BRMU9001947U2 - disposiÇço introduzida em equipamento para monitoraÇço e controle de pressço de pneus veiculares - Google Patents

disposiÇço introduzida em equipamento para monitoraÇço e controle de pressço de pneus veiculares Download PDF

Info

Publication number
BRMU9001947U2
BRMU9001947U2 BRMU9001947U BRMU9001947U2 BR MU9001947 U2 BRMU9001947 U2 BR MU9001947U2 BR MU9001947 U BRMU9001947 U BR MU9001947U BR MU9001947 U2 BRMU9001947 U2 BR MU9001947U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vehicle
cylindrical body
hollow cylindrical
air
cylindrical tube
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Elio Constanci
Original Assignee
Elio Constanci
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Elio Constanci filed Critical Elio Constanci
Priority to BRMU9001947 priority Critical patent/BRMU9001947U2/pt
Publication of BRMU9001947U2 publication Critical patent/BRMU9001947U2/pt

Links

Landscapes

  • Measuring Fluid Pressure (AREA)

Abstract

DISPOSIÇçO INTRODUZIDA EM EQUIPAMENTO PARA MONITORAÇçO E CONTROLE DE PRESSçO DE PNEUS VEICULARES, idealizada por um aperfeiçoamento em dispositivo calibrador de pneus, o qual é embarcado em veículos de carga terrestre, cuja finalidade é manter os pneus de rodagem calibrados e informar por meio de um instrumento indicador de pressão, instalado no painel veicular, qualquer variação na pressão; constituída a partir de um corpo (1) cilíndrico oco (1), que contém um tubo cilíndrico (5) projetado na sua porção posterior, o qual é acoplado na extremidade do eixo veicular (8) modificado, ou seja, dotado de um túnel longitudinal (9) para receber o ar pressurizado por meio de uma válvula de entrada de ar (10) posicionada transversalmente e encaminha-lo para o (5) tubo cilíndrico (5), que por sua vez descarrega o ar no interior corpo cilíndrico oco (1), para que o ar chegue até os pneus (11) por meio de tubos conectados a duas válvulas de saída posicionadas radialmente na lateral do interior corpo cilíndrico oco (1); nessa configuração o ar entra pelo tubo cilíndrico (5), estático e saí pelas válvulas do corpo cilíndrico oco (1), que gira em sincronia com a respectiva roda.

Description

"DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM EQUIPAMENTO PARA MONITORAÇÃO E CONTROLE DE PRESSÃO DE PNEUS VEICULARES".
A presente patente de modelo de utilidade tem por objeto um prático e inovador modelo de equipamento pneumático de controle de pressão dos pneus e monitoração da condição estrutural dos eixos de veículos pesados, pertencente ao campo dos acessórios veiculares, de uso mais precisamente em caminhões e reboques para transporte de cana de açúcar ou similares, e ao qual foi dado original disposição construtiva, com vistas a melhorar a sua utilização e desempenho em relação aos outros modelos usualmente encontrados no mercado.
Mais exatamente se trata de um equipamento multifuncional embarcado, o qual por meio de um sistema pneumático verifica a integridade física do eixo do veículo e também mantém os respectivos pneus calibrados.
Tem-se, portanto, no pedido de patente em questão, um acessório veicular especialmente projetado e desenvolvido para obter enorme praticidade e que traz grandes vantagens, tanto em sua utilização como em sua fabricação.
É ainda, objetivo do presente pedido, apresentar um modelo de equipamento para monitoração da estrutura de um eixo veicular e o controle de pressão dos respectivos pneus com baixos custos para sua exeqüibilidade industrial, porém aliado aos requisitos de robustez, segurança e praticidade utilitária, oferecendo assim ao público consumidor, uma opção adicional no mercado de congêneres, que ao contrário dos modelos usuais, oferece inúmeras possibilidades e benefícios a seus usuários, tornando-se um modelo de grande aceitação no mercado de veículos pesados.
Os veículos pesados de carga possuem rodas e pneus duplos, devido à elevada carga que transportam.
O grande inconveniente dessa configuração é o fato de que não permite detectar um pneu furado por simples observação visual, necessitando de uma inspeção mais criteriosa.
Como é de conhecimento popular, devido ao elevado peso que esses veículos transportam, se o mesmo roda com um pneu furado, mesmo que seja por um curto trecho, o referido pneu é completamente danificado.
Para minimizar os prejuízos causados por um pneu furado, existe um sistema que mantém os pneus calibrados, o qual em sua forma usual é constituído por um cilíndrico contendo uma conexão para entrada de ar em sua extremidade frontal e duas conexões para saída de ar em sua lateral. Esse dispositivo cilíndrico é acoplado na ponta do eixo do veículo, no centro do conjunto roda e pneu, sendo que na conexão da extremidade mais externa é conectada uma mangueira proveniente do reservatório de ar pressurizado do veículo e nas conexões laterais são acopladas mangueiras ligadas às válvulas dos pneus. Tal dispositivo mantém os pneus calibrados e no caso de vazamentos de ar, informa o condutor por meio de um instrumento posicionado junto ao painel do veículo.
O grande inconveniente dos atuais modelos de equipamentos para calibração de pneus reside, especificamente no fato de que são vulneráveis em algumas condições de uso, pelo
fato de que parte do dispositivo se projeta para fora das rodas dos veículos, ficando exposta.
Devido a esta conformação não podem ser aplicados em alguns tipos de veículos, tais como os reboques de cana de açúcar, uma vez que nos locais de cultivo existem diversos obstáculos que podem danificar o dispositivo, tais como as docas de carregamento nas lavouras e as docas de descarregamento nas usinas, as quais possuem espaços limitados, que obrigam os reboques a se deslocarem muito próximos das plataformas de carga e descarga.
Um outro grande inconveniente relacionado aos veículos de carga é a dificuldade em se detectar falha estruturais no seu eixo, uma vez que trincas ou rachaduras podem ocasionar a sua quebra, devido ao elevado peso ao qual é submetido.
Até o presente momento não existé nenhum dispositivo que monitore a integridade física do eixo do reboque ou caminhão, uma vez que pequenas trincas e rachaduras não podem ser detectadas por inspeção visual e no caso de ruptura em sua estrutura além do prejuízo monetário, pode ocasionar graves acidentes, colocando em risco a vida do próprio motorista como a de terceiros.
Foi pensando nesses inconvenientes e
também em proporcionar tranqüilidade ao motorista, principalmente aos que trabalham no período noturno que, após inúmeras pesquisas e estudos, o inventor, pessoa ligada ao ramo, criou e desenvolveu o objeto da presente patente, idealizando um equipamento para monitoração da estrutura de um eixo veicular e efetuar o controle de pressão dos respectivos pneus em que nem só as qualidades mecânicas e funcionais foram consideradas no projeto de sua fabricação, mas também a forma, a disposição e a localização de suas partes e componentes que, corretamente posicionadas, trouxeram um aumento de eficiência sem acarretar ônus algum.
Assim, a presente patente foi projetada visando obter um acessório veicular com menor número de peças possível, convenientemente configuradas e arranjadas para permitir que o equipamento para monitoração da estrutura de um eixo veicular e o controle de pressão dos respectivos pneus desempenhe suas funções com eficiência e versatilidade inigualáveis, sem os inconvenientes já mencionados. Apresenta-se no presente pedido de patente,
um prático e inovador modelo de equipamento pneumático multifuncional com todas as qualidades estéticas e funcionais, projetado e desenvolvido segundo as mais modernas técnicas, possibilitando dessa maneira a sua mais variada utilização, desde o uso em veículos de uso exclusivamente rodoviário até seu uso em reboques para transporte de produtos agrícolas ou similares.
Seu formato inovador permite que se obtenha um excelente nível de funcionalidade, oferecendo um modelo de equipamento para monitoração da estrutura de um eixo veicular e efetuar o controle de pressão dos respectivos pneus, que possui grande durabilidade, tendo sido criado, principalmente, para reboques agrícolas, cuja finalidade é manter os pneus calibrados e também monitorar a integridade física do respectivo eixo traseiro.
A configuração do acessório, objeto da presente patente, em sua nova forma construtiva, compreende um corpo predominantemente cilíndrico conectado na extremidade do eixo do veículo; embutido no centro de raio da roda, sendo que o seu parafuso de fixação possui um túnel longitudinal, cuja função é transmitir o ar proveniente de uma válvula receptora de ar posicionada transversalmente na mediana do respectivo eixo, que por sua vez possui uma estrutura tubular.
O núcleo central, onde se encontra o parafuso com o túnel longitudinal é estático, ficando solidário ao eixo, porém a estrutura externa possui um movimento de giro que acompanha a roda.
Da referida estrutura externa se projetam radialmente dois tubos de ar que são conectados nas válvulas dos respectivos pneus, a fim de supri-los com ar. A função principal do acessório ora em
apresentação é manter os pneus calibrados, porém possui uma outra função não menos importante que é a verificação estrutural do eixo, ou seja, a verificação da trincas na estrutura do eixo, o qual se não é detectado a curto prazo, pode se quebrar em função do peso que o mesmo sustenta.
A verificação estrutural se dá através da perda de pressão do sistema, uma vez que trincas e rachaduras proporcionam a perda de pressão e o controle do dispositivo acusará falhas no sistema. Caso o sistema acuse queda de pressão motorista ou mecânico deverá verificar os pneus e os respectivos eixos.
Com esse sistema se houver defeitos, o motorista será alertado pelo painel de controle de pressão, dispensando-o de parar nas vias para verificar a condição dos pneus, batendo neles.
O dispositivo em apresentação é mais compacto que os tradicionais e fica posicionado no interior da roda, sendo que isso proporciona ao motorista liberdade para efetuar manobras em locas mais com espaço reduzidos ou estreitos sem danificar os componentes do referido dispositivo.
É de se compreender assim que o acessório em questão é extremamente simples em sua construtividade, sendo portanto, de fácil exeqüibilidade, porém, são obtidos excelentes resultados práticos e funcionais, oferecendo uma construtividade inovadora sobre os modelos conhecidos.
Idealizado com desenho inovador, resulta em um conjunto harmônico, de aspecto bastante peculiar e sobretudo característico, sendo que, além do aspecto construtivo, o modelo destaca-se pela sua versatilidade e comodidade de utilização.
A seguir, para melhor entendimento e compreensão de como se constitui a "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM EQUIPAMENTO PARA MONITORAÇÃO E CONTROLE DE PRESSÃO DE PNEUS VEICULARES", que aqui se pleiteia, apresentam-se os desenhos ilustrativos em anexo, onde se vê:
A FIG. 1 - Mostra uma vista em pérspectiva látero-frontal do equipamento para monitoração e controle de pressão de pneus veiculares.
A FIG. 2 - Mostra uma vista em perspectiva látero-posterior do equipamento para monitoração e controle de pressão de pneus veiculares.
A FIG. 3 - Mostra uma vista em perspectiva látero-posterior do equipamento para monitoração e controle de pressão de pneus veiculares, com corte parcial na estrutura externa.
A FIG. 4 - Mostra uma vista em perspectiva látero-posterior explodida do equipamento para monitoração e controle de pressão de pneus veiculares.
A FIG. 5 - Mostra uma vista frontal do detalhe de um eixo veicular com o equipamento para monitoração e controle de pressão de pneus veiculares.
A FIG. 6 - Mostra uma vista frontal do detalhe de um eixo veicular em corte com o equipamento para monitoração e controle de pressão de pneus veiculares, onde as setas indicam o fluxo do ar pressurizado,
A FIG. 7 - Mostra uma vista em perspectiva da metade de um eixo veicular com o equipamento para monitoração e controle de pressão de pneus veiculares. A FIG. 8 - Mostra uma vista frontal da
metade de um eixo veicular com o equipamento para monitoração e controle de pressão de pneus veiculares.
De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, a "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM EQUIPAMENTO PARA MONITORAÇÃO E CONTROLE DE PRESSÃO DE PNEUS VEICULARES", objeto da presente patente, caracteriza-se essencialmente por ser constituída a partir de um corpo cilíndrico oco (1), cuja face frontal (2) é completamente fechada e a posterior aberta, sendo que na lateral, próxima à extremidade frontal, possui duas projeções cilíndricas tubulares (3) radiais contrapostas, as quais são conectadas às válvulas dos respectivos pneus por meio de tubos (4). A sua porção posterior ostenta um tubo cilíndrico (5) projetado, de parede espessa com rosca externa.
Internamente é constituída por rolamentos
(6) intercalados a anéis de vedação (15) que centralizam longitudinalmente o tubo cilíndrico (5) que se projeta da porção posterior, sendo que todo o conjunto interno é intertravado por um anel elástico (13) posicionado junto ao pequeno flange interno (7) da estrutura externa, ou corpo cilíndrico oco (1).
O tubo cilíndrico (5) que se projeta da porção posterior é roscado na extremidade do eixo veicular (8) a qual por sua vez possui também um túnel longitudinal (9) em toda a sua extensão, o qual é interceptado por uma válvula de entrada de ar (10) em sua região mediana. Nessa configuração o canai (14) do tubo cilíndrico (5) é conectado ao túnel longitudinal (9) do eixo veicular (8).
Dita válvula de entrada de ar (10) é conectada a um tubo de ar proveniente do sistema de ar pressurizado do veículo, a fim de pressurizar com ar a porção interna do eixo veicular (8) e suprir os pneus (11) com ar.
Nessa nova configuração todo o dispositivo de calibração (12) dos pneus (11) fica embutido no centro das rodas e caso haja rachaduras ou trincas no respectivo eixo veicular (8), haverá uma queda na pressão e o sistema indicará a irregularidade pelo instrumento indicador posicionado no painel do veículo. Mais exatamente o ar entra pelo tubo cilíndrico (5), estático e solidário ao eixo veicular (8) e saí pelas válvulas do corpo cilíndrico oco (1), que gira em sincronia com a respectiva roda.
Tratou-se, portanto, no presente relatório descritivo de uma nova concepção em equipamento para monitoração da estrutura de um eixo veicular e o controle de pressão dos respectivos pneus, apresentando conforme pudemos evidenciar pela análise realizada e pelas figuras mostradas, inúmeras diferenças sobre os modelos convencionais existentes no mercado consumidor, além de características técnicas construtivas e funcionais completamente diferentes dessas pertinentes ao estado da técnica. Pelas vantagens que oferece, e ainda, por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras que preenchem todos os requisitos de novidade e originalidade no gênero, a presente "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM EQUIPAMENTO PARA MONITORAÇÃO E CONTROLE DE PRESSÃO DE PNEUS VEICULARES" reúne condições necessárias para merecer o privilégio de modelo de utilidade.

Claims (4)

1. "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM EQUIPAMENTO PARA MONITORAÇÃO E CONTROLE DE PRESSÃO DE PNEUS VEICULARES", refere-se a um aperfeiçoamento em dispositivo calibrador de pneus, o qual é embarcado em veículos de carga terrestre, cuja frnaiidade é manter os pneus de rodagem calibrados e informar por meio de um instrumento indicador de pressão, instalado no painel veicular, qualquer variação na pressão; os dispositivos para manter os pneus calibrados encontrados no mercado até o momento, possuem o inconveniente de não poderem ser aplicados em alguns tipos de veículos, devido a sua construtividade que expõe parte de sua estrutura, tornando-a vulnerável a impactos contra estruturas de docas de carga e descarga ou até mesmo a obstáculos ao longo da via de deslocamento; o objeto da presente patente, é caracterizado por ser constituída a partir de um corpo cilíndrico oco (1), cuja face frontal (2) é completamente fechada e a posterior aberta em sua totalidade, sendo que na lateral, próxima à extremidade frontal, possui duas projeções cilíndricas tubulares (3) radiais contrapostas, as quais formam conexões para tubos de ar; a porção posterior de corpo cilíndrico oco (1) ostenta um tubo cilíndrico (5) projetado, o qual possui parede espessa com rosca externa; internamente o corpo cilíndrico oco (1) é constituído por rolamentos (6) intercalados a anéis de vedação (15) que centralizam longitudinalmente o tubo cilíndrico (5), o qual se projeta da porção posterior, sendo que todo o conjunto interno é intertravado por um anel elástico (13) posicionado junto ao pequeno flange interno (7) da estrutura externa, ou corpo cilíndrico oco (1).
2. "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM EQUIPAMENTO PARA MONITORAÇÃO E CONTROLE DE PRESSÃO DE PNEUS VEICULARES", de acordo com e reivindicação 1, é caracterizado pelo fato de que o eixo veicular (8), o qual recebe o dispositivo de calibração (12) de pneus (11) possui um túnel longitudinal (9) em toda a sua extensão, a qual é interceptada transversalmente por uma válvula de entrada de ar (10).
3. "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM EQUIPAMENTO PARA MONITORAÇÃO E CONTROLE DE PRESSÃO DE PNEUS VEICULARES", de acordo com e reivindicação 1, é caracterizado pelo fato de que a instalação ao veículo (8) consiste em acoplar o tubo cilíndrico (5) que se projeta da porção posterior na extremidade do eixo veicular (8), conectando o canal (14) do o tubo cilíndrico (5) ao túnel longitudinal (9).
4. "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM EQUIPAMENTO PARA MONITORAÇÃO E CONTROLE DE PRESSÃO DE PNEUS VEICULARES", de acordo com e reivindicação 1, é caracterizado pelo fato de que a alimentação do ar pressurizado se dá pela válvula de entrada de ar (10) prevista no eixo veicular (8).
BRMU9001947 2010-10-15 2010-10-15 disposiÇço introduzida em equipamento para monitoraÇço e controle de pressço de pneus veiculares BRMU9001947U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9001947 BRMU9001947U2 (pt) 2010-10-15 2010-10-15 disposiÇço introduzida em equipamento para monitoraÇço e controle de pressço de pneus veiculares

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9001947 BRMU9001947U2 (pt) 2010-10-15 2010-10-15 disposiÇço introduzida em equipamento para monitoraÇço e controle de pressço de pneus veiculares

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU9001947U2 true BRMU9001947U2 (pt) 2013-02-05

Family

ID=47624536

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9001947 BRMU9001947U2 (pt) 2010-10-15 2010-10-15 disposiÇço introduzida em equipamento para monitoraÇço e controle de pressço de pneus veiculares

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU9001947U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8146413B1 (en) Two-port tire valve stem
BR112014019449B1 (pt) Sistema de inflação de pneu central para manter inflação de pneu em um veículo
BR112014019427B1 (pt) Sistema de inflação de pneu central para manter a inflação de pneu em um veículo, e método para alertar um operador para fluir ar para pelo menos um pneu de um veículo
US20120032793A1 (en) Visual wheel end assembly high-temperature warning system
US8245746B2 (en) Tire inflation system with pressure limiter
US9452645B2 (en) Tire inflation system with pressurized gas routing through a spindle
BR102015000985B1 (pt) método e sistema de determinação do desgaste de um conjunto de vedação de roda
CA2914035C (en) Central tire pressure monitoring system
AR037242A1 (es) Acople neumatico rotativo para rueda de vehiculo automotor, disposicion de control de presion de inflado de neumaticos de un acoplado o remolque del vehiculo automotor, procedimiento para disponer un conducto de aire dentro del hueco de un semieje y metodo para detectar rodamiento fallado en la rued
BRMU9001947U2 (pt) disposiÇço introduzida em equipamento para monitoraÇço e controle de pressço de pneus veiculares
ES2925997T3 (es) Dispositivo de visualización de inflado
BR112020000752A2 (pt) sistema de gerenciamento de pressão dos pneus
ES2926990T3 (es) Indicador visual de flujo de sistema de inflado de llantas
US3303696A (en) Tire pressure gauge
AU2019100092A4 (en) Spare Tyre Valve Extension
CN220410204U (zh) 轮胎充气装置及工程车辆
BR102013002140A2 (pt) roda veicular com câmara de ar sobressalente
BR112020020052B1 (pt) Dispositivo de visualização de inflação
BRPI0904480B1 (pt) Sistema emergencial embarcado em motocicleta para inflar pneu e ou câmara de ar
BR202018071747U2 (pt) conexão pneumática para supervisão e calibragem de pneus
GB2087804A (en) Apparatus for equalizing the pressures of pneumatic tyres
US2743139A (en) Composite wheel and tire
US20140196530A1 (en) Tyre Pressure Monitor
BR202017009773U2 (pt) disposição construtiva introduzida em mangueira para transferência de ar entre pneus
BRMU8900915U2 (pt) disposição construtiva aplicada em dispositivo para inflar pneus de veìculos automotores

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2275 DE 12/08/2014.