BR112019010296B1 - Máquina para preparo de bebidas frias e método para preparar bebidas frias - Google Patents

Máquina para preparo de bebidas frias e método para preparar bebidas frias Download PDF

Info

Publication number
BR112019010296B1
BR112019010296B1 BR112019010296-5A BR112019010296A BR112019010296B1 BR 112019010296 B1 BR112019010296 B1 BR 112019010296B1 BR 112019010296 A BR112019010296 A BR 112019010296A BR 112019010296 B1 BR112019010296 B1 BR 112019010296B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
beverage
mixing chamber
machine
heat exchanger
outlet
Prior art date
Application number
BR112019010296-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019010296A2 (pt
Inventor
Mickael Ferrand
Roberto Angelo Calderone
Charlotte Maret
Jonathan Demierre
Marco Caduff
Riste Pindjurov
Alexis Reust
Original Assignee
Société Des Produits Nestlé S.A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Société Des Produits Nestlé S.A filed Critical Société Des Produits Nestlé S.A
Publication of BR112019010296A2 publication Critical patent/BR112019010296A2/pt
Publication of BR112019010296B1 publication Critical patent/BR112019010296B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J31/00Apparatus for making beverages
    • A47J31/40Beverage-making apparatus with dispensing means for adding a measured quantity of ingredients, e.g. coffee, water, sugar, cocoa, milk, tea
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J31/00Apparatus for making beverages
    • A47J31/44Parts or details or accessories of beverage-making apparatus
    • A47J31/46Dispensing spouts, pumps, drain valves or like liquid transporting devices
    • A47J31/462Dispensing spouts, pumps, drain valves or like liquid transporting devices with an intermediate liquid storage tank
    • A47J31/467Dispensing spouts, pumps, drain valves or like liquid transporting devices with an intermediate liquid storage tank for the infusion

Abstract

A presente invenção refere-se a uma máquina para preparo de bebidas (10) configurada para preparar bebidas frias a partir de ingredientes de bebida solúveis e água, sendo que a dita máquina compreende: - uma unidade de geração de resfriamento (1) para fornecer um fluido de resfriamento, e - pelo menos uma unidade de preparo de bebidas (2) que compreende: . uma câmara de mistura de bebida (21) configurada para misturar um ingrediente de bebida solúvel e água quente para produzir uma bebida quente, sendo que a dita câmara compreende um rotor de mistura, e . uma unidade de trocador de calor (22) configurada para trocar calor entre a bebida produzida pela câmara de mistura de bebida e o fluido de resfriamento fornecido pela unidade de geração de resfriamento, e . um circuito de bebidas que compreende a unidade de trocador de calor (22) e a câmara de mistura de bebida (21), sendo o dito circuito projetado para possibilitar a circulação da bebida em um ciclo fechado entre a câmara de mistura de bebida e a unidade de trocador de calor, e o dito circuito compreende uma bomba (23) para a circulação da bebida no circuito de bebida, e . um meio de circulação (31, 4) adaptado para permitir a circulação da bebida no ciclo fechado entre a câmara de mistura de bebida e a unidade de trocador de calor, e . um meio de dispensação (32, 4) adaptado para permitir a dispensação da bebida a partir do circuito de bebida através de uma saída de dispensação de bebida.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a máquinas de preparação de bebidas para preparar bebidas frias a partir de um pó de bebida solúvel.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Muitas bebidas, como café expresso e outras bebidas de café, bebidas lácteas e bebidas de chocolate, são frequentemente preparadas através da mistura de uma bebida em pó solúvel ou um concentrado de bebida com um diluente, normalmente água. Dispositivos de mistura são conhecidos por acelerar a preparação de tais bebidas através da mistura do componente de bebida com o diluente. Esses dispositivos tipicamente compreendem uma câmara de mistura alimentada com o componente de bebida e o diluente. O diluente é geralmente introduzido em uma câmara de dissolução superior a fim de criar um turbilhão de diluente para iniciar a dissolução do componente de bebida. A mistura é então geralmente espumada por um batedor em uma câmara de bateção inferior para reconstituir totalmente a bebida e eventualmente produzir espuma. A bebida é então geralmente evacuada da câmara de bateção através do fundo da câmara e dispensada em um receptáculo para bebida.
[003] Atualmente, há uma demanda crescente dos clientes por bebidas frias. Ainda assim, a dissolução de pós solúveis em diluentes frios dentro das câmaras de bateção pode ser difícil, especialmente para pós que compreendem açúcar em pó e/ou componentes de gordura. Atualmente, nas bebidas frias finais, o açúcar é dissolvido apenas parcialmente, pelotas de pó estão presentes, o gosto não é o ideal devido à reconstituição ineficiente do produto de bebida ou o tempo de bateção é demasiadamente longo para se obter a correta reconstituição.
[004] Um objetivo da invenção é resolver o problema de preparo de bebidas frias a partir de pós solúveis, em particular, as que compreendem açúcar e/ou gordura, em uma câmara de bateção.
[005] Seria vantajoso fornecer uma máquina para o preparo de bebidas que permitisse a dispensação de várias bebidas frias uma após a outra sem ter que esperar por um longo tempo de preparação entre cada bebida.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[006] Em um primeiro aspecto da invenção, é fornecida uma máquina para preparação de bebidas configurada para o preparo de bebidas a partir de ingrediente de bebida solúvel e água, sendo que a dita máquina compreende: - uma unidade de geração de resfriamento para fornecer um fluido de resfriamento, e - pelo menos uma unidade de preparo de bebidas que compreende: uma câmara de mistura de bebida configurada para misturar um ingrediente de bebida solúvel e água quente para produzir uma bebida quente, sendo que a dita câmara compreende um rotor de mistura, e . uma unidade de trocador de calor configurada para trocar calor entre a bebida quente produzida pela câmara de mistura de bebida e o fluido de resfriamento fornecido pela unidade de geração de resfriamento, e . um circuito de bebidas que compreende a unidade de trocador de calor e a câmara de mistura de bebida, sendo que o dito circuito é projetado para possibilitar a circulação da bebida em um ciclo entre a dita câmara de mistura de bebida e a dita unidade de trocador de calor, e o dito circuito compreende uma bomba para a circulação da bebida no dito circuito de bebida, e . um meio de circulação adaptado para permitir a circulação da bebida no ciclo fechado entre a câmara de mistura de bebida e a unidade de trocador de calor, e . um meio de dispensação adaptado para permitir a dispensação da bebida a partir do circuito de bebida através de uma saída de dispensação de bebida.
[007] A máquina compreende ao menos uma câmara de mistura de bebida projetada para misturar uma dose de ingrediente de bebida solúvel e um volume correspondente de água quente. A dose e o volume são ajustados para se obter a bebida desejada final.
[008] Devido ao uso de água quente na câmara de mistura de bebida, o ingrediente de bebida pode ser completamente dissolvido no diluente uma vez que o açúcar e as gorduras derretem em água quente. A água quente pode apresentar uma temperatura de pelo menos 40°C, de preferência, pelo menos 60°C, para evitar qualquer problema de dissolução do ingrediente de bebida.
[009] A máquina compreende uma unidade de geração de resfriamento para fornecer um fluido de resfriamento e uma unidade de trocador de calor configurada para a troca de calor entre a bebida quente produzida na câmara de mistura de bebida e o fluido de resfriamento fornecido pela unidade de geração de resfriamento. Consequentemente, a bebida quente produzida na câmara de mistura pode ser resfriada a uma temperatura fria desejada.
[0010] Qualquer tecnologia conhecida de refrigeração pode ser usada para fornecer um fluido de resfriamento.
[0011] De acordo com uma modalidade preferencial, a unidade de geração de resfriamento compreende um tanque de líquido de resfriamento. Consequentemente, este tanque fornece uma quantidade importante de líquido de resfriamento em baixa temperatura permitindo o resfriamento rápido de uma bebida quente ou as sucessivas operações de resfriamento de várias bebidas quentes ou o resfriamento de várias bebidas simultaneamente. De preferência, esse líquido de resfriamento pode ser propilenoglicol. Tal líquido pode atingir uma temperatura de -25°C e resfriar rapidamente a bebida quente através de troca de calor.
[0012] A máquina compreende um circuito de bebidas que compreende a unidade de trocador de calor e a câmara de mistura de bebidas. Após a primeira etapa de produção da bebida quente, esse circuito permite a produção da bebida fria a partir da bebida quente preparada em uma segunda etapa adicional.
[0013] O circuito é projetado para possibilitar a circulação da bebida em um ciclo entre a unidade de trocador de calor e a câmara de mistura de bebida. A circulação permite um resfriamento rápido em comparação a uma troca de calor estática.
[0014] O circuito compreende uma bomba para circular a bebida no circuito de bebida.
[0015] Consequentemente, a bebida quente a ser resfriada é forçada a circular no circuito entre a unidade de trocador de calor e a câmara de mistura de bebida, e o resfriamento da bebida é acelerado. Além disso, se a dissolução do ingrediente de bebida não estiver plenamente completa, esta pode ser obtida durante a circulação devido à agitação gerada pela circulação.
[0016] De preferência, o rotor de mistura da câmara de mistura de bebida é a bomba para circulação da bebida no circuito de bebida.
[0017] Mais precisamente, o rotor de mistura pode ser uma bomba centrífuga posicionada no fundo da câmara de mistura. Essa bomba centrífuga fornece duas funções.
[0018] A primeira função é a circulação do ingrediente de bebida e água quente no circuito de bebida. Essa função de circulação é eficaz se a bomba centrífuga for girada na direção de bombeamento.
[0019] A segunda função é a agitação da mistura de ingrediente de bebida e água quente na câmara de mistura. Dependendo do design do rotor da bomba, geralmente as lâminas são projetadas no rotor, esta segunda função pode ser obtida durante a rotação da bomba centrífuga na direção de bombeamento, o que significa que a bomba simultaneamente bombeia e agita. Alternativamente, essa segunda função pode ser obtida girando-se a bomba centrífuga na direção oposta à direção de bombeamento; nesse caso, o rotor da bomba agita apenas a mistura de ingrediente de bebida e água quente mas não bombeia essa mistura. Dependendo da configuração da máquina, a agitação pode ser aprimorada também pela atuação de meios de válvula para fechar a saída da câmara de mistura.
[0020] Normalmente, a câmara de mistura compreende uma saída de bebida orientada perpendicularmente ao eixo geométrico de rotação da bomba centrífuga, e o fundo do corpo da câmara é projetado para formar o compartimento da bomba centrífuga e para circundar o rotor da bomba centrífuga.
[0021] De acordo com uma modalidade, o eixo geométrico de rotação da bomba centrífuga é orientado ao longo do eixo geométrico longitudinal da câmara. Esse eixo geométrico longitudinal da câmara é geralmente vertical.
[0022] De acordo com a dita primeira modalidade, a câmara de mistura de bebida pode compreender um rotor adicional fixado ao eixo de acionamento do motor atuando a bomba centrífuga, sendo que o dito rotor adicional é posicionado dentro da câmara de mistura, mas fora do compartimento da bomba centrífuga. Este rotor adicional fornece agitação adicional da mistura de ingrediente de bebida e água quente na câmara de mistura e melhora a dissolução. Esse rotor proporciona agitação da bebida independentemente de qual seja a direção de rotação do eixo geométrico de rotação da bomba.
[0023] De acordo com uma outra modalidade, o eixo geométrico de rotação da bomba centrífuga é orientado perpendicularmente ao eixo geométrico longitudinal da câmara. Como este eixo geométrico longitudinal da câmara é genericamente vertical, isso significa que o eixo geométrico de rotação da bomba centrífuga é orientado horizontalmente.
[0024] A máquina para preparo de bebidas compreende: - um meio de circulação adaptado para permitir a circulação da bebida em um ciclo entre a câmara de mistura de bebida e a unidade de trocador de calor, e - um meio de dispensação adaptado para permitir a dispensação da bebida a partir do circuito de bebida através de uma saída de dispensação de bebida.
[0025] De acordo com a primeira modalidade da máquina: - o meio de circulação é uma primeira válvula, sendo que a dita primeira válvula é posicionada próxima ao fundo da câmara de mistura de bebida, e - o meio de dispensação é uma segunda válvula, sendo que a dita segunda válvula é posicionada próxima ao fundo da unidade de trocador de calor.
[0026] Geralmente, a primeira válvula permite tanto a mistura do ingrediente de bebida com água quente, quando esta é fechada, quanto a circulação da bebida quente, quando esta é aberta.
[0027] O segundo meio de válvula permite a dispensação da bebida fria a partir do circuito de bebida. Normalmente, essa segunda válvula é posicionada no ponto mais baixo do circuito.
[0028] De acordo com uma modalidade específica, ambos os meios de válvula descritos acima podem ser combinados em uma única válvula de três vias. De preferência, essa válvula de três vias é posicionada próxima ao fundo da unidade de trocador de calor.
[0029] De acordo com a segunda modalidade da máquina, o meio de circulação e o meio de dispensação podem formar um conjunto, sendo que o dito conjunto consiste em uma trajetória para fluidos de orientação seletiva na saída de bebida da unidade de trocador de calor, sendo que a dita trajetória é projetada para guiar a bebida tanto para a câmara de mistura de bebida quanto para a saída de bebida, dependendo da velocidade da bebida.
[0030] A trajetória para fluidos de orientação seletiva é projetada de modo que, quando a velocidade da bebida é alta, a bebida seja guiada para a câmara de mistura e seja recirculada, enquanto que, quando a velocidade da bebida é baixa, a bebida seja guiada para a saída de dispensação de bebida da unidade de preparo de bebidas.
[0031] Esta segunda modalidade apresenta a vantagem de evitar o uso de qualquer válvula e diminuir os custos de fabricação da máquina.
[0032] De acordo com uma implementação específica da segunda modalidade, a trajetória para fluidos de orientação seletiva compreende: - uma entrada de bebida conectada à saída da unidade de trocador de calor, - uma primeira saída de bebida conectada à parede da câmara de mistura, de preferência próxima ao topo da câmara de mistura, sendo que a dita primeira saída de bebida está voltada para a entrada de bebida, - uma reentrância que se estende para baixo do espaço entre a entrada de bebida e a primeira saída de bebida, - uma segunda saída de bebida posicionada no fundo da dita reentrância e conectada à saída de dispensação de bebida.
[0033] Em geral, o trocador de calor da unidade de preparo de bebidas é um trocador de calor de placas que compreende pelo menos uma placa projetada com uma trajetória para circulação de bebida.
[0034] De acordo com a modalidade específica acima, o trocador de calor de placas, a trajetória para fluidos de orientação seletiva e a câmara de mistura podem ser formados a partir de um único pedaço de material.
[0035] De preferência, a máquina pode compreender um tanque para armazenar a bebida fria preparada na unidade de preparo de bebidas. A saída de bebida do circuito de bebidas está conectada ao dito tanque.
[0036] Consequentemente, a máquina é capaz de produzir várias bebidas frias durante períodos de demanda fora de pico e armazenar essas bebidas prontas para serem servidas como um lote em um tanque. De preferência, o tanque é isolado do calor e até refrigerado, por exemplo, por meio do fluido de resfriamento.
[0037] Preferencialmente o tanque é fechado por uma válvula de dispensação que pode ser atuada por um operador. A válvula pode ser atuada por uma alavanca de impulso projetada para cooperar com uma caneca de bebida.
[0038] A máquina para preparo de bebidas pode compreender várias unidades de preparação de bebida, conforme descrito acima. Cada uma das unidades pode ser dedicada à preparação de uma bebida específica a fim de evitar contaminação transversal da câmara de mistura ou alternativamente pode preparar a mesma bebida com a vantagem de uma alta entrega de saída.
[0039] A unidade de geração de resfriamento fornece o fluido de resfriamento para a unidade de trocador de calor de cada unidade de preparo de bebidas.
[0040] Geralmente, a unidade de preparo de bebidas compreende: - pelo menos um recipiente para armazenar e dosar o ingrediente de bebida solúvel, e - um suprimento de água quente, e o dito recipiente e o suprimento são configurados para dispensar uma dose de ingrediente de bebida e um volume de água na câmara de mistura de bebida.
[0041] De acordo com uma modalidade, a unidade de preparo de bebida pode ser acoplada a uma máquina para o preparo de bebidas secundária, sendo que a dita máquina secundária dispensa bebidas quentes e a linha de dispensação de bebida quente da máquina secundária pode emergir na câmara de mistura da máquina para preparo de bebidas.
[0042] Nessa modalidade, a mistura de água quente e ingrediente de bebida solúvel pode ser inicialmente pelo menos parcialmente preparada na máquina de preparo de bebidas secundária antes de ser adicionalmente introduzida na câmara de mistura e resfriada no ciclo de recirculação.
[0043] Como resultado, a máquina para preparo de bebidas pode ser usada como um módulo externo adicionado a uma máquina de preparação de bebida quente pré-existente. A montagem da unidade de preparo de bebidas à máquina secundária possibilita a preparação de bebidas frias e atualiza a máquina secundária para permitir fornecer agora bebidas quentes ou frias.
[0044] Em um segundo aspecto, é fornecido um método para o preparo de bebidas a partir de ingrediente de bebida solúvel e água com uma máquina para preparo de bebidas como a descrita acima, que compreende as etapas de: - introduzir uma dose de ingrediente de bebida solúvel e água quente na câmara de mistura de bebida para produzir uma bebida quente, então - circular a bebida quente no ciclo entre a unidade de trocador de calor e a câmara de mistura de bebida e fazer circular o fluido de resfriamento no trocador de calor até que a bebida atinja a temperatura fria necessária, então - opcionalmente armazenar a bebida fria no circuito de bebida, e - dispensar a bebida fria preferencialmente em um tanque.
[0045] De acordo com a modalidade preferencial, as etapas de mistura e circulação são implementadas por meio do mesmo rotor de mistura da câmara de mistura de bebida. De preferência, o rotor de mistura é uma bomba centrífuga.
[0046] De preferência, durante a etapa de mistura, a água é introduzida a uma temperatura de pelo menos 40°C, de preferência, pelo menos 60°C.
[0047] O pó de bebida solúvel pode ser pó de café instantâneo, chocolate em pó, leite em pó, pó de chá instantâneo, um pó de fruta, um pó de sopa ou uma mistura dos mesmos.
[0048] Em um modo do processo, o ingrediente de bebida solúvel pode ser um pó que compreende mais de 20% em peso de açúcar e mais de 20% em peso de gordura. Em particular, o ingrediente de bebida solúvel é um pó de chá de leite, chocolate em pó ou mistura de café instantâneo 3 em 1.
[0049] Em um outro modo do processo, a bebida em pó pode compreender mais que 75% em peso de açúcar. Em particular, o ingrediente de bebida solúvel é chá gelado.
[0050] De preferência, a água quente é introduzida primeiro na câmara de mistura que está antes do ingrediente de bebida solúvel. Consequentemente, o fundo da câmara de mistura é preenchido com água e quando o ingrediente de bebida é adicionalmente introduzido percebe-se um risco menor de bloqueio do impulsor de mistura por um bolo de pó.
[0051] Preferencialmente o rotor de mistura é girado enquanto a água é introduzida, de modo que um vórtice de líquido seja produzido imediatamente.
[0052] De preferência, uma vez que a mistura de água é iniciada e a bomba é totalmente coberta por água, o ingrediente de bebida pode ser adicionalmente introduzido na câmara de mistura.
[0053] De preferência, o fluxo da bebida no circuito é controlado pela bomba, de modo que a dita bomba permaneça sempre imersa em líquido.
[0054] De acordo com a modalidade preferencial, o método é implementado com a segunda modalidade da máquina, sendo que o meio de circulação e o meio de dispensação formam um conjunto, sendo que o dito conjunto consiste em uma trajetória para fluidos de orientação seletiva na saída de bebida da unidade de trocador de calor, sendo que a dita trajetória é projetada para guiar a bebida tanto para a câmara de mistura de bebida quanto para a saída de bebida, dependendo da velocidade da bebida. Nesta máquina, o método compreende as etapas de: - introduzir uma dose de ingrediente de bebida solúvel e água quente na câmara de mistura de bebida para produzir uma bebida quente, e girar rotor de mistura em alta velocidade para circular a bebida quente no ciclo entre a unidade de trocador de calor e a câmara de mistura de bebida até que a bebida atinja a temperatura fria necessária, então - girar o rotor de mistura a uma velocidade mais baixa para dispensar a bebida através da saída de dispensação de bebida.
[0055] A velocidade elevada é ajustada para obter uma velocidade suficiente na trajetória para fluidos de orientação seletiva de modo que a bebida flua de volta para a câmara de mistura de bebida. A baixa velocidade é ajustada de modo que a bebida alcance a segunda saída de bebida na trajetória de orientação seletiva e seja dispensada.
[0056] Alternativamente, o método pode ser implementado com a primeira modalidade da máquina, sendo que o meio de circulação é uma primeira válvula, sendo que a dita primeira válvula é posicionada próxima ao fundo da câmara de mistura de bebida, e o meio de dispensação é uma segunda válvula, sendo que a dita segunda válvula é posicionada próxima ao fundo da unidade de trocador de calor. Nesta máquina, o método compreende as etapas de: - introduzir uma dose de ingrediente de bebida solúvel e água quente na câmara de mistura de bebida e acionar o rotor de mistura para produzir uma bebida quente enquanto se mantém a primeira válvula e a segunda válvula fechadas, então - abrir a primeira válvula e circular a bebida quente no ciclo entre a unidade de trocador de calor e a câmara de mistura de bebida até que a bebida atinja a temperatura fria necessária, então - abrir a segunda válvula para dispensar a bebida.
[0057] Em um terceiro aspecto, é apresentado um método para limpeza de uma máquina de preparo de bebidas como descrita acima e que compreende uma trajetória para fluidos de orientação seletiva, sendo que o dito método compreende as etapas de: - introduzir um líquido de limpeza na câmara de mistura de bebida e girar o rotor de mistura em alta velocidade para circular o líquido de limpeza no ciclo entre a unidade de trocador de calor e a câmara de mistura de bebida, então - girar o rotor de mistura a uma velocidade mais baixa para evacuar a bebida através da saída para dispensação de bebida.
[0058] O líquido de limpeza é geralmente água quente, opcionalmente misturada com um agente de limpeza. A circulação do líquido de limpeza por ciclo fechado em alta velocidade permite a desinfecção das partes internas e a dissolução de quaisquer resíduos nestas partes. Desse modo, a solução para limpeza pode ser evacuada por bombeamento do líquido em uma baixa velocidade. A baixa velocidade é ajustada para que o líquido de limpeza atinja a segunda saída de bebida da trajetória de orientação seletiva.
[0059] Eventualmente, uma outra operação de enxágue somente com água pode ser implementada, sendo que essa operação de enxágue compreende as mesmas etapas de bombeamento em alta velocidade para recirculação e então bombeamento em baixa velocidade para evacuação.
[0060] Os aspectos acima da invenção podem ser combinados em qualquer combinação adequada. Além disso, várias características da presente invenção podem ser combinadas com um ou mais dos aspectos acima para fornecer combinações além daquelas especificamente ilustradas e descritas. Objetivos adicionais e características vantajosas da invenção serão evidentes a partir das reivindicações, da descrição detalhada e dos desenhos anexos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0061] As características e vantagens da invenção serão mais bem compreendidas em relação às seguintes figuras: - a Figura 1 é uma vista esquemática de uma máquina para preparo de bebidas de acordo com uma primeira modalidade da invenção, - a Figura 2a é uma seção longitudinal de uma câmara de mistura de acordo com a primeira modalidade da presente invenção, - a Figura 2b é uma vista extraída dos rotores da câmara de mistura da Figura 2a, - a Figura 2c é uma vista em seção vertical parcial da câmara de mistura da Figura 2a, - a Figura 3 é uma vista em perspectiva da câmara de mistura da Figura 2a, - a Figura 4 é uma vista esquemática de um modo alternativo da primeira modalidade da máquina para preparo de bebidas da Figura 1, - a Figura 5 é uma vista esquemática de uma máquina para preparo de bebidas de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção, - a Figura 6a é uma vista em perspectiva de uma parte da unidade de preparo de bebidas que pode ser implementada na máquina da Figura 5, - A Figura 6b é uma vista superior da unidade da Figura 6a, - as Figuras 6c e 6d são vistas em seção transversal da unidade da Figura 6b tomada ao longo do plano AA e do plano BB, respectivamente, - a Figura 6e é uma vista em perspectiva de seção transversal da Figura 6d, - a Figura 6f é uma vista da peça única de material que compreende a cuba de mistura, uma parte do trocador de calor e a trajetória de fluido de orientação seletiva usada nas Figuras 6a a 6e, - a Figura 7 é uma vista esquemática de uma máquina de preparação de bebida alternativa de acordo com a presente invenção, - a Figura 8 é uma vista esquemática de uma unidade de geração de resfriamento que pode ser usada na máquina de preparo de bebidas da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DOS DESENHOS
[0062] A Figura 1 ilustra uma máquina de preparo de bebidas de acordo com a primeira modalidade da invenção. A máquina para preparo de bebidas compreende uma unidade de preparo de bebidas 2 na qual a bebida quente é preparada e, então, resfriada.
[0063] A unidade de preparo de bebidas 2 compreende uma câmara de mistura de bebida 21 configurada para receber: - uma dose de ingrediente de bebida solúvel a partir de um recipiente de armazenamento e dosagem 24, e - água quente a partir de uma fonte de água quente 25 que compreende um suprimento de água 251, um tanque de aquecimento de água 252 e uma bomba 253.
[0064] A câmara de mistura de bebidas 21 é configurada para misturar a dose de ingrediente de bebida solúvel e água quente para produzir uma bebida quente. Em geral, a câmara compreende um rotor de mistura para agitar e dissolver o ingrediente de bebida em água quente.
[0065] A unidade de preparo de bebidas 2 compreende uma unidade de trocador de calor 22 configurada para trocar calor entre a bebida quente produzida pela câmara de mistura de bebida 21 e um fluido de resfriamento fornecido por uma unidade de geração de resfriamento 1.
[0066] Na modalidade ilustrada, a unidade de geração de resfriamento 1 compreende um tanque de fluido de resfriamento a partir do qual um fluido de resfriamento, tal como propilenoglicol, é bombeado por uma bomba 12 para ser fornecido ao trocador de calor 22 e então fornecido de volta ao tanque de fluido de resfriamento formando um circuito de fluido de resfriamento. Em uma modalidade alternativa, a unidade de geração de resfriamento 1 ilustrada pode ser substituída por uma unidade refrigerada, tal como um compressor a gás, que fornece à unidade de trocador de calor 22 um fluido frio.
[0067] De modo similar, a unidade de preparo de bebidas 2 compreende um circuito de bebida projetado para possibilitar a circulação da bebida em um ciclo entre a unidade de trocador de calor 22 e a câmara de mistura de bebida 21. O circuito compreende uma bomba 23 para circular a bebida no circuito de bebida. O circuito é projetado de modo que a bebida quente seja bombeada a partir da câmara de mistura de bebida, de preferência em seu fundo, e circulada no trocador de calor 22 para trocar calor com o fluido de resfriamento antes de ser fornecida de volta à câmara de mistura 21, de preferência, em seu topo.
[0068] Preferencialmente, o trocador de calor é um trocador de calor de placas, o fluido de resfriamento e a bebida quente circulando em direções opostas.
[0069] A circulação ocorre até que a temperatura desejada da bebida seja alcançada. O sensor de temperatura 27 permite o controle da dita temperatura desejada.
[0070] A unidade de preparo de bebidas 2 compreende duas válvulas 31, 32 para controlar a circulação da bebida na unidade de preparo de bebidas 2.
[0071] Durante o preparo da bebida na câmara de mistura 21, a válvula 31 é fechada de modo a reter o ingrediente de bebida e a água quente por um período suficientemente longo na câmara para obter uma dissolução eficiente. Uma vez que a bebida esteja pronta, ainda quente, a válvula 31 é aberta e a bomba 23 é atuada para circular a bebida quente para o trocador de calor 22. Simultaneamente, a válvula 32 permanece fechada. Após a circulação no trocador de calor e ao sair do trocador de calor, a bebida resfriada é fornecida de volta à câmara de mistura 21 e, enquanto a bomba 23 é atuada, a bebida circula entre a câmara e o trocador de calor.
[0072] Ao longo desta fase de circulação da bebida na unidade de preparo de bebidas 2, a bomba 12 da unidade de geração de resfriamento 1 é atuada para fornecer o fluido de resfriamento ao trocador de calor 22.
[0073] O sensor de temperatura 27 mede a temperatura da bebida no ciclo de circulação. Quando a temperatura requerida é atingida, as bombas 12, 23 são paradas ou suas velocidades são diminuídas. A bebida pode ser dispensada ou pode ser armazenada na câmara de mistura ou no trocador de calor, ou em ambos os dispositivos, antes da bebida ser ordenada e dispensada. Se a bebida fria for armazenada na unidade de preparo de bebidas 2 durante um longo período de tempo, as bombas 12, 23 podem ser acionadas por curtos períodos de tempo para manter a bebida suficientemente fria ou para evitar que ela congele.
[0074] Durante a dispensação, as válvulas 32 e 31 são abertas. A bomba 23 pode ser atuada para empurrar a bebida para fora da câmara de mistura 21 até a válvula de dispensação 32.
[0075] A jusante da válvula 32, um tanque (não representado) pode ser posicionado para armazenar várias bebidas preparadas e fornecer um lote de bebidas para várias dispensações de bebidas.
[0076] Embora a Figura 1 ilustre a presença de uma unidade de preparo de bebidas 2 apenas, a máquina de preparação de bebida pode compreender várias outras unidades de preparo de bebidas 2 semelhantes a fim de preparar diferentes tipos de bebidas a partir de diferentes tipos de ingredientes de bebida estocados no armazenamento e recipientes de dosagem 24. Nesse caso, a máquina pode compreender vários tanques a jusante das válvulas 32 das várias unidades de preparo de bebidas.
[0077] A Figura 2a é uma seção longitudinal de uma câmara de mistura de bebida 21 que pode ser usada na máquina para preparo de bebida da Figura 1.
[0078] A câmara compreende uma cuba 211 definindo um volume interno. O topo da câmara é aberto de modo que o ingrediente de bebida possa ser introduzido através do mesmo por gravidade. A água quente é introduzida através de uma entrada de água 213. Esta entrada preferencialmente introduz água no topo da câmara e ao longo de uma direção tangencial. De modo alternativo, a água pode ser introduzida através da abertura de topo da cuba de mistura.
[0079] Uma bomba centrífuga 23 é posicionada no fundo da câmara. O eixo geométrico de rotação da bomba centrífuga se estende ao longo do eixo geométrico longitudinal XX' da câmara de mistura. O rotor 233 da bomba centrífuga é fixado ao eixo de acionamento 232 de um motor 26 e se estende ao longo de um plano perpendicular ao eixo de acionamento. No fundo, o corpo da câmara projeta o compartimento 231 do rotor da bomba centrífuga. As lâminas do rotor da bomba centrífuga são ilustradas na Figura 2b e são projetadas: - de modo a sugar o líquido presente na câmara ao longo do eixo geométrico do eixo de acionamento e empurrar o dito líquido radialmente para a saída de bomba centrífuga 214, conforme ilustrado na Figura 2c, quando a bomba gira em uma primeira direção (a rotação de bombeamento), e - de modo a agitar o líquido presente na câmara quando a bomba gira na segunda direção (a rotação de não bombeamento).
[0080] A câmara de mistura pode compreender um rotor de agitação adicional 212 fixado ao mesmo eixo de acionamento 232 que a bomba centrífuga. Esse rotor de agitação adicional 212 é posicionado na câmara de mistura fora do compartimento da bomba centrífuga. Este rotor permite a agitação da bebida seja qual for o sentido de rotação do eixo de acionamento. Isso fornece dissolução eficiente do ingrediente de bebida em água quente quando a bebida é mantida na câmara de mistura que é quando a bomba centrífuga é girada em sua direção de não bombeamento.
[0081] Por último, a Figura 2d é uma visão global da câmara de mistura tornando evidente a abertura superior 216 para a introdução de uma dose de ingrediente de bebida, a entrada de água tangencial 213, o conduto 28 fixado à saída de bebida 214 e a entrada de recirculação de bebida 215 possibilitando a introdução de bebida que sai do ciclo de recirculação de volta para a câmara de mistura.
[0082] A Figura 4 ilustra uma máquina de preparo de bebidas, como definida na Figura 1, exceto pelo fato de que ambas as válvulas 31, 32 foram substituídas por uma única válvula de três vias 33.
[0083] A Figura 5 ilustra uma máquina de preparo de bebidas de acordo com a segunda modalidade da invenção. A máquina compreende os mesmos componentes que a máquina ilustrada na Figura 1, exceto pelo fato de que a máquina não compreende as duas válvulas 31, 32 e que a unidade de geração de resfriamento 1 não é detalhada. Esta unidade de geração de resfriamento pode ser de qualquer tecnologia conhecida capaz de fornecer um fluido de resfriamento. De modo geral, esta unidade de geração de resfriamento 1 compreende um circuito de refrigeração 13 tendo um refrigerante circulando no mesmo para gerar refrigeração e geralmente compreende um compressor 131, um condensador 132, um meio de expansão 133 (válvula de expansão ou tubos de capilaridade) e um evaporador 134 para tratar o refrigerante e correspondente ao trocador de calor 22. Esses dispositivos são bem conhecidos na técnica, bem como suas operações, e, portanto, estes elementos não são descritos em detalhes para os propósitos da invenção.
[0084] De acordo com essa segunda modalidade, a máquina compreende uma trajetória para fluidos de orientação seletiva 4 na saída de bebida 221 do trocador de calor. Esta trajetória para fluidos de orientação seletiva 4 fornece as funções de: - possibilitar a circulação da bebida no ciclo entre a câmara de mistura de bebidas 21 e a unidade de trocador de calor 22 através do direcionamento da bebida por uma primeira saída de bebida 421, - ou possibilitar a dispensação da bebida a partir do circuito de bebida por meio do direcionamento da bebida através de uma segunda saída de bebida 422, dependendo da velocidade do líquido de bebida na saída de bebida 221 do trocador de calor.
[0085] De preferência, e conforme ilustrado, a máquina compreende um tanque 5 para armazenar a bebida fria preparada na unidade de preparo de bebidas 2. A saída para dispensação de bebida da unidade de preparo de bebidas é conectada a esse tanque 5. O tanque permite o armazenamento de várias bebidas preparadas e é capaz de responder a uma demanda de várias ordens de dispensação sucessivas rapidamente. O tanque compreende uma válvula de dispensação 33 que pode ser atuada após uma bebida ser ordenada. Por exemplo, a válvula de dispensação 33 pode ser uma alavanca de pressionamento. De preferência, o tanque 5 é refrigerado para manter a bebida fria, preferencialmente por meio do fluido de resfriamento fornecido pela unidade de resfriamento. De preferência, o tanque 5 é dotado de um agitador para evitar um gradiente de temperatura ou uma sedimentação potencial de alguns componentes de bebida. De preferência, o tanque 5 é dotado de um sensor de nível de bebidas para controlar o volume de bebida. Um ciclo de retroalimentação com a unidade de controle de processo da máquina permite a preparação de novas bebidas, se necessário.
[0086] O volume do tanque é ajustado para armazenar uma quantidade suficiente de bebidas de modo a responder a uma demanda máxima, por exemplo, durante os períodos de almoço e jantar. Embora o tanque seja progressivamente esvaziado, a unidade de preparo de bebidas é capaz de preparar novas bebidas simultaneamente. Durante os períodos de baixa demanda, como pela manhã e à tarde, a unidade de preparo de bebidas pode produzir uma quantidade de bebidas suficiente para preencher o tanque 5 antes dos períodos de alta demanda.
[0087] Consequentemente, embora a preparação de cada bebida permaneça longa até a necessidade de resfriar a bebida quente, não há tempo de espera para os clientes tendo em vista que o tanque fornece um lote de bebidas.
[0088] A Figura 6a e sua respectiva 6b, é uma vista em perspectiva, respectivamente uma vista superior, da câmara de mistura de bebida 21, do trocador de calor 22 e da bomba 23 da unidade de preparo de bebidas, que pode ser implementada na máquina da Figura 5.
[0089] A câmara compreende uma cuba 211 que define um volume interno. O topo 216 da câmara é aberto de modo que o ingrediente de bebida e água quente possam ser introduzidos através do mesmo por gravidade.
[0090] Uma bomba centrífuga (não visível) é posicionada no fundo da câmara. O eixo geométrico de rotação da bomba centrífuga se estende ao longo do eixo geométrico longitudinal YY' perpendicular ao eixo geométrico longitudinal XX' da câmara de mistura. O eixo YY' da bomba é orientado horizontalmente. Esta orientação possibilita o posicionamento do motor 26 no lado posterior da máquina em vez de na parte inferior. O rotor da bomba centrífuga é fixado ao eixo de acionamento de um motor 26 e se estende ao longo de um plano perpendicular ao eixo de acionamento. No fundo, o corpo da câmara projeta o compartimento 231 do rotor da bomba centrífuga.
[0091] As lâminas do rotor da bomba centrífuga (não ilustradas) são projetadas de modo a sugar o líquido presente na câmara ao longo do eixo geométrico do eixo de acionamento e empurrar o dito líquido radialmente para a saída de bomba centrífuga 214, quando a bomba gira em uma primeira direção (a rotação de bombeamento).
[0092] A saída da bomba centrífuga é conectada ao trocador de calor 22 através de um conduto 28 para empurrar a bebida quente para dentro do trocador de calor.
[0093] No lado superior do trocador de calor, a saída de bebida do trocador de calor é conectada à abertura superior 216 da câmara por uma trajetória para fluidos de orientação seletiva 4.
[0094] A Figura 6c é uma seção horizontal da Figura 6b ao longo do plano AA mostrando o conduto 28 que liga a saída da bomba centrífuga 214 ao trocador de calor 22. No trocador de calor, a bebida quente troca calor com o fluido de resfriamento circulando ao longo da parede lateral externa 222 do trocador de calor.
[0095] A Figura 6d é uma seção horizontal da Figura 6b ao longo do plano BB mostrando a saída de bebida 221 da unidade de trocador de calor e a trajetória para fluidos de orientação seletiva 4. Esta trajetória é projetada para guiar a bebida para a cuba 211 da câmara de mistura de bebida ou para a saída de dispensação de bebida dependendo da velocidade da bebida.
[0096] Conforme ilustrado na Figura 6a e na Figura 6e, uma vista em perspectiva da Figura 6d, essa trajetória 4 recebe a bebida a partir da saída de bebida 221 da unidade de trocador de calor através de uma entrada de bebida 41 conectada à saída 221 da unidade de trocador de calor.
[0097] A trajetória 4 compreende uma primeira saída de bebida 421 conectada à parede da cuba da câmara de mistura. Essa primeira saída de bebida 421 está voltada para a entrada de bebida 41. Como consequência, um fluxo de bebida que emerge a partir da saída de bebida 221 da unidade de trocador de calor em uma velocidade relativamente alta - geralmente sob a forma de um jato - é direcionado em direção à primeira saída de bebida 421 e flui na cuba da câmara de mistura permitindo a circulação da bebida a partir do trocador de calor para a câmara de mistura.
[0098] A trajetória 4 compreende uma reentrância 43 que se estende para baixo do espaço entre a entrada de bebida 41 e a primeira saída de bebida 421. Além disso, a trajetória 4 compreende uma segunda saída de bebida 422 posicionada no fundo da dita reentrância. Como consequência, um fluxo de bebida que emerge a partir da saída de bebida 221 da unidade de trocador de calor em uma velocidade relativamente baixa, cai suavemente na reentrância 43 da trajetória e sai da trajetória através desta segunda saída de bebida 422 no fundo da reentrância. Essa saída 422 leva à saída de dispensação de bebidas 29 da unidade de preparo de bebidas.
[0099] Nesta modalidade ilustrada, a rotação da bomba centrífuga 23, compreendida entre 10.000 e 13.000 rpm, permite a circulação da bebida em uma velocidade suficiente para criar um jato de bebida que transponha a reentrância 43 da trajetória e alcance a primeira saída de bebida 421 na câmara de mistura.
[00100] Se a dispensação da bebida for desejada, a velocidade da rotação da bomba centrífuga 23 pode ser diminuída para entre 4.000 e 6.000 rpm e, como resultado, a bebida emerge do trocador de calor em uma velocidade mais lenta para que ela caia na reentrância 43 e seja dispensada através da saída 29.
[00101] O controle da circulação ou dispensação da bebida depende da geometria da trajetória, em particular: - a seção da entrada de bebida 41, - a distância entre a entrada de bebida 41 e a primeira saída de bebida 421, de modo que a bebida forme um jato e que esse jato alcance a primeira saída de bebida 421.
[00102] A configuração da unidade de preparo de bebidas que compreende o circuito que integra a unidade de trocador de calor 22, a câmara de mistura de bebida 21, a bomba, a trajetória de orientação seletiva 4 permite a limpeza fácil da máquina de preparação de bebidas sem a necessidade de desmantelar as diferentes partes da máquina. Água quente, opcionalmente misturada com um agente de limpeza, pode ser introduzida na câmara de mistura e circulada em um ciclo fechado através da bomba entre a câmara de mistura e o trocador de calor até que as partes internas sejam limpas e desinfetadas. Em primeiro lugar, a bomba é atuada em velocidade alta para possibilitar a recirculação da solução de limpeza no ciclo fechado, então a velocidade da bomba é reduzida a fim de evacuar a solução de limpeza através da trajetória de orientação seletiva.
[00103] Nessa modalidade ilustrada, a cuba 21 da câmara de mistura 21, o compartimento da bomba, uma parte do trocador de calor 22 e a trajetória 4 são produzidos a partir de uma única peça de material, conforme ilustrado na Figura 6f. Essa modalidade facilita a desmontagem da unidade de preparo de bebidas pelo operador para realização de uma limpeza completa ou uma operação de manutenção.
[00104] A Figura 7 é uma implementação alternativa da máquina para preparo de bebidas da Figura 1 em que a linha de dispensação 31 de uma máquina para preparo de bebidas secundária 3 fornece bebidas quentes preparadas na máquina secundária à câmara de mistura de bebidas 21. Uma vez que a bebida quente é dispensada na câmara de mistura 21, as bombas 23, 12 podem ser acionadas para iniciar o resfriamento da bebida conforme explicado acima em relação à Figura 1.
[00105] Essa implementação pode ser executada com as máquinas de preparação de bebidas das Figuras 3 e 5 também. Qualquer tipo de unidade de geração de resfriamento 1 pode ser usado.
[00106] A Figura 8 é uma vista esquemática de uma unidade de geração de resfriamento 1 que pode ser usada para fornecer o fluido de resfriamento nas máquinas de preparo de bebidas das Figuras 1, 3 e 5.
[00107] A unidade de geração de resfriamento 1 compreende um circuito de refrigeração 13 tendo um refrigerante circulando no mesmo para gerar refrigeração e geralmente compreende um compressor 131, um condensador 132, um meio de expansão 133 (válvula de expansão ou tubos de capilaridade) e um evaporador 134 para tratar o refrigerante. Esses dispositivos são bem conhecidos na técnica, bem como suas operações, e, portanto, estes elementos não são descritos em detalhes para os propósitos da invenção.
[00108] O evaporador 134 é um trocador de calor que permite o resfriamento do fluido de resfriamento que circula no circuito de fluido de resfriamento 15. De preferência, este fluido de resfriamento é propilenoglicol. O fluido de resfriamento é fornecido a partir de um tanque de fluido de resfriamento 11 por uma bomba 14 e fornecido de volta ao tanque de fluido de resfriamento 11 uma vez resfriado pelo trocador de calor 134. O fluido de resfriamento armazenado no tanque de fluido de resfriamento pode ser fornecido por meio de uma bomba 12 ao trocador de calor 22 para resfriar a bebida quente e então fornecido de volta ao tanque de fluido de resfriamento 11.
[00109] Em um modo alternativo (não ilustrado), o circuito de fluido de resfriamento 15 pode ser suprimido e o refrigerante do circuito de refrigeração 13 pode ser fornecido ao trocador de calor 22 para resfriar a bebida quente e então fornecido de volta ao tanque de fluido de resfriamento 11.
[00110] Embora não ilustrado, a invenção refere-se também a máquinas de preparação de bebidas que compreendem a combinação de cada tipo acima de bombas centrífugas (orientadas verticalmente ou horizontalmente) com ambos os tipos diferentes de meios de circulação e dispensação (controladas através de válvulas (conforme ilustrado na primeira modalidade) ou controladas mecanicamente (conforme ilustrado na segunda modalidade)). Além disso, diferentes tipos de unidades de resfriamento podem ser usados indiferentemente com diferentes tipos de bombas e diferentes tipos de meios de circulação e de dispensação.
[00111] A máquina para preparo de bebidas da presente invenção apresenta a vantagem de combinar a função de agitação e dissolução da bebida em preparação e circulação para resfriamento da dita bebida por meio do mesmo dispositivo de bombeamento. Lista de referências nos desenhos: unidade de geração de resfriamento 1 tanque de fluido de resfriamento 11 bomba 12 circuito de refrigeração 13 compressor 131 condensador 132 meio de expansão 133 evaporador 134 bomba 14 circuito de fluido de resfriamento 15 sensor de temperatura 16 unidade de preparação de bebida 2 câmara de mistura de bebida 21 cuba 211 rotor 212 entrada de água 213 saída de bebida 214 entrada de recirculação de bebida 215 abertura superior 216 trocador de calor 22 saída de bebida do trocador de calor 221 parede lateral externa 222 bomba 23 compartimento 231 eixo de acionamento de bomba 232 rotor 233 recipiente de dosagem e armazenamento 24 suprimento de água quente 25 suprimento de água 251 tanque de aquecimento de água 252 bomba 253 motor 26 sensor de temperatura 27 conduto 28 saída para dispensação de bebidas 29 máquina para preparo de bebidas secundária 4 linha de dispensação 31 válvulas 31, 32, 33 trajetória para fluidos de orientação seletiva 4 entrada de bebida 41 primeira saída de bebida 421 segunda saída de bebida 422 reentrância 43 tanque de bebida 5

Claims (15)

1. Máquina para preparo de bebidas (10) configurada para preparar bebidas frias a partir de ingredientes de bebida solúveis e água, sendo que a dita máquina compreende: - uma unidade de geração de resfriamento (1) para fornecer um fluido de resfriamento, e - pelo menos uma unidade de preparo de bebidas (2) que compreende: . uma câmara de mistura de bebida (21) configurada para misturar um ingrediente de bebida solúvel e água quente para produzir uma bebida quente, sendo que a dita câmara compreende um rotor de mistura, e . uma unidade de trocador de calor (22) configurada para trocar calor entre a bebida produzida pela câmara de mistura de bebida e o fluido de resfriamento fornecido pela unidade de geração de resfriamento, a máquina caracterizada pelo fato de que compreende ainda: . um circuito de bebidas que compreende a unidade de trocador de calor (22) e a câmara de mistura de bebida (21), sendo que o dito circuito é projetado para possibilitar a circulação da bebida em um ciclo fechado entre a câmara de mistura de bebida e a unidade de trocador de calor, e o dito circuito compreende uma bomba (23) para a circulação da bebida no circuito de bebida, e . um meio de circulação (31, 4) adaptado para permitir a circulação da bebida no ciclo fechado entre a câmara de mistura de bebida e a unidade de trocador de calor, e . um meio de dispensação (32, 4) adaptado para permitir a dispensação da bebida a partir do circuito de bebida através de uma saída de dispensação de bebida.
2. Máquina para preparo de bebidas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o rotor de mistura da câmara de mistura de bebida ser a bomba (23) para circular a bebida no circuito de bebida.
3. Máquina para preparo de bebidas, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de o rotor de mistura ser uma bomba centrífuga posicionada no fundo da câmara de mistura.
4. Máquina para preparo de bebidas, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de: - a câmara de mistura (21) compreender uma saída de bebida (214) orientada perpendicularmente ao eixo geométrico de rotação da bomba centrífuga, e - o fundo do corpo da câmara ser projetado para formar o compartimento (231) da bomba centrífuga (23) e para circundar o rotor (232) da bomba centrífuga.
5. Máquina para preparo de bebidas, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de: - o meio de circulação (31) ser uma primeira válvula, sendo que a dita primeira válvula é posicionada próxima ao fundo da câmara de mistura de bebida, e - o meio de dispensação (32) ser uma segunda válvula, sendo que a dita segunda válvula é posicionada próxima ao fundo da unidade de trocador de calor.
6. Máquina para preparo de bebidas, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de o meio de circulação e o meio de dispensação formarem um conjunto que consiste em uma trajetória de fluido de orientação seletiva (4) na saída de bebida (221) da unidade de trocador de calor, sendo que a dita trajetória é projetada para guiar a bebida para a câmara de mistura de bebida ou para a saída de dispensação de bebida, dependendo da velocidade da bebida.
7. Máquina para preparo de bebidas, de acordo com a reivindicação precedente, caracterizada pelo fato de a trajetória de fluido de orientação seletiva (4) compreender: - uma entrada de bebida (41) conectada à saída da unidade de trocador de calor, - uma primeira saída de bebida (421) conectada à parede da câmara de mistura, sendo que a dita primeira saída de bebida está voltada para a entrada de bebida, - uma reentrância (43) que se estende para baixo do espaço entre a entrada de bebida e a primeira saída de bebida, - uma segunda saída de bebida (422) posicionada no fundo da dita reentrância e conectada à saída para dispensação de bebida.
8. Máquina para preparo de bebidas, de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracterizada pelo fato de: - o trocador de calor (22) ser um trocador de calor de placas, sendo que o dito trocador de calor de placas compreende pelo menos uma placa projetada com uma trajetória para circulação de bebida, e - a dita placa, sendo que a trajetória para fluidos de orientação seletiva e a câmara de mistura são formadas a partir de uma única peça de material.
9. Máquina para preparo de bebidas, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de compreender um tanque (5) para armazenar a bebida fria preparada na unidade de preparo de bebidas (2) e em que a saída para dispensação de bebidas (29) do circuito de bebida é conectada ao dito tanque.
10. Máquina para preparo de bebidas, de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de a unidade de preparo de bebidas (2) compreender: - pelo menos um recipiente (24) para armazenar e dosar o ingrediente de bebida solúvel, e - um suprimento de água quente (25), sendo que o dito recipiente e o suprimento são configurados para dispensar uma dose de ingrediente de bebida e água na câmara de mistura de bebida.
11. Máquina para preparo de bebidas, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de a dita máquina compreender várias unidades de preparo de bebidas (2).
12. Máquina para preparo de bebidas, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizada pelo fato de a unidade de preparo de bebida (2) ser acoplada a uma máquina para preparo de bebidas secundária (3), sendo que a dita máquina de preparo de bebidas secundária dispensa bebidas quentes e em que a linha de dispensação de bebida quente (31) da máquina secundária emerge na câmara de mistura (21) da máquina para preparo de bebidas.
13. Método para preparar bebidas frias a partir de um ingrediente de bebida solúvel e água com uma máquina para preparo de bebidas, como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado por compreender as etapas de: - introduzir uma dose de ingrediente de bebida solúvel e água quente na câmara de mistura de bebida para produzir uma bebida quente, e então - circular a bebida quente no ciclo entre a unidade de trocador de calor e a câmara de mistura de bebida e fazer circular simultaneamente o fluido de resfriamento no trocador de calor até que a bebida atinja a temperatura fria necessária, e então - opcionalmente armazenar a bebida fria no circuito de bebida, e - dispensar a bebida fria preferencialmente em um tanque.
14. Método, de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato da máquina compreender o meio de circulação e o meio de dispensação formando um conjunto, sendo que o dito conjunto consiste em uma trajetória de fluido de orientação seletiva (4) na saída de bebida da unidade de trocador de calor, sendo que a dita trajetória é projetada para guiar a bebida para a câmara de mistura de bebida (21) ou para a saída de dispensação de bebida (29), dependendo da velocidade da bebida, sendo que o dito método compreende as etapas de: - introduzir uma dose de ingrediente de bebida solúvel e água quente na câmara de mistura de bebida para produzir uma bebida quente, e girar o rotor de mistura em alta velocidade para circular a bebida quente no ciclo entre a unidade de trocador de calor e a câmara de mistura de bebida até que a bebida atinja a temperatura fria necessária, então - girar o rotor de mistura a uma velocidade mais baixa para dispensar a bebida através da saída para dispensação de bebida.
15. Método para limpeza de uma máquina de preparo de bebida, como definido em qualquer uma das reivindicações 6 a 8, caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: - introduzir um líquido de limpeza na câmara de mistura de bebida e girar o rotor de mistura em alta velocidade para circular o líquido de limpeza no ciclo entre a unidade de trocador de calor e a câmara de mistura de bebida, então - girar o rotor de mistura a uma velocidade mais baixa para evacuar a bebida através da saída de dispensação de bebida.
BR112019010296-5A 2016-12-29 2017-11-24 Máquina para preparo de bebidas frias e método para preparar bebidas frias BR112019010296B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP16207269 2016-12-29
EP16207269.8 2016-12-29
EP17194376.4 2017-10-02
EP17194376 2017-10-02
PCT/EP2017/080361 WO2018121944A1 (en) 2016-12-29 2017-11-24 Cold beverages preparation machine

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019010296A2 BR112019010296A2 (pt) 2019-09-03
BR112019010296B1 true BR112019010296B1 (pt) 2023-04-18

Family

ID=60450677

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112019010296-5A BR112019010296B1 (pt) 2016-12-29 2017-11-24 Máquina para preparo de bebidas frias e método para preparar bebidas frias

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP3562359B1 (pt)
JP (1) JP7058653B6 (pt)
CN (1) CN109982618B (pt)
AU (1) AU2017387345B2 (pt)
BR (1) BR112019010296B1 (pt)
MX (1) MX2019005844A (pt)
PH (1) PH12019550082A1 (pt)
WO (1) WO2018121944A1 (pt)
ZA (1) ZA201903263B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20210338003A1 (en) * 2018-07-24 2021-11-04 Societe Des Produits Nestle S.A. Beverage preparation method
JP2022502206A (ja) * 2018-10-02 2022-01-11 ジェイムズ・フィンレイ・リミテッドJames Finlay Limited 飲料を製造する方法および装置
WO2020173722A1 (en) * 2019-02-25 2020-09-03 Société des Produits Nestlé S.A. Cold beverage dispensing system
IT202100007328A1 (it) * 2021-03-25 2022-09-25 Simonelli Group Spa Sistema per l’erogazione del caffè.

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5912711Y2 (ja) * 1979-01-11 1984-04-16 富士電機株式会社 飲料自動販売機のミキシング装置
JPH0546148Y2 (pt) * 1987-03-05 1993-12-01
US4919041A (en) * 1988-12-22 1990-04-24 Miller Harold F Brewing and dispensing system and method for iced tea
JP3039184B2 (ja) * 1993-03-18 2000-05-08 松下電器産業株式会社 電気ジャーポット
JPH10276738A (ja) * 1997-03-31 1998-10-20 Sigma Sci Kk 健康飲料の製造方法
CN2302737Y (zh) * 1997-07-30 1999-01-06 赵琦 多功能电子冰热饮料器
DE602007001147D1 (de) * 2007-03-06 2009-07-02 Nestec Sa System zur Herstellung eines Getränkes aus einer Kapsel und Verfahren
DE102008021777A1 (de) * 2008-04-30 2009-11-05 Eugster/Frismag Ag Verfahren zur Herstellung eines Getränks sowie Getränkezubereitungsvorrichtung zur Ausübung des Verfahrens
IT1403653B1 (it) * 2011-01-25 2013-10-31 Imper Spa Macchina erogatrice di bevande calde e fredde
CN106028884A (zh) * 2014-02-28 2016-10-12 雀巢产品技术援助有限公司 用于提供冷饮料的饮料系统
CH709458B1 (de) * 2014-04-01 2018-06-29 Schaerer Ag Kaffeemaschine sowie Verfahren zum Betrieb einer solchen Kaffeemaschine.

Also Published As

Publication number Publication date
JP2020503089A (ja) 2020-01-30
MX2019005844A (es) 2019-10-02
JP7058653B2 (ja) 2022-04-22
JP7058653B6 (ja) 2022-08-01
EP3562359A1 (en) 2019-11-06
CN109982618B (zh) 2022-02-08
EP3562359B1 (en) 2020-12-23
CN109982618A (zh) 2019-07-05
AU2017387345A1 (en) 2019-05-30
PH12019550082A1 (en) 2020-02-10
WO2018121944A1 (en) 2018-07-05
AU2017387345B2 (en) 2023-04-13
BR112019010296A2 (pt) 2019-09-03
ZA201903263B (en) 2021-01-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112019010296B1 (pt) Máquina para preparo de bebidas frias e método para preparar bebidas frias
EP2590515B1 (en) Machine for producing and dispensing products such as ice creams, granita or frozen beverages
US20220287344A1 (en) Device for preparation of gelatin-based products
EP3434112B1 (en) Machine and method for making and dispensing liquid, semi-liquid and/or semi-solid food products
JP7365404B2 (ja) 混合チャンバを有する飲料装置
JP2024009955A (ja) 1杯分の冷凍菓子を提供するためのシステム
BRPI0806442A2 (pt) Dispositivo e método para refrigerar bebidas
PT89377B (pt) Processo para a producao de uma bebida de cafe reconstituido e aparelho para a realizacao deste processo
US20160114297A1 (en) Chilled beverage dispensing machine
US11700864B2 (en) Methods for preparation of gelatin-based products
JP2009219745A (ja) 飲料ディスペンサ
WO2024061941A1 (en) Beverage dispenser
WO2020239406A1 (en) Apparatus and method for preparing an iced tea or coffee beverage
EP3064470A1 (en) Beverage dispenser for preparing cold beverages
KR101269434B1 (ko) 냉각 공기 공급구조를 갖는 아이스크림의 냉각 실린더 및 이를 구비하는 아이스크림 제조 장치
JP7221311B2 (ja) 高温飲料又は冷凍飲料又は氷飲料を製造する装置
CA3142186C (en) Apparatus and method for preparing an iced tea or coffee beverage
JPH0858892A (ja) 飲料用ディスペンサ

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: SOCIETE DES PRODUITS NESTLE S.A. (CH)

B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/11/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS