BR112016012145B1 - Compressor - Google Patents

Compressor Download PDF

Info

Publication number
BR112016012145B1
BR112016012145B1 BR112016012145-7A BR112016012145A BR112016012145B1 BR 112016012145 B1 BR112016012145 B1 BR 112016012145B1 BR 112016012145 A BR112016012145 A BR 112016012145A BR 112016012145 B1 BR112016012145 B1 BR 112016012145B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
insulator
housing
stator
insulation sheet
peripheral surface
Prior art date
Application number
BR112016012145-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Keiji Aota
Akinobu ISHIZAKI
Original Assignee
Daikin Industries, Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Daikin Industries, Ltd filed Critical Daikin Industries, Ltd
Publication of BR112016012145B1 publication Critical patent/BR112016012145B1/pt

Links

Images

Abstract

COMPRESSOR. A proposta da presente invenção é proporcionar um compressor que pode ser produzido mais compacto, ao mesmo tempo que assegura a eficiência de um motor. Um compressor rotativo (101) compreende um invólucro (10), um mecanismo de compressão (15), e um motor de acionamento (16). O mecanismo de compressão (15) é disposto no interior do invólucro (10). O motor de acionamento (16) é disposto no interior do invólucro (10), e aciona o mecanismo de compressão (15). O motor de acionamento (16) tem um estator (51) tendo uma pluralidade de dentes (72), e um isolador (62) adjacente ao estator (51). O motor de acionamento (16) é um motor de enrolamento concentrado em que os enrolamentos (64) são enrolados sobre os dentes (72) com o isolador (62) interposto entre estes. Uma folha de isolamento (66) é disposta entre o invólucro (10) e fios de cruzamento (65) dos enrolamentos (64).

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] A presente invenção refere-se a um compressor.
TÉCNICA ANTECEDENTE
[002] Compressores compreendendo motores de enrolamento concentrado têm sido produzidos cada vez mais compactos na técnica anterior. Contudo, é necessário que uma distância de isolamento, que é a distância entre fios de cruzamento de enrolamentos do motor e um invólucro de um compressor, satisfaça os padrões legais. Portanto, em casos quando a espessura de um yoke traseiro, que é uma porção tó- rica em um lado externo de um estator do motor, é reduzida, é difícil tornar o compressor mais compacto, ao mesmo tempo que se assegure a eficiência do motor.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO<Problema Técnico>
[003] Métodos outros do que aqueles para redução da distância de isolamento para tornar o compressor mais compacto foram usados. O Documento de Patente 1 (Pedido de Patente Aberto ao Público Japonês No. 2002-44892) revela um compressor em que fios de cruzamento são dispostos acima de uma bobina de um motor, os fios de cruzamento sendo seguros ao motor por um cabo de ligação ou similar. Contudo, tais compressores tendem a acarretar numerosas etapas de produção e alto custo de produção. O Documento de Patente 2 (Pedido de Patente Aberto ao Público Japonês No. H05-146106) revela um compressor em que fios de cruzamento são dispostos acima de uma bobina de um motor, a bobina e os fios de cruzamento sendo estabilizados com uma resina e seguros ao motor. Contudo, em tal com-pressor, a temperatura da resina se eleva prontamente durante operação, o que tende a impactar adversamente o desempenho do com- pressor.
[004] A proposta da presente invenção é proporcionar um compressor que pode ser produzido mais compacto, enquanto que assegure a eficiência de um motor.<Solução para o Problema>
[005] Um compressor, de acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, compreende um invólucro, um mecanismo de compressão, e um motor. O mecanismo de compressão é disposto no interior do invólucro. O motor é disposto no interior do invólucro, e aciona o mecanismo de compressão. O motor tem um estator tendo uma pluralidade de dentes, e um isolador adjacente ao estator. O motor é um motor de enrolamento concentrado em que os enrolamentos são enrolados sobre os dentes com o isolador interposto entre eles. Uma folha de isolamento é disposta entre o invólucro e fios de cruzamento dos enrolamentos.
[006] Este compressor compreende um motor de enrolamento concentrado. No motor de enrolamento concentrado, os enrolamentos de bobinas são conectados, via fios de cruzamento. Uma folha de isolamento produzida de uma película de resina ou similar é disposta entre os fios de cruzamento e o invólucro. Os fios de cruzamento e o invólucro são isolados entre si pela folha de isolamento. A disposição da folha de isolamento torna possível reduzir a espessura de um yoke traseiro, que é uma porção tórica no lado externo do estator do motor, sem reduzir a eficiência do motor. Consequentemente, o compressor, de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção, pode ser produzido mais compacto, enquanto que assegura a eficiência do motor.
[007] Um compressor, de acordo com um segundo aspecto da presente invenção, é o compressor, de acordo com o primeiro aspecto, no qual a folha de isolamento é tubular na forma, e é disposta entre o isolador e o invólucro.
[008] Neste compressor, a folha de isolamento é tubular na forma. A folha de isolamento tubular pode ser disposta por inserção em uma folga entre o isolador e o invólucro. Consequentemente, desde que a folha de isolamento está prontamente disposta, o compressor, de acordo com o segundo aspecto da presente invenção, pode ser produzido simplesmente mais compacto.
[009] Um compressor, de acordo com um terceiro aspecto da presente invenção, é o compressor, de acordo com o segundo aspecto, no qual a folha de isolamento tem abas intercaladas entre o estator e o isolador.
[0010] Neste compressor, a folha de isolamento é tubular na forma, e tem abas que se projetam de uma extremidade inferior da forma tubular. A inserção das abas da folha de isolamento entre o estator e o isolador torna possível segurar a folha de isolamento ao motor.
