BRMU8901445U2 - aperfeiçoamentos introduzidos em churrasqueira - Google Patents
aperfeiçoamentos introduzidos em churrasqueira Download PDFInfo
- Publication number
- BRMU8901445U2 BRMU8901445U2 BRMU8901445U BRMU8901445U2 BR MU8901445 U2 BRMU8901445 U2 BR MU8901445U2 BR MU8901445 U BRMU8901445 U BR MU8901445U BR MU8901445 U2 BRMU8901445 U2 BR MU8901445U2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- skewers
- food
- holes
- barbecue
- carcass
- Prior art date
Links
Landscapes
- Baking, Grill, Roasting (AREA)
Abstract
APERFEIçOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CHURRASQUEIRA. O presente resumo refere-se a uma patente de modelo de utilidade para churrasqueira, pertencente ao campo dos utensílios domésticos compreendida, essencialmente: por carcaça preferencialmente cilíndrica (1), que é disposta sobre um queimador (100) de um fogão a gás e dotada de abertura inferior (2), abertura superior central (3); alinhamento de furos dispostos em torno da abertura superior central (3) compreendendo furos (4) receptores de espetos ou grelhas e furos de exaustão (5) e tampa (6); por difusor de calor (10), que fica dentro da carcaça (1) acima da chama do queimador (100); e por urna pluralidade de espetos (20), ou grelhas (70) que recebem os alimentos a serem preparados, que ficam pendurados nos furos (4) em posição vertical, com as extremidades inferiores livres e suspensas, para o que são dotados preferencialmente de um disco (22) de retenção contra o furo (4); dito espeto vertical (20) é formado: por haste de apoio central mais longa (23), em cuja extremidade superior ficam montados o cabo (21) e o disco de retenção (22) e por uma haste em "U" (24) montada naquela e quer recebe o alimento; por bandeja (40) coletora de gordura e líquidos desprendidos dos alimentos , disposta sob a carcaça (1) e bocal cónico de direcionamento e isolação da chama (50).
Description
"APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CHURRASQUEIRA"
O presente relatório descritivo refere-se a uma pa-tente de modelo de utilidade para churrasqueira, pertencente ao campo dosutensílios domésticos e que recebeu aperfeiçoamentos para melhorar suautilização e desempenho.
Já é conhecida uma churrasqueira destinada aopreparo de alimentos em fogões a gás, particularmente onde as carnes sãomontadas em espetos ou grelhas, que são dispostos em posição predominan-temente vertical em volta da chama. Ela é compreendida, essencialmente:por carcaça de retenção e circulação de calor, preferencialmente cilíndrica,formada por prato inferior dotado de parede periférica de pouca altura e deabertura central, prato esse para retenção da gordura e líquidos desprendidosda carne e adequado para ser disposto sobre um queimador de fogão a gás,referida carcaça é formada ainda por corpo superior dotado de boca inferiorque se acopla e apóia no prato, de ampla abertura central superior de intro-dução dos alimentos a serem preparados montados em espetos e de um ali-nhamento de furos dispostos em torno da abertura central e compreendendofuros de apoio dos espetos dotados de prolongamentos radiais estendidos atéa abertura central e furos de exaustão intercalados àqueles e dita carcaçaprevê ainda uma tampa que fecha a abertura central superior. Referida chur-rasqueira é compreendida também por um dispositivo difusor de calor e dearomatização do alimento, alojado dentro da carcaça apoiado no prato infe-rior, localizado acima da abertura central deste e formado essencialmente:por prato inferior que recebe um elemento de aromatização, por exemplo,um pedaço de carvão ou madeira; por um defletor superior e por uma estru-tura de apoio. A churrasqueira compreende ainda uma pluralidade de espe-tos, que recebem os alimentos a serem preparados, que ficam dispostos atra-vessados em respectivos furos para apoio de espetos e com as suas pontasapoiadas em rebaixos no prato inferior, posicionados de forma a manter di-tos espetos em posição levemente inclinada em relação à vertical, apoiando-se nas paredes dos citados furos de apoio e assim obtendo sua estabilidade .Cada espeto é compreendido pela dita ponta, que fica apoiada no prato infe-rior, trecho intermediário que fica disposto ao longo da carcaça e que recebeo alimento, extremidade superior que atravessa o furo de apoio e cabo supe-rior que fica projetado externamente à carcaça.
Essa churrasqueira atende adequadamente à suafunção. Todavia, seu uso mostrou que algumas melhorias poderiam ser in-troduzidas.
Assim é que, durante a montagem das carnes nosespetos, conforme é previsto na presente churrasqueira, podem ocorrer de-sequilíbrios grandes das carnes espetadas em relação ao eixo dos espetos,tornando difícil o seu posicionamento dentro da churrasqueira, pois o con-junto espeto+carnes tende a girar no furo de apoio dos espetos ainda que seuformato dificulte este giro, por conta da ação da gravidade, fazendo com quesempre o mesmo lado das carnes fique voltado para a chama, prejudicandoo seu preparo. Ainda, para virar a carne em relação ao fogo é necessáriodesmontar o espeto do furo girá-lo e colocá-lo de novo, o que se mostrouindesejável para os usuários.
Assim, um primeiro aperfeiçoamento introduzidona churrasqueira, objeto da presente patente, é modificar o formato dos furosde apoio para permitir o giro livre dos espetos sem desmontá-lo dos citadosfuros e, como segundo aperfeiçoamento interligado, alterar a relação "alturado corpo da churrasqueira χ comprimento dos espetos", para que estes últi-mos fiquem completamente na vertical, com suas pontas suspensas sem seapoiarem no prato inferior, eliminando assim sua tendência de giro. Altera-ções também na conformação da extremidade superior dos espetos são ne-cessárias, envolvendo alongamento do trecho que atravessa os furos e a in-clusão de discos de apoio solidários ao eixo dos espetos, para mantê-los sus-pensos.
Mudança similar às introduzidas nestes espetos, se-rá feita também nas grelhas que equipam a presente churrasqueira.
Adicionalmente, ainda com relação aos citados es-petos, estes têm o inconveniente das carnes espetadas caírem no fundo dachurrasqueira, pelo fato de sua ponta estar orientada para baixo.
Assim introduziu-se uma nova conformação de es-petos, agora invertidos, ou seja, formado, substancialmente: por uma hastecentral de apoio na carcaça dotada de cabo superior e sob este de um discode apoio, que fica contra região da face superior da carcaça em torno do furode apoio do espeto; dito espeto é formado ainda por uma haste em "U" for-mada por ramo transversal inferior, que fica ligado cruzado na haste centralde apoio e ramos verticais prolongados daquele, voltados para cima e querecebem a carne. Essa construção soluciona os inconvenientes anteriores,pois a carne fica retida de modo a não deslizar no espeto mantendo-se assimna posição adequada para seu melhor cozimento. Com a presente constru-ção, estes espetos invertidos podem também ser girados sobre si mesmospara virar a carne em relação ao fogo, sem que tenham que ser retirados dosfuros e sem os riscos das carnes caírem no fundo da churrasqueira, facilitan-do assim o seu uso.
Outro inconveniente verificado na churrasqueiracomo construída originalmente consiste no fato de que a gordura e outroslíquidos desprendidos da carne acumulam-se no prato inferior e por vezes,inflamam, devido à proximidade com a chama e o conseqüente aumentodemasiado da temperatura, comprometendo o melhor sabor do alimento empreparo e a segurança.Assim, outro, objetivo do presente aperfeiçoamentoé prover a churrasqueira de meios que superem esse inconveniente. Para tan-to, na presente construção da churrasqueira, a extremidade inferior da parteinferior da carcaça é dotada de trecho cônico com extremidade inferior ci-líndrica e aberta e dotada de borda livre provida de recortes. Adicionalmenteé prevista uma bandeja coletora de gordura dotada de um trecho tubular cô-nico central de direcionamento da gordura projetado para dentro da parteinferior da carcaça e que recebe a chama do queimador; dita bandeja é for-mada ainda por um trecho periférico de contenção da gordura, prolongadoradialmente de dito trecho central e sobre o qual se apóia a borda inferior dacarcaça. Dessa maneira, a gordura e líquidos desprendidos da carne caem nasuperfície do trecho cônico inferior da parte inferior da carcaça e na superfí-cie cônica central da bandeja coletora, nessas superfícies dita gordura e lí-quidos escorrem e atravessam os recortes da borda da parte inferior da car-caça e acumulam na parte periférica da bandeja coletora externa à carcaça,ficando assim dita gordura e líquidos isolados da chama do queimador. Issoevita que a gordura e líquidos inflamem e os problemas decorrentes disso.
