BRMU8901445U2 - aperfeiçoamentos introduzidos em churrasqueira - Google Patents

aperfeiçoamentos introduzidos em churrasqueira Download PDF

Info

Publication number
BRMU8901445U2
BRMU8901445U2 BRMU8901445U BRMU8901445U2 BR MU8901445 U2 BRMU8901445 U2 BR MU8901445U2 BR MU8901445 U BRMU8901445 U BR MU8901445U BR MU8901445 U2 BRMU8901445 U2 BR MU8901445U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
skewers
food
holes
barbecue
carcass
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Tadaharu Ikeda
Original Assignee
Tadaharu Ikeda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tadaharu Ikeda filed Critical Tadaharu Ikeda
Priority to BRMU8901445 priority Critical patent/BRMU8901445U2/pt
Publication of BRMU8901445U2 publication Critical patent/BRMU8901445U2/pt

Links

Landscapes

  • Baking, Grill, Roasting (AREA)

Abstract

APERFEIçOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CHURRASQUEIRA. O presente resumo refere-se a uma patente de modelo de utilidade para churrasqueira, pertencente ao campo dos utensílios domésticos compreendida, essencialmente: por carcaça preferencialmente cilíndrica (1), que é disposta sobre um queimador (100) de um fogão a gás e dotada de abertura inferior (2), abertura superior central (3); alinhamento de furos dispostos em torno da abertura superior central (3) compreendendo furos (4) receptores de espetos ou grelhas e furos de exaustão (5) e tampa (6); por difusor de calor (10), que fica dentro da carcaça (1) acima da chama do queimador (100); e por urna pluralidade de espetos (20), ou grelhas (70) que recebem os alimentos a serem preparados, que ficam pendurados nos furos (4) em posição vertical, com as extremidades inferiores livres e suspensas, para o que são dotados preferencialmente de um disco (22) de retenção contra o furo (4); dito espeto vertical (20) é formado: por haste de apoio central mais longa (23), em cuja extremidade superior ficam montados o cabo (21) e o disco de retenção (22) e por uma haste em "U" (24) montada naquela e quer recebe o alimento; por bandeja (40) coletora de gordura e líquidos desprendidos dos alimentos , disposta sob a carcaça (1) e bocal cónico de direcionamento e isolação da chama (50).

Description

"APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CHURRASQUEIRA"
O presente relatório descritivo refere-se a uma pa-tente de modelo de utilidade para churrasqueira, pertencente ao campo dosutensílios domésticos e que recebeu aperfeiçoamentos para melhorar suautilização e desempenho.
Já é conhecida uma churrasqueira destinada aopreparo de alimentos em fogões a gás, particularmente onde as carnes sãomontadas em espetos ou grelhas, que são dispostos em posição predominan-temente vertical em volta da chama. Ela é compreendida, essencialmente:por carcaça de retenção e circulação de calor, preferencialmente cilíndrica,formada por prato inferior dotado de parede periférica de pouca altura e deabertura central, prato esse para retenção da gordura e líquidos desprendidosda carne e adequado para ser disposto sobre um queimador de fogão a gás,referida carcaça é formada ainda por corpo superior dotado de boca inferiorque se acopla e apóia no prato, de ampla abertura central superior de intro-dução dos alimentos a serem preparados montados em espetos e de um ali-nhamento de furos dispostos em torno da abertura central e compreendendofuros de apoio dos espetos dotados de prolongamentos radiais estendidos atéa abertura central e furos de exaustão intercalados àqueles e dita carcaçaprevê ainda uma tampa que fecha a abertura central superior. Referida chur-rasqueira é compreendida também por um dispositivo difusor de calor e dearomatização do alimento, alojado dentro da carcaça apoiado no prato infe-rior, localizado acima da abertura central deste e formado essencialmente:por prato inferior que recebe um elemento de aromatização, por exemplo,um pedaço de carvão ou madeira; por um defletor superior e por uma estru-tura de apoio. A churrasqueira compreende ainda uma pluralidade de espe-tos, que recebem os alimentos a serem preparados, que ficam dispostos atra-vessados em respectivos furos para apoio de espetos e com as suas pontasapoiadas em rebaixos no prato inferior, posicionados de forma a manter di-tos espetos em posição levemente inclinada em relação à vertical, apoiando-se nas paredes dos citados furos de apoio e assim obtendo sua estabilidade .Cada espeto é compreendido pela dita ponta, que fica apoiada no prato infe-rior, trecho intermediário que fica disposto ao longo da carcaça e que recebeo alimento, extremidade superior que atravessa o furo de apoio e cabo supe-rior que fica projetado externamente à carcaça.
Essa churrasqueira atende adequadamente à suafunção. Todavia, seu uso mostrou que algumas melhorias poderiam ser in-troduzidas.
Assim é que, durante a montagem das carnes nosespetos, conforme é previsto na presente churrasqueira, podem ocorrer de-sequilíbrios grandes das carnes espetadas em relação ao eixo dos espetos,tornando difícil o seu posicionamento dentro da churrasqueira, pois o con-junto espeto+carnes tende a girar no furo de apoio dos espetos ainda que seuformato dificulte este giro, por conta da ação da gravidade, fazendo com quesempre o mesmo lado das carnes fique voltado para a chama, prejudicandoo seu preparo. Ainda, para virar a carne em relação ao fogo é necessáriodesmontar o espeto do furo girá-lo e colocá-lo de novo, o que se mostrouindesejável para os usuários.
Assim, um primeiro aperfeiçoamento introduzidona churrasqueira, objeto da presente patente, é modificar o formato dos furosde apoio para permitir o giro livre dos espetos sem desmontá-lo dos citadosfuros e, como segundo aperfeiçoamento interligado, alterar a relação "alturado corpo da churrasqueira χ comprimento dos espetos", para que estes últi-mos fiquem completamente na vertical, com suas pontas suspensas sem seapoiarem no prato inferior, eliminando assim sua tendência de giro. Altera-ções também na conformação da extremidade superior dos espetos são ne-cessárias, envolvendo alongamento do trecho que atravessa os furos e a in-clusão de discos de apoio solidários ao eixo dos espetos, para mantê-los sus-pensos.
Mudança similar às introduzidas nestes espetos, se-rá feita também nas grelhas que equipam a presente churrasqueira.
Adicionalmente, ainda com relação aos citados es-petos, estes têm o inconveniente das carnes espetadas caírem no fundo dachurrasqueira, pelo fato de sua ponta estar orientada para baixo.
Assim introduziu-se uma nova conformação de es-petos, agora invertidos, ou seja, formado, substancialmente: por uma hastecentral de apoio na carcaça dotada de cabo superior e sob este de um discode apoio, que fica contra região da face superior da carcaça em torno do furode apoio do espeto; dito espeto é formado ainda por uma haste em "U" for-mada por ramo transversal inferior, que fica ligado cruzado na haste centralde apoio e ramos verticais prolongados daquele, voltados para cima e querecebem a carne. Essa construção soluciona os inconvenientes anteriores,pois a carne fica retida de modo a não deslizar no espeto mantendo-se assimna posição adequada para seu melhor cozimento. Com a presente constru-ção, estes espetos invertidos podem também ser girados sobre si mesmospara virar a carne em relação ao fogo, sem que tenham que ser retirados dosfuros e sem os riscos das carnes caírem no fundo da churrasqueira, facilitan-do assim o seu uso.
Outro inconveniente verificado na churrasqueiracomo construída originalmente consiste no fato de que a gordura e outroslíquidos desprendidos da carne acumulam-se no prato inferior e por vezes,inflamam, devido à proximidade com a chama e o conseqüente aumentodemasiado da temperatura, comprometendo o melhor sabor do alimento empreparo e a segurança.Assim, outro, objetivo do presente aperfeiçoamentoé prover a churrasqueira de meios que superem esse inconveniente. Para tan-to, na presente construção da churrasqueira, a extremidade inferior da parteinferior da carcaça é dotada de trecho cônico com extremidade inferior ci-líndrica e aberta e dotada de borda livre provida de recortes. Adicionalmenteé prevista uma bandeja coletora de gordura dotada de um trecho tubular cô-nico central de direcionamento da gordura projetado para dentro da parteinferior da carcaça e que recebe a chama do queimador; dita bandeja é for-mada ainda por um trecho periférico de contenção da gordura, prolongadoradialmente de dito trecho central e sobre o qual se apóia a borda inferior dacarcaça. Dessa maneira, a gordura e líquidos desprendidos da carne caem nasuperfície do trecho cônico inferior da parte inferior da carcaça e na superfí-cie cônica central da bandeja coletora, nessas superfícies dita gordura e lí-quidos escorrem e atravessam os recortes da borda da parte inferior da car-caça e acumulam na parte periférica da bandeja coletora externa à carcaça,ficando assim dita gordura e líquidos isolados da chama do queimador. Issoevita que a gordura e líquidos inflamem e os problemas decorrentes disso.
A presente churrasqueira é dotada de bocal cônicodirecionador da chama, que é acoplado junto à superfície externa do trechocônico central da bandeja coletora de gordura. Esse bocal destina-se a evitaro contato direto da chama com a bandeja coletora de gordura, reduzindodrasticamente a temperatura desses líquidos de forma a evitar a combustãoda gordura e líquidos acumulados.
A carcaça da presente churrasqueira, ao invés deser formada por um prato inferior e por um corpo inteiriço que fica apoiadono prato conforme construção original, tem o corpo formado por duas partes(bipartido) com alturas substancialmente iguais correspondendo substanci-almente à metade da altura do corpo inteiriço da construção original e ditaspartes na presente construção, têm ainda diâmetros adequados para que aparte superior possa ter sua posição invertida, ou seja, a extremidade inferiorposta para cima e a superior para baixo, e ser inteiramente introduzida naparte inferior. Essa construção destina-se a diminuir o volume do conjuntoquando desmontado, de modo a poder ser acondicionado em embalagemmenor e ocupar menor espaço nos meios de armazenamento e transporte ouquando já em uso, facilitar a guarda ou transporte para o usuário.
Na presente construção, a churrasqueira prevê duasversões do difusor, uma com e outra sem o prato receptor do elemento dearomatização.
Os desenhos anexos referem-se aos aperfeiçoamen-tos em churrasqueira, objeto da presente patente, nos quais:
a fig. 1 mostra-a em perspectiva explodida;
a fig. 2 mostra-a montada em perspectiva;a fig. 3 mostra-a montada e em corte;
as figs. 4 a 7 mostram o espeto de tipo "invertido"tomado isoladamente, o qual faz parte da churrasqueira conforme o presenteaperfeiçoamento;
a fig. 8 mostra a churrasqueira em corte, montada ecom a indicação de utilização e funcionamento;
a fig. 9 mostra a churrasqueira aperfeiçoada emcorte e sendo utilizada com espetos convencionais e com o dispositivo difu-sor de calor e de aromatização da carne conforme construção original; e
a fig. 10 mostra uma grelha que pode ser usada nachurrasqueira.
De conformidade com o quanto ilustram as figurasacima relacionadas, a churrasqueira, objeto da presente patente, destina-seao preparo de alimentos, particularmente carnes montadas em espetos ougrelhas dispostos em posição substancialmente vertical, em um fogão a gáse é compreendida, essencialmente (figs. 1 a 3): por carcaça preferencialmen-te cilíndrica 1 para reter e circular o calor, formada por duas partes, inferior7 e superior 8, aquela dotada de abertura inferior 2 receptora da chama deum queimador 100 (fig. 8) do fogão a gás, e dita parte superior 8 provida deabertura superior central 3 para introdução e retirada dos alimentos a serempreparados espetados em espetos ou dispostos em grelhas; alinhamento defuros dispostos em torno da abertura superior central 3 e compreendendofuros 4 receptores de espetos ou grelhas e dotados de prolongamentos radi-ais 4' estendidos até a abertura central 3 destinados à montagem e desmon-tagem dos espetos ou grelhas e furos de exaustão 5 intercalados aos furos 4,referida carcaça é dotada ainda de tampa 6 que fecha a abertura superiorcentral 3 e dotada de pegador 6'. A churrasqueira é formada também pordifusor de calor 10, que fica dentro da carcaça 1 e acima da abertura inferior2 que recebe a chama do queimador 100; e por uma pluralidade de espetos20 e grelhas 70, que recebem os alimentos a serem preparados, que ficamcom trecho que suporta o alimento disposto dentro da carcaça, trecho atra-vessado no furo 4 receptor de espeto ou grelha e cabo 21, 71, projetado parafora da carcaça 1.
Um primeiro conjunto de aperfeiçoamentos, ora in-troduzidos na presente churrasqueira, destina-se a evitar a tendência de umamesma face da carne ficar sempre voltada para a chama, observada na cons-trução original da churrasqueira.
Assim um primeiro aperfeiçoamento desse conjun-to de aperfeiçoamentos consiste em prover a carcaça 1 com furos 4 recepto-res de espetos dotados (figs. 1, 2) de formato que permite o giro livre do es-peto 20 sem a necessidade de desmontá-lo do furo, preferencialmente for-mato, por exemplo, circular. Um segundo aperfeiçoamento que colaboracom o primeiro (fig. 3) consiste em prover uma relação altura da carcaça 1 χcomprimento dos espetos 20, arranjada para que estes últimos possam ficardispostos completamente na vertical, com suas pontas suspensas e livres,sem se apoiarem na parte inferior 7 da carcaça 1. Um terceiro aperfeiçoa-mento, que trabalha em conjunto corn os demais, é introduzido na confor-mação da extremidade superior dos espetos 20, segundo o qual (fígs. 1 a 7) otrecho extremo superior dos espetos 20, que fica atravessado no furo 4, éalongado relativamente à construção original e é prevista a inclusão em ditotrecho alongado de plaqueta de apoio, preferencialmente disco de apoio 22,solidário ao espeto 20 e de maior diâmetro que a dimensão do furo 4; ditodisco 22 fica assim contra referido furo 4 e apoiado em região da carcaça 1adjacente a este, mantendo o espeto 20 suspenso, disposto na vertical e coma extremidade inferior livre e suspensa.
Essa mudança introduzida nos espetos é introduzi-da também nas grelhas (fig. 10) que fazem parte da churrasqueira. Assim, agrelha e a carcaça 1 têm também relação de comprimento e altura que possi-bilita que a grelha fique vertical na carcaça e dita grelha é formada substan-cialmente: por grades articuladas 70 entre as quais fica preso o alimento; porcabo 71 prolongado de uma das grades e dotado do disco 72 de retenção nofuro 4 disposto sob o cabo 71, para que a grelha possa ser pendurada no furo4 e ficar em posição vertical sem ter a extremidade inferior apoiada no fim-do da carcaça 1.
Em suma, a presente churrasqueira, diferentementeda construção original, passa a ser dotada em conjunto: de furos 4, recepto-res de espetos ou grelhas, com formatos que possibilitam o giro dos espetos20 ou grelhas 70 sobre si mesmos; carcaça 1 com altura que possibilita adisposição dos espetos 20 e gelhas 70 em posição vertical; e espetos 20 egrelhas 70 verticais, suspensos e livres para serem girados em torno de seuseixos geométricos nos furos 4, tudo atuando em conjunto para evitar a ten-dência de uma mesma face da carne ficar voltada para a chama, observadana construção original da churrasqueira, e para posicionar mudar a posiçãodo alimento em relação à chama de uma maneira fácil.
Um segundo conjunto de aperfeiçoamentos intro-duzidos na presente churrasqueira destina-se a evitar que, durante o preparoda carne montada num espeto, esta deslize ao longo deste e caia sobre a par-te inferior 7 da carcaça 1, observada na construção original da churrasqueira.
Para evitar isso, foi introduzida uma nova configu-ração no espeto 20, que evita o problema acima, bem com que favorece queo espeto seja usado em posição vertical e suspenso, conforme previsto noprimeiro conjunto de aperfeiçoamentos.
Assim, o espeto é preferencialmente um espeto"invertido" (fígs. 4 a 7) formado por haste de apoio central mais longa 23em cuja extremidade superior ficam montados o cabo 21 e sob este o discode retenção 22 e por uma haste em "U" 24 formada por ramo transversalinferior montado cruzado na extremidade inferior da haste central 23 e ra-mos longitudinais verticais prolongados daquele, voltados para cima e querecebem os alimentos a serem preparados. Essa construção evita o desliza-mento do alimento ao longo do espeto e a queda sobre a parte inferior dacarcaça 1.
Um terceiro conjunto de aperfeiçoamentos introdu-zidos na presente churrasqueira destina-se a evitar que a gordura e líquidosdesprendidos da carne durante o preparo acumulem-se na parte inferior 7 dacarcaça 1, junto à chama e possam ser aquecidos e até inflamados, aumen-tando a temperatura interna e comprometendo o melhor preparo do alimentoe a segurança.
Assim, esse terceiro conjunto de aperfeiçoamentosconsiste em prover a presente churrasqueira de um dispositivo 30 (fig. 3)para coleta da gordura e líquidos que se desprendem do alimento durante opreparo e para isolação dos mesmos em relação à chama do queimador degás 100 (fig. 8), a fim de evitar que dita gordura e liquido se inflamem.
Dito dispositivo 30 é compreendido pela carcaça 1ser formada por duas partes: uma parte inferior 7 dotada da abertura inferior2 e uma parte superior 8 dotada da abertura superior central 3 e dos furosreceptores de espetos 4 e de exaustão 5; dita parte inferior 7 provida comtrecho cônico inferior 31 direcionador da gordura e líquidos que se despren-dem do alimento; da extremidade inferior de dito trecho cônico inferior 31prolonga-se um trecho cilíndrico de pouca altura 32 que define a abertura 2,dotado de recortes 33 para passagem da gordura e líquidos.
O dispositivo 30 é formado ainda por uma bandeja40 coletora da gordura e líquidos formada: por um trecho tubular cônicocentral 41, direcionador da gordura e líquidos, cuja base superior menor éaberta e da base inferior se prolonga um trecho cilíndrico de pouca altura 42;ditos trechos 41 e 42 ficam em torno da chama do queimador 100 (fig. 8)eprojetados para dentro da abertura inferior 2 do trecho inferior cônico 31 daparte inferior 7 da carcaça 1; dita bandeja coletora 40 é formada ainda porum trecho periférico de contenção da gordura e líquido, compreendido: portrecho periférico plano horizontal 43 radialmente prolongado do trecho α-líndrico de pouca altura 42, sobre o qual se apóia o trecho cilíndrico de pou-ca altura 32, dotado de recortes 33, da parte inferior 7, da carcaça 1; e porparede periférica 44, prolongada para cima de dito trecho periférico planohorizontal 43.
Completando o dispositivo 30 para coleta da gor-dura e líquidos é previsto um bocal cônico de direcionamento e isolação dachama 50, o qual fica acoplado junto às superfícies voltadas externamente àcarcaça dos trechos tubular cônico central 41 e cilíndrico de pouca altura 42da bandeja 40 para isolar a chama do queimador 100 em relação a ditos tre-chos 41 e 42 e evitar aquecimento e queima da gordura e líquidos acumula-dos; dito bocal 50 dotado de duas lingüetas de trava diametralmente opostas51, que faz o travamento do bocal 50 na borda livre superior do trecho tubu-lar cônico central 41 da bandeja 40.
O difusor 10 fica dentro da carcaça 1 acima da a-bertura central da bandeja coletora 40 e da chama do queimador 100 (fig. 3)e é compreendido, essencialmente (fig. 1): por um flange cônico inferior 11de cuja base menor superior se estende um trecho cilíndrico 12, dotado deextremidade superior fechada e de aberturas laterais radiais 13; dito difusor10 prevê ainda pés inferiores 14 de apoio na bandeja coletora 40.
Assim, para utilização da churrasqueira (fig. 8), elaé disposta sobre o queimador 100 de um fogão a gás. Os alimentos a serempreparados, normalmente carnes 200, são espetados nos espetos verticais"invertidos" 20 e ditos espetos são pendurados nos furos receptores de espe-tos 4 da carcaça 1. Desse nodo ditos espetos 20 contendo as carnes 200 aserem preparadas ficam dispostos verticalmente, junto à parede da carcaça 1em torno do difusor 10, com as extremidades inferiores livre e suspensasacima das superfícies cônicas direcionadoras de gordura e líquidos 31 e 41da carcaça 1 e do prato coletor 40; ditos espetos 200 ficam pendurados, atra-vés dos discos 22, em respectivos furos 4 da carcaça 1 e com os cabos 21projetados para fora desta. Nessa condição, o queimador 100 é aceso e achama 101 projeta-se para dentro da abertura inferior da churrasqueira (de-finida pela abertura central do prato coletor 40 e pelo bocal 50). O calor "C"irradiado é direcionado pelo flange inferior 11 e pelas aberturas radiais 13do difusor 10. A chama 101, o difusor 10, a geometria da carcaça 1 e os fu-ros de exaustão 5, trabalhando em colaboração proporcionam o aquecimentoque atua sobre as carnes 200 espetadas, nos espetos 20. A gordura e líquidos"G" que se desprendem da carne 200 caem sobre as superfícies cônicas 31 e41 da carcaça 1 e do prato coletor 40, escorrem para os interstícios definidosentre as bases inferiores de ditas superfícies, de onde escoam pelos recortes33 da carcaça 1 e acumulam-se no trecho periférico 43-44 da bandeja 40, oqual fica externo à carcaça 1.
Para girar a carne 200 em relação à chama 101, afim de que seja cozida por igual basta girar os cabos 21 dos espetos 20montados nos furos 4.
Ao fim do preparo das carnes 200, a tampa 6 é re-movida e os espetos 20 são deslocados nos trechos radiais 4' dos furos 4 eretirados através da abertura central 3 da carcaça 1, juntamente com as car-nes 200 espetadas e presas nos mesmos.
Os procedimentos e funcionamento da churrasquei-ra quando são usadas as grelhas 70 são substancialmente os mesmos.
Dentro da construção básica, acima descrita, achurrasqueira, objeto do presente patente, pode apresentar modificações re-lativas a materiais, dimensões, detalhes construtivos e/ou de configuraçãofuncional e/ou ornamental, sem que fuja do âmbito da proteção solicitada.
Dentro disso, o difusor 10 pode ser de tipo que fazsomente a difusão de calor, caso em que é como ilustrado, por exemplo, nafigura 3, ou que faz difusão de calor e aromatização da carne (fig. 9), casoem que é formado adicionalmente: por prato inferior 60 que recebe umaporção de elemento de aromatização, como carvão, madeira ou outros; pordisco difusor superior 61; e por uma estrutura de pés de apoio 62.
Os espetos 20 podem ser de tipo convencionais(fig. 9) formado somente por uma haste, na qual é espetada a carne, pelodisco de retenção 22 previsto sob o cabo 21, para que dito espeto possa serpendurado no furo 4 sem ser apoiado no fundo da carcaça.
A carcaça 1 é formada por duas partes (bipartida)com alturas substancialmente iguais: uma parte inferior 7 dotada da aberturainferior 2 e uma parte superior 8 dotada da abertura superior central 3 e dosfuros receptores de espetos 4 e de exaustão 5 e cuja extremidade inferior a-copla-se dentro da boca superior da parte inferior 7 e é provida de um baten-te de retenção circundante 9. Na lateral da parte inferior 7 são previstos pe-gadores opostos 7'.
Essas partes, inferior 7 e superior 8, da carcaça 1são dimensionadas para serem montadas numa posição de uso, conforme asilustrações anexas, ou seja, posição em que os seus interiores (partes cônca-vas) ficam voltados um para o outro, definindo o espaço no qual fica retido ecircula o calor e são preparados os alimentos ou numa posição para guardarou embalar a churrasqueira, na qual esta define um menor volume, ou seja,uma posição em que a parte superior 8 fica invertida (com a boca voltadapara cima) e introduzida dentro da parte inferior 7 (não ilustrado).

Claims (5)

1.)-"APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CHURRASQUEIRA",compreendida, essencialmente: por carcaça preferencialmente cilíndrica (1),que retém e circula o calor, que é disposta sobre um queimador (100) de umfogão a gás e formada: por parte inferior (7) dotada de abertura inferior (2),que recebe a chama; e parte superior (8) dotada de abertura superior central(3) para introdução e retirada dos alimentos espetados em espetos ou dispos-tos em grelhas; alinhamento de furos dispostos em torno da abertura superi-or central (3) compreendendo furos (4) receptores de espetos ou grelhas efuros de exaustão (5) intercalados àqueles, referida carcaça é dotada aindade tampa (6) que fecha a abertura superior central (3); por difusor de calor(10), que fica dentro da carcaça (1) e acima da chama do queimador (100); epor uma pluralidade de espetos (20) e grelhas (70), que recebem os alimen-tos a serem preparados, que ficam com trecho que suporta o alimento dentroda carcaça (1), trecho atravessado no furo (4) e cabo (21), (71) projetadopara fora da carcaça, caracterizados pelo fato de que os furos (4), recepto-res dos espetos ou grelhas, têm for,mato que possibilita o giro dos espetos(20) ou grelhas (70) sobre si mesmos; a carcaça (1) e os espetos (20) e gre-lhas (70) têm relação de altura e comprimentos que possibilita que ditos es-petos (20) e grelhas (70) fiquem em posição vertical quando montados nacarcaça (1); e os espetos (20) e grelhas (70) são verticais, suspensos e livrespara serem girados em torno de seus eixos geométricos nos furos (4); o es-peto (20) é formado: por haste de apoio central mais longa (23) em cuja ex-tremidade superior ficam montados o cabo (21) e sob este o disco de reten-ção (22); e por uma haste em "U" (24) formada por ramo transversal inferiormontado cruzado na extremidade inferior da haste central (23) e ramos lon-gitudinais verticais prolongados daquele, voltados para cima e que recebemos alimentos; dita churrasqueira é formada ainda por dispositivo (30) paracoleta da gordura e líquidos que se desprendem do alimento durante o prepa-ro e para isolação dos mesmos em relação à chama compreendido: pela parteinferior (7) da carcaça (1) ser provida de trecho cônico inferior (31) direcio-nador da gordura e líquidos da extremidade inferior do qual se prolonga umtrecho cilíndrico de pouca altura (32) dotado de recortes (33) para passagemda gordura e líquidos; por uma bandeja (40) coletora da gordura e líquidosformada: por um trecho tubular cônico central (41), direcionador da gordurae líquidos, cuja base superior menor é aberta e da base inferior se prolongaum trecho cilíndrico de pouca altura (42); ditos trechos (41) e (42) ficam emtorno da chama do queimador (100) e projetados para dentro da abertura in-ferior (2) do trecho inferior cônico (31) da parte inferior (7) da carcaça (1);dita bandeja coletora (40) é formada ainda por um trecho periférico de con-tenção da gordura e líquido, compreendido: por trecho periférico plano hori-zontal (43) sobre o qual se apóia o trecho cilíndrico de pouca altura (32); epor parede periférica (44), prolongada para cima de dito trecho periféricoplano horizontal (43); dito dispositivo (30) é compreendido ainda por bocalcônico de direcionamento e isolação da chama (50), o qual fica acopladojunto às superfícies voltadas externamente à carcaça dos trechos tubular cô-nico central (41) e cilíndrico de pouca altura (42); dito bocal (50) dotado deduas lingüetas (51) de trava na borda livre superior do trecho tubular cônicocentral (41).
2.) - "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CHURRASQUEI-RA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizados por poder usar difu-sor (10) de tipo que faz somente a difusão de calor formado: por um flangecônico inferior (11); trecho cilíndrico (12), dotado do flange, de extremidadesuperior fechada e de aberturas laterais radiais (13); pés inferiores (14) deapoio na bandeja coletora (40) ou difusor de tipo que faz difusão de calor earomatização da carne formado: por prato inferior (60) que recebe uma por-ção de elemento de aromatização, como carvão, madeira ou outros; por dis-co difusor superior (61); e por uma estrutura de pés de apoio (62) que apóiana bandeja coletora (40).
3.) - "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CHURRASQUEIRA",de acordo com a reivindicação 1, caracterizados por poder usar espetos(20) de tipo formados por uma haste retilínea, na qual é espetada a carne epelo disco de retenção (22) previsto sob o cabo (21).
4.)-"APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CHURRASQUEIRA",de acordo com a reivindicação 1, caracterizados por poder usar grelha,formada substancialmente: por grades articuladas (70) entre as quais ficapreso o alimento; por cabo (71) prolongado de uma das grades e dotado dodisco (72) de retenção disposto sob o cabo (71).
5.)-"APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CHURRASQUEIRA",de acordo com a reivindicação 1, caracterizados pela carcaça (1) ser for-mada por duas partes (bipartida) com alturas substancialmente iguais: umaparte inferior (7) dotada da abertura inferior (2) e uma parte superior (8) do-tada da abertura superior central (3) e dos furos receptores de espetos ougrelhas (4) e de exaustão (5) e cuja extremidade inferior acopla-se dentro daboca superior da parte inferior (7) e é provida de um batente de apoio cir-cundante (9); ditas parte inferior (7) e superior (8) têm dimensões para se-rem montadas numa posição de uso, na qual ficam com suas superfícies in-ternas voltadas entre si ou posição em que a parte inferior (7) e superior (8)ficam com as superfícies internas voltadas numa mesma direção e esta últi-ma inteiramente introduzida dentro daquela.
BRMU8901445 2009-07-29 2009-07-29 aperfeiçoamentos introduzidos em churrasqueira BRMU8901445U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8901445 BRMU8901445U2 (pt) 2009-07-29 2009-07-29 aperfeiçoamentos introduzidos em churrasqueira

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8901445 BRMU8901445U2 (pt) 2009-07-29 2009-07-29 aperfeiçoamentos introduzidos em churrasqueira

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU8901445U2 true BRMU8901445U2 (pt) 2011-04-05

Family

ID=43824380

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8901445 BRMU8901445U2 (pt) 2009-07-29 2009-07-29 aperfeiçoamentos introduzidos em churrasqueira

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8901445U2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2012061916A1 (pt) * 2010-11-12 2012-05-18 Tadaharu Ikeda Base geradora de calor a partir de resistência elétrica e aparelho para preparo de alimentos

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2012061916A1 (pt) * 2010-11-12 2012-05-18 Tadaharu Ikeda Base geradora de calor a partir de resistência elétrica e aparelho para preparo de alimentos

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20220408970A1 (en) Packable modular combustion grill
US10426291B2 (en) Food cooker
KR101415926B1 (ko) 구이 용기
US4726349A (en) Portable grill device
US2094915A (en) Broiler
US5878739A (en) Combination gas and charcoal grill
US3520290A (en) Grate-supporting bracket for outdoor grill
US20130180412A1 (en) Cooking grill
US20040200359A1 (en) Outdoor cooker oven
US3040651A (en) Charcoal grill
US20130029024A1 (en) Barbeque stove
US20180317706A1 (en) Vertical barrel cooker for even-temperature cooking and related methods
KR200463877Y1 (ko) 숯불을 이용한 훈제기
US3472151A (en) Food treatment and preparation apparatus
RU108938U1 (ru) Устройство для тепловой обработки продуктов
US20150297028A1 (en) Barbecue grill with rotating fire receptacle
BRMU8901445U2 (pt) aperfeiçoamentos introduzidos em churrasqueira
KR200455169Y1 (ko) 훈제구이장치
KR101337175B1 (ko) 캠핑용 화로
KR20130112440A (ko) 바베큐 구이장치
KR200434509Y1 (ko) 야외용 고기구이기
KR200361110Y1 (ko) 다용도 조리기
KR20080002970U (ko) 터널형 황토 가마로 된 숯불 바베큐 구이기
CN215226948U (zh) 一种多功能组合炉
RU187241U1 (ru) Вертикальный мангал

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2317 DE 02-06-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.