[0011] Consequentemente, no compressor, de acordo com o terceiro aspecto da presente invenção, a folha de isolamento pode prontamente ser segura ao motor.
[0012] Um compressor, de acordo com um quarto aspecto da presente invenção, é o compressor, de acordo com o segundo ou terceiro aspecto, no qual a folha de isolamento é moldada de um material termo retrátil.
[0013] Neste compressor, a folha de isolamento é tubular na forma, e é moldada de um material que se retrai sob aquecimento. O aquecimento e encolhimento da folha de isolamento tubular após disposição da folha de isolamento por inserção na folga entre o isolador e o invólucro torna possível ligar a folha de isolamento ao isolador. Consequentemente, no compressor, de acordo com o quarto aspecto da presente invenção, a folha de isolamento pode prontamente ser segura ao motor.
[0014] Um compressor, de acordo com um quinto aspecto da presente invenção, é o compressor de acordo com o primeiro aspecto, no qual a folha de isolamento é disposta entre o isolador e o invólucro. A folha de isolamento tem uma parte anular intercalada entre o estator e o isolador através da circunferência total do estator.
[0015] Neste compressor, a folha de isolamento tem, por exemplo, uma parte anular e partes projetantes fora da parte anular. A inserção da parte anular da folha de isolamento entre o estator e o isolador torna possível segurar a folha de isolamento ao motor. As partes projetan- tes são posicionadas entre os fios de cruzamento e o invólucro. Consequentemente, no compressor, de acordo com o quinto aspecto da presente invenção, a folha de isolamento pode prontamente ser segura ao motor.
[0016] Um compressor, de acordo com um sexto aspecto da presente invenção, é o compressor de acordo com qualquer dos primeiro a quinto aspectos, no qual o isolador tem uma parte projetante que se projeta em direção ao invólucro. A folha de isolamento é disposta entre o isolador e o invólucro, e também entre o estator e a parte projetante.
[0017] Neste compressor, a folha de isolamento está posicionada entre o isolador e o invólucro. A folha de isolamento está posicionada abaixo da parte projetante do isolador, e acima de uma superfície de extremidade superior do estator. A parte projetante do isolador impede a folha de isolamento de cair fora da folga entre o isolador e o invólucro. Consequentemente, no compressor, de acordo com o sexto aspecto da presente invenção, é possível impedir a folha de isolamento de se separar do motor.
[0018] Um compressor, de acordo com um sétimo aspecto da presente invenção, é o compressor de acordo com quaisquer dos primeiro a quinto aspectos, no qual o compressor compreende adicionalmente um membro de fixação da folha disposto entre o isolador e o invólu- cro.A folha de isolamento é disposta entre o isolador e o invólucro, e também entre o estator e o membro de fixação da folha.
[0019] Neste compressor, a folha de isolamento está posicionada entre o isolador e o invólucro. A folha de isolamento está posicionada abaixo do membro de fixação da folha, e acima de uma superfície de extremidade superior do estator. O membro de fixação da folha impede a folha de isolamento de cair fora da folga entre o isolador e o invólucro. Consequentemente, no compressor, de acordo com o sétimo aspecto da presente invenção, é possível impedir a folha de isolamento de se separar do motor.<Efeitos Vantajosos da Invenção>
[0020] O compressor, de acordo com o primeiro aspecto, pode ser produzido mais compacto, enquanto que assegura a eficiência do motor.
[0021] O compressor, de acordo com o segundo aspecto, pode ser produzido simplesmente mais compacto.
[0022] No compressor, de acordo com o terceiro a quinto aspectos, a folha de isolamento pode prontamente ser segura ao motor.
[0023] No compressor, de acordo com o sexto e sétimo aspectos, é possível impedir a folha de isolamento de separar-se do motor. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0024] A figura 1 é uma vista em corte transversal longitudinal de um compressor rotativo de acordo com uma concretização;
[0025] a figura 2 é uma vista em corte transversal de um estator, tomada ao logo do segmento de linha II-II na figura 1;
[0026] a figura 3 é uma vista superior de um estator de um motor de acionamento;
[0027] a figura 4 é a vista em corte transversal, tomada ao logo do segmento de linha IV-IV na figura 3;
[0028] a figura 5 é uma vista superior de um isolador;
[0029] a figura 6 é uma vista ampliada do isolador mostrado na figura 4;
[0030] a figura 7 é uma vista esquemática de uma folha de isolamento;
[0031] a figura 8 é uma vista esquemática da folha de isolamento de acordo com a modificação A;
[0032] a figura 9 é uma vista em corte transversal da vizinhança do isolador de acordo com a modificação A;
[0033] a figura 10 é uma vista esquemática da folha de isolamento de acordo com a modificação B;
[0034] a figura 11 é uma vista em corte transversal da vizinhança do isolador de acordo com a modificação B;
[0035] a figura 12 é uma vista em corte transversal da vizinhança do isolador de acordo com a modificação C; e
[0036] a figura 13 é uma vista em corte transversal da vizinhança do isolador de acordo com a modificação D.
