BR112016027037B1 - Sistema de filtragem de óleo - Google Patents

Sistema de filtragem de óleo Download PDF

Info

Publication number
BR112016027037B1
BR112016027037B1 BR112016027037-1A BR112016027037A BR112016027037B1 BR 112016027037 B1 BR112016027037 B1 BR 112016027037B1 BR 112016027037 A BR112016027037 A BR 112016027037A BR 112016027037 B1 BR112016027037 B1 BR 112016027037B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
oil
oil filter
physical structure
physical
filter
Prior art date
Application number
BR112016027037-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Jens Fich
Original Assignee
C.C. Jensen A/S
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by C.C. Jensen A/S filed Critical C.C. Jensen A/S
Publication of BR112016027037B1 publication Critical patent/BR112016027037B1/pt

Links

Images

Abstract

SISTEMA DE CHAVETAMENTO PARA GARANTIR O CORRETO USO DE INSERÇÕES O presente relatório descreve um sistema de filtragem de óleo (1) compreendendo de uma unidade de filtragem de óleo (2), um filtro de óleo (13) apresentando uma abertura central (15) se estendendo ao longo de um eixo central (B) do filtro de óleo (13), a unidade de filtragem de óleo (2) sendo provida contendo pelo menos uma primeira estrutura física (18, 18', 18") incorporando um primeiro formato de seção transversal e um comprimento longitudinal pré-definido (x) em relação ao eixo central (A) da unidade de filtragem de óleo (2), o filtro de óleo (13) sendo provido contendo pelo menos uma segunda estrutura física (23, 23' ,23") incorporando uma segundo formato de seção transversal e um comprimento longitudinal pré-definido (y) em relação ao eixo central (B) do filtro de óleo (13) e uma periferia interna ou externa da segunda estrutura física (23, 23' ,23") sendo disposta para se conjugar com a periferia interna ou externa da primeira estrutura física (18,18',18") possibilitando a que o filtro de óleo (13) chegue a sua posição de inserção correta na unidade de filtragem de óleo (2), aonde pelo menos uma das superfícies de extremidade (28,29,31) do filtro de óleo (13) relativa ao eixo central (B) do filtro de óleo (13) compreende pelo menos uma segunda estrutura física (...).

Description

[0001] A presente invenção se refere a um sistema de filtragem de óleo.
[0002] Tem-se o conhecimento há diversos anos do emprego de óleo para a lubrificação das partes móveis em vários tipos de maquinários. Similarmente, já se tem conhecimento de que o óleo acaba contaminado após ter sido feito seu uso por algum tempo. Portanto, é vantajoso se filtrar o óleo, por exemplo, para se evitar a quebra do maquinário, para prolongar o tempo de vida dos diversos componentes e para reduzir as despesas devido a manutenção. Um tipo pertinente, as unidades de filtragem compreendem de uma concha externa em que se tem a inserção de um filtro de óleo. Os sistemas típicos utilizados para a montagem dos filtros de óleo na concha externa compreendem de vedações de borracha assistidas através da aplicação de uma pressão de vedação seja através de molas como pelo aperto de cavilhas, etc. Normalmente, esses sistemas de montagem não apresentam uma função específica direcionada em sentido a garantir que a inserção errônea não venha a ser instalada, o que implica que existe um risco considerável de que um tipo errado de inserção possa ser instalado em uma unidade de filtragem de óleo podendo aumentar o risco de uma quebra do maquinário em função de um esquema de filtragem de óleo incorreto.
[0003] Para se remediar as desvantagens acima, diversas modificações e variantes de sistemas de filtragem de óleo tem sido propostas. Os exemplos incluem o documento US 2006/0162305 A1 relacionado a um sistema de chaveamento para filtros e as partes principais de conexão, suportes angulares ou outros tipos de fixadores. O cartucho de filtro e seu fixador apresentam cada qual uma superfície chavetada, uma consistindo de uma superfície chavetada proeminente, outra consistindo de uma chave de extensão e outra consistindo de uma trava rebaixada. A cooperação dessas superfícies chavetadas faz-se necessária de modo que o cartucho do filtro possa ser instalado no fixador, para que não ocorra, por exemplo, a instalação de cartuchos desalinhados junto ao fixador, impedindo que um tipo particular de cartucho venha a ser posicionado em um processo de filtragem ou, em algum outro qualquer, em que ele seria inadequado, ou indesejável. Preferencialmente, as superfícies chavetadas são localizadas seletivamente junto à diferentes localizações circunferenciais em um perímetro da parte principal/fixador. O perímetro pode ser, por exemplo, junto a uma superfície de ressalto externo de um filtro e uma superfície interna de uma cabeçote de válvula, ou em uma superfície externa e interna de conectores que proporcione com uma vedação líquida entre o filtro e a parte principal/fixador.
[0004] Sistemas de filtragem de óleo conhecidos, os quais incluem um sistema de instalação assegurando que não venha a ocorrer a instalação do filtro de óleo errado, são complicados e de elevado custo de fabricação.
[0005] Consiste de um primeiro aspecto da presente invenção a provisão de um sistema de filtragem de óleo que seja simples e de baixo custo.
[0006] Consiste de um segundo aspecto da presente invenção a provisão de um sistema de filtragem de óleo que assegure a correta inserção do tipo correto de filtro em uma dada unidade de filtragem de óleo.
[0007] Consiste de um terceiro aspecto da presente invenção a provisão de um sistema de filtragem de óleo que faça uso de um procedimento simples para a instalação e reposição de filtros.
[0008] Consiste de um quarto aspecto da presente invenção a provisão de um sistema de filtragem de óleo que venha a eliminar o risco de vazamento.
[0009] Consiste de um quinto aspecto da presente invenção a provisão de uma alternativa aos sistemas de filtragem de óleo dos tipos mencionados no parágrafo inicial.
[0010] A maneira singular e inovativa em que esses e outros aspectos são alcançados de acordo com a presente invenção consiste no fato de que o sistema de filtragem de óleo compreende de: - uma unidade de filtragem de óleo, - um filtro de óleo incorporando uma abertura central se estendendo ao longo de um eixo geométrico central do filtro de óleo, - a unidade de filtragem de óleo provida contendo pelo menos uma primeira estrutura física incorporando um primeiro formato de seção transversal e um comprimento longitudinal predefinido em relação a um eixo geométrico central da unidade de filtragem de óleo, - o filtro de óleo sendo provido contendo pelo menos uma segunda estrutura física apresentando um segundo formato de seção transversal e um comprimento longitudinal predefinido em relação ao eixo geométrico central do filtro de óleo e - uma periferia interna ou externa da segunda estrutura física sendo disposta para se conjugar com a periferia externa ou interna da primeira estrutura física, possibilitando a que o filtro de óleo alcance a sua posição de inserção correta na unidade de filtragem de óleo - em que pelo menos uma das superfícies de extremidade do filtro de óleo relativas ao eixo geométrico central do filtro de óleo compreenda pelo menos de uma segunda estrutura física.
[0011] De acordo com a invenção, tem-se ainda a provisão de um sistema de filtragem de óleo compreendendo: - uma unidade de filtragem de óleo apresentando uma projeção central se estendendo ao longo de um eixo geométrico central da unidade de filtragem de óleo, - um filtro de óleo apresentando uma abertura central se estendendo ao longo de um eixo geométrico central do filtro de óleo, em que a abertura central do filtro de óleo é adaptada para ser introduzida junto à projeção central da unidade de filtragem de óleo na direção do eixo geométrico central da unidade de filtragem de óleo, - a unidade de filtragem de óleo provida contendo pelo menos uma primeira estrutura física incorporando um primeiro formato de seção transversal e um comprimento longitudinal predefinido em relação ao eixo geométrico central da unidade de filtragem de óleo, - o filtro de óleo sendo provido contendo pelo menos uma segunda estrutura física incorporando um segundo formato de seção transversal e um comprimento longitudinal predefinido em relação ao eixo geométrico central do filtro de óleo e - uma periferia interna e externa da segunda estrutura física sendo disposta para se conjugar com a periferia externa ou interna da primeira estrutura física possibilitando a que o filtro de óleo alcance a sua posição de inserção correta na unidade de filtragem de óleo. - em que pelo menos uma das superfícies de extremidade do filtro de óleo em relação ao eixo geométrico central do filtro de óleo compreende pelo menos de uma segunda estrutura física.
[0012] Tipicamente, os filtros de óleo utilizados podem ser feitos apresentando geometrias substancialmente similares, ou seja, o formato externo, porém quando vem ao caso as características físicas, as propriedades e funcionalidade dos filtros de óleo, os filtros podem se apresentar bastante diferenciados uns dos outros. Por este motivo, compreende um risco que um filtro de óleo incorporando as propriedades errôneas venha a ser instalado em uma unidade de filtragem. A instalação do tipo errado de filtro, em termos de funcionalidade e/ou qualidade, pode levar a uma redução em detrimento do tempo de vida esperado do sistema fazendo uso de óleo e a funcionalidade e/ou o tempo de vida do filtro.
[0013] Portanto, a provisão de um sistema de filtragem de óleo contendo pelo menos uma primeira e uma segunda estruturas físicas, em que uma periferia interna ou externa da segunda estrutura física venha a ser disposta para se conjugar com a periferia externa ou interna da primeira estrutura física, possibilita ao tipo correto de filtro de óleo a atingir a sua correta posição de instalação na unidade de filtragem de óleo. Diante da correta instalação e junto à posição operacional do filtro, pelo menos a primeira e segunda estruturas físicas se engatam entre si. Por esta razão, o usuário da unidade de filtragem de óleo pode ter assegurado que ocorra a instalação somente de filtros contendo uma estrutura física, a qual se conjuga em formato periférico com o formato periférico da estrutura física da unidade de filtragem de óleo. Este requisito impede que o tipo errado de filtro venha a atingir a posição de inserção correta na unidade de filtragem de óleo e, portanto, impede a sua instalação na unidade de filtragem de óleo. Desse modo, tem-se assegurada a correta inserção do tipo correto de filtro em uma dada unidade de filtragem de óleo.
[0014] O sistema de filtragem de óleo pode ser entendido como contendo um sistema de chaveamento para a instalação de um filtro de óleo em uma unidade de filtragem de óleo, em que o sistema de chaveamento compreende pelo menos de um conjunto de chaveamento compreendendo: - uma chave contendo um formato de seção transversal externa, e - um orifício de chave contendo um formato de seção transversal interno, sendo que a periferia interna do formato de seção transversal do buraco de fechadura é similar em formato e tamanho a periferia externa do formato da seção transversal da chave. Isto pode vir a ser a situação caso o filtro de óleo apresente um buraco de fechadura que tenha de ser ajustado junto a uma chave provida em relação a unidade de filtragem de óleo de modo que o filtro seja instalado corretamente na unidade de filtragem de óleo. Diante da instalação correta, o buraco de fechadura pode ser entendido como envolvendo ou circundando a chave.
[0015] Tendo uma superfície de extremidade do filtro de óleo compreendendo pelo menos uma segunda estrutura física apresenta a vantagem de que a segunda estrutura física pode formar parte do filtro, por exemplo, por meio de compreender de um material similar e para tanto compreender de um componente ativo no processo de filtragem. Alternativamente, caso a segunda estrutura física venha a ser disposta no filtro de óleo, por exemplo, junto a uma superfície de extremidade do filtro de óleo, mas não consista de um material adequado para a filtragem de óleo, a segunda estrutura física viria a tomar espaço e influenciar a capacidade de filtragem do filtro de óleo.
[0016] Provido que pelo menos uma extremidade das superfícies de extremidade do filtro de óleo compreenda pelo menos de uma segunda estrutura física, tem-se a facilitação do descarte do filtro de óleo. Desse modo, no caso em que pelo menos uma segunda estrutura física compreenda do mesmo material como do filtro de óleo, não existe necessidade para o arranjo de um processo de descarte para o filtro de óleo. No caso o filtro de óleo e a segunda estrutura física podem compreender de um polímero natural ou sintético, tal como uma celulose, estes podem ser por exemplo descartados ou incinerados.
[0017] A instalação pelo menos de uma segunda estrutura física junto a uma ou ambas superfícies de extremidades do filtro de óleo facilita a simplicidade de instalação pelo menos da segunda estrutura física junto ao filtro de óleo, tanto no caso em que pelo menos ocorra a instalação da segunda estrutura física durante a produção do filtro de óleo, como no caso em que ocorra a instalação após a produção do filtro de óleo. A razão consiste em que o usuário tem contato visual total com pelo menos uma segunda estrutura física tendo uma razão mais alta de ter sucesso na instalação de modo correto do filtro de óleo.
[0018] Em uma modalidade, a unidade de filtragem de óleo pode apresentar uma projeção se estendendo na direção do eixo geométrico central da unidade de filtragem de óleo. A referida projeção pode compreender pelo menos de uma primeira estrutura física e pode ser disposta tanto ao longo do eixo geométrico central da unidade de filtragem de óleo ou pode se afastar do referido eixo geométrico central.
[0019] Em uma modalidade, a projeção central da unidade de filtragem de óleo pode compreender pelo menos de uma primeira estrutura física, com a projeção central sendo preferencialmente de uma cavilha de escora. Uma cavilha de escora pode consistir de uma extensão da projeção central da unidade de filtragem de óleo. A desinstalação de uma cavilha de escora em uma unidade de filtragem de óleo assegura uma instalação mais estável e facilitada do filtro de óleo na unidade de filtragem de óleo. Além disso, a cavilha de escora pode facilitar a instalação de mais do que uma estrutura física ao longo do eixo geométrico central.
[0020] Quando se inserindo um filtro na unidade de filtragem de óleo, uma projeção central, tal como uma cavilha de escora, funciona como um elemento de condução para o usuário quando instalando o filtro. Basicamente, o usuário somente tem de aplicar a abertura central do filtro junto à extremidade de abertura da projeção central deslizando em seguida o filtro em direção ao fundo (ou topo) da unidade de filtragem de óleo, e finalmente girar até que a primeira e segunda estruturas físicas sejam alinhadas e se engatem entre si. Desta maneira, o usuário não tem de se preocupar sobre a junção da primeira e segunda estruturas físicas antes de rotacionar a unidade de filtragem de óleo até que elas se engatem entre si, o que pode ser difícil em função da baixa visibilidade no interior da unidade de filtragem de óleo após a inserção do filtro de óleo. Desse modo, tem-se a provisão de um simples procedimento de instalação e reposição dos filtros.
[0021] Além disso, a produção da primeira estrutura física é facilitada uma vez que ela pode ser girada sobre um torno mecânico ou fundida em conjunto com a cavilha de escora. Além do mais, caso a estrutura física venha a se partir posteriormente ou caso a função da unidade de filtragem de óleo se altere, a estrutura física pode vir a ser facilmente substituída.
[0022] Em uma modalidade, uma superfície de extremidade da unidade de filtragem de óleo pode compreender pelo menos de uma primeira estrutura física.
[0023] Dentro do escopo da presente invenção, uma “unidade de filtragem de óleo” pode apresentar o formato de um contêiner substancialmente cilíndrico. Em geral, a unidade de filtragem de óleo pode compreender de duas partes - uma primeira parte e uma segunda parte. A primeira parte consiste de uma superfície de extremidade e a superfície lateral do contêiner substancialmente cilíndrico. Tipicamente, a primeira parte pode ser conectada a uma aparelhagem contendo o óleo que tem de vir a ser filtrado pela unidade de filtragem de óleo. A segunda parte pode consistir da outra superfície de extremidade, e pode ser entendida funcionar como uma tampa, sendo, tipicamente, conectada somente na referida aparelhagem via a sua ligação com a primeira parte. Desse modo, dentro do escopo da presente invenção, sem se estar assim limitado, a expressão “superfície de extremidade” pode compreender da superfície interna da primeira parte da unidade de filtragem de óleo ou a superfície interna da segunda parte da unidade de filtragem de óleo. Além disso, a referida superfície de extremidade pode ser um disco separado que pode ser inserido junto à unidade de filtragem de óleo existente compreendendo das paredes laterais e uma superfície de extremidade interna ou ser conectado nas paredes laterais de uma unidade de filtragem de óleo e constituir portanto a superfície de extremidade da unidade de filtragem de óleo, ou ser produzido em conjunto com as paredes laterais da unidade de filtragem de óleo como uma unidade integrada. Outros formatos e tamanhos da unidade de filtragem de óleo podem ser também destinados a serem incluídos na presente invenção. Por exemplo, a unidade de filtragem de óleo pode, sem qualquer restrição, consistir de duas partes substancialmente simétricas, ambas compreendendo de superfícies de extremidade e lateral, ou a unidade de filtragem de óleo pode apresentar o formato de um contêiner substancialmente cúbico.
[0024] A primeira estrutura física pode ser produzida como parte da superfície de extremidade da unidade de filtragem de óleo durante a produção inicial da unidade de filtragem de óleo, uma vez que o risco de uma mudança não intencional quanto ao tipo de filtros adequados para uso na unidade de filtragem de óleo, pode vir a ser consideravelmente reduzida, ou na melhor hipótese, eliminada. Caso seja produzida como parte da superfície de extremidade, a primeira estrutura física não pode vir a ser simplesmente removida, por exemplo, através de rotação ou pressão. Por exemplo, o usuário tem de vir a cortá-la ou serrá-la fora. Desse modo, tem de haver intenção por parte do usuário de remoção deliberada da primeira estrutura com o risco de destruir completamente a unidade de filtragem de óleo.
[0025] A instalação da primeira estrutura física junto à referida superfície de extremidade pode envolver tanto a instalação permanente, por exemplo, através do uso de soldagem, ou montagem da mesma com a possibilidade de sua remoção novamente, por exemplo através do emprego de uma instalação rosqueada, tanto na primeira estrutura física como na superfície de extremidade. Quando da instalação permanente da primeira estrutura física, as vantagens estabelecidas no parágrafo acima se aplicam. Quando se instalando permanentemente a primeira estrutura física, o usuário apresenta a vantagem de que a primeira estrutura física pode facilmente ser reposta tanto se quebrada ou caso tenha ocorrido a alteração da função da unidade de filtragem de óleo de modo que um outro tipo de filtro de óleo tenha de ser utilizado. Isso se aplica em ambas maneiras de instalação da primeira estrutura física, que pode ser instalada tanto nas novas quanto nas já existentes unidades de filtragem de óleo. Além disso, nenhuma problema se a primeira estrutura física tenha sido instalada ou produzida como uma parte da superfície de extremidade, com o posicionamento da primeira estrutura física junto a esta posição resultando na facilitação da instalação tanto da primeira estrutura física, ou seja, com a instalação somente junto à superfície de extremidade, e a do filtro, ou seja, o usuário tendo sempre o conhecimento de que a primeira estrutura física se faz posicionada junto à superfície de extremidade, de modo que não exista qualquer necessidade por uma averiguação posterior.
[0026] Dependendo de como a superfície de extremidade é definida em relação as laterais da unidade de filtragem de óleo, a primeira estrutura física em uma modalidade pode ser também instalada ou produzida como parte da superfície de extremidade a qual não se encontra conectada junto à aparelhagem contendo o óleo que tem de ser filtrado pela unidade de filtragem de óleo, ou seja, a superfície de extremidade pode constituir a tampa, caso a primeira estrutura física não tenha sido instalada na unidade de filtragem de óleo a partir do início, podendo ser mais facilmente instalada na superfície de extremidade não conectada a aparelhagem, uma vez que a referida superfície de extremidade pode ser movida para um local adequado para o desempenho da instalação, por exemplo, uma oficina.
[0027] Em uma modalidade, pelo menos uma segunda estrutura física pode se localizar junto a qualquer posição ao longo do eixo geométrico central do filtro de óleo. Posicionando-se a segunda estrutura física ao longo do eixo geométrico central do filtro de óleo implica em que a complexidade da formação do filtro de óleo vem a ser reduzida uma vez que não se encontra qualquer dificuldade ou necessidade por precisão de aferição e alinhamento de modo a formar-se a segunda estrutura física, a mesma tão somente tem de ser colocada ao longo do eixo geométrico central do filtro de óleo. Além disso, a modalidade é vantajosa no sentido de que ocorrem mais maneiras de se variar os diferentes tipos de filtros existem, uma vez que a posição da segunda estrutura física não fica restrita a, por exemplo, as extremidades do filtro de óleo, o que significa que os tipos de filtros de óleo podem variar a despeito da posição da segunda estrutura física ao longo do eixo geométrico central. Além disso, mais do que uma segunda estrutura física pode ser colocada no filtro de óleo, por exemplo, uma segunda estrutura física junto a uma extremidade do filtro de óleo e uma outra segunda estrutura física junto à outra extremidade do filtro de óleo.
[0028] Em uma modalidade da presente invenção, uma estrutura plana, que vem a ser adaptada para ser instalada junto à pelo menos uma das superfícies de extremidade do filtro de óleo, pode compreender pelo menos de uma segunda estrutura física. A produção de pelo menos uma segunda estrutura física como parte de uma estrutura plana apresenta a vantagem de que o usuário do filtro de óleo não tem de considerar como fazer a implementação de pelo menos uma segunda estrutura física na produção do filtro de óleo. A produção da estrutura plana pode constituir parte de uma complexidade diferente de instalação de produção, em caso desejado. Desse modo, o usuário pode prosseguir a utilizar as mesmas instalações e ferramentas de produção, e não tem de vir a alterar uma instalação de produção já funcionando.
[0029] Uma vantagem adicional de produção de pelo menos uma segunda estrutura física como parte de uma estrutura plana consiste no caso do usuário desejar vir a mudar a função da unidade de filtragem de óleo de modo que um tipo diferenciado de filtro de óleo venha a ser para ser utilizado, a instalação de produção e gabaritos para o novo tipo de filtro de óleo não tem de ser alterados de acordo com a estrutura física específica empregada junto à unidade de filtragem de óleo. Somente a produção da estrutura plana tem de vir a ser alterada.
[0030] Em uma modalidade, pelo menos um primeiro conjunto de primeira e segunda estruturas físicas e um segundo conjunto de primeira e segunda estruturas físicas podem ser disponibilizados, e o primeiro e segundo conjuntos podem ser angulados em sentido axial entre si. Tendo-se uma primeira e uma segunda estruturas físicas na unidade de filtragem de óleo facilita-se que somente um tipo correto de filtro possa ser instalado na unidade de filtragem de óleo. Entretanto, fazendo-se uso de somente um tipo de conjunto de primeira e segunda estruturas físicas poderia vir a ser possivelmente insuficiente em alguns casos se evitar a instalação do tipo errado de filtro. Após ter vindo a funcionar por um longo período de tempo, a primeira estrutura física pode ficar sob o risco de perder o formato original, o que poderia resultar em um outro tipo de filtro vindo a ser ajustado em seu lugar. Além disso, fazendo-se uso somente de um conjunto pode haver, em algumas situações, uma abertura para uma alteração deliberada da primeira estrutura física e portanto o tipo de filtro utilizado. Ao invés disso, fazendo-se uso de pelo menos um primeiro e um segundo conjunto de estruturas físicas minimiza-se os riscos mencionados acima de uso errôneo da unidade de filtragem de óleo uma vez que não existe somente um conjunto de estruturas físicas, porém dois ou mais tem de vir a ter os formatos gastos ou alterados. Uma vantagem adicional consiste em ter-se não somente um conjunto de estruturas físicas, porém dois ou mais, aumentando a quantidade de diferenciados tipos de filtros de óleo que podem vir a serem projetados.
[0031] Vantajosamente, o primeiro e segundo conjuntos podem ser angulados em sentido axial entre si. Desse modo, os formatos da seção transversal do primeiro e segundo conjuntos de estruturas físicas não tem de ser diferentes entre si, mas meramente tem de ser angulados em relação um ao outro, evitando-se uma instalação errônea do filtro de óleo, por exemplo, evitando-se girar o filtro de óleo de cabeça para baixo.
[0032] Os referidos primeiro e segundo conjuntos de estruturas físicas podem ser dispostos ao longo da periferia externa do filtro de óleo de modo que o usuário possa observar visualmente as referidas estruturas físicas quando se inserindo o filtro de óleo na unidade de filtragem de óleo, o que facilita a correta e simples inserção do filtro de óleo. No caso do filtro de óleo apresentar um formato substancialmente cilíndrico, a disposição de referidos primeiro e segundo conjuntos ao longo da periferia externa resulta em que os referidos primeiro e segundo conjuntos se apresentem angulados em sentido axial entre si.
[0033] Em uma modalidade, uma primeira estrutura física pode ser disposta junto à projeção central da unidade de filtragem de óleo, e pelo menos uma estrutura física pode não ser posicionada junto à projeção central da unidade de filtragem de óleo, e a correspondente segunda estrutura física pode ser provida junto ao filtro de óleo. Conforme explicado anteriormente, a modalidade é vantajosa em comparação com os sistemas de filtragem de óleo, compreendendo somente uma primeira e uma correspondente segunda estrutura física, quanto a vir a ocorrer o risco do desgaste do formato da primeira estrutura física após uso por período de tempo prolongado que poderia resultar em ter-se um outro tipo de filtro tendo de ser adequado em substituição, dependendo obviamente quanto ao formato específico. Além disso, fazendo-se uso somente de uma primeira e segunda estruturas físicas poder-se-ia, em algumas situações, dar-se condições para uma alteração deliberada da primeira estrutura física e portanto ao tipo de filtro empregado. Por outro lado, ao se fazer uso de mais do que a primeira e segunda estruturas físicas minimiza-se os riscos mencionados acima de uso errôneo da unidade de filtragem de óleo, uma vez que não somente um conjunto de primeira estrutura física, mas dois ou mais tem de vir a terem o formato desgastado ou alterados. Similarmente, tendo-se não somente uma primeira e segunda estruturas físicas, mas duas ou mais, aumenta-se a quantidade de diferenciados tipos de unidades de filtragem de óleo que podem ser projetados com cada tipo específico de filtros para as mesmas.
[0034] Um exemplo de implementação da presente modalidade pode ser um caso em que uma primeira estrutura física seja disposta junto à projeção central, e três primeiras estruturas físicas sendo posicionadas simetricamente através do eixo geométrico central da unidade de filtragem de óleo. As correspondentes segundas estruturas físicas são posicionadas junto ao filtro de óleo, por exemplo, instaladas ou produzidas como parte de uma das superfícies de extremidade do filtro de óleo em relação ao eixo geométrico central do filtro de óleo, ou alternativamente, produzidas como parte de uma estrutura plana que é adaptada para ser instalada junto à pelo menos uma das superfícies de extremidade do filtro de óleo.
[0035] As combinações descritas apresentam a vantagem de produção técnica de que uma quantidade muito ampla de diversas combinações físicas pode ser devidamente produzida através do emprego de um formato padrão de seção transversal. Em outras palavras, todas as unidades de filtragem de óleo podem ser produzidas puramente com base nos mesmos componentes/partes retirados das prateleiras em uma estocagem. A suspensão ocorre através do emprego de um gabarito que configura as estruturas físicas da unidade de filtragem de óleo para o filtro de óleo correto. A configuração ocorre através da formação, por exemplo, giro, da primeira estrutura física dentro do formato correto por meio do emprego de um gabarito mestre. A delineação de configuração nos filtros de óleo pode vir a ocorrer tanto como parte da extremidade da produção, ou seja, durante a montagem do filtro de óleo, como durante a fundição do filtro de óleo por meio do uso de ferramentas especificamente projetadas para fundição, as quais podem ser ajustadas/configuradas para gerarem diferenciadas combinações de estruturas físicas através do uso de gabaritos/padrões mestres ajustáveis. Desse modo, as estruturas físicas são de fácil produção e de fabricação barata.
[0036] Deve ser observado que no caso da presente invenção, a unidade de filtragem de óleo pode não compreender de uma projeção central, mas aquela pelo menos primeira estrutura física é disposta ao longo do eixo geométrico central da unidade de filtragem de óleo.
[0037] Em uma modalidade, os formatos das seções transversais de pelo menos de uma primeira e segunda estruturas físicas podem ser não-circulares através do eixo geométrico central da unidade de filtragem de óleo. Isto compreende de uma vantagem, uma vez que a realização do emprego de uma formato circular ao longo do eixo geométrico central da unidade de filtragem de óleo viria a aumentar o risco quanto ao uso errôneo deliberado do sistema de filtragem de óleo ou o risco de uso errôneo não intencional do sistema de filtragem de óleo devido ao desgaste, pelo menos no caso em que somente vem a ser aplicada uma primeira e uma segunda estruturas físicas. Entretanto, torna-se óbvio dentro do âmbito da presente invenção se fazer uso de formatos substancialmente circulares, tais como formatos ovais.
[0038] Em uma modalidade, o sistema de filtragem de óleo pode compreender de uma vedação entre a unidade de filtragem de óleo e o filtro de óleo de modo a impedir que o óleo a ser filtrado (afluente) de vir a derivar o filtro de óleo e escoar diretamente até o tubo de desembocadura da unidade de filtragem de óleo. A vedação pode ser formada entre o material da filtragem de óleo e o material da unidade de filtragem de óleo, tal como, respectivamente, entre uma superfície do filtro de óleo e da unidade de filtragem de óleo. Quando se proporcionando pelo menos com que uma das superfícies de extremidade do filtro de óleo relativas ao eixo geométrico central do filtro de óleo compreendam pelo menos uma segunda estrutura física, a vedação pode ser formada pelo ajuste preciso entre a primeira e segunda estruturas físicas e, portanto, ser formada entre o material do filtro de óleo, tal como a celulose, e o material da primeira estrutura física, tal como o metal. Portanto, a vedação pode ser provida sem o uso de mecanismos de vedações adicionais, tais como anéis de vedação ou outros elementos mecânicos.
[0039] Em uma modalidade, pelo menos uma primeira e/ou uma segunda estrutura física podem compreender de um mecanismo de vedação disposto entre pelo menos uma primeira e segunda estruturas físicas. Após a instalação do filtro de óleo na unidade de filtragem de óleo, somente as partes do sistema de filtragem de óleo, que não vem a ser fixamente presas entre si, vem a compreender pelo menos uma primeira e segunda estruturas físicas. Desse modo, existe um risco de derivação lateral/vazamento de óleo sem filtragem poluído de se juntar ao óleo limpo/filtrado sem haver a passagem através do filtro de óleo - a partir do afluente para o efluente. Obviamente, isto não é desejado. Portanto, vem a ser vantajoso se dispor uma vedação entre pelo menos uma primeira e segunda estruturas físicas para minimizar-se, ou na melhor das hipóteses, eliminar-se qualquer vazamento, uma vez que a minimização ou eliminação de vazamento viria a resultar em uma melhor e maior eficiência da filtragem de óleo. Podem ser introduzidos mecanismos especiais, formados ou configurados entre pelo menos uma primeira e segunda estruturas físicas para produzirem a formação da vedação, ou a vedação pode vir a ocorrer somente entre pelo menos uma primeira e segunda estruturas físicas. Desse modo, uma vedação suficiente poderia existir entre a primeira e segunda estruturas físicas precisamente ajustadas, por exemplo, no caso em que a primeira estrutura física seja formada em um metal e a segunda estrutura física seja produzida como parte de uma superfície de extremidade do filtro de óleo, por exemplo, em um material de celulose. Portanto, tem-se provisão de um sistema de filtragem de óleo simples e de baixo custo.
[0040] Em uma modalidade, pelo menos uma primeira e/ou uma segunda estruturas físicas podem compreender pelo menos parte de um mecanismo de vedação disposto entre a unidade de filtragem de óleo e o filtro de óleo. Desse modo, um mecanismo de vedação pode ser disposto entre tanto pelo menos uma primeira e/ou segunda estrutura física e entre uma outra parte da unidade de filtragem de óleo e do filtro de óleo, tal como uma superfície, de forma a proporcionar com um mecanismo de vedação extra e portanto com uma garantia extra quanto a prevenção do óleo a ser filtrado de vir a derivar do filtro de óleo.
[0041] Em uma modalidade em que pode ser disposta uma primeira estrutura física junto à projeção central da unidade de filtragem de óleo, e pelo menos uma primeira estrutura física pode não ser disposta junto à projeção central da unidade de filtragem de óleo, e a correspondente segunda estrutura física pode ser provida junto ao filtro de óleo, o mecanismo de vedação pode ser disposto entre somente a primeira estrutura física, que é disposta junto à projeção central da unidade de filtragem de óleo, e a correspondente segunda unidade de filtragem de óleo. O restante pelo menos de uma primeira estrutura física e da correspondente segunda estrutura física pode ser provido sem qualquer mecanismo de vedação, caso elas não proporcionem com um possível caminho de passagem para o óleo a ser filtrado a partir da parte externa do filtro de óleo até a abertura interna do filtro de óleo e daí para a parte de desembocadura da unidade de filtragem de óleo. Entretanto, torna-se óbvio se observar pela presente invenção que a vedação pode ser disposta entre uma parte restante pelo menos de uma primeira estrutura física e da correspondente segunda estrutura física ou entre as diversas das primeiras e segundas estruturas físicas.
[0042] Em uma modalidade da presente invenção, o mecanismo de vedação pode compreender de um anel de vedação disposto junto a uma superfície externa de pelo menos uma primeira estrutura física ou junto a uma superfície interna de pelo menos uma segunda estrutura física. Vantajosamente, o formato do anel de vedação é formado similar ao formato da seção transversal da estrutura física, de modo que possa ser feita suspensão suficiente e efetiva tanto em uma superfície externa de pelo menos uma estrutura física ou junto a uma superfície interna de pelo menos uma segunda estrutura física, ou vice versa. Os anéis de vedação são conhecidos como mecanismos de vedação por diversos anos. Eles proporcionam com uma boa e eficiente vedação e podem obviamente serem de baixo custo dependendo do material.
[0043] Opcionalmente, o mecanismo de vedação pode não incluir um anel de vedação.
[0044] Em uma modalidade, a vedação e/ou o mecanismo de vedação podem compreender de uma elevação. A elevação pode ser disposta tanto junto ao filtro de óleo ou na unidade de filtragem de óleo. Portanto, a elevação pode ser disposta junto à unidade de filtragem de óleo e contactar o filtro de óleo, quando o filtro de óleo vem a ser inserido na unidade de filtragem de óleo.
[0045] Em uma modalidade, a vedação e/ou mecanismo de vedação pode compreender de uma elevação ao longo da superfície interna de pelo menos uma segunda estrutura física, e, preferencialmente, a elevação compreende de um anel de gume de broca. A aplicação de uma elevação sob a forma de mecanismo de vedação apresenta a vantagem de que o usuário não tem de se preocupar sobre, por exemplo, o controle de se o anel de vedação vem a ser suficientemente novo, intacto e posicionado corretamente quando inserido em um novo filtro de óleo. A vedação já se encontra posicionada.
[0046] Em uma modalidade, a elevação pode ser disposta junto a uma superfície de extremidade interna da unidade de filtragem de óleo. Portanto, quando se inserindo o filtro de óleo na unidade de filtragem de óleo, o filtro de óleo pode entrar em contato com a elevação. A elevação pode formar um trajeto fechado em torno de uma parte de desembocadura de óleo da unidade de filtragem de óleo (por exemplo, o tubo de desembocadura ou a abertura da superfície de extremidade interna) e/ou em torno da abertura central do filtro de óleo quando estiver sido instalada na unidade de filtragem de óleo. Quando o filtro de óleo houver sido inserido na unidade de filtragem de óleo, a elevação pode ser proeminente ou talhada junto ao filtro de óleo, pelo menos parcialmente. A largura da elevação pode decrescer com o aumento da distância a partir da superfície de extremidade interna da unidade de filtragem de óleo, tal como uma borda de uma faca de modo a facilitar a habilidade da elevação vir a ser proeminente ou talhada junto ao filtro de óleo de modo que a vedação seja provida entre o filtro de óleo e a unidade de filtragem de óleo.
[0047] A elevação pode ser disposta junto a uma superfície de extremidade interna da unidade de filtragem de óleo contendo um formato substancialmente similar a periferia externa do formato da seção transversal do filtro de óleo, apresentando uma largura/diâmetro ligeiramente menores do que a referida periferia interna. Por esta razão, a elevação pode ser proeminente ou talhada junto ao filtro de óleo próximo da borda do filtro de óleo em relação ao eixo geométrico longitudinal do filtro de óleo. Desse modo, o uso máximo do filtro de óleo é provido, uma vez que o óleo a ser filtrado não pode derivar lateralmente em parte do filtro de óleo por meio da escolha de um trajeto de fluxo mais curto através do filtro de óleo. Uma passagem lateral de parte do filtro de óleo viria a resultar na referida parte do filtro de óleo não vindo a ser plenamente útil para filtragem do óleo.
[0048] Em uma modalidade, a vedação e/ou o mecanismo de vedação podem compreender de qualquer polímero natural ou sintético, e/ou o filtro de óleo e/ou pelo menos uma segunda estrutura física podem compreender de qualquer polímero natural ou sintético. O requerente ganhou conhecimento de que o polímero natural ou sintético pode abranger o âmbito dos materiais que podem vir a serem vantajosamente aplicados para a produção do mecanismo de vedação e/ou pelo menos de uma segunda estrutura física, por exemplo, materiais, tais como celulose e POM de polipropileno. O polímero sintético ou natural é de produção barata e de emprego eficiente, por exemplo, em função da vedação e fabricação.
[0049] Em uma modalidade, o filtro de óleo e/ou pelo menos uma segunda estrutura física podem compreender de material de celulose. A expressão filtro de óleo deve ser entendida como vinda a incluir todos os tipos e formatos de filtro de óleo empregados no campo técnico da invenção. Vantajosamente, o filtro de óleo pode compreender de um material de celulose conforme o requerente tenha adquirido o conhecimento de que os filtros de óleo compreendem de material de celulose proporcionando com uma material confiável, suficiente e de menor custo, fácil de se trabalhar. Outros materiais adequados para a filtragem de óleo, entretanto, são observados como inseridos dentro do âmbito da presente invenção.
[0050] Em uma modalidade, o comprimento longitudinal predefinido de pelo menos uma primeira estrutura física e/ou de pelo menos uma segunda estrutura física pode ser maior do que a largura do mecanismo de vedação. Quando se empregando filtro de óleo nos sistemas de filtragem de óleo para a filtragem de óleo, tem-se conhecimento de que o filtro de óleo pode encolher com o tempo, caso o filtro de óleo compreenda, por exemplo, de celulose, que representa um material orgânico, e seja posto sob diferença elevada de pressão entre a lateral afluente e efluente do filtro de óleo. Uma vez que pelo menos uma primeira e segunda estruturas físicas não se apresentam fixamente sujeitas, elas se movimentam entre si na direção longitudinal (eixo geométrico central), quando o filtro de óleo encolhe. Desse modo, torna-se vantajoso que pelo menos uma primeira e segunda estruturas físicas possam se movimentar uma em relação a outra sem haver o risco de que a vedação venha a se perder. Preferencialmente, os comprimentos longitudinais predefinidos de pelo menos uma primeira e segunda estruturas físicas são suficientemente maiores do que a largura do mecanismo de vedação. Eliminando-se, portanto, o risco de vazamento.
[0051] Em uma modalidade, pelo menos uma primeira estrutura física compreende de uma abertura se estendendo ao longo do eixo geométrico longitudinal da primeira estrutura física facilitando assim a desembocadura do óleo filtrado a partir da abertura central do filtro de óleo, uma vez que isto reduz a complexidade do estabelecimento do sistema de filtragem de óleo. Alternativamente, a superfície de extremidade da unidade de filtragem de óleo pode compreender de uma abertura se estendendo ao longo do eixo geométrico central do filtro de óleo.
[0052] A estrutura e funcionalidade do sistema de filtragem de óleo serão descritas em maiores detalhes abaixo com referências as modalidades de exemplo apresentadas nos desenhos onde: a Fig. 1 apresenta uma seção transversal de uma modalidade do sistema de filtragem de óleo, visto em uma visualização lateral. A Fig. 2 apresenta uma vista detalhada de uma modalidade contendo uma primeira e uma segunda estrutura física. A Fig. 3 apresenta uma visualização da seção transversal de uma segunda estrutura física. A Fig. 4 apresenta uma vista detalhada de uma modalidade contendo duas primeira e segunda estruturas físicas.
[0053] As Figuras 5a e 5b apresentam uma vista explodida de uma modalidade contendo diversas primeiras e segundas estruturas físicas, observadas a partir de ambas extremidades.
[0054] As Figuras 6a e 6b apresentam uma vista detalhada contendo diversas primeiras e segundas estruturas físicas, ambas apresentadas em uma vista em perspectiva.
[0055] A Fig. 7 apresenta um entalhe da vista detalhada da Fig. 6a.
[0056] As Figuras 8a e 8b apresentam uma vista detalhada de uma modalidade contendo diversas primeiras e segundas estruturas físicas, ambas apresentadas em uma vista em perspectiva.
[0057] Nas figuras tem-se que a unidade de filtragem de óleo e o filtro de óleo são apresentados contendo um formato cilíndrico. Entretanto, deve ser entendido que outros formatos, tais como cúbico, com diversas laterais, e outros formatos que podem ser elaborados pelos especialistas da área podem se encontrar inteiramente dentro do âmbito da presente invenção.
[0058] A Fig. 1 apresenta uma seção transversal de uma modalidade do sistema de filtragem de óleo 1, observada em uma vista lateral. A unidade de filtragem de óleo 2 compreende de duas partes, uma primeira parte 3 e uma segunda parte 4. A primeira parte 3 pode ser observada como o corpo e a segunda parte 4 como o gume de broca da unidade de filtragem de óleo 2. Na modalidade de exemplo apresentada na Fig. 1, a unidade de filtragem de óleo 2 apresenta um formato cilíndrico, e a primeira parte 3 compreende de uma superfície de extremidade interna 5 e uma superfície lateral interna 6 definindo uma abertura interna 7. A superfície de extremidade interna 5 pode compreender de uma projeção central 8 se estendendo ao longo de um eixo geométrico central A da unidade de filtragem de óleo 2. A segunda parte 4 compreende de uma superfície de extremidade interna 9 (não mostrada) contendo bordas ligeiramente curvadas 10. A primeira parte 3 é conectada um tubo de entrada 11 proporcionando com um fluxo de entrada de óleo a ser filtrado (indicado pela seta) e junto a um tubo de desembocadura 12 proporcionando com um fluxo de desembocadura do óleo filtrado (indicado pela seta). Portanto, a primeira parte 3 é conectada na aparelhagem 9não mostrada) contendo o óleo que é para vir a ser filtrado pela unidade de filtragem de óleo 2. A segunda parte 4 pode ser conectada na referida aparelhagem através de sua conexão junto à primeira parte 3. Portanto, após a instalação de um filtro de óleo 13 no interior da abertura interna 7 da unidade de filtragem de óleo 2, a primeira 3 e segunda 4 partes são conectadas entre si e vedadas por meio do emprego de um mecanismo de vedação disposto em uma coroa 14, de modo que o óleo não possa vazar para fora da unidade de filtragem de óleo 2.
[0059] Na modalidade de exemplo mostrada na Fig. 1, o filtro de óleo 13 veio a ser inserido na unidade de filtragem de óleo 2. O filtro de óleo 13 apresenta uma abertura central 15 se estendendo ao longo do eixo geométrico central B do filtro de óleo 13 que se apresenta neste caso convergindo com o eixo geométrico central A da unidade de filtragem de óleo 2. Junto às extremidades abertas do filtro de óleo 13, uma primeira 16 e uma segunda 17 estruturas planas vieram a ser fixamente conectadas ao filtro de óleo 13 por meio de um líquido e/ou gabarito hermeticamente fechado, por exemplo, através do uso de um adesivo. Outros mecanismos de sujeição, tais como roscas, soldagem, ajuste por fricção, podem ser igualmente considerados dentro do âmbito da presente invenção. Uma primeira estrutura física 18 é provida em continuidade da projeção central 8 da superfície de extremidade interna 5 sendo instalada junto a uma cavilha de escora 19, podendo ser alternativamente integrada com a cavilha de escora 19. A cavilha de escora 19 pode apresentar um formato de seção transversal substancialmente cilíndrico na direção radial da unidade de filtragem de óleo 2 e pode prolongar a extensão total do filtro de óleo 13, se estendendo, portanto, para fora da unidade de filtragem de óleo 2 ou alternativamente para dentro de uma cavidade da segunda parte 4 da unidade de filtragem de óleo 2, em que a segunda parte aumenta a estabilidade da cavilha de escora 19. A primeira estrutura plana 16 apresenta uma abertura central 21, cuja periferia é similar em formato com a periferia externa da seção transversal da cavilha de escora 19. Um mecanismo de vedação no formato de um anel de vedação (não mostrado) pode ser inserido em uma coroa 22 ao longo da superfície interna da abertura 21. A segunda estrutura plana 17 compreende de uma segunda estrutura física 23, a periferia interna da mesma se conjuga com a periferia externa da primeira estrutura física 18. Um mecanismo de vedação 24 no formato de um anel de vedação pode ser inserido em uma coroa 25 ao longo da superfície interna 26 da segunda estrutura física 23, impedindo assim o vazamento de óleo a partir da lateral não-filtrada até a lateral filtrada - do afluente ao efluente - sem passar através do filtro de óleo 13.
[0060] A primeira 18 e segunda 23 estruturas físicas podem apresentar cada qual, respectivamente, um comprimento longitudinal predefinido x e y. Os comprimentos longitudinais predefinidos x e y são vistos sendo maiores do que a largura da coroa 25 e, portanto, ao anel de vedação 24 aplicado. De acordo com a descrição anterior, os filtros de óleo 13 nos sistemas de filtragem de óleo 1 são sabidos encolherem com o tempo devido ao filtro de óleo 13 ser formado, por exemplo, de celulose, que compreende um material orgânico sendo colocado sob uma elevada diferença de pressão entre o lado afluente e o lado efluente do filtro de óleo 13. Uma vez que a primeira 18 e a segunda 23 estruturas físicas não são conectadas fixamente, mas somente fixadas via o anel de vedação 24, elas irão se movimentar entre si nos eixo geométricos centrais A,B convergentes, quando do encolhimento do filtro de óleo 13.
[0061] Uma abertura de desembocadura 27 é disposta para permitir a saída do óleo filtrado a partir da abertura central 15 do filtro de óleo 13 até ao tubo de desembocadura 12. Desse modo, durante a filtragem, o óleo escoa a partir do tubo de entrada 11 para dentro da abertura interna 7 da unidade de filtragem de óleo 2. No caso, o óleo escoa através do filtro de óleo 13 indicado pela seta e para dentro da abertura central 15 do filtro de óleo 13. Finalmente o óleo filtrado é liberado através da abertura de desembocadura 27 e do tubo de desembocadura 12.
[0062] A Fig. 2 apresenta uma vista detalhada de uma modalidade contendo uma primeira 18 e uma segunda 23 estruturas físicas. Para partes semelhantes foram empregados números de referência semelhantes como na Fig.1. Na Fig.2, o mecanismo de vedação 24 compreende de um anel de vedação 24, por exemplo, um anel de vedação disposto junto à superfície interna 28 da segunda estrutura física 23. O anel de vedação é observado apresentando um formato não-circular que corresponde a periferia interna da segunda estrutura física 23. Similarmente, a periferia externa da seção transversal da primeira estrutura física 18 corresponde a periferia interna da seção transversal da segunda estrutura física 23. O eixo geométrico longitudinal da primeira estrutura física 18 pode convergir com o eixo geométrico central A da unidade de filtragem de óleo 2. Quando o filtro de óleo 13 é inserido na unidade de filtragem de óleo 2, o filtro de óleo 13 compreendendo a segunda estrutura física 23 é inserido então no topo da cavilha de escora 19 de modo que a cavilha de escora 19 penetre na abertura central 15 do filtro de óleo 13. Quando a segunda estrutura física 23 toca a primeira estrutura física 18, o filtro de óleo 13 pode ser girado em relação ao eixo geométrico central A da unidade de filtragem de óleo 2 até que a periferia das seções transversais da primeira 18 e da segunda 23 estruturas físicas sejam orientadas e anguladas corretamente de acordo uma com a outra. Desse modo, a primeira 18 e a segunda 23 estruturas físicas podem se engatar entre si por meio de pressão adicional do filtro de óleo 13 junto à cavilha de escora 19. Caso a segunda estrutura física 23 não seja orientada corretamente em relação a primeira estrutura física 18, o filtro de óleo 13 pode não ser instalado corretamente na unidade de filtragem de óleo 2. Pode ser observado dentro do âmbito da presente invenção que o formato da seção transversal da primeira 18 e/ou segunda 23 estruturas físicas pode não ser uniforme ao longo da extensão longitudinal total da primeira 18 e/ou da segunda 23 estruturas físicas, ou seja, somente uma porção dos formatos das seções transversais da primeira e/ou segunda estruturas físicas podem se corresponder entre si.
[0063] A Fig.3 apresenta uma seção transversal de uma segunda estrutura física 23. A periferia interna é observada apresentando um formato não-circular. A primeira estrutura física 18 apresenta uma periferia externa de conjugação, em que o diâmetro/tamanho da segunda estrutura física 23 é igual ou ligeiramente maior do que o diâmetro/tamanho externo da primeira estrutura física 18. Outros formatos e tamanhos são observados como inseridos no âmbito da presente invenção.
[0064] A Fig. 4 mostra uma vista ampliada de uma modalidade contendo duas primeiras 18, 18' e segundas 23, 23' estruturas físicas. Para partes similares são empregados números de referência semelhantes como nas figuras anteriores. Na figura, uma primeira 16 e uma segunda 17 estruturas planas são fixadas nas extremidades separadas do filtro de óleo 13. Uma segunda estrutura física 23'é disposta na segunda estrutura plana 17. Um mecanismo de vedação 24 na forma de um anel de vedação 24 é disposto junto à superfície interna 26,26' de cada uma das segundas estruturas físicas 23, 23'. Uma primeira estrutura física 18, 18'é disposta na vizinhança de cada uma das extremidades de uma projeção central 19 na forma de uma cavilha de escora 19, de modo que elas possam cada qual se engatar com as respectivas segundas 23, 23' estruturas físicas, formando respectivos primeiro 18, 23 e segundo 18', 23' conjuntos de primeira e segunda estruturas físicas. Os referidos dois conjuntos 18, 23; 18', 23'são observados como estando angulados em sentido axial entre si, porém podem também não se apresentarem angulados. Em alguns casos, o emprego feito de uma primeira 18 e segunda 23 estruturas físicas pode possivelmente se apresentar insuficiente para evitar a instalação do tipo errôneo de filtro de óleo 13. Após ter vindo a funcionar por um longo tempo, a primeira estrutura física 18 pode se apresentar sob o risco de ter o formato desgastado o que pode resultar em ter-se um outro tipo de filtro de óleo 13 sendo ajustado em substituição. Além disso, o emprego feito de uma primeira 18 e de uma segunda 23 estruturas físicas pode em alguns casos dar abertura para uma alteração deliberada da primeira estrutura física 18 e portanto ao tipo de filtro de óleo 13 empregado. Por outro lado, o emprego feito de duas primeiras 18, 18' e duas segundas 23, 23' estruturas físicas minimiza os riscos mencionados acima quanto ao emprego errôneo da unidade de filtragem de óleo 2 não como uma estrutura física 18, mas como duas tendo de ser desgastadas em formato ou sofrendo alterações. Uma vantagem adicional compreende que ter-se duas primeiras 18, 18' e segundas 23, 23' estruturas físicas aumenta a quantidade de diferentes tipos de filtros de óleo 18 que podem ser projetados.
[0065] As Figuras 5a e 5b apresentam uma vista ampliada de uma modalidade contendo diversas primeira 18 e segunda 23 estruturas físicas, observadas a partir de extremidades opostas. Para partes semelhantes foram empregados números de referência semelhantes como feito nas figuras anteriores. Na Fig. 5A, o filtro de óleo 13 veio a ser fechado junto a uma extremidade por uma primeira superfície de extremidade 28 fechada do filtro de óleo 13. Junto à extremidade oposta do filtro de óleo 13, uma segunda superfície de extremidade 29 do filtro de óleo 13 compreende uma segunda estrutura física 23 disposta junto ao eixo geométrico central B do filtro de óleo 13 e definindo uma abertura de travessia da segunda superfície de extremidade 29. Duas segundas 23, 23' estruturas físicas adicionais são dispostas afastadas do referido eixo geométrico central B sem condições de travessia. As três 23, 23', 23” segundas estruturas físicas apresentam segundos formatos de seções transversais separados. As primeiras 18, 18', 18” primeiras estruturas físicas correspondentes (não mostradas) são dispostas junto à superfície de extremidade 5 da unidade de filtragem de óleo 2. A superfície interna 26 da segunda estrutura física 23 disposta junto ao eixo geométrico central B do filtro de óleo 13 constitui um mecanismo de vedação. O óleo filtrado deixa o filtro via a abertura 30.
[0066] Na Fig. 5B, a modalidade é mostrada a partir da extremidade oposta. As três primeiras estruturas físicas 18, 18', a8” são observadas dispostas junto à superfície de extremidade interna 5 da unidade de filtragem de óleo 2. A periferia externa da seção transversal das primeiras estruturas físicas 18, 18', 18” se conjugam com a periferia interna da seção transversal das respectivas segundas estruturas físicas 23, 23', 23”.
[0067] As Figuras 6a e 6b apresentam uma vista ampliada de uma modalidade contendo diversas primeiras e segundas estruturas físicas, ambas observadas em uma vista em perspectiva. Para partes semelhantes foram empregados números de referência semelhantes como para as Figuras anteriores. Na Fig. 6A são observados o filtro de óleo 13, uma superfície de extremidade 31 do filtro de óleo 13 e uma superfície de extremidade interna 5 da unidade de filtragem de óleo 2.
[0068] A referida superfície de extremidade 31 do filtro de óleo 13 é apresentada como estando separada do filtro de óleo 13 e da forma como mostrada podendo assumir o formato de um disco. Entretanto, a superfície de extremidade 31 pode ser instalada com o filtro de óleo 13, por exemplo, por meio do uso de um adesivo, antes da introdução do filtro de óleo 13 no interior da abertura interna 7 da unidade de filtragem de óleo 2 de forma a facilitar o manuseio simples do filtro de óleo 13 e minimizar o risco de vazamento de óleo via a interface presente entre o filtro de óleo 13 e a superfície de extremidade 31.
[0069] A superfície de extremidade 31 do filtro de óleo 13 pode apresentar um tamanho e formato de modo que a superfície de extremidade 31 e o filtro de óleo 13 em conjunto formem um filtro de óleo 13 uniforme quando instalados. Desse modo, quando o filtro de óleo 13 apresenta, por exemplo, um formato substancialmente cilíndrico, a superfície de extremidade 31 pode apresentar o formato de um disco e apresentar uma largura similar a largura do filtro de óleo 13 cilíndrico, conforme ilustrado na Fig. 6a.
[0070] Portanto, a superfície de extremidade 31 pode compreender de um material similar ao material do filtro de óleo 13, tal como qualquer polímero natural ou sintético, por exemplo, material de celulose.
[0071] A superfície de extremidade 31 pode compreender de uma ou mais estruturas físicas, conforme ilustrado na Fig. 6A, em que uma primeira 23 (não mostrada), segunda 23' e terceira 23” segundas estruturas físicas são dispostas na lateral orientada afastada do filtro de óleo 13 e orientadas em sentido a superfície de extremidade interna 5 da unidade de filtragem de óleo 2. A primeira 23, a segunda 23', e a terceira 23” segundas estruturas físicas podem ser dispostas ao longo de uma margem externa 32 da superfície de extremidade 31 relativa a um eixo geométrico longitudinal da superfície de extremidade 31 e ao eixo geométrico central B do filtro de óleo 13.
[0072] A superfície de extremidade interna 5 da unidade de filtragem de óleo 2 é ilustrada como um disco na Fig. 6a. Entretanto, deve ser entendido dentro do conceito da presente invenção que a referida superfície de extremidade interna 5 pode consistir de um elemento separado que pode ser inserido junto a uma unidade de filtragem de óleo 2 existente compreendendo paredes laterais (tais como uma superfície lateral 6) e uma existente superfície de extremidade interna 5 e ser instalada junto à referida existente superfície de extremidade interna 5. Alternativamente, a superfície de extremidade interna 5 pode ser conectada junto às paredes laterais (tais como uma superfície lateral 6) e formando, portanto em conjunto, por exemplo, a primeira parte 3 da unidade de filtragem de óleo 2, ou a superfície de extremidade interna 5 podem ser produzidas em conjunto com as paredes laterais da unidade de filtragem de óleo 2 e formarem uma unidade.
[0073] A superfície de extremidade interna 5 pode compreender de uma abertura 33 através de onde o óleo filtrado pode escoar a partir da abertura central 15 do filtro de óleo 13 até ao tubo de desembocadura 12 da unidade de filtragem de óleo 2. A abertura 33 pode ser disposta ao longo do eixo geométrico longitudinal da superfície de extremidade interna 5 e ao longo do eixo geométrico central A da unidade de filtragem de óleo 2 conforme ilustrado na Fig. 6A, porém pode ser também disposta afastada do referido eixo geométrico longitudinal da superfície de extremidade interna 5 dependendo da localização do tubo de desembocadura 12.
[0074] A superfície de extremidade interna 5 é ilustrada como compreendendo de três primeiras estruturas físicas, ou seja, uma primeira 18, uma segunda 18', e terceira 18” que são dispostas na superfície de extremidade interna 5 e podem compreender de um formato de modo que elas possam vir a se conjugar com as três segundas estruturas físicas 23, 23', 23” da superfície de extremidade 31 do filtro de óleo 13. Desse modo, as referidas três primeiras estruturas físicas 18, 18', 18” podem ser dispostas próximas a uma borda externa 34 da superfície de extremidade interna 5 da unidade de filtragem de óleo 2 e podem como tanto serem dispostas em um círculo. Desse modo, uma vez que a primeira e segunda estruturas físicas podem ser dispostas, respectivamente, em um círculo junto à superfície de extremidade 31 do filtro de óleo 13 e na superfície de extremidade interna 5 da unidade de filtragem de óleo 2, as partes da primeira e segunda estruturas físicas, as quais são dispostas para se conjugarem entre si, podem ser anguladas em sentido axial entre si.
[0075] A superfície de extremidade interna 5 pode compreender de uma elevação 35. Na Fig. 6A, tem-se ilustrado que a elevação 35 pode formar um trajeto fechado e pode formar um círculo junto à superfície de extremidade interna 5. Conforme ilustrado adicionalmente na Fig. 6A, a elevação 35 pode funcionar ao longo de cada uma das primeiras estruturas físicas 18, 18', 18”. Entretanto, a elevação 35 pode apresentar também um formato não-circular e/ou pode atuar além de cada uma das primeiras estruturas físicas 18, 18', 18”.
[0076] Quando o filtro de óleo 13 é introduzido na abertura interna 7 da unidade de filtragem de óleo 2, o filtro de óleo 13 é movido em uma direção ao longo do eixo geométrico central A da unidade de filtragem de óleo 2 em sentido a superfície de extremidade interna 5 de modo que as respectivas, primeiras 18, 18', 18” e segundas 23, 23', 23” estruturas físicas se conjuguem entre si, e a elevação 35 entre em contato com a superfície de extremidade 31 do filtro de óleo 13 proeminente ou talhada junto ao filtro de óleo 13. Portanto, a vedação é provida entre a unidade de filtragem de óleo 2 e o filtro de óleo 13. Desta maneira, o óleo a ser filtrado é impedido de escoar a partir da abertura interna 7 da unidade de filtragem de óleo 2 junto à abertura central 15 do filtro de óleo 13 via a interface presente entre a referida superfície de extremidade interna 5 e a referida superfície de extremidade 31, derivando lateralmente o filtro de óleo 13.
[0077] Na Fig. 6B, o filtro de óleo 13, a superfície de extremidade 31 do filtro de óleo 13 e a superfície de extremidade interna 5 da unidade de filtragem de óleo 2 são observados a partir da extremidade oposta. Na Fig. 6B, as três segundas estruturas físicas 23, 23', 23” são observadas como estando dispostas na superfície de extremidade 31 do filtro de óleo 13, e sendo anguladas em sentido axial entre si. A superfície de extremidade 31 do filtro de óleo 13 pode compreender de uma abertura 36 para facilitar que o óleo possa escoar da abertura central 15 do filtro de óleo 13 até a abertura 33 da superfície de extremidade interna 5.
[0078] A Fig. 7 apresenta um entalhe da vista ampliada da Fig. 6A e mostra entre outras coisas, a elevação 35 disposta junto à superfície de extremidade interna 5 da unidade de filtragem de óleo 2. A elevação 35 pode formar um trajeto fechado em torno da abertura 33 da superfície de extremidade interna 5, e/ou em torno da abertura central 15 do filtro de óleo 13. Quando o filtro de óleo 13 houver sido inserido na unidade de filtragem de óleo 2, a elevação 35 pode então se projetar ou se mutilar na superfície de extremidade 31 do filtro de óleo 13, pelo menos parcialmente. A largura da elevação 35 pode diminuir com a distância a partir da superfície de extremidade interna 5 da unidade de filtragem de óleo 2 e pode portanto apresentar o formato da borda de uma faca de modo a facilitar a capacidade da elevação de vir a se projetar ou se mutilar junto ao filtro de óleo 13.
[0079] As Figuras 8a e 8b apresentam uma vista ampliada de uma modalidade contendo diversas primeiras e segundas estruturas físicas, ambas apresentadas em uma vista em perspectiva. Para partes semelhantes foram empregados números de referência semelhantes como nas Figuras anteriores. Nas Figuras 8a e 8b, a superfície de extremidade 31 do filtro de óleo 13 veio a ser instalada com o filtro de óleo 13, por exemplo, através do emprego de um líquido e/ou de um gabarito hermeticamente fechado, por exemplo, pelo uso de um adesivo.
[0080] Modificações e combinações dos princípios e modelos acima podem ser observadas, desde que inseridas dentro do âmbito da presente invenção.

Claims (17)

1. Sistema de filtragem de óleo (1), compreendendo: - uma unidade de filtragem de óleo (2), - um filtro de óleo (13) tendo uma abertura central (15) se estendendo ao longo de um eixo geométrico central (B) do filtro de óleo (13), - a unidade de filtragem de óleo (2) sendo provida com uma primeira estrutura física (18, 18', 18”) tendo um primeiro formato de seção transversal diferente de circular e um comprimento longitudinal predefinido (x) em relação ao eixo geométrico central (A) da unidade de filtragem de óleo (2), - o filtro de óleo (13) sendo provido com uma segunda estrutura física (23, 23', 23”) tendo um segundo formato de seção transversal diferente de circular e um comprimento longitudinal predefinido (y) em relação ao eixo geométrico central (B) do filtro de óleo (13) e - uma periferia interna da segunda estrutura física (23, 23', 23”) sendo disposta para se conjugar com a periferia externa da primeira estrutura física (18, 18', 18”) possibilitando que o filtro de óleo (13) alcance a sua posição de inserção correta na unidade de filtragem de óleo (2) parcialmente envolvendo a primeira estrutura física (18, 18’, 18’’), - em que uma das superfícies de extremidade (28, 29, 31) do filtro de óleo (13) relativas ao eixo geométrico central (B) do filtro de óleo (13) compreende uma segunda estrutura física (23, 23', 23”), o sistema sendo caracterizado pelo fato de que: - a segunda estrutura física (23, 23', 23”) forma parte do filtro ao compreender um material de filtro adequado para filtragem de óleo similar ao material do filtro de óleo e, dessa forma, é um componente de filtragem ativo no processo de filtragem.
2. Sistema de filtragem de óleo (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a unidade de filtragem de óleo (2) tem uma projeção se estendendo na direção do eixo geométrico central (A) da unidade de filtragem de óleo (2).
3. Sistema de filtragem de óleo (1), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a projeção central (8) da unidade de filtragem de óleo (2) compreende a primeira estrutura física (18, 18’, 18’’).
4. Sistema de filtragem de óleo (1), de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a projeção central (8) é uma cavilha de escora (19).
5. Sistema de filtragem de óleo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que uma superfície de extremidade (5, 9) da unidade de filtragem de óleo (2) compreende a primeira estrutura física (18, 18', 18”).
6. Sistema de filtragem de óleo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a segunda estrutura física (23, 23', 23”) está localizada em qualquer posição ao longo do eixo geométrico central (B) do filtro de óleo (13).
7. Sistema de filtragem de óleo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que um primeiro conjunto de primeira e segunda estruturas físicas (18, 23) e um segundo conjunto de primeira e segunda estruturas físicas (18', 23') são proporcionados, e em que o primeiro conjunto (18, 23) e o segundo conjunto (18’, 23’) são angulados em sentido axial entre si.
8. Sistema de filtragem de óleo (1), de acordo com a reivindicação 3, ou de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 a 7 quando dependentes da reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a primeira estrutura física (18, 18', 18”) é disposta na projeção central (8) da unidade de filtragem de óleo (2), e a primeira estrutura física (18, 18', 18”) deixa de ser disposta na projeção central (8) da unidade de filtragem de óleo (2), e em que as correspondentes segundas estruturas físicas (23, 23', 23”) são providas no filtro de óleo (13).
9. Sistema de filtragem de óleo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o sistema de filtragem de óleo (1) compreende uma vedação entre a unidade de filtragem de óleo (2) e o filtro de óleo (13).
10. Sistema de filtragem de óleo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a primeira (18, 18', 18”) e/ou a segunda (23, 23', 23”) estruturas físicas compreendem um mecanismo de vedação (24) disposto entre a primeira (18, 18', 18”) e a segunda (23, 23', 23”) estruturas físicas.
11. Sistema de filtragem de óleo (1), de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado pelo fato da vedação e/ou o mecanismo de vedação (24) compreender uma elevação (24, 25).
12. Sistema de filtragem de óleo (1), de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a elevação (24, 25) é disposta ao longo da superfície interna (26, 26') da segunda estrutura física (23, 23', 23”), preferencialmente, a elevação (24, 35) sendo um anel de gume de broca.
13. Sistema de filtragem de óleo, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a elevação (24, 35) é disposta em uma superfície de extremidade interna (5) da unidade de fitlragem de óleo (2).
14. Sistema de filtragem de óleo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 13, caracterizado pelo fato de que a vedação e/ou o mecanismo de vedação (24) compreendem qualquer polímero natural ou sintético.
15. Sistema de filtragem de óleo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o filtro de óleo (13) e/ou a segunda estrutura física (23, 23', 23”) compreende qualquer polímero natural ou sintético.
16. Sistema de filtragem de óleo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o filtro de óleo (13) e/ou a segunda estrutura física (23, 23', 23”) compreendem material de celulose.
17. Sistema de filtragem de óleo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 16, caracterizado pelo fato de que o comprimento longitudinal predefinido da primeira estrutura física (x) e/ou da segunda estrutura física (y) é maior do que a largura do mecanismo de vedação (24).
BR112016027037-1A 2014-05-21 2015-05-21 Sistema de filtragem de óleo BR112016027037B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP14169236.8 2014-05-21

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112016027037B1 true BR112016027037B1 (pt) 2021-12-21

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0913364B1 (pt) Arranjo de filtro para fixar de forma rosqueável a uma cabeça de filtro e conjunto de filtro
BR112013016492B1 (pt) elemento de filtro e módulo de filtro
DE69828332T2 (de) Filtrationseinheit
BR112017002740B1 (pt) Dispositivo para a limpeza de meios liquidos ou gasosos e elemento de separação para o dispositivo
BR112015016047B1 (pt) Tampa de extremidade para elemento de filtro, método para formar a mesma e disposição de filtro
BR112017015264B1 (pt) Filtro possuindo uma válvula de bypass de filtro e cartucho de filtro para o mesmo
BR112016026608B1 (pt) Cartucho de filtro, corpo de suporte para cartuchos de filtro e grupo de filtragem compreendendo um corpo de suporte
BR112014005384B1 (pt) recipiente de filtração
BRPI1006041B1 (pt) Conjunto, sistema e métodos para filtrar líquidos
BRPI0814511B1 (pt) cartucho de filtro de ar e conjunto de filtro de ar compreendendo o mesmo
BR112013007785B1 (pt) elemento filtrante e método para instalar um elemento filtrante em um sistema de filtro
BR112014021647B1 (pt) elemento de filtro e arranjo de filtro
BR112014016899B1 (pt) Elemento de filtro de ar e filtro de ar
BR112015025411B1 (pt) Montagem de filtro de líquido
BR112012013580B1 (pt) Elemento de filtração e filtro de ar
BR112014003894B1 (pt) Elemento de filtro adaptado para encaixe removível de um cabeçote de filtro e filtro
BRPI1014837B1 (pt) dispositivo de filtro, em particular um filtro de óleo para a limpeza de óleo lubrificante para motores de combustão interna de veículos motorizados
BR112015031406B1 (pt) Elemento e montagem de filtro
BR112015027238B1 (pt) Ferramenta de corte, e, método para montar a ferramenta de corte
BR112016027037B1 (pt) Sistema de filtragem de óleo
US11786850B2 (en) Key system to ensure correct use of inserts
BR112015009669B1 (pt) Filtro de óleo
JP2017042754A (ja) フィルタ装置
WO2016194946A1 (ja) フィルタ装置
BR112021001064A2 (pt) Cartucho de filtro com membros de acoplamento