BRMU9100444U2 - disposiÇço construtiva aplicada em conjunto de propulsço - Google Patents

disposiÇço construtiva aplicada em conjunto de propulsço Download PDF

Info

Publication number
BRMU9100444U2
BRMU9100444U2 BRMU9100444U BRMU9100444U2 BR MU9100444 U2 BRMU9100444 U2 BR MU9100444U2 BR MU9100444 U BRMU9100444 U BR MU9100444U BR MU9100444 U2 BRMU9100444 U2 BR MU9100444U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
teeth
fins
toothed
predominantly
gears
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Fabio Aparecido Barile
Original Assignee
Fabio Aparecido Barile
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fabio Aparecido Barile filed Critical Fabio Aparecido Barile
Priority to BRMU9100444 priority Critical patent/BRMU9100444U2/pt
Publication of BRMU9100444U2 publication Critical patent/BRMU9100444U2/pt

Links

Landscapes

  • Mechanical Control Devices (AREA)

Abstract

DISPOSIÇçO CONSTRUTIVA APLICADA EM CONJUNTO DE PROPULSçO. Para ser usado em embarcações compreendido por uma estrutura (1) rígida em plástico de formato predominantemente retangular provida de espaços vazados de formatos trapezoidal (2) e triangular (3), tendo na porção central uma furação (4) que acomoda os pinos (5) de sustentação dos pedais (6). Dita estrutura (1) é provida na sua parte superior de um par de mancais (7) que sustentam polias (8) de poliuretano que transmitem simultaneamente o movimento por meio de correias (9) dentadas, das engrenagens (10) em poliuretano para as alças giratórias (11) que fixam as barbatanas (12) em policarbonato. As polias (8) em poliuretano tem formato cilíndrico, com leito dentado e extremidade dentada, cujos dentes do leito engrenam com os dentes internos da correia (9), e os dentes da extremidade dentada engrenam com os dentes (13) das engrenagens (10) centrais em poliuretabo. As engrenagens (1O) centrais tem formato circular, são compostas de dentes (13) na sua superfície interna e compõem pinos (14) transversais que fixam as hastes pedivelas (15), sendo ditas hastes pedivelas (15) de formato retangular tubular, reguláveis no comprimento, possuindo em uma de suas extremidades um apoio (16) de pé, sendo a outra extremidade (17) para fixação no movimento central (10) da estrutura principal. A parte inferior da estrutura principal dá suporte as alças giratórias (11) de formato predominantemente cilíndrico e providas de extensões (18) para suporte das barbatanas (12), sendo ditas barbatanas em policarbonato com formato predominantemente trapezoidal.

Description

"DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CONJUNTO DE
PROPULSÃO"
Trata a presente patente de modelo de utilidade de uma nova disposição construtiva aplicada em conjunto de propulsão, para veículos aquáticos, especialmente destinado a caiaques, de concepção inovadora e dotada de importantes melhoramentos tecnológicos e funcionais, segundo os mais modernos conceitos de engenharia e de acordo com as normas e especificações exigidas, revestindo-se de características próprias e requisitos fundamentais de novidade e ato inventivo, fazendo resultar uma série de reais e extraordinárias vantagens técnicas, práticas e funcionais.
Existe no mercado alguns modelos de conjuntos de propulsão mecânica humana. Talvez o pedalinho seja o mais popularmente conhecido. O pedalinho é uma pequena embarcação aquaviária para um ou dois passageiros, os quais acionam suas pás através de pedais. Feitos em fibra de vidro, costumam ter formato de animais, sendo o cisne o mais popular. É comum encontrar o pedalinho em parques de diversões onde existe um lago ou espelho de água. O princípio de construção se baseia na bicicleta de um ou mais lugares em que as rodas são substituídas por flutuadores e os pedais acionam correntes ligadas a uma roda de remos ou hélice.
Todavia, como é do conhecimento dos técnicos no assunto, esses sistemas de propulsão são muitos lentos e exigem do indivíduo muito esforço para cobrir pequenas distâncias. Ademais, só podem ser utilizados neste tipo de embarcação, sendo praticamente inviável o uso em água salgada.
ESTADO DA TÉCNICA
O documento de patente MU8701663-0 depositado em 16/08/2007 intitulado pedalinho rápido ensina um veículo aquático para condução e para lazer, com maior velocidade no deslocamento, mais conforto no guiar, mais segurança quanto a naufrágio e mais praticidade no transporte. Entre os meios de transporte similares a considerar estão o pedalinho comum e o "jet- ski", onde o primeiro é lento e pesado e o segundo possui valor elevado e também é pesado. A solução encontrada é um veículo de lazer aquático que possa ser usado como transporte e lazer, movido pela energia humana como no pedalinho comum, porém muito mais rápido, graças aos flutuadores estreitos e por possuir em um único sistema a propulsão e a direção; mais barato que o "jet-ski" e bem mais leve, permitindo o seu transporte sobre o teto de automóveis e mais confortável para guiar, devido ao uso de guidão na direção. E compreendido por dois flutuadores desmontáveis montados às travessas que sustentam a unidade propulsora onde estão atrelados a carenagem, a caixa de engrenagem, o sistema de direção com guidão, os dois bancos, a cesta de carga e a capota recolhível. Sua propulsão é a hélice sustentado pela rabeta, que se articula sobre os parafusos para que a mesma se erga quando encontrar obstáculos. Em vista disso, ao longo do tempo foram
procedidos estudos visando eliminar esses problemas e inconvenientes e, como resultado, foi desenvolvido este modelo que possibilita a concepção de um conjunto de propulsão, através do qual surge a possibilidade de transmitir movimentos isentos de correntes e outros materiais metálicos que oxidam em contato com ambiente marinho, muito leve e fácil de ser instalado em qualquer embarcação, obtendo-se um conjunto integrado com reais possibilidades de uma econômica industrialização, minimizando custos, tempo de montagem e despesas de mão-de-obra, além de um efeito preciso de montagem, com melhores resultados e elevado padrão de segurança.
É pois, um dos objetivos da presente patente, prover uma disposição construtiva em conjunto de propulsão com funcionamento extremamente simples, exigindo um mínimo de esforço físico empregado, substituído pela eficiência do pedal, alcançando maiores distâncias e tornando a prática do esporte muito agradável e sobretudo saudável. Todos os componentes não sofrem com variações de temperatura, água doce ou salgada.
Outro objetivo da presente patente é prover uma disposição aplicada em conjunto de propulsão com um mecanismo de auto-limpeza, resiste ao desgaste, pelas partículas de areia, impacto e outros, sendo dito mecanismo de auto-limpeza definido pela própria constituição do conjunto.
Esta constituição permite uma concepção com formato adequado e disposição ideal para atender a todas as necessidades de funcionamento da instalação. O redimensionamento da parte estrutural em relação aos conjuntos convencionais de propulsão possibilita respeitar todas as interfaces com as outras funções do conjunto de propulsão, resgatando inclusive, a facilidade de intercambiabilidade entre as várias embarcações conhecidas, ou seja, fácil colocação, remoção, transporte e armazenagem.
A inovação proposta na presente patente de modelo de utilidade diz respeito a um conjunto de propulsão aquático, com nova disposição construtiva aplicada, concebido com importantes melhoramentos tecnológicos e funcionais, referindo-se mais precisamente ao procedimento de integração de um conjunto de propulsão aquática a pedal para caiaques composto por uma estrutura rígida em plástico de formato predominantemente retangular provida de espaços vazados de formatos trapezoidal e triangular, tendo na porção central uma furação que acomoda os pinos de sustentação dos pedais.
Dita estrutura é provida na sua parte superior de um par de mancais que sustentam polias de poliuretano que transmitem simultaneamente o movimento por meio de correias planas, das engrenagens em poliuretano para as alças giratórias que fixam as barbatanas em policarbonato.
As polias em poliuretano tem formato cilíndrico, com leito dentado e extremidade dentada, cujos dentes do leito engrenam com os dentes internos da correia, e os dentes da extremidade dentada engrenam com os dentes das engrenagens centrais em poliuretano.
As engrenagens centrais tem formato circular, são compostas de dentes na sua superfície interna e compõem pinos transversais que fixam as hastes pedivelas, sendo ditas hastes pedivelas de formato retangular tubular, reguláveis no comprimento, possuindo em uma de suas extremidades um apoio de pé, sendo a outra extremidade para fixação no movimento central da estrutura principal.
A parte inferior da estrutura principal dá suporte
as alças giratórias de formato predominantemente cilíndrico e providas de extensões para suporte das barbatanas, sendo ditas barbatanas em policarbonato com formato predominantemente trapezoidal.
Dessa forma acrescenta outras mais vantagens técnicas, práticas e funcionais, e concedendo ao produto maior robustez, uma possibilidade ideal para atendimento das necessidades de funcionamento e instalação, valorizando a função custo/benefício e concorrendo para oferecer soluções de maior espaço físico livre e fácil manutenção. O conjunto funciona a partir do movimento exercido pelos pés do indivíduo sobre os pedais, num movimento de vai-vem, transmitido pelas correias dentadas às barbatanas, sendo o movimento de ditas barbatanas transversal, a guisa de nadadeiras de rabos de peixes.
Para que se tenha uma clara visualização da nova disposição construtiva aplicada em conjunto de propulsão em destaque, acompanham os desenhos ilustrativos anexos, aos quais se apõem referências a fim de melhor elucidar a descrição detalhada que se segue:
A figura 1 representa a vista frontal do conjunto de propulsão aquática objeto da presente patente;
A figura 2 representa a vista lateral do conjunto de propulsão aquática objeto da presente patente. De acordo com essas ilustrações e em seus
pormenores, o conjunto de propulsão aquática, com nova disposição construtiva aplicada, é constituído por uma estrutura (1) rígida em plástico de formato predominantemente retangular provida de espaços vazados de formatos trapezoidal (2) e triangular (3), tendo na porção central uma furação (4) que acomoda os pinos (5) de sustentação dos pedais (6).
Dita estrutura (1) é provida na sua parte superior de um par de mancais (7) que sustentam polias (8) de poliuretano que transmitem simultaneamente o movimento por meio de correias (9) dentadas, das engrenagens (10) em poliuretano para as alças giratórias (11) que fixam as barbatanas (12) em policarbonato.
As polias (8) em poliuretano tem formato cilíndrico, com leito dentado e extremidade dentada, cujos dentes do leito engrenam com os dentes internos da correia (9), e os dentes da extremidade dentada engrenam com os dentes (13) das engrenagens (10) centrais em poliuretano.
As engrenagens (10) centrais tem formato circular, são compostas de dentes (13) na sua superfície interna e compõem pinos (14) transversais que fixam as hastes pedivelas (15), sendo ditas hastes pedivelas (15) de formato retangular tubular, reguláveis no comprimento, possuindo em uma de suas extremidades um apoio (16) de pé, sendo a outra extremidade (17) para fixação no movimento central (10) da estrutura principal.
A parte inferior da estrutura principal dá suporte as alças giratórias (11) de formato predominantemente cilíndrico e providas de extensões (18) para suporte das barbatanas (12), sendo ditas barbatanas em policarbonato com formato predominantemente trapezoidal.
Não se tem conhecimento de nenhum modelo de conjunto de propulsão aquática que reúna conjuntamente, todas as características construtivas e funcionais acima relatadas, e que direta ou indiretamente, é ou foi tão efetivo quanto o conjunto objeto da presente patente.
Trata-se portanto, de um equipamento de grande importância ao fim visado, que consiste de uma nova maneira de se obter um conjunto de propulsão aquática, satisfazendo plenamente os objetivos propostos e cumprindo de maneira prática e eficiente as funções destinadas, proporcionando uma série de vantagens inerentes à sua aplicabilidade, revestindo-se de características próprias, inovadoras e dotadas com requisitos fundamentais de novidade e ato inventivo, exigidos para merecer a proteção de modelo de utilidade.

Claims (6)

1.
- "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CONJUNTO DE PROPULSÃO", caracterizado pelo fato de ser constituído por uma estrutura (1) rígida de formato
predominantemente retangular provida de espaços vazados de formatos trapezoidal (2) e triangular (3), tendo na porção central uma furação (4) que acomoda os pinos (5) de sustentação dos pedais (6); dita estrutura (1) é provida na sua parte superior de um par de mancais (7) que sustentam polias (8) de poliuretano que transmitem
simultaneamente o movimento por meio de correias (9) dentadas, das engrenagens (10) para as alças giratórias (11) que fixam as barbatanas (12); as polias (8) tem formato cilíndrico, com leito dentado e extremidade dentada, cujos dentes do leito engrenam com os dentes internos da correia (9), e os dentes da extremidade dentada
engrenam com os dentes (13) das engrenagens (10) centrais; as engrenagens (10) centrais tem formato circular, são compostas de dentes (13) na sua superfície interna e compõem pinos (14) transversais que fixam as hastes pedivelas (15), sendo ditas hastes pedivelas (15) de formato retangular tubular, reguláveis no
comprimento, possuindo em uma de suas extremidades um apoio (16) de pé, sendo a outra extremidade (17) para fixação no movimento central (10) da estrutura principal ; a parte inferior da estrutura principal dá suporte as alças giratórias (11) de formato predominantemente cilíndrico e providas de extensões (18) para suporte das barbatanas (12), sendo ditas barbatanas (12) com formato predominantemente trapezoidal.
BRMU9100444 2011-03-16 2011-03-16 disposiÇço construtiva aplicada em conjunto de propulsço BRMU9100444U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9100444 BRMU9100444U2 (pt) 2011-03-16 2011-03-16 disposiÇço construtiva aplicada em conjunto de propulsço

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9100444 BRMU9100444U2 (pt) 2011-03-16 2011-03-16 disposiÇço construtiva aplicada em conjunto de propulsço

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU9100444U2 true BRMU9100444U2 (pt) 2013-05-07

Family

ID=48189952

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9100444 BRMU9100444U2 (pt) 2011-03-16 2011-03-16 disposiÇço construtiva aplicada em conjunto de propulsço

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU9100444U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9061557B1 (en) Amphibious bicycle float attachment and lift system
KR20150002472U (ko) 레저용 카약
US9533746B1 (en) Human powered watercraft propulsion device
US7699017B1 (en) Personal undersea observation pedal craft
RU160943U1 (ru) Водный велосипед
US8668536B1 (en) Pedal powered boat using a fish tail paddle
US3019755A (en) Hydrofoil deck extension
ES2764769T3 (es) Vehículo acuático con accionamiento por esfuerzo muscular
CN201140782Y (zh) 多功能水上运动板
US3722015A (en) Water board
WO2019016419A1 (es) Kayak con sistema de pedales asistidos por motor eléctrico
US20180186441A1 (en) Water bike with inflatable front deck
BRMU9100444U2 (pt) disposiÇço construtiva aplicada em conjunto de propulsço
US20040087224A1 (en) Waterpillar
US4746312A (en) Occupant-propelled marine vessel
KR101799360B1 (ko) 자전거 페달 추진 장치가 구비되고 조립 및 분리가 편리한 피싱보트
US4698033A (en) Recreational watercraft
US2994095A (en) Water skiffs
US3704682A (en) Pedal operated water sport vehicle
US2990805A (en) Aquatic device
CA2596252A1 (en) Recreational floatation device with manual rotational propulsion system
JPH01215693A (ja) 双胴船型足踏式推進船
US3132623A (en) Paddle wheel propelled boat
KR200412446Y1 (ko) 수상 레저 보트
NL2010508C2 (en) A watercraft.

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired