BRMU8401827Y1 - disposição construtiva aplicada em endoprótese modular para fêmur e joelho - Google Patents

disposição construtiva aplicada em endoprótese modular para fêmur e joelho Download PDF

Info

Publication number
BRMU8401827Y1
BRMU8401827Y1 BRMU8401827U BRMU8401827U BRMU8401827Y1 BR MU8401827 Y1 BRMU8401827 Y1 BR MU8401827Y1 BR MU8401827 U BRMU8401827 U BR MU8401827U BR MU8401827 U BRMU8401827 U BR MU8401827U BR MU8401827 Y1 BRMU8401827 Y1 BR MU8401827Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
knee
modular
modules
femur
stent graft
Prior art date
Application number
BRMU8401827U
Other languages
English (en)
Inventor
Alberto Tesconi Croci
Olavo Pires De Camargo
Original Assignee
M D T Ind E Com De Implantes Ortopédicos Ltda
Mdt Indústria Comércio Imp Ação E Exportação De Implantes S A
Mdt Indústria Comércio Imp Ação E Exportação De Implantes Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by M D T Ind E Com De Implantes Ortopédicos Ltda, Mdt Indústria Comércio Imp Ação E Exportação De Implantes S A, Mdt Indústria Comércio Imp Ação E Exportação De Implantes Ltda filed Critical M D T Ind E Com De Implantes Ortopédicos Ltda
Priority to BRMU8401827U priority Critical patent/BRMU8401827Y8/pt
Publication of BRMU8401827U publication Critical patent/BRMU8401827U/pt
Publication of BRMU8401827Y1 publication Critical patent/BRMU8401827Y1/pt
Publication of BRMU8401827Y8 publication Critical patent/BRMU8401827Y8/pt

Links

Landscapes

  • Prostheses (AREA)

Abstract

"aperfeiçoamento introduzido em endoprótese modular". compreende este pedido de patente de modelo de utilidade a todos os módulos de endoprótese, pois possuem um ressalto de encaixe (1), ou um orifício de recepção (2) ou ainda ambos (um em cada extremidade), sendo, tanto o ressalto de encaixe quanto o orifício de recepção cônicos, de tal forma que os módulos podem ser encaixados entre si com variações rotacionais, com base no encaixe macho/fêmea do tipo roseta (3), onde a cada 45<198> pode-se executar a fixação rotacional, existente nas faces anterior dos módulos; o módulo articulado do joelho possui um sistema de rotação, formato pelo componente tibial (4), o qual possui na borda superior um ressalto (5), e quando montado sob o platô (6), sua base inferior possui um rebaixo em forma de 'v' (7), cujo ângulo determina a rotação do joelho para a direita ou para a esquerda, internamente o sistema é constituído de furo no interior do platô (6), juntamente com outro furo no componente tibial (4), os quais ficam centrados, sendo introduzido neste local uma chaveta (8), a qual possui ao centro um parafuso (9), com arruela de pressão (10) para fixação dos conjuntos.

Description

“DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM ENDOPRÓTESE MODULAR PARA FÊMUR E JOELHO” BREVE APRESENTAÇÃO
[0001] Trata a presente solicitação de Patente de Modelo de Utilidade de uma disposição construtiva que se volta a endoprótese modular, particularmente endoprótese para fêmur e joelho, cujas características apresentadas proporcionam vantagens significativas, pois permite que os encaixes entre os módulos de uma endoprótese tenham maior segurança rotacional, bem como maior garantia quanto à quebra do material de implante e soltura do mesmo, devido ά sua construção modular com encaixes e recursos de rotação diferenciados em relação ao estado da técnica.
CAMPO DA INVENÇÃO
[0002] A endoprótese modular, objeto da presente solicitação de patente, se enquadra no segmento de medicina ortopédica, ESTADO DA TÉCNICA
[0003] Como é de conhecimento geral, a ressecçâo segmentar óssea com substituição por endoprótese vem sendo realizada como método de preservação dos membros nos casos de tumores malignos ósseos e nas lesões metastáticas que acometem o esqueleto, [0004] Assim, o uso do sistema modular possibilitou o emprego imediato de endoprótese, sem a necessidade de confecção sob medida, como anteriormente era feita, que, além de estar sujeita a eventuais erros de dimensiona mento, demandava espera de tempo para sua manufatura, [0005] As endopróteses modulares existentes atualmente, como aquelas encontradas no PI 01027-3-4, do mesmo depositante, obtiveram resultados satisfatórios, pois proporcionaram uma sob revida maior aos pacientes portadores deste mal, porém ainda notou-se certa fragilidade em algumas situações como a quebra de material de implante, principalmente em relação ao pino de encaixe dos módulos, os quais são direcionados a um dos receptores para fixação rotacional constante da face posterior do outro módulo, possibilitando que esses sejam posicionados em diferentes posições rotacionais. Como ocorreram esses problemas, o requerente após vários estudos e pesquisas, criou uma nova solução construtiva para a região dos módulos, [0006] No caso específico de endropròteses de fêmur e joelho, existente sempre a possibilidade de necessidade de uma ressecção total, o que implica no uso conjunto de uma endoprótese de fêmur e de joelho. Nessa situação, as referidas próteses formam uma unidade integral, interligadas pelas hastes, com dimensões predeterminadas.
[0007] Portanto, tanto no caso de uma ressecção parcial, onde apenas a endoprótese de fêmur ou joelho será substituída, os meios construtivos apresentados neste modelo se aplicam de forma tecnicamente correta, o mesmo ocorrendo quando as próteses de fêmur e joelho substituem todos os ossos desta região de ressecção, sendo utilizadas em conjunto, unidas pelas hastes, daí porque mantidas como pedido de patente único, DESCRIÇÃO GERAL DO MODELO
[0006] O novo modelo de endoprótese para fêmur e joelho elimina os encaixes do estado da técnica, que são feitos através de um único pino, conforme mostrado no documento anterior, inserindo em seu lugar um encaixe tipo macho/fêmea (roseta), o qual se apresenta com posições intermediárias de 45a, que podem sofrer rotação sem nenhum tipo de inconveniente, e que sua resistência é absoluta, resolvendo satisfatoriamente o problema apresentado.
[0009] Esta solução enquadra-se a todos os segmentos de endoprótese para fêmur e joelho, pois todos os módulos possuem um ressalto de encaixe, ou um orifício de recepção, ou ainda ambos (um em cada extremidade). Construtivamente, tanto o ressalto de encaixe quanto o orifício de recepção cônico podem ser encaixados entre si com variações rotacionais, no entanto fazendo uso de um encaixe macho/fêmea do tipo roseta, onde a cada 45p se pode executar uma diferente posição rotacional.
[0010] Os módulos são confeccionados em materiais como aço inoxidável ou titânio, sendo em alguns casos complementados por outros materiais como polietileno, o que se aplica, por exemplo, na endoprótese articulada de joelho.
[0011] Outro avanço a ser considerado e de extrema importância é que no módulo articulado de joelho foi implantada uma alteração, através da qual se torna possível que a endoprótese modular de joelho tenha rotação. Desta forma, permite que as transferências de carga rotacional que se encontram centradas no joelho, inclusive na marcha normal, sejam atenuadas com este mecanismo de rotação existente na prótese, evitando*se, desta forma, uma sobrecarga tanto nos módulos como na transição “osso remanescente-endoprótese", o que em última análise irá aumentar a durabilidade da mesma, com menores índices de fratura por fadiga ou ruptura de seus componentes.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0012] O modelo será, a seguir, explicado em sua forma construtiva, particularmente nos aspectos inovadores levados a efeito nos vários módulos da endoprótese, para fêmur e joelho, as quais podem ser aplicadas de forma conjunta, no caso de ressecção total, ou individual, no caso de ressecçâo parcial, Para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas: FIG. 1: Representa vistas lateral e planta do segmento de módulo diafisário externo da endoprótese modular; FIG. 2: Representa vistas lateral e planta do segmento de módulo diafisário Interno da endoprótese modular; FIG. 3: Representa vistas laterais e planta do segmento de módulo intermediário da endoprótese modular; FIG. 4: Representa vistas lateral, frontal, planta e cortes do segmento de módulo trocantério da endoprótese modular; FIG. 5: Representa vistas lateral e planta do segmento de módulo das hastes, contendo também hastes anti-curvato e hastes esquerda-direita da endoprótese modular; FIG, 6: Representa vistas lateral, frontal, planta e corte do segmento de módulo do componente tibial proximal da endoprótese modular; FIG. 7: Representa vistas lateral, frontal, planta e corte do segmento de módulo angular da endoprótese modular; FIG, 8: Representa vistas lateral, frontal, planta e corte do segmento de módulo de base tibial da endoprótese modular; FIG. 9; Representa vistas lateral e frontal em corte do segmento de módulo articulado do joelho provido de rotação da endoprótese modular; FIG, 9A a 9D: Representam vistas lateral, frontal, planta e oortes dos segmentos de módulos articulados de joelho provido de sistema de rotação; FIG. 10: Representa vista em perspectiva dos segmentos de módulos de endoprótese modular para fêmur a serem montados; FIG. 11: Representa vista em perspectiva da endoprótese proximal parcial de fêmur; FIG. 12: Representa vista em perspectiva da endoprótese articulada de joelho, provido de sistema de rotação.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0013] A “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM ENDOPRÓTESE MODULAR PARA FÊMUR E JOELHO”, objeto desta solicitação de Patente de Modelo de Utilidade, possui particular aplicação em ressecções ósseas, que se destaca em relação ao estado da técnica por ser constituída de um encaixe especial macho/fêmea, do tipo roseta com posições intermediárias de 45°, passíveis de sofrer rotação sem nenhum inconveniente, sendo sua resistência absoluta. No caso da presente prótese, a mesma se aplica tanto em ressecção óssea total como parcial, sendo que, havendo a ressecção total, as próteses de joelho e fêmur são utilizadas de forma conjunta e, sendo parcial, será utilizada apenas uma ou outra prótese, A solução construtiva se encontra disponível a todos os segmentos modulares disponíveis da endoprótese para fêmur e joelho, a saber: - componente tibial e platô tíbial; - módulos intermediários (2,5 cm, 5,0 cm e 10 cm); - módulo diafisário; - cabeça femoral bipolar; - módulo angular; - base tibial; - hastes e, - módulo articulado do joelho, [0014] Todos esses módulos possuem um ressalto de encaixe (1), ou um orifício de recepção (2), ou ainda ambos {um em cada extremidade). Tanto o ressalto de encaixe {1) quanto o orifício de recepção (2) são cônicos, de forma que os módulos possam ser encaixados entre si com variações rotacionais, com base no encaixe macho/fêmea do tipo roseta (3), onde a cada 45° se pode obter um diferente posicionamento rotacional.
[0015] Segundo o presente modelo, o módulo articulado de joelho possui um sistema inovador de rotação, formado pelo componente tibial (4), o qual possui na borda superior um ressalto {5) e, quando montado sob o platô {6), sua base possuí um rebaixo em forma de “V" (7), cujo ângulo determina a rotação do joelho para a direita ou para a esquerda, desta forma permitindo que as transferências de carga rotacional que estão centradas no joelho, inclusive na marcha normal, sejam atenuadas com o referido mecanismo de rotação; com isso, evita-se sobrecarga tanto nos módulos como na transição “osso raman escente-en do prótese", o que, em última análise, irá aumentar a durabilidade da mesma, com menores indices de fraturas por fadiga ou ruptura de seus componentes. Para que o sistema possa permanecer bem centrado e acoplado, no interior do platô (6), juntamente com o componente tibial <4), é introduzida uma chaveta (8), a qual possui um parafuso (9), com arruela de pressão (10) para fixação dos conjuntos.
[0016] Na Figura 1 estão representadas vistas lateral e planta do segmento de módulo diafisárto externo da endoprótese modular, mostrando os ressaltos extremos (1), bem como os encaixes macho/fêmea tipo roseta (3) com posições rota d onais a cada 45°.
[0017] Na Figura 2 estão representadas vistas lateral e planta do segmento do módulo diafasário interno da endoprótese modular, com os orifícios de recepção (2) e os encaixes macho/fêmea tipo roseta (3) com posições rotadonais a cada 45°., [0018] Na Figura 3 estão representadas vistas lateral e em planta do segmento de módulo intermediário da endoprótese modular, tendo em uma extremidade o ressalto cônico (1) e, na extremidade oposta, o encaixe cônico (2), sendo ainda mostrados, externa e internamente, os encaixes macho/fêmea tipo roseta (3), com posições rotadonais a cada 45°.
[0019] A Figura 4 representa vistas lateral, frontal, planta e cortes do segmento de módulo trocantério da endoprótese modular, tendo em uma extremidade p encaixe cônico (2), sendo ainda mostrada internamente o encaixe tipo roseta {3) com posições rotadonais a cada 45°, [0020] A Figura 5 representa vistas lateral e planta do segmento de módulo das hastes, contendo também hastes anti-curvato e hastes esquerda-direita da endoprótese modular, sendo visualizados ressaltos externos (1) e encaixes internos ¢2) em diferentes hastes, bem como o encaixe tipo macho/fêmea tipo roseta (3) com posições rotadonais a cada 45°.
[0021] A Figura 6 representa vistas lateral, frontal, planta e corte do segmento de módulo do componente tibial proximal da endoprótese modular, onde está representado em uma extremidade o encaixe interno (2) e o respectivo encaixe tipo roseta (3) com posições rotadonais a cada 45°.
[0022] A Figura 7 representa vistas lateral, frontal, planta e corte do segmento de módulo angular da endoprótese modular, sendo visualizados encaixes íntemos (2) angulares, bem como os encaixes internos tipo roseta (3) com posições rotadonais a cada 45°, [0023] A Figura 8 representa vistas lateral, frontal, planta © corte do segmento de módulo de base tibial da endoprótese modular, onde está mostrado o encaixe interno (2) e o respectivo encaixe tipo roseta (3) com posições rotacionais a cada 45a.
[0024] A Figura 9 representa vistas lateral e frontal em corte do segmento de módulo articulado do joelho provido de rotação da endoprótese modular, mostrando, além dos componentes de rotação do joelho, os ressaltos (1) e os encaixes tipo roseta (3) com posições rotacionais a cada 45°, sendo que a associação do ressalto (1) com o encaixe macho/fêmea tipo roseta {3} elimina os pinos utilizados no modelo anterior do mesmo depositante.
[0025] As Figuras 9A a 9D representam vistas lateral, frontal, planta e cortes dos segmentos de módulos articulados de joelho provido de sistema de rotação, sendo mostrados, além dos componentes de rotação do joelho, os ressaltos (1) e os encaixe macho/fêmea tipo roseta (3) com posições rotacionais a cada 45°, [0026] A Figura 10 representa vista em perspectiva dos segmentos de módulos de endoprótese modular para fêmur a serem montados, mostrando os ressaltos (1), encaixes (2) cônicos e encaixe macho/fêmea tipo roseta (3) com posições rotacionais a cada 45°.
[0027] A Figura 11 representa vista em perspectiva da endoprótese proximal parcial de fêmur, na posição montada.
[0028] A Figura 12 representa vista em perspectiva da endoprótese articulada de joelho, provido de sistema de rotação.
[0029] Assim o presente modelo de endoprótese possibilita, portanto, a eliminação dos pinos de encaixe empregados nas próteses do PI0102703-4, mediante a associação dos ressaltos (1), encaixes (2), ambos cônicos, com os encaixes tipo roseta (3) com ajustes a cada 45°, aplicáveis estes componentes, no caso do joelho, de maneira associada ao sistema de rotação também requerido nesta solicitação, [0030] Para obtenção de uma endoprótese de fêmur ou joelho, os módulos são conectados entre si, quer de forma total ou parcial, em função do tipo de ressecção, sendo a mencionada conexão realizada pelos elementos conectores denominados ressaltos (1) e encaixes (3), ao passo que, para rotação entre os mesmos, são empregados os ecaíxes macho/fêmea tipo roseta (3) com posições rotacionais a cada 45°.
[0031] Portanto, a presente endoprótese para fêmur e joelho, segundo o presente pedido de patente, satisfaz plena mente os objetivos propostos, realizando de maneira prática e eficaz as funções para as quais foi projetada, proporcionando uma série de vantagens técnicas e funcionais, evitando-se sobrecarga tanto nos módulos como na transição do "osso remanescente -endoprótese", aumentando a durabilidade da mesma e, por fim, revestindo-se de características próprias, inovadoras e dotadas com requisitos fundamentais de novidade.
REIVINDICAÇÕES

Claims (2)

1) “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM ENDOPRÓTESE MODULAR PARA FÊMUR E JOELHO", esta construção se aplica a todos os segmentos modulares disponíveis da endoprótese para fêmur e joelho, a saber: componente tibial e platô tibial; módulos intermediários: módulo diafisário; cabeça femoral bipolar; módulo angular; base tibial; hastes e, módulo articulado do joelho; os módulos possuem um ressalto de encaixe (1), ou um orifício de recepção (2), ou ainda ambos - um em cada extremidade sendo que, tanto o ressalto de encaixe (1) quanto o orifício de recepção (2) são cônicos; caracterizado por as endopróteses de fêmur e de joelho serem aplicadas conjuntamente ou individualmente, sendo os módulos conectados entre si e providos, cada qual, de encaixes macho/fêmea tipo roseta (3) dotados de posição rotacional a cada 45°; sendo que, no caso do joelho, a endoprótese contempla um móduto articulado do joelho provido de rotação da endoprótese modular.
2) “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM ENDOPRÓTESE MODULAR PARA FÊMUR E JOELHO", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o módulo articulado de joelho possuir um sistema de rotação, formado pelo componente tibial (4), o qual possuí na borda superior um ressalto (5) e, quando montado sob o platô (6), sua base possuí um rebaixo em forma de “V" (7),
BRMU8401827U 2004-08-09 2004-08-09 disposição construtiva aplicada em endoprótese modular para fêmur e joelho BRMU8401827Y8 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8401827U BRMU8401827Y8 (pt) 2004-08-09 2004-08-09 disposição construtiva aplicada em endoprótese modular para fêmur e joelho

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8401827U BRMU8401827Y8 (pt) 2004-08-09 2004-08-09 disposição construtiva aplicada em endoprótese modular para fêmur e joelho

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRMU8401827U BRMU8401827U (pt) 2005-05-31
BRMU8401827Y1 true BRMU8401827Y1 (pt) 2016-11-08
BRMU8401827Y8 BRMU8401827Y8 (pt) 2021-06-22

Family

ID=34578592

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8401827U BRMU8401827Y8 (pt) 2004-08-09 2004-08-09 disposição construtiva aplicada em endoprótese modular para fêmur e joelho

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8401827Y8 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRMU8401827U (pt) 2005-05-31
BRMU8401827Y8 (pt) 2021-06-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2293496T3 (es) Glenoide aumentado.
JP4642586B2 (ja) 多目的ステムを備えたモジュラー整形外科インプラントシステム
US5019103A (en) Tibial wedge system
ES2399084T3 (es) Prótesis de artroplastia de rodilla
ES2720485T3 (es) Aumento retirable para implante médico
US6214052B1 (en) Tibial component with a reversible, adjustable stem
ES2541672T3 (es) Sistemas relativos a una prótesis de rodilla capaz de conversión de una prótesis de tipo retención de cruzado a una prótesis de tipo estabilización posterior
ES2391148T3 (es) Artroplastia femororrotuliana
US5593449A (en) Dual taper stem extension for knee prosthesis
EP1417939B1 (en) Humeral shoulder prosthesis
EP1913902B1 (en) Bowed femoral sleeve
BRPI0618305A2 (pt) sistema de montagem e método para aumentar a fixação do implante ao osso
US20140163688A1 (en) Malleolar Replacement Devices
US20070038306A1 (en) O&#39;Gara femur prosthesis
US20120245701A1 (en) Hemi Ankle Implant
ES2960059T3 (es) Implantes de fijación de fractura de plataforma
US20040193169A1 (en) Surgical apparatus to allow replacement of degenerative ankle tissue
CN101340862A (zh) 获得骨固定的装置和方法
JP2004202233A (ja) モジュラースリーブを備えた人工大腿骨構成要素
BG64688B1 (bg) Протеза за частична или пълна замяна на дълга кост
ES2540579T3 (es) Sistema de prótesis ortopédica de rodilla
JPH0315459A (ja) モジュール式膝補綴手段
BR102020012609A2 (pt) Implantes protéticos incluindo uma estrutura para fixação ao osso e métodos relacionados
CA3042891C (en) Fixation mechanism for an implant
JP2016504145A (ja) 下肢切断のためのインプラント

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11N Dismissal: publication cancelled

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO PUBLICADO NA RPI 1959 DE 22/07/2004.

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: MDT - INDUSTRIA COMERCIO IMPORTACAO E EXPORTACAO D

Free format text: NOME ALTERADO DE: M D T - INDUSTRIA E COMERCIO DE IMPLANTES ORTOPEDICOS LTDA.

B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: MDT - INDUSTRIA COMERCIO IMPORTACAO E EXPORTACAO D

B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 7 (SETE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/11/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 15 (QUINZE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/08/2004, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO

B21A Expiry acc. art. 78, item i of ipl- expiry of the term of protection

Free format text: PATENTE EXTINTA EM 10/08/2019