BR202016017164U2 - Aquatic vehicle moved by manual propulsion by pedals - Google Patents
Aquatic vehicle moved by manual propulsion by pedals Download PDFInfo
- Publication number
- BR202016017164U2 BR202016017164U2 BR202016017164-0U BR202016017164U BR202016017164U2 BR 202016017164 U2 BR202016017164 U2 BR 202016017164U2 BR 202016017164 U BR202016017164 U BR 202016017164U BR 202016017164 U2 BR202016017164 U2 BR 202016017164U2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- pedals
- propulsion
- petition
- manual propulsion
- movement
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B63—SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
- B63B—SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; EQUIPMENT FOR SHIPPING
- B63B32/00—Water sports boards; Accessories therefor
- B63B32/50—Boards characterised by their constructional features
- B63B32/56—Boards convertible into vessels or other types of water sports boards, e.g. into sailboats, canoes or water-cycles
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B63—SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
- B63B—SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; EQUIPMENT FOR SHIPPING
- B63B32/00—Water sports boards; Accessories therefor
- B63B32/50—Boards characterised by their constructional features
Landscapes
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Combustion & Propulsion (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Ocean & Marine Engineering (AREA)
- Motorcycle And Bicycle Frame (AREA)
- Aiming, Guidance, Guns With A Light Source, Armor, Camouflage, And Targets (AREA)
Abstract
veículo aquático movido por propulsão manual por meio de pedais. trata-se de bicicleta aquática em que a sua propulsão acontece iniciando pelo movimento provocado pelos pés do condutor nos pedais que aciona a caixa de transmissão em ângulo reto (09) por meio do eixo de entrada da caixa de transmissão (9.a). o movimento continua pelo eixo de saída da caixa de transmissão (9.b) que transmite este movimento para a hélice (06) que executa efetivamente o movimento do equipamento. o direcionamento acontece pela manipulação do guidão que está diretamente conectado á um leme (13), confeccionado em material resistente uhmw em chapa (polietileno de ultra peso molecular) que garante a manobrabilidade com pequenos movimentos e sem necessidade de fazer curvas muito sinuosas. prioriza a segurança do usuário tendo uma preocupação com a estabilidade dos movimentos e em manter o equipamento em movimento e em pé, evitando acidentes e evitando também o contato do condutor com as partes mecânicas, estando todas protegidas na caixa de transmissão (09) e a hélice protegida pela chapa (05). outra preocupação também é a existência da pulseira de segurança (12), tendo como principal objetivo evitar o afogamento do condutor em caso de mal súbito, permitindo assim o seu resgate.
Description
(54) Título: VEÍCULO AQUÁTICO MOVIDO POR PROPULSÃO MANUAL POR MEIO DE PEDAIS (51) Int. Cl.: B63B 35/79 (52) CPC: B63B 35/795,B63B 35/7906 (73) Titular(es): AURIVANDO DE FREITAS SILVA (72) Inventor(es): AURIVANDO DE FREITAS SILVA (74) Procurador(es): MIKHAIL FREIRE FIGUEIREDO (57) Resumo: VEÍCULO AQUÁTICO MOVIDO POR PROPULSÃO MANUAL POR MEIO DE PEDAIS. Trata-se de bicicleta aquática em que a sua propulsão acontece iniciando pelo movimento provocado pelos pés do condutor nos pedais que aciona a caixa de transmissão em ângulo reto (09) por meio do eixo de entrada da caixa de transmissão (9.a). O movimento continua pelo eixo de saída da caixa de transmissão (9.b) que transmite este movimento para a hélice (06) que executa efetivamente o movimento do equipamento. O direcionamento acontece pela manipulação do guidão que está diretamente conectado á um leme (13), confeccionado em material resistente UHMW em chapa (polietileno de ultra peso molecular) que garante a manobrabilidade com pequenos movimentos e sem necessidade de fazer curvas muito sinuosas. Prioriza a segurança do usuário tendo uma preocupação com a estabilidade dos movimentos e em manter o equipamento em movimento e em pé, evitando acidentes e evitando também o contato do condutor com as partes mecânicas, estando todas protegidas na caixa de transmissão (09) e a hélice protegida pela chapa (05). Outra preocupação também é a existência da pulseira de segurança (...)
1/5
VEÍCULO AQUÁTICO MOVIDO POR PROPULSÃO MANUAL POR MEIO DE PEDAIS. CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO [1] A patente de invenção trata-se de aperfeiçoamento de veículo aquático aperfeiçoado por meio de propulsão manual para a prática de esportes sobre a água, sendo mar, rios e lagos.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA [2] É sabido que, esportes sobre a água muitas vezes deixam de ser praticados devido á diversas dificuldades, seja pela dificuldade em encontrar algum esporte que seja atraente ou a dificuldade em manejar aparelhos que por ventura façam parte do esporte escolhido, por ser complexo demais ou por ser pesado demais.
[3] Ocorre que, atualmente, os veículos aquáticos que proporcionam a diversão em mares, rios e lagos são muito pesados, necessitam de gasolina, motores, alguns até utilizam propulsão humana, porém têm sistemas muito retrógrados, a manobrabilidade é muito difícil, como o produto fabricado pela empresa Guangzhou Water Bike e todas as outras empresas que por ventura fabricam este tipo de veículo, nestes casos, a mobilidade do veículo é bem retrógrada e pesada, por não ter a facilidade da mobilidade e a segurança que apresenta o nosso produto.
[4] Assim, a prática de esportes sobre a água fica bem difícil, quase esquecida, ou feita por meio de veículos por propulsão via motor, o que tira o prazer em manter o exercício físico ativo e torna tudo apenas mais um passeio.
[5] Outro inconveniente é o peso que este tipo de veículo suporta, tornando muito limitada a utilização do produto ou apenas para crianças que não conseguem a mobilidade desejada ou por adultos muito magros, excluindo assim uma grande fatia dos possíveis consumidores e praticantes de exercícios e esportes aquáticos.
[6] Outro grave inconveniente reside do fato de que estes outros equipamentos de transporte aquático dão uma sensação insuportável de insegurança ao se utilizar, pois a falta dos diferenciais do nosso produto, torna o veículo instável e difícil de se manter o equilíbrio.
ANÁLISE DO ESTADO DA TÉCNICA [7] Em pesquisas realizadas em banco de dados especializados, foram encontrados
Petição 870160038780, de 25/07/2016, pág. 4/17
2/5 alguns documentos semelhantes referente ao veículo aquático por propulsão manual, porém não antecipam as características aqui pleiteadas. Um exemplo pode ser visualizado no documento de n?. BR 10 2013 011125-2 BICICLETA QUE SE CONVERTE EM BARCO. A presente patente de invenção tem por objetivo uma bicicleta que se converte em um barco. Para isto a solução encontrada foi a construção de uma bicicleta, cujo próprio quadro se converte na estrutura do barco, sendo mais simples a transformação que o disponível no estado da técnica, reduzindo também a massa do conjunto, pois não são acrescentadas mais peças, possuindo apenas os flutuadores, que podem ser infláveis (vão em uma bolsa fixada na própria bicicleta) ou rígidos (carregados a parte), e a hélice como peças avulsas. Outro documento, de ne Pl 1002840-4 neste caso um TRICICLO ANFÍBIO, uma peça única, que não se preocupa nada com a mobilidade e praticidade do equipamento, revelando que já são conhecidos do estado da técnica alguns produtos.
[8] Como se observa, praticamente todos os equipamentos fabricados com a finalidade de locomoção sobre a água, não prioriza a prática de exercícios e não se preocupa com a segurança do usuário, bem como manter a estabilidade dos movimentos e do uso do veículo.
BREVE DESCRIÇÃO DO OBJETO [9] Pensando em proporcionar melhorias ao mercado consumidor e aperfeiçoar os procedimentos para prática de esportes sobre a água, o requerente desenvolveu o veículo aperfeiçoado para a prática deste esporte.
[10] Mencionado veículo é basicamente formado por uma estrutura em alumínio de quadro principal, flutuadores que tem articulações e mobilidades independentes, bem como uma densidade maior em cada flutuador e pedais articulados às peças de maneira a manter a propulsão manual agradável, segura e prazerosa.
[11] Equipamento destinado à prática de esportes sobre a água, movido à propulsão manual através de pedais.
[12] A propulsão se dá através de uma caixa de transmissão em ângulo reto, a qual é direcionada por um pedivela de bicicleta tradicional, transmitindo assim o movimento para uma hélice que faz o deslocamento no sentido longitudinal da bicicleta aquática.
Petição 870160038780, de 25/07/2016, pág. 5/17
3/5 [13] O direcionamento é feito através de guidão, o qual está ligado diretamente à um leme, confeccionado em chapa de UHMW (polietileno de ultra peso molecular), permitindo uma manobrabilidade com pequenos raios de curva.
[14] Para garantir a flutuabilidade sobre a água, os flutuadores foram projetados em EPS (espuma) de média densidade, envolvidos em uma malha de fibra de vidro, com revestimento em resina epóxi e capacidade para suportar 140kg. Cada um dos quatro flutuadores tem articulações de movimentos independentes, compensando assim, qualquer balanço de ondas e mantendo o centro de gravidade do conjunto com maior estabilidade.
[15] Outra vantagem se dá pelo fato de que a estrutura foi totalmente projetada em alumínio, tornando a estrutura rígida e leve, facilitando seu transporte e dando uma elegante aparência estética. Todas as articulações mecânicas foram projetadas em buchas de nylon, o que dispensa o uso de óleos lubrificantes.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS [16] A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características da presente invenção e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou seu funcionamento:
A Figura 1 representa uma vista lateral direita e disposição do veículo sobre a água;
A Figura 2 mostra uma vista frontal e disposição do veículo sobre a água;
A Figura 3 mostra uma vista superior e disposição dos flutuadores em decorrência do quadro principal; e
A Figura 4 representa uma vista em perspectiva dos elementos que compõe o veículo em questão;
A Figura 5 mostra uma vista lateral em corte da aplicação na flutuação do veículo com a pessoa em cima;
A Figura 6 mostra uma vista isolada do quadro principal; e A Figura 7 mostra uma vista isolada da base estacionária.
Petição 870160038780, de 25/07/2016, pág. 6/17
4/S
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO [17] De acordo com as ilustrações o presente modelo de utilidade refere-se a um VEÍCULO AQUÁTICO MOVIDO POR PROPULSÃO MANUAL POR MEIO DE PEDAIS, mais precisamente trata-se de veículo aquático compreendido por quadro principal em alumínio (01 QD), apoios articulados para os flutuadores (desmontável) (FT - 02), flutuadores em EPS laminados (desmontáveis) (FT - 03), base estacionária em alumínio (desmontável) (BE 04), proteção da hélice de propulsão (5), hélice plástica de propulsão anti-horária (6), suporte de proteção da hélice (7), eixo cardã da transmissão (8), caixa de engrenagem de transmissão 1:2 blindada, eixo inox de entrada da caixa de engrenagem (9.a - FIG 4), eixo inox de saída da caixa de engrenagem (9.b - FIG 4), coroa Z=30 dentes - engrenagem cônica (9.c - FIG 4), pinhão Z=15 dentes engrenagem cônica (9.d - FIG 4), espaçador do eixo de saída (9.e - FIG 4), rolamento blindado (9.f - FIG 4), presilha metálica (9.g - FIG 4), retentor de água e óleo (9.h - FIG 4), espaçador do eixo de entrada (9.j - FIG 4), polia de alumínio em V perfil A/SPA, cesta plástica porta objetos (10), campainha/buzina (11), pulseira de segurança (12), leme de direção (13), tensor da correia de transmissão (14).
[18] Segundo a presente patente de invenção, dito veículo, preferencialmente confeccionado em material resistente, o alumínio, material que o torna leve, porém resistente e estável. A bicicleta se move através do movimento da hélice plástica (06) que por sua vez é protegida por uma estrutura em chapa moeda de aço inox (05), não sendo possível o contato manual com a hélice (06), descartando assim o risco de acidentes. Flutuadores (FT-03) são produzidos em linha de produção de pranchas de surf. O sistema de produção é produto existente no mercado náutico e é adaptado ao projeto.
[19] A propulsão acontece iniciando pelo movimento provocado pelos pés do condutor nos pedais que aciona a caixa de transmissão em ângulo reto (09) por meio do eixo de entrada da caixa de transmissão (9.a). O movimento continua pelo eixo de saída da caixa de transmissão (9.b) que transmite este movimento para a hélice (06) que executa efetivamente o movimento do equipamento. O direcionamento acontece
Petição 870160038780, de 25/07/2016, pág. 7/17
5/5 pela manipulação do guidão que está diretamente conectado a um leme (13), confeccionado em material resistente UHMW em chapa (polietileno de ultra peso molecular) que garante a manobrabilidade com pequenos movimentos e sem necessidade de fazer curvas muito sinuosas.
[20] É certo que quando o presente invento for colocado em prática, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada não teve a finalidade de limitação.
Petição 870160038780, de 25/07/2016, pág. 8/17
1/1
Claims (4)
- REIVINDICAÇÕES1) VEÍCULO AQUÁTICO MOVIDO POR PROPULSÃO MANUAL POR MEIO DE PEDAIS, mais precisamente trata-se de veículo movido à propulsão manual iniciada nos pedais e coma fricção gerada na caixa de engrenagem (09) e (14) passando pelo eixo de saída da caixa de engrenagem (9.b) faz com que a hélice (06) gire, causando a propulsão, caracterizando o equipamento ecologicamente correto, não oferecendo nenhum risco de poluição ao meio ambiente, pois sua única caixa de engrenagens(09) é blindada, construída em alumínio e aço inox. Todas as articulações mecânicas foram projetadas com buchas de nylon, dispensando assim o uso de óleos lubrificantes e por ser movido à propulsão manual não necessita de combustível.
- 2) VEÍCULO AQUÁTICO MOVIDO POR PROPULSÃO MANUAL POR MEIO DE PEDAIS, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por condução segura, pois mesmo utilizando colete salva vidas, o usuário tem a pulseira de segurança (12), em que havendo mal súbito, ela mantém o condutor pendurado pelo braço, de modo que a cabeça do mesmo fique fora d'água, a fim de evitar o afogamento.
- 3) VEÍCULO AQUÁTICO MOVIDO POR PROPULSÃO MANUAL POR MEIO DE PEDAIS, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ter a direção mais segura e grande estabilidade durante o uso, por ter mobilidade no eixo e flutuadores com mobilidade individual, o que não permite que o aparelho tombe para nenhum lado e elimina também a trepidação.
- 4) VEÍCULO AQUÁTICO MOVIDO POR PROPULSÃO MANUAL POR MEIO DE PEDAIS, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado a preocupação do inventor em incentivar a prática de exercícios, prezando com os movimentos necessários para a propulsão utilizar muitos grupos de músculos, além do prazer de estar ao ar livre e poder se exercitar.Petição 870160038780, de 25/07/2016, pág. 9/171/5IBEFT2FIG 2Petição 870160038780, de 25/07/2016, pág. 13/172/5Petição 870160038780, de 25/07/2016, pág. 14/173/5Petição 870160038780, de 25/07/2016, pág. 15/174/5FIG 7Petição 870160038780, de 25/07/2016, pág. 16/175/5Petição 870160038780, de 25/07/2016, pág. 17/171/1
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR202016017164-0U BR202016017164U2 (pt) | 2016-07-25 | 2016-07-25 | Aquatic vehicle moved by manual propulsion by pedals |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR202016017164-0U BR202016017164U2 (pt) | 2016-07-25 | 2016-07-25 | Aquatic vehicle moved by manual propulsion by pedals |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR202016017164U2 true BR202016017164U2 (pt) | 2018-02-06 |
Family
ID=62604807
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR202016017164-0U BR202016017164U2 (pt) | 2016-07-25 | 2016-07-25 | Aquatic vehicle moved by manual propulsion by pedals |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR202016017164U2 (pt) |
-
2016
- 2016-07-25 BR BR202016017164-0U patent/BR202016017164U2/pt not_active Application Discontinuation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US20150259051A1 (en) | Liquid Flyer, Flexi Underwater Raft | |
US8696395B2 (en) | Prone position watercraft | |
BR202016017164U2 (pt) | Aquatic vehicle moved by manual propulsion by pedals | |
US3182628A (en) | Toy boat | |
US1318879A (en) | Safety swimming-cycle | |
WO2020118396A1 (pt) | Aparelho flutuante para atividades aquáticos | |
KR100803283B1 (ko) | 물놀이 기구 | |
BRMU8701844U2 (pt) | aquaciclo para trabalho esporte e lazer | |
RU2772919C1 (ru) | Водный велосипед (вопед) | |
KR101515968B1 (ko) | 수상레저용 보트 | |
JPH01215693A (ja) | 双胴船型足踏式推進船 | |
RU2626212C1 (ru) | Доска для серфинга | |
CN202777698U (zh) | 蛙泳学习机 | |
ES1225909U (es) | Bicicleta acuática | |
BRPI1002840A2 (pt) | tricìclo anfìbio | |
ES1247542U (es) | Bicicleta acuatica reclinada | |
US20140315450A1 (en) | Buoyant apparatus system | |
JP2014231351A (ja) | 水上走行具、並びに核水上走行具を備えたボート。 | |
BR202012025412U2 (pt) | Disposição aplicada em bicicleta flutuadora aquática | |
FR2807732B1 (fr) | Engin nautique propulse par un dispositif bipalme mu par un pedalier permettant de se deplacer sans danger dans un milieu aquatique | |
RU74110U1 (ru) | Надувной парус ветвиндер | |
CN114954844A (zh) | 支架式多功能游泳救生划船器 | |
GB2539876A (en) | Water Walker | |
ES1268359U (es) | Un dispositivo acuático para realizar actividades deportivas y/o lúdicas | |
BR202016020840U2 (pt) | disposição construtiva aplicada em mecanismo propulsor para veículos aquáticos de pequeno porte |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B11A | Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing | ||
B04C | Request for examination: application reinstated [chapter 4.3 patent gazette] | ||
B07A | Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette] | ||
B09B | Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette] | ||
B09B | Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette] |
Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL |