BR112018016381B1 - Dispositivo para conectar uma corrente ou linha a uma estrutura, conjunto, e, métodos para conectar uma corrente a uma estrutura e para ajustar tensão e/ou um comprimento de uma corrente - Google Patents

Dispositivo para conectar uma corrente ou linha a uma estrutura, conjunto, e, métodos para conectar uma corrente a uma estrutura e para ajustar tensão e/ou um comprimento de uma corrente Download PDF

Info

Publication number
BR112018016381B1
BR112018016381B1 BR112018016381-3A BR112018016381A BR112018016381B1 BR 112018016381 B1 BR112018016381 B1 BR 112018016381B1 BR 112018016381 A BR112018016381 A BR 112018016381A BR 112018016381 B1 BR112018016381 B1 BR 112018016381B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
chain
guide
guide element
line
passage
Prior art date
Application number
BR112018016381-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018016381A2 (pt
Inventor
Richard Taylor
Andrew Clayson
David Smith
Original Assignee
Flintstone Technology Limited
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Flintstone Technology Limited filed Critical Flintstone Technology Limited
Publication of BR112018016381A2 publication Critical patent/BR112018016381A2/pt
Publication of BR112018016381B1 publication Critical patent/BR112018016381B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63BSHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; EQUIPMENT FOR SHIPPING 
    • B63B21/00Tying-up; Shifting, towing, or pushing equipment; Anchoring
    • B63B21/18Stoppers for anchor chains
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63BSHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; EQUIPMENT FOR SHIPPING 
    • B63B21/00Tying-up; Shifting, towing, or pushing equipment; Anchoring
    • B63B21/04Fastening or guiding equipment for chains, ropes, hawsers, or the like
    • B63B21/10Fairleads
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63BSHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; EQUIPMENT FOR SHIPPING 
    • B63B21/00Tying-up; Shifting, towing, or pushing equipment; Anchoring
    • B63B21/50Anchoring arrangements or methods for special vessels, e.g. for floating drilling platforms or dredgers

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Ocean & Marine Engineering (AREA)
  • Devices For Conveying Motion By Means Of Endless Flexible Members (AREA)
  • Transmission Devices (AREA)
  • Other Liquid Machine Or Engine Such As Wave Power Use (AREA)
  • Current-Collector Devices For Electrically Propelled Vehicles (AREA)
  • Electric Cable Arrangement Between Relatively Moving Parts (AREA)

Abstract

Dispositivo para conectar uma corrente ou linha, tal como uma porção de uma corrente ou linha, a uma estrutura, o dispositivo compreendendo uma primeira porção compreendendo um primeiro eixo geométrico, a primeira porção sendo configurada para conectar ou ser conectável a uma estrutura de modo a ser móvel em relação à estrutura; um primeiro elemento guia, o primeiro elemento guia sendo arranjado sobre ou em relação à primeira porção para ser móvel ao redor ou em torno do primeiro eixo geométrico da primeira porção; e um segundo elemento guia, o segundo elemento guia configurado para alinhar pelo menos uma porção de uma corrente em relação ao primeiro elemento guia.

Description

[001] Esta invenção se refere a um dispositivo para conectar uma corrente a uma estrutura, e métodos e conjunto associados. O dispositivo pode ser um assim chamado “estrangulador de corrente”. O dispositivo pode encontrar utilidade em ou a respeito de uma estrutura, tais como uma estrutura marítima, estrutura fora da costa, estrutura submarina, estrutura flutuante, plataforma flutuante, baliza ou navio.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[002] Dispositivos estanguladores de corrente podem prover uma afixação ou conexão de uma corrente, por exemplo, a um navio. Uma parte da corrente pode ser amarrada a um leito oceânico. Pelo ajuste do comprimento ou tensão de corrente da corrente conectada ao navio, uma posição do navio pode ser alterada ou controlada.
[003] WO 2015/150770 no nome do presente Requerente descreve um exemplo de um estrangulador de corrente. Em uso, movimento do navio pode mudar o alinhamento da corrente em relação ao estrangulador de corrente. A corrente pode se estender em um ângulo, por exemplo, um ângulo azimutal, em relação à(s) parte(s) do estrangulador de corrente. Quando este ângulo aumenta, a corrente pode ficar desalinhada em relação à(s) parte(s) do estrangulador de corrente e/ou ao navio. Isto pode fazer com que a corrente corra sobre a(s) parte(s) do estrangulador de corrente, que pode levar a dano do estrangulador de corrente e da corrente, por exemplo, quando tensão é aplicada à corrente para ajustar o comprimento da corrente ou alterar a posição do navio.
[004] Com aumento do tamanho do estrangulador de corrente ou partes do mesmo, o risco de desalinhamento entre a corrente e o estrangulador de corrente pode ser reduzido. Entretanto, isto pode levar a um maior peso do dispositivo e a maiores quantidades de material necessário para fabricar o estrangulador de corrente, que pode levar a maiores custos de produção.
[005] É um objetivo de pelo menos uma modalidade de pelo menos um aspecto da presente invenção procurar prevenir ou pelo menos atenuar um ou mais dos problemas supramencionados.
[006] Estes fundamentos servem apenas para estabelecer um cenário para permitir que versados na técnica percebam melhor a descrição seguinte. Portanto, nada da discussão apresentada deve necessariamente ser considerado uma admissão de que a discussão é parte da tecnologia de ponta ou é conhecimento geral comum. Um ou mais aspectos/modalidades da invenção podem ou não abordar uma ou mais das questões dos fundamentos.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[007] De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, é provido um dispositivo para conectar uma corrente ou linha, por exemplo, pelo menos uma porção de uma corrente ou linha, a uma estrutura. O dispositivo pode ser ou compreender um dispositivo marítimo, fora da costa e/ou subaquático. O dispositivo pode ser ou compreender um estrangulador ou conector de corrente.
[008] Em alguns exemplos, o dispositivo pode compreender ou ser provido com uma guia de reboque. Por exemplo, o dispositivo pode compreender ou ser um estrangulador de corrente compreendendo a guia de reboque ou pode ser provido com ou em combinação com a guia de reboque.
[009] O dispositivo pode compreender uma primeira porção.
[0010] O dispositivo pode compreender um primeiro eixo geométrico, por exemplo, um primeiro eixo geométrico transversal e/ou rotacional. O primeiro eixo geométrico pode ser parte de ou compreendido na primeira porção. A primeira porção pode ser configurada para conectar ou ser conectável a uma estrutura, por exemplo, de maneira a ser móvel em relação à estrutura. A primeira porção pode ser configurada para conectar ou ser conectável a uma estrutura, por exemplo, de maneira a ser rotacionável ou pivotável em relação a uma estrutura, por exemplo, ao redor ou em torno do primeiro eixo geométrico da primeira porção. A primeira porção pode ser ou definir pelo menos uma parte da guia de reboque.
[0011] O dispositivo pode compreender um primeiro elemento guia ou primeiro meio de guia. O primeiro elemento guia pode ser arranjado sobre ou em relação à primeira porção para ser móvel, por exemplo, rotacionável ou pivotável, ao redor ou em torno do primeiro eixo geométrico da primeira porção.
[0012] O primeiro elemento guia e/ou a primeira porção pode ser arranjada coaxialmente. O primeiro elemento guia pode ser configurado para guiar uma corrente, por exemplo, pelo menos uma porção de uma corrente, ao redor ou em torno do primeiro eixo geométrico. A provisão do primeiro elemento guia pode facilitar o tensionamento, por exemplo, tração ou força de manobra, de pelo menos uma porção de uma corrente e/ou ajustar um comprimento de uma corrente. O primeiro elemento guia pode ser, compreender ou definir pelo menos uma outra parte da guia de reboque. Por exemplo, o primeiro elemento guia pode ser ou compreender uma roda de guia, roda de guia de reboque, roldana, roda de polia, roda dentada ou similares. O dispositivo pode compreender um segundo elemento guia ou segundo meio de guia. O segundo elemento guia pode ser configurado para alinhar uma corrente, por exemplo, pelo menos uma porção de uma corrente, em relação ao primeiro elemento guia. O segundo elemento guia pode ser configurado para alinhar uma corrente, por exemplo, pelo menos uma porção de uma corrente, em relação ao primeiro elemento guia ilimitadamente e/ou independentemente de um ângulo, por exemplo, um ângulo azimutal, no qual uma corrente se estende, por exemplo, em direção a um leito oceânico, em relação ao dispositivo, por exemplo, a primeira porção e/ou o primeiro elemento guia. Provendo o dispositivo com um segundo elemento guia, desalinhamento de uma corrente em relação ao primeiro elemento guia e/ou uma estrutura pode ser reduzido e/ou impedido.
[0013] O dispositivo pode compreender pelo menos parte de um arranjo de conexão para conectar, por exemplo, conectar de forma liberável, o dispositivo a uma estrutura. Pelo menos parte do arranjo de conexão pode compreender um primeiro membro alongado. O primeiro membro alongado pode definir ou compreender o primeiro eixo geométrico.
[0014] O segundo elemento guia pode ser arranjado em proximidade ao primeiro elemento guia. Por exemplo, o segundo elemento guia pode ser arranjado ou provido na primeira porção, por exemplo, em uma extremidade da primeira porção proximal ao primeiro elemento guia.
[0015] O segundo elemento guia pode ser configurado para guiar e/ou alinhar uma corrente ou linha, por exemplo, pelo menos uma porção de uma corrente ou linha, em relação a um eixo geométrico central ou longitudinal do primeiro elemento e/ou dispositivo de guia. Por exemplo, o segundo elemento guia pode ser configurado para guiar, mover e/ou colocar uma corrente ou linha, por exemplo, pelo menos uma porção de uma corrente ou linha, em alinhamento axial com o eixo geométrico longitudinal ou central do primeiro elemento e/ou dispositivo de guia. Em outras palavras, o segundo elemento guia pode ser configurado para guiar uma corrente ou linha, por exemplo, pelo menos uma porção de uma corrente ou linha, de maneira tal que um eixo geométrico longitudinal de uma corrente ou linha, por exemplo, uma porção de uma corrente ou linha, pode ser substancialmente alinhada ou coincidente com o eixo geométrico longitudinal do primeiro elemento e/ou dispositivo de guia.
[0016] O segundo elemento guia pode ser configurado para substancialmente alinhar uma corrente ou linha, por exemplo, um eixo geométrico longitudinal de pelo menos uma porção de uma corrente ou linha, com uma porção tangencial do primeiro elemento guia. A porção tangencial do primeiro elemento guia pode ser ou compreender uma porção e/ou eixo geométrico do primeiro elemento guia que se estende tangencialmente a partir do primeiro elemento guia.
[0017] O segundo elemento guia pode ser configurado para guiar uma corrente ou linha, por exemplo, pelo menos uma porção de uma corrente ou linha, em direção ao primeiro elemento guia.
[0018] Em alguns exemplos, o segundo elemento guia pode ser configurado para alinhar uma corrente ou linha, por exemplo, pelo menos uma porção de uma corrente ou linha, em relação ao primeiro elemento guia, antes do engate dessa porção de uma corrente ou linha com o primeiro elemento guia. O segundo elemento guia pode ser configurado para manter alinhamento de uma corrente ou linha, por exemplo, pelo menos uma porção de uma corrente ou linha, em relação ao primeiro elemento guia, por exemplo, em uso.
[0019] Em alguns exemplos, o segundo elemento guia pode compreender ou definir um formato ou perfil. O formato ou perfil pode ser configurado para ser compatível e/ou complementar com um formato de uma corrente. Por exemplo, uma corrente pode compreender uma pluralidade de elos de corrente. Os elos de corrente podem se estender alternadamente em uma primeira direção e uma segunda direção. As primeira e segunda direções podem ser substancialmente perpendiculares entre si. O segundo elemento guia pode ser configurado para guiar e/ou alinhar uma corrente, por exemplo, o/cada elo de corrente da pluralidade de elos de corrente.
[0020] Em alguns exemplos, o segundo elemento guia pode definir ou compreender uma passagem. Uma corrente ou linha pode ser passável, trespassável, inserível, passada, trespassada ou inserida através da passagem, por exemplo, em uso. A passagem pode ser configurada para cooperar ou engatar com uma corrente, por exemplo, para alinhar uma corrente ou linha, por exemplo, pelo menos uma porção de uma corrente ou linha, em relação ao eixo geométrico central ou longitudinal do primeiro elemento e/ou dispositivo de guia. A passagem pode ser configurada para cooperar com uma corrente ou linha, por exemplo, pelo menos uma porção de uma corrente ou linha, para guiar uma corrente em direção ao primeiro elemento guia. Por exemplo, a passagem pode compreender ou definir uma seção transversal adaptada ou configurada para substancialmente casar o corresponder a pelo menos parte de uma seção transversal de uma corrente.
[0021] Em alguns exemplos, a passagem pode compreender uma primeira abertura e/ou uma segunda abertura. As primeira e segunda aberturas da passagem podem ser providas em qualquer extremidade da passagem. A passagem pode ser configurada para afilar a partir das primeira e segunda aberturas da passagem em direção a uma parte interna da passagem. Configurando a passagem para afilar em direção a uma parte interna da passagem, a entrada de uma corrente ou linha no segundo elemento guia, por exemplo, a passagem, pode ser facilitada.
[0022] Em alguns exemplos, a passagem pode compreender ou definir pelo menos uma primeira porção de passagem. A primeira porção de passagem pode se estender em uma primeira direção do segundo elemento guia. A passagem pode definir ou compreender uma segunda porção de passagem. A segunda porção de passagem pode se estender em uma segunda direção do elemento guia. As primeira e/ou segunda direções podem ser substancialmente perpendiculares a um/o eixo geométrico longitudinal do segundo elemento e/ou dispositivo de guia. As primeira e segunda porções de passagem podem ser arranjadas uma em relação à outra de maneira tal que a primeira e segunda direções são substancialmente perpendiculares uma à outra. A primeira porção de passagem pode ser configurada para guiar e/ou alinhar elos de corrente de uma corrente, que se estende na primeira direção. A segunda porção de passagem pode ser configurada para guiar e/ou alinhar elos de corrente de uma corrente, que se estende na segunda direção.
[0023] Em alguns exemplos, pelo menos uma das primeira e segunda porções de passagem pode compreender ou definir um orifício ou fenda. O orifício ou fenda pode ser configurado para guiar e/ou alinhar elos de corrente de uma corrente, que se estendem em uma das primeira e segunda direções. O orifício ou fenda pode ser arranjado no segundo elemento guia para se estender ao longo ou em uma direção substancialmente longitudinal do segundo elemento guia.
[0024] Em alguns exemplos, o dispositivo pode compreender uma segunda porção. A segunda porção pode ser configurada para conectar ou ser conectável à primeira porção, por exemplo, de maneira a ser móvel em relação à primeira porção. A segunda porção pode ser configurada para conectar ou ser conectável à primeira porção, por exemplo, de maneira a ser rotacionável ou pivotável em relação à primeira porção.
[0025] Em alguns exemplos, o segundo elemento guia pode ser arranjado na segunda porção. O segundo elemento guia pode ser arranjado na segunda porção em vez de ser arranjado na primeira porção. Alternativamente, o segundo elemento guia pode ser arranjado na segunda porção além de ser arranjado na primeira porção. Por exemplo, o segundo elemento guia pode compreender uma primeira porção de guia e uma segunda porção de guia. A primeira porção de guia pode ser arranjada na primeira porção do dispositivo e a segunda porção de guia pode ser arranjada na segunda porção do dispositivo.
[0026] Em alguns exemplos, o segundo elemento guia pode ser arranjado em um lado de baixo de pelo menos uma da primeira porção e da segunda porção.
[0027] Em alguns exemplos, o dispositivo pode compreender uma passagem adicional, por exemplo, para receber pelo menos uma porção de uma corrente ou linha. A passagem adicional pode ser parte de, definida por, ou compreendida na segunda porção. Por exemplo, em uso, uma corrente pode ser inserível, passável ou trespassável, inserida e/ou passada através da passagem adicional da segunda porção. A passagem adicional pode compreender uma primeira abertura e/ou uma segunda abertura. A primeira abertura da passagem adicional pode ser arranjada em uma primeira região ou porção de extremidade da segunda porção. A primeira região ou porção de extremidade da segunda porção pode ser proximal à primeira porção, por exemplo, quando a segunda porção é conectada à primeira porção. A segunda abertura da passagem adicional pode ser arranjada em uma segunda região ou porção de extremidade da segunda porção. A segunda região de extremidade de porção da segunda porção pode ser distal da primeira porção, por exemplo, quando a segunda porção é conectada à primeira porção. A primeira abertura da passagem adicional pode ser arranjada ou configurada para receber e/ou prover uma saída para pelo menos uma porção de uma corrente que é proximal à estrutura, por exemplo, em uso. A segunda abertura pode ser arranjada ou configurada para receber e/ou prover uma saída para pelo menos uma porção de uma corrente que é distal a uma estrutura, por exemplo, uma porção que se estende em direção a um leito oceânico.
[0028] Em alguns exemplos, o segundo elemento guia pode ser arranjado em ou sobre a primeira região ou porção de extremidade da segunda porção. O segundo elemento guia pode ser arranjado em proximidade ou na primeira abertura da passagem adicional. O segundo elemento guia pode ser arranjado e/ou configurado para reter uma porção de uma corrente que sai, entra e/ou se estende a partir da segunda porção em direção a uma estrutura, por exemplo, uma porção de uma corrente que é proximal a uma estrutura, por exemplo, em uso. Arranjando o segundo elemento guia em ou sobre a primeira região ou porção de extremidade da segunda porção, o segundo elemento guia pode reter uma porção de uma corrente que pode estar frouxa, por exemplo, em uso, quando nenhuma tensão é aplicada a uma porção de uma corrente que é proximal a uma estrutura. Por exemplo, uma porção de uma corrente que é proximal a uma estrutura, por exemplo, em uso, pode estar frouxa ou com menos tensão.
[0029] O dispositivo pode compreender um segundo eixo geométrico, por exemplo, um segundo eixo geométrico transversal e/ou rotacional. O segundo eixo geométrico pode ser parte de ou compreendido na segunda porção. A segunda porção pode ser conectada ou ser conectável à primeira porção de maneira a ser móvel, por exemplo, rotacionável ou pivotável, em relação à primeira porção, por exemplo, ao redor ou em torno do segundo eixo geométrico da segunda porção. O segundo eixo geométrico pode ser arranjado para ser substancialmente perpendicular ao primeiro eixo geométrico, por exemplo, quando as primeira e segunda porções são conectadas uma à outra.
[0030] O dispositivo pode compreender um segundo membro alongado. O segundo membro alongado pode conectar segunda porção à primeira porção do dispositivo. O segundo membro alongado pode definir ou compreender o segundo eixo geométrico do dispositivo, por exemplo, segunda porção.
[0031] Em alguns exemplos, o dispositivo pode compreender um arranjo de engate de corrente. O arranjo de engate pode ser conectável ou conectado à primeira e/ou segunda porção, por exemplo, de maneira a ser móvel em relação à primeira e/ou segunda porção. O arranjo de engate de corrente pode ser configurado para permitir movimento de uma corrente em relação ao dispositivo em uma primeira direção. Por exemplo, movimento de uma corrente na primeira direção pode compreender movimento de uma corrente em direção a uma estrutura. O arranjo de engate de corrente pode ser configurado para inibir movimento de uma corrente em uma segunda direção em relação ao dispositivo. Por exemplo, movimento de uma corrente na segunda direção pode compreender movimento de uma corrente em direção a um leito oceânico.
[0032] O arranjo de engate de corrente pode compreender um a configuração ou posição engatada e/ou uma desengatada ou de não engate. Na configuração engatada, o arranjo de engate de corrente pode inibir ou prevenir movimento de uma corrente em relação ao dispositivo na segunda direção, por exemplo, em direção a um leito oceânico. Por exemplo, na configuração engatada, o arranjo de engate de corrente pode restringir, prevenir e/ou travar o movimento de uma corrente na segunda direção em relação à primeira porção, segunda porção e/ou dispositivo.
[0033] Na configuração desengatada ou de não engate, o arranjo de engate de corrente pode permitir movimento de uma corrente em uma ou mais direções. Por exemplo, na configuração desengatada ou de não engate, movimento de uma corrente pode ser permitido para mover na primeira e/ou segunda direção(ões) (por exemplo, em direção a uma estrutura e/ou leito oceânico).
[0034] O arranjo de engate de corrente pode ser operável, comutável ou atuável entre a configuração ou posição engatada e/ou da desengatada ou de não engate. Por exemplo, em uso, quando tensão é aplicada a uma corrente, por exemplo, a uma porção de uma corrente que é proximal a uma estrutura, o arranjo de engate de corrente pode ser operado, comutado ou atuado da configuração engatada para a configuração desengatada ou de não engate. Isto pode permitir movimento de uma corrente em relação ao dispositivo na primeira direção. Quando nenhuma tensão é aplicada a uma porção de uma corrente que é proximal a uma estrutura e/ou a tensão é reduzida, por exemplo, em uso, os meios de engate de corrente podem mover para a configuração de engate. Isto pode impedir movimento de uma corrente ou linha, por exemplo, pelo menos uma porção de uma corrente ou linha, em direção ao leito oceânico subsequente ao ajuste da tensão de uma corrente e/ou um comprimento de uma corrente.
[0035] Em alguns exemplos, o arranjo de engate de corrente pode compreender uma primeira configuração e uma segunda configuração. Os meios de engate de corrente podem ser operáveis, comutáveis, atuáveis e/ou móveis entre a primeira configuração e a segunda configuração. Por exemplo, o arranjo de engate de corrente pode ser operável, comutável, atuável e/ou móvel entre as primeira e segunda configurações aplicando tensão a uma porção de uma corrente que é proximal a uma estrutura, por exemplo, em uso. O arranjo de engate de corrente pode estar na primeira configuração, por exemplo, quando nenhuma tensão é aplicada à porção proximal de uma corrente, por exemplo, em uso. O arranjo de engate de corrente pode comutar e/ou mover para a segunda configuração, por exemplo, quando tensão é aplicada a uma porção proximal de uma corrente, por exemplo, em uso. Na segunda configuração do arranjo de engate de corrente, o arranjo de engate de corrente pode ser configurado para alinhar uma porção de uma corrente que é distal a uma estrutura, por exemplo, uma porção de uma corrente que se estende na direção a um leito oceânico, de maneira a ser em linha ou coaxial com o eixo geométrico longitudinal ou central do dispositivo, por exemplo, em uso. Alinhando uma porção de uma corrente que é distal a uma estrutura para ficar em linha ou coaxial com o eixo geométrico longitudinal ou central do dispositivo, dobramento fora do plano de uma corrente e/ou dispositivo e/ou deformação fora do plano de uma corrente e/ou o dispositivo pode ser impedido ou reduzido. Tal arranjo coaxial pode permitir o uso de maiores forças durante tensionamento, por exemplo, puxão, de uma corrente.
[0036] Em alguns exemplos, o dispositivo pode compreender um terceiro elemento guia. O terceiro elemento guia pode ser parte de ou compreendido no arranjo de engate de corrente. O terceiro elemento guia pode ser configurado para guiar uma corrente para ou dentro do arranjo de engate de corrente. O terceiro elemento guia pode ser configurado para alinhar uma corrente em relação ao arranjo de engate de corrente. O terceiro elemento guia pode ser configurado para alinhar ou orientar uma corrente em relação ao arranjo de engate de corrente e/ou o dispositivo.
[0037] O dispositivo pode compreender um primeiro elemento de conexão. O primeiro elemento de conexão pode ser parte de ou compreendido na parte do arranjo de conexão para conectar o dispositivo a uma estrutura.
[0038] O primeiro elemento de conexão pode ser configurado para conectar o dispositivo a uma estrutura, por exemplo, de maneira a ser móvel, por exemplo, pivotável ou rotacionável, em relação a uma estrutura. O primeiro elemento de conexão pode ser configurado para cooperar e/ou engatar com um segundo elemento de conexão de uma estrutura. O primeiro elemento de conexão pode ser arranjado sobre ou em relação ao primeiro membro alongado do dispositivo, por exemplo, para permitir movimento pivô ou rotacional do dispositivo em relação a uma estrutura. O primeiro elemento de conexão pode ser configurado para conectar, prender e/ou travar, por exemplo, conectar, prender e/ou travar de forma liberável, o dispositivo a uma estrutura. O primeiro elemento de conexão pode ser configurado para conectar, afixar ou prender o primeiro membro alongado do dispositivo a uma estrutura, por exemplo, de maneira a permitir movimento rotacional ou pivô do dispositivo em relação a uma estrutura.
[0039] Em alguns exemplos, o dispositivo pode compreender um par de primeiros elementos de conexão para conexão a um par de segundos elementos de conexão de uma estrutura. O/cada primeiro elemento de conexão pode ser arranjado sobre ou em relação ao primeiro membro alongado. O/cada primeiro elemento de conexão pode ser arranjado sobre qualquer lado do primeiro elemento guia.
[0040] De acordo com um segundo aspecto da presente invenção é provido um conjunto. O conjunto pode ser adequado ou configurado para conectar uma corrente ou linha, por exemplo, pelo menos uma porção de uma corrente ou linha, a uma estrutura.
[0041] O conjunto pode compreender um dispositivo para conectar uma corrente ou linha, por exemplo, pelo menos uma porção de uma corrente ou linha, a uma estrutura. O dispositivo pode compreender qualquer dos recursos do dispositivo de acordo com o primeiro aspecto.
[0042] O conjunto pode compreender uma estrutura. A estrutura pode ser ou compreender uma estrutura fora da costa, estrutura marinha, estrutura submarina, estrutura flutuante, plataforma flutuante, baliza e/ou navio.
[0043] O dispositivo pode ser conectado ou conectável à estrutura, por exemplo, em uso. O dispositivo pode ser conectado ou conectável à estrutura de maneira a ser móvel, por exemplo, pivotável ou rotacionável, em relação à estrutura.
[0044] O conjunto pode compreender um/o arranjo de conexão. O arranjo de conexão pode ser configurado para conectar, por exemplo, de conectar de forma liberável, o dispositivo à estrutura.
[0045] Pelo menos uma parte do arranjo de conexão pode ser parte de ou compreendida no dispositivo. Pelo menos uma outra parte do arranjo de conexão pode ser parte de ou compreendida na estrutura.
[0046] O arranjo de conexão pode compreender o primeiro e/ou segundo elemento(s) de conexão. O arranjo de conexão pode compreender uma pluralidade de primeiros e/ou segundos elementos de conexão.
[0047] O/cada segundo elemento de conexão pode ser configurado para conectar pelo menos uma parte do dispositivo, por exemplo, o primeiro membro alongado, primeira porção e/ou primeiro elemento guia, à estrutura. O/cada segundo elemento de conexão pode ser configurado para cooperar e/ou engatar com o primeiro/cada elemento de conexão do dispositivo. O/cada segundo elemento de conexão pode compreender uma fenda ou recesso e/ou um orifício para receber o primeiro membro alongado do dispositivo e/ou engatar ou cooperar com cada/o primeiro elemento de conexão do dispositivo. O/cada segundo elemento de conexão pode ser ou compreender um membro de chapa, por exemplo, um chapa de com olhal de içamento ou similares. O elemento de conexão pode ser arranjado na estrutura de maneira tal que o segundo elemento se salienta ou se estende a partir da estrutura.
[0048] Um par de segundos elementos de conexão pode ser configurado para conectar pelo menos um dispositivo à estrutura.
[0049] O conjunto pode compreender uma porção de conexão de corrente. A porção de conexão de corrente pode ser parte de ou compreendida na estrutura. A porção de conexão de corrente pode ser ou compreender uma mesa de corrente. A porção de conexão de corrente pode ser conectada ou conectável à estrutura. Por exemplo, a porção de conexão de corrente pode ser conectada ou conectável à estrutura para permitir movimento rotacional ou pivô de uma porção de conexão de corrente em relação à estrutura.
[0050] O conjunto pode compreender uma corrente ou linha. A corrente ou linha pode ser ou compreender uma corrente ou linha de atracação, amarração e/ou ancoragem. Pelo menos uma porção da corrente pode ser conectada ou conectável à estrutura e/ou uma porção de conexão de corrente, por exemplo, pelo dispositivo. Pelo menos uma outra porção da corrente pode ser conectada ou conectável a um leito oceânico.
[0051] De acordo com um terceiro aspecto da presente invenção, é provido um método para conectar uma corrente a uma estrutura. O método pode compreender prover e/ou conectar um dispositivo à estrutura. O dispositivo pode compreender qualquer dos recursos do dispositivo de acordo com o primeiro e/ou segundo aspecto(s).
[0052] O método pode compreender engatar a corrente com o dispositivo.
[0053] O método pode compreender conectar um fio ou linha de trabalho a uma porção de extremidade da corrente.
[0054] O método pode compreender trespassar, inserir e/ou passar o fio ou linha de trabalho para dentro e/ou através do dispositivo. Isto pode engatar a corrente com o dispositivo. A etapa de trespassar, inserir e/ou passar o fio ou linha de trabalho para dentro e/ou através do dispositivo pode compreender trespassar, inserir e/ou passar uma corrente para dentro e/ou através do dispositivo.
[0055] O método pode compreender engatar o arranjo de engate de corrente com uma corrente para impedir movimento de uma corrente na segunda direção. A etapa de engatar o arranjo de engate de corrente com uma corrente pode compreender operar, comutar e/ou atuar o arranjo de engate de corrente da configuração desengatada ou não engate para a configuração engatada do arranjo de engate de corrente.
[0056] De acordo com um quarto aspecto da presente invenção, é provido um método para ajustar a tensão e/ou um comprimento de uma corrente.
[0057] O método pode compreender conectar a corrente à estrutura, por exemplo, usando o dispositivo de acordo com o primeiro e/ou segundo aspectos. A etapa de conectar a corrente à estrutura pode compreender qualquer dos recursos definido no terceiro aspecto.
[0058] O método pode compreender mover a corrente, por exemplo, pelo menos uma porção da corrente, na primeira direção, por exemplo, em direção à estrutura, para ajustar a tensão e/ou comprimento da corrente. A etapa de mover a corrente na primeira direção pode compreender aplicar tensão à corrente, por exemplo, pelo menos uma porção da corrente. Aplicar tensão à corrente pode compreender tracionar, por exemplo, aplicar força de manobra à corrente, e/ou aplicar uma força à corrente, por exemplo, pelo menos uma porção da corrente, por exemplo, usando um guincho, motor ou similares.
[0059] O método pode compreender mover ou permitir o movimento da corrente na segunda direção, por exemplo, liberando ou soltando, uma porção da corrente para ajustar tensão e/ou comprimento da corrente.
[0060] Deve-se entender que os recursos aqui definidos de acordo com qualquer aspecto da presente invenção ou a seguir em relação a qualquer modalidade específica da invenção podem ser utilizados, tanto sozinhos quanto em combinação com qualquer outro recurso definido em qualquer outro aspecto ou modalidade da invenção.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0061] Esses e outros aspectos da presente invenção serão agora descritos, apenas a título de exemplo, com referência aos desenhos anexos, que são: a figura 1 uma vista isométrica de um conjunto incluindo seis estranguladores de corrente de acordo com um ou mais exemplos descritos; a figura 2 uma vista isométrica de um estrangulador de corrente de acordo com um ou mais exemplos descritos; as figuras 3(a) e 3(b) vistas em perspectiva do estrangulador de corrente da figura 2 incluindo uma corrente; a figura 4(a) uma vista em perspectiva de um estrangulador de corrente sem um segundo elemento guia conectada a uma estrutura e mostrando a extensão da corrente em relação ao estrangulador de corrente; a figura 4(b) uma vista esquemática do estrangulador de corrente de figura 4(a); a figura 4(c) uma vista esquemática do estrangulador de corrente de figura 2 incluindo o segundo elemento guia; a figura 5(a) uma perspectiva vista da segunda porção do estrangulador de corrente da figura 2; a figura 5(b) uma vista em perspectiva da extremidade proximal da segunda porção da figura 5(a); a figura 5 (c) uma vista em perspectiva do lado de baixo da segunda porção da figura 2; a figura 5(d) uma vista parcialmente recortada do lado de baixo da segunda porção da figura 2; a figura 6(a) uma vista seccional do estrangulador de corrente da figura 2 conectado a partes de uma estrutura; a figura 6(b) uma vista lateral do estrangulador de corrente da figura 6(a); a figura 6(c) uma vista em perspectiva do estrangulador de corrente da figura 2 desconectado de uma estrutura; a figura 7(a) uma vista por baixo do estrangulador de corrente da figura 2 conectado a partes de uma estrutura; a figura 7(b) uma vista plana do estrangulador de corrente da figura 7(a); e a figura 7(c) uma vista em perspectiva do estrangulador de corrente da figura 7(a) quando vista a partir de uma extremidade distal do estrangulador de corrente.
DESCRIÇÃO DETALHADA DOS DESENHOS
[0062] A figura 1 mostra um exemplo um conjunto 5 incluindo um dispositivo para conectar uma corrente a uma estrutura. Aqui, o dispositivo é na forma de um estrangulador de corrente 10. Percebe-se que, em alguns exemplos, o estrangulador de corrente 10 pode incluir ou ser provido com um guia de reboque 11, ao passo que, em outros exemplos, o estrangulador de corrente pode ser provido com outros meios de guia, por exemplo, uma sapata de dobramento ou similares.
[0063] No exemplo da figura 1, seis estranguladores de corrente 10 são mostrados conectados a uma mesa de corrente 15. Percebe-se que o conjunto 10 pode incluir mais ou menos que seis estranguladores de corrente 10. A mesa de corrente 15 pode ser parte de uma estrutura (não mostrada), tal como um navio. A mesa de corrente 15 pode ser conectada ao navio para permitir o movimento rotacional ou pivô da mesa de corrente 15 em relação ao navio.
[0064] No exemplo mostrado na figura 1, cada estrangulador de corrente 10 conecta uma corrente 20, por exemplo, uma porção proximal 25 da corrente 20, à mesa de corrente 15. A corrente 20 pode ser uma corrente de atracação, amarração e/ou ancoragem. Uma outra porção da corrente 20, por exemplo, uma porção distal 30, é conectada ao leito oceânico (não mostrado).
[0065] As figuras 2 a 3(b) e 6(a) a 7(c) mostram um exemplo de um estrangulador de corrente 10. O estrangulador de corrente 10 pode ser estruturalmente similar e/ou incluir qualquer dos recursos do estrangulador de corrente descrito em WO 2015/150770 (no nome do presente Requerente), que está por meio desta incorporado pela referência.
[0066] Os exemplos das figuras 2 e 6(a) a 7(c) mostram o estrangulador de corrente 10 sem a corrente 20 sendo trespassada através do dispositivo. As figuras 3(a) e 3(b) mostram exemplos do estrangulador de corrente 10 em uso com a corrente 20.
[0067] Como mostrado nas figuras 2 a 3(b) e 6(a) a 7(c), o estrangulador de corrente 10 inclui uma primeira porção 35, que tem um primeiro eixo geométrico A. O primeiro eixo geométrico A define um eixo geométrico transversal e/ou rotacional da primeira porção 35. Aqui, a primeira porção é configurada para conectar à mesa de corrente 15 de maneira a ser móvel, tal como pivotável ou rotacionável em torno do primeiro eixo geométrico, em relação à mesa de corrente 15. A primeira porção 35 pode definir pelo menos parte da guia de reboque 11.
[0068] O estrangulador de corrente 10 inclui um primeiro membro alongado, que pode ser na forma de um primeiro pino ou parafuso 12, para conectar o estrangulador de corrente 10 à mesa de corrente 15. O primeiro pino ou parafuso 12 define o primeiro eixo geométrico A.
[0069] O estrangulador de corrente 10 inclui um primeiro elemento guia 40. O primeiro elemento guia 40 pode definir pelo menos uma outra parte da guia de reboque 11. Por exemplo, o primeiro elemento guia 40 pode ser provido na forma de uma roda de guia, roda de guia de reboque, roldana, roda de polia, roda dentada ou similares. Aqui, a roda de guia 40 está arranjada em relação à primeira porção 35 de maneira a ser móvel, tal como rotacionável ou pivotável, em torno do primeiro eixo geométrico A da primeira porção 35. Por exemplo, a roda de guia 40 e a primeira porção 35 podem ser coaxialmente arranjadas. A roda de guia 40 guia uma porção da corrente 20 em torno do primeiro eixo geométrico A. Arranjando a roda de guia 40 para ser móvel em torno do primeiro eixo geométrico A da primeira porção 35, tensionamento ou puxão da corrente 20 pode ser facilitado e/ou cargas e momentos que agem no estrangulador de corrente 10 durante tensionamento ou puxão da corrente 20 podem ser reduzidas.
[0070] O estrangulador de corrente 10 inclui uma segunda porção 45. Aqui, a segunda porção 45 é mostrada como sendo conectada à primeira porção 35. A segunda porção 45 é configurada para conectar à primeira porção 35 de maneira a ser móvel, por exemplo, rotacionável ou pivotável, em relação à primeira porção 35. Por exemplo, as primeira e segunda porções 35, 45 podem ser conectadas entre si por um segundo membro alongado, que pode ser na forma de um segundo pino ou parafuso 14. O segundo pino 14 pode se estender através de orifícios providos nas primeira e segunda porções 35, 45 para conectar a primeira e segunda porções 35, 45. A segunda porção 45 tem um segundo eixo geométrico B, que define um eixo geométrico transversal e/ou rotacional da segunda porção 45. O segundo pino ou parafuso 14 define o segundo eixo geométrico B.
[0071] A segunda porção 45 é conectada à primeira porção 35 de maneira a ser móvel, por exemplo, rotacionável ou pivotável, em relação à primeira porção 35 em torno do segundo eixo geométrico B. O primeiro e segundo eixos geométricos A, B são arranjados um em relação ao outro para ser substancialmente perpendiculares, quando as primeira e segunda porções 35, 45 são conectadas entre si, como mostrado no exemplo da figura 2.
[0072] O estrangulador de corrente 10 inclui um arranjo de engate de corrente 50, que, neste exemplo, é conectado à segunda porção 45 de maneira a ser móvel em relação à segunda porção 45. Por exemplo, o arranjo de engate de corrente 50 pode ser arranjado sobre uma porção de extremidade distal 45a da segunda porção para ser deslizável e pivotável em relação à segunda porção 45, por exemplo, como mostrado nas figuras 2, 3(a) e 3(b). Por exemplo, uma porção de extremidade 50a do arranjo de engate de corrente 50 pode ser conectada a pivô à porção de extremidade distal 45a da segunda porção por um par de terceiros membros alongados 16a, 16b, que pode ser na forma de um par de pinos ou parafusos 16a, 16b. Percebe-se que, em outros exemplos, mais ou menos que dois terceiros membros alongados podem ser usados para conectar o arranjo de engate de corrente 50 à segunda porção 45. Neste exemplo, uma outra porção de extremidade 50b do arranjo de engate de corrente 50 é conectada de forma deslizante à segunda porção 45. A segunda porção 45 inclui um canal ou fenda 18 no qual um quarto membro alongado, que pode ser na forma de um quarto pino ou parafuso 22, está arranjado de forma deslizante.
[0073] O arranjo de engate de corrente 50 pode ser operável entre uma primeira configuração e uma segunda configuração. Em uso, quando nenhuma tensão é aplicada à porção proximal 25 da corrente 20, o arranjo de engate de corrente 50 pode estar na primeira configuração. Na primeira configuração, o quarto pino é localizado na ou em proximidade a uma primeira extremidade 18a do canal 18.
[0074] Quando tensão é aplicada à porção proximal 25 da corrente 20 ou a corrente 20 é puxada em direção ao navio, em uso, o arranjo de engate de corrente 50 pode mover da primeira configuração para a segunda configuração, por exemplo, pivotando em torno de terceiros pinos 16a, 16b e/ou deslizando os quatro pinos 22 em direção a uma segunda extremidade 18b do canal 18. A segunda extremidade 18b do canal 18 pode incluir um entalhe ou ranhura para reter o quarto pino 22 na segunda extremidade 18b do canal 18, por exemplo, quando tensão é aplicada à porção proximal 25 da corrente 20. Na segunda configuração do arranjo de engate de corrente 50, o arranjo de engate de corrente é configurado para alinhar a porção distal 30 da corrente 20 de maneira a ficar em linha ou coaxial com um eixo geométrico central (não mostrado) do estrangulador de corrente 10. Alinhando a porção distal 30 da corrente 20 para ficar em linha ou coaxial com o eixo geométrico central do estrangulador de corrente 10, dobramento fora do plano da corrente e/ou estrangulador de corrente 10 e/ou deformação fora do plano que atua na corrente 20 e/ou no estrangulador de corrente 10 pode ser reduzido. Tal arranjo coaxial da porção distal 30 da corrente 20 com o estrangulador de corrente 10 pode permitir o uso de maiores forças durante tensionamento, por exemplo, puxão, da corrente 20.
[0075] O arranjo de engate de corrente 50 é configurado para permitir movimento da corrente 20 em uma primeira direção em relação ao estrangulador de corrente 10. Por exemplo, movimento da corrente 20 na primeira direção pode incluir movimento da corrente em direção a um navio. O arranjo de engate de corrente 50 é configurado para inibir movimento da corrente 20 em uma segunda direção. Por exemplo, movimento da corrente 20 na segunda direção pode incluir movimento da corrente 20 em direção ao leito oceânico. O arranjo de engate de corrente 50 tem uma configuração ou posição engatada e/ou uma desengatada ou de não engate. Na configuração engatada, o arranjo de engate de corrente 50 inibe movimento da corrente 20 na segunda direção, por exemplo, em direção a um leito oceânico. Por exemplo, na configuração engatada, o arranjo de engate de corrente 50 pode restringir, prevenir e/ou travar o movimento da corrente na segunda direção em relação ao estrangulador de corrente 10.
[0076] Na configuração desengatada ou de não engate, que é mostrada nas figuras 3(a) e 3(b), o arranjo de engate de corrente 50 permite movimento da corrente 20 em uma ou mais direções. Por exemplo, na configuração desengatada ou de não engate, movimento da corrente 20 é permitido na primeira e/ou segunda direção(ões), por exemplo, em direção ao navio e/ou leito oceânico. Isto pode permitir liberar a corrente 20, por exemplo, soltar uma parte da corrente 20, para ajustar um comprimento e/ou tensão da corrente.
[0077] O arranjo de engate de corrente 50 inclui um estrangulador membro 55 que é configurado para engatar a corrente 20 na configuração engatada e/ou impedir movimento da corrente 20 na segunda direção. No exemplo da figura 2, o estrangulador membro 55 é mostrado na configuração engatada, ao passo que, nos exemplos das figuras 3(a) e 3(b), o membro do estrangulador 55 é mostrado na configuração desengatada ou de não engate. O arranjo de engate de corrente 50 é operável ou comutável entre a configuração ou posição engatada e/ou a desengatada ou de não engate, por exemplo, aplicando tensão à corrente 20. Em outras palavras, em uso, quando tensão é aplicada à porção proximal 25 da corrente 20, o arranjo de engate de corrente é operado da configuração engatada, mostrado na figura 2, para a configuração desengatada ou de não engate, mostrada nas figuras 3(a) e 3(b). Isto permite movimento da corrente 20 em direção à mesa de corrente 15 e/ou ao navio. Em uso, quando a tensão que atua na porção proximal 25 da corrente 20 é reduzida, por exemplo, após aplicar força de manobra à corrente 20, o arranjo de engate de corrente 50 move para a posição de engate, por meio disto impedindo movimento da corrente 20 em direção ao leito oceânico.
[0078] Alternativamente, ou adicionalmente, o arranjo de engate de corrente 50 pode ser operado da configuração engatada para a configuração desengatada, por exemplo, por meios externos, tal como um Veículo Operado remotamente, ou outros meios de atuação, tal como arranjo de cilindro e pistão.
[0079] Em alguns exemplos, o arranjo de engate de corrente 50 inclui um elemento guia 60, que é configurada para guiar corrente 20 para o arranjo de engate de corrente 50 e para alinhar a corrente 20 em relação ao arranjo de engate de corrente 50. O elemento guia 60 é configurado para cooperar com a corrente 20. O elemento guia 60 tem uma seção transversal e/ou formato que substancialmente casa ou corresponde a uma seção transversal e/ou formato da corrente 20, como mostrado, por exemplo, na figura 7(c). Aqui, a seção transversal do elemento guia 60 define um formato substancialmente cruciforme e/ou tipo trevo. Percebe-se em outros exemplos que o elemento guia 60 pode ter qualquer outro formato e/ou seção transversal que é adequado para guiar e/ou alinhar a corrente 20.
[0080] O estrangulador de corrente 10 inclui um segundo elemento guia 65, que, neste exemplo, está arranjado em proximidade à roda de guia 40, como mostrado no exemplo da figura 3(b). O segundo elemento guia 65 é configurado para alinhar a corrente 20, por exemplo, pelo menos uma porção da corrente 20, em relação à roda de guia 40. Provendo o estrangulador de corrente 10 com o segundo elemento guia 65, desalinhamento da corrente 20 em relação à roda de guia 40 e/ou a mesa de corrente 15 pode ser reduzido e/ou impedido.
[0081] Neste exemplo, o segundo elemento guia 65 está arranjado na segunda porção 45. Percebe-se que, em outros exemplos, o segundo elemento guia 65 pode ser arranjado na primeira porção 35, em vez de ser arranjado na segunda porção 45, ou pode ser arranjado na primeira porção 35 além de ser arranjado na segunda porção 45. Por exemplo, o segundo elemento guia 65 pode incluir uma primeira porção de guia e uma segunda porção de guia (não mostrada). A primeira porção de guia pode ser arranjada na primeira porção 45 do estrangulador de corrente 10 e a segunda porção de guia pode ser arranjada na segunda porção 45 do estrangulador de corrente 10. Aqui, o segundo elemento guia 65 está arranjado em um lado de baixo da segunda porção 45.
[0082] O exemplo da figura 4(a) mostra o estrangulador de corrente 10 afixado à mesa de corrente 15. Em uso, a porção distal 30 da corrente 20 pode ser atracado ao leito oceânico. Movimento do navio pode fazer com que a segunda porção 45 e uma porção da corrente 20 se estenda em um ângulo, por exemplo, um ângulo azimutal, em relação à roda de guia 40, como mostrado no exemplo da figura 4(a). Quando este ângulo aumenta, por exemplo, cerca de 15 a 20 graus, a corrente 20 pode ficar desalinhada em relação a pelo menos a roda de guia 40, a primeira porção 35 e/ou a mesa de corrente 15. Um exemplo do desalinhamento entre uma porção da corrente 20 e a roda de guia 40 e/ou a mesa de corrente 15 é mostrado na figura 4(b). Percebe-se que, em uso, tal desalinhamento da corrente 20 pode levar a dano do estrangulador de corrente 10 e/ou da corrente 20, por exemplo, quando tensão é aplicada à parte proximal 25 da corrente 20.
[0083] A figura 4(c) mostra um exemplo de estrangulador de corrente 10 incluindo o segundo elemento guia 65. Como pode-se ver na figura 4(c), o segundo elemento guia 65 é configurado para guiar e/ou alinhar a corrente 20, por exemplo, pelo menos uma porção da corrente 20, em relação a um eixo geométrico central ou longitudinal da roda de guia 40. O segundo elemento guia 65 guia e/ou alinha a corrente 20, por exemplo, uma porção da corrente 20, irrestritamente e/ou independentemente do ângulo no qual a corrente 20 se estende em relação à roda de guia 40. Por exemplo, o segundo elemento guia 65 é configurado para mover a corrente 20 para alinhamento axial com o eixo geométrico longitudinal da roda de guia 40. Em outras palavras, o segundo elemento guia 65 é configurado para guiar a corrente 20 de maneira tal que um eixo geométrico longitudinal da corrente 20 fique substancialmente alinhado ou coincidente com o eixo geométrico longitudinal da roda de guia 40.
[0084] Como mostrado nos exemplos das figuras 3(a) e 3(b), o segundo elemento guia 65 pode ser configurado para alinhar substancialmente a corrente 20 com uma porção tangencial 40a da roda de guia 40. Em outras palavras, a porção tangencial 40a da roda de guia 40 pode ser uma porção e/ou eixo geométrico 40a que se estende tangencialmente a partir da roda de guia 40.
[0085] Percebe-se que o segundo elemento guia 65 pode ser configurado para guiar a corrente 20 em direção à roda de guia 40, em uso. Por exemplo, o segundo elemento de guia 65 é para ser configurado para alinhar pelo menos uma porção da corrente 20 em relação à roda de guia 40 antes do engate dessa porção da corrente 20 com a roda de guia 40 e manter o alinhamento da corrente 20 em relação à roda de guia 40, em uso.
[0086] O formato ou perfil do segundo elemento guia 65 é mostrado nas figuras 5(b) a 6(a). O segundo elemento guia 65 tem um formato ou perfil que é compatível e/ou complementar com um formato da corrente 20, por exemplo, uma seção transversal da corrente 20. A corrente 20 inclui uma pluralidade de elos de corrente 20a, que alternadamente se estendem em uma primeira direção e uma segunda direção, por meio do que as primeira e segunda direções podem ser substancialmente perpendiculares entre si. Em outras palavras, cada elo de corrente 20a tem uma orientação que difere da orientação de elos de corrente precedentes e subsequentes 20a, por meio do que os elos de corrente precedentes e subsequentes 20a têm substancialmente a mesma orientação. O segundo elemento guia 65 é configurado para guiar e/ou alinhar a corrente 20, por exemplo, cada elo de corrente da pluralidade de elos de corrente.
[0087] Como mostrado nos exemplos das figuras 5(b) a 6(a), o segundo elemento guia 65 inclui uma passagem 70, através da qual a corrente 20 é trespassada, em uso. A passagem 70 é configurada para cooperar com a corrente 20 de maneira a alinhar a corrente 20 em relação ao eixo geométrico central da roda de guia 40 e guiar a corrente 20 em direção à roda de guia 40. Por exemplo, a passagem 70 define uma seção transversal configurada para substancialmente casar ou corresponder a pelo menos parte de uma seção transversal da corrente 20. Como mostrado no exemplo da figura 5(a), a seção transversal da passagem 70 é similar à parte de um formato cruciforme, de trevo ou similares. Percebe-se que a seção transversal da passagem 70 pode ter ou se parecer com outros formatos, que complementam ou casam com uma seção transversal da corrente 20.
[0088] Como mostrado no exemplo da figura 6(a), a passagem 70 inclui uma primeira abertura 70a e uma segunda abertura 70b, que são providas em qualquer extremidade da passagem 70. No exemplo da figura 6(a), a passagem 70 é configurada para afilar a partir das primeira e segunda aberturas 70a, 70b da passagem em direção a uma parte interna 70c da passagem 70. Configurando a passagem 70 para afilar em direção à parte interna 70c da passagem 70, a entrada da corrente 20 no segundo elemento guia 65, por exemplo, a passagem 70, pode ser facilitada.
[0089] Referindo-se aos exemplos mostrados nas figuras 5(a) a 5(c), a passagem 70 define uma primeira porção de passagem 70d, que pode se estender em uma primeira direção do segundo elemento guia 65, e uma segunda porção de passagem 70e, que pode se estender em uma segunda direção do segundo elemento guia 65. Neste exemplo, as primeira e/ou segunda direções são substancialmente perpendiculares ao eixo geométrico longitudinal do segundo elemento guia 65. Por exemplo, os elos de corrente 20a que se estendem nas primeiras direções podem se estender em uma direção que é substancialmente paralela à segunda porção 45, por exemplo, uma largura da segunda porção 45, e elos de corrente 20a que se estendem na segunda direção podem se estender em uma direção que é substancialmente perpendicular à segunda porção 45, por exemplo, a largura da segunda porção 45. A primeira e segunda porções de passagem 70d, 70e são arranjadas uma em relação à outra de maneira tal que as primeira e segunda direções são substancialmente perpendiculares uma à outra. A primeira porção de passagem 70d é configurada para guiar e/ou alinhar elos de corrente 20a da corrente 20, que se estendem na primeira direção, e a segunda porção de passagem 70e é configurada para guiar e/ou alinhar elos de corrente 20a da corrente 20, que se estendem na segunda direção.
[0090] Nos exemplos mostrados nas figuras 5(a) a 5(c), a segunda porção de passagem 70e tem uma fenda ou recesso 75. A fenda 75 é configurada para guiar e/ou alinhar elos de corrente 20a da corrente 20, que se estendem na segunda direção. Aqui, a fenda 75 está arranjada no segundo elemento guia 65 para se estender ao longo ou em uma direção substancialmente longitudinal do segundo elemento guia 65.
[0091] Referindo-se aos exemplos mostrados nas figuras 2 a 3(b) e 5(a) a 6(a), a segunda porção 45 define uma passagem adicional 80 através da qual, em uso, a corrente 20 é trespassada ou inserida. A passagem adicional 80 inclui uma primeira abertura 80a e uma segunda abertura 80b. A primeira abertura 80a da passagem adicional 80 está arranjada em uma primeira porção de extremidade 45a da segunda porção 45, que é proximal à primeira porção 35, por exemplo, quando a segunda porção 45 é conectada à primeira porção 35. A segunda abertura 80b da passagem adicional 80 está arranjada em uma segunda região de extremidade 45b da segunda porção 45, que é distal à primeira porção 35, por exemplo, quando a segunda porção 45 é conectada à primeira porção 35. A primeira abertura 80a da passagem adicional 80 está arranjada para receber e/ou prover uma saída para a porção proximal 25 à corrente 20, em uso. A segunda abertura 80b da passagem adicional 80 está arranjada para receber e/ou prover uma saída para a porção distal 30 da corrente 20.
[0092] Nos exemplos mostrados nas figuras 2 a 3(b) e 5(a) a 6(a), o segundo elemento guia 65 está arranjado na primeira região de extremidade 45a da segunda porção 45, por exemplo, a primeira abertura 80a da passagem adicional 80. Arranjando o segundo elemento guia 65 na primeira região de extremidade 45a da segunda porção, o segundo elemento guia 65 pode reter uma porção da corrente 20 que pode ser frouxa, em uso, por exemplo, quando nenhuma tensão é aplicada à porção proximal 25 da corrente 20.
[0093] Como mostrado nos exemplos das figuras 6(b) a figuras 7(c), o estrangulador de corrente 10 inclui um primeiro elemento de conexão 85a configurado para conectar o estrangulador de corrente 10 à mesa de corrente 15 de maneira tal que o estrangulador de corrente 10 móvel, por exemplo, pivotável ou rotacionável, em relação à mesa de corrente 15 e/ou ao navio. O primeiro elemento de conexão 85a é configurado para cooperar e/ou engatar com um segundo elemento de conexão 85b que pode ser provido na mesa de corrente 15. Os primeiro e segundo elementos de conexão podem ser parte de um arranjo de conexão 85 para conectar o estrangulador de corrente 10 ao navio.
[0094] O primeiro elemento de conexão 85a está arranjado no primeiro pino 12 do estrangulador de corrente 10, como mostrado nos exemplos das figuras 6(b) e 6(c). O primeiro elemento de conexão 85a pode ser configurado para prender, travar e/ou fixar o estrangulador de corrente à mesa de corrente 15, por exemplo, conectando, por exemplo, conectando de forma liberável, o primeiro pino 12 do estrangulador de corrente 10 à mesa de corrente 15.
[0095] Como mostrado no exemplo da figura 6(c), o estrangulador de corrente 10 inclui um par de primeiros elementos de conexão 85a para conexão a um respectivo par de segundos elementos de conexão 85b da mesa de corrente 15. Aqui, os primeiros elementos de conexão 85a do estrangulador de corrente 10 são arranjados em qualquer lado da roda de guia 40. Os segundos elementos de conexão 85b podem ser na forma de chapas para chapas de olhal de içamento, que podem se estender a partir da mesa de corrente 15.
[0096] Pode ser provida uma pluralidade de segundos elementos de conexão 85b na mesa de corrente 15. Cada segundo elemento de conexão 85b é configurada para cooperar e/ou engatar com um respectivo primeiro elemento de conexão 85a do estrangulador de corrente 10. Aqui, o segundo elemento de conexão tem uma fenda 90 para receber o primeiro pin 12 do estrangulador de corrente 10. Aqui, cada primeiro elemento de conexão 85a inclui um par de placas substancialmente paralelas 95 que são conectadas entre si por um par de pinos 100. Percebe-se que, em outros exemplos, mais ou menos que dois pinos 100 podem ser usados para conectar as placas 95 entre si ou que outros meios podem ser usados para acoplar as placas entre si. O par das placas 100 está arranjado e/ou espaçado uma da outra de maneira a pode receber pelo menos parte do respectivo segundo elemento de conexão 85b no espaço. Isto permite prender o primeiro elemento de conexão 85a no segundo elemento de conexão 85b. Os primeiro e segundo elementos de conexão 85a, 85b permitem que o estrangulador de corrente 10 seja conectado de forma liberável à mesa de corrente 15. Isto facilita a instalação, troca e/ou manutenção do estrangulador de corrente 10.
[0097] Em uso, a corrente 20 é conectada à mesa de corrente 15 conectando o estrangulador de corrente 10 à mesa de corrente 15, por exemplo, como aqui descrito. Subsequentemente, uma corrente 20 pode ser provida, por exemplo, recuperando uma corrente 20 do leito oceânico ou do convés do navio. Uma extremidade de uma corrente 20 pode ser conectada a uma linha ou fio de trabalho, que é inserida ou trespassada em um estrangulador de corrente 10, em uso. Inserindo o fio de trabalho através de um estrangulador de corrente, uma corrente 20 é colocada em engate com um estrangulador de corrente 10 e inserida ou trespassada em um estrangulador de corrente 10. Em uso, quando uma corrente 20 tiver sido trespassada em um estrangulador de corrente 10, o arranjo de engate de corrente 50 pode engatar com a corrente 20, como aqui descrito, para impedir movimento da corrente 20 em relação ao estrangulador de corrente 10, por exemplo, em direção ao leito oceânico.
[0098] Em uso, a tensão que atua na corrente e/ou em um comprimento da corrente pode ser ajustada usando o estrangulador de corrente 10. Isto pode incluir mover uma porção da corrente 20 em direção ao navio para ajustar a tensão e/ou comprimento da corrente 20. Por exemplo, uma porção da corrente pode ser movimentada em direção ao navio aplicando uma tensão à corrente, por exemplo, aplicando força de manobra à corrente e/ou aplicando uma força à corrente, por exemplo, usando um guincho, motor ou similares. Percebe-se que, em outros exemplos, outros meios para aplicar força de manobra à corrente podem ser usados.
[0099] Em uso, a tensão que atua na corrente 20 e/ou em um comprimento da corrente 20 pode ser ajustada ou alterada liberando parte da corrente 20, por exemplo, deixando parte da corrente 20 mover em direção ao leito oceânico.
[00100] Deve-se entender que as modalidades aqui descritas são meramente exemplares e que várias modificações podem ser feitas a elas sem fugir do escopo da invenção.
[00101] Embora o dispositivo seja descrito como o estrangulador de corrente citado, percebe-se que, em outros exemplos, o dispositivo pode ser um conector ou pode ser um assim chamado “guia de reboque”, ou provido em combinação com uma/a guia de reboque.
[00102] Por exemplo, a estrutura pode ser uma estrutura fora da costa, estrutura marinha, estrutura submarina, estrutura flutuante, plataforma flutuante, navio ou similares. Um ou mais estranguladores de corrente 10 podem ser conectados à estrutura, por exemplo, diretamente conectados à estrutura, em vez de ou além de ser conectados à mesa de corrente 15.
[00103] Por exemplo, uma linha, tal como um fio, corda, linha sintética ou similares, pode ser usada, em vez de ou em adição a uma corrente.
[00104] Percebe-se que o estrangulador de corrente 10 pode incluir mais de um arranjo de engate de correntes.
[00105] Embora o segundo elemento guia 65 tenha sido descrito nos exemplos aqui como sendo arranjado na segunda porção 45, percebe-se que, em outros exemplos, o segundo elemento guia 65 pode ser provido na primeira porção 35, por exemplo, em uma extremidade da primeira porção proximal ao primeiro elemento guia. Alternativamente, ou adicionalmente, uma parte do segundo elemento guia pode ser provida na primeira porção 35 e uma segunda parte do segundo elemento guia pode ser provida na segunda porção 45.
[00106] Nos exemplos aqui descritos, o primeiro elemento de conexão 85a inclui um par de placas para conectar o primeiro elemento de conexão 85a ao segundo elemento de conexão 85b. Percebe-se que, em outros exemplos, outros meios de conexão, tal como um arranjo de porca e/ou parafuso ou um arranjo de flange ou similares, podem ser usados.
[00107] Embora cada/o segundo elemento de conexão 85b tenha sido aqui descrito incluindo uma fenda ou recesso, percebe-se que, em outros exemplos, cada/o segundo elemento de conexão pode incluir um orifício para receber e/ou conectar o primeiro eixo geométrico do estrangulador de corrente 10 à mesa de corrente 15, como mostrado no exemplo da figura 1.
[00108] Por exemplo, o primeiro elemento guia 40 pode ser ou definir elementos guias adequados para guiar uma corrente, por exemplo, uma sapata de dobramento ou similares.

Claims (15)

1. Dispositivo para conectar uma corrente (20) ou linha a uma estrutura, o dispositivo caracterizado pelo fato de compreender: uma primeira porção (35) compreendendo um primeiro eixo (A) geométrico, a primeira porção (35) sendo configurada para conectar ou ser conectável a uma estrutura de modo a ser móvel em relação à estrutura; uma segunda porção (45) compreendendo uma primeira extremidade distal (45a) que é proximal a primeira porção (35), e uma segunda extremidade distal (45b) que é distal a primeira porção (35), a segunda porção (45) sendo configurada para conectar ou ser conectável a primeira porção (35) de modo da ser móvel em relação à primeira porção (35); um primeiro elemento guia (40) em forma de roda separado da primeira porção (35), o primeiro elemento guia (40) sendo arranjado sobre ou em relação à primeira porção (35) para ser móvel ao redor ou em torno do primeiro eixo geométrico da primeira porção; um segundo elemento guia (65) arranjado na primeira extremidade distal (45a) da segunda porção (45) e/ou na primeira porção (35), o segundo elemento guia (65) compreendendo uma passagem (70) para passar ou inserir uma corrente, o segundo elemento guia (65) sendo arranjado em proximidade ao primeiro elemento guia (40) e configurado para alinhar pelo menos uma porção de uma corrente em relação ao primeiro elemento guia (40), a passagem compreendendo ou definindo uma seção transversal adaptada ou configurada para combinar ou corresponder a pelo menos parte de uma seção transversal de uma corrente; e, um arranjo de engate de corrente (50) compreendendo um terceiro elemento guia (60), em que o dispositivo compreende adicionalmente: uma passagem adicional (80) para receber pelo menos uma porção de uma corrente ou linha, a passagem adicional sendo parte da segunda porção (45); um segundo eixo (B) geométrico, o segundo eixo geométrico sendo parte da segunda porção (45) e estando arranjado para ser perpendicular ao primeiro eixo (A) geométrico, quando a primeira (35) e a segunda (45) porções são conectadas uma à outra, e em que o segundo elemento guia (65) é configurado para alinhar um eixo geométrico longitudinal de pelo menos uma porção de uma corrente ou linha com uma porção tangencial do primeiro elemento guia (40).
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o segundo elemento guia (65) é selecionado dentre pelo menos um de ser: configurado para guiar e/ou alinhar pelo menos uma porção de uma corrente ou linha em relação a um eixo geométrico central ou longitudinal do primeiro elemento guia; configurado para guiar, mover ou colocar uma corrente ou linha em alinhamento axial com um/o eixo geométrico central ou longitudinal daquele primeiro elemento guia; configurado para guiar pelo menos uma porção de uma corrente ou linha em direção ao primeiro elemento guia; configurado para alinhar pelo menos uma porção de uma corrente ou linha em relação ao primeiro elemento guia (40) antes do engate dessa porção de uma corrente ou linha com o primeiro elemento guia (40); configurado com uma forma que é compatível e/ou complementar com uma forma de uma corrente.
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a passagem (70) é selecionada dentre pelo menos uma de ser: configurada para cooperar ou engatar com uma corrente para alinhar pelo menos uma porção de uma corrente ou linha em relação a um/o eixo geométrico central ou longitudinal do primeiro elemento guia (40); compreendendo uma primeira abertura (70a) e/ou uma segunda abertura (70b), a primeira e a segunda aberturas da passagem sendo providas em cada extremidade da passagem; e, compreendendo ou definindo pelo menos uma primeira porção de passagem, a qual se estende em uma primeira direção do segundo elemento guia (65), e uma segunda porção de passagem, a qual se estende em uma segunda direção do elemento guia.
4. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o arranjo de engate de corrente (50) é conectável ou conectado à segunda porção (45) de modo a ser móvel em relação à segunda porção, em que o arranjo de engate de corrente é configurado para permitir movimento de uma corrente em relação ao dispositivo em uma primeira direção e para inibir movimento de uma corrente em relação ao dispositivo em uma segunda direção.
5. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o terceiro elemento guia (60) é configurado para guiar uma corrente para ou para dentro do arranjo de engate de corrente (50).
6. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o dispositivo compreender um primeiro elemento de conexão, o primeiro elemento de conexão sendo configurado para conectar o dispositivo a uma estrutura.
7. Conjunto (5), caracterizado pelo fato de que compreende: um dispositivo para conectar uma corrente (20) a uma estrutura como definido na reivindicação 1; e, uma estrutura.
8. Conjunto (5) de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a estrutura compreende uma estrutura fora da costa, estrutura marinha, estrutura submarina, estrutura flutuante, plataforma flutuante, baliza e/ou embarcação.
9. Conjunto (5) de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que compreende: um arranjo de conexão, o arranjo de conexão sendo configurado para conectar o dispositivo à estrutura; uma porção de conexão de corrente, a porção de conexão de corrente sendo conectada ou conectável à estrutura; uma corrente (20) ou linha, a corrente (20) ou linha sendo ou compreendendo uma corrente ou linha de atracação, amarração e/ou ancoragem.
10. Método para conectar uma corrente (20) a uma estrutura, o método caracterizado pelo fato de que compreende: prover um dispositivo conforme definido na reivindicação 1; e, conectar o dispositivo à estrutura.
11. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente conectar um fio de trabalho ou linha a uma porção de extremidade da corrente (20).
12. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente trespassar, inserir e/ou passar o fio de trabalho ou linha para dentro e/ou através do dispositivo.
13. Método para ajustar tensão e/ou um comprimento de uma corrente (20), o método caracterizado pelo fato de que compreende: conectar a corrente à estrutura usando o dispositivo como definido na reivindicação 1; e, mover pelo menos uma porção da corrente na primeira direção para ajustar a tensão e/ou comprimento da corrente.
14. Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a etapa de mover a corrente na primeira direção compreende aplicar tensão a pelo menos uma porção da corrente.
15. Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que compreende liberar ou soltar uma porção da corrente para ajustar tensão e/ou comprimento da corrente.
BR112018016381-3A 2016-02-10 2017-02-10 Dispositivo para conectar uma corrente ou linha a uma estrutura, conjunto, e, métodos para conectar uma corrente a uma estrutura e para ajustar tensão e/ou um comprimento de uma corrente BR112018016381B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB1602400.2 2016-02-10
GB1602400.2A GB2547216B (en) 2016-02-10 2016-02-10 Improved chain stopper
PCT/GB2017/050368 WO2017137775A1 (en) 2016-02-10 2017-02-10 Improved chain stopper

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018016381A2 BR112018016381A2 (pt) 2018-12-18
BR112018016381B1 true BR112018016381B1 (pt) 2023-11-28

Family

ID=55642108

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112018016381-3A BR112018016381B1 (pt) 2016-02-10 2017-02-10 Dispositivo para conectar uma corrente ou linha a uma estrutura, conjunto, e, métodos para conectar uma corrente a uma estrutura e para ajustar tensão e/ou um comprimento de uma corrente

Country Status (9)

Country Link
US (1) US10569838B2 (pt)
EP (1) EP3414155B1 (pt)
AU (1) AU2017218655B2 (pt)
BR (1) BR112018016381B1 (pt)
DK (1) DK3414155T3 (pt)
ES (1) ES2906187T3 (pt)
GB (1) GB2547216B (pt)
PT (1) PT3414155T (pt)
WO (1) WO2017137775A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB201700813D0 (en) * 2017-01-17 2017-03-01 Flintstone Tech Ltd Improved underwater connector

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS62241788A (ja) 1986-04-11 1987-10-22 Mitsui Eng & Shipbuild Co Ltd チエ−ンストツパ
US4958805A (en) 1988-05-09 1990-09-25 Robert Willamsson Windlass for offshore structures
US5845893A (en) 1997-03-14 1998-12-08 Bardex Engineering, Inc. Underwater self-aligning fairlead latch device for mooring a structure at sea
GB0129239D0 (en) 2001-12-06 2002-01-23 Wilson Andrew Mooring systems
US7240633B2 (en) * 2004-04-30 2007-07-10 Timberland Equipment Limited Underwater chain stopper and fairlead apparatus for anchoring offshore structures
US7926436B2 (en) 2009-01-15 2011-04-19 Sofec Inc. Dual axis chain support with chain pull through
NO330879B1 (no) 2009-01-23 2011-08-08 I P Huse As Anordning ved fairlead
US8915205B2 (en) 2010-12-23 2014-12-23 Bardex Corporation Fairlead latch device
KR101577157B1 (ko) * 2011-12-05 2015-12-11 미츠비시 쥬고교 가부시키가이샤 부체식 풍력 발전 장치 및 부체식 풍력 발전 장치의 계류 방법
GB2524751B (en) * 2014-03-31 2016-11-02 Flintstone Tech Ltd Chain stopper with rotational chain guiding means

Also Published As

Publication number Publication date
ES2906187T3 (es) 2022-04-13
DK3414155T3 (da) 2022-01-31
EP3414155A1 (en) 2018-12-19
GB2547216B (en) 2021-02-24
GB201602400D0 (en) 2016-03-23
US20190047664A1 (en) 2019-02-14
US10569838B2 (en) 2020-02-25
WO2017137775A1 (en) 2017-08-17
AU2017218655A1 (en) 2018-08-16
AU2017218655B2 (en) 2021-12-23
EP3414155B1 (en) 2021-11-03
BR112018016381A2 (pt) 2018-12-18
PT3414155T (pt) 2022-02-08
GB2547216A (en) 2017-08-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2747710T3 (es) Estopor
BR112014019303B1 (pt) Sistema de tração para um número de linhas de operação de uma embarcação e método para carrear linhas de operação em um sistema de tração
US10322918B2 (en) Block
BR102013026641B1 (pt) disposição submarina
BR112014011295B1 (pt) Cauda telescopicamente extensível de um veículo voador, veículo voador, veículo que é conversível entre uma condição de direção automotiva para dirigir em uma estrada e uma condição de voo para voar no ar, veículo voador que possui uma condição de voo para voar no ar, e veículo que é conversível entre uma condição de direção para dirigir em uma estrada e uma condição de voo para voar no ar
DE2450173A1 (de) Kettenstopper und verfahren zur handhabung einer kombinierten seil- und kettenankerleine
BR112018016381B1 (pt) Dispositivo para conectar uma corrente ou linha a uma estrutura, conjunto, e, métodos para conectar uma corrente a uma estrutura e para ajustar tensão e/ou um comprimento de uma corrente
ES2680493T3 (es) Dispositivo de retención y de seguridad para mangueras flexibles
BR112013029106B1 (pt) dispositivo de contenção para uma instalação de tensionamento de riser
EP1302398A2 (en) Control assembly for four-line kites
US20180094424A1 (en) Collapsible structures and methods for erecting collapsible structures
PT2106984E (pt) Fole
DE3336115A1 (de) Scherenverschlusshaken fuer eine zugverbindung
CN114435537A (zh) 用以抛石作业的船舶定位装置
WO2019028564A1 (es) Grapa de tiro para correas transportadoras
US20240133252A1 (en) Casing lifting system
KR102064291B1 (ko) 단차 제품 그립핑용 메카니컬 트윈 통스
KR19980025235U (ko) 선박용 견인로프 지지쇠
KR20190011959A (ko) 선박 블록용 러그 및 이를 포함하는 러그 어셈블리
US4553497A (en) Tow of barges by tugs
DE102004019508B3 (de) Rigg für Segelfahrzeuge, insbesondere Segelbretter
DE1181484B (de) Vorrichtung zum Fischen mit Netz
AU2021295737A1 (en) Underwater connector and method for connecting a chain under water
JP2023064979A (ja) クレーン
BRPI0802410B1 (pt) Manilha dupla para conexão entre elos de correntes

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/02/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS