BR112018015571B1 - Aparelho e método para envio de lembretes a um usuário - Google Patents

Aparelho e método para envio de lembretes a um usuário Download PDF

Info

Publication number
BR112018015571B1
BR112018015571B1 BR112018015571-3A BR112018015571A BR112018015571B1 BR 112018015571 B1 BR112018015571 B1 BR 112018015571B1 BR 112018015571 A BR112018015571 A BR 112018015571A BR 112018015571 B1 BR112018015571 B1 BR 112018015571B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pill
signal
sensor
camera
pills
Prior art date
Application number
BR112018015571-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018015571A2 (pt
Inventor
Yakov Bentkovski
Nimrod KAPLAN
Original Assignee
WaterIO Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by WaterIO Ltd filed Critical WaterIO Ltd
Priority claimed from PCT/IL2017/050114 external-priority patent/WO2017130207A1/en
Publication of BR112018015571A2 publication Critical patent/BR112018015571A2/pt
Publication of BR112018015571B1 publication Critical patent/BR112018015571B1/pt

Links

Abstract

A presente invenção se refere a um aparelho que inclui: um alojamento afixável a uma embalagem alveolar, pelo menos um sensor afixado ao alojamento, e com capacidade para captar a remoção de uma pílula de uma embalagem alveolar afixada, e um controlador. O controlador é configurado para: determinar um parâmetro de temporização para a ingestão de uma pílula, receber um sinal a partir do pelo menos um sensor, determinar, com base no sinal, se uma pílula foi removida da embalagem alveolar e, se uma pílula não foi removida da embalagem alveolar em um período de tempo baseado no parâmetro de temporização, emitir, para uma unidade de saída, um sinal de lembrete para a ingestão da pílula.

Description

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[001] Um dos problemas mais comuns associados à eficácia de medicamentos é o fracasso em ingerir as pílulas no tempo adequado. Frequentemente, uma pessoa simplesmente esquece de ingerir a pílula quando chega o tempo adequado. Às vezes, uma pessoa esquece quando ele ou ela ingeriu a última pílula. O problema se torna ainda mais grave à medida que a pessoa envelhece. Alguns idosos precisam ingerir diversos medicamentos em diferentes momentos ao longo de um dia e têm dificuldade de lembrar qual medicamento devem ingerir em que momento, visto que suas capacidades de lembrança são reduzidas com a idade.
[002] Os sistemas disponíveis no mercado são, de modo geral, baseados em temporizador, de modo a lembrar aos usuários de ingerir as pílulas com base, única e predominantemente, mediante a configuração de um temporizador. Entretanto, esses sistemas não observam nem registram a remoção das pílulas da embalagem alveolar. Portanto, existe uma necessidade por um sistema eletrônico para monitoramento e lembrança quanto à ingestão de pílulas, os documentos de patente DE19852602 e EP1174363, por exemplo, pertencem ao estado da técnica relacionado.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[003] As modalidades da presente invenção se referem a um aparelho para emitir um lembrete a um usuário para ingerir uma pílula que pode incluir: um alojamento afixável a uma embalagem alveolar, pelo menos um sensor afixado ao alojamento, e que tem capacidade para captar a remoção de uma pílula de uma embalagem alveolar afixada, e um controlador. O controlador pode ser configurado para: determinar um parâmetro de temporização para a ingestão de uma pílula, receber um sinal proveniente do pelo menos um sensor, determinar, com base no sinal, se uma pílula foi removida da embalagem alveolar e, se uma pílula não foi removida da embalagem alveolar em um período de tempo baseado no parâmetro de temporização, emitir, para uma unidade de saída, um sinal de lembrete para a ingestão da pílula.
[004] As modalidades da presente invenção se referem a um método implantado por computador para emitir um lembrete a um usuário para ingerir uma pílula a ser executado por um processador. O método pode incluir determinar um parâmetro de temporização para a ingestão de uma pílula, receber um sinal proveniente de pelo menos um sensor, sendo que o pelo menos um sensor tem capacidade para captar a remoção de uma pílula de uma embalagem alveolar, determinar, com base no sinal, se uma pílula foi removida da embalagem alveolar e, se uma pílula não foi removida da embalagem alveolar em um período de tempo baseado no parâmetro de temporização, emitir, para uma unidade de saída, um sinal de lembrete para ingestão da pílula.
[005] Outros recursos da presente invenção se tornarão evidentes a partir do relatório descritivo e das Figuras.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[006] A matéria considerada como a presente invenção é particularmente destacada e distintamente reivindicada da porção final do relatório descritivo. A presente invenção, contudo, tanto em relação à organização quanto ao método de operação, juntamente com os objetivos, recursos e vantagens da mesma, pode ser mais bem compreendida com referência à descrição detalhada a seguir, quando lida juntamente com os desenhos anexos, nos quais:
[007] a Figura 1 é um diagrama de blocos de alto nível de um aparelho para emitir um lembrete de acordo com algumas modalidades da presente invenção;
[008] as Figuras 2A a 2D são ilustrações de um aparelho para emitir um lembrete que inclui pelo menos uma câmera de acordo com algumas modalidades da presente invenção;
[009] as Figuras 3A a 3B são ilustrações de aparelhos, de acordo com algumas modalidades da presente invenção, para emitir um lembrete;
[010] a Figura 4 é um diagrama de blocos de alto nível de um sistema, de acordo com algumas modalidades da presente invenção, para emitir um lembrete para a ingestão de uma pílula;
[011] as Figuras 5A e 5B são imagens de uma embalagem alveolar obtidas por um aparelho de acordo com algumas modalidades da presente invenção; e
[012] a Figura 6 é um fluxograma de um método para emissão de um lembrete para a ingestão de uma pílula de acordo com algumas modalidades da presente invenção.
[013] Deve-se observar que, a título de simplicidade e clareza de ilustração, os elementos mostrados nas Figuras não foram necessariamente desenhados em escala. Por exemplo, as dimensões de alguns dos elementos podem ter sido exageradas em relação a outros elementos a título de clareza. Além disso, quando considerado adequado, as referências numéricas podem se repetir em meio às Figuras para indicar elementos correspondentes ou análogos.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA PRESENTE INVENÇÃO
[014] Na descrição detalhada a seguir, diversos detalhes específicos são apresentados a fim de fornecer um entendimento minucioso da presente invenção. Entretanto, os versados na técnica compreenderão que a presente invenção pode ser praticada sem esses detalhes específicos. Em outros casos, métodos, procedimentos, componentes, módulos, unidades e/ou circuitos bem conhecidos não foram descritos detalhadamente, a fim de não obscurecer a presente invenção. Alguns recursos ou elementos descritos em relação a uma modalidade podem ser combinados com recursos ou elementos descritos em relação a outras modalidades. A título de clareza, a discussão de recursos ou elementos iguais ou semelhantes pode não se repetir.
[015] Embora as modalidades da presente invenção não sejam limitadas nesse sentido, as discussões que utilizam termos como, por exemplo, "processar", "computar", "predizer", "calcular", "determinar", "estabelecer", "analisar", "conferir", "manipular", "filtrar" ou semelhantes, podem se referir a operações e/ou processo (ou processos) de um computador, uma plataforma de computação, um sistema de computação ou outro dispositivo de computação eletrônico, que manipula e/ou transforma dados representados como quantidades físicas (por exemplo, eletrônica) dentro dos registros e/ou memórias de computador em outros dados semelhantemente representados como quantidades físicas dentro de registros e/ou memórias de computador ou de outra mídia não transitória de armazenamento de informações que pode armazenar instruções para realizar operações e processos. Embora as modalidades da presente invenção não sejam limitadas nesse sentido, os termos “pluralidade" e “uma pluralidade", conforme usado no presente documento, podem incluir, por exemplo, "múltiplos" ou "dois ou mais". Os termos "pluralidade" ou "uma pluralidade" podem ser usados em todo o relatório descritivo para descrever dois ou mais componentes, dispositivos, elementos, unidades, parâmetros ou semelhantes. O conjunto de termos, conforme usado no presente documento, pode incluir um ou mais itens. A menos que explicitamente mencionado, as modalidades do método descrito no presente documento não são restritas a uma ordem ou uma sequência específicas. Adicionalmente, algumas das modalidades descritas do método ou elementos do mesmo podem ocorrer ou podem ser realizadas simultaneamente, no mesmo ponto no tempo, ou concomitantemente.
[016] Algumas modalidades da presente invenção se referem a um aparelho e a um método para emitir lembretes a usuários para a ingestão de uma pílula fora de uma embalagem alveolar, de acordo com algumas modalidades da presente invenção. O aparelho pode ser configurado de modo a ser simplesmente fixado e desafixado em relação à embalagem alveolar, por exemplo, o aparelho pode ser afixado à embalagem alveolar por um farmacêutico que fornece as pílulas, por um prestador de cuidados ou pelo próprio usuário. O aparelho pode incluir um dispositivo de saída, como um alto-falante, uma ou mais luzes, um elemento de vibração etc., para fornecer um sinal de lembrete ao usuário, quando chegar o momento de ingerir a pílula. O dispositivo pode incluir, adicionalmente, um ou mais sensores para detectar se o usuário ingeriu a pílula uma vez (ou dentro de um intervalo de tempo aceitável) ou se deve ser lembrado novamente. Em algumas modalidades, o sinal de lembrete pode aparecer em um dispositivo de usuário, tal como um telefone inteligente, um relógio de pulso inteligente ou outro dispositivo remoto (por exemplo, o dispositivo de monitoramento central de um hospital ou uma instalação de monitoramento médico). Em algumas modalidades, o aparelho pode ser configurado para emitir sinais de lembrete para cada uma das pílulas em uma embalagem alveolar de acordo com a prescrição das pílulas dada ao usuário.
[017] Em relação à Figura 1, trata-se de um diagrama de blocos de alto nível de um aparelho para emitir um lembrete de acordo com algumas modalidades da presente invenção. Um aparelho 10 pode incluir pelo menos um primeiro sensor 20 e um segundo sensor 25 que têm capacidade para captar a remoção de uma pílula de uma embalagem alveolar, um dispositivo de saída 30 e um controlador 50. O aparelho 10 pode ser configurado para comunicar-se com um dispositivo remoto 60, por exemplo, por meio de uma unidade de comunicação 56. O dispositivo remoto 60, pode ser um dispositivo móvel, tal como um telefone inteligente, um computador do tipo tablet e semelhantes, ou pode ser um dispositivo pessoal como um computador do tipo laptop ou um PC. O dispositivo remoto 60 pode ser operado pelo usuário que ingere as pílulas, um prestador de cuidados, um profissional da saúde (por exemplo, um médico) que supervisiona o tratamento médico do usuário e semelhantes.
[018] O primeiro sensor 20 e um segundo sensor 25 podem ser quaisquer sensores que sejam configurados para captar ou detectar a remoção de uma pílula de uma embalagem alveolar. Por exemplo, os sensores 20 e/ou 25 podem ser câmeras ilustradas e discutidas com relação às Figuras 2A a 2D e/ou ao sensor 27, ilustrado na Figura 2D. Em outro exemplo, os sensores 20 e/ou 25 podem incluir um ou mais circuitos elétricos ilustrados e discutidos em relação às Figuras 3A a 3B: Em ainda outro exemplo, os sensores 20 e/ou 25 podem ser ou podem incluir, um sensor de capacitância, um sensor de indutância ou outros sensores adequados.
[019] Em algumas modalidades, o dispositivo 10 pode incluir, adicionalmente, um sensor de afixação (não ilustrado) para detectar a afixação do dispositivo 10 à embalagem alveolar 5. O sensor de afixação pode ser ou pode incluir um comutador, um circuito elétrico ou qualquer elemento adequado. Mediante a afixação do dispositivo 10 à embalagem alveolar 5, o sensor de afixação pode enviar um sinal de iniciação ao controlador 50 ou a qualquer outro processador externo.
[020] O dispositivo de saída 30 pode ser ou pode incluir um ou mais dentre: fontes de luz (por exemplo, lâmpadas de LED), um alto-falante, um dispositivo de vibração, um visor ou semelhantes. Cada um dos elementos do dispositivo de saída 30 pode ser configurado para sinalizar ao usuário. Em algumas modalidades, o dispositivo de saída 30 pode ser um visor no dispositivo remoto 60 configurado para exibir um sinal de lembrete ao usuário, por exemplo, um aviso que diz "por favor, ingerir a pílula".
[021] Em algumas modalidades, o controlador 50 pode incluir um processador 52 (por exemplo, um chip), uma memória 54 e uma unidade de comunicação 56. A memória 54 pode incluir uma memória de acesso randômico (RAM), uma memória somente de leitura (ROM), uma RAM dinâmica (DRAM), uma DRAM síncrona (SD-RAM), um chip de memória de taxa de dados dupla (DDR), uma memória flash, uma memória volátil, uma memória cache, um armazenamento temporário, uma unidade de memória de curto prazo, uma unidade de memória de longo prazo, ou outras unidades de memória ou unidades de armazenamento adequadas. A memória 52 pode armazenar um ou mais códigos executáveis a serem executados pelo processador 52, por exemplo, códigos para recebimento de um sinal que indica a remoção de uma primeira pílula da embalagem alveolar proveniente dos sensores 20 e/ou 25. O código pode incluir, adicionalmente, a determinação de um parâmetro de temporização. O código pode incluir o recebimento de dados adicionais provenientes de um ou mais dispositivos de entrada 40. O código pode incluir a emissão, para a unidade de saída 30, de um sinal de lembrete para a ingestão de uma segunda pílula. Compreende-se que a Figura 1 é uma Figura esquemática de alto nível e alguns módulos funcionais, por exemplo, memória e processamento, podem residir em um único dispositivo físico.
[022] Em algumas modalidades, a unidade de comunicação 56 pode ser configurada para comunicar-se com o dispositivo remoto 60 (por exemplo, um telefone inteligente, um computador do tipo tablet, um relógio de pulso inteligente, um computador do tipo laptop, um PC, etc.) ou qualquer dispositivo de computação externo, com o uso de qualquer protocolo conhecido, por exemplo, Bluetooth, Wi-Fi e semelhantes. Em algumas modalidades, a memória 54 pode armazenar informações de identificação do dispositivo 10 a serem reconhecidas pelo dispositivo remoto 60 durante o estabelecimento da comunicação.
[023] Em algumas modalidades, o aparelho 10 pode incluir, adicionalmente, uma fonte de alimentação (não ilustrada), por exemplo, uma bateria 70 ilustrada na Figura 2D. Em relação às Figuras 2A a 2D, as mesmas incluem ilustrações de dispositivos para a emissão de um sinal de lembrete de acordo com algumas modalidades da presente invenção. Os dispositivos 10 ilustrados nas Figuras 2A a 2D incluem um alojamento 15 afixável a uma embalagem alveolar 5 e pelo menos uma câmera 20A e 25A afixada ao alojamento 10 e que tem capacidade para captar a remoção de uma pílula 6 da embalagem alveolar afixada 5. O alojamento 15 pode ser configurado para reter pelo menos alguns dos componentes do aparelho 10, por exemplo, sensores 20, 25, a unidade de saída 30 e o controlador 50, ilustrados na Figura 1.
[024] As Figuras 2A e 2B são ilustrações de uma vista lateral e de uma vista superior de um dispositivo 10 que tem um primeiro sensor e uma câmera 20A. O campo de visão (FOV) da câmera 20A é definido pelas linhas tracejadas que mostram que a câmera 20A pode capturar imagem de toda a embalagem alveolar 5 e de todas as pílulas 6, conforme mostrado na imagem na Figura 5A obtida por essa câmera. A imagem pode ser adicionalmente processada com o uso de qualquer algoritmo de processamento de imagem adequado, por exemplo, conforme mostrado na Figura 5B. O processamento pode ser conduzido pelo processador 52, pelo processador de dispositivo remoto 60 e/ou por um processador remoto, tal como o processador 112, ilustrado na Figura 4.
[025] Deve-se compreender que, após ser capturada pelo imageador, a imagem pode ser comprimida antes do armazenamento ou da transmissão para um dispositivo remoto. Além disso, deve-se compreender, adicionalmente, que as etapas de processamento de imagem podem ser realizadas no aparelho ou em um dispositivo remoto, sendo que todas essas modalidades são abrangidas pelo escopo da presente invenção.
[026] As Figuras 2C e 2D são ilustrações de uma vista lateral de um dispositivo montado 10 e uma vista isométrica dos componentes principais inclusos no dispositivo 10 de acordo com algumas modalidades da presente invenção. Os dispositivos 10 ilustrados nas Figuras 2C e 2D incluem um primeiro sensor e uma câmera 20A e um segundo sensor e uma câmera 25A. Em algumas modalidades, o dispositivo 10 pode incluir, adicionalmente, um terceiro sensor, por exemplo, um sensor adicional 27 (por exemplo, um sensor óptico) ilustrado na Figura 2D. A Figura 2C mostra o FOV de ambas as câmeras 20A e 25A que cobre ambos os lados do alvéolo 5, quando a câmera 20A captura o lado das pílulas 6 e a câmera 25 A captura o lado de uma folha metálica rompível 7. Em algumas modalidades, a câmera 20A pode ser configurada para detectar uma remoção de uma pílula da embalagem alveolar 5 e a câmera 25A pode ser configurada para capturar uma imagem da folha metálica rompível 7 que pode incluir informações impressas, ou outras informações, relacionadas ao tipo de pílulas, por exemplo, um nome descritivo ou um nome comercial das pílulas (por exemplo, Advil), o que pode possibilitar que um processador, tal como o processador 52, o processador de dispositivo remoto 60 ou outro processador da rede que recebe a imagem, identifique o tipo de pílulas 6 no alvéolo 5. Em algumas modalidades, o aparelho 10 pode incluir, adicionalmente, fonte de iluminação (ou fontes de iluminação) para capturar imagens da embalagem alveolar 5 em diferentes condições de iluminação. A fonte de luz pode ser, por exemplo, fonte de luz visível, fonte de luz IR, fonte de luz UV e semelhantes.
[027] A Figura 2D é uma ilustração detalhada de alguns componentes do dispositivo 10. O dispositivo 10, ilustrado na Figura 2D, pode incluir uma primeira câmera 20A e uma segunda câmera 25A. O dispositivo pode incluir, adicionalmente, um sensor adicional 27, por exemplo, um sensor óptico ou uma câmera, uma câmera IR, um leitor de RFID, por exemplo, comunicação de campo próximo (NFC), sensor UV e semelhantes. O dispositivo pode incluir um alojamento 15. O alojamento 15 pode ser montado a partir de múltiplas partes (por exemplo, duas partes, conforme ilustrado). O aparelho 10 pode incluir, adicionalmente, um processador 52, uma unidade de comunicação 65, uma unidade de saída 30 (por exemplo, um alto-falante) e uma bateria 70.
[028] Em relação às Figuras 3A e 3B, a Figura 3A é uma vista isométrica do dispositivo 10 e de uma embalagem alveolar afixada, e a Figura 3B é uma vista inferior de uma embalagem alveolar de acordo com as modalidades da presente invenção que pode ser afixada ao dispositivo 10.
[029] O dispositivo 10 da Figura 3A pode incluir um alojamento 15 e pelo menos um primeiro sensor 20B que pode incluir pelo menos um circuito elétrico que compreende uma linha de condução 21. O primeiro sensor 20B pode ser configurado para detectar a remoção de uma pílula do alvéolo quando pelo menos uma linha de condução 21 na embalagem alveolar for desconectada devido à remoção da pílula 6 da folha metálica rompível 7. Em algumas modalidades, cada pílula 6 na embalagem alveolar 5 pode ser conectada a um circuito independente, conforme ilustrado na Figura 3B. Alternativamente, o primeiro sensor 20B pode ser conectado a uma matriz de linhas de condução que podem detectar rompimentos em pelo menos algumas das linhas de condução mediante a remoção da pílula 6 da embalagem alveolar 5. Em algumas modalidades, o dispositivo 10 pode incluir um segundo sensor 25B conectado a pelo menos uma linha de condução, conforme ilustrado na Figura 3B. O primeiro sensor 20A pode detectar a remoção de pílulas 6 na porção superior da embalagem alveolar 5 e o segundo sensor 25B pode detectar a remoção de pílulas 6 da porção inferior da embalagem alveolar 5.
[030] Em relação à Figura 4, a mesma é um diagrama de blocos de alto nível de um sistema para emissão de um lembrete a um usuário de acordo com algumas modalidades da presente invenção. Um sistema 100 pode incluir um servidor 105 que pode ser, por exemplo, um servidor com base em nuvem ou uma unidade de processamento física. O servidor 105 pode incluir um dispositivo de processamento 110, uma unidade de armazenamento 120, uma interface de usuário 130 e uma unidade de comunicação 125. A unidade de processamento 110 pode incluir um processador 112 que pode ser, por exemplo, uma unidade de processamento central (CPU), um chip ou qualquer dispositivo de computação ou computacional adequado, um sistema operacional 114 e uma memória 116. O processador 112 pode ser configurado para realizar métodos de acordo com as modalidades da presente invenção executando-se, por exemplo instruções armazenadas em uma memória, como a memória 116. O sistema operacional 114 pode ser ou pode incluir qualquer segmento de código projetado e/ou configurado para realizar tarefas que envolvem coordenação, agendamento, arbitragem, supervisão, controle ou outro tipo de operação de gerenciamento do dispositivo de processamento 110, por exemplo, agendamento de execução de programas. O sistema operacional 114 pode ser um sistema operacional comercial. A memória 116 pode ser ou pode incluir, por exemplo, uma memória de acesso randômico (RAM), uma memória somente de leitura (ROM), uma RAM dinâmica (DRAM), uma DRAM síncrona (SD-RAM), um chip de memória de taxa de dados dupla (DDR), uma memória flash, uma memória volátil, uma memória não volátil, uma memória cache, um armazenamento temporário, uma unidade de memória de curto prazo, uma unidade de memória de longo prazo, ou outras unidades de memória ou unidades de armazenamento adequadas. A memória 116 pode ser ou pode incluir uma pluralidade de unidades de memória possivelmente diferentes.
[031] A memória 116 pode armazenar qualquer código executável, por exemplo, um aplicativo, um programa, um processo, uma tarefa ou um script. O código executável pode incluir instruções para processar informações, como imagens e outros dados recebidos do pelo menos um sensor 20, 20A, 20B ou 25, 25A, 25B, e 27 (por exemplo, um sensor remoto), por meio da unidade de comunicação 125, um sinal que indica a remoção de uma pílula e que determina um parâmetro de temporização. O código pode incluir, adicionalmente, instruções para emitir sinais de lembrete. O código executável pode ser executado pelo processador 112, possivelmente sob o controle do sistema operacional 114.
[032] O armazenamento 120 pode ser ou pode incluir, por exemplo, uma unidade de disco rígido, uma unidade de disquete, uma unidade de disco compacto (CD), uma unidade de CD regravável (CD-R), um dispositivo de barramento serial universal (USB) ou outras unidades de armazenamento removíveis e/ou fixas adequadas. O conteúdo, como os dados de histórico relacionados à detecção de remoção de pílulas e a hora da remoção das pílulas, pode ser armazenado no armazenamento 120 e pode ser carregado do armazenamento 120 para a memória 116 onde pode ser processado pelo processador 112.
[033] A interface de usuário 130 pode ser ou pode incluir qualquer dispositivo configurado para receber entradas de um usuário (por exemplo, um administrador) e exibir saídas ao usuário. Por exemplo, a interface de usuário 130 pode incluir uma tela, um teclado, um dispositivo apontador, um dispositivo de áudio, ou quaisquer outros dispositivos de entrada e saída (I/O) aplicáveis podem ser conectados à unidade de processamento 110.
[034] A unidade de comunicação 125 pode incluir qualquer cartão de interface de rede (NIC) com fio ou sem fio que pode possibilitar que a unidade de processamento 110 se comunique com dispositivos externos, como o dispositivo remoto 60 e/ou o dispositivo 10, por exemplo, através da internet.
[035] Em algumas modalidades, o sistema 100 pode ser incluído no dispositivo remoto 60 e o processador 112 pode ser um processador incluso no dispositivo remoto 60.
[036] Em relação à Figura 6, a mesma é um fluxograma de um método de emissão de um lembrete a um usuário de acordo com algumas modalidades da presente invenção. O método da Figura 6 pode ser realizado (por exemplo, executado) por pelo menos um dentre o processador 52 do aparelho 10, o processador do dispositivo remoto 60 e a unidade de processamento 112 do sistema 100. Em algumas modalidades, todas as operações do método da Figura 6 podem ser realizadas por um único processador. Em algumas modalidades, algumas das operações do método da Figura 6 podem ser realizadas por um primeiro processador (por exemplo, o processador 52 ou o processador do dispositivo remoto) e outras operações podem ser realizadas por um segundo processador (por exemplo, a unidade de processamento 112).
[037] Na operação 610, as modalidades podem incluir a determinação de um parâmetro de temporização para a ingestão de pelo menos uma pílula. O parâmetro de temporização pode incluir um tempo inicial para a ingestão de uma ou mais pílulas 6, um intervalo de tempo entre a ingestão de uma primeira pílula e uma segunda pílula (por exemplo, 6 horas), um tempo de atraso permitido na ingestão de uma pílula (por exemplo, 15 minutos) e semelhantes. Em algumas modalidades, informações adicionais (por exemplo, uma prescrição) podem ser recebidas de um dispositivo remoto 60 (por exemplo, fornecidas pelo usuário, pelo prestador de cuidados, por um médico, por um membro da família e semelhantes.
[038] Em algumas modalidades, o método pode incluir, adicionalmente, o recebimento de dados relacionados às pílulas, (por exemplo, uma prescrição) por exemplo, o tipo de pílulas, um número de pílulas a serem ingeridas em um dia, uma hora do dia para a ingestão de pelo menos uma pílula e/ou um número de pílulas a serem ingeridas a cada hora, e a determinação do parâmetro de temporização pode ser baseada nos dados relacionados às pílulas. Em algumas modalidades, o método pode incluir, adicionalmente, o recebimento de dados relacionados ao usuário, por exemplo, idade, sexo, enfermidades, outros medicamentos usados pelo usuário e semelhantes, e a determinação do parâmetro de temporização pode ser baseada nos dados relacionados ao usuário. Em algumas modalidades, o recebimento dos dados relacionados às pílulas e/ou dos dados relacionados ao usuário pode se dar a partir de pelo menos um dentre: um dispositivo remoto 60, um banco de dados (por exemplo, uso do armazenamento 120) e um elemento legível associado à embalagem alveolar (por exemplo, a chip/ RFID e semelhantes). Por exemplo, os dados relacionados ao usuário podem incluir informações quanto ao fato de que o usuário já ingere uma pílula de um primeiro tipo todas as manhãs, e os dados relacionados às pílulas podem incluir uma prescrição para a ingestão de uma pílula de um segundo tipo todos os dias. Consequentemente, o processador pode determinar que o usuário pode ingerir a pílula do segundo tipo todas as manhãs.
[039] Em algumas modalidades, o método pode incluir, adicionalmente, o recebimento, a partir de um banco de dados (por exemplo, uso de armazenamento 120), de dois ou mais sinais de histórico que indicam uma remoção de pílulas de um alvéolo por um usuário específico em momentos específicos, e a determinação do parâmetro de temporização com base nos dois ou mais sinais de histórico recebidos. Por exemplo, se o sinal de histórico indicar que o usuário prefere ingerir as pílulas às 20:00 (por exemplo, após o jantar) o parâmetro de temporização pode incluir uma observação para a ingestão de uma pílula entre 19:54 e 20:15. Em algumas modalidades, o processador pode analisar continuamente os sinais de histórico que indicam a remoção de pílulas de um alvéolo por um usuário específico, e aprender iterativamente os 'intervalos de tempo' para emissão dos lembretes, por exemplo, para evitar perturbar o usuário.
[040] Em algumas modalidades, o método pode incluir, adicionalmente, receber um sinal de iniciação e determinar o parâmetro de temporização também com base no sinal de iniciação. Em algumas modalidades, o recebimento do sinal de iniciação se dá mediante a afixação do aparelho à embalagem alveolar. Por exemplo, o sinal de iniciação pode ser recebido a partir de um sensor de afixação incluído no aparelho (por exemplo, um comutador e um circuito elétrico e semelhantes). Em ainda outro exemplo, o sinal de iniciação pode ser uma imagem do alvéolo recebida de uma câmera (por exemplo, a câmera 25A). Na operação 615, as modalidades podem incluir o recebimento de um sinal proveniente de pelo menos um sensor, sendo que o pelo menos um sensor tem capacidade para captar a remoção de uma pílula de uma embalagem alveolar. Por exemplo, o sinal pode ser uma imagem da embalagem alveolar recebida da pelo menos uma câmera (por exemplo, a câmera 20A e 25A), por exemplo, a imagem na Figura 5A. O método pode incluir, adicionalmente, processar a imagem para detectar se uma pílula foi retirada da embalagem alveolar, por exemplo, conforme mostrado na Figura 5B. O processador pode usar qualquer algoritmo de processamento de imagem para analisar a imagem obtida, por exemplo, comparando-se a imagem a uma imagem obtida anteriormente da mesma embalagem alveolar e identificar se uma pílula foi retirada da embalagem alveolar.
[041] Em ainda outro exemplo, o sinal pode incluir uma indicação para a desconexão de pelo menos um circuito elétrico incluso em um sensor (por exemplo, o sensor 20B ou 25B) que pode incluir um dispositivo para captar a desconexão em uma ou mais linhas de condução (por exemplo, as linhas 21) no circuito elétrico, afixado a uma folha metálica rompível (por exemplo, a folha metálica 7) da embalagem alveolar 5.
[042] Em algumas modalidades, o sinal pode ser recebido a partir de outros sensores, por exemplo, um sensor de toque, um sensor de detecção de movimento (por exemplo, um acelerômetro) e semelhantes.
[043] Na operação 620, as modalidades podem incluir determinar, com base no sinal, se uma pílula foi removida da embalagem alveolar. Em algumas modalidades, se o parâmetro de temporização indicar que chegou o momento para a ingestão da pílula, o processador pode receber o sinal proveniente do sensor. Por exemplo, se o momento para a ingestão da pílula (por exemplo, 20:00) tiver chegado, o processador pode determinar se pelo menos uma linha de condução adicional 21 estava desconectada ou se a imagem (por exemplo, a imagem da Figura 5 A) mostra que uma pílula adicional foi removida. Nesse caso, o processador pode determinar que essa pílula adicional foi ingerida e nenhuma ação adicional deve ser realizada nesse estágio.
[044] Na operação 625, as modalidades podem incluir a emissão, para uma unidade de saída, de um sinal de lembrete para a ingestão da pílula, se uma pílula não foi removida da embalagem alveolar em um período de tempo baseado no parâmetro de temporização. Por exemplo, se nenhum sinal que indique que a pílula foi ingerida até 20:15 (por exemplo, quando o parâmetro de temporização inclui 15 minutos de atraso) foi recebido, o processador pode emitir, para uma unidade de saída, um sinal de lembrete para a ingestão da pílula. Em algumas modalidades, o sinal de lembrete pode ser selecionado dentre um grupo que consiste em: sinal de áudio, sinal luminoso, vibração e exibição de uma notificação em um visor, por exemplo, de um dispositivo de usuário. Em algumas modalidades, a unidade de saída pode ser o dispositivo de saída 30 do aparelho 10, uma unidade de saída inclusa no dispositivo remoto 60 e semelhantes.
[045] Na operação 630, as modalidades podem incluir a identificação de um uso indevido das pílulas. Por exemplo, um sinal pode indicar que duas pílulas, em vez de uma, foram retiradas da embalagem alveolar substancialmente ao mesmo tempo, ou que um intervalo de tempo entre a ingestão de duas pílulas consecutivas foi mais curto que aquele determinado com o uso do parâmetro de temporização. Nesse caso, um uso indevido suspeito da embalagem alveolar pode ser determinado pelo processador e as modalidades podem incluir, adicionalmente, na operação 635, emitir um alerta de uso indevido. Um alerta pode ser emitido e enviado a um dispositivo remoto. Em algumas modalidades, a emissão de um alerta de uso indevido pode incluir o envio de uma notificação a um usuário, o envio de uma notificação a um prestador de cuidados do usuário por meio do aparelho ou de um dispositivo remoto, o envio de uma notificação a um parente do usuário e/ou o envio de uma notificação a uma organização de serviços de saúde.
[046] Na operação 640, as modalidades podem incluir o recebimento de um sinal de autenticação proveniente de um sensor. O sensor pode ser o sensor 20, 20A, 25 ou 25A incluso no dispositivo 10 ou pode ser um sensor adicional, como o sensor 27. Por exemplo, o sensor 27 pode ser uma câmera, um sensor UV ou outro tipo de sensor óptico, e o sinal de autenticação pode incluir uma marcação óptica/UV, como uma imagem que inclui informações de autenticação, como um código de barras, um número de série e semelhantes. Em ainda outro exemplo, o sensor 27 pode ser um leitor de RFID e o sinal pode incluir a autenticação do sinal RF recebido de uma etiqueta de RFID afixada à embalagem alveolar. Na operação 645, as modalidades podem incluir a autenticação da embalagem alveolar com base no sinal de autenticação. Por exemplo, um sinal que compreende um código de barras, um número de série ou um RFID pode ser comparado a uma lista de dados autenticados armazenados em um banco de dados, por exemplo, na unidade de armazenamento 120.
[047] Na operação 650, as modalidades podem incluir o recebimento de uma imagem de uma folha metálica rompível da embalagem alveolar proveniente de uma câmera. Por exemplo, uma câmera, como a câmera 25A, pode capturar a imagem da folha metálica rompível 7, por exemplo, uma imagem que inclui informações como o nome ou uma logomarca das pílulas, por exemplo, Advil®. Na operação 655, as modalidades podem incluir a identificação do tipo de pílulas na embalagem alveolar com base na imagem recebida. Por exemplo, a imagem obtida pela câmera 25A pode ser comparada às imagens ou às logomarcas de medicamentos registrados para identificar o tipo de pílulas na embalagem alveolar.
[048] Deve-se compreender que, em algumas modalidades, a ordem ou as etapas podem ser diferentes. Por exemplo, o método de acordo com as modalidades da presente invenção pode receber, inicialmente, uma imagem (650), identificar a pílula (655) e, então, prosseguir com a realização das outras etapas, como a autenticação (645) e o lembrete.
[049] Embora determinados recursos da presente invenção tenham sido ilustrados e descritos no presente documento, diversas modificações, substituições, alterações e equivalentes ocorrerão àqueles de conhecimento comum na técnica. Portanto, deve-se compreender que as reivindicações anexas se destinam a cobrir todas essas modificações e alterações como abrangidas pela verdadeira essência da presente invenção.

Claims (13)

1. APARELHO PARA ENVIO DE LEMBRETES A UM USUÁRIO compreender: um alojamento (15) afixável a uma embalagem alveolar (5); pelo menos um sensor (20, 25) posicionado de modo a captar a remoção de uma pílula (6) de uma embalagem alveolar (5) afixada; e um controlador (50) configurado para: - determinar um parâmetro de temporização para a ingestão de uma pílula (6); - receber um sinal proveniente do pelo menos um sensor (20, 25); - determinar, com base no sinal, se uma pílula foi removida da embalagem alveolar; e - se uma pílula (6) não foi removida da embalagem alveolar (5); e - se uma pílula (6) não foi removida da embalagem alveolar (5) em um período de tempo com base no parâmetro de temporização, emitir, para uma unidade de saída, um sinal de lembrete para a ingestão da pílula (6); caracterizado por pelo menos um sensor (20, 25) incluindo ao menos uma câmera (20A, 25A) afixada ao alojamento (15) e posicionado de modo a captar a remoção de uma pílula (6) de uma embalagem alveolar (5) afixada; e um controlador (50) configurado para: receber um sinal proveniente do pelo menos um sensor (20, 25), em que o sinal inclui pelo menos uma imagem da embalagem alveolar (5) afixada capturada pela ao menos uma câmera (20A, 25A); e pelo menos um sensor (20, 25) compreendendo uma primeira câmera (20A) posicionada para capturar uma imagem das pílulas (6) em um lado da embalagem alveolar (5) afixada e uma segunda câmera (25A) posicionada para capturar uma imagem de uma folha metálica rompível (7) em um segundo lado da embalagem alveolar (5).
2. APARELHO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a unidade de saída (30) incluir pelo menos um dentre: um dispositivo de áudio, um dispositivo de vibração e um dispositivo emissor de luz.
3. APARELHO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado por o parâmetro de temporização é determinado com base em pelo menos um dentre: um número de pílulas (6) a serem ingeridas em um dia, uma hora do dia para a ingestão de pelo menos uma pílula e um número de pílulas a serem ingeridas em cada caso.
4. APARELHO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por compreender, adicionalmente, uma unidade de comunicação (56) para comunicar-se com um dispositivo remoto (60), em que a unidade de saída (30) é um visor do dispositivo remoto (60), e em que o controlador (50) é configurado para enviar o sinal de lembrete ao dispositivo remoto (60), e em que o controlador (50) é configurado para receber o parâmetro de temporização proveniente do dispositivo remoto (60).
5. APARELHO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por pelo menos um sensor incluir um dispositivo para captar desconexão em uma ou mais linhas de condução afixadas a uma folha metálica rompível (7) do alvéolo, e sendo que o sinal indica a desconexão de pelo menos um circuito elétrico.
6. APARELHO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por compreender: um controlador (50) configurado para: - receber um sinal de iniciação, em que a recepção do sinal de iniciação acontece mediante a afixação do aparelho (10) ao alvéolo da pílula, e em que o sinal de iniciação é uma imagem do alvéolo recebida de uma câmera; e - determinar o parâmetro de temporização também com base no sinal de iniciação.
7. MÉTODO PARA ENVIO DE LEMBRETES AO USUÁRIO através do aparelho descrito nas reivindicações 1 a 6, caracterizado por - determinar um parâmetro de temporização para ingestão de uma pílula (6); - receber um sinal a partir de pelo menos um sensor (20, 25), sendo que o pelo menos um sensor, incluindo pelo menos uma câmera (20A, 25A), é posicionado para captar a remoção de uma pílula de uma embalagem alveolar; em que o sinal inclui pelo menos uma imagem da embalagem alveolar (5) afixada capturada pela pelo menos uma câmera (20A, 25A); - determinar, com base no sinal, se uma pílula (6) foi removida da embalagem alveolar (5); e - se uma pílula (6) não foi removida da embalagem alveolar (5) em um período de tempo baseado no parâmetro de temporização, emitir, para uma unidade de saída, um sinal de lembrete para ingestão da pílula (6) pelo menos um sensor (20, 25) compreendendo uma primeira câmera (20A) posicionada para capturar uma imagem das pílulas (6) em um lado da embalagem alveolar (5) afixada e uma segunda câmera (25A) posicionada para capturar uma imagem de uma folha metálica rompível (7) em um segundo lado da embalagem alveolar (5).
8. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o parâmetro de temporização é determinado, pelo menos, com base em: um número de pílulas (6) a serem ingeridas em um dia, uma hora do dia para a ingestão de pelo menos uma pílula (6) e um número de pílulas (6) a serem ingeridas a cada vez.
9. MÉTODO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 8, caracterizado por compreender, adicionalmente, receber dados relacionados à pílula, sendo que a determinação do parâmetro de temporização é baseada nos dados relacionados à pílula, em que os dados relacionados à pílula são recebidos a partir de pelo menos um dentre: um dispositivo remoto, um banco de dados e um elemento legível associado à embalagem alveolar (5).
10. MÉTODO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, caracterizado por o sinal de lembrete é selecionado dentre um grupo que consiste em: sinal de áudio, sinal luminoso, uma vibração e uma notificação em um visor de um dispositivo remoto (60).
11. MÉTODO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 11, caracterizado por compreender, adicionalmente receber, a partir de um banco de dados, dois ou mais sinais de histórico que indicam a remoção de pílulas (6) de uma embalagem alveolar (5) por um usuário, incluindo os respectivos tempos de histórico associados às remoções, sendo que a determinação do parâmetro de temporização é baseada nos dois ou mais sinais de histórico recebidos.
12. MÉTODO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 11, caracterizado por compreender, adicionalmente: - identificar um uso indevido das pílulas (6); e - emitir um alerta de uso indevido, em que a emissão de um alerta de uso indevido compreende pelo menos um dentre: enviar uma notificação a um usuário, enviar uma notificação a um prestador de cuidados do usuário, enviar uma notificação a um parente do usuário e enviar uma notificação a uma organização de serviços de saúde.
13. MÉTODO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 12, caracterizado por compreender, adicionalmente receber uma imagem de uma folha metálica rompível (7) da embalagem alveolar (6) proveniente de uma segunda câmera (25A) câmera; e identificar o tipo de pílulas na embalagem alveolar com base na imagem recebida.
BR112018015571-3A 2016-01-31 2017-01-31 Aparelho e método para envio de lembretes a um usuário BR112018015571B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201662289257P 2016-01-31 2016-01-31
US62/289,257 2016-01-31
US201662344619P 2016-06-02 2016-06-02
US62/344,619 2016-06-02
PCT/IL2017/050114 WO2017130207A1 (en) 2016-01-31 2017-01-31 Apparatus and method for sending reminders to a user

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018015571A2 BR112018015571A2 (pt) 2019-03-12
BR112018015571B1 true BR112018015571B1 (pt) 2024-04-02

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2731524C2 (ru) Устройство и способ отправки напоминаний пользователю
US11207243B2 (en) System, method, and module for integrated medication management
Pang et al. Intelligent packaging and intelligent medicine box for medication management towards the Internet-of-Things
US11715114B2 (en) Method and apparatus for capture and logging of food safety data
JP6900474B2 (ja) 薬剤管理システム、クラウドサーバ、薬剤分包装置、薬剤分包監査装置及び薬剤管理方法
US9501625B2 (en) Assistance system and method for taking medicine
JP2021058596A (ja) スマート体温監視システム
JP2017045437A5 (pt)
US11123265B2 (en) Medication support apparatus, medication support system, medication support method, and program
KR20170110268A (ko) 약품 검색 장치 및 방법
US20180349561A1 (en) Method and system for safe medication dispensing
US11151517B2 (en) Method to determine, remind and validate medication usage
BR112018015571B1 (pt) Aparelho e método para envio de lembretes a um usuário
WO2023058165A1 (ja) 服薬管理装置、服薬管理方法、及びプログラム
Pinto et al. A review of current pill organizers and dispensers
JP7054526B2 (ja) ユーザーにお知らせを送信するための装置および方法
US20210393486A1 (en) Controlled compliance medication dispenser system
CN106383983A (zh) 一种药品服用识别方法和装置
Hashemi et al. An android based medication reminder system: a concept analysis approach
US20220031571A1 (en) Intelligent pill dispensing device
Rajendra et al. Smart Pill Prompting for Elderly People Using Internet of Things.
JP2022132621A (ja) 収納装置、薬容器および情報処理システム
TR2023003884A2 (tr) Yapay zekâ tabanli görüntü i̇şleme tekni̇kleri̇yle i̇laç tanima ve seslendi̇rme si̇stemi̇
BR112018073565B1 (pt) Tampas inteligentes para recipientes de medicação
JP2013017508A (ja) 薬剤交付支援装置