A presente churrasqueira é dotada de bocal cônicodirecionador da chama, que é acoplado junto à superfície externa do trechocônico central da bandeja coletora de gordura. Esse bocal destina-se a evitaro contato direto da chama com a bandeja coletora de gordura, reduzindodrasticamente a temperatura desses líquidos de forma a evitar a combustãoda gordura e líquidos acumulados.
A carcaça da presente churrasqueira, ao invés deser formada por um prato inferior e por um corpo inteiriço que fica apoiadono prato conforme construção original, tem o corpo formado por duas partes(bipartido) com alturas substancialmente iguais correspondendo substanci-almente à metade da altura do corpo inteiriço da construção original e ditaspartes na presente construção, têm ainda diâmetros adequados para que aparte superior possa ter sua posição invertida, ou seja, a extremidade inferiorposta para cima e a superior para baixo, e ser inteiramente introduzida naparte inferior. Essa construção destina-se a diminuir o volume do conjuntoquando desmontado, de modo a poder ser acondicionado em embalagemmenor e ocupar menor espaço nos meios de armazenamento e transporte ouquando já em uso, facilitar a guarda ou transporte para o usuário.
Na presente construção, a churrasqueira prevê duasversões do difusor, uma com e outra sem o prato receptor do elemento dearomatização.
Os desenhos anexos referem-se aos aperfeiçoamen-tos em churrasqueira, objeto da presente patente, nos quais:
a fig. 1 mostra-a em perspectiva explodida;
a fig. 2 mostra-a montada em perspectiva;a fig. 3 mostra-a montada e em corte;
as figs. 4 a 7 mostram o espeto de tipo "invertido"tomado isoladamente, o qual faz parte da churrasqueira conforme o presenteaperfeiçoamento;
a fig. 8 mostra a churrasqueira em corte, montada ecom a indicação de utilização e funcionamento;
a fig. 9 mostra a churrasqueira aperfeiçoada emcorte e sendo utilizada com espetos convencionais e com o dispositivo difu-sor de calor e de aromatização da carne conforme construção original; e
a fig. 10 mostra uma grelha que pode ser usada nachurrasqueira.
De conformidade com o quanto ilustram as figurasacima relacionadas, a churrasqueira, objeto da presente patente, destina-seao preparo de alimentos, particularmente carnes montadas em espetos ougrelhas dispostos em posição substancialmente vertical, em um fogão a gáse é compreendida, essencialmente (figs. 1 a 3): por carcaça preferencialmen-te cilíndrica 1 para reter e circular o calor, formada por duas partes, inferior7 e superior 8, aquela dotada de abertura inferior 2 receptora da chama deum queimador 100 (fig. 8) do fogão a gás, e dita parte superior 8 provida deabertura superior central 3 para introdução e retirada dos alimentos a serempreparados espetados em espetos ou dispostos em grelhas; alinhamento defuros dispostos em torno da abertura superior central 3 e compreendendofuros 4 receptores de espetos ou grelhas e dotados de prolongamentos radi-ais 4' estendidos até a abertura central 3 destinados à montagem e desmon-tagem dos espetos ou grelhas e furos de exaustão 5 intercalados aos furos 4,referida carcaça é dotada ainda de tampa 6 que fecha a abertura superiorcentral 3 e dotada de pegador 6'. A churrasqueira é formada também pordifusor de calor 10, que fica dentro da carcaça 1 e acima da abertura inferior2 que recebe a chama do queimador 100; e por uma pluralidade de espetos20 e grelhas 70, que recebem os alimentos a serem preparados, que ficamcom trecho que suporta o alimento disposto dentro da carcaça, trecho atra-vessado no furo 4 receptor de espeto ou grelha e cabo 21, 71, projetado parafora da carcaça 1.
Um primeiro conjunto de aperfeiçoamentos, ora in-troduzidos na presente churrasqueira, destina-se a evitar a tendência de umamesma face da carne ficar sempre voltada para a chama, observada na cons-trução original da churrasqueira.
Assim um primeiro aperfeiçoamento desse conjun-to de aperfeiçoamentos consiste em prover a carcaça 1 com furos 4 recepto-res de espetos dotados (figs. 1, 2) de formato que permite o giro livre do es-peto 20 sem a necessidade de desmontá-lo do furo, preferencialmente for-mato, por exemplo, circular. Um segundo aperfeiçoamento que colaboracom o primeiro (fig. 3) consiste em prover uma relação altura da carcaça 1 χcomprimento dos espetos 20, arranjada para que estes últimos possam ficardispostos completamente na vertical, com suas pontas suspensas e livres,sem se apoiarem na parte inferior 7 da carcaça 1. Um terceiro aperfeiçoa-mento, que trabalha em conjunto corn os demais, é introduzido na confor-mação da extremidade superior dos espetos 20, segundo o qual (fígs. 1 a 7) otrecho extremo superior dos espetos 20, que fica atravessado no furo 4, éalongado relativamente à construção original e é prevista a inclusão em ditotrecho alongado de plaqueta de apoio, preferencialmente disco de apoio 22,solidário ao espeto 20 e de maior diâmetro que a dimensão do furo 4; ditodisco 22 fica assim contra referido furo 4 e apoiado em região da carcaça 1adjacente a este, mantendo o espeto 20 suspenso, disposto na vertical e coma extremidade inferior livre e suspensa.
Essa mudança introduzida nos espetos é introduzi-da também nas grelhas (fig. 10) que fazem parte da churrasqueira. Assim, agrelha e a carcaça 1 têm também relação de comprimento e altura que possi-bilita que a grelha fique vertical na carcaça e dita grelha é formada substan-cialmente: por grades articuladas 70 entre as quais fica preso o alimento; porcabo 71 prolongado de uma das grades e dotado do disco 72 de retenção nofuro 4 disposto sob o cabo 71, para que a grelha possa ser pendurada no furo4 e ficar em posição vertical sem ter a extremidade inferior apoiada no fim-do da carcaça 1.
Em suma, a presente churrasqueira, diferentementeda construção original, passa a ser dotada em conjunto: de furos 4, recepto-res de espetos ou grelhas, com formatos que possibilitam o giro dos espetos20 ou grelhas 70 sobre si mesmos; carcaça 1 com altura que possibilita adisposição dos espetos 20 e gelhas 70 em posição vertical; e espetos 20 egrelhas 70 verticais, suspensos e livres para serem girados em torno de seuseixos geométricos nos furos 4, tudo atuando em conjunto para evitar a ten-dência de uma mesma face da carne ficar voltada para a chama, observadana construção original da churrasqueira, e para posicionar mudar a posiçãodo alimento em relação à chama de uma maneira fácil.
Um segundo conjunto de aperfeiçoamentos intro-duzidos na presente churrasqueira destina-se a evitar que, durante o preparoda carne montada num espeto, esta deslize ao longo deste e caia sobre a par-te inferior 7 da carcaça 1, observada na construção original da churrasqueira.
Para evitar isso, foi introduzida uma nova configu-ração no espeto 20, que evita o problema acima, bem com que favorece queo espeto seja usado em posição vertical e suspenso, conforme previsto noprimeiro conjunto de aperfeiçoamentos.
Assim, o espeto é preferencialmente um espeto"invertido" (fígs. 4 a 7) formado por haste de apoio central mais longa 23em cuja extremidade superior ficam montados o cabo 21 e sob este o discode retenção 22 e por uma haste em "U" 24 formada por ramo transversalinferior montado cruzado na extremidade inferior da haste central 23 e ra-mos longitudinais verticais prolongados daquele, voltados para cima e querecebem os alimentos a serem preparados. Essa construção evita o desliza-mento do alimento ao longo do espeto e a queda sobre a parte inferior dacarcaça 1.
Um terceiro conjunto de aperfeiçoamentos introdu-zidos na presente churrasqueira destina-se a evitar que a gordura e líquidosdesprendidos da carne durante o preparo acumulem-se na parte inferior 7 dacarcaça 1, junto à chama e possam ser aquecidos e até inflamados, aumen-tando a temperatura interna e comprometendo o melhor preparo do alimentoe a segurança.
Assim, esse terceiro conjunto de aperfeiçoamentosconsiste em prover a presente churrasqueira de um dispositivo 30 (fig. 3)para coleta da gordura e líquidos que se desprendem do alimento durante opreparo e para isolação dos mesmos em relação à chama do queimador degás 100 (fig. 8), a fim de evitar que dita gordura e liquido se inflamem.
Dito dispositivo 30 é compreendido pela carcaça 1ser formada por duas partes: uma parte inferior 7 dotada da abertura inferior2 e uma parte superior 8 dotada da abertura superior central 3 e dos furosreceptores de espetos 4 e de exaustão 5; dita parte inferior 7 provida comtrecho cônico inferior 31 direcionador da gordura e líquidos que se despren-dem do alimento; da extremidade inferior de dito trecho cônico inferior 31prolonga-se um trecho cilíndrico de pouca altura 32 que define a abertura 2,dotado de recortes 33 para passagem da gordura e líquidos.
O dispositivo 30 é formado ainda por uma bandeja40 coletora da gordura e líquidos formada: por um trecho tubular cônicocentral 41, direcionador da gordura e líquidos, cuja base superior menor éaberta e da base inferior se prolonga um trecho cilíndrico de pouca altura 42;ditos trechos 41 e 42 ficam em torno da chama do queimador 100 (fig. 8)eprojetados para dentro da abertura inferior 2 do trecho inferior cônico 31 daparte inferior 7 da carcaça 1; dita bandeja coletora 40 é formada ainda porum trecho periférico de contenção da gordura e líquido, compreendido: portrecho periférico plano horizontal 43 radialmente prolongado do trecho α-líndrico de pouca altura 42, sobre o qual se apóia o trecho cilíndrico de pou-ca altura 32, dotado de recortes 33, da parte inferior 7, da carcaça 1; e porparede periférica 44, prolongada para cima de dito trecho periférico planohorizontal 43.
Completando o dispositivo 30 para coleta da gor-dura e líquidos é previsto um bocal cônico de direcionamento e isolação dachama 50, o qual fica acoplado junto às superfícies voltadas externamente àcarcaça dos trechos tubular cônico central 41 e cilíndrico de pouca altura 42da bandeja 40 para isolar a chama do queimador 100 em relação a ditos tre-chos 41 e 42 e evitar aquecimento e queima da gordura e líquidos acumula-dos; dito bocal 50 dotado de duas lingüetas de trava diametralmente opostas51, que faz o travamento do bocal 50 na borda livre superior do trecho tubu-lar cônico central 41 da bandeja 40.
O difusor 10 fica dentro da carcaça 1 acima da a-bertura central da bandeja coletora 40 e da chama do queimador 100 (fig. 3)e é compreendido, essencialmente (fig. 1): por um flange cônico inferior 11de cuja base menor superior se estende um trecho cilíndrico 12, dotado deextremidade superior fechada e de aberturas laterais radiais 13; dito difusor10 prevê ainda pés inferiores 14 de apoio na bandeja coletora 40.
Assim, para utilização da churrasqueira (fig. 8), elaé disposta sobre o queimador 100 de um fogão a gás. Os alimentos a serempreparados, normalmente carnes 200, são espetados nos espetos verticais"invertidos" 20 e ditos espetos são pendurados nos furos receptores de espe-tos 4 da carcaça 1. Desse nodo ditos espetos 20 contendo as carnes 200 aserem preparadas ficam dispostos verticalmente, junto à parede da carcaça 1em torno do difusor 10, com as extremidades inferiores livre e suspensasacima das superfícies cônicas direcionadoras de gordura e líquidos 31 e 41da carcaça 1 e do prato coletor 40; ditos espetos 200 ficam pendurados, atra-vés dos discos 22, em respectivos furos 4 da carcaça 1 e com os cabos 21projetados para fora desta. Nessa condição, o queimador 100 é aceso e achama 101 projeta-se para dentro da abertura inferior da churrasqueira (de-finida pela abertura central do prato coletor 40 e pelo bocal 50). O calor "C"irradiado é direcionado pelo flange inferior 11 e pelas aberturas radiais 13do difusor 10. A chama 101, o difusor 10, a geometria da carcaça 1 e os fu-ros de exaustão 5, trabalhando em colaboração proporcionam o aquecimentoque atua sobre as carnes 200 espetadas, nos espetos 20. A gordura e líquidos"G" que se desprendem da carne 200 caem sobre as superfícies cônicas 31 e41 da carcaça 1 e do prato coletor 40, escorrem para os interstícios definidosentre as bases inferiores de ditas superfícies, de onde escoam pelos recortes33 da carcaça 1 e acumulam-se no trecho periférico 43-44 da bandeja 40, oqual fica externo à carcaça 1.
Para girar a carne 200 em relação à chama 101, afim de que seja cozida por igual basta girar os cabos 21 dos espetos 20montados nos furos 4.
Ao fim do preparo das carnes 200, a tampa 6 é re-movida e os espetos 20 são deslocados nos trechos radiais 4' dos furos 4 eretirados através da abertura central 3 da carcaça 1, juntamente com as car-nes 200 espetadas e presas nos mesmos.
Os procedimentos e funcionamento da churrasquei-ra quando são usadas as grelhas 70 são substancialmente os mesmos.
Dentro da construção básica, acima descrita, achurrasqueira, objeto do presente patente, pode apresentar modificações re-lativas a materiais, dimensões, detalhes construtivos e/ou de configuraçãofuncional e/ou ornamental, sem que fuja do âmbito da proteção solicitada.
Dentro disso, o difusor 10 pode ser de tipo que fazsomente a difusão de calor, caso em que é como ilustrado, por exemplo, nafigura 3, ou que faz difusão de calor e aromatização da carne (fig. 9), casoem que é formado adicionalmente: por prato inferior 60 que recebe umaporção de elemento de aromatização, como carvão, madeira ou outros; pordisco difusor superior 61; e por uma estrutura de pés de apoio 62.
Os espetos 20 podem ser de tipo convencionais(fig. 9) formado somente por uma haste, na qual é espetada a carne, pelodisco de retenção 22 previsto sob o cabo 21, para que dito espeto possa serpendurado no furo 4 sem ser apoiado no fundo da carcaça.
A carcaça 1 é formada por duas partes (bipartida)com alturas substancialmente iguais: uma parte inferior 7 dotada da aberturainferior 2 e uma parte superior 8 dotada da abertura superior central 3 e dosfuros receptores de espetos 4 e de exaustão 5 e cuja extremidade inferior a-copla-se dentro da boca superior da parte inferior 7 e é provida de um baten-te de retenção circundante 9. Na lateral da parte inferior 7 são previstos pe-gadores opostos 7'.
Essas partes, inferior 7 e superior 8, da carcaça 1são dimensionadas para serem montadas numa posição de uso, conforme asilustrações anexas, ou seja, posição em que os seus interiores (partes cônca-vas) ficam voltados um para o outro, definindo o espaço no qual fica retido ecircula o calor e são preparados os alimentos ou numa posição para guardarou embalar a churrasqueira, na qual esta define um menor volume, ou seja,uma posição em que a parte superior 8 fica invertida (com a boca voltadapara cima) e introduzida dentro da parte inferior 7 (não ilustrado).
Claims (5)
1.)-"APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CHURRASQUEIRA",compreendida, essencialmente: por carcaça preferencialmente cilíndrica (1),que retém e circula o calor, que é disposta sobre um queimador (100) de umfogão a gás e formada: por parte inferior (7) dotada de abertura inferior (2),que recebe a chama; e parte superior (8) dotada de abertura superior central(3) para introdução e retirada dos alimentos espetados em espetos ou dispos-tos em grelhas; alinhamento de furos dispostos em torno da abertura superi-or central (3) compreendendo furos (4) receptores de espetos ou grelhas efuros de exaustão (5) intercalados àqueles, referida carcaça é dotada aindade tampa (6) que fecha a abertura superior central (3); por difusor de calor(10), que fica dentro da carcaça (1) e acima da chama do queimador (100); epor uma pluralidade de espetos (20) e grelhas (70), que recebem os alimen-tos a serem preparados, que ficam com trecho que suporta o alimento dentroda carcaça (1), trecho atravessado no furo (4) e cabo (21), (71) projetadopara fora da carcaça, caracterizados pelo fato de que os furos (4), recepto-res dos espetos ou grelhas, têm for,mato que possibilita o giro dos espetos(20) ou grelhas (70) sobre si mesmos; a carcaça (1) e os espetos (20) e gre-lhas (70) têm relação de altura e comprimentos que possibilita que ditos es-petos (20) e grelhas (70) fiquem em posição vertical quando montados nacarcaça (1); e os espetos (20) e grelhas (70) são verticais, suspensos e livrespara serem girados em torno de seus eixos geométricos nos furos (4); o es-peto (20) é formado: por haste de apoio central mais longa (23) em cuja ex-tremidade superior ficam montados o cabo (21) e sob este o disco de reten-ção (22); e por uma haste em "U" (24) formada por ramo transversal inferiormontado cruzado na extremidade inferior da haste central (23) e ramos lon-gitudinais verticais prolongados daquele, voltados para cima e que recebemos alimentos; dita churrasqueira é formada ainda por dispositivo (30) paracoleta da gordura e líquidos que se desprendem do alimento durante o prepa-ro e para isolação dos mesmos em relação à chama compreendido: pela parteinferior (7) da carcaça (1) ser provida de trecho cônico inferior (31) direcio-nador da gordura e líquidos da extremidade inferior do qual se prolonga umtrecho cilíndrico de pouca altura (32) dotado de recortes (33) para passagemda gordura e líquidos; por uma bandeja (40) coletora da gordura e líquidosformada: por um trecho tubular cônico central (41), direcionador da gordurae líquidos, cuja base superior menor é aberta e da base inferior se prolongaum trecho cilíndrico de pouca altura (42); ditos trechos (41) e (42) ficam emtorno da chama do queimador (100) e projetados para dentro da abertura in-ferior (2) do trecho inferior cônico (31) da parte inferior (7) da carcaça (1);dita bandeja coletora (40) é formada ainda por um trecho periférico de con-tenção da gordura e líquido, compreendido: por trecho periférico plano hori-zontal (43) sobre o qual se apóia o trecho cilíndrico de pouca altura (32); epor parede periférica (44), prolongada para cima de dito trecho periféricoplano horizontal (43); dito dispositivo (30) é compreendido ainda por bocalcônico de direcionamento e isolação da chama (50), o qual fica acopladojunto às superfícies voltadas externamente à carcaça dos trechos tubular cô-nico central (41) e cilíndrico de pouca altura (42); dito bocal (50) dotado deduas lingüetas (51) de trava na borda livre superior do trecho tubular cônicocentral (41).
2.) - "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CHURRASQUEI-RA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizados por poder usar difu-sor (10) de tipo que faz somente a difusão de calor formado: por um flangecônico inferior (11); trecho cilíndrico (12), dotado do flange, de extremidadesuperior fechada e de aberturas laterais radiais (13); pés inferiores (14) deapoio na bandeja coletora (40) ou difusor de tipo que faz difusão de calor earomatização da carne formado: por prato inferior (60) que recebe uma por-ção de elemento de aromatização, como carvão, madeira ou outros; por dis-co difusor superior (61); e por uma estrutura de pés de apoio (62) que apóiana bandeja coletora (40).
3.) - "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CHURRASQUEIRA",de acordo com a reivindicação 1, caracterizados por poder usar espetos(20) de tipo formados por uma haste retilínea, na qual é espetada a carne epelo disco de retenção (22) previsto sob o cabo (21).
4.)-"APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CHURRASQUEIRA",de acordo com a reivindicação 1, caracterizados por poder usar grelha,formada substancialmente: por grades articuladas (70) entre as quais ficapreso o alimento; por cabo (71) prolongado de uma das grades e dotado dodisco (72) de retenção disposto sob o cabo (71).
5.)-"APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CHURRASQUEIRA",de acordo com a reivindicação 1, caracterizados pela carcaça (1) ser for-mada por duas partes (bipartida) com alturas substancialmente iguais: umaparte inferior (7) dotada da abertura inferior (2) e uma parte superior (8) do-tada da abertura superior central (3) e dos furos receptores de espetos ougrelhas (4) e de exaustão (5) e cuja extremidade inferior acopla-se dentro daboca superior da parte inferior (7) e é provida de um batente de apoio cir-cundante (9); ditas parte inferior (7) e superior (8) têm dimensões para se-rem montadas numa posição de uso, na qual ficam com suas superfícies in-ternas voltadas entre si ou posição em que a parte inferior (7) e superior (8)ficam com as superfícies internas voltadas numa mesma direção e esta últi-ma inteiramente introduzida dentro daquela.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRMU8901445 BRMU8901445U2 (pt) | 2009-07-29 | 2009-07-29 | aperfeiçoamentos introduzidos em churrasqueira |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRMU8901445 BRMU8901445U2 (pt) | 2009-07-29 | 2009-07-29 | aperfeiçoamentos introduzidos em churrasqueira |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRMU8901445U2 true BRMU8901445U2 (pt) | 2011-04-05 |
Family
ID=43824380
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRMU8901445 BRMU8901445U2 (pt) | 2009-07-29 | 2009-07-29 | aperfeiçoamentos introduzidos em churrasqueira |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRMU8901445U2 (pt) |
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2012061916A1 (pt) * | 2010-11-12 | 2012-05-18 | Tadaharu Ikeda | Base geradora de calor a partir de resistência elétrica e aparelho para preparo de alimentos |
-
2009
- 2009-07-29 BR BRMU8901445 patent/BRMU8901445U2/pt not_active IP Right Cessation
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2012061916A1 (pt) * | 2010-11-12 | 2012-05-18 | Tadaharu Ikeda | Base geradora de calor a partir de resistência elétrica e aparelho para preparo de alimentos |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US20220408970A1 (en) | Packable modular combustion grill | |
US10426291B2 (en) | Food cooker | |
KR101415926B1 (ko) | 구이 용기 | |
US4726349A (en) | Portable grill device | |
US2094915A (en) | Broiler | |
US5878739A (en) | Combination gas and charcoal grill | |
US3520290A (en) | Grate-supporting bracket for outdoor grill | |
US20130180412A1 (en) | Cooking grill | |
US20040200359A1 (en) | Outdoor cooker oven | |
US3040651A (en) | Charcoal grill | |
US20130029024A1 (en) | Barbeque stove | |
US20180317706A1 (en) | Vertical barrel cooker for even-temperature cooking and related methods | |
KR200463877Y1 (ko) | 숯불을 이용한 훈제기 | |
US3472151A (en) | Food treatment and preparation apparatus | |
RU108938U1 (ru) | Устройство для тепловой обработки продуктов | |
US20150297028A1 (en) | Barbecue grill with rotating fire receptacle | |
BRMU8901445U2 (pt) | aperfeiçoamentos introduzidos em churrasqueira | |
KR200455169Y1 (ko) | 훈제구이장치 | |
KR101337175B1 (ko) | 캠핑용 화로 | |
KR20130112440A (ko) | 바베큐 구이장치 | |
KR200434509Y1 (ko) | 야외용 고기구이기 | |
KR200361110Y1 (ko) | 다용도 조리기 | |
KR20080002970U (ko) | 터널형 황토 가마로 된 숯불 바베큐 구이기 | |
CN215226948U (zh) | 一种多功能组合炉 | |
RU187241U1 (ru) | Вертикальный мангал |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B08F | Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law |
Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE. |
|
B08K | Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87) |
Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2317 DE 02-06-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |