BR202012019796U2 - Disposição construtiva introduzida em bandeja acondicionadora de alimentos perecíveis ou assemelhados - Google Patents
Disposição construtiva introduzida em bandeja acondicionadora de alimentos perecíveis ou assemelhados Download PDFInfo
- Publication number
- BR202012019796U2 BR202012019796U2 BR202012019796U BR202012019796U BR202012019796U2 BR 202012019796 U2 BR202012019796 U2 BR 202012019796U2 BR 202012019796 U BR202012019796 U BR 202012019796U BR 202012019796 U BR202012019796 U BR 202012019796U BR 202012019796 U2 BR202012019796 U2 BR 202012019796U2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- tray
- peripheral
- extension
- food
- flap
- Prior art date
Links
Landscapes
- Packging For Living Organisms, Food Or Medicinal Products That Are Sensitive To Environmental Conditiond (AREA)
- Packages (AREA)
Abstract
DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM BANDEJA ACODICIONADORA DE ALIMENTOS PERECÍVEIS OU ASSEMELHADOS. Mais precisamente trata-se de bandeja (1) do tipo idealizada para acondicionamento de alimentos na forma de cortes de carne bovina e carne de ave, suína, peixes, embutidos, etc., do tipo composta por estrutura individual (2) no formato de recipiente de pouca altura, com base plana (2a) provida de abaulamento central (2d) configurando canal periférico (CP) para acúmulo de possíveis líquidos contidos no alimento reservado e a aba periférica (2e) apresenta largura constante (x) de 8~5~ mm, a qual num determinado setor da embalagem seja aplicado um prolongamento (2h) configurando área (A) plana passível de receber elementos de identificação (EI) na forma de etiqueta ou otra; a superfície superior da aba periférica (2e) e do prolongamento (2h) são coplanares compondo uma extensão contornante passível de receber a aplicação do selo plástico específico (SP); a largura total (z) da bandeja (1) conformada pelo distanciamento entre as bordas da gola periférica (2g) é preferencialmente 190 ~5~ mm, enquanto que o comprimento (k) configurado da borda da gola periférica (2g) até a borda do prolongamento (2h) é preferencialmente de 282 ~5~ mm.
Description
I /10 "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM BANDEJA ACONDICIONADORA DE ALIMENTOS PERECÍVEIS OU ASSEMELHADOS".
CAMPO DE APLICAÇÃO
A presente patente de Modelo de Utilidade refere-se a "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM BANDEJA ACONDICIONADORA DE ALIMENTOS PERECÍVEIS OU ASSEMELHADOS", bandeja passível de acondicionar alimentos perecíveis do tipo cortes de carne bovina, de ave, suína, peixes, embutidos, etc., a qual é conformada a partir de termopolímero na forma de recipiente cuja estrutura física foi especialmente desenvolvida de forma a compor uma área para receber meios de identificação do alimento acondicionado, tais como etiquetas e/ou outros, área esta associada a borda contornante do recipiente que permitem a aplicação de película protetora de forma a facilitar a etapa de selagem do alimento e, conseqüente, manutenção das informações e todas as características naturais do alimento reservado.
HISTÓRICO DA INVENÇÃO
Conforme é do conhecimento da técnica, os alimentos 20 perecíveis do tipo carne bovina, suína, de aves ou de pescado podem ser comercializados em estabelecimentos varejistas especializados em cortes de alimentos resfriados, bem como, podem ser comercializados em displays refrigerados dispostos em supermercados onde os alimentos pré-cortados são embalados 25 em bandejas ou receptáculos flexíveis de forma a manter os atributos de qualidade sanitária e nutritiva durante a comercialização.
Dentre as embalagens desenvolvidas para o acondicionamento de cortes de carnes é de conhecimento da 5 técnica uma embalagem na forma de bandeja confeccionada em poliestireno expandido - EPS -, a qual apresenta base plana de onde se desenvolvem paredes periféricas ligeiramente angulares, sendo que para a proteção do alimento depositado na base da bandeja é aplicada uma película de filme de PVC.
O inconveniente da referida bandeja reside no fato de
inviabilizar a aplicação de rótulos com maiores informações do alimento acondicionado permitindo somente a colagem sobre a película de proteção de uma etiqueta adesiva provida do valor do produto e prazo de validade do alimento.
Outro inconveniente reside no fato das bandejas
confeccionadas em EPS não despertarem interesse para a reciclagem, especialmente, pelo fato de contemplarem, baixo percentual de polímero promovendo grande ocupação em aterros sanitários, além de contribuírem com a contaminação de rios e lagos.
São também, conhecidos da técnica as embalagens com atmosfera modificada onde o oxigênio é retirado da mesma de forma a dificultar o crescimento de microrganismos garantindo a qualidade e a durabilidade do alimento reservado. Já as bandejas confeccionadas em termopolimero moldado são conformadas por recipiente provido de curta aba periférica sobre a qual é aplicado filme plástico destacável.
Assim, verifica-se que tanto a referida embalagem com 5 atmosfera modificada quanto às bandejas confeccionadas em termopolimero necessitam de instrumentos cortantes, tais como, facas ou tesouras para a abertura das mesmas e acesso ao alimento reservado tornando-se um risco para o manipulador, principalmente, crianças ou idosos.
Outro inconveniente reside no fato das embalagens
convencionais não apresentarem design funcional dificultando tanto a manipulação quanto o armazenamento, além de não apresentarem suficiente resistência mecânica para a reserva em refrigeradores, freezers, etc.
ANÁLISE DO ESTADO DA TÉCNICA
Dentre os modelos de bandejas ou embalagens para alimentos perecíveis previstas no estado da técnica, pode-se mencionar o documento de n°. MU 8002158-1 que trata de embalagem constituída por uma bandeja em isopor ou similar 20 pré-formada, de pouca altura para conter determinada quantidade de produto, sendo referida bandeja, já dotada do produto, envolvida por um envoltório no formato de um saco plástico transparente, de resistência adequada, passível de permitir a extração total do ar e posterior selagem de seu 25 bocal de acesso, no qual é disposta etiqueta identificadora do produto. Outro documento de n°. MU 7601108-9 prevê bandeja para acondicionamento de alimentos, compreendendo uma bandeja base retangular, sendo dotada de um rebaixo perimetral e de cavidades nas laterais menores, que funcionam como alças, 5 sendo que no rebaixo se acopla uma borda de formato análogo, existente numa bandeja intermediária, de superfície encurvada, dotada de quatro cavidades e tendo fundo côncavo; sobre a bandeja é colocada uma tampa.
Outro documento de n0. PI 0010339-0 prevê bandeja formada de papelão ou material em folha dobrável similar e pode ser armada a partir de uma condição desarmada achatada e colocada em posição para uso, a bandeja compreendendo uma pluralidade de paredes de bandeja incluindo uma parede base, paredes laterais e extremas opostas, na qual ainda compreende uma estrutura de painel de reforço se estendendo em cada parede lateral e uma e outra parede extrema para prevenir o egresso de fluido da parede base em cada esquina da bandeja, e na qual a estrutura de reforço e as paredes extremas são automaticamente levantadas em resposta ao dobramento das paredes laterais opostas no sentido uma da outra.
Apesar do grande número de modelos de bandeja desenvolvidas para acondicionamento de alimentos perecíveis, em geral estes modelos não contemplam área para a aplicação de identificação do alimento acondicionado, exigindo uma 25 embalagem adicional ou identificação reduzida através de uma etiqueta adesiva. BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Diante do exposto e no intuito de apresentar uma bandeja inovada face às existentes no mercado, a presente patente de Modelo de Utilidade refere-se a uma "DISPOSIÇÃO 5 CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM BANDEJA ACONDICIONADORA DE ALIMENTOS PERECÍVEIS OU ASSEMELHADOS", em especial, trata-se de bandeja passivel de receber alimentos do tipo cortes de carne bovina e carne de ave, suína, peixes, embutidos, etc.
Dita bandeja é termoformada/injetada e compreende uma 10 estrutura individual no formato de recipiente de pouca altura com paredes periféricas unidas por arestas arredondadas. Toda a superfície das paredes laterais da bandeja é dotada de reforços estruturais, do tipo deformações que configuram relevos intercalados em planos baixos e altos.
Dita base possui uma região central ligeiramente
abaulada para cima promovendo um canal periférico que atua como meio para acúmulo de possíveis líquidos que escoam dos alimentos reservados, permitindo a manutenção da integridade física e propriedades nutricionais do alimento.
A partir da borda das paredes laterais do recipiente
prolonga-se uma aba contornante de cuja porção extrema desenvolve-se parede ortogonal com seção em "L" espelhado compondo uma gola periférica.
A principal inovação do presente modelo de bandeja consiste no fato de ser confeccionada em formulação específica, sendo composta, basicamente, por PP + PE - polipropileno e polietileno - configurando características físicas resistentes contra impactos, objetos perfurantes e baixas temperaturas de congelamento conferindo proteção ao alimento reservado.
As novas características construtivas referem-se a
referida aba periférica apresentar pelo menos um prolongamento dimensional cuja largura é maior em relação aos curtos alargamentos periféricos das demais abas da embalagem. A aba de maior dimensão configura área plana passível de 10 receber elementos de identificação diversos, tais como propriedades do alimento reservado, peso, preço, procedência, e até o logotipo da empresa fornecedora.
Mencionadas abas permitem a selagem hermética de uma tampa filme secundária específica permitindo a manutenção da 15 integridade física e as propriedades nutricionais do alimento, além de compor meio de abertura fácil do tipo "easy open", que não faz-se necessário o uso de objetos perfurantes/cortantes para a remoção da tampa selo.
Outra inovação de extrema importância para a presente 20 embalagem refere-se à combinação dos setores planos com angulações distintas entre si que compõe as paredes laterais do recipiente, combinação esta que, juntamente com a gola periférica compõe um formato dotado de espaçamento adequado, quando do empilhamento das bandejas antes do uso, espaçamento 25 que permite que as bandejas não se justaponham, evitando o travamento entre as mesmas e assim, colaborando com a manipulação dos empacotadores, durante a etapa de acondicionamento do alimento na bandeja.
Outra vantagem reside no fato das novas características construtivas da bandeja configurar um design funcional por meio de área destinada à recepção de informações como fabricante, nutricionais, peso, conteúdo, etc., além de ter uma apresentação melhorada.
Para efeito de ilustração, seguem anexos desenhos do presente modelo, através dos quais o mesmo será melhor visualizado:
- a figura 1 representa uma vista em perspectiva da bandeja ora inovada em sua representação construtiva ideal, sem contudo restringir o formato da bandeja à área retangular;
- a figura IA mostra uma vista em detalhe ampliado em corte longitudinal;
- a figura 2 revela uma vista superior da bandeja da figura 1;
- a figura 3 mostra uma vista lateral;
- a figura 4 ilustra uma vista em corte longitudinal indicado na figura 2;
- a figura 5 representa uma vista em detalhe ampliado em corte;
- a figura 6 mostra uma vista em corte e empilhamento de múltiplas bandejas; e
- as figuras 7 e 8 ilustram, a título de exemplo, dois formatos de bandeja, uma quadrangular e outra circular, cujas características preponderantes de aba prolongada e paredes angulares são mantidas.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO OBJETO
Com referências aos desenhos ilustrados, o presente 5 modelo de Utilidade se refere à nova "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM BANDEJA ACONDICIONADORA DE ALIMENTOS PERECÍVEIS OU ASSEMELHADOS", mais precisamente trata-se de bandeja (1) do tipo idealizada para acondicionamento de alimentos na forma de cortes de carne bovina e carne de ave, 10 suína, peixes, embutidos, etc., do tipo composta por estrutura individual (2) no formato de recipiente de altura variável, com base plana (2a) e paredes laterais (2b) unidas por arestas arredondadas (2c). A partir da borda das paredes laterais (2b) prolonga-se aba contornante (2e) de cuja porção 15 extrema desenvolve-se parede ortogonal (2f) com seção em "L" espelhado compondo uma gola periférica (2g). Em toda superfície das paredes periféricas (2b) são previstas deformações de contraventamento (D), configuradas por setores e em baixo e alto relevos intercalados entre si.
Segundo o presente modelo de utilidade, a bandeja (1)
é preferencialmente confeccionada em polímero do tipo PP + PE (polipropileno e polietileno) e polímeros de alta barreira, cuja base (2a) prevê abaulamento central (2d) configurando canal periférico (CP) para acúmulo de possíveis líquidos 25 contidos no alimento reservado, enquanto que a parede ortogonal (2f) apresenta altura (y) preferencialmente de 6,7 mm e a aba periférica (2e) apresenta largura constante (x) de 8±5mm.
A aba periférica (2e) prevê, num determinado setor da embalagem seja aplicado um prolongamento (2h), cuja largura 5 (w) apresenta-se com dimensional de 40±5mm configurando área (A) plana passível de receber a selagem e elementos de identificação (EI) na forma de etiqueta ou outra que contemple indicações diversas do tipo características e propriedades do alimento reservado, bem como, peso, origem, 10 data de embalamento, logotipo da empresa fornecedora, outras.
A superfície superior da aba periférica (2e) e do prolongamento (2h) são coplanares compondo uma extensão contornante passível de receber selagem hermética de tampa filme específica (SP), conferindo a proteção complementar ao alimento.
Já as paredes laterais (2b) (ver figura 5) são configuradas pela combinação setores seqüenciais planos (CSP) com angulações distintas entre si, onde: (i) o setor (sl) se desenvolve a partir do canal periférico (CP) com angulação 20 (a) preferencial de 30°; (ii) o setor (s2) se desenvolve a partir da borda superior do setor (sl) com angulação (β) preferencial de 19°; e (iii) o setor (s3), integrante da aba periférica (2e) se desenvolve em trecho praticamente vertical, com angulação (μ) preferencial de 5o.
A altura (y) da parede ortogonal (2f) juntamente com
a composição dos setores planos e seqüenciais (CSP) das paredes laterais (2b) definem uma conformação que garante um espaçamento (Es) (ver figura 6) quando do empilhamento de duas ou mais bandejas (1), sendo que este espaçamento é de preferencialmente de 1,4 mm entre as paredes laterais (2b) de cada bandeja empilhada (1) .
A largura total (z) da bandeja (1) conformada pelo distanciamento entre as bordas da gola periférica (2g) é preferencialmente 190±5mm, enquanto que o comprimento total (k) da bandeja (1) configurado pelo distanciamento da borda 10 da gola periférica (2g) até a borda do prolongamento (2h) é preferencialmente de 282±5mm.
A nova disposição construtiva em bandeja para alimentos perecíveis traz significativas vantagens em relação aos documentos e objetos do estado da técnica, enquadrando-se 15 perfeitamente nos critérios que definem o modelo de utilidade, ou seja, realiza a combinação e modificação de elementos já conhecidos trazendo nova forma ou disposição, resultando em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação.
Foi descrita a realização preferida do presente
modelo de utilidade, sendo que quaisquer modificações e/ou alterações devem ser compreendidas como dentro do escopo do modelo de utilidade apresentado.
Claims (4)
1. "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM BANDEJA ACONDICIONADORA DE ALIMENTOS PERECÍVEIS OU ASSEMELHADOS", mais precisamente trata-se de bandeja (1) do tipo idealizada para acondicionamento de alimentos na forma de cortes de carne bovina e carne de ave, suína, peixes, embutidos, etc., do tipo composta por estrutura individual (2) no formato de recipiente de altura variável, com base plana (2a) e paredes laterais (2b) unidas por arestas arredondadas (2c); a partir da borda das paredes laterais (2b) prolonga-se aba contornante (2e) de cuja porção extrema desenvolve-se parede ortogonal (2f) com seção em "L" espelhado compondo uma gola periférica (2g) ; em toda superfície das paredes periféricas (2b) são previstas deformações de contraventamento (D), configuradas por setores em baixo e alto relevos intercalados entre si; caracterizado pelo fato da base (2a) da bandeja (1) prever abaulamento central (2d) configurando canal periférico (CP), enquanto que a parede ortogonal (2f) apresenta altura (y) preferencialmente de 6,7mm e a aba periférica (2e) apresenta largura constante (x) de 8±5 mm; a aba periférica (2e) prevê, num determinado setor da embalagem seja aplicado um prolongamento (2h), cuja largura (w) apresenta-se com dimensional de 40±smm configurando área (A) plana passível de receber elementos de identificação (EI) na forma de etiqueta ou outra; a superfície superior da aba periférica (2e) e do prolongamento (2h) são coplanares compondo uma extensão contornante passível de receber selagem hermética de tampa filme específica (SP), conferindo a proteção complementar ao alimento; as paredes laterais (2b) são configuradas pela combinação setores seqüenciais planos (CSP) com angulações distintas entre si, onde o setor (sl) se desenvolve a partir do canal periférico (CP) com angulação (a) preferencial de 30°; o setor (s2) se desenvolve a partir da borda superior do setor (sl) com angulação (β) preferencialmente de 19°; e o setor (s3), integrante da aba periférica (2e) se desenvolve em trecho praticamente vertical, com angulação (μ)preferencial de 5o; a altura (y) da parede ortogonal (2f) juntamente com a composição dos setores planos e seqüenciais (CSP) das paredes laterais (2b) definirem espaçamento (Es) quando do empilhamento de duas ou mais bandejas (1), sendo que este espaçamento é preferencial de 1,4 mm entre as paredes laterais (2b) de cada bandeja empilhada (1).
2. "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM BANDEJA ACONDICIONADORA DE ALIMENTOS PERECÍVEIS OU ASSEMELHADOS", de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado pelo fato da bandeja (1) ser confeccionada em PP + PE (polipropileno e polietileno).
3. "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM BANDEJA ACONDICIONADORA DE ALIMENTOS PERECÍVEIS OU ASSEMELHADOS", de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato da largura total (z) da bandeja (1) ser conformada pelo distanciamento entre as bordas da gola periférica (2g) e apresentar 190±5mm.
4. "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM BANDEJA ACONDICIONADORA DE ALIMENTOS PERECÍVEIS OU ASSEMELHADOS", de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato do comprimento total (k) da bandeja (1) configurado pelo distanciamento da borda da gola periférica (2g) até a borda do prolongamento (2h) apresentar 282±smm.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR202012019796U BR202012019796U2 (pt) | 2012-08-08 | 2012-08-08 | Disposição construtiva introduzida em bandeja acondicionadora de alimentos perecíveis ou assemelhados |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR202012019796U BR202012019796U2 (pt) | 2012-08-08 | 2012-08-08 | Disposição construtiva introduzida em bandeja acondicionadora de alimentos perecíveis ou assemelhados |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR202012019796U2 true BR202012019796U2 (pt) | 2014-05-13 |
Family
ID=50687170
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR202012019796U BR202012019796U2 (pt) | 2012-08-08 | 2012-08-08 | Disposição construtiva introduzida em bandeja acondicionadora de alimentos perecíveis ou assemelhados |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR202012019796U2 (pt) |
-
2012
- 2012-08-08 BR BR202012019796U patent/BR202012019796U2/pt not_active IP Right Cessation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US2814381A (en) | Container for dressed poultry and the like | |
US10232983B2 (en) | Meal tray | |
US20090142454A1 (en) | Reclosable container for sliced food products | |
US20230202735A1 (en) | Tray Having Nested Drainage Platform | |
US20230227203A1 (en) | Container and packaging system | |
US20030141309A1 (en) | Package with integrated utensil | |
ES2490966T3 (es) | Recipiente de envasado de alimentos | |
WO2017184297A2 (en) | Ventilated container for produce | |
PT1905699E (pt) | Embalagem para produto alimentar | |
JP5965315B2 (ja) | 四面立体包装方法 | |
BR202012019796U2 (pt) | Disposição construtiva introduzida em bandeja acondicionadora de alimentos perecíveis ou assemelhados | |
BR102013019461B1 (pt) | Embalagem piramidal com alojamento para molho | |
KR200336103Y1 (ko) | 케이크 받침판 | |
JP2006036316A (ja) | 包装容器及び包装食品 | |
WO2014123748A1 (en) | Packaged food product | |
KR200492398Y1 (ko) | 개별 소포장 용기 | |
ES1254349U (es) | Recipiente de material de plástico que comprende una base y una tapa que tiene un utensilio integrado | |
EP3494067B1 (en) | Ventilated container for produce | |
US20220112021A1 (en) | Packaging for the cooled storage of at least one product and associated container | |
ES2232283B1 (es) | Procedimiento de fabricacion de una etiqueta que hace de tapa termosoldable de cierre de un envase que contiene producto solido de consumo dosificado. | |
BR202021007034U2 (pt) | Sachê com porção individual para cobertura de sorvete e afins | |
BR202020010264U2 (pt) | Disposição introduzida em frasco para a comercialização e consumo de água de côco | |
JP2018076083A (ja) | 包装用容器 | |
JP3072230U (ja) | 蓋及び包装用容器 | |
JPH074348U (ja) | サンドイッチ等食物用包装袋 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B08F | Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law |
Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE. |
|
B08K | Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87) |
Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |