BR112019009314B1 - Máscara para olho e conjunto compreendendo a mesm - Google Patents
Máscara para olho e conjunto compreendendo a mesm Download PDFInfo
- Publication number
- BR112019009314B1 BR112019009314B1 BR112019009314-1A BR112019009314A BR112019009314B1 BR 112019009314 B1 BR112019009314 B1 BR 112019009314B1 BR 112019009314 A BR112019009314 A BR 112019009314A BR 112019009314 B1 BR112019009314 B1 BR 112019009314B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- mask
- main body
- removable member
- base
- reservoir
- Prior art date
Links
Abstract
A invenção refere-se a uma máscara para os olhos adaptada para cobrir os olhos e as pálpebras de um usuário. A máscara compreende um corpo principal (1) compreendendo meios de aquecimento elétrico (14) e uma bateria (15) configurada para fornecer os meios de aquecimento elétricos (14) e um membro removível (2) ligado de maneira removível ao corpo principal (1). O membro removível compreende uma parede formando um reservatório fornecido com orifícios de retenção adaptados para reter um líquido, em particular água, sob o efeito da tensão superficial entre o dito líquido e as paredes dos orifícios. A invenção também se refere a um método para usar a dita máscara.
Description
[0001] A presente invenção diz respeito a uma máscara para olhos, configurada para cobrir os olhos e as pálpebras de um usuário, para agir contra a secura dos olhos melhorando a qualidade do filme lacrimal que cobre a córnea do olho.
[0002] O filme lacrimal presente na córnea do olho compreende várias camadas sucessivas incluindo uma camada chamada de camada aquosa e lipídica ou oleosa constituída por lipídios complexos (meibum) secretados pelas glândulas situadas na borda das pálpebras, as glândulas meibomianas).
[0003] A camada lipídica constitui a camada mais externa do filme lacrimal e previne a rápida evaporação da água contida nas lágrimas. A disfunção das glândulas meibomianas pode resultar em secreções mais espessas que o normal as quais bloqueiam as glândulas, prevenindo assim a liberação destas secreções no filme lacrimal.
[0004] Isto causa uma sensação de secura do olho, de presença de um corpo estranho (sensação de “grão de areia”), inflamação das pálpebras, inchaço das glândulas, e/ou visão perturbada.
[0005] O desbloqueio das glândulas meibomianas pode ser obtido sob efeito de calor, as secreções lipídicas que estão sendo processadas em fluido e líquido sob efeito do calor. Um resultado ótimo é alcançado sob o efeito de ar quente (a aproximadamente 50°C) saturado com vapor d’água. Uma duração suficiente é, assim, requerida, da ordem de 10 minutos, em ar quente saturado, para se obter um bom resultado.
[0006] O documento EP2961363 apresenta um dispositivo terapêutico do tipo máscara para olho compreendendo um material de mudança de fase tornando possível manter uma temperatura suficiente para o dispositivo para a duração do tratamento, e um reservatório de água.
[0007] Entretanto, o dito dispositivo apresenta um certo número de restrições para o uso. Deve ser aquecido antes de seu uso a fim de liquefazer o material de mudança de fase, que pode demorar e consumir uma grande quantidade de energia. Além disso, o controle da temperatura em todo o aplicativo da máscara está imperfeito. A água que é carregada também deve ser aquecida, e a energia necessária para seu aquecimento pode ser maior. Além disso, o preenchimento do dispositivo com água, que emprega membros porosos, pode ser simplificado. Por fim, o dito dispositivo está obscurecendo, e não possibilita que o usuário veja durante sua aplicação.
[0008] A presente invenção é direcionada a resolver ao menos uma das desvantagens acima mencionadas.
[0009] Desse modo, a invenção refere-se a uma máscara para olho adaptada para cobrir os olhos e as pálpebras de um usuário. A máscara compreende um corpo principal compreendendo meios de aquecimento elétrico e uma bateria configurada para fornecer meios de aquecimento elétrico, e um membro removível ligado de maneira removível ao corpo principal. O membro removível compreende uma parede formando um reservatório fornecido com orifícios de retenção adaptados para reter um líquido, em particular água, sob o efeito da tensão superficial entre o dito líquido e as paredes dos orifícios. A parede formando um reservatório é configurado de maneira vantajosa para circundar os olhos de um usuário usando a dita máscara.
[0010] A máscara fornecida na invenção possibilita assim o tratamento de olhos secos descongestionando as glândulas meibomianas, de uma maneira fácil e autônoma. O usuário de uma bateria possibilita o aquecimento e/ou manutenção da temperatura do ar presente em uma máscara, em particular durante o uso da máscara por um usuário, sem a máscara sendo ligada a uma fonte externa de energia. O membro removível formando um reservatório para segurar água sob o efeito da tensão superficial torna isto possível, após fácil preenchimento, para carregar na máscara uma quantidade suficiente de água (ou outro líquido ou solução) para saturar o ar presente na máscara com vapor para a duração do aplicativo. A configuração particular do reservatório para o líquido (geralmente água) empregando orifícios retendo água sob o efeito da tensão superficial entre a água e a parede daqueles orifícios possibilita um controle preciso da quantidade de água carregada na máscara no início da aplicação. A configuração da parede formando um reservatório fornece uma boa distribuição do líquido armazenado (geralmente água) ao redor dos olhos do usuário, e possibilita que o ar saturado uniformemente seja obtido na máscara. Também aumenta a liberação na frente dos olhos do usuário, permitindo que o usuário pisque quando usa a máscara.
[0011] O membro removível pode compreender uma primeira parte compreendendo a parede formando um reservatório, e uma segunda parte fornecendo uma estanqueidade ao ar com a face de um usuário usando a dita máscara.
[0012] A primeira parte e a segunda parte podem ser constituídas por peças diferentes, a primeira parte sendo constituída de um material que é plástico, e a segunda parte sendo formada de um material que é elástico.
[0013] O membro removível ou parte é vantajosamente estanque ao ar em relação a uma parede interna do corpo principal, de maneira que forme um volume na frente dos olhos do usuário que é vedada ao ar.
[0014] A segunda parte do membro removível pode, além disso, fornecer estanqueidade ao ar em relação a uma parede interna do corpo principal.
[0015] Em uma modalidade da máscara, os orifícios de retenção são configurados em termos de tamanho e número para reter entre 0,5 g e 1,5 g de água, e preferivelmente entre 0,7 g e 1 g de água.
[0016] Em uma máscara de acordo com uma variante preferida da invenção, quando o membro removível é ligado ao corpo principal, a parede formando um reservatório está em contato com uma superfície interna do corpo principal, os meios de aquecimento sendo configurados de maneira que aqueça a dita superfície interna.
[0017] O membro removível pode ser ligado ao corpo principal pela combinação de forma entre a superfície interna do corpo principal e uma superfície externa da parede formando um reservatório.
[0018] Uma máscara de acordo com uma modalidade da invenção pode compreender ao menos um sensor de temperatura e ao menos um meio para regular o fornecimento de meios de aquecimento por bateria, o sensor de temperatura e os meios de regulação sendo ligados.
[0019] A invenção também se refere a um conjunto compreendendo uma máscara conforme descrito anteriormente e uma base adaptada para receber o corpo principal da dita máscara e fornecer, a este, eletricidade para recarregar a bateria do mesmo.
[0020] O dito conjunto pode ser configurado de maneira que o fornecimento de eletricidade do dito corpo principal possibilite, além disso, o aquecimento dos meios de aquecimento sem que estes sejam fornecidos pela bateria, quando o dito corpo principal é recebido na base.
[0021] A base pode compreender uma cavidade oca para receber o corpo principal da máscara, a dita cavidade oca tendo uma forma prevenindo que o corpo principal da máscara seja recebido na dita base quando o membro removível é ligado ao dito corpo principal.
[0022] A base pode compreender um alojamento configurado para receber o membro removível.
[0023] O conjunto pode compreender adicionalmente um receptáculo adaptado para receber o membro removível para preencher a dita parede formando um reservatório, a base compreendendo adicionalmente meios para receber o receptáculo quando o dito receptáculo está vazio.
[0024] O corpo principal da máscara ou a base pode compreender meios de comunicação com fio ou sem fio adaptados para se comunicar com um sistema remoto.
[0025] Por fim, a invenção refere-se a um método para usar uma máscara conforme descrito acima, o método compreendendo: - preencher com líquido os orifícios da parede formando um reservatório; - ligar o membro removível ao corpo principal; - fornecer os meios de aquecimento por bateria; - regular o fornecimento dos meios de aquecimento para todo ou parte de um então chamado período de aplicação, a fim de manter o ar contido em um espaço interno da máscara dentro de uma faixa de temperatura predefinida para todo ou parte do período de aplicação.
[0026] Ainda outras particularidades e vantagens da invenção aparecerão na seguinte descrição.
[0027] Nos desenhos que acompanham, dados por meio de exemplos não limitantes: - A figura 1 apresenta uma máscara de acordo com uma modalidade, em uma vista diagramática em três dimensões; - A figura 2 apresenta uma vista detalhada do membro removível da máscara da figura 1, em uma primeira vista diagramática em três dimensões; - A figura 3 apresenta uma vista detalhada do membro removível da máscara da figura 1, em uma segunda vista diagramática em três dimensões; - A figura 4 apresenta um diagrama, em uma vista em três dimensões, de um conjunto de acordo com uma modalidade da invenção da máscara da figura 1 e uma base; - A figura 5 apresenta uma vista diagramática em três dimensões do conjunto da figura 4, a base recebendo em particular os membros constituindo a máscara.
[0028] A figura 1 apresenta uma máscara de acordo com uma modalidade da invenção. A máscara compreende um corpo principal 1. Como é uma máscara para o olho, o corpo principal 1 tem uma forma geral adaptada para conformar a forma e para cobrir a zona facial compreendendo os olhos de um usuário. O corpo principal pode, assim, compreender uma estrutura 11 circundando uma zona frontal 12. A zona frontal pode ser transparente. Pode ser formada, por exemplo, a partir de policarbonato ou de vidro, de maneira a possibilitar que o usuário da máscara veja durante sua aplicação. A estrutura 11 pode, por exemplo, ter um corte inferior 13 para a passagem do nariz do usuário. O corpo principal forma um volume interno, correspondendo ao volume interno da máscara, na qual a obtenção de ar saturado com vapor de um líquido (tipicamente água) é solicitado durante o uso da máscara, isto significa dizer durante um período de aplicação.
[0029] O corpo principal compreende meios de aquecimento elétrico 14, tipicamente compreendendo resistores, que podem ser energizados por uma bateria 15 compreendida no corpo principal. A bateria pode, em particular, ser disposta na zona superior da estrutura 11. Como os meios de aquecimento 14 e a bateria 15 estão dentro do corpo principal, estes são representados diagramaticamente nas linhas tracejadas na figura 1 com interesse de entendimento apropriado da invenção.
[0030] A bateria é vantajosamente removível em relação ao corpo principal 1, a fim de ser capaz de ser substituído se necessário por uma bateria ou uma bateria nova, por exemplo, em caso de mal funcionamento. Pode, por exemplo, ser acessível através de um alçapão fornecido na superfície do corpo principal 1.
[0031] Os meios de aquecimento 14 são vantajosamente distribuídos na periferia de uma superfície interna do corpo principal 1. A fim e possibilitar que estes sem aquecidos com energia suficiente para evaporar uma quantidade de água possibilitando que o ar incluído na máscara seja saturado por um tempo suficiente (por exemplo, da ordem de 10 minutos), baterias de lítio recarregáveis são empregadas de maneira vantajosa.
[0032] O corpo principal também pode compreender ao menos um sensor de temperatura tornando possível medir a temperatura do ar dentro da máscara. O sensor de temperatura ou sensores são ligados aos meios de aquecimento, através de um sistema de regulação de temperatura programável, a fim de possibilitar a regulação da temperatura durante o tratamento.
[0033] O corpo principal 1 também pode suportar meios possibilitando que a máscara seja segurada na posição durante seu uso. Uma cinta elástica pode ser empregada com sucesso para o dito propósito. A cinta elástica é dimensionada para passar ao redor da cabeça do usuário quando a máscara é usada.
[0034] A máscara também compreende um membro removível 2. O membro removível 2 pode ser anexado ao corpo principal 1 ou ser separado dele. Na modalidade representada aqui, o membro removível tem uma função dupla de vedação e como um reservatório de líquido.
[0035] Mais especificamente, no exemplo representado, o membro removível 2 compreende uma primeira parte 3 tendo a função de um reservatório, e uma segunda parte 4 fornecendo a função de vedação ou funções. A primeira parte 3 e a segunda parte 4 pode ser constituída por peças diferentes, ligadas juntas. Em particular, a segunda parte 4 pode ser moldada na primeira parte 3.
[0036] A função de reservatório é fornecida por uma parede 31 no membro removível 2. A parede 31 é fornecida com as aberturas 32. As aberturas 32 são, na modalidade representada, furos de passagem que se estendem através da parede 31. Estes orifícios podem ter várias formas. Mesmo assim, os furos redondos (formando os orifícios 32 na parede 31 que tem a forma de um sólido cilíndrico de revolução) pode vantajosamente ser empregado, conforme representado nas figuras 2 e 3, em particular. Os ditos orifícios podem facilmente ser obtidos no contexto de produção em escala industrial, em particular por moldagem direta ou por perfuração. Além disso, os furos redondos são fáceis de limpar. Por fim, estes limitam a perda na rigidez do membro no qual são perfurados (comparado com os furos de outras geometrias).
[0037] Os orifícios 32 são dimensionados de maneira que possibilitem facilmente a penetração de água ali quando o membro removível 2 ou ao menos a primeira parte 3 do membro removível 2 compreendendo os orifícios 32 é imerso, enquanto possibilita que a água (ou outro líquido) seja retido sob o efeito da tensão superficial criada com as paredes dos orifícios 32, quando o membro removível é emergido. No caso dos furos redondos, o diâmetro dos orifícios 32 pode ser compreendido entre 1,00 e 1,50 mm, sendo possível, por exemplo, para todos os orifícios ter um diâmetro médio de 1,30 mm.
[0038] Além disso, o número de orifícios é adaptado de maneira que o reservatório compreende líquido suficiente (geralmente água) para assegurar a presença de ar saturado com vapor daquele líquido na máscara por todo o período de aplicação predefinido para a máscara, sem, entretanto, que a quantidade de líquido seja excessiva o que renderia na dificuldade de evaporação e no maior consumo de energia, de maneira que seria complexo equipar a máscara sem uma bateria de capacidade suficiente.
[0039] Desse modo, o tamanho e o número de orifícios de retenção ode água podem, por exemplo, ser configurados para reter entre 0,3 g e 2,5 g de água e preferencialmente de 0,5 g e 1,5 g de água, e ainda mais preferencialmente entre 0,7 g e 1 g de água (ou de outro líquido tendo propriedades físicas idênticas ou análogas, em particular, em relação à sua massa e as forças de tensão superficial criadas em relação às paredes dos orifícios).
[0040] A quantidade de água para reter, é claro, depende da quantidade de ar segurado dentro da máscara durante seu uso e será assim configurada de acordo com o volume interno da máscara. Se um volume interno de ar aprisionado na máscara na ordem de 150 ml é considerado, a quantidade de água necessária para sua saturação em uma temperatura de 50° C é de 0,0125 g, iniciando pelo ar completamente seco. Desse modo, a quantidade de água requerida é pequena. Entretanto, uma quantidade maior de água deve, porém, ser carregada para possibilitar o controle apropriado da evaporação durante o uso da máscara. Os testes têm mostrado que usando uma quantidade de água menor eu 0,5 g, foi difícil de controlar a evaporação durante a aplicação da máscara, que demora aproximadamente dez minutos, de maneira que a parte formando um reservatório pode se tornar inteiramente vazia e seca ao final do período de aplicação, que não é desejável para um resultado ótimo.
[0041] Na modalidade exemplar representada, a máscara compreende 510 orifícios 32 tendo um diâmetro médio de 1,30 fornecido em uma parede de espessura média compreendida entre 1,10 e 2,15 mm.
[0042] Considerando, assim, que a quantidade máxima de água para carregar é essencialmente limitada pela quantidade de energia necessária para sua evaporação, é possível empregar um membro para formar um reservatório capaz de carregar apreciavelmente mais água que a massa de 0,5 g prevista, por exemplo de até 1,5 g, para um volume interno da máscara em uso da ordem de 150 ml.
[0043] Foi descoberto, além disso, que um membro formando um reservatório conforme descrito com referência aos desenhos em anexo, e compreendendo orifícios 32 possibilitando o armazenamento de um máximo de 1,5 g de água, quando o dito membro formando um reservatório é manipulado vagarosamente e sem sacudir, pode reter entre 0,7 e 1 g de água quando é manipulado sem qualquer precaução especial, ou levemente seco, que corresponde a uma quantidade ideal de água (ou de líquido) para carregar para a máscara tendo um volume interno da ordem de 150 ml.
[0044] Em relação à energia para fornecer durante o uso da máscara para a evaporação da água e a saturação do ar presente na máscara, pode ser considerado que três quartos da energia fornecida saem como perdas de calor para os arredores. Considerando que 0,5 g de água deve ser evaporada, dez minutos de aquecimento em aproximadamente 8 Watts fornece 4,8 kJ, que é aproximadamente quatro vezes a energia necessária para a evaporação de 0,5 g de água. Isto compensa as perdas antecipadas.
[0045] É claro que, de acordo com a quantidade de água para evaporar, que depende da quantidade de ar mantido dentro da máscara, a energia requerida pode ser aproximada de maneira similar, e consequentemente adaptada. Na prática, a regulagem de temperatura é realizada, de maneira que mantenha o ar contido na máscara em uma temperatura compatível ou dentro de uma faixa de temperaturas compatíveis, por exemplo, compreendida entre 35° C e 50° C e preferencialmente compreendida entre 38° C e 48° C, em toda a aplicação da máscara. O vapor/ temperatura do ar interno a poucos milímetros na frente da córnea é de maneira ideal aproximadamente 40° C durante o tratamento. A eficácia do tratamento depende não apenas do vapor/temperatura do ar, mas também do nível de saturação e movimento do ar dentro do sistema (movimento do vapor/ mistura de ar).
[0046] A regulação da temperatura pode ser obtida por uma regulação da energia do fornecimento para os meios de aquecimento 14. A regulação da energia pode consistir na aplicação de uma energia compatível, ou na ativação cíclica e no desligamento dos meios de aquecimento 14 ao longo do tempo. Além disso, a energia de aquecimento é limitada, independentemente da regulação, por questões de segurança do usuário (por exemplo, a fim de evitar qualquer risco de queimadura).
[0047] O membro removível 2 é conformado para circundar os olhos do usuário. Em particular, a parede 31 do membro removível 2 pode ser conformada para se estender substancialmente ortogonalmente em relação à face do usuário usando a máscara. O membro removível 2 pode ter uma forma externa, ao menos sobre uma porção, uma parte combinando com a forma interna do corpo principal 1, de maneira que seja capaz de ser recebido ali e ligado por combinação da forma ou encaixe de inserção. A porção tendo a dita combinação de forma é preferencialmente a porção da parede 31 compreendendo os orifícios 32. Esta porção do membro removível 2 compreendendo os orifícios 32 correspondendo a uma porção 33 que é distal em relação à face de um usuário usando a máscara.
[0048] A primeira parte 3 do membro removível 2 pode ser feita de material elástico, que é preferencialmente rígido o suficiente para fornecer boa estabilidade da primeira parte, quer dizer uma pequena deformação quando a máscara é aplicada a face de um usuário.
[0049] No exemplo representado aqui, os orifícios 32 são distribuídos sobre a parede 31, de maneira que o líquido possa ser armazenado de uma maneira que seja distribuído ao redor dos olhos do usuário. Em particular, os orifícios 32 podem ser distribuídos em quatro grupos de orifícios sobre a parede 31, isto é, um grupo superior na parte de topo do membro removível 2, um grupo inferior na parte de fundo do membro removível 2, um primeiro grupo lateral situado na porção lateral direita (isto é, a direita do usuário usando a máscara) do membro removível 2 e um segundo grupo lateral situado na porção lateral esquerda (isto é, a esquerda do usuário usando a máscara) do membro removível 2.
[0050] A distribuição dos orifícios ao redor dos olhos do usuário tem várias vantagens. Esta configuração aumenta a liberação na frente dos olhos do usuário, permitindo que o usuário pisque quando usa a máscara. O piscar aumenta o efeito do ar quente saturado em relação ao desbloqueio das glândulas meibomianas.
[0051] Devido ao fato de a parede da máscara situada na frente dos olhos do usuário não ser usada como reservatório, esta parede pode ser dedicada a outras funções. Por exemplo, uma parede transparente pode manter uma visão clara durante o uso da máscara.
[0052] Além disso, os meios de aquecimento são distribuídos na periferia da superfície interna do corpo principal 1, para aquecer o líquido contido nos orifícios 32 pela condução de calor. Esta configuração da máscara, assim como a posição da bateria na zona superior da estrutura 11 reduz o peso cantilever da máscara (em outras palavras, a maioria do peso da máscara está na proximidade da face do usuário quando a máscara é usada). Isto melhora o conforto para o uso da máscara.
[0053] Uma distribuição em vários grupos, por exemplo, em quatro grupos de orifícios conforme descrito acima, por exemplo, possibilita que os orifícios sejam produzidos por grupos, na fabricação do membro removível 2. Tipicamente, os orifícios de um mesmo grupo podem ser orientados em linha com eixos que são paralelos um ao outro. A orientação corresponde a direção geral de extensão do orifício, quer dizer, por exemplo, o eixo principal do cilindro se o orifício tem uma forma substancialmente cilíndrica.
[0054] No caso dos quatro grupos definidos acima, os orifícios dos grupos superior e inferior capazes de ser orientados em uma primeira direção e os orifícios dos grupos laterais podem ser orientados em uma segunda direção.
[0055] A primeira e a segunda direções podem estar em um certo ângulo em relação uma a outra.
[0056] No caso dos orifícios 32 obtidos na moldagem da primeira parte 3, a orientação dos orifícios é definida pelos pinos cilíndricos passando através do volume do leve. Em um contexto industrial, estes pinos são paralelos um ao outro para um mesmo grupo de orifícios. Os grupos de orifícios podem ser separados por zonas sólidas 38, que facilitam a colocação no lugar das ferramentas na moldagem da primeira parte 3, sem degradar muito a distribuição na máscara da água para evaporar.
[0057] Como a direção dos orifícios não é necessariamente estritamente perpendicular à parede 31 para todos os orifícios, os orifícios 32 podem ter formas levemente diferentes, definidas, para um orifício redondo, pela interseção de um cilindro reto orientado de acordo com o eixo principal do orifício e a forma complexa da parede 31.
[0058] Conforme ilustrado nas figuras 2 e 3, a primeira parte 3 tem, em adição aos orifícios 32 formando conjuntamente um reservatório, outros membros funcionais notáveis. Os orifícios 32 devem ser posicionados faceando ou ao contrário dos meios de aquecimento 14 do corpo principal 1 quando o membro removível 2 é ligado ao corpo principal, enquanto os ditos meios de aquecimento 14 devem ser dispostos em uma distância suficiente da pele dos olhos do usuário para o calor gerado pelos meios de aquecimento 14 para que a evaporação do líquido não seja desagradável ao usar a máscara. Desse modo, a primeira parte 3 compreende aberturas 35 de tamanho maior em sua porção que é mais próxima da face do usuário, referida como porção proximal 34 em relação a face do usuário. É geralmente a porção nas proximidades da junta entre a primeira parte 3 e a segunda parte 4.
[0059] As aberturas 35 vantajosamente tem dimensões tão grandes quanto possível enquanto possibilita que a primeira parte 3 mantenha propriedades de força suficiente para não ser facilmente danificada ou esmagada (deformada) no uso da máscara. Em outras palavras, as tiras do material 36, suficientes para fornecer aquelas propriedades de força, são mantidas.
[0060] As aberturas 35 podem vantajosamente ter uma área maior e menor (correspondendo respectivamente às superfícies inferior e superior das tiras do material 36) tendo um ângulo orientado em direção ao espaço interno do membro removível (definido pela parede 31) e a máscara, de maneira que traga o líquido na direção daquele espaço interno que pode condensar naquela zona durante a aplicação da máscara.
[0061] A parede 31 da primeira parte 3 pode também compreender uma abertura 37, dimensionada e posicionada de maneira que a dita parede 31 da primeira parte 3 não mascare o sensor de temperatura (ou sensores) compreendidos pelo corpo principal 1 quando o membro removível 2 é ligado ao dito corpo principal, a fim de que o dito sensor de temperatura meça uma temperatura dentro da máscara o melhor possível a medição da temperatura em um ou mais pontos do espaço interno da máscara possibilita a regulação da energia dos meios de aquecimento 14 durante o uso da máscara.
[0062] A função de vedação do membro removível 2 concerne a vedação do membro removível 2 em relação a face do usuário, e assim, mais geralmente da máscara em relação a face do usuário. A função de vedação do membro removível também concerne a vedação do membro removível 2 em relação ao corpo principal 1, a fim de formar na máscara um volume interno vedado no qual o ar saturado com o vapor de um líquido (geralmente água) é mantido na frente dos olhos do usuário durante a aplicação da máscara. Por vedação, deve-se entender que a estanqueidade ao ar é criada, que é suficiente para manter uma quantidade suficiente de ar no volume interno da máscara sem um vazamento significante para a atmosfera ambiente. O sistema pode, em particular, ser dimensionado para compensar um vazamento de ar que poderia gerar uma queda de temperatura de 2° C (ou menos) do ar contido na máscara.
[0063] A fim de assegurar a vedação, a segunda parte 4 do membro removível 2 pode ser produzida a partir de um material flexível, que é preferencialmente elástico. Um elastômero (por exemplo, com base em borracha ou com base em silicone) pode ser empregado.
[0064] Em relação à vedação a face do usuário, isto é obtido pelo contato da segunda parte 4 com a pele do usuário. O contato é formado substancialmente ao longo de uma linha fechada ou tira circundando os olhos do usuário. Para obter um bom contato com a pele, a segunda par elástica 4 pode se deformar para se adaptar à forma da face do usuário. É claro que, a fim de se adaptar perfeitamente a maior quantidade de usuários possível, a forma da segunda parte 4 pode ser adaptada de acordo com a morfologia da face ou a idade do usuário. Desse modo, é possível criar membros removíveis tendo formas diferentes em relação a segunda parte 4, ou mais geralmente uma zona pretendida para o contato com a face, a fim de que o usuário seja capaz de escolher e usar o membro removível 2 que seja melhor adaptado a forma de sua face.
[0065] A segunda parte 4 pode ser a única parte das máscaras que contata a face do usuário. O membro removível 2 pode ser trocado não apenas para melhor obedecer a forma da face do usuário, mas também por questões de higiene.
[0066] De fato, pacientes podem ter tratamento nas premissas profissionais médicas ou possivelmente pegar emprestado/alugar o dispositivo. Isto é um problema uma vez que há um risco, particularmente com indivíduos tendo um filme lacrimal comprometido e, às vezes, uma condição infecciosa, de passar sua condição para os usuários subsequentes. Tentativas são feitas pelos fornecedores de dispositivo para limpar e descontaminar o dispositivo entre os usuários. A eficácia disto é desconhecida e seria em qualquer caso inconsistente e inconveniente. É muito difícil de descontaminar de maneira eficaz uma máscara entre os usuários. Sendo feita de partes múltiplas com circuitos elétricos internos etc., não pode ser autoclavada, ou mergulhada em uma solução de esterilização.
[0067] Há também uma resistência do paciente percebida para usar um dispositivo de segunda mão para o que é uma terapia pessoal íntima. Há ainda uma resistência percebida particularmente de profissionais em oferecer um dispositivo que já tenha sido usado por outra pessoa.
[0068] O membro removível 2 pode ser trocado entre cada usuário. Alternativamente, o membro removível, que tem uma construção simples (por exemplo, com uma primeira parte 3 feita de plásticos sólidos e uma segunda parte 4 feita de material flexível), pode ser convenientemente descontaminada usando descontaminação autoclave ou um líquido de esterilização.
[0069] Quanto a vedação em relação ao corpo principal 1, a vedação é fornecida no exemplo representado aqui pela segunda parte 4 do membro removível 2. Em uma modalidade não mostrada, uma vedação separada pode ser empregada para fornecer esta vedação.
[0070] Outra vantagem do uso de um membro removível de duas partes 2 é que a primeira parte rígida 2 dá à segunda parte macia ou flexível rigidez e age como um anterior. O membro removível 2 pode ser encaixado na máscara para uso em movimento fácil sem alongamento de uma parte elástica para encaixar o corpo principal da máscara. Isto é de importância em relação a conformidade, para assegurar que o dispositivo seja usado regularmente quando é requerido. No início da aplicação da máscara, os orifícios 32 juntos formando um reservatório são preenchidos com líquido, por exemplo, água. O preenchimento é, por exemplo, alcançado por imersão do membro removível (ou ao menos da parte do membro removível 2 compreendendo os orifícios 32) em um contêiner preenchido com líquido. O membro removível 2 é ligado ao corpo principal.
[0071] Preferencialmente, o membro removível 2 é preso a ou tem uma inserção de encaixe com o corpo principal.
[0072] Uma vantagem adicional de ter um membro removível 2 é que a máscara pode ser configurada não para ser usada quando um membro removível 2 não está encaixado no corpo principal 1. Quando o membro removível está ausente (e a parte principal do corpo principal 1 não está em uma base conforme descrito aqui acima), os meios de aquecimento 14 podem ser desabilitados, e/ou, a forma do corpo principal pode ser de maneira que a máscara não possa ser usada sem o membro removível 2. Isto elimina a possibilidade de se usar o dispositivo sem o carregador de água ser encaixado e aumentar a segurança de uso e a confiabilidade da máscara.
[0073] O corpo principal pode ter sido pré-aquecido, preferencialmente por uma fonte de energia externa, antes de colocar o membro removível no lugar, de maneira que o fornecimento de energia dos meios de aquecimento 14 por uma bateria 15, durante a aplicação da máscara, sirvam apenas para manter o ar na máscara a uma temperatura desejada, por exemplo, em uma faixa de temperatura indo de 38° C a 48° C. Neste caso, o uso da bateria apenas para manter a temperatura possibilita que as baterias a serem usadas sejam de menor tamanho e peso que se a bateria também servisse para o aquecimento, que melhora o conforto do aparelho para o usuário quando a máscara é usada. O pré-aquecimento sem o membro removível 2 sendo encaixado no corpo principal evita a evaporação do líquido antes da máscara ser colocada na face do usuário.
[0074] O usuário então posiciona a máscara em sua face. O espaço interno da máscara é rapidamente saturado com vapor (por exemplo, água) vindo dos orifícios 32 formando um reservatório.
[0075] O tempo ótimo de aplicação é da ordem de dez minutos. Este tempo permite que as secreções acumuladas pelas glândulas meibomianas tornem-se fluidas, e o início do descongestionamento. O descongestionamento pode vantajosamente ser melhorado por uma massagem das pálpebras após a aplicação da máscara.
[0076] As figuras 4 e 5 apresentam duas vistas de um conjunto ao qual a invenção também se refere, compreendendo uma máscara conforme descrito acima e uma base 5.
[0077] A base 5 fornece um suporte para a máscara quando esta não é usada. Em particular, a base 5 é vantajosamente formada para receber o corpo principal sem o membro removível. A base 5, por exemplo, tem uma cavidade oca 51 de forma se combinando substancialmente com uma forma interna do corpo principal 1, mas não tornando possível a acomodação ali quando o membro removível 2 está ligado ao corpo principal 1.
[0078] A base 5 pode compreender um alojamento 52 configurado para receber o membro removível 2.
[0079] A base 5 pode também compreender meios de recepção 53 para um receptáculo 6, que é adaptado para o preenchimento com líquido dos orifícios 32 do membro removível 2.
[0080] O receptáculo 6 tem uma profundidade suficiente para imergir os orifícios 32 do membro removível 2. A forma do receptáculo é de maneira que este tenha uma cavidade de forma similar a aquela da parede 31 do membro removível 2, a fim de limitar a quantidade de líquido necessária para o preenchimento do receptáculo.
[0081] Como este é configurado para receber a máscara, como dois membros, assim como o receptáculo 6, a base possibilita que os membros constituindo um conjunto de acordo com a invenção (máscara compreendendo o corpo principal 1 e o membro removível 2, base 5 e receptáculo 6), sejam centralizados, em particular quando o dispositivo é armazenado entre os usos.
[0082] A base 5 possibilita que o fornecimento elétrico do corpo principal seja fornecido. Para isto, a base 5 pode compreender um plugue 54 para sua conexão a uma rede elétrica, onde apropriado através de um transformador compatível. O fornecimento elétrico da base possibilita que a bateria do corpo principal 1 seja recarregado. Esta recarga pode ser realizada através de contatos elétricos na cavidade oca 51, o corpo principal compreendendo os contatos correspondentes. A recarga pode, em outra variante da invenção, ser realizada por indução. Neste caso de recarga através de contatos elétricos, o sistema pode, por exemplo, ser configurado a fim de que a recarga da bateria seja realizada em um período variando de 30 minutos a 1 hora.
[0083] O fornecimento elétrico da base pode também possibilitar que os meios de aquecimento 14 do corpo principal sejam fornecidos diretamente (quer dizer sem empregar a bateria 15 a fim de melhorar a vida útil do mesmo). Isto é possível quando o fornecimento do corpo principal pela base é fornecido por meios de contatos físicos. Isto possibilita que os meios de aquecimento sejam trazidos para a temperatura antes do uso da máscara, o que possibilita o uso de uma bateria de baixa capacidade, e uma elevação rápida de temperatura. Na verdade, a elevação da temperatura necessita de uma quantidade grande de energia, distribuída em alta energia a fim de que a dita elevação da temperatura seja rápida. A dita energia não pode ser distribuída por uma bateria carregada na máscara de um volume e massa aceitável para o uso autônomo.
[0084] Por exemplo, o pré-aquecimento pode ser realizado com uma energia da ordem de 18 Watts, que torna possível por meio de exemplo atingir a temperatura desejada em 3 a 5 minutos iniciando a partir de uma temperatura ambiente da ordem de 20° C. Após a temperatura desejada na máscara ter sido alcançada, o fornecimento de energia dos meios de aquecimento é reduzido (por exemplo, para aproximadamente 6 Watts) a fim de manter a temperatura da máscara enquanto espera que um usuário a retire da base 5. Opcionalmente, a manutenção da temperatura pode ser programada por uma quantidade de tempo correspondendo ao tempo disponível para que o usuário retire a máscara e realize o tratamento. Quando aquele tempo tiver passado a energia de aquecimento é cortada para evitar um consumo de energia abusivo ou indesejado e otimizar a vida útil dos meios de aquecimento.
[0085] Desse modo, o conjunto compreendendo a base 5, a máscara, e o receptáculo 6 pode ser usado na seguinte sequência.
[0086] O receptáculo 6 é separado dos meios de recepção 53, e preenchido com líquido, por exemplo, água. O membro removível 2 é retirado do alojamento 52, e encharcado no líquido contido no receptáculo, de maneira que os orifícios 32 do membro removível 2 sejam preenchidos com o líquido. O membro removível 2 é extraído do receptáculo. O corpo principal da máscara pode possivelmente ser pré- aquecido na base 5 por ativação, por exemplo, antes das etapas já descritas, de seus meios de aquecimento.
[0087] O pré-aquecimento tem várias vantagens. Torna possível, em particular, compensar de maneira eficiente a queda na temperatura induzida pelo preenchimento do membro removível por meio de um líquido frio, por exemplo água, o membro removível sendo então ligado ao corpo principal pré-aquecido. O pré-aquecimento possibilita uma elevação rápida da temperatura da máscara na aplicação, otimizando o efeito terapêutico por um período predefinido, em virtude de uma transferência de calor rápida na zona desejada.
[0088] O membro removível 2, cujos membros são preenchidos com água, podem opcionalmente ser levemente seco acima do receptáculo 6, para eliminar um possível excesso de líquido. O membro removível 2 é alinhado com o corpo principal 1.
[0089] O usuário então posiciona a máscara em sua face, por um período predefinido de aplicação, durante o qual a energia de aquecimento é configurada para compensar a queda na temperatura induzida pelo uso da máscara, e em particular a queda na temperatura induzida pelo preenchimento do membro removível por meio de um líquido frio, por exemplo, água, e que é ligado ao corpo principal pré-aquecido. Por exemplo, a compensação pode ser feita em virtude de uma energia da ordem de 9 Watts por meio da bateria que é carregada.
[0090] A energia de aquecimento também pode ser regulada para assegurar a manutenção da temperatura durante o tratamento em virtude de uma energia de, por exemplo, 5 a 6 Watts.
[0091] Quando o período de aplicação tiver decorrido, pode ter um bip eletrônico que dá um lembrete intermitente para colocar o dispositivo de volta na base 5 após aplicação. A base torna possível a recarga e seca o corpo principal 1 e o membro removível 2. Preferencialmente, é apenas na base que o dispositivo pode ser iniciado para seu próximo ciclo de operação.
[0092] Após decorrido o período de aplicação, a máscara é removida da face do usuário. O último pode realizar manualmente uma massagem de seus olhos a fim de melhorar o desbloqueio das glândulas meibomianas. A maioria da água presente nos orifícios do membro removível geralmente tem sido evaporada durante a aplicação. O membro removível 2 é retirado e pode opcionalmente ser limpo, por exemplo, encharcando em uma solução de limpeza e eliminando assim o desenvolvimento microbiano. O corpo principal 1 é reposicionado em sua base na cavidade oca 51. Uma fase opcional de atuação dos meios de aquecimento pode então ser realizada, a fim de secar o corpo principal de um possível líquido remanescente que pode ter sido depositado ou formado ali durante a aplicação da máscara. Isto limita ou evita o desenvolvimento microbiano na máscara.
[0093] O membro removível 2 pode ser armazenado na base 5 no alojamento 52, possivelmente após limpar e possivelmente ser seco ali. Uma vez que o receptáculo 6 tenha sido esvaziado e possivelmente seco, também pode ser armazenado na base 5, nos meios de recepção 53.
[0094] A base e/ou a máscara são fornecidas com dispositivos eletrônicos para a manutenção da carga da bateria da máscara e possivelmente do pré-aquecimento dos meios de aquecimento. A máscara é fornecida com dispositivos eletrônico possibilitando que a aplicação seja gerenciada. Em particular, os meios podem possibilitar que a duração da aplicação da máscara seja temporizado e indique (por um sinal audível e/ou visível o decorrer da duração desejada da aplicação. Em algumas variantes, esta duração de aplicação pode ser controlada. Um controle do comprimento da aplicação ou período de tratamento pode possibilitar que a vida útil dos meios de aquecimento seja otimizada.
[0095] Os períodos de operação e as temperaturas podem ser configuradas na fabricação, mas podem ser opcionalmente programáveis. Em particular, o dispositivo pode ser opcionalmente reprogramável, por exemplo, para se adaptar a duração da aplicação e a temperatura durante a aplicação de acordo com o usuário, e para possibilitar a mudança de duração e temperatura se necessário for. A reprogramação do dispositivo pode ser realizada através de um sistema de comunicação sem fio ou com fio. Por exemplo, uma aplicação dedicada (instalada em um sistema externo de maneira que um computador, um tablet, um smartphone ou uma unidade de reprogramação dedicada) possibilita a seleção do comprimento de período de aplicação e da temperatura ou média de temperatura para regulação na máscara. O sistema externo se comunica, por exemplo, através de uma ligação sem fio (por exemplo, Bluetooth (marca registrada)) com a máscara para sua reprogramação.
[0096] A máscara (em particular o corpo principal 1 da máscara) pode compreender um ou mais indicadores emitindo luz, por exemplo, com base em diodo emitindo luz, que pode ser visto de fora e/ou de dentro (quer dizer por um usuário usando a máscara). Os indicadores emitindo luz podem possibilitar que uma variedade de informações seja comunicada ao usuário: a mudança de nível da bateria, o fato de que uma mudança está em curso, o estado ligado ou desligado do dispositivo, a ativação dos meios de aquecimento, o decorrer do período de aplicação desejado, etc.
[0097] A máscara (em particular o corpo principal da máscara) e/ou a base 5 pode ser um então chamado objeto conectado. Mais particularmente, eles podem ser adaptados para se comunicar, através de meios de comunicação com fio ou sem fio e protocolo com um sistema externo. A base pode compreender uma porta de comunicação. A máscara e/ou a estação pode receber ou enviar dados para um dispositivo eletrônico de maneira que um computador, um smartphone ou um tablet, que executa um programa dedicado ou aplicação. Os dados enviados ou recebidos podem se relacionar a informações no uso da máscara, manutenção, etc.
[0098] A conexão pode ser usada, por exemplo, para indicar a um praticante a frequência em que o paciente tem usado a máscara por dia, por semana, por mês e assim por diante seguindo o uso em cada uma das anotações com o médico. Este sistema de conexão também pode indicar a temperatura gravada no início e no final do tratamento, por exemplo.
[0099] A máscara ou a base pode ser programável remotamente, por exemplo, em relação ao período de aplicação, a temperatura de aquecimento ou perfil de temperatura durante a aplicação.
[0100] Em algumas modalidades, uma comunicação também pode ser estabelecida entre o corpo principal da máscara e a base. Isto torna possível que a máscara e a base troquem informações. Por exemplo, uma programação da máscara pode ser realizada fornecendo dados para a base que transmite os ditos dados da máscara. Os dados armazenados na máscara durante o uso podem ser baixados através da base.
[0101] A invenção então desenvolvida fornece uma máscara autônoma possibilitando que o olho seco seja acionado defronte melhorando a qualidade do filme lacrimal cobrindo a córnea do olho, submetendo as glândulas meibomianas ao ar quente, tipicamente saturado com vapor d’água, por um período de aplicação desejado. A máscara descrita na invenção é autônoma em que esta compreende os meios de aquecimento possibilitando que a água seja evaporada pelo período de aplicação da máscara, assim como a fonte de energia, isto é, uma bateria elétrica, possibilitando que os meios de aquecimento sejam fornecidos ao menos de maneira que mantenha uma temperatura desejada na máscara para o período de aplicação. Além disso, a configuração particular do reservatório para líquido (geralmente água) empregando orifícios retendo a água sob o efeito da tensão superficial entre a água e a parede destes orifícios possibilita o controle preciso da quantidade de água carregada na máscara no início da aplicação assim como o fácil preenchimento e limpeza.
Claims (15)
1. Máscara para olho adaptada para cobrir os olhos e as pálpebras de um usuário, compreendendo: - um corpo principal (1) compreendendo meios de aquecimento elétricos (14) e uma bateria (15) configurada para fornecer os meios de aquecimento elétricos (14); - um membro removível (2) ligado de maneira removível ao corpo principal (1), o dito membro removível (2) compreendendo uma parede formando um reservatório fornecido com orifícios de retenção (32) adaptados para reter um líquido, em particular água, sob o efeito da tensão superficial entre o dito líquido e as paredes dos orifícios (32), caracterizado pelo fato de que a parede formando um reservatório é configurada para circundar os olhos de um usuário usando a dita máscara.
2. Máscara de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o membro removível (2) compreende uma primeira parte (3) compreendendo a parede formando um reservatório, e uma segunda parte (4) fornecendo estanqueidade ao ar com a face de um usuário usando a dita máscara.
3. Máscara de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que a primeira parte (3) e a segunda parte (4) são constituídas por peças distintas, a primeira parte (3) sendo constituída de um material que é plástico, e a segunda parte (4) sendo formada de um material que é elástico.
4. Máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que o membro removível (2) é estanque ao ar em relação a uma parede interna do corpo principal (1), de maneira a formar um volume na frente dos olhos do usuário que é vedado ao ar.
5. Máscara de acordo com a reivindicação 4 e uma das reivindicações 2 e 3, caracterizada pelo fato de que a segunda parte do membro removível (2) fornece, além disso, estanqueidade ao ar em relação a uma parede interna do corpo principal (1).
6. Máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que os orifícios de retenção (32) são configurados em termos de tamanho e número para reter entre 0,5 g e 1,5 g de água, e preferencialmente entre 0,7 g e 1 g de água.
7. Máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que quando o membro removível (2) é ligado ao corpo principal (1), a parede formando um reservatório está em contato com uma superfície interna do corpo principal (1), os meios de aquecimento (14) sendo configurados de maneira que aqueçam a dita superfície interna.
8. Máscara de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que o membro removível (2) é ligado ao corpo principal (1) pela combinação de forma entre a superfície interna do corpo principal (1) e a superfície externa da parede formando um reservatório.
9. Máscara de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que compreende ao menos um sensor de temperatura e ao menos um meio para regular o fornecimento de meios de aquecimento por bateria (15), o sensor de temperatura e os meios de regulação sendo ligados.
10. Conjunto caracterizado pelo fato de que compreende uma máscara de acordo com uma das reivindicações anteriores e uma base (5) adaptada para receber o corpo principal (1) da dita máscara e fornecer energia para recarregar a bateria (15) da mesma.
11. Conjunto de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que é configurado de maneira que o fornecimento de eletricidade do dito corpo principal (1), além disso, possibilite o aquecimento dos meios de aquecimento sem que eles sejam fornecidos pela bateria (15), quando o dito corpo principal (1) é recebido na base (5).
12. Conjunto de acordo com a reivindicação 10 ou reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a base (5) compreende uma cavidade oca (51) par receber o corpo principal (1) da máscara, a dita cavidade oca (51) tendo uma forma para prevenir que o corpo principal da máscara (1) seja recebido na dita base (5) quando o membro removível (2) está ligado ao dito corpo principal (1).
13. Conjunto de acordo com a reivindicação 10 ou reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a base (5) compreende um alojamento (52) configurado para receber o membro removível (2).
14. Conjunto de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 13, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um receptáculo (6) adaptado para receber o membro removível (2) para preencher a dita parede formando um reservatório, a base (5) compreendendo adicionalmente meios (53) para receber o receptáculo quando o dito receptáculo (6) está vazio.
15. Conjunto de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 14, caracterizado pelo fato de que o corpo principal da máscara ou a base compreende meios de comunicação com fio ou sem fio adaptados para se comunicar com o sistema remoto.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR1661145A FR3058633B1 (fr) | 2016-11-17 | 2016-11-17 | Masque de traitement de la secheresse oculaire |
FR1661145 | 2016-11-17 | ||
PCT/EP2017/078956 WO2018091380A1 (en) | 2016-11-17 | 2017-11-10 | A mask for treating dry eyes |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112019009314A2 BR112019009314A2 (pt) | 2019-07-30 |
BR112019009314B1 true BR112019009314B1 (pt) | 2023-08-01 |
Family
ID=
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
ES2358412T3 (es) | Cubierta terapéutica para ojo y párpado. | |
CN105307718B (zh) | 鼻刺激装置和方法 | |
KR102043313B1 (ko) | 카트리지, 의료 장치 및 방법 | |
US20170014300A1 (en) | Moldable heater with Miniature Resonant Frequency Vibration Generator for Ophthalmic Eyelid Therapy | |
JP3215518U (ja) | 多機能のアイマスク | |
BR112014020761B1 (pt) | Aparelho médico | |
ES2939946T3 (es) | Una máscara para tratar los ojos secos | |
BR112020003921A2 (pt) | sistema de aplicação de energia de modalidade dupla | |
BR112019009314B1 (pt) | Máscara para olho e conjunto compreendendo a mesm | |
KR100550604B1 (ko) | 전립선 물리 치료장치 | |
EP3740174B1 (en) | Mouth piece for cooling of oral tissue | |
KR101375134B1 (ko) | 찜질용 안대장치 | |
WO2018030899A1 (es) | Dispositivo electrónico y procedimiento para reducir la sudoración excesiva | |
ES1296732U (es) | Autoaplicador electromagnético de auriculoterapia | |
KR200352431Y1 (ko) | 전립선 물리 치료장치 | |
NZ616569B2 (en) | Cartridge, medical apparatus and method |