BR112019020147B1 - Método para fabricação de absorventes higiênicos descartáveis destinados a serem usados em uma roupa íntima de um usuário - Google Patents

Método para fabricação de absorventes higiênicos descartáveis destinados a serem usados em uma roupa íntima de um usuário Download PDF

Info

Publication number
BR112019020147B1
BR112019020147B1 BR112019020147-5A BR112019020147A BR112019020147B1 BR 112019020147 B1 BR112019020147 B1 BR 112019020147B1 BR 112019020147 A BR112019020147 A BR 112019020147A BR 112019020147 B1 BR112019020147 B1 BR 112019020147B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
main body
flap
shaped
strip
edge
Prior art date
Application number
BR112019020147-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019020147A2 (pt
BR112019020147A8 (pt
Inventor
Jose Francisco Cau
Marco Antonio Alkmin
Gilson Philig Sardinha
Original Assignee
Johnson & Johnson Consumer Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Johnson & Johnson Consumer Inc filed Critical Johnson & Johnson Consumer Inc
Priority claimed from PCT/US2018/025125 external-priority patent/WO2018183665A1/en
Publication of BR112019020147A2 publication Critical patent/BR112019020147A2/pt
Publication of BR112019020147A8 publication Critical patent/BR112019020147A8/pt
Publication of BR112019020147B1 publication Critical patent/BR112019020147B1/pt

Links

Abstract

Um absorvente higiênico descartável inclui um corpo principal e um par de abas interligadas. O corpo principal inclui um sistema absorvente, uma camada superior e uma camada inferior, e tem um par de bordas laterais estendendo-se ao longo do comprimento do mesmo. As abas interligadas incluem uma primeira borda reta, uma segunda borda cortada formatada definindo uma porção saliente e um segmento de fechamento de um revestimento removível que tem ao menos uma zona de adesivo configurada para fixação à porção saliente de cada aba interligada. Cada aba interligada é fixada ao corpo principal com a primeira borda substancialmente reta de cada tira formatada alinhada com uma borda lateral correspondente do corpo principal, as abas interligadas estão dispostas sobre a camada superior, e cada aba lateral é liberável do segmento de fechamento do revestimento removível.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[0001] A presente invenção refere-se a artigos absorventes femi ninos com abas laterais ligadas. Mais especificamente, a invenção refere-se a um método para fabricação de artigos absorventes femininos com abas laterais interconectadas.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[0002] Os absorventes higiênicos são artigos de baixo custo produzidos em massa. Uma instalação de fabricação típica inclui uma linha de montagem onde os vários componentes do absorvente higiênico são progressivamente combinados e laminados em uma manta contínua, os quais são cortados transversalmente em produtos distintos.
[0003] O termo "absorvente higiênico", como utilizado aqui, refere- se a um artigo que é utilizado por mulheres em suas roupas íntimas em posição adjacente à região pudenda e que tem por objetivo absorver e conter os vários exsudatos que são descarregados do corpo (por exemplo, sangue, menstruação, descargas vaginais e urina). Portanto, o termo "absorvente higiênico" abrange protetores de calcinhas assim como dispositivos catameniais. O termo "descartável" refere-se a artigos que têm por objetivo serem descartados após um único uso. Ou seja, os artigos não se destinam a serem lavados ou recuperados ou de outro modo reutilizados como um artigo absorvente.
[0004] Para melhorar a funcionalidade dos absorventes higiênicos, os fabricantes estão projetando produtos com linhas de contorno complexas e sofisticadas. Por exemplo, é conhecido o fornecimento de absorventes higiênicos com abas tendo adesivo disposto sobre as mes- mas, as abas sendo adaptadas para serem dobradas e fixadas à roupa íntima da usuária através do adesivo, possibilitando assim a fixação segura do absorvente higiênico à roupa íntima. Com as técnicas de fabricação tradicionais, um aparamento extensivo é necessário para produzir a borda contornada altamente irregular de tais absorventes higiênicos, o que gera uma quantidade considerável de material residual. Como resultado, o custo de fabricação do absorvente higiênico aumenta devido ao fato de que o material de partida é utilizado menos eficientemente.
[0005] A indústria tem desenvolvido absorventes higiênicos com uma ou mais abas que podem ser produzidas com uma quantidade reduzida de material residual em comparação com os absorventes higiênicos da técnica anterior. Métodos de fabricação de artigos absorventes com abas onde as abas são ligadas em vez de serem fabricadas a partir de uma extensão da barreira impermeável do produto e/ou das camadas de cobertura são conhecidos por fornecerem a vantagem de reduzir a quantidade de "refugo" no final do processo de fabricação.
[0006] Tais processos são conhecidos também por possibilitar a produção de artigos absorventes com abas onde as abas são feitas de materiais que apresentam propriedades que não são encontradas em outras camadas do produto, e assim alcançam uma elasticidade, uma permeabilidade ao ar ou qualquer outro tipo desejado de propriedade mecânica específica que não poderiam ser alcançadas simplesmente produzindo as abas a partir da barreira impermeável e/ou das camadas de revestimento do produto.
[0007] Entretanto, com as vantagens na ligação das abas mencio nadas aumenta a complexidade dos métodos e do aparelho de fabricação. Assim, existe uma necessidade por um método e um aparelho para fabricação de artigos absorventes femininos incluindo abas liga- das que tenham complexidade reduzida.
[0008] Adicionalmente, esses processos são também conhecidos por serem limitados a produzir artigos absorventes apresentando seu eixo geométrico longitudinal alinhado com a direção da máquina de fabricação, onde tal configuração é conhecida por fornecer uma taxa reduzida da produção em comparação com máquinas similares que fabricam os artigos absorventes femininos com seus eixos geométricos longitudinais orientados transversalmente à direção de fabricação. Assim, existe uma necessidade por um método e um aparelho para fabricação de artigos absorventes femininos incluindo abas ligadas que fabriquem os artigos orientados transversalmente à direção de fabricação.
[0009] Além disso, existe uma necessidade por um método e um aparelho para fabricação de artigos absorventes femininos incluindo abas ligadas que tenham a complexidade reduzida e que fabriquem os artigos orientados transversalmente à direção de fabricação.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0010] Descobriram-se métodos inovadores para a fabricação aprimorada de absorventes higiênicos que têm abas ou asas laterais.
[0011] Em uma modalidade, um método para fabricação de absor ventes higiênicos descartáveis destinados a serem utilizados na roupa íntima de uma usuária inclui as etapas de formação de pares de abas interligadas, fixação das abas interligadas a um corpo principal do absorvente higiênico e envolvimento do absorvente higiênico no material para embalagem. As abas interligadas são formadas por uma manta contínua tendo um eixo geométrico longitudinal e, ao menos, uma camada voltada para a peça de vestuário e uma camada oposta, unindo as ditas camadas sobrepostas para formar uma área de junção na dita manta contínua, a dita área de junção definindo um padrão cíclico e estendendo-se ao longo desse eixo geométrico longitudinal, cortando a dita manta contínua dentro da dita área de junção para formar a primeira e a segunda tira formatada, ajustando as duas tiras formatadas para alinhar as porções salientes da primeira tira formatada adjacente às porções salientes da segunda tira formatada, sendo que as tiras formatadas ajustadas têm bordas externas definidas pelas primeiras bordas substancialmente retas da primeira e da segunda tira formatada, aplicando zonas de adesivo sensível à pressão a uma manta contínua do revestimento removível, cada zona de adesivo sensível à pressão correspondendo a uma porção saliente da primeira e segunda tira e separando os segmentos de ligação do revestimento removível, tendo cada segmento de fechamento ao menos uma zona de adesivo sensível à pressão disposta e configurada para fixação a uma porção saliente da primeira tira formatada e ao menos uma zona de adesivo sensível à pressão disposta e configurada para fixação a uma porção saliente da segunda tira formatada, em posição adjacente à porção saliente da primeira tira formatada. Cada tira tem uma primeira borda substancialmente reta, uma segunda borda cortada formatada definindo uma pluralidade de porções salientes em uma relação espaçada, e ao menos uma porção de fixação disposta ao longo da primeira borda entre cada uma das ditas porções salientes que unem as ditas porções salientes uma à outra. As abas interligadas são fixadas ao corpo prin-cipal de modo que a primeira borda substancialmente reta de cada tira formatada é alinhada com uma borda lateral correspondente do corpo principal, as abas interligadas estão dispostas sobre a camada superior, e cada aba lateral está disposta e configurada para ser removível do segmento de fechamento do revestimento removível e ser articulável na direção oposta à camada superior do absorvente higiênico e ser presa a uma porção de entreperna de uma roupa íntima para uso. O corpo principal do absorvente higiênico tem um comprimento, uma largura e uma espessura, inclui um sistema absorvente, uma camada superior e uma camada inferior, e tem um par de bordas laterais estendendo-se ao longo do comprimento do mesmo.
[0012] Em uma modalidade preferencial, as abas interligadas são fixadas ao corpo principal conforme o corpo principal se desloca em uma direção perpendicular a seu comprimento, transversal ao absorvente higiênico descartável.
[0013] Em uma outra modalidade, um absorvente higiênico des cartável que se destina a ser utilizado na roupa íntima de uma usuária inclui um corpo principal e um par de abas interligadas. O corpo principal tem um comprimento, uma largura e uma espessura, e inclui um sistema absorvente, uma camada superior e uma camada inferior. O corpo principal tem, também, um par de bordas laterais que se estendem ao longo do comprimento do mesmo. As abas interligadas incluem uma primeira borda substancialmente reta, uma segunda borda cortada formatada definindo uma porção saliente e um segmento de fechamento de um revestimento removível que tem ao menos uma zona de adesivo sensível à pressão disposta e configurada para fixação à porção saliente de cada aba interligada. Cada aba interligada é fixada ao corpo principal de modo que a primeira borda substancialmente reta de cada tira formatada é alinhada com uma borda lateral correspondente do corpo principal, as abas interligadas estão dispostas sobre a camada superior, e cada aba lateral está disposta e configurada para ser removível do segmento de ligação do revestimento removível e ser articulável na direção oposta à camada superior do absorvente higiênico e ser presa a uma porção de entreperna de uma roupa íntima para uso.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0014] A Figura 1 é uma vista em perspectiva de um artigo absor vente feminino produzido de acordo com a presente invenção;
[0015] a Figura 2 é uma vista em seção transversal do artigo ab- sorvente da Figura 1 ao longo do plano II-II';
[0016] a Figura 3 é uma ilustração esquemática descritiva do apa relho da presente invenção;
[0017] a Figura 4 é uma vista de topo de um par de tiras conforme elas fazem a transição da estação sincronizadora de aba para a estação de corte e colocação do revestimento removível;
[0018] a Figura 5 é uma ilustração esquemática da estação de cor te e colocação do revestimento removível;
[0019] a Figura 6 é uma vista de topo da tira das abas interligadas conforme elas fazem a transição da estação de corte e colocação do revestimento removível para o montador de kit de abas;
[0020] a Figura 7 é uma ilustração esquemática do montador de kit de abas;
[0021] a Figura 8 é uma vista de topo do kit de abas unitário;
[0022] a Figura 9 é uma vista de fundo do kit de abas unitário após a saída do montador de kit de abas; e
[0023] a Figura 10 é uma ilustração esquemática da roda giratória.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0024] As Figuras 1 e 2 mostram uma modalidade de um artigo absorvente feminino 200 produzido de acordo com a presente invenção. A Figura 1 é uma vista em perspectiva do artigo absorvente 200, enquanto a Figura 2 é uma vista em seção transversal do artigo absorvente da Figura 1 ao longo do plano II-II'. O artigo absorvente feminino 200 tem uma camada superior permeável a líquidos 21, uma camada inferior impermeável a líquidos 22 unida à camada superior 21, um núcleo absorvente de líquidos 23 disposto entre a camada superior 21 e a camada inferior 22. O artigo absorvente feminino 200 inclui adicionalmente uma região periférica 29 onde a camada superior 21 e a camada inferior 22 são ligadas uma à outra.
[0025] O artigo 200 inclui adicionalmente uma primeira aba lateral 10 e uma segunda aba lateral 20. A primeira aba lateral 10 e a segunda aba lateral 20 podem também ser chamadas de primeira aba 10 e segunda aba 20. A primeira aba lateral 10 tem uma primeira superfície 17 e uma segunda superfície 18, bem como a borda lateral reta 101 e a borda cortada formatada 102. A segunda aba lateral 20 tem uma primeira superfície 27 e uma segunda superfície 28, bem como a borda lateral reta 201 e a borda cortada formatada 202. A primeira aba lateral 10 é ligada à camada superior 21 ao longo de uma região da primeira superfície 17 em posição adjacente à sua borda lateral reta 101 na região periférica 29. De modo semelhante, a segunda aba lateral 20 é ligada à camada superior 21 ao longo de uma região da primeira superfície 27 em posição adjacente à sua borda reta 201 na região periférica 29. Os meios de ligação para ligar a primeira aba lateral 10 e a segunda aba lateral 20 à região periférica 29 podem incluir uma solda adesiva, uma solda a quente ou uma solda ultrassônica. A ligação da primeira aba lateral 10 à região periférica 29 e da segunda aba lateral 20 à região periférica 29 forma os flanges 10a e 20a em posição adjacente às bordas laterais retas 101, 201. Em uma modalidade, mostrada na Figura 9, o meio de ligação é uma camada de adesivo 1221.
[0026] A segunda de superfície 18 da primeira aba lateral 10 inclui uma região com adesivo de fixação 1111, assim como a segunda superfície 28 da segunda aba lateral 20. A primeira aba lateral 10 e a segunda aba lateral 20 são dobradas sobre a camada superior 21, e são ligadas de modo removível por uma peça distinta de um revestimento removível 44 colocada sobre cada camada de adesivo de fixação 1111. O adesivo de fixação pode ser qualquer adesivo conhecido pelos versados na técnica, incluindo, mas não se limitando a adesivos termofusíveis e adesivos à base de solvente.
[0027] A Figura 3 uma ilustração esquemática descritiva do apare- lho 100 da presente invenção. O aparelho 100 inclui um sistema de- senrolador de papel removível 32, um sistema desenrolador de material de aba 34, uma estação sincronizadora de aba 13, uma estação de corte e colocação do revestimento removível 11, um montador do kit de abas 12, uma roda giratória 14, um torcedor 36 e um cortador de matriz 38.
[0028] O sistema desenrolador de papel removível 32 é direciona do a alimentar adequadamente o aparelho com o revestimento removível 4 ao aparelho e adicionalmente obter pedaços distintos do revestimento removível 44. Isto compreende tipicamente um conjunto de cilindros desenroladores e meios de tensionamento.
[0029] O conjunto de cilindros desenroladores usa dois eixos de acionamento acionados por motor e meios de preensão para engatar o eixo de acionamento no interior do cilindro dos revestimentos removíveis 4 (como um material de partida enrolado). O meio de preensão pode consistir em elementos mecânicos de elementos pneumáticos no eixo de acionamento.
[0030] A velocidade dos cilindros de desenrolamento é, de prefe rência, controlada por um controlador lógico programável (CLP) (do inglês PLC, Programmable Logic Controller) que gerencia sua velocidade de rotação mediante a leitura instantânea do diâmetro do cilindro.
[0031] Uma unidade de junção automática funciona em sincronis mo com os desenroladores possibilitando uma perfeita junção de um cilindro ao próximo em uma velocidade de produção e com o menor desperdício de matéria prima. Esta unidade usa cilindros pneumáticos, esteira transportadora a vácuo, facas e cilindros de prensa. A junção automática começa por um sinal a partir dos sensores do cilindro ao CLP informando que o diâmetro mínimo foi obtido pelo cilindro que está em uso. Neste momento, a esteira transportadora a vácuo recebe uma mensagem do CLP para começar a alimentação da matéria prima a partir do novo cilindro. Ao mesmo tempo, o cilindro que está em uso para.
[0032] O meio de tensionamento pode consistir em um conjunto de cilindros ou em uma esteira transportadora a vácuo. De preferência, será selecionado a partir de um sistema de esteira transportadora a vácuo, levando em consideração as propriedades mecânicas do papel removível 4.
[0033] O sistema desenrolador de material de aba 34 é direciona do a alimentar adequadamente o aparelho com a tira única 9 que será adicionalmente girada em abas laterais 10/20. De modo similar ao sistema desenrolador de papel removível 32, o sistema desenrolador de material de aba 34 compreende tipicamente um conjunto de cilindros e meios de tensionamento. Devido às propriedades mecânicas da tira única 9, os meios de tensão selecionados podem incluir um sistema festoon, que irá armazenar alguns revestimentos removíveis 9 que serão consumidos durante a mudança dos cilindros desenroladores.
[0034] A estação sincronizadora de aba 13 é utilizada como um meio para gerir a tira de substrato 9 utilizada para formar a primeira aba 10 e a segunda aba 20. Os meios adequados para gerenciar a tira de substrato 9 são conhecidos na técnica; tipicamente, eles consistem em uma disposição e uma estação, capazes de dividir uma única tira de substrato 9 em duas tiras. As tiras têm um corte não linear, fornecendo tiras de substrato formatadas tendo uma borda lateral reta 101 e um borda cortada formatada 102 que são utilizadas para construir as abas laterais 10 e 20.
[0035] Uma disposição exemplificadora para fabricação de tiras formatadas é descrita na publicação de patente US US20050124958, onde todo o conteúdo da sua revelação é aqui incorporado a título de referência.
[0036] Tipicamente, a estação sincronizadora de aba 13 inclui meios de corte como facas para dividir a tira de substrato única 9 em uma primeira tira 1 e uma segunda tira 2. A estação sincronizadora de aba 13 inclui também uma série de elementos espaçadores para mover longitudinal e transversalmente a primeira tira 1 em relação à segunda tira 2 para auxiliar a colocação desejada das tiras sobre os produtos, em uma etapa adicional do processo.
[0037] A Figura 4 é uma vista de topo de um par de tiras 3 confor me elas fazem a transição da estação sincronizadora de aba 13 para a estação de corte e colocação do revestimento removível 11. A estação sincronizadora de aba 13 produzirá a primeira tira 1 e a segunda tira 2. A primeira tira 1 tem uma borda lateral substancialmente reta 101 e uma borda cortada formatada 102, bem como a primeira superfície 17 e a segunda superfície 18. A segunda tira 2 tem uma borda lateral substancialmente reta 201 e uma borda cortada formatada 202, bem como a primeira superfície 27 e a segunda superfície 28. As bordas cortadas formatadas 102 e 202 são simetricamente orientadas ao longo de uma linha longitudinal imaginária.
[0038] A Figura 5 é uma ilustração esquemática da estação de corte e colocação do revestimento removível 11. A estação de corte e colocação do revestimento removível 11 é alimentada com um par de tiras 3 obtido a partir da estação sincronizadora de aba 13 e uma tira contínua do revestimento removível 4 obtida a partir do sistema desen- rolador de papel removível 32. A estação de corte e colocação do revestimento removível 11 converte o par de tiras 3 e a tira contínua de revestimento removível 4 obtidos em uma tira unitária 5, conforme mostrado na Figura 6.
[0039] A estação de corte e colocação do revestimento removível 11 inclui um aplicador de adesivo termofusível 111, uma faca 112 e um cilindro dotado de vácuo 113.
[0040] O aplicador de adesivo termofundido 111 é utilizado para aplicar adesivo termofusível 1111 sobre a tira de revestimento removível contínua 4. Há vários aplicadores de adesivo adequados à presente invenção, desde aplicadores sem contato até aplicadores de contato. Os aplicadores sem contato que podem ser utilizados em algumas modalidades, são aqueles que aspergem o adesivo, como os encontrados nos aplicadores de aspersão PATERN JET, ou aplicadores de fenda SPEED-COAT, fornecidos junto à Nordson Corporation (Westlake, OH, EUA). Os aplicadores de contato, os quais podem ser utilizados em algumas modalidades, são como aqueles encontrados na linha de aplicadores TRUECOAT, fornecidos junto à Nordson Corporation (Westlake, OH, EUA).
[0041] A faca 112 utilizada na estação de corte e colocação do re vestimento removível 11, é, de preferência, um tipo de cilindro de faca que coopera com cilindro dotado de vácuo 113 para criar uma linha de contato de corte onde o revestimento removível 4 será cortado e convertido em pedaços distintos do revestimento removível 44. Depois de deixar a linha de contato de corte, os pedaços distintos do revestimento removível 44 são transportados para o par de tiras 3 pelo cilindro dotado de vácuo 113. Uma vez que os pedaços distintos do revestimento removível 44 deixam o cilindro dotado de vácuo 113, eles permanecerão ligados de modo removível ao par de tiras 3 pelo adesivo termofusível 1111. Como resultado, o par de tiras 3 mostrado na Figura 3 é convertido em uma tira unitária 5 mostrada na Figura 6. De pre-ferência, alguma pressão será executada pelo cilindro dotado de vácuo 113 quando a transferência dos pedaços distintos do revestimento removível 44 ao par de tiras 3, para se obter a intensidade de ligação entre as mesmas.
[0042] A estação de corte e colocação do revestimento removível 11 é adicionalmente capaz de separar seletivamente uma peça distinta do revestimento removível 44 de uma outra, a fim de colocar as mes- mas sobre o par de tiras 3 de modo a interligar o par de tiras 3 através de adesivo termofusível 1111. A separação e o fechamento são alcançados mediante a gestão da velocidade tangencial do rolo dotado de vácuo 113, onde, tipicamente, um sistema mecânico acionado por motor é capaz de controlar tal velocidade tangencial.
[0043] É importante observar que pedaços distintos do revestimen to removível 44 são movidos da linha de contato de corte para o par de tiras 3 pelo cilindro dotado de vácuo 113 devido à como suas câmaras de vácuo são configuradas. Um especialista nesse tipo de máquinas será capaz de decidir adequadamente onde colocar as câmaras de vácuo, a fim de transportar corretamente pedaços distintos do revestimento removível 44, até a sua colocação sobre par de tiras 3. A Figura 6 mostra uma tira unitária 5 de abas interligadas conforme elas fazem a transição da estação de corte e colocação do revestimento removível 11 para o montador de kit de abas 12. A Figura mostra uma tira unitária 5 de abas interligadas conectadas por pedaços distintos do revestimento removível 44.
[0044] A Figura 7 é uma ilustração esquemática do montador de kit de abas 12. O montador de kit de abas 12 converte uma tira contínua 5 de abas interligadas distintas em kits de abas interligadas unitários 6, com kit de abas interligadas unitários 6 consistindo em um par de abas laterais (a primeira aba lateral 10 e a segunda aba lateral 20) ligadas de modo removível por uma única peça distinta do revestimento removível 44 por adesivo termofusível sensível a pressão 1111. A Figura 8 é uma vista de topo de um kit de abas interligadas unitário 6 após a saída do montador de kit de abas 12. O kit de abas interligadas unitário 6 tem uma primeira aba lateral 10 e uma segunda aba lateral 20 interligadas e conectadas pela peça distinta do revestimento removível 44.
[0045] O montador de kit de abas 12 incluiu uma faca 121 e uma roda dotada de vácuo 123. A faca 121, de preferência, um tipo de cilindro de faca, coopera com a roda dotada de vácuo 123 para criar uma linha de contato 124 onde a tira unitária 5 das abas interligadas será cortada e convertida no kit de abas interligadas unitário separado 6.
[0046] Na modalidade mostrada, o montador de kit de abas 12 in clui um aplicador de adesivo termofusível 122 que tem por objetivo aplicar o adesivo termofusível 1221 sobre a segunda superfície 18 da primeira aba lateral 10 em posição adjacente à borda lateral 101 e sobre a segunda superfície 28 da segunda aba lateral 20 em posição adjacente à borda reta 201.
[0047] A Figura 9 é uma vista de fundo do kit de abas unitárias 6a após a saída do montador de kit de abas 12. A Figura mostra a localização do adesivo termofusível 1221 sobre a segunda superfície 18 da primeira aba lateral 10 e a segunda superfície 28 da segunda aba lateral 20.
[0048] A Figura 10 é uma ilustração esquemática da roda giratória 14 para uso na presente invenção. A roda giratória 14 coopera com o montador de kit de abas 12 para transferir e ligar os kits de abas unitários unitário 6a sobre os artigos absorventes. Neste sentido, a roda giratória 14 e a roda dotada de vácuo 123 do montador de kit de abas 12 cooperam para a criação de uma linha de contato 134 que seletivamente comprime um kit de abas unitário 6a contra um artigo absorvente; tanto a roda giratória 14 quanto a roda dotada de vácuo 123 incluem câmaras de vácuo seletivamente dispostas para promover a transferência de cada kit de abas unitário 6a para um respectivo artigo absorvente. Em modalidades de produto específicas, a roda giratória pode aplicar mais de um único kit de abas unitário 6a por produto, o qual é encontrado tipicamente em produtos utilizados de um dia para o outro.
[0049] Em modalidades nas quais o kit de abas unitário 6a inclui adesivo termofusível 1221 aplicado pelo aplicador de adesivo 122 do montador de kit de abas 12 na segunda superfície 18 da primeira aba lateral 10 em posição adjacente à borda lateral reta 101 e na segunda superfície 28 da segunda aba lateral 20 em posição adjacente à borda reta 201, ligará permanentemente o kit de abas unitário 6a à região periférica 29 do artigo absorvente feminino 200 uma vez que o artigo 200 tenha deixado a linha de contato 134.
[0050] Dependendo da orientação dos artigos absorventes 200 fabricados em relação à direção de fabricação da máquina, o eixo geométrico longitudinal do kit de abas unitário 6a pode não estar alinhado com o eixo geométrico longitudinal dos artigos absorventes 200. Em tais casos, a roda giratória 14 pode girar os artigos absorventes 200 antes que eles alcancem a linha de contato 134, se dotado com uma sapata dotada de vácuo 141.
[0051] Um meio de rotação exemplificador é uma sapata dotada de vácuo com engrenagens 141. Conforme visto na Figura 10, a sapata dotada de vácuo com engrenagens 141 está conectada a uma fonte de vácuo através de uma conexão pneumática 142. Dessa forma, uma sapata dotada de vácuo com engrenagens 141 é capaz de aderir aos artigos absorventes 200 e girar os mesmos.
[0052] De preferência, os artigos absorventes serão transporta dos de uma bandeja de alimentação 145 para a roda giratória 14 e da roda giratória 14 para uma bandeja de coleta 146 por meio de forças de vácuo.
[0053] O torcedor 36 tem duas esteiras transportadoras planas que são independentemente acionadas por motor e têm a função de receber o artigo absorvente 200 das esteiras transportadoras após o corte final e virá-los 180° a partir da posição original fazendo com que a superfície de fundo do produto assuma a posição de topo (o artigo absorvente 200 é virado de cabeça para baixo). Após ser virado, o artigo absorvente 200 é entregue para a correia da esteira transportadora (bandeja de alimentação 145) e depois para a roda giratória 14.
[0054] O cortador de matriz 38 faz o corte final do produto nas di mensões e configurações finais (contorno do produto). Esta operação, o corte final, é feito com o uso de um par de ferramentas giratórias (faca e bigorna) que corre em conjunto e corta o artigo absorvente 200 por compressão. A força de corte é aplicada à ferramenta por atuado- res pneumáticos, hidráulicos ou mecânicos. O resíduo do design é removido desta estação por transporte pneumático. O par, faca e bigorna, é produzido a partir de materiais rígidos e pode ser submetido a uma operação de nova afiação para recuperar sua capacidade de corte suave.
[0055] Os absorventes higiênicos descartáveis destinados a serem utilizados na roupa íntima de uma usuária podem ser produzidos mediante a formação de pares de abas interligadas, fixação das abas interligadas ao corpo principal do absorvente higiênico e envolvimento do absorvente higiênico em um material para embalagem. O corpo principal tem um comprimento, uma largura e uma espessura, e inclui um sistema absorvente disposto entre uma camada superior e uma camada inferior. O corpo principal tem um par de bordas laterais que se estendem ao longo do comprimento do mesmo. As abas interligadas são formadas a partir de uma manta contínua que tem um eixo geométrico longitudinal e ao menos uma camada voltada para a peça de vestuário e uma camada oposta. Essas duas camadas são sobrepostas para formar uma área de junção sobre a dita manta contínua, a dita área de junção definindo um padrão cíclico e se estendendo ao longo do dito eixo geométrico longitudinal. A manta contínua é separada dentro da dita área de junção para formar a primeira e a segunda tira formatada. Cada tira formatada tem uma primeira borda substanci- almente reta, uma segunda borda cortada formatada definindo uma pluralidade de porções salientes em uma relação espaçada, e ao menos uma porção de fixação disposta ao longo da primeira borda entre cada uma das ditas porções salientes que unem as ditas porções salientes uma à outra.
[0056] As duas tiras formatadas são ajustadas para alinhar as por ções salientes da primeira tira formatada em posição adjacente às porções salientes da segunda tira formatada. Dessa forma, as tiras formatadas ajustadas têm as bordas externas definidas pelas primeiras bordas substancialmente retas da primeira e da segunda tira formatada. As zonas de adesivo sensível à pressão são aplicadas a uma manta contínua do revestimento removível, sendo que cada zona de adesivo sensível à pressão corresponde a uma porção saliente da primeira e da segunda tira formatada. A estrutura resultante é cortada para fornecer segmentos de fechamento; tendo ao menos uma zona de adesivo sensível à pressão disposta e configurada para fixação a uma porção saliente da primeira tira formatada e ao menos uma zona de adesivo sensível à pressão disposta e configurada para fixação a uma porção saliente da segunda tira formatada, em posição adjacente à porção saliente da primeira tira formatada.
[0057] O segmento de fechamento é fixado ao corpo principal da seguinte forma: a primeira borda substancialmente reta de cada tira formatada é alinhada com uma borda lateral correspondente do corpo principal e fixada ao mesmo com uma vedação de flange 10a, 20a, as abas interligadas estão dispostas sobre a camada superior, e cada aba lateral está disposta e configurada para ser removível do segmento de fechamento do revestimento removível. As abas laterais estão, também, dispostas e configuradas de modo a serem articuláveis na direção oposta à camada superior do absorvente higiênico e serem presas a uma porção entrepernas de uma roupa íntima para uso de modo que as vedações de flange 10a, 20a estejam dispostas para dentro em direção à porção entrepernas da roupa íntima.
[0058] Embora a descrição e os desenhos anteriormente mencio nados representem modalidades exemplificadoras da presente invenção, será entendido que várias adições, modificações e substituições podem ser feitas sem que se desvie do espírito e escopo da presente invenção. As modalidades aqui descritas devem, portanto, ser consideradas em todos os respeitos como ilustrativas e não como restritivas, o escopo da presente invenção sendo indicado pelas concretizações anexas, e não limitado pela descrição anterior.

Claims (2)

1. Método para fabricação de absorventes higiênicos descartáveis destinados a serem usados em uma roupa íntima de um usuário, o método caracterizado pelo fato de que compreende: (a) formar pares de abas em ponte (10, 20) compreendendo as etapas de (i) fornecer uma manta contínua tendo um eixo geométrico longitudinal e pelo menos uma camada voltada para roupa íntima e uma camada oposta; (ii) ligar as camadas sobrepostas para formar uma área de junção na manta contínua, a área de junção definindo um padrão cíclico e estendendo-se ao longo do eixo geométrico longitudinal; (iii) cortar a manta contínua dentro da área de junção para formar primeira e segunda tiras formatadas (1, 2), cada tira tendo: (A) uma primeira borda reta (101, 201); (B) uma segunda borda cortada em forma (102, 202) definindo uma pluralidade de porções salientes em uma relação espaçada; (C) pelo menos uma porção de fixação disposta ao longo da primeira borda entre cada uma das porções salientes que unem as porções salientes entre si; (iv) ajustar as duas tiras formatadas (1, 2) para alinhar as porções salientes da primeira tira formatada (1) adjacentes às porções salientes da segunda tira formatada (2), em que as tiras formatadas (1, 2) ajustadas têm bordas externas definidas pelas primeiras bordas retas (101, 201) das primeira e segunda tiras formatadas (1, 2); (v) aplicar zonas de adesivo sensível à pressão (1111) a uma manta contínua de revestimento de liberação (44), cada zona de adesivo sensível à pressão correspondendo a uma porção saliente das primeira e segunda tiras formatadas; (vi) cortar segmentos de ponte do revestimento de liberação (44), cada segmento de ponte tendo pelo menos uma zona de adesivo sensível à pressão (1111) disposta e configurada para fixação a uma porção saliente da primeira tira formatada e pelo menos uma zona de adesivo sensível à pressão disposto e configurado para fixação a uma porção saliente da segunda tira formatada, adjacente à porção saliente da primeira tira formatada; (b) formar um corpo principal de um absorvente higiênico, o corpo principal: (i) tendo um comprimento, uma largura, e uma espessura; (ii) compreendendo um sistema absorvente, uma folha superior, e uma folha traseira; e (iii) tendo um par de bordas laterais se estendendo ao longo do comprimento do mesmo; (c) fixar as abas em ponte (10, 20) ao corpo principal em que a primeira borda reta (101, 201) de cada tira formatada está alinhada com uma borda lateral (29) correspondente do corpo principal, as abas em ponte estão dispostas sobre a folha superior (21), e cada aba lateral (10, 20) é disposta e configurada para ser liberável do segmento de ponte do revestimento de liberação e para ser articulável para longe da folha superior (21) do absorvente higiênico (200) e para ser presa a uma parte entrepernas de uma roupa íntima para uso; e (d) envolver o absorvente higiênico (200) em um material de embalagem.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a etapa de fixação das abas em ponte (10, 20) ao corpo principal ocorre à medida que o corpo principal é disposto em um suporte e se desloca em uma direção perpendicular ao seu comprimento transversal ao absorvente higiênico descartável (200).
BR112019020147-5A 2017-03-31 2018-03-29 Método para fabricação de absorventes higiênicos descartáveis destinados a serem usados em uma roupa íntima de um usuário BR112019020147B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201762479812P 2017-03-31 2017-03-31
US62/479,812 2017-03-31
PCT/US2018/025125 WO2018183665A1 (en) 2017-03-31 2018-03-29 Feminine absorbent article with bonded side flaps and an apparatus for produce same

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BR112019020147A2 BR112019020147A2 (pt) 2020-04-22
BR112019020147A8 BR112019020147A8 (pt) 2022-08-09
BR112019020147B1 true BR112019020147B1 (pt) 2023-08-22

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6551431B2 (en) Individually wrapped absorbent article and method and apparatus for its production
JP3231788B2 (ja) 連続的な操作において材料のウエブを折り畳み取り扱う方法
US8168028B2 (en) Method and apparatus for making article having side seams
US20050198931A1 (en) Process and apparatus for making individually packaged disposable absorbent articles
US8225837B2 (en) Apparatus for making absorbent articles having side seams
US8939876B2 (en) Method and apparatus for assembling disposable absorbent articles
US20230240902A1 (en) Methods and Apparatuses for Making Absorbent Articles Having Contoured Belts
MX2014013559A (es) Aparato y metodo para unir segmentos distintos de tramas.
KR20000064749A (ko) 재료를접고그접힘을유지하는방법
JP4954788B2 (ja) 吸収性物品の個装体の製造方法
BR112019020147B1 (pt) Método para fabricação de absorventes higiênicos descartáveis destinados a serem usados em uma roupa íntima de um usuário
BR112019020147A2 (pt) artigos absorventes femininos com abas laterais ligadas e método para produzir os mesmos
US20210275366A1 (en) Feminine absorbent articles with bonded side flaps and an apparatus for producing the same
JP5368597B2 (ja) 吸収性物品の個装体の製造方法
JP6188220B2 (ja) パンツ型着用物品の製造方法
JP3886451B2 (ja) 吸収性物品
MXPA06009872A (en) Process and apparatus for making individually packaged disposable absorbent articles