o transmissor e receptor.
Cada antena 15 compreende duas chapas de latão quadradas 16, de 15 cm quadrados, montadas num substrato de epóxi 17. Cada chapa 16 é conectada a um cabo coaxial 18, que passa por um tubo de epóxi 19 montada em ângulos retos com a chapa 16, a um conversor equilibrado que transforma a impedância da antena 15 de cerca de 2 Ω na água do mar para cerca de 50 Ω.
O estabelecimento da medição está mostrado nas figuras 5 e 6. Um analisador de rede automático (ANA) mede a transmissão entre a antena 15 em função da distância (deslocamento) e frequência. O arranjo mostrado na figura 5 mostra a antena 15 na orientação paralela. A orientação em linha é
Petição 870180030027, de 13/04/2018, pág. 20/25 conseguida pela rotação de ambas as antenas em 90o no plano horizontal.
Os resultados das medições estão mostrados na figura 7 juntamente com os resultados teóricos correspondentes. As medições batem com os resultados teóricos e a figura contém dois conjuntos de curvas, um 5 com antenas paralelas e uma com as antenas em linha. Os resultados teóricos são computados para as antenas dipolares infinitesimais. As orientações das antenas e a frequência estão mostradas nas figuras.
Os parâmetros do experimento estão em escala em relação a possíveis situações práticas. Para se ter uma ideia da ordem de grandeza; se a 10 frequência tiver a escala reduzida por um fator de 40.000 e a condutividade por um fator de 10, as dimensões serão multiplicadas por um fator de 632, e o estabelecimento experimento corresponderia a uma camada de baixa condutividade de 150 m de espessura e condutividade de 0,0013 S/m abaixo de um soterramento de espessura de 300 m e condutividade de 0,52 S/m. A 15 faixa de frequência correspondente seria de 0,75 Hz a 20 Hz, e o comprimento da antena perto de 300 m.
O método com o módulo TE e TM foram testados por simulações de computador em um modelo terrestre em camadas horizontais simples com valores dos parâmetros elétricos de sedimentos subsuperficiais 20 de águas profundas típicos. O modelo tem uma camada de ar isolante infinita, uma camada de água de 1.150 metros de 0,3125 Qm. Soterramento de 950 metros de 1 Qm, uma zona de reservatório de 150 metros de 50 Qm e um soterramento infinito de 1 Qm. A figura 8 ilustra a resposta da amplitude |E| (campo elétrico) em função do deslocamento do receptor, provocado por um 25 sinal de 1 Hz. Estão mostradas as respostas tanto do modo TM (linhas cheias com x) como no modo TE (linha tracejada com +). AS amplitudes do modo TM são aproximadamente 10 vezes maiores do que o deslocamento de 5 km. Como uma referência, a resposta de um semiespaço homogêneo de 1 Qm está mostrada para ambas as configurações (correspondente a uma resposta de um
Petição 870180030027, de 13/04/2018, pág. 21/25 reservatório de enchimento de água ou do lado de fora da área do reservatório). O modo TE tem um desvio maior em relação a seu semiespaço, isto é, este modo é mais sensível a uma camada de hidrocarbonetos.
As figuras 9 e 10 mostram um navio 31 rebocando um cabo (ou cabo de registro) logo acima do fundo do mar 33. O cabo 32 leva uma antena dipolar transmissora 34 e diversos dipolos receptores 35, somente quatros dos quais estão mostrados. A profundidade de água pode ser da ordem de 1000 m, o deslocamento entre o transmissor 34 e o receptor mais próximo 35 pode ser cerca de 2000 m, e os receptores podem estar separados cercas de 100 m. O transmissor 34 é controlado pelo navio 31 via o cabo 32, e as respostas detectadas pelos receptores 35 são retransmitidas ao navio 31 em tempo real, novamente via o cabo 32.
A figura 10 mostra um arranjo no qual o navio 31 reboca três cabos 41, 42, 43, cada qual levando uma série de receptores 45, 46, 47. O espaçamento dos três cabos 41, 42, 43 é conseguido por meio de um tirante 44.
No arranjo mostrado na figura 11, o transmissor 48 tem a forma de duas antenas dipolares, uma paralela ao cabo 42 e uma em ângulos retos.
O arranjo mostrado na figura 12 é similar ao da figura 11, mas, neste caso, o transmissor 51 é uma antena dipolar simples arranjada a 45o em relação ao cabo 42.
Petição 870180030027, de 13/04/2018, pág. 22/25

Claims (14)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Método de determinação da natureza de um reservatório subterrâneo ou de procura de um reservatório subterrâneo com hidrocarbonetos, compreendendo as etapas de:
    estender uma antena transmissora dipolar elétrica (34) com seu eixo no geral horizontal;
    estender uma primeira antena receptora dipolar elétrica (35) em linha com o transmissor (34);
    estender uma segunda antena receptora dipolar elétrica (35) paralela com o transmissor (34);
    aplicar um campo eletromagnético (EM) aos estratos subterrâneos por meio do transmissor; e, detectar a resposta do campo de onda EM por meio das antenas receptoras, caracterizado pelo fato de compreender as etapas adicionais de:
    identificar na resposta da primeira antena receptora um componente que representa uma onda refratada proveniente do reservatório de acordo com um primeiro modo;
    identificar na resposta da segunda antena receptora um componente que representa uma onda refratada proveniente do reservatório de acordo com um segundo modo; e, comparar a resposta de onda refrativa do primeiro modo com a resposta da onda refratada do segundo modo, a fim de determinar a presença e/ou natureza de qualquer reservatório.
  2. 2. Método de acordo a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro modo é um modo TM de polarização e/ou o segundo modo é um modo TE de polarização.
  3. 3. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a antena transmissora (34) e/ou as antenas
    Petição 870180052843, de 19/06/2018, pág. 7/9 receptoras (35) compreendem um arranjo de antenas dipolares.
  4. 4. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a antena transmissora (34) e/ou as antenas receptoras (35) ficam localizados no fundo do mar, ou próximo a ele, ou no leito de alguma outra área de água.
  5. 5. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a antena transmissora (34) e as antenas receptoras (35) ficam localizados em um cabo comum (32) arranjado para ser rebocado por um navio (31).
  6. 6. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a antena transmissora (34) e cada uma das antenas receptoras (35) compreendem duas antenas dipolares arranjadas mutuamente em ângulos retos.
  7. 7. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a frequência do campo EM é variada continuamente durante o período de transmissão.
  8. 8. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o campo é transmitido por um período de tempo de 3 segundos a 60 minutos, preferivelmente de 3 a 30 minutos.
  9. 9. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que o comprimento de onda da transmissão é dado pela fórmula:
    0,1s < λ < 10s;
    onde λ é o comprimento de onda da transmissão pelo soterramento e s é a distância do fundo do mar ao reservatório.
  10. 10. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que a distância entre o transmissor e um receptor é dada pela fórmula:
    0,5λ < L < 10λ;
    Petição 870180052843, de 19/06/2018, pág. 8/9 onde λ é o comprimento de onda da transmissão pelo soterramento e L é a distância entre o transmissor e o receptor.
  11. 11. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 10, caracterizado pelo fato de que a frequência de transmissão vai de 0,01 Hz a 1 kHz,
    5 preferencialmente de 1 a 20 Hz.
  12. 12. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que inclui suprimir a onda direta e/ou qualquer outra contribuição de onda conhecida que possa perturbar as medições, reduzindo-se assim a faixa dinâmica requerida do receptor e aumentando-se a resolução da onda
    10 refratada.
  13. 13. Método de levantamento de medições subterrâneas, que compreende: realizar um levantamento sísmico para determinar a estrutura geológica de uma região e, no caso de esse levantamento revelar a presença de um reservatório subterrâneo, caracterizado pelo fato de realizar subsequentemente um
  14. 15 método como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 12.
    Petição 870180052843, de 19/06/2018, pág. 9/9
BRPI0113208A 2000-08-14 2001-08-02 métodos de determinação da natureza de um reservatório subterrâneo ou de procura de um reservatório subterrâneo com hidrocarbonetos, e, de levantamento de medições subterrâneas BRPI0113208B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0019956A GB0019956D0 (en) 2000-08-14 2000-08-14 Method and apparatus for determining the nature of subterranean reservoirs
GBGB0023921.0A GB0023921D0 (en) 2000-09-29 2000-09-29 Method and apparatus for determining the nature of subterranean reservoirs
PCT/GB2001/003473 WO2002014906A1 (en) 2000-08-14 2001-08-02 Method and apparatus for determining the nature of subterranean reservoirs

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0113208B1 true BRPI0113208B1 (pt) 2018-11-21
BRPI0113208B8 BRPI0113208B8 (pt) 2019-08-20

Family

ID=26244836

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR0113208-3A BR0113208A (pt) 2000-08-14 2001-08-02 Métodos de determinação da natureza de um reservatório subterrâneo, de procura de um reservatório subterrâneo com hidrocarbonetos, e, de levantamento de medições subterrâneas
BRPI0113208A BRPI0113208B8 (pt) 2000-08-14 2001-08-02 métodos de determinação da natureza de um reservatório subterrâneo ou de procura de um reservatório subterrâneo com hidrocarbonetos, e, de levantamento de medições subterrâneas

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR0113208-3A BR0113208A (pt) 2000-08-14 2001-08-02 Métodos de determinação da natureza de um reservatório subterrâneo, de procura de um reservatório subterrâneo com hidrocarbonetos, e, de levantamento de medições subterrâneas

Country Status (16)

Country Link
US (2) US7038456B2 (pt)
EP (1) EP1309887B2 (pt)
CN (1) CN1246706C (pt)
AT (1) ATE263383T1 (pt)
AU (3) AU7858001A (pt)
BR (2) BR0113208A (pt)
CA (1) CA2417832C (pt)
DE (1) DE60102595T2 (pt)
DK (1) DK1309887T4 (pt)
EG (1) EG22885A (pt)
ES (1) ES2218438T3 (pt)
MX (1) MXPA03001367A (pt)
MY (1) MY127089A (pt)
NO (1) NO324897B1 (pt)
PT (1) PT1309887E (pt)
WO (1) WO2002014906A1 (pt)

Families Citing this family (87)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB9818875D0 (en) 1998-08-28 1998-10-21 Norske Stats Oljeselskap Method and apparatus for determining the nature of subterranean reservoirs
GB0002422D0 (en) * 2000-02-02 2000-03-22 Norske Stats Oljeselskap Method and apparatus for determining the nature of subterranean reservoirs
CN1246706C (zh) * 2000-08-14 2006-03-22 电磁地形服务公司 确定地下储层性质的方法和设备
GB2383133A (en) * 2001-08-07 2003-06-18 Statoil Asa Investigation of subterranean reservoirs
GB2378511B (en) * 2001-08-07 2005-12-28 Statoil Asa Method and apparatus for determining the nature of subterranean reservoirs
GB2385923B (en) * 2002-05-24 2004-07-28 Statoil Asa System and method for electromagnetic wavefield resolution
US6842006B2 (en) 2002-06-27 2005-01-11 Schlumberger Technology Corporation Marine electromagnetic measurement system
GB2390904B (en) 2002-07-16 2004-12-15 Univ Southampton Electromagnetic surveying for hydrocarbon reservoirs
GB2395563B (en) 2002-11-25 2004-12-01 Activeem Ltd Electromagnetic surveying for hydrocarbon reservoirs
WO2004053528A1 (en) * 2002-12-10 2004-06-24 The Regents Of The University Of California System and method for hydrocarbon reservoir monitoring using controlled-source electromagnetic fields
US7023213B2 (en) 2002-12-10 2006-04-04 Schlumberger Technology Corporation Subsurface conductivity imaging systems and methods
GB2399640B (en) * 2003-03-17 2007-02-21 Statoil Asa Method and apparatus for determining the nature of submarine reservoirs
GB2402745B (en) 2003-06-10 2005-08-24 Activeem Ltd Electromagnetic surveying for hydrocarbon reservoirs
US7228903B2 (en) * 2003-07-08 2007-06-12 Baker Hughes Incorporated Apparatus and method for wireline imaging in nonconductive muds
GB2409900B (en) 2004-01-09 2006-05-24 Statoil Asa Processing seismic data representing a physical system
GB2411006B (en) 2004-02-16 2006-01-25 Ohm Ltd Electromagnetic surveying for hydrocarbon reservoirs
GB2413851B (en) 2004-05-06 2006-08-09 Ohm Ltd Electromagnetic surveying for hydrocarbon reservoirs
GB2420855B (en) * 2004-12-02 2009-08-26 Electromagnetic Geoservices As Source for electromagnetic surveying
GB2422673B (en) * 2005-02-01 2010-03-24 Electromagnetic Geoservices As Optimum signal for sea bed logging
GB2423370B (en) 2005-02-22 2007-05-02 Ohm Ltd Electromagnetic surveying for resistive or conductive bodies
US7295013B2 (en) 2005-04-11 2007-11-13 Schlumberger Technology Corporation Remotely operable measurement system and method employing same
US7894989B2 (en) 2005-06-09 2011-02-22 Exxonmobil Upstream Research Co. Method for determining earth vertical electrical anisotropy in marine electromagnetic surveys
WO2006135568A2 (en) 2005-06-10 2006-12-21 Exxonmobil Upstream Research Company Method for controlled source electromagnetic reconnaissance surveying
US7330790B2 (en) * 2005-10-03 2008-02-12 Seismic Sciences, Inc. Method of seismo electromagnetic detecting of hydrocarbon deposits
US7411399B2 (en) 2005-10-04 2008-08-12 Schlumberger Technology Corporation Electromagnetic survey system with multiple sources
NO323889B3 (no) * 2005-11-03 2007-07-16 Advanced Hydrocarbon Mapping As Framgangsmåte for kartlegging av hydrokarbonreservoarer samt apparat for anvendelse ved gjennomføring av framgangsmåten
US7884612B2 (en) 2005-12-22 2011-02-08 Westerngeco L.L.C. Multi-component field sources for subsea exploration
GB2434868B (en) 2006-02-06 2010-05-12 Statoil Asa Method of conducting a seismic survey
GB2435693A (en) * 2006-02-09 2007-09-05 Electromagnetic Geoservices As Seabed electromagnetic surveying
NO326957B1 (no) * 2006-02-13 2009-03-23 Norsk Hydro As Elektromagnetisk metode pa grunt vann med bruk av styrt kilde
CA2643057C (en) 2006-02-21 2015-05-26 Exxonmobil Upstream Research Company Method for electromagnetic air-wave suppression by active cancellation and shielding
US20070216416A1 (en) * 2006-03-15 2007-09-20 Baker Hughes Incorporated Electromagnetic and Magnetostatic Shield To Perform Measurements Ahead of the Drill Bit
GB2442849B (en) * 2006-03-29 2008-08-20 Pgs Geophysical As Low noise towed electromagnetic system for subsurface exploration
US7471089B2 (en) 2006-04-24 2008-12-30 Schlumberger Technology Corporation Electrode array for marine electric and magnetic field measurements having first and second sets of electrodes connected to respective first and second cables
BRPI0711282B8 (pt) * 2006-05-04 2018-09-11 Exxonmobil Upstream Res Co métodos para determinar mudanças dependentes de tempo no teor de hidrocarboneto de um reservatório de sub-superfície
GB2439378B (en) * 2006-06-09 2011-03-16 Electromagnetic Geoservices As Instrument for measuring electromagnetic signals
US7860655B2 (en) 2006-07-14 2010-12-28 Westerngeco L.L.C. Electromagnetically detecting thin resistive bodies in shallow water and terrestrial environments
US7657391B2 (en) 2006-07-14 2010-02-02 Westerngeco L.L.C. Electromagnetically detecting thin resistive bodies in shallow water and terrestrial environments
GB2441786A (en) * 2006-09-15 2008-03-19 Electromagnetic Geoservices As Combined electromagnetic and seismic surveying
GB2442749B (en) 2006-10-12 2010-05-19 Electromagnetic Geoservices As Positioning system
US7400977B2 (en) 2006-10-12 2008-07-15 Schlumberger Technology Corporation Computing values for surveying a subterranean structure based on measurements according to different electromagnetic survey techniques
US7504829B2 (en) * 2006-10-24 2009-03-17 Westerngeco L.L.C. Methods and apparatus for subsurface geophysical exploration using joint inversion of steady-state and transient data
US7430474B2 (en) 2006-10-31 2008-09-30 Schlumberger Technology Corporation Removing sea surface-related electromagnetic fields in performing an electromagnetic survey
US7667464B2 (en) 2006-11-02 2010-02-23 Westerngeco L.L.C. Time segmentation of frequencies in controlled source electromagnetic (CSEM) applications
NO326978B1 (no) * 2006-11-27 2009-03-30 Advanced Hydrocarbon Mapping As Framgangsmate for kartlegging av hydrokarbonreservoarer pa grunt vann samt apparat for anvendelse ved gjennomforing av framgangsmaten
GB2445582A (en) 2007-01-09 2008-07-16 Statoil Asa Method for analysing data from an electromagnetic survey
US8207901B2 (en) * 2007-01-29 2012-06-26 Agency For Science, Technology And Research Antenna for underwater communications
NO330103B1 (no) 2007-02-09 2011-02-21 Statoil Asa Sammenstilling for boring og logging, fremgangsmate for elektropulsboring og logging
US7659724B2 (en) 2007-03-29 2010-02-09 Westerngeco L.L.C. Surveying method using an arrangement of plural signal sources
US7826972B2 (en) 2007-03-30 2010-11-02 Westerngeco L.L.C Methods of electromagnetic logging using a current focusing receiver
US7633296B2 (en) 2007-03-30 2009-12-15 Westerngeco L.L.C. Receivers and methods for electromagnetic measurements
US7640110B2 (en) * 2007-04-27 2009-12-29 Schlumberger Technology Corporation Pixel based inversion method for surface electromagnetic measurement
US7872477B2 (en) * 2007-04-30 2011-01-18 Kjt Enterprises, Inc. Multi-component marine electromagnetic signal acquisition cable and system
US8026723B2 (en) * 2007-04-30 2011-09-27 Kjt Enterprises, Inc. Multi-component marine electromagnetic signal acquisition method
US7746077B2 (en) 2007-04-30 2010-06-29 Kjt Enterprises, Inc. Method for measuring the magnetotelluric response to the earth's subsurface
NZ581872A (en) 2007-05-14 2012-07-27 Ocean Floor Geophysics Inc Underwater electric field electromagnetic prospecting system
US7863901B2 (en) * 2007-05-25 2011-01-04 Schlumberger Technology Corporation Applications of wideband EM measurements for determining reservoir formation properties
US7705599B2 (en) * 2007-07-09 2010-04-27 Kjt Enterprises, Inc. Buoy-based marine electromagnetic signal acquisition system
US7852087B2 (en) * 2007-08-10 2010-12-14 Schlumberger Technology Corporation Removing effects of near surface geology from surface-to-borehole electromagnetic data
US7949470B2 (en) 2007-11-21 2011-05-24 Westerngeco L.L.C. Processing measurement data in a deep water application
US7834632B2 (en) 2007-12-03 2010-11-16 Pgs Geophysical As Receiver streamer system and method for marine electromagnetic surveying
US7671598B2 (en) * 2007-12-03 2010-03-02 Pgs Geophysical As Method and apparatus for reducing induction noise in measurements made with a towed electromagnetic survey system
US7660671B2 (en) * 2007-12-06 2010-02-09 Schlumberger Technology Corporation Method and apparatus for electromagnetic logging of a formation
AU2008335609B2 (en) * 2007-12-12 2013-07-18 Exxonmobil Upstream Research Company Method and apparatus for evaluating submarine formations
US20090265111A1 (en) * 2008-04-16 2009-10-22 Kjt Enterprises, Inc. Signal processing method for marine electromagnetic signals
US7999552B2 (en) * 2008-06-03 2011-08-16 Westerngeco L.L.C. Sensor cable for electromagnetic surveying
US8080999B2 (en) * 2008-07-05 2011-12-20 Westerngeco L.L.C. Sensor cable for electromagnetic surveying
US8499830B2 (en) * 2008-07-07 2013-08-06 Bp Corporation North America Inc. Method to detect casing point in a well from resistivity ahead of the bit
US7861801B2 (en) * 2008-07-07 2011-01-04 Bp Corporation North America Inc. Method to detect coring point from resistivity measurements
US8061442B2 (en) * 2008-07-07 2011-11-22 Bp Corporation North America Inc. Method to detect formation pore pressure from resistivity measurements ahead of the bit during drilling of a well
US8228208B2 (en) * 2008-07-28 2012-07-24 Westerngeco L.L.C. Communication system for survey source and receiver
US20100045296A1 (en) * 2008-08-19 2010-02-25 Pgs Geophysical As Cable system for marine data acquisition
GB2466764B (en) 2008-10-02 2013-03-27 Electromagnetic Geoservices As Method for enhanced subsurface electromagnetic sensitivity
US8164340B2 (en) * 2008-10-23 2012-04-24 Kjt Enterprises, Inc. Method for determining electromagnetic survey sensor orientation
EP2376952A4 (en) * 2008-12-15 2017-03-01 The Governing Council Of The University Of Toronto A continuously towed seafloor electromagnetic prospecting system
US8143897B2 (en) * 2009-02-11 2012-03-27 Mtem Ltd. Short-offset transient electromagnetic geophysical surveying
US8729903B2 (en) * 2009-11-09 2014-05-20 Exxonmobil Upstream Research Company Method for remote identification and characterization of hydrocarbon source rocks using seismic and electromagnetic geophysical data
US20110255368A1 (en) * 2010-04-14 2011-10-20 S Dow Gustav G Ran Mattias Method for 2D and 3D electromagnetic field measurements using a towed marine electromagnetic survey system
US9588250B2 (en) 2010-04-14 2017-03-07 Baker Hughes Incorporated Three-coil system with short nonconductive inserts for transient MWD resistivity measurements
US8575938B2 (en) * 2010-04-20 2013-11-05 Pgs Geophysical As Electrical power system for towed electromagnetic survey streamers
GB2481845B (en) 2010-07-08 2014-04-30 Electromagnetic Geoservices As Low noise marine electric field sensor system
CN102466822B (zh) 2010-11-04 2013-09-04 中国石油天然气集团公司 一种海洋电磁勘探四极互组合布极方法
US20120194196A1 (en) * 2011-02-02 2012-08-02 Leendert Combee Electromagnetic Source to Produce Multiple Electromagnetic Components
US8587316B2 (en) 2011-12-08 2013-11-19 Pgs Geophysical As Noise reduction systems and methods for a geophysical survey cable
US8736269B2 (en) 2011-12-27 2014-05-27 Pgs Geophysical As Electromagnetic geophysical survey systems and methods employing electric potential mapping
US8922214B2 (en) 2011-12-27 2014-12-30 Pgs Geophysical As Electromagnetic geophysical survey systems and methods employing electric potential mapping
US9239401B2 (en) * 2012-03-01 2016-01-19 Pgs Geophysical As Stationary source for marine electromagnetic surveying

Family Cites Families (73)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2077707A (en) 1933-08-01 1937-04-20 Melton Benjamin Starr Electromagnetic prospecting method
US2531088A (en) 1947-10-16 1950-11-21 Standard Oil Dev Co Electrical prospecting method
US3052836A (en) 1957-12-24 1962-09-04 Shell Oil Co Method for marine electrical prospecting
US3398356A (en) 1964-02-10 1968-08-20 Westinghouse Electric Corp Method utilizing a pair of subsurface antennas for determining the physical properties effecting radio energy propagation through earth
GB1239953A (en) 1967-06-06 1971-07-21 Rech S Geol Et Minieres Bureau Improvements in or relating to methods and apparatus for determining the electrical resistance of the sub-soil
US4010413A (en) 1971-08-23 1977-03-01 Geo-Nav, Inc. Plural frequency geological exploration system and method with phase comparison
US3806795A (en) 1972-01-03 1974-04-23 Geophysical Survey Sys Inc Geophysical surveying system employing electromagnetic impulses
FR2288988A1 (fr) * 1974-07-30 1976-05-21 Duroux Jean Procede et appareil de prospection en mer par mesure de champs electromagnetiques
US4079309A (en) 1976-09-03 1978-03-14 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Method for determining changes in earth resistivity by measuring phase difference between magnetic field components
FR2390743A1 (fr) 1977-05-09 1978-12-08 Geophysique Cie Gle Prospection electromagnetique du sous-sol par induction, associee a une prospection par sondage electrique
US4258321A (en) * 1978-03-09 1981-03-24 Neale Jr Dory J Radio geophysical surveying method and apparatus
US4308499A (en) 1978-05-26 1981-12-29 Kali Und Salz A.G. Method utilizing electromagnetic wave pulses for determining the locations of boundary surfaces of underground mineral deposits
US4446434A (en) 1978-12-20 1984-05-01 Conoco Inc. Hydrocarbon prospecting method with changing of electrode spacing for the indirect detection of hydrocarbon reservoirs
US5025218A (en) 1979-04-23 1991-06-18 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Pulsed field system for detecting the presence of a target in a subsurface environment
MA18895A1 (fr) 1979-07-09 1981-04-01 Cie Generale De Geophysique Sa Procede et dispositif de prospection geophysique a courants transitoires
SE419269B (sv) 1979-11-29 1981-07-20 Boliden Ab Forfarande och anordning for bestemning av markens elektriska ledningsformaga
FR2479992A1 (fr) 1980-04-03 1981-10-09 Duroux Jean Procede de prospection geophysique par reflexion electromagnetique par mesure du champ electrique reflechi et moyen de mise en oeuvre par emetteur et recepteur rapproches
FR2497360A1 (fr) 1980-12-31 1982-07-02 Schlumberger Prospection Mesure de phase et d'amplitude pour un systeme de diagraphie des proprietes dielectriques
US4451789A (en) 1981-09-28 1984-05-29 Nl Industries, Inc. Logging tool and method for measuring resistivity of different radial zones at a common depth of measurement
US4506225A (en) 1981-12-28 1985-03-19 Barringer Research Limited Method for remote measurement of anomalous complex variations of a predetermined electrical parameter in a target zone
US4489276A (en) 1982-01-20 1984-12-18 The United States Of America As Represented By The United States Department Of Energy Dual-cone double-helical downhole logging device
CA1133058A (en) 1982-02-18 1982-10-05 Geonics Limited Electromagnetic geophysical surveying system
PL141895B1 (en) 1983-03-03 1987-09-30 Instytut Gornictwa Naftowego Gaz Method of and system for direct prospecting of hydrocarbon accumulations
US4594551A (en) 1983-03-31 1986-06-10 Texaco Inc. Method of deep penetration well logging using three receivers
US4617518A (en) * 1983-11-21 1986-10-14 Exxon Production Research Co. Method and apparatus for offshore electromagnetic sounding utilizing wavelength effects to determine optimum source and detector positions
US4616184A (en) 1984-06-27 1986-10-07 The United States Of America As Represented By The United States Department Of Energy CSAMT method for determining depth and shape of a sub-surface conductive object
US4652829A (en) 1984-12-28 1987-03-24 Schlumberger Technology Corp. Electromagnetic logging apparatus with button antennas for measuring the dielectric constant of formation surrounding a borehole
DE3529466A1 (de) 1985-08-16 1987-04-09 Pipeline Engineering Ges Fuer Verfahren zur bestimmung der grenzen von unterirdischen erdgas-lagerstaetten
US4686477A (en) 1985-09-30 1987-08-11 Mobil Oil Corporation Multiple frequency electric excitation method and identifying complex lithologies of subsurface formations
US5570024A (en) 1986-11-04 1996-10-29 Paramagnetic Logging, Inc. Determining resistivity of a formation adjacent to a borehole having casing using multiple electrodes and with resistances being defined between the electrodes
US5633590A (en) 1986-11-04 1997-05-27 Paramagnetic Logging, Inc. Formation resistivity measurements from within a cased well used to quantitatively determine the amount of oil and gas present
US4835474A (en) 1986-11-24 1989-05-30 Southwest Research Institute Method and apparatus for detecting subsurface anomalies
GB8825435D0 (en) 1988-10-31 1988-12-29 Cross T E Detection of non metallic material
US5066916A (en) 1990-01-10 1991-11-19 Halliburton Logging Services, Inc. Technique for separating electromagnetic refracted signals from reflected signals in down hole electromagnetic tools
US5877995A (en) 1991-05-06 1999-03-02 Exxon Production Research Company Geophysical prospecting
US5280284A (en) 1991-06-11 1994-01-18 Johler J Ralph Method of determining the electrical properties of the earth by processing electromagnetic signals propagated through the earth from a capacitor
US5192952A (en) 1991-06-11 1993-03-09 Johler J Ralph Method and apparatus for transmitting electromagnetic signals into the earth from a capacitor
US5230386A (en) 1991-06-14 1993-07-27 Baker Hughes Incorporated Method for drilling directional wells
USH1490H (en) 1992-09-28 1995-09-05 Exxon Production Research Company Marine geophysical prospecting system
USH1524H (en) 1993-01-15 1996-04-02 Exxon Production Research Company Method for using electromagnetic grounded antennas as directional geophones
US5486764A (en) 1993-01-15 1996-01-23 Exxon Production Research Company Method for determining subsurface electrical resistance using electroseismic measurements
US5373443A (en) 1993-10-06 1994-12-13 The Regents, University Of California Method for imaging with low frequency electromagnetic fields
US6060885A (en) 1993-10-14 2000-05-09 Western Atlas International, Inc. Method and apparatus for determining the resistivity and conductivity of geological formations surrounding a borehole
US5563513A (en) 1993-12-09 1996-10-08 Stratasearch Corp. Electromagnetic imaging device and method for delineating anomalous resistivity patterns associated with oil and gas traps
US5400030A (en) 1994-02-09 1995-03-21 Exxon Production Research Company Detection and mapping of hydrocarbon reservoirs with radar waves
US5811973A (en) 1994-03-14 1998-09-22 Baker Hughes Incorporated Determination of dielectric properties with propagation resistivity tools using both real and imaginary components of measurements
US5892361A (en) 1994-03-14 1999-04-06 Baker Hughes Incorporated Use of raw amplitude and phase in propagation resistivity measurements to measure borehole environmental parameters
NO314646B1 (no) 1994-08-15 2003-04-22 Western Atlas Int Inc Transient-elektromagnetisk måleverktöy og fremgangsmåte for bruk i en brönn
JP3423948B2 (ja) 1994-08-25 2003-07-07 ジオ・サーチ株式会社 地中探査方法及び地中探査装置
USH1561H (en) 1994-09-22 1996-07-02 Exxon Production Research Company Method and apparatus for detection of seismic and electromagnetic waves
FR2729222A1 (fr) 1995-01-10 1996-07-12 Commissariat Energie Atomique Determination de la porosite et de la permeabilite d'une formation geologique a partir du phenomene d'electrofiltration
RU2100829C1 (ru) 1995-03-06 1997-12-27 Акционерное общество "Новокуйбышевский нефтеперерабатывающий завод" Способ поиска нефтепродуктов в земле
DE19518420C2 (de) 1995-05-19 1998-01-02 Diether Alfred Schroeder Schaltungsanordnung zur Verwendung in einem geophysikalischen Prospektionsverfahren
GB2301902A (en) 1995-06-08 1996-12-18 Baker Hughes Inc Detecting boundaries between strata while drilling a borehole
GB2304483B (en) 1995-08-18 2000-03-29 London Electricity Plc System for and method of determining the location of an object in a medium
US6023168A (en) 1995-08-21 2000-02-08 Schlumberger Technology Corporation Apparatus and method for measuring the resistivity of underground formations
GB9521171D0 (en) 1995-10-17 1995-12-20 Millar John W A Detection method
US5886526A (en) 1996-06-19 1999-03-23 Schlumberger Technology Corporation Apparatus and method for determining properties of anisotropic earth formations
US5841280A (en) 1997-06-24 1998-11-24 Western Atlas International, Inc. Apparatus and method for combined acoustic and seismoelectric logging measurements
US6188222B1 (en) 1997-09-19 2001-02-13 Schlumberger Technology Corporation Method and apparatus for measuring resistivity of an earth formation
NO315725B1 (no) 1998-06-18 2003-10-13 Norges Geotekniske Inst Anordning for måling og overvåking av resistivitet utenfor et brönnrör i etpetroleumsreservoar
US6188221B1 (en) 1998-08-07 2001-02-13 Van De Kop Franz Method and apparatus for transmitting electromagnetic waves and analyzing returns to locate underground fluid deposits
GB9818875D0 (en) 1998-08-28 1998-10-21 Norske Stats Oljeselskap Method and apparatus for determining the nature of subterranean reservoirs
US6573855B1 (en) 1998-08-31 2003-06-03 Osaka Gas Co., Ltd. Three-dimensional questing method, three-dimensional voxel data displaying method, and device therefor
US6163155A (en) 1999-01-28 2000-12-19 Dresser Industries, Inc. Electromagnetic wave resistivity tool having a tilted antenna for determining the horizontal and vertical resistivities and relative dip angle in anisotropic earth formations
US6184685B1 (en) 1999-02-22 2001-02-06 Halliburton Energy Services, Inc. Mulitiple spacing resistivity measurements with receiver arrays
AU3622200A (en) 1999-03-12 2000-09-28 Profile Technologies, Inc. Dynamic electromagnetic methods for direct prospecting for oil
GB9909040D0 (en) 1999-04-20 1999-06-16 Flight Refueling Ltd Systems and methods for locating subsurface objects
US6353321B1 (en) 2000-01-27 2002-03-05 Halliburton Energy Services, Inc. Uncompensated electromagnetic wave resistivity tool for bed boundary detection and invasion profiling
GB0002422D0 (en) 2000-02-02 2000-03-22 Norske Stats Oljeselskap Method and apparatus for determining the nature of subterranean reservoirs
CN1246706C (zh) * 2000-08-14 2006-03-22 电磁地形服务公司 确定地下储层性质的方法和设备
GB2378511B (en) 2001-08-07 2005-12-28 Statoil Asa Method and apparatus for determining the nature of subterranean reservoirs
GB2383133A (en) 2001-08-07 2003-06-18 Statoil Asa Investigation of subterranean reservoirs

Also Published As

Publication number Publication date
NO324897B1 (no) 2007-12-27
DE60102595D1 (de) 2004-05-06
ATE263383T1 (de) 2004-04-15
AU7858001A (en) 2002-02-25
DE60102595T2 (de) 2005-03-03
EG22885A (en) 2003-10-30
EP1309887A1 (en) 2003-05-14
BRPI0113208B8 (pt) 2019-08-20
DK1309887T4 (en) 2017-10-16
CN1246706C (zh) 2006-03-22
US7202669B2 (en) 2007-04-10
CN1447924A (zh) 2003-10-08
MXPA03001367A (es) 2003-06-06
EP1309887B1 (en) 2004-03-31
PT1309887E (pt) 2004-08-31
CA2417832C (en) 2005-10-11
ES2218438T3 (es) 2004-11-16
US20040027130A1 (en) 2004-02-12
EP1309887B2 (en) 2017-07-19
US7038456B2 (en) 2006-05-02
AU2007201981B2 (en) 2009-08-27
DK1309887T3 (da) 2004-06-07
AU2007201981A1 (en) 2007-05-24
BR0113208A (pt) 2003-07-01
WO2002014906A1 (en) 2002-02-21
NO20020201D0 (no) 2002-01-14
US20060091889A1 (en) 2006-05-04
CA2417832A1 (en) 2002-02-21
NO20020201L (no) 2002-04-02
AU2001278580B2 (en) 2007-04-26
MY127089A (en) 2006-11-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0113208B1 (pt) métodos de determinação da natureza de um reservatório subterrâneo ou de procura de um reservatório subterrâneo com hidrocarbonetos, e, de levantamento de medições subterrâneas
AU2001278580A1 (en) Method and apparatus for determining the nature of subterranean reservoirs
US6696839B2 (en) Electromagnetic methods and apparatus for determining the content of subterranean reservoirs
US6900639B2 (en) Electromagnetic method and apparatus for determining the nature of subterranean reservoirs using refracted electromagnetic waves
EP1256019B2 (en) Method for determining the nature of subterranean reservoirs
US4617518A (en) Method and apparatus for offshore electromagnetic sounding utilizing wavelength effects to determine optimum source and detector positions
US8188748B2 (en) Electromagnetic surveying
US7474101B2 (en) Method for combined transient and frequency domain electromagnetic measurements
US20100045295A1 (en) Method and apparatus for determining the nature of submarine reservoirs
AU2001230392A1 (en) Method and apparatus for determining the nature of subterranean reservoirs
BRPI0707773A2 (pt) mÉtodo eletromagnÉtico em Águas rasas usando uma fonte controlada
NO328811B1 (no) Framgangsmate og apparat for hurtig kartlegging av submarine hydrokarbonreservoarer
EP3346299A1 (en) Data collection systems for marine modification with streamer and receiver module
RU2277251C2 (ru) Способ для определения характера подземных резервуаров и способ поиска углеводородсодержащих подземных резервуаров