BR112018015778B1 - Aparelho para fazer bebidas utilizando cápsulas contendo uma substância alimentar - Google Patents

Aparelho para fazer bebidas utilizando cápsulas contendo uma substância alimentar Download PDF

Info

Publication number
BR112018015778B1
BR112018015778B1 BR112018015778-3A BR112018015778A BR112018015778B1 BR 112018015778 B1 BR112018015778 B1 BR 112018015778B1 BR 112018015778 A BR112018015778 A BR 112018015778A BR 112018015778 B1 BR112018015778 B1 BR 112018015778B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
capsule
image
acquisition device
images
image acquisition
Prior art date
Application number
BR112018015778-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018015778A2 (pt
Inventor
Giovanni Accursi
Original Assignee
CAFFITALY SYSTEM S.p.A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from ITUB2016A000477A external-priority patent/ITUB20160477A1/it
Application filed by CAFFITALY SYSTEM S.p.A filed Critical CAFFITALY SYSTEM S.p.A
Publication of BR112018015778A2 publication Critical patent/BR112018015778A2/pt
Publication of BR112018015778B1 publication Critical patent/BR112018015778B1/pt

Links

Abstract

Um aparelho para produzir bebidas usando cápsulas (2) contendo uma substância alimentar, compreendendo uma unidade de extração (3) na qual uma câmara de extração (4) que se pode abrir é feita, uma seção de alimentação (9) para uma cápsula (2), um caminho de alimentação (10) para a cápsula (2) no aparelho (1) da seção de alimentação (9), e pelo menos um dispositivo de aquisição de imagem (12) operando no intervalo de luz visível, posicionado ao longo do caminho de alimentação (10) fora da câmara de extração (4) e projetado, em uso, quando a cápsula (2) está posicionada numa zona de captura de imagem (13) localizada ao longo do caminho de alimentação (10), para capturar imagens de pelo menos uma porção de identificação (14) da cápsula (2) na qual um elemento gráfico (15) está presente e visível; o dispositivo de aquisição de imagem (12); uma unidade de processamento eletrônico (20) é conectada ao dispositivo de aquisição de imagem (12) e é programada para seletivamente permitir ou não permitir a produção de uma bebida ao executar as seguintes etapas operacionais baseadas em uma comparação entre uma primeira imagem detectada pelo dispositivo de aquisição de imagem (12) e uma ou mais imagens de referência salvas no aparelho (1).

Description

DESCRIÇÃO
[001] Esta invenção refere-se a um aparelho para fazer bebidas usando cápsulas contendo uma substância alimentar que, no contexto desta invenção, pode ser de qualquer tipo (solúvel ou insolúvel, em pó, grânulos, líquido, etc.).
[002] Existem, atualmente, muitos tipos de aparelhos do estado da técnica capazes de fazer bebidas, os quais, em geral, compreendem uma unidade de extração na qual uma câmara de extração é feita na qual, em uso, uma cápsula pode ser inserida. A unidade de extração, por sua vez, compreende uma primeira parte e uma segunda parte, que são móveis, pelo menos uma em relação à outra, entre uma posição inicial na qual elas estão a uma distância uma da outra e na qual a câmara de extração é aberta para permitir o posicionamento de uma cápsula nela, e uma posição de extração na qual elas são acopladas e fecham a câmara de extração. Dependendo dos requisitos, o movimento da primeira parte e da segunda parte em relação uma à outra pode ser efetuado manualmente ou pode ser motorizado, bem como após comandos específicos do usuário ou automaticamente.
[003] Existem meios para fazer uma bebida para, em uso, fazer com que a água (quente e pressurizada ou nenhuma das duas) circule através da cápsula contida na câmara de extração fechada, fazendo, deste modo, com que a bebida seja formada, e para fornecer a bebida para o exterior do aparelho.
[004] Existem também aparelhos do estado da técnica em que uma da ou a primeira parte ou a segunda parte é fixa e a outra pode ser removida para carregar a cápsula no mesmo, em seguida recolocado no aparelho para produzir a bebida, e outros aparelhos em que tanto a primeira parte e a segunda parte permanecem sempre fixas ao resto do aparelho e só podem ser movidas para dentro e para fora uma da outra ao longo de várias linhas mais ou menos complexas. Este último tipo também inclui a família de aparelhos, como aqueles conhecidos como tendo uma unidade horizontal (isto é, aqueles em que o movimento da primeira parte e da segunda parte em direção e para longe uma da outra ocorre após um movimento ao longo de uma eixo horizontal), que também compreende meios de retenção para reter a cápsula, projetados para suportar uma nova cápsula a ser usada numa posição intermediária entre a primeira parte e a segunda parte, quando estas partes estão na posição inicial. Tais aparelhos têm uma seção de alimentação na qual, em uso, uma cápsula pode ser alimentada ao aparelho, e a partir da qual um caminho de alimentação para a cápsula prolonga-se para os meios de retenção e ao longo do qual, habitualmente, a cápsula avança ao deslizar devido à gravidade.
[005] No setor dos aparelhos para fazer bebidas, existem também muitos aparelhos do estado da técnica capazes de identificar o tipo de cápsula alimentada ao aparelho e, com base nisso, determinar como fornecer a bebida.
[006] De acordo com uma primeira tecnologia usada para este fim, a cápsula é equipada com um elemento de identificação eletromagnético (tal como um elemento RFID) e a cápsula compreende um leitor correspondente. Embora essa solução permita bons resultados em termos operacionais, é dispendiosa devido à necessidade de usar um elemento de identificação descartável em cada cápsula.
[007] Em contraste, uma segunda tecnologia usada atualmente envolve o reconhecimento óptico da cápsula por meio de um dispositivo de leitura colocado na câmara de extração e projetado para ler um código de barras ou um código QR localizado na cápsula. Contudo, esta última solução também tem desvantagens. Em particular, a confiabilidade do reconhecimento pode ser reduzida com o passar do tempo devido ao fato de que a câmara de extração é um local sujo em que sob condições normais a bebida circula pelo menos parcialmente, o que pode deixar resíduos nas paredes e em particular no dispositivo de reconhecimento óptico e em que também podem existir dispersões acidentais da substância alimentar presente nas cápsulas que podem, por sua vez, assar sobre as paredes. Além disso, do ponto de vista comercial, a necessidade de reproduzir um código de barras ou um código QR na cápsula afeta negativamente o apelo que a aparência da cápsula pode ter para o comprador.
[008] Os aparelhos capazes de identificar automaticamente o tipo de cápsula inserida e de selecionar, com base nisso, os métodos para fornecer a bebida, são máquinas relativamente dispendiosas que não estão ao alcance de todos os consumidores.
[009] Não menos importante, em particular com bebidas tal como café, é bem conhecido que cada consumidor tem seus próprios gostos e pode preferir que um determinado tipo de cápsula seja fornecido usando métodos diferentes daqueles fornecidos em máquinas automáticas.
[010] Além disso, nos aparelhos mais simples em que o utilizador controla todas as operações, há casos cada vez mais crescentes de danos nos aparelhos devido tanto ao uso de cápsulas declaradas compatíveis com o aparelho, mas que nunca foram aprovadas pelo fabricante do aparelho, uma vez que são feitas com padrões de baixa qualidade, como devido ao uso de cápsulas erradas. O uso das cápsulas erradas pode ocorrer em particular de duas maneiras: ou porque em um certo sistema cápsulas de outros sistemas são erroneamente usadas (muitas cápsulas no mercado são muito similares no exterior), ou porque para um certo tipo de suprimento selecionado na máquina (por exemplo: café expresso fornecido a alta pressão ou café filtrado fornecido a baixa pressão) uma cápsula não projetada para tal uso é inserida por engano (por exemplo, respectivamente, uma cápsula para café filtrado ou uma cápsula para café expresso).
[011] Consequentemente, bem como nas máquinas mais complexas, nos aparelhos mais simples também, é necessário um sistema de controle que possa impedir o uso no aparelho de cápsulas que não sejam aprovadas pelo fabricante ou que sejam as cápsulas erradas. O sistema também deve ser simples, barato e confiável.
[012] Neste contexto, o propósito técnico que forma a base desta invenção é fornecer um aparelho para fazer bebidas usando cápsulas contendo uma substância alimentar que supere as desvantagens mencionadas acima.
[013] Em particular, o propósito técnico desta invenção é fornecer um aparelho para produzir bebidas usando cápsulas contendo uma substância alimentar, que possa operar e fornecer a bebida apenas se uma cápsula que seja correta e/ou aprovada pelo fabricante do aparelho for usada e que, ao mesmo tempo, esteja equipado com um sistema de controle simples e confiável.
[014] O propósito técnico e os objetivos indicados são substancialmente cumpridos por um aparelho para fazer bebidas usando cápsulas contendo uma substância alimentar de acordo com o que é descrito nas reivindicações anexas.
[015] Outras características e as vantagens desta invenção são mais evidentes na descrição detalhada, com referência aos desenhos anexos, que ilustram várias modalidades não limitativas de um aparelho para produzir bebidas utilizando cápsulas contendo uma substância alimentar, em que:
[016] A Figura 1 é uma vista lateral esquemática com algumas partes em corte transversal de uma primeira modalidade de um aparelho para fazer bebidas usando cápsulas contendo uma substância alimentar, de acordo com esta invenção.
[017] As Figuras 2 a 5 são vistas laterais esquemáticas com algumas partes em corte transversal de uma segunda modalidade de um aparelho para fazer bebidas de acordo com esta invenção, com a cápsula posicionada respectivamente em quatro posições diferentes ao longo do caminho de alimentação;
[018] As Figuras 6 e 7 são vistas laterais esquemáticas com algumas partes em corte transversal de uma terceira modalidade de um aparelho para fazer bebidas de acordo com esta invenção, em duas situações diferentes;
[019] As Figuras 8 a 11 mostram quatro exemplos de tampas de cápsula utilizáveis como porções de identificação das respectivas cápsulas no contexto desta invenção;
[020] A Figura 12 mostra uma pluralidade de possíveis orientações angulares que a mesma cápsula pode adoptar numa zona de captura de imagem do aparelho, ilustrada com referência à cápsula da Figura 8;
[021] As Figuras 13 a 16 são vistas esquemáticas perpendiculares à tampa de cápsula, da posição relativa uma à outra de uma porção de identificação da cápsula e de uma imagem adquirível com um dispositivo de aquisição de imagem que faz parte do aparelho da Figura 2, respectivamente com a cápsula nas posições mostradas nas Figuras 2 a 5;
[022] As Figuras 17 a 19 são vistas laterais esquemáticas com algumas partes em corte transversal de uma quarta modalidade de um aparelho para fazer bebidas de acordo com esta invenção, em três situações diferentes; e
[023] A Figura 20 é uma vista lateral esquemática com algumas partes em corte transversal de uma quinta modalidade de um aparelho para fazer bebidas de acordo com esta invenção.
[024] Com referência às Figuras mencionadas acima, o numeral (1) denota, na sua totalidade, um aparelho para fazer bebidas usando cápsulas (2) contendo uma substância alimentar, feitas de acordo com esta invenção. Deve notar-se que nos desenhos anexos o aparelho (1) é apenas ilustrado esquematicamente. Em particular, alguns detalhes são mostrados exclusivamente com referência às partes ligadas aos aspectos inovadores desta invenção, enquanto todos os detalhes relativos a aspectos conhecidos foram deliberadamente omitidos.
[025] O aparelho (1) compreende primeiro uma unidade de extração (3) na qual uma câmara de extração (4) é feita na qual, em uso, uma cápsula (2) pode ser inserida, para ser usada para fazer a bebida. Em particular, esta invenção pode ser vantajosamente usada com cápsulas (2) compreendendo um corpo principal (5) em forma de taça e uma tampa (6) fixa à borda superior do corpo principal (5).
[026] Associados à câmara de extração (4), existem meios para fazer uma bebida, não ilustrados nos desenhos anexos, uma vez que são do tipo conhecido e não estão ligados aos aspectos inovadores desta invenção, concebidos, em uso, para fazer água que pode, ou não, ser quente circular através de uma cápsula (2) contida na câmara de extração (4) fechada, fazendo, deste modo, com que a bebida seja formada, e para fornecer a bebida formada desse modo para o exterior do aparelho (1). De um modo conhecido, os meios para fazer a bebida compreendem tanto um circuito de alimentação de água para alimentar água, que pode ou não ser pressurizada, para a câmara de extração (4), quanto um duto de fornecimento para fornecer a bebida feita para o exterior. Se necessário, podem também compreender primeiros meios de perfuração para fazer um primeiro orifício na cápsula (2) através do qual alimentar a água para dentro da cápsula (2), e segundos meios de perfuração para fazer um segundo orifício através do qual permitir que a bebida saia da cápsula (2). Em qualquer caso, uma vez que os meios para fazer a bebida não fazem parte dos aspectos inovadores desta invenção e são em si semelhantes aos do estado da técnica, eles não serão descritos em mais detalhes aqui.
[027] A unidade de extração (3), por sua vez, compreende uma primeira parte (7) e uma segunda parte (8), que são móveis, pelo menos uma em relação à outra, entre uma posição inicial, na qual a câmara de extração (4) está aberta, e uma posição de extração, na qual a extração câmara (4) está fechada. Quando estão na posição inicial, a primeira parte (7) e a segunda parte (8) da unidade de extração (3) estão afastadas o suficiente para permitir a inserção de uma cápsula (2) na câmara de extração (4), enquanto, quando estão na posição de extração, elas são acopladas (Figuras 1 e 6) de modo que, em uso, elas apertam uma cápsula (2) na câmara de extração (4).
[028] Nas Figuras 1 a 7 anexas, a unidade de extração (3) é do tipo horizontal. Portanto, a primeira parte (7) e a segunda parte (8) são móveis uma em relação à outra com uma linha horizontal de movimento paralela a um eixo central definido pela câmara de extração (4). Além disso, a câmara de extração (4) é vantajosamente feita substancialmente inteiramente numa ou na primeira parte (7) ou na segunda parte (8) (é na segunda parte (8) nas Figuras acompanhantes), enquanto a outra parte (a primeira parte (7) nas Figuras anexas) atua apenas como elemento de fecho da câmara de extração (4).
[029] Quando a primeira parte (7) e a segunda parte (8) estão na posição inicial, estão afastadas o suficiente para permitir que uma cápsula (2) seja posicionada entre elas. Vantajosamente, a cápsula é posicionada com o seu eixo central substancialmente horizontal e paralelo ao, ou coincidente com, eixo central da câmara de extração (4). Para manter uma cápsula (2) na posição de espera, na qual está posicionada entre a primeira parte (7) e a segunda parte (8) quando estas estão na posição inicial, o aparelho (1), do modo conhecido, compreende meios de retenção para a cápsula (2). Os referidos meios de retenção são capazes de reter a cápsula (2) na posição de espera quando tanto a primeira parte (7) como a segunda parte (8) estão na posição inicial, e durante pelo menos parte do seu deslocamento da posição inicial para a posição de extração (normalmente, pelo menos até que a cápsula (2) seja inserida na câmara de extração (4) o suficiente para que não possa mais cair em direção ao chão).
[030] A estrutura dos meios de retenção, não ilustrados nas Figuras anexas, pode variar dependendo dos requisitos (tais como os descritos nas patentes EP 1 721 553 B1 e EP 1 757 212 B1). Por exemplo, eles podem compreender dois blocos montados de forma deslizante na primeira parte (7), de tal maneira que podem mover-se para fora. Cada bloco está equipado com uma ranhura vertical (fechada no fundo) voltada para o outro bloco e na qual, em uso, o flange superior saliente da cápsula (2) é inserido. Os blocos podem também ser afastados após o deslocamento da primeira parte (7) e da segunda parte (8) em direção à posição de extração, para libertar a cápsula (2) na câmara de extração (4). Contudo, uma vez que estas são soluções conhecidas, elas não serão descritas em mais detalhes aqui.
[031] Vantajosamente, o aparelho (1) também compreenderá meios para expulsão da cápsula (2) que fazem com que a cápsula (2) seja expelida da câmara de extração (4) no final do fornecimento de bebida, à medida que a primeira parte (7) e a segunda parte (8) voltam à posição inicial. Os meios de expulsão ou podem ser constituídos pelos meios de retenção, ou podem ser independentes do último. Qualquer que seja o caso, eles são do tipo conhecido e, portanto, não são descritos em mais detalhes aqui.
[032] Em contraste, nas modalidades das Figuras 17 a 20, a segunda parte (8) forma um invólucro (22) para a cápsula (2) e é móvel em relação ao resto do aparelho (1) entre uma posição externa, correspondendo à posição inicial, e uma posição interna. Quando a segunda parte (8) está na posição externa, o invólucro (22) é acessível a partir do exterior do aparelho e a cápsula (2) pode ser inserida no invólucro (22) e/ou removida do mesmo. Em contraste, quando a segunda parte (8) está na posição interna, a cápsula (2) não pode ser inserida no invólucro (22) nem removida do mesmo.
[033] Além disso, vantajosamente, o aparelho compreende um elemento de orientação (23) projetado para, pelo menos parcialmente, guiar o deslocamento da segunda parte (8) entre a posição interna e a posição externa.
[034] Mais detalhadamente, na modalidade nas Figuras 17 a 19, a segunda parte (8) permanece acoplada de modo deslizante ao elemento de orientação (23) durante todo o seu deslocamento entre a posição interna e a posição externa, enquanto na modalidade da Figura 20 a segunda parte (8) permanece acoplada de modo deslizante ao elemento de orientação (23) durante apenas parte do seu deslocamento entre a posição interna e a posição externa. De fato, nesta última modalidade, num certo ponto do seu deslocamento em direção à posição externa, a segunda parte pode desengatar do elemento de orientação (23), de modo que a posição externa corresponde a qualquer posição na qual está completamente separada do resto do aparelho (1).
[035] Noutras modalidades, não ilustradas, também é possível que o aparelho também possa compreender um corpo de suporte para, em uso, transferir uma cápsula (2) em direção à câmara de extração (4); este corpo de suporte será móvel entre uma posição de captação na qual ele pode ser carregado com uma cápsula e uma posição de liberação na qual ele pode liberar a cápsula (2) na câmara de extração. Portanto, também neste caso, depois de ter sido alimentada ao aparelho (1), uma cápsula (2) move-se dentro do aparelho (1) em um modo guiado.
[036] Ainda noutras modalidades, é também possível que a segunda parte (8) forme um invólucro (22) para a cápsula (2) e que, quando a segunda parte (8) esteja na posição inicial, a cápsula (2) possa ser inserida no invólucro (22) por meio do seu próprio movimento dentro do aparelho (1) (vantajosamente ao deslizar e cair devido à gravidade).
[037] Existe também uma seção de alimentação (9) feita no aparelho (1), na qual, em uso, uma cápsula (2) pode ser alimentada ao aparelho (1). Por exemplo, nas modalidades das Figuras 1 a 7, a seção de alimentação (9) pode ser formada por uma abertura feita num revestimento externo do aparelho (1) ou por um elemento de orientação tubular, tal como o ilustrado. Na modalidade das Figuras 17 a 19, a seção de alimentação (9) corresponde ao invólucro (22) feito na segunda parte (8) quando esta está posicionada na posição externa. Finalmente, na modalidade da Figura 20, a seção de alimentação (9) corresponde ao invólucro (22) feito na segunda parte (8) quando esta está posicionada na posição em que pode ser acoplada ao elemento de orientação (23) ou removida do mesmo.
[038] Um caminho de alimentação (10) de cápsula (2) prolonga-se a partir da seção de alimentação (9). Ao longo deste caminho de alimentação, em uso, a cápsula (2) move-se em direção à câmara de extração (4).
[039] Nas modalidades das Figuras 1 a 7, o caminho de alimentação (10) prolonga-se para os meios de retenção e, vantajosamente, compreende pelo menos um componente vertical, de modo a permitir que a cápsula (2) passe da seção de alimentação (9) para os meios de retenção simplesmente ao deslizar devido à gravidade. Embora nas Figuras anexas isso seja alcançado por meio de um caminho de alimentação (10) vertical com a seção de alimentação (9) verticalmente sobre os meios de retenção e a câmara de extração (4) aberta, noutras modalidades a seção de alimentação (9) também pode estar vantajosamente verticalmente fora de alinhamento em relação aos meios de retenção. Neste caso, o aparelho (1) também pode, vantajosamente, compreender um orifício para descarga de vapor verticalmente alinhado acima dos meios de retenção, através do qual libera, em uso, qualquer vapor residual presente na câmara de extração (4) no momento em que é aberta.
[040] Em contraste, nas modalidades das Figuras 17 a 20, o caminho de alimentação (10) corresponde a pelo menos parte de um caminho de movimento da segunda parte (8) entre a posição interna e a posição externa e, em uso, o movimento da cápsula ao longo do caminho de alimentação (10) ocorre após o movimento da segunda parte (8) ao longo do seu próprio caminho de movimento. Em particular, na modalidade das Figuras 17 a 19, o caminho de alimentação (10) coincide com o caminho de movimento da segunda parte (8), enquanto no caso da modalidade da Figura 20 o caminho de alimentação (10) corresponde apenas à parte do caminho de movimento da segunda parte (8) que é guiada pelo elemento de orientação (23). De fato, no último caso, a segunda parte (8) pode ser acoplada e desacoplada do resto do aparelho (1) na seção de alimentação (9).
[041] Nas modalidades mencionadas acima, nas quais o aparelho (1) compreende um corpo de suporte móvel, este último move-se ao longo do caminho de alimentação (10).
[042] Em contraste, no caso dos aparelhos mencionados acima em que, quando a segunda parte (8) está na posição inicial, a cápsula (2) pode ser inserida no invólucro (22) da segunda parte (8) por meio de seu próprio movimento dentro do aparelho ao longo do caminho de alimentação (10), o invólucro (22) delimita o caminho de alimentação (10).
[043] Nas modalidades das Figuras 1 a 7, um elemento de fecho (11) está localizado ao longo do caminho de alimentação (10) e é móvel entre uma posição fechada, na qual impede a alimentação da cápsula (2) e uma posição desengatada, na qual permite a passagem de uma cápsula (2) O elemento de fecho (11) é operacionalmente conectado à unidade de extração (3) de tal modo que os movimentos do elemento de fecho (11) são coordenados com os da primeira parte (7) e da segunda parte (8). Desta forma, o elemento de fecho (11) está posicionado na posição fechada quando a primeira parte (7) e a segunda parte (8) estão na posição de extração, e na posição desengatada quando a primeira (7) e a segunda parte (8) estão na posição inicial.
[044] Nas modalidades ilustradas nas Figuras 1 a 7, nas quais apenas a segunda parte (8) é móvel, o elemento de fecho (11) é substancialmente constituído por um elemento rígido que forma uma espécie de partição e que é conectado à segunda parte (8) para que se mova de forma sincronizada com ele.
[045] Os meios para fazer a bebida, a unidade de extração (3), o elemento de fecho (11), os meios de retenção e os meios para expulsão adotáveis nas modalidades ilustradas nas Figuras 1 a 7 podem, por exemplo, corresponder ao descrito nos pedidos de patente WO 2015/019248 A1 e WO 2015/019249 A1 por este Requerente, aos quais deve ser feita referência para mais detalhes e cujo conteúdo é aqui incorporado por referência.
[046] De acordo com um primeiro aspecto inovador desta invenção, o aparelho (1) também compreende pelo menos um dispositivo de aquisição de imagem (12) posicionado ao longo do caminho de alimentação (10) fora da câmara de extração (4), para adquirir uma ou mais imagens da cápsula (2) pelo menos quando a cápsula está em uma zona de captura de imagem (13) localizada ao longo do caminho de alimentação (10). Mais detalhadamente, o dispositivo de aquisição de imagem (12) é projetado, quando a cápsula (2), em uso, está na posicionada na zona de captura de imagem (13), para capturar imagens de pelo menos uma porção de identificação (14) da cápsula (2). No contexto desta invenção, a porção de identificação (14) é uma porção na qual está presente um elemento gráfico (15), que é visível e reconhecível a olho nu. Além disso, vantajosamente, tal elemento gráfico (15) é constituído por uma marca nominativa ou Figurativa, preferencialmente registada, projetada para indicar ao consumidor que a cápsula (2) em questão é compatível com o aparelho (1) e é aprovada pelo fabricante do aparelho (1). Para detectar uma imagem mostrando o elemento gráfico (15), o dispositivo de aquisição de imagem (12) opera pelo menos no intervalo de luz visível.
[047] Além disso, nas modalidades preferidas, a porção de identificação (14) é vantajosamente constituída por uma parte central da tampa (6) da cápsula (2), de modo a poder ser sempre detectada pelo dispositivo de aquisição de imagem (12) independentemente da orientação da cápsula (2) em relação a seu próprio eixo central. Consequentemente, a cápsula (2) pode ser alimentada no aparelho (1) sem a necessidade de ter cuidado com a sua orientação, como descrito mais detalhadamente abaixo.
[048] Nas modalidades preferidas, o dispositivo de aquisição de imagem (12) compreende pelo menos um sensor óptico, vantajosamente do tipo CIS (Contact Image Sensor). Mas pode até haver sensores de outros tipos, tais como sensores CCD (Charge-Coupled Device) ou outros sensores usando a tecnologia CMOS.
[049] Preferencialmente, além de um sensor óptico voltado para a zona de captura de imagem (13), o dispositivo de aquisição de imagem (12) também compreende pelo menos um elemento de iluminação (não ilustrado) voltado para a zona de captura de imagem (13) para, em uso, iluminar adequadamente a porção de identificação (14) e permitir a aquisição de uma primeira imagem com características repetíveis. Vantajosamente, o elemento de iluminação pode ser constituído por um ou mais LEDs.
[050] Mesmo para permitir uma operação ótima do dispositivo de aquisição de imagem (12), o aparelho (1) compreende vantajosamente pelo menos uma guia para, em uso, guiar a alimentação da cápsula (2) ao longo do caminho de alimentação (10). Na zona de captura de imagem (13), a guia é preferivelmente moldada de modo a manter a tampa (6) da cápsula (2) orientada em direção ao dispositivo de aquisição de imagem (12), vantajosamente substancialmente perpendicular em relação a um eixo óptico do dispositivo de aquisição de imagem (12). Na modalidade preferida, a guia é constituída por um par de canais (16) voltados um para o outro (se necessário estão alinhados com os presentes nos meios de retenção) nos quais o flange (17) da cápsula (2) desliza de modo guiado.
[051] Além disso, preferencialmente, o dispositivo de aquisição de imagem (12) tem um ângulo de visão tal que cobre, num plano que, em uso, corresponde a uma superfície externa da tampa (6) da cápsula (2), uma área compreendendo ou a tampa (6) inteira ou pelo menos a porção de identificação (14) inteira. Este último caso é esquematicamente ilustrado nas Figuras 13 a 16, em que o círculo (18), desenhado com uma linha tracejada, indica o ângulo de visão definido pela lente do dispositivo de aquisição de imagem (12), o quadrado (19) desenhado com uma linha pontilhada indica o ângulo de visão definido pelo sensor do mesmo dispositivo (12) (e, portanto, a área real a que a imagem se refere) e em que a porção de identificação (14) corresponde a uma área central da tampa (6).
[052] Dependendo das modalidades, a zona de captura de imagem (13) pode ser posicionada, com referência à alimentação da cápsula (2) ao longo do caminho de alimentação (10), ou a montante (Figuras 1 a 5) ou a jusante (Figuras 6 e 7) do elemento de fecho (11). Em contraste, a zona de captura de imagem (13) está sempre localizada a montante dos meios de retenção. Além disso, em algumas modalidades, a zona de captura de imagem (13) pode ser vantajosamente delimitada a jusante pelo elemento de fecho (11), de tal modo que quando o elemento de fecho (11) está na posição fechada, uma cápsula (2) descansando nele está na zona de captura de imagem (13) (Figura 1).
[053] O aparelho (1) também compreende uma unidade de processamento eletrônico (20) (ilustrada apenas com referência ao aparelho da Figura 1) que é conectada ao dispositivo de aquisição de imagem (12) para receber as imagens detectadas por ele e que é programada para seletivamente permitir ou não permitir a produção de uma bebida.
[054] Dependendo dos requisitos, a unidade de processamento eletrônico (20) pode ou ser constitua diretamente de uma unidade de controle do aparelho (1) que é configurada para controlar toda a sua operação (desde os meios de produção de bebidas, a qualquer movimento da unidade de extração (3), etc.) ou pode ser uma entidade independente do aparelho e conectada a ele para comunicar o consentimento ou a recusa da produção da bebida.
[055] Em particular, a unidade de processamento eletrônico (20) é programada para executar as seguintes etapas operacionais:
[056] comparar eletronicamente uma primeira imagem detectada pelo dispositivo de aquisição de imagem (12), na qual a porção de identificação (14) da cápsula (2) e o elemento gráfico relacionado (15) são visíveis, com uma ou mais imagens de referência salvas no aparelho (1) que também mostram o elemento gráfico (15);
[057] verificar se existe uma correspondência entre o elemento gráfico (15) visível na primeira imagem e o visível em pelo menos uma das imagens de referência salvas; e
[058] permitir produzir a bebida se, e somente se, essa correspondência for verificada.
[059] As etapas de comparação e verificação podem ser realizadas usando qualquer método de processamento/reconhecimento de imagem. Contudo, vantajosamente, a primeira imagem pode ser detectada pelo dispositivo de aquisição de imagem (12) no formato RAW. Neste caso, a unidade de processamento eletrônico (20) pode ser programada para processar a primeira imagem e reduzi-la a descrições locais antes de prosseguir com a etapa de comparação. Desta forma, é possível reduzir os dados a serem processados em relação à primeira imagem, a uma “impressão digital” constituída de um conjunto de vetores. Da mesma forma, as “impressões digitais” correspondentes também serão salvas para as imagens salvas. Durante a etapa de comparação subsequente, o que é realizado é uma busca no banco de dados de vetores conhecidos que formam as “impressões digitais” das imagens salvas, para vetores que correspondem aos da “impressão digital” da primeira imagem. De um modo que é conhecido em técnicas de comparação de imagens, uma pontuação será atribuída a cada comparação, definível como uma pontuação correspondente. Será possível avaliar a presença ou ausência de uma correspondência com base na pontuação correspondente geral de cada comparação (que depende das pontuações correspondentes dos vetores individuais comparados). De fato, será possível estabelecer que uma correspondência foi encontrada quando a pontuação correspondente excede um valor limite predefinido. A escolha do valor limite a ser utilizado é do especialista no campo e depende de muitos fatores, incluindo a resolução das imagens, o número de cores, etc. Mais detalhadamente, nas modalidades preferidas, a pontuação correspondente é determinada ao calcular um coeficiente de correlação cruzada normalizado.
[060] No que se refere à etapa na qual a unidade de processamento eletrônico (20) processa a primeira imagem para reduzi-la a descrições locais, de acordo com um método possível, ela pode envolver um conjunto de sub-etapas realizadas pela unidade de processamento eletrônico (20) na primeira imagem, incluindo: interpolação cromática, limiarização e avaliação de linhas proximais. Estas sub-etapas fornecem uma filtragem preliminar da primeira imagem e garantem uma saída intermediária com desempenho constante para as etapas subsequentes de comparação e verificação.
[061] Pelo menos nas modalidades tais como as ilustradas nas Figuras anexas, nas quais a cápsula (2) não está orientada em relação ao seu próprio eixo central, durante o desenvolvimento do algoritmo executado pela unidade de processamento eletrônico (20) também é necessário ter em conta o fato de que uma única cápsula (2) (tal como aquela cuja tampa (6) é mostrada na Figura 8) pode chegar à zona de captura de imagem (13) com orientações - teoricamente - infinitamente diferentes (algumas das quais estão ilustradas na Figura 12). Para levar isso em conta, a etapa de comparação pode ser realizada ou ao comparar a primeira imagem com uma única imagem salva, mas durante a etapa de comparação também avaliando uma possível rotação mútua dos elementos gráficos, ou ao comparar a primeira imagem salva com uma pluralidade de imagens salvas que diferem uma da outra exclusivamente em termos da orientação angular do respectivo elemento gráfico (15). Contudo, no último caso, obviamente, as imagens salvas teriam que cobrir com resolução angular suficiente todos os 360° de rotação com um potencial aumento considerável nos custos e/ou tempos de processamento Para reduzir o número de comparações a serem realizadas e aumentar a precisão da verificação, vantajosamente, o elemento gráfico (15) ou em qualquer caso a porção de identificação (14) pode compreender elementos de referência (21) facilmente identificáveis que podem ser usados para identificar a orientação da primeira imagem em relação a uma referência conhecida (pelo menos menor que 180°). Na modalidade preferida isso é feito ao criar mudanças de cor claras (por exemplo, de branco para preto) na porção de identificação (14) ao longo de linhas paralelas a uma direção de referência, como mostrado a título de exemplo nas Figuras 8 a 11. Além disso, antes da etapa de comparação real, a unidade de processamento eletrônico (20) executa as seguintes sub-etapas adicionais: identificação dos elementos de referência (21) na primeira imagem, identificação da orientação relacionada em relação à direção de referência e (contra) rotação da imagem pelo ângulo determinado dessa maneira. Além disso, as imagens salvas cobrem com uma resolução angular relativamente alta, exclusivamente uma vizinhança dos ângulos 0° e 180° (em relação à direção de referência). Por exemplo, com uma resolução de 0°30 'em uma vizinhança de ± 5° em relação ao ângulo 0° e ao ângulo de 180°, o número máximo de comparações a ser realizado é quarenta e dois. Alternativamente, é possível manter as imagens salvas apenas em uma vizinhança de 0° e, se nenhuma correspondência for encontrada, fazer a primeira imagem executar uma rotação adicional de 180° e repetir as comparações com base na imagem rotacionada dessa maneira.
[062] Obviamente, se, pelo contrário, o aparelho (1) for tal que garante uma orientação constante do elemento gráfico (15), a primeira imagem pode ser sempre comparada com uma única imagem salva.
[063] O que é descrito acima se refere ao processamento de uma primeira imagem que mostra a cápsula (2) posicionada na zona de captura de imagem (13) e, portanto, pode ter diferentes aplicações dependendo se o aparelho (1) for feito de tal maneira que sempre garante a paragem da cápsula (2) na zona de captura de imagem (13) pelo menos até que a primeira imagem tenha sido adquirida, ou até que o fornecimento de bebida tenha sido permito para a cápsula (2) (ver, por exemplo, o aparelho (1) da Figura 1), ou se o aparelho (1) for, em contraste, feito de tal maneira que a cápsula (2) se mova exclusivamente através da zona de captura de imagem (13) (como nos aparelhos das Figuras 2 a 7).
[064] Enquanto o primeiro é muito simples de gerir, este último requer mais dispositivos.
[065] Em particular, o aparelho (1) deve garantir a aquisição da primeira imagem toda vez que uma cápsula (2) é alimentada à unidade de extração (3). Isso pode ser conseguido de várias maneiras. Por exemplo, primeiro o dispositivo de aquisição de imagem (12) pode sempre e continuamente adquirir imagens da zona de captura de imagem (13) e determinar a presença ou ausência da cápsula (2) com base no exame destas imagens. A frequência de aquisição destas imagens deverá ser tal que garanta, considerando a velocidade de trânsito da cápsula (2), a aquisição de pelo menos uma primeira imagem (isto é, uma imagem que mostre a porção de identificação (14) e todo o elemento gráfico (15)). Alternativamente, a zona de captura de imagem (13) pode ser posicionada de tal maneira que uma cápsula (2) possa passar através dela apenas quando a câmara de extração (4) estiver aberta, e o dispositivo de aquisição de imagem (12) adquirir continuamente imagens da zona de captura de imagem (13) apenas quando a câmara de extração (4) estiver aberta. Além disso, pode haver meios de detecção de presença de cápsula (2) no caminho de alimentação (não ilustrados, mas compreendendo, por exemplo, uma fotocélula ou um comutador mecânico) e o dispositivo de aquisição de imagem (12) pode adquirir continuamente imagens da zona de captura de imagem (13) apenas a partir do momento em que os meios de detecção detectam a presença da cápsula (2).
[066] Dependendo dos requisitos, o dispositivo de aquisição de imagem (12) pode ou não adquirir continuamente imagens da zona de captura de imagem (13) após a cápsula (2) ter passado para além da zona de captura de imagem (13).
[067] A unidade de processamento eletrônico (20) pode, portanto, em geral, também ser programada para examinar, uma após a outra, uma pluralidade de imagens detectadas, uma após a outra, pelo dispositivo de aquisição de imagem (12), para identificar entre elas a primeira imagem a ser comparada com as imagens salvas. Este processo é esquematicamente ilustrado nas Figuras 13 a 16, que mostram globalmente uma porção de identificação (14) de uma cápsula (2) que passa através da zona de captura de imagem (13). A primeira imagem é aquela adquirível na condição da Figura 15.
[068] Também em geral, a unidade de processamento eletrônico (20) pode ser conectada operacionalmente ao dispositivo de aquisição de imagem (12) para controlar sua operação e causar a aquisição de imagens pelo menos quando, em uso, uma cápsula (2) for posicionada na, ou passar pela, zona de captura de imagem (13).
[069] Além disso, pelo menos nas unidades motorizadas, quando a zona de captura de imagem (13) é delimitada a jusante pelo elemento de fecho (11), como na Figura 1, a unidade de processamento eletrônico (20) é vantajosamente programada para permitir o deslocamento da primeira parte (7) e da segunda parte (8) da posição de extração para a posição inicial se, e apenas se, tiver ocorrido a aquisição preliminar de uma primeira imagem da cápsula (2) localizada na zona de captura de imagem (13), para a qual foi identificada uma correspondência com uma das imagens salvas.
[070] Em algumas modalidades preferidas, o dispositivo de aquisição de imagem (12) continua a adquirir imagens mesmo após a aquisição de uma primeira imagem para a qual o fornecimento da bebida foi permitido, e a unidade de processamento eletrônico (20) é programada para examinar essas imagens adicionais a fim de verificar se, após a aquisição da primeira imagem, o movimento da cápsula (2) continuou em direção aos meios de retenção ou se foi invertido e, neste último caso, para inibir o fornecimento da bebida. Isto evita que um consentimento dado para uma primeira cápsula (2) possa ser atribuído involuntariamente a uma segunda cápsula (2) que tenha sido inserida no aparelho (1) após a remoção da primeira cápsula (2) (por exemplo, após o usuário ter mudado de ideia sobre o tipo de bebida a ser feita).
[071] Finalmente, em outras modalidades, não ilustradas, a primeira imagem detectada pelo dispositivo de aquisição de imagem (12) é também usada para fornecer ao aparelho informações sobre os métodos de fornecimento de bebidas. Este resultado pode ser alcançado ao usar um elemento gráfico (15) diferente dependendo do tipo de cápsula, e assegurar que salvo no banco de dados de imagens salvas existem imagens de todos os possíveis elementos gráficos. O funcionamento do aparelho (1) de acordo com esta invenção corresponde ao dos aparelhos do estado da técnica, exceto pelo fato do fornecimento da bebida requerer autorização prévia da unidade de processamento eletrônico (20) com base no que é indicado acima.
[072] Portanto, em geral, esta invenção também abrange um método para permitir o fornecimento de uma bebida num aparelho (1) para produzir bebidas que utiliza cápsulas (2) contendo uma substância alimentar, do tipo descrito acima, compreendendo as seguintes etapas operacionais:
[073] quando uma cápsula (2) está na zona de captura de imagem (13), usar o dispositivo de aquisição de imagem (12) para detectar uma primeira imagem, na qual a porção de identificação (14) da cápsula (2) e o elemento gráfico (15) relacionado são visíveis;
[074] comparar eletronicamente a primeira imagem com uma ou mais imagens de referência salvas no aparelho (1);
[075] verificar se existe uma correspondência entre o elemento gráfico (15) visível na primeira imagem e o visível em pelo menos uma das imagens de referência salvas; e
[076] permitir produzir a bebida se, e somente se, a referida correspondência for verificada.
[077] Em particular, de acordo com esta invenção, o elemento gráfico (15) é constituído por uma marca comercial (que pode ser do tipo Figurativa ou nominativa).
[078] Finalmente, deve ser notado que esta invenção pode ser vantajosamente aplicada tanto durante a produção de novos aparelhos, como para modificar aparelhos existentes.
[079] Esta invenção traz vantagens importantes.
[080] De fato, esta invenção permitiu o desenvolvimento de um sistema de controle simples, barato e fiável, o qual permite que a operação de um aparelho para produzir bebidas seja controlada de tal modo que a bebida só possa ser fornecida se uma cápsula adequada para o aparelho e aprovada pelo fabricante do aparelho é utilizada.
[081] Em particular, a solução envolvendo o reconhecimento de uma marca comercial localizada na tampa de cápsula usando um dispositivo de aquisição de imagem localizado ao longo do caminho de alimentação da cápsula, mas fora da câmara de extração, torna a operação de reconhecimento extremamente confiável e repetível ao longo do tempo, já que não está sujeita a deterioração após o uso do aparelho.
[082] Finalmente, deve ser notado que esta invenção é relativamente fácil de produzir e que mesmo o custo ligado à implementação da invenção não é muito alto.
[083] A invenção descrita acima pode ser modificada e adaptada de várias maneiras sem sair, desse modo, do escopo do conceito inventivo.
[084] Todos os detalhes podem ser substituídos por outros elementos tecnicamente equivalentes e os materiais utilizados, bem como as formas e dimensões dos vários componentes, podem variar de acordo com os requisitos.

Claims (22)

1. Aparelho para produzir bebidas usando cápsulas (2) contendo uma substância alimentar compreendendo: uma unidade de extração (3) na qual uma câmara de extração (4) é feita na qual, em uso, uma cápsula (2) pode ser inserida, a unidade de extração (3) por sua vez compreendendo uma primeira parte (7) e uma segunda parte (8), que são móveis, pelo menos uma em relação à outra, entre uma posição inicial na qual elas estão a uma distância uma da outra e na qual a câmara de extração (4) está aberta para permitir a inserção de uma cápsula (2) nela, e uma posição de extração na qual elas são acopladas e fecham a câmara de extração (4); uma seção de alimentação (9) onde, em uso, uma cápsula (2) pode ser alimentada ao aparelho (1), um caminho de alimentação (10) para a cápsula (2) no aparelho (1) prolongando-se da seção de alimentação (9); meios para produzir uma bebida para, em uso, fazer com que a água circule através de uma cápsula (2) contida na câmara de extração (4) fechada, fazendo, deste modo, com que a bebida seja formada, e para fornecer a bebida para o exterior do aparelho (1); pelo menos um dispositivo de aquisição de imagem (12) posicionado ao longo do caminho de alimentação (10) fora da câmara de extração (4) e projetado, em uso, quando a cápsula (2) está posicionada em uma zona de captura de imagem (13) localizada ao longo da caminho de alimentação (10), para capturar imagens de pelo menos uma porção de identificação (14) da cápsula (2) na qual um elemento gráfico (15) está presente e visível; o dispositivo de aquisição de imagem (12) operando pelo menos no intervalo de luz visível; uma unidade de processamento eletrônico (20) conectada ao dispositivo de aquisição de imagem (12) para receber as imagens detectadas por ele; em que a unidade de processamento eletrônico (20) é programada para seletivamente permitir ou não permitir a produção de uma bebida ao executar as seguintes etapas operacionais: comparar eletronicamente uma primeira imagem detectada pelo dispositivo de aquisição de imagem (12), na qual a porção de identificação (14) da cápsula (2) e o elemento gráfico (15) relacionado são visíveis, com uma ou mais imagens de referência salvas no aparelho (1); verificar se existe uma correspondência entre o elemento gráfico (15) visível na primeira imagem e o visível em pelo menos uma das imagens de referência salvas; e permitir produzir a bebida se, e somente se, a referida correspondência for verificada; caracterizado pelo fato de que o dispositivo de aquisição de imagem (12) continuar a adquirir imagens mesmo após a aquisição de uma primeira imagem para a qual o fornecimento da bebida foi permitido, e em que a unidade de processamento eletrônico (20) também é programada para examinar as referidas imagens adicionais para determinar se, após a aquisição da primeira imagem para a qual a referida correspondência foi encontrada, o movimento da cápsula (2) continuou em direção aos meios de retenção ou se foi invertido, e para inibir o fornecimento da bebida se o movimento tiver sido invertido.
2. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a unidade de processamento eletrônico (20) também ser programada para examinar, uma após a outra, uma pluralidade de imagens detectadas, uma após a outra, pelo dispositivo de aquisição de imagem (12) para identificar entre elas a primeira imagem a ser comparada com as imagens salvas.
3. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a unidade de processamento eletrônico (20) ser operacionalmente conectada ao dispositivo de aquisição de imagem (12) para controlar a sua operação e causar a aquisição de imagens pelo menos quando, em uso, uma cápsula (2) for posicionada na, ou passar pela, zona de captura de imagem (13).
4. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por também compreender meios para detectar a presença de uma cápsula (2) no caminho de alimentação que são conectados à unidade de processamento eletrônico, e em que a unidade de processamento eletrônico (20) controla o dispositivo de aquisição de imagem (12) de modo a causar a aquisição de imagens pelo menos a partir de quando os meio de detecção detectarem a presença da cápsula (2) até que a cápsula (2) tenha ido para além da zona de captura de imagem (13).
5. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a unidade de processamento eletrônico (20) também ser programada para executar, antes da etapa de comparar eletronicamente a primeira imagem com uma ou mais imagens de referência salvas no aparelho (1), uma etapa operacional para determinar a orientação angular da primeira imagem em relação a uma orientação de referência.
6. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o dispositivo de aquisição de imagem (12) compreender pelo menos um sensor óptico voltado para a zona de captura de imagem (13) para, em uso, iluminar a porção de identificação (14).
7. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o dispositivo de aquisição de imagem (12) compreender pelo menos um sensor óptico CIS.
8. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por também compreender pelo menos uma guia para, em uso, guiar a alimentação da cápsula (2) ao longo do caminho de alimentação (10) e moldada, na zona de captura de imagem (13), de tal forma para segurar uma tampa (6) da cápsula (2) orientada em direção ao dispositivo de aquisição de imagem (12).
9. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o dispositivo de aquisição de imagem (12) ter um ângulo de visão tal que cobre, num plano que, em uso, corresponde a uma superfície externa da tampa (6) da cápsula (2), uma área compreendendo toda a porções de identificação (14), a referida porção de identificação (14) correspondendo a uma área central da tampa (6) ou toda a tampa (6).
10. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a segunda parte (8) formar um invólucro (22) para a cápsula e ser móvel em relação ao resto do aparelho (1) entre uma posição externa correspondendo à posição inicial, em que o invólucro (22) é acessível a partir do exterior do aparelho e a cápsula (2) pode ser inserida no invólucro (22) e removida do mesmo, e uma posição interna na qual a cápsula (2) não pode ser inserida no invólucro (22) ou dele removido, o caminho de alimentação (10) correspondendo a pelo menos parte de um caminho de movimento da segunda parte (8) entre a posição interna e a posição externa e, em uso, o movimento da cápsula ao longo do caminho de alimentação (10) ocorre após o movimento da segunda parte (8) ao longo do caminho de movimento.
11. Aparelho, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por quando a segunda parte (8) estiver na posição externa ela é separada do resto do aparelho (1), e em que a segunda parte pode ser acoplada e desacoplada do resto do aparelho (1) na referida seção de alimentação (9).
12. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por o aparelho também compreender um corpo de suporte móvel ao longo do caminho de alimentação para, em uso, transferir uma cápsula (2) da seção de alimentação (9) para a câmara de extração.
13. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por a segunda parte (8) formar um invólucro (22) para a cápsula (2) e em que, quando a segunda parte (8) estiver na posição inicial o invólucro (22) delimita o caminho de alimentação (10) e a cápsula (2) pode ser inserida no invólucro (22) por meio de um movimento ao longo do caminho de alimentação (10).
14. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por também compreender meios de retenção para reter a cápsula (2) entre a primeira parte (7) e a segunda parte (8), quando estas partes estiverem na posição inicial, o caminho de alimentação prolongando-se até os meios de retenção.
15. Aparelho, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado por a zona de captura de imagem (13) estar localizada a montante dos meios de retenção com referência à cápsula (2) alimentando ao longo do caminho de alimentação (10).
16. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 13, 14 ou 15, caracterizado por também compreender um elemento de fecho (11) localizado ao longo do caminho de alimentação (10) e móvel entre uma posição fechada na qual impede a alimentação da cápsula (2) e uma posição desengatada na qual permite a passagem de uma cápsula (2), o elemento de fecho (11) sendo operacionalmente conectado à unidade de extração (3) de modo que esteja posicionado na posição fechada quando a primeira parte (7) e a segunda parte (8) estiverem na posição de extração, e na posição desengatada quando a primeira parte (7) e a segunda parte (8) estiverem na posição inicial.
17. Aparelho, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por a zona de captura de imagem (13) estar localizada a montante do elemento de fecho (11) com referência à alimentação da cápsula (2) ao longo do caminho de alimentação (10).
18. Aparelho, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por a referida zona de captura de imagem (13) ser delimitada a jusante pelo elemento de fecho (11) de tal modo que quando o elemento de fecho (11) está na posição fechada uma cápsula (2) está na zona de captura de imagem (13).
19. Aparelho, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por a unidade de processamento eletrônico (20) ser programada para permitir o deslocamento da primeira parte (7) e da segunda parte (8) da posição de extração para a posição inicial se, e apenas se, descobrir a referida correspondência com referência a uma primeira imagem de uma cápsula (2) localizada na zona de captura de imagem (13).
20. Aparelho, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por a zona de captura de imagem (13) estar localizada a jusante do elemento de fecho (11) com referência à alimentação da cápsula (2) ao longo do caminho de alimentação (10).
21. Método para permitir o fornecimento de uma bebida num aparelho (1) para produzir bebidas que utiliza cápsulas (2) conforme definido na reivindicação 1, contendo uma substância alimentar que compreende: uma unidade de extração (3) na qual uma câmara de extração (4) é feita na qual, em uso, uma cápsula (2) pode ser inserida, a unidade de extração (3) por sua vez compreendendo uma primeira parte (7) e uma segunda parte (8), que são móveis, pelo menos uma em relação à outra, entre uma posição inicial na qual a câmara de extração (4) é aberta para permitir o posicionamento de uma cápsula (2) nela, e uma posição de extração na qual elas são acopladas e fecham a câmara de extração (4); uma seção de alimentação (9) onde, em uso, uma cápsula (2) pode ser alimentada ao aparelho (1), um caminho de alimentação (10) para a cápsula (2) no aparelho (1) prolongando-se da seção de alimentação (9); meios para produzir uma bebida para, em uso, fazer com que a água circule através de uma cápsula (2) contida na câmara de extração (4) fechada, fazendo, deste modo, com que a bebida seja formada, e para fornecer a bebida para o exterior do aparelho (1); pelo menos um dispositivo de aquisição de imagem (12) posicionado ao longo do caminho de alimentação (10) fora da câmara de extração (4) e projetado, em uso, quando a cápsula (2) é posicionada em uma zona de captura de imagem (13) localizada ao longo da caminho de alimentação (10), para capturar imagens de pelo menos uma porção de identificação (14) da cápsula (2) sobre a qual um elemento gráfico (15) constituído de uma marca comercial está presente e visível; o dispositivo de aquisição de imagem (12) operando pelo menos no intervalo de luz visível; uma unidade de processamento eletrônico (20) conectada ao dispositivo de aquisição de imagem (12) para receber as imagens detectadas por ele; tal método compreendendo as etapas de: quando uma cápsula (2) está na zona de captura de imagem (13), usar o dispositivo de aquisição de imagem (12), detectar uma primeira imagem, na qual a porção de identificação (14) da cápsula (2) e o elemento gráfico relacionado (15) são visíveis; comparar eletronicamente a primeira imagem com uma ou mais imagens de referência salvas no aparelho (1); verificar se existe uma correspondência entre o elemento gráfico (15) visível na primeira imagem e o visível em pelo menos uma das imagens de referência salvas; permitir produzir a bebida se, e somente se, a referida correspondência for verificada, caracterizado pelo fato de que continua a adquirir imagens, utilizando o dispositivo de aquisição de imagens (12) mesmo após a aquisição de uma primeira imagem para a qual o fornecimento da bebida foi permitido; examinar as referidas imagens adquiridas após a aquisição de uma primeira imagem para a qual o fornecimento da bebida foi habilitado, para determinar se, após a aquisição da primeira imagem para qual a referida correspondência foi verificada, o movimento da cápsula (2) continuou ao longo do caminho de alimentação ou se ele foi invertido; e inibir o fornecimento da bebida se o movimento tiver sido invertido.
22. Método, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado por a porção de identificação (14) ser identificada na tampa (6) da cápsula (2) e em que o elemento gráfico (15) é constituído por uma marca comercial.
BR112018015778-3A 2016-02-02 2017-01-26 Aparelho para fazer bebidas utilizando cápsulas contendo uma substância alimentar BR112018015778B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT102016000010585 2016-02-02
ITUB2016A000477A ITUB20160477A1 (it) 2016-02-02 2016-02-02 Apparecchiatura per la preparazione di bevande utilizzando capsule contenenti una sostanza alimentare
PCT/IB2017/050411 WO2017134544A1 (en) 2016-02-02 2017-01-26 Apparatus for making beverages using capsules containing a food substance

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018015778A2 BR112018015778A2 (pt) 2019-01-08
BR112018015778B1 true BR112018015778B1 (pt) 2023-06-13

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2017214625B2 (en) Apparatus for making beverages using capsules containing a food substance
US20240251984A1 (en) Beverage preparation machine with capsule recognition
US11426024B2 (en) Beverage preparation machine arranged to share capsule image and machine operation data
RU2691297C2 (ru) Заварочный модуль, модуль распознавания капсулы и машина для приготовления напитков
CN113382936B (zh) 单份包装和用于制备冲泡饮料的机器和方法
CN105188491B (zh) 设有代码的胶囊和自动饮料制备系统
US20220330742A1 (en) Beverage machine with capsule imaging
BR112020001432A2 (pt) cápsula, método para reconhecer a cápsula e método para produzir uma bebida com a cápsula
BR112012017862B1 (pt) método para fornecer informação a um usuário de uma cápsula para a preparação de uma bebida usando um código e sistema para preparar uma bebida de uma cápsula
JP2015144858A5 (pt)
CN105916414A (zh) 具有可运动出口的饮料筒保持器
JP2015535717A (ja) カプセルサイズ検出を伴う飲料調製機
ES2960110T3 (es) Dispensador para la entrega de un agente químico desde un recipiente acoplado con el dispensador
BR112014006496B1 (pt) dispositivo de infusão para fazer bebidas usando cartuchos
BR112018015778B1 (pt) Aparelho para fazer bebidas utilizando cápsulas contendo uma substância alimentar
KR102558790B1 (ko) 온수 정량 공급장치
RU2801820C2 (ru) Одноразовая упаковка, машина и способ приготовления сваренного напитка
BR112021008373A2 (pt) uso remotamente habilitado e localmente controlado de leite líquido na preparação de bebidas quentes e frias baseadas em, ou contendo, leite líquido, em máquinas automáticas para preparação de bebidas ou em máquinas de venda automática de bebidas
CN208722333U (zh) 识别装置和金融设备
KR101326683B1 (ko) 매체지급장치 및 이를 이용한 매체 지급 방법
KR20090015688A (ko) 보안기능 향상을 위한 금융자동화기기
KR20210140841A (ko) 다기능이 내장된 자동 식품 포장기
CN107909748A (zh) 防盗卡装置及自动柜员机
ITUB20155139A1 (it) Macchina per la distribuzione di bevande alcoliche
IT201700015674A1 (it) Kit per la preparazione di bevande