BR112022020868B1 - Tira de vedação de grelha de entrada de ar de automóvel com estrutura oca macia - Google Patents

Tira de vedação de grelha de entrada de ar de automóvel com estrutura oca macia Download PDF

Info

Publication number
BR112022020868B1
BR112022020868B1 BR112022020868-5A BR112022020868A BR112022020868B1 BR 112022020868 B1 BR112022020868 B1 BR 112022020868B1 BR 112022020868 A BR112022020868 A BR 112022020868A BR 112022020868 B1 BR112022020868 B1 BR 112022020868B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
soft
contact part
clamping base
strip
base contact
Prior art date
Application number
BR112022020868-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112022020868A2 (pt
Inventor
Wanwu ZHANG
Zhenquan OU
Haitao Wu
Original Assignee
Qinhuangdao Great Wall Glass Industry Co., Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from CN202010488980.XA external-priority patent/CN111452736B/zh
Application filed by Qinhuangdao Great Wall Glass Industry Co., Ltd filed Critical Qinhuangdao Great Wall Glass Industry Co., Ltd
Publication of BR112022020868A2 publication Critical patent/BR112022020868A2/pt
Publication of BR112022020868B1 publication Critical patent/BR112022020868B1/pt

Links

Abstract

TIRA DE VEDAÇÃO DE GRELHA DE ENTRADA DE AR DE AUTOMÓVEL COM ESTRUTURA OCA MACIA. Trata-se de uma tira de vedação de grelha de entrada de ar de automóvel com uma estrutura oca macia, que inclui: uma tira de aperto e uma estrutura macia. A tira de aperto inclui um membro em formato de tira e um sulco em formato de U. O membro em formato de tira e o sulco em formato de U são formados integralmente e o sulco em formato de U inclui um braço curvado, um primeiro braço reto e um segundo braço reto dispostos em duas extremidades do braço curvado. O lado interno do segundo braço reto é dotado de uma superfície curvada transicional macia e relativamente inclinada. O sulco em formato de U se estende para fora ao longo de uma direção de abertura do segundo braço reto. A estrutura macia é disposta no lado interno do segundo braço reto, a estrutura macia está em um formato de tira longo e é dotada de um orifício passante próximo à primeira extremidade do braço curvado.

Description

CAMPO DA TÉCNICA
[001] Este pedido refere-se ao campo de elemento de vedação de automóvel e refere-se, particularmente, a uma tira de vedação de grelha de entrada de ar de automóvel com uma estrutura oca macia.
ANTECEDENTES
[002] Atualmente, a estrutura de tira de aperto é amplamente usada na conexão de instalação de uma grelha de entrada de ar de automóvel e um para-brisa frontal e essa estrutura pode obter um melhor efeito de correspondência de aparência. A relação de correspondência entre a estrutura de tira de aperto tradicional e as partes circundantes é: a tira de aperto é dotada de um esqueleto metálico, a base de aperto da grelha de entrada de ar é apertada à tira de aperto através de uma rebarba da tira de aperto e a tira de aperto é ligada ao para-brisa frontal por fita adesiva.
[003] Na técnica anterior, a grelha de entrada de ar conectada pela estrutura de tira de aperto é fácil de ser retirada da estrutura de tira de aperto e a grelha de entrada de ar e a rebarba da tira de aperto não pode ser completamente encaixada. Existe uma lacuna entre a grelha de entrada de ar e a tira de aperto, que é suscetível a problemas, tais como vazamento de água, ruído, som anormal, etc.
SUMÁRIO
[004] Por essa razão, o presente pedido fornece uma tira de vedação de grelha de entrada de ar de automóvel com uma estrutura oca macia, que soluciona os problemas de uma grande lacuna entre a grelha de entrada de ar e o para-brisa frontal, ruídos e som anormal na técnica anterior.
[005] A fim de obter o objetivo anterior, o presente pedido fornece uma tira de vedação de grelha de entrada de ar de automóvel com uma estrutura oca macia, que inclui: uma tira de aperto e a estrutura macia, sendo que a tira de aperto compreende um membro em formato de tira e um sulco em formato de U; o membro em formato de tira e o sulco em formato de U são formados integralmente; o sulco em formato de U inclui um braço curvado, um primeiro braço reto e um segundo braço reto; o primeiro braço reto e o segundo braço reto são dispostos em duas extremidades do braço curvado, respectivamente; um lado interno do segundo braço reto é dotado de uma superfície curvada transicional macia e relativamente inclinada e o sulco em formato de U se estende para fora ao longo de uma direção de abertura do segundo braço reto; a estrutura macia é fornecida no lado interno do segundo braço reto, a estrutura macia está em um formato de tira longo e a estrutura macia é dotada de um orifício passante em uma primeira extremidade próxima ao braço curvado;
[006] a estrutura macia inclui uma primeira parte de contato de base de aperto, uma segunda parte de contato de base de aperto, uma parte de transição macia e uma parte de contato de grelha; um ponto inicial da primeira parte de contato de base de aperto é A, um ponto de conexão da primeira parte de contato de base de aperto e da segunda parte de contato de base de aperto é B, um ponto de conexão da segunda parte de contato de base de aperto e da parte de transição macia é C, um ponto de conexão da parte de transição macia e da parte de contato de grelha é D, um ponto de extremidade da parte de contato de grelha é E; os cortes transversais da primeira parte de contato de base de aperto, da segunda parte de contato de base de aperto e da parte de contato de grelha estão todos em formato de arco e um corte transversal da parte de transição macia é uma linha reta; a primeira parte de contato de base de aperto é dotada de uma camada de amortecimento e a segunda parte de contato de base de aperto é dotada de uma camada resistente ao desgaste.
[007] Adicionalmente, uma fórmula de curva da primeira parte de contato de base de aperto é
[008] d6 e um comprimento contatável entre uma base de aperto da grelha de entrada de ar e da estrutura macia, d3 é uma largura do sulco em formato de U e α é um ângulo entre uma linha reta formada por dois pontos de extremidade da primeira parte de contato de base de aperto e um plano horizontal e d é uma espessura da camada de amortecimento, d1 é uma espessura da grelha de entrada de ar; a0 é um coeficiente constante e x0 e y0 são ambas constantes; uma fórmula de curva da segunda parte de contato de base de aperto é
[009] d4 é uma largura horizontal mais longa da base de aperto; f é uma espessura da camada resistente ao desgaste; d3 é uma largura do sulco em formato de U; β é um ângulo entre uma linha reta formada por dois pontos de extremidade da segunda parte de contato de base de aperto e o plano horizontal; x1 e y1 são ambas constantes; uma fórmula de linha reta da parte de transição macia é
[010] Y3=d1*x+k, d1 é uma espessura da grelha de entrada de ar, x toma um valor de 01-0,5 e k é uma constante; uma fórmula de curva da parte de contato de grelha é dr ç dl pl -j
[011] dr é uma distância de linha reta entre D e E, d1 é uma espessura da grelha de entrada de ar, d5 é uma largura da estrutura macia, p1 é um módulo elástico atual de um material de estrutura macia e p0 é um módulo elástico preestabelecido.
[012] Adicionalmente, a camada resistente ao desgaste é disposta em um primeiro lado da primeira extremidade e a camada de amortecimento é disposta em um segundo lado da primeira extremidade; e o segundo lado e o primeiro lado são dispostos opostos um ao outro.
[013] Adicionalmente, a tira de vedação de grelha de entrada de ar de automóvel com uma estrutura oca macia inclui adicionalmente um primeiro corpo macio; o primeiro corpo macio está em um formato de folha longa e disposto em um lado externo do braço curvado.
[014] Adicionalmente, a tira de vedação de grelha de entrada de ar de automóvel com uma estrutura oca macia inclui adicionalmente um segundo corpo macio; o segundo corpo macio está em um formato de tira semicircular e disposto em uma face de extremidade livre do primeiro braço reto.
[015] Adicionalmente, o orifício passante é um orifício passante elíptico e um ângulo entre um plano no qual um eixo geométrico longo do orifício passante está localizado e o plano horizontal é 45°.
[016] Adicionalmente, uma largura da primeira extremidade da estrutura macia é menor que aquela da segunda extremidade.
[017] Adicionalmente, são fornecidos esqueletos metálicos no membro em formato de tira e no sulco em formato de U.
[018] Adicionalmente, o orifício passante é um orifício passante elíptico e a camada resistente ao desgaste e a camada de amortecimento são fornecidas em dois lados de um eixo geométrico longo do orifício passante, respectivamente.
[019] Adicionalmente, uma proporção de composição de material da camada resistente ao desgaste: revestimento R400: agente de cura XR -5580: água é 100:8:8.
[020] Em comparação com a técnica anterior, o efeito beneficial do presente pedido é conforme a seguir. Uma estrutura macia com um formato de tira longo é fornecida no lado interno do segundo braço reto, a estrutura macia é dotada de um orifício passante em uma primeira extremidade próxima ao braço curvado. Quando a tira de aperto é inserida no sulco em formato de U, a base de aperto entra em contato com a segunda parte de contato de base de aperto fornecida com a camada resistente ao desgaste e desliza no sulco em formato de U. Dessa forma, a parte de contato de grelha da estrutura macia entra em contato e se encaixa com a grelha de entrada de ar, realizando-se, assim, o contato elástico e fixação da base de aperto no sulco em formato de U. Devido a um contato macio do material macio, quando o material macio preenche a lacuna entre a tira de aperto e o sulco em formato de U, de modo que o desempenho de vedação entre a grelha de entrada de ar e a tira de aperto será melhor sob a ação de preenchimento do material macio. Não haverá água de vazamento e não será fácil produzir um som anormal e ruído.
[021] Adicionalmente, as estruturas atuais da primeira parte de contato de base de aperto, da segunda parte de contato de base de aperto, da parte de contato de grelha e da parte de transição macia na estrutura macia são ajustadas de acordo com a espessura atual da camada resistente ao desgaste e da camada de amortecimento. Devido ao fato de a estrutura macia ser fácil de deformar, o formato e curvatura da estrutura macia estão mais em linha com o estado de aplicação atual da montagem da tira de aperto, para obter um melhor efeito de vedação. A estrutura macia oca apresentará diferentes formas, de acordo com diferentes condições de uso para satisfazer a vedação da grelha de entrada de ar e do para-brisa frontal.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[022] A Figura 1 é um diagrama estrutural esquemático de uma tira de vedação de grelha de entrada de ar de automóvel com uma estrutura oca macia fornecida por uma modalidade do presente pedido;
[023] A Figura 2 é um diagrama esquemático de um tamanho e estrutura da tira de vedação de grelha de entrada de ar de automóvel com uma estrutura oca macia fornecida por uma modalidade do presente pedido;
[024] A Figura 3 é um diagrama esquemático de uma estrutura oca macia na tira de vedação de grelha de entrada de ar de automóvel com uma estrutura oca macia fornecida por uma modalidade do presente pedido;
[025] A Figura 4 é um diagrama de estado de primeiro uso da tira de vedação de grelha de entrada de ar de automóvel com uma estrutura oca macia fornecida por uma modalidade do presente pedido;
[026] A Figura 5 é um diagrama de estado de segundo uso da tira de vedação de grelha de entrada de ar de automóvel com uma estrutura oca macia fornecida por uma modalidade do presente pedido.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE MODALIDADES PREFERENCIAIS
[027] A fim de tornar o propósito e as vantagens do presente pedido mais claras, a seguir são descritas adicionalmente as modalidades do presente pedido. Deve- se entender que as modalidades específicas descritas no presente documento são usadas apenas para explicar o presente pedido e não são usadas para limitar o presente pedido.
[028] As modalidades preferenciais do presente pedido serão descritas a seguir com referência aos desenhos. Aqueles versados na técnica devem entender que essas modalidades são usadas apenas para explicar os princípios técnicos do presente pedido e não são destinados a limitar o escopo de proteção do presente pedido.
[029] Deve-se notar que na descrição do presente pedido, os termos “superior”, “inferior”, “esquerdo”, “direito”, “interno”, “externos” e outros termos que indicam direções ou relações posicionais têm base nos desenhos. As direções ou relações de posição mostradas são apenas por facilidade de descrição e não indicam ou implicam que o dispositivo ou elemento devem ter uma orientação específica, ser configurados e operados na orientação específica. Portanto, os termos não podem ser entendidos como uma limitação do presente pedido.
[030] Além disso, deve-se notar que, na descrição do presente pedido, ao menos que seja claramente especificado e definido o contrário, os termos “instalação”, “conexão” e “unir” devem ser entendidos com um sentido amplo. Por exemplo, “conexão” pode ser uma conexão fixada ou uma conexão removível ou uma conexão integral; pode ser uma conexão mecânica ou uma conexão elétrica; pode ser uma conexão direta, ou uma conexão indireta através de uma mídia intermediária, ou pode ser uma comunicação interna entre dois componentes. Para aqueles versados na técnica, o significado específico dos termos mencionados anteriormente no presente pedido podem ser entendidos, de acordo com circunstâncias específicas.
[031] Favor se referir às Figuras 1 e 2, a tira de vedação de grelha de entrada de ar de automóvel com uma estrutura oca macia fornecida por uma modalidade do presente pedido inclui uma tira de aperto 1 e uma estrutura macia 2, em que uma parte ou todas dentre a estrutura macia 2 são dispostas em um espaço interno da tira de aperto 1, de modo que uma grelha de entrada de ar 8 e um para-brisa frontal 9 são espaçadas para evitar um contato rígido e danos à grelha de entrada de ar 8 e/ou ao para-brisa frontal 9.
[032] Ainda com referência à Figura 1, a tira de aperto 1 inclui um membro em formato de tira 14 e um sulco em formato de U. O membro em formato de tira 14 e o sulco em formato de U são formados integralmente. A tira de aperto 1 é configurada para isolar a grelha de entrada de ar 8 de um metal de folha de corpo de veículo 10. O sulco em formato de U inclui um braço curvado 11 e um primeiro braço reto 12 e um segundo braço reto 13 disposto em duas extremidades do braço curvado. Um lado interno do segundo braço reto 13 é dotado de uma superfície curvada transicional macia e relativamente inclinada e o sulco em formato de U se estende para fora ao longo de uma direção de abertura do segundo braço reto 13. A estrutura macia 2 é disposta sobre o lado interno do segundo braço reto 13 e a estrutura macia 2 está em um formato de tira longo. A estrutura macia 2 é dotada de um orifício passante 5 em uma primeira extremidade próxima ao braço curvado 11. A estrutura macia 2 inclui uma primeira parte de contato de base de aperto, uma segunda parte de contato de base de aperto, uma parte de transição macia e uma parte de contato de grelha. Um ponto inicial da primeira parte de contato de base de aperto é A, um ponto de conexão da primeira parte de contato de base de aperto e da segunda parte de contato de base de aperto é B, um ponto de conexão da segunda parte de contato de base de aperto e da parte de transição macia é C, um ponto de conexão da parte de transição macia e da parte de contato de grelha é D, um ponto de extremidade da parte de contato de grelha é E. A primeira parte de contato de base de aperto, a segunda parte de contato de base de aperto e a parte de contato de grelha têm, todas, cortes transversais em formato de arco. O corte transversal da parte de transição macia é uma linha reta. A primeira parte de contato de base de aperto é dotada de uma camada de amortecimento 7 e a segunda parte de contato de base de aperto é dotada de uma camada resistente ao desgaste 6.
[033] Na tira de vedação de grelha de entrada de ar de automóvel com uma estrutura oca macia fornecida pela modalidade do presente pedido, uma estrutura macia com um formato de tira longo é disposta no lado interno do segundo braço reto e a estrutura macia é fornecida com um orifício passante na primeira extremidade próxima ao braço curvado. Durante o processo de inserir a tira de aperto no sulco em formato de U, uma base de aperto entra em contato com a segunda parte de contato de base de aperto dotada na camada resistente ao desgaste 6 e desliza no sulco em formato de U. Nesse momento, uma parte de contato de grelha da estrutura macia entra em contato e se encaixa com a grelha de entrada de ar 8 para realizar uma fixação de contato elástico da base de aperto no sulco em formato de U. Devido a um contato macio de um material macio, o material macio pode ser preenchido em uma lacuna entre a tira de aperto e o sulco em formato de U e dificulta a produção de som anormal e ruído.
[034] Especificamente, a tira de aperto 1 fornecida pela modalidade do presente pedido inclui o membro em formato de tira 14 e o sulco em formato de U. O membro em formato de tira 14 e o sulco em formato de U são formados integralmente. O sulco em formato de U inclui o braço curvado 11 e o primeiro braço reto 12 e o segundo braço reto 13 dispostos respectivamente em duas extremidades do braço curvado. O lado interno do segundo braço reto 13 é dotado de uma superfície curvada transicional macia e relativamente inclinada e o sulco em formato de U se estende para fora ao longo de uma direção de abertura do segundo braço reto 13. A configuração do sulco em formato de U é conveniente para a inserção da base de aperto. A base de aperto 8 é inserida normalmente no sulco em formato de U da tira de aperto. A fim de impedir que a base de aperto saia do sulco em formato de U, a tira de vedação fornecida pela modalidade do presente pedido inclui adicionalmente a estrutura macia 2. A estrutura macia 2 é disposta no lado interno do segundo braço reto 13. A estrutura macia está em um formato de tira longo e a estrutura macia 2 é dotada de um orifício passante 5 em uma primeira extremidade próxima ao braço curvado 11. A estrutura macia 2 e o segundo braço reto 13 podem ser conectadas de forma fixa ou conectadas de forma removível. No processo de aplicação atual, caso a estrutura macia seja danificada devido ao atrito a longo prazo e outras razões no uso a longo prazo, a mesma pode ser substituída em qualquer momento por meio de uma conexão removível.
[035] Aqueles versados na técnica podem entender que a estrutura macia é configurada para reduzir a lacuna entre a base de aperto e o sulco em formato de U. O contato macio da estrutura macia reduz a lacuna entre a base de aperto e o sulco em formato de U, obtendo-se, assim, uma vedação livre de lacuna, sem ruído e sem som anormal. A estrutura macia 2 está em um formato de tira longo e o orifício passante 5 é fornecido na primeira extremidade próxima ao braço curvado. Fornecendo-se o orifício passante 5 na primeira extremidade da estrutura macia, a primeira extremidade será deformada quando a base de aperto entra no sulco em formato de U, que é conveniente para a inserção da base de aperto. Quando a tira de aperto está inserida no sulco em formato de U, a fim de impedir que a base de aperto saia, a estrutura macia 2 será deformada se a base de aperto deslizar para fora, o que impede que a base de aperto saia e torna difícil para a base de aperto sair do sulco em formato de U.
[036] Especificamente, a estrutura macia 2 inclui a primeira parte de contato de base de aperto, a segunda parte de contato de base de aperto, a parte de transição macia e a parte de contato de grelha. O ponto inicial da primeira parte de contato de base de aperto é A, o ponto de conexão da primeira parte de contato de base de aperto e da segunda parte de contato de base de aperto é B, o ponto de conexão da segunda parte de contato de base de aperto e da parte de transição macia é C, o ponto de conexão da parte de transição macia e da parte de contato de grelha é D e o ponto de extremidade da parte de contato de grelha é E. A primeira parte de contato de base de aperto, a segunda parte de contato de base de aperto e a parte de contato de grelha têm, todas, cortes transversais em formato de arco. O corte transversal da parte de transição macia é uma linha reta. A primeira parte de contato de base de aperto é dotada de uma camada de amortecimento 7 e a segunda parte de contato de base de aperto é dotada de uma camada resistente ao desgaste 6.
[037] Em que uma fórmula de curva da primeira parte de contato de base de aperto é:
[038] na fórmula, d6 é um comprimento contatável entre a base de aperto da grelha de entrada de ar e a estrutura macia, d3 é uma largura do sulco em formato de U e α é um ângulo entre uma linha reta formada por dois pontos de extremidade da primeira parte de contato de base de aperto e o plano horizontal, conforme mostrado na Figura 2; d é uma espessura da camada de amortecimento 7, d1 é uma espessura da grelha de entrada de ar; a0 é um coeficiente constante que indica um grau da curva distante do eixo geométrico X e x0 e y0 são ambas constantes. No sistema de coordenada, conforme mostrado na Figura 2, x0 e y0 são deslocadas das coordenadas horizontal e vertical da primeira parte de contato de base de aperto com relação à origem de coordenada 0.
[039] Especificamente, no presente pedido, uma seção da estrutura macia dotada da camada de amortecimento é estabelecida como uma estrutura curvada que é inclinada em direção a uma direção do corpo principal da estrutura macia. Quando a estrutura macia se move para cima, a seção da estrutura macia entra em contato primeiramente com a base de aperto para reduzir o dano à estrutura macia; e, conforme a força de contato entre a seção da estrutura macia e a base de aperto se altera, a curvatura e comprimento da seção também se altera. Quanto maior for a força de contato entre a seção e a base de aperto, maior será a quantidade de deformação, a curvatura de Y1 e o ângulo.
[040] Especificamente, a fórmula de curva de arco da segunda parte de contato de base de aperto é
[041] Na fórmula, d4 e uma largura horizontal mais longa da base de aperto; f é uma espessura da camada resistente ao desgaste 6; d3 é uma largura do sulco em formato de U; β é um ângulo entre uma linha reta formada por dois pontos de extremidade da segunda parte de contato de base de aperto e do plano horizontal, conforme mostrado na Figura 2; x1 e y1 são ambas constantes; no sistema de coordenada, conforme mostrado na Figura 2, x1 e y1 são deslocadas das coordenadas horizontal e vertical da segunda parte de contato de base de aperto com relação à origem de coordenada 0.
[042] Especificamente, no presente pedido, uma seção da estrutura macia dotada da camada resistente ao desgaste é estabelecida como uma estrutura curvada que é inclinada do corpo principal da estrutura macia. Quando a base de aperto é inserida no sulco em formato de U, a base de aperto está em contato com essa seção da estrutura macia. Quando a base de aperto é pressionada para baixo, essa seção da estrutura macia se deformará e será esticada, de modo que o ângulo entre a linha reta formada pelos dois pontos de extremidade da segunda parte de contato de base de aperto e do plano horizontal aumentarão e a curvatura de Y2 será menor. Com forças diferentes, essa seção da estrutura macia também se deformará de forma adaptativa para cumprir o estado de força atual e cenários de aplicação.
[043] Uma fórmula de linha reta da parte de transição macia é Y3=d1*x+k, (3)
[044] em que, d1 é uma espessura da grelha de entrada de ar, x toma um valor de 0,1-0,5 e k é uma constante. No sistema de coordenada, conforme mostrado na Figura 2, k é um deslocamento, que pode ser especificamente a distância entre a parte de transição macia e a origem de coordenada 0. Uma vez que a parte de transição macia é um segmento pequeno e uma linha reta contínua, o valor de abscissa é 0,1-0,5.
[045] Especificamente, a fórmula de linha reta da parte de transição macia é uma linha reta contínua, que realiza a conexão entre a segunda parte de contato de base de aperto e a parte de contato de grelha e é relacionada positivamente à espessura d1 da grelha de entrada de ar. Quanto maior for a d1, maior a distância Y3 da origem da coordenada. x é um segmento de linha contínuo linear, então, Y3 também é um segmento de linha. Uma linha reta é usada como uma transição entre a segunda parte de contato de base de aperto e a parte de contato de grelha. A linha reta da parte de transição macia da estrutura macia é relacionada positivamente à espessura da grelha de entrada de ar. Conforme a espessura da grelha de entrada de ar se altera, a linha reta da parte de transição macia da estrutura macia se altera consequentemente, em que a mesma pode se adaptar melhor a diferentes espessuras de grelha, de modo que a estrutura macia geral se encaixe de forma melhorada na grelha de entrada de ar.
[046] Uma fórmula de curva de arco da parte de contato de grelha é
[047] em que, dr é uma distância de linha reta entre D e E, d1 é uma espessura da grelha de entrada de ar, d5 é uma largura da estrutura macia, p1 é um módulo elástico atual do material de estrutura macia e p0 é um módulo elástico preestabelecido.
[048] Especificamente, após a base de aperto ser inserida no sulco em formato de U, a parte de contato de grelha na estrutura macia entra em contato com a grelha de entrada de ar e a parte de contato de grelha da estrutura macia se deformam. Quanto maior for a deformação da curva de arco Y4, que significa que o encaixe de interferência é mais firme e maior será o módulo elástico atual de p1, menor será a largura d5 da estrutura macia; e a distância de linha reta dr entre D e E também se alterará adaptativamente. Através das alterações súteis das variáveis supracitadas, a curva da parte de contato de grelha se adapta para as alterações súteis supracitadas e se encaixa de forma melhorada à grelha de entrada de ar para obter um encaixe de interferência.
[049] A estrutura macia da tira de vedação fornecida pela modalidade do presente pedido inclui adicionalmente a primeira parte de contato de base de aperto, a segunda parte de contato de base de aperto, a parte de transição macia e a parte de contato de grelha. A primeira parte de contato de base de aperto é uma parte de contato entre a base de aperto e a estrutura macia, quando a base de aperto sai do sulco em formato de U; a segunda parte de contato de base de aperto é uma parte de contato entre a base de aperto e a estrutura macia, quando a base de aperto é inserida no sulco em formato de U; e a parte de contato de grelha é uma parte de contato entre a estrutura macia e a grelha de entrada de ar; e a parte de transição macia é configurada para conectar a parte de contato de grelha e a segunda parte de contato de base de aperto. A fim de impedir que a base de aperto saia do sulco em formato de U, a primeira parte de contato de base de aperto é dotada da camada de amortecimento 7. A fim de impedir que a base de aperto danifique a estrutura macia causada pelo atrito de resistência, quando a base de aperto é inserida no sulco em formato de U, a segunda parte de contato de base de aperto é dotada da camada resistente ao desgaste 6. Além disso, a fórmula de curva de arco da primeira parte de contato de base de aperto é Y1. A curva de arco da primeira parte de contato de base de aperto se relaciona positivamente ao ângulo entre a linha reta formada por dois pontos de extremidade da primeira parte de contato de base de aperto e o plano horizontal. Y1 também é relacionado à largura do sulco em formato de U e ao comprimento contatável entre a base de aperto e a estrutura macia e a espessura da camada de amortecimento 7 também afetará a curva de arco da primeira parte de contato de base de aperto. Especificamente, quanto mais espessa for a camada de amortecimento 7, menor será a curvatura de Y1, por outro lado, a curvatura será maior, o que é consistente com o efeito no processo de aplicação atual. De fato, a curva de arco Y2 da segunda parte de contato de base de aperto é relacionada à espessura da camada resistente ao desgaste 6 e também é relacionada ao ângulo entre a linha reta formada pelos dois pontos de extremidade da segunda parte de contato de base de aperto e o plano horizontal. Pode-se entender por aqueles versados na técnica que quanto mais espessa for a camada resistente ao desgaste 6, mais macia será a segunda parte de contato de base de aperto e, por outro lado, maior será a quantidade de deformação. A fórmula de linha reta Y3 da parte de transição macia é relacionada à espessura da grelha de entrada de ar e a curva de arco Y4 da parte de contato de grelha é relacionada à largura da estrutura macia e o módulo elástico atual da estrutura macia.
[050] Especificamente, ao montar a base de aperto da grelha de entrada de ar 8, a base de aperto é inserida no sulco em formato de U da tira de aperto. Uma vez que a largura geral da base de aperto é maior que a largura de abertura do sulco em formato de U, a estrutura oca macia no sulco em formato de U é deformada elasticamente durante o processo de inserção da base de aperto. A camada resistente ao desgaste 6 é fornecida no primeiro lado da primeira extremidade da estrutura macia, que reduz a força de inserção durante o processo de montagem e facilita a montagem da grelha de entrada de ar 8. Adicionar uma camada resistente ao desgaste pode reduzir o desgaste nessa parte após uma desmontagem e montagem repetida e prolongar a vida útil da base de aperto.
[051] Uma camada de amortecimento 7 é fornecida no segundo lado da primeira extremidade para aumentar a resistência ao atrito entre a base de aperto e a estrutura macia. Quando a base de aperto se move para cima, a estrutura macia é deformada na direção oposta, de modo que a razão de aspecto do orifício passante da estrutura macia e do ângulo se torna menor, de modo que a base de aperto não seja fácil de ser removida após ser montada com a tira de aperto e a força de liberação da base de aperto e da tira de aperto também é aumentada para garantir a estabilidade da montagem.
[052] Especificamente, a tira de vedação fornecida pela modalidade do presente pedido inclui adicionalmente um primeiro corpo macio 3 e o primeiro corpo macio 3 está em um formato de folha longa e disposto no lado externo do braço curvado. Ao dispor o primeiro corpo macio 3, o primeiro corpo macio fica em contiguidade contra o metal de folha de corpo de veículo 10 e o metal de folha de corpo de veículo 10 é usado para aumentar a confiabilidade da instalação da tira de aperto e da grelha de entrada de ar 8. O corpo macio 3 com o formato de folha longa torna a área de conexão entre o metal de folha de corpo de veículo 10 e a tira de aperto maior e a confiabilidade de conexão é mais resistente e mais estável. Aqueles versados na técnica podem entender que a função do primeiro corpo macio 3 é conectar a tira de aperto e o metal de folha de corpo de veículo 10. O primeiro corpo macio 3 que realiza as funções anteriores pode estar no formado de uma folha longa ou pontos espaçados ou tiras dispostos em intervalos ou qualquer formato que pode realizar uma conexão macia e não há limitação particular.
[053] A montagem da tira de aperto fornecida na modalidade do presente pedido inclui adicionalmente um segundo corpo macio 4 que está em formato de tira semicircular e disposto em uma face de extremidade livre do primeiro braço reto 12.
[054] Especificamente, o segundo corpo macio 4 é disposto na face de extremidade livre do primeiro braço reto 12 para sustentar a parte traseira da grelha de entrada de ar 8 do ar-condicionado do automóvel, que aprimora e firmeza entre a grelha de entrada de ar e o primeiro braço reto 12 da tira de aperto e impede o vazamento de água e também aumenta a estabilidade da tira de vedação.
[055] O orifício passante 5 é um orifício passante elíptico e o ângulo entre o plano cujo eixo geométrico longo do orifício passante está localizado e o plano horizontal é 45°.
[056] Especificamente, a primeira extremidade da estrutura macia 2 é dotada do orifício passante 5 e o propósito do orifício passante 5 é deformar quando a tira de aperto é inserida, facilitar a inserção da tira de aperto e reduzir a dificuldade de inserção. É entendido por aqueles versados na técnica que o orifício passante 5 na estrutura macia 2 pode ser de qualquer formato, tal como um orifício passante circular, um orifício passante quadrado, ou um orifício passante poligonal, etc. O orifício passante 5 fornecido na modalidade do presente pedido pode ser opcionalmente um orifício passante elíptico. O ângulo entre o plano em que o eixo geométrico longo do orifício passante está localizado e o plano horizontal é 45°. Ao configurar o ângulo de 45°, é mais conveniente a deformação da tira de aperto durante a inserção e a deformação do orifício passante elíptico é mais fácil de realizar e a resistência de inserção é reduzida. Devido à deformação ser fácil de realizar, a tira de aperto é mais fácil de inserir no sulco em formato de U, que é conveniente para a instalação.
[057] A largura da primeira extremidade da estrutura macia é menor que a largura da segunda extremidade.
[058] Especificamente, a largura da primeira extremidade da estrutura macia 2 na tira de vedação fornecida pela modalidade do presente pedido é menor que a largura da segunda extremidade. Aqueles versados na técnica podem entender que a primeira extremidade da estrutura macia é dotada de um orifício passante que está próximo ao fundo do sulco em formato de U. A função principal da primeira extremidade da estrutura macia é reduzir a dificuldade de inserir a base de aperto. No uso atual, a função da segunda extremidade da estrutura macia é obter contato macio com a grelha de entrada de ar e proteger adicionalmente a grelha de entrada de ar e impedir o dano físico causado pelo contato com o para-brisa frontal. A segunda extremidade deve ser estabelecida com largura suficiente para separar a grelha de entrada de ar e o para-brisa frontal. A segunda extremidade é encaixada por interferência com a grelha de entrada de ar 8. A estrutura macia é um membro elástico, a mesma comprimirá ou esticará sob a ação de força externa durante o uso. Aqueles versados na técnica podem entender que a estrutura macia na modalidade do presente pedido precisa garantir que haja uma certa distância entre a grelha de entrada de ar e o para-brisa frontal, mesmo quando é a mesma comprimida ao limite. Na modalidade do presente pedido, a largura da segunda extremidade é preferencialmente maior que a largura da primeira extremidade, o que é conveniente para manter a distância entre a grelha de entrada de ar e o para- brisa frontal quando a estrutura macia é comprimida ao limite, de modo que nenhum contato rígido ocorra e a grelha de entrada de ar e o para-brisa frontal não seja danificado fisicamente.
[059] Ambos o membro em formato de tira e o sulco em formato de U são dotados de esqueletos metálicos.
[060] Especificamente, a tira de aperto 1 tem um papel de suporte na tira de vedação e também é um componente que separa o contato rígido de cada parte. Portanto, a estrutura da tira de aperto 1 exige uma certa resistência para ser capaz de desempenhar o papel de suporte. Na modalidade do presente pedido, o membro em formato de tira da tira de aperto 1 e do sulco em formato de U são ambos dotados de esqueletos metálicos. O esqueleto metálico é enrolado na tira de aperto 1. O esqueleto metálico pode reforçar a resistência de suporte da tira de aperto 1 e não é fácil de ser danificado, estender a vida útil da tira de aperto. Aqueles versados na técnica podem entender que, um esqueleto de liga ou outro esqueleto com uma certa dureza também pode ser usado como um suporte, exceto o esqueleto metálico. O material da tira de aperto pode ser PVC rígido ou PP.
[061] O orifício passante 5 é um orifício passante elíptico e a camada resistente ao desgaste 6 e a camada de amortecimento 7 são dispostas em dois lados do eixo geométrico longo do orifício passante.
[062] Especificamente, o orifício passante 5 na montagem da tira de aperto fornecida pela modalidade do presente pedido é um orifício passante elíptico e a camada resistente ao desgaste 6 e a camada de amortecimento 7 são dispostas em dois lados do eixo geométrico longo do orifício passante. Ao dispor a camada resistente ao desgaste 6 e a camada de amortecimento 7 em dois lados do eixo geométrico longo do orifício passante, conforme mostrado na Figura 4, no processo de inserção, a camada resistente ao desgaste entra em contato com a base de aperto, que reduz a resistência de inserção, faz com que a base de aperto seja inserida de forma macia. No processo de inserção, a camada resistente ao desgaste 6 é esticada e a camada resistente ao desgaste 6 é disposta em um lado do eixo geométrico longo do orifício passante, que torna a base de aperto fácil de deformar e fácil de ser inserida. Quando a base de aperto é inserida no sulco em formato de U, conforme mostrado na Figura 5, a base de aperto entrará em contato com a camada de amortecimento 7 quando a mesma desliza para cima. A camada de amortecimento é disposta no outro lado do eixo geométrico longo do orifício passante. Quando uma força externa atua sobre a camada de amortecimento, é mais provável deformar e impedir que a base de aperto saia. A maneira de configuração da modalidade do presente pedido é mais fácil de causar deformação da primeira extremidade da estrutura macia para uma inserção macia ou impedimento de saída, independentemente de ser durante a inserção ou separação. A estrutura é simples e fácil de implementar. A proporção de componente de material da camada resistente ao desgaste: a razão de revestimento R400/agente de cura Xr-5580/água é 100:8:8. A camada resistente ao desgaste, com o uso desse componente, tem uma forte resistência ao desgaste e uma resistência ao desgaste excepcional.
[063] Conforme mostrado nas Figuras 3 e 4, a razão do eixo geométrico maior e o eixo geométrico menor do orifício passante é 2:1. Especificamente, quando a grelha de entrada de ar é montada com a tira de aperto, a grelha de entrada de ar será primeiramente contactada com a estrutura macia da tira de aperto. Devido ao fato de que a estrutura macia da tira de aperto é uma estrutura oca, o formato específico é de que a razão do eixo geométrico maior a e o eixo geométrico menor b é 2:1 e o ângulo de inclinação de projeto é 45°, uma deformação elástica ocorrerá, tornando a razão de aspecto e o ângulo de inclinação maior. A estrutura oca torna a primeira extremidade mais fácil de deformar, o que é beneficial para a montagem da grelha de entrada de ar. Após a grelha de entrada de ar ser montada no lugar, a grelha de entrada de ar 8 e a estrutura oca macia da tira de aperto serão encaixadas proximamente. Não existirá lacuna. Esse estado pode garantir que a grelha de entrada de ar e a tira de aperto sejam completamente vedadas em conjunto e desempenhem totalmente o papel de isolamento de som e prova d’água.
[064] Até então, as soluções técnicas do presente pedido foram descritas em conjunto com as modalidades preferenciais mostradas nos desenhos. Entretanto, é fácil para aqueles versados na técnica entender que o escopo de proteção do presente pedido é obviamente não limitado a essas modalidades específicas. Sem se afastar do princípio do presente pedido, aqueles versados na técnica podem realizar alterações equivalentes ou substituições aos recursos técnicos relevantes, e as soluções técnicas após essas alterações ou substituições cairão dentro do escopo de proteção do presente pedido.
[065] O supracitado são apenas modalidades preferenciais do presente pedido e não são usados para limitar o presente pedido; para aqueles versados na técnica, o presente pedido pode ter várias modificações e alterações. Qualquer modificação, substituição equivalente, aprimoramento, etc. feita dentro do espírito e do princípio do presente pedido deve estar incluída no escopo de proteção do presente pedido.

Claims (9)

1. TIRA DE VEDAÇÃO DE GRELHA DE ENTRADA DE AR DE AUTOMÓVEL COM UMA ESTRUTURA OCA MACIA caracterizada pelo fato de que tem uma tira de aperto e uma estrutura macia; a tira de aperto compreende um membro em formato de tira e um sulco em formato de U; o membro em formato de tira e o sulco em formato de U são formados integralmente; o sulco em formato de U compreende um braço curvado, um primeiro braço reto e um segundo braço reto; o primeiro braço reto e o segundo braço reto são dispostos em duas extremidades do braço curvado, respectivamente; um lado interno do segundo braço reto é dotado de uma superfície curvada transicional macia e relativamente inclinada e o sulco em formato de U se estende para fora ao longo de uma direção de abertura do segundo braço reto; a estrutura macia é fornecida no lado interno do segundo braço reto, a estrutura macia está em um formato de tira longo e a estrutura macia é dotada de um orifício passante em uma primeira extremidade próxima ao braço curvado; a estrutura macia compreende uma primeira parte de contato de base de aperto, uma segunda parte de contato de base de aperto, uma parte de transição macia e uma parte de contato de grelha; um ponto inicial da primeira parte de contato de base de aperto é A, um ponto de conexão da primeira parte de contato de base de aperto e da segunda parte de contato de base de aperto é B, um ponto de conexão da segunda parte de contato de base de aperto e da parte de transição macia é C, um ponto de conexão da parte de transição macia e da parte de contato de grelha é D, um ponto de extremidade da parte de contato de grelha é E; os cortes transversais da primeira parte de contato de base de aperto, da segunda parte de contato de base de aperto e da parte de contato de grelha estão todos em formato de arco e um corte transversal da parte de transição macia é uma linha reta; a primeira parte de contato de base de aperto é dotada de uma camada de amortecimento e a segunda parte de contato de base de aperto é dotada de uma camada resistente ao desgaste; em que uma fórmula de curva da primeira parte de contato de base de aperto é na fórmula (1), d6 é um comprimento contatável entre uma base de aperto de uma grelha de entrada de ar e a estrutura macia, d3 é uma largura do sulco em formato de U e α é um ângulo entre uma linha reta formada por dois pontos de extremidade da primeira parte de contato de base de aperto e um plano horizontal e d é uma espessura da camada de amortecimento, d1 é uma espessura da grelha de entrada de ar; a0 é um coeficiente constante e x0 e y0 são ambas constantes; uma fórmula de curva da segunda parte de contato de base de aperto é na fórmula (2), d4 é uma largura horizontal mais longa da base de aperto; f é uma espessura da camada resistente ao desgaste; d3 é a largura do sulco em formato de U; β é um ângulo entre uma linha reta formada por dois pontos de extremidade da segunda parte de contato de base de aperto e do plano horizontal; x1 e y1 são ambas constantes; uma fórmula de linha reta da parte de transição macia é Y3=d1xh+k (3) na fórmula (3), d1 é a espessura da grelha de entrada de ar, h toma um valor de 0,1-0,5 e k é uma constante; uma fórmula de curva da parte de contato de grelha é na fórmula (4), dr é uma distância de linha reta entre D e E, d1 é a espessura da grelha de entrada de ar, d5 é uma largura da estrutura macia, p1 é um módulo elástico atual de um material de estrutura macia e p0 é um módulo elástico preestabelecido.
2. TIRA DE VEDAÇÃO DE GRELHA DE ENTRADA DE AR DE AUTOMÓVEL COM UMA ESTRUTURA OCA MACIA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que camada resistente ao desgaste é disposta em um primeiro lado da primeira extremidade e a camada de amortecimento é disposta em um segundo lado da primeira extremidade; e o segundo lado e o primeiro lado são dispostos opostos um ao outro.
3. TIRA DE VEDAÇÃO DE GRELHA DE ENTRADA DE AR DE AUTOMÓVEL COM UMA ESTRUTURA OCA MACIA, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que tem um primeiro corpo macio; sendo que o primeiro corpo macio está em um formato de folha longa e disposto em um lado externo do braço curvado.
4. TIRA DE VEDAÇÃO DE GRELHA DE ENTRADA DE AR DE AUTOMÓVEL COM UMA ESTRUTURA OCA MACIA, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que tem um segundo corpo macio; sendo que o segundo corpo macio está em um formato de tira semicircular e disposto em uma face de extremidade livre do primeiro braço reto.
5. TIRA DE VEDAÇÃO DE GRELHA DE ENTRADA DE AR DE AUTOMÓVEL COM UMA ESTRUTURA OCA MACIA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o orifício passante é um orifício passante elíptico e um ângulo entre um plano cujo um eixo geométrico longo do orifício passante está localizado e um plano horizontal é 45°.
6. TIRA DE VEDAÇÃO DE GRELHA DE ENTRADA DE AR DE AUTOMÓVEL COM UMA ESTRUTURA OCA MACIA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que uma largura da primeira extremidade da estrutura macia é menor que aquela da segunda extremidade.
7. TIRA DE VEDAÇÃO DE GRELHA DE ENTRADA DE AR DE AUTOMÓVEL COM UMA ESTRUTURA OCA MACIA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que esqueletos metálicos são fornecidos em ambos o membro em formato de tira e o sulco em formato de U.
8. TIRA DE VEDAÇÃO DE GRELHA DE ENTRADA DE AR DE AUTOMÓVEL COM UMA ESTRUTURA OCA MACIA, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o orifício passante é um orifício passante elíptico e a camada resistente ao desgaste e a camada de amortecimento são fornecidas em dois lados de um eixo geométrico longo do orifício passante, respectivamente.
9. TIRA DE VEDAÇÃO DE GRELHA DE ENTRADA DE AR DE AUTOMÓVEL COM UMA ESTRUTURA OCA MACIA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-8, caracterizada pelo fato de que uma proporção de composição de material da camada resistente ao desgaste: revestimento R400: agente de cura XR -5580: água é de 100:8:8.
BR112022020868-5A 2020-06-02 2021-03-12 Tira de vedação de grelha de entrada de ar de automóvel com estrutura oca macia BR112022020868B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN202010488980.XA CN111452736B (zh) 2020-06-02 2020-06-02 一种带有软质空心结构的汽车进气格栅密封卡条
CN202010488980.X 2020-06-02
PCT/CN2021/080561 WO2021244096A1 (zh) 2020-06-02 2021-03-12 一种带有软质空心结构的汽车进气格栅密封卡条

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112022020868A2 BR112022020868A2 (pt) 2022-12-13
BR112022020868B1 true BR112022020868B1 (pt) 2023-08-08

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
WO2021244096A1 (zh) 一种带有软质空心结构的汽车进气格栅密封卡条
BRPI0612352B1 (pt) lâmina limpadora aperfeiçoada para para-brisa e palheta provida com a referida lâmina limpadora
JP2009138939A (ja) マルチチューブクリップ
KR20160077069A (ko) 밀봉재
BR112022020868B1 (pt) Tira de vedação de grelha de entrada de ar de automóvel com estrutura oca macia
BRPI0917125B1 (pt) dispositivo de fixação para um trocador de calor, e, trocador de calor
CN212132823U (zh) 一种感温包安装结构、压缩机端子盖及空调器
KR20090052124A (ko) 가스켓
CN208718543U (zh) 铝合金门窗连接件
EP3950395B1 (en) Automobile air inlet grille sealing clamping strip having soft hollow structure
JP3231475U (ja) ワイパー
CN214886423U (zh) 具有密封结构的淋浴房门
CN211655167U (zh) 底座限位夹簧结构及继电器插座
CN207005448U (zh) 一种车辆制动硬管固定件
JPH10213345A (ja) ルームエアコン取付け具
CN209924786U (zh) 一种推拉门用防变形密封条及用其密封的推拉门
CN106476580B (zh) 玻璃呢槽
CN215861453U (zh) 一种新型嵌入式弹片
CN210257904U (zh) 一种作用于减振系统的轻质支架
CN219254941U (zh) 一种蝶形缓冲件
CN211776944U (zh) 一种连接装置及门窗
CN219444086U (zh) 一种装配架及空调
CN216374439U (zh) 一种汽车用尾门橡胶件
CN111749871B (zh) 一种具有防振动结构的装置、除湿装置
CN210829662U (zh) 一种低噪音阀板组件