BR9914086B1 - composição granulada nutriente para o solo e processo de fornecer nutrientes ao solo. - Google Patents

composição granulada nutriente para o solo e processo de fornecer nutrientes ao solo. Download PDF

Info

Publication number
BR9914086B1
BR9914086B1 BRPI9914086-1A BR9914086A BR9914086B1 BR 9914086 B1 BR9914086 B1 BR 9914086B1 BR 9914086 A BR9914086 A BR 9914086A BR 9914086 B1 BR9914086 B1 BR 9914086B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
soil
composition
micronutrient
zinc
weight
Prior art date
Application number
BRPI9914086-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR9914086A (pt
Inventor
John Larry Sanders
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=22583790&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR9914086(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed filed Critical
Publication of BR9914086A publication Critical patent/BR9914086A/pt
Publication of BR9914086B1 publication Critical patent/BR9914086B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C05FERTILISERS; MANUFACTURE THEREOF
    • C05CNITROGENOUS FERTILISERS
    • C05C3/00Fertilisers containing other salts of ammonia or ammonia itself, e.g. gas liquor

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Fertilizers (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSIÇÃO GRANULADA NUTRIENTE PARA O SOLO E PROCESSO DE FORNECER NUTRIENTES AO SOLO".
Fundamentos da Invenção
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se amplamente a composições e aprocessos para diminuição do pH de microambientes do solo de modo aaumentar a captação de micronutriente de plantas em crescimento. As com-posições da invenção são de preferência granuladas e compreendem sulfatode amônio, enxofre elementar e um micronutriente selecionado do grupo queconsiste em zinco, ferro, manganês, cobre, boro, cobalto, vanádio, selênio,silício, níquel e misturas dos mesmos. Nos processos preferidos da inven-ção, as composições granuladas são aplicadas ao solo resultando na forma-ção de microambientes ácidos no solo, enquanto que o solo que circunda osmicroambientes mantém seu pH original. Tais condições localizadas de bai-xo pH conduzem a uma maior disponibilidade e captação pela planta dosmicronutrientes importantes. Em uma modalidade alternativa, as composi-ções granuladas podem ser utilizadas quando for desejável diminuir o pHglobal do solo a granel.
Descrição da Técnica Anterior
Para manter um crescimento saudável, as plantas devem extrairuma variedade de elementos do solo em que elas estão crescendo. Esteselementos incluem os chamados micronutrientes de zinco, ferro, manganês,cobre, boro, cobalto, vanádio, selênio, silício e níquel. No entanto, em muitossolos há falta de quantidades suficientes destes micronutrientes ou contêmos mesmos apenas em formas que não podem ser facilmente aproveitadaspelas plantas. Para contrariar estas deficiências, são comumente aplicadasaos solos fontes do (s) elemento (s) deficiente (s) para melhorar as taxas decrescimento e rendimentos obtidos de plantas de cultura. Esta aplicação ge-ralmente foi realizada usando-se óxidos, sulfatos, oxissulfatos, quelatos eoutras formulações.
Em solo comum para agricultura, os pH's variam de desde aproxi-madamente 4,5 até 8,3. Os solos que têm pHs abaixo de 6,5 são normal-mente sujeitos a tratamento com cal para tornar o pH do solo neutro ou qua-se neutro. O tratamento com cal é necessário para a disponibilidade demuitos micronutrientes (tais como nitrato, fosfatos, magnésio e especial-mente cálcio). Entretanto, quando é aplicada cal, a disponibilidade de mi-cronutriente geralmente é diminuída em virtude da formação de produtosinsolúveis. Isto é especialmente verdadeiro se ocorrer excesso de aplicaçãode cal. Similarmente, os campos com pH's que ocorrem naturalmente emexcesso de 7 têm disponibilidade restrita de micronutriente em virtude daformação ali de produtos da reação insolúveis (fixação). Sabe-se que a dis-ponibilidade da maioria dos micronutriente aumenta quando aumenta o pH.
