BR112018073565B1 - Tampas inteligentes para recipientes de medicação - Google Patents

Tampas inteligentes para recipientes de medicação Download PDF

Info

Publication number
BR112018073565B1
BR112018073565B1 BR112018073565-5A BR112018073565A BR112018073565B1 BR 112018073565 B1 BR112018073565 B1 BR 112018073565B1 BR 112018073565 A BR112018073565 A BR 112018073565A BR 112018073565 B1 BR112018073565 B1 BR 112018073565B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
medication
container
controller
amount
caps
Prior art date
Application number
BR112018073565-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018073565A2 (pt
Inventor
Kaplan Nimrod
Bentkovski Yakov
Original Assignee
WaterIO Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by WaterIO Ltd filed Critical WaterIO Ltd
Priority claimed from PCT/IL2017/050554 external-priority patent/WO2017199255A1/en
Publication of BR112018073565A2 publication Critical patent/BR112018073565A2/pt
Publication of BR112018073565B1 publication Critical patent/BR112018073565B1/pt

Links

Abstract

Trata-se de uma tampa para um recipiente de medicação que pode incluir: pelo menos um sensor de pressão; uma unidade de suprimento de ar; e um controlador. O controlador pode ser configurado para: receber uma primeira medição de pressão de ar de dentro do recipiente de medicação, do pelo menos um sensor de pressão; controlar a unidade de suprimento de ar para suprir ar a um pressão predeterminada por um período predeterminado de tempo; receber uma segunda medição de pressão de ar de dentro do recipiente de medicação, do pelo menos um sensor de pressão; e realizar uma operação de saída com o uso da primeira e da segunda medições de pressão de ar.

Description

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[001] Muitas pessoas tomam uma ou mais doses diárias de remédios e vitaminas na forma de pílulas, líquido ou pó ou formas similares para curar malestares temporários, enfermidades crônicas e dores, ou como medidas de saúde preventivas. Tais remédios, suplementos dietéticos e vitaminas são tipicamente empacotados em frascos de pílula, garrafas plásticas, ou recipientes similares a partir dos quais usuários podem dispensar o número necessário de pílulas para sua dosagem apropriada.
[002] Diferente de uma embalagem blister, em que o número de pílulas já tomado da embalagem blister já é evidente, frascos ou garrafas não mostram ostensivamente quantas pílulas foram tomadas ou permanecem. Atualmente, pacientes podem acompanhar a tomada de uma medicação de tal recipiente por memória, ou escrevendo quando e quanto da medicação foi tomada. Consequentemente, há uma necessidade de uma forma automática para acompanhar a quantidade de medicação deixada em um recipiente de modo a ajudar usuários a acompanhar e controlar o número correto de medicação ou suplementos dietéticos a serem tomados.
[003] No documento de patente WO 2015/200904, intitulado SYSTEMS AND METHODS FOR TRACKING HYDRATION, são divulgados dispositivos, sistemas e métodos para monitorar a hidratação de um usuário, o qual compreende um recipiente de fluido com um ou mais sensores, como por exemplo, sensores de pressão, acelerômetros e semelhantes - para identificar quando o usuário consome o fluido do recipiente e/ou determinar o volume do fluido consumido.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[004] Algumas modalidades da invenção podem incluir uma tampa para um recipiente de medicação. A tampa pode incluir: pelo menos um sensor de pressão; uma unidade de suprimento de ar; e um controlador. O controlador pode ser configurado para: receber uma primeira medição de pressão de ar de dentro do recipiente de medicação, do pelo menos um sensor de pressão; controlar a unidade de suprimento de ar para suprir ar em um pressão predeterminada por um período predeterminado de tempo; receber uma segunda medição de pressão de ar de dentro do recipiente de medicação, do pelo menos um sensor de pressão; e realizar uma operação de saída com o uso da primeira e da segunda medições de pressão de ar.
[005] Em algumas modalidades, o controlador pode ser adicionalmente configurado para realizar uma operação de saída selecionada a partir do grupo que consiste em: enviar a primeira e a segunda medições de pressão de ar recebidas a um processador externo, e determinar a quantidade de medicação no recipiente de medicação com base na primeira e na segunda medições de pressão de ar recebidas, dimensões do recipiente de medicação e dados relacionados ao tipo de medicação. Em algumas modalidades, o controlador pode ser adicionalmente configurado para: receber dimensões do recipiente de medicação; e receber dados relacionados ao tipo de medicação dentro do recipiente de medicação.
[006] Em algumas modalidades, os dados relacionados ao tipo de medicação podem incluir dimensão de pílulas nas quais a medicação é dada de modo que determinar a quantidade de medicação possa incluir determinar o número de pílulas no recipiente de medicação. Em algumas modalidades, os dados relacionados ao tipo de medicação compreendem que a medicação esteja na forma de um pó ou a medicação esteja na forma de um líquido, de modo que determinar a quantidade de medicação possa incluir determinar o volume da medicação no recipiente. Em algumas modalidades, as dimensões da medicação são recebidas por meio de uma interface de usuário em comunicação com o controlador. Em algumas modalidades, a interface de usuário é pelo menos uma dentre: a interface de usuário incluída na tampa e uma interface de usuário incluída em um dispositivo móvel em comunicação com o controlador.
[007] Em algumas modalidades, a tampa pode incluir adicionalmente um sensor de fixação, de modo que o controlador possa ser adicionalmente configurado para: receber uma indicação do sensor de fixação de que o recipiente de medicação foi aberto, e, então, fechado; e receber a primeira medição de pressão de ar depois de receber a indicação.
[008] Em algumas modalidades, as dimensões do recipiente de medicação são recebidas de um controlador externo, e o controlador externo pode ser adicionalmente configurado para: receber uma ou mais imagens do recipiente de um dispositivo de captura; e determinar o recipiente de medicação com base na uma ou mais imagens recebidas.
[009] Em algumas modalidades, a unidade de suprimento de ar pode incluir pelo menos um dentre: uma bomba de ar e um tanque de ar pressurizado.
[010] Em algumas modalidades, os dados relacionados ao tipo de medicação podem ser recebidos por meio de uma interface de usuário em comunicação com o controlador. Em algumas modalidades, os dados relacionados ao tipo de medicação podem ser recebidos de um controlador externo e o controlador externo pode ser configurado para: receber uma ou mais imagens da medicação; e determinar os dados relacionados ao tipo de medicação com base na uma ou mais imagens capturadas.
[011] Em algumas modalidades, o controlador pode ser adicionalmente configurado para: apresentar informações relacionadas à quantidade de medicação no recipiente de medicação à interface de usuário. Em algumas modalidades, as informações relacionadas à quantidade de medicação podem incluir pelo menos um dentre: a quantidade de medicação; um alerta se a quantidade estiver abaixo de um nível predeterminado e um alerta para tomar a medicação após um período predeterminado de tempo a partir de uma redução anterior na quantidade de medicação determinada pelo controlador.
[012] Em algumas modalidades, o controlador pode ser adicionalmente configurado para: determinar uma primeira quantidade de medicação no recipiente de medicação; iniciar um período de tempo para determinar uma segunda quantidade de medicação; determinar a segunda quantidade de medicação no recipiente de medicação; comparar a primeira quantidade e a segunda quantidade; e enviar um alerta à interface de usuário com base no resultado de comparação.
[013] Em algumas modalidades, a tampa pode incluir uma unidade de comunicação configurada para se comunicar sem fio com dispositivos externos.
[014] Alguns aspectos da invenção podem ser relacionados a: um método implantado por computador de determinar a quantidade de medicação em um recipiente de medicação. Modalidades do método podem incluir receber dimensões do recipiente de medicação; receber dados relacionados ao tipo de medicação dentro do recipiente de medicação; receber uma primeira medição de pressão de ar de dentro do recipiente de medicação, de pelo menos um sensor de pressão; controlar uma unidade de suprimento de ar para suprir ar ao recipiente em um pressão predeterminada por um período predeterminado de tempo; receber uma segunda medição de pressão de ar de dentro do recipiente de medicação, do pelo menos um sensor de pressão; e determinar a quantidade de medicação no recipiente de medicação com base na primeira e na segunda medições de pressão de ar recebidas, nas dimensões do recipiente de medicação e nos dados relacionados ao tipo de medicação.
[015] Em algumas modalidades, o método pode incluir adicionalmente receber uma indicação de que o recipiente de medicação foi aberto e então fechado, de um sensor de fixação; e receber a primeira medição de pressão de ar depois de receber a indicação.
[016] Em algumas modalidades, o método pode incluir adicionalmente receber uma ou mais imagens do recipiente de um dispositivo de captura; e determinar o recipiente de medicação com base na uma ou mais imagens recebidas.
[017] Em algumas modalidades, o método pode incluir adicionalmente receber uma ou mais imagens da medicação; e determinar os dados relacionados ao tipo de medicação com base na uma ou mais imagens capturadas.
[018] Em algumas modalidades, o método pode incluir adicionalmente apresentar informações relacionadas à quantidade de medicação no recipiente de medicação em uma interface de usuário.
[019] Em algumas modalidades, o método pode incluir adicionalmente determinar uma primeira quantidade de medicação no recipiente de medicação; iniciar um período de tempo para determinar uma segunda quantidade de medicação; determinar a segunda quantidade de medicação no recipiente de medicação; comparar a primeira quantidade e a segunda quantidade; e enviar um alerta à interface de usuário se a comparação render que a segunda quantidade é igual à primeira quantidade ou que a segunda quantidade é diferente de uma segunda quantidade esperada predeterminada.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[020] A matéria considerada como a presente invenção é particularmente destacada e distintamente reivindicada da porção final do relatório descritivo. A presente invenção, contudo, tanto em relação à organização quanto ao método de operação, juntamente com os objetivos, recursos e vantagens da mesma, pode ser mais bem compreendida com referência à descrição detalhada a seguir, quando lida juntamente com os desenhos anexos, nos quais:
[021] A Figura 1A é um diagrama de blocos de alto nível de componentes incluídos em uma tampa para um recipiente de medicação de acordo com algumas modalidades da invenção;
[022] A Figura 1B é uma ilustração de uma tampa para um recipiente de medicação acordo com algumas modalidades da invenção;
[023] A Figura 1C é uma ilustração de um recipiente com uma tampa para um recipiente de medicação acordo com algumas modalidades da invenção;
[024] A Figura 2 é um fluxograma de um método de determinar a quantidade de medicação em um recipiente de medicação de acordo com algumas modalidades da invenção;
[025] A Figura 3A é uma ilustração de um exemplo de recipiente de medicação de acordo com algumas modalidades da invenção; e
[026] A Figura 3B inclui ilustrações de um exemplo para geometrias de pílulas ou cápsulas de medicação.
[027] Deve-se observar que, a título de simplicidade e clareza de ilustração, os elementos mostrados nas Figuras não foram necessariamente desenhados em escala. Por exemplo, as dimensões de alguns dos elementos podem ter sido exageradas em relação a outros elementos a título de clareza. Além disso, quando considerado adequado, as referências numéricas podem se repetir em meio às Figuras para indicar elementos correspondentes ou análogos.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA PRESENTE INVENÇÃO
[028] Na descrição detalhada a seguir, diversos detalhes específicos são apresentados a fim de fornecer um entendimento minucioso da presente invenção. Entretanto, os versados na técnica compreenderão que a presente invenção pode ser praticada sem esses detalhes específicos. Em outros casos, métodos, procedimentos, componentes, módulos, unidades e/ou circuitos conhecidos não foram descritos em detalhes, a fim de não obscurecer a presente invenção. Alguns recursos ou elementos descritos em relação a uma modalidade podem ser combinados com recursos ou elementos descritos em relação a outras modalidades. A título de clareza, a discussão de recursos ou elementos iguais ou semelhantes pode não se repetir.
[029] Embora as modalidades da presente invenção não sejam limitadas nesse sentido, as discussões que utilizam termos como, por exemplo, "processar", "computar", "predizer", "calcular", "determinar", "estabelecer", "analisar", "conferir", ou semelhantes, podem se referir a operação (ou operações) e/ou processo (ou processos) de um computador, uma plataforma de computação, um sistema de computação ou outro dispositivo de computação eletrônico, que manipula e/ou transforma dados representados como quantidades físicas (por exemplo, eletrônica) dentro dos registros e/ou memórias de computador em outros dados semelhantemente representados como quantidades físicas dentro de registros e/ou memórias de computador ou de outra mídia não transitória de armazenamento de informações que pode armazenar instruções para realizar operações e processos. Embora as modalidades da presente invenção não sejam limitadas nesse sentido, os termos "pluralidade" e "uma pluralidade", conforme usado no presente documento, podem incluir, por exemplo, "múltiplos" ou "dois ou mais". Os termos "pluralidade" ou "uma pluralidade" podem ser usados em todo o relatório descritivo para descrever dois ou mais componentes, dispositivos, elementos, unidades, parâmetros ou similares. O conjunto de termos, conforme usado no presente documento, pode incluir um ou mais itens. A menos que explicitamente mencionado, as modalidades do método descrito no presente documento não são restritas a uma ordem ou uma sequência específica. Adicionalmente, algumas das modalidades descritas do método ou elementos do mesmo podem ocorrer ou podem ser realizadas simultaneamente, no mesmo ponto no tempo, ou simultaneamente.
[030] Alguns aspectos da invenção podem ser relacionados a uma tampa inteligente para um recipiente de medicação que pode apresentar a um usuário a quantidade de medicação restante no recipiente ou informações relacionadas à quantidade, tanto em um visor anexado ao copo ou em uma tela de dispositivo móvel associado ao usuário. Conforme usado no presente documento, o termo "medicação" pode ser relacionado a todos os tipos de fármacos, suplementos dietéticos (por exemplo, para atletas, mulheres, pessoas idosas, etc.), fórmula infantil, vitaminas etc. a serem tomadas oralmente. Uma tampa inteligente de acordo com algumas modalidades da invenção pode ter capacidade de seguir o consumo da medicação e alertar ao usuário se a medicação não foi tomada apropriadamente. Por exemplo, a tampa inteligente pode ter capacidade de ser calculada o número de pílulas restante no recipiente depois que o usuário tomou uma ou mais pílulas do recipiente e então seguir o intervalo de tempo entre cada redução no número de pílulas (que indica que pelo menos uma pílula foi tomada). Se o intervalo de tempo foi maior do que um período predeterminado de tempo ou que o número de pílulas tomada é incorreto, a tampa inteligente pode ter capacidade de enviar um alerta ao usuário, tanto ao visor incluído ao copo ou ao dispositivo móvel associado ao usuário.
[031] É feita agora referência à Figura 1, que é um diagrama de blocos de alto nível de componentes incluídos em uma tampa para um recipiente de medicação de acordo com algumas modalidades da invenção; Uma tampa (100) pode incluir pelo menos um sensor de pressão (110), uma unidade de suprimento de ar (120) e um controlador (130). A tampa (100) pode incluir adicionalmente um alojamento de tampa (105) ilustrado nas Figuras 1B e 1C. Em algumas modalidades, a tampa (100) pode incluir adicionalmente um ou mais dentre uma unidade de comunicação (140), um sensor de fixação (150) e uma interface de usuário (160). Em algumas modalidades, a tampa (100) pode incluir adicionalmente uma bateria (115) (ilustrada na Figura IB).
[032] O sensor de pressão (110) pode ser qualquer tipo de sensor de pressão para medir pressão de ar em um recipiente fechado, por exemplo, um circuito integrado com sensor de pressão (por exemplo, BM1383AGLV por Semicondutores de ROHM), um nano-sensor de pressão de sensor mecânico eletromagnético (MEMS) (por exemplo, LPS22HB pela ST Microelectronics) ou similares.
[033] A unidade de suprimento de ar (120) pode incluir pelo menos um dentre: uma bomba de ar (por exemplo, bomba de ar de baixo perfil, alta velocidade e alta pressão fabricado pela Murata Manufacturing Co.) e um tanque de ar pressurizado. A unidade de suprimento de ar 120 pode ser configurada para suprir um recipiente (5) (ilustrado na Figura 1C) com ar em uma pressão predeterminada.
[034] O controlador (130) pode incluir um processador (132) e uma memória (134) para armazenar no mesmo instruções a serem executadas pelo processador (132). O processador (132) pode ser um microcontrolador de propósito geral. A memória (132) pode incluir qualquer memória não-volátil (por exemplo, memória flash) configurada para armazenar na mesma instruções para determinar a quantidade de medicação em um recipiente de medicação ou outras instruções de acordo com algumas modalidades da invenção.
[035] A unidade de comunicação (140) pode ser configurada para se comunicar sem fio com dispositivos externos tais como um dispositivo móvel (10) e um processador externo (20). O dispositivo móvel (10) pode ser, por exemplo, um telefone inteligente, um dispositivo tipo tablet, um dispositivo tipo laptop, porta de comunicações sem fio (por exemplo, em hospitais ou clínicas) e similares. O processador externo (20) pode ser qualquer processador externo e unidade de comutação, por exemplo, um processamento baseado em nuvem ou serviço de computação, um servidor, uma unidade de processamento central e similares. A unidade de comunicação (140) pode se comunicar com o processador externo (20) tanto diretamente como por meio de dispositivo móvel (10). Exemplos do protocolo usado pela unidade de comunicação (140) incluem, mas sem limitação, Bluetooth, Bluetooth inteligente, BLE, Li-Fi, Wi-Fi, qualquer padrão 802.11 IEEE, ANT, ZigBee, comunicação de campo próximo ou qualquer outro protocolo de comunicação padronizado ou proprietário e/ou (banda de) frequência. Exemplos de comunicação de campo próximo incluem, porém, sem limitações, NFC magnética, identificação de Radiofrequência (RFID). Em algumas modalidades da invenção, componentes podem se comunicar com o uso de tecnologia sônica/ultrassônica, incluindo, porém, sem limitação, comunicação através de frequência audível ou inaudível.
[036] O sensor de fixação (150) pode ser ou pode incluir qualquer sensor configurado para captar a fixação ou desafixação da tampa (100) ao recipiente (5) ou a partir do mesmo. Por exemplo, o sensor de fixação (150) pode incluir um botão configurado para ser apertado contra as paredes do recipiente (5) mediante fechamento (conforme ilustrado na Figura IB). Em outro exemplo, o sensor de fixação pode incluir: Sensor óptico, sensor capacitivo, acelerômetro e similares. O sensor de fixação (150) pode captar a abertura e fechamento da tampa (100) no recipiente (5). O sensor de fixação (150) pode adicionalmente captar o grau de fechamento, significando o quão firme a tampa é fechada.
[037] A interface de usuário (160) pode incluir qualquer dispositivo de exibição ou áudio que pode permitir que o usuário receba ou forneça informações ao controlador (130) ou a partir do mesmo. A interface de usuário (160) pode incluir uma ou mais lâmpadas (por exemplo, lâmpadas de LED) para ícones de iluminação, uma tela pequena, um ou mais botões, um alto-falante, um microfone e similares. A interface de usuário (160) pode ser incluída no lado externo do alojamento de tampa (105), conforme ilustrado na Figura IB.
[038] É feita agora referência à Figura 1B, que é uma ilustração de alguns exemplos para componentes em uma tampa para um recipiente de medicação de acordo com algumas modalidades da invenção; A tampa (100) pode incluir um alojamento em formato de tampa (105) para guardar os vários componentes da tampa (100). O alojamento (105) pode conter ou, de outro modo, guardar uma unidade de suprimento de ar (120) (por exemplo, uma bomba de ar), controlador (130) em comunicação com a unidade de comunicação (140) (por exemplo, um dispositivo Bluetooth) e pelo menos um sensor de pressão (110) (por exemplo, um sensor de pressão barométrica). O alojamento (105) pode adicionalmente conter ou, de outro modo, guardar uma bateria (115) e um sensor de fixação (150) (por exemplo, um comutador). A tampa (105) pode adicionalmente conter ou, de outro modo, guardar um ou mais elementos incluídos na interface de usuário (160). Por exemplo, a interface de usuário (160) pode incluir uma ou mais lâmpadas de LED (162) para ícones iluminados (164) sobre o alojamento (105), conforme ilustrado na Figura 1C. A interface de usuário (160) pode incluir adicionalmente um botão (166) ilustrado na Figura 1C.
[039] É feita agora referência à Figura 2 que é um fluxograma de um método de determinação da quantidade de medicação em um recipiente de medicação de acordo com algumas modalidades da invenção. O método da Figura 2 pode ser executado totalmente ou em parte pelo processador (132), o processador externo (20), pelo processador do dispositivo móvel (10), ou uma combinação dos mesmos. Em algumas modalidades da invenção, algumas das etapas no método da Figura 2 podem ser realizadas pelo processador (132) e outras podem ser realizadas pelo processador externo (20) ou pelo processador do dispositivo móvel (10). Na etapa (210), as dimensões do recipiente de medicação podem ser recebidas. Por exemplo, as dimensões, tais como a altura do recipiente H e o raio (r)/diâmetro (D)/lado (L) do recipiente, conforme ilustrado na Figura 3A, podem ser recebidas a partir de uma interface de usuário. Em algumas modalidades, um usuário pode usar botões incluídos na interface de usuário (160) para inserir as dimensões. Alternativamente, o usuário pode registrar em log em um aplicativo no dispositivo de usuário (10) que permite que o usuário entre nas dimensões do recipiente de medicação, que podem ser comunicadas à tampa processador (132). Em algumas modalidades, as dimensões inseridas podem ser enviadas do dispositivo móvel (10) à tampa (100) por meio da unidade de comunicação (140). Será claro que as informações comunicadas podem ser as dimensões inseridas ou um parâmetro processado, tal como o volume de recipiente.
[040] Em algumas modalidades, as dimensões do recipiente de medicação podem ser automaticamente recebidas de um controlador externo, tal como processador externo (20) ou o processador do dispositivo móvel (10). Em algumas modalidades, o controlador externo pode ser configurado para receber uma ou mais imagens do recipiente de um dispositivo de captura (por exemplo, uma câmera do dispositivo móvel (10)) e pode determinar as dimensões do recipiente de medicação com base na uma ou mais imagens recebidas. O controlador externo pode usar qualquer método de análise de imagem de modo a analisar as imagens e extrair as dimensões do recipiente das imagens. Adicional ou alternativamente, as imagens podem incluir um código de identificação (por exemplo, um código de barras) a ser reconhecido pelo controlador externo e correlacionado às dimensões do recipiente de medicação armazenada em uma tabela de consulta salva em um banco de dados.
[041] Na etapa 240, os dados relacionados ao tipo de medicação dentro do recipiente de medicação podem ser recebidos. Em algumas modalidades, os dados relacionados ao tipo de medicação podem incluir pelo menos um dentre: o estado da medicação (por exemplo, pílulas, pó ou um líquido), dimensão de pílulas na qual a medicação é dada (conforme ilustrado na Figura 3B), um número de ID, um número de série, número de registro de FDA e similares. Em algumas modalidades, os dados relacionados ao tipo de medicação podem ser recebidos de uma interface de usuário, por exemplo, a interface de usuário (160) ou a interface de usuário do dispositivo móvel (10). Em algumas modalidades, o usuário podem usar botões incluídos na interface de usuário (160) para inserir os dados. Alternativamente, o usuário pode registrar em log em um aplicativo no dispositivo de usuário (10) que permite que o usuário insira os dados.
[042] Em algumas modalidades, os dados relacionados ao tipo de medicação podem ser automaticamente recebidos de um controlador externo, tal como processador externo (20) ou o processador do dispositivo móvel (10). Em algumas modalidades, o controlador externo pode ser configurado para receber uma ou mais imagens da medicação; e determinar os dados relacionados ao tipo de medicação com base na uma ou mais imagens capturadas. O controlador externo pode usar qualquer método de análise de imagem de modo a analisar as imagens e extrair os dados relacionados ao tipo de medicação. Por exemplo, o controlador externo pode determinar se a medicação é dada em forma de pílulas, pó ou um líquido. Se dado em pílulas, o controlador externo pode determinar o formato e/ou tamanho das pílulas, ler marcação de identificação na superfície das pílulas, e buscar por tais informações características correlacionadas com medicações particulares em uma tabela de consulta.
[043] Na etapa (230), uma primeira medição de pressão de ar de dentro do recipiente de medicação 5 pode ser recebida de pelo menos um sensor de pressão (110). Em algumas modalidades, o sensor de pressão (110) pode medir um primeiro nível de pressão Pi dentro do recipiente (5). Em algumas modalidades, a primeira medição de pressão pode ser tomada somente quando a tampa (100) fecha o recipiente (5). O processador (132) pode ser adicionalmente configurado para receber uma indicação de que o recipiente de medicação foi aberto e então fechado do sensor de fixação (150). Em algumas modalidades, a primeira medição de pressão pode ser tomada somente depois que tal indicação foi recebida pelo processador (132).
[044] Na etapa (220), a unidade de suprimento de ar (120) pode ser controlada para suprir ar em uma pressão predeterminada. Na etapa (250), uma segunda medição de pressão P2 pode ser recebida do sensor de pressão (110). Em algumas modalidades, a unidade de suprimento de ar (120) pode suprir ar ao recipiente (5) até que a pressão P2 tenha alcançado um nível desejado. O tempo ti pode ser o tempo tomado para que a pressão atinja de Pi a P2. Em algumas modalidades, o tempo ti pode ser predeterminado.
[045] Em algumas modalidades, o processador (132) pode ser configurado para enviar a primeira e a segunda medições de pressão recebidas ao processador externo para processamento adicional. Adicional ou alternativamente, o processador (132) pode processar a primeira e a segunda medições de pressão recebidas de modo a determinar a quantidade de medicação no recipiente de medicação.
[046] Na caixa (260), a quantidade de medicação no recipiente de medicação pode ser determinada com base na primeira e na segunda medições de pressão de ar recebidas, nas dimensões do recipiente de medicação e nos dados relacionados ao tipo de medicação. Em algumas modalidades, a quantidade de medicação no recipiente de medicação pode ser determinada pelo processador (132), pelo processador externo (20) ou pelo processador do dispositivo móvel (10). Em algumas modalidades, os dados recebidos relacionados ao tipo de medicação pode incluir que a medicação é dada em pílulas que têm dimensões específicas.
[047] Consequentemente, determinar a quantidade de medicação pode incluir determinar o número de pílulas no recipiente de medicação. Em algumas modalidades, os dados relacionados ao tipo de medicação podem incluir que a medicação dada como pó ou um líquido. Consequentemente, determinar a quantidade de medicação pode incluir determinar o volume da medicação no recipiente.
[048] O processador (132), o processador externo (20) ou o processador do dispositivo móvel (10) pode calcular a quantidade de medicação, por exemplo, com o uso das seguintes etapas ou etapas equivalentes:
[049] (1) calcular o volume Vi do recipiente
[050] (2) calcular o volume V2 de cada pílula (quando a medicação é tomada em pílulas)
[051] (3a) calcular o volume Vm da medicação no recipiente (quando a medicação é tomada em pó ou um líquido) com o uso da equação I. T v _ ^i (Pz -Pi -i) L Vm - P1 + l
[052] (3b) calcular o número n de pílulas restantes no recipiente (quando a medicação é tomada em pílulas) com o uso da equação II. V1 (P2 -P1 -l) II . n = -J J:— 1— -
[053] Conforme será entendido por um elemento versado na técnica, as etapas 1 a 3 são dadas como um exemplo somente, e outras equações podem ser usadas de modo a calcular a quantidade de medicação no recipiente de medicação.
[054] Na etapa (270), as informações relacionadas à quantidade de medicação no recipiente podem ser apresentadas em uma interface de usuário. Em algumas modalidades, as informações relacionadas à quantidade de medicação pode incluir pelo menos um dentre: a quantidade de medicação; um alerta se a quantidade estiver abaixo de um nível predeterminado; um alerta (por exemplo, um lembrete) para tomar a medicação após um período predeterminado de tempo a partir de uma redução anterior na quantidade de medicação determinada pelo controlador, um alerta para não tomar se o número correto de redução tiver sido determinado a tempo, e similares. As informações podem ser apresentadas na tela pequena incluída na interface de usuário (160), com o uso de ícones iluminados (por exemplo, ícones (164)) na tampa (100), a tela do dispositivo móvel (10) e similares.
[055] Em algumas modalidades, o método pode incluir adicionalmente determinar uma primeira quantidade de medicação no recipiente de medicação e iniciar um período de tempo para determinar uma segunda quantidade de medicação. O processador pode determinar adicionalmente a segunda quantidade de medicação no recipiente de medicação ao fim do período de tempo e enviar um alerta a um usuário se a primeira quantidade for igual à segunda quantidade ou se a segunda quantidade for diferente de uma segunda quantidade predeterminada. Por exemplo, se nenhuma redução na quantidade foi detectada após o fim do período de tempo, um alerta pode ser enviado ao dispositivo de usuário, por exemplo, o ícone na tampa (100) pode ser iluminado com um ícone de uma pílula ou uma mensagem pode ser apresentada no dispositivo móvel (10) para lembrar o mesmo para tomar a medicação. Em ainda outro exemplo, se a segunda quantidade de medicação determinada for diferente (maior ou menor) do que um segunda quantidade predeterminada, um alerta pode ser enviado à interface de usuário que alerta um uso indevido da medicação, por exemplo, o ícone na tampa (100) pode ser iluminado com um ícone de uma mão ou uma mensagem pode ser enviada e apresentada no dispositivo do usuário (10).
[056] Embora determinados recursos da presente invenção tenham sido ilustrados e descritos no presente documento, diversas modificações, substituições, alterações e equivalentes ocorrerão aos elementos de habilidade comum na técnica. Portanto, deve-se compreender que as reivindicações anexas se destinam a cobrir todas essas modificações e alterações como abrangidas pela verdadeira essência da presente invenção.

Claims (16)

1. TAMPAS INTELIGENTES PARA RECIPIENTES DE MEDICAÇÃO caracterizada por compreender: pelo menos um sensor de pressão (110); uma unidade de suprimento de ar (120); e um controlador (130) configurado para: receber uma primeira medição de pressão de ar de dentro do recipiente de medicação, a partir do pelo menos um sensor de pressão; controlar a unidade de suprimento de ar para suprir ar a uma pressão predeterminada por um período predeterminado de tempo; receber uma segunda medição de pressão de ar de dentro do recipiente de medicação, a partir do pelo menos um sensor de pressão; e realizar uma operação de saída com o uso da primeira e da segunda medição de pressão de ar.
2. TAMPAS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o controlador é configurado para realizar uma operação de saída selecionada a partir do grupo que consiste em: enviar a primeira e a segunda medições de pressão de ar recebidas a um processador externo, e determinar a quantidade de medicação no recipiente de medicação com base na primeira e na segunda medições de pressão de ar recebidas, nas dimensões do recipiente de medicação e nos dados relacionados ao tipo de medicação.
3. TAMPAS, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por o controlador é configurado adicionalmente para: receber dimensões do recipiente de medicação; e receber dados relacionados ao tipo de medicação dentro do recipiente de medicação.
4. TAMPAS, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada por os dados relacionados ao tipo de medicação compreendem dimensão de pílulas nas quais a medicação é dada, e em que determinar a quantidade de medicação compreende determinar o número de pílulas no recipiente de medicação.
5. TAMPAS, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada por os dados relacionados ao tipo de medicação compreendem que a medicação esteja na forma de um pó ou a medicação esteja na forma de líquido, e em que determinar a quantidade de medicação compreende determinar o volume da medicação no recipiente.
6. TAMPAS, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por compreender adicionalmente um sensor (150) de fixação, em que o controlador é configurado adicionalmente para: receber uma indicação do sensor de fixação de que o recipiente de medicação foi aberto e, então, fechado; e receber a primeira medição de pressão de ar depois de receber a indicação.
7. TAMPAS, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a unidade de suprimento de ar (120) inclui pelo menos um dentre: uma bomba de ar e um tanque de ar pressurizado.
8. TAMPAS, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por as dimensões da medicação são recebidas por meio de uma interface de usuário em comunicação com o controlador.
9. TAMPAS, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por as dimensões do recipiente de medicação são recebidas de um controlador externo, e em que o controlador externo é configurado para: receber uma ou mais imagens do recipiente de um dispositivo de captura; e determinar o recipiente de medicação com base na uma ou mais imagens recebidas.
10. TAMPAS, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por os dados relacionados ao tipo de medicação são recebidos por meio de uma interface de usuário (160) em comunicação com o controlador externo (20).
11. TAMPAS, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por os dados relacionados ao tipo de medicação são recebidos de um controlador externo (20), e em que o controlador externo (20) é configurado para: receber uma ou mais imagens da medicação; e determinar os dados relacionados ao tipo de medicação com base na uma ou mais imagens capturadas.
12. TAMPAS, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a interface de usuário (160) é pelo menos uma dentre: uma interface de usuário incluída na tampa e uma interface de usuário incluída em um dispositivo móvel (10) em comunicação com o controlador.
13. TAMPAS, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada por o controlador é adicionalmente configurado para: apresentar informações relacionadas à quantidade de medicação no recipiente de medicação na interface de usuário (160).
14. TAMPAS, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada por as informações relacionadas à quantidade de medicação incluem pelo menos um dentre: a quantidade de medicação; um alerta se a quantidade estiver abaixo de um nível predeterminado e um alerta para tomar a medicação após um período predeterminado de tempo a partir de uma redução anterior na quantidade de medicação determinada pelo controlador.
15. TAMPAS, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o controlador é adicionalmente configurado para: determinar uma primeira quantidade de medicação no recipiente de medicação; iniciar um período de tempo para determinar uma segunda quantidade de medicação; determinar a segunda quantidade de medicação no recipiente de medicação; comparar a primeira quantidade e a segunda quantidade; e enviar um alerta à interface de usuário com base no resultado de comparação.
16. TAMPAS, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por compreender adicionalmente uma unidade de comunicação (140) configurada para se comunicar sem fio com dispositivos externos.
BR112018073565-5A 2016-05-17 2017-05-17 Tampas inteligentes para recipientes de medicação BR112018073565B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201662337620P 2016-05-17 2016-05-17
US62/337,620 2016-05-17
PCT/IL2017/050554 WO2017199255A1 (en) 2016-05-17 2017-05-17 Smart caps for medication containers

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018073565A2 BR112018073565A2 (pt) 2019-03-19
BR112018073565B1 true BR112018073565B1 (pt) 2023-08-29

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2017266593B2 (en) Smart caps for medication containers
EP2926795A1 (en) Container for storing objects to be dispensed
WO2018149391A1 (zh) 智能药丸盒及基于其的药丸流通方法和系统
US11571363B2 (en) Method and system for improving and assisting in medication compliance
JP2019534738A5 (pt)
US20150150759A1 (en) Systems and Apparatus for Container Conversion
KR101341350B1 (ko) 휴대용 약병
US10362987B2 (en) Apparatuses and methods for monitoring medication-taking status
US20180296441A1 (en) Smart Medication Bottle with Pill Dispense Detection and Pill Counting
KR20180109901A (ko) 사용자에게 약물 복용 알림을 제공하는 장치 및 방법
US20210196566A1 (en) Apparatus for Monitoring the Content of a Container and Method Therefor
KR20190047566A (ko) 스마트 의약품 보관 장치 및 이를 이용한 복약 모니터링 시스템
US20180000692A1 (en) Connected Pill Box
KR20160134950A (ko) 퍼스널 디스펜서 제어 장치 및 방법
JP2019518510A5 (pt)
CN107111665B (zh) 用于监视药物容器的多个药物容纳单元的方法和系统
US20210220224A1 (en) Solid Dosage Medicament Dispenser and Methods of Use
BR112018073565B1 (pt) Tampas inteligentes para recipientes de medicação
CN104146872B (zh) 智能容器设备
US20190185237A1 (en) Methods, systems, apparatus and articles of manufacture to monitor a product package
KR20170047097A (ko) 스마트 약상자를 활용한 약복용 관리 시스템
US20210369570A1 (en) Synchronized medication tracking system
CN204181897U (zh) 智能容器设备
CN110433084B (zh) 服用药提醒的方法、装置及系统
BR112018015571B1 (pt) Aparelho e método para envio de lembretes a um usuário