BR202021014062Y1 - Disposição aplicada a comporta tubular articulada - Google Patents

Disposição aplicada a comporta tubular articulada Download PDF

Info

Publication number
BR202021014062Y1
BR202021014062Y1 BR202021014062-9U BR202021014062U BR202021014062Y1 BR 202021014062 Y1 BR202021014062 Y1 BR 202021014062Y1 BR 202021014062 U BR202021014062 U BR 202021014062U BR 202021014062 Y1 BR202021014062 Y1 BR 202021014062Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
line
water
gate
flange
diameter
Prior art date
Application number
BR202021014062-9U
Other languages
English (en)
Other versions
BR202021014062U2 (pt
Inventor
Antonio Aercio De Andrade
Original Assignee
Antonio Aercio De Andrade
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Antonio Aercio De Andrade filed Critical Antonio Aercio De Andrade
Priority to BR202021014062-9U priority Critical patent/BR202021014062Y1/pt
Publication of BR202021014062U2 publication Critical patent/BR202021014062U2/pt
Publication of BR202021014062Y1 publication Critical patent/BR202021014062Y1/pt

Links

Images

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16KVALVES; TAPS; COCKS; ACTUATING-FLOATS; DEVICES FOR VENTING OR AERATING
    • F16K17/00Safety valves; Equalising valves, e.g. pressure relief valves
    • F16K17/36Safety valves; Equalising valves, e.g. pressure relief valves actuated in consequence of extraneous circumstances, e.g. shock, change of position
    • F16K17/363Safety valves; Equalising valves, e.g. pressure relief valves actuated in consequence of extraneous circumstances, e.g. shock, change of position the closure members being rotatable or pivoting

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Sliding Valves (AREA)
  • Centrifugal Separators (AREA)

Abstract

DISPOSIÇÃO APLICADA A COMPORTA TUBULAR ARTICULADA. O presente modelo de utilidade pertence ao setor de dispositivos aplicados a estações de tratamento de água, e se refere, mais especificamente, a uma comporta tubular de controle de dutos de água de tanques de armazenamento. É composto por uma tubulação em “L” formada por uma linha de maior diâmetro (1A) e uma linha acoplada (1B) de menor diâmetro, sendo que a linha (1B) é montada junto a parede por sobreposta (7) montada por elementos de fixação (6) junto a gaxetas (5), montada por mancais (4) e justaposta ao flange (2) por trava (3); a linha (1A) é conectada a um contrapeso (9) formado por paredes de chapa com concreto; e dispõe ainda de tubo de encaixe (8) de movimentação manual. É composto uma linha de descarga em “L” (1A)(1B) manufaturada em tubo de aço carbono com o diâmetro de acordo com a vazão solicitada. A câmara também é confeccionada em tubo de aço carbono de diâmetro superior a linha de descarga estabelecida. A parte traseira é composta de flange (2) para a conexão com a tubulação do efluente do decantador. Ainda nesta parte, estão dimensionados pontos de esbarro para equalizar o empuxo provocado pelo fluxo da água. O sistema de vedação é feito através de anéis de gaxeta (5) prensados por sobreposta (7) para estabelecer estanqueidade total.

Description

Setor tecnológico do Modelo de Utilidade
[001] O presente modelo de utilidade pertence ao setor de dispositivos aplicados a estações de tratamento de água, e se refere, mais especificamente, a uma comporta tubular de controle de dutos de água de tanques de armazenamento.
Estado da técnica
[002] A Estação de Tratamento de Água (ETA) é um equipamento que tem como principal objetivo garantir os padrões de potabilidade ao consumo humano. A água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar isenta de micro-organismos patogênicos. Para se manter nessas condições, deve-se evitar sua contaminação por resíduos. Sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica), esgotos, resíduos industriais ou sedimentos provenientes da erosão.
[003] A poluição da água prejudica o seu uso, atingindo o ser humano de forma direta. Todos utilizam a água para beber, para higiene, para lavar roupas e utensílios. Além disso, a água tem a função primordial de abastecer toda a estrutura das cidades - indústrias, empresas, escolas, hospitais, casas, etc.
[004] As estações de tratamento de água (ETAs) funcionam como verdadeiras fábricas para produzir água potável. Atualmente, são tratados mais de 119 mil litros de água por segundo. O processo convencional de tratamento de água é dividido em fases. Em cada uma delas existe um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade.
[005] Na etapa de Pré-cloração, primeiro o cloro é adicionado assim que a água chega à estação. Isso facilita a retirada de matéria orgânica e metais. Na Pré- alcalinização, depois do cloro, a água recebe cal ou soda, que servem para ajustar o pH aos valores exigidos nas fases seguintes do tratamento. Na coagulação é adicionado sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de uma agitação violenta da água. Assim, as partículas de sujeira ficam eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agregar. Na Floculação, após a coagulação, há uma mistura lenta da água, que serve para provocar a formação de flocos com as partículas. Na Decantação a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior. Na Filtração a água atravessa tanques formados por pedras, areia e carvão antracito. Eles são responsáveis por reter a sujeira que restou da fase de decantação. Na Pós-alcalinização é feita a correção final do pH da água, para evitar a corrosão ou incrustação das tubulações. E na Desinfecção é feita uma última adição de cloro no líquido antes de sua saída da Estação de Tratamento, o que garante que a água fornecida chegue isenta de bactérias e vírus até a casa do consumidor. E por fim, na Fluoretação, o flúor também é adicionado à água, substância que ajuda a prevenir cáries.
[006] Todavia, é parte do processo haver manutenções preventivas e corretivas sobretudo nos tanques que recebem água por tubulações na etapa de filtração, que precisam ser limpos ou eventualmente ter a passagem de fluido interrompida. Nesse caso, as tubulações ligadas aos tanques atualmente não são totalmente estanques, o uso de um registro de gaveta, válvula borboleta e comporta tipo guilhotina não fornecem qualidade no fechamento de água, e consequentemente prejudicam os trabalhos a serem realizados. O problema técnico a ser resolvido é justamente a falha na estanqueidade das saídas das tubulações de tanques, pois após o decantador a água passa por um filtro antes de ser direcionada aos tanques, porém na limpeza dos filtros a transferência do fluido precisa ser limitada e as soluções conhecidas até o momento são insuficientes e desconhece-se soluções técnicas que promovam melhorias técnicas nesse sentido.
Novidades e objetivos do Modelo de Utilidade
[007] Diante disso, apresenta-se uma Comporta Tubular Articulada de passagem plena, construída em tubulação de aço, soldada em “L” com rotação de 90°, funcionando como um vaso comunicante.
[008] O princípio de vedação é através de gaxeta prensada por sobreposta na câmara de vedação. Podem ser empregados os seguintes tipos de vedação: gaxeta grafitada, gaxeta teflonada, gaxeta pastosa e selo mecânico. Com essas variáveis de vedação, a referida comporta possui uma ampla condição de implantação vedante.
[009] A Comporta tem uma condição que as válvulas conhecidas não possuem que é a capacidade de estanqueidade total. Com relação à manutenção, exige a necessidade de revisão a cada 10 (dez) anos da remoção dos anéis de gaxeta por novos anéis para garantir a preservação da estanqueidade.
[010] A Comporta tem outra característica única que é a capacidade de regular a vazão com a calibragem do ângulo operacional. A vida útil é da ordem de 30 (trinta) anos, superior às válvulas concorrentes que apresentam baixo nível útil.
[011] As válvulas tradicionais apresentam vazamentos prematuros em função da incapacidade de veicular o fluxo de água com ressaltos. E tem passagem plena e não possui ressaltos, tão prejudiciais ao bom funcionamento dos tipos de válvulas de bloqueio.
[012] O fechamento é através de vasos comunicantes e por esse motivo não existe a possibilidade de vazamentos. A comporta é projetada para operar exclusivamente em galerias.
[013] O acionamento da comporta poderá ser de forma manual, através de alavanca, rosca sem fim com volante ou por atuadores elétricos e pneumáticos. O raio de operação máxima é de 90° e dependendo do ponto de aplicação, a regulagem do ângulo determina a vazão máxima e mínima.
[014] A Comporta Tubular Articulada possui outras propriedades que a diferenciam das demais tecnologias, além de resultar em vantagens substanciais em comparação com outros produtos, assim sendo: - Opera com passagem plena, sem qualquer tipo de retenção; - Possui fácil montagem; - Assegura estanqueidade duradoura; - A operacionalização é bastante simples e com um mínimo custo de manutenção.
[015] A Comporta opera como regulador de vazão, a depender do ângulo de inclinação, estabelece a vazão solicitada, sendo essa uma característica muito importante para a adequada regulagem de vazão no momento da lavagem dos filtros.
Descrição dos desenhos anexos
[016] A fim de que o presente modelo de utilidade seja plenamente compreendido e levado à prática por qualquer técnico deste setor tecnológico, o mesmo será descrito de forma clara, concisa e suficiente, tendo como base os desenhos anexos, que o ilustram e subsidiam abaixo listados: Figura 1 representa a vista lateral da comporta tubular articulada; Figura 2 representa a vista frontal da comporta com destaque ao sistema de funcionamento; Figura 3 representa uma sequência de etapas para abertura da comporta girando em 90°.
Descrição detalhada do Modelo de Utilidade
[017] Conforme a Figura 1, o presente modelo é composto por uma tubulação em “L” formada por uma linha de maior comprimento (1A) e uma linha acoplada (1B) de menor comprimento, sendo que a linha (1B) é montada junto a parede a partir de uma sobreposta (7) junta a anéis a gaxeta (5) prensados através de parafusos (6) fixos externamente a chapas, e mancais (4), sendo conectada ao flange (2) por travas (3); a linha (1A) é conectada a um contrapeso (9) formado por paredes de chapa com concreto; e dispõe ainda de tubo de encaixe (8) de movimentação manual; junto a linha (1B), internamente, tem-se um batente nos ângulos 0° e 90° (não ilustrado) que limita o movimento.
[018] É composto uma linha de descarga em “L” (1A)(1B) manufaturada em tubo de aço carbono com o diâmetro de acordo com a vazão solicitada. A câmara também é confeccionada em tubo de aço carbono de diâmetro superior a linha de descarga estabelecida.
[019] A parte traseira é composta de flange (2) para a conexão com a tubulação (1B) do efluente do decantador. Ainda nesta parte, estão dimensionados pontos de esbarro para equalizar o empuxo provocado pelo fluxo da água.
[020] O sistema de vedação é feito através de anéis de gaxeta (5) prensados pela sobreposta (7) para estabelecer estanqueidade total.
[021] O contrapeso (9) está localizado na extensão da linha de descarga (1A), no prolongamento, ou seja, na parte traseira da unidade. A água só flui da coluna maior, e no prolongamento da mesma. O contrapeso (9) é usado numa peça em concreto armado removível para diminuir a carga durante o transporte.
[022] Quanto ao seu funcionamento, como ilustram as Figuras 2 e 3, o operador ao desejar estancar a saída de água de posse de uma vara, a encaixa no tubo (8) e gera força em direção ao fechamento, em 90°, auxiliado pelo contrapeso (9) que reduz o esforço necessário. Por meio do batente (não ilustrado) internamente disposto na linha (1B), o operador é limitado a girar a comporta até 90°, ou quando abrir novamente, até 0°.
[023] O nível de corrosão provocado pelos radicais livres, ou seja, a oxidação é atenuada em função da especificação da tubulação em aço carbono. Para maior entendimento, apresenta-se um quadro comparativo entre válvulas tradicionais e a Comporta Tubular Articulada. Tabela - Quadro comparativo de estanqueidade para comporta de válvulas tradicionais de bloqueio instaladas em galerias
Figure img0001
[024] É importante salientar que as figuras e descrição realizadas não possuem o propósito de limitar as formas de execução do conceito inventivo ora proposto, mas sim de ilustrar e tornar compreensíveis as inovações conceituais reveladas nesta solução. Desse modo, as descrições e imagens devem ser interpretadas de forma ilustrativa e não limitativa, podendo existir outras formas equivalentes ou análogas de implementação do conceito inventivo ora revelado e que não fujam do espectro de proteção delineado na solução proposta.

Claims (1)

1- DISPOSIÇÃO APLICADA A COMPORTA TUBULAR composta por uma tubulação em “L” formada por uma linha de maior comprimento (1A) e uma linha acoplada (1B) de menor comprimento, sendo que a linha (1B) é montada junto a parede a partir de uma sobreposta (7) junta a anéis de gaxeta (5) prensados através de parafusos (6), e mancais (4), sendo conectada ao flange (2) por travas (3), e é caracterizada pela linha (1A) ser conectada a um contrapeso (9) formado por paredes de chapa com concreto; dispor de tubo de encaixe (8); e junto a linha (1B), internamente, ter-se um batente nos ângulos 0° e 90°.
BR202021014062-9U 2021-07-16 2021-07-16 Disposição aplicada a comporta tubular articulada BR202021014062Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202021014062-9U BR202021014062Y1 (pt) 2021-07-16 2021-07-16 Disposição aplicada a comporta tubular articulada

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202021014062-9U BR202021014062Y1 (pt) 2021-07-16 2021-07-16 Disposição aplicada a comporta tubular articulada

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR202021014062U2 BR202021014062U2 (pt) 2021-09-08
BR202021014062Y1 true BR202021014062Y1 (pt) 2022-07-26

Family

ID=80038326

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202021014062-9U BR202021014062Y1 (pt) 2021-07-16 2021-07-16 Disposição aplicada a comporta tubular articulada

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202021014062Y1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR202021014062U2 (pt) 2021-09-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR202021014062Y1 (pt) Disposição aplicada a comporta tubular articulada
BRPI0617812A2 (pt) disposição de ramificação de tubo
KR20170011384A (ko) 해양구조물용 자외선램프타입 청수 살균장치
CN107963698A (zh) 一种自来水管道水质净化监测装置
CN206127436U (zh) 一种消毒用次氯酸钠发生器
CN207061981U (zh) 一种便于反冲洗的厌氧配水系统
CN207421360U (zh) 一种防冻排污阀
RU92503U1 (ru) Запорное устройство сливных приборов железнодорожных вагонов-цистерн
CN108298652A (zh) 均相氧化混凝器
CN204372225U (zh) 一种应用于净水器的双通道水龙头
JP2006009855A (ja) ボール弁
CN109019996A (zh) 一种带有消毒功能的污水处理装置
CN114130246A (zh) 一种等渗冲洗液搅拌净化装置及其工艺流程
KR20170088200A (ko) 냉각기능을 구비한 염전용 정수장치
CN205841815U (zh) 一种新型刀闸阀
CN204826107U (zh) 一种排污管道防倒流装置
CN210830565U (zh) 一种法兰式水龙头球阀
CN204312761U (zh) 机械阀门
JP7050523B2 (ja) スラリー移送システムおよびスラリー移送方法
CN208871092U (zh) 一种快速改变流向的旋转阀门
CN206570132U (zh) 一种微生物发酵废水处理装置
CN219283653U (zh) 一种活水集成热水器水阀
CN214838502U (zh) 便于清除腔体内部堵塞浓渣的排渣阀
CN107459107A (zh) 一种净水系统
CN204004458U (zh) 一种防止易沉淀物料堵塞的放料、放水阀

Legal Events

Date Code Title Description
B03B Publication of an application: publication anticipated [chapter 3.2 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 15 (QUINZE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/07/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS