BR112015030504B1 - Montagem de cabina de veículo e método para montar a mesma - Google Patents

Montagem de cabina de veículo e método para montar a mesma Download PDF

Info

Publication number
BR112015030504B1
BR112015030504B1 BR112015030504-0A BR112015030504A BR112015030504B1 BR 112015030504 B1 BR112015030504 B1 BR 112015030504B1 BR 112015030504 A BR112015030504 A BR 112015030504A BR 112015030504 B1 BR112015030504 B1 BR 112015030504B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
panel
panels
frame
assembly
vehicle
Prior art date
Application number
BR112015030504-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112015030504A2 (pt
Inventor
Tiziano Salvini
Original Assignee
Cnh Industrial Italia S.P.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cnh Industrial Italia S.P.A. filed Critical Cnh Industrial Italia S.P.A.
Priority claimed from PCT/EP2014/061490 external-priority patent/WO2014195316A1/en
Publication of BR112015030504A2 publication Critical patent/BR112015030504A2/pt
Publication of BR112015030504B1 publication Critical patent/BR112015030504B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Body Structure For Vehicles (AREA)

Abstract

montagem de cabina de veículo. trata-se de uma montagem de cabina de veículo (60) que compreende um quadro interno (10) que inclui uma pluralidade de membros rígidos (11, 12, 13, 14, 16, 17, 18, 19, 21, 22 e 23) que são presos rigidamente uns aos outros; e uma pluralidade de painéis de forro que obscurecem o quadro e envolvem o mesmo ininterruptamente em pelo menos um plano. os painéis de forro são sustentados na parte externa do quadro (10) e definem uma pluralidade de bordas de painel mutuamente contíguas ao longo das quais os painéis de forro são vedados uns aos outros para definir uma pluralidade de juntas à prova de clima da cabina.

Description

[001]A invenção refere-se a uma montagem de cabina de veículo. A invenção se refere, ainda, a um método para fabricar tal montagem; e um veículo que inclui uma montagem de cabina conforme definido no presente documento.
[002]Muitos projetos de veículo incluem uma cabina que, bem se sabe, é um compartimento oco que fornece proteção para um operador do veículo principalmente contra fenômenos de clima adversos e, também, em muitos casos, fornece ainda, proteção contra acidentes. A cabina tipicamente fornece uma montagem para um assento para p operador juntamente com montagens para vários controles de mãos e pés do veículo.
[003]Uma típica cabina é, essencialmente, uma passagem delimitada que define um interior oco. A cabina, em geral, tem uma ou mais portas que podem ser abertas, permitindo que o operador acesse o lado interno e o externo da cabina e janelas transparentes que, frequentemente, também podem ser abertas.
[004]Os exemplos de veículos que têm cabinas incluem, mas sem limitação, veículos agrícolas, tais como tratores, carregadores, ceifadeiras, aspersores de safra e veículos de campo de múltiplas finalidades com cabina de avanço/controle de avanço. Outros tipos de veículo que têm cabinas similares incluem carregadores de retroescavadeira, escavadora, guindaste e outros veículos industriais de construção, além de veículos especializados, tais como moto de neve, máquinas de ordenação de pista e tratores florestais.
[005]A invenção é aplicável em todos esses tipos de veículo e tem uma utilidade particular em um trator agrícola que tem duas rodas conduzidas traseiras de grande diâmetro e rodas direcionáveis frontais menores montadas em um quadro de veículo.
[006]Em tal trator, a cabina do operador, normalmente, é posicionada entre as rodas traseiras, que posteriormente, se estendem um pouco de modo ascendente pelos lados da cabina. Como um resultado, o operador de um trator agrícola está posicionado relativamente alto acima do solo com uma boa visibilidade ao redor de toda a cabina através de janelas transparentes frontal, traseira e laterais. A cabina fornece proteção ao operador contra impactos com, por exemplo, galhos e outros objetos que se projetam em direção ao trator acima dos topos das rodas traseiras e as rodas em si fornecem uma proteção contra impactos laterais. Em um trator agrícola moderno, a cabina é produzida como uma unidade, fabricando-se, primeiramente, um quadro de metal que define as bordas de um espaço semelhante a uma caixa. Os elementos que constituem o quadro são tubos de metal (por exemplo, aço) que são soldados uns aos outros em suas extremidades.
[007]Uma vez que o quadro é construído, diversos painéis são presos ao quadro para fechar os espaços definidos pelos tubos e, assim, criam o espaço delimitado que é o interior da cabina.
[008]Os painéis são formados de modo a incluir passagens para portas da cabina. As portas são presas ao quadro com o uso de dobradiças e, assim, podem ser abertas e fechadas em suas passagens.
[009]Os painéis também incluem espaços vazios que se destinam a receber painéis de janela transparentes que podem ser produzidos a partir de vidro ou (comumente na atualidade) um material polimérico transparente.
[010]Após a construção das partes básicas da cabina, conforme descrito, os componentes do lado interno, tais como o assento e os consoles de controle, podem ser presos no interior do espaço delimitado. Essas partes internas podem ser adicionadas em vários momentos durante a construção da cabina, dependendo do projeto de trator que é considerado.
[011]Tipicamente, a cabina é produzida como uma unidade independente que é aparafusada ao quadro de trator durante a montagem das partes do trator.
[012]O método existente para produzir uma cabina de trator conforme descrito é associado a diversas desvantagens.
[013]Dentre as mesmas, possivelmente a mais significativa, é o fato de que os elementos do quadro são usados como bordas de dado para a montagem dos painéis. Isso significa primeiramente que as bordas dos painéis são vedadas aos elementos de quadro uma vez que os painéis são montados no quadro. Em outras palavras, o quadro serve tanto para uma função de localização para os painéis quanto uma função de sustentação de massa.
[014]As tolerâncias de fabricação inerentes à construção do quadro, entretanto, significam que há uma variabilidade significativa nas posições das bordas dos tubos ao longo das quais a vedação dos painéis ocorre. Além disso, os perfis dos tubos, frequentemente, são circulares, o que significa que a superfície disponível para propósitos de vedação é pequena. Esses fatores significam que o efeito de vedação é inconsistente e não confiável, com o resultado de que os painéis podem admitir água em locais ao redor da cabina. Em um trator agrícola, que se destina a operar em todas as condições climáticas, isso é uma desvantagem específica.
[015]Ademais, o processo de montagem da cabina de acordo com o método da técnica anterior é ineficiente parcialmente devido às imprecisões descritas nas posições das bordas de dado dos elementos de quadro. Um instalador que bisca montar tal cabina pode demorar um período de tempo considerável ao tentar vedar as bordas do painel. Até mesmo se o instalador obtiver sucesso na vedação dos painéis, o resultado não é atraente devido ao fato de que os vãos entre os painéis variam de um lugar para o outro ao redor da cabina, de modo que o fornecimento de vãos de painel uniformes seja um objetivo particularmente desejável no projeto automotivo.
[016]O uso dos tubos do quadro da maneira descrita significa, adicionalmente, que pelo menos algumas partes dos tubos permanecem expostas no lado externo da cabina. Isso, por sua vez, significa, primeiramente, que os tubos do quadro, que tipicamente são produzidos a partir de aços de grau automotivo que são propensos à ferrugem, devem ser lixados nas proximidades das soldas que os une, a fim de remover o material de solda visualmente indesejável. Ademais, os tubos, devido ao fato de serem visíveis, não apenas devem ser blindados contra a oxidação, por exemplo, com o uso de um processo de revestimento de eletroforese, mas também devem ser pintados com um acabamento que seja compatível com o acabamento dos painéis. Todas essas etapas são demoradas e dispendiosas.
[017]Como um resultado da necessidade de que pelo menos uma parte do quadro seja visível e devido ao fato de ser uma parte do lado externo da cabina, a liberdade de um projetista de veículo para variar a aparência da cabina é limitada, devido ao fato de que determinadas linhas e formatos das bordas do painel devem estar em conformidade com os formatos dos elementos de quadro.
[018]Contudo, uma desvantagem adicional de projetos de cabina existentes é que a necessidade de fornecer pontos de dado da fixação de painéis significa que alguns dos elementos de quadro são tubos que têm cortes transversais personalizados a fim de apresentar superfícies às quais os painéis podem ser vedados. Esses tipos de tubo são dispendiosos para fabricar.
[019]Diversas propostas foram realizadas na técnica anterior para conectar os painéis aos quadros de cabina de veículo. No documento U.S. 201 10121609 A1, um quadro de cabina de metal é aumentado por conectores e pontos de fixação que são ajustáveis em uma orientação relativa aos conectores. Essa disposição, entretanto, soluciona apenas parcialmente o problema de variabilidade da construção do quadro de base visto que busca, principalmente, apresentar os painéis de uma maneira atraente em que os vãos de painel são consistentes. O documento AU 2512877 A é outro exemplo de um projeto de cabina em que os painéis são presos a um quadro de base.
[020]De acordo com a invenção em um primeiro aspecto, é fornecida uma montagem de cabina de veículo que compreende um quadro interno que inclui uma pluralidade de membros rígidos que são presos rigidamente uns aos outros; e uma pluralidade de painéis de forro que obscurece o quadro e envolve o mesmo de modo ininterrupto em pelo menos um plano, em que os painéis de forro são sustentados no exterior do quadro e definem uma pluralidade de bordas de painel mutuamente contíguas ao longo das quais os painéis de forro são vedados uns aos outros para definir uma pluralidade de juntas à prova de clima da cabina.
[021]Tal disposição exibe diversas vantagens em relação à técnica anterior.
[022]A primeira das mesmas é que através das bordas de painel mutuamente contíguas ao longo das quais os painéis são vedados uns aos outros, a função de vedação da cabina é removida totalmente do quadro de cabina de metal que, portanto, posteriormente precisa principalmente sustentar a massa dos painéis sem nenhuma exigência adicional para fornecer uma borda de vedação que deve ser precisamente localizada.
[023]Isso significa que os problemas de uma vedação insatisfatória da técnica anterior são eliminados. Ademais, visto que os membros de quadro não precisam apresentar superfícies de vedação, não é importante que as superfícies externas sejam adequadas para agir como superfícies de vedação. Isso, por sua vez, significa que os membros de quadro podem ser tubos cujos cortes transversais são adequados para suas funções como elementos de retificação e enrijecimento na construção da cabina. Portanto, mais dos membros de quadro e, em alguns casos, todos os membros de quadro, podem ser produzidos a partir do mesmo corte transversal de tubo, sem comprometer a blindagem contra o clima da cabina.
[024]Em segundo lugar, o recurso dos painéis de forro que obscurecem o quadro e envolvem o mesmo ininterruptamente em pelo menos um plano significa que o quadro é (a) obscurecido visualmente e (b) protegido pelos painéis de forro contra danos tanto de impactos quanto do clima.
[025]Na prática, exceto em locais que incluem espaços vazios a fim de acomodar os painéis de vidraça, os painéis de forro envolvem o quadro essencialmente de modo ininterrupto a partir pelo menos do topo para o fundo e da parte frontal para a parte traseira do quadro, com o resultado de que a maior parte, se não todo o quadro, é obscurecido e protegido. O termo "ininterruptamente" como usado no presente documento, portanto, se destina a incluir uma disposição de painéis que, exceto pela presença dos espaços vazios, seria contínuo ao redor do quadro e que após a instalação de um ou mais painéis de vidraça nos espaços vazios, de fato com os painéis de vidraça, define uma disposição de painel ininterrupta.
[026]Independentemente da maneira exata em que os painéis são ininterruptos pelo menos no plano mencionado anteriormente, esse recurso da invenção significa que em qualquer que seja tal plano ininterrupto, os membros de quadro não estão visíveis ou expostos no lado externo da cabina.
[027]Uma vantagem adicional da montagem da invenção é que a aparência dos painéis de forro não precisa se compatível com os membros rígidos de nenhuma forma. Isso significa que um projetista de veículo tem mais liberdade do que no caso das montagens de cabina da técnica anterior para variar os projetos de painel.
[028]Dessa forma, um quadro comum pode ser empregado em uma variedade de cabinas destinadas a aparecer externamente diferentes entre si, reduzindo adicionalmente, assim, o custo da produção do veículo.
[029]A montagem também reduz a quantidade de componentes que devem ser soldados em conjunto em 20 a 40% em comparação com as cabinas que são atualmente produzidas.
[030]Ademais, preferencialmente, pelo menos uma maior parte dos membros rígidos são membros tubulares de metal, em que todos são do mesmo corte transversal. Esse recurso, derivado do fato de que os membros rígidos do quadro não precisam fornecer, na montagem da invenção, superfícies de vedação para os painéis, reduz significativamente o custo do quadro em comparação com as disposições da técnica anterior.
[031]Como um resultado da natureza oculta dos membros rígidos, preferencialmente, os mesmos são soldados uns aos outros, não são pintados e são revestidos eletroforeticamente, especialmente cataforeticamente. Isso fornece vantajosamente uma quantidade adequada de proteção para os elementos de quadro contra o clima enquanto minimiza o custo da montagem de cabina. Em outras palavras, os membros de quadro não precisam de lixação, pintura ou outro tratamento estético e, em vez disso, precisam apenas de proteção contra o clima.
[032]Outra vantagem da montagem é que a mesma cria boas condições para a vedação dos painéis devido a uma trajetória de forro contínua formada sem nenhuma interrupção. Isso se aplica, especialmente, aos painéis laterais e aos painéis traseiros. Atualmente as cabinas têm as gaxetas de vedação montadas nos painéis de vidro. As gaxetas são, portanto, expostas ao impacto dos galhos quando os tratores trabalham próximos às árvores. Isso não apenas danifica as gaxetas, mas também não é esteticamente agradável. Com o passar do tempo, a força adesiva das gaxetas no vidro diminui e o descolamento pode ocorrer. Na montagem da invenção, as gaxetas são montadas nos painéis e, portanto, são escondidas e protegidas das condições climáticas. Esses painéis formam um perímetro de encaixe e fornecem um aprimoramento estético em relação à técnica anterior. Esses efeitos podem ser adicionalmente melhorados, abrangidos pelo escopo da invenção, através de impressão serigráfica ou ligação de tipo de frita de um perímetro escuro (por exemplo, preto) em quaisquer painéis de vidro ou de polímero transparente que formam uma parte da montagem. Isso fornece uma aparência esteticamente consistente aos painéis e auxilia na blindagem de qualquer adesivo de ligação ou composto de vedação contra a degradação gerada pela exposição à luz ultravioleta.
[033]Em modalidades preferenciais da invenção, os painéis de forro são, cada um, presos ao quadro interno com o uso de um ou mais membros de fixação. Tipicamente, os membros de fixação são parafusos que passam através dos painéis de forro para dentro de orifícios para parafuso nos membros rígidos. Os membros de fixação alternativos que podem ser empregados, entretanto, incluem combinações de porca e cavilha e vários tipos de fecho de detenção que são, em si, conhecidos fixar os painéis. Todas essas disposições permitem a fixação rápida e precisa dos painéis de forro ao quadro.
[034]Preferencialmente, as bordas de painel mutuamente contíguas são ligadas umas às outras através de meio de vedação, especialmente, cola extrusada ou fita biadesiva.
[035]O termo "fita biadesiva" significa uma fita flexível que é adesiva em ambos os lados. Tal fita pode ser dispensada de um carretel ou dispensador durante a fabricação da montagem de cabina, a fim de vedar rápida e firmemente as bordas contíguas dos painéis de forro.
[036]O uso de tal fita é permitido, em parte, devido ao fato de que as bordas contíguas dos painéis de forro não precisam realizar nenhuma função de sustentação de peso significativa. Entretanto, outras formas de material de vedação podem ser usadas na alternativa se for desejado. Tais compostos de vedação podem incluir, por exemplo, vedantes líquidos que podem ser dispensados com o uso de um dispensador, tal como uma pistola de calafetação e podem ser deixados para curar após a dispensação entre as bordas contíguas dos painéis de forro. Convenientemente, os painéis de forro definem pelo menos quatro paredes laterais verticais da cabina, um painel de teto e um painel de fundo. Isso leva à construção da cabina como um confinamento essencialmente cúbico, conforme é convencional na técnica de cabina de trator. Entretanto, outros formatos de cabina são possíveis dentro do escopo da invenção e a invenção não se limita à combinação de painéis de forro descrita no presente documento como uma disposição preferencial. Em algumas modalidades da invenção, menos painéis de forro do que os mencionados podem ser empregados. Isso pode ser particularmente benéfico quando o veículo ao qual a montagem de cabina será encaixada incluir uma plataforma ou outro membro plano que possa servir para a finalidade do membro de fundo descrito no presente documento. Nesse caso, o membro de fundo pode ser omitido da montagem de cabina.
[037]De modo similar, os formatos de confinamento não cúbico podem resultar em mais ou menos paredes laterais do que as especificadas.
[038]Convenientemente, em linha com o princípio descrito acima no presente documento, pelo menos as quatro paredes laterais são presas umas às outras de modo a envolver o quadro ininterruptamente na região entre as partes mais superior e mais inferior das quatro paredes laterais. Como um resultado, os membros rígidos são obscurecidos visualmente em todos os níveis entre o topo e o fundo da montagem de cabina que podem estar abertos à visão humana quando a montagem se destina ao uso, por exemplo, em um trator agrícola. Isso melhora significativamente a estética de tal veículo e, conforme observado, aprimora a liberdade do projetista de veículo para variar a aparência do veículo de um modelo para o outro.
[039]Preferencialmente, as quatro paredes laterais verticais incluem uma parede frontal, uma parede traseira oposta à parede frontal e respectivas paredes laterais dispostas em lados opostos da cabina, de modo a interconectar as paredes frontal e traseira.
[040]Essa configuração das paredes laterais é particularmente adequada quando a montagem de cabina se destina a formar uma parte de um trator agrícola ou qualquer um dentre uma gama de outros veículos, tais como os mencionados no presente documento.
[041]Mais preferencialmente e conforme esboçado acima no presente documento, um ou mais dos painéis de forro incluem, formada em si, uma passagem que é fechada por um painel de vidraça transparente que é presa nas bordas da passagem para o respectivo painel de forro. O painel de forro e o painel de vidraça podem ser produzidos com tolerâncias similares, de modo que o painel de vidraça seja um encaixe preciso na passagem. Como um resultado a fabricação da montagem de cabina pode se tornar rápida e econômica e a vedação do painel de vidraça na passagem é mais eficaz do que nas cabinas de veículo da técnica anterior.
[042]O, ou cada um dos ditos painéis de vidraça é preso, preferencialmente, ao dito painel de forro associado através de um composto de adesivo de vedação. Outros meios para vedar o(s) painel(éis) de vidraça também são possíveis e incluem gaxetas de vedação, cuja natureza será conhecida pela pessoa versada na técnica.
[043]Em modalidades preferenciais da invenção, um ou mais dos painéis de forro incluem, formada em si, uma passagem operável; e a montagem de cabina inclui um painel de porta que pode ser preso de maneira móvel na passagem operável, de modo a permitir sua conversão entre as configurações fechada e aberta. Isso fornece a função conhecida em si, nas paredes de cabina do trator e outros veículos, de fornecimento de entrada e saída por um operador de veículo.
[044]Em uma melhoria desse aspecto da invenção, preferencialmente, a montagem de cabina inclui uma ou mais dobradiças que sustentam de forma móvel o, ou cada um dos ditos painéis de porta relativos à dita passagem operável associada. A, ou cada uma das ditas dobradiças, se estende convenientemente através de uma passagem no dito painel de forro associado e é presa ao quadro.
[045]Dessa forma, o quadro serve para sustentar a massa de quaisquer portas incluídas na montagem de cabina, ainda sem fornecer nenhuma superfície de vedação conforme nas disposições da técnica anterior.
[046]Preferencialmente, cada uma das paredes laterais tem formado em si, um arco de roda. Dessa forma, as paredes laterais podem ser fabricadas como itens de peça única que contêm todos os recursos principais de um lado de cabina de trator. Isso é um contraste com muitos projetos de trator da técnica anterior, em que as paredes laterais precisam, efetivamente, ser fabricadas a partir de seções separadas de porta e de arco de roda.
[047]Uma montagem de cabina de acordo com a invenção, que também inclui um membro de fundo conforme definido no presente documento, preferencialmente, também inclui, dentro do quadro, um membro de piso que se estende genericamente paralelo a e acima do membro de fundo, de modo a definir um espaço vazio entre os membros de fundo e de piso.
[048]Tal disposição permite, vantajosamente, a inclusão de um ou mais subsistemas de veículo no espaço vazio. Qualquer um de tais subsistemas pode ser instalado na montagem de cabina antes que a mesma seja presa a um veículo e, de fato, pode ser testado quanto à operação correta antes que a instalação da montagem de cabina ocorra.
[049]Em uma modalidade particularmente preferencial mas não limitadora da invenção, o subsistema é um sistema de condicionamento de ar, cujas partes operacionais e dutos podem ser convenientemente localizados no espaço vazio durante a fabricação da montagem de cabina. Conforme observado, o sistema de condicionamento de ar pode ser testado antes que a montagem de cabina seja instalada em um trator. O membro de piso pode incluir uma escotilha que pode ser aberta ou pode ser removível para facilitar o trabalho de manutenção no sistema de condicionamento de ar uma vez que o veículo estiver em serviço.
[050]Preferencialmente, o, ou cada um dos painéis de forro é produzido a partir de, ou inclui, um material compósito moldado por chapa (SMC). Tais materiais podem ser moldados com alta precisão, de modo que a precisão do posicionamento das bordas de vedação mutuamente contíguas, conforme definido no presente documento, possa ser assegurada. Os materiais de SMC também permitem a moldagem integral de recursos, tais como o arco de roda mencionado no presente documento como uma parte de cada parede lateral; e, além disso, vários recursos, tais como protuberâncias e reentrâncias de fixação, permitem o acabamento da montagem de cabina através da adição de painéis aparados, para-choques e partes internas, tais como consoles de controle. Os materiais de SMC também exibem uma baixa expansão térmica, que é importante devido à fixação rígida ao quadro.
[051]Em um segundo amplo aspecto da invenção, é fornecido um método para montar uma montagem de cabina de veículo de acordo com a invenção, conforme definido no presente documento, que compreende as etapas de formar o quadro de metal interno; prender os painéis de forro ao mesmo com o uso de respectivos fixadores que interconectam os painéis de forro e o quadro de metal interno; e vedar, com o uso de uma fita biadesiva de vedação, as bordas de painel mutuamente contíguas resultantes.
[052]Tal método, conforme observado, é econômico, rápido, confiável e preciso.
[053]O método da invenção também inclui adicionalmente, de preferência, prender pelo menos um painel de vidraça transparente em uma passagem formada em um dito painel de forro com o uso de um composto de adesivo de vedação para ligar as bordas do painel de vidraça às bordas da passagem.
[054]Um aspecto opcional e adicional do método da invenção inclui usar uma ou mais dobradiças que se estendem, respectivamente, através de uma passagem formada em um dito painel de forro para prender pelo menos um painel de porta móvel ao quadro interno, de modo que seja móvel entre as configurações fechada e aberta de uma passagem formada no painel de forro.
[055]As etapas mencionadas anteriormente resultam em uma produção altamente eficaz de uma montagem de cabina.
[056]Considera-se, ainda, que a invenção seja situada em um veículo, especialmente, mas não necessariamente, um trator agrícola, que inclui uma montagem de cabina conforme definido no presente documento ou fabricado de acordo com um método conforme definido no presente documento.
[057]Em tal veículo, preferencialmente, o quadro da montagem de cabina é uma estrutura de proteção de rolagem (ROPS) e/ou uma estrutura de proteção de objeto em queda (FOPS) para o interior da cabina e é projetado e construído em conformidade.
[058]Segue, agora, uma descrição de uma modalidade preferencial da invenção, com referência feita aos desenhos anexos, em que:
[059]A Figura 1 é uma vista em perspectiva de um quadro interno de uma montagem de cabina de veículo de acordo com a invenção;
[060]A Figura 2 mostra o quadro da Figura 1 circundado por diversos painéis de forro, mostrando as posições em que os painéis de forro são fornecidos até o quadro durante a fabricação da montagem de cabina;
[061]A Figura 3 mostra, em uma vista em perspectiva, a montagem de cabina completa; e
[062]A Figura 4 mostra um veículo, sob a forma de um trator, incluindo uma montagem de cabina tal como a da Figura 3.
[063]Com referência aos desenhos, é mostrado na Figura 1, um quadro interno 10 de uma montagem de cabina 60 que é mostrada em uma forma montada na Figura 3.
[064]O quadro interno 10 consiste em diversos membros rígidos que estão presos uns aos outros em suas extremidades.
[065]Os membros rígidos na modalidade ilustrada da invenção são formados como tubos de metal (por exemplo, grau de aço automotivo) de corte quadrado ou retangular que são soldados em conjunto, embora outros métodos para prender rigidamente os membros rígidos uns aos outros possam ser adotados se for necessário. Ademais, embora os aços sejam materiais preferenciais a partir dos quais formar os membros rígidos, os mesmos podem ser formados a partir de outros materiais, inclusive alguns não metais, conforme irá ocorrer ao trabalhador versado na técnica.
[066]Os membros rígidos 11, 12, 13, 14, 16, 17, 18, 19, 21, 22 e 23, embora tenham formatos diferentes, são todos formados, essencialmente, com o mesmo corte transversal que pode ser um perfil-padrão no sentido de que está prontamente disponível na indústria de fabricação de veículo.
[067]As funções de tais membros rígidos são descritas abaixo. O fato de que a maior parte dos membros rígidos que constitui o quadro interno 10 tem o mesmo perfil significa que economias significativas podem ser realizadas na construção de uma montagem de cabina 60 de acordo com a invenção em comparação com a técnica anterior. Conforme explicado adicionalmente no presente documento, o uso de membros de mesmo perfil se torna possível devido ao fato de que, na montagem de cabina 60 da invenção, o quadro interno 10 não realiza nenhuma função no fornecimento de superfícies de vedação para os painéis de forro descritos abaixo. Portanto, não há a necessidade de fornecer perfis personalizados para tal propósito de fornecimento de superfícies de vedação como uma parte do quadro interno. Ademais, a maior parte dos membros rígidos é reta, visto que não há nenhuma exigência para que os mesmos acompanhem de maneira rente os formatos ou contornos dos painéis de forro.
[068]Os membros rígidos 11 e 12, respectivamente, são colunas frontais da direita e da esquerda do quadro interno; e os membros 13 e 14, respectivamente, são colunas traseiras da direita e da esquerda. Esses membros definem bordas de cantos que se estendem verticalmente de um espaço essencialmente cúbico definido pelo quadro interno 10.
[069]Na modalidade mostrada, os membros 11, 12, 13 e 14 são curvos e não se estendem exclusivamente de modo vertical. Esses recursos, entretanto, são principalmente voltados ao estilo da montagem de cabina. Portanto, não é necessário que tais membros tenham o mesmo ângulo de curvatura que os mostrados (ou, na realidade, nenhuma curvatura) ou se estendam com uma inclinação ascendente. Os formatos precisos de muitos dos membros rígidos do quadro interno 10, na realidade, podem ser escolhidos pelo projetista de veículo para adequar a estética do veículo em que a montagem de cabina será instalada.
[070]Um membro cruzado inferior frontal 16 se estendem horizontalmente para interconectar as colunas frontais direita e esquerda 11, 12 em suas extremidades mais baixas.
[071]Uma braçadeira de perímetro do teto 17 interconecta as extremidades superiores das colunas 11, 12, 13 e 14. A braçadeira de perímetro do teto 17 define os lados e a parte traseira do teto da montagem de cabina e, na modalidade ilustrada, tem cantos curvos, embora isso seja um recurso que não precisa, necessariamente, estar presente em outras montagens de cabina de acordo com a invenção.
[072]A braçadeira de perímetro do teto 17 é descontínua na região entre as colunas da direita e da esquerda 11, 12. Nessa região, as extremidades de topo das colunas 11, 12 são interconectadas por um membro cruzado superior frontal 27 que tem um perfil diferente dos membros rígidos descritos até o presente momento. Em algumas modalidades da invenção, entretanto, a braçadeira de perímetro do teto pode ser contínua e pode ter o mesmo corte transversal por toda a circunferência. De qualquer forma, o propósito da braçadeira de perímetro do teto é enrijecer a parte superior do quadro interno 10.
[073]As extremidades inferiores das colunas da direita e da esquerda 11, 12 são presar a respectivos membros laterais inferiores da direita e da esquerda 18, 19 que se estendem para trás e auxiliam na definição da parte inferior do quadro interno 10. Os membros laterais 18, 19 na modalidade preferencial mostrada, inicialmente são rebaixados para dentro em um ângulo para os lados do quadro interno 10 antes de se estender genericamente reto em direção à parte traseira da montagem de cabina.
[074]Em suas extremidades traseiras, os membros laterais 18, 19 são presos às extremidades inferiores de respectivas braçadeiras de arco de roda da direita e da esquerda 22, 23 que, conforme mostrado dos membros laterais, se estendem inicialmente para cima antes de virarem para fora em ângulos retos para interceptar as extremidades mais baixas das colunas traseiras da direita e da esquerda 13, 14, respectivamente.
[075]Ficará evidente, portanto, que em sua parte inferior, o quadro interno 10 é, consideravelmente mais estreito na direção de lado a lado do que na seção do teto. Isso se deve ao fato de que o quadro interno deve acomodar as rodas traseiras do trator, que invadem consideravelmente o espaço que estaria, de outro modo, disponível em um cuboide puro. As braçadeiras de arco de roda 22, 23 são conformadas em conformidade.
[076]Um membro cruzado do teto 24 se estende a partir de um lado da braçadeira de perímetro do teto 24 para o outro até a metade do caminho entre a parte frontal e a traseira da parte do teto do quadro interno 10 e é rigidamente preso uma das duas extremidades. Diversas das braçadeiras traseiras de teto, que na modalidade são mostradas quatro (embora em outras modalidades outras quantidades sejam possíveis) 26a, 26b, 26c, 26d, se estendem para trás a partir do membro cruzado do teto 24 para interceptar a borda mais traseira da braçadeira de perímetro do teto. As braçadeiras de teto traseiras 26a a 26d fornecem uma proteção contra queda de objeto para a parte subjacente da montagem de cabina 60, que é o espaço ocupado pelo operador de veículo a maior parte do tempo.
[077]Essa disposição fornece uma parte superior extremamente forte do quadro interno, que fornece uma boa proteção contra rolagem e contra queda de objeto enquanto fornece, no quadro interno, uma área sem braçadeiras entre o membro cruzado do teto 24 e o membro cruzado superior frontal 27. Essa área sem braçadeiras permite a inclusão de um teto solar que pode ser aberto 52 em um painel de teto 43 descrito em maiores detalhes abaixo. O teto solar, como um resultado da disposição dos membros rígidos nas proximidades da parte do teto do quadro interno 10, pode ser completamente aberto sem que nenhum membro rígido interrompa seu espaço de abertura.
[078]Os membros cruzados de piso traseiro e intermediário 28 e 29 interconectam transversalmente os membros laterais inferiores 18 e 19. Os membros cruzados 28, 29 realizam uma função de braçadeira e também podem ser usados para sustentar um painel de piso ou outro membro de piso descrito em maiores detalhes abaixo. Os membros cruzados 28, 29 agem como os pontos de montagem para o assento do operador que, subsequentemente, é instalado durante o encaixe do interior da montagem de cabina 60. Os membros cruzados 28, 29 devem fornecer uma fixação segura visto que os mesmos realizam uma importante função quando um teste de cinto de segurança é realizado ou de um cinto do assento do operador for usado em uma situação de acidente.
[079]Projetando-se do membro cruzado inferior frontal 16 está um aro de braçadeira de montagem de direção 31. O mesmo é formado como uma barra, cujas ambas extremidades estão presas conforme mostrado para a face dianteira do membro cruzado 16. O aro de braçadeira 31 se projeta inicialmente para frente e, em seguida, se curva em noventa graus para se estender para cima antes de se curvar novamente em noventa graus para definir um formato semelhante a um aro. O aro de braçadeira 31 é usado para sustentar e localizar partes da montagem de direção e pedais do trator.
[080]O quadro interno 10, além das partes mencionadas anteriormente, pode incluir filetes, tais como os indicados pelos numerais 32 e 33, para endireitar as juntas entre os membros rígidos descritos; e uma faixa de recursos adicionais presos rigidamente, tais como braçadeiras para a área dos pés 34, 36. Os filetes 32, 33 auxiliam na montagem de cabina 60 para passar em um teste de proteção contra rolagem, em que uma parte envolve aplicar uma força de impulso na parte traseira da montagem 60.
[081]Projetando-se a partir do quadro interno em vários locais, estão vários suportes cujos projetos não são todos iguais, mas que, a título de conveniência, são designados pelo numeral 37. Apesar das variações nos projetos de suporte, sua finalidade é fornecer fixação dos diversos painéis de forro descritos em maiores detalhes em relação às Figuras 2 e 3 do presente documento. A função básica de cada suporte é fornecer um ponto de fixação para uma parte de um painel de forro, que é preso ao suporte na parte externa do quadro 10 por meio de um fecho, tal como um parafuso ou uma combinação de porca e cavilha.
[082]A precisão do local dos painéis de forro é alcançada através de um processo de dois estágios para construir o quadro interno 10.
[083]Nesse processo, os membros rígidos, excluindo os suportes 37, são soldados juntos para formar o formato básico do quadro interno 10. Os membros assim soldados, em seguida, são deixados para resfriar e aliviar a tensão antes que ocorra a fixação por soldagem dos suportes 37, em posições para se adequarem à seleção de painéis de forro a serem fixados. Nesse segundo estágio, as posições dos suportes são determinadas precisamente através da ferramenta de solda que pode ser, por exemplo, um braço-robô.
[084]Os orifícios nos painéis de forro em alguns casos são relativamente pequenos, sendo que nesse caso, a tolerância no posicionamento dos painéis é mínima; e em alguns casos, dependendo do projeto de painel de forro, os orifícios podem ser maiores gerando a uma faixa mais ampla de possíveis posições de painel. Esses aspectos do projeto da montagem de cabina 60, normalmente, são cuidadosamente controlados durante o desenvolvimento do veículo em que a montagem 60 é instalada.
[085]Conforme observado, o metal do quadro interno é revestido eletroforeticamente, preferencialmente, cataforeticamente, porém, além disso, não exige nenhum outro acabamento uma vez que os membros rígidos estão soldados juntos.
[086]A Figura 2 mostra diversos painéis de forro que são fornecidos até o quadro 10 antes de serem presos nos suportes 37. Em um método prático para montar a montagem de cabina da invenção, os painéis provavelmente não seriam todos fornecidos simultaneamente para o encaixe conforme ilustrado e, em vez disso, seriam apresentados e presos um por um ou, talvez, (dependendo da quantidade de instaladores disponíveis para montar a montagem e o gabarito de qualquer linha de produção ou área de montagem disponíveis) dois por vez. Os painéis de forro visíveis na Figura 2 são painéis de parede lateral da direita e da esquerda 38, 39; um painel de anteparo frontal 41; um painel de parede traseira 42; um painel de teto 43; um painel de fundo 44 e uma calha de topo do para-brisa 46.
[087]Conforme explicado, esses painéis são presos aos vários suportes 37 com o uso de fechos adequados e, para essa finalidade, são formados com orifícios para parafuso, tais como os exemplificados pelo numeral 47 na Figura 2. Os orifícios para parafuso podem ser formados no material dos painéis de forro ou em linguetas 48 ou outras formações destinadas para atuar como pontos de âncora na fixação dos painéis de forro o lugar.
[088]Pelo menos os painéis de parede lateral 38, 39, o painel de parede traseira 42 e o painel de anteparo frontal 41 entre os mesmos são destinados a envolver o quadro interno 10 sobre pelo menos uma parte da altura do mesmo e da parte frontal e a parte traseira. Onde o quadro interno for, assim, envolvido, o mesmo é obscurecido conforme descrito no presente documento, gerando as vantagens também descritas no presente documento. Na modalidade mostrada, os painéis de forro ilustrados na Figura 2 envolvem todos os membros rígidos do quadro interno, exceto partes das colunas 11 e 12. Essas são completamente envolvidas quando um para-brisa 64 é posteriormente adicionado à montagem 10.
[089]Em outras modalidades da invenção, diferentes disposições de painéis de forro são possíveis. Os painéis de forro, portanto, pode envolver, por exemplo, o quadro interno sobre uma maior proporção de sua altura do que no exemplo mostrado. Ademais, os painéis de forro não precisam adotar a disposição essencialmente cúbica da modalidade preferencial; e, na realidade, o projetista de veículo tem uma latitude considerável, por exemplo, ajustando-se as quantidades e locais dos suportes 37 e ajustando-se as quantidades, formatos e tamanhos dos painéis de forro para variar a aparência da montagem de cabina sem necessariamente alterar o projeto fundamental do quadro interno. Dentre outras coisas, isso fornece o benefício, a um fabricante de veículo responsável pode mais do que uma marca de veículo, de poder usar a mesma estrutura subjacente (o quadro interno 10) para sustentar diferentes aparências de cabina externas que são compatíveis com o estilo de diferentes marcas nas faixas fornecidas.
[090]Isso fornece diversas vantagens em termos de economia de fabricação da montagem de cabina. Igualmente, entretanto, conforme explicado no presente documento, o projeto do quadro interno também pode ser variado significativamente dentro do escopo da invenção. Independentemente dos projetos exatos adotados, ficará evidente que, visto os painéis são fixados nos suportes 37, os mesmos apresentam bordas de painel mutuamente contíguas.
[091]Preferencialmente, os painéis são produzidos a partir de um ou mais tipos de compósito moldado por chapa (SMC), cujas especificações são conhecidas na técnica de projeto automotivo. Tais compósitos podem ser moldados com uma precisão muito alta. Como um resultado, as bordas contíguas da montagem de cabina podem ser alinhadas muito precisamente. Isso torna a vedação das bordas uma etapa mais confiável do que a vedação de bordas do painel ao quadro dos membros da montagem de cabina na técnica anterior.
[092]Como um resultado da precisão de alinhamento das bordas do painel, é possível vedar rapidamente as mesmas com o uso, preferencialmente, de uma fita biadesiva que pode ser rapidamente aplicada. Um método para aplicar a fita biadesiva é fixar um primeiro painel (por exemplo, parede lateral da direita 38) através dos orifícios para parafuso 47, suportes 37 e parafusos ou outros fechos adequados; e, em seguida, aplicar a fita ao longo de uma borda, tal como a borda de topo.
[093]Isso deixa um lado de adesivo da fita adesiva exposto na borda de topo. Quando subsequentemente (após um encaixe similar do painel da parede lateral da esquerda 39, painel de parede traseira 42 e calha de topo do para-brisa 46) o painel de teto 43 é adicionado, contanto que esteja precisamente posicionado no topo do quadro interno 10, sua periferia irá se alinhar e entrar em contato com a superfície exposta da fita. Portanto, quando os fechos do painel de teto 43 forem presos, a periferia do mesmo se tornará automática e precisamente vedada às bordas nos topos dos painéis verticais através de tal estágio já presos no lugar.
[094]Processos de vedação similares podem ocorrer em relação às outras bordas dos painéis de forro. Consequentemente, as etapas de vedação da montagem de cabina são muito superiores às da técnica anterior.
[095]Como uma alternativa à fita biadesiva, outros meios de vedação podem ser usados. Os exemplos incluem compostos líquidos ou semelhantes a uma pasta que possam ser dispensados nos vãos entre as bordas do painel com o uso de um dispensador, tal como uma pistola de calafetação.
[096]Conforme é mais bem ilustrado na Figura 2, vários painéis de forro incluem, formadas em si, passagens de janela, tais como as passagens 49, 50 e 51 visíveis nos painéis 38, 39 e 42. Conforme ilustrado na Figura 3 que mostra a montagem de cabina 60 na forma completa, essas passagens são preenchidas por respectivos painéis de vidraça, tais como o painel 53 visível na Figura 3, que, preferencialmente, são produzidos a partir de um material ou compósito de polímero transparente.
[097]Tais painéis de vidraça podem ser formados com um ângulo comparável de precisão de tolerância com os vários painéis de forro e, portanto, podem ser muito precisamente encaixados nas passagens 49, 50 e 51. A vedação das bordas dos painéis de vidraça às passagens pode ser alcançada de uma maneira similar à vedação das bordas de painel de forro conforme descrito acima; ou, alternativamente, uma construção de para-brisa automotivo mais convencional pode ser adotada, na qual uma vedação de vidraça elastomérica é retida em sulcos nos painéis de forro e colada aos painéis de vidraça ao redor de suas periferias.
[098]Obviamente, outros padrões das passagens de janela e os painéis de vidraça podem ser fornecidos a fim de se adequarem o projeto da montagem de cabina 60. Ademais, se for desejado, os painéis de vidraça podem escurecer os vidros ou incluir outros recursos visuais; podem incluir um ou mais componentes elétricos, tais como elementos de aquecedor de desembaçador/descongelamento, antenas de rádio e outros elementos que podem ser utilmente adicionados ou incorporados em suas estruturas; e podem incluir dobradiças e travas que permitem sua abertura e fechamento.
[099]A parte frontal da montagem de cabina 60, conforme mostrado na Figura 3, é envidraçada do topo ao fundo e de um lado ao outro por um único painel de para-brisa transparente 64. O mesmo é similar ao painel de vidraça 53 e é preso, de modo similar ao redor de sua periferia, aos membros do quadro interno 11, 12, 16 e 27. O painel de para-brisa 64 pode, se for desejado, antes da instalação, ser pré- encaixado com, por exemplo, limpadores de para-brisa e seus mecanismos associados, além de, por exemplo, indicador de direção e faróis. O painel de para- brisa também pode incluir subsistemas elétricos, tais como aquecedores de desembaçamento/descongelamento e/ou antenas conforme descrito acima, juntamente com uma ou mais suspensões a gás, dobradiças e travas que permitem a inclinação de uma seção que pode ser aberta para uma posição aberta a partir de uma posição fechada mostrada na Figura 3. As suspensões, dobradiças e travas podem ser presas ao quadro interno 10 através dos suportes 37.
[0100]O painel de para-brisa 64 pode ser produzido a partir do mesmo material que os outros painéis de vidraça; ou pode ser produzido a partir de um material diferente. Em uma opção, os painéis de vidraça nos lados do trator, em que tais painéis tendem a poderem ser abertos, podem ser produzidos a partir de um polímero a fim de conferir leveza; e as janelas frontal e traseira podem ser formadas a partir de vidro ou um laminado de vidro-polímero.
[0101]Conforme é visível na Figura 3, o painel de para-brisa 64 inclui, formado em si, em sua borda de fundo, um recorte 66. O mesmo segue o formato do aro de braçadeira de montagem de direção 31 e, portanto, permite que uma coluna de direção se projete a partir do lado interno da cabina em direção às rodas direcionáveis frontais do veículo.
[0102]Um tipo ligeiramente diferente de painel de vidraça 52 está presente no painel de teto 43, sob a forma de um teto solar deslizável e inclinável 52. O mesmo pode ser mantido capturado de maneira móvel em um sistema de trilhos que permitem que o mesmo se mova para frente e para trás, conforme for desejado, a fim de abrir e fechar uma passagem de teto solar 54, para o qual uma passagem desobstruída é deixada pela disposição dos elementos de quadro 24, 26 descrita acima.
[0103]Preferencialmente, o painel de teto 43 é formado para incluir as partes que permitem a operação do teto solar antes que o painel de teto 43 seja encaixado nos topos das paredes verticais definidas pelos membros de forro 38, 39, 42 e 46.
[0104]Um recurso específico do painel da parede lateral da esquerda 39 é uma passagem de porta que pode ser aberta 56, à qual durante a montagem da montagem de cabina 60 é encaixado um painel de porta 57 que pode ser preso de maneira móvel na passagem operável 56, de modo a permitir sua conversão entre as configurações fechada e aberta. O painel de porta 57 permite que o operador acesse o lado interior e externo da montagem de cabina 60 quando a mesma está montada em um veículo.
[0105]Para tanto, o painel de porta 57 é preso articuladamente por meio de dobradiças de topo e de fundo, das quais a mais baixa 58 está visível na Figura 3, para o quadro interno 10. Na dobradiça 58, um pino de dobradiça 59 preso ao painel de porta 57 é recebido de modo giratório em um ferrolho 61 que é aparafusado por meio de cavilhas que se estendem através do material de painel da parede lateral da esquerda 39 até o suporte de dobradiça 37' que se projeta para fora a partir do membro lateral inferior da esquerda 19. Entretanto, outras formas para dispor a articulação do painel de porta 57 são possíveis dentro do escopo da invenção.
[0106]É convencional, em alguns tratores agrícolas, fornecer uma porta que pode ser aberta em apenas um lado da montagem de cabina, a fim de minimizar o risco de acidentes que ocorrem quando os operadores entram e saem da cabina. Por esse motivo, nenhuma contrapartida direta do painel de porta 57 está presente no painel de forro da parede lateral da direita 38 e, em vez disso, esse painel está envidraçado da parte frontal para a parte traseira e do topo para o fundo através de um painel de vidraça que pode incluir porções de janela que podem ser abertas, porém, em uso estão essencialmente fixadas no lugar, preferencialmente, de uma maneira semelhante à fixação do painel de vidraça 53.
[0107]Entretanto, quando a montagem de cabina 60 é projetada para o uso em um veículo diferente de um trator, um ou mais painéis de portas adicionais que podem ser abertas, tais como o painel 57 podem ser fornecidos.
[0108]O painel 57 também pode ser envidraçado e pode incluir uma ou mais janelas que podem ser abertas.
[0109]Conforme é mais bem observado na Figura 2, cada um dos painéis de parede lateral 38, 39 inclui, formado em si, um respectivo arco de roda 62. Esse recurso opcional pode ser beneficamente formado em cada painel 38, 39, conforme os painéis são fabricados e, portanto, fornecem, na conclusão da montagem de cabina 60, para-lamas esquerdo e direito convenientemente localizados para as rodas traseiras do trator. Imediatamente em frente ao arco de roda em cada lado da montagem de cabina, os painéis 38, 39 são conformados para acomodar uma área para os pés 63 que é definida por um membro de piso que, embora não esteja visível nos desenhos, está posicionado paralelo e acima do membro de fundo 44, sobreposto e sustentado nos membros de quadro 28, 29.
[0110]As áreas para os pés são, respectivamente, ocupadas pelas braçadeiras de capacho 34 e 36 do quadro interno 10, fornecendo, assim, uma estrutura forte subjacente ao membro de piso descrito acima.
[0111]O membro de piso, conforme observado, se estende essencialmente paralelo e sobreposto ao membro de fundo 44 e, assim, define, com o membro de fundo, um espaço vazio dentro do qual um ou mais subsistemas do veículo podem ser presos. O subsistema preferencial no caso de um trator agrícola é um ar condicionado, cujo ventilador, resfriador e dutos podem ser pronta e organizadamente acomodados nesse espaço vazio. Durante a fabricação da montagem de cabina 60, o ar condicionado que inclui gás de ar condicionado, após a instalação no espaço vazio, pode ser conectar um tanque de teste ou outro aparelho de teste e dotado de potência. Portanto, é vantajosamente possível verificar, antes da montagem final do veículo, se o ar condicionado está funcionando corretamente.
[0112]Outros subsistemas podem, obviamente, ser substituídos pelo ar condicionado, dependendo do uso esperado do veículo. Independentemente do tipo exato de subsistema instalado, entretanto, é desejável que o membro de piso, embora seja suficientemente rígido de modo a sustentar as pessoas e objetos que provavelmente serão transportados dentro da cabina, também inclua um painel de escotilha que possa ser aberta ou removível, que permita o acesso para manutenção ao subsistema. Além dos recursos descritos acima, a invenção se refere a um método para fabricar uma submontagem de cabina conforme descrito no presente documento; e a um veículo 67 que inclui tal montagem de cabina 60. Tal veículo 67 é ilustrado na Figura 4.
[0113]A montagem 60 gera as inúmeras vantagens, conforme estabelecido acima, em comparação com a técnica anterior. Espera-se realizar uma contribuição significativa tanto para a economia da construção da cabina quanto para a flexibilidade dos projetistas de veículo para alterar a aparência de veículos enquanto a engenharia subjacente permanece inalterada.
[0114]A listagem ou discussão de um documento aparentemente publicado anteriormente no presente relatório descritivo não deve, necessariamente, ser considerada um reconhecimento de que o documento é uma parte do estado da técnica ou é de conhecimento geral comum.

Claims (13)

1. Montagem de cabina de veículo (60) compreendendo um quadro interno (10) que inclui uma pluralidade de membros rígidos (11, 12, 13, 14, 16, 17, 18, 19, 21, 22 e 23) que são presos rigidamente uns aos outros; e uma pluralidade de pai-néis de forro que obscurecem o quadro (10) e envolvem o mesmo ininterruptamente em pelo menos um plano, em que os painéis de forro são sustentados na parte ex-terna do quadro (10) e definem uma pluralidade de bordas de painel mutuamente contíguas ao longo das quais os painéis de forro são vedados um ao outro para de-finir uma pluralidade de juntas à prova de clima da cabina; em que os painéis de forro definem pelo menos quatro paredes laterais verticais da cabina (38, 39, 42, 64), um painel de teto (43) e um painel de fundo (44); e CARACTERIZADA pelo fato de que pelo menos as quatro paredes laterais (38, 39, 42, 64) são presas uma à outra de modo que envolvam o quadro (10) ininterruptamente na região entre as partes mais superior e mais inferior das quatro paredes laterais.
2. Montagem de cabina de veículo (60), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que as bordas de painel mutuamente contíguas são ligadas umas às outras através de uma fita biadesiva de vedação.
3. Montagem de cabina de veículo (60), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que as quatro paredes laterais verticais incluem uma parede frontal (64), uma parede traseira (42) oposta à parede frontal (64) e res-pectivas paredes laterais (38, 39) dispostas em lados opostos da cabina, de modo a interconectar as paredes frontal (64) e traseira (42).
4. Montagem de cabina de veículo (60), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADA pelo fato de que um ou mais dos painéis de forro incluem, formada em si, uma passagem que é fechada por um painel de vidraça transparente que é presa nas bordas da passagem para o respectivo painel de forro.
5. Montagem de cabina de veículo (60), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADA pelo fato de que um ou mais dos painéis de forro inclui, formada em si, uma passagem operável (56); e em que a montagem in-clui um painel de porta (57) que pode ser preso de maneira móvel na passagem ope- rável (56), de modo a permitir sua conversão entre as configurações fechada e aber-ta.
6. Montagem de cabina de veículo (60), de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADA pelo fato de que inclui uma ou mais dobradiças (58) que susten-tam de maneira móvel o, ou cada um dos ditos painéis de porta (57) em relação à dita passagem operável associada (56).
7. Montagem de cabina de veículo (60), de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADA pelo fato de que a, ou cada uma das ditas dobradiças (58) se estende através de uma passagem no dito painel de forro associado e está presa ao quadro (10).
8. Montagem de cabina de veículo (60), de acordo com a 1, CARACTERIZADA pelo fato de que cada uma das paredes laterais tem, formado em si, um arco de roda (22, 23).
9. Montagem de cabina de veículo (60), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que inclui, no interior do quadro (10), um membro de piso que se estende genericamente paralelo a e acima do painel de fundo (44), de modo a definir um espaço vazio entre o painel de fundo e o membro de piso (44).
10. Montagem de cabina de veículo (60), de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADA pelo fato de que inclui um ou mais subsistemas de veículo no espaço vazio.
11. Montagem de cabina de veículo (60), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, CARACTERIZADA pelo fato de que o, ou cada um dos pai- néis de forro é produzido a partir de, ou incluem, um material compósito moldado por chapa (SMC).
12. Método para montar uma montagem de cabina de veículo (60), conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 11, CARACTERIZADO pelo fato de compreender as etapas de formar o quadro de metal interno (10); prender os painéis de forro ao mesmo com o uso de respectivos fixadores que interconectam os painéis de forro e o quadro de metal interno (10); e vedar, com o uso de um meio de vedação, especialmente cola extrudada ou fita biadesiva, as bordas de painel mutu-amente contíguas resultantes; e usar uma ou mais dobradiças (58) que se estendem respectivamente através de uma passagem formada em um dito painel de forro para prender pelo menos um painel de porta móvel (57) ao quadro interno (10), de manei-ra que seja móvel entre as configurações fechada e aberta de uma passagem for-mada no painel de forro.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de incluir, adicionalmente, prender pelo menos um painel de vidraça transparente em uma passagem formada em um dito painel de forro com o uso de um composto de adesivo de vedação para ligar as bordas do painel de vidraça às bordas da passa-gem.
BR112015030504-0A 2013-06-04 2014-06-03 Montagem de cabina de veículo e método para montar a mesma BR112015030504B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITMO2013000161 2013-06-04
ITMO20130161 2013-06-04
PCT/EP2014/061490 WO2014195316A1 (en) 2013-06-04 2014-06-03 A vehicle cab assembly

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112015030504A2 BR112015030504A2 (pt) 2017-07-25
BR112015030504B1 true BR112015030504B1 (pt) 2022-02-08

Family

ID=61865750

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112015030504-0A BR112015030504B1 (pt) 2013-06-04 2014-06-03 Montagem de cabina de veículo e método para montar a mesma

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR112015030504B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR112015030504A2 (pt) 2017-07-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9994264B2 (en) Vehicle cab assembly
US5273340A (en) Cab assembly
KR100305165B1 (ko) 자동차계기판용가로방향지지구조체
EP1721769B1 (en) Automobile roof structure
US6237211B1 (en) Modular fabrication and assembly method for vehicle hidden storage systems
US6142549A (en) Truck bed composed of modular assemblies
ES2228731T3 (es) Puerta ligera para automoviles.
US4914802A (en) Method of assembling automotive body structure having pre-assembled inner cover member on each body unit.
US20060108834A1 (en) Motor vehicle body comprising a support structure composed of large-size partial modules
US20070210617A1 (en) Vehicle frame for work vehicle and method for manufacturing same
GB2396881A (en) Vehicle glazing divider bar with integral base support
CA2643184C (en) Partition for separating cabin and cargo areas in a motor vehicle
JP2005537179A (ja) 大型の部分モジュールからなる支持構造物を具備する自動車のボディ
WO1998035869A2 (es) Estructura para cabina de camion mediano y tractocamion
JPH08509439A (ja) パネル運転台
ES2216306T3 (es) Batiente para vehiculo automovil, su procedimiento de fabricacion y vehiculo automovil equipado con dicho batiente.
US7004533B2 (en) Composite floor for utility vehicle
CN107667052B (zh) 包括结构车顶的车辆和结构车顶在车身结构上的组装方法
CA2476563A1 (en) Automotive roof module and method of assembly of the module to an automotive vehicle
BR112015030504B1 (pt) Montagem de cabina de veículo e método para montar a mesma
KR101823431B1 (ko) 자동차용 멀티 루프 장치
KR20010023785A (ko) 차량용 장치 및 그 장치를 제작하기 위한 방법
EP3393891A1 (en) Modular cabin for industrial vehicle
CN208530253U (zh) 一种后侧门c柱防水组件
US20070267900A1 (en) Assembly for vehicles including adjustable mirrors

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/06/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.