BR112020018514A2 - Arranjo para retirar licores de tratamento em um sistema de vaso de tratamento contínuo e um sistema de controle correspondente - Google Patents

Arranjo para retirar licores de tratamento em um sistema de vaso de tratamento contínuo e um sistema de controle correspondente Download PDF

Info

Publication number
BR112020018514A2
BR112020018514A2 BR112020018514-0A BR112020018514A BR112020018514A2 BR 112020018514 A2 BR112020018514 A2 BR 112020018514A2 BR 112020018514 A BR112020018514 A BR 112020018514A BR 112020018514 A2 BR112020018514 A2 BR 112020018514A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
collector
treatment
screens
liquor
arrangement
Prior art date
Application number
BR112020018514-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020018514B1 (pt
Inventor
Jonas Saetheråsen
Roger Jansson
Jerk Söderman
Original Assignee
Valmet Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Valmet Ab filed Critical Valmet Ab
Publication of BR112020018514A2 publication Critical patent/BR112020018514A2/pt
Publication of BR112020018514B1 publication Critical patent/BR112020018514B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21CPRODUCTION OF CELLULOSE BY REMOVING NON-CELLULOSE SUBSTANCES FROM CELLULOSE-CONTAINING MATERIALS; REGENERATION OF PULPING LIQUORS; APPARATUS THEREFOR
    • D21C7/00Digesters
    • D21C7/14Means for circulating the lye
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21CPRODUCTION OF CELLULOSE BY REMOVING NON-CELLULOSE SUBSTANCES FROM CELLULOSE-CONTAINING MATERIALS; REGENERATION OF PULPING LIQUORS; APPARATUS THEREFOR
    • D21C7/00Digesters

Landscapes

  • Paper (AREA)
  • Apparatus For Making Beverages (AREA)

Abstract

a presente invenção refere-se a um arranjo para retirar licores de tratamento a partir de um vaso de tratamento em um sistema de vaso de tratamento contínuo, o vaso de tratamento compreendendo uma parede de câmara de uma câmara de tratamento, em que o arranjo compreende uma pluralidade de peneiras dispostas na parede de câmara para retirar licor a partir da câmara de tratamento, as peneiras sendo dispostas pelo menos em duas fileiras de peneiras, uma acima da outra, pelo menos um compartimento de retirada para cada fileira de peneiras para receber licor a partir das peneiras, e pelo menos um coletor para receber licor a partir dos compartimentos de retirada através de um furo regulador para cada compartimento de retirada, e em que o coletor é ligado a pelo menos um compartimento de retirada em pelo menos duas fileiras de peneiras. a invenção também se refere a um sistema compreendendo uma pluralidade de arranjos e a um sistema de controle para controlar a operação de pelo menos um tal arranjo.

Description

“ARRANJO PARA RETIRAR LICORES DE TRATAMENTO EM UM SISTEMA DE VASO DE TRATAMENTO CONTÍNUO E UM SISTEMA DE CONTROLE CORRESPONDENTE” CAMPO TÉCNICO
[0001] A presente invenção refere-se em geral a um arranjo para retirar licores de tratamento a partir de um vaso de tratamento em um sistema de vaso de tratamento contínuo e a um sistema de controle para controlar tal arranjo, em que o arranjo compreende uma pluralidade de peneiras pelo menos em duas fileiras de peneiras, pelo menos um compartimento de retirada e pelo menos um coletor ligado ao compartimento de retirada através de um furo regulador. O campo de aplicável preferível é a retirada ou extração de licores de cozimento ou impregnação ao produzir polpa de papel química em um vaso de impregnação ou digestor contínuo.
ANTECEDENTES
[0002] Em vasos de tratamento para cozimento ou impregnação de polpa de papel, licores de cozimento necessitam ser continuamente fornecidos e retirados para otimizar o processo de tratamento. A retirada é realizada através de uma pluralidade de peneiras dispostas em uma parede de câmara do vaso de tratamento e os compartimentos de retirada são dispostos para receber o licor retirado e transportar o mesmo através de furos reguladores para coletores para remoção e subsequente tratamento. Furos reguladores permitem que a retirada seja realizada simetricamente em torno da circunferência do vaso de tratamento, permitindo um processo de cozimento ou impregnação uniforme dentro da câmara de tratamento.
[0003] Um problema comumente associado à retirada de licores de tratamento é que arranjos de retirada são bloqueados por tipos diferentes de precipitações, tornando a remoção de licores ineficiente e exigindo procedimentos de limpeza caros durante paralisações de tempo de serviço. Um pouco de limpeza pode ocorrer durante a operação por fechar temporariamente um coletor para permitir que as peneiras se limpem de acordo com procedimentos de limpeza conhecidos, porém furos reguladores que foram cheios de ou bloqueados por matéria evitando a passagem de licor podem ser normalmente somente desbloqueados através de uma ação inversa através do sistema de retirada onde licor é pressionado de volta para dentro dos compartimentos de retirada, deixando a matéria de bloqueio no interior do compartimento de retirada e arriscando um bloqueio renovado dos mesmos furos reguladores logo após.
[0004] O fechamento de um coletor resultará em geral em uma perda significativa em eficiência do processo de impregnação ou cozimento e portanto, também será caro uma vez que qualquer retardamento ou impedimento do processo resultará em perda significativa de receita para o digestor ou vaso de impregnação como um todo.
[0005] Há, portanto claramente necessidade de aperfeiçoamentos na retirada de licor a partir dos vasos de tratamento em sistemas de vaso de tratamento contínuo.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0006] O objetivo da presente invenção é eliminar ou pelo menos minimizar os problemas mencionados acima. Isso é obtido através de uma disposição para retirar licores de tratamento, um sistema compreendendo pelo menos dois desses arranjos e um sistema de controle para controlar operação de tal arranjo de acordo com as reivindicações independentes apensas.
[0007] Desse modo, de acordo com a invenção é provido um arranjo para retirar licores de tratamento a partir de um vaso de tratamento em um sistema de vaso de tratamento contínuo, o vaso de tratamento compreendendo uma parede de câmara de uma câmara de tratamento e o arranjo compreendendo uma pluralidade de peneiras dispostas na parede da câmara para retirar licor a partir da câmara de tratamento, as peneiras sendo dispostas pelo menos em duas fileiras de peneiras, uma acima da outra; pelo menos um compartimento de retirada para cada fileira de peneiras para receber licor a partir das peneiras, e pelo menos um coletor para receber licor a partir dos compartimentos de retirada através de um furo regulador para cada compartimento de retirada, em que o coletor é conectado a pelo menos um compartimento de retirada pelo menos em duas fileiras de peneiras. Desse modo, os problemas associados ao bloqueio do coletor podem ser resolvidos e a limpeza e manutenção do coletor e do arranjo como um topo ser significativamente aperfeiçoados.
[0008] De acordo com a invenção, o coletor é disposto em um ângulo em relação à uma direção vertical, o ângulo sendo menor que 5º, de preferência menor que 2º, em que o coletor é disposto mais preferivelmente essencialmente verticalmente ou é disposto verticalmente. Desse modo, o ângulo em relação à direção vertical é tal que 0°< ângulo < 5°, e mais preferivelmente 0°< ângulo < 2°
Desse modo, a limpeza e manutenção do coletor são aperfeiçoadas e a necessidade de interromper o processo de tratamento para limpeza é diminuída.
[0009] De acordo com outro aspecto da invenção, o coletor compreende adicionalmente uma portinhola para limpeza, a portinhola sendo disposta acima das fileiras de peneiras. Desse modo, um fluido de limpeza pode ser fornecido através da portinhola e o coletor completamente limpo em um modo mais eficiente em termos de tempo e aperfeiçoado.
[00010] De acordo ainda com outro aspecto da invenção, pelo menos um compartimento de retirada é disposto para receber licor a partir de pelo menos quatro peneiras. Também, o vaso de tratamento pode compreender pelo menos três fileiras de peneiras e o coletor pode ser conectado a pelo menos um compartimento de retirada em cada fileira de peneiras. Isso também melhora a retirada de licores e permite que o coletor colete licor a partir das peneiras não limitando imediatamente o coletor. Desse modo, subseções das fileiras de peneiras são criadas e atendidas por um coletor cada, de modo que um coletor coleta licores de tratamento a partir de um setor da circunferência do vaso de tratamento. Por fornecer pelo menos dois arranjos com coletores em setores diferentes da circunferência do vaso de tratamento, um sistema para retirada de licores de tratamento é criado.
[00011] De acordo com a invenção um sistema de controle também é provido para controlar a operação de um arranjo para retirar licores de tratamento a partir de um vaso de tratamento em um sistema de vaso de tratamento contínuo, o vaso de tratamento compreendendo uma parede de câmara de uma câmara de tratamento. O sistema de controle compreende pelo menos um sensor para detectar pelo menos um parâmetro de operação em um coletor, meio para interromper operação do coletor e uma unidade de controle configurada para comunicar com pelo menos um sensor e receber um sinal correspondendo a pelo menos um parâmetro de operação e adicionalmente também configurado para controlar o meio para interromper operação do coletor. Desse modo, os arranjos podem ser monitorados e a operação de cada coletor ser interrompida quando um parâmetro de operação detectada sinaliza que o arranjo não está funcionando como desejado, por exemplo, devido ao bloqueio. O parâmetro de operação é preferivelmente uma pressão ou um fluxo no interior do coletor.
[00012] De acordo com um aspecto da invenção, a unidade de controle é configurada para comparar pelo menos um parâmetro de operação detectado pelo sensor com outro parâmetro de operação detectado ou com um parâmetro de referência e controlar o meio para interromper operação do coletor em resposta à comparação. Desse modo, a operação de dois arranjos diferentes em torno da circunferência do vaso de tratamento pode ser comparada entre si e a operação de um deles interrompida se uma pressão ou fluxo dentro do coletor for significativamente mais baixa que uma pressão ou fluxo correspondente no interior do coletor do outro arranjo. Alternativamente, o parâmetro de operação de um arranjo pode ser comparada com outro parâmetro de operação detectado no mesmo arranjo ou com um parâmetro de referência armazenado pelo sistema de controle de modo que a operação do arranjo possa ser interrompida se os dois parâmetros detectados no arranjo diferem um do outro ou se o parâmetro detectado for similar a ou diferente do parâmetro de referência em um modo que indica que a operação do arranjo necessita ser melhorada.
[00013] De acordo com outro aspecto da invenção, o outro parâmetro de operação detectado é detectado pelo mesmo sensor, ou em que o outro parâmetro de operação detectado é detectado por um sensor disposto para detectar um parâmetro de operação em outro coletor. desse modo, os parâmetros de operação podem ser detectados em pontos diferentes em tempo para indicar uma diferença ao longo do tempo ou a operação de dois coletores diferentes pode ser comparada.
[00014] de acordo ainda com outro aspecto da invenção, o sistema de controle compreende ainda meio de entrada e meio de saída configurados para transmitir sinais para e receber sinais a partir da unidade de controle, em que o sistema de controle é preferivelmente configurado para comunicar pelo menos um parâmetro de operação detectado para um usuário através do meio de saída e em que o sistema de controle é preferivelmente configurado para controlar o meio para interromper operação do coletor em resposta à entrada dada por um usuário. Desse modo, um usuário do sistema pode receber informações em relação aos parâmetros de operação detectados e pode também comunicar com o sistema de controle para controlar manualmente a operação do sistema, em resposta à saída dada pelo próprio sistema ou em resposta a outros fatores determinados pelo usuário.
[00015] Muitos benefícios e vantagens adicionais da invenção tornar-se-ão prontamente evidentes para a pessoa versada na técnica em vista da descrição detalhada abaixo.
DESENHOS
[00016] A invenção será descrita agora em mais detalhe com referência aos desenhos apensos, em que:
[00017] A figura 1 revela um vaso de tratamento com uma pluralidade de fileiras de peneiras;
[00018] A figura 2 revela uma parede de câmara com um arranjo para retirar licores de tratamento de acordo com o estado da técnica;
[00019] A figura 3 revela a parede de câmara da figura 2 sem algumas das peneiras removidas;
[00020] A figura 4 revela uma parede de câmara com um arranjo para retirar licores de tratamento de acordo com uma modalidade preferida da presente invenção;
[00021] A figura 5 revela a parede de câmara da figura 4 com coberturas externas para alguns dos coletores removidas para mostrar o interior dos coletores;
[00022] A figura 6 revela a parede de câmara da figura 4 e figura 5 com coberturas externas para alguns dos coletores e com algumas peneiras removidas; e
[00023] A figura 7 revela uma vista esquemática do sistema de controle de acordo com uma modalidade preferida da invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[00024] A figura 1 revela um vaso de tratamento 1 que faz parte de um sistema de vaso de tratamento contínuo, como um digestor ou um vaso de impregnação para uso ao tratar cavacos de madeira em um processo de polpação. Tipicamente, cavacos de madeira são alimentados para o vaso de tratamento 1 através de um topo 4, cozidas ou impregnadas no interior do vaso 1 e removidas através de um fundo 5 após o tratamento e transferidas para tratamento subsequente no processo de polpação. Licor de tratamento é fornecido através do topo 4 e/ou fundo ou através de entradas de licor separadas (não mostradas).
[00025] É provida também no vaso de tratamento 1 uma pluralidade de peneiras 2, 3 através das quais o licor de tratamento pode ser removido. Na figura 1 uma primeira seção de peneira 2 compreendendo uma pluralidade de fileiras de peneiras 2a, 2b, 3c 2d, 2e é provida para retirada de licor de tratamento no meio do processo de cozimento e uma segunda seção de peneira 3 compreendendo uma pluralidade de fileiras de peneiras 3a, 3b, 3c, 3d, 3e, 3f é provida para retirada de licor de tratamento no final do processo de cozimento, de acordo com um perfil de cozimento usado. Em outros vasos de tratamento, somente uma seção de peneira pode ser provida ou alternativamente mais de duas seções de peneiras podem ser usadas. Também deve ser observado que o número de fileiras de peneiras em cada seção de peneira pode diferir de somente uma e até 10- 15 ou mesmo mais fileiras de peneiras. A configuração mostrada na figura 1 com duas seções de peneiras e cinco ou seis fileiras de peneiras em cada seção meramente serve desse modo como exemplo.
[00026] As figuras 2-3 revelam um arranjo para retirar licor de tratamento de acordo com uma tecnologia do estado da técnica, onde uma pluralidade de fileiras de peneiras 2a-d é individualmente dotada de um coletor 7 para coletar licor de tratamento a partir de uma pluralidade de peneiras 6 em uma parede de câmara 11. Atrás das peneiras 6 estão compartimentos de retirada 8 que são ligados ao coletor 7 através dos furos reguladores 9, de modo que licor retirado do vaso de tratamento 1 possa fluir através de uma das peneiras 6, ser coletado no compartimento de retirada 8 e atingir o coletor 7 através do furo regulador
9. O coletor 7 se estende ao longo de uma circunferência do vaso de tratamento 1 em uma orientação essencialmente horizontal e coleta licor de tratamento de cada compartimento de retirada 8 ligado a uma das fileiras de peneiras 2a-2d, antes de permitir que o licor de tratamento flua a partir do coletor 7 através de uma saída 10. Devido à alta pressão em geral necessária dentro do vaso de tratamento 1 para o cozimento dos cavacos de madeira, os furos reguladores 9 servem a uma função importante em criar uma queda de pressão para o coletor 7, de modo que a retirada de licor de tratamento seja uniformemente realizada em torno da circunferência do vaso de tratamento 1 embora somente uma saída 10 seja tipicamente provida. Se os furos reguladores 9, a retirada seria mais eficiente perto da saída 10 e ineficiente em outros pontos da circunferência, porém há também um problema associado ao estado da técnica de furos reguladores serem bloqueados por substância retirada do cozimento no interior do vaso de tratamento 1 e desse modo evitando retirada daquelas peneiras que são ligadas a furos reguladores bloqueados 9.
[00027] As figuras 5-6 revelam um arranjo para retirar licor de tratamento de acordo com uma modalidade preferida da presente invenção, onde componentes que são similares à solução do estado da técnica das figuras 2-3 recebem os mesmos numerais de referência. A presente invenção difere das soluções do estado da técnica através da configuração do coletor 7 que é ligado pelo menos a um compartimento de retirada 8 em pelo menos duas fileiras de peneiras diferentes 2a, 2b, 2c, 2d. Desse modo, o coletor tem uma orientação substancialmente vertical e é capaz de transportar licores de tratamento de modo mais eficiente em direção a uma saída 10. Os furos reguladores 9 são preferivelmente providos em uma parede 12 dos compartimentos de retirada 8 que limita o coletor 7 e difere do estado da técnica em que os furos reguladores 9 podem ser providos ao longo da parede 12 a uma distância a partir de um fundo 13 do compartimento de retirada 8. Isso permite que precipitações a partir da câmara de tratamento do vaso de tratamento 1 afundem até o fundo 13 do compartimento de retirada 8 e permaneçam nesse lugar enquanto mantém o furo regulador 9 desbloqueado para permitir que os licores de tratamento fluam livremente.
[00028] Nessa modalidade preferida o coletor 7 é disposto essencialmente verticalmente ao longo da parede de câmara 11 do vaso de tratamento 1, porém em algumas modalidades o coletor 7 poderia ser também disposto em um ângulo em relação a uma direção vertical, o ângulo sendo preferivelmente menor que 5º, mais preferivelmente menor que 2º. A vantagem de manter o ângulo pequeno é que o coletor 7 pode ser ligado a compartimentos de retirada 8 de uma pluralidade das fileiras de peneiras 2a-e, 3a-f e que os licores de tratamento podem fluir para baixo em direção à saída 10 em um modo eficiente enquanto minimiza o risco de licor restando no interior do coletor 7 e bloqueando ou obstruindo o coletor 7 de modo que o transporte de licor de tratamento seja evitado.
[00029] Desse modo, nessa modalidade preferida, o coletor 7 se estende na direção vertical ao longo da parede da câmara 11 entre peneiras e é ligado através de furos reguladores 9 a compartimentos de retirada 8 em cada lado do coletor 7 para cada fileira de peneiras 2a-e de modo que o licor de tratamento de pelo menos uma peneira 6 em cada fileira de peneiras 2a-2e em uma seção de peneira 2, 3 possa prosseguir através de um compartimento de retirada 8 e um furo regulador 9 para dentro do coletor 7 e prosseguir para frente até a saída 10. Nessa modalidade preferida, duas peneiras 6 são ligadas a cada compartimento de retirada 8 como mostrado nas figuras 4-6, porém em outras modalidades somente uma ou mais de duas peneiras 6 poderiam ser ligadas a um compartimento de retirada 8. É vantajoso ligar tantas quanto quatro peneiras 6 a um compartimento de retirada 8, para coletar licor de tratamento de uma parte maior da circunferência do vaso de tratamento 1.
[00030] Cada coletor 7 tem uma portinhola 14 provida em uma parte superior do coletor 7 para facilitar a limpeza. É vantajoso fornecer a portinhola 14 acima das fileiras de peneiras 2a-e, 3a-f de modo que fluido de limpeza possa ser inserido através da portinhola 14 e ser deixado fluir ao longo do coletor 7 em direção à saída 10 para remover qualquer licor de tratamento restante ou precipitações a partir do vaso de tratamento. As peneiras 6 podem ser convencionalmente limpas através do fornecimento de um fluido de limpeza para dentro da câmara de tratamento do vaso de tratamento 1 após o cozimento ter sido interrompido e quaisquer conteúdos restantes da câmara de tratamento removidos; durante tais operações de limpeza o fluido de limpeza pode fluir através ou em torno das peneiras e os compartimentos de retirada contíguos e passar através dos furos reguladores 9 para dentro dos coletores
7. Graças ao aperfeiçoamento referente à localização e orientação dos coletores 7 e dos furos reguladores 9, a limpeza das peneiras pode ser realizada sem necessitar remover as peneiras a partir da parede da câmara 11, que é uma vantagem significativa em comparação com métodos de limpeza do estado da técnica e poupar custo e tempo consideráveis. Quando peneiras de autolimpeza 6 são usadas, peneiras individuais 6 podem ser limpas sem interromper o processo de cozimento simplesmente através da interrupção de operação do coletor 7 ligado àquelas peneiras 6, como será descrito em mais detalhe adicionalmente abaixo.
[00031] Como explicado acima, é vantajoso conectar um coletor 7 a compartimentos de retirada 8 em cada fileira de peneiras 2a-e, 3a-f, uma vez que isso permite que um coletor único 7 receba licor de tratamento a partir de um setor inteiro da circunferência do vaso de tratamento 1. Em algumas modalidades, um coletor 7 poderia ser disposto para receber licor de tratamento a partir de mais de uma seção de peneira 2, 3.
[00032] Desse modo, um arranjo 100 para retirar licores de tratamento a partir de um vaso de tratamento 1 compreende uma pluralidade de peneiras 6, compartimentos de retirada 8 ligados às peneiras 6 e furos reguladores 9 ligando cada compartimento de retirada 8 a um coletor 7 que serve para receber licor de tratamento e transportar o mesmo para uma saída 10. Se o coletor 7 for ligado a cada fileira de peneiras 2a-e, 3a-f de uma seção de peneira 2, 3 aquele coletor recebe todo licor de tratamento retirado de um dado setor de círculo da circunferência do vaso de tratamento 1. Quando mais de um arranjo 100 é provido na parede da câmara 11 do vaso de tratamento 1, eles podem cooperar para formar um sistema em que cada retira licor de um setor de círculo do vaso de tratamento 1, e em uma modalidade preferida arranjos 100 são providos em torno da circunferência inteira de um vaso de tratamento 1.
[00033] A operação de um arranjo 100 de acordo com a presente invenção é controlada por um sistema de controle 1000 como revelado esquematicamente na figura 7. O sistema de controle 1000 compreende uma unidade de controle 1010 que se comunica com pelo menos um sensor 15 em um arranjo 100 de acordo com a persente invenção. O sensor 15 é preferivelmente configurado para detectar uma pressão de um fluxo no coletor 7 e pode estar situado dentro do coletor 7 ou na saída 10, ou em qualquer outro local adequado dentro do arranjo 100. O sensor detecta, desse modo um parâmetro de operação no coletor, de preferência um fluxo de licor de tratamento ou uma pressão no coletor 7, e transmite o parâmetro de operação para a unidade de controle 1010. A unidade de controle 1010 também é configurada para controlar a operação de um meio 16 para operação de interrupção do coletor 7, o meio 16 sendo de preferência uma portinhola ou válvula na saída 10 para parar o fluxo através do coletor 7.
[00034] o parâmetro de operação detectado será recebido pela unidade de controle 1010 e uma decisão será tomada pela unidade de controle 1010 com relação a se a operação do coletor 7 deve ser interrompida. Se o fluxo estiver demasiadamente baixo ou a pressão demasiadamente alta, isso indicaria que pelo menos alguns dos furos reguladores 9 são bloqueados e necessitam ser limpos, e tal operação de limpeza pode ser executada por interromper a operação do coletor para permitir que a obstrução afunde até o fundo dos compartimentos de retirada 8 de modo que o fluxo de licor de tratamento através dos furos reguladores 9 possa novamente ser realizado no modo desejado. Após um tempo predeterminado, a operação do coletor 7 seria reiniciado por uma ativação renovada do meio 16 para interromper a operação, por exemplo, por abrir a portinhola ou válvula na saída 10 para permitir novamente o fluxo de licor de tratamento. O sensor 15 novamente detectaria o parâmetro de operação e transmitiria o valor para a unidade de controle 1010 que decidiria com base no valor do parâmetro de operação se a operação no coletor 7 foi melhorada ou se operações de limpeza adicionais necessitariam ser executadas. A mesma operação de limpeza poderia ser repetida até que o parâmetro de operação atingisse um intervalo ou valor predeterminado que indica que a operação é suficientemente melhorada, ou alternativamente outras medidas de limpeza como inverter o fluxo de licor de tratamento poderiam ser realizadas. Se a operação não for ainda aperfeiçoada esses e outros procedimentos de limpeza poderiam ser realizados, ou poderia ser decidido pela unidade de controle 1010 que um dos arranjos 100 deve ser fechado permanentemente pelo meio 16 para interromper a operação ou que o processo de cozimento inteiro deve ser ininterrompido para limpeza.
[00035] De preferência, a unidade de controle 1010 é ligada a meios de entrada 1020 e meios de saída 1030 através dos quais o sistema 1000 pode se comunicar com um usuário. O usuário poderia receber informações referentes à operação do sistema 1000 e o parâmetro de operação detectada para cada arranjo 100 ligado ao sistema 1000, e poderia também controlar a operação do sistema 1000 usando o meio de entrada para instruir manualmente o sistema a interromper a operação de qualquer arranjo dado 100 ou fornecer instruções para a operação do sistema 1000 ou entrar ou ajustar parâmetros de referência no sistema 1000. De preferência, o sistema de controle 1000 é ligado a uma pluralidade de arranjos 100 de acordo com a presente invenção, porém seria também possível ser ligado a somente um arranjo 100.
[00036] Em uma modalidade, o sistema de controle 1000 compararia um parâmetro de operação detectado a partir de um sensor 15 em um dos arranjos 100 com outro parâmetro de operação detectado, detectado mais cedo pelo mesmo sensor 15 ou detectado simultaneamente ou mais cedo por um sensor 15 em outro arranjo 100 conectado ao sistema de controle 1000. Alternativamente, o parâmetro de operação detectado pode ser comparado com um parâmetro de referência armazenado na unidade de controle 1010 ou dado por um usuário como entrada através do meio de entrada
1020. Dependendo de um resultado da comparação, isto é, se o parâmetro de operação de um sensor indica que a operação naquele arranjo 100 é satisfatória ou insatisfatória em comparação com valores predeterminados ou valores detectados, a unidade de controle 1010 decide se uma operação de limpeza deve ocorrer. Diversos critérios de operação podem ser selecionados por um usuário e unidade de controle 1010 configurada de modo que o meio 16 para interromper a operação do coletor 7 seja ativado se o parâmetro de operação detectado não atender pelo menos um dos critérios de operação.
[00037] A unidade de controle 1010 pode controlar também o meio 16 para interromper a operação do coletor 7 em um arranjo 100 de modo que a interrupção ocorra em tempos predeterminados e possa controlar também os arranjos 100 de modo que a interrupção de operação em um arranjo 10 não coincida com a interrupção da operação em outro arranjo 100 ligado ao sistema de controle 1000.
[00038] A unidade de controle 1010 pode ser qualquer tipo de unidade de processamento de dados como um computador, um processador ou microprocessador ou similar. Meios de saída podem ser uma unidade de display, uma tela de computador ou similar e os meios de entrada podem ser uma tela de toque, teclado ou qualquer outro tipo de interface de usuário.
[00039] Embora a presente invenção tenha sido descrita com referência às três modalidades acima, será evidente para aqueles versados na técnica que muitas variações e modificações podem ser feitas compreendidas no escopo da invenção como descrito no relatório descritivo e definido nas reivindicações apensas.
Deve ser também observado que características a partir das várias modalidades descritas na presente invenção podem ser combinadas livremente, a menos que seja explicitamente mencionado que tal combinação seria inadequada.

Claims (11)

REIVINDICAÇÕES
1. Arranjo para retirar licores de tratamento a partir de um vaso de tratamento em um Sistema de vaso de tratamento contínuo, o vaso de tratamento compreendendo uma parede de câmera de uma câmara de tratamento, em que o arranjo compreende: Uma pluralidade de peneiras (6) dispostas na parede da câmara (11) para retirar licor a partir da câmara de tratamento, as peneiras (6) sendo dispostas em pelo menos duas fileiras de peneiras (2a, 2b, 2c, 2d), uma acima da outra; Pelo menos um compartimento de retirada (8) para cada fileira de peneira (2a, 2b, 2c, 2d) para receber licor a partir das telas (6); e Pelo menos um coletor (7) para receber licor a partir dos compartimentos de retirada (8) através de um furo regulador (9) para cada compartimento de retirada (8), e em que cada coletor (7) é ligado a pelo menos um compartimento de retirada (8) em pelo menos duas fileiras de peneiras, em que o coletor é disposto em um ângulo em relação a uma direção vertical, o ângulo sendo menor que 5º, de preferência menor que 2º, ou em que o coletor (7) mais preferivelmente é disposto verticalmente ou essencialmente verticalmente.
2. Arranjo, de acordo com a reivindicação 1, em que o coletor (7) compreende ainda uma portinhola (14) para limpeza, a portinhola (14) sendo disposta acima das fileiras de peneiras (2a, 2b, 2c, 2d).
3. Arranjo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-2, em que pelo menos um compartimento de retirada (8) é disposto para receber licor a partir de pelo menos quatro peneiras (6).
4. Arranjo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-3, compreendendo ainda pelo menos três fileiras de peneiras (2a, 2b, 2c, 2d), e em que cada coletor (7) é ligado a pelo menos um compartimento de retirada (8) em cada fileira de peneiras (2a, 2b, 2c, 2d).
5. Sistema para retirar licores de tratamento a partir de um vaso de tratamento em um sistema de vaso de tratamento contínuo, compreendendo pelo menos dois arranjos de acordo com qualquer reivindicação anterior dispostos em torno de uma circunferência da parede de câmara.
6. Sistema de controle para controlar a operação de um arranjo para retirar licores de tratamento a partir de um vaso de tratamento em um sistema de vaso de tratamento contínuo, o vaso de tratamento compreendendo uma parede de câmara (11) de uma câmara de tratamento, em que o arranjo compreende uma pluralidade de peneiras (6) dispostas na parede de câmara (11) para retirar licor a partir da câmara de tratamento, as peneiras (6) sendo dispostas pelo menos duas fileiras de peneiras (2a, 2b, 2c, 2d), uma acima da outra, uma pluralidade de compartimentos de retirada (8) para receber licor a partir das telas (6), e pelo menos dois coletores (7) para receber licor a partir da pluralidade de compartimentos de retirada (8) através de furos reguladores (9), em que cada coletor (7) é ligado a pelo menos um compartimento de retirada (8) pelo menos em duas fileiras de peneiras (2a, 2b, 2c, 2d), os coletores (7) sendo dispostos em torno de uma circunferência da parede de câmara de modo que cada coletor (7) seja ligado a peneiras (6) em um setor da circunferência e em que o sistema de controle compreende: Pelo menos um sensor (15) para detectar pelo menos um parâmetro de operação em um coletor (7), meio (16) para interromper a operação do coletor (7) e Uma unidade de controle (1010) configurada para comunicar com pelo menos um sensor (15) e receber um sinal correspondendo a pelo menos um parâmetro de operação e adicionalmente também configurado para controlar o meio (16) para interromper a operação do coletor.
7. Sistema de controle, de acordo com a reivindicação 6, em que a unidade de controle (1010) é configurada para comparar pelo menos um parâmetro de operação detectado pelo sensor (15) com outro parâmetro de operação detectado ou com um parâmetro de referência e controlar o meio (16) para interromper a operação do coletor em resposta à comparação.
8. Sistema de controle, de acordo com a reivindicação 7, em que o outro parâmetro de operação detectado é detectado pelo mesmo sensor (15), ou em que o outro parâmetro de operação detectado é detectado por um sensor disposto para detectar um parâmetro de operação em outro coletor.
9. Sistema de controle, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6-8, compreendendo ainda meio de entrada (1020) e meio de saída (1030) configurados para transmitir sinais para e receber sinais a partir da unidade de controle (1010), em que o sistema de controle é preferivelmente configurado para comunicar pelo menos um parâmetro de operação detectado para um usuário através do meio de saída (1030) e em que o sistema de controle é preferivelmente configurado para controlar o meio (16) para interromper a operação do coletor em resposta à entrada dada por um usuário.
10. Sistema de controle, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6-9, em que a unidade de controle é adicionalmente configurada para comparar o parâmetro detectado do coletor (7) com pelo menos um parâmetro detectado de pelo menos um outro coletor (7) ou com um parâmetro de referência para determinar se a operação naquele coletor atende a um critério de operação, e executar um procedimento de limpeza de peneiras (6) ligadas através de compartimentos de retirada (8) com aquele coletor (6) se o critério de operação não for atendido.
11. Sistema de controle, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6-10, em que pelo menos um parâmetro de operação detectado por pelo menos um sensor é uma pressão ou um fluxo.
BR112020018514-0A 2018-03-13 2019-02-20 Arranjo e sistema para retirar licores de tratamento de um vaso de tratamento em um sistema de vaso de tratamento contínuo e sistema de controle para controlar operação de um arranjo para retirar licores de tratamento de um vaso de tratamento em um sistema de vaso de tratamento contínuo BR112020018514B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE1850279-9 2018-03-13
SE1850279A SE541978C2 (en) 2018-03-13 2018-03-13 Arrangement for withdrawing treatment liquors in a continuous treatment vessel system, and a corresponding control system
PCT/SE2019/050154 WO2019177509A1 (en) 2018-03-13 2019-02-20 Arrangement for withdrawing treatment liquors in a continuous treatment vessel system, and a corresponding control system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020018514A2 true BR112020018514A2 (pt) 2020-12-29
BR112020018514B1 BR112020018514B1 (pt) 2022-06-21

Family

ID=67908397

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020018514-0A BR112020018514B1 (pt) 2018-03-13 2019-02-20 Arranjo e sistema para retirar licores de tratamento de um vaso de tratamento em um sistema de vaso de tratamento contínuo e sistema de controle para controlar operação de um arranjo para retirar licores de tratamento de um vaso de tratamento em um sistema de vaso de tratamento contínuo

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP3765667A4 (pt)
BR (1) BR112020018514B1 (pt)
CL (1) CL2020002289A1 (pt)
SE (1) SE541978C2 (pt)
WO (1) WO2019177509A1 (pt)

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE357219B (pt) 1970-02-11 1973-06-18 Kamyr Ab
US4547264A (en) 1979-02-12 1985-10-15 Kamyr, Inc. Method of withdrawing liquid from a pair of vertically spaced annular screens
JPH07157991A (ja) * 1993-12-08 1995-06-20 New Oji Paper Co Ltd 連続蒸解における蒸解液抽出方法および装置
US6123808A (en) * 1997-12-09 2000-09-26 Ahlstrom Machinery Inc. Distribution of dilution liquor to the discharge of a cellulose pulp digester
US6120647A (en) * 1998-01-26 2000-09-19 Ahlstrom Machinery Inc. Simplified liquid removal system for a cellulose pulp digester
US20020069986A1 (en) * 2000-06-16 2002-06-13 Marcoccia Bruno S. System and method for improved filtrate addition in a continuous digester
SE532855C2 (sv) * 2008-10-13 2010-04-20 Metso Fiber Karlstad Ab Förfarande för att förhindra igensättning i en silkonstruktion för en kontinuerlig kokare
WO2011096857A1 (en) * 2010-02-02 2011-08-11 Metso Paper Sweden Ab Continuous digester with improved heating circulation
SE539453C2 (en) * 2015-12-09 2017-09-26 Valmet Oy Screen arrangement for withdrawing treatment liquors in treatment vessels

Also Published As

Publication number Publication date
EP3765667A1 (en) 2021-01-20
SE1850279A1 (en) 2019-09-14
CL2020002289A1 (es) 2021-02-05
SE541978C2 (en) 2020-01-14
EP3765667A4 (en) 2021-12-15
BR112020018514B1 (pt) 2022-06-21
WO2019177509A1 (en) 2019-09-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
TWI604554B (zh) 排氣裝置
CA1268427A (en) Filter for continuous filtering of a suspension under pressure
US7818947B2 (en) Automatic medicine packing machine with cleaning device
US8689462B2 (en) Steam laundry dryer
BR112020018514A2 (pt) Arranjo para retirar licores de tratamento em um sistema de vaso de tratamento contínuo e um sistema de controle correspondente
JP2011516136A (ja) 食器洗浄機
EP0811088A1 (en) A screen having inclined slots for use in a continuous digester
US4547264A (en) Method of withdrawing liquid from a pair of vertically spaced annular screens
CN103442992B (zh) 用于储存生物制药材料的系统及方法
BR112014014035B1 (pt) Método para lavar uma suspensão contendo matéria sólida
JP7432579B2 (ja) ディスクフィルタ及びディスクフィルタの動作方法
CN207247348U (zh) 一种基于商用的大功率一体式热水供应系统
CN209171534U (zh) 毛发干燥装置
KR101977943B1 (ko) 무압식 취반기
CN108990469A (zh) 水稻蒸汽催芽装置
CA2537087A1 (en) Screen device for a digester for producing pulp
NO750866L (pt)
JP2004347152A (ja) 加熱調理装置
CN109805251A (zh) 冷凝水排出系统、冷凝水排水方法以及蒸煮机系统
CA2149868C (en) A suction head arranged between a filtrate channel and a barometric leg of a rotating filter
US4752390A (en) Rotary vacuum filters with a horizontal filtration plane
CN210486420U (zh) 一种农产品加工用烘干装置
EP4201295A1 (en) Dishwasher
US4155805A (en) Method for continuously digesting cellulosic fiber by evenly spreading the fiber material over the digestion vessel with steam
CN109258521A (zh) 旋转式鱼类放流装置

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/02/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS