BR202022022406U2 - Proteção periférica predial com elevação mecanizada - Google Patents

Proteção periférica predial com elevação mecanizada Download PDF

Info

Publication number
BR202022022406U2
BR202022022406U2 BR202022022406-0U BR202022022406U BR202022022406U2 BR 202022022406 U2 BR202022022406 U2 BR 202022022406U2 BR 202022022406 U BR202022022406 U BR 202022022406U BR 202022022406 U2 BR202022022406 U2 BR 202022022406U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
upright
meters
building
uprights
fixing
Prior art date
Application number
BR202022022406-0U
Other languages
English (en)
Inventor
Marcos Jucoski Lopes
Original Assignee
Marcos Jucoski Lopes
Filing date
Publication date
Application filed by Marcos Jucoski Lopes filed Critical Marcos Jucoski Lopes
Publication of BR202022022406U2 publication Critical patent/BR202022022406U2/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04GSCAFFOLDING; FORMS; SHUTTERING; BUILDING IMPLEMENTS OR AIDS, OR THEIR USE; HANDLING BUILDING MATERIALS ON THE SITE; REPAIRING, BREAKING-UP OR OTHER WORK ON EXISTING BUILDINGS
    • E04G5/00Component parts or accessories for scaffolds
    • E04G5/001Safety or protective measures against falling down relating to scaffoldings

Abstract

O presente modelo de utilidade pertence ao setor de construção civil, e se refere, mais especificamente, a uma estrutura de proteção periférica predial com ascensão mecanizada através de macaco elevatório. A estrutura é destinada à proteção de trabalhadores em obras da construção civil, visando cumprir os parâmetros legais brasileiros de segurança para tal atividade, tendo como base as premissas da NR-18. O processo de elevação ocorre quando deseja-se proteger o piso da laje (PS) superior onde os trabalhadores irão iniciar suas atividades. Para utilizar a proteção periférica predial, são instalados os conjuntos de sapatas fixadoras (ST) chumbadas na laje do prédio (PS), que são responsáveis pela ancoragem de todo o sistema junto ao prédio; acopla-se os montantes (MT) pela parte inferior do trilho da sapata; após é inserido pela parte superior dos montantes (MT) um trilho móvel que servirá para montagem da haste (HT) em conjunto com o suporte (SP). Para o processo de elevação ocorrer basta encaixar o macaco hidráulico ou elétrico na parte traseira dos montantes (MT) da estrutura e acionar o equipamento. Conforme a ascensão ocorre, o sistema é protegido pelas travas (SS) de segurança localizadas na parte traseira do montante, impedindo a estrutura de uma eventual queda indesejada.

Description

Setor tecnológico do Modelo de Utilidade
[001] O presente modelo de utilidade pertence ao setor de construção civil, e se refere, mais especificamente, a uma estrutura de proteção periférica predial com ascensão mecanizada através de macaco elevatório. A estrutura é destinada à proteção de trabalhadores em obras da construção civil, visando cumprir os parâmetros legais brasileiros de segurança para tal atividade, tendo como base as premissas da NR-18.
Estado da técnica
[002] O sistema de proteção periférico para obras da construção civil é um conjunto de equipamentos responsáveis pela segurança contra a queda em altura de trabalhadores em canteiros de obras, como prédios residenciais, comerciais e instalações industriais.
[003] De acordo com as normas de segurança vigentes, é obrigatório o uso de equipamentos contra quedas na periferia de qualquer tipo de obra. Esse sistema de proteção é utilizado para oferecer segurança eficiente contra queda acidental nas alturas, tanto de equipamentos quanto de operários que estejam trabalhando no processo de montagem da laje, armação, concretagem da laje e também na desforma. Sua instalação usualmente se faz pelo andar inferior e fica independente de qualquer escoramento da laje, o que torna não necessária a retirada da proteção no momento da desforma da viga.
[004] Contudo, encontra-se soluções que apresentam diversas estruturas para o mesmo fim, porém todos os sistemas necessitam de ascensão manual. Ou seja, há um trabalho intenso do operador que por vezes sequer conta com equipamentos adequados, fazendo uso opcional de escoras de madeira, cordas e materiais que geram pouca segurança no canteiro de obras.
Novidades do Modelo de Utilidade
[005] Nesse contexto, apresenta-se uma nova disposição de proteção periférica com o diferencial do seu modo de instalação e sistema de elevação mecanizada, que gera facilidade de manuseio, diminuição de custo (devido o equipamento poder ser montado diretamente pelo operador sem mão-de-obra especializada) e proporciona um grau de segurança extremamente satisfatório. Ademais, o sistema de ascensão mecanizado elevado por trilhos utiliza como meio propulsor um macaco elevatório, podendo ser um macaco hidráulico (tipo bovenau) ou um macaco elétrico.
Descrição dos desenhos anexos
[006] A fim de que o presente modelo de utilidade seja plenamente compreendido e levado à prática por qualquer técnico deste setor tecnológico, o mesmo será descrito de forma clara, concisa e suficiente, tendo como base os desenhos anexos, que o ilustram e subsidiam abaixo listados: Figura 1 representa a vista em perspectiva da proteção periférica; Figura 2 representa a vista posterior em perspectiva da proteção periférica; Figura 3 representa a vista em perspectiva da proteção periférica, com destaque a parte superior; Figura 4 representa a vista em perspectiva da proteção periférica, com destaque a parte intermediária; Figura 5 representa a vista em perspectiva da proteção periférica, com destaque a fixação da haste no fixador de trilho móvel na parte superior; Figura 6 representa a vista em perspectiva da proteção periférica, com destaque a fixação da haste na sapata de fixação na parte inferior; Figura 7 representa a vista superior em perspectiva da proteção periférica, com destaque a construção do montante; Figura 8 representa a vista em perspectiva da proteção periférica, com destaque ao montante acoplado ao trilho da sapata de fixação pela trava de segurança; Figura 9 representa a vista superior de um dos lados da proteção periférica, com destaque a trava de segurança do montante.
Descrição detalhada do Modelo de Utilidade
[007] A presente proteção periférica é formada a partir de uma estrutura montada de forma vertical e que se desloca na mesma direção; o propulsor dessa elevação é um macaco elevatório hidráulico ou elétrico (não ilustrado); a estrutura é fixada pelas sapatas de fixação (ST) que são dispostas geralmente a 2 metros (na superfície linear segue-se esse distanciamento, já que dificilmente existem prédios com lajes iguais, nos cantos ou entradas que não são retas será preciso alterar essa dimensão para se adequar a estrutura) e chumbadas diretamente no estrutural do prédio; as sapatas de fixação (ST) são confeccionadas com chapa U, e é responsável por acomodar o montante (MT); o montante (MT) é preso pelo trilho da sapata de fixação (ST) e é composto por um tubo quadrado (TB) e uma calha (CL) com dobras (DB) interligados por uma pluralidade de chapas (BC), sendo ajuntado na parte traseira a sapata (SF); na lateral dos montantes (MT) se fixam os gradis (GR); na estrutura do montante (MT) são acopladas travas de segurança (SS) posicionadas junto a um suporte (FP) e que se movimentam através do eixo, responsáveis por travar a estrutura pelas chapas (BC) enquanto a mesma é elevada, permitindo assim a elevação por estágios; em cada vão entre dois montantes (MT) dispõem-se de dois gradis (GR) sobrepostos, a estrutura do gradil (GR) é de tubo quadrado de aço, o formato da estrutura é retangular com as medidas de 2 metros de largura e 2 metros de altura preferencialmente, e em sua superfície é soldada uma tela de proteção (não representada), tendo entre os gradis (GR) ao menos um espaçador (EG), composto por um tubo quadrado com regulagem, sendo o objetivo deste a padronização do vão entre os gradis; instalado na sapata de fixação (ST) e no montante (MT), há uma haste de fixação (HT), construída também em tubo quadrado de aço, através de um fixador (FH) posicionado junto a um suporte (SP) por meio de elemento de fixação e posicionado no trilho móvel (FM) que é inserido pela parte superior do montante e se desloca verticalmente; na frente de cada montante (MT), forma-se um sistema de “forca”, utilizado para prender as redes de proteção tipo V; o sistema de “forca” confeccionado em três módulos que utilizam como estrutura um tubo quadrado de 60 x 60 mm: o primeiro módulo (SF) e o segundo módulo (BS) com comprimento de 3 metros e o terceiro módulo (SL) com comprimento de 2 metros; o terceiro módulo (SL) é uma estrutura em formato de mão francesa, tendo a parte vertical comprimento de 2 metros e a horizontal comprimento de 2,5 metros.
[008] A descrição do funcionamento da proteção compreende o início da instalação, cuja estrutura estaria protegendo o andar térreo e o segundo andar e servindo com guarda corpo no terceiro andar. Após a progressão da obra em que o projeto estará instalado o mesmo será elevado, protegendo assim os andares futuros.
[009] O processo de elevação ocorre quando deseja-se proteger o piso da laje (PS) superior onde os trabalhadores irão iniciar suas atividades. Para utilizar a proteção periférica predial, são instalados os conjuntos de sapatas fixadoras (ST) chumbadas na laje do prédio (PS), que são responsáveis pela ancoragem de todo o sistema junto ao prédio; acopla-se os montantes (MT) pela parte inferior do trilho da sapata; após é inserido pela parte superior dos montantes (MT) um trilho móvel que servirá para montagem da haste (HT) em conjunto com o suporte (SP). Para o processo de elevação ocorrer basta encaixar o macaco hidráulico ou elétrico na parte traseira dos montantes (MT) da estrutura e acionar o equipamento. Conforme a ascensão ocorre, o sistema é protegido pelas travas (SS) de segurança localizadas na parte traseira do montante, impedindo a estrutura de uma eventual queda indesejada.
[010] Para finalizar o processo de ascensão, basta retornar o atuador do macaco elevatória de forma gradual. A estrutura ficará presa pelas sapatas (ST) e pelas travas de segurança (SS); neste processo de ascensão, o sistema de “forca” será içado juntamente a estrutura, sendo assim o prédio em questão estará sempre protegido.
[011] É importante salientar que as figuras e descrição realizadas não possuem o propósito de limitar as formas de execução do conceito inventivo ora proposto, mas sim de ilustrar e tornar compreensíveis as inovações conceituais reveladas nesta solução. Desse modo, as descrições e imagens devem ser interpretadas de forma ilustrativa e não limitativa, podendo existir outras formas equivalentes ou análogas de implementação do conceito inventivo ora revelado e que não fujam do espectro de proteção delineado na solução proposta.

Claims (1)

1- PROTEÇÃO PERIFÉRICA PREDIAL COM ELEVAÇÃO MECANIZADA caracterizada por ser formada por uma estrutura montada de forma vertical e que se desloca na mesma direção; sendo o propulsor dessa elevação um macaco elevatório hidráulico ou elétrico; a estrutura ser fixada pelas sapatas de fixação (ST) que são dispostas preferencialmente a 2 metros, e chumbadas diretamente no estrutural do prédio; as sapatas de fixação (ST) são confeccionadas com chapa U, e é responsável por acomodar o montante (MT); o montante (MT) é preso pelo trilho da sapata de fixação (ST) e é composto por um tubo quadrado (TB) e uma calha (CL) com dobras (DB) interligados por uma pluralidade de chapas (BC), sendo ajuntado na parte traseira a sapata (SF); na lateral dos montantes (MT) se fixam os gradis (GR); na estrutura do montante (MT) são acopladas travas de segurança (SS) posicionadas junto a um suporte (FP) e que se movimentam através do eixo, responsáveis por travar a estrutura pelas chapas (BC) enquanto a mesma é elevada, permitindo assim a elevação por estágios; em cada vão entre dois montantes (MT) dispõem-se de dois gradis (GR) sobrepostos, a estrutura do gradil (GR) é de tubo quadrado de aço, o formato da estrutura é retangular com as medidas de 2 metros de largura e 2 metros de altura preferencialmente, e em sua superfície é soldada uma tela de proteção, tendo entre os gradis (GR) ao menos um espaçador (EG), composto por um tubo quadrado com regulagem; instalado na sapata de fixação (ST) e no montante (MT), há uma haste de fixação (HT), construída também em tubo quadrado de aço, através de um fixador (FH) posicionado junto a um suporte (SP) por meio de elemento de fixação e posicionado no trilho móvel (FM) que é inserido pela parte superior do montante e se desloca verticalmente; na frente de cada montante (MT), forma-se um sistema de “forca”, utilizado para prender as redes de proteção tipo V; o sistema de “forca” confeccionado em três módulos que utilizam como estrutura um tubo quadrado de 60 x 60 mm: o primeiro módulo (SF) e o segundo módulo (BS) com comprimento de 3 metros e o terceiro módulo (SL) com comprimento de 2 metros; o terceiro módulo (SL) é uma estrutura em formato de mão francesa, tendo a parte vertical comprimento de 2 metros e a horizontal comprimento de 2,5 metros.
BR202022022406-0U 2022-11-04 Proteção periférica predial com elevação mecanizada BR202022022406U2 (pt)

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202022022406U2 true BR202022022406U2 (pt) 2024-05-21

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8714306B2 (en) Perimetric protection system for buildings undergoing construction
CN201506699U (zh) 电动施工升降桥架
US8511039B2 (en) Safety barrier for multi-storey buildings
CN108532769B (zh) 一种装配式外加电梯井道结构的顶升施工方法
AU2011220333B2 (en) Removable barrier for location on an upper portion of a wall
CN112424105B (zh) 用于提升设备的钢结构复合组件
US9556624B1 (en) Scaffold system
ES2903556T3 (es) Barandilla de seguridad para encofrado para losas
KR100731315B1 (ko) 갱폼 가이드부재 및 이를 이용한 이동용 거푸집 시스템
US11885083B2 (en) Formwork system and method
CA3108857A1 (en) Method of erecting a multi-storey structure with a safety barrier facade
CN109680915B (zh) 一种半球形结构面脚手架及其搭设方法
EP2503077A1 (en) Self-climbing perimetric protection system adaptable to buildings undergoing construction having a variable vertical projection
KR20070000811U (ko) 갱폼 상승유도기
BR202022022406U2 (pt) Proteção periférica predial com elevação mecanizada
CN214884370U (zh) 一种用于活动板房的铝合金支撑梁
CN110700416B (zh) 大跨度网架整体顶升法及其限位与防倾翻装置
CN211714007U (zh) 一种施工升降机基础结构
CN215167846U (zh) 一种电梯井施工作业平台
EP1206611B1 (en) Scaffolding
AU2008323613A1 (en) Perimeter screening system
CN111608328B (zh) 一种用于金属屋面的抗风结构
CN211201184U (zh) 一种装配式钢结构体系
CN209874424U (zh) 一种建筑装配式安全脚手架
CN110219478A (zh) 装配式防护棚