BR202016030470U2 - display gravitacional para organização e gerenciamento de medicamentos - Google Patents

display gravitacional para organização e gerenciamento de medicamentos Download PDF

Info

Publication number
BR202016030470U2
BR202016030470U2 BR202016030470U BR202016030470U BR202016030470U2 BR 202016030470 U2 BR202016030470 U2 BR 202016030470U2 BR 202016030470 U BR202016030470 U BR 202016030470U BR 202016030470 U BR202016030470 U BR 202016030470U BR 202016030470 U2 BR202016030470 U2 BR 202016030470U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
medicines
gravitational
organization
display
management
Prior art date
Application number
BR202016030470U
Other languages
English (en)
Inventor
Narita Hatakeyama Ilka
Original Assignee
Narita Hatakeyama Ilka
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Narita Hatakeyama Ilka filed Critical Narita Hatakeyama Ilka
Priority to BR202016030470U priority Critical patent/BR202016030470U2/pt
Publication of BR202016030470U2 publication Critical patent/BR202016030470U2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61JCONTAINERS SPECIALLY ADAPTED FOR MEDICAL OR PHARMACEUTICAL PURPOSES; DEVICES OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR BRINGING PHARMACEUTICAL PRODUCTS INTO PARTICULAR PHYSICAL OR ADMINISTERING FORMS; DEVICES FOR ADMINISTERING FOOD OR MEDICINES ORALLY; BABY COMFORTERS; DEVICES FOR RECEIVING SPITTLE
    • A61J3/00Devices or methods specially adapted for bringing pharmaceutical products into particular physical or administering forms

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Medical Preparation Storing Or Oral Administration Devices (AREA)
  • Packages (AREA)

Description

(54) Título: DISPLAY GRAVITACIONAL PARA ORGANIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE MEDICAMENTOS (51) Int. Cl.: A61J 3/00 (73) Titular(es): ILKA NARITA HATAKEYAMA (72) Inventor(es): ILKA NARITA
HATAKEYAMA; ILKA NARITA HATAKEYAMA (74) Procurador(es): ANA PAULA MAZZEI DOS SANTOS LEITE
Figure BR202016030470U2_D0001
1/7 “DISPLAY GRAVITACIONAL PARA ORGANIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE MEDICAMENTOS”
1. A presente invenção tem como objetivo facilitar e tornar mais didático o dia a dia das pessoas que fazem uso contínuo de medicamentos. Trata-se de um dispensador gravitacional formado por blisteres (carteias) para auxiliar na organização e gerenciamento dos medicamentos. O paciente terá à sua disposição doses unitárias dos medicamentos separadas por horários, ou seja, todos os medicamentos a serem tomados em um determinado horário estarão juntos, em um só compartimento, com identificação da carteia que corresponde a um dia. Isso evita qualquer tipo de confusão, esquecimento ou troca, e ainda permite saber se o usuário realmente ingeriu os medicamentos necessários para aquele dia e/ou período.
2. O projeto trata do manuseio de elementos com os quais o público já está familiarizado (blister e display gravitacional), mas que, contudo, nunca foram vistos como uma forma inteligente de dispensar medicamentos. Vista a importância de se administrar corretamente os remédios, entende-se que esta pode ser uma solução bastante didática e humana, uma vez que promove o uso correto, aliado ao constante monitoramento do professional farmacêutico, sem que este acompanhamento interfira nas relações com as famílias e os cuidadores.
3. O paciente terá à sua disposição a quantidade de medicamentos para um determinado período, trinta dias, por exemplo, e cada dia é representado por uma embalagem primária (embalagem em contato direto com o medicamento) tipo blister ou carteia, em cujo interior estarão contidos todos os comprimidos e cápsulas, separados de
2/7 acordo com os horários definidos pelos prescritores, médicos ou responsáveis. As embalagens primárias compõem um kit acondicionado na embalagem secundária, representada por um display gravitacional. Possuindo ainda etiquetas fixadas nos blisteres, que são responsáveis pela identificação dos dias e horários.
4. O dispositivo é constituído por dois tipos de embalagens: a embalagem primária, cuja quantidade dependerá do tipo de organização desejado pelo cliente; e a embalagem secundária.
5. A embalagem primária é aquela que está diretamente em contato com o produto, formada por blisteres farmacêuticos com no mínimo uma cavidade (bolha) na qual serão acondicionados todos os medicamentos, organizados por tomadas (cada vez/horário que a pessoa toma o medicamento), de acordo com os horários solicitados pelo médico. Os blisteres são embalagens formadas por alumínio e PVC, especialmente desenvolvidos para uso farmacêutico. Cada cavidade do blister corresponde à um horário específico de tomada e contém todos os medicamentos a serem consumidos naquele momento. Cada cavidade do blister é identificada com o horário de tomada, assim como cada blister que, como uma unidade, contém todos os medicamentos de um dia, deve ser identificado com a data correspondente ao dia presente. Desta maneira, quando no horário especificado pelo médico, o paciente retira o primeiro blister da caixa (embalagem secundária) pela parte debaixo, verifica se a data corresponde ao dia em questão, e perfura o alumínio somente na cavidade correspondente àquele horário para tomar os medicamentos lá acondicionados.
3/7
6. Os blisteres serão empilhados e acondicionados na embalagem secundária, formada por uma caixa, em formato de display gravitacional possuindo algumas particularidades. Em sua em sua face frontal é provida de recortes cuja função é encaixar o blister que está sendo utilizado naquele momento, já que, na maioria das vezes, entende-se que o paciente tomará a dose da manhã, por exemplo, e o mesmo blister será utilizado para tomadas posteriores (tarde e noite, por exemplo). Isso evita que o blister que está sendo utilizado naquele dia se perca, além de facilitar a confirmação da data. Em suas laterais, possui ainda visores em cortes circulares, que permitem a identificação do momento em que os medicamentos estão acabando e possibilita a encomenda antecipada do próximo mês, além de informações da empresa e contatos, caso o paciente necessite. E por fim, a sua parte posterior possui compartimento que armazena uma ficha técnica personalizada com os dados do paciente, dos médicos e dos medicamentos (lote, validade, cor) contidos naquele display. A ficha é impressa para cada paciente e anexada à caixa através de cortes feitos na embalagem.
Inconvenientes enfrentados atualmente:
• Graças aos avanços nas áreas da saúde e da tecnologia, hoje, a palavra “envelhecer” tem um conceito muito diferente do que há 50 anos atrás: cada vez mais gente consegue viver mais. Em 1940, a população brasileira vivia em média até os 42,7 anos e, no ano 2000, a expectativa já era de 70,4 anos. Para aqueles que nascerem em 2013 em diante, a tendência deve ser facilmente passar dos 72 anos de vida. Com o envelhecimento da população, aumenta
4/7 também a prevalência de doenças crônicas que muitas vezes se manifestam juntas em um só indivíduo.
• Como resultado, o paciente é frequentemente submetido a terapias farmacológicas complexas, com muitos tipos diferentes de medicamentos e várias tomadas ao dia. Isso gera a chamada polimedicação. Em consequência dos esquemas posológicos diversos, passam a ser presentes dificuldades como esquecimento, erro ou troca de medicamento e não adesão à terapia, o que acaba prejudicando os resultados finais do tratamento.
Estado da técnica:
7. São conhecidas diversas tentativas de solucionar o problema da complexidade da polimedicação e os problemas atrelados a ela. Pouco fizeram as grandes indústrias farmacêuticas e grandes redes de farmácias de varejo neste sentido e, assim, o paciente e seus familiares acabam por recorrer ao que encontram no mercado. Contudo, o que encontram disponíveis atualmente no Brasil são pequenos recipientes coloridos feitos de plástico e comercializados em lojas populares. Esses recipientes são constituídos por diversos nichos com tampas nos quais são acondicionados os medicamentos e são chamados de “porta-cápsulas”.
8. Outra situação revela que aqueles que optam por não utilizarem os porta-cápsulas ou tornam-se dependentes de algum esquema escrito (tabelas, lembretes) geralmente anexado a algum lugar de rotina da casa (cozinha, quarto ou banheiro), ou então contam com a boa memória para tomar o medicamento certo no horário certo. A
5/7 tecnologia atual, por sua vez, tem contribuído no sentido de tentar desenvolver novas soluções, como aplicativos e dispositivos com alarmes e LEDs, mas, de acordo com as pesquisas, tais soluções estão longe de se mostrarem acessíveis e didáticas à população.
9. Uma última situação seria a de pessoas dependentes de cuidados diários que, neste caso, contam com um cuidador para administrar os medicamentos, mas sabe-se que esta é a realidade de poucas pessoas e é válido lembrar que nem todas as pessoas que tomam muitos medicamentos são dependentes de um cuidador.
10. Embora todas as tentativas citadas representem as ofertas do mercado brasileiro hoje, nenhuma delas se mostra farmacologicamente adequada segundo leis da Vigilância Sanitária, as embalagens são difíceis de higienizar e também não suprem as necessidades de identificação e organização. Quando raramente a iniciativa de alguma empresa farmacêutica torna um produto possível, o mesmo apresenta características como falta de didática, alto custo e falta de inovação.
Solução:
11. Portanto, em função de todas as dificuldades citadas, o presente projeto acredita em uma solução simples, envolvendo um produto de baixo custo e voltado à facilidade de entendimento, em detrimento à grandes sofisticações. Apresentando diversos benefícios, que podem ser destacados em:
• Baixo custo;
• Comodidade;
6/7 • Conforto;
• Segurança;
• Evita preocupação dos médicos ou responsáveis, caso o usuário tenha que tomar os seus medicamentos sem supervisão;
• Auxilia na saúde e tratamento;
• Pode receber variedade de tamanhos e estilizações;
• Suas faces externas podem ser totalmente estilizadas, recebendo dizeres e mensagens promocionais;
• Excelente relação custo-benefício;
• Elevado potencial de comercialização;
• Pode ser desenvolvido em diversos formatos e materiais;
• Exequibilidade industrial;
• Inovações merecedoras deste privilégio de patente.
12. Para uma perfeita visualização e compreensão do “DISPLAY GRAVITACIONAL PARA ORGANIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE MEDICAMENTOS”, em questão, seguem os desenhos ilustrativos, onde:
13. A fig. 1 - Apresenta vista frontal do produto em questão;
7/7
14. A fig. 2 - Apresenta vista lateral do produto em questão;
15. A fig. 3 - Apresenta vista ilustrativa da carteia com os medicamentos que devem ser consumidos naquele dia / período;
16. A fig. 4 - Apresenta vista em perspectiva do produto em questão.
17. De acordo com a ilustração e em seus pormenores, a “DISPLAY GRAVITACIONAL PARA ORGANIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE MEDICAMENTOS”, é constituído por uma embalagem organizadora e dispensadora de medicamentos por horário, que visa atender às necessidades terapêuticas exclusivas de cada paciente (1), caracterizada por ser formada por uma caixa (2) provida de recortes em sua face frontal (3) que armazena blisters ou carteias (C) em cujo interior encontram-se os medicamentos do dia (M), de modo a garantir a manutenção da ordem de tomada dos medicamentos, conforme os mesmos foram prescritos, possuindo ainda a caixa (2), visores (5), dispositivos e cortes laterais (6) que podem receber informações sobre os medicamentos, para facilitar a administração dos medicamentos, permitindo acompanhamento e manutenção da ordem das carteias.
18. Pelas vantagens que oferece e por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras, o “DISPLAY GRAVITACIONAL PARA ORGANIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE MEDICAMENTOS”, reúne as condições necessárias para merecer a Patente de Modelo de Utilidade.
1/1

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1a) “DISPLAY GRAVITACIONAL PARA ORGANIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE MEDICAMENTOS” é constituído por uma embalagem organizadora e dispensadora de medicamentos por horário, que visa atender às necessidades terapêuticas exclusivas de cada paciente (1), caracterizada por ser formada por uma caixa (2) provida de recortes em sua face frontal (3) e compartimento interno (4) que armazena blisters ou carteias (C) em cujo interior encontram-se os medicamentos que devem ser consumidos naquele dia (M), de forma organizada e separada (7), de modo a garantir a manutenção da ordem de tomada dos medicamentos, conforme os mesmos foram prescritos, possuindo ainda a caixa (2), visores (5), dispositivos e cortes laterais (6) que podem receber informações sobre os medicamentos (L), para facilitar a administração dos medicamentos, permitindo acompanhamento e manutenção da ordem das carteias (C).
    1/4
BR202016030470U 2016-12-23 2016-12-23 display gravitacional para organização e gerenciamento de medicamentos BR202016030470U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202016030470U BR202016030470U2 (pt) 2016-12-23 2016-12-23 display gravitacional para organização e gerenciamento de medicamentos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202016030470U BR202016030470U2 (pt) 2016-12-23 2016-12-23 display gravitacional para organização e gerenciamento de medicamentos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202016030470U2 true BR202016030470U2 (pt) 2018-07-17

Family

ID=62982302

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202016030470U BR202016030470U2 (pt) 2016-12-23 2016-12-23 display gravitacional para organização e gerenciamento de medicamentos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202016030470U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4926572A (en) Medication timing device
Wong et al. Evaluation of a novel medication aid, the calendar blister‐pak, and its effect on drug compliance in a geriatric outpatient clinic
US8200366B2 (en) Method and system for determining a volume-based fill pattern of a multi-dose medicament container
US20050044762A1 (en) Illustrative drug card
JPH0349763A (ja) 薬物摂取のための表示装置
US20090057184A1 (en) Medicine package
JP2017527362A (ja) 投薬パッケージングおよび服用計画システム
JP2018504210A (ja) 医薬品包装および投与計画システム
US20170231867A1 (en) Medication packaging and dose regimen system
Shonna Yin Health literacy and child health outcomes: parental health literacy and medication errors
BR202016030470U2 (pt) display gravitacional para organização e gerenciamento de medicamentos
Edirisinghe et al. Multi-compartment compliance aids (MCAs): application to the geriatric community
JP2004194889A (ja) 錠剤除包装置
John Preventing medication errors at home
BR202018076544Y1 (pt) Disposição técnica e construtiva aplicada em organizador de medicamentos
BR102013006806A2 (pt) Sistema de monitoramento eletrônico para medicamentos
Tandy et al. Medication compliance aids
CA2921348C (en) Novel medication dispenser
Turakka et al. Drug use and prescription compliance by elderly patients
WO2006001390A1 (ja) 服薬案内票
Thobaben How to avoid medication errors: six tips for clients/caregivers
Nahata Drug package information in India
BR102018069952B1 (pt) dispositivo para distribuição e gerenciamento de produtos farmacêuticos
BR202018076544U2 (pt) disposição técnica e construtiva aplicada em organizador de medicamentos
Grissinger Look Out for Lugol’s: Error-Prevention Strategies for This Strong Iodine Solution

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2610 DE 12-01-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.