BRPI0103585B1 - Arranjo construtivo para sistema de partida de motor elétrico - Google Patents

Arranjo construtivo para sistema de partida de motor elétrico Download PDF

Info

Publication number
BRPI0103585B1
BRPI0103585B1 BRPI0103585-1A BRPI0103585A BRPI0103585B1 BR PI0103585 B1 BRPI0103585 B1 BR PI0103585B1 BR PI0103585 A BRPI0103585 A BR PI0103585A BR PI0103585 B1 BRPI0103585 B1 BR PI0103585B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
basic body
housing
openings
pair
motor
Prior art date
Application number
BRPI0103585-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Magalhães Medeiros Neto Luiz
Feuser Filho José
César Rodrigues Júlio
Original Assignee
Whirlpool S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Whirlpool S.A. filed Critical Whirlpool S.A.
Priority to BRPI0103585-1A priority Critical patent/BRPI0103585B1/pt
Priority to KR1020037007371A priority patent/KR100849513B1/ko
Publication of BRPI0103585B1 publication Critical patent/BRPI0103585B1/pt

Links

Abstract

"arranjo construtivo para sistema de partida de motor elétrico". compreendendo um corpo básico (10) ao qual são montados uma tampa (20), um dispositivo de partida (30) e um protetor de motor (40, 40'), dito o corpo básico (10) ser provido, em uma face externa (11); de uma haste projetante (12) de fixação de capacitor; de um par de primeiras aberturas (13) para encaixarem respectivos terminais de um capacitor (2), a ser acoplado à haste projetante (12); de uma primeira abertura de energização (15), de conexão elétrica ao dispositivo de partida (30); e de uma segunda abertura de energização (16), de conexão elétrica ao protetor de motor (40), dito corpo básico (10) definindo um primeiro alojamento (17) para receber o dispositivo de partida (30) e sendo fechado pela tampa (20) oposta à haste projetante (12) e provida de duas aberturas receptoras (21), para recepção de dois pinos de conexão elétrica ao motor, sendo o protetor de motor (40, 40') provido de um conector fêmea (41), para introdução de um terceiro pino de conexão elétrica do motor, e montado no interior de um segundo alojamento (18) lateralmente fixado ao primeiro alojamento (17), sendo o protetor de motor (40, 40') eletricamente associado a um pino de contato (42, 42') alinhado com a segunda abertura de energização (16).

Description

(54) Título: ARRANJO CONSTRUTIVO PARA SISTEMA DE PARTIDA DE MOTOR ELÉTRICO (51) Int.CI.: H02P 1/42; F25B 49/02 (73) Titular(es): WHIRLPOOL S.A.
(72) Inventor(es): LUIZ MAGALHÃES MEDEIROS NETO; JOSÉ FEUSER FILHO; JÚLIO CÉSAR RODRIGUES
1/18
ARRANJO CONSTRUTIVO PARA SISTEMA DE PARTIDA DE MOTOR ELÉTRICO
Campo da invenção [001] Refere-se a presente invenção a um arranjo construtivo para sistema de partida do tipo utilizado em motores elétricos, particularmente motores a indução monofásicos utilizados em compressores herméticos de refrigeração.
Histórico da Invenção [002] Motores a indução monofásicos são amplamente utilizados devido a sua simplicidade, robustez e alto performance. Sua aplicação é encontrada em eletrodomésticos em geral, refrigeradores, freezers, condicionadores de ar, compressores herméticos, lavadoras, motobombas, ventiladores e algumas aplicações industriais.
[003] Os motores a indução conhecidos são geralmente dotados de um rotor do tipo gaiola e um estator bobinado, constituído de dois enrolamentos, sendo um deles um enrolamento de marcha e o outro um enrolamento de partida. Durante a operação normal do compressor, o enrolamento de marcha é alimentado por uma tensão alternada, sendo que o enrolamento de partida é alimentado temporariamente, no início da operação de partida, criando um campo magnético girante no entreferro do estator, condição esta necessária para acelerar o rotor e promover a partida do motor.
[004] Este campo magnético girante pode ser obtido alimentando a bobina de partida com uma corrente, defasada no tempo relativamente à corrente circulante, pelo enrolamento principal, preferencialmente num ângulo próximo de 90 graus. Esta defasagem entre a corrente circulante nos dois
2/18 enrolamentos é obtida por características construtivas dos enrolamentos ou pela instalação de uma impedância externa em série com um dos enrolamentos, mas geralmente em série com o enrolamento de partida. Este valor de corrente circulante pelo enrolamento de partida, durante o processo de partida do motor é, geralmente, elevado, fazendo-se necessário o uso de algum tipo de chave que interrompa esta corrente após transcorrido o tempo necessário para promover a aceleração do motor.
[005] Para motores em que uma eficiência muito elevada é necessária, este enrolamento de partida não é totalmente desligado após transcorrido o período de partida, mantendo-se ligado em série a este enrolamento um capacitor chamado de capacitor de marcha, que provê uma corrente suficiente para aumentar o torque máximo do motor e sua eficiência.
[006] Para motores com esta configuração usando uma impedância permanente em série com o enrolamento de partida durante a operação normal do motor, são conhecidos alguns dispositivos de partida, do tipo PTC ou eletrônicos, conforme citados no documento de patente americano US5051681.
[007] Outro componente constitutivo de módulos de partida e de proteção de motor elétrico conhecidos é o protetor térmico que tem a função de proteger o motor elétrico em condições de sobrecarga ou de curto-circuito. Este componente pode ser montado diretamente sobre um pino de energização do compressor ou alojado próximo a este e ligado a dito compressor através de condutores elétricos, ou ainda instalado no interior do compressor, em contato, por exemplo, com os enrolamentos do motor elétrico.
[008] Em algumas construções conhecidas de sistema de
3/18 partida, este compreende um módulo que aloja, em seu interior, um dispositivo de partida e um protetor de motor e carrega, externamente, pelo menos um capacitor, o de marcha, fixado a este módulo através de um suporte para capacitor (US5170307) ou diretamente a dito módulo (US5729416).
[009] Em outras construções conhecidas de sistema de partida este permite a não utilização de capacitores ou que o capacitor de marcha (e também o de partida, se for previsto) seja operativamente acoplado ao módulo de dito sistema de partida através de cabos conectores adequados (WO98/21735). [0010] Nas construções onde o capacitor de marcha é fixado ao módulo do sistema de partida, diretamente a este ou através do suporte, é prevista uma haste, fixa ou removível, tendo um pino em seu extremo livre que recebe uma porção de engate do capacitor de marcha. Na solução do documento US5729416, o extremo da haste de fixação do capacitor de marcha é provido de ranhuras laterais para imobilizarem o capacitor fixado ao módulo do sistema de partida. Entretanto, estas ranhuras não impedem a retirada involuntária do capacitor de marcha de sua posição de engate ao módulo, por não proverem retenção axial a este.
[0011] Apesar de as soluções conhecidas de sistema de partida em módulo representarem uma simplificação na montagem dos elementos de partida e de proteção do motor elétrico de compressores, tais sistemas conhecidos apresentam a desvantagem de não serem suficientemente flexíveis para permitir sua adaptação a diferentes configurações e aplicações em partida de motor elétrico, exigindo, para cada variedade, um sistema de partida com especificações próprias. [0012] Na solução proposta no documento US 5,729,416, o
4/18 arranjo construtivo compreende um invólucro formado por um corpo básico alojando um dispositivo de partida e um protetor térmico totalmente fechado, de modo definitivo, na fase de fabricação, exigindo uma construção específica em função da aplicação a ser dada ao sistema de partida. Deste modo, após a saída das linhas de montagem, o arranjo construtivo objeto da patente US 5,729,416 não permite o rearranjo dos componentes, pois o invólucro é totalmente fechado, encerrando, em seu interior, o dispositivo de partida e o protetor térmico utilizados na fabricação. Esta característica construtiva obriga o cliente do motor elétrico a estocar diferentes tipos de módulo voltados para as diferentes aplicações. No caso, por exemplo, da ocorrência de um problema no protetor térmico, todo o módulo terá que ser trocado, perdendo-se o dispositivo de partida. O mesmo ocorre quando a falha ocorrer no dispositivo de partida. Além disso, em sendo a tampa projetada para fechar todo o corpo básico do invólucro, não é possível a substituição de nenhum dos componentes definidos pelo dispositivo de partida e pelo protetor térmico.
[0013] Uma outra característica dos arranjos construtivos conhecidos é que, no caso de ser exigida uma proteção isolante para evitar que o usuário acesse os terminais de alimentação do módulo, o invólucro é construído com um desenho específico, para incorporar uma extensão tubular dupla envolvendo as aberturas para os terminais de alimentação. Com isso, há a necessidade de se duplicar as ferramentas para a fabricação das diferentes versões de invólucro, aumentando custos e reduzindo a produtividade durante a produção, além de aumentar o número de itens em
5/18 estoque .
Objetivos da invenção [0014] Assim, é um objetivo da presente invenção prover um arranjo construtivo para sistema de partida de motor elétrico, de construção simples, robusta, de fácil montagem e suficientemente flexível para permitir a modificação do arranjo dos componentes, após a fabricação do módulo que define o sistema de partida, e ainda dos meios de proteção isolante elétrica dos terminais de alimentação, sem acarretar perda de componentes ou utilização de diferentes desenhos de invólucro.
[0015] Um outro objetivo da presente invenção é prover um arranjo construtivo para sistema de partida de motor elétrico, tal como acima citado e que, no caso da montagem de um capacitor diretamente fixado no módulo de dito sistema de partida, evite a conexão de outro capacitor de mesmo tipo a dito módulo e o acesso aos terminais energizados e não utilizados destes módulos.
Sumário da invenção [0016] O arranjo construtivo para sistema de partida de motor elétrico, objeto da presente invenção, é do tipo que compreende um corpo básico ao qual são montados uma tampa, um dispositivo de partida e um protetor de motor. O corpo básico compreende, em uma face externa: uma haste projetante de fixação de capacitor; um par de primeiras aberturas para encaixarem respectivos terminais de um capacitor a ser acoplado à haste projetante, dito par de primeiras aberturas estando disposto em alinhamento com um par de primeiros conectores elétricos providos no interior do corpo básico; uma primeira abertura de energização, de conexação elétrica
6/18 ao dispositivo de partida; e uma segunda abertura de energização, de conexão elétrica ao protetor de motor. O corpo básico define um primeiro alojamento para receber o dispositivo de partida e que é fechado pela tampa oposta à haste projetante e provida de duas aberturas receptoras alinhadas com um par de conectores fêmea alojados no interior do corpo básico para recepção de dois pinos de conexão elétrica ao motor. O protetor de motor é provido de um conector fêmea para introdução de um terceiro pino de conexão elétrica do motor, e montado no interior de um segundo alojamento lateralmente fixado ao primeiro alojamento, sendo o protetor de motor provido de um pino de contato alinhado com a segunda abertura de energização.
[0017] Na construção proposta pela invenção, a tampa é provida apenas sobre o primeiro alojamento, permitindo que o protetor térmico, disposto no segundo alojamento, permaneça acessível mesmo após a fabricação do módulo. Assim, o arranjo proposto permite o uso de um só módulo de partida que pode receber um protetor térmico adequado à aplicação específica a ser dada ao sistema de partida. A adaptação do protetor térmico poderá ser feita na fabricação, nas linhas de montagem dos aparelhos que se utilizam do referido sistema de partida ou ainda nos serviços de manutenção dos aparelhos, tais como compressores herméticos, junto aos consumidores finais.
[0018] Um outro aspecto a ser considerado é o da reutilização de um ou outro dos dois componentes, dependendo de qual deles tenha apresentado falha.
[0019] Outras características vantajosas do arranjo ora proposto ficarão evidentes com a descrição da invenção dada
7/18 mais adiante.
Breve descrição dos desenhos [0020] A invenção será a seguir descrita com referência aos desenhos anexos, nos quais:
[0021] A figura 1 representa uma vista em perspectiva explodida de uma primeira construção para o sistema de partida de motor elétrico da presente invenção, sem acoplamento de um capacitor ao corpo básico de dito sistema de partida;
[0022] A figura 2 representa uma vista superior do módulo
ilustrado na figura 1;
[0023] A figura 3 representa uma vista em corte
longitudinal do corpo básico do sistema de partida da
presente invenção, dito corte tendo sido tomado segundo a
linha III-III na figura 2;
[0024] A figura 4 representa uma vista inferior do corpo básico do sistema de partida ilustrado na figura 1, estando a ele montados o protetor de motor, um dispositivo de partida e os terminais de contato deste;
[0025] A figura 5 representa uma vista inferior do corpo básico ilustrado na figura 4, estando o primeiro alojamento fechado por uma tampa;
[0026] A figura 6 representa uma vista inferior de uma segunda construção para o corpo básico do sistema de partida da presente invenção;
[0027] A figura 7 representa uma vista em corte longitudinal do corpo básico do sistema de partida da presente invenção, dito corte tendo sido tomado segundo a linha VII-VII na figura 6;
[0028] A figura 8 representa uma vista superior de uma
8/18 terceira construção para o corpo básico do sistema de partida da presente invenção;
[0029] A figura 9 representa uma vista em corte transversal do corpo básico ilustrado na figura 8;
[0030] A figura 10 representa uma vista em perspectiva explodida de uma quarta construção para o corpo básico do sistema de partida da presente invenção;
[0031] A figura 11 representa uma vista superior do módulo da figura 1, estando a ele montado um capacitor;
[0032] A figura 12 representa uma vista frontal do módulo da figura 10, carregando uma construção de capacitor;
[0033] A figura 13 representa uma vista frontal do módulo da figura 12, carregando uma outra construção de capacitor; [0034] A figura 14 representa uma vista em perspectiva frontal de uma quinta construção para o sistema de partida em questão, desprovido do capacitor;
[0035] A figura 15 representa uma vista em corte do corpo básico, ilustrado na figura 14;
[0036] A figura 16 representa uma vista inferior do corpo básico ilustrado na figura 14 e alojando um protetor de motor, um dispositivo de partida e seus terminais de contato; [0037] A figura 17 representa uma vista inferior do corpo básico ilustrado na figura 16, estando o primeiro alojamento fechado por uma tampa;
[0038] A figura 18 representa uma vista superior do módulo da figura 14 carregando um capacitor;
[0039] A figura 19 representa uma vista semelhante à da figura 14, mas ilustrando, de modo explodido, um prolongador tubular duplo a ser engatado ao corpo tubular, sobre as aberturas de energização;
9/18 [0040] A figura 20 ilustra o conjunto da figura 19 na condição montada do prolongador tubular duplo; e [0041] A figura 21 ilustra uma vista semelhante à da figura 20, mas ilustrando ainda um capacitor montado no corpo básico do sistema de partida.
Descrição das configurações ilustradas [0042] A presente invenção descreve um arranjo construtivo para um sistema de partida de motor elétrico, por exemplo do tipo a indução monofásico utilizado em compressor hermético para sistemas de refrigeração.
[0043] O arranjo construtivo para sistema de partida da presente invenção compreende: um corpo básico 10 formado em material eletricamente isolante, ao qual é montada uma tampa 20; um dispositivo de partida 30; e um protetor de motor 40 provido de um conector fêmea 41.
[0044] De acordo com as construções ilustradas nas figuras de 1 a 13, o corpo básico 10 apresenta, incorporado em uma face externa 11, uma haste projetante 12 de fixação de capacitor e um par de primeiras aberturas 13 e um par de segundas aberturas 14, para encaixe de terminais de um capacitor 2, por exemplo, de marcha, ditas primeiras aberturas 13 sendo dimensionadas para encaixarem os terminais de um capacitor 2 montado à haste projetante 12 e sendo as segundas aberturas 14 dimensionadas para receberem terminais de cabos conectores (não ilustrados), de ligação a um capacitor 2 montado ao motor elétrico, distanciado do corpo básico 10 do sistema de partida da presente invenção, ditos pares de primeiras e segundas aberturas 13, 14, sendo posicionadas próximas entre si, de modo que a conexão através do par de primeiras aberturas 13 evita a conexão de qualquer
10/18 outro capacitor 2 através do par de segundas aberturas 14 e o acesso ao par de aberturas que está energizado, mas não foi utilizado para a conexão do capacitor 2.
[0045] De acordo com as referidas construções, as segundas aberturas 14 são cobertas pelo capacitor 2 quando este é montado diretamente ao corpo básico 10, através de seu acoplamento à haste projetante 12, dito acoplamento podendo ser, por exemplo, por interferência entre o capacitor 2 e a haste projetante 12.
[0046] O corpo básico 10 apresenta ainda uma primeira abertura de energização 15, de conexão elétrica ao dispositivo de partida e ao qual é alinhado um meio elástico de conexão elétrica, disposto no interior do corpo básico 10 e uma segunda abertura de energização 16, para conexão elétrica ao protetor de motor 40, sendo a primeira abertura de energização 15 definida lateralmente às primeiras e segundas aberturas 13, 14 e, a segunda abertura de energização 16, definida em oposição às primeiras aberturas 13, de modo a receber um pino de contato 42 do protetor de motor 40, nas construções em que dito protetor de motor 40 é montado no corpo básico 10, conforme ilustrado nas figuras 1 a 7 e 11.
[0047] O sistema de partida da presente invenção inclui um primeiro alojamento 17, para receber o dispositivo de partida e um segundo alojamento 18, este conformado de acordo com o tipo de protetor de motor 40 a ser utilizado, conforme ilustrado nas figuras apresentadas, dito primeiro alojamento 17 sendo definido no interior do corpo básico 10 e fechado pela tampa 20, sendo que a segunda abertura de energização 16 é definida no segundo alojamento 18, ao qual é alinhado o
11/18 pino de contato 42 do protetor de motor 40.
[0048] De acordo com uma forma construtiva da presente invenção, o segundo alojamento 18 é definido no interior do corpo básico 10 e separado do primeiro alojamento 17, por pelo menos uma parede 19, substancialmente ortogonal ao plano da tampa 20. Em uma primeira construção, ilustrada nas figuras 1 a 5, o corpo básico 10 define, em peça única, o primeiro alojamento 17 e o segundo alojamento 18 com uma só parede 19, comum, entre estes.
[0049] Para a construção de dispositivo de partida ilustrado nas figuras 1 a 7, a tampa 20 é colocada no corpo básico 10, fechando o primeiro alojamento 17, anteriormente à colocação do protetor de motor 40 no segundo alojamento 18 do corpo básico 10. Nestas construções, o protetor de motor 40 tem uma porção de corpo 43 que fica posicionada no interior do segundo alojamento 18 e um par de projeções de base 44, ortogonais à dita porção de corpo 43 e que, na montagem do protetor de motor 40 no corpo básico 10, ficam assentadas contra uma face externa da dita tampa 20, em uma adjacente porção da tampa 20 fechando o primeiro alojamento 17.
[0050] Para a construção de dispositivo de partida ilustrado nas figuras 8 e 9, o segundo alojamento 18 recebe um protetor de motor 40' apresentando uma porção de corpo 43', de formato cilíndrico, tendo um pino de contato 42'. [0051] Ainda conforme ilustrado nas figuras 1 a 7, no interior do primeiro alojamento 17 do corpo básico 10 são dispostos também, um par de terminais de contato elétrico 50 do dispositivo de partida 30, cada um definindo um conector fêmea 51, para recepção de um respectivo pino de contato (não ilustrados) do terminal do motor elétrico do compressor, cada
12/18 um de ditos conectores fêmea 51 sendo disposto em alinhamento com uma respectiva abertura receptora 21 definida na tampa 20 .
[0052] Os terminais de contato elétrico 50 definem ainda um par de primeiros conectores elétricos 52, cada primeiro conector elétrico 52 sendo alinhado a uma das primeiras aberturas 13. Os ditos terminais de contato elétrico 50 apresentam ainda um par de segundos contatos elétricos 53, cada um estando alinhado a uma respectiva segunda abertura 14 .
[0053] Em uma opção construtiva ilustrada, o dispositivo de partida 30 é na forma de uma placa eletrônica montada no interior do primeiro alojamento 17 do corpo básico 10, através do pressionamento de meios elásticos de conexão elétrica 54. Cada terminal de contato elétrico 50 apresenta um dos meios elásticos de conexão 54, que posiciona o dispositivo de partida 30 no interior do referido primeiro alojamento 17 e realiza o contato elétrico ao dito dispositivo de partida 30, um de ditos terminais de contato elétrico 50 tendo o respectivo segundo contato elétrico 53 alinhado com a primeira abertura de energização 15 do corpo básico 10.
[0054] O corpo básico 10 inclui ainda, adjacente a uma borda de assentamento 10a da tampa 20 e pelo menos em cada parede lateral, uma respectiva aba lateral 10b provida de meios de retenção de tampa 60, por exemplo, na forma de dentes que encaixam em meios de fixação 23, por exemplo, na forma de janelas definidas na tampa 20.
[0055] Nas construções ilustradas, o corpo básico 10 define, em seu interior, alinhado com cada primeira abertura
13/18
13, um alojamento para um respectivo primeiro conector elétrico 52 de um terminal de contato elétrico 50.
[0056] A tampa 20 apresenta, na construção ilustrada, pelo menos duas paredes periféricas 25 projetantes de uma face de fechamento 26 da tampa 20 e onde são providos os meios de fixação 23.
[0057] De acordo com a presente invenção, a haste projetante 12 de fixação de capacitor é provida de meios de retenção axial 70, que atuam de modo a reterem um capacitor 2 montado no corpo básico 10, em sua posição de acoplamento elétrico às primeiras aberturas 13 deste último. Nas construções ilustradas, os meios de retenção axial 70 incluem pelo menos um dente de fixação definido em pelo menos parte do contorno periférico da haste projetante 12.
[0058] Em uma opção construtiva da presente invenção, os meios de retenção axial 70 da haste projetante 12 definem pelo menos um primeiro dente de retenção 71 e um segundo dente de retenção 72, conforme descrito adiante e ilustrado na figura 1.
[0059] De acordo com o ilustrado nas figuras 11 a 13, sobre a face externa 11 do corpo básico 10 é disposto um capacitor 2, na condição de montagem deste diretamente ao módulo em descrição, dito capacitor 2 apresentando uma projeção extrema 3 provida de rasgo 4, para encaixe e retenção do capacitor 2 à haste projetante 12.
[0060] Em uma opção construtiva, a fixação do capacitor 2 à haste projetante 12 é obtida por interferência entre ditas partes, durante o encaixe do rasgo 4 do dito capacitor 2 à referida haste projetante 12.
[0061] Na construção ilustrada na figura 12, o capacitor 2
14/18 é fixado em torno da haste projetante 12, de modo que sua projeção extrema fique posicionada inferiormente a pelo menos um primeiro dente de retenção 71 da dita haste projetante 12, dente este definido de modo a garantir a retenção de um determinado tipo de capacitor 2 ao corpo básico 10 do módulo 1 em descrição. Para capacitores de dimensão maior, a haste projetante 12 apresenta, conforme ilustrado na figura 13, pelo menos um segundo dente de retenção 72, posicionado verticalmente acima do primeiro dente de retenção 71.
[0062] Na configuração ilustrada nas figuras 11 a 13, a face inferior da projeção extrema 3 do capacitor é assentada em uma porção de parede da haste projetante 12 que, nesta configuração, define o batente de assentamento para dita projeção extrema 3 do capacitor 2.
[0063] Nas construções ilustradas, a haste projetante 12 apresenta, até a região de assentamento da projeção extrema, inferiormente ao primeiro dente de retenção 71, duas paredes laterais projetantes e ortogonais entre si, ditas paredes definindo um afunilamento à haste projetante 12 até a região de assentamento acima citada, onde uma primeira de ditas paredes é interrompida, para definir o primeiro dente de retenção 71 provido em dita primeira parede, a qual é uma das paredes da haste projetante 12 paralela a uma adjacente parede lateral do capacitor 2 montado ao corpo básico 10. Uma segunda parede, em oposição à primeira parede, define um segundo dente de retenção 72 para a porção extrema 3 de um capacitor 2 de dimensão maior (figura 13), dita segunda parede sendo parcialmente interrompida para definir o referido segundo dente de retenção 72. As outras duas paredes ortogonais da haste projetante 12 podem, por exemplo, ser
15/18 contínuas até o extremo livre de dita haste projetante 12. [0064] De acordo com uma outra forma de realização da presente invenção, ilustrada nas figuras 6 a 9, o corpo básico 10 do sistema de partida em questão apresenta o primeiro alojamento acoplável ao segundo alojamento 17, dito acoplamento sendo obtido através de meios de engate 80 providos em uma das partes definidas pelo primeiro alojamento 17 e pelo segundo alojamento 18, acopláveis a meios receptores de engate 81 providos na outra de ditas partes. [0065] Nesta construção, cada uma das ditas partes de primeiro alojamento 17 e de segundo alojamento 18 inclui um meio de trava 90 seletivamente liberável e engatável em um meio de trava 90 disposto na outra parte, de modo a evitar desacoplamentos involuntários entre ditas partes.
[0066] De acordo com o ilustrado na figura 7, os meios de trava 90 são na forma de dentes providos, cada um, em uma guia 91 provida na respectiva parte de primeiro e de segundo alojamento 17, 18, em uma porção recuada de uma parede lateral de dita parte, ditos dentes sendo elasticamente deformáveis durante o acoplamento entre as partes de primeiro e de segundo alojamento 17, 18, até obtenção de assentamento mútuo entre as faces confrontantes de ditos dentes.
[0067] Em uma forma construtiva ilustrada nas figuras 6 a 9, os meios de engate 80 são guias, mutua e deslizantemente cooperantes, sendo que pelo menos parte de ditas guias define um encaixe em rabo de andorinha.
[0068] Em uma outra forma construtiva da presente invenção, ilustrada na figura 10, o primeiro alojamento 17 é provido de um alojamento de terminal de energização 17a definindo a segunda abertura de energização 16 e no interior
16/18 do qual é alojável um terminal de energização 100 tendo um extremo de contato 101 e definindo um conector fêmea 102, em seu extremo oposto, dito terminal de energização 100 sendo elétrica e operativamente engatável a um protetor de motor, não ilustrado, montado distante do corpo básico 10, por exemplo, no interior do compressor. Embora não ilustrado, esta configuração pode ainda apresentar as guias de encaixe de um protetor de motor 40, quando para receber este no corpo básico 10.
[0069] As figuras 14 a 18 ilustram mais uma possível construção para o sistema de partida em questão, dita construção sendo a seguir descrita utilizando-se os mesmos números de referência para as mesmas partes já descritas com relação às construções ilustradas nas figuras de 1 a 13.
[0070] Nesta construção, o corpo básico 10 apresenta uma construção semelhante àquelas já descritas, a nãos er pelo fato de a primeira 15 e a segunda abertura de energização 16 serem dispostas lado a lado, junto a uma das bordas laterais da face externa 11 do corpo básico 10 na qual é incorporada a haste projetante 12, ditas primeira e segunda aberturas de energização 15, 16 abrindo-se para o interior do primeiro alojamento 17.
[0071] O corpo básico 10 apresenta ainda, na referida face externa 11, apenas um par de primeiras aberturas 13 para encaixe de terminais do capacitor 2 a ser montado à haste projetante 12, conforme já anteriormente descrito.
[0072] Nesta configuração, o par de primeiras aberturas 13 é preferivelmente posicionado de modo a abrir-se para o interior do primeiro alojamento 17, em sua região extrema adjacente à parede comum 19 com o segundo alojamento 18 e
17/18 oposta à de localização das aberturas de energização 15, 16, em relação à haste projetante 12. Deve ser entendido que o corpo básico 10 e a tampa 20 são construídos de acordo com as demais características descritas anteriormente e cuja definição não é alterada a não ser pela limitação da conexão do capacitor a um só par de primeiras aberturas 13 e da provisão da primeira e da segunda abertura de energização 15 e 16 em disposição lado a lado na região correspondente ao primeiro alojamento 17.
[0073] Também na construção objeto das figuras 14 a 18, no interior do primeiro alojamento 17 do corpo básico 10 são dispostos dois terminais de contato elétrico 50 do dispositivo de partida 30, cada um definindo um conector fêmea 51, para recepção de um respectivo pino de contato de terminal do motor elétrico, cada um de ditos conectores fêmea 51 estando em alinhamento com uma respectiva abertura receptora 21 definida na tampa 20.
[0074] Os terminais de contato elétrico 50 definem também um par de primeiros conectores elétricos 52, cada um dos quais sendo alinhado com uma respectiva primeira abertura 13, e também meios elásticos de conexão 54, posicionando o dispositivo de partida 30 no interior do primeiro alojamento 17 e efetuando o contato elétrico com o dispositivo de partida 30, sendo que um de ditos terminais de contato elétrico 50, tendo o respectivo segundo contato elétrico 53 é alinhado com a primeira abertura de energização 15 do corpo básico 10 para ser energizado através da citada primeira abertura de energização 15.
[0075] Na construção ilustrada nas figuras 14 a 18 o primeiro alojamento 17 carrega, internamente, um terceiro
18/18 terminal de contato 55, apresentando uma primeira porção conectora 55a eletricamente acoplável ao pino de contato 42 de energização do protetor térmico 40, e uma segunda porção conectora 55b operativamente associada à segunda abertura de energização 16 do corpo básico 10.
[0076] As figuras 19, 20 e 21 ilustram um prolongador tubular 110 preferivelmente em corpo duplo, de material isolante elétrico e apresentando uma porção básica 111 assentável sobre a face externa 11 do corpo básico 10, em torno das aberturas de energização 15, 16, e incorporando abas 112, ortogonais, assentáveis contra adjacentes faces laterais do corpo básico 10. Cada aba 112 apresenta um meio de retenção, preferivelmente em forma de uma pequena janela 113 na qual é engatado um meio de trava, por exemplo, uma lingüeta 10' incorporada externamente ao corpo básico 10. [0077] O prolongador tubular duplo 110 define, após sua montagem opcional ao corpo básico 10, uma espécie de luva protetora em torno dos terminais de alimentação do sistema, impedindo que eles sejam acessados inadvertidamente pelo usuário.
1/7

Claims (26)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Arranjo construtivo para sistema de partida de motor elétrico, compreendendo um corpo básico (10) ao qual são montados uma tampa (20), um dispositivo de partida (30) e um protetor de motor (40, 40') definindo um primeiro alojamento (17) para receber o dispositivo de partida (30) e o qual é fechado por uma tampa (20) provida com aberturas receptoras (21) para conexão ao motor, caracterizado pelo fato de o corpo básico (10) ser provido, em uma face externa (11); de uma haste projetante (12) de fixação de capacitor; de um par de primeiras aberturas (13) para encaixarem respectivos terminais de um capacitor (2), a ser acoplado à haste projetante (12), dito par de primeiras aberturas (13) estando disposto em alinhamento com um par de primeiros conectores elétricos (52) providos no interior do corpo básico (10) ; de uma primeira abertura de energização (15), de conexão elétrica ao dispositivo de partida (30); e de uma segunda abertura de energização (16), de conexão elétrica ao protetor de motor (40), um par de segundas aberturas (14) dispostas em alinhamento com um par de segundos conectores elétricos (53) o par de cada primeira e segunda aberturas (13, 14) sendo posicionado em relação ao outro de modo que a conexão através do par de primeiras aberturas (13) previne conexão e acesso ao par de segundas aberturas, dita tampa (20) sendo oposta à haste projetante (12) e provida de duas aberturas receptoras (21) alinhadas com um par de conectores fêmea (51) respectiva e eletricamente conectados aos primeiros conectores elétricos (52) e alojados no interior do corpo básico (10) para recepção de dois pinos de conexão elétrica ao motor, sendo o protetor de motor (40, 40') provido de um conector fêmea
  2. 2/7 (41), para introdução de um terceiro pino de conexão elétrica do motor, sendo o protetor de motor (40, 40') eletricamente associado a um pino de contato (42, 42') alinhado com a segunda abertura de energização (16).
    2. Arranjo construtivo para sistema de partida de motor elétrico, compreendendo um corpo básico (10) ao qual são montados uma tampa (20), um dispositivo de partida (30) e um protetor de motor (40, 40') definindo um primeiro alojamento (17) para receber o dispositivo de partida (30) e o qual é fechado por uma tampa (20) provida com aberturas receptoras (21) para conexão ao motor, caracterizado pelo fato de o corpo básico (10) ser provido, em uma face externa (11): de uma haste projetante (12) de fixação de capacitor; de um par de primeiras aberturas (13) para encaixarem respectivos terminais de um capacitor (2), a ser acoplado à haste projetante (12), dito par de primeiras aberturas (13) estando disposto em alinhamento com um par de primeiros conectores elétricos (52) providos no interior do corpo básico (10) ; de uma primeira abertura de energização (15), de conexão elétrica do dispositivo de partida (30); e de uma segunda abertura de energização (16), de conexão elétrica do protetor de motor (40), dita tampa (20) sendo oposta à haste projetante (12) e provida de duas aberturas receptoras (21) alinhadas com um par de conectores fêmea (51), respectiva e eletricamente conectados aos primeiros conectores elétricos (52) e alojados no interior do corpo básico (10) para recepção de dois pinos de conexão elétrica ao motor, sendo o protetor de motor (40, 40') provido de um conector fêmea (41), para introdução de um terceiro pino de conexão elétrica do motor, sendo o protetor de motor (40, 40') eletricamente
  3. 3/7 associado a um pino de contato (42, 42') alinhado com a segunda abertura de energização (16), as primeira e segunda aberturas de energização (15, 16) sendo providas lado a lado, próximas a uma das bordas laterais da face externa (11) do corpo básico (10) ) , dentro do qual é incorporada a haste projetante (12), ditas primeira e segundas aberturas de energização (15, 16) estando abertas para o interior do primeiro alojamento (17) .
    3. Arranjo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ditas segundas aberturas (14) sendo dimensionadas para encaixarem respectivos terminais de cabos conectores de ligação a um capacitor distante do corpo básico (10).
  4. 4. Arranjo, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de o par de segundos conectores elétricos (53) ser respectiva e eletricamente conectado aos primeiros conectores elétricos (52) e providos no interior do corpo básico (10).
  5. 5. Arranjo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de as segundas aberturas (14) serem cobertas pelo capacitor (2) na condição de montagem deste no corpo básico (10) e na haste projetante (12).
  6. 6. Arranjo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o corpo básico (10) definir um segundo alojamento (18) lateralmente fixado ao primeiro alojamento (17), para receber o protetor de motor (40, 40').
  7. 7. Arranjo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de a segunda abertura de energização (16) ser disposta no corpo básico (10) de modo a abrir-se para o interior do segundo alojamento (18).
  8. 8. Arranjo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado
    4/7 pelo fato de o corpo básico (10) definir um segundo alojamento (18) lateralmente fixado ao primeiro alojamento (17), para receber o protetor de motor (40, 40').
  9. 9. Arranjo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de as primeiras aberturas (13) abrirem-se para o interior do primeiro alojamento (17), na região deste adjacente ao segundo alojamento (18) e em oposição à localização das primeiras e segunda aberturas (15, 16) em relação à haste projetante (12).
  10. 10. Arranjo, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de o primeiro alojamento (17) receber dois terminais de contato (50) para o dispositivo de partida (30), cada um tendo: um conector fêmea (51), em alinhamento com uma respectiva abertura receptora (21) da tampa (20), para receber um pino de contato do terminal de motor elétrico; um par de primeiros conectores elétricos (52), cada um dos quais sendo alinhado com uma respectiva primeira abertura (13); e meios elásticos de conexão (54), posicionando o dispositivo de partida (30) no interior do primeiro alojamento (17) e efetuando o contato elétrico com o dispositivo de partida (30), um de ditos terminais de contato elétrico (50) tendo o respectivo segundo contato elétrico (53) alinhado com a primeira abertura de energização (15), dito primeiro alojamento (17) carregando ainda um terceiro terminal de contato (55) tendo uma primeira porção conectora (55a), eletricamente acoplável ao pino de contato (42) do protetor térmico (40), e uma segunda porção conectora (55b) operativamente associada à segunda abertura de energização (16) do corpo básico (10).
  11. 11. Arranjo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado
    5/7 pelo fato de um prolongador tubular (110) de material isolante elétrico, apresentando uma porção básica (111) assentável e travável contra a referida face extrema (11) do corpo básico (10), em torno das aberturas de energização (15, 16), definindo uma luva protetora para envolver os terminais de alimentação do sistema.
  12. 12. Arranjo, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de a porção básica (111) incorporar abas (112) assentáveis contra adjacentes faces laterais do corpo básico (10), cada aba (112) sendo provida de um meio de retenção (113) a ser acoplado a um meio de trava (10') incorporado externamente ao corpo básico (10).
  13. 13. Arranjo, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 ou 2, caracterizado pelo fato de a haste projetante (12) ser provida de meios de retenção axial (70) de dito capacitor (2).
  14. 14. Arranjo, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de o capacitor (2) ser retido à haste projetante (12) por interferência.
  15. 15. Arranjo, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de os meios de retenção axial (70) incluírem pelo menos um dente de fixação definido em pelo menos parte do contorno periférico da haste projetante (12).
  16. 16. Arranjo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de o dispositivo de partida (30) ser uma placa eletrônica montada no interior do corpo básico (10), através de meios elásticos de conexão elétrica (54).
  17. 17. Arranjo, de acordo com qualquer uma das_reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de o corpo básico (10) incluir,
    6/7 adjacente a uma borda de assentamento (10a) da tampa (20), abas laterais (10b) providas de meios de retenção de tampa (60) para reterem meios de fixação (23) providos na dita tampa (20).
  18. 18. Arranjo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 ou 8, caracterizado pelo fato de o segundo alojamento (18) ser definido no corpo básico (10) e separado do primeiro alojamento (17) por pelo menos uma parede (19), substancialmente ortogonal ao plano da tampa (20).
  19. 19. Arranjo, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de o corpo básico (10) definir, em peça única, o primeiro e o segundo alojamento (17, 18).
  20. 20. Arranjo, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de uma das partes definidas pelo primeiro e pelo segundo alojamento (17, 18) carregar meios de engate (80) a serem acoplados a meios receptores de engate (81) providos na outra parte.
  21. 21. Arranjo, de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato de cada uma das partes de primeiro e de segundo alojamento (17, 18) incluir um meio de trava (90) seletivamente liberável e engatável em um meio de trava (90) disposto na outra parte, de modo a evitar desacoplamentos involuntários.
  22. 22. Arranjo, de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato de os meios de engate (80) serem guias mutua e deslizantemente cooperantes.
  23. 23. Arranjo, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de pelo menos parte das guias definir um encaixe em rabo de andorinha.
  24. 24. Arranjo, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado
    7/7 pelo fato de uma das partes de primeiro e de segundo alojamento (17, 18) incluir uma guia para encaixe deslizante do meio de trava (90) disposto na outra parte.
  25. 25. Arranjo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 6 e 8, caracterizado pelo fato de o protetor de motor (40, 40') ter parte de sua extensão assentada contra uma adjacente porção da tampa (20) fechando o primeiro alojamento (17).
  26. 26. Arranjo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o primeiro alojamento (17) ser provido com um terminal de energização, alojável na segunda abertura de energização (16) e elétrica e operativamente engatável a um protetor de motor, distante do corpo básico (10).
    1/7
BRPI0103585-1A 2000-12-04 2001-06-28 Arranjo construtivo para sistema de partida de motor elétrico BRPI0103585B1 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0103585-1A BRPI0103585B1 (pt) 2001-06-28 2001-06-28 Arranjo construtivo para sistema de partida de motor elétrico
KR1020037007371A KR100849513B1 (ko) 2000-12-04 2001-11-30 전동기의 시동 시스템용 구조 장치

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0103585-1A BRPI0103585B1 (pt) 2001-06-28 2001-06-28 Arranjo construtivo para sistema de partida de motor elétrico

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0103585B1 true BRPI0103585B1 (pt) 2018-06-05

Family

ID=62845807

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0103585-1A BRPI0103585B1 (pt) 2000-12-04 2001-06-28 Arranjo construtivo para sistema de partida de motor elétrico

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0103585B1 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10418877B2 (en) Endcap assembly for an electric motor and stator comprising same
KR102181253B1 (ko) 전동 압축기
BR102013033107A2 (pt) Bloco de contato de montagem universal com terminais de fiação protegidos reversíveis
HU223996B1 (hu) Villamos motor és eljárás az előállítására
ES2248062T3 (es) Motor electrico con bobina de estator y piezas polares distintas y procedimiento de ensamblado.
DK165311B (da) Relae, isaer hjaelpe- eller motorrelae
CA2148515A1 (en) Integral connector and motor housing
ES2277628T3 (es) Estructura de motor electrico de conmutacion electronica.
KR101936102B1 (ko) 전동 압축기
US6356047B1 (en) Starting device for electric motors, which includes a PTC resistor and a relay in series
BRPI0103585B1 (pt) Arranjo construtivo para sistema de partida de motor elétrico
CN104251189B (zh) 马达驱动压缩机
US6841730B2 (en) Constructive arrangement for the starting system of an electric motor
US20070194643A1 (en) Motor protector endshield mounting bracket
MX2007006560A (es) Configuracion de montaje para el sistema de arranque de un compresor.
US6672915B2 (en) Connector for motor
KR100849513B1 (ko) 전동기의 시동 시스템용 구조 장치
CN211063498U (zh) 一体式电机驱动器的反装结构
JP4794236B2 (ja) 始動リレー装置
KR100431682B1 (ko) 전력 공급 장치 및 이를 이용한 기기
JPH03245754A (ja) コンデンサ電動機の始動リレー装置
JP2017192293A (ja) ステータ及びファン
KR200245554Y1 (ko) 인버터냉장고용압축기의과부하보호장치
CN114803716A (zh) 一种线材收纳装置
JPH09285066A (ja) 電動式圧縮機の保護装置