BR202021022224U2 - Usina de asfalto móvel com tanque agrupado em único chassi para transporte e com desvinculação em posição de trabalho - Google Patents

Usina de asfalto móvel com tanque agrupado em único chassi para transporte e com desvinculação em posição de trabalho Download PDF

Info

Publication number
BR202021022224U2
BR202021022224U2 BR202021022224-2U BR202021022224U BR202021022224U2 BR 202021022224 U2 BR202021022224 U2 BR 202021022224U2 BR 202021022224 U BR202021022224 U BR 202021022224U BR 202021022224 U2 BR202021022224 U2 BR 202021022224U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tank
asphalt plant
single chassis
transportation
grouped
Prior art date
Application number
BR202021022224-2U
Other languages
English (en)
Inventor
Mario Solis Coradini
Original Assignee
Mario Solis Coradini
Filing date
Publication date
Application filed by Mario Solis Coradini filed Critical Mario Solis Coradini
Publication of BR202021022224U2 publication Critical patent/BR202021022224U2/pt

Links

Images

Abstract

É uma usina de asfalto em que sua disposição para transporte ocorre em um mesmo chassi. A junção do tanque com o equipamento se faz através de elementos de fixação onde há a formação de um chassi que possibilita o transporte de ambos de maneira única, garantindo assim uma logística de transporte compacta e econômica. Em obra, o cliente desvincula o tanque do equipamento garantindo a melhor posição de trabalho de acordo com o layout disponível.

Description

USINA DE ASFALTO MÓVEL COM TANQUE AGRUPADO EM ÚNICO CHASSI PARA TRANSPORTE E COM DESVINCULAÇÃO EM POSIÇÃO DE TRABALHO Campo da invenção
[001] Usina de Asfalto móvel onde o tanque e o equipamento estão dispostos em chassi único para transporte. A junção do tanque e do equipamento formam um chassi único garantindo uma logística econômica para o transporte da usina de asfalto. Em obra, existe a desvinculação do tanque e do equipamento o que facilita a disposição da usina de acordo com o melhor posicionamento no layout de instalação.
Fundamentos da invenção
[002] Uma usina de asfalto pode ser comparada a uma fábrica onde existem vários processos para resultar no produto final. No equipamento, existem os seguintes processos respectivamente, dosagem dos agregados, secagem dos agregados, mistura dos agregados com o cimento asfáltico de petróleo (CAP) que também é dosado. Após, a mistura é levada através de um elevador para ser descarregada em um caminhão ou outro recipiente. Filtragem e redosagem de finos também são processos que ocorrem em paralelo.
[003] Com a vasta dimensão do território brasileiro, é primordial que a logística de transportes dos equipamentos seja colocada em primeiro plano quanto a portabilidade de uma usina de asfalto. Onerosos gastos com transporte podem ser decisivos no fechamento de um negócio. Dessa forma, a junção do tanque e do equipamento em um único chassi é de extrema importância para a redução nos gastos na movimentação. Entretanto, essa junção resulta em um equipamento com um maior comprimento o que pode ser problemático em locais compactos de instalação. Por conseqüência, para a perfeita acomodação do equipamento e do tanque no local da obra, há a desvinculação do tanque do equipamento formando assim em dois subconjuntos independentes. Para a operação da usina de asfalto basta a conexão do tanque ao equipamento através de um chicote elétrico e de tubulações rígidas ou flexíveis para a circulação de óleo térmico, combustível e o CAP
[004] As vantagens em se adquirir a usina de asfalto que possibilita a desvinculação entre tanque e equipamento são: Menor custos com frete; facilidade de instalação; possibilidade de instalação em lugares compactos; otimização de layout; flexibilização com outros tanques; tanque de formato cubóide garantindo um capacidade maior de armazenagem
Breve descrição dos desenhos
[005] Com a finalidade de apresentar a patente de forma clara e objetiva, e, ilustrar o que é descrito no relatório, está anexa a seguinte relação de desenhos: A Figura 1 apresenta a usina de asfalto vinculada para transporte. A Figura 2 apresenta a usina de asfalto desvinculada que é a disposição de operação/trabalho. A Figura 3 apresenta a composição do subconjunto equipamento. A Figura 4 apresenta a composição do subconjunto tanque. A Figura 5 apresenta detalhes de junção dos subconjuntos para formar o conjunto.
Descrição da invenção
[006] A usina de asfalto é composta por um tanque para armazenagem de CAP e combustível e por um equipamento responsável por todos os processos necessários para a fabricação do asfalto. Conforme a Figura 2, a referida usina de asfalto é formada por dois subconjuntos, o equipamento em si (21) e o tanque de armazenagem (20). Esta é a configuração para operação/trabalho.
[007] A usina de asfalto unida é mostrada na Figura 1, sendo o tanque (10) e o equipamento usina asfalto (11). Esta é a configuração para transporte. Nesta configuração o equipamento possui medidas totais não superiores as exigidas pelas leis nacionais de trânsito para transporte sem batedor.
[008] Na Figura 3, demonstra a composição do equipamento. O equipamento usina de asfalto é construído sobre chassi metálico e sobre rodado. Nele é possível verificar todos os subconjuntos que compõem o conjunto do equipamento. O abastecimento dos agregados virgens ocorre em silos de agregados (30) que podem ser fabricados com três ou quatro silos. A dosagem dos materiais ocorre por correias dosadoras (31) localizado abaixo dos silos de agregados. Os materiais dosados pelas correias dosadoras entram em um tambor, denominado tambor secador (33), onde através de aletas internas o material é mexido e rotacionado para a secagem. O sistema queimador (34) gera a chama interna no tambor secador para a secagem dos agregados virgens. Após o material passar pelo secador, ele entra no misturador (35) onde é injetado o CAP e nele, é feita a mistura homogênea de todos os agregados com o CAP. Após a perfeita mistura, o material é descarregado no elevador de arraste (36) onde é despejado em um pequeno silo de armazenagem para que o mesmo seja descarregado no caminhão ou outro recipiente sem ser segregado. Todo o controle do processo pode ser feito de forma automática ou manual dentro da cabine de operação (37). Também existe o processo de filtragem dos gases através do filtro de mangas (32) onde o pó oriundo desse processo é despejado dentro do misturador para sua reutilização.
[009] O sistema elevador de araste (36) possui sistema anti-vibração e sistema isolante térmico e acústico sobre a cabine de operação (37). Dessa forma, é garantido o conforto do operador dentro da cabine durante o funcionamento da máquina.
[0010] Na Figura 4, o tanque de formato cubóide é construído sobre um chassi de vigas metálicas. Devido a esse formato cubóide, o tanque tem uma relação de área versus volume muito mais eficiente do que se comparado a tanques redondos que existem no mercado. Dessa maneira, o volume de armazenagem do tanque é maior se comparado a um tanque redondo de mesma área.
[0011] O pino rei que engata o chassi ao cavalo mecânico para o transporte é localizado no tanque. Nesta Figura 4 é possível verificar todos os subconjuntos que compõem o conjunto do tanque. O recipiente que é responsável pela armazenagem do combustível é mostrado em (40). O recipiente que é responsável pela armazenagem do CAP é mostrado em (41). Para aquecimento do combustível e CAP o tanque conta com um sistema de aquecimento de óleo térmico (44). O reservatório de Diesel que é de consumo do aquecedor de óleo térmico fica na parte superior do referido sistema (42), ao lado, encontra-se o reservatório de expansão de óleo térmico (43).
[0012] Dessa maneira, a usina de asfalto operara desvinculada entre os subconjuntos acima representados. A Figura 2 apresenta uma disposição de operação/trabalho com a desvinculação.
[0013] Uma vez detalhado os subconjuntos que compõem o conjunto descrito no neste documento, é apresentado a maneira com que se faz a união entre o subconjunto tanque e subconjunto equipamento para transporte e ou operação/trabalho. A Figura 5 apresenta em detalhes a junção que é construída.
[0014] Como reforço estrutural, Figura 5, os pontos de união ocorrem não somente no chassi (50) mas também na parte superior do equipamento (51). Os componentes responsáveis por essa união são elementos de fixação dimensionados para condições de esforço muito superiores as que poderão ser encontradas em operação de transporte, garantindo, dessa maneira, a segurança. Parafusos, porcas e arruelas empregadas são montadas em flanges que aumentam a área de junção entre os dois subconjuntos.
[0015] Dessa maneira, o objetivo do presente relatório busca apresentar um modelo de utilidade de usina de asfalto vinculada a um tanque que, por meio de elementos de fixação, formam um único chassi para transporte. Por virtude, a usina de asfalto desvincula o tanque por motivos de facilidade de instalação em um compacto layout de obra.

Claims (3)

  1. USINA DE ASFALTO MÓVEL COM TANQUE AGRUPADO EM ÚNICO CHASSI PARA TRANSPORTE E COM DESVINCULAÇÃO EM POSIÇÃO DE TRABALHO caracterizado por ser construída por dois subconjuntos, tanque (20) e equipamento (21) vinculados para transporte através de elementos de fixação (60) e (61) formando chassi único, em campo usina de asfalto desvincula do tanque por motivos de facilidade de instalação em um compacto layout de obra, o conjunto da usina de asfalto é composto em sua essência por dosador de agregados virgens (30), correias dosadoras para dosagem de materiais (31), sistema filtrante e de redosagem de pó (32), sistema tambor secador (33), sistema queimador (34), misturador duplo eixo (35), elevador de arraste e sistema de descarga de massa asfáltica (36), cabine de operação (37), sistema de tancagem para armazenagem de combustível (40), tanque para armazenagem de CAP (41), sistema de aquecimento de óleo térmico (44) com seu próprio reservatório de Diesel (42) e tanque de expansão de óleo térmico (43).
  2. USINA DE ASFALTO MÓVEL COM TANQUE AGRUPADO EM ÚNICO CHASSI PARA TRANSPORTE E COM DESVINCULAÇÃO EM POSIÇÃO DE TRABALHO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por possuir tanque (20) formato cubóide e dimensão total não excedente as exigidas pelas leis de brasileiras para transporte sem batedor.
  3. USINA DE ASFALTO MÓVEL COM TANQUE AGRUPADO EM ÚNICO CHASSI PARA TRANSPORTE E COM DESVINCULAÇÃO EM POSIÇÃO DE TRABALHO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por possuir elevador de massa (36) ser construído sobre a cabine de operação e dotar de sistema anti-vibração e sistema isolante térmico e acústico sobre a cabine (37).
BR202021022224-2U 2021-11-05 Usina de asfalto móvel com tanque agrupado em único chassi para transporte e com desvinculação em posição de trabalho BR202021022224U2 (pt)

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202021022224U2 true BR202021022224U2 (pt) 2023-05-23

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20200384666A1 (en) Mobile mixing devices, systems, and related methods
US9587358B2 (en) Pothole repair product and mobile apparatus and method of manufacturing an asphalt patch
KR101371392B1 (ko) 상온 재생아스콘용 프리믹싱장치
US4944632A (en) Device for dispensing asphalt repair materials
US10480129B2 (en) Methods and apparatus for repairing road surfaces
KR101128050B1 (ko) 이동식 콘크리트 배치 플랜트
CN104988835B (zh) 模块式沥青冷再生搅拌设备
BR202021022224U2 (pt) Usina de asfalto móvel com tanque agrupado em único chassi para transporte e com desvinculação em posição de trabalho
US3305138A (en) Apparatus for storing and distributing heated asphalt mix
US2269561A (en) Portable concrete batching and mixing truck
WO2021183174A1 (en) Skid-mounted concrete production system and method
US3228663A (en) Mortar mixer
KR101755636B1 (ko) 현장 아스콘 재생시스템 및 그 제조방법, 이로부터 제조된 재생 아스팔트 혼합물, 그리고, 현장 재생 아스콘을 이용한 도로 포장방법
JP4468915B2 (ja) アスファルト運搬車
KR101386060B1 (ko) 상온 재생아스콘 플랜트
US1714659A (en) Street-repair machine
KR101102445B1 (ko) 폐 아스콘 믹싱 플랜트 및 폐 아스콘 혼합/배출 방법
WO2001034357A1 (en) A mixer and mixing method
US3257032A (en) Portable slurry batching plant
RU143208U1 (ru) Термос-бункер для приготовления, перевозки и выгрузки асфальтобетонных материалов
EP2952312B1 (en) Mobile device for a preparation of a concrete mixture
US20160319494A1 (en) Portable Mastic Sealer Production
CN216125633U (zh) 一种沥青反应器施工系统
US1492061A (en) Mixer
CN205329478U (zh) 一种综合养护车的旋转输料装置