BR112015020684B1 - Método para comunicações sem fio, executado por um equipamento de usuário, aparelho para comunicações sem fio, e memória legível por computador - Google Patents

Método para comunicações sem fio, executado por um equipamento de usuário, aparelho para comunicações sem fio, e memória legível por computador Download PDF

Info

Publication number
BR112015020684B1
BR112015020684B1 BR112015020684-0A BR112015020684A BR112015020684B1 BR 112015020684 B1 BR112015020684 B1 BR 112015020684B1 BR 112015020684 A BR112015020684 A BR 112015020684A BR 112015020684 B1 BR112015020684 B1 BR 112015020684B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mtc
base station
channel
resource blocks
rrc
Prior art date
Application number
BR112015020684-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112015020684A2 (pt
Inventor
Hao Xu
Tingfang JI
Kiran Somasundaram
Wanshi Chen
Original Assignee
Qualcomm Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Qualcomm Incorporated filed Critical Qualcomm Incorporated
Publication of BR112015020684A2 publication Critical patent/BR112015020684A2/pt
Publication of BR112015020684B1 publication Critical patent/BR112015020684B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0053Allocation of signaling, i.e. of overhead other than pilot signals
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W4/00Services specially adapted for wireless communication networks; Facilities therefor
    • H04W4/70Services for machine-to-machine communication [M2M] or machine type communication [MTC]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/08Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery
    • H04W48/12Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery using downlink control channel

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)

Abstract

ESQUEMAS DE ASSOCIAÇÃO DE DISPOSITIVO MTC São descritos métodos e aparelhos para comunicações sem fio nos quais vários esquemas de associação podem ser realizados para um dispositivo de comunicação do tipo máquina (MTC). Em uma rede heterogênea de evolução de longo prazo (LTE), o dispositivo MTC pode se associar com uma macro-célula ou uma célula pequena utilizando um canal MTC de banda estreita suportado pelas células. Informação sobre o canal MTC, incluindo seu espec-tro de frequência, pode ser transmitida ao dispositivo MTC utilizado bits reservados em um canal físico de transmissão (PBCH). Quando o dispositivo MTC identifica o canal MTC, ele pode se comunicar com uma ou mais células durante um quadro ou durante um subquadro. O dispositivo MTC pode deter-minar as métricas de canal das células a partir da comunicação MTC e pode identificar uma célula com a qual se associar a partir das métricas de canal. A associação pode ser com uma melhor célula de downlink ou com uma melhor célula de uplink com base no perfil de operação do dispositivo MTC.

Description

REFERÊNCIAS CRUZADAS
[0001] O presente Pedido de Patente reivindica prioridade para Pedido de Patente dos Estados Unidos N° 14/195.620por Somasundaram e outros, intitulado “Method and Apparatus for MTC Device Association Schemes”, depositado em 3 de março de 2014; Pedido de Patente Provisional dos Estados Unidos N° 61/772.399 por Somasundaram e outros, intitulado “Method and Apparatus for MTC Device Association Schemes”, depositado em 4 de março de 2013; e Pedido de Patente Provisional dos Estados Unidos N° 61/806.853 por Somasundaram e outros, intitulado “Method and Apparatus for MTC Device Profiles Negotiation”, depositado em 29 de março de 2013; cada um dos quais é atribuído ao cessionário deste.
ANTECEDENTES
[0002] As redes de comunicação sem fio são amplamente empregadas para fornecer vários serviços de comunicação tal como voz, vídeo, dados de pacote, troca de mensagens, transmissão e semelhantes. Essas redes sem fio podem ser redes de acesso múltiplo capazes de suportar múltiplos usuários mediante compartilhamento dos recursos disponíveis de rede.
[0003] Uma rede de comunicação sem fio pode incluir um número de estações-base ou NodeBs que podem suportar comunicações para um número de equipamentos de usuário (UEs). Um UE pode se comunicar com uma estação-base por intermédio de downlink e uplink. O downlink (ou link direto) se refere ao link de comunicação a partir da estação-base para o UE, e o uplink (ou link inverso) se refere ao link de comunicação a partir do UE para a estação-base.
[0004] O UE pode ser um dispositivo de comunicação do tipo máquina (MTC) e a rede de comunicação sem fio pode ser uma rede heterogênea com macro-células e também pequenas células (por exemplo, nós de baixa energia ou LPNs). Em alguns casos, a cobertura das células pequenas pode ser suplantada por aquela de macro-células e o dispositivo MTC pode ter dificuldades em se associar com uma célula pequena. Assim, pode ser desejável utilizar sistemas, métodos e dispositivos que tratem dos efeitos de macro-células fortes em uma rede heterogênea para possibilitar que um dispositivo MTC se associa com uma célula pequena.
SUMÁRIO
[0005] São descritos métodos e aparelhos para comunicações sem fio nos quais vários esquemas de associação podem ser realizados para um dispositivo MTC. Em uma rede heterogênea, o dispositivo MTC ou UE de MTC pode se associar com uma macro-célula ou uma célula pequena utilizando um canal MTC de banda estreita suportado pelas células. Informação sobre o canal MTC, incluindo o espectro de frequência do canal e/ou outras propriedades, pode ser transmitida para o dispositivo MTC por intermédio de uma estação-base associada com a macro-célula, ou com a célula pequena utilizando bits reservados em um canal físico de difusão (PBCH). Quando o dispositivo MTC identifica ou localiza o canal MTC, o dispositivo MTC pode se comunicar com uma célula durante blocos de recursos físicos especificados (PRBs) de um quadro ou subquadro que corresponde ao canal MTC. Os PRBs para uma célula ou estação-base podem ser diferentes dos PRBs para outra célula ou estação-base de modo que a comunicação MTC de uma célula não afeta a comunicação MTC de outra célula. O dispositivo MTC pode determinar métricas de canal das células a partir da comunicação MTC e pode identificar uma célula com a qual se associar a partir das métricas de canal. A associação pode ser com uma melhor célula de downlink ou com uma melhor célula de uplink com base no perfil de operação do dispositivo MTC. Essa abordagem pode permitir que o dispositivo MTC descubra e se associe a uma célula pequena ou nó de baixa energia (LPN) mesmo na presença de uma macro-célula forte.
[0006] Um método para comunicações sem fio inclui identificar, em um equipamento de usuário, uma ou mais propriedades de um canal suportado por uma estação- base para comunicação do tipo máquina (MTC), onde uma ou mais propriedades são identificadas com base ao menos em parte em um ou mais bits em um sinal recebido a partir da estação-base através de um canal de transmissão. O método inclui também comunicar a informação MTC com a estação-base de acordo com uma ou mais propriedades de canal. Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, e uma ou mais propriedades podem identificar um deslocamento de frequência do conjunto de blocos de recursos. Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, e a uma ou mais propriedades podem identificar uma posição do conjunto de blocos de recursos em diferentes subquadros.
[0007] Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, a estação-base pode suportar um ou mais canais adicionais para MTC, onde cada um do um ou mais canais adicionais para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos diferentes daqueles de qualquer outro canal suportado pela estação-base, e a uma ou mais propriedades pode identificar uma posição de cada conjunto de blocos de recursos em um mesmo subquadro. Em algumas modalidades, o método também pode incluir a seleção entre um primeiro conjunto de blocos de recursos e um segundo conjunto de blocos de recursos a partir de um ou mais conjuntos adicionais de blocos de recursos para comunicar informação MTC com a estação-base. A seleção pode incluir a identificação de um bit específico de um identificador singular do equipamento de usuário, e a seleção entre o primeiro conjunto de blocos de recursos e o segundo conjunto de blocos de recursos com base em um valor do bit. Em algumas modalidades, a uma ou mais propriedades pode identificar um ou mais períodos de tempo durante os quais a estação-base suporta o canal para MTC, e o método pode incluir ativação do equipamento de usuário para comunicar informação MTC com a estação-base de acordo com um ou mais períodos de tempo.
[0008] Em alguns exemplos, o equipamento de usuário pode receber informação MTC a partir de uma primeira estação-base durante um ou mais subquadros em um quadro e a partir de uma segunda estação-base durante um ou mais diferentes subquadros no mesmo quadro. O método também pode incluir a determinação de uma primeira métrica de canal para a primeira estação-base com base ao menos em parte na informação MTC recebida a partir da primeira estação-base e determinar uma segunda métrica de canal para a segunda estação-base com base ao menos em parte na informação MTC recebida a partir da segunda estação-base. Uma da primeira estação-base e da segunda estação-base pode ser selecionada para associação com o equipamento de usuário, onde a seleção se baseia ao menos em parte na primeira métrica de canal e na segunda métrica de canal.
[0009] Um aparelho para comunicações sem fio inclui meios para identificar, em um equipamento de usuário, uma o mais propriedades de um canal suportado por uma estação-base para MTC, onde a uma ou mais propriedades são identificadas com base ao menos em parte em um ou mais bits em um sinal recebido a partir da estação-base através de um canal de transmissão. O aparelho também inclui meios para comunicar informação MTC com a estação-base de acordo com uma ou mais propriedades de canal. Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, e a uma ou mais propriedades pode identificar um deslocamento de frequência do conjunto de blocos de recursos. Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, e uma ou mais propriedades podem identificar uma posição do conjunto de blocos de recursos em diferentes subquadros.
[0010] Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, a estação-base pode suportar um ou mais canais adicionais para MTC, onde cada um de um ou mais canais adicionais para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos diferentes daqueles de qualquer outro canal suportado pela estação-base, e a uma ou mais propriedades pode identificar uma posição de cada conjunto de blocos de recursos no mesmo subquadro. Em algumas modalidades, o aparelho inclui também meio para selecionar entre um primeiro conjunto de blocos de recursos e um segundo conjunto de blocos de recursos a partir de um ou mais conjuntos adicionais dos blocos de recursos para comunicar informação MTC com a estação-base. Em algumas modalidades, o meio para selecionar pode incluir meio para identificar um bit específico em um identificador único do equipamento de usuário, e meio para selecionar entre o primeiro conjunto de blocos de recursos e o segundo conjunto de blocos de recursos com base em um valor do bit. Em algumas modalidades, a uma ou mais propriedades pode identificar um ou mais períodos de tempo durante o qual a estação-base suporta o canal para MTC, e o aparelho pode incluir meio para ativar o equipamento de usuário para comunicar informação MTC com a estação-base de acordo com um ou mais períodos de tempo.
[0011] Um aparelho para comunicações sem fio inclui um módulo MTC configurado para identificar, em um equipamento de usuário, uma ou mais propriedades de um canal suportado por uma estação-base para MTC, onde a uma ou mais propriedades são identificadas com base ao menos em parte em um ou mais bits em um sinal recebido a partir da estação-base através de um canal de transmissão. O aparelho também inclui um módulo de transceptor configurado para comunicar informação MTC com a estação-base de acordo com uma ou mais propriedades de canal. Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, e a uma ou mais propriedades pode identificar um deslocamento de frequência do conjunto de blocos de recursos. Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, e a uma o mais propriedades pode identificar uma posição do conjunto de blocos de recursos em diferentes subquadros.
[0012] Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, a estação-base pode suportar um ou mais canais adicionais para MTC, onde cada um do um ou mais canais adicionais para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos diferente daqueles de qualquer outro canal suportado pela estação-base, e a uma ou mais propriedades pode identificar uma posição de cada conjunto de blocos de recursos em um mesmo subquadro. Em algumas modalidades, o módulo MTC pode ser configurado adicionalmente para selecionar entre um primeiro conjunto de blocos de recursos e um segundo conjunto de blocos de recursos a partir de um ou mais conjuntos adicionais de blocos de recursos para comunicar informação MTC com a estação-base. Em algumas modalidades, o módulo MTC pode ser configurado adicionalmente para identificar um bit específico em um identificador singular do equipamento de usuário, e para selecionar entre o primeiro conjunto de blocos de recursos e o segundo conjunto de blocos de recursos com base em um valor do bit. Em algumas modalidades, a uma ou mais propriedades pode identificar um ou mais períodos de tempo durante os quais a estação-base suporta o canal para MTC, e o aparelho pode incluir ainda um módulo de processador configurado para ativar o equipamento de usuário para comunicar informação MTC com a estação-base de acordo com um ou mais períodos de tempo.
[0013] Um produto de programa de computador inclui um meio legível por computador não transitório que tem código para fazer com que o pelo menos um computador identifique, em um equipamento de usuário, uma ou mais propriedades de um canal suportado por uma estação-base para MTC, onde a uma ou mais propriedades é identificada com base ao menos em parte em um ou mais bits em um sinal recebido a partir da estação-base através de um canal de transmissão. O meio legível por computador não transitório também tem código para fazer com que o pelo menos um computador comunique a informação MTC com a estação-base de acordo com uma ou mais propriedades de canal. Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, e a uma ou mais propriedades pode identificar um deslocamento de frequência do conjunto de blocos de recursos. Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, e a uma ou mais propriedades pode identificar uma posição do conjunto de blocos de recursos em diferentes subquadros.
[0014] Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, a estação-base pode suportar um ou mais canais adicionais para MTC, onde cada um do um ou mais canais adicionais para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos diferentes daqueles de qualquer outro canal suportado pela estação-base, e a uma ou mais propriedades pode identificar uma posição de cada conjunto de blocos de recursos em um mesmo subquadro. Em algumas modalidades, o meio legível por computador não transitório pode ter código para fazer com que o pelo menos um computador selecione entre um primeiro conjunto de blocos de recursos e um segundo conjunto de blocos de recursos a partir de um ou mais conjuntos adicionais de blocos de recursos para comunicar informação MTC com a estação-base. Em algumas modalidades, o meio legível por computador não transitório pode ter códigos para fazer com que o pelo menos um computador identifique um bit específico em um identificador singular do equipamento de usuário, e o código para fazer com que o pelo menos um computador selecione entre o primeiro conjunto de blocos de recursos e o segundo conjunto de blocos de recursos com base em um valor do bit. Em algumas modalidades, uma ou mais propriedades podem identificar um ou mais períodos de tempo durante os quais a estação-base suporta o canal para MTC, e o meio legível por computador não transitório pode ter código para fazer com que o pelo menos um computador ative o equipamento de usuário para comunicar informação MTC com a estação-base de acordo com um ou mais períodos de tempo.
[0015] O precedente delineou mais propriamente de forma ampla as características e vantagens técnicas dos exemplos de acordo com a revelação para que a descrição detalhada a seguir possa ser mais bem-entendida. Características e vantagens adicionais serão descritas em seguida. O conceito e exemplos específicos revelados podem ser prontamente utilizados como uma base para modificar ou projetar outras estruturas para realizar os mesmos propósitos da presente revelação. Tais construções equivalentes não se afastam do espírito e escopo das reivindicações anexas. Os aspectos que são considerados como característicos dos conceitos aqui revelados, tanto em relação à sua organização como o método de operação, em conjunto com vantagens adicionais serão mais bem-entendidos a partir da descrição seguinte quando considerado em conexão com as figuras anexas. Cada uma das figuras é provida com o propósito apenas de ilustração e descrição, e não como uma definição dos limites das reivindicações.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0016] Um entendimento adicional da natureza e vantagens da presente invenção pode ser realizado mediante referência aos desenhos a seguir. Nas figuras anexas, componentes ou características similares podem ter o mesmo rótulo de referência. Adicionalmente, vários componentes do mesmo tipo podem ser distinguidos mediante acompanhamento do rótulo de referência por um tracejado e um segundo rótulo que distingue entre os componentes similares. Se apenas o primeiro rótulo de referência for usado no relatório descritivo, a descrição é aplicável a qualquer um dos componentes similares que tenha o mesmo rótulo de referência independentemente do segundo rótulo de referência.
[0017] A Figura 1 mostra um diagrama que ilustra um exemplo de um sistema de comunicações de acordo com várias modalidades;
[0018] A Figura 2A mostra um diagrama que ilustra um exemplo de um sistema de comunicação sem fio, heterogêneo de acordo com vários exemplos;
[0019] A Figura 2B mostra um diagrama que ilustra um exemplo de um esquema de associação para um dispositivo MTC com base em canais legados de acordo com vários exemplos;
[0020] A Figura 3A mostra um diagrama em blocos que ilustra um exemplo de uma estrutura de um quadro de rádio de evolução de longo prazo (LTE) de acordo com as várias modalidades;
[0021] A Figura 3B mostra um diagrama em blocos que ilustra um exemplo de um canal físico de transmissão (PBCH) em uma sequência de quadro de rádio LTE de acordo com várias modalidades;
[0022] A Figura 4 mostra um diagrama em blocos que ilustra um exemplo de um esquema de associação para um dispositivo MTC com base em novos canais de banda estreita de acordo com várias modalidades;
[0023] A Figura 5A mostra um diagrama em blocos que ilustra outro exemplo de um esquema de associação para um dispositivo MTC com base em novos canais de banda estreita de acordo com várias modalidades;
[0024] A Figura 5B mostra um diagrama em blocos que ilustra múltiplas ocasiões MTC em um mesmo subquadro de acordo com várias modalidades;
[0025] A Figura 6 mostra um diagrama em blocos que ilustra ainda outro exemplo de um esquema de associação para um dispositivo MTC com base em novos canais de banda estreita de acordo com várias modalidades;
[0026] A Figura 7A mostra um diagrama de fluxo de chamada que ilustra um exemplo de sinalização entre um dispositivo MTC e uma estação-base para estabelecer uma conexão de acordo com várias modalidades;
[0027] A Figura 7B um diagrama de fluxo de chamada que ilustra outro exemplo de sinalização entre um dispositivo MTC e uma estação-base para estabelecer uma conexão de acordo com várias modalidades;
[0028] A Figura 8A mostra um diagrama em blocos que ilustra um exemplo de um dispositivo para comunicações MTC de acordo com várias modalidades;
[0029] A Figura 8B mostra um diagrama em blocos que ilustra outro exemplo de um dispositivo para comunicações MTC de acordo com várias modalidades;
[0030] A Figura 9 mostra um diagrama em blocos que ilustra um exemplo de uma arquitetura de dispositivo MTC de acordo com várias modalidades;
[0031] A Figura 10 mostra um diagrama em blocos que ilustra um exemplo de uma arquitetura de estação-base de acordo com várias modalidades;
[0032] A Figura 11 mostra um diagrama em blocos que ilustra um exemplo de um sistema de comunicação de múltiplas entradas, múltiplas saídas (MIMO) de acordo com várias modalidades;
[0033] A Figura 12 é um fluxograma de um exemplo de um método para iniciação de um canal MTC de banda estreita para comunicação de acordo com várias modalidades;
[0034] A Figura 13 é um fluxograma de outro exemplo de um método para iniciação de um canal MTC de banda estreita para comunicação de acordo com várias modalidades;
[0035] A Figura 14 é um fluxograma de ainda outro exemplo de um método para iniciação de um canal MTC de banda estreita para comunicação de acordo com várias modalidades;
[0036] A Figura 15 é um fluxograma de um exemplo de um método para um esquema de associação MTC de acordo com várias modalidades;
[0037] A Figura 16 é um fluxograma de outro exemplo de um método para um esquema de associação MTC de acordo com várias modalidades;
[0038] A Figura 17 é um fluxograma de ainda outro exemplo de um método para um esquema de associação MTC de acordo com várias modalidades;
[0039] A Figura 18 é um fluxograma de ainda outro exemplo de um método para um esquema de associação MTC de acordo com várias modalidades;
[0040] A Figura 19 é um fluxograma de um exemplo de um método para negociar uma conexão MTC com base em perfis MTC de acordo com várias modalidades;
[0041] A Figura 20 é um fluxograma de outro exemplo de um método para negociar uma conexão MTC com base em perfis MTC de acordo com várias modalidades;
[0042] A Figura 21 é um fluxograma de ainda outro exemplo de um método para negociar uma conexão MTC com base em perfis MTC de acordo com várias modalidades;
[0043] A Figura 22 é um fluxograma de um exemplo de um método para negociar uma conexão MTC com base em perfis MTC de acordo com várias modalidades;
[0044] A Figura 23 é um fluxograma de outro exemplo de um método para negociar uma conexão MTC com base em perfis MTC de acordo com várias modalidades;
[0045] A Figura 24 é um fluxograma de ainda outro exemplo de um método para negociar uma conexão MTC com base em perfis MTC de acordo com várias modalidades; DESCRIÇÃO DETALHADA
[0046] Modalidades descritas são dirigidas aos métodos e aparelhos para comunicação sem fio nos quais vários esquemas de associação podem ser realizados para um dispositivo MTC e o dispositivo MTC pode negociar uma conexão para comunicações MTC. Em uma rede heterogênea, tal como uma rede heterogênea LTE, por exemplo, o dispositivo MTC ou UE de MTC pode se associar com uma macro-célula ou com uma célula pequena utilizando um canal MTC de banda estreita suportado pelas células. Informação sobre o canal MTC, incluindo o espectro de frequência do canal e/ou outras propriedades, pode ser transmitida para o dispositivo MTC por intermédio de uma estação-base associada com a macro-célula ou com a célula pequena utilizando bits reservados no PBCH. Quando o dispositivo MTC identifica ou localiza o canal MTC, o dispositivo MTC pode se comunicar com uma célula durante blocos de recursos físicos especificados (PBRs) de um quadro ou subquadro que corresponde ao canal MTC. Os PRBs para uma célula ou estação-base podem ser diferentes dos PRBs para outra célula ou estação-base de modo que a comunicação MTC de uma célula não subjuga ou interfere com a comunicação MTC de outra célula. O dispositivo MTC pode determinar as métricas e canal (por exemplo, perda de percurso, intensidade de sinal) das células a partir da comunicação MTC e pode identificar uma célula com a qual se associar a partir das métricas de canal. A associação pode ser com uma melhor célula de downlink ou com uma melhor célula de uplink co base, ao menos em parte, no perfil de operação do dispositivo MTC. Essa abordagem pode permitir que o dispositivo MTC descubra e se associe com uma célula pequena ou nó de baixa energia (LPN) mesmo na presença de uma macro-célula forte.
[0047] Após se associar com uma das células, o dispositivo MTC pode receber mensagens de controle de recurso de rádio (RRC) a partir da célula associada (por exemplo, estação-base) que inclui informação sobre os perfis MTC suportados pela célula. Em alguns casos, as mensagens RRC a partir da célula associada são em resposta a uma solicitação feita pelo dispositivo MTC. O dispositivo MTC pode transmitir mensagens RRC para a célula com informação sobre os perfis MTC suportados pelo dispositivo MTC. O dispositivo MTC e a célula podem negociar e determinar um perfil MTC compatível com o qual estabelecer uma conexão que possibilitará as comunicações MTC entre os mesmos. Quando os resultados da negociação indicar que os perfis MTC são incompatíveis, o dispositivo MTC pode enviar uma mensagem de rejeição RRC para a célula e se associar com outra célula na rede heterogênea LTE para estabelecer uma conexão para comunicações MTC.
[0048] Os dispositivos MTC ou os UEs de MTC têm baixa complexidade e são usados tipicamente para comunicações de máquina a máquina (M2M). As comunicações M2M geralmente permitem que um dispositivo tal como um sensor ou medidor (por exemplo, termostato) capture informação que é então retransmitida através de uma rede para outro dispositivo (por exemplo, servidor) para processamento. O tráfego M2M tende a ser tolerante ao retardo e acontece em rajadas infreqüentes de pequenos dados. Um dispositivo MTC geralmente pode operar em uma banda estreita e pode não ter suporte de cancelamento de interferência. A banda de um dispositivo MTC pode ser de aproximadamente 1 Megahertz (MHz), que corresponde a aproximadamente 6 PRBs em um sistema LTE.
[0049] Algumas tecnologias sem fio, tal com WiFi ou Zigbee, por exemplo, podem ser usadas para comunicações M2M, mas essas tecnologias operam em bandas não licenciadas e não garantem qualidade de serviço (QoS). Por outro lado, as tecnologias celulares garantem QoS que podem ser necessárias para algumas comunicações M2M. Operadores de celular rapidamente estão instalando redes heterogêneas LTE (HetNets) nas quais macro-células são instaladas com uma camada de pequenas células, também referidas como nós de baixa energia ou LPNs. O adensamento de células pequenas que resulta da instalação das LTE HetNets torna essas redes atraentes para comunicação M2M porque reduz as exigências de potência de transmissão do dispositivo MTC uma vez que a distância entre o dispositivo MTC e a célula mais próxima é reduzida. Isto é, o dispositivo MTC não precisa enviar transmissões fortes (isto é, grito) porque há células próximas disponíveis para associação, desse modo conservando energia, que pode ser uma consideração quando o dispositivo MTC é operado por bateria.
[0050] LTE HetNets tem tipicamente uma instalação de co-canal de macro-células e pequenas células. Isto é, as pequenas células ou LPNs são instaladas na mesma banda de frequência que as macro-células. A instalação de co-canal pode provar ser um desafio para os dispositivos MTC e comunicações M2M porque a cobertura de célula pequena pode ser subjugada pela forte cobertura da macro-célula. Por exemplo, uma estação-base típica em uma macro-célula transmite em aproximadamente 40 Watts(W) enquanto que uma estação-base típica em uma célula pequena transmite em aproximadamente 1 W. Como um resultado, o uso de esquemas tradicionais de associação que se baseiam em energia recebida (por exemplo, energia recebida de sinal de referência ou RSRP) pode tender a associar a maioria dos dispositivos MTC com uma macro-célula forte em vez de uma pequena célula mais adequada ou apropriada, próxima. Por exemplo, quando uma célula pequena em uma HetNet de LTE tiver uma perda de percurso menor para um dispositivo MTC e o dispositivo MTC estiver fora da cobertura provida pela célula pequena, o dispositivo MTC experimentará dificuldades ao se associar com a célula pequena (isto é, a célula com o melhor uplink) em vez da macro-célula porque os métodos de gerenciamento de interferência suportados pelo dispositivo MTC não podem cancelar a interferência produzida pela macro-célula forte. Vários esquemas são apresentados abaixo os quais descrevem os mecanismos pelos quais um dispositivo MTC ou UE de MTC pode descobrir uma célula pequena ou LPN e pode se associar com essa célula pequena ou LPN em um HetNet de LTE de co-canal mesmo na presença de uma macro-célula forte.
[0051] Após associação, um dispositivo UE de MTC pode ainda precisar estabelecer uma conexão com a célula com a qual ele é associado para habilitar as comunicações MTC. Tipicamente, o estabelecimento de uma conexão pode envolver os mecanismos que podem ser complexos para um UE de MTC implementar ou utilizar. Assim, mecanismos eficientes podem ser necessários que possibilitem que o UE de MTC e a célula associada negociem uma conexão para comunicações MTC. Várias modalidades de tais mecanismos também são apresentadas abaixo.
[0052] As técnicas aqui descritas podem ser usadas para vários sistemas de comunicação sem fio tal como sistemas celulares sem fio, comunicações sem fio não hierárquicas, redes de acesso local sem fio (WLANs), redes ad hoc, sistemas de comunicação via satélite, e outros sistemas. Os termos “sistema” e “rede” são normalmente usados de forma permutável. Esses sistemas de comunicação sem fio podem empregar uma variedade de tecnologias de comunicação de rádio tal como Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA), Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo (TDMA), Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência (FDMA), FDMA Ortogonal (OFDMA), FDMA de Portadora Única (SC-FDMA), e/ou outras tecnologias de rádio. Geralmente, as comunicações sem fio são conduzidas de acordo com uma implementação padronizada de uma ou mais tecnologias de comunicação de rádio denominada Tecnologia de Acesso de Rádio (RTA). Um sistema de comunicação sem fio ou rede que implementa uma Tecnologia de Acesso de Rádio pode ser chamado de Rede de Acesso de Rádio (RAN).
[0053] Exemplos de Tecnologias de Acesso de Rádio que empregam técnicas CDMA incluem CDMA2000, Acesso de Rádio Terrestre Universal (UTRA), etc. CDMA2000 cobre os padrões IS-2000, IS-95 e IS-856. As Versões, IS-2000 0 e A, são comumente referidas como CDMA2000 1X, 1X, etc. IS-856 (TIA-856) é comumente referida como CDMA2000 1xEV-DO, Dados de Pacote de Taxa Alta (HRPD), etc. UTRA inclui CDMA de Banda Larga (WCDMA) e outras variantes de CDMA. Exemplos de sistemas TDMA incluem várias implementações de Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM). Exemplos de Tecnologias de Acesso de Rádio empregando OFDM e/ou OFDMA incluem Ultra Mobile Broadband (UMB), Evolved UTRA (E- UTRA), IEEE 802.11 (Wi-Fi), IEEE 802.16 (WiMAX), IEEE 802.20, Flash-OFDM, etc. UTRA e E-UTRA constituem parte do Sistema de Telecomunicação Móvel Universal (UMTS). 3GPP Long Term Evolution (LTE) e LTE-Advanced (LTE-A) são versões novas de UMTS que utilizam E-UTRA. UTRA, E-UTRA, UMTS, LTE, LTE-A, e GSM são descritos em documentos a partir de uma organização denominada “3rd Generation Partnership Project” (3GPP). CDMA2000 e UMB são descritos em documento para uma organização denominada “3rd Generation Partnership Project 2” (3GPP2). As técnicas aqui descritas podem ser usadas para os mencionados sistemas e tecnologias de rádio acima assim como outros sistemas e tecnologias de rádio.
[0054] Assim, a descrição seguinte fornece exemplos, e não é limitadora do escopo, da aplicabilidade ou da configuração, apresentados nas reivindicações. Mudanças podem ser feitas na função e arranjo dos elementos discutidos sem se afastar do espírito e escopo da revelação. Várias modalidades podem omitir, substituir, ou adicionar vários procedimentos ou componentes conforme apropriado. Por exemplo, os métodos descritos podem ser realizados em uma ordem diferente daquela descrita, e várias etapas podem ser adicionadas, omitidas ou combinadas. Além disso, as características descritas com relação a certas modalidades podem ser combinadas em outras modalidades.
[0055] Com referência em primeiro lugar à Figura 1, um diagrama ilustra um exemplo de um sistema de comunicação sem fio 100. O sistema de comunicação sem fio 100 inclui as estações-base (ou células) 105, equipamentos de usuário (UEs) 115, e uma rede de núcleo 130. As estações-base 105 podem se comunicar com os UEs 115 sob o controle de uma rede de núcleo 130. As estações-base 105 podem comunicar informação de controle e/ou dados de usuário com a rede de núcleo 130 através de ligações de canal de transporte de retorno 132. Nas modalidades, as estações-base 105 podem se comunicar seja direta ou indiretamente, entre si através de ligações de canal de transporte de retorno 134, que podem ser ligações de comunicação cabeadas ou sem fio. O sistema de comunicação sem fio 100 pode suportar operação em múltiplas portadoras (sinais de forma de onda para diferentes frequências). Transmissores de múltiplas portadoras podem transmitir os sinais modulados simultaneamente nas múltiplas portadoras. Por exemplo, cada link de comunicação 125 pode ser um sinal modulado de múltiplas portadoras de acordo com as várias tecnologias de rádio descritas acima. Cada sinal modulado pode ser enviado em uma portadora diferente e pode carregar informação de controle (por exemplo, sinais de referência, canais de controle, etc.), informação de overhead, dados, etc.
[0056] As estações-base 105 podem se comunicar no modo sem fio com os UEs 115 por intermédio de uma ou mais antenas de estação-base. Cada um dos locais de estação-base 105 pode fornecer cobertura de comunicação para uma área de cobertura geográfica respectiva 110. Em algumas modalidades, as estações-base 105 podem ser referidas como estação-base de transceptor, estação-base de rádio, um ponto de acesso, um transceptor de rádio, um conjunto de serviços básicos (BSS), um conjunto de serviços estendidos (ESS), um NodeB, eNodeB (eNB), Home NodeB, um Home eNodeB, ou alguma outra terminologia adequada. A área de cobertura geográfica 110 para uma estação-base pode ser dirigida em setores compondo apenas uma porção da área de cobertura (não mostrada). O sistema de comunicação sem fio 100 pode incluir estações-base 105 de diferentes tipos (por exemplo, macro estações-base, micro estações-base, e/ou pico estações-base). Pode haver áreas de cobertura de sobreposição para diferentes tecnologias.
[0057] Nas modalidades, o sistema de comunicação sem fio 100 é uma rede LTE/LTE-A. Nas redes LTE/LTE-A, o termo Nó B evoluído (eNB) pode ser usado geralmente para descrever, respectivamente, as estações- base 105. O sistema de comunicação sem fio 100 pode ser uma rede heterogênea LTE/LTE-A na qual diferentes tipos de eNBs proporcionam cobertura para as várias regiões geográficas. Por exemplo, cada eNB pode fornecer cobertura de comunicação para uma macro-célula, uma pico célula, uma femto célula, e/ou outros tipos de célula. Células pequenas tais como pico células, femto células, e/ou outros tipos de células podem incorporar nós de baixa energia ou LPNs. Uma macro-célula geralmente cobre uma área geográfica relativamente grande (por exemplo, vários quilômetros de raio) e pode permitir acesso irrestrito pelos UEs com subscrições de serviço com o provedor de rede. Uma pico- célula geralmente cobriria uma área geográfica relativamente menor e pode permitir acesso irrestrito pelos UEs com subscrições de serviço com o provedor de rede. Uma femto célula também cobriria geralmente uma área geográfica relativamente pequena (por exemplo, uma residência) e, além de acesso irrestrito, pode também prover acesso restrito pelos UEs tendo uma associação com a femto célula (por exemplo, os UEs em um grupo fechado de assinantes (CSG), os UEs para usuários na residência, e semelhante). Um eNB para uma macro-célula pode ser referido como um macro eNB. Um cNB para uma pico célula pode ser referido como um pico cNB. E, um cNB para uma femto célula pode ser referido como um femto eNB ou eNB doméstico. Um eNB pode suportar uma ou múltiplas (por exemplo, duas, três, quatro, e semelhante) células.
[0058] A rede de núcleo 130 pode se comunicar com as estações-base 105 por intermédio de um link de canal de transporte de retorno 132 (por exemplo, S1, etc.). As estações-base 105 também podem se comunicar entre si, por exemplo, direta ou indiretamente por intermédio de links de canal de transporte de retorno 134 (por exemplo, X2, etc.) e/ou por intermédio de links de canal de transporte de retorno 132 (por exemplo, através da rede de núcleo 130). O sistema de comunicação sem fio 100 pode suportar operação síncrona ou assíncrona. Para operação síncrona, os eNBs podem ter temporização de quadro similar, e transmissões a partir de diferentes eNBs podem ser aproximadamente alinhados em tempo. Para operação assíncrona, os eNBs podem ter diferente temporização de quadro, e as transmissões a partir dos diferentes eNBs podem não ser alinhadas em tempo. As técnicas aqui descritas podem ser usadas para operações síncronas ou assíncronas.
[0059] Os UEs 115 são dispersos por todo o sistema de comunicação sem fio 100, e cada UE pode ser estacionário ou móvel. Um UE 115 também pode ser referido por aqueles versados na arte como uma estação móvel, uma estação de assinante, uma unidade móvel, uma unidade de assinante, uma unidade sem fio, uma unidade remota, um dispositivo móvel, um dispositivo sem fio, um dispositivo de comunicação sem fio, um dispositivo remoto, uma estação móvel de assinante, um terminal de acesso, um terminal móvel, um terminal sem fio, um terminal remoto, um aparelho telefônico de mão, um agente de usuário, um cliente móvel, um cliente, ou alguma outra tecnologia adequada. Um UE 115 pode ser um telefone celular, um assistente pessoal digital (PDA), um modem sem fio, um dispositivo de comunicação sem fio, um dispositivo de mão, um computador tablet, um computador laptop, um telefone sem fio, uma estação de rede local sem fio (WLL), ou semelhante. Um UE pode ser capaz de se comunicar com os macro eNBs, pico eNBs, femto eNBs, retransmissores e semelhantes.
[0060] Os links de comunicação 125 mostrados no sistema de comunicação sem fio 100 podem incluir transmissões de uplink (UL) a partir de um UE 115 para uma estação-base 105, e/ou transmissões de downlink (DL), a partir de uma estação-base 105 para um UE 115. As transmissões de downlink também podem ser chamadas transmissões de link direto enquanto que as transmissões de uplink também podem ser chamadas de transmissões de link inverso.
[0061] Em algumas modalidades do sistema de comunicação sem fio 100, um ou mais dos UEs 115 são dispositivos MTC ou UEs de MTC, e vários esquemas de associação podem ser realizados para os mesmos. Quando o sistema de comunicação sem fio 100 é uma rede LTE/LTE-A (HetNet de LTE), um UE de MTC 115 pode se associar com uma macro-célula ou com uma célula pequena utilizando um canal MTC de banda estreita suportado pelas células. Informação sobre o canal MTC, incluindo o espectro de frequência do canal e/ou outras propriedades, pode ser transmitida para o UE de MTC 115 por intermédio de uma estação-base 105 associada com a macro-célula ou com a célula pequena utilizando bits reservados no PDCH. Quando o dispositivo MTC identifica ou localiza o canal MTC, o dispositivo MTC pode se comunicar com uma célula durante os PRBs especificados de um quadro ou subquadro que corresponde ao canal MTC. Os PRBs para uma célula ou estação-base 105 podem ser diferentes dos PRBs para outra célula ou estação- base 105 de modo que a comunicação MTC de uma célula não subjuga ou interfere com a comunicação MTC de outra célula. O UE de MTC 115 pode determinar métricas de canal das células a partir da comunicação MTC e pode identificar uma célula com a qual se associar a partir das métricas de canal. A associação pode ser com uma melhor célula de downlink ou com uma melhor célula de uplink com base no perfil de operação do dispositivo MTC. Essa abordagem pode permitir que o dispositivo MTC descubra e se associe a uma célula pequena ou LPN mesmo na presença de uma macro-célula forte.
[0062] Voltando-se a seguir para a Figura 2A,é mostrado um diagrama 200 que ilustra uma porção das comunicações sem fio 100 da Figura 1 que inclui uma estação-base de macro-célula 205 com área de cobertura geográfica correspondente 210, e uma célula pequena ou estação-base LPN 220 com área de cobertura correspondente 225. Também é mostrado na Figura 2A um dispositivo MTC ou UE de MTC 215. Em uma rede LTE heterogênea de co-canal, a estação-base de macro-célula 205 e a estação-base LPN 220 utilizam a mesma banda de frequência, que pode tornar difícil para o UE de MTC 215 se associar com a estação-base LPN 220. Diversos esquemas de associação podem ser usados para habilitar tal associação, incluindo um esquema no qual a associação se baseia em canais legados onde o downlink (DL) é desacoplado do uplink (UL), outro esquema baseado em novos canais de banda estreita nos quais as estações-base ou eNBs são multiplexados por divisão de tempo através de classes de energia, outros esquemas também baseados em novos canais de banda estreita nos quais a macro-célula é operada em um nível de potência inferior para comunicação MTC, e ainda outro esquema também baseado em novos canais de banda estreita nos quais a macro-célula é emudecida ou silenciada para possibilitar que a LPN realize comunicação MTC sem interferência.
[0063] Voltando-se para a Figura 2B, é mostrado um diagrama 230 que ilustra um esquema de associação com base em canais legados com a macro-célula ou estação-base 205, a célula pequena ou estação-base LPN 220, e o UE de MPC 215 da Figura 2B. Nos canais legados/símbolos de referência (RS) tal como o sinal de sincronização principal (PSS), sinal de sincronização secundária (SSS), PBCH, e sinal de referência de célula específica (CRS), por exemplo, o UE de MTC 215 pode receber sinais DL muito fortes 235 a partir da estação-base de macro-célula 205, subjugando a recepção a partir da estação-base LPN 220. A estação-base LPN 220, por outro lado, pode detectar o UE de MTC 215 através de várias assinaturas UL que são enviadas pelo UE de MTC 215 em um canal físico de acesso aleatório (PRACH) através dos sinais 240.
[0064] No cenário ilustrado na Figura 2B, o UE de MTC 215 pode ter uma associação na qual o DL é desacoplado do UL. Isto é, o DL é manejado por uma célula e o UL é manejado por outra célula. Por exemplo, o UE de MTC 215 pode se associar com a estação-base de macro-célula forte 205 e pode receber controle e dados a partir da estação-base de macro-célula 205 no DL (por exemplo, sinais 235). No UL, o UE de MTC 215 pode comunicar os dados e controle com a estação-base LPN 220 e a estação-base LPN 220 pode retransmitir a informação de UL para a estação- base de macro-célula 205 através de links de canal de transporte de retorno (por exemplo, interface X2).
[0065] Para implementar efetivamente o esquema de associação com base em canais legados e os outros esquemas aqui descritos, a comunicação MTC entre o UE de MTC 215 e as várias células em uma rede heterogênea pode inicializar a comunicação de canal de banda estreita que é suportado fisicamente pelo receptor de front-end em um dispositivo MTC. Por exemplo, toda a comunicação MTC, incluindo os dados e controle, pode ser definida em canais de banda estreita. Para HetNets de LTE, os operadores têm tipicamente 10 MHz de espectro, de modo que 1 MHz do espectro de 10 MHz pode ser usado como um canal de banda estreita para comunicação MTC. Um espectro de 1 MHz corresponde aproximadamente 6 PRBs em LTE.
[0066] Em operação, o UE de MTC 215 desperta e lê PSS, SSS, e/ou PBCH. Devido à banda estreita do receptor, o UE de MTC 215 pode não ler os blocos de informação de sistema tradicional (SIBs). Após a leitura inicial, o UE de MTC 215 pode realizar um rastreio de força bruta do local do canal de MTC no espectro de 10 MHz. Tal abordagem pode consumir muita energia e pode durar tempo considerável. Outra abordagem, a qual pode reduzir o tempo de rastreio é a de adquirir o PSS de LTE legado e SSS e então mover o canal de banda estreita MTC com base na informação sinalizada através os bits de reserva no PDCH. Por exemplo, dois ou mais dos bits reservados no PDCH podem ser usados para indicar onde está o canal de banda estreita MTC no espectro de 10 MHz.
[0067] Pode haver formas diferentes nas quais os bits reservados em PDCH são usados para indicar as diferentes ocorrências ou ocasiões da comunicação MTC. Em uma abordagem, os bits podem ser usados para sinalizar ou indicar um deslocamento ou mudança de frequência a partir dos 6 PRBs centrais do PBCH. Essa mudança de frequência pode representar um número de PRBs que o UE de MTC 215 precisa para mover os 6 PRBs centrais para o canal de banda estreita de MTC.
[0068] Em uma abordagem diferente, os bits reservados podem ser usados para sinalizar ou indicar um padrão de tempo/frequência geralmente grosseiro (isto é, saltos) das diferentes ocorrências ou ocasiões de comunicação MTC. Um padrão de tempo/frequência pode se basear em um número de quadro de sistema (SFN) de um quadro de rádio e um número de subquadro (Sub-frame_Number). Por exemplo, o padrão de tempo-frequência pode ser obtido a partir de SFN(modN)= 0 + Sub-frame_Number(mod N)=0, onde N e M são valores de número inteiro. Outro padrão de tempo- frequência pode se basear em um número PRB (PRB_Number). Por exemplo, o padrão de tempo-frequência pode ser obtido a partir de PRB_Number(modL) = 0, onde L é um valor de número inteiro. Em algumas modalidades, o padrão de tempo- frequência pode se basear em SFN, Sub-frame_Number e PRB_Number.
[0069] Nessa abordagem, toda informação com relação às ocasiões de MTC não precisam ser sinalizadas ou indicadas pelos bits reservados. Os bits reservados podem simplesmente fornecer informação suficiente para o UE de MTC 215 se deslocar para qualquer das ocasiões de MTC. Naqueles casos quando os bits reservados não sinalizam ou indicam uma ocasião MTC, há incerteza em relação para onde se deslocar no espectro para estar no canal de comunicação MTC e o UE de MTC 215 pode ter que pesquisar porções incertas do espectro. Tal pesquisa pode consumir tempo e energia, e um equilíbrio pode ser necessário para se fazer um esforço de pesquisa razoável de porções incertas do espectro.
[0070] Em ainda outra abordagem para uso dos bits reservados no PBCH, múltiplas ocasiões MTC em um mesmo subquadro e em diferentes canais de banda estreita (por exemplo, diferentes conjuntos de PRBs no mesmo subquadro) podem ser sinalizadas ou indicadas com um número menor de bits. Por exemplo, bits suficientes podem ser usados para indicar quantas ocasiões MTC ocorrem no mesmo subquadro. Quando várias ocasiões MTC são conhecidas, diferentes UEs de MTC 215 podem se estabelecer em diferentes canais de banda estreita através de equilíbrio de carga natural. Por exemplo, quando ocorrerem duas ocasiões MTC no mesmo subquadro, cada UE de MTC 215 pode observar o mesmo bit em um identificador único (por exemplo, identidade de assinante móvel internacional ou IMSI) armazenado no dispositivo e pode selecionar um canal ou o outro canal com base em um valor do bit. Como a probabilidade do bit tendo um valor de “0” ou “1” é idêntica, aproximadamente metade dos UEs de MTC 215 pode selecionar um canal e aproximadamente metade dos UEs de MTC 215 pode selecionar o outro canal.
[0071] Voltando-se agora para a Figura 3A, é mostrado um diagrama 300 que ilustra um quadro de rádio 310 com múltiplos subquadros 315. O quadro de rádio 310 é tipicamente de 10 milissegundos (ms) de duração e cada subquadro 315 tem tipicamente 1 ms de duração. O quadro de rádio 310 e os subquadros 315 podem corresponder ao quadro de rádio e aos subquadros descritos acima em conexão com a sinalização ou indicação de um padrão de tempo/frequência utilizando os bits reservados no PBCH. A Figura 3A mostra também que cada subquadro 315 inclui duas fatias 320 e que cada fatia inclui N subportadoras, com cada subportadora tendo um número correspondente de símbolos OFDM. Um bloco de recursos físicos ou PRB 330 inclui os símbolos OFDM de um subconjunto de N subportadoras. Em um sistema LTE típico, o PRB 330 inclui 12 subportadoras, cada uma com 7 símbolos OFDM, para um total de 84 elementos de recursos 320. O PRB 330 pode corresponder aos PRBs descritos acima em conexão com a sinalização ou indicação de um padrão de tempo-frequência utilizando os bits reservados no PBCH.
[0072] Voltando-se a seguir para a Figura 3B, um diagrama 350 é mostrado que ilustra transmissões de PBCH, que tipicamente cobrem quatro quadros de rádio consecutivos 310, cada um deles tendo 10 subquadros 315. As transmissões de PBCH ocorrem no subquadro 0 de cada um dos quadros de rádio 310 e são projetadas para detecção sem qualquer conhecimento anterior da largura de banda do sistema. As transmissões de PBCH incluem informação a partir de uma célula tal como largura de banda de downlink e SFN, por exemplo. A informação pode ser incluída em um bloco de informação mestre (MIB), que também pode incluir os bits reservados descritos acima para sinalização ou indicação de uma ou mais propriedades (por exemplo, mudança de frequência, padrão de tempo/frequência, ocasiões MTC simultâneas) da comunicação MTC suportada pela célula. As transmissões PBCH ocorrem através dos 6 PRBs centrais do subquadro 0. Conforme descrito acima, o canal(is) de banda estreita de MTC pode ser mudado em frequência a partir desses 6 PRBs centrais, pode ocorrer em diferentes PRBs para diferentes subquadros, e mais do que um pode ocorrer (por exemplo, múltiplas ocasiões MTC) no mesmo subquadro, porém em diferentes conjuntos de PRBs naquele subquadro.
[0073] A informação provida pelo PBCH através dos bits reservados pode incluir negação ou protelação de serviço MTC. Por exemplo, a informação PBCH pode sinalizar ou indicar que haja ausência de suporte para comunicação MTC pela célula em determinado período(s) de tempo. Consequentemente, o dispositivo MTC ou UE de MTC pode estar em um modo inativo e despertar em tempos pré-configurados ou configurados para verificar se a comunicação MTC é suportada. Com base na informação provida pelo PBCH, o programa de ativação e modo inativo do dispositivo MTC pode ser ajustado dinamicamente para aumentar a durabilidade da bateria do dispositivo.
[0074] Durante os PRBs que são alocados por uma célula para comunicação MTC, que pode ser referida como PRBs de MTC, dados nominais programados LTE não devem ocorrer. Sinais de referência de célula específica (CRSs), contudo, ainda podem estar presentes para o tipo de portadora legada. Além disso, para comunicação de banda estreita MTC, dados, controle e símbolos de referência (RSs) podem ser independentes nos PRBs de MTC.
[0075] Voltando-se agora para a Figura 4, é mostrado um diagrama 400 que ilustra outro esquema de associação no qual multiplexação por divisão de tempo é coordenada entre nós de diferentes classes de potência e novos canais de banda estreita são usados para comunicação de MTC. Por exemplo, o diagrama 400 mostra que nos subquadros N e N+5, um nó de alta potência (por exemplo, macro-célula) pode transmitir mediante uso de conjuntos de PRBs de MTC 410 e 430 (linhas diagonais), respectivamente. No subquadro N+2, um nó de baixa potência (por exemplo, célula pequena) pode transmitir mediante uso de um conjunto de PRBs de MTC 420 (tracejado cruzado). Esse esquema de associação efetivamente implementa uma forma de coordenação de interferência aprimorada entre células (eICIC) no nível de PRB permitindo que uma célula forte e uma célula mais fraca transmitam em tempos diferentes de tal modo que as duas possam ser detectadas por um dispositivo MTC.
[0076] Conforme descrito acima, CRSs dominantes a partir de nós de alta potência ainda podem estar presentes nos PRBs de MTC associados com os nós de baixa potência. É possível, contudo, equiparar em taxa em torno dos elementos de recurso correspondendo aos CRSs porque os dispositivos MTC não são ávidos de capacidade e podem considerar como aceitável perder essas dimensões.
[0077] Além disso, a periodicidade ou a programação mostrada para cada nó de classe de potência nos subquadros da Figura 4 é provida simplesmente como exemplo e não como limitação. Cada nó de classe de potência (por exemplo, nós de alta potência, nós de baixa potência) pode ajustar sua periodicidade, isto é, os subquadros nos quais ocorrem a comunicação MTC para aquele nó de classe de potência, com base na carga daquele nó de classe de potência. Uma carga maior pode exigir mais comunicação de MTC e a periodicidade pode ser conformemente ajustada dinamicamente. Uma carga menor ou mais leve pode exigir menos comunicação MTC e a periodicidade pode ser conformemente ajustada dinamicamente.
[0078] A informação recebida pelo dispositivo MTC a partir de um nó de classe de potência durante um subquadro inclui a potência de transmissão (Tx) da estação- base ou eNB associado com aquele nó de classe de potência. O dispositivo MTC pode determinar, com base nas informações, a perda de percurso para a estação-base. Quando a perda de percurso é conhecida para uma ou mais estações-base, o dispositivo MTC pode se associar com uma dessas estações-base. Em uma abordagem, o dispositivo MTC pode se associar com a célula, estação-base, ou nó de classe de potência que tenha a menor perda de percurso. Quanto menor for a perda de percurso, melhor será o consumo de energia de UL para o dispositivo MTC. Em outra abordagem, o dispositivo MTC pode se associar com a célula, estação-base, ou nó de classe de potência que tenha o sinal mais forte. Quanto mais forte for o sinal, melhor o consumo de energia de DL porque a transmissão pode ser feita mais rapidamente. A seleção de cuja abordagem realizar pode depender do perfil de tráfego do dispositivo MTC. Por exemplo, para aplicações de medidor inteligente nas quais os dados são geralmente transmitidos para a célula ou estação-base, a abordagem baseada na menor perda de percurso pode ser mais apropriada. Por outro lado, para um sistema de aspersão que recebe instruções de operação a partir de uma estação-base, a abordagem baseada no sinal mais forte pode ser mais apropriada. Nesses casos, quando a macro-célula proporciona o sinal mais forte e a célula pequena ou LPN tem a menor perda de percurso, o DL pode ser desacoplado do UL como ilustrado acima com referência à Figura 2B, outra vez, tal esquema pode envolver ter alguma informação de coordenação permutada entre as células.
[0079] Voltando-se agora para a Figura 5A, é mostrado um diagrama 500 que ilustra outro esquema de associação no qual a potência de transmissão da macro- célula é reduzida para comunicação de MTC. Por exemplo, o diagrama 500 mostra que nos subquadros N e N+5, um nó de alta potência (por exemplo, macro-célula) pode transmitir mediante uso de conjuntos de PRBs de MTC 510 e 530 (linhas diagonais), respectivamente. No subquadro N+2, um nó de baixa potência (por exemplo, célula pequena) pode transmitir mediante uso de um conjunto de PRBs de MTC 520 (tracejado cruzado). As transmissões de MTC a partir do nó de potência superior, contudo, são reduzidas de modo a estar no mesmo nível de potência que as transmissões de MTC a partir dos nós de baixa potência. Algum grau de coordenação entre os nós de classe de potência pode ser necessário para garantir que os níveis apropriados de potência sejam usados. A Figura 5B mostra um diagrama 550 que ilustra que o esquema de associação da Figura 5A não precisa envolver multiplexação por divisão de tempo dos PRBs de MTC para nós de diferentes classes de potência. Por exemplo, o diagrama 550 mostra que no mesmo subquadro N, um nó de alta potência (por exemplo, macro-célula) pode transmitir mediante uso de um conjunto de PRBs de MTC 560 (linhas diagonais) e um nó de baixa potência (por exemplo, célula pequena) também pode transmitir mediante uso de um conjunto dos PRBs de MTC 570 (tracejado cruzado). Adicionalmente, no subquadro N+5, o nó de alta potência pode transmitir utilizando um conjunto de PRBs de MTC 580 (linhas diagonais).
[0080] Para os exemplos mostrados na Figura 5A e na Figura 5B, o dispositivo MTC pode se associar ao nó de classe de potência ou célula com a menor perda de percurso uma vez que a intensidade dos sinais recebidos para as células é mais ou menos a mesma. Em alguns casos, problemas de magnitude de vetor de erro (EVM) podem surgir para comunicação MTC de potência reduzida nas macro-células.
[0081] Voltando-se a seguir para a Figura 6, é mostrado um diagrama 600 que ilustra ainda outro esquema de associação no qual a macro-célula é silenciada ou emudecida para comunicação MTC e a célula pequena transmite durante os PRBs de MTC silenciados ou emudecidos da macro-célula. Por exemplo, o diagrama 600 mostra que nos subquadros N, N+2 e N+5, um nó de baixa potência (por exemplo, célula pequena) pode transmitir mediante uso de conjuntos de PRBs de MTC 610, 620 e 650 (tracejado cruzado) enquanto que não há comunicações de MTC a partir de um nó de alta potência (por exemplo, macro-célula). Mediante desativação das comunicações MTC a partir do nó de alta potência, os problemas de EVM descritos acima podem não surgir ou podem ser minimizados. Esse esquema de associação resulta efetivamente em uma rede homogênea de LPNs nos PRBs de MTC e o dispositivo MTC pode se associar, por exemplo, com a LPN que tem o sinal recebido mais forte.
[0082] Voltando-se para a Figura 7A, é mostrado um diagrama 700 que ilustra um exemplo de sinalização entre um UE de MTC 715 e uma estação-base 705 para estabelecer uma conexão para comunicações de MTC. O mecanismo de sinalização mostrado no diagrama 700 está entre uma estação-base ou célula 705 e um UE de MTC 715. A estação-base 705 pode ser um exemplo das estações-base 105, 205, e 220, da Figura 1, Figura 2A e Figura 2B. O UE de MTC 715 pode ser um exemplo dos UEs 115 da Figura 1 e dos UEs de MTC 215 da Figura 2A e Figura 2B.
[0083] Em 720(1), ocorre uma associação entre o UE de MTC 715 e a estação-base 705. A associação pode se basear ao menos em parte em um dos esquemas de associação descritos abaixo com relação aos métodos 1500, 1600, 1700 e 1800 da Figura 15, Figura 16, Figura 17, Figura 18. Em 725(2a), o UE de MTC 715 pode transmitir uma mensagem de controle de recursos de rádio (RRC) para a estação-base 705 para solicitar um conjunto de perfis suportados pela estação-base 705 para comunicação MTC. A mensagem RRC pode ser referida como uma mensagem de solicitação RRC. O UE de MTC 715 pode transmitir a solicitação quando a estação-base 705 ainda tiver que transmitir informação sobre os perfis MTC que ele suporta.
[0084] Em 730(2b), a estação-base 705 pode transmitir uma mensagem RRC para o UE de MTC 715 que inclui informação sobre o conjunto de perfis de MTC que a estação- base 705 suporta. A mensagem de RRC pode ser transmitida em resposta a uma solicitação a partir do UE de MTC 715 (por exemplo, 2a) ou como parte de uma transmissão programada. A informação pode incluir um ou mais bits que identificam os perfis suportados. Nesse caso, o UE de MTC 715 pode ser configurado para identificar os perfis a partir de um ou mais bits. Além disso, a mensagem RRC pode ser uma transmissão pela estação-base 705 e a informação sobre os perfis de MTC pode ser incluída em um ou mais blocos de informação de sistema (SIBs) na mensagem de transmissão. A informação de perfil MTC provida pela estação-base 705 pode incluir vários parâmetros operacionais incluindo, mas não limitado à periodicidade das comunicações MTC, a provisão de retardo para as comunicações MTC, e/ou a taxa de bits para comunicações MTC.
[0085] Em 735(3), o UE de MTC 715 pode transmitir uma mensagem RRC para a estação-base 705 que inclui informação sobre o conjunto de perfis MTC suportados pelo UE de MTC 715. Essa informação pode incluir um ou mais bits que identificam os perfis suportados. Nesse caso, a estação-base 705 pode ser configurada para identificar os perfis a partir de um ou mais bits. A informação de perfil MTC provida pelo UE de MTC 715 pode incluir vários parâmetros operacionais incluindo, mas não limitado à periodicidade das comunicações MTC, a provisão de retardo para as comunicações MTC, a taxa de bits para as comunicações MTC, e/ou parâmetros de segurança.
[0086] Em 740(4), o UE de MTC 715 e a estação- base 705 podem negociar e determinar um perfil de MTC compatível com o qual estabelecer uma comunicação que possibilitará as comunicações MTC entre o UE de MTC 715 e a estação-base 705. A compatibilidade pode envolver ter um ou mais dos parâmetros operacionais em um perfil de MTC suportado pelo UE de MTC 715 combinando com um ou mais dos parâmetros operacionais em um perfil de MTC suportado pela estação-base 705. Em 745(5) quando os resultados da negociação determinar que haja ao menos um perfil de MTC compatível entre os dois dispositivos, uma conexão pode ser estabelecida para as comunicações de MTC utilizando um perfil de MTC compatível. Quando, por exemplo, for encontrado mais do que um perfil compatível, a negociação pode incluir a seleção de um dos perfis compatíveis com base em um ou mais dos parâmetros operacionais nos perfis. Por exemplo, um perfil com maior periodicidade pode ser preferido e pode ser selecionado para estabelecer a conexão. A Figura 7B mostra um diagrama 750 que ilustra o que pode acontecer quando o resultado da negociação é que um perfil MTC compatível não foi encontrado entre os dois dispositivos. Nesse caso, o UE de MTC 715 pode transmitir uma mensagem RRC para a estação-base 705 rejeitando uma conexão com a estação-base 705. Em 755(6), o UE de MTC 715 pode procurar uma nova associação com uma célula diferente ou estação-base e pode realizar um ou mais dos esquemas de associação descritos acima. Quando ocorrer uma associação, o UE de MTC 715 pode outra vez tentar estabelecer uma conexão para comunicações de MTC com a nova célula ou estação-base associada.
[0087] Voltando-se para a Figura 8A, é mostrado um diagrama de blocos que ilustra um dispositivo 800 para negociar e estabelecer uma conexão para comunicações MTC. O dispositivo 800 pode ser um exemplo de um ou mais aspectos dos UEs e UEs de MTC descritos com referência à Figura 1, Figura 2A, Figura 2B, Figura 7A, Figura 7B, Figura 9 e Figura 11. O dispositivo 800 também pode ser um processador. O dispositivo 800 pode incluir um módulo de receptor 805, um módulo MTC 810 e/ou um módulo de transmissor 815. Cada um desses componentes pode estar em comunicação entre si.
[0088] O dispositivo 800, através do módulo de receptor 805, do módulo MTC 810, e/ou do módulo de transmissor 815, pode ser configurado para receber a primeira mensagem de perfis RRC a partir de uma estação- base (por exemplo, estações-base 105, 205, 220, 705, 1005 e 1110) ou célula, onde a primeira mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados pela estação- base. A primeira mensagem de perfis RRC pode ser transmitida pela estação-base após uma associação ou em conexão com uma associação para a estação-base. O dispositivo 800 pode ser configurado para transmitir uma segunda mensagem de perfis RRC para a estação-base, onde a segunda mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados por um dispositivo MTC (por exemplo, UE de MTC). O dispositivo 800 pode ser configurado para negociar e determinar um perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base que é compatível com um perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC. O dispositivo 800 pode ser configurado para estabelecer uma conexão com a estação-base utilizando o perfil MTC compatível. A conexão estabelecida possibilita as comunicações MTC com a estação-base.
[0089] Em algumas modalidades do dispositivo 800, o dispositivo 800 é configurado para transmitir uma mensagem de solicitação RRC para a estação-base para solicitar o conjunto de perfis MTC suportados pela estação- base. A primeira mensagem de perfis RRC é recebida a partir da estação-base em resposta à mensagem de solicitação RRC. A transmissão da mensagem de solicitação RRC pode ser parte de uma mensagem de estabelecimento de conexão RRC ou de uma mensagem de reconfiguração RRC, por exemplo.
[0090] Em algumas modalidades do dispositivo 800, a primeira mensagem de perfis RRC é uma mensagem RRC transmitida pela estação-base, e o conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base são incluídos em um ou mais SIBs na mensagem de transmissão RRC.
[0091] Em algumas modalidades do dispositivo 800, cada perfil MTC no conjunto suportado pela estação- base indica um ou mais de uma periodicidade para as comunicações MTC, um orçamento de retardo para comunicações MTC, ou uma taxa de bits para comunicações MTC. Similarmente, cada perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC indica um ou mais de uma periodicidade para comunicações MTC, uma provisão de retardo para as comunicações MTC, uma taxa de bits para comunicações MTC, e pelo menos um parâmetro de segurança.
[0092] Em algumas modalidades do dispositivo 800, o dispositivo 800 é configurado para transmitir uma mensagem de rejeição RRC para estação-base onde a mensagem de rejeição RRC indica que o dispositivo MTC rejeita uma conexão com a estação-base quando a negociação resultar em perfis MTC incompatíveis entre o dispositivo MTC e a estação-base.
[0093] Em algumas modalidades do dispositivo 800, o dispositivo 800 é configurado para identificar cada um dos perfis MTC no conjunto suportado pela estação-base a partir de um ou mais bits recebidos na primeira mensagem de perfis RRC.
[0094] Em algumas modalidades do dispositivo 800, o dispositivo 800 é configurado para receber uma mensagem de rejeição RRC a partir do dispositivo MTC e para indicar que o dispositivo MTC rejeita uma conexão com a estação-base quando a negociação resultar em perfis MTC incompatíveis entre o dispositivo MTC e a estação-base.
[0095] Em algumas modalidades do dispositivo 800, o dispositivo 800 é configurado para atribuir um ou mais bits na primeira mensagem de perfis RRC para representar os perfis MTC no conjunto suportado pela estação-base.
[0096] Em algumas modalidades do dispositivo 800, a estação-base é uma primeira estação-base em uma rede heterogênea que tem múltiplas estações-base que suportam comunicações MTC, e o dispositivo 800 é configurado para transmitir para a primeira estação-base uma mensagem de rejeição RRC indicando que o dispositivo MTC rejeita uma conexão com a primeira estação-base quando a negociação resultar em perfis MTC incompatível entre o dispositivo MTC e a primeira estação-base. O dispositivo 800 também é configurado para identificar uma segunda estação-base a partir da rede heterogênea com a qual o dispositivo MTC deve se associar em seguida. A primeira estação-base pode corresponder a uma célula pequena na rede heterogênea, e a segunda estação-base pode corresponder a uma macro-célula na rede heterogênea, por exemplo. Em outro exemplo, a primeira estação-base pode corresponder a uma macro-célula na rede heterogênea, e a segunda estação-base pode corresponder a uma célula pequena na rede heterogênea.
[0097] Voltando a seguir para a Figura 8B, é mostrado um diagrama de blocos que ilustra um dispositivo 820 para negociar e estabelecer uma conexão para as comunicações MTC. O dispositivo 820 pode ser um exemplo do dispositivo 800 da Figura 8A. O dispositivo 820 também pode ser um processador. O dispositivo 820 pode incluir o módulo de receptor 850, um módulo MTC 825, e/ou o módulo de transmissor 815. O módulo MTC 825 pode ser um exemplo do módulo MTC 810 da Figura 8A. Cada um desses componentes pode estar em comunicação entre si.
[0098] O módulo MTC 825 pode incluir um módulo de associação 826, um módulo de negociação 827, um módulo de conexão 828, um módulo de identificação 829, e um módulo de perfil 830. O módulo de associação 826 pode ser configurado para realizar vários aspectos relacionados a um ou mais dos esquemas de associação descritos acima. O módulo de negociação 827 pode ser configurado para realizar vários aspectos relacionados a uma negociação para estabelecer uma conexão para as comunicações MTC como descrito acima com relação à Figura 7A e Figura 7B. O módulo de conexão 828 pode ser configurado para realizar vários aspectos relacionados ao estabelecimento ou à rejeição de uma conexão para as comunicações MTC como descrito acima com relação à Figura 7A e Figura 7B. O módulo de identificação 829 pode ser configurado para realizar vários aspectos relacionados à identificação dos perfis MTC e/ou estações-base para associação como descrito acima com relação à Figura 7A e à Figura 7B. O módulo de identificação 829 também pode realizar vários aspectos relacionados à atribuição de bits para representar perfis MTC. O módulo de perfis 830 pode ser configurado para realizar vários aspectos relacionados ao armazenamento e/ou provisão de informação sobre um ou mais perfis MTC.
[0099] Voltando-se para a Figura 9, é mostrado um diagrama 900 que ilustra um UE de MTC 915 configurado para comunicação MTC através de uma rede celular tal como HetNet de LTE. O UE de MTC 915 pode ser um dispositivo de baixa complexidade com métodos de gerenciamento de interferência que podem não suportar cancelamento de interferência. O UE de MTC 915, contudo, pode ter várias outras configurações e pode ser incluído ou ser parte de um computador pessoal (por exemplo, computador laptop, computador netbook, computador tablet, etc.), um telefone celular, um PDA, um gravador de vídeo digital (DVR), um aparelho de Internet, um console de jogos, e leitores eletrônicos, etc. O UE de MTC 915 pode ter um fornecimento interno de energia (não mostrado) tal como uma pequena bateria, para facilitar a operação móvel. O UE de MTC 915 pode ser um exemplo dos UEs 115 da Figura 1, e/ou o UE de MTC 215 da Figura 2A e da Figura 2B. O UE de MTC 915 pode ser referido como um dispositivo de comunicação sem fio, um equipamento de usuário, ou um dispositivo MTC em alguns casos.
[00100] O UE de MTC 915 pode incluir antenas 965, um módulo de transceptor 960, uma memória 930 e um módulo de processador 920, cada um dos quais pode estar em comunicação, direta ou indiretamente, entre si (por exemplo, por intermédio de um ou mais barramentos). O módulo de transceptor 960 pode ser configurado para se comunicar de forma bidirecional por intermédio das antenas 965 e/ou através de um ou mais links cabeados ou sem fio, com uma ou mais redes, como descrito acima. Por exemplo, o módulo de transceptor 960 pode ser configurado para se comunicar de forma bidirecional com as estações-base 105, 205, 220, 705, 1005 e 1110 da Figura 1, Figura 2A, Figura 2B, Figura 7A, Figura 7B, Figura 10 e Figura 11. O módulo de transceptor 960 pode ser implementado como um módulo de transmissor e um módulo de receptor separado. O módulo de transceptor 960 pode incluir um modem configurado para modular os pacotes e fornecer os pacotes modulados às antenas 965 para transmissão, e para demodular os pacotes recebidos a partir das antenas 965. Embora o UE de MTC 915 possa incluir uma única antena, pode haver modalidades nas quais o UE de MTC 915 pode incluir múltiplas antenas 965.
[00101] A memória 930 pode incluir memória de acesso aleatório (RAM) e memória de leitura (ROM). A memória 930 pode armazenar código de software legível por computador, executável por computador 935 que contém instruções que são configuradas para, quando executadas, fazer com que o módulo de processador 920 realize várias funções aqui descritas para detectar e localizar os canais de comunicação MTC e para realizar esquemas de associação MTC, por exemplo. Alternativamente, o código de software executável por computador 935 pode não ser executável diretamente pelo módulo de processador 920, mas ser configurado para fazer com que o computador (por exemplo, quando compilado e executado) realize as funções aqui descritas.
[00102] O módulo de processador 920 pode incluir um dispositivo de hardware inteligente, por exemplo, uma unidade de processamento central (CPU) tal como aquela feita pela Intel® Corporation ou AMD®, um microcontrolador, um circuito integrado de aplicação específica (ASIC), etc. O módulo de processador 920 pode processar informação recebida através do módulo de transceptor 960 e/ou ser enviada para o módulo de transceptor 960 para a transmissão através das antenas 965. O módulo de processador 920 pode manejar, isoladamente ou em conexão com o módulo MTC 950, vários aspectos de detectar e localizar os canais de comunicação MTC e/ou realizar esquemas de associação MTC. O módulo de processador 920 também pode manejar isoladamente ou em conexão com o módulo MTC 950, os vários aspectos relacionados à colocação do UE de MTC 915 em um modo inativo e/ou despertar o dispositivo para comunicação MTC com uma estação-base.
[00103] De acordo com a arquitetura da Figura 9, o UE de MTC 915 pode incluir ainda um módulo de gerenciamento de comunicação 940. O módulo de gerenciamento de comunicação 940 pode gerenciar as comunicações com outros UEs 115 e/ou com várias estações-base (por exemplo, macro-células, células pequenas). Como exemplo, o módulo de gerenciamento de comunicação 940 pode ser um componente do UE de MTC 915 em comunicação com alguns ou com todos os outros componentes do UE de MTC 915 por intermédio de um barramento (como mostrado na Figura 9). Alternativamente, a funcionalidade do módulo de gerenciamento de comunicação 940 pode ser implementada como um componente do módulo de transceptor 960, como um produto de programa de computador, e/ou como um ou mais elementos controladores do módulo de processador 920. O UE de MTC 915 também pode incluir o módulo MTC 950, o qual pode ser configurado para implementar, por exemplo, algumas ou todas as funções dos dispositivos 800 e 820 da Figura 8A e da Figura 8B, respectivamente.
[00104] Os componentes para o UE de MTC 915 podem ser configurados para implementar os aspectos discutidos acima com relação aos dispositivos 115, 215, 715, 800, e 820 da Figura 1, Figura 2A, Figura 2B, Figura 7A, Figura 7B, Figura 8A e Figura 8B e aqueles aspectos podem não ser repetidos aqui com o propósito de brevidade. Além disso, os componentes para o UE de MTC 915 podem ser configurados para implementar aspectos discutidos abaixo com relação aos métodos 1300, 1400, 1600, 1700, 1800, 1900, 2000 e 2100 da Figura 11, Figura 12, Figura 14, Figura 15, Figura 16, Figura 19, Figura 20 e Figura 21, respectivamente, e aqueles aspectos podem não ser repetidos aqui também com o propósito de brevidade.
[00105] O UE de MTC 915 também pode incluir o módulo MTC 950 o qual como descrito abaixo, pode ser configurado para lidar com vários aspectos de detectar e localizar os canais de comunicação MTC e/ou realizar esquemas de associação MTC. O módulo MTC 950 pode ser configurado para determinar a perda de percurso e/ou intensidade de sinal para um ou mais canais de comunicação MTC, contudo, o UE de MTC 915 pode usar um componente diferente (por exemplo, um detector - não mostrado) para fazer as medições e/ou determinações apropriadas. O módulo MTC 950 também pode ser configurado para colocar o UE de MTC 915 em um modo inativo e/ou despertar o dispositivo para comunicação MTC com uma estação-base.
[00106] Voltando à Figura 10, é mostrado um diagrama 100 que ilustra uma estação-base 1005 configurada para comunicação MTC através de uma rede celular tal como uma HetNet de LTE. Em algumas modalidades, a estação-base 1005 pode ser um exemplo das estações-base 105, 205, e 220, da Figura 1, Figura 2A e Figura 2B. A estação-base 1005 pode incluir antena(s) 1085, um módulo(s) de transceptor 1080, uma memória 1035 e um módulo de processador 1040, cada um dos quais pode estar em comunicação, direta ou indiretamente entre si (por exemplo, através de um ou mais barramentos). O módulo(s) de transceptor 1080 pode ser configurado para comunicação bidirecional, por intermédio da antena(s) 1085, com um ou mais equipamentos de usuário, incluindo um ou mais dispositivos MTC tal como o UE de MTC 915 da Figura 9. O módulo(s) de transceptor 1080 (e/ou outros componentes da estação-base 1005) também pode ser configurado para se comunicar de forma bidirecional com uma ou mais redes. Em alguns casos, a estação-base 1005 pode se comunicar com uma rede de núcleo 1030 através de um módulo de comunicação de rede 1020. A rede de núcleo 1030 pode ser um exemplo da rede de núcleo 130 da Figura 1. A estação- base 1005 pode ser um exemplo de uma estação-base eNodeB, uma estação-base Home eNodeB, uma estação-base NodeB, e/ou uma estação-base Home NodeB. Além disso, a estação-base 1005 pode ser um exemplo de uma estação-base em uma macro- célula ou de uma estação-base em uma célula pequena tal como uma LPN.
[00107] A estação-base 1005 também pode se comunicar com outras estações-base, tal como a estação-base 1010 e a estação-base 1015. Cada uma das estações-base 1005, 1010 e 1015, pode ser comunicar com um equipamento de usuário utilizando diferentes tecnologias de comunicação sem fio, tal como diferentes Tecnologias de Acesso de Rádio. Em alguns casos, a estação-base 1005 pode se comunicar com outras estações-base utilizando um módulo de comunicação de estação-base 1070. Em algumas modalidades, o módulo de comunicação de estação-base 1070 pode fornecer uma interface X2 dentro de uma tecnologia de comunicação sem fio LTC para proporcionar comunicação entre algumas das estações-base. Essa interface pode permitir trocas de mensagens relacionadas à coordenação de informação para vários tipos de esquemas de associação MTC. Em algumas modalidades, a estação-base 1005 pode se comunicar com outras estações-base através da rede de núcleo 1030.
[00108] A memória 1035 pode incluir memória de acesso aleatório (RAM) e memória de leitura (ROM). A memória 1035 também pode armazenar código de software legível por computador, executável por computador 1036 que contém instruções que são configuradas para, quando executadas, fazer com que o módulo de processador 1040 realize várias funções descritas aqui para suportar um ou mais canais de comunicação MTC, indicando as propriedades dos canais de comunicação MTC através do PDCH, e/ou realizar esquemas de associação MTC, por exemplo. Alternativamente, o código de software executável por computador 1036 pode não ser executável diretamente pelo módulo de processador 1040, mas ser configurado para fazer com que o computador, por exemplo, quando compilado e executado, realize as funções aqui descritas.
[00109] O módulo de processador 1040 pode incluir um dispositivo de hardware inteligente, por exemplo, uma unidade central de processamento (CPU) tal como aquelas feitas pela Intel® Corporation ou AMD®, um microcontrolador, um circuito integrado de aplicação específica (ASIC), etc. O módulo de processador 1040 pode processar informação recebida através do módulo(s) de transceptor 1080, do módulo de comunicação de estação-base 1070, e/ou do módulo de comunicação de rede 1020. O módulo de processador 1040 também pode processar informação para ser enviada para o módulo de transceptor 960 para transmissão através das antenas 965, para o módulo de comunicação de estação-base 1070, e/ou para o módulo de comunicação de rede 1020. O módulo de processador 1040 pode manejar, isoladamente ou em conexão com o módulo MTC 1060, vários aspectos de suportar um ou mais canais de comunicação MTC, indicando as propriedades dos canais de comunicação MTC mediante atribuição de um ou mais bits com esse propósito através do PBCH, e/ou realizar esquemas de associação MTC. O módulo de processador 840 também pode manejar isoladamente ou em conexão com o módulo MTC 1060, vários aspectos de ajustar o período das transmissões MTC e/ou a potência das transmissões MTC, incluindo desabilitar ou emudecer as transmissões MTC durante certos subquadros. O módulo de processador 1040 também pode manejar isoladamente ou em conexão com o módulo MTC 1060, vários aspectos aqui descritos para negociar e estabelecer uma conexão para as comunicações MTC com base nos perfis MTC na estação-base 1005 e um UE de MTC associado.
[00110] O módulo(s) de transceptor 1080 pode incluir um modem configurado para modular os pacotes e fornecer os pacotes modulados para a antena(s) 1085 para transmissão, e para demodular os pacotes recebidos a partir da antena(s) 1085. O módulo(s) de transceptor 1080 pode ser implementado como um módulo de transmissor e um módulo de receptor separado.
[00111] De acordo com a arquitetura da Figura 10, a estação-base 1005 pode incluir ainda um módulo de gerenciamento de comunicação 1050. O módulo de gerenciamento de comunicação 1050 pode gerenciar as comunicações com outras estações-base. Como exemplo, o módulo de gerenciamento de comunicação 1050 pode ser um componente da estação-base 1005 em comunicação com um ou todos os outros componentes da estação-base 1005 por intermédio de um barramento (como mostrado na Figura 10). Alternativamente, a funcionalidade do módulo de gerenciamento de comunicação 1050 pode ser implementada como um componente do módulo(s) de transceptor 1080, como um produto de programa de computador, e/ou como um ou mais elementos de controlador do módulo de processador 1040. A estação-base 1005 também pode incluir o módulo MTC 1060, o qual pode ser configurado para implementar, por exemplo, algumas ou todas as funcionalidades dos dispositivos 800 e 820 da Figura 8A e Figura 8B, respectivamente.
[00112] Os componentes para a estação-base 1005 podem ser configurados para implementar aspectos discutidos acima com relação aos dispositivos 105, 205, 220, 705 da Figura 1, Figura 2A, Figura 2B, Figura 7A e Figura 7B e aqueles aspectos podem não ser aqui repetidos com o propósito de brevidade. Além disso, os componentes para a estação-base 1005 podem ser configurados para implementar aspectos discutidos abaixo com relação aos métodos 1200, 1500, 2200, 2300 e 2400 da Figura 12, Figura 15, Figura 22, Figura 23, Figura 24, respectivamente, e aqueles aspectos podem não ser aqui repetidos também com o propósito de brevidade.
[00113] A estação-base 1005 também pode incluir o módulo MTC 1060, o qual como descrito acima pode ser configurado para manejar vários aspectos de suportar um ou mais canais de comunicação MTC, indicando propriedades dos canais de comunicação MTC mediante atribuição de um ou mais bits com esse propósito através do PBCH, e/ou realizar esquemas de associação MTC. O módulo MTC 1060 também pode ser configurado para ajustar o período das transmissões MTC e/ou a potência das transmissões MTC, incluindo a desativação ou emudecimento das transmissões MTC durante certos subquadros.
[00114] Voltando-se agora para a Figura 11, um diagrama em blocos de um sistema de comunicação sem fio de múltiplas entradas, múltiplas saídas (MIMO) 1100 é mostrado incluindo uma estação-base 1110 e um dispositivo móvel 1150. A estação-base 1110 pode ser um exemplo das estações- base 105 da Figura 1, das estações-base 205, 220 da Figura 2A, Figura 2B, da estação-base 705 da Figura 7A e Figura 7B, e/ou da estação-base 1005 da Figura 10, respectivamente, enquanto que o dispositivo móvel 1150 pode ser um exemplo dos UEs 115 da Figura 1, dos dispositivos MTC ou dos UEs de MTC 215 da Figura 2A e da Figura 2B, do UE de MTC 715 da Figura 7A e da Figura 7B, e/ou do UE de MTC 915 da Figura 9. O sistema de comunicação sem fio 1100 pode ilustrar aspectos do sistema de comunicação sem fio 100 da Figura 1 e aquelas porções do sistema de comunicação sem fio 100 mostrado na Figura 2A e na Figura 2B. Além disso, o sistema de comunicação sem fio 1100 pode ilustrar aspectos do UE de MTC 915 da Figura 9 e da estação-base 1005 da Figura 10. A estação-base 1110 pode ser equipada com antenas 1134-a até 1134-x, e o dispositivo móvel 1150 pode ser equipado com antenas 1152-a a 1152-n. No sistema de comunicação sem fio 1100, a estação-base 1110 pode ser capaz de enviar dados através de múltiplos links de comunicação ao mesmo tempo. Cada link de comunicação pode ser chamado de “camada” e a “categoria” do link de comunicação pode indicar o número de camadas usadas para comunicação. Por exemplo, em um sistema MIMO 2x2 onde a estação-base 1110 transmite duas “camadas”, a categoria do link de comunicação entre a estação-base 1110 e o dispositivo móvel 1150 é de dois.
[00115] Na estação-base 1110, um processador de transmissão (Tx) 1120 pode receber os dados a partir de uma fonte de dados. O processador de transmissão 1120 pode processar os dados. O processador de transmissão 1120 também pode gerar símbolos de referência, e um sinal de referência de célula específica. Um processador MIMO de transmissão (Tx) 1130 pode realizar processamento espacial (por exemplo, pré-codificação) nos símbolos de dados, símbolos de controle e/ou símbolos de referência, se aplicável, e pode proporcionar fluxos de símbolos de saída para o modulador/demoduladores de transmissão 1132-1 até 1132-x. Cada modulador/demodulador 1132 pode processar um respectivo fluxo de símbolos de saída (por exemplo, para OFDM, etc.) para obter um fluxo de amostra de saída. Cada modulador/demodulador 1132 pode processar adicionalmente (por exemplo, converter em analógico, amplificar, filtrar e converter ascendentemente) o fluxo de amostras de saída para obter um sinal de downlink (DL). Em um exemplo, os sinais DL a partir do modulador/demoduladores 1132-a até 1132-x podem ser transmitidos por intermédio de antenas 1134-a até 1134-x, respectivamente. Em algumas modalidades, os sinais DL incluem bits de PBCH reservados que indicam uma ou mais propriedades de um canal(is) suportado pela estação-base 1110 para MTC.
[00116] No dispositivo móvel 1150, as antenas de dispositivos móveis 1152-a até 1152-n podem receber os sinais DL a partir da estação-base 1110 e podem fornecer os sinais recebidos ao modulador/demoduladores 1154-a até 1154-n, respectivamente. Os sinais DL podem incluir os bits de PBCH reservados que indicam uma ou mais propriedades do canal(is) suportados pela estação-base 1110 para MTC. Cada modulador/demodulador 1154 pode condicionar (por exemplo, filtrar, amplificar, converter descendentemente e digitalizar) um sinal recebido respectivo para obter amostras de entrada. Cada modulador/demodulador 1154 pode processar adicionalmente as amostras de entrada (por exemplo, para OFDM, etc.) para obter os símbolos recebidos. Um detector MIMO 1156 pode obter os símbolos recebidos a partir de todos os moduladores/demoduladores 1154-a até 1154-n, realizar detecção MIMO nos símbolos recebidos, se aplicável, e fornecer símbolos detectados. Um processador de recepção (Rx) 1158 pode processar (por exemplo, demodular, intercalar inversamente e decodificar) os símbolos detectados, proporcionando dados decodificados para o dispositivo móvel 1150 a uma saída de dados, e fornecer informação de controle decodificada a um processador 1180, ou memória 1182. O processador 1180 pode incluir um módulo ou função 1181 que pode controlar os vários aspectos descritos acima para esquemas de associação MTC, incluindo, mas não limitado à informação de processamento nos bits reservados do PBCH, localização e detecção do canal(is) de comunicação MTC, se comunicando através de um ou mais canais de comunicação MTC, manejando a determinação e a comparação das métricas de canal associadas com o canal(is) de comunicação MTC, habilitando e desabilitando os modos de inatividade e de ativação, e selecionando uma célula para associação. O processador 1180 também pode incluir um módulo ou função 1181 que pode controlar os vários aspectos aqui descritos para um mecanismo para negociar e estabelecer uma conexão para comunicações MTC com base nos perfis MTC suportados pelo dispositivo móvel 1150 e a estação-base 1110.
[00117] No uplink (UL), no dispositivo móvel 1150, um processador de transmissão (Tx) 1164 pode receber e processar os dados a partir de uma fonte de dados. O processador de transmissão 1164 também pode gerar símbolos de referência para um sinal de referência. Os símbolos a partir do processador de transmissão 1164 podem ser pré- codificados por intermédio de um processador MIMO de transmissão (Tx) 1166 se aplicável, processado adicionalmente pelos moduladores/demoduladores 1154-a até 1164-n (por exemplo, para SC-FDMA, etc.), e ser transmitidos para a estação-base 1110 de acordo com os parâmetros de transmissão recebidos a partir da estação- base 1110. Na estação-base 1110, os sinais UL a partir do dispositivo móvel 1150 podem ser recebidos pelas antenas 1134, processados pelos moduladores/demoduladores 1132, detectados por um detector MIMO 1136, se aplicável, e processados adicionalmente por um processador de recepção. O processador de recepção (Rx) 1138 pode fornecer os dados decodificados para uma saída de dados e para o processador 1140. O processador 1140 pode incluir um módulo ou função 1141 que pode controlar os vários aspectos descritos acima para os esquemas de associação MTC, incluindo, mas não limitado à informação de atribuição nos bits reservados do PBCH que indicam propriedades do canal (IS) de comunicação MTC, suportando um ou mais canais de comunicação MTC, permutando informação de coordenação com uma ou mais estações-base, e controlando os níveis de potência de transmissão para comunicação MTC, incluindo o emudecimento ou desabilitação das transmissões MTC durante certos PRBs. Os componentes da estação-base 1110 podem individualmente ou coletivamente ser implementados com um ou mais Circuitos Integrados de Aplicação Específica (ASICs) adaptados para realizar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Cada um dos módulos assinalados pode ser um meio para realizar uma ou mais funções relacionadas à operação do sistema de comunicação sem fio 1110. Similarmente, os componentes do dispositivo móvel 1150 podem ser individualmente ou coletivamente implementados com um ou mais Circuitos Integrados de Aplicação Específica (ASICs) adaptados para realizar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Cada um dos componentes observados pode ser um meio para realizar uma ou mais funções relacionadas à operação do sistema de comunicação sem fio 1100.b
[00118] As redes de comunicação que podem acomodar algumas das várias modalidades reveladas podem ser redes baseadas em pacote que operam de acordo com uma pilha de protocolos em camadas. Por exemplo, comunicações na portadora ou Camada de Protocolo de Convergência de Dados de Pacotes (PDCP) podem ser baseadas em IP. Uma camada de Controle de Link de Rádio (RLC) pode realizar segmentação e remontagem de pacote para se comunicar através de canais lógicos. Uma camada de Controle de Acesso ao Meio (MAC) pode realizar manejo de prioridade e multiplexação de canais lógicos para canais de transporte. A camada MAC também pode usar Hybrid ARQ (HARQ) para proporcionar retransmissão na camada MAC para aperfeiçoar a eficiência do link. Na camada Física, os canais de transporte podem ser mapeados para canais Físicos.
[00119] Voltando-se a seguir para a Figura 12, é mostrado um fluxograma de um método exemplar 1200 para inicialização de um canal de banda estreita para comunicação MTC. O método 1200 pode ser realizado utilizando, por exemplo, o sistema de comunicação sem fio 100, da Figura 1, e aquelas porções ilustradas na Figura 2A e Figura 2B; e/ou as estações-base 105, 205, 220, 705 e 1005 da Figura 1, Figura 2A, Figura 2B, Figura 7A, Figura 7B e Figura 10.
[00120] No bloco 1005, um ou mais bits podem ser atribuídos, em uma estação-base, para indicar uma ou mais propriedades de um canal suportado pela estação-base para MTC. No bloco 1210, sinais compreendendo um ou mais bits são transmitidos através de um canal de transmissão (por exemplo, PBCH).
[00121] Em algumas modalidades do método 1200, o canal para MTC tem um conjunto correspondente de blocos de recursos, e uma ou mais propriedades identificam um deslocamento de frequência do conjunto de blocos de recursos. Em outra modalidade, o canal para MTC tem um conjunto correspondente de blocos de recursos, e uma ou mais propriedades identificam uma posição do conjunto de blocos de recursos em diferentes subquadros. Em outra modalidade, o canal para MTC tem um conjunto correspondente de blocos de recursos, a estação-base suporta um ou mais canais adicionais para MTC, cada um de um ou mais canais adicionais para MTC tem um conjunto correspondente de blocos de recursos diferentes daqueles de qualquer outro canal suportado pela estação-base, e a uma ou mais propriedades identificam uma posição de cada conjunto de blocos de recursos em um mesmo subquadro. Em ainda outra modalidade, a uma ou mais propriedades identificam um ou mais períodos de tempo durante o qual a estação-base suporta o canal para MTC.
[00122] Voltando-se para a Figura 13, é mostrado um fluxograma de um método exemplar 1300 para inicializar um canal de banda estreita para comunicação MTC. O método 1300 pode ser realizado utilizando, por exemplo, o sistema de comunicação sem fio 100, da Figura 1, e aquelas porções ilustradas na Figura 2A e Figura 2B; e/ou os UEs de MTC 115, 215, 715 e 915 da Figura 1, Figura 2A, Figura 2B, Figura 7A, Figura 7B e Figura 9.
[00123] No bloco 1305, uma ou mais propriedades de um canal suportado por uma estação-base para MTC são identificadas em um equipamento de usuário, onde uma ou mais propriedades são identificadas com base ao menos em parte em um ou mais bits em um sinal recebido a partir da estação-base através de um canal de transmissão (por exemplo, PBCH). No bloco 1310, informação MTC é comunicada com a estação-base de acordo com uma ou mais propriedades de canal.
[00124] Em algumas modalidades do método 1300, o canal para MTC tem um conjunto correspondente de blocos de recursos, e uma ou mais propriedades identificam um deslocamento de frequência do conjunto de blocos de recursos. Em outra modalidade, o canal para MTC tem um conjunto correspondente de blocos de recursos, e uma ou mais propriedades identificam uma posição do conjunto de blocos de recursos em diferentes subquadros. Em ainda outra modalidade, o canal para MTC tem um conjunto correspondente de blocos de recursos, a estação-base suporta um ou mais canais adicionais para MTC, cada um do um ou mais canais adicionais para MTC tem um conjunto correspondente de blocos de recursos diferente daqueles de qualquer outro canal suportado pela estação-base, e a uma ou mais propriedades identificam uma posição de cada conjunto de blocos de recursos em um mesmo subquadro.
[00125] Em algumas modalidades do método 1300, o método inclui selecionar entre um primeiro conjunto de blocos de recurso e um segundo conjunto de blocos de recurso a partir de um ou mais conjuntos adicionais de blocos de recurso para comunicar informação MTC com a estação-base. A seleção pode incluir identificar um bit específico em um identificador singular do equipamento de usuário e selecionar entre o primeiro conjunto de blocos de recursos e o segundo conjunto de blocos de recursos com base em um valor do bit. Em outra modalidade, a uma ou mais propriedades identificam um ou mais períodos de tempo durante os quais a estação-base suporta o canal para MTC e o método inclui despertar o equipamento de usuário para comunicar informação MTC com a estação-base de acordo com um ou mais períodos de tempo.
[00126] Voltando-se a seguir para a Figura 14, é mostrado um fluxograma de um método exemplar 1400 para inicialização de um canal de banda estreita para comunicação MTC. O Método 1400, como o método 1300 acima, pode ser realizado utilizando, por exemplo, o sistema de comunicação sem fio 100, da Figura 1, e aquelas porções ilustradas na Figura 2A e Figura 2B; e/ou os UEs de MTC 115, 215, 715 e 915 da Figura 1, Figura 2A, Figura 2B, Figura 7A, Figura 7B e Figura 9.
[00127] No bloco 1405, uma ou mais propriedades de um primeiro canal e de um segundo canal suportados por uma estação-base para MTC são identificadas em um equipamento de usuário, onde um primeiro canal tem um primeiro conjunto de blocos de recursos e o segundo canal tem um segundo conjunto de blocos de recursos, onde uma ou mais propriedades são identificadas com base ao menos em parte em um ou mais bits em um sinal recebido a partir da estação-base através de um canal de transmissão (por exemplo, PBCH), e onde a uma ou mais propriedades identificam uma posição do primeiro conjunto de blocos de recursos e uma posição do segundo conjunto de blocos de recursos em um mesmo subquadro. No bloco 1410, é feita uma seleção entre o primeiro conjunto de blocos de recursos e o segundo conjunto de blocos de recursos. No bloco 1415, informação MTC é comunicada com a estação-base de acordo com o conjunto selecionado de blocos de recursos.
[00128] Voltando-se para a Figura 15, é mostrado um fluxograma de um método exemplar 1500 para um esquema de associação MTC. O método 1500 pode ser realizado utilizando, por exemplo, o sistema de comunicação sem fio 100, da Figura 1, e aquelas porções ilustradas na Figura 2A e Figura 2B; e/ou as estações-base 105, 205, 220, 705 e 1005 da Figura 1, Figura 2A, Figura 2B, Figura 7A, Figura 7B e Figura 10.
[00129] No bloco 1505, informação de coordenação é recebida em uma primeira estação-base a partir de uma troca entre a primeira estação-base e a segunda estação-base de tal modo que a primeira estação-base comunica informação MTC durante um ou mais subquadros em um quadro enquanto a segunda estação-base comunica informação MTC durante um ou mais subquadros diferentes no mesmo quadro. No bloco 1510, informação MTC é transmitida através de um canal suportado pela primeira estação-base para MTC durante um ou mais subquadros.
[00130] Em algumas modalidades do método 1500, a primeira estação-base corresponde a uma célula pequena (por exemplo, LPN) em uma rede heterogênea e a segunda estação-base corresponde a uma macro-célula na rede heterogênea. Em outra modalidade, o método inclui atribuir um primeiro conjunto de blocos de recurso para comunicar a informação MTC durante um do um ou mais subquadros, e atribuir um segundo conjunto de blocos de recursos, diferentes do primeiro conjunto de blocos de recursos, para comunicar a informação MTC durante outro do um ou mais subquadros. Em outra modalidade, o método inclui ajustar um período para comunicar a informação MTC pela primeira estação-base com base ao menos em parte em uma carga da primeira estação-base. Em ainda outra modalidade, a segunda estação-base é desativada de tal modo que nenhuma informação é comunicada durante um conjunto de blocos de recursos atribuídos para MTC durante um ou mais subquadros diferentes, e o método inclui habilitar a primeira estação- base para comunicar informação MTC durante o conjunto de recursos no um ou mais subquadros diferentes. Em ainda outra modalidade, com base ao menos em parte na informação de coordenação, a primeira estação-base e a segunda estação-base comunicam informação MTC substancialmente na mesma potência em conjuntos correspondentes de blocos de recursos atribuídos para MTC.
[00131] Voltando-se agora para a Figura 16, é mostrado um fluxograma de um método exemplar 1600 para um esquema de associação MTC. O método 1600 pode ser realizado utilizando, por exemplo, o sistema de comunicação sem fio 100, da Figura 1, e aquelas porções ilustradas na Figura 2A e Figura 2B; e/ou os UEs de MTC 115, 215, 715 e 915 da Figura 1, Figura 2A, Figura 2B, Figura 7A, Figura 7B e Figura 9.
[00132] No bloco 1605, informação MTC é recebida em um equipamento de usuário a partir de uma primeira estação-base durante um ou mais subquadros em um quadro e a partir de uma segunda estação-base durante um ou mais subquadros diferentes no mesmo quadro. No bloco 1610, uma primeira métrica de canal é determinada para a primeira estação-base com base ao menos em parte na informação MTC recebida a partir da primeira estação-base. No bloco 1615, uma segunda métrica de canal é determinada para a segunda estação-base com base ao menos em parte na informação MTC recebida a partir da segunda estação-base. No bloco 1620, uma da primeira estação-base e da segunda estação-base é selecionada para associação com o equipamento de usuário, onde a seleção se baseia ao menos em parte na primeira métrica de canal e na segunda métrica de canal.
[00133] Voltando-se para a Figura 17, é mostrado um fluxograma de um método exemplar 1700 para um esquema de associação MTC. O método 1700, como o método 1600 acima, pode ser realizado utilizando, por exemplo, o sistema de comunicação sem fio 100, da Figura 1, e aquelas porções ilustradas na Figura 2A e Figura 2B; e/ou os UEs de MTC 115, 215, 715 e 915 da Figura 1, Figura 2A, Figura 2B, Figura 7A, Figura 7B e Figura 9.
[00134] No bloco 1705, informação MTC é recebida em um equipamento de usuário a partir de uma primeira estação-base durante um ou mais subquadros em um quadro e a partir de uma segunda estação-base durante um ou mais diferentes subquadros no mesmo quadro. No bloco 1710, uma primeira perda de percurso é determinada para a primeira estação-base com base pelo menos em parte na informação MTC recebida a partir da primeira estação-base. No bloco 1715, uma segunda perda de percurso é determinada para segunda estação-base com base pelo menos em parte na informação MTC recebida a partir da segunda estação-base. No bloco 1720, a primeira estação-base é selecionada para associação com o equipamento de usuário quando a primeira perda de percurso é menor do que a segunda perda de percurso.
[00135] Voltando-se a seguir para a Figura 18, um fluxograma é mostrado de um método exemplar 1800 para um esquema de associação MTC. O método 1800, como os métodos acima 1600 e 1700, pode ser realizado utilizando, por exemplo, o sistema de comunicação sem fio 100, da Figura 1, e aquelas porções ilustradas na Figura 2A e na Figura 2B; e/ou os UEs de MTC 115, 215, 715 e 915 da Figura 1, Figura 2A, Figura 2B, Figura 7A, Figura 7B e Figura 9.
[00136] No bloco 1805, a informação MTC é recebida em um equipamento de usuário a partir de uma primeira estação-base durante um ou mais subquadros em um quadro e a partir de uma segunda estação-base durante um ou mais subquadros diferentes no mesmo quadro. No bloco 1810, uma primeira intensidade de sinal é determinada para a primeira estação-base com base pelo menos em parte na informação MTC recebida a partir da primeira estação-base. No bloco 1815, uma segunda intensidade de sinal é determinada para a segunda estação-base com base pelo menos em parte na informação MTC recebida a partir da segunda estação-base. No bloco 1820, a primeira estação-base é selecionada para associação com o equipamento de usuário quando a primeira intensidade de sinal é maior do que a segunda perda de percurso.
[00137] Voltando-se a seguir para a Figura 19, é mostrado um fluxograma de um método exemplar 1900 para negociar uma conexão MTC com base nos perfis MTC. O método 1900 pode ser realizado utilizando, por exemplo, o sistema de comunicação sem fio 100, da Figura 1, e aquelas porções ilustradas na Figura 2A e na Figura 2B; os dispositivos 800 e 820 da Figura 8A e da Figura 8B; e/ou os UEs de MTC 115, 215, 715 e 915 da Figura 1, Figura 2A, Figura 2B, Figura 7A, Figura 7B e Figura 9.
[00138] No bloco 1905, uma primeira mensagem de perfis RRC pode ser recebida a partir de uma estação-base (por exemplo, estações-base 105, 205, 220, 705, 1005 e 1110) ou célula, onde a primeira mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados pela estação- base. A primeira mensagem de perfis RRC pode ser transmitida pela estação-base após uma associação ou em conexão com uma associação para a estação-base. No bloco 1910, uma segunda mensagem de perfis RRC pode ser transmitida para a estação-base, onde a segunda mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados por um dispositivo MTC (por exemplo, UE de MTC). No bloco 1915, uma negociação pode ocorrer para determinar um perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base que é compatível com um perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC. No bloco 1920, uma conexão pode ser estabelecida com a estação-base utilizando o perfil MTC compatível. A conexão estabelecida habilita as comunicações MTC com a estação- base.
[00139] Em algumas modalidades do método 1900, uma mensagem de solicitação RRC é transmitida para a estação-base para solicitar o conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base. A primeira mensagem de perfis RRC é recebida a partir da estação-base em resposta à mensagem de solicitação RRC. A transmissão da mensagem de solicitação RRC pode ser parte de uma mensagem de estabelecimento de conexão RRC ou de uma mensagem de reconfiguração RRC, por exemplo.
[00140] Em algumas modalidades do método 1900, a primeira mensagem de perfis RRC é uma mensagem RRC transmitida pela estação-base, e o conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base é incluído em um ou mais SIBs na mensagem de transmissão RRC.
[00141] Em algumas modalidades do método 1900, cada perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base que indica um ou mais de uma periodicidade para as comunicações MTC, uma provisão de retardo para comunicações MTC, ou uma taxa de bits para comunicações MTC. Similarmente, cada perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC indica um ou mais de periodicidade para comunicações MTC, uma provisão de retardo para comunicações MTC, uma taxa de bits para comunicações MTC, e pelo menos um parâmetro de segurança.
[00142] Em algumas modalidades do método 1900, uma mensagem de rejeição RRC é transmitida para a estação- base, onde a mensagem de rejeição RRC indica que o dispositivo MTC rejeita uma conexão com a estação-base quando a negociação resulta em perfis MTC incompatíveis entre o dispositivo MTC e a estação-base.
[00143] Em algumas modalidades do método 1900, cada um dos perfis MTC no conjunto suportado pela estação- base é identificado a partir de um ou mais bits recebidos na primeira mensagem de perfis RRC.
[00144] Em algumas modalidades do método 1900, a estação-base é uma primeira estação-base em uma rede heterogênea que tem múltiplas estações-base que suportam comunicações MTC, e o método 1900 inclui também a transmissão para a primeira estação-base de uma mensagem de rejeição RRC indicando que o dispositivo MTC rejeita uma conexão com a primeira estação-base quando a negociação resulta em perfis MTC incompatíveis entre o dispositivo MTC e a primeira estação-base, e identificando uma segunda estação-base a partir da rede heterogênea com a qual o dispositivo MTC deve se associar em seguida. A primeira estação-base pode corresponder a uma célula pequena na rede heterogênea, e a segunda estação-base pode corresponder a uma macro-célula na rede heterogênea, por exemplo. Em outro exemplo, a primeira estação-base pode corresponder a uma macro-célula na rede heterogênea, e a segunda estação-base pode corresponder a uma célula pequena na rede heterogênea, por exemplo.
[00145] Voltando-se para a Figura 20, é mostrado um fluxograma de um método exemplar 2000 para negociar uma conexão MTC com base nos perfis MTC. O método 2000, como o método 1900 acima, pode ser realizado utilizando, por exemplo, o sistema de comunicação sem fio 100, da Figura 1, e aquelas porções ilustradas na Figura 2A e na Figura 2B; os dispositivos 800 e 820 da Figura 8A e da Figura 8B; e/ou os UEs de MTC 115, 215, 715 e 915 da Figura 1, 1, Figura 2A, Figura 2B, Figura 7A, Figura 7B e Figura 9.
[00146] No bloco 2005, a mensagem de solicitação RRC pode ser transmitida para a estação-base (por exemplo, estações-base 105, 205, 220, 705, 1005 e 1110) ou célula para solicitar um conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base. No bloco 2010, uma primeira mensagem de perfis RRC pode ser recebida a partir da estação-base, onde a primeira mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base. A primeira mensagem de perfis RRC pode ser recebida em resposta à mensagem de solicitação RRC. No bloco 2015, uma segunda mensagem de perfis RRC pode ser transmitida para a estação-base, onde a segunda mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados por um dispositivo MTC (por exemplo, UE de MTC). No bloco 2020, uma negociação pode ocorrer para determinar um perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base que é compatível com um perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC. No bloco 2025, uma conexão pode ser estabelecida com a estação-base utilizando o perfil MTC compatível. A conexão estabelecida possibilita comunicações MTC com a estação-base.
[00147] Voltando-se para a Figura 21, é mostrado um fluxograma de um método exemplar 2100 para negociar uma conexão MTC com base em perfis MTC. O método 2100, como os métodos acima 1900 e 2000, pode ser realizado utilizando, por exemplo, o sistema de comunicação sem fio 100, da Figura 1, e aquelas porções ilustradas na Figura 2A e na Figura 2B; os dispositivos 800 e 820 da Figura 8A e da Figura 8B; e/ou os UEs de MTC 115, 215, 715 e 915 da Figura 1, Figura 2A, Figura 2B, Figura 7A, Figura 7B e Figura 9.
[00148] No bloco 2105, uma mensagem de solicitação RRC pode ser transmitida para uma estação-base (por exemplo, estações-base 102, 205, 220, 705, 1005 e 1110) ou célula para solicitar um conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base. No bloco 2110, uma primeira mensagem de perfis RRC pode ser recebida a partir da estação-base, onde a primeira mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base. A primeira mensagem de perfis RRC pode ser recebida em resposta à mensagem de solicitação RRC. No bloco 2115, cada um dos perfis MTC suportados pela estação-base pode ser identificado a partir de um ou mais bits recebidos na primeira mensagem de perfis RRC. Por exemplo, um ou mais bits podem ser usados para representar um ou mais perfis MTC e uma tabela ou estrutura semelhante pode ser usada para identificar os perfis MTC representados e suas características e/ou parâmetros correspondentes.
[00149] No bloco 2120, uma segunda mensagem de perfis RRC pode ser transmitida para a estação-base, onde a segunda mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados por um dispositivo MTC (por exemplo, UE de MTC). No bloco 2125, uma negociação pode ocorrer para determinar um perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base que é compatível com um perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC. No bloco 2130, uma conexão pode ser estabelecida com a estação-base utilizando o perfil MTC compatível. A conexão estabelecida possibilita as comunicações MTC com a estação-base. Quando a negociação resultar em perfis MTC incompatíveis, uma mensagem de rejeição RRC pode ser transmitida para a estação-base, onde a mensagem de rejeição RRC indica que o dispositivo MTC rejeita uma conexão com a estação-base.
[00150] Voltando-se em seguida para a Figura 22, é mostrado um fluxograma de um método exemplar 2200 para negociar uma conexão MTC com base nos perfis MTC. O método 2200 pode ser realizado utilizando, por exemplo, o sistema de comunicação sem fio 100, da Figura 1, e aquelas porções ilustradas na Figura 2A e na Figura 2B; os dispositivos 800 e 820 da Figura 8A e da Figura 8B; e/ou as estações-base 105, 205, 220, 705, 1005 e 1110 da Figura 1, Figura 2A, Figura 2B, Figura 7A, Figura 7B, Figura 10 e Figura 11.
[00151] No bloco 2205, uma primeira mensagem de perfis RRC pode ser transmitida para um dispositivo MTC (por exemplo, UE de MTC 115, 215, 715 e 915), onde a primeira mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados por uma estação-base. A primeira mensagem de perfis RRC pode ser transmitida para o dispositivo MTC após uma associação ou em conexão com uma associação para o dispositivo MTC. No bloco 2210, uma segunda mensagem de perfis RRC pode ser recebida a partir do dispositivo MTC, onde a segunda mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados pelo dispositivo MTC. No bloco 2215, uma negociação pode ocorrer para determinar um perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base que é compatível com um perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC. No bloco 2220, uma conexão pode ser estabelecida com o dispositivo MTC utilizando o perfil MTC compatível. A conexão estabelecida possibilita as comunicações MTC com o dispositivo MTC.
[00152] Em algumas modalidades do método 2200, uma mensagem de solicitação RRC é recebida a partir do dispositivo MTC para solicitar o conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base. A primeira mensagem de perfis RRC é transmitida para o dispositivo MTC em resposta à mensagem de solicitação RRC. A mensagem de solicitação RRC pode ser recebida como parte de uma mensagem de estabelecimento de conexão RRC ou como parte de uma mensagem de reconfiguração RRC.
[00153] Em algumas modalidades do método 2200, a primeira mensagem de perfis RRC é uma mensagem RRC transmitida pela estação-base, o método 2200 também inclui o fornecimento do conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base em um ou mais SIBs na mensagem de transmissão RRC.
[00154] Em algumas modalidades do método 2200, cada perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base indica um ou mais de uma periodicidade para comunicações MTC, uma provisão de retardo para comunicações MTC, ou uma taxa de bits para comunicações MTC. Similarmente, cada perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC indica um ou mais de uma periodicidade para comunicações MTC, uma provisão de retardo para comunicações MTC, uma taxa de bits para comunicações MTC, e pelo menos um parâmetro de segurança.
[00155] Em algumas modalidades do método 2200, uma mensagem de rejeição RRC é recebida a partir do dispositivo MTC para indicar que o dispositivo MTC rejeita uma conexão com a estação-base quando a negociação resulta em perfis MTC incompatíveis entre o dispositivo MTC e a estação-base.
[00156] Em algumas modalidades do método 2200, um ou mais bits na primeira mensagem de perfis RRC pode ser atribuído para representar os perfis MTC no conjunto suportado pela estação-base.
[00157] Voltando-se para a Figura 23, é mostrado um fluxograma de um método exemplar 2300 para negociar uma conexão MTC com base nos perfis MTC. O método 2300, como o método 2200 acima, pode ser realizado utilizando, por exemplo, o sistema de comunicações sem fio 100 da Figura 1 e aquelas porções ilustradas nas Figuras 2A e 2B; os dispositivos 800 e 820 da Figura 8A e da Figura 8B; e/ou as estações-base 105, 205, 220, 705, 1005 e 1110 da Figura 1, Figura 2A, Figura 2B, Figura 7A, Figura 7B, Figura 10 e Figura 11.
[00158] No bloco 2305, uma mensagem de solicitação RRC pode ser recebida a partir de um dispositivo MTC (por exemplo, UE de MTC 115, 215, 715 e 915) para solicitar um conjunto de perfis MTC suportados por uma estação-base. No bloco 2310, uma primeira mensagem de perfis RRC pode ser transmitida para o dispositivo MTC, onde a primeira mensagem de perfis RRC inclui o conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base. A primeira mensagem de perfis RRC pode ser transmitida em resposta à mensagem de solicitação RRC. No bloco 2315, uma segunda mensagem de perfis RRC pode ser recebida a partir do dispositivo MTC, onde a segunda mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados pelo dispositivo MTC. No bloco 2320, uma negociação pode ocorrer para determinar um perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base que é compatível com um perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC. No bloco 2325, uma conexão pode ser estabelecida com o dispositivo MTC utilizando o perfil MTC compatível. A conexão estabelecida habilita as comunicações MTC com o dispositivo MTC.
[00159] Voltando-se para a Figura 24, é mostrado um fluxograma de um método exemplar 2400 para negociar uma conexão MTC com base em perfis MTC. O método 2400, como os métodos acima 2200 e 2300, pode ser realizado utilizando, por exemplo, o sistema de comunicações sem fio 100 da Figura 1 e aquelas porções ilustradas na Figura 2A e na Figura 2B; os dispositivos 800 e 820 da Figura 8A e Figura 8B; e/ou as estações-base 105, 205, 220, 705, 1005 e 1110 da Figura 1, Figura 2A, Figura 2B, Figura 7A, Figura 7B, Figura 10 e Figura 11.
[00160] No bloco 2405, uma mensagem de solicitação RRC pode ser recebida a partir de um dispositivo MTC (por exemplo, UE de MTC 115, 215, 715 e 915) para solicitar um conjunto de perfis MTC suportados por uma estação-base. No bloco 2410, um ou mais bits em uma primeira mensagem de perfis RRC podem ser atribuídos para representar os perfis MTC no conjunto suportado pela estação-base. No bloco 2415, a primeira mensagem de perfis RRC pode ser transmitida para o dispositivo MTC, onde a primeira mensagem de perfis RRC inclui um ou mais bits representando o conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base. A primeira mensagem de perfis RRC pode ser transmitida em resposta à mensagem de solicitação RRC. No bloco 2420, uma segunda mensagem de perfis RRC pode ser recebida a partir do dispositivo MTC, onde a segunda mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados pelo dispositivo MTC. No bloco 2425, uma negociação pode ocorrer para determinar um perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base que é compatível com um perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC. No bloco 2430, uma conexão pode ser estabelecida com o dispositivo MTC usando o perfil MTC compatível. A conexão estabelecida possibilita as comunicações MTC com o dispositivo MTC.
[00161] A descrição detalhada apresentada acima em conexão com os desenhos anexos descreve as modalidades exemplares, e não representa as únicas modalidades que podem ser implementadas, ou que estejam dentro do escopo das reivindicações. O termo “exemplar” usado por toda essa descrição significa “servindo como um exemplo, instância ou ilustração”, e não “preferida” ou “vantajosa em relação a outras modalidades”. A descrição detalhada inclui detalhes específicos com o propósito de proporcionar o entendimento das técnicas descritas. Essas técnicas, contudo, podem ser praticadas sem esses detalhes específicos. Em alguns casos, estruturas e dispositivos bem conhecidos são mostrados na forma de diagrama em blocos para evitar obscurecer os conceitos das modalidades descritas.
[00162] Informação e sinais podem ser representados utilizando qualquer uma de uma variedade de diferentes técnicas e tecnologias. Por exemplo, dados, instruções, informação, sinais, bits, símbolos e chips que podem ser referidos por toda a descrição acima podem ser representados por voltagens, correntes, ondas eletromagnéticas, campos ou partículas magnéticas, campos ou partículas óticas, ou qualquer combinação dos mesmos.
[00163] Os vários blocos lógicos, módulos e circuitos ilustrativos descritos em conexão com a presente revelação podem ser implementados ou realizados em um processador de uso comum, um processador de sinal digital (DSP), um circuito integrado de aplicação específica (ASIC), um arranjo de porta programável no campo (FPGA) ou outro dispositivo lógico programável, porta discreta ou lógica de transistor, componentes discretos de hardware, ou qualquer combinação dos mesmos, projetada para realizar as funções aqui descritas. Um processador de uso comum pode ser um microprocessador, mas na alternativa, o processador pode ser qualquer processador comercialmente disponível, controlador, microcontrolador, ou máquina de estado. Um processador também pode ser implementado como uma combinação de dispositivos de computação, por exemplo, uma combinação de um DSP e um microprocessador, uma pluralidade de microprocessadores, um ou mais microprocessadores em conjunto com um núcleo DSP, ou qualquer outra tal configuração.
[00164] As funções aqui descritas podem ser implementadas em hardware, software, executados por um processador, firmware ou qualquer combinação dos mesmos. Se implementadas em software executado por um processador, as funções podem ser armazenadas em, ou transmitidas através de uma ou mais instruções ou código em um meio legível por computador. Outros exemplos e implementações estão dentro do escopo e espírito da revelação e das reivindicações anexas. Por exemplo, devido à natureza de software, funções descritas acima podem ser implementadas utilizando software executado por um processador, hardware, firmware, fiação física, ou combinações de qualquer um dos mesmos. Funções de implementação de características também podem estar localizadas fisicamente em várias posições, incluindo distribuídas de tal modo que porções das funções são implementadas em diferentes locais físicos. Além disso, conforme aqui usado, incluindo nas reivindicações, “ou” conforme usado em uma lista de itens ou precedidos por “pelo menos um de” indica uma lista disjuntiva tal que, por exemplo, uma lista de “pelo menos um de A, B ou C” significa A ou B ou C ou AB, ou AC ou BC ou ABC (isto é, A e B e C).
[00165] Meios legíveis por computador incluem meios de armazenamento em computador e meios de comunicação incluindo qualquer meio que facilite a transferência de um programa de computador a partir de um local para outro. Um meio de armazenamento pode ser qualquer meio disponível que possa ser acessado por um computador de uso comum ou de uso especial. Como um exemplo, e não como limitação, tais meios de armazenamento legíveis por computador podem compreender RAM, ROM, EEPROM, CD-ROM ou qualquer outro meio de armazenamento de dados de estado sólido, ótico ou magnético, incluindo armazenamento de disco ótico, armazenamento de disco magnético, ou outros dispositivos de armazenamento magnético, ou qualquer outro meio que possa ser usado para armazenar código de programa desejado na forma de instruções ou estruturas de dados e que possam ser acessados por um computador. Além disso, qualquer conexão é propriamente denominada meio legível por computador. Por exemplo, se o software for transmitido a partir de um sítio de rede, servidor, ou outra fonte remota utilizando um cabo coaxial, cabo de fibras óticas, par de fios torcidos, linha de assinante digital (DSL), ou tecnologias sem fio tal como infravermelho, rádio e micro-ondas, então o cabo axial, cabo de fibras óticas, par de fios torcidos, DSL, ou tecnologias sem fio tais como infravermelho, rádio e microondas são incluídos na definição de meio. Disco magnético e disco ótico, conforme aqui usado, incluem disco compacto (CD), disco a laser, disco ótico, disco digital versátil (DVD), disquete e disco Blu-ray, onde discos magnéticos normalmente reproduzem os dados magneticamente, enquanto que os discos óticos reproduzem os dados oticamente com laseres. Combinações dos mencionados acima também devem ser incluídas no escopo de meios legíveis por computador.
[00166] A descrição anterior da revelação é provida para possibilitar que aqueles versados na arte façam ou utilizem a revelação. Diversas modificações para a revelação serão facilmente evidentes para aqueles versados na arte, e os princípios genéricos aqui definidos podem ser aplicados a outras variações sem se afastar do espírito ou escopo da revelação. Por toda essa revelação o termo “exemplo” ou “exemplar” indica um exemplo ou instância e não significa ou requer qualquer preferência pelo exemplo assinalado. Assim, a revelação não deve ser limitada aos exemplos e modelos aqui descritos, mas a ela deve ser concedido o mais amplo escopo compatível com os princípios e características novéis aqui reveladas.
[00167] Métodos, aparelhos e produtos de programa de computador adicionais para comunicações sem fio são descritos. Por exemplo, o método inclui receber, em um equipamento de usuário, informação MTC a partir de uma primeira estação-base durante um ou mais subquadros em um quadro e a partir de uma segunda estação-base durante um ou mais diferentes subquadros no mesmo quadro. O método também inclui determinar uma primeira métrica de canal para a primeira estação-base com base ao menos em parte na informação MTC recebida a partir da primeira estação-base e determinar uma segunda métrica de canal para a segunda estação-base com base ao menos em parte na informação MTC recebida a partir da segunda estação-base. O método inclui ainda selecionar, para associação com o equipamento de usuário, uma dentre a primeira estação-base e a segunda estação-base, onde a seleção se baseia ao menos em parte na primeira métrica de canal e na segunda métrica de canal. Em algumas modalidades, a primeira estação-base pode corresponder a uma célula pequena em uma rede heterogênea e a segunda estação-base pode corresponder a uma macro-célula na rede heterogênea. Em algumas modalidades, a primeira métrica de canal pode ser uma primeira perda de percurso e a segunda métrica de canal pode ser uma segunda perda de percurso, e o método pode incluir a seleção da primeira estação-base para associação com o equipamento de usuário quando a primeira perda de percurso for menor do que a segunda perda de percurso. Em algumas modalidades, a primeira métrica de canal pode ser uma primeira intensidade de sinal e a segunda métrica de canal pode ser uma segunda intensidade de sinal, e o método pode incluir a seleção da primeira estação-base para associação com o equipamento de usuário quando a primeira intensidade de sinal for maior do que a segunda intensidade de sinal.
[00168] Um aparelho para comunicação sem fio inclui meio para receber, em um equipamento de usuário, informação MTC a partir de uma primeira estação-base durante um ou mais subquadros em um quadro e a partir de uma segunda estação-base durante um ou mais diferentes subquadros no mesmo quadro. O aparelho inclui também meio para determinar uma primeira métrica de canal para a primeira estação-base com base pelo menos em parte na informação MTC recebida a partir da primeira estação-base. O aparelho inclui também meio para determinar uma segunda métrica de canal para a segunda estação-base com base pelo menos em parte na informação MTC recebida a partir da segunda estação-base. O aparelho pode incluir ainda meio para selecionar, para associação com o equipamento de usuário, uma da primeira estação-base e da segunda estação- base, onde a seleção se baseia ao menos em parte na primeira métrica de canal e na segunda métrica de canal. Em algumas modalidades, a primeira estação-base pode corresponder a uma célula pequena em uma rede heterogênea e a segunda estação-base pode corresponder a uma macro-célula na rede heterogênea. Em algumas modalidades, a primeira métrica de canal pode ser uma primeira perda de percurso e a segunda métrica de canal pode ser uma segunda perda de percurso, e o aparelho inclui ainda meio para selecionar a primeira estação-base para associação com o equipamento de usuário quando a primeira perda de percurso for menor do que a segunda perda de percurso. Em algumas modalidades, a primeira métrica de canal pode ser uma primeira intensidade de sinal e a segunda métrica de canal pode ser uma segunda intensidade de sinal, e o aparelho inclui ainda meio para selecionar a primeira estação-base para associação com o equipamento de usuário quando a primeira intensidade de sinal for maior do que a segunda intensidade de sinal.
[00169] Um aparelho para comunicação sem fio inclui um módulo de receptor configurado para receber, em um equipamento de usuário, informação MTC a partir de uma primeira estação-base durante um ou mais subquadros em um quadro e a partir de uma segunda estação-base durante um ou mais subquadros diferentes no mesmo quadro. O aparelho inclui também um módulo MTC configurado para determinar uma primeira métrica de canal para a primeira estação-base com base ao menos em parte na informação MTC recebida a partir da primeira estação-base, para determinar uma segunda métrica de canal para a segunda estação-base com base pelo menos em parte na informação MTC recebida a partir da segunda estação-base e para selecionar, para associação com o equipamento de usuário, uma da primeira estação-base e da segunda estação-base onde a seleção se baseia ao menos em parte na primeira métrica de canal e na segunda métrica de canal. Em algumas modalidades, a primeira estação-base pode corresponder a uma célula pequena em uma rede heterogênea e a segunda estação-base pode corresponder a uma macro-célula na rede heterogênea. Em algumas modalidades, a primeira métrica de canal pode ser uma primeira perda de percurso e a segunda métrica de canal pode ser uma segunda perda de percurso, e o método MTC pode ser configurado ainda para selecionar a primeira estação-base para associação com o equipamento de usuário quando a primeira perda de percurso for menor do que a segunda perda de percurso. Em algumas modalidades, a primeira métrica de canal pode ser uma primeira intensidade de sinal e a segunda métrica de canal pode ser uma segunda intensidade de sinal, e o módulo MTC pode ser configurado ainda para selecionar a primeira estação-base para associação com o equipamento de usuário quando a primeira intensidade de sinal for maior do que a segunda intensidade de sinal.
[00170] Um produto de programa de computador inclui um meio legível por computador não transitório que tem código para fazer com que pelo menos um computador receba em um equipamento de usuário, informação MTC a partir de uma primeira estação-base durante um ou mais subquadros em um quadro e a partir de uma segunda estação- base durante um ou mais subquadros diferentes no mesmo quadro. O meio legível por computador não transitório também tem código para fazer com que o pelo menos um computador determine uma primeira métrica de canal para a primeira estação-base com base pelo menos em parte na informação MTC recebida a partir da primeira estação-base. O meio legível por computador não transitório tem também código para fazer com que o pelo menos um computador determine uma segunda métrica de canal para a segunda estação-base com base pelo menos em parte na informação MTC recebida a partir da segunda estação-base. O meio legível por computador não transitório tem ainda código para fazer com que pelo menos um computador selecione, para associação com o equipamento de usuário, uma da primeira estação-base e da segunda estação-base, onde a seleção se baseia ao menos em parte na primeira métrica de canal e na segunda métrica de canal. Em algumas modalidades, a primeira estação-base pode corresponder a uma célula pequena em uma rede heterogênea e uma segunda estação-base pode corresponder a uma macro-célula em uma rede heterogênea. Em algumas modalidades, a primeira métrica de canal pode ser uma primeira perda de percurso e a segunda métrica de canal pode ser uma segunda perda de percurso, e o meio legível por computador não transitório pode ter código para fazer com que o pelo menos um computador selecione a primeira estação-base para associação com o equipamento de usuário quando a primeira perda de percurso for menor do que a segunda perda de percurso. Em algumas modalidades, a primeira métrica de canal pode ser uma primeira intensidade de sinal e a segunda métrica de canal pode ser uma segunda intensidade de sinal, e o meio legível por computador não transitório pode ter código para fazer com que o pelo menos um computador selecione a primeira estação-base para associação com o equipamento de usuário quando a primeira intensidade de sinal for maior do que a segunda intensidade de sinal.
[00171] Métodos e aparelhos adicionais são descritos para comunicações sem fio nos quais um dispositivo MTC pode negociar uma conexão com a célula associada ou estação-base para comunicações MTC. Em uma rede heterogênea de evolução de longo prazo (LTE), o dispositivo MTC pode se associar com uma macro-célula ou uma célula pequena utilizando um canal MTC de banda estreita suportado pelas células. Após se associar com uma das células, o dispositivo MTC pode receber mensagens de controle de recurso de rádio (RRC) a partir da célula associada (por exemplo, estação-base) que inclui informação sobre os perfis MTC suportados pela célula. Em alguns casos, as mensagens RRC a partir da célula associada são em resposta a uma solicitação feita pelo dispositivo MTC. O dispositivo MTC pode transmitir mensagens RRC para a célula com informação sobre os perfis MTC suportados pelo dispositivo MTC. O dispositivo MTC e a célula podem negociar para determinar um perfil MTC compatível com o qual estabelecer uma conexão que possibilitará comunicações MTC entre os mesmos. Quando os resultados da negociação indicarem que os perfis MTC são incompatíveis, o dispositivo MTC pode enviar uma mensagem de rejeição RRC para a célula e podem se associar com outra célula na rede heterogênea LTE para estabelecer uma conexão para comunicações MTC.
[00172] Um método para comunicações sem fio inclui receber uma primeira mensagem de perfis RRC a partir de uma estação-base, onde a primeira mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados pela estação- base. O método inclui transmitir uma segunda mensagem de perfis RRC para a estação-base, onde a segunda mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados por um dispositivo MTC. O método inclui também negociar com a estação-base para determinar um perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base compatível com um perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC. O método inclui ainda estabelecer uma conexão com a estação-base utilizando o perfil MTC compatível.
[00173] Em algumas modalidades do método, o método inclui transmitir para a estação-base uma mensagem de solicitação RRC para solicitar o conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base, e o recebimento inclui receber a primeira mensagem de perfis RRC a partir da estação-base em resposta à mensagem de solicitação RRC. A transmissão pode incluir transmitir para a estação-base a mensagem de solicitação RRC como parte uma mensagem de estabelecimento de conexão RRC ou como parte de uma mensagem de reconfiguração RRC. A primeira mensagem de perfis RRC pode ser uma mensagem RRC transmitida pela estação-base, e o conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base pode ser incluído em um ou mais blocos de informação de sistema (SIBs) na mensagem de transmissão RRC.
[00174] Em algumas modalidades do método, cada perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base indica um ou mais de uma periodicidade para comunicações MTC, uma provisão de retardo para comunicações MTC, ou uma taxa de bits para comunicações MTC. Similarmente, cada perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC inclui um ou mais de periodicidade para comunicações MTC, um retardo de orçamento para comunicações MTC, uma taxa de bits para comunicações MTC, e pelo menos um parâmetro de segurança.
[00175] Em algumas modalidades do método, o método inclui a transmissão para a estação-base de uma mensagem de rejeição RRC indicando que o dispositivo MTC rejeita uma conexão com a estação-base quando a negociação resultar em perfis MTC incompatíveis entre o dispositivo MTC e a estação-base. Em algumas modalidades do método, o método inclui identificar cada um dos perfis MTC no conjunto suportado pela estação-base a partir de um ou mais bits recebidos na primeira mensagem de perfis RRC.
[00176] Em algumas modalidades do método, a estação-base é uma primeira estação-base em uma rede heterogênea que tem múltiplas estações-base que suportam comunicações MTC, e o método inclui transmitir para a primeira estação-base uma mensagem de rejeição RRC indicando que o dispositivo MTC rejeita uma conexão com a primeira estação-base quando a negociação resultar em perfis MTC incompatíveis entre o dispositivo MTC e a primeira estação-base, e identificar uma segunda estação- base a partir da rede heterogênea com a qual o dispositivo MTC deve se associar a seguir. Em um exemplo, a primeira estação-base pode corresponder a uma célula pequena na rede heterogênea, e a segunda estação-base corresponde a uma macro-célula na rede heterogênea. Em outro exemplo, a primeira estação-base pode corresponder a uma macro-célula na rede heterogênea, e a segunda estação-base corresponde a uma célula pequena na rede heterogênea.
[00177] Um método para comunicação sem fio inclui transmitir uma primeira mensagem de perfis RRC para um dispositivo MTC, onde a primeira mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados por uma estação-base. O método inclui o recebimento de uma segunda mensagem de perfis RRC a partir do dispositivo MTC, onde a segunda mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados pelo dispositivo MTC. O método também inclui negociar com o dispositivo MTC para determinar um perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base compatível com um perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC. O método inclui ainda estabelecer uma conexão com o dispositivo MTC utilizando o perfil MTC compatível.
[00178] Em algumas modalidades do método, o método inclui receber a partir do dispositivo MTC uma mensagem de solicitação RRC para solicitar o conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base, e a transmissão inclui transmitir a primeira mensagem de perfis RRC para o dispositivo MTC em resposta à mensagem de solicitação RRC. Em algumas modalidades do método, o recebimento inclui receber a partir do dispositivo MTC a mensagem de solicitação RRC como parte de uma mensagem de estabelecimento de conexão RRC ou como parte de uma mensagem de reconfiguração RRC. A primeira mensagem de perfis RRC pode ser uma mensagem RRC transmitida pela estação-base, e o método inclui prover o conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base em um ou mais SIDs na mensagem de transmissão RRC.
[00179] Em algumas modalidades do método, cada perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base indica um ou mais dentre uma periodicidade para comunicações MTC, uma provisão de retardo para comunicações MTC, ou uma taxa de bits para comunicações MTC. Similarmente, cada perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC indica um ou mais dentre uma periodicidade para comunicações MTC, uma provisão de retardo para comunicações MTC, uma taxa de bits para comunicações MTC, e pelo menos um parâmetro de segurança.
[00180] Em algumas modalidades do método, o método inclui o recebimento a partir do dispositivo MTC de uma mensagem de rejeição RRC indicando que o dispositivo MTC rejeita uma conexão com a estação-base quando a negociação resultar em perfis MTC incompatíveis entre o dispositivo MTC e a estação-base. Em algumas modalidades do método, o método inclui atribuir um ou mais bits na primeira mensagem de perfis RRC para representar os perfis MTC no conjunto suportado pela estação-base.
[00181] Um aparelho para comunicações sem fio inclui meio para receber uma primeira mensagem de perfis RRC a partir de uma estação-base, onde a primeira mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base. O aparelho inclui meios para transmitir uma segunda mensagem de perfis RRC para a estação-base, onde a segunda mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados por um dispositivo MTC. O aparelho também inclui meio para negociar com a estação-base para determinar um perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base compatível com um perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC. O aparelho inclui ainda meio para estabelecer uma conexão com a estação-base utilizando o perfil MTC compatível.
[00182] Em algumas modalidades do aparelho, o meio para transmitir inclui meio para transmitir para a estação-base uma mensagem de solicitação RRC para solicitar o conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base, e o meio para receber inclui meio para receber a primeira mensagem de perfis RRC a partir da estação-base em resposta à mensagem de solicitação RRC. Em algumas modalidades do aparelho, o meio para transmitir inclui meio para transmitir para a estação-base a mensagem de solicitação RRC como parte de uma mensagem de estabelecimento de conexão RRC ou como parte de uma mensagem de reconfiguração RRC. A primeira mensagem de perfis RRC pode ser uma mensagem RRC transmitida pela estação-base, e o conjunto de perfis MTC suportado pela estação-base pode ser incluído em um ou mais SIBs na mensagem de transmissão RRC.
[00183] Em algumas modalidades do aparelho, cada perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base indica um ou mais dentre uma periodicidade para as comunicações MTC, uma provisão de retardo para comunicações MTC, ou uma taxa de bits para comunicações MTC. Similarmente, cada perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC indica um ou mais dentre uma periodicidade para comunicações MTC, uma provisão de retardo para comunicações MTC, uma taxa de bits para comunicações MTC e pelo menos um parâmetro de segurança.
[00184] Em algumas modalidades do aparelho, o meio para transmissão inclui meio para transmitir para a estação-base uma mensagem de rejeição RRC indicando que o dispositivo MTC rejeita uma conexão com a estação-base quando a negociação resultar em perfis MTC incompatíveis entre o dispositivo MTC e a estação-base. Em algumas modalidades do aparelho, o aparelho inclui meio para identificar cada um dos perfis MTC no conjunto suportado pela estação-base a partir de um ou mais bits recebidos na primeira mensagem de perfis RRC.
[00185] Em algumas modalidades do aparelho, a estação-base é uma primeira estação-base em uma rede heterogênea que tem múltiplas estações-base que suportam comunicações MTC, o meio para transmitir compreende meio para transmitir para a primeira estação-base uma mensagem de rejeição RRC indicando que o dispositivo MTC rejeita uma conexão com a primeira estação-base quando a negociação resultar em perfis MTC incompatíveis entre o dispositivo MTC e a primeira estação-base, e o aparelho inclui ainda meio para identificar uma segunda estação-base a partir da rede heterogênea com a qual o dispositivo MTC deve se associar em seguida. Em um exemplo, a primeira estação-base pode corresponder a uma célula pequena na rede heterogênea, e a segunda estação-base corresponde a uma macro-célula na rede heterogênea. Em outro exemplo, a primeira estação-base pode corresponder a uma macro-célula na rede heterogênea, e a segunda estação-base corresponde a uma célula pequena na rede heterogênea.
[00186] Um aparelho para comunicações sem fio inclui meio para transmitir uma primeira mensagem de perfis RRC para um dispositivo MTC, onde a primeira mensagem de perfis RRC compreende um conjunto de perfis MTC suportados por uma estação-base. O aparelho inclui meio para receber uma segunda mensagem de perfis RRC a partir do dispositivo MTC, onde a segunda mensagem de perfis RRC compreende um conjunto de perfis MTC suportados pelo dispositivo MTC. O aparelho também inclui meio para negociar com o dispositivo MTC para determinar um perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base compatível com um perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC. O aparelho inclui ainda meio para estabelecer uma conexão com o dispositivo MTC utilizando o perfil MTC compatível.
[00187] Em algumas modalidades do aparelho, o meio para recebimento inclui meio para receber a parir do dispositivo MTC uma mensagem de solicitação RRC para solicitar o conjunto de perfis MTC suportados pela estação- base, e meio para transmissão inclui meio para transmitir uma primeira mensagem de perfis RRC para o dispositivo MTC em resposta à mensagem de solicitação RRC. O meio para recebimento pode incluir meio para receber a partir do dispositivo MTC a mensagem de solicitação RRC como parte de uma mensagem de estabelecimento de conexão RRC como parte de uma mensagem de reconfiguração RRC. A primeira mensagem de perfis RRC pode ser uma mensagem RRC transmitida pela estação-base, e o aparelho inclui meio para prover o conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base em um ou mais SIBs na mensagem de transmissão RRC.
[00188] Em algumas modalidades do aparelho, cada perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base indica um ou mais de uma periodicidade para as comunicações MTC, uma provisão de retardo para comunicações MTC, ou uma taxa de bits para comunicações MTC. Similarmente, cada perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC indica um ou mais de uma periodicidade para comunicações MTC, uma provisão de retardo para comunicações MTC, uma taxa de bits para comunicações MTC, e pelo menos um parâmetro de segurança.
[00189] Em algumas modalidades do aparelho, o meio para recebimento inclui meio para receber a partir do dispositivo MTC uma mensagem de rejeição RRC indicando que o dispositivo MTC rejeita uma conexão com a estação-base quando a negociação resultar em perfis MTC incompatíveis entre o dispositivo MTC e a estação-base. Em algumas modalidades do aparelho, o aparelho inclui meio para atribuir um ou mais bits na primeira mensagem de perfis RRC para representar os perfis MTC no conjunto suportado pela estação-base.
[00190] Um aparelho para comunicações sem fio inclui um receptor configurado para receber uma primeira mensagem de perfis RRC a partir de uma estação-base, onde a primeira mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base. O aparelho inclui um módulo de transmissor configurado para transmitir uma segunda mensagem de perfis RRC para a estação-base, onde a segunda mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados por um dispositivo MTC. O aparelho inclui também um módulo de negociação configurado para negociar com a estação-base para determinar um perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base compatível com um perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC. O aparelho inclui ainda um módulo de conexão configurado para estabelecer uma conexão com a estação-base utilizando o perfil MTC compatível.
[00191] Em algumas modalidades do aparelho, o módulo de transmissor é configurado para transmitir para a estação-base uma mensagem de solicitação RRC para solicitar o conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base, e o módulo de receptor é configurado para receber a primeira mensagem de perfis RRC a partir da estação-base em resposta à mensagem de solicitação RRC. O módulo de transmissor pode ser configurado para transmitir para a estação-base a mensagem de solicitação RRC como parte de uma mensagem de estabelecimento de conexão RRC ou como parte de uma mensagem de reconfiguração RRC. A primeira mensagem de perfis RRC pode ser uma mensagem RRC transmitida pela estação-base, e o conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base pode ser incluído em um ou mais SIBs na mensagem de transmissão RRC.
[00192] Em algumas modalidades do aparelho, cada perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base indica um ou mais de uma periodicidade para comunicações MTC, uma provisão de retardo para comunicações MTC, ou uma taxa de bits para comunicações MTC. Similarmente, cada perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC indica um ou mais de uma periodicidade para comunicações MTC, uma provisão de retardo para comunicações MTC, uma taxa de bits para comunicações MTC, e pelo menos um parâmetro de segurança.
[00193] Em algumas modalidades do aparelho, o módulo de transmissor é configurado para transmitir para a estação-base uma mensagem de rejeição RRC indicando que o dispositivo MTC rejeita uma conexão com a estação-base quando a negociação resultar em perfis MTC incompatíveis entre o dispositivo MTC e a estação-base. Em algumas modalidades do aparelho, o aparelho inclui um módulo de identificação configurado para identificar cada um dos perfis MTC no conjunto suportado pela estação-base a partir de um ou mais bits recebidos na primeira mensagem de perfis RRC.
[00194] Em algumas modalidades do aparelho, a estação-base é uma primeira estação-base em uma rede heterogênea que tem múltiplas estações-base que suportam comunicações MTC, o módulo de transmissor é configurado para transmitir para a primeira estação-base uma mensagem de rejeição RRC indicando que o dispositivo MTC rejeita uma conexão com a primeira estação-base quando a negociação resultar em perfis MTC incompatíveis entre o dispositivo MTC e a primeira estação-base, e o aparelho inclui ainda um módulo de identificação configurado para identificar uma segunda estação-base a partir da rede heterogênea com a qual o dispositivo MTC deve se associar a seguir. Em um exemplo, a primeira estação-base pode corresponder a uma célula pequena na rede heterogênea, e a segunda estação- base corresponde a uma macro-célula na rede heterogênea. Em outro exemplo, a primeira estação-base pode corresponder a uma macro-célula na rede heterogênea, e a segunda estação- base corresponde a uma célula pequena na rede heterogênea.
[00195] Um aparelho para comunicação sem fio inclui um módulo de transmissor configurado para transmitir uma primeira mensagem de perfis RRC para um dispositivo MTC, onde a primeira mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados por uma estação-base. O aparelho inclui um módulo de receptor configurado para receber uma segunda mensagem de perfis RRC a partir do dispositivo MTC, onde a segunda mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados pelo dispositivo MTC. O aparelho inclui também um módulo de negociação configurado para negociar com o dispositivo MTC para determinar um perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base compatível com um perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC. O aparelho inclui ainda um módulo de conexão configurado para estabelecer uma conexão com o dispositivo MTC utilizando o perfil MTC compatível.
[00196] Em algumas modalidades do aparelho, o módulo de receptor é configurado para receber a partir do dispositivo MTC uma mensagem de solicitação RRC para solicitar o conjunto de perfis MTC suportados pela estação- base, e o módulo de transmissor é configurado para transmitir a primeira mensagem de perfis RRC para o dispositivo MTC em resposta à mensagem de solicitação RRC. Em algumas modalidades do aparelho o módulo de receptor é configurado para receber a partir do dispositivo MTC a mensagem de solicitação RRC como parte de uma mensagem de estabelecimento de conexão RRC ou como parte de uma mensagem de reconfiguração RRC. A primeira mensagem de perfis RRC pode ser uma mensagem RRC transmitida pela estação-base, e o módulo de transmissor é configurado para fornecer o conjunto de perfis MTC suportados pela estação- base em um ou mais SIBs na mensagem de transmissão RRC.
[00197] Em algumas modalidades do aparelho, cada perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base indica um ou mais dentre uma periodicidade para comunicações MTC, uma provisão de retardo para comunicações MTC, ou uma taxa de bits para comunicações MTC. Similarmente, cada perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC indica uma ou mais de uma periodicidade para comunicações MTC, uma provisão de retardo para comunicações MTC, uma taxa de bits para comunicações MTC, e pelo menos um parâmetro de segurança.
[00198] Em algumas modalidades do aparelho, o módulo de receptor é configurado para receber a partir do dispositivo MTC uma mensagem de rejeição RRC indicando que o dispositivo MTC rejeita uma conexão com a estação-base quando a negociação resultar em perfis MTC incompatíveis entre o dispositivo MTC e a estação-base. Em algumas modalidades do aparelho, o aparelho inclui um módulo de atribuição configurado para atribuir um ou mais bits na primeira mensagem de perfis RRC para representar os perfis MTC no conjunto suportado pela estação-base.
[00199] Um produto de programa de computador inclui um meio legível por computador não transitório que tem código para fazer com que pelo menos um computador receba uma primeira mensagem de perfis RRC a partir de uma estação-base, onde a primeira mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis de comunicação do tipo máquina (MTC) suportados pela estação-base. O meio legível por computador não transitório inclui código para fazer com que o pelo menos um computador transmita uma segunda mensagem de perfis RRC para estação-base, onde a segunda mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados por um dispositivo MTC. O meio legível por computador não transitório inclui também código para fazer com que o pelo menos um computador negocie com a estação-base para determinar um perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base compatível com um perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC. O meio legível por computador não transitório inclui ainda código para fazer com que o pelo menos um computador estabeleça uma conexão com a estação-base utilizando o perfil MTC compatível.
[00200] Em algumas modalidades do produto de programa de computador, o meio legível por computador não transitório inclui código para fazer com que o pelo menos um computador transmita para a estação-base uma mensagem de solicitação RRC para solicitar o conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base, e código para fazer com que o pelo menos um computador receba a primeira mensagem de perfis RRC a partir da estação-base em resposta à mensagem de solicitação RRC. Em algumas modalidades do produto de programa de computador, o meio legível por computador não transitório inclui código para fazer com que o pelo menos um computador transmita para a estação-base a mensagem de solicitação RRC como parte de uma mensagem de estabelecimento de conexão RRC ou como parte de uma mensagem de reconfiguração RRC. A primeira mensagem de perfis RRC pode ser uma mensagem RRC transmitida pela estação-base, e o conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base são incluídos em um ou mais SIBs na mensagem de transmissão RRC.
[00201] Em algumas modalidades do produto de programa de computador, cada perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base indica um ou mais dentre uma periodicidade para comunicações MTC, uma provisão de retardo para comunicações MTC, ou uma taxa de bits para comunicações MTC. Similarmente, cada perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC indica um ou mais dentre uma periodicidade para comunicações MTC, uma provisão de retardo para comunicações MTC, uma taxa de bits para comunicações MTC, e pelo menos um parâmetro de segurança.
[00202] Em algumas modalidades do produto de programa de computador, o meio legível por computador não transitório inclui código para fazer com que o pelo menos um computador transmita para a estação-base uma mensagem de rejeição RRC indicando que o dispositivo MTC rejeita uma conexão com a estação-base quando a negociação resultar em perfis MTC incompatíveis entre o dispositivo MTC e a estação-base. Em algumas modalidades do produto de programa de computador, o meio legível por computador não transitório inclui código para fazer com que o pelo menos um computador identifique cada um dos perfis MTC no conjunto suportado pela estação-base a partir de um ou mais bits recebidos na primeira mensagem de perfis RRC.
[00203] Em algumas modalidades do produto de programa de computador, a estação-base é uma primeira estação-base, em uma rede heterogênea que tem múltiplas estações-base que suportam comunicações MTC; e o meio legível por computador, não transitório inclui código para fazer com que o pelo menos um computador transmita para a primeira estação-base uma mensagem de rejeição RRC indicando que o dispositivo MTC rejeita uma conexão com a primeira estação-base quando a negociação resultar em perfis MTC incompatíveis entre o dispositivo MTC e a primeira estação-base, e código para fazer com que o pelo menos um computador identifique uma segunda estação-base a partir da rede heterogênea com a qual o dispositivo MTC deve se associar em seguida. Em um exemplo, a primeira estação-base pode corresponder a uma célula pequena na rede heterogênea, e a segunda estação-base corresponde a uma macro-célula na rede heterogênea. Em outro exemplo, a primeira estação-base pode corresponder a uma macro-célula na rede heterogênea, e a segunda estação-base corresponde a uma pequena célula na rede heterogênea.
[00204] Um produto de programa de computador inclui um meio legível por computador não transitório que tem código para fazer com que pelo menos um computador transmita uma primeira mensagem de perfis RRC para um dispositivo MTC, onde a primeira mensagem de perfis RRC inclui um conjunto de perfis MTC suportados por uma estação-base. O meio legível por computador não transitório inclui código para fazer com que o pelo menos um computador receba uma segunda mensagem de perfis RRC a partir do dispositivo MTC, onde a segunda mensagem de perfis RRC compreende um conjunto de perfis MTC suportados pelo dispositivo MTC. O meio legível por computador não transitório inclui também um código para fazer com que o pelo menos um computador determine um perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base compatível com o perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC. O meio legível por computador não transitório inclui ainda código para fazer com que o pelo menos um computador estabeleça uma conexão com o dispositivo MTC utilizando o perfil MTC compatível.
[00205] Em algumas modalidades do produto de programa de computador, o meio legível por computador não transitório inclui código para fazer com que o pelo menos um computador receba a partir do dispositivo MTC uma mensagem de solicitação RRC para solicitar o conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base, e código para fazer com que o pelo menos um computador transmita a primeira mensagem de perfis RRC para o dispositivo MTC em resposta à mensagem de solicitação RRC. Em algumas modalidades do produto de programa de computador, o meio legível por computador não transitório inclui código para fazer com que o pelo menos um computador receba a partir do dispositivo MTC a mensagem de solicitação RRC como parte de uma mensagem de estabelecimento de conexão RRC ou como parte de uma mensagem de reconfiguração RRC. A primeira mensagem de perfis RRC pode ser uma mensagem RRC transmitida pela estação-base, e o meio legível por computador não transitório inclui código para fazer com que o pelo menos um computador proporcione o conjunto de perfis MTC suportados pela estação-base em um ou mais blocos de informação de sistema (SIBs) na mensagem de transmissão RRC.
[00206] Em algumas modalidades do produto de programa de computador, cada perfil MTC no conjunto suportado pela estação-base indica um ou mais dentre uma periodicidade para comunicações MTC, uma provisão de retardo para comunicações MTC, ou uma taxa de bits para comunicações MTC. Similarmente, cada perfil MTC no conjunto suportado pelo dispositivo MTC indica um ou mais de uma periodicidade para comunicações MTC, uma provisão de retardo para comunicações MTC, uma taxa de bits para comunicações MTC, e pelo menos um parâmetro de segurança.
[00207] Em algumas modalidades do produto de programa de computador, o meio legível por computador não transitório inclui código para fazer com que o pelo menos um computador receba a partir do dispositivo MTC uma mensagem de rejeição RRC indicando que o dispositivo MTC rejeita uma conexão com a estação-base quando a negociação resultar em perfis MTC incompatíveis entre o dispositivo MTC e a estação-base. Em algumas modalidades do produto de programa de computador, o meio legível por computador não transitório inclui código para fazer com que o pelo menos um computador atribua um ou mais bits na primeira mensagem de perfis RRC para representar os perfis MTC no conjunto suportado pela estação-base.
[00208] O precedente delineou as características e vantagens técnicas dos exemplos de acordo com a revelação para que a descrição detalhada a seguir possa ser mais bem entendida. Características e vantagens adicionais serão descritas em seguida. A concepção e exemplos específicos revelados podem ser prontamente utilizados como uma base para modificar ou projetar outras estruturas para realização dos mesmos propósitos da presente revelação. Tais construções equivalentes não se afastam do espírito e escopo das reivindicações anexas. Aspectos que são considerados como característicos dos conceitos aqui revelados, tanto em relação a sua organização como o método de operação, em conjunto com as vantagens associadas serão mais bem-entendidos a partir da descrição seguinte quando considerada em conexão com as figuras anexas. Cada uma das figuras é provida com o propósito apenas de ilustração e descrição, e não como uma definição dos limites das reivindicações.
[00209] Um método para comunicações sem fio inclui atribuir, em uma estação-base, um ou mais bits para indicar uma ou mais propriedades de um canal suportado pela estação-base para MTC e a transmissão de sinais compreendendo o um ou mais bits através de um canal de transmissão. Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, e uma ou mais propriedades podem identificar um deslocamento de frequência do conjunto de blocos de recursos. Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, e uma ou mais propriedades podem identificar uma posição do conjunto de blocos de recursos em diferentes subquadros. Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, a estação-base pode suportar um ou mais canais adicionais para MTC, onde cada um do um ou mais canais adicionais para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos diferentes daqueles de qualquer outro canal suportado pela estação- base, e a uma ou mais propriedades podem identificar uma posição de cada conjunto de blocos de recurso em um mesmo subquadro. Em algumas modalidades, uma ou mais propriedades podem identificar um ou mais períodos de tempo durante os quais a estação-base suporta o canal para MTC.
[00210] Um método para comunicação sem fio inclui receber, em uma primeira estação-base, informação de coordenação a partir de uma mudança entre a primeira estação-base e uma segunda estação-base de tal modo que a primeira estação-base comunica informação MTC durante um ou mais subquadros em um quadro enquanto a segunda estação- base comunica informação MTC durante um ou mais subquadros diferentes no mesmo quadro. O método inclui também comunicar a informação MTC através de um canal suportado pela primeira estação-base para MTC durante um ou mais subquadros. Em algumas modalidades, a primeira estação-base pode corresponder a uma pequena célula em uma rede heterogênea e a segunda estação-base pode corresponder a uma macro-célula na rede heterogênea.
[00211] Em algumas modalidades, o método pode incluir atribuir um primeiro conjunto de blocos de recursos para comunicar a informação MTC durante um de um ou mais subquadros, e atribuir um segundo conjunto de blocos de recursos, diferentes do primeiro conjunto de blocos de recurso, para comunicar a informação MCT durante outro do um ou mais subquadros. Em algumas modalidades, o método pode incluir ajustar um período para comunicar a informação MTC por intermédio da primeira estação-base com base pelo menos em parte em uma carga da primeira estação-base. Em algumas modalidades, a segunda estação-base pode ser desativada de tal modo que nenhuma informação é comunicada em um conjunto de blocos de recursos atribuídos para MTC durante um ou mais subquadros diferentes, e o método pode incluir habilitar a primeira estação-base para comunicar informação MTC durante o conjunto de blocos de recursos no um ou mais subquadros diferentes. Em algumas modalidades, com base ao menos em parte na informação de coordenação, a primeira estação-base e a segunda estação-base podem comunicar a informação MTC substancialmente na mesma potência em conjuntos correspondentes de blocos de recursos atribuídos para MTC.
[00212] Um aparelho para comunicações sem fio inclui meio para atribuir, em uma estação-base, um ou mais bits para indicar uma ou mais propriedades de um canal suportado pela estação-base para MTC e meio para transmitir sinais compreendendo um ou mais bits através de um canal de transmissão. Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, e a uma ou mais propriedades pode identificar um deslocamento de frequência do conjunto de blocos de recursos. Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, e a uma ou mais propriedades pode identificar uma posição do conjunto de blocos de recursos em diferentes subquadros. Em algumas modalidades o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, a estação-base pode suportar um ou mais canais adicionais para MTC, onde cada um do um ou mais canais adicionais para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos diferentes daqueles de qualquer canal suportado pela estação-base, e a uma ou mais propriedades pode identificar uma posição de cada conjunto de blocos de recursos em um mesmo subquadro. Em algumas modalidades, a uma ou mais propriedades pode identificar um ou mais períodos de tempo durante o qual a estação-base suporta o canal para MTC.
[00213] Um aparelho para comunicação sem fio inclui meio para receber, em uma primeira estação-base, informação de coordenação a partir de uma troca entre a primeira estação-base e uma segunda estação-base de modo que a primeira estação-base comunica informação MTC durante um ou mais subquadros em um quadro enquanto a segunda estação-base comunica informação MTC durante um ou mais subquadros diferentes no mesmo quadro. O aparelho também inclui meio para comunicar a informação MTC através de um canal suportado pela primeira estação-base para MTC durante um ou mais subquadros. Em algumas modalidades, a primeira estação-base pode corresponder a uma célula pequena e uma rede heterogênea e a segunda estação-base podem corresponder a uma macro-célula na rede heterogênea.
[00214] Em algumas modalidades, o aparelho também pode incluir meio para atribuir um primeiro conjunto de blocos de recursos para comunicar a informação MTC durante um do um ou mais subquadros, e meio para atribuir um segundo conjunto de blocos de recursos, diferente do primeiro conjunto de blocos de recursos, para comunicar a informação MTC durante outro do um ou mais subquadros. O aparelho também pode incluir meio para ajustar um período para comunicar a informação MTC pela primeira estação-base com base pelo menos em parte em uma carga da primeira estação-base. Em algumas modalidades, a segunda estação- base pode ser desativada de tal modo que nenhuma informação é comunicada durante um conjunto de blocos de recursos atribuídos para MTC a um ou mais subquadros diferentes, e o aparelho pode incluir ainda meio para habilitar a primeira estação-base para comunicar informação MTC durante o conjunto de blocos de recursos em um ou mais subquadros diferentes. Em algumas modalidades, com base ao menos em parte na informação de coordenação, a primeira estação-base e a segunda estação-base podem comunicar informação MTC substancialmente na mesma potência em conjuntos correspondentes de blocos de recursos atribuídos para MTC.
[00215] Um aparelho para comunicações sem fio inclui um módulo MTC configurado para atribuir, em uma estação-base, um ou mais bits para indicar uma ou mais propriedades de um canal suportado pela estação-base para MTC, e um módulo de transmissor configurado para transmitir sinais compreendendo o um ou mais bits através de um canal de transmissão. Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, e a uma ou mais propriedades podem identificar um deslocamento de frequência do conjunto de blocos de recursos. Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, e uma ou mais propriedades podem identificar uma posição do conjunto de blocos de recursos em diferentes subquadros. Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, a estação-base pode suportar um ou mais canais adicionais para MTC, onde cada um de um ou mais canais adicionais para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos diferentes a partir daqueles de qualquer outro canal suportado pela estação-base, e a uma ou mais propriedades podem identificar uma posição de cada conjunto de blocos de recursos em um mesmo subquadro. Em algumas modalidades, a uma ou mais propriedades pode identificar um ou mais períodos de tempo durante os quais a estação-base suporta o canal para MTC.
[00216] Um aparelho para comunicação sem fio inclui um módulo MTC configurado para receber, em uma primeira estação-base, informação de coordenação a partir de uma troca entre a primeira estação-base e a segunda estação-base de tal modo que a primeira estação-base comunica informação MTC durante um ou mais subquadros em um quadro enquanto a segunda estação-base comunica informação MTC durante um ou mais subquadros diferentes no mesmo quadro. O aparelho também inclui um módulo de transceptor configurado para comunicar a informação MTC através de um canal suportado pela primeira estação-base para MTC durante um ou mais subquadros. Em algumas modalidades, a primeira estação-base pode corresponder a uma célula pequena em uma rede heterogênea e a segunda estação-base pode corresponder a uma macro-célula na rede heterogênea.
[00217] Em algumas modalidades, o módulo MTC pode ser configurado ainda para atribuir um primeiro conjunto de blocos de recursos para comunicar a informação MTC durante um de um ou mais subquadros e atribuir um segundo conjunto de blocos de recursos diferente do primeiro bloco de recursos para comunicar a informação MTC durante outro de um ou mais subquadros. Em algumas modalidades, o módulo MTC pode ser configurado ainda para ajustar um período para comunicar a informação MTC por intermédio da primeira estação-base com base ao menos em parte em uma carga da primeira estação-base. Em algumas modalidades, a segunda estação-base pode ser desativada de tal modo que nenhuma informação é comunicada durante um conjunto de blocos de recursos atribuídos para MTC durante um ou mais subquadros diferentes, e o módulo MTC pode ser configurado ainda para habilitar a primeira estação-base a comunicar informação MTC durante o conjunto de blocos de recursos em um ou mais subquadros diferentes. Em algumas modalidades, com base ao menos em parte na informação de coordenação, a primeira estação-base e a segunda base podem comunicar informação MTC substancialmente na mesma potência em conjuntos correspondentes de blocos de recursos atribuídos para MTC.
[00218] Um produto de programa de computador inclui um meio legível por computador não transitório que tem código para fazer com que pelo menos um processador atribua em uma estação-base, um ou mais bits para indicar uma ou mais propriedades de um canal suportado pela estação-base para MTC, e código para fazer com que o pelo menos um processador transmita sinais compreendendo um ou mais bits através de um canal de difusão. Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, e uma ou mais propriedades podem identificar um deslocamento de frequência do conjunto de blocos de recursos. Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, e uma ou mais propriedades podem identificar uma posição do conjunto de blocos de recursos em diferentes subquadros. Em algumas modalidades, o canal para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos, a estação-base pode suportar um ou mais canais adicionais para MTC, onde cada um de um ou mais canais adicionais para MTC pode ter um conjunto correspondente de blocos de recursos diferentes daqueles de qualquer outro canal suportado pela estação- base, e uma ou mais propriedades podem identificar uma posição de cada conjunto de blocos de recursos em um mesmo subquadro. Em algumas modalidades, uma ou mais propriedades podem identificar um ou mais períodos de tempo durante os quais a estação-base suporta o canal para MTC.
[00219] Um produto de programa de computador inclui um meio legível por computador não transitório que tem código para fazer com que pelo menos um computador receba, em uma primeira estação-base, informação de coordenação a partir de uma troca entre a primeira estação- base e uma segunda estação-base de tal modo que a primeira estação-base comunica informação MTC durante um ou mais subquadros em um quadro enquanto a segunda estação-base comunica informação MTC durante um ou mais subquadros diferentes no mesmo quadro. O meio legível por computador, não transitório tem código para fazer com que o pelo menos um computador comunique a informação MTC através de um canal suportado pela primeira estação-base para MTC durante um ou mais subquadros. Em algumas modalidades, a primeira estação-base corresponde a uma célula pequena em uma rede heterogênea e a segunda estação-base corresponde a uma macro-célula na rede heterogênea.
[00220] Em algumas modalidades, o meio legível por computador, não transitório pode ter código para fazer com que o pelo menos um computador atribua um primeiro conjunto de blocos de recursos para comunicar a informação MTC durante um de um ou mais subquadros, e código para fazer com que o pelo menos um computador atribua um segundo conjunto de blocos de recursos, diferente do primeiro conjunto de blocos de recursos, para comunicar a informação MTC durante outro do um ou mais subquadros. Em algumas modalidades, o meio legível por computador, não transitório pode ter código para fazer com que o pelo menos um computador ajuste um período para comunicar a informação MTC pela primeira estação-base com base ao menos em parte em uma carga da primeira estação-base. Em algumas modalidades, a segunda estação-base pode ser desabilitada de tal modo que nenhuma informação seja comunicada durante um conjunto de blocos de recursos atribuídos para MTC durante o um ou mais diferentes subquadros, e o meio legível por computador não transitório pode ter código para fazer com que o pelo menos um computador habilite a primeira estação-base a comunicar informação MTC durante o conjunto de blocos de recursos em um ou mais subquadros diferentes. Em algumas modalidades, com base ao menos em parte na informação de coordenação, a primeira estação-base e a segunda estação-base podem comunicar informação MTC substancialmente na mesma potência em conjuntos correspondentes de blocos de recursos atribuídos para MTC.

Claims (15)

1. Método para comunicações sem fio, executado por um equipamento de usuário, UE (115), caracterizado pelo fato de que compreende: identificar no UE, uma ou mais propriedades de um canal suportado por uma estação-base(105) para comunicação do tipo máquina, MTC, a uma ou mais propriedades sendo identificadas com base pelo menos em parte em um ou mais bits em um sinal recebido a partir da estação-base através de um canal de transmissão; receber (1605), no UE, informação MTC a partir de uma primeira estação-base durante um ou mais subquadros em um quadro e a partir de uma segunda estação-base durante um ou mais subquadros diferentes no mesmo quadro; determinar uma primeira métrica de canal (1610) para a primeira estação-base com base pelo menos em parte na informação MTC recebida a partir da primeira estação-base; determinar uma segunda métrica de canal (1615) para a segunda estação-base com base pelo menos em parte na informação MTC recebida a partir da segunda estação-base; selecionar (1620), para associação com o UE, uma dentre a primeira estação-base e a segunda estação-base, a seleção se baseando ao menos em parte na primeira métrica de canal e na segunda métrica de canal; e comunicar informação MTC com a estação-base com base em uma ou mais propriedades de canal.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: o canal para MTC tem um conjunto correspondente de blocos de recursos, e a uma ou mais propriedades identificam um deslocamento de frequência do conjunto de blocos de recursos.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: o canal para MTC tem um conjunto correspondente de blocos de recursos, e a uma ou mais propriedades identificam uma posição do conjunto de blocos de recursos em diferentes subquadros.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: o canal para MTC tem um conjunto correspondente de blocos de recursos, a estação-base suporta um ou mais canais adicionais para MTC, cada um de um ou mais canais adicionais para MTC tem um conjunto correspondente de blocos de recursos diferentes daqueles de qualquer outro canal suportado pela estação-base, e a uma ou mais propriedades identificam uma posição de cada conjunto de blocos de recursos em um mesmo subquadro.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que compreende ainda selecionar entre um primeiro conjunto de blocos de recursos e um segundo conjunto de blocos de recursos a partir de um ou mais conjuntos adicionais de blocos de recursos, para comunicar informação MTC com a estação-base.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a seleção compreende ainda: identificar um bit específica em um identificador singular do UE; e selecionar entre o primeiro conjunto de blocos de recursos e o segundo conjunto de blocos de recursos com base em um valor do bit.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a uma ou mais propriedades identificam um ou mais períodos de tempo durante os quais a estação-base suporta o canal para MTC, o método compreendendo ainda: despertar o UE para comunicar informação MTC com a estação-base de acordo com um ou mais períodos de tempo.
8. Aparelho para comunicações sem fio, caracterizado pelo fato de que compreende: meio para identificar, em um equipamento de usuário UE (115), uma ou mais propriedades de um canal suportado por uma estação-base (105) para comunicação do tipo máquina, MTC, a uma ou mais propriedades sendo identificadas com base pelo menos em parte em um ou mais bits em um sinal recebido a partir da estação-base através de um canal de transmissão; meio para receber (1605), no UE, informação MTC a partir de uma primeira estação-base durante um ou mais subquadros em um quadro e a partir de uma segunda estação- base durante um ou mais subquadros diferentes no mesmo quadro; meio para determinar, no UE, uma primeira métrica de canal (1610) para a primeira estação-base com base pelo menos em parte na informação MTC recebida a partir da primeira estação-base; meio para determinar, no UE, uma segunda métrica de canal (1615) para a segunda estação-base com base pelo menos em parte na informação MTC recebida a partir da segunda estação-base; meio para selecionar (1620), no UE, para associação com o UE, uma dentre a primeira estação-base e a segunda estação-base, a seleção se baseando ao menos em parte na primeira métrica de canal e na segunda métrica de canal; e meio para comunicar, na UE, informação MTC com a estação-base com base em uma ou mais propriedades de canal.
9. Aparelho, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que: o canal para MTC tem um conjunto correspondente de blocos de recursos, e a uma ou mais propriedades identificam um deslocamento de frequência do conjunto de blocos de recursos.
10. Aparelho, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que: o canal para MTC tem um conjunto correspondente de blocos de recursos, e a uma ou mais propriedades identificam uma posição do conjunto de blocos de recursos em diferentes subquadros.
11. Aparelho, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que: o canal para MTC tem um conjunto correspondente de blocos de recursos, a estação-base suporta um ou mais canais adicionais para MTC, cada um de um ou mais canais adicionais para MTC tem um conjunto correspondente de blocos de recursos diferentes daqueles de qualquer outro canal suportado pela estação-base, e a uma ou mais propriedades identificam uma posição de cada conjunto de blocos de recursos em um mesmo subquadro.
12. Aparelho, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que compreende ainda meio para selecionar, no UE, entre um primeiro conjunto de blocos de recursos e um segundo conjunto de blocos de recursos a partir de um ou mais conjuntos adicionais de blocos de recursos, para comunicar informação MTC com a estação-base.
13. Aparelho, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o meio para selecionar compreende ainda: meio para identificar um bit específica em um identificador singular do UE; e meio para selecionar entre o primeiro conjunto de blocos de recursos e o segundo conjunto de blocos de recursos com base em um valor do bit.
14. Aparelho, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a uma ou mais propriedades identificam um ou mais períodos de tempo durante os quais a estação-base suporta o canal para MTC, o aparelho compreendendo ainda:meio, no UE, para despertar o UE para comunicar informação MTC com a estação-base de acordo com um ou mais períodos de tempo.
15. Memória legível por computador caracterizada pelo fato de que compreende instruções nela armazenadas que, quando executadas, fazem com que o computador realize um método conforme definido em qualquer uma das reivindicações de 1 a 7.
BR112015020684-0A 2013-03-04 2014-03-04 Método para comunicações sem fio, executado por um equipamento de usuário, aparelho para comunicações sem fio, e memória legível por computador BR112015020684B1 (pt)

Applications Claiming Priority (7)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201361772399P 2013-03-04 2013-03-04
US61/772,399 2013-03-04
US201361806653P 2013-03-29 2013-03-29
US61/806,653 2013-03-29
US14/195,620 2014-03-03
US14/195,620 US10574417B2 (en) 2013-03-04 2014-03-03 Method and apparatus for MTC device association schemes
PCT/US2014/020114 WO2014137975A1 (en) 2013-03-04 2014-03-04 Mtc device association schemes

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112015020684A2 BR112015020684A2 (pt) 2017-07-18
BR112015020684B1 true BR112015020684B1 (pt) 2022-12-27

Family

ID=51420923

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112015020684-0A BR112015020684B1 (pt) 2013-03-04 2014-03-04 Método para comunicações sem fio, executado por um equipamento de usuário, aparelho para comunicações sem fio, e memória legível por computador

Country Status (9)

Country Link
US (1) US10574417B2 (pt)
EP (1) EP2965541B1 (pt)
JP (1) JP6373882B2 (pt)
KR (1) KR102007027B1 (pt)
CN (1) CN105027584B (pt)
BR (1) BR112015020684B1 (pt)
ES (1) ES2716875T3 (pt)
HU (1) HUE042021T2 (pt)
WO (1) WO2014137975A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9479230B2 (en) 2013-05-31 2016-10-25 Blackberry Limited Systems and methods for data offload in wireless networks
US9591509B2 (en) 2014-04-10 2017-03-07 Qualcomm Incorporated Congestion control scheme
WO2016101101A1 (zh) * 2014-12-22 2016-06-30 华为技术有限公司 网络能效优化方法和装置
JP6504482B2 (ja) 2015-01-30 2019-04-24 華為技術有限公司Huawei Technologies Co.,Ltd. サブバンドリソースを決定するための装置および方法
US10568103B2 (en) 2015-06-11 2020-02-18 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for communicating with a network on cellular internet-of-things carriers
US11533675B2 (en) * 2015-07-27 2022-12-20 Apple Inc. System and methods for system operation for narrowband-LTE for cellular IoT
WO2017043876A1 (ko) * 2015-09-10 2017-03-16 엘지전자 주식회사 협대역을 이용한 통신 방법 및 mtc 기기
WO2017052596A1 (en) * 2015-09-25 2017-03-30 Maruti Gupta Low-power wakeup radio for mobile devices
WO2017082783A1 (en) * 2015-11-11 2017-05-18 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Methods and nodes for configuring a wireless link
WO2017142901A1 (en) * 2016-02-15 2017-08-24 Spidercloud Wireless, Inc. Methods for centralized channel selection across different cells in a radio access network
CN107154905A (zh) * 2016-03-04 2017-09-12 株式会社Ntt都科摩 调度向量生成方法、串行干扰消除方法、基站及移动台
JP6847115B2 (ja) * 2016-08-12 2021-03-24 パナソニック インテレクチュアル プロパティ コーポレーション オブ アメリカPanasonic Intellectual Property Corporation of America 端末、基地局及び通信方法
US10869266B2 (en) * 2016-11-11 2020-12-15 Qualcomm Incorporated Energy efficient discovery and traffic management in a mesh WAN for IoEs with a wakeup receiver
WO2019075690A1 (zh) * 2017-10-19 2019-04-25 北京小米移动软件有限公司 物理广播信道pbch带宽的处理方法及装置和基站

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8599819B2 (en) * 2007-06-19 2013-12-03 Lg Electronics Inc. Method of transmitting sounding reference signal
JP5178408B2 (ja) * 2008-09-03 2013-04-10 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動通信システム、制御方法及び制御装置
US20110158164A1 (en) * 2009-05-22 2011-06-30 Qualcomm Incorporated Systems and methods for joint processing in a wireless communication
WO2011129674A2 (en) 2010-04-16 2011-10-20 Samsung Electronics Co., Ltd. Access control method and device for machine type communications in a wireless communication network environment
US8868743B2 (en) 2010-04-30 2014-10-21 Sharp Kabushiki Kaisha Modified access classes for machine type communication (MTC) devices during emergencies
CN102378211B (zh) 2010-08-20 2014-03-19 电信科学技术研究院 一种机器型通信设备的盲检控制处理方法及设备
US20120142268A1 (en) 2010-12-06 2012-06-07 Industrial Technology Research Institute Signal transmission method,base station and wireless communication device
US20120178464A1 (en) 2011-01-07 2012-07-12 Samsung Electronics Co., Ltd. Methods and apparatus to support efficient and reliable machine to machine communications
KR20130126703A (ko) 2011-02-12 2013-11-20 후지쯔 가부시끼가이샤 이종 네트워크에서 셀을 선택하기 위한 방법 및 장치
US8885560B2 (en) 2011-06-27 2014-11-11 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Cellular communication system support for limited bandwidth communication devices
KR20140042846A (ko) 2011-07-07 2014-04-07 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 레인징 채널 할당 방법 및 이를 위한 기지국

Also Published As

Publication number Publication date
HUE042021T2 (hu) 2019-06-28
BR112015020684A2 (pt) 2017-07-18
KR20150121228A (ko) 2015-10-28
ES2716875T3 (es) 2019-06-17
KR102007027B1 (ko) 2019-08-02
US20140247781A1 (en) 2014-09-04
EP2965541A1 (en) 2016-01-13
CN105027584A (zh) 2015-11-04
US10574417B2 (en) 2020-02-25
CN105027584B (zh) 2019-05-28
JP2016516329A (ja) 2016-06-02
JP6373882B2 (ja) 2018-08-15
EP2965541B1 (en) 2018-12-26
WO2014137975A1 (en) 2014-09-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
TWI756407B (zh) 無線通訊中基於參考信號的干擾管理
US10779320B2 (en) Channel reservation signal with new radio PDCCH waveform
TWI765061B (zh) 在無線通訊系統中的時槽格式指示符訊號傳遞
US11483817B2 (en) Aspects of new radio PDCCH design
TWI755469B (zh) 新無線電無線通訊系統中的同步信號區塊傳輸的下行鏈路通道速率匹配
US10574417B2 (en) Method and apparatus for MTC device association schemes
JP6511460B2 (ja) 共有スペクトルまたは無認可帯域上での事業者間の共存のための方法
JP6619020B2 (ja) 無認可または共有スペクトルにおけるヌルトーン送信
KR102522007B1 (ko) 라디오 주파수 스펙트럼 대역을 통한 발견 신호들의 송신 및 수신
US10411928B2 (en) Dynamic cyclic prefix (CP) length
KR102164653B1 (ko) 플렉시블 듀플렉스 동작들을 위한 셀 식별자들 및 다른 파라미터들을 관리하기 위한 기술들
KR20130048255A (ko) 인지 라디오 통신들에서 제어 채널들에 대한 허가된 스펙트럼의 이용을 위한 방법 및 장치
KR20170070862A (ko) 공유된 무선 주파수 스펙트럼 대역에서의 셀-특정 참조 신호 (crs) 기반 시그널링을 위한 기법들
JP2020509701A (ja) ワイヤレス通信におけるチャネルラスタ設計
US10327178B2 (en) Radio resource management procedures for new radio
BR112017007801B1 (pt) Métodos e aparelhos para comunicação sem fio

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/03/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS