BR202019025682U2 - Pote hermético com paredes flexíveis para saída de ar - Google Patents

Pote hermético com paredes flexíveis para saída de ar Download PDF

Info

Publication number
BR202019025682U2
BR202019025682U2 BR202019025682-1U BR202019025682U BR202019025682U2 BR 202019025682 U2 BR202019025682 U2 BR 202019025682U2 BR 202019025682 U BR202019025682 U BR 202019025682U BR 202019025682 U2 BR202019025682 U2 BR 202019025682U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pot
lid
flexible
latches
hermetic
Prior art date
Application number
BR202019025682-1U
Other languages
English (en)
Inventor
Nely Cristina Braidotti
Original Assignee
Nely Cristina Braidotti
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nely Cristina Braidotti filed Critical Nely Cristina Braidotti
Priority to BR202019025682-1U priority Critical patent/BR202019025682U2/pt
Publication of BR202019025682U2 publication Critical patent/BR202019025682U2/pt

Links

Images

Landscapes

  • Cookers (AREA)

Abstract

pote hermético com paredes flexíveis para saída de ar, o qual compreende um pote com um corpo e uma tampa que apresenta uma membrana flexível em sua porção inferior, em que o corpo do pote é constituído de paredes laterais flexíveis, além de uma aba circundante onde as travas da tampa se fixam, em que as ditas travas montadas na tampa são articuláveis, sendo que a tampa também apresenta uma porção central flexível, desta forma o pote em questão pode expulsar o ar de dentro dele quando o usuário pressionar a porção central flexível de sua tampa.

Description

POTE HERMÉTICO COM PAREDES FLEXÍVEIS PARA SAÍDA DE AR CAMPO DE APLICAÇÃO
[001] A presente inovação trata de um aperfeiçoamento aplicado em pote armazenador, particularmente em um pote com fechamento hermético, o qual foi desenvolvido com características técnicas específicas para apresentar um corpo com paredes flexíveis que permitem a saída de ar de dentro do pote sem a necessidade de respiros na tampa do mesmo. Desta forma, as paredes flexíveis provêm ao pote da presente inovação uma forma simples e eficiente de realizar seu fechamento hermético. Ademais, além de facilitar o fechamento hermético, as ditas paredes flexíveis também facilitam a abertura do pote em questão, pois as paredes de seu corpo, e sua tampa, apresentam flexibilidade suficiente para deformar e permitir a entrada de ar, o que iguala a pressão interna do pote e permite sua abertura.
DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA
[002] Como é de amplo conhecimento no mercado consumidor em geral, potes de armazenamento são um dos utensílios mais utilizados do âmbito doméstico no que tange sobre o armazenamento de produtos, principalmente produtos alimentícios como ingredientes e temperos. Os ditos potes são, majoritariamente, fabricados em plástico ou vidro e com uma tampa removível e encaixável em seu respectivo pote. Essa construtividade visa promover o mantimento do frescor do conteúdo do pote, além de fechar o pote para evitar vazamentos acidentais.
[003] No entanto, tal fechamento por encaixe não é suficiente para conferir a vedação necessária ao pote, principalmente considerando o fato que um fechamento por encaixe não impede a invasão de ar e umidade no pote, o que facilita na propagação de contaminantes no conteúdo do pote. Ademais, o fechamento por encaixe nem sempre é o suficiente para casos de quedas acidentais, que podem causar a abertura acidental do pote e, consequentemente, o vazamento e desperdício do conteúdo do pote.
[004] Para sanar tais inconvenientes, são utilizados diversos meios para melhorar a vedação dos potes de armazenamento, sendo um destes meios o uso de uma membrana flexível disposta no perímetro da face inferior da tampa removível, a qual fica encostada contra a superfície interna das paredes laterais do corpo do pote quando a tampa é fechada, de forma a garantir uma vedação hermética ao pote de armazenamento.
[005] Este tipo de vedação tem a principal função de impedir a invasão de ar, umidade e contaminantes dentro de compartimentos fechados, de modo a proteger da decomposição ou deterioração o produto contido no recipiente. Adicionalmente, a dita vedação mantém frescos por mais tempo os alimentos armazenados no pote.
[006] No entanto, embora a membrana flexível seja eficaz para fornecer uma vedação hermética, ela não provê um fechamento seguro para a tampa removível e o corpo do pote de armazenamento. Nesse contexto, a membrana não previne por si só o possível vazamento do conteúdo do pote caso este seja virado para o lado, de cabeça para baixo ou se sofrer uma queda acidental.
[007] Ademais, uma vedação hermética faz com que a pressão interna do ar no pote de armazenamento aumente quando a tampa do pote é empurrada para o corpo do recipiente, o que pode dificultar a vedação adequada da tampa no corpo do recipiente. Isto ocorre pois o ar de dentro do pote não apenas empurra a tampa para fora do pote como também contribui para a proliferação de bactérias.
[008] Outro inconveniente das vedações herméticas, assim como de outros tipos de vedações em geral, é o fato de que o vapor liberado dos alimentos dentro do recipiente de armazenamento durante o cozimento ou o aquecimento, por exemplo, no micro-ondas, pode resultar em um aumento significativo da pressão dentro do recipiente de armazenamento por conta do ar contido dentro do pote. Assim, em situações comuns de cozimento ou aquecimento envolvendo potes fechados de modo a prevenir respingos dos alimentos, o acúmulo de vapor pode danificar o recipiente de armazenamento e potencialmente queimar a mão do usuário caso o vapor seja liberado após a abertura da tampa.
[009] Para sanar tais inconvenientes, o estado da técnica conta com algumas soluções, um exemplo sendo o documento sob número US8899443, depositado em 15/12/2008, sob título “CONTAINER ASSEMBLY WITH FLEXIBLE SEAL”, que trata de um conjunto de recipiente de armazenamento compreende um receptáculo de armazenamento, uma tampa removível e um lacre, em que o receptáculo de armazenamento possui uma base e uma parede lateral contínua conectada à base. A dita parede lateral tem uma superfície interna e uma superfície externa, e a referida tampa tem um corpo principal que cobre pelo menos uma parte do receptáculo de armazenamento. A tampa tem um primeiro e um segundo canal de recepção. A vedação possui um membro de fixação e uma porção de lâmina. O membro de segurança entra no primeiro canal de recebimento da tampa para conectar o lacre à tampa. A parte da lâmina da vedação entra em contato com a superfície interior da parede lateral. A superfície externa da parede lateral entra em contato com o segundo canal de recebimento. A parede lateral do receptáculo de armazenamento está dentro do segundo canal de recebimento. A porção da lâmina forma uma vedação hermética em geral com a parede lateral enquanto a parede lateral entra em contato com o segundo canal de recebimento.
[0010] O documento US10173826, depositado em 15/05/2015, sob título “VENTABLE STORAGE CONTAINER AND METHOD OF USE”, também relevante, trata de um recipiente de armazenamento para alimentos e outros itens e um método de ventilação de um recipiente de armazenamento, em que o recipiente de armazenamento pode incluir um corpo e uma tampa removível, a qual pode incluir um lábio de vedação flexível que atravessa o perímetro de uma porção rígida da tampa central. A tampa removível apresenta pelo menos uma abertura de ventilação que pode se estender através da porção rígida da tampa central. Além disso, o recipiente de armazenamento pode incluir uma trava móvel entre uma posição travada e uma posição destravada. A trava pode incluir uma porção de preensão configurada para segurar uma borda periférica do corpo do recipiente e uma porção de vedação configurada para cobrir a abertura de ventilação quando a trava ocupa a posição trancada. Quando a trava ocupa a posição destravada, a porção de vedação pode descobrir a abertura de ventilação para permitir a ventilação de vapor e outros gases de dentro do recipiente de armazenamento.
[0011] Ainda, o documento DE102013222912, depositado em 11/11/2013, sob título “CONTAINER, IN PARTICULAR STORAGE CONTAINER, WITH LID”, trata de um recipiente com um corpo feito em um material rígido com uma disposição em torno da cavidade da borda circundante do recipiente e que pode ser colocado na tampa da borda. A tampa é projetada de modo a ter uma vedação na parte inferior da tampa, o que permite uma vedação entre a parte inferior da tampa e a parede interna do recipiente, em que a vedação circunferencial é guiada em um ponto pela tampa.
[0012] De acordo com os documentos supracitados, o estado da técnica revela potes de armazenamento com fechamento hermético, com uma ou mais aberturas de ventilação presentes na tampa, permitindo a liberação de ar e vapor acumulado dentro dos potes de armazenamento e, com isso, realizar a abertura da tampa. No entanto, as ditas aberturas geralmente não são intuitivas e, em alguns casos, não permitem a ventilação contínua durante o cozimento, pois a tampa destas aberturas tendem para uma posição fechada. Além disso, os ditos respiros existentes tipicamente requerem mecanismos de vedação relativamente complexos e um sistema de fechadura muito firme, o que dificulta sua manipulação e exige que o usuário utilize ambas as mãos para fechar e abrir os respiros em questão.
[0013] Desta maneira, o estado da técnica claramente se beneficiaria da introdução de um pote hermético com paredes flexíveis que permitem a saída de ar ou vapor de dentro do pote sem a necessidade de qualquer elemento adicional na tampa, facilitam o fechamento do pote em questão e, simultaneamente, também facilitam sua abertura.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[0014] A presente inovação tem como principal objetivo introduzir um novo pote com fechamento hermético apresentando um corpo de paredes suficientemente flexíveis para forçar a saída do ar contido interiormente durante o seu fechamento com uma tampa. Nesse contexto, a dita tampa é pressionda para baixo especificamente em seu centro, facilitando a saída de ar pela membrana flexível que provê o fechamento hermético ao pote em questão.
[0015] Uma vez que o ar é retirado do pote, a pressão interna dele diminui. Assim, o conteúdo do pote fica selado, impossibilitado de atravessar a membrana flexível devido à pressão. Ademais, para abrir o pote hermeticamente fechado, basta puxar a tampa, em que o corpo e a tampa apresenta flexibilidade suficiente para deformar e permitir a entrada de ar, algo que iguala a pressão interna do pote e permite sua abertura, sem a necessidade de respiros na tampa. Assim, o fechamento hermético provido pela presente inovação apresenta maior facilidade e eficiência no armazenamento de produtos e alimentos no pote.
[0016] Por fim, outro objetivo da presente inovação é apresentar uma tampa com travas fabricadas na mesma peça, sem a necessidade de uma montagem separada, em que as ditas travas se articulam em um eixo e travam a tampa no corpo por ação mecânica, para então impedir que dita tampa se abra por acidente.
BREVE DECRIÇÃO DOS DESENHOS
[0017] A matéria objeto desta Invenção ficará totalmente clara em seus aspectos técnicos a partir da descrição pormenorizada que será feita com base nas figuras abaixo relacionadas, nas quais:
a figura 1 mostra uma vista, em perspectiva, do pote com fechamento hermético;
a figura 2 mostra uma vista, em perspectiva, do pote com fechamento hermético com as travas de fechamento numa posição aberta;
a figura 3 mostra uma vista, em perspectiva explodida, do pote com fechamento hermético, demonstrando a montagem e os elementos internos do pote;
a figura 4 mostra uma vista inferior da tampa do pote com fechamento hermético;
a figura 5 mostra uma vista inferior do pote com fechamento hermético;
as figuras de 6 a 11 mostram um detalhe de uma vista frontal em corte do pote com fechamento hermético, demonstrando a montagem da tampa com o pote, e o fechamento do travamento na aba circundante do corpo do pote em questão;
a figura 12 mostra uma vista frontal em corte do pote com fechamento hermético, demostrando a saída de ar proveniente pelo pressionamento da porção flexível da tampa do pote; e
a figura 13 mostra uma vista frontal em corte do pote com fechamento hermético, demostrando o estado do pote em questão após feita a saída de ar.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0018] De conformidade com os objetivos apresentados por meio da breve descrição, a presente inovação "POTE HERMÉTICO COM PAREDES FLEXÍVEIS PARA SAÍDA DE AR” trata de um pote (1), particularmente utilizado para armazenamento de artigos preferivelmente alimentícios, sejam estes artigos sólidos ou líquidos, em que dito pote (1) é compreendido por um corpo (2) e uma tampa (3), a qual proporciona ao pote (1) um fechamento hermético através do uso da membrana flexível (4) em sua porção inferior.
[0019] Conforme ilustrado na FIG. 3, sendo esta uma vista explodida do pote (1), os dois elementos principais do pote (1), sendo eles o corpo (2) e a tampa (3), são confeccionados preferencialmente em polipropileno (PP), ou outro material com características equivalentes, em que o corpo (2) é constituído por paredes laterais (21), que por sua vez apresentam uma certa finura em sua espessura, em que tal característica, junta à maleabilidade provida pelo material que as compõe, torna as paredes laterais (21) flexíveis. O corpo (2) também apresenta uma base conferida pela parede inferior (22), em que referidas paredes laterais (21) são projetadas para cima da dita parede inferior (22) e terminam em um bocal periférico (23) de maior largura,
[0020] As referidas paredes laterais (21), parede inferior (22) e bocal periférico (23) configuram conjuntamente uma cavidade interna para o corpo (2), cuja principal função é armazenar artigos preferivelmente alimentícios.
[0021] Ademais, o corpo (2) também possui uma aba circundante (24) laminar, configurada horizontalmente entre as paredes laterais (21) e o bocal periférico (23) onde as travas (31) da tampa (3) se fixam, para então manter a tampa (3) fechada no corpo (2). Pelo fato da dita aba circundante (24) envolver totalmente o perímetro do corpo (2), a mesma permite que as travas (31) possam ser configuradas de qualquer forma na tampa (3) e em qualquer quantidade. O dito corpo (2) também apresenta uma pluralidade de pés de apoio em sua parede inferior (22) que possuem um formato semiesférico, e estão distribuídos um em cada extremidade da parede inferior (22).
[0022] As travas (31), as quais são fabricadas junto com a tampa (3), sem a necessidade de uma montagem separada, são articuláveis na porção de encaixe das mesmas com a tampa (3), e são movimentadas de forma rotacional, além de serem, mais especificamente, fixadas na superfície na porção rígida da tampa (3) configurada pela aba periférica (32). Cada uma das travas (31) pode ser móvel entre uma posição travada, conforme ilustrado pela FIG. 1, e uma posição destravada, conforme ilustrado na FIG. 2.
[0023] As travas (31) apresentam um ressalto frontal com uma abertura vazada e que configura a porção de travamento (31a), as quais são travadas na aba circundante (24) do corpo (2) quando as travas (31) estão em suas respectivas posições travadas. As travas (31) formam um engate rápido com a aba circundante (24), através do ressalto (24a) que é seguido por um rebaixo superior que configura uma área onde as travas (31) se fixam de modo que apertam a aba circundante (24). Ao configurar as travas (31) para prender a tampa numa aba (24), o fechamento é feito em um único movimento, e, portanto, mais intuitivo para o usuário.
[0024] Ademais, as travas (31) e a borda periférica (24) podem ser elasticamente deformáveis, de modo que um usuário possa destravar as travas (31) da borda periférica (24), deformando ligeiramente as travas (31) e a borda periférica (24), e, assim, desengatar as abas de bloqueio da borda periférica (24).
[0025] A aba periférica (32) também configura e contorna uma porção central flexível (33) rebaixada, a qual, por sua vez, provê uma área inferior externa a tampa (3) onde a membrana flexível (4) é fixada de forma que envolve perifericamente dita área externa, em que dita membrana flexível (4) apresenta um formato laminar, com cantos arredondados e uma área periférica levemente curvada para cima, sendo que dita membrana (4) é preferencialmente confeccionada em um material emborrachado, como um elastômero termoplástico.
[0026] Conforme ilustrado nas FIGS 6 a 11, quando a tampa (3) é encaixada no corpo (2) para fechamento do pote (1), a membrana flexível (4) fixada no inferior da tampa (3) é inserida na cavidade interna do corpo (2) de maneira deslizante e vedante na superfície interna do bocal periférico e, subsequentemente, das paredes laterais (21), sendo a área periférica da membrana (4) laminar, por ser levemente curvada para cima, se empurra contra o bocal periférico (23) e continua em contato com a superfície das paredes laterais (21). Tal construtividade descrita provê um fechamento hermético ao pote (1). Ademais, as FIGS 6 a 11 também ilustram o travamento da trava (31) na borda periférica (24).
[0027] O fechamento hermético do pote (1) provido pela membrana flexível (4) tende a aumentar a pressão do ar no interior do corpo (2) quando a tampa (3) é empurrada para o corpo (2), pois o ar deslocado pelo fechamento da tampa (3) é preso pela membrana flexível (4) na cavidade interna do corpo (2). Este aumento da pressão do ar empurra a tampa (3) para cima, o que dificulta o fechamento da tampa (3) no corpo (2), então para liberar esta pressão de ar da cavidade interna do corpo (2), basta o usuário pressionar porção central flexível (33) para baixo enquanto a tampa (3) está acoplada.
[0028] Com isso, a pressão aumentada causada pelo fechamento hermético presente na cavidade interna do corpo (2) empurra as paredes laterais (21) e, pelo fato das paredes laterais serem suficientemente flexíveis, elas se deformam elasticamente, o que causa a liberação o ar contido na cavidade interna do corpo (2) e, consequentemente, a diminuição da pressão interna do pote (1). Assim, o pote (1) da presente inovação apresenta um fechamento hermético sem a necessidade de respiros, ou outros elementos de saída de ar, na tampa (3).
[0029] Ao mesmo tempo que a flexibilidade das paredes laterais (21) realizam o fechamento hermético do pote (1), elas também auxiliam na abertura do mesmo, pois quando o usuário puxa a tampa (3), o corpo (2) e a tampa (3) têm flexibilidade suficiente para deformar elasticamente e, desta forma, permitir a entrada de ar, igualando a pressão interna do pote (1) e permitindo sua abertura.
[0030] Deve ficar entendido que a presente descrição não limita a aplicação aos detalhes aqui descritos e que a invenção é capaz de outras modalidades e de ser praticada ou executada em uma variedade de modos, dentro do escopo das reivindicações. Embora tenham sido usados termos específicos, tais termos devem ser interpretados em sentido genérico e descritivo, e não com o propósito de limitação.

Claims (1)

  1. “POTE HERMÉTICO COM PAREDES FLEXÍVEIS PARA SAÍDA DE AR”, que trata de um pote (1) compreendendo um corpo (2), uma tampa (3), uma membrana flexível na porção inferior da dita tampa (3), em que o corpo (2) e a tampa (3) são confeccionados em polipropileno, caracterizado pelo fato de o corpo (2) ser constituído por paredes laterais (21) flexíveis, em que o corpo (2) também apresenta uma parede inferior (22) com uma pluralidade de pés de apoio, em que as referidas paredes laterais (21) são projetadas para cima da dita parede inferior (22) e terminam em um bocal periférico (23), uma aba circundante (24) laminar onde travas (31) da tampa (3) se fixam, em que as ditas travas (31) são articuláveis em uma aba periférica (32) da tampa (3), em que as ditas travas (31) apresentam uma porção de travamento (31a), as quais são travadas na aba circundante (24) através de um ressalto (24a), sendo que a tampa (3) também apresenta uma porção central flexível (33).
BR202019025682-1U 2019-12-04 2019-12-04 Pote hermético com paredes flexíveis para saída de ar BR202019025682U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202019025682-1U BR202019025682U2 (pt) 2019-12-04 2019-12-04 Pote hermético com paredes flexíveis para saída de ar

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202019025682-1U BR202019025682U2 (pt) 2019-12-04 2019-12-04 Pote hermético com paredes flexíveis para saída de ar

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202019025682U2 true BR202019025682U2 (pt) 2021-06-15

Family

ID=76862679

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202019025682-1U BR202019025682U2 (pt) 2019-12-04 2019-12-04 Pote hermético com paredes flexíveis para saída de ar

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202019025682U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10392165B2 (en) Method for sealing materials
KR200301897Y1 (ko) 밀폐용기
US4986438A (en) Recloseable nesting tab container
KR0168470B1 (ko) 벤트식 밀봉체
US7080754B2 (en) Container/hinged lid assembly
JP2009530193A (ja) 真空貯蔵容器
US20030116572A1 (en) Sealing cover for a container
TW201544414A (zh) 具有頸環及蓋的可再密封式容器
NZ564244A (en) Venting container
JPH1024946A (ja) 外し蓋付きプラスチック容器
EP3403945B1 (en) Airtight container
US20080073368A1 (en) Containers with discontinuous seal
BR202019025682U2 (pt) Pote hermético com paredes flexíveis para saída de ar
JP4953358B2 (ja) ヒンジキャップ
KR20200027572A (ko) 폼 절연물을 갖는 누설 방지 용기 뚜껑
JP7267835B2 (ja) 蓋付き容器
KR200271291Y1 (ko) 식품용기뚜껑의밀폐구조
JP3513599B2 (ja) 密封容器
JPH04118349U (ja) 食品用蓋物
US20240208698A1 (en) Storage and Cooking Vessel
JP2019198602A (ja) 調理保存容器
JP2003252359A (ja) 包装用密閉容器のための蓋体
KR20030016349A (ko) 밀폐용기
JP7491883B2 (ja) 食品保存容器
CN217171620U (zh) 一种可重复使用的塑料密封防盗盖及容器

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]