BRMU9101835U2 - disposição em dispositivo pegador de garrafa - Google Patents

disposição em dispositivo pegador de garrafa Download PDF

Info

Publication number
BRMU9101835U2
BRMU9101835U2 BRMU9101835U BRMU9101835U2 BR MU9101835 U2 BRMU9101835 U2 BR MU9101835U2 BR MU9101835 U BRMU9101835 U BR MU9101835U BR MU9101835 U2 BRMU9101835 U2 BR MU9101835U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tubular
claw
bottle
stop
cylindrical body
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Konrad Rester
Original Assignee
Konrad Rester
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Konrad Rester filed Critical Konrad Rester
Priority to BRMU9101835-8U priority Critical patent/BRMU9101835Y1/pt
Publication of BRMU9101835U2 publication Critical patent/BRMU9101835U2/pt
Publication of BRMU9101835Y1 publication Critical patent/BRMU9101835Y1/pt

Links

Landscapes

  • Filling Of Jars Or Cans And Processes For Cleaning And Sealing Jars (AREA)

Abstract

DISPOSIçãO EM DISPOSITIVQ PEGADOR DE GARRAFA. O presente resumo refere-se a uma patente de modelo de utilidade para dispositivo pegador de garrafa (1), pertencente ao campo dos equipamentos que fazem parte de fábricas de bebidas, como cêrveja, refrigerante, água mineral e similar; dito dispositivo formado por conjunto interno composto: por garra tubular (10); por batente (20) interno à garra; por mola helicoidal (30) disposta entre a garra e o batente; e por conjunto externo formado: por trecho de corpo cilíndrico inferior tubular (40) que colajbora com a garra (10) e que apóia o batente (20); e por trecho de corpo cilíndrico superior em forma de calota (50) que fica montado no trecho de corpo cilíndrico inferior tubular (40); ditos trechos externos (40) e (50) têm meios de montagem no equipamento receptor e meio de recepção de meio do equipamento receptor que move a garra tubular (10).

Description

"DISPOSIÇÃO EM DISPOSITIVO PEGADOR DE GARRAFA"
INTRODUÇÃO
O presente relatório descritivo refere-se a uma pa- tente de modelo de utilidade para dispositivo pegador de garrafa, pertencen- te ao campo dos equipamentos que fazem parte de fábricas de bebidas, par- ticularmente cervejarias e outros, que recebeu construção para ser simples e eficiente para realizar transferência de garrafas vazias de um ponto para ou- tro na linha de processamento.
ESTADO DA TÉCNICA
As garrafas retornáveis usadas na comercialização de bebidas, como: cerveja, refrigerante, água mineral e similar são submeti- das a intenso processamento na fábrica de bebidas, que inclui, essencialmen- te, operações: de pré-processamento (lavagem, desinfecção); de engarrafa- mento e de pós-processamento (acondicionamento). Ao longo dessas opera- ções ou entre uma e outra operação, as garrafas têm que ser movimentadas adequadamente. Essa movimentação é feita através de equipamentos que incluem esteiras transportadoras sobre as quais as garrafas são depositadas e transladadas; garras que agarram as garrafas e transferem-nas de um local a outro, por exemplo, entre uma caixa e uma esteira transportadora ou vice- versa ou outros. Todos esses dispositivos de movimentação das garrafas têm que ser adequados para trabalhar em altas velocidades e com precisão, sob pena de se assim não for feito comprometerem a produtividade.
Assim, tem sido desejável para os usuários de equipamentos de engarrafamento de bebidas a previsão de dispositivos de movimentação de garrafas, particularmente dispositivos de pega, garras, que sejam eficientes para atender a função a que se destinam.
Tem sido desejável também a previsão de garras que não apresentem ou que apresentem poucos defeitos ao longo da vida útil, já que a manutenção ou a troca das mesmas acarreta a necessidade de paralisação da planta de processamento, comprometendo por esse aspecto também a produtividade.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
Assim, o objetivo da presente patente de modelo de utilidade, é prover um dispositivo pegador de garrafas que seja eficiente para sua função.
Outro objetivo é prover um dispositivo que além do objetivo acima seja de construção simples com vistas a facilitar sua fa- bricação e diminuir a probabilidade de defeitos de funcionamento nas condi- ções em que é usado.
Outro objetivo é prover um dispositivo de custos adequados de aquisição, operação e manutenção.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO Tendo em vista, portanto, os problemas acima refe- ridos e no propósito de superá-los e visando atender aos objetivos relaciona- dos, foi desenvolvida a disposição em dispositivo pegador de garrafa, objeto da presente patente de modelo de utilidade, o qual é compreendido, essenci- almente: por um conjunto interno formado por garra tubular em forma subs- tancial de tulipa; por batente interno à garra; por mola disposta entre este e a garra e por conjunto externo; formado por trecho inferior tubular que cola- bora com o fechamento da garra e no qual fica montado o batente; e por tre- cho superior em forma de calota montado no trecho inferior tubular; ditos trechos, inferior tubular e superior em forma de calota, alojando a garra, ba- tente e mola, ficam montados em partes do equipamento receptor do disposi- tivo pegador de garrafa e o trecho superior em forma de calota tem abertura que recebe meio do equipamento que move a garra para baixo, contra a for- ça da mola e para uma posição fechada na qual prende em torno do bocal de uma garrafa.
O dispositivo pegador de garrafa com essa constru- ção é eficiente para a função a que se destina e apresenta ainda a vantagem de ter construção relativamente simples e com poucos componentes, o que favorece a que não apresente defeitos, evitando ou diminuindo drasticamen- te a necessidade de paralisações para eventuais manutenção e todos os trans- tornos decorrentes das mesmas, como queda de produtividade e outros, con- forme objetivo principal da disposição.
Ainda, a construção e conseqüentemente fabri- cação relativamente simples do presente dispositivo proporcionam custos de aquisição, operação e manutenção adequados, conforme outro objetivo da disposição.
LISTA DE DESENHOS
Os desenhos anexos referem-se à disposição em dispositivo pegador de garrafa, objeto da presente patente, nos quais:
a fig. 1 mostra-o em vista lateral, com as partes tomadas em separado e com cortes parciais para melhor entendimento;
a fig. 2 mostra-o montado;
as figs. 3 a 6 mostram vários passos de funciona- mento do dispositivo: posição elevada acima de uma garrafa, posição abai- xada na qual se acopla no gargalo da garrafa, posição na qual agarra o gar- galo e posição na qual a garrafa e elevada com auxílio do dispositivo, res- pectivamente.
DESCRIÇÃO DETALHADA COM BASE NOS DESENHOS
Conforme é previsto na disposição e ilustrado nas figuras acima relacionadas, o dispositivo pegador de garrafa 1, objeto da presente patente de modelo de utilidade, faz parte de uma planta de pré- processamento e/ou de enchimento e/ou de pós-processamento de garrafas de tipo retornáveis numa fábrica de bebidas, como: cerveja, refrigerante, água mineral e similar destina-se a pegar uma garrafa 100, vazia ou cheia, conforme a instalação na qual o dispositivo é usado, dita garrafa 100 a ser movimentada de um local para outro na instalação de processamento. Refe- rido dispositivo pegador de garrafa 1 é compreendido, essencialmente, por um corpo cilíndrico com eixo geométrico "x" vertical e formado, interna- mente: por garra tubular 10, que agarra externamente no bocal 101 da garra- fa 100; por batente 20 interno à garra tubular 10; e por mola 30 montada en- tre a garra tubular 10 e o batente 20 e arranjada para quando distendida dis- por a garra tubular 10 em repouso; externamente, dito corpo cilíndrico com eixo geométrico "X" vertical é formado por um invólucro de borracha com- posto: por trecho de corpo cilíndrico inferior tubular 40, que colabora com o fechamento da garra tubular 10 e no qual fica apoiado o batente 20; e por trecho de corpo cilíndrico superior em forma de calota 50, no qual fica mon- tado o trecho de corpo cilíndrico inferior tubular 40, contendo a garra tubu- lar 10, batente 20 e mola 30; ditos trechos de corpo cilíndricos inferior tubu- lar 40 e superior em forma de calota 50 têm cortes externos 46 e 54 de mon- tagem em partes 200 e 201 (fig. 2) do equipamento receptor do dispositivo pegador de garrafa 1 e referido trecho de corpo cilíndrico superior em forma de calota 50 tem abertura central 52 que recebe parte 202 (fig. 2) do equi- pamento receptor que move a garra tubular 10 entre a posição superior de repouso (figs. 2 a 4) e posição inferior (figs. 5, 6), na qual agarra o bocal 101 da garrafa 100.
Detalhando, a garrafa 100 (fig. 3) é de tipo dotada de bocal 101 definido por viróla superior 102 e por região inferior bojuda 103 a partir da qual se estende o gargalo 104 e em seguida a este corpo ci- líndrico 105.
A garra tubular 10 é formada, de cima para baixo (fig. 1): por parede transversal superior de fechamento 11; por guarnição periférica superior 12; por batente interno 13; e por trecho inferior constitu- tivo de garra propriamente dito, estendido por pouco mais da metade da al- tura da garra tubular e definido por "dedos" flexíveis 14; por cortes longitu- dinais 15, intercalados aos "dedos" 14; e por abertura inferior 16, configu- rando o conjunto forma à semelhança de tulipa.
O batente 20 é formado, essencialmente (fig. 1): por base cilíndrica central 21; por braços radiais 22 estendidos da base 21, que atravessam os cortes longitudinais 15 da garra tubular IOe ficam com as extremidades apoiadas na superfície interna do trecho de corpo cilíndrico inferior tubular 40; por recesso inferior 23, situado na face inferior da base cilíndrica central 21 e receptor da extremidade superior do bocal 101 da gar- rafa 100; e por recesso superior 24 dotado de pino central 25 previsto na fa- ce superior da base 21. Mola 30 é uma mola helicoidal (fig. 1) que fica com a extremidade superior contra a face interna da parede transversal supe- rior de fechamento 11 da garra tubular IOea extremidade inferior dentro do recesso superior 24 e em torno do pino central 25 do batente 20; dita mola 30 é adequada para quando distendida (fig. 2) dispor a garra tubular 10 nu- ma posição mais elevada de repouso, na qual fica contra a face interna supe- rior do por trecho de corpo cilíndrico superior em forma de calota 50.
O trecho de corpo cilíndrico inferior tubular 40 (fig. 1) tem superfície interna configurada, de baixo para cima: por nervura circundante de seção triangular 41, que fica abaixo da extremidade livre in- ferior da garra tubular 10 quando esta está em repouso; dita nervura de seção triangular 41 define passagem 42 mais estreita que a superfície externa da garra tubular IOe suficiente para ser atravessada pelo bocal extremo 101 da garrafa 100; dito trecho de corpo cilíndrico inferior tubular 40 tem a superfí- cie interna definida ainda por trecho cilíndrico 43 que faz concordância com a nervura circundante de seção triangular 41 e estende-se até a extremidade superior do interior de dito trecho de corpo cilíndrico inferior tubular 40; por batente circundante 44 previsto no trecho cilíndrico 43 e no qual ficam apoi- adas as extremidades dos braços radiais 22 do batente 20; e por rosca supe- rior 45 e ainda, na extremidade inferior de dito trecho de corpo cilíndrico inferior tubular 40 são previstos cortes diametrais opostos 46, receptores de meios 200 de montagem ao equipamento receptor.
O trecho de corpo cilíndrico superior em forma de calota 50 tem a extremidade inferior aberta e é formado, de baixo para cima: por trecho inferior de diâmetro menor e provido de rosca externa 51 que enrasca na rosca interna superior 45 do trecho de corpo cilíndrico inferior tubular 40; por superfície superior interna transversal 52, que constitui ba- tente que limita o movimento de subida da garra tubular 10; por furo central passante superior 53, receptor de meios 202 de movimentação da garra tubu- lar 10; e por cortes externos opostos 54 dispostos como secantes na extremi- dade superior do trecho de corpo cilíndrico superior em forma de calota 50 e receptores de meios de montagem 201 ao equipamento receptor.
O meio 202 de movimentação da garra tubular 10 pode ser ar-comprimido ou um pino móvel ou outros adequados para em- purrar a garra tubular 10 dentro do trecho de corpo cilíndrico inferior tubular 40 contra a força da mola 30.
A garra tubular 10 e o batente 20 são de plástico injetado, a mola 30 de aço e o trecho de corpo cilíndrico inferior tubular 40 e trecho de corpo cilíndrico superior em forma de calota 50 de borracha.
O dispositivo pegador de garrafa 1 funciona da se- guinte maneira:
Na posição de repouso, (figs. 2 a 4) a mola 30 em- purra a garra tubular 10 para cima contra a superfície interna superior 52 do trecho de corpo cilíndrico superior em forma de calota 50, posição em que os "dedos" flexíveis 14 de dita garra tubular 10 ficam acima da nervura de seção triangular interna 41 do trecho de corpo cilíndrico inferior tubular 40 e ditos "dedos" flexíveis 14 ficam abertos, na maior distância uns em relação aos outros. Quando a garra tubular 10 apresenta-se nessa posição de repou- so, o equipamento 200-201 (fig. 3) dispõe o dispositivo pegador de garrafa 1 numa posição elevada, na qual este fica distante por uma distância "d" de uma superfície 203 maior que a altura de uma garrafa 100; dita superfície 203 é geralmente uma esteira transportadora ou outros de um equipamento que movimenta as garrafas.
Quando uma garrafa 100 estaciona sob o dispositi- vo pegador de garrafa 1 (fig. 3), o equipamento 200-201 desloca este para baixo, até uma posição na qual a extremidade superior do bocal 101 da gar- rafa 100 introduz-se na garra tubular 10 até dentro do recesso inferior 23 do batente 20 (fig. 4).
Em seguida, o meio 202 de movimentação da garra tubular 10 (ar-comprimido / pino) pressiona sobre a parede transversal de fechamento superior 11 da garra tubular 10 e empurra esta para baixo dentro do trecho de corpo cilíndrico inferior tubular 40, contra a força da mola 30 (fig. 5), com o que os "dedos" flexíveis 14 de dita garra tubular 10 deslizam axialmente na superfície afunilada da nervura circundante de seção triangu- lar 41 do trecho de corpo cilíndrico inferior tubular 40 e flexionam radial- mente para dentro, fechado e prendendo em torno do bocal 101 da garrafa 100.
Em seguida, o equipamento 200-201 eleva o dispo- sitivo pegador de garrafa 1 tendo presa a garrafa 100 e esta é retirada de so- bre a superfície 203 (fig. 6).
Dentro da construção básica, acima descrita, o dis- positivo pegador de garrafa 1, objeto do presente patente, pode apresentar modificações relativas a materiais, dimensões, detalhes construtivos e/ou de configuração funcional e/ou ornamental, sem que fuja do âmbito da proteção solicitada.

Claims (1)

1. "DISPOSIÇÃO EM DISPOSITIVO PEGADOR DE GARRAFA", que faz parte de meios de movimentação de garrafas (100) de equipamento des- tinado ao pré-processamento e/ou enchimento e/ou pós-processamento de garrafas (100) em uma fábrica de bebidas, caracterizado: por garra tubular (10) formada: por parede transversal superior de fechamento (11); por guar- nição periférica superior (12); por batente interno (13); e por trecho inferior constitutivo de garra propriamente dito, estendido por pouco mais da metade da altura da garra tubular (10) e definido por "dedos" flexíveis (14) e por cortes longitudinais (15) intercalados; e por abertura inferior (16) suficiente para receber o bocal (101) de uma garrafa (100); por batente (20) formado: por base cilíndrica central (21); por braços radiais (22) estendidos da base (21), que atravessam os cortes longitudinais (15) da garra tubular (10); por recesso inferior (23), situado na face inferior da base cilíndrica central (21) e suficiente para receber a extremidade superior do bocal (101); e por recesso superior (24) dotado de pino central (25) previsto na face superior da base (21); por mola helicoidal (30) que fica com a extremidade superior contra a face interna da parede transversal superior de fechamento (11) da garra tu- bular (10) e a extremidade inferior dentro do recesso superior (24) e em tor- no do pino central (25) do batente (20) e a qual é adequada para quando dis- tendida dispor a garra tubular (10) numa posição mais elevada de repouso, na qual a garra tubular (10) fica aberta; por corpo cilíndrico que contém a garra tubular (10), batente (20) e mola (30), formado: por trecho de corpo cilíndrico inferior tubular (40) que tem superfície interna configurada: por nervura circundante de seção triangular (41), que fica abaixo da extremidade livre inferior da garra tubular (10) quando esta está em repouso; dita nervura de seção triangular (41) define passagem (42) mais estreita que a superfície externa da garra tubular (10) e suficiente para ser atravessada pelo bocal ex- tremo (101) da garrafa (100); dito trecho de corpo cilíndrico inferior tubular (40) tem a superfície interna definida ainda por trecho cilíndrico (43) que faz concordância com a nervura circundante de seção triangular (41) e estende- se até a extremidade superior do interior de dito trecho de corpo cilíndrico inferior tubular (40); por batente circundante (44) previsto no trecho cilín- drico (43) e no qual ficam apoiadas as extremidades dos braços radiais (22) do batente (20); e por rosca superior (45) e ainda, na extremidade inferior de dito trecho de corpo cilíndrico inferior tubular (40) são previstos cortes dia- metrais opostos (46), receptores de meios (200) de montagem ao equipa- mento receptor; e por trecho de corpo cilíndrico superior em forma de calota (50) que tem a extremidade inferior aberta e é formado: por trecho inferior de diâmetro menor e provido de rosca externa (51) que enrosca na rosca interna superior (45) do trecho de corpo cilíndrico inferior tubular (40); por superfície superior interna transversal (52), que constitui batente que limita o movimento de subida da garra tubular (10); por furo central passante supe- rior (53), receptor de meios (202) de movimentação da garra tubular (10); e por cortes externos opostos (54) receptores de meios de montagem (201) ao equipamento receptor.
BRMU9101835-8U 2011-08-12 2011-08-12 disposição em dispositivo pegador de garrafa BRMU9101835Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9101835-8U BRMU9101835Y1 (pt) 2011-08-12 2011-08-12 disposição em dispositivo pegador de garrafa

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9101835-8U BRMU9101835Y1 (pt) 2011-08-12 2011-08-12 disposição em dispositivo pegador de garrafa

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRMU9101835U2 true BRMU9101835U2 (pt) 2012-08-28
BRMU9101835Y1 BRMU9101835Y1 (pt) 2018-05-08

Family

ID=46705149

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9101835-8U BRMU9101835Y1 (pt) 2011-08-12 2011-08-12 disposição em dispositivo pegador de garrafa

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU9101835Y1 (pt)

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103434838A (zh) * 2013-08-16 2013-12-11 洛阳中冶重工机械有限公司 一种反应罐的夹持装置
CN105329666A (zh) * 2015-11-24 2016-02-17 苏州市顺仪五金有限公司 一种可调节板材卡爪

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103434838A (zh) * 2013-08-16 2013-12-11 洛阳中冶重工机械有限公司 一种反应罐的夹持装置
CN105329666A (zh) * 2015-11-24 2016-02-17 苏州市顺仪五金有限公司 一种可调节板材卡爪

Also Published As

Publication number Publication date
BRMU9101835Y1 (pt) 2018-05-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10787353B2 (en) Closure head for closing a container having a container closure
RU2564293C2 (ru) Процесс и оборудование для изготовления стеклянного контейнера с горлышком, имеющим внутреннюю резьбу
US9796495B2 (en) Robot with packing head and integrated vacuum arm
JP2020521677A5 (pt)
US9340402B2 (en) Lifting element with extensible rinse sleeve
BRPI0713972A2 (pt) método e dispositivo para produção de garrafa de preenchimento de conteúdo
CN101537895B (zh) 一种标签自动投放装置
CN203935152U (zh) 尺寸可调式洗杯器
CN104609348A (zh) 一种用于样本容器的自动开盖装置
US6945011B2 (en) Container closure system
RU2014147691A (ru) Контейнер с предохранительным клапаном
EP3023383A3 (en) Valve-integrating container, liquid withdrawing device equipped with the same, and method for manufacturing valve-integrating container
BRMU9101835U2 (pt) disposição em dispositivo pegador de garrafa
CN207861830U (zh) 旋盖机的抓盖装置
AR065591A1 (es) Abrebotellas para capsula de cierre, medio de taponado que comprende una capsula y el correspondiente abrebotellas.
CN202936176U (zh) 一种上盖装置
CN201040708Y (zh) 一种可以实现特定角度的旋盖装置
CN204508762U (zh) 安瓿开瓶器
EP1520834A1 (en) Container gripping device
CN204503719U (zh) 一种胶塞进料装置
CN108748122A (zh) 一种塑料瓶的夹持移动机构
US20120312770A1 (en) Plug for glass bottles
CN201272023Y (zh) 塑料拉吹机封口装置
RU2362726C2 (ru) Инструмент для извлечения клапанного устройства
CN201136768Y (zh) 压盖机的自动下盖装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03B Publication of an application: anticipated publication
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: KONRAD RESTER (BR/SP)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: KONRAD RESTER (BR/SP)

B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2595 DE 29-09-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.