No passado foi impraticável utilizar o conhecimento de que umambiente ácido pode fornecer melhor disponibilidade de micronutrientes.Uma razão é que, embora seja melhorada a disponibilidade do micronutri-ente pelos baixos pH's, os rendimentos máximos da cultura podem normal-mente ser obtidos a pH's mais altos.
Para compensar a falta de micronutrientes disponíveis, muitosfazendeiros aplicam quantidades em excesso de fertilizantes contendoaqueles micronutrientes ao solo. Os fazendeiros no entanto podem aplicaronerosas aplicações às folhas que podem resolver os problemas, porém aum alto custo para o fazendeiro. Os micronutrientes (que geralmente são fixa-dos ou se tornam não disponíveis quando aplicados aos solos), freqüentementelimitam a captação dos macronutrientes. Os macronutrientes podem então ar-rastar por lavagem ou Iixiviar para fora do solo e contaminar a água subter-rânea ou a água da superfície.
Sumário da Invenção
A presente invenção evita os problemas descritos acima porcombinação de sulfato de amônio, enxofre elementar e micronutrientes emcomposições capazes de fornecer um microambiente que forma ácido nosolo, sem diminuir o pH global do solo a granel. Preferencialmente, as com-posições são de forma granular para fornecer os microambientes do solo debaixo pH, com alta captação de micronutriente. Alternativamente, se for de-sejável diminuir o pH global do solo a granel, podem ser usadas composi-ções não granuladas (isto é, uma fina mistura de partícula).
Com mais detalhe, as composições de micronutriente da inven-ção (tanto granuladas como não granuladas) compreendem sulfato de amô-nio, enxofre elementar e um micronutriente selecionado do grupo que con-siste de zinco, ferro, manganês, cobre, boro, cobalto, vanádio, selênio, silí-cio, níquel e misturas dos mesmos. Os micronutrientes preferidos são zinco,boro, ferro, cobre e manganês, com zinco, boro, ferro e manganês sendoparticularmente preferidos. As faixas preferidas de concentrações de cadaum dos componentes das composições são apresentadas na Tabela 1.
Embora a composição não granulada seja ela mesma útil paradiminuir o pH do solo a granel, é uma vantagem em particular da presenteinvenção que a composição possa ser formada em grânulos para situaçõesem que é desejável diminuir o pH em apenas pequenas porções do solo,enquanto não afeta o pH global do solo a granel. Amplamente, os compósi-tos granulados de acordo com a invenção podem ser formados por granula-ção de uma mistura que compreende sulfato de amônio, enxofre elementare um micronutriente selecionado do grupo que consiste de zinco, ferro,manganês, cobre, boro, cobalto, vanádio, selênio, silício, níquel e misturasdos mesmos. A granulação da mistura pode ser realizada usando-se qual-quer processo de granulação conhecido. Um processo preferido de forma-ção de compósitos granulados de acordo com a invenção envolve a mistu-ração de sulfato de amônio, enxofre elementar e o(s) micronutriente(s) de-sejado^) para formar uma mistura e então adicionando um reagente quími-co à mistura. Os reagentes químicos adequados incluem ácido sulfúrico,ácido fosfórico ou amônia anidra (ou qualquer reagente que reagirá com amistura para gerar calor e assim iniciar uma reação de ligação química). Amistura resultante é então processada em qualquer maquinaria de granula-ção conhecida na técnica, que inclui mas não limitada a granuladores detambor rotativo, granuladores de cuba rotativa, granuladores de leito fluidi-zado ou torres de formação de pepitas. Enquanto se processam as reaçõesquímicas, os grânulos endurecerão.Se for preferido um processo de granulação física, pode ser se-guido o mesmo procedimento como descrito acima para granulação químicacom a exceção de que, em vez de adicionar um reagente químico à mistura,é adicionado à mistura um agente aglutinante (tal como Iignossulfonatos ouargila atapulgita). Se não for desejável o uso de agentes aglutinantes físicos ouquímicos, o sulfato de amônio, o enxofre elementar e o(s) micronutriente(s) de-sejado) podem ser moídos até um tamanho de malha relativamente fino(geralmente desde aproximadamente 0,005 mm até aproximadamente 1,0 mm)e misturados juntos. A mistura resultante é então processada através decilindros que exercem pressões sobre as misturas de desde aproximada-mente 1406 até aproximadamente 4218 kg / cm^ (aproximadamente 20.000até aproximadamente 60.000 libras / polegada quadrada). As folhas ou fitasde material processado são rompidas em pequenos pedaços por um moinhode cadeia ou outro dispositivo. Estes pedaços podem então ser seleciona-dos em grupos de tamanhos uniformes antes da secagem.
Os micronutrientes preferidos e as faixas de concentração prefe-ridas dos compostos que constituem os compósitos granulados são osmesmos que aqueles descritos para os compósitos não granulados acima.
Os grânulos de micronutriente da presente invenção deviam ter uma densidadeaparente de desde aproximadamente 480-1601 kg / m^ (30-100 libras/ft3), depreferência desde aproximadamente 720-1361 kg / m3 (45-85 libras/ft3) e maispreferível aproximadamente 961 (60 libras/ft3). Os grânulos deviam ter umasolubilidade em água de desde aproximadamente 10-100%, de preferênciadesde aproximadamente 20-95% e mais preferivelmente desde aproxima-damente 25-90%. A maior dimensão da superfície dos grânulos é de prefe-rência desde aproximadamente 0,1-30 mm, mais preferivelmente desdeaproximadamente 0,1-3,0 mm e mais preferivelmente desde aproximada-mente 1,5-3,0 mm. Embora estas faixas sejam preferidas, os versados natécnica reconhecerão que o tamanho do grânulo pode ser variado de acordocom a plantação em que este está sendo usado.
Os compósitos granulados e os não granulados da invençãopodem ser aplicados ao solo por qualquer processo conhecido na técnicaque seja adequado às necessidades do fazendeiro, inclusive por aplicaçãopor difusão, aplicação em faixas, aplicação de adubo lateralmente, aplicaçõescom a semente ou qualquer combinação destes processos de aplicação.
Embora as composições não granuladas diminuam o pH global dosolo a granel, os compósitos granulados fornecem contato íntimo entre os com-ponentes dos grânulos, resultando em um único microambiente ácido localiza-do que aumenta a disponibilidade dos micronutrientes (isto é, zinco, ferro,manganês, cobre, boro, cobalto, vanádio, selênio, silício, níquel). Quandoaplicado ao solo como um fertilizante, o microambiente terá um pH distintodo pH do solo a granel que circunda o microambiente. Quando as raízes daplanta crescem desordenadamente em todo o solo, elas encontram estesmicroambientes, dando acesso aos microambientes facilmente disponíveisembora permitindo simultaneamente que as raízes adsorvam outros nutri-entes (tais como nitrogênio ou fosforosos), provenientes do solo a granelnão acidificado que circunda o microambiente.
Quando os compósitos granulados da invenção são aplicadosao solo, os microambientes resultantes deviam ter um pH do solo de desdeaproximadamente 3-7, de preferência desde aproximadamente 4-6 e maispreferível mente desde aproximadamente 5-6. Expresso de uma outra maneira,o pH dentro dos microambientes deviam ser desde aproximadamente 1-4 e depreferência desde aproximadamente 2-3 unidades de pH mais baixas doque o pH do solo a granel (isto é, o solo que circunda os microambientes,porém cujo pH tinha sido essencialmente inafetado pelos grânulos). O pHdo microambiente devia permanecer ácido (isto é, pH menor do que 7) du-rante pelo menos aproximadamente 30 dias, de preferência pelo menosaproximadamente 60 dias e mais preferivelmente desde aproximadamente90-120 dias depois que o grânulo entrou em contato com o solo. Os compó-sitos granulados podem ser distribuídos desordenadamente em todo o solo(como estão as raízes das plantas em crescimento), entretanto, é preferívelque os compósitos granulados sejam distribuídos em uma quantidade talque seja formado um número suficiente de microambientes de baixo pH parapermitir que um número adequado de raízes da planta entrem em contatocom o microambiente e assim acessem os micronutrientes facilmente dispo-níveis. Portanto, é preferível que haja desde aproximadamente 35-3531 mi-croambientes por m3 (1-100 microambientes por pé cúbico) de solo, maispreferivelmente desde aproximadamente 353-1765 microambientes por rri3(10-50 microambientes por pé cúbico) de solo e mais preferivelmente desdeaproximadamente 423-1412 microambientes por m3 (12-40 microambientespor pé cúbico) de solo. Preferencialmente, os microambientes (formados porgrânulos, cujas maiores dimensões da superfície são desde aproximada-mente 1,5-3,0 mm) são de um tal tamanho que as maiores dimensões domicroambiente tenham em média desde aproximadamente 5-10 mm, maispreferivelmente desde aproximadamente 4-8 mm e mais preferivelmentedesde aproximadamente 3-6 mm.
Sendo os microambientes ácidos, os micronutrientes proveni-entes dos grânulos são mais facilmente disponíveis e assim são mais efici-entemente retirados pelas raízes da planta. Os versados na técnica consi-derarão que esta eficiência é responsável por uma diminuição substancialna quantidade de micronutrientes necessária, fazendo economia para o fa-zendeiro. Especificamente, o uso de compósitos granulados de acordo comos métodos da invenção resulta em um decréscimo de pelo menos aproxi-madamente 25% em peso por acre (1 acre = 40,47 ares), de preferênciapelo menos aproximadamente 35% em peso por acre e mais preferivelmentepelo menos aproximadamente 50% em peso por acre, na quantidade depelo menos um dos micronutrientes dentro dos compósitos em comparaçãocom a quantidade do respectivo micronutriente que precisasse usar as com-posições e os métodos conhecidos na técnica.
Tabela 1
<table>table see original document page 7</column></row><table>Tabela 1 (Continuação)
<table>table see original document page 8</column></row><table>
aPor cento em peso aproximado, baseado no peso total da composiçãoconsiderada como 100% em peso.
Descrição Detalhada das Modalidades PreferidasExemplos
Os exemplos a seguir apresentam métodos preferidos de acordocom a invenção. Deve ser entendido, entretanto, que estes exemplos sãofornecidos para fins de ilustração e nada neste caso devia ser consideradocomo uma limitação em relação ao âmbito total da invenção.
Exemplo 1
Preparação de uma Composição Micronutriente com 20% de Cobre
Os ingredientes a seguir foram adicionados a um granulador detambor rotativo e misturados até substancialmente homogêneos: 181 kg(400 libras) de sulfato de amônio, 371 kg (818 libras) de reagente óxido de zin-co (10% de zinco), 195 kg (432 libras) de óxido de cobre e 90,7 kg (200 libras)de enxofre elementar. Após misturação foram adicionados à mistura no gra-nulador 130 kg (286 libras) de ácido sulfúrico para formar uma pasta fluidasemilíquida. O granulador (que foi deixado com a sua boca em um ânguloligeiramente posicionado acima da horizontal) foi então girado para formar apasta fluida em grânulos. Quando os grânulos atingiam o tamanho apropria-do, eles rolavam para fora da boca do tambor do granulador. Os grânulosformados foram aquecidos em um secador (até aproximadamente 93-1210C(200-250°F) fazendo com que o excesso de umidade se evapore e endure-cendo o grânulo. Após secagem, os grânulos foram passados sobre umasérie de peneiras vibratórias para se obter apenas grânulos que tenham umtamanho de desde 1,5-3,0 mm. Os grânulos fora desta faixa de tamanho fo-ram então moídos e reprocessados como descrito acima. Aqueles grânulos quetêm os tamanhos apropriados foram então borrifados com um revestimento delignossulfonato para aumentar a dureza e reduzir a formação de pó fino.
Exemplo 2
Preparação de uma Composição Micronutriente com 20% de Zinco
Os ingredientes a seguir foram misturados em um misturador demoinho para argila até substancialmente homogêneos: 181 kg (400 libras)de sulfato de amônio; 387 kg (854 libras) de reagente óxido de zinco (10%de zinco); 180 kg (397 libras) de óxido de zinco (76% de zinco) e 90,7 kg(200 libras) de enxofre elementar. A mistura resultante foi adicionada a umgranulador de tambor rotativo, seguido pela adição de 130 kg (286 libras) deácido sulfúrico ao granulador. Todos os ingredientes foram misturados nogranulador até que se formasse uma pasta semilíquida. O granulador foientão girado para formar a pasta em grânulos, que então saíam pela bocado tambor (posicionado ligeiramente acima da horizontal). Os grânulos for-mados foram aquecidos em um secador (até aproximadamente 93-1210C(200-250°F) evaporando o excesso de umidade e endurecendo os grânulos.Após secagem, os grânulos foram passados sobre uma série de peneirasvibratórias para se obter grânulos que tenham um tamanho de pelo menos3,0 mm. Os grânulos fora desta faixa de tamanho foram então moídos e re-processados como descrito acima. Aqueles grânulos que têm os tamanhosapropriados foram então borrifados com um revestimento de lignossulfonato.
Exemplo 3
Foram conduzidos testes para determinar os efeitos de váriascombinações de micronutriente sobre os pH's do solo e captações de mi-cronutriente por soja. Aquelas combinações foram: sulfato de amônio comuma mistura de micronutriente; enxofre elementar com uma mistura de mi-cronutriente; e uma combinação de sulfato de amônio e enxofre elementarcom uma mistura de micronutriente. As misturas de micronutriente conti-nham Zn, Fe, Mn e Cu em tais quantidades que foram aplicadas às quanti-dades a seguir por are (por acre): 11,2 g (1 libra) de Zn, 5,6 g (0,5 libra) deFe, 5,6 g (0,5 libra) de Mn e 5,6 g (0,5 libra) de Cu. Em cada corrida, foramaplicados 22 kg de enxofre /are de solo (vinte libras de enxofre / acre desolo). O enxofre aplicado em cada rodada foi obtido nas seguintes varia-ções: 9 kg (vinte libras) de (NH4)2SC>4; 9 kg (vinte libras) de enxofre queera enxofre elementar e uma combinação de 4,5 kg (dez libras) de enxofrede (NH4)2SC>4 e 4,5 kg (dez libras) de enxofre que era enxofre elementar.Cada combinação foi aplicada ao solo por aplicações em faixa na plantação.O pH do solo e o tecido da folha foram testados a 60 dias após a plantação.Os resultados destes testes são apresentados na Tabela 2 a seguir. O tra-tamento (III) diminuiu o pH do solo 0,5 unidade mais do que o tratamento (I)e o tratamento (III) diminui o pH do solo 1,2 unidade mais do que o trata-mento (II). Este por sua vez conduziu a um grande aumento na captação deZn, Fe, Mn e Cu pela planta sujeita ao tratamento (III) em comparação comaquelas plantas sujeitas aos tratamentos (I) ou (II).
Tabela 2
<table>table see original document page 10</column></row><table>
a 220 g por are (vinte libras por acre) de enxofre, com o enxofre sendo obti-do partindo de (NH4)2S04
b 220 g por are (vinte libras por acre) de enxofre, com o enxofre sendo en-xofre elementar.
c 220 g por are (vinte libras por acre) de enxofre, com 110 g (dez libras) doenxofre sendo obtidas partindo de (NH4)2S04 e 110 g (dez libras) do enxo-fre sendo obtidas partindo de enxofre elementar.

Claims (9)

1. Composição granulada nutriente para o solo, caracterizadapelo fato de que compreende sulfato de amônio, enxofre elementar e ummicronutriente selecionado a partir do grupo consistindo em zinco, ferro,manganês, cobre, boro, cobalto, vanádio, selênio, silício, níquel e misturasdos mesmos, sendo a quantidade de sulfato de amônio, em uma base empeso, superior à quantidade de enxofre elementar que é 2,5-49%, em peso,com base no peso total da composição considerada como 100% e a dimen-são da superfície dos grânulos é de 0,1-30 mm.
2. Composição, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de que o referido enxofre está presente a um nível de 5-25%, empeso.
3. Composição, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de que o referido sulfato de amônio está presente a um nível de 5-49%, em peso, com base no peso total da composição considerada como 100% em peso.
4. Composição, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de que o referido micronutriente é selecionado a partir do grupoconsistindo em zinco, boro, ferro, cobre, manganês e misturas dos mesmos.
5. Processo de fornecer nutrientes ao solo, caracterizado pelofato de que compreende as etapas de:fornecer uma composição granulada nutriente para o solo com-preendendo sulfato de amônio, enxofre elementar e um micronutriente sele-cionado a partir do grupo consistindo em zinco, ferro, manganês, cobre, bo-ro, cobalto, vanádio, selênio, silício, níquel e misturas dos mesmos, sendo aquantidade de sulfato de amônio, em uma base em peso, superior à quanti-dade de enxofre elementar que é 2,5-49%, em peso, com base no peso totalda composição considerada como 100% e a dimensão da superfície dosgrânulos é de 0,1-30 mm; epôr em contato a referida composição com o referido solo.
6. Processo, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pe-lo fato de que o referido micronutriente é selecionado a partir do grupo com-sistindo em zinco, boro, ferro, cobre, manganês e misturas dos mesmos.
7. Processo, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pe-lo fato de que a referida composição compreende de aproximadamente 5-49%, em peso, de sulfato de amônio e de 2,5-49%, em peso, de enxofre e-lementar, com base no peso total da composição considerada como 100%em peso.
8. Processo, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pe-lo fato de que a referida etapa de contato compreende a etapa de espalharde forma substancialmente uniforme a referida composição no referido solo.
9. Processo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pe-lo fato de que a referida etapa de contato compreende a etapa de incorporara referida composição ao referido solo.
BRPI9914086-1A 1998-09-28 1999-08-31 composição granulada nutriente para o solo e processo de fornecer nutrientes ao solo. BR9914086B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/162,013 1998-09-28
US09/162,013 US6132485A (en) 1998-09-28 1998-09-28 Soil nutrient compositions and methods of using same
PCT/US1999/019717 WO2000018703A1 (en) 1998-09-28 1999-08-31 Improved soil nutrient compositions and methods of using same

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR9914086A BR9914086A (pt) 2001-07-24
BR9914086B1 true BR9914086B1 (pt) 2011-01-11

Family

ID=22583790

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI9914086-1A BR9914086B1 (pt) 1998-09-28 1999-08-31 composição granulada nutriente para o solo e processo de fornecer nutrientes ao solo.
BRPI9917679-3A BR9917679B1 (pt) 1998-09-28 1999-08-31 composição nutriente de solo e processo para fornecer nutrientes para o solo.

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI9917679-3A BR9917679B1 (pt) 1998-09-28 1999-08-31 composição nutriente de solo e processo para fornecer nutrientes para o solo.

Country Status (9)

Country Link
US (2) US6132485A (pt)
EP (1) EP1124775B1 (pt)
AT (1) ATE346026T1 (pt)
BR (2) BR9914086B1 (pt)
CA (1) CA2345623C (pt)
DE (1) DE69934136D1 (pt)
MX (1) MXPA01003131A (pt)
NZ (1) NZ510673A (pt)
WO (1) WO2000018703A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1321254B1 (it) * 2000-05-11 2004-01-08 Consorzio Per La Patata Tipica Composizione per aumentare la qualita' nutrizionale dei vegetali esuo uso.
US6749659B1 (en) * 2001-10-09 2004-06-15 Enersul, Inc. Controlled release rate fertilizers and methods of making same
US8017158B2 (en) * 2002-10-16 2011-09-13 Jose Luis Miranda Valencia Granulated fertilizer composed of micronutrients and clay
AU2003211237A1 (en) * 2003-02-19 2004-09-09 Fujitsu Limited Magnetic head slider
ITMI20051892A1 (it) * 2005-10-07 2007-04-08 Sadepan Chimica S R L Metodo per la preparazione di fertilizzanti organo-minerali granulari con azoto a lenta cessione ed alta frequenza e a minimo impatto ambientale
US8025709B2 (en) * 2009-01-09 2011-09-27 Specialty Feritlizer Products, LLC Quick drying polymeric coating
CN101602621B (zh) * 2009-06-25 2011-08-10 山东农业大学 基于循环生态农业的富硒产品生产系统
CA2737825A1 (en) * 2011-04-20 2012-10-20 Carbon Solutions Incorporated Conversion of acid gas to sulphate or phosphate-based fertilizers
US8801827B2 (en) 2012-10-22 2014-08-12 Tiger-Sul Products (Canada) Co. Fertilizer composition containing sulfur and boron
TW201522390A (zh) 2013-08-27 2015-06-16 特級肥料產品公司 聚陰離子聚合物
US20150251962A1 (en) * 2014-03-07 2015-09-10 The Mosaic Company Fertilizer compositions containing micronutrients and methods for preparing the same
US10766828B2 (en) 2017-06-01 2020-09-08 Compass Minerals América do Sul Indústria e Comércio S.A. Liquid fertilizer compositions comprising nickel, cobalt, and molybdenum, and methods of forming and using the same
ES2968806T3 (es) * 2018-09-27 2024-05-14 Advansix Resins & Chemicals Llc Fertilizante de sulfato de amonio con micronutrientes solubles en agua

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3206297A (en) * 1963-03-01 1965-09-14 Standard Oil Co Slow release fertilizers
US3360355A (en) * 1964-04-20 1967-12-26 Shell Oil Co Method of supplying sulfur and nitrogen to soil
US3923489A (en) * 1973-05-23 1975-12-02 Ralph W Richardson Pelletized fertilizer
US4210437A (en) * 1978-12-14 1980-07-01 Standard Oil Company (Indiana) Liquid fertilizer for supply of sulfur, nitrogen and micronutrient metals
US4321079A (en) * 1978-12-14 1982-03-23 Standard Oil Company (Indiana) Aqueous sulfur dispersion having reduced corrosive activity toward ferrous metal
US4334906A (en) * 1980-03-25 1982-06-15 Union Oil Company Of California Slow release soil amendment and micronutrient source
US5152821A (en) * 1988-02-01 1992-10-06 Hi-Fert Pty. Ltd. Addition of supplemental macro & micro nutrients to granular phosphatic fertilizers
US5433766A (en) * 1992-10-16 1995-07-18 The United States Of America As Represented By The Administrator Of The National Aeronautics And Space Administration Slow-release fertilizer
US5383951A (en) * 1993-08-27 1995-01-24 Cominco Ltd. Production of granular ammonium sulphate using stripped zinc electrolyte as a granulating aid
US5571303B1 (en) * 1995-03-06 2000-10-17 Cominco Ltd Sulfur-based fertilizer and process for production thereof

Also Published As

Publication number Publication date
NZ510673A (en) 2003-01-31
WO2000018703A1 (en) 2000-04-06
AU5696599A (en) 2000-04-17
BR9914086A (pt) 2001-07-24
MXPA01003131A (es) 2003-05-15
BR9917679B1 (pt) 2012-02-22
CA2345623C (en) 2007-05-01
DE69934136D1 (de) 2007-01-04
US6132485A (en) 2000-10-17
EP1124775A1 (en) 2001-08-22
ATE346026T1 (de) 2006-12-15
CA2345623A1 (en) 2000-04-06
EP1124775A4 (en) 2003-06-04
US6210459B1 (en) 2001-04-03
AU755481B2 (en) 2002-12-12
EP1124775B1 (en) 2006-11-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2258159B1 (en) Fertilizer pellet with plant nutrient fine powder coating and method of preparing thereof
AU2008312121B2 (en) Improvements in and relating to soil treatments
CN110963851B (zh) 一种控制水稻重金属镉污染或积累的新型有机肥及其制备、施用方法
CN107324955A (zh) 一种全元素复合肥及其制备方法
BR9914086B1 (pt) composição granulada nutriente para o solo e processo de fornecer nutrientes ao solo.
US20080041130A1 (en) Organo Phosphatic Fertilizer
CN102153396B (zh) 一种海藻中微量元素复合颗粒肥的制造工艺
CN107082722A (zh) 一种钝化重金属的硅钙肥及其制备方法
CN112110767A (zh) 一种含活性因子有机无机复混肥料及其制备与应用
CA2576937C (en) Improved soil nutrient compositions and methods of using same
Chien et al. A review on the oxidation of granular fertilisers containing elemental sulphur with or without ammonium sulphate in soils.
CN116848075A (zh) 尿素硫酸钙包覆的尿素肥料及其共混物
JP2000159590A (ja) チオ硫酸アンモニウム含有肥料
AU2012216604B2 (en) Improvements in and Relating to Soil Treatments
BR102018002415B1 (pt) Processo para produção de fertilizante granulado de liberação gradual
Choi JongMyung et al. Effect of the incorporation of micronutrient mixes on the growth and nutrient uptake of marigold and on soil nutrient concentrations in a plug system.
El-Aila et al. STUDIES ON A COMPLEX SLOW RELEASE FERTILIZERS: 1I. 10NIC COMPOUND ESTABLISHED THROUGH INTERA-CTION BETWEEN ESSENTIAL MICRONUTRIENTS AND UREA AND THEIR EFFECTS ON LETTUCE PLANT
JPS58118888A (ja) メタン分解槽消化液より土壌改良材の製造
NZ588680A (en) Granular fertilizer compositions containing particulate reactive phosphate rock (RPR) and finely ground triple superphosphate (TSP)
NZ562658A (en) Improvements in and relating to soil treatments using fine particulate elemental sulphur
NZ576689A (en) Granular fertiliser composition comprising finely interground elemental sulphur and particulate urea

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/01/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: SPECIALTY FERTILIZER PRODUCTS, LLC (US)

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B21H Decision of lapse of a patent or of a certificate of addition of invention cancelled [chapter 21.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 21.6 PUBLICADO NA RPI 2344 DE 08/12/2015.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B21H Decision of lapse of a patent or of a certificate of addition of invention cancelled [chapter 21.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 21.6 PUBLICADO NA RPI 2360 DE 29/03/2016.

B24B Patent annual fee: requirement for complementing annual fee

Free format text: CONFORME RESOLUCAO 113/2013, O DEPOSITANTE DEVERA COMPLEMENTAR, DE ACORDO COM A TABELA VIGENTE, A RETRIBUICAO DA 15A, 16A E DA 17A ANUIDADES, REFERENTE AS GUIAS DE RECOLHIMENTO NO 92130612746-6, 92140673177-2 E 92150677245-4, RESPECTIVAMENTE.

B24E Patent annual fee: resolution cancelled

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 24.2 NA RPI 2369 DE 31/05/2016

B21A Patent or certificate of addition expired [chapter 21.1 patent gazette]

Free format text: PATENTE EXTINTA EM 11.01.2021