BR202015007356U2 - Access blocking devices models for parking vacancies - Google Patents

Access blocking devices models for parking vacancies Download PDF

Info

Publication number
BR202015007356U2
BR202015007356U2 BR202015007356U2 BR 202015007356 U2 BR202015007356 U2 BR 202015007356U2 BR 202015007356 U2 BR202015007356 U2 BR 202015007356U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
post
private
locking system
model
parking space
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

Modelos de dispositivos bloqueadores de acesso para vagas de estacionamento [1] A presente patente de modelo de utilidade apresenta modelos de dispositivos bloqueadores de acesso para vagas de estacionamento, que podem ser facilmente instalados em vagas de estacionamento para impedir o uso desautorizado destas vagas, em áreas privadas e públicas.
Estado da técnica [2] O aumento do número de veículos nas cidades aliado à escassez de vagas destinada para estacionamento em áreas públicas e privadas têm gerado inconvenientes a usuários de vagas ditas privativas, as quais são, em muitas oportunidades, indevidamente utilizadas por terceiros. Esta utilização indevida de vagas gera transtornos e aborrecimentos aos seus usuários.
[3] Existem diversas soluções com o objetivo de diminuir e evitar o uso indevido de vagas de estacionamento privativas em áreas públicas e privadas. Estas soluções incluem sinalizações verticais e horizontais de orientação e advertência, o uso de cones e cavaletes, postes com correntes e cadeados e dispositivos bloqueadores de acesso a estas vagas, como os apresentados, por exemplo, nas publicações BR9501246 (A), US3061960 (A), US3925929 (A), AU2004101028 (A4), EP1101669 (A2) e GB1601525 (A).
[4] As soluções com o objetivo de diminuir e evitar o uso indevido de vagas de estacionamento privativas em áreas públicas e privadas do estado da técnica não cumprem com sua função de maneira satisfatória, causando transtornos aos seus usuários.
[5] As sinalizações verticais e horizontais, tais como faixas de demarcação no piso e placas indicativas não impedem o uso indevido das vagas privativas, pois não possuem nenhum dispositivo de bloqueio que não permita o estacionamento de veículos não autorizados. Estas sinalizações apenas indicam que as vagas são privativas e necessitam que pessoas não autorizadas a utilizar as vagas privativas respeitem as indicações das sinalizações. Desta forma, a utilização de sinalizações verticais e horizontais é um recurso pouco eficiente para evitar o uso indevido de vagas privativas por terceiros.
[6] O uso de cones e cavaletes nas vagas privativas impede o acesso de veículos não autorizados. No entanto, os cones e cavaletes não são fixados no piso ou outra superfície similar e não apresentam nenhum trava de segurança. Consequentemente, cones e cavaletes podem ser facilmente removidos por terceiros para a utilização indevida das vagas privativas. Outro transtorno está relacionado que durante a utilização da vaga têm-se um grande aparato que precisa de algum espaço para ser guardado.
[7] O uso de postes fixos no solo ou piso com correntes e cadeados evita o acesso indevido a vagas privativas. No entanto, sua instalação em garagens de condomínio, por exemplo, onde as vagas são localizadas lado a lado e demarcadas por faixas pintadas no solo ou piso, pode dificultar a manobra de veículos, dependendo do espaço disponível para manobras. Além disso, estes postes podem possuir altura que dificulte a sua visualização pelos motoristas durante manobras, o que pode levar a pequenos acidentes, causando danos nos veículos. Outra deficiência do uso de correntes é a dificuldade de seu manuseio para liberação e restrição de passagem de veículos para o acesso às vagas.
[8] A publicação BR9501246 (A) apresenta um aparelho que possui uma base, uma parte móvel e uma haste com fechadura. A parte móvel do aparelho descrito permite seu abaixamento para a entrada do veículo e o seu retorno a 90° graus em relação ao solo. A fechadura da haste mantém a parte móvel a 90° em relação ao solo, impedindo a entrada de veículos não autorizados na vaga privativa. A invenção descrita na publicação BR9501246 (A), embora eficiente para evitar o uso indevido de vagas privativas, apresenta o inconveniente de necessitar ser chumbada ao solo ou piso, o que pode dificultar a sua instalação, e até exigir a contratação de mão de obra especializada.
[9] A publicação US3061960 (A) apresenta um poste para evitar o acesso não autorizado a vagas privativas. O poste descrito em tal publicação é mantido em uma posição vertical, a qual bloqueia acessos não autorizados nas vagas privativas, por meio de uma fechadura com chave. O poste também pode ser colocado em posição horizontal, a qual permite o acesso à vaga privativa. O modelo de poste descrito na publicação US3061960 (A) é fixado no solo ou piso através de parafusos de fixação, no entanto, estes parafusos podem ser removidos de maneira não autorizada durante o uso do dispositivo permitindo a retirada do poste da vaga privativa a ser protegida.
[10] A publicação US3925929 (A) descreve um poste para evitar o acesso não autorizado a vagas privativas que, de maneira similar à publicação US3061960 (A), bloqueia o acesso à vaga quando for colocado em sua posição vertical. Na publicação US3925929 (A) o poste é mantido na posição vertical utilizando-se de pinos fixos na base do poste e rasgos nas laterais do poste, com o auxílio de uma fechadura com haste. Embora o sistema de fixação do poste na posição vertical descrito na publicação US3925929 (A), a fechadura com haste pode ser forçada permitindo a retirada dos rasgos dos pinos, permitindo que o poste seja novamente colocado na posição horizontal e que a vaga privativa seja utilizada indevidamente.
[11] A publicação AU2004101028 (A4) descreve um dispositivo bloqueador de acessos não autorizados a vagas privativas acionado por controle remoto. Este dispositivo, embora eficiente para bloquear acessos não autorizados, apresenta elevado custo e necessita de mão de obra especializada para instalação.
[12] A publicação GB1601525 (A) apresenta um modelo de poste retrátil para o bloqueio de acesso não autorizado a vagas privativas. O poste retrátil é recolhido em uma bucha que está embutida e fixa no solo. Quando o poste está recolhido, o acesso à vaga é permitido e, quando o poste é puxado e retirado do interior da bucha, bloqueia-se o acesso à vaga privativa. O poste retrátil possui uma trava com chave para impedir que pessoas não autorizadas realizem o recolhimento do poste para permitir o acesso à vaga privativa. A desvantagem deste modelo encontra-se no fato da necessidade de um furo de considerável profundidade no solo ou piso. A necessidade deste furo pode inviabilizar o uso deste poste em garagens e estacionamentos localizados em andares superiores de edificações, além de necessitar de pessoal especializado para a sua instalação.
[13] É objetivo do presente modelo de utilidade descrever modelos de dispositivos bloqueadores de acesso para vagas de estacionamento, que podem ser facilmente instalados em vagas de estacionamento para impedir o uso desautorizado destas vagas, em áreas privadas e públicas e que apresentem melhorias em relação aos modelos do estado da técnica.
[14] A presente patente de modelo de utilidade apresenta dois modelos de dispositivos bloqueadores de acesso para vagas de estacionamento. Os dois modelos objeto desta patente possuem um poste que, quando na posição vertical, impedem o acesso não autorizado às vagas privativas e, quando na posição horizontal, permitem o acesso à vaga. Uma fechadura com chave trava o poste na posição vertical e o posicionamento da fechadura garante segurança de uso do dispositivo.
[15] Os modelos de dispositivos bloqueadores de acesso a vagas de estacionamento privativas, objetos desta patente, podem ser utilizados em áreas privadas e públicas. As áreas privadas incluem áreas comerciais e residenciais, como por exemplo, estacionamentos de centros de compras e supermercados, garagens de condomínios verticais e garagem de condomínios horizontais. As áreas públicas incluem estacionamentos de órgãos públicos e áreas de estacionamento de vias de tráfego.
Descrição das figuras [16] A Figura 1 apresenta uma vista superior do primeiro modelo de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento de acordo com a presente patente, mostrando o poste de bloqueio na posição horizontal.
[17] A Figura 2 é uma vista em corte do primeiro modelo de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento de acordo com o plano de corte AA representado na Figura 1.
[18] A Figura 3 uma vista superior do primeiro modelo de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento, sem sua tampa, para mostrar detalhes da instalação da fechadura e do sistema de travamento do poste que, nesta figura, está desativado.
[19] A Figura 4 é uma representação esquemática de uma vista em corte do primeiro modelo de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento de acordo com o plano de corte AA representado na Figura 1, mostrando o poste de bloqueio em sua posição vertical, com o sistema de travamento desativado.
[20] A Figura 5 é uma representação esquemática de uma vista em corte do primeiro modelo de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento de acordo com o plano de corte AA representado na Figura 1, mostrando o poste de bloqueio em sua posição vertical, com o sistema de travamento ativado.
[21] A Figura 6 é uma representação esquemática da fixação no piso ou superfície similar do primeiro modelo de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento utilizando-se de parafusos de ancoragem.
[22] A Figura 7 é uma variação do primeiro modelo de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento onde o dispositivo é embutido no piso ou superfície similar e a sua fixação é feita através de chumbagem.
[23] A Figura 8 é uma vista em corte da variação do primeiro modelo de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento de acordo com o plano de corte CC representado na Figura 7.
[24] A Figura 9 apresenta uma vista superior do segundo modelo de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento de acordo com a presente patente, mostrando o poste de bloqueio na posição horizontal.
[25] A Figura 10 é uma vista em corte do segundo modelo de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento de acordo com o plano de corte DD representado na Figura 9.
[26] A Figura 11 é uma representação esquemática de uma vista em corte do segundo modelo de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento de acordo com o plano de corte DD representado na Figura 9, mostrando o poste de bloqueio em sua posição vertical, com o sistema de travamento desativado.
[27] A Figura 12 é uma representação esquemática de uma vista em corte do segundo modelo de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento de acordo com o plano de corte DD representado na Figura 9, mostrando o poste de bloqueio em sua posição vertical, com o sistema de travamento ativado.
[28] A Figura 13 é uma variação do segundo modelo de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento onde o dispositivo é embutido no piso ou solo e a sua fixação é feita através de chumbagem.
[29] A Figura 14 é uma vista frontal da variação do segundo modelo de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento de acordo com o representado na Figura 13.
[30] A Figura 15 é uma representação esquemática do uso dos modelos de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento onde a fixação dos mesmos é feita por parafusos.
[31] A Figura 16 é uma representação esquemática do uso dos modelos de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento onde os mesmos são embutidos no piso ou solo e sua fixação é feita por chumbagem.
Descrição do modelo [32] As figuras 1 a 6 representam o primeiro modelo de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento, objeto desta patente, que pode ser facilmente instalado em vagas de estacionamento para impedir o uso desautorizado destas vagas, em áreas privadas e públicas. O modelo possui uma carcaça (1) que sustenta e promove a fixação do modelo ao piso ou superfície similar. O poste (2) do modelo pode permanecer na posição horizontal ou vertical. O modelo possui um sistema independente de travamento (3) para o poste, cuja operação é na horizontal, composto por uma fechadura acionada por chave, protegido por uma tampa (4) que é fixada na carcaça. O sistema de travamento (3) está localizado numa posição da carcaça que possui abertura inferior. A tampa possui um furo que permite a colocação da chave no tambor da fechadura (5) mesmo com a tampa fixada na carcaça. Esta construção permite a fácil substituição da fechadura em caso de defeito ou desgaste por uso prolongado. O poste é fixo na carcaça através de um pino fora de centro (6), para permitir a sua correta movimentação da posição horizontal para a posição vertical. A carcaça possui furos (7 e 8) em sua base para permitir sua fixação no piso ou superfície similar, através de parafusos de ancoragem (9).
[33] Quando o poste do modelo está na posição horizontal (Figura 2), não há impedimento para a entrada de veículos na vaga de estacionamento privativa em questão. Quando o poste do modelo está na posição vertical (Figura 5), ocorre o impedimento de veículos na vaga de estacionamento privativa. A segurança do modelo, para evitar acessos não autorizados às vagas privativas, é feito pelo sistema independente de travamento (3) e por furos existentes no poste (10 e 11). Quando o sistema de travamento não é ativado, o pino do sistema de travamento (12) permanece em sua posição inicial e o poste não está travado, pode ser colocado novamente em sua posição horizontal. Ao ativar o sistema de travamento com a utilização da fechadura com chave (13), o pino do sistema de travamento (12) passa através do furo (14) existente na carcaça e dos furos (10 e 11) existentes no poste. Após o pino do sistema de travamento (12) passar através deste sistema de furos, o poste é mantido em sua posição vertical. Para que o poste retorne para a posição horizontal, é necessário desativar o sistema de travamento com o auxílio da fechadura com chave (13), retornando o pino de travamento (12) para sua posição inicial.
[34] A segurança da fixação do modelo no piso ou superfície utilizando-se de parafusos de ancoragem é feita pelo posicionamento do furo (8). O parafuso de ancoragem (9) do furo (8) não pode ser acessado quando o poste (2) encontra-se na posição vertical e o acesso a este parafuso só é possível quando o poste (2) estiver na posição horizontal. Quando o poste (2) encontra-se na sua posição vertical (Figura 6), o parafuso de ancoragem (9) do furo (8), porém, quando o poste (2) está na posição vertical, localiza-se sob o poste (2), impedindo o acesso a este parafuso. Como o poste (2) pode ser travado pelo sistema de travamento (3) e seu pino de travamento (14) o acesso ao parafuso de ancoragem (9) do furo (8) só pode ser feito após o dispositivo ter sido destravado com o uso da chave (13).
[35] As figuras 7 e 8 mostram uma variação do primeiro modelo de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento onde o dispositivo é embutido no piso ou superfície similar e a sua fixação é feita através de chumbagem. Nesta situação, não existe necessidade dos furos (7 e 8) na carcaça para a colocação de parafusos de ancoragem. A fixação do dispositivo bloqueador e feita através do embutimento e chumbagem do mesmo no piso ou solo. Para facilitar o acabamento do dispositivo instalado, esta variação do modelo possui abas laterais (15) que ficam no nível do piso ou solo. Esta variação do modelo também apresenta modificações na região da carcaça onde é instalado o sistema de travamento. Nesta condição, a carcaça não apresenta abertura inferior e o sistema de travamento é instalado na placa (16), a qual é fixada na carcaça através de parafusos (17).
[36] As figuras 9 a 12 representam o segundo modelo de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento, objeto desta patente, que pode ser facilmente instalado em vagas de estacionamento para impedir o uso desautorizado destas vagas, em áreas privadas e públicas. O modelo possui uma base (18) que sustenta e promove a fixação do modelo ao piso ou superfície similar. O poste (19) do modelo pode permanecer na posição horizontal ou vertical. O modelo possui um sistema independente de travamento (20) para o poste, cuja operação é na vertical, composto por uma fechadura acionada por chave (21). O sistema de travamento (20) está localizado no poste, que possui um furo (22) que permite a colocação da chave no tambor da fechadura. O poste é fixo em paredes laterais (23) da base, através de um pino fora de centro (24), para permitir a sua correta movimentação da posição horizontal para a posição vertical. A base possui furos (25) em sua base para permitir sua fixação no piso ou superfície similar, através de parafusos de ancoragem.
[37] Quando o poste do segundo modelo está na posição horizontal (Figura 10), não há impedimento para a entrada de veículos na vaga de estacionamento privativa em questão. Quando o poste do modelo está na posição vertical (Figura 11), ocorre o impedimento de veículos na vaga de estacionamento privativa. A segurança do modelo, para evitar acessos não autorizados às vagas privativas, é feito pelo sistema de travamento (20) e por um rasgo existente na base (26). Quando o sistema de travamento não é ativado, o pino do sistema de travamento (27) permanece em sua posição inicial e o poste não está travado, podendo ser colocado novamente em sua posição horizontal. Ao ativar o sistema de travamento (Figura 11) com a utilização da fechadura com chave (21), o pino do sistema de travamento (27) passa através do rasgo (26) existente na base. Após o pino do sistema de travamento (27) passar através do rasgo (26), o poste é mantido em sua posição vertical. Para que o poste retorne para a posição horizontal, é necessário desativar o sistema de travamento com o auxílio da fechadura com chave (21), retornando o pino de travamento (27) para sua posição inicial.
[38] As figuras 13 e 14 mostram uma variação do segundo modelo de dispositivo bloqueador de acesso para vagas de estacionamento onde o dispositivo é embutido no piso ou superfície similar e a sua fixação é feita através de chumbagem. Nesta situação, não existe necessidade dos furos (25) na base para a colocação de parafusos de ancoragem. A fixação do dispositivo bloqueador e feita através do embutimento e chumbagem do mesmo no piso ou solo. Para facilitar o acabamento do dispositivo instalado, esta variação do modelo possui abas laterais (28) que ficam no nível do piso ou solo e paredes laterais (29) que circundam o poste quando o mesmo está na posição horizontal.
[39] As figuras 15 e 16 são representações esquemáticas da instalação de modelos de dispositivos bloqueadores de acesso para vagas de estacionamento, objetos desta patente, fixos no piso com a utilização de parafusos (31) e por chumbagem, com o embutimento do dispositivo no piso (32).
[40] Para exemplificar o funcionamento dos modelos de dispositivos bloqueadores de acesso para vagas de estacionamento, objetos desta patente, considerar que o veículo (33) de um usuário esteja estacionado em sua vaga privativa, a qual possui um dispositivo bloqueador instalado com a utilização de parafusos de ancoragem, nesta condição, o poste do dispositivo bloqueador (31) encontra-se em sua posição horizontal. Na sequência, o usuário retira o veículo da vaga e coloca o poste do modelo na posição vertical (34), realizando o seu travamento com a utilização da chave do sistema de travamento. Nestas condições, acessos não autorizados a esta vaga privativa torna-se impossibilitado devido à instalação do dispositivo bloqueador de acesso. O funcionamento do dispositivo quando o mesmo é embutido no piso, com fixação por chumbagem (32), ocorre de maneira igual ao descrito para os dispositivos fixados com parafusos de ancoragem.
[41] Os modelos de dispositivos descritos acima devem ser considerados ilustrativos e não restritivos da invenção.
Reivindicacoes

Claims (1)

1. DISPOSITIVO BLOQUEADOR DE ACESSO PARA VAGA DE ESTACIONAMENTO destinado a impedir o uso de desautorizado de vagas de estacionamento privativas em áreas privadas e públicas, que pode ser facilmente instalado em vagas privativas caracterizado por possuir uma carcaça (1) e um poste (2) que pode permanecer na posição horizontal ou vertical e é fixo na carcaça através de um pino fora de centro (6), com um sistema independente de travamento (3) para o poste, cuja operação é na horizontal, composto por uma fechadura acionada por chave, protegido por uma tampa (4) que é fixada na carcaça e que quando o poste do modelo está na posição vertical ocorre o impedimento do acesso de veículos na vaga de estacionamento privativa, sendo que o retorno do poste para a posição horizontal é impedido pelo sistema independente de travamento (3) e por furos existentes no poste (10 e 11) e por um furo na carcaça (14), que são atravessados pelo pino (12) do sistema de travamento, que é acionado com auxílio da fechadura com chave (13) que, esta, não pode ser retirada quando sistema de trava está acionado e que pode ser modificado para possuir uma base (18) e um poste (19) que pode permanecer na posição horizontal ou vertical e é fixo nas paredes laterais (23) da base através de um pino fora de centro (24), com um sistema independente de travamento (20) para o poste, cuja operação é na vertical, composto por uma fechadura acionada por chave (21) e que quando o poste do modelo está na posição vertical ocorre o impedimento do acesso de veículos na vaga de estacionamento privativa, sendo que o retorno do poste para a posição horizontal é impedido pelo sistema independente de travamento (20) e por um rasgo na base (26), que são atravessados pelo pino (27) do sistema de travamento, que é acionado com auxílio da fechadura com chave (13).

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5895169A (en) Collapsible and removable barricade post assembly
US4919563A (en) Vehicle parking or passageway security barrier
US3660935A (en) Vehicle parking space locking device
US5192159A (en) Security post
US3688439A (en) Barrier for parking spaces
US20190360167A1 (en) Manhole device
EP0380884B1 (en) A security post
US6854922B1 (en) Locking cover for a soffit manhole
KR101773346B1 (ko) 해체방지 기능이 향상된 볼라드
BR202015007356U2 (pt) Access blocking devices models for parking vacancies
CN201006990Y (zh) 收放式紧急碰撞护柱
KR100838618B1 (ko) 공동주택 경사로의 차로변경유도장치
KR20120011567A (ko) 양개식 낙석방지책
KR102121063B1 (ko) 보행자 신호 시스템
US11078638B2 (en) Twist and lock removable bollard
US7331734B1 (en) Vehicle access control bollard
EP3093394A1 (en) Manhole with anti-theft system
EP4108832A1 (en) Securing device and pole for temporary signs
UA139219U (uk) Паркувальний бар'єр
BR202016016354U2 (pt) Motorcycle lift for parking vacancy with locking system and antifurant sensor
KR101074226B1 (ko) 수납형 볼라드
US3316677A (en) Parking space guarding device
AU2006202287A1 (en) Vehicle anti-theft device
US20040177661A1 (en) Antitheft locking assembly for a motorbike
KR200297916Y1 (ko) 주차방지 포스트