BR112019011516B1 - Módulo de ventilador e disposição compreendendo ao menos um ou mais módulos de ventilador - Google Patents
Módulo de ventilador e disposição compreendendo ao menos um ou mais módulos de ventilador Download PDFInfo
- Publication number
- BR112019011516B1 BR112019011516B1 BR112019011516-1A BR112019011516A BR112019011516B1 BR 112019011516 B1 BR112019011516 B1 BR 112019011516B1 BR 112019011516 A BR112019011516 A BR 112019011516A BR 112019011516 B1 BR112019011516 B1 BR 112019011516B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- fan
- housing
- backflow
- fan module
- blocker
- Prior art date
Links
Abstract
A presente invenção refere-se a um módulo de ventilador compreendendo ao menos um ventilador (1) , eventualmente uma placa de bocal (5) e uma suspensão (10), sendo que no lado de pressão está previsto um dispositivo para redução ou supressão de um refluxo e homogeneização do ar efluente, sendo que o dispositivo é executado como bloqueador de refluxo (6) mecânico, que fica disposto aproximadamente no meio na trilha de fluxo e bloqueia uma parte da seção transversal de fluxo, bem como a uma disposição com um ou vários módulos de ventilador (24) em um canal de fluxo.
Description
[001] A presente invenção refere-se a um módulo de ventilador bem como à disposição de um ou vários de tais módulos de ventilador em um canal de fluxo ou em um equipamento de ventilação comparável, sendo que no módulo de ventilador do lado de pressão está previsto um dispositivo para redução ou supressão de um refluxo do ar efluente.
[002] O termo "ventilador" deve ser entendido no sentido mais amplo. Em geral se trata então de ventiladores radiais, diagonais ou axiais. Tais ventiladores são dispostos com emprego modular em alojamentos e são conectados no lado de pressão a canais de fluxo, que encaminham o fluxo de ar em direção em geral axial. Correspondentes canais de fluxo são tipicamente retangulares em seção transversal, especialmente quadrados ou redondos.
[003] Frequentemente, na prática, os canais de fluxo em comparação com o diâmetro de ventilador têm uma seção transversal relativamente pequena ou são as paredes laterais dos canais de fluxo, que desviam ar efluente do ventilador em direção axial, ficam dispostos relativamente próximos à saída do ventilador, com o que, com ventiladores de curso livre, ocorrem consideráveis perdas de fluxo. Por exemplo, com um canal quadrado ou retangular, a distância de paredes laterais contrapostas é igual ou menor do que 1,6 vezes o máximo diâmetro de pá de ventilador de um ventilador montado. Essas perdas de fluxo se devem ao fato de que na região central ou próxima ao eixo por trás do ventilador se forma um refluxo, que induz um grande vórtice toroidal. Isso leva a consideráveis perdas de rendimento e produção de ruído. As perdas são tanto maiores quanto menos ou mais estreito é construído o canal. De modo bem semelhante resultam perdas, quando ventiladores radiais ou diagonais vizinhos, conectados paralelos têm uma pequena distância entre si e o ar efluente é assim rapidamente desviado em direção axial. Para fazer face a essas perdas, já é conhecido na prática pelo emprego de rodas de redirecionamento retirar a torção do fluxo, com o que podem ser nitidamente reduzidas perdas de fluxo. O emprego de rodas de redirecionamento é construtivamente dispendioso. Além disso, pelo emprego de rodas de redirecionamento aumenta a emissão de ruído. Quanto ao estado atual da técnica pertinente cabe remeter apenas, por exemplo, à DE 195 23 339 A1, que mostra concretamente uma ventoinha axial disposta no alojamento com uma roda de redirecionamento, com o que deve ocorrer uma estabilização do fluxo de ar produzido pela roda de aleta. Correspondentemente, a roda de redirecionamento fica disposta no lado de pressão da ventoinha.
[004] Da EP 0 497 296 B1 é conhecida uma disposição segundo o gênero, em que em um alojamento está disposto um ventilador. No lado de pressão estão previstas várias paredes intermediárias relativamente espessas, que formam dois canais anulares quadrados com pequena seção transversal de fluxo, que ficam dispostos concentricamente. No lado de pressão está disposto em seguida um filtro. As partes de parede interiores consistem em um material amortecedor de som para efeito do amortecimento de ruído da unidade. Além disso, os canais anulares encaixados entre si servem a uma disposição de fluxo uniforme.
[005] Com a disposição anteriormente descrita é desvantajoso que a provisão das partes de parede e provimento de canais anulares relativamente estreitos acarretem perdas de fluxo consideráveis. Se as paredes intermediárias não fossem fabricadas de material amortecedor de ruído, resultariam consideráveis ruídos de fluxo.
[006] Além disso, as paredes intermediárias têm, devido à sua geometria e disposição, uma considerável extensão axial, de modo que juntamente com o ventilador é necessário um considerável espaço de construção axial. Isso é então especialmente desvantajoso quando o ventilador deve ser instalado em um alojamento modular.
[007] À luz das execuções anteriores, a invenção tem por objetivo eliminar amplamente as desvantagens conhecidas no estado atual da técnica. Sobretudo, evitando-se perdas de corrente, deve ser possível uma operação pobre em ruído. Além disso, o módulo de ventilador e a disposição de módulos de ventilador deve se distinguir de produtos competitivos no design e na construção.
[008] O objetivo acima é alcançado pelas características da invenção. O módulo de ventilador compreende, portanto, um ventilador, que pode estar disposto em um alojamento. Uma disposição consiste em um ou vários módulo(s) de ventilador, que fica(m) disposto(s) em combinação modular para configuração de uma parede de ventoinha, bem como, dependendo da forma de execução da forma de execução, um canal de fluxo ou um equipamento de ventilação comparável, em que o ou os módulos de ventilador está/estão disposto(s), sendo que o canal de fluxo tem, via de regra, uma seção transversal quadrada ou redonda.
[009] No lado de pressão está previsto um dispositivo para redução ou supressão de um refluxo, que serve para a uniformização do ar efluente.
[0010] O dispositivo consiste em um bloqueador de refluxo mecânico, que fica disposto aproximadamente no meio na trilha do fluxo e bloqueia uma parte da seção transversal de fluxo. Quanto ao bloqueador de refluxo se trata de um componente em si compacto, que tem um tamanho de construção axial apenas pequeno em execução comparativamente plana.
[0011] Em configuração vantajosa, o bloqueador de refluxo é executado como placa ou caixa de preferência plana (configuração plana em direção axial), cuja área ativa se estende transversalmente ou ortogonalmente à direção de fluxo. O bloqueador de refluxo representa um obstáculo na trilha de fluxo, mas em si não constitui uma trilha de fluxo adicional ou canais de fluxo. Com relação ao fluxo de refluxo, o bloqueador de refluxo é executado em si fechado.
[0012] Em outra configuração vantajosa, o bloqueador de refluxo tem essencialmente um contorno ou forma de seção transversal igual ou semelhante ao alojamento ou ao canal de fluxo. Isso significa que, por exemplo com canal de fluxo quadrado, o bloqueador de refluxo tem uma área de base quadrada. Com canal de fluxo redondo em seção transversal, o bloqueador de refluxo é configurado correspondentemente com uma seção transversal redonda.
[0013] No âmbito de uma configuração bem especialmente vantajosa, o bloqueador de refluxo tem um recesso de preferência central ou uma passagem. Para dentro desse recesso se projeta ou passa por esse recesso, no estado montado do bloqueador de refluxo, uma região do motor do ventilador, de modo que o bloqueador de refluxo é disponível ou posicionável de tal maneira que no lado de pressão se projeta além da extremidade do ventilador. Uma tal configuração tem a enorme vantagem de que pela provisão do bloqueador de refluxo o tamanho de construção da disposição não é aumentado em direção axial, podendo assim a disposição ter no máximo o tamanho de construção axial do ventilador. Além disso é concebível que o bloqueador de corrente seja executado à maneira de quadro, situando- se a parte do ventilador, do lado de pressão, se projetando para dentro do bloqueador de refluxo ou atravessando o bloqueador de refluxo, dentro da perna de quadro e estando ao menos lateralmente sustentado. Além disso, o quadro envolvente favorece a formação da trilha de fluxo, evitando-se turbilhões.
[0014] O bloqueador de refluxo é de tal maneira dimensionado, vantajosamente, que reduz a seção transversal de fluxo ativa dentro do alojamento ou do canal de fluxo em 40 a 70%, de preferência cerca de 55%.
[0015] Com o bloqueador de refluxo se obtém, em comparação com o estado atual da técnica, uma redução de velocidade nitidamente menor bem como um homogêneo afluxo de componentes seguintes. Assim é possível uma distância reduzida de componentes seguintes como, por exemplo, um filtro ou um trocador de calor. A imagem de fluxo homogênea requer, além disso, a funcionalidade dos componentes seguintes, a saber, devido ao afluxo homogêneo, e isso com redução ao menos menor da acústica do lado de pressão.
[0016] Em princípio é possível que o bloqueador de refluxo seja produzido de uma chapa de preferência rebordada ou dobrada. O mesmo pode igualmente ser produzido de plástico, em uma só parte ou em várias partes, sendo as partes individuais do bloqueador de refluxo unidas entre si por técnica de junção. É ademais concebível que o bloqueador de refluxo seja completamente fabricado como componente absorvente de som, por exemplo como chapa perfurada com enchimento com material absorvente de som, ou de um material absorvente de som, estável em forma, por exemplo de um plástico espumado de preferência com porosidade aberta.
[0017] O bloqueador de refluxo pode dispor de uma suspensão própria, que o posiciona no alojamento ou canal de fluxo em correspondência às execuções acima. É igualmente viável que o bloqueador de refluxo utilize uma suspensão do ventilador já existente. O bloqueador de refluxo pode ser aparafusado com a suspensão ou grampeado na suspensão ou ali inserido ou firmemente apertado. São viáveis quaisquer uniões por força/coesão entre o bloqueador de refluxo e a suspensão, devendo a fixação ser reversível, para facilitar o acesso ao ventilador.
[0018] Nesse ponto cabe assinalar que um tal bloqueador de refluxo pode ser removido sem esforço para fins de manutenção ou reparação do ventilador. Também é viável reequipar uma disposição segundo o gênero com um bloqueador de refluxo, a saber por exemplo com utilização da suspensão do ventilador desde logo prevista.
[0019] A suspensão especial do bloqueador de refluxo ou a suspensão do ventilador utilizada pelo bloqueador de refluxo pode consistir em material redondo, com o que são facilitadas as condições de fluxo. No âmbito de uma configuração particularmente simples, a suspensão pode consistir em uma chapa plana, por exemplo em tiras de chapa ou barras de chapa, assim como de plástico.
[0020] Em uma outra execução vantajosa, a função de ventilação do bloqueador de refluxo e a função mecânica da suspensão de ventilador podem ser assumidas pela mesma parte, de preferência uma parte de chapa.
[0021] De maneira bem particularmente vantajosa, o bloqueador de refluxo ou a suspensão do ventilador pode se deslocar no alojamento ou no canal de fluxo em sua posição, a saber ao longo da suspensão ou ao longo de trilhos de posicionamento, que estão associados à suspensão. Assim, o módulo de ventilador ademais idêntico pode ser empregado, sem outras medidas, com ventiladores com diversos motores, diversos tamanhos de construção de impulsor ou tipos de construção de impulsor, que apresentam frequentemente distinta altura de construção.
[0022] Como já mencionado anteriormente, o bloqueador de refluxo pode ser feito de chapa ou plástico, podendo a superfície ser estruturada, para favorecer o efeito do bloqueador de refluxo. No caso de uma fabricação de plástico, o mesmo pode consistir em plástico espumado com porosidade aberta.
[0023] Em uma outra forma de execução vantajosa de um módulo de ventilador é executado uma proteção de contato do lado de pressão, a qual é necessária adicionalmente ao bloqueador de refluxo apenas nas regiões, que não são blindadas pelo bloqueador de refluxo.
[0024] A disposição de acordo com a execução consiste em um ou vários módulos de ventilador dispostos lado a lado, conectados em paralelo, frequentemente dispostos em canais de fluxo ou equipamentos de ventilação comparáveis. Como os módulos de ventilador apresentam um bloqueador de refluxo, podem ser posicionados de maneira compacta relativamente próximos entre si ou próximos a paredes laterais de canais de fluxo, sem terem perdas consideráveis de fluxo. Tais disposições podem ser formadas opcionalmente de módulos de ventilador com ou sem alojamento, desenvolvendo o bloqueador de refluxo em todo caso seu efeito positivo. Em módulos de ventilador com alojamento, módulos de ventilador vizinhos podem estar unidos entre si vantajosamente pelo alojamento, especialmente pela construção em quadro do alojamento.
[0025] Ao bloqueador de refluxo podem estar dispostas em seguida unidades funcionais quaisquer, sobre as quais atua positivamente o bloqueador de refluxo positivamente na medida em que ele leva a uma homogeneização do fluxo. Assim, um filtro ou um grupo de filtros ou um trocador de calor ou um agregado de aquecimento podem estar dispostos em seguida.
[0026] Há então diversas possibilidades para configurar e ampliar o ensinamento da presente invenção de maneira vantajosa. Para tanto, de um lado, se remete à invenção e, de outro lado, à explicação seguinte de exemplos de execução preferidos da invenção com base no desenho. Em combinação com a explicação dos exemplos de execução preferidos da invenção com base no desenho, são também explicadas configurações e outras execuções do ensinamento em geral preferidas. No desenho mostram
[0027] Fig. 1 em uma vista em perspectiva um exemplo de execução de um módulo de ventilador de acordo com a invenção,
[0028] Fig. 2 em uma vista do alto do lado de pressão o módulo de ventilador da figura 1,
[0029] Fig. 3 em uma vista do alto do lado de pressão um outro exemplo de execução de um módulo de ventilador de acordo com a invenção, sem bloqueador de refluxo, com suspensão visível do ventilador,
[0030] Fig. 4 em uma vista em perspectiva, o objeto da figura 3, mas com bloqueador de refluxo montado,
[0031] Fig. 5 em uma vista do alto do lado de pressão o objeto da figura 4,
[0032] Fig. 6 em uma vista lateral, com parede lateral desmontada, o módulo de ventilador das figuras 1 e 2,
[0033] Fig. 7 em uma vista lateral, com parede lateral desmontada, o módulo de ventilador das figuras 3 a 5,
[0034] Fig. 8 em uma vista em perspectiva, pelo lado de aspiração, um exemplo de execução de um módulo de ventilador de acordo com a invenção, sem alojamento, para montagem em um canal de fluxo,
[0035] Fig. 9 em uma vista, pelo lado de pressão, o exemplo de execução segundo a figura 8,
[0036] Fig. 10 em uma vista lateral o objeto das figuras 8 e 9,
[0037] Fig. 11 em uma vista do alto do lado de pressão o objeto das figuras 8 a 10,
[0038] Fig. 12 em uma vista em perspectiva um outro exemplo de execução de um módulo de ventilador de acordo com a invenção em um alojamento com absorvente de som pós-conectado ou integrado,
[0039] Fig. 13 em uma vista do lado do lado de pressão o objeto da figura 12,
[0040] Fig. 14 em uma vista lateral, com parede lateral removida, o objeto das figuras 12 e 13,
[0041] Fig. 15 em uma vista em perspectiva um outro exemplo de execução de um módulo de ventilador de acordo com a invenção com grade de proteção de contato,
[0042] Fig. 16 em uma vista em perspectiva uma disposição compacta de 4 módulos de ventilador conectados em paralelo, e
[0043] Fig. 17 em uma vista em perspectiva um outro exemplo de execução de um motor de ventilador de acordo com a invenção, em que o bloqueador de refluxo está integrado na suspensão do ventilador.
[0044] A fig. 1 mostra um exemplo de execução de um módulo de ventilador 24 de acordo com a invenção, em que ali em seguida está disposto em um alojamento 2 um ventilador radial sempre designado como ventilador 1. Quanto ao ventilador 1, trata-se de todo tipo de construção de ventilador.
[0045] O módulo de ventilador 24 deve ser entendido no sentido de um componente modular compacto e pode ser elemento de uma disposição com um ou vários módulos de ventilador, que pode ficar dispostos vantajosamente diretamente lado a lado e/ou sobrepostos, por exemplo de uma parede de ventoinha. Resulta aqui também uma modalidade de construção compacta.
[0046] O alojamento 2 tem uma estrutura de quadro 3, que é fechada lateralmente por paredes laterais 4. Do lado de afluxo, o alojamento 2 é fechado por uma placa de bocal 5. Na placa de bocal 5 está disposto ou integrado um bocal de entrada 23 para o ventilador. A fixação do módulo de ventilador 24 em um canal de fluxo, em um equipamento de ventilação ou em um outro módulo de ventilador pode ocorrer por diversos elementos do alojamento 2, especialmente pela placa de bocal 5, a estrutura de quadro 3 ou as paredes laterais 4.
[0047] A figura 1 mostra claramente que do lado de pressão (lado de saída) está previsto um dispositivo especial, que serve à redução ou supressão de um refluxo e para a homogeneização do ar saindo. Esse dispositivo é designado a seguir como bloqueador de refluxo 6. Trata- se então de um componente atuando mecanicamente para ventilação, que tem vantajosamente um contorno externo semelhante ao contorno interno do alojamento 2. No exemplo de execução os contornos do alojamento 2 e do bloqueador de refluxo 6 são aproximadamente quadrados vistos em seção transversal perpendicularmente ao eixo de ventilador. Eles podem ser especialmente também retangulares ou hexagonais ou ter uma forma ademais qualquer. O bloqueador de refluxo 6 ocupa aproximadamente 55% da seção transversal de alojamento, de modo que entre as paredes laterais 4 do alojamento e o bloqueador de refluxo 6 resta um canal anular 15 ou passagem de ar. Em outras formas de execução, a forma do contorno externo do bloqueador de refluxo 6 pode também divergir claramente da forma do contorno interno do alojamento, na medida em que o bloqueador de refluxo ocupa na seção transversal cerca de 40 5 - 70% da seção transversal de alojamento.
[0048] O bloqueador de refluxo 6 tem, como mostrado no exemplo de execução, vantajosamente na região do canal anular 15 uma altura axial, que é aqui realizada pelo quadro 7. Especialmente essa altura axial é maior do que uma espessura de chapa, vantajosamente maior do que 5% da largura do alojamento vista em seção transversal ou maior do que 20% da largura média do canal anular.
[0049] O bloqueador de refluxo 6 em direção axial, no entanto, é executada relativamente fino em comparação com a altura axial do alojamento 2. Para se obter uma ótima economia de espaço de construção, a altura de construção axial do bloqueador de refluxo 6 não é maior do que 20% da altura axial do módulo de ventilador 24. Ele consiste no exemplo de execução em uma chapa, que lateralmente é curvada para um quadro 7 envolvente ou rebordada. Disso também resulta o modo de construção compacto.
[0050] Centralmente, no bloqueador de refluxo 6, está previsto um recesso 8 aproximadamente redondo, pela qual se projeta uma parte do eletromotor do ventilador 1. Com isso é possível deslocar ou posicionar o bloqueador de refluxo 6 pelo ventilador 1 ou sua extremidade 9 do lado de pressão na medida em que o próprio ventilador 1 predetermina o necessário comprimento de construção axial do módulo de ventilador 24, e não o bloqueador de refluxo 6, com espaço de construção adicional.
[0051] A figura 1 permite identificar ademais que o bloqueador de refluxo 6 está fixado a uma suspensão 10, que consiste em escoras 11 redondas. Nessa suspensão está fixado também o ventilador 1 com seu eletromotor, com o que é assegurada a união do ventilador 1 com o alojamento.
[0052] Nessa suspensão o ventilador 1 também está fixado com seu eletromotor, com o que é garantida a união do ventilador 1 com o alojamento. As escoras 11 estão aparafusadas por chapas anguladas 12 com respectivamente duas paredes laterais 4, com o que se implementa não apenas uma suspensão para o ventilador 1 e o bloqueador de refluxo 6, mas sim também uma estabilização do alojamento 2. Em lugar das escoras 11 redondas ou do material redondo, podem também ser empregadas escoras de chapa finas, sendo que o emprego de material redondo favorece o fluxo de ar ou reduz a resistência de fluxo.
[0053] Nesse ponto cabe assinalar que exames indicaram que a ótima geometria do bloqueador de refluxo 6 não depende ou em todo caso depende apenas na borda do tipo de rotor ou do tamanho do rotor do ventilador 1. Antes pelo contrário se trata aí, em primeira linha, da relação das áreas de seção transversal do alojamento 2 e do bloqueador de refluxo 6, visto em direção axial. Esse reconhecimento possibilita o emprego de rodas de curso de ventilador diferentes no mesmo alojamento ou canal de fluxo com o mesmo bloqueador de refluxo 6, o que tem influência positiva sobre os custos de fabricação e multiplicidade de partes.
[0054] A figura 1 mostra, ademais, que o recesso 8 em si redondo circular apresenta na região inferior um recesso 13 ampliado ou entalhe, pelo qual é acessível uma região de controle/eletrônica 14 do ventilador 1 pelo lado de pressão, sem desmontar o bloqueador de refluxo. Independentemente disso, o bloqueador de refluxo 6 pode ser removido em correspondência aos meios de fixação empregados, de modo que seja possível sem esforço um acesso a todo o ventilador 1. O assentamento de cabo pode ser feito pelo recesso 13, para possibilitar uma remoção sem esforço do bloqueador de refluxo sem desmontagem do cabo de conexão elétrico.
[0055] A figura 2 mostra o módulo de ventilador 24 compacto da figura 1 em uma vista do alto axial, isto é, pelo lado de pressão.
[0056] Com base na figura 2 se pode avaliar aproximadamente que o bloqueador de refluxo ocupa cerca de 55% da área de seção transversal do alojamento 2. Devido à provisão do bloqueador de refluxo 6 se pode reduzir adicionalmente o nível de som do lado de pressão, sendo o bloqueador de refluxo 6 fabricado de chapa no exemplo de execução aqui mostrado. É igualmente viável fabricar o bloqueador de refluxo 6 de plástico, por exemplo no processo de fundição a injeção. Vantajosamente pode ser empregado plástico espumado, para economizar peso e aumentar a absorção de som. Com bloqueadores de refluxo 6 fundidos, dispositivos para a fixação do bloqueador de refluxo podem estar integrados em suspensões 10, que possibilitam por exemplo um grampeamento simples à suspensão 10.
[0057] A figura 3 mostra um outro exemplo de execução de um módulo de ventilador de acordo com a invenção, mas sem o bloqueador de refluxo 6, de modo que é identificável descoberta uma suspensão 10 para o ventilador 1. A suspensão 10 compreende perfis 16 verticais bem como trilhos de ajuste 17 inferiores e superiores para posicionamento axial variável. Os trilhos de ajuste 17 são equipados com fendas longitudinais, ao longo das quais é possível um deslocamento da suspensão 10 pelos perfis 16. Assim é possível montar em um alojamento 2 diversos ventiladores, que tenham alturas de construção axiais distintas. Assim, o mesmo rotor de ventilador pode ser empregado com diferentes comprimentos de construção de motor, ou também ventiladores de distinto tipo de construção ou tipo de rotor podem ser empregados no mesmo alojamento. Como para a funcionalidade do bloqueador de refluxo é determinante a relação de sua seção transversal para com a seção transversal do alojamento, o mesmo bloqueador de refluxo pode ser empregado para diversos ventiladores.
[0058] A figura 4 mostra o módulo de ventilador segundo a figura 4, mas por exemplo com um bloqueador de refluxo 6 montado posteriormente. Pode-se ver claramente que a posição axial do bloqueador de refluxo sempre está acoplada à posição axial das escoras 16 verticais da suspensão 10. Com isso pode ser realizada uma distância favorável em técnica de ventilação para com a saída do ventilador independentemente do ventilador empregado, sem outras medidas especiais.
[0059] A figura 4 mostra, ademais, claramente, que uma parte 9 do eletromotor do ventilador 1 se projeta para dentro do bloqueador de refluxo 6 ou pelo recesso 8 no bloqueador de refluxo 6, de modo que a provisão do bloqueador de refluxo 6 de modo algum aumenta o espaço de construção requerido e, com isso, o volume do alojamento 2, com o que é possível uma reequipagem de disposições convencionais com um bloqueador de refluxo 6.
[0060] A figura 5 mostra o módulo de ventilador da figura 4 em uma vista do alto axial, isto é, pelo lado de pressão. Ali o bloqueador de refluxo 6 está fixado pelo lado de pressão com ao todo quatro parafusos 18 na suspensão 10. Para tornar o ventilador 1 acessível para manutenção ou reparação, o bloqueador de refluxo 6 pode ser facilmente desmontado por desprendimento dos parafusos 18. Nesse ponto cabe assinalar que são viáveis quaisquer outras variantes de fixação, por exemplo uma fixação por grampeamento, encaixe ou por aperto. Tais possibilidades de fixação são especialmente vantajosas em formas de execução do bloqueador de refluxo 6 não estruturais, quando o mesmo consiste por exemplo em plástico espumado.
[0061] Como variante de fixação particularmente vantajosa em bloqueadores de refluxo de chapa se comprovaram especiais elementos de grampo, como são usuais de maneira igual ou similar quando da instalação de tubos de cabos na instalação elétrica.
[0062] Esses elementos de grampo são, de um lado, igualmente grampeáveis em estampagens para isso previstas na chapa do bloqueador de refluxo 6 e, de outro lado, em escoras 11 redondas de uma suspensão 10. Também é viável empregar elementos de grampo semelhantes para suspensões de material plano, que apresentem eventualmente correspondentes estampagens.
[0063] A figura 6 mostra o módulo de ventilador das figuras 1 e 2 pelo lado, sendo que nesse lado a parede lateral 4 está desmontada. No fundo se vê a parede lateral 4 contraposta.
[0064] O bloqueador de refluxo 6 ali previsto impede um refluxo de ar em uma região central, próxima ao eixo, para o ventilador 1. Não pode ocorrer um remoinho toroidal, associado a perdas, devido à provisão do bloqueador de refluxo 6.
[0065] Cabe assinalar ainda que, no exemplo de execução aqui mostrado, a largura de canal se situa em torno de 1,6 x máximo diâmetro axial das pás de rotor, sendo que a faixa dessa relação pode se situar tipicamente entre 1,3 e 1,8.
[0066] A figura 6 mostra claramente a suspensão 10 ali especialmente prevista, que compreende escoras 11 redondas no exemplo de execução.
[0067] A figura 7 mostra uma vista correspondente à figura 6, em que essa vista se refere ao exemplo de execução das figuras 3 a 5. A suspensão 10 ali prevista compreende perfis 16 verticais e trilhos de ajuste 17 para o ótimo posicionamento.
[0068] As figuras 8 e 9 mostram um outro exemplo de execução de um módulo de ventilador, respectivamente m vista esquemática, a saber, a figura 8 pelo lado de aspiração e a figura 9 pelo lado de pressão. O módulo de ventilador 24 não tem alojamento e serve para a disposição apenas ou com outros módulos de ventilador conectados em paralelo em um canal de fluxo. Trata-se aqui de um módulo de montagem para um canal de fluxo não mostrado em ambas as figuras. As mesmas execuções se aplicam ademais, como os exemplos de execução anteriormente descritos da disposição em um alojamento 2.
[0069] No exemplo de execução mostrado nas figuras 8 e 9 o bloqueador de refluxo 6 reduz a secção transversal de fluxo ativa no canal de fluxo, correspondentemente em lugar das execuções anteriores no alojamento 2. Caso contrário se aplicam as mesmas execuções como anteriormente.
[0070] Também aqui é prevista uma suspensão 10 de material redondo. Por essa medida podem ser minimizadas perdas. O bloqueador de refluxo 6 é fabricado de chapa e fixado, a saber firmemente grampeado, no material redondo ou nas escoras da suspensão de ventilador 10.
[0071] Vantajosamente, um bloqueador de refluxo 6 está de tal maneira configurado com seus meios de fixação que pode ser fixado tanto a uma suspensão 10 de um módulo de ventilador 24 sem alojamento como também a uma suspensão de um módulo de ventilador 24 com alojamento, por exemplo segundo a figura 1. Assim, bloqueadores de refluxo 6 idênticos podem ser empregados para ambos os tipos de módulos de ventilador.
[0072] O módulo de ventilador 24 mostrado nas figuras 8 e 9 pode ser montado em um aparelho de climatização com um canal de fluxo axial, com o que a ação do bloqueador de refluxo 6 se faz sentir bem particularmente, pois em técnica de fluxo resulta um sistema, que é comparável com o exemplo de execução das figuras 1 e 2. O bloqueador de refluxo 6 é então vantajosamente de tal maneira configurado que pode tanto ser grampeado em uma suspensão 10 conforme essa figura como também em uma suspensão 10 conforme as figuras 1 e 2. Além disso, o bloqueador de refluxo 6 é aplicável opcionalmente para o caso de que seja necessário. Não sendo desejada a provisão do bloqueador de refluxo 6, o mesmo pode ser removido ou desde logo dispensado. Em todo caso pode ser reequipável em ventiladores, que se encontrem já em aparelhos centrais de climatização ou semelhantes O mesmo princípio é também implementável em suspensões de outra configuração, por exemplo com base em uma construção de material plana correspondente às figuras 3 a 6.
[0073] A figura 10 mostra o módulo de ventilador das figuras 8 e 9 pelo lado, sendo que ali se pode identificar de modo particularmente claro a suspensão 10.
[0074] A figura 11 mostra o objeto das figuras 8, 9 e 10 em uma vista do alto pelo lado de pressão, sendo que então se pode ver ali frontalmente o bloqueador de refluxo 6.
[0075] A figura 12 mostra em uma vista esquemática um outro exemplo de execução de um módulo de ventilador de acordo com a invenção, em que ali o ventilador 1 está disposto em um alojamento 2.
[0076] Do lado de pressão está disposto um absorvente de som 20 consistindo em chapa perfurada, que se conecta ao bloqueador de refluxo não mostrado na figura 12 e chega até à borda do lado de pressão do alojamento 2.
[0077] O absorvente de som 20 consiste em chapa perfurada, sem que na região interior, central, envolvendo a chapa perfurada, pode ser empregado um material absorvente de som. É igualmente viável fabricar o absorvente de som 20 no todo de um material absorvente de som, estável em forma.
[0078] A figura 13 mostra o módulo de ventilador da figura 12 em uma visa do alto do lado de pressão. O absorvente de som 20 perfurado pode ser bem visto, sobretudo no sentido de que o mesmo se conecta em forma igual ao bloqueador de refluxo 6. A suspensão 10 com escoras 11 redondas é igualmente bem identificável.
[0079] A figura 14 mostra o módulo de ventilador das figuras 12 e 13 pelo lado, com parede lateral removida. Também aí se pode ver claramente que o absorvente de som 20 se conecta diretamente ao bloqueador de refluxo 6, sendo que ambos os componentes estão fixados e posicionados em conjunto pela suspensão 10.
[0080] Na figura 14 se pode bem ver que o bloqueador de refluxo 6 está fixado por meio de uma união por grampo 26 simples nas escoras 11 da suspensão 10. O absorvente de som 20 atua com relação ao fluxo de ar por seu lado externo.
[0081] Também aqui a posição axial da suspensão 10 pode ser ajustada e adaptada a diversos ventiladores 1. No bocal de entrada 23 está previsto um dispositivo de remoção de pressão 22, que pode servir para a medição de corrente de volume na operação do ventilador 1.
[0082] No exemplo de execução mostrado nas figuras 12 a 14, o absorvente de som 20 tem a forma de um tronco de pirâmide. Com isso entre as paredes laterais 4 e o absorvente de som 20 ou sua parede 19 são executados canais de fluxo 15* se alargando no sentido de um difusor, que servem para a conversão de energia dinâmica em energia de pressão. Assim também pode ser produzido um aumento de grau de eficácia, sendo que deve ser previsto um ótimo posicionamento tanto do ventilador 1 como também do bloqueador de refluxo 6 inclusive absorvente de som 20.
[0083] Especialmente com outras seções transversais de aloja mento podem ser realizados canais de fluxo 15* se alargando também por meio de absorventes de som, que tenham uma forma divergente do tronco de pirâmide, por exemplo a forma de um tronco de cone.
[0084] O absorvente de som 20 pode também ter a forma de um quadrado, de modo que não são executados difusores. Em todo caso, pelo emprego do absorvente de som 20 pode ser reduzida a potência de som irradiada para dentro do sistema de canal. A trilha de fluxo exterior, quadrada, do alojamento 2 se estende do bloqueador de refluxo 6 vista em direção axial para longe de toda a área ativa do absorvente de som 20, sendo também viável que o absorvente de som 20 se estenda para fora do alojamento 2 para dentro de um canal de fluxo, estando o mesmo envolto, no estado montado, por exemplo em um aparelho central de climatização, também então por paredes de canal semelhantes às paredes laterais 4 do alojamento 2, com o que o absorvente de som 20 pode desenvolver seu efeito.
[0085] Também as paredes laterais 4 do alojamento 2 podem ser executadas como absorventes de som. Isso é possível por exemplo na medida em que como paredes laterais 4 são utilizados painéis de material absorvente de som. Também é possível fabricar as paredes externas 4 de chapa perfurada e dispor por fora da trilha de fluxo um material absorvente de som. Em direção radial (transversalmente à parede lateral 4) há espaço que é dado pela altura de construção da construção de quadro 3 transversalmente à parede lateral de alojamento 4, como por exemplo se pode ver bem por exemplo na fig. 1.
[0086] A fig. 15 mostra um outro exemplo de execução de um módulo de ventilador 24 com bloqueador de refluxo 6. Nesse exemplo de execução, uma proteção de contato 27 do lado de pressão em forma de uma grade de proteção de contato está integrada no módulo de ventilador 24. Uma proteção de contato do lado de pressão é necessária caso o lado de saída de um módulo de ventilador 24 possa ser acessado na operação do ventilador. Como o bloqueador de refluxo 6 para a região interior, próxima ao eixo, protege contra o contato com o ventilador, a proteção de contato 27 adicional pode ser restrita às regiões do canal anular 15, o que contribui para a economia de material e de peso. Como a distância da proteção de contrato 27 de partes rotativas do ventilador 1 na região da saída do lado de pressão do canal anular 15 é relativamente grande, podem ser selecionadas grandes larguras de malha de grelha, o que é vantajoso para grau de eficácia e desenvolvimento de ruído. A proteção de contato 27 pode ser executada de diversas maneiras, como uma chapa estampada, com uma construção de grelha de malha ou uma construção de grelha anular de arame. A fixação pode ocorrer no alojamento 2, no bloqueador de refluxo 6 ou em ambos, a saber, opcionalmente com parafusos, rebites, grampos, ganchos de encaixe ou semelhantes. Caso contrário, essa forma de execução é comparável com aquela por exemplo da fig. 1.
[0087] Na fig. 16 está representada uma disposição vantajosa de quatro módulos de ventilador 24 segundo as figuras 8 a 11. Trata-se de módulos de ventilador 24 sem alojamento, que ficam dispostos paralelamente conectados lado a lado. Essa disposição poderia ser empregada por exemplo em um canal de fluxo, que envolve toda a disposição. Uma particularidade nessa disposição reside em que entre bloqueadores de refluxo 6 dispostos vizinhos não há paredes laterais. Em lugar de canais anulares 15 como em módulos de ventilador com alojamento resultam entre bloqueadores de refluxo vizinhos canais de fluxo 15**. Também nessa disposição os bloqueadores de refluxo 6 produzem vantagens comparáveis como em formas de execução com alojamento. Em regiões centrais, próximas ao eixo, atrás dos ventiladores 1 é reduzido ou impedido o refluxo, aumentado o grau de efeito e reduzida a irradiação de ruído. A compactação da disposição é dada pela pequena distância lateral dos módulos de ventilador 24, com o que é forçado um fluxo axial ulterior do ar, e o emprego de bloqueadores de refluxo 6 é vantajoso. É particularmente vantajoso o emprego de bloqueadores de refluxo 6 com módulos de ventilador 24 vizinhos sem alojamento, quando uma distância axial de ventiladores 1 vizinhos fica aquém de 1,6 x D, em que D é o máximo diâmetro de uma pá de ventilador dos ventiladores 1 em questão.
[0088] Na fig. 17, finalmente, está representada uma outra forma de execução de um módulo de ventilador 24 com alojamento 2 e bloqueador de refluxo 6. Nesse exemplo de execução, o bloqueador de refluxo 6 é executado como parte portante e integrada na suspensão de ventilador, isto é, suspensão de ventilador 10 e bloqueador de refluxo 6 são a mesma parte de chapa. A suspensão 10 assume aí uma função ativa positiva em termos e mecânica de fluxo. O ventilador está fixado por seu motor, à semelhança do descrito na fig. 3, no bloqueador de refluxo 6 portante, sendo que a extremidade 9 do lado de pressão do motor se projeta por um recesso 8 no bloqueador de refluxo 6 portante. A vantagem de uma tal forma de execução é que menos partes são necessárias para a construção, pois as funções do bloqueador de refluxo 6 e da suspensão 10 são assumidas pela mesma parte. A desvantagem, todavia, é que o bloqueador de refluxo 6 tem de ser fabricado de uma chapa espessa, para poder assumir a função de suporte. Por motivos estáticos, isso realmente não seria necessário por todas as dimensões do bloqueador de refluxo 6.
[0089] Nessa medida também são viáveis formas mistas, em que uma parte portante do bloqueador de refluxo 6 é produzida de chapa espessa, partes não portantes de chapa mais fracas. Todavia, de novo isso conduz a um número maior de partes.
[0090] No que concerne a outras configurações vantajosas do ensinamento de acordo com a invenção, para evitar repetições remete- se à parte em geral da descrição bem como às concretizações.
[0091] Finalmente, alerta-se expressamente para o fato de que os exemplos de execução do ensinamento de acordo com a invenção anteri-ormente descritos servem apenas para esclarecimento do ensinamento reivindicado, mas não se restringem aos exemplos de execução. Lista de referências 1 ventilador, ventilador radial 2 alojamento 3 estrutura de quadro 4 parede lateral 5 placa de bocais 6 bloqueador de refluxo 7 quadro (do bloqueador de refluxo) 8 recesso (do bloqueador de refluxo) 9 extremidade do lado de pressão do motor de ventilador 10 suspensão 11 escora 12 chapa angulada 13 outro recesso no bloqueador de refluxo 14 região de controle/eletrônica do ventilador 15 canal anular 15* canal anular se alargando à maneira de difusor 15**canal de fluxo entre módulos de ventilador ou bloqueadores de refluxo vizinhos 16 perfil vertical da suspensão 17 trilho de ajuste 18 parafuso 19 parede 20 absorvente de som 21 não atribuído 22 dispositivo de retirada de pressão 23 bocal de entrada 24 módulo de ventilador 25 região para material absorvente de som 26 união por grampo 27 proteção de contato, grelha de proteção de contato
Claims (25)
1. Módulo de ventilador, caracterizado pelo fato de que compreende: um alojamento (2) dotado de paredes laterais (4), um lado de afluxo e um lado de saída; ao menos um ventilador (1) disposto no alojamento (2), um bloqueador de refluxo (6) montado de forma ajustável no alojamento (2) por uma suspensão (10) no lado de saída do alojamento (2), o bloqueador de refluxo (6) sendo configurado para reduzir ou suprimir refluxo de ar que sai do módulo de ventilador, em que o bloqueador de refluxo (6) é configurado como uma caixa plana que fica disposto centralmente na trilha de fluxo do módulo de ventilador e bloqueia parte da seção transversal da trilha de fluxo de modo que um canal anular (15) é formado entre as paredes laterais (4) do alojamento (2) e as paredes laterais do bloqueador de refluxo (6) de modo que o ar possa fluir pelo canal anular (15), sendo que o bloqueador de refluxo (6) tem uma altura axial maior do que 5% da largura do alojamento e que é menor do que 20% da altura de construção axial do módulo de ventilador (24), e a suspensão (10) é configurada de modo que uma posição do bloqueador de refluxo (6) dentro do alojamento (2) pode ser ajustada.
2. Módulo de ventilador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o bloqueador de refluxo (6) tem uma área ativa máxima que se estende transversalmente ou ortogonalmente à direção de fluxo do módulo de ventilador.
3. Módulo de ventilador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, visto em direção axial, um contorno exterior ou forma de seção transversal do bloqueador de refluxo (6) é substancialmente igual ou semelhante a um contorno interior ou forma de seção transversal do alojamento (2) ou de um canal de fluxo circundante.
4. Módulo de ventilador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, visto em direção axial, um contorno interno do alojamento (2) ou do canal de fluxo circundante é quadrado ou retangular em seção transversal, e o bloqueador de refluxo (6) é executado correspondentemente para ser quadrado ou retangular na seção transversal visto em direção axial.
5. Módulo de ventilador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um contorno interno do alojamento (2) ou do canal de fluxo circundante é redondo na seção transversal visto em direção axial, e o bloqueador de refluxo (6) é executado correspondentemente redondo na seção transversal visto em direção axial.
6. Módulo de ventilador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o bloqueador de refluxo (6) compreende ainda um recesso (8) central ou uma passagem e o ao menos um ventilador compreende um motor, em que o bloqueador de refluxo (6) e o ao menos um ventilador são configurados de modo que uma região do lado de pressão do motor do ao menos um ventilador (1) se projeta para dentro ou passa pelo recesso ou passagem do bloqueador de refluxo (6).
7. Módulo de ventilador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o bloqueador de refluxo (6) é configurado para bloquear a seção transversal da trilha de fluxo em 40 a 70%.
8. Módulo de ventilador de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o bloqueador de refluxo (6) é configurado para reduzir a seção transversal da trilha de fluxo em aproximadamente 55%.
9. Módulo de ventilador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o bloqueador de refluxo (6) é produzido como um componente absorvente de som, e inclui material absorvente de som.
10. Módulo de ventilador de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o bloqueador de refluxo (6) consiste de um material absorvente de som.
11. Módulo de ventilador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma placa de bocal (5) montada nas paredes laterais no lado de afluxo do alojamento (2), deste modo fechando o lado de afluxo do alojamento, em que o bloqueador de refluxo (6) é configurado para ser um componente da suspensão (10) que fixa o ao menos um ventilador (1) ao alojamento (2) ou fixa o ao menos um ventilador à placa de bocal (5).
12. Módulo de ventilador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a suspensão (10) para o bloqueador de refluxo (6) é também uma suspensão (10) do ao menos um ventilador (1) no alojamento (2).
13. Módulo de ventilador de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o bloqueador de refluxo (6) está aparafusado com a suspensão (10) ou grampeado, encaixado, apertado, na suspensão (10).
14. Módulo de ventilador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a suspensão (10) consiste em material redondo ou em um material plano.
15. Módulo de ventilador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma placa de bocal (5) montada nas paredes laterais no lado de afluxo do alojamento (2), deste modo fechando o lado de afluxo do alojamento, em que a suspensão (10) permite que uma posição do bloqueador de refluxo (6) seja ajustada axialmente em relação a placa de bocal (5) em uma direção para perto ou para longe da placa de bocal (5).
16. Módulo de ventilador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o bloqueador de refluxo (6) é feito de chapa de metal, plástico, ou plástico estruturado na superfície e/ou espumado.
17. Módulo de ventilador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ainda compreender uma placa de bocal (5) montada nas paredes laterais no lado de afluxo do alojamento, deste modo fechando o lado de afluxo do alojamento.
18. Disposição caracterizada por compreender: um módulo de ventilador instalado em um canal de fluxo de um sistema de ventilação, em que o módulo de ventilador compreende: um alojamento (2) dotado de paredes laterais (4), um lado de afluxo e um lado de saída; ao menos um ventilador (1) disposto no alojamento (2), um bloqueador de refluxo (6) montado de forma ajustável no alojamento (2) por uma suspensão (10) no lado de saída do alojamento (2), o bloqueador de refluxo (6) sendo configurado para reduzir ou suprimir refluxo de ar que sai do módulo de ventilador, em que o bloqueador de refluxo (6) é configurado como uma caixa plana que fica disposto centralmente na trilha de fluxo do módulo de ventilador e bloqueia parte da seção transversal da trilha de fluxo de modo que um canal anular (15) é formado entre as paredes laterais (4) do alojamento (2) e as paredes laterais do bloqueador de refluxo (6) de modo que o ar possa fluir pelo canal anular (15), sendo que o bloqueador de refluxo (6) tem uma altura axial maior do que 5% da largura do alojamento e que é menor do que 20% da altura de construção axial do módulo de ventilador (24), e a suspensão (10) é configurada de modo que uma posição do bloqueador de refluxo (6) dentro do alojamento (2) pode ser ajustada.
19. Disposição de acordo com a reivindicação 18, caracterizada pelo fato de que uma distância de uma parede do canal de fluxo ou de uma parede lateral (4) do alojamento (2) de um eixo de ventilador é menor do que 0,8 vezes o máximo diâmetro de uma aleta de rotor do ventilador (1) em questão.
20. Disposição de acordo com a reivindicação 18, caracterizada pelo fato de que ainda compreende ao menos dois módulos de ventilador (24) que estão dispostos lado a lado.
21. Disposição de acordo com a reivindicação 18, caracterizada pelo fato de que ainda compreende dois módulos de ventilador (24) vizinhos que encostam diretamente entre si com seus alojamentos (2) ou que estão fixados entre si.
22. Disposição de acordo com a reivindicação 18, caracterizada pelo fato de que compreende ainda dois módulos de ventilador (24) vizinhos separados por uma distância axial que é igual ou menor do que 1,6 vezes o máximo diâmetro de uma aleta de rotor do ao menos um ventilador de cada um dos módulos de ventilador.
23. Disposição de acordo com a reivindicação 18, caracterizada pelo fato de que um ou mais ventiladores (1) são isentos de alojamento (2).
24. Disposição de acordo com a reivindicação 18, caracterizada pelo fato de que um trocador de calor está disposto a jusante do bloqueador de refluxo (6) no lado de pressão.
25. Disposição de acordo com a reivindicação 18, caracterizada pelo fato de que ainda compreende uma placa de bocal (5) montada nas paredes laterais no lado de afluxo do alojamento, deste modo fechando o lado de afluxo do alojamento.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE102016226157.6A DE102016226157A1 (de) | 2016-12-23 | 2016-12-23 | Ventilatormodul sowie Anordnung eines oder mehrerer solcher Ventilatormodule in einem Strömungskanal |
DE102016226157.6 | 2016-12-23 | ||
PCT/DE2017/200122 WO2018113855A1 (de) | 2016-12-23 | 2017-11-30 | Ventilatormodul sowie anordnung eines oder mehrerer solcher ventilatormodule in einem strömungskanal |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112019011516A2 BR112019011516A2 (pt) | 2019-11-05 |
BR112019011516B1 true BR112019011516B1 (pt) | 2023-07-11 |
Family
ID=
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
CN110100102B (zh) | 风扇模块和一个或多个这种风扇模块在流动管道中的布置 | |
RU2620308C2 (ru) | Диффузор, вентилятор с таким диффузором, а также устройство с такими вентиляторами | |
ES2382438T3 (es) | Ventilador compacto | |
US3606593A (en) | Exhaust fan | |
US9664407B2 (en) | Indoor unit for air-conditioning apparatus with fan bellmouth and motor stay | |
ES2790662T3 (es) | Unidad interior de acondicionador de aire | |
JP2015508884A5 (pt) | ||
AU2018100461A4 (en) | Overhead Air Conditioner | |
WO2010048730A2 (en) | Multistage flow optimizer | |
BR112019011516B1 (pt) | Módulo de ventilador e disposição compreendendo ao menos um ou mais módulos de ventilador | |
KR101309163B1 (ko) | 공기조화용 디퓨져 | |
US9784247B2 (en) | Apparatus for dampening of acoustic noise generated by air-cooling of at least one wind turbine component provided with the nacelle of a wind turbine | |
CN112820494A (zh) | 一种具有散热功能的变压器柜 | |
WO2022068580A1 (zh) | 除菌组件及具有该除菌组件的空调器 | |
JPH0842875A (ja) | 送風装置の安全カバー | |
CN210406000U (zh) | 一种物联网信息通信设备 | |
JP2023510519A (ja) | ファン用支持モジュールおよびこのファン用支持モジュールを有するファン | |
KR101442387B1 (ko) | 모터 마운트 및 이를 포함하는 공기 조화기, 모터 마운트의 제조방법 | |
CN110953655A (zh) | 一种空调室外机 | |
GB2516687A (en) | Ventilation Unit | |
CN206771818U (zh) | 一种六边形箱式冷凝器 | |
CN216449720U (zh) | 一种自动控制装置的信号模拟装置 | |
CN220037002U (zh) | 一种耐高温轴流风机 | |
KR200260258Y1 (ko) | 공조용 에어배출구 | |
CN209430446U (zh) | 一种横流风机电机的安装结构 |