DESCRIÇÃO DAS CONCRETIZAÇÕES
[0037] Um compressor, de acordo com uma concretização da presente invenção, é descrito com referência aos desenhos. O compressor, de acordo com a presente concretização, é um compressor rotativo. O compressor rotativo é um compressor em que um pistão é impelido a girar excentricamente no interior de um cilindro, e o volume do espaço no interior do cilindro é impelido a variar, pelo que um refrigerante que circula em um circuito de refrigerante é comprimido.(1) Configuração do compressor
[0038] A figura 1 é uma vista em corte transversal longitudinal de um compressor rotativo 101, de acordo com a presente concretização. O compressor rotativo 101 compreende principalmente um invólucro 10, um mecanismo de compressão 15, um motor de acionamento 16, um eixo de manivelas 17, um tubo de admissão 19, e um tubo de des- carga 20. Cada um dos elementos de constituição do compressor rotativo 101 é descrito abaixo.(1-1) Invólucro
[0039] O invólucro 10 tem uma parte de invólucro de tambor substancialmente tubular 11, uma parte de parede superior em forma de tigela 12 hermeticamente soldada a uma parte de extremidade superior da parte de invólucro de tambor 11, e uma parte de parede de fundo em forma de tigela 13 hermeticamente soldada a uma parte de extremidade inferior da parte de invólucro de tambor 11. O invólucro 10 é moldado de um material rígido que não se deforma ou quebra prontamente quando a pressão e temperatura na parte interna e parte externa do invólucro 10 mudam. O invólucro 10 é disposto tal que a direção axial da forma substancialmente tubular da parte de invólucro de tambor 11 transita verticalmente. A parte de fundo do invólucro 10 é provida com uma parte de reservatório de óleo 10a na qual um óleo lubrifi-cante é acumulado. O óleo lubrificante é um óleo de refrigeração usado de modo a lubrificar partes de deslizamento no interior do compressor rotativo 101.
[0040] O invólucro 10 acomoda principalmente um mecanismo de compressão 15, um motor de acionamento 16 disposto acima do mecanismo de compressão 15, e um eixo de manivelas 17 disposto ao longo da direção vertical. O mecanismo de compressão 15 e o motor de acionamento 16 são ligados, via o eixo de manivelas 17. O tubo de admissão 19 e o tubo de descarga 20 são unidos hermeticamente ao invólucro 10.(1-2) Mecanismo de compressão
[0041] O mecanismo de compressão 15 é principalmente configurado de uma cabeça frontal 23, um cilindro 24, uma cabeça traseira 25, e um pistão 21. A cabeça frontal 23, o cilindro 24, e a cabeça traseira 25, são integralmente fixados por soldagem a laser. O espaço acima do mecanismo de compressão 15 é um espaço de alta pressão S1 no qual refrigerante comprimido pelo mecanismo de compressão 15 é descarregado.
[0042] O mecanismo de compressão 15 tem uma câmara de compressão 40, que é um espaço circundado pela cabeça frontal 23, o cilindro 24, e a cabeça traseira 25. A câmara de compressão 40 é dividida pelo pistão 21 em uma câmara de admissão que se comunica com o tubo de admissão 19, e uma câmara de descarga que se comunica com o espaço de alta pressão SI.
[0043] O pistão 21 é assentado em uma parte de eixo excêntrica 17a do eixo de manivelas 17. Devido a rotação axial do eixo de manivelas 17, o pistão 21 realiza um movimento orbital na câmara de compressão 40 sobre o eixo rotacional do eixo de manivelas 17. O movimento orbital do pistão 21 faz com que os volumes da câmara de admissão e câmara de descarga que constituem a câmara de compressão 40 variem.(1-3) Motor de acionamento
[0044] O motor de acionamento 16 é um motor CC sem escovas acomodado no interior do invólucro 10, e disposto acima do mecanismo de compressão 15. O motor de acionamento 16 é principalmente configurado de um estator 51 fixado a uma superfície periférica interna do invólucro 10, e um rotor 52 rotativamente acomodado no lado interno do estator 51 com uma folga de ar provida entre eles. O motor de acionamento 16 é um motor de três fases tendo seis bobinas de enrolamento concentradas, e, além disso, é um motor de velocidade ajus- tável acionado por um controle de inversor. A configuração do motor de acionamento 16 é descrita em detalhes mais tarde.(1-4) Eixo de manivelas
[0045] O eixo de manivelas 17 é disposto tal que o eixo central deste transita verticalmente. O eixo de manivelas 17 tem uma parte de eixo excêntrica 17a. A parte de eixo excêntrica 17a do eixo de manivelas 17 é ligada ao pistão 21 do mecanismo de compressão 15. A parte terminal no lado superior de direção vertical do eixo de manivelas 17 é ligada ao rotor 52 do motor de acionamento 16. O eixo de manivelas 17 é rotativamente suportado pela cabeça frontal 23 e pela cabeça traseira 25.(1-5) Tubo de admissão
[0046] O tubo de admissão 19 passa através da parte de invólucro de tambor 11 do invólucro 10. A parte terminal do tubo de admissão 19 que está no interior do invólucro 10 é assentada no mecanismo de compressão 15. A parte terminal do tubo de admissão 19 que está fora do invólucro 10 é conectada ao circuito de refrigerante. O tubo de admissão 19 é um tubo para suprimento de refrigerante a partir do circuito de refrigerante ao mecanismo de compressão 15.(1-6) Tubo de descarga
[0047] O tubo de descarga 20 passa através da parte de parede superior 12 do invólucro 10. A parte terminal do tubo de descarga 20 que está no interior do invólucro 10 está posicionada acima do motor de acionamento 16 no espaço de alta pressão SI. A parte terminal do tubo de descarga 20 que está fora do invólucro 10 é conectada ao circuito de refrigerante. O tubo de descarga 20 é um tubo para suprimento de refrigerante comprimido pelo mecanismo de compressão 15 ao circuito de refrigerante.(2) Configuração do motor de acionamento
[0048] A configuração do motor de acionamento 16 é descrita em detalhes mais tarde.
[0049] A figura 2 é uma vista em corte transversal do estator 51, tomada ao logo do segmento de linha II-II na figura 1. A figura 3 é uma vista superior do estator 51 do motor de acionamento 16. A FIG 4 é uma vista em corte transversal, tomada ao logo do segmento de linha IV-IV na figura 3.(2-1) Estator
[0050] O estator 51 tem um núcleo de estator 61, e um par de isoladores 62, 63 fixados às duas superfícies terminais de direção vertical do núcleo de estator 61, conforme mostrado na figura 4. O isolador 62 é fixado à superfície terminal de lado superior do núcleo de estator 61, e o isolador 63 é fixado à superfície terminal de lado inferior do núcleo de estator 61.(2-1-1) Núcleo de estator
[0051] O núcleo de estator 61 é fixado ao invólucro 10. Especificamente, a superfície periférica externa do núcleo de estator 61 é soldada à superfície periférica interna do invólucro 10.
[0052] Três localizações de solda são providas em cada uma das duas partes terminais de direção vertical do núcleo de estator 61. As localizações de solda podem ser adequadamente determinadas de acordo com o peso e frequência natural do núcleo de estator 61, e outros tais fatores. O núcleo de estator 61 pode ser fixado ao invólucro 10 por fixação por prensagem e fixação por contração.
[0053] O núcleo de estator 61 tem uma parte tubular 71, e seis dentes 72, conforme mostrado na figura 2. Cada um dos dentes 72 se projeta a partir da superfície periférica interna da parte tubular 71 radialmente para dentro a partir da parte tubular 71. A direção radial da parte tubular 71 cai dentro de um plano horizontal ortogonal à direção vertical. Os seis dentes 72 são dispostos em intervalos iguais ao longo de uma direção circunferencial da parte tubular 71. Os seis dentes 72 são dispostos em posições tendo simetria de ordem seis sobre um eixo central da parte tubular 71.
[0054] Seis cortes de núcleo 73 são formados na superfície periférica externa da parte tubular 71 do núcleo de estator 61, conforme mostrado na figura 2. Cada um dos cortes de núcleo 73 é uma ranhura que forma um corte ao longo do eixo central da parte tubular 71, de uma superfície de extremidade superior da parte tubular 71, a uma superfície de extremidade inferior da parte tubular 71. Cada um dos cortes de núcleo 73 está posicionado radialmente fora da parte tubular 71, conforme visto a partir dos dentes 72. Os seis cortes de núcleo 73 são dispostos em intervalos iguais ao longo da direção circunferencial da parte tubular 71. Os seis cortes de núcleo 73 são dispostos em posições tendo simetria de ordem seis sobre o eixo central da parte tubular 71.
[0055] Os fios de condução são enrolados sobre os dentes 72 do núcleo de estator 61, bem como do isolador 62, conforme mostrado nas FIGS. 3 e 4. Uma bobina 72a é, desse modo, formada em cada um dos dentes 72 do núcleo de estator 61. Os fios de condução enrolados sobre os dentes 72 e o isolador 62 são referidos abaixo como "enrolamentos 64". Os enrolamentos 64 são enrolados separadamente sobre cada um dos dentes 72. Especificamente, as bobinas 72a são bobinas de enrolamento concentradas. Conforme mostrado na figura 3, os enrolamentos 64 de cada um dos dentes 72 são conectados en-tre si, via fios de cruzamento 65. Os espaços interbobina S2 são formados entre todas as duas bobinas adjacentes 72a. Os enrolamentos (não mostrados), correspondentes aos pontos neutros das bobinas 72a, são acomodados em capas de isolamento, e são inseridos nos espaços interbobina S2, que são os espaços entre todas duas bobinas adjacentes 72a.(2-1-2) Isolador
[0056] A figura 5 é uma vista superior do isolador 62 fixado à superfície de extremidade de lado superior da bobina do estator 61. O isolador 62 é um corpo de isolamento fixado às duas superfícies de extremidade de direção vertical da bobina do estator 61. O isolador 62 é moldado de, por exemplo, um polímero de cristal líquido (LCP), poli- butileno tereftalato (PBT), sulfeto de polifenileno (PPS), uma poliimida, um poliéster, ou outra resina altamente resistente ao calor.
[0057] O isolador 62 tem uma parte anular 62a e seis partes proje- tantes 62b, conforme mostrado na figura 5. A parte anular 62a está em contato com a superfície de extremidade superior da parte tubular 71 do núcleo de estator 61. As partes projetantes 62b se projetam de uma superfície periférica interna da parte anular 62a radialmente para dentro a partir da parte anular 62a. cada uma das partes projetantes 62b está em contato com a superfície de extremidade superior dos dentes 72 do núcleo de estator 61. O isolador 62 isola o núcleo de estator 61 e os enrolamentos 64 das bobinas 72a. A descrição dada acima pode também ser aplicada ao isolador 63 fixado à superfície de extremidade de lado inferior do núcleo de estator 61.
[0058] A figura 6 é uma vista ampliada do isolador 62 mostrado na figura 4. A figura 6 também mostra a parte de invólucro de tambor 11 do invólucro 10. Conforme mostrado na figura 6, uma superfície periférica externa 62d do isolador 62 está em contato com os fios de cruzamento 65. Uma folha de isolamento 66 é disposta entre a superfície periférica externa 62d do isolador 62 e uma superfície periférica interna 11a da parte de invólucro de tambor 11. Os fios de cruzamento 65 estão posicionados entre a folha de isolamento 66 e a superfície periférica externa 62d do isolador 62. Especificamente, a folha de isolamento 66 é disposta entre os fios de cruzamento 65 e o invólucro 10, impedindo conexão elétrica entre os fios de cruzamento 65 e o invólucro 10. A figura 3 mostra os fios de cruzamento 65 e a folha de isolamento 66 como regiões hachuradas.
[0059] A figura 7 é uma vista sumária da folha de isolamento 66. A folha de isolamento 66 é tubular na forma. O material que constitui a folha de isolamento 66 é um corpo de isolamento produzido de resina, etc. Por exemplo, a folha de isolamento 66 é produzida por formação de uma película de resina retangular em uma configuração arredondada, e moldagem da película em uma forma tubular. A película de resina é, por exemplo, de 0,1-1,0 mm de espessura. O diâmetro da forma tubular da folha de isolamento 66 é ajustado entre o diâmetro da superfície periférica externa 62d do isolador 62 e o diâmetro da superfície periférica interna 11a da parte de invólucro de tambor 11. Neste caso, a inserção da folha de isolamento tubular 66 na folga entre a superfície periférica externa 62d do isolador 62 e a superfície periférica interna 11a da parte de invólucro de tambor 11 de cima do isolador 62, torna possível dispor a folha de isolamento 66 entre os fios de cruzamento 65 e o invólucro 10.
[0060] A folha de isolamento 66 é disposta entre o invólucro 10 e o isolador 62 fixado à superfície de extremidade de lado superior do núcleo de estator 61; contudo, nos casos em que os fios de cruzamento 65 são dispostos abaixo do núcleo de estator 61, a folha de isolamento 66 pode ser disposta entre o invólucro 10 e o isolador 63 fixada à superfície de extremidade de lado inferior do núcleo de estator 61.(2-2) Rotor
[0061] O rotor 52 está ligado ao eixo de manivelas 17, que passa verticalmente através do centro rotacional do rotor 52. O rotor 52 é conectado ao mecanismo de compressão 15 com o eixo de manivelas 17 interposto entre eles. O rotor 52 tem um núcleo do rotor 52a configurado de uma pluralidade de placas de metal que são empilhadas na direção vertical, e uma pluralidade de magnetos 52b embutidos no núcleo do rotor 52a, conforme mostrado na figura 1. Os magnetos 52b são dispostos a intervalos iguais ao longo da direção circunferencial do núcleo do rotor 52a.(3) Operação do compressor
[0062] O acionamento do motor de acionamento 16 faz com que o rotor 52 gire, e o eixo de manivelas 17 gire axialmente. Devido a rota- ção axial do eixo de manivelas 17, o pistão 21 do mecanismo de compressão 15 realiza um movimento orbital na câmara de compressão 40 sobre o eixo rotacional do eixo de manivelas 17. O movimento orbital do pistão 21 faz com que os volumes da câmara de admissão e da câmara de descarga que constituem a câmara de compressão 40 variem. Um refrigerante de gás de baixa pressão é, desse modo, levado na câmara de admissão da câmara de compressão 40 a partir do tubo de admissão 19. O volume da câmara de admissão é reduzido pelo movimento orbital do pistão 21; como um resultado, o refrigerante é comprimido, e a câmara de admissão torna-se uma câmara de descarga. O refrigerante de gás de alta pressão comprimido é descarregado a partir da câmara de descarga no espaço de alta pressão SI. O refrigerante comprimido descarregado passa verticalmente para cima através da folga de ar, que é o espaço entre o estator 51 e o rotor 52. O refrigerante comprimido é, em seguida, descarregado para fora do invólucro 10 a partir do tubo de descarga 20. O refrigerante comprimido pelo compressor rotativo 101 é, por exemplo, R410A, R22, R32, ou dióxido de carbono.
[0063] O óleo lubrificante que se acumulou na parte de reservatório de óleo 10a na parte de fundo do invólucro 10 é suprido à partes de deslizamento do mecanismo de compressão 15, etc. O óleo lubrificante suprido às partes de deslizamento do mecanismo de compressão 15 escoa na câmara de compressão 40. Na câmara de compressão 40, o óleo lubrificante é formado em gotículas de óleo finas que são misturadas no gás refrigerante. Portanto, o refrigerante comprimido descarregado a partir do mecanismo de compressão 15 inclui o óleo lubrificante. Algum do óleo lubrificante incluído no refrigerante comprimido se separa a partir do refrigerante devido a força centrífuga ou similar causada pelo fluxo do refrigerante no espaço de alta pressão SI acima do motor de acionamento 16, e adere à superfície periférica interna do invólucro 10. O óleo lubrificante que foi aderido à superfície periférica interna do invólucro 10 descende ao longo da superfície periférica interna do invólucro 10, e alcança uma posição na altura da superfície superior do estator 51 do motor de acionamento 16. O óleo lubrificante, em seguida, descende através dos cortes de núcleo 73 do núcleo de estator 61. O óleo lubrificante que descendeu através dos cortes de núcleo 73 finalmente retorna à parte de reservatório de óleo 10a.(4) Características
[0064] O compressor rotativo 101 compreende o motor de acionamento 16 tendo as bobinas de enrolamento concentradas. Os enrolamentos 64 de cada uma das bobinas 72a são conectados entre si, via os fios de cruzamento 65. Os fios de cruzamento 65 são dispostos de modo a serem enrolados sobre o isolador 62, que está posicionado acima do estator 51, enquanto que em contato com a superfície periférica externa 62d do isolador 62.
[0065] A folha de isolamento 66 é disposta entre os fios de cruzamento 65 e a parte de invólucro de tambor 11 do invólucro.
[0066] A folha de isolamento tubular 66 é disposta por inserção entre a superfície periférica externa 62d do isolador 62 e a superfície periférica interna 11a da parte de invólucro de tambor 11. A folha de isolamento 66 é um membro de isolamento para prevenção de conexão elétrica entre os fios de cruzamento 65 e o invólucro 10.
[0067] Em casos em que nenhuma folha de isolamento 66 é disposta, a distância entre os fios de cruzamento 65 e o invólucro 10 deve ser ajustada igual a ou maior do que uma distância legalmente estipulada, de modo a isolar adequadamente os fios de cruzamento 65 e o invólucro 10 entre si. Em tal caso, é difícil reduzir a espessura de um yoke traseiro, que é uma porção tórica no lado externo do estator 51.
[0068] Contudo, no compressor rotativo 101, a disposição da folha de isolamento 66 entre os fios de cruzamento 65 e o invólucro 10 torna possível reduzir a distância entre os fios de cruzamento 65 e o invólucro 10. Isto torna possível reduzir a espessura do yoke traseiro do estator 51, e tornar o motor de acionamento 16 mais compacto. Especificamente, o uso de uma folha de isolamento 66 torna possível tornar o compressor rotativo 101 mais compacto. Mesmo quando a folha de isolamento 66 é moldada de um membro de isolamento delgado, e a temperatura da folha de isolamento 66 se eleva durante a operação do compressor rotativo 101, a folha de isolamento 66 não tem uma grande quantidade de calor. Portanto, a folha de isolamento 66 não exerce efeito substancialmente adverso na operação do motor de acionamento 16. Consequentemente, o compressor rotativo 101 pode ser feito mais compacto sem redução da eficiência do motor de acionamento 16.
[0069] Adicionalmente, a folha de isolamento 66 tem uma forma tubular tendo somente uma superfície lateral 30, conforme mostrado na figura 7. Portanto, a inserção da folha de isolamento 66 na folga entre a superfície periférica externa 62d do isolador 62 e a superfície periférica interna 11a da parte de invólucro de tambor 11 de cima do isolador 62, torna possível dispor a folha de isolamento 66 entre os fios de cruzamento 65 e o invólucro 10. Consequentemente, desde que a folha de isolamento 66 pode prontamente ser disposta, o compressor rotativo 101 pode ser feito simplesmente mais compacto.
[0070] A folha de isolamento 66 é, de preferência, moldada de um material termo retrátil.
[0071] Especificamente, a folha de isolamento 66 é, de preferência, moldada de um corpo de isolamento tendo propriedades termorre- tráteis. Neste caso, aquecimento e retração da folha de isolamento tubular 66 após disposição da folha de isolamento 66 por inserção entre os fios de cruzamento 65 e o invólucro 10 tornam possível segurar a folha de isolamento 66 ao isolador 62.
[0072] Consequentemente, o uso da folha de isolamento termo retrátil 66 torna possível segurar prontamente a folha de isolamento 66 ao motor de acionamento 16.(5) Modificações(5-1) Modificação A
[0073] Na presente concretização, a folha de isolamento 66 tem uma forma tubular tendo somente uma superfície lateral, conforme mostrado na figura 7. A figura 8 é uma vista sumária da folha de isolamento 66 de acordo com a presente modificação. Conforme mostrado na figura 8, a folha de isolamento 66 pode ser tubular em forma, e pode ter abas 66a que se projetam de uma extremidade inferior da forma tubular. As abas 66a da folha de isolamento 66 são porções intercaladas entre o estator 51 e o isolador 62. A figura 9 é uma vista que, na presente modificação, corresponde à figura 6. A figura 9 mostra a folha de isolamento 66 tendo as abas 66a intercaladas entre uma superfície de extremidade superior do estator 51, e uma superfície de fundo do isolador 62.
[0074] Na presente modificação, a folha de isolamento 66 é disposta entre os fios de cruzamento 65 e o invólucro 10, enquanto que as abas 66a da folha de isolamento 66 são inseridas entre o estator 51 e o isolador 62. Devido às abas 66a da folha de isolamento 66 serem intercaladas entre o estator 51 e o isolador 62, as abas 66a impedem a folha de isolamento 66 de separar-se do estator 51. Consequentemente, na presente modificação, a provisão das abas 66a à folha de isolamento 66 torna possível segurar prontamente a folha de isolamento 66 ao motor de acionamento 16.(5-2) Modificação B
[0075] Na presente concretização, a folha de isolamento 66 tem uma forma tubular tendo somente uma superfície lateral, conforme mostrado na figura 7. A figura 10 é uma vista sumária da folha de iso- lamento 66, de acordo com a presente modificação. Conforme mostrado na figura 10, a folha de isolamento 66 pode ter uma parte anular 66b intercalada entre o estator 51 e o isolador 62 ao longo da circunferência total do estator 51. A figura 10 é um vista de desenvolvimento da folha de isolamento 66 antes da folha de isolamento 66 ser fixada ao estator 51. A folha de isolamento 66 tem a parte anular 66b, e uma pluralidade de partes projetantes 66c que se projetam para fora a partir da parte anular 66b. Conforme mostrado na figura 10, as partes proje- tantes 66c podem ser formadas por criação de entalhes 66d ao longo da direção radial da parte anular 66b, os entalhes sendo criados em regiões no lado externo da parte anular 66b. Os entalhes 66d são providos a intervalos iguais ao longo da direção circunferencial da parte anular 66b. A figura 11 é uma vista que, na presente modificação, corresponde a figura 6. A figura 11 mostra a folha de isolamento 66 tendo uma parte anular 66b intercalada entre uma superfície de extremidade superior do estator 51, e uma superfície de fundo do isolador 62.
[0076] Na presente modificação, as partes projetantes 66c da folha de isolamento 66 são dispostas entre os fios de cruzamento 65 e o invólucro 10, enquanto que a parte anular 66b da folha de isolamento 66 é inserida entre o estator 51 e o isolador 62, conforme mostrado na figura 11.
[0077] As partes projetantes 66c da folha de isolamento 66 são posicionadas entre os fios de cruzamento 65 e o invólucro 10. As partes projetantes 66c ficam de pé com relação à parte anular 66b. Devido a parte anular 66b da folha de isolamento 66 ser intercalada entre o estator 51 e o isolador 62, a parte anular 66b impede a folha de isolamento 66 de se separar a partir do estator 51. Consequentemente, na presente modificação, a provisão da parte anular 66b e das partes pro- jetantes 66c à folha de isolamento 66 torna possível segurar prontamente a folha de isolamento 66 ao motor de acionamento 16.
[0078] Na presente modificação, não é necessário formar os entalhes 66d na folha de isolamento 66. Mesmo em tal caso, é possível segurar a folha de isolamento 66 ao motor de acionamento 16, tal que a parte anular 66b é intercalada entre o estator 51 e o isolador 62, e tal que as partes projetantes 66c são dispostas entre os fios de cruzamento 65 e o invólucro 10.(5-3) Modificação C
[0079] Na presente concretização, a folha de isolamento 66 é disposta entre o isolador 62 e a parte de invólucro de tambor 11 do invólucro 10. A figura 12 é uma vista que, na presente modificação, corresponde a figura 6. Conforme mostrado na figura 12, o isolador 62 pode ter uma parte projetante 62e que se projeta em direção à superfície periférica interna 11a da parte de invólucro de tambor 11. A folha de isolamento 66 é disposta entre o isolador 62 e a parte de invólucro de tambor 11, e também entre o estator 51 e a parte projetante 62e.
[0080] Na presente modificação, a folha de isolamento 66 é disposta entre o isolador 62 e a parte de invólucro de tambor 11. Conforme mostrado na figura 12, a folha de isolamento 66 é disposta abaixo da parte projetante 62e do isolador 62, e acima da superfície de extremidade superior do estator 51. A parte projetante 62e do isolador 62 impede a folha de isolamento 66 de cair fora da folga entre o isolador 62 e a parte de invólucro de tambor 11. Consequentemente, na presente modificação, a folha de isolamento 66 pode ser efetivamente impedida de se separar do motor de acionamento 16.(5-4) Modificação D
[0081] Na presente concretização, a folha de isolamento 66 é disposta entre o isolador 62 e a parte de invólucro de tambor 11 do invólucro 10. A figura 13 é uma vista que, na presente modificação, corresponde a figura 6. Conforme mostrado na figura 13, um membro de fixação da folha 62f pode ser disposto entre o isolador 62 e a parte de invólucro de tambor 11. O membro de fixação da folha 62f é independente do isolador 62. O membro de fixação da folha 62f pode ser capaz de ser fixado ao isolador 62. A folha de isolamento 66 é disposta entre o isolador 62 e a parte de invólucro de tambor 11, e também entre o estator 51 e o membro de fixação da folha 62f.
[0082] Na presente modificação, a folha de isolamento 66 é disposta entre o isolador 62 e a parte de invólucro de tambor 11. Conforme mostrado na figura 13, a folha de isolamento 66 é disposta abaixo do membro de fixação da folha 62f, e acima da superfície de extremidade superior do estator 51. O membro de fixação da folha 62f impede a folha de isolamento 66 de cair fora da folga entre o isolador 62 e a parte de invólucro de tambor 11. Consequentemente, na presente modificação, a folha de isolamento 66 pode ser efetivamente impedida de se separar do motor de acionamento 16.(5-5) Modificação E
[0083] Na presente concretização, a folha de isolamento 66 é configurada de uma folha única; contudo, a folha de isolamento 66 pode, ao invés, ser configurada de uma pluralidade de folhas. Por exemplo, a folha de isolamento 66 pode ser disposta, tal que uma pluralidade de membros de isolamento em forma de película que constituem a folha de isolamento 66 são inseridos em uma folga entre os fios de cruzamento 65 e o invólucro 10 de cima do isolador 62, e os fios de cruzamento 65 são isolados a partir do invólucro 10 através da totalidade da folga.(5-6) Modificação F
[0084] Na presente concretização, o compressor rotativo 101 é usado como um compressor compreendendo o motor de acionamento 16 no qual a folha de isolamento 66 é disposta entre os fios de cruzamento 65 e o invólucro 10; contudo, um compressor de espiral e um compressor alternativo, etc., podem ser usados ao invés.
[0085] Adicionalmente, na presente concretização, o motor de acionamento 16 tem bobinas de enrolamento concentradas; contudo, bobinas de enrolamento distribuídas em que enrolamentos de bobina são enrolados através de uma pluralidade dos dentes 72, podem ser usadas ao invés.APLICABILIDADE INDUSTRIAL
[0086] O compressor, de acordo com a presente invenção, pode ser feito mais compacto, enquanto que assegura a eficiência do motor. LISTA DE SINAIS DE REFERÊNCIA10 Invólucro15 Mecanismo de compressão16 Motor de acionamento (motor)51 Estator62 Isolador62e Parte projetante62f Membro de fixação da folha64 Enrolamento65 Fio de cruzamento66. Folha de isolamento66a Aba66b Parte anular72 Dentes101 Compressor rotativo (compressor)
LISTA DE CITAÇÃOLITERATURA DE PATENTE
[0087] Documento de Patente 1: Pedido de Patente Aberto ao Público Japonês No. 2002-44892
[0088] Documento de Patente 2: Pedido de Patente Aberto ao Público Japonês No. H05-146106

Claims (5)

1. Compressor (101) que compreende:um invólucro (10);um mecanismo de compressão (15) disposto dentro do re-vestimento; eum motor (16) disposto no interior do invólucro, o motor acionando o mecanismo de compressão,o motor sendo um motor de enrolamento concentrado com um estator (51) que tem uma pluralidade de dentes (72) e um isolador (62) adjacente ao estator, enrolamentos (64) sendo enrolados nos dentes com o isolador interposto entre elas, a superfície periférica externa (62d) do isolador está em contato com os fios cruzados (65) dos enrolamentos;caracterizado poruma folha de isolamento (66) disposta entre a superfície pe-riférica externa do isolador e a superfície periférica interna (11a) do invólucro e também entre o invólucro e os fios cruzados, de modo que os fios cruzados sejam posicionados entre a folha isolante e o superfície periférica externa do isolador;em que a folha de isolamento é de forma tubular; ea folha de isolamento tem abas (66a) imprensadas entre o estator e o isolador.
2. Compressor, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a folha de isolamento é moldada a partir de um material termoretrátil.
3. Compressor (101) que compreende:um invólucro (10);um mecanismo de compressão (15) disposto dentro do re-vestimento; eum motor (16) disposto no interior do invólucro, o motor acionando o mecanismo de compressão,o motor sendo um motor de enrolamento concentrado com um estator (51) que tem uma pluralidade de dentes (72) e um isolador (62) adjacente ao estator, enrolamentos (64) sendo enrolados nos dentes com o isolador interposto entre elas, a superfície periférica externa (62d) do isolador está em contato com os fios cruzados (65) dos enrolamentos;caracterizado poruma folha de isolamento (66) disposta entre a superfície pe-riférica externa do isolador e a superfície periférica interna (11a) do invólucro e também entre o invólucro e os fios cruzados, de modo que os fios cruzados sejam posicionados entre a folha isolante e o superfície periférica externa do isolador;em que a folha de isolamento tem uma parte anular (66b) imprensada entre o estator e o isolador em toda a circunferência do estator.
4. Compressor (101) caracterizado que compreende:um invólucro (10);um mecanismo de compressão (15) disposto dentro do re-vestimento; eum motor (16) disposto no interior do invólucro, o motor acionando o mecanismo de compressão,o motor sendo um motor de enrolamento concentrado com um estator (51) que tem estator, enrolamentos (64) sendo enrolados nos dentes com o isolador interposto entre elas, a superfície periférica externa (62d) do isolador está em contato com os fios cruzados (65) dos enrolamentos;caracterizado poruma folha de isolamento (66) disposta entre a superfície periférica externa do isolador e a superfície periférica interna (11a) do invólucro e também entre o invólucro e os fios cruzados, de modo que os fios cruzados sejam posicionados entre a folha isolante e o superfície periférica externa do isolador;em que o isolador tem uma parte saliente (62e) saliente em direção ao revestimento; ea folha de isolamento também está disposta entre o estator e a parte saliente.
5. Compressor (101) que compreende:um invólucro (10);um mecanismo de compressão (15) disposto dentro do re-vestimento; eum motor (16) disposto no interior do invólucro, o motor acionando o mecanismo de compressão,o motor sendo um motor de enrolamento concentrado com um estator (51) que tem uma pluralidade de dentes (72) e um isolador (62) adjacente ao estator, enrolamentos (64) sendo enrolados nos dentes com o isolador interposto entre elas, a superfície periférica externa (62d) do isolador está em contato com os fios cruzados (65) dos enrolamentos;caracterizado por;uma folha de isolamento (66) disposta entre a superfície pe-riférica externa do isolador e a superfície periférica interna (11a) do invólucro e também entre o invólucro e os fios cruzados, de modo que os fios cruzados sejam posicionados entre a folha isolante e o superfície periférica externa do isolador; eum membro de fixação de folha (62f) disposto entre o isolador e o revestimento;em que a folha de isolamento também é disposta entre o estator e o membro de fixação da folha.
BR112016012145-7A 2013-12-02 2014-12-02 Compressor BR112016012145B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2013-249160 2013-12-02

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112016012145B1 true BR112016012145B1 (pt) 2021-12-28

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2672008T3 (es) Compresor
JP6667048B2 (ja) クラスタ組立体及びそれを含む電動式圧縮機
US6595760B2 (en) Stator assembly for a refrigerant compressor having coils wound to the stator teeth
ES2668363T3 (es) Motor y compresor
CN104079096B (zh) 定子、设置有该定子的旋转电机、以及该定子的制造方法
CN103573578A (zh) 电动压缩机
JP2008211873A (ja) ステータ、モータおよび圧縮機
CN107534363A (zh) 内燃机用旋转位置检测装置及内燃机用旋转电机
US20220166270A1 (en) Motor, compressor, and air conditioner
JP2018033197A (ja) インバータ一体形回転電機
BR112016012145B1 (pt) Compressor
JP2016217291A (ja) 電動コンプレッサ及びその製造方法
JP2008148526A (ja) モータ用のステータ、モータおよび圧縮機
WO2019224979A1 (ja) ステータ及びそのステータを備えた電動機
JP2016073137A (ja) ステータおよびモータ
JP6760182B2 (ja) 電動圧縮機
JP2014171333A (ja) モータおよび圧縮機
JP2002235666A (ja) 密閉形圧縮機
JP2011030297A (ja) インシュレータ、モータ、圧縮機及び空気調和機
WO2022264318A1 (ja) 圧縮機用電動機、圧縮機、冷凍サイクル装置及び圧縮機用電動機の製造方法
JP2015116086A (ja) 回転電機、および車載用電動圧縮機
JP2021124016A (ja) 圧縮機
JP6102684B2 (ja) 回転電機の固定子およびその回転電機の固定子を備えた車載用電動圧縮機
JP2018011394A (ja) インシュレータ、および、インシュレータの製造方法
JP2015220964A (ja) モータおよび圧縮機