BR112015012806B1 - Artigo fumígeno com tampa removível - Google Patents

Artigo fumígeno com tampa removível Download PDF

Info

Publication number
BR112015012806B1
BR112015012806B1 BR112015012806-8A BR112015012806A BR112015012806B1 BR 112015012806 B1 BR112015012806 B1 BR 112015012806B1 BR 112015012806 A BR112015012806 A BR 112015012806A BR 112015012806 B1 BR112015012806 B1 BR 112015012806B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
smoking article
heat source
weakness
line
forming substrate
Prior art date
Application number
BR112015012806-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112015012806A2 (pt
Inventor
Frederic Lavanchy
Alexis Louvet
Oleg Mironov
Andrea Carraro
Johann Schmidt
Original Assignee
Philip Morris Products S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Philip Morris Products S.A. filed Critical Philip Morris Products S.A.
Publication of BR112015012806A2 publication Critical patent/BR112015012806A2/pt
Publication of BR112015012806B1 publication Critical patent/BR112015012806B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24BMANUFACTURE OR PREPARATION OF TOBACCO FOR SMOKING OR CHEWING; TOBACCO; SNUFF
    • A24B1/00Preparation of tobacco on the plantation
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24CMACHINES FOR MAKING CIGARS OR CIGARETTES
    • A24C5/00Making cigarettes; Making tipping materials for, or attaching filters or mouthpieces to, cigars or cigarettes
    • A24C5/54Folding the ends of cigarette paper tubes after filling them with tobacco
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24DCIGARS; CIGARETTES; TOBACCO SMOKE FILTERS; MOUTHPIECES FOR CIGARS OR CIGARETTES; MANUFACTURE OF TOBACCO SMOKE FILTERS OR MOUTHPIECES
    • A24D1/00Cigars; Cigarettes
    • A24D1/22Cigarettes with integrated combustible heat sources, e.g. with carbonaceous heat sources

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Cigarettes, Filters, And Manufacturing Of Filters (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)
  • Packaging Of Annular Or Rod-Shaped Articles, Wearing Apparel, Cassettes, Or The Like (AREA)

Abstract

artigo fumígeno com tampa removível. a presente invenção refere-se a um artigo fumígeno que contém uma extremidade de boca e uma extremidade distal. o artigo fumígeno compreende: uma fonte de calor posicionada na extremidade distal; um substrato de formação de aerossol adjacente à fonte de calor; e uma tampa configurada para encobrir pelo menos parcialmente a fonte de calor. a tampa é anexada a uma linha de fraqueza à extremidade distal, compreende um plugue cilíndrico de material circunscrito por um invólucro, e é removível para expor a fonte de calor antes do uso do artigo fumígeno.

Description

[0001] A presente invenção refere-se a um artigo fumígeno que compreende uma fonte de calor e um substrato de formação de aerossol adjacente à fonte de calor, tendo o artigo fumígeno tampa removível para fins de proteção da fonte de calor.
[0002] Diversos artigos fumígenos em que o tabaco é aquecido em vez de sofrer combustão têm sido propostos no âmbito da técnica. Um dos objetivos de tais artigos fumígenos "aquecidos" é reduzir os já conhecidos componentes nocivos da fumaça, do tipo produzido pela combustão e degradação pirolítica do tabaco, em cigarros convencionais. Em um tipo conhecido de artigo fumígeno aquecido, um aerossol é gerado pela transferência de calor, de uma fonte de calor combustível para um substrato de formação de aerossol localizado a jusante da fonte de calor combustível. Durante o fumo, os compostos voláteis são liberados do substrato de formação de aerossol por meio de transferência de calor a partir da fonte de calor combustível, e são puxados junto com o ar aspirado através do artigo fumígeno. Conforme os compostos liberados esfriam, eles se condensam para formar um aerossol que é tragado pelo usuário. Tipicamente, o ar é puxado para dentro de um destes já conhecidos artigos fumígenos através de um ou mais canais de fluxo de ar fornecidos pela fonte de calor combustível e transferência de calor da fonte de calor combustível para o substrato de formação de aerossol ocorre por convecção (ou seja, sopro) e condução forçadas.
[0003] Por exemplo, o WO-A2-2009/022232 A1 divulga um artigo fumígeno que compreende uma fonte de calor combustível, um substrato de formação de aerossol a jusante da fonte de calor combustível, e um elemento condutor de calor à volta e em contato direito com uma parte traseira da fonte de calor combustível e uma porção fronteira adjacente do substrato de formação de aerossol. Para fornecer uma quantidade controlada de aquecimento convectivo forçado do substrato de formação de aerossol, pelo menos um canal longitudinal de fluxo de ar é fornecido através da fonte de calor combustível.
[0004] Fontes de calor conhecidas são geralmente fabricadas a partir de materiais frágeis, tais como um material particulado comprimido, que pode ter uma tendência a se fragmentar, esmigalhar ou partir durante a fabricação de artigos fumígenos, durante o empacotamento, transporte e manuseio por parte do usuário. Tal avaria da fonte de calor pode sujar outros componentes do artigo fumígeno, outros artigos fumígenos ou o usuário com poeira, o que é indesejável.
[0005] Além disso, conhecidas fontes de calor, especialmente quando fabricadas a partir de material particulado comprimido, podem absorver umidade da atmosfera, dependendo das condições atmosféricas, o que pode tornar as fontes de calor mais suscetíveis à quebra. Além disso, quando a fonte de calor é combustível, a umidade absorvida da atmosfera pode tornar a fonte de calor mais difícil de acender. A umidade na fonte de calor pode adicionalmente atrapalhar o desempenho do aquecimento da fonte de calor, de modo a alcançar um tempo satisfatório à primeira exalação ou fornecer energia suficiente ao longo da duração desejada da experiência fumígena.
[0006] São conhecidos artigos fumígenos que contêm um invólucro de papel que cobre a fonte de calor, mas o invólucro de papel pode ser difícil de separar de maneira limpa do artigo fumígeno por parte do usuário e pode manchar as mãos do usuário durante a remoção. Em artigos fumígenos em que o invólucro de papel deve ser removido antes da ignição da fonte de calor, estes empecilhos podem fazer com que o usuário deixe o invólucro de papel intacto durante o ato de acender a fonte de calor. O invólucro de papel deixado à volta da fonte de calor pode inibir a ignição e tornar a manutenção da fonte de calor mais difícil de manter. Além disso, o papel também pode pegar fogo, gerar chamas, cinzas e fumaça indesejável.
[0007] É, portanto, um objetivo da presente invenção fornecer um artigo fumígeno que tenha uma fonte de calor que seja mais higiênica. Um objetivo adicional da presente invenção é fornecer um artigo fumígeno que tenha uma fonte de calor que seja menor suscetível à quebra durante fabrico, manuseio e armazenamento. Em outros aspectos, é também objetivo da presente invenção fornecer um artigo fumígeno cuja fonte de calor seja mais fácil de acender. Em outros aspectos adicionais, é objetivo da presente invenção fornecer um artigo fumígeno que tenha uma fonte de calor que tenha menor probabilidade de gerar chamas, cinzas e fumaça indesejável a partir do invólucro de papel à volta da fonte de calor. Em acréscimo a isso, é também objetivo da presente invenção fornecer um artigo fumígeno cuja fonte de calor seja de fabrico mais fácil.
[0008] De acordo com a presente invenção, se fornece um artigo fumígeno que contém uma extremidade distal e uma extremidade da boca. O artigo fumígeno compreende uma fonte de calor carbonácea combustível posicionada à extremidade distal, e um substrato de formação de aerossol adjacente à fonte de calor. O artigo fumígeno compreende adicionalmente uma tampa configurada para encobrir, pelo menos parcialmente, a fonte de calor. A tampa encontra-se anexada a uma linha de fraqueza à extremidade distal do artigo fumígeno, compreende um plugue cilíndrico de material circunscrito por um invólucro e é removível para expor a fonte de calor antes do uso do artigo fumígeno.
[0009] Fornecendo-se uma tampa removível, a fonte de calor do artigo fumígeno é vantajosamente mais protegida que uma fonte de calor em um artigo fumígeno sem tampa. Como tal, a fonte de calor é menos suscetível à quebra e é mais fácil de manusear durante a fabricação, o transporte e o uso. A tampa removível, sendo anexada em uma linha de fraqueza, vantajosamente permite que a tampa seja removida facilmente pelo usuário antes do uso do artigo fumígeno sem sobrecarga indevida.
[00010] Além disso, o fornecimento de uma tampa removível permite que a fonte de calor permaneça em uma atmosfera mais estável para reduzir a quantidade de umidade absorvida pela fonte de calor durante o transporte e o armazenamento.
[00011] Conforme empregado neste documento, o termo "tampa", refere-se a um revestimento protetor que envolve substancialmente a extremidade distal do artigo fumígeno, incluindo a face de extremidade. O fornecimento de uma tampa removível que é removida antes da ignição do artigo fumígeno pode levar a uma redução da fumaça lateral do artigo fumígeno, em comparação a um artigo fumígeno que contém uma fonte de calor coberta por um invólucro de papel durante a ignição. Ao fornecer-se uma tampa removível, o usuário é impedido de acender prontamente a fonte de calor até que a tampa seja removida, diferentemente de invólucros de papel, que não impedem ou obstruem o usuário de acender a fonte de calor enquanto o invólucro de papel permanece intacto, cobrindo a fonte de calor. De modo similar, o fornecimento de uma tampa removível que é removida antes da ignição do artigo fumígeno pode levar a uma redução na geração de cinzas e chamas, comparadas a artigos fumígenos que têm um invólucro de papel que cobre a fonte de calor durante a ignição. Caso esteja presente, o invólucro de papel pode queimar rapidamente, levando à geração de chamas e cinzas quando da ignição do artigo fumígeno. A tampa removível pode permitir o fornecimento de um artigo fumígeno mais higiênico. Além disso, a tampa reduz o risco de o usuário entrar em contato direto com a fonte de calor, reduzindo, portanto, o risco de que a fonte de calor suje as roupas ou as mãos do usuário. A tampa removível pode, adicionalmente, fornecer proteção de contaminantes externos à fonte de calor.
[00012] De maneira similar, durante a fabricação, a provisão da tampa removível reduz vantajosamente o risco da fonte de calor sujar o equipamento de manufatura, e manchar artigos fumígenos adjacentes. Com efeito, a tampa removível atua para isolar a fonte de calor do equipamento que a cerca e dos artigos fumígenos. Além disso, ela fornece proteção física durante a fabricação para impedir que a fonte de calor se quebre ou se lasque.
[00013] Em uma modalidade preferencial, o substrato de formação de aerossol encontra-se a jusante da fonte de calor. Em uma modalidade alternativa, o substrato de formação de aerossol pode ser posicionado concentricamente dentro dos limites da ou à volta da fonte de valor.
[00014] Conforme utilizados no presente documento, os termos "a montante" e "frontal", "a jusante" e "traseiro/traseira" são usados para descrever as posições relativas dos segmentos ou componentes do artigo fumígeno em relação ao sentido no qual um usuário aspira o artigo fumígeno durante a utilização do mesmo. Os artigos fumígenos de acordo com a invenção compreendem uma extremidade de boca e uma extremidade distal oposta. Durante o uso, o usuário aspira pela extremidade de boca do artigo fumígeno. A extremidade da boca está a jusante da extremidade distal. A fonte de calor encontra-se localizada na extremidade distal do artigo fumígeno ou próxima a ela.
[00015] Na modalidade preferencial, o invólucro circunscreve ainda pelo menos uma porção adicional do artigo fumígeno e a linha de fraqueza é fornecida no invólucro. O invólucro permite que a tampa seja afixada ao artigo fumígeno durante a fabricação. Para permitir que a tampa seja removida mais facilmente, o invólucro é, de preferência, afixado à tampa e a pelo menos uma porção adicional do artigo fumígeno, distante da linha de fraqueza. Ao afixar-se o invólucro distante da linha de fraqueza, a linha de fraqueza pode ser rompida com mais facilidade quando o usuário deseja remover a tampa. O invólucro é afixado usando-se, de preferência, cola. A cola pode ser fornecida em uma linha alongada que se estende de um ponto próximo à extremidade distal do artigo fumígeno no sentido da extremidade de boca do artigo fumígeno. Quando a cola é fornecida em uma linha alongada, a linha de cola pode ser interrompida em um ponto próximo à linha de fraqueza e é posicionada de tal modo que não impede a remoção da tampa do artigo fumígeno. Em certas modalidades preferenciais, o invólucro afixado à tampa estende-se para circunscrever o artigo fumígeno em sua totalidade. Em outras palavras, um invólucro que compreende uma linha de fraqueza é utilizado para circunscrever o artigo fumígeno da invenção. Em outras modalidades preferenciais, um primeiro invólucro que compreende uma linha de fraqueza pode ser afixado à tampa e estende-se para circunscrever adicionalmente uma porção, mas não a totalidade, do artigo fumígeno. Um segundo invólucro a jusante do primeiro invólucro pode ser utilizado para circunscrever segmentos do artigo fumígeno que se encontrem a jusante do primeiro invólucro.
[00016] A tampa removível é, de preferência, anelar ou em formato de anel, embora possa, em modalidades alternativas, ser sólida ou ter o formato de um copo oco. Na modalidade preferencial, a tampa tem substancialmente o mesmo diâmetro que a fonte de calor. A tampa é, de preferência, cilíndrica. A tampa pode ser compressível ou não compressível, e fabricada a partir de um material adequado à proteção de uma fonte de calor.
[00017] Em modalidades em que a tampa é não compressível, ela pode ser feita a partir de qualquer material rígido adequado, como papelão, metal, plástico, vidro, argila ou combinações destes. Em uso, o material que prende a tampa ao artigo fumígeno pode ser rompido, por exemplo, por torção ou empuxo da tampa removível não compressível.
[00018] De preferência, a tampa removível é compressível ao longo de pelo menos o eixo transverso do artigo fumígeno. Fornecendo-se uma tampa compressível, a linha de fraqueza pode ser mais ou menos facilmente rompida pelo usuário. A tampa é, de preferência, compressível por parte do usuário, e pode ser comprimida por entre cerca de 10 % e cerca de 50 % quando o usuário aplica uma força de pinça à tampa. Nesta modalidade, quando o usuário aplica a força de pinça, a tampa é comprimida e situa tensões na linha de fraqueza o suficiente para romper o material que prende a tampa ao artigo fumígeno adjacente à posição em que a força é aplicada. O usuário pode então puxar, dobrar, e/ou torcer a tampa à volta do eixo longitudinal do artigo fumígeno para romper qualquer material restante que esteja prendendo a tampa ao artigo fumígeno, facilitando assim a remoção da tampa. Conforme empregado neste documento, o termo "longitudinal" refere-se ao sentido ao longo do comprimento do artigo fumígeno. O termo "transversal" refere-se a um sentido perpendicular à direção longitudinal.
[00019] Em modalidades alternativas da invenção, um lacre é fornecido em uma dobra do invólucro, em um ponto próximo à linha de fraqueza e/ou à linha longitudinal de fraqueza para facilitar a remoção da tampa do artigo fumígeno permitindo-se que o usuário rompa a linha de fraqueza.
[00020] Em certas modalidades preferenciais, a tampa removível pode ser fabricada a partir do mesmo material que outro segmento do artigo fumígeno. Ao fabricar-se a tampa a partir de tal material, o processo de fabrico pode ser mais eficiente. A tampa é, de preferência, feita a partir do mesmo material que um segmento alongado fornecido à jusante do substrato de formação de aerossol.
[00021] Conforme empregado neste documento, o termo "segmento alongado" é usado para descrever qualquer porção de um artigo fumígeno a jusante do substrato de formação de aerossol, que aumenta o comprimento do artigo fumígeno. A título de exemplo, metade do comprimento de uma seção de transferência, composta de um tubo oco de acetato de celulose, para auxiliar na transferência aerossóis do substrato de formação de aerossol ao bocal do artigo fumígeno, poderia constituir uma modalidade de um segmento alongado para formar a tampa removível. Em determinadas modalidades, o segmento alongado pode compreender um segmento inteiro de um artigo fumígeno, tal como, por exemplo, um segmento de transferência ou segmento de filtro de bocal. Em modalidades alternativas, tal como descrito acima, o segmento alongado pode compreender apenas uma porção de um segmento de um artigo fumígeno. Em modalidades alternativas adicionais, o segmento alongado é composto de um componente do artigo fumígeno, que compreende dois ou mais segmentos do artigo fumígeno. Em mais modalidades alternativas, o segmento alongando é composto por um componente de artigo de fumígeno, que compreende um segmento de um artigo fumígeno mais uma porção de um segundo segmento de um artigo fumígeno.
[00022] O segmento alongado pode ser compressível ou não compressível. Na modalidade preferencial, o segmento alongado é uma porção de um elemento direcionador de fluxo de ar que compreende uma porção cilíndrica oca, e uma porção anelar permeável ao ar à volta da porção cilíndrica oca. Como tal, nesta modalidade preferencial, a tampa compreende uma porção oca cilíndrica e uma porção anelar permeável ao ar à volta da porção cilíndrica oca. Em modalidades alternativas, o segmento alongado compreende uma porção oca cilíndrica, e uma porção anelar impermeável ao ar à volta da porção oca cilíndrica. Em outras modalidades alternativas, o segmento alongado compreende uma porção cilíndrica impermeável, e uma porção anelar permeável ao ar cercando a porção cilíndrica impermeável. Alternativamente, o segmento alongado compreende uma porção cilíndrica permeável ao ar, e uma porção anelar permeável ao ar à volta da porção cilíndrica permeável.
[00023] Em determinadas modalidades preferenciais, a tampa removível pode compreender um dessecante. O dessecante é fornecido para absorver umidade da atmosfera, de modo a prevenir ou reduzir a quantidade de absorção de umidade por parte da fonte de calor. Vantajosamente, a redução da quantidade de umidade absorvida pela fonte de calor pode fornecer um artigo fumígeno que é mais fácil de acender. O dessecante pode ser uma substância que é solúvel ou insolúvel em água, incluindo, porém não se limitando a, glicerina, cloreto de cálcio, sulfato de cálcio, gel de sílica, zeólitos, peneiras moleculares, sulfato de alumínio, argila de Montmorillonita, óxido de cálcio, argilo, e carbono ativado, ou qualquer combinação destes.
[00024] A linha de fraqueza é preferivelmente posicionada em algum ponto próximo à extremidade a jusante da fonte de calor. Ao fornecer-se a linha de fraqueza nesta posição, quando a tampa é removida a fonte de calor é exposta suficientemente de modo que apenas a fonte de calor sofre queima combustível durante o uso. De preferência, a linha de fraqueza é posicionada de modo que nada do invólucro à volta do restante do artigo fumígeno após remoção da tampa queime durante o uso.
[00025] Em uma modalidade, um elemento condutor de calor é fornecido que circunscreve pelo menos uma porção a jusante da fonte de calor, e pelo menos uma porção a montante do substrato de formação de aerossol. A linha de fraqueza é preferivelmente posicionada em algum ponto adjacente ao elemento condutor de calor. Em determinadas modalidades preferenciais, o invólucro que é conectado à tampa sobrepõe-se diretamente pelo menos parcialmente ao elemento condutor de calor e a linha de fraqueza é posicionada de modo que quando a tampa é removida do artigo fumígeno, o elemento condutor de calor é pelo menos parcialmente exposto. Em uma modalidade preferencial alternativa, o invólucro conectado à tampa sobrepõe-se pelo menos parcialmente um elemento condutor de calor subjacente, que é radialmente separado do invólucro conectado à tampa por pelo menos uma camada intermédia de material, tal como outro invólucro de papel. Em uma modalidade preferencial alternativa adicional, a linha de fraqueza é posicionada em algum ponto adjacente à borda montante do elemento condutor de calor. Em outras modalidades alternativas, a linha de fraqueza é posicionada em algum ponto adjacente à borda jusante do elemento condutor de calor.
[00026] O elemento condutor de calor fornece um elo termal entre a fonte de calor e um substrato de formação de aerossol de artigos fumígenos em conformidade à invenção. Preferencialmente, o elemento condutor de calor é resistente à combustão e tem restrição a oxigênio. Elementos condutores de calor adequados para uso em artigos fumígenos, de acordo com a invenção, incluem, mas não se limitam a: folha de grafite, invólucros de folhas metálicas tais como, por exemplo, invólucros de folha de alumínio, invólucros de aço, invólucros de ferro e invólucros de cobre; e invólucros de folha de liga metálica.
[00027] Preferencialmente, a parte traseira da fonte de calor combustível envolta pelo elemento condutor de calor se situa entre cerca de 2 mm e cerca de 8 mm de comprimento, mais preferencialmente entre cerca de 3 mm e cerca de 5 mm de comprimento.
[00028] Preferencialmente, a parte fronteira da fonte de calor combustível não envolvida pelo elemento resistente à combustão situa-se entre cerca de 4 mm e cerca de 15 mm de comprimento, mais preferencialmente entre cerca de 4 mm e cerca de 8 mm de comprimento.
[00029] De preferência, a linha de fraqueza circunscreve pelo menos uma porção do artigo fumígeno. Em uma modalidade preferencial, a linha de fraqueza circunscreve substancialmente toda a circunferência do artigo fumígeno.
[00030] De preferência, a linha de fraqueza compreende uma pluralidade de perfurações que circunscreve o artigo fumígeno. Alternativamente, a linha de fraqueza pode compreender uma linha inscrita ou pontilhada reduzindo a força do material, ou uma seção de material diferente, mais fraca.
[00031] A tampa removível pode compreender chancelas visíveis. O termo "chancelas" é empregado para referir-se a um elemento de impressão discreta, ou repetidos elementos de impressão ou padrões que fornecem uma representação esteticamente agradável. As chancelas podem vir em forma de texto, imagens, letras, palavras, logos, padrões ou combinações destes. Em uma modalidade preferencial, as chancelas fornecem instruções ao usuário no que tange a como remover a tampa removível. Em uma modalidade alternativa, as chancelas podem, por exemplo, compreender uma marca ou logo de fabricante que permita ao consumidor identificar o tipo ou origem do artigo fumígeno. Alternativamente, as chancelas podem compreender um elemento impresso repetido ou padrão na superfície interna do invólucro. As chancelas podem encontrar-se geralmente alinhadas a um eixo do artigo fumígeno. Por exemplo, as chancelas podem ser alinhadas perpendicular ou paralelamente ao eixo longitudinal do artigo fumígeno. Alternativamente, as chancelas podem encontrar-se alinhadas a um ângulo outro que não paralela ou perpendicularmente ao eixo longitudinal do artigo fumígeno. Além disso, diferentes chancelas podem ser fornecidas em uma variedade de artigos fumígenos que são vendidos em conjunto. Por exemplo, em um pacote individual os artigos fumígenos podem incluir dois ou mais tipos de chancelas. Além disso, as chancelas poderiam ser apresentadas de maneira a apresentar uma mensagem, por exemplo, com as chancelas em artigos fumígenos adjacentes em um maço que é visível quando a embalagem é aberta e as chancelas visíveis soletram uma palavra ou transmitem coletivamente uma mensagem de alguma outra maneira.
[00032] Em certas modalidades preferenciais, a linha de fraqueza circunscreve pelo menos uma porção do artigo fumígeno e o invólucro pode compreender pelo menos uma linha longitudinal de fraqueza. Neste arranjo, pelo menos uma linha de fraqueza longitudinal encontra-se, de preferência, posicionada de tal maneira que se estende longitudinalmente de um ponto adjacente à extremidade distal no sentido da extremidade de boca. Ao se fornecer uma tal linha de fraqueza longitudinal, o usuário poderá remover o invólucro mais facilmente, primeiro rasgando ao longo desta pelo menos uma linha de fraqueza longitudinal, e em seguida, ao longo da linha de fraqueza que circunscreve o artigo fumígeno, onde a tampa está anexada, para remover a tampa.
[00033] Em tais modalidades, pelo menos uma linha de fraqueza longitudinal pode cruzar ou se fundir com a linha de fraqueza à qual se encontra anexada à tampa. Alternativamente, pelo menos uma linha de fraqueza longitudinal pode terminar em algum ponto próximo à linha de fraqueza à qual a tampa se encontra anexada. De preferência, pelo menos uma linha longitudinal de fraqueza tem um comprimento de cerca de 3 mm a cerca de 13 mm, mais de preferência de cerca de 5 mm a cerca de 10 mm, e mais preferencialmente, de cerca de 8 mm.
[00034] Em certas modalidades preferenciais, pelo menos uma linha longitudinal de fraqueza compreende uma pluralidade de perfurações que se estendem ao longo do artigo fumígeno. Alternativamente, a linha de fraqueza longitudinal pode compreender uma linha inscrita ou pontilhada reduzindo a força do material ou uma seção de material diferente, mais fraca. Como outra alternativa, a linha de fraqueza longitudinal pode compreender um talho que se estende ao longo de toda a espessura do invólucro.
[00035] Pelo menos uma linha longitudinal de fraqueza pode ser linear ou não linear. A linha não linear de fraqueza pode ser uma onda suave, uma onda triangular ou qualquer outra linha não linear adequada. Em uma modalidade preferencial, a linha não linear compreende um semicírculo.
[00036] Tal como descrito acima, a fonte de calor é uma fonte de calor combustível carbonácea. Conforme utilizado no presente documento, o termo "carbonáceo" é usado para descrever uma fonte de calor combustível que contém carbono.
[00037] De preferência, fontes de calor carbonáceas combustíveis para uso em artigos fumígenos, de acordo com a invenção, têm um teor de carbono de pelo menos cerca de 35 porcento, mais de preferência de pelo menos cerca de 40 porcento, mais preferencial ainda de pelo menos 45 porcento por peso seco da fonte de calor combustível.
[00038] Em algumas modalidades, as fontes de calor combustível, de acordo com a invenção, são fontes de calor combustível com base em carbono. Conforme utilizado no presente documento, o termo "fonte de calor com base de carbono" é usado para descrever uma fonte de carbono composta primeiramente de carbono.
[00039] De preferência, fontes de calor combustíveis com base em carbono para uso em artigos fumígenos, de acordo com a invenção, têm um teor de carbono de pelo menos cerca de 50 porcento, mais preferencialmente pelo menos cerca de 60 porcento, mais preferencialmente de pelo menos 70, mais preferencialmente ainda de pelo menos 80 porcento por peso seco da fonte de calor combustível com base em carbono.
[00040] Artigos fumígenos de acordo com a invenção podem compreender fontes de carbono combustíveis com base de carbono formadas a partir de um ou mais materiais adequados que contenham carbono.
[00041] Se desejado, um ou mais ligantes podem ser combinados com um ou mais materiais que contém carbono. De preferência, um ou mais ligantes são ligantes orgânicos. Ligantes orgânicos conhecidos adequados incluem, porém não se limitam a, gomas (por exemplo, goma-guar) celuloses modificadas e derivados de celulose (por exemplo, metil celulose, carboximetilcelulose, hidroxipropilcelulose e hidroxipropil metilcelulose) farinha de trigo, amidos, açúcares, óleos vegetais e combinações destes.
[00042] Em vez de, ou em acréscimo a um ou mais ligantes, fontes de calor combustível para uso em artigos fumígenos de acordo com a invenção podem compreender um ou mais aditivos de modo a aperfeiçoar as propriedades da fonte de calor combustível. Aditivos apropriados incluem, mas não estão limitados a, aditivos para promover a consolidação da fonte de calor combustível (por exemplo, auxiliadores de sinterização), aditivos para promover a ignição da fonte de calor combustível (por exemplo, oxidantes tais como percloratos, cloratos, nitratos, peróxidos, permanganatos, zircônio e combinações destes), aditivos para promover a combustão da fonte de calor combustível (por exemplo, potássio e sais de potássio, como o citrato de potássio) e aditivos para promover a decomposição de um ou mais gases produzidos pela combustão da fonte de calor combustível (por exemplo, catalisadores, como CuO, Fe2O3 e Al2O3).
[00043] Os artigos fumígenos de acordo com a invenção podem compreender fontes de calor que sejam cegas ou não cegas. Conforme utilizado no presente documento, o termo "cega" é usado para descrever uma fonte de calor de um artigo fumígeno de acordo com a invenção em que o ar aspirado através do artigo fumígeno para inalação por parte de um usuário não passa por nenhum canal de fluxo de ar ao longo da fonte de calor.
[00044] Conforme utilizado no presente documento, o termo "não cega" é usado para descrever uma fonte de calor de um artigo fumígeno de acordo com a invenção em que o ar aspirado através do artigo fumígeno para inalação por parte do usuário passa através de um ou mais canais de fluxo de ar ao longo da fonte de calor.
[00045] Em modalidades em que a fonte de calor é uma fonte de calor combustível, para isolar a fonte de calor combustível do ar aspirado através do artigo fumígeno, artigos fumígenos de acordo com a invenção podem compreender uma barreira não combustível, substancialmente impermeável ao ar, entre uma extremidade jusante da fonte de calor combustível e uma extremidade montante do substrato de formação de aerossol.
[00046] Conforme utilizado no presente documento, o termo "não combustível" é usado para descrever uma barreira que é substancialmente não combustível em temperaturas atingidas pela fonte de calor combustível durante a combustão ou ignição do mesmo.
[00047] A barreira pode estar contígua à extremidade a jusante da fonte de calor combustível e à extremidade a montante do substrato de formação de aerossol.
[00048] A barreira pode estar aderida, ou de outra forma afixada, à extremidade a jusante da fonte de calor e à extremidade a montante do substrato de formação de aerossol.
[00049] Em algumas modalidades, a barreira compreende um revestimento de barreira fornecido em uma face traseira da fonte de calor combustível. De preferência, em modalidades tais, a primeira barreira compreende um revestimento de barreira fornecida pelo menos substancialmente a face traseira inteira da fonte de calor combustível. Mais preferencialmente, a barreira compreende um revestimento de barreira fornecido em toda a face traseira da fonte de calor combustível.
[00050] Conforme utilizado no presente documento, o termo "revestimento" é usado para descrever uma camada de material que cobre e é aderente à fonte de calor.
[00051] A espessura da barreira pode ser adequada para que se alcance um bom desempenho fumígeno. Em certas modalidades, a barreira pode ter uma espessura de entre cerca de 10 mícrons a e cerca de 500 mícrons.
[00052] A barreira pode ser feita com um ou mais materiais adequados que sejam substancialmente estáveis termicamente e não combustíveis a temperaturas alcançadas pela fonte de calor combustível durante a ignição e combustão. Os materiais adequados são conhecidos no âmbito da técnica e incluem, mas não se limitam a, argilas (tais como, por exemplo, bentonita e caulinita), vidros, minerais, materiais cerâmicos, resinas, metais e combinações destes.
[00053] Materiais preferenciais a partir dos quais a barreira pode ser formada incluem argilas e vidros. Materiais mais preferenciais a partir dos quais a barreira pode ser feita incluem cobre, alumínio, aço inoxidável, ligas, alumina (Al2O3), resinas e colas minerais.
[00054] Onde a barreira compreender um revestimento de barreira fornecido numa face traseira da fonte de calor combustível, o revestimento de barreira pode ser aplicado de modo a encobrir e aderir à face traseira da fonte de calor combustível por meio de quaisquer métodos conhecidos no âmbito da técnica, incluindo, mas não se limitando a, revestimento por spray, deposição de vapor, imersão, transferência de metal (por exemplo, escovação ou colagem), deposição eletrostática ou qualquer combinação destes.
[00055] Por exemplo, o revestimento de barreira pode ser feito ao se pré-formar uma barreira no tamanho e formato aproximados à face traseira da fonte de calor combustível, e aplicando-se a mesma à face traseira da fonte de calor combustível para encobrir e aderir a pelo menos substancialmente toda a face traseira da fonte de calor combustível. Alternativamente, o primeiro revestimento de barreira pode ser cortado ou de qualquer forma adulterado após sua aplicação à face traseira da fonte de calor combustível. Em uma modalidade preferencial, aplica-se papel alumínio à face traseira da fonte de calor combustível mediante colagem ou pressão da mesma à fonte de calor combustível, e é cortado ou de qualquer outra forma engenhada de modo que o papel alumínio encubra e adira a pelo menos substancialmente toda a face traseira da fonte de calor combustível, preferivelmente a toda a face traseira da fonte de calor combustível.
[00056] Preferencialmente, a fonte de calor combustível tem um comprimento entre cerca de 7 mm e cerca de 17 mm, mais preferencialmente entre cerca de 7 mm e cerca de 15 mm, mais preferencialmente ainda entre cerca de 7 mm e cerca de 13 mm.
[00057] Preferencialmente, a fonte de calor combustível tem um diâmetro entre cerca de 5 mm e cerca de 9 mm, mais preferencialmente entre cerca de 7 mm e cerca de 8 mm.
[00058] Preferencialmente, a fonte de calor é de diâmetro substancialmente uniforme. No entanto, a fonte de calor pode alternativamente ser afilada de modo que o diâmetro da porção traseira da fonte de calor seja maior que o diâmetro da porção fronteira da mesma. Particularmente preferenciais são as fontes de calor que são substancialmente cilíndricas. A fonte de calor pode, por exemplo, ser um cilindro ou um cilindro afilado de secção transversal substancialmente circular ou um cilindro ou cilindro afilado de secção transversal substancialmente elíptica.
[00059] A fonte de calor e substrato de formação de aerossol de artigos fumígenos de acordo com a invenção podem ser substancialmente contíguos um ao outro. Alternativamente, a fonte de calor e o substrato de formação de aerossol de artigos fumígenos de acordo com a invenção podem ser espaçados um do outro longitudinalmente.
[00060] Preferencialmente, o substrato de formação de aerossol tem um comprimento de entre cerca de 5 mm e cerca de 20 mm, mais preferencialmente entre cerca de 8 mm e cerca de 12 mm.
[00061] Em determinadas modalidades preferenciais em que um elemento condutor de calor é fornecido, o substrato de formação de aerossol estende-se pelo menos a cerca de 3 mm a jusante além do elemento condutor de calor.
[00062] Onde um elemento condutor de calor é fornecido, preferivelmente, a porção fronteira do substrato de formação de aerossol cercado pelo elemento de condução de calor encontra-se entre cerca de 2 mm e cerca de 10 mm em comprimento. De preferência, a parte traseira do substrato de formação de aerossol não envolvido pelo elemento condutor de calor tem entre cerca de 3 mm e cerca de 10 mm de comprimento. Em outras palavras, o substrato de formação de aerossol se estende, preferencialmente, entre cerca de 3 mm e cerca de 10 mm a jusante para além do elemento condutor de calor.
[00063] Em outras modalidades adicionais, o comprimento inteiro do substrato de formação de aerossol pode ser envolvido por um elemento de condução de calor.
[00064] De preferência, artigos fumígenos de acordo com a invenção compreendem substratos de formação de aerossol que compreendem um material capaz de emitir compostos voláteis em resposta ao aquecimento. Preferencialmente, o material capaz de emitir compostos voláteis em resposta ao aquecimento é uma carga de material à base de plantas, mais preferencialmente uma carga de material à base de plantas homogeneizado. Por exemplo, o substrato de formação de aerossol pode compreender um ou mais materiais derivados de planta, incluindo, porém não se limitando a: tabaco; chá, por exemplo, chá verde; menta; louro; eucalipto; manjericão; salva; verbena; e estragão. O material à base de plantas pode conter aditivos, incluindo, mas não se limitando a umectantes, flavorizantes, ligantes e misturas destes. Preferencialmente, o material à base de plantas é constituído essencialmente por material de tabaco, mais preferencialmente de material de tabaco homogeneizado.
[00065] Em uma modalidade preferencial, o substrato de formação de aerossol compreende adicionalmente pelo menos um formador de aerossol. Este pelo menos um formador de aerossol pode ser qualquer composto adequado conhecido ou misturas de compostos que, em uso, facilita a formação de um aerossol denso e estável que é substancialmente resistente à degradação térmica na temperatura operacional do artigo gerado de aerossol.
[00066] Formadores de aerossol adequados são bem conhecidos no âmbito da técnica e incluem, mas não se limitam a: álcoois poli- hídricos, tais como trietilenoglicol, 1,3-butanediol e glicerina; ésteres de álcoois poli-hídricos, tais como glicerol mono-, di- ou triacetato; e ésteres alifáticos de ácidos mono-, di- ou policarboxílicos, tais como dimetil dodecanodioato e dimetil tetradecanodioato. Formadores de aerossol preferenciais são os álcoois poli-hídricos ou misturas desses, tais como o trietilenoglicol, 1,3-butanediol e, mais preferencialmente, glicerina.
[00067] Em certas modalidades preferenciais alternativas, o substrato de formação de aerossol pode não ter base em plantas. Em tais modalidades, o substrato formador de aerossol pode ser feito a partir de qualquer material que seja capaz de ser impregnado com um composto volátil em resposta a aquecimento, e seja termicamente estável no intervalo de temperatura alcançado quando do aquecimento por parte da fonte de calor. Compostos voláteis tais como a nicotina, flavorizantes e outros modificadores de aerossol e aditivos ou combinações dos mesmos, podem ser incorporados ao substrato formador de aerossol não baseado em plantas.
[00068] Artigos fumígenos de acordo com a invenção podem ainda incluir adicionalmente um elemento direcionador de fluxo de ar a jusante do substrato formador de aerossol e um bocal a montante de uma câmara de expansão, que se encontre a jusante do elemento direcionador de fluxo de ar. Preferencialmente, o bocal é de baixa eficiência de filtração, mais preferencialmente de muito baixa eficiência de filtração. O bocal pode ser um bocal de segmento único ou um bocal de componente único. Alternativamente, o bocal pode ser um bocal multissegmento ou multicomponente.
[00069] O bocal pode compreender, por exemplo, um filtro feito de acetato de celulose, papel ou outros materiais de filtragem adequados conhecidos. Como alternativa ou, além disso, o bocal pode compreender um ou mais segmentos contendo absorventes, adsorventes, flavorizantes, por exemplo, uma cápsula contendo flavorizantes, e outros modificadores de aerossol e aditivos ou combinações destes.
[00070] Características descritas em relação a um aspecto da invenção podem também ser aplicáveis a outros aspectos da invenção. Em particular, as características descritas em relação a artigos fumígenos e fontes de calor combustível de acordo com a invenção podem também ser aplicáveis a métodos de acordo com a invenção.
[00071] Uma modalidade de um artigo fumígeno de acordo com a presente invenção será agora descrita mais detalhadamente, exclusivamente a título de exemplo, com referência aos desenhos anexos em que:
[00072] a Figura 1 mostra uma vista de secção transversal longitudinal esquemática de um artigo fumígeno de acordo com a presente invenção;
[00073] a Figura 2 mostra uma vista de secção transversal longitudinal esquemática na região da linha de fraqueza de um artigo fumígeno alternativo, de acordo com a presente invenção;
[00074] a Figura 3 representa uma vista de secção transversal longitudinal esquemática na região da linha de fraqueza de um outro artigo fumígeno alternativo, de acordo com a presente invenção; e
[00075] a Figura 4 representa uma vista de secção transversal longitudinal esquemática na região da linha de fraqueza de mais um outro artigo fumígeno alternativo de acordo com a presente invenção.
[00076] O artigo fumígeno 100, de acordo com uma primeira modalidade de uma invenção representada na Figura 1, compreende uma fonte de calor combustível carbonácea cega 102, um substrato de formação de aerossol 104, um elemento direcionador de fluxo de ar 106, uma câmara de expansão 108 e um bocal 110 em alinhamento contíguo coaxial A fonte de calor combustível carbonácea cega 102, o substrato de formação de aerossol 104, o elemento de direcionamento de fluxo de ar 106, a câmara de expansão alongada 108 e o bocal 110 são envolvidos em um invólucro exterior 112 de papel de cigarro de baixa permeabilidade ao ar.
[00077] Uma tampa removível 114 é fornecida na extremidade distal do artigo fumígeno 100, e é diretamente adjacente à fonte de calor 102. A tampa removível 114 compreende uma porção central 116 e é envolta em uma porção 118 do invólucro exterior 112. Na modalidade representada, a porção central 116 compreende um dessecante, tal como glicerina, fornecido para absorver preferencialmente umidade, comparada à fonte de calor. A porção 118 do invólucro exterior é conectada ao invólucro exterior principal 112 ao longo de uma linha de fraqueza 120. A linha de fraqueza compreende uma pluralidade de perfurações que circunscreve o artigo fumígeno 100.
[00078] O substrato de formação de aerossol 104 encontra-se localizado imediatamente a jusante da fonte de calor combustível carbonácea 102 e compreende um plugue cilíndrico 122 de material de tabaco compreendendo glicerina como agente formador de aerossol e circunscrito pelo invólucro de plugue 124.
[00079] Uma barreira não combustível, substancialmente impermeável ao ar 126 pode ser fornecida entre a extremidade a jusante da fonte de calor 102 e a extremidade a montante do substrato de formação de aerossol 104. Por exemplo, conforme representado na Figura 1, a barreira não combustível substancialmente impermeável ao ar consiste em um revestimento de barreira não combustível e substancialmente impermeável ao ar 126, que é fornecido em toda a face traseira da fonte de calor combustível carbonácea 102.
[00080] Um elemento condutor de calor 128 consiste em uma camada tubular de papel alumínio que cerca e encontra-se em contato direto com um porção traseira 130 de uma fonte de calor combustível carbonácea 102 e uma porção fronteira contígua 132 do aerossol formador de substrato 104. Conforme representado na Figura 1, uma porção traseira do substrato de formação de aerossol 104 não é cercada pelo elemento condutor de calor 128.
[00081] Como mostrado na Figura 1, a porção 118 do invólucro externo que forma parte da tampa removível pode sobrepor-se à porção traseira 130 da fonte de calor 102.
[00082] O elemento direcionador de fluxo de ar 106 localiza-se a jusante do substrato de formação de aerossol 104 e compreende um tubo com fundo aberto, oco, substancialmente impermeável ao ar 134, feito de, por exemplo, papelão, que é de diâmetro reduzido quando comparado ao substrato de formação de aerossol 104. A extremidade a montante do tubo oco de fundo aberto 134 é contígua ao substrato de formação de aerossol 104. O tubo oco de fundo aberto 134 é circunscrito por um difusor anelar permeável ao ar 136 feito de, por exemplo, fibra de acetato de celulose, que tem substancialmente o mesmo diâmetro do substrato de formação de aerossol 104.
[00083] O tubo oco de fundo aberto 134, e o difusor anelar permeável ao ar 136 podem ser componentes separados que são aderidos ou conectados de alguma outra maneira de modo a formar o elemento direcionador de fluxo de ar 106 antes da montagem do artigo fumígeno 100. Em outras modalidades adicionais, o tubo oco de fundo aberto 134 e difusor anelar permeável ao ar 136 podem ser partes de um componente individual. Por exemplo, o tubo oco de fundo aberto e o difusor anelar permeável ao ar podem ser partes de um único tubo oco de material permeável ao ar contendo um revestimento substancialmente impermeável ao ar aplicado à superfície interna.
[00084] Em uma modalidade particularmente preferencial, a porção central 116 da tampa removível 114 é fabricada a partir do mesmo material que o elemento direcionador de fluxo de ar, e, portanto compreende um tubo oco de fundo aberto substancialmente impermeável ao ar circunscrito por um difusor anelar permeável ao ar.
[00085] Conforme representado na Figura 1, o tubo oco de fundo aberto 134 e o difusor anelar permeável ao ar 136 são circunscritos por um invólucro interno permeável ao ar 138.
[00086] Conforme igualmente representado na Figura 1, um arranjo circunferencial de entradas de ar 140 é fornecido no invólucro externo 112 que circunscreve o invólucro interno 138.
[00087] A câmara de expansão 108 encontra-se localizada a jusante do elemento de direcionamento de fluxo de ar 106 e compreende um tubo oco com fundo aberto 142 feito de, por exemplo, papelão, que tem substancialmente o mesmo diâmetro que o substrato de formação de aerossol 104.
[00088] O bocal 110 do artigo fumígeno 100 é localizado a jusante da câmara de expansão 108 e compreende um plugue cilíndrico 144 de fibra de acetato de celulose de baixíssima eficiência de filtração circunscrita por um filtro de invólucro de plugue 146. O bocal 110 pode ser circunscrito por papel ponteira (não exibido). Além disso, um segmento de esfriamento de aerossol pode ser fornecido a montante do bocal 110. O segmento esfriador de aerossol tem, preferivelmente, uma grande área de superfície, mas causa queda de pressão baixa, e preferivelmente tem uma porosidade do sentido longitudinal de mais de 50%. O segmento de esfriamento de aerossol pode ser uma placa agrupada ou uma placa frisada agrupada, e pode compreender material de placa selecionado dentre um grupo que consiste em polietileno (PE), polipropileno (PP), polivinilcloreto (PVC), tereftalato de polietileno (PET), ácido poliláctico (PLA), acetato de celulose (CA), e papel alumínio. Na modalidade preferencial, o segmento de esfriamento de aerossol compreende uma placa de PLA, mais preferencialmente uma placa frisada, agrupada de PLA. Em linhas gerais, este segmento de esfriamento de aerossol preferencial pode ser referido como um filtro de PLA.
[00089] Quando em uso, o usuário remove a tampa removível comprimindo a tampa transversalmente aplicando-lhe uma força de pinça entre o polegar e o dedo. Ao comprimir a tampa, força suficiente é fornecida à linha de fraqueza para romper localizadamente o material de invólucro. O usuário, em seguida, remove a tampa girando- a para romper a porção restante da linha de fraqueza. Quando a tampa é removida, a fonte de calor é parcialmente exposta, o que permite que o usuário acenda o artigo fumígeno.
[00090] Como se verificará a partir das Figuras 1, 2, 3 e 4, a linha de fraqueza pode ser fornecida em qualquer posição apropriada ao longo do equipamento condutor de calor. Uma modalidade alternativa de um artigo fumígeno 200 de acordo com a presente invenção é representada na Figura 2. Apenas a extremidade distal do artigo fumígeno é representada por fins de conveniência, e os componentes restantes do artigo fumígeno são substancialmente idênticos àqueles descritos com referência à Figura 1.
[00091] Neste exemplo, a linha de fraqueza 201 é fornecida em uma posição que é substancialmente alinhada à extremidade a jusante do elemento condutor de calor 128. Como tal, a porção do invólucro exterior 202 que faz parte da tampa removível 204 estende-se ainda mais ao longo do comprimento longitudinal do artigo fumígeno do que o exemplo representado na Figura 1. Desta maneira, quando a tampa removível é removida pelo usuário, o elemento condutor de calor fica exposto.
[00092] Conforme representado nas Figuras 3 e 4, os artigos fumígenos 300 e 400 da presente invenção podem compreender adicionalmente um segundo elemento condutor de calor 302 que consistem em um tubo de papel alumínio que cerca e está em contato com o invólucro externo 304. O segundo elemento condutor de calor 302 é posicionado sobre o primeiro elemento condutor de calor 128. O segundo elemento condutor de calor se sobrepõe diretamente a pelo menos uma porção do primeiro elemento condutor de calor 128, estando entre eles o invólucro externo 304.
[00093] O segundo elemento condutor de calor 302 retém calor dentro dos limites do artigo fumígeno 300 para auxiliar na manutenção da temperatura do primeiro elemento condutor de calor 128 durante o ato de fumar. Isso, por sua vez, ajuda a manter a temperatura do substrato de formação de aerossol 104 para facilitar um fornecimento contínuo e aperfeiçoado de aerossol.
[00094] A Figura 3 representa um exemplo de um artigo fumígeno 300 de acordo com a invenção, onde a linha de fraqueza 306 é fornecida em uma posição adjacente à borda a montante do segundo elemento condutor de calor. Neste exemplo, o segundo elemento condutor de calor é exposto, até mesmo quando a tampa removível é anexada ao artigo fumígeno. De forma similar ao exemplo representado na Figura 1, a fonte de calor é parcialmente exposta quando a tampa removível é removida do artigo fumígeno.
[00095] A Figura 4 representa ainda outro exemplo de um artigo fumígeno 400 de acordo com a invenção, em que o invólucro 402 estende-se de uma extremidade distal da tampa removível no sentido da extremidade de boca do artigo fumígeno. O invólucro exterior 402 tem comprimento suficiente para encapsular a porção central 116 da tampa, a fonte de calor 102, o primeiro e o segundo elemento condutor de calor 128, 302, e pelo menos uma porção do substrato de formação de aerossol 104 descoberta pelos elementos de condução de calor. Como pode ser visto, a linha de fraqueza 404 é fornecida na extremidade a jusante do segundo elemento de condução de calor. Desta maneira, o segundo elemento de condução de calor não fica exposto quando a tampa removível é anexada ao artigo fumígeno. Quando a tampa é removida, o segundo elemento condutor de calor fica exposto, e a fonte de calor fica parcialmente exposta.
[00096] Em modalidades adicionais (não exibidas), a porção do invólucro externo à volta da porção central da tampa encontra-se conectada ao invólucro exterior principal ao longo de uma linha de fraqueza que circunscreve pelo menos uma porção do artigo fumígeno e uma ou mais linhas longitudinais de fraqueza se estendem de um ponto adjacente à extremidade distal da tampa no sentido da fonte de calor. Uma ou mais linhas longitudinais de fraqueza se cruzam, se fundem ou terminam em um ponto próximo à linha de fraqueza pela qual a tampa se encontra conectada. Ambos os conjuntos de linhas de fraqueza compreendem uma pluralidade de perfurações no invólucro.

Claims (14)

1. Artigo fumígeno (100) com extremidade de boca e extremidade distal, o artigo fumígeno caracterizado pelo fato de compreender: uma fonte de calor combustível carbonácea (102) posicionada na extremidade distal; um substrato de formação de aerossol (104) adjacente à fonte de calor; e uma tampa (114) configurada para encobrir pelo menos parcialmente a fonte de calor, e anexada em uma linha de fraqueza (120) à extremidade distal, em que a tampa compreende um plugue cilíndrico (116) de material circunscrito por um invólucro (112), e em que a tampa é removível para expor a fonte de calor antes do uso do artigo fumígeno.
2. Artigo fumígeno (100), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o invólucro (112) circunscreve ainda pelo menos uma porção adicional do artigo fumígeno, e em que a linha de fraqueza (120) é fornecida no referido invólucro.
3. Artigo fumígeno (100), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o invólucro (112) é afixado à tampa (114) e a pelo menos uma porção adicional do artigo fumígeno, distante da linha de fraqueza (120).
4. Artigo fumígeno (100), de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que a tampa (114) é compressível ao longo de pelo menos o eixo transversal do artigo fumígeno.
5. Artigo fumígeno (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a linha de fraqueza (120) compreende uma pluralidade de perfurações que circunscrevem o artigo fumígeno.
6. Artigo fumígeno (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a tampa (114) compreende um dessecante.
7. Artigo fumígeno (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a tampa (114) tem substancialmente o mesmo diâmetro que a fonte de calor (102).
8. Artigo fumígeno (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente um segmento alongado (106) a jusante do substrato de formação de aerossol (104), em que a tampa (114) é feita do mesmo material que o segmento alongado.
9. Artigo fumígeno (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o substrato de formação de aerossol (104) encontra-se a jusante da fonte de calor (102).
10. Artigo fumígeno (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a tampa (114) compreende chancelas visíveis.
11. Artigo fumígeno (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a linha de fraqueza (120) circunscreve pelo menos uma porção do artigo fumígeno e o invólucro (112) compreende pelo menos uma linha longitudinal de fraqueza.
12. Artigo fumígeno (100), de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma linha longitudinal de fraqueza estende-se de um ponto adjacente à extremidade distal no sentido da extremidade de boca.
13. Artigo fumígeno (100), de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma linha longitudinal de fraqueza cruza ou se funde com a linha de fraqueza (120).
14. Artigo fumígeno (100), de acordo com a reivindicação 11, 12 ou 13, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma linha longitudinal de fraqueza tem um comprimento de cerca de 3 mm a cerca de 13 mm, mais preferencialmente de cerca de 5 mm a cerca de 10 mm, e mais preferencialmente, de cerca de 8 mm.
BR112015012806-8A 2012-12-07 2013-12-06 Artigo fumígeno com tampa removível BR112015012806B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP12196141 2012-12-07
EP12196141.1 2012-12-07
PCT/EP2013/075855 WO2014086998A1 (en) 2012-12-07 2013-12-06 Smoking article with removable cap

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112015012806A2 BR112015012806A2 (pt) 2017-07-11
BR112015012806B1 true BR112015012806B1 (pt) 2021-11-16

Family

ID=47429601

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112015012806-8A BR112015012806B1 (pt) 2012-12-07 2013-12-06 Artigo fumígeno com tampa removível

Country Status (29)

Country Link
US (1) US10258084B2 (pt)
EP (1) EP2928328B1 (pt)
JP (1) JP5855805B2 (pt)
KR (1) KR101696130B1 (pt)
CN (1) CN104853628B (pt)
AR (1) AR093845A1 (pt)
AU (1) AU2013353933B2 (pt)
BR (1) BR112015012806B1 (pt)
CA (1) CA2891490C (pt)
DK (1) DK2928328T3 (pt)
ES (1) ES2611803T3 (pt)
HK (1) HK1211804A1 (pt)
HU (1) HUE030242T2 (pt)
IL (1) IL237924B (pt)
IN (1) IN2015DN02412A (pt)
LT (1) LT2928328T (pt)
MX (1) MX367873B (pt)
MY (1) MY188251A (pt)
NZ (1) NZ707629A (pt)
PH (1) PH12015500643B1 (pt)
PL (1) PL2928328T3 (pt)
PT (1) PT2928328T (pt)
RS (1) RS55242B1 (pt)
RU (1) RU2642035C2 (pt)
SG (1) SG11201503063TA (pt)
TW (1) TWI640254B (pt)
UA (1) UA115075C2 (pt)
WO (1) WO2014086998A1 (pt)
ZA (1) ZA201501945B (pt)

Families Citing this family (40)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITBO20120291A1 (it) * 2012-05-28 2013-11-29 Gd Spa Sigaretta con filtro provvista di un tappo rimovibile e corrispondenti metodo di confezionamento e macchina confezionatrice
AU2013353934A1 (en) * 2012-12-07 2015-04-30 Philip Morris Products S.A. Method and apparatus for manufacturing smoking article components having a removable wrap
US20150027468A1 (en) * 2013-07-25 2015-01-29 Altria Client Services Inc. Electronic smoking article
CN105939623B (zh) * 2013-12-05 2019-12-10 菲利普莫里斯生产公司 具有散热端件的加热式气溶胶生成制品
US10258083B2 (en) * 2014-11-21 2019-04-16 Philip Morris Products S.A. Smoking article comprising a friction ignitable combustible carbonaceous heat source
US10631571B2 (en) 2015-03-31 2020-04-28 Philip Morris Products S.A. Smoking article with combustible heat source gripping means
KR20170133329A (ko) 2015-03-31 2017-12-05 필립모리스 프로덕츠 에스.에이. 내면 상에 제공된 복수의 돌기를 가진 래퍼를 포함하는 흡연 물품
US20170055576A1 (en) * 2015-08-31 2017-03-02 R. J. Reynolds Tobacco Company Smoking article
CA2992115A1 (en) 2015-09-11 2017-03-16 Philip Morris Products S.A. Multi-segment component for an aerosol-generating article
PT3324766T (pt) 2015-09-11 2019-02-08 Philip Morris Products Sa Componente multi-segmento para um artigo gerador de aerossol
US11744296B2 (en) 2015-12-10 2023-09-05 R. J. Reynolds Tobacco Company Smoking article
US10314334B2 (en) 2015-12-10 2019-06-11 R.J. Reynolds Tobacco Company Smoking article
CN108366623A (zh) * 2015-12-23 2018-08-03 菲利普莫里斯生产公司 用于气溶胶生成制品的气溶胶生成组件
CA3005590A1 (en) * 2015-12-29 2017-07-06 Philip Morris Products S.A. Holder for aerosol generating article
WO2017114683A1 (en) * 2015-12-31 2017-07-06 Philip Morris Products S.A. Aerosol generating article with ventilation zone
WO2017114895A1 (en) 2015-12-31 2017-07-06 Philip Morris Products S.A. Aerosol-generating article comprising a thermal indicator
MX2018007730A (es) * 2015-12-31 2018-08-15 Philip Morris Products Sa Articulo generador de aerosol quebradizo.
CN105495682A (zh) * 2016-01-18 2016-04-20 湖北中烟工业有限责任公司 一种可燃热源辅助加热提香的发烟制品
EP3442363B1 (en) * 2016-04-11 2023-03-01 Philip Morris Products S.A. Shisha consumable article
GB201608928D0 (en) * 2016-05-20 2016-07-06 British American Tobacco Co Article for use in apparatus for heating smokable material
JP2021500014A (ja) * 2017-10-19 2021-01-07 フィリップ・モーリス・プロダクツ・ソシエテ・アノニム 着脱可能なフレッシュナーセグメントを有するエアロゾル発生物品
WO2019096749A1 (en) 2017-11-14 2019-05-23 Philip Morris Products S.A. Consumable article comprising an aerosol-generating article with improved extinguishment
EP3793382B1 (en) 2018-05-17 2022-11-02 Philip Morris Products S.A. Multi-segment component with intumescent coating
CA3044945A1 (en) * 2018-05-31 2019-11-30 Xue ZHAO Heat-not-burn cigarettes
US11723399B2 (en) 2018-07-13 2023-08-15 R.J. Reynolds Tobacco Company Smoking article with detachable cartridge
WO2020100928A1 (ja) * 2018-11-14 2020-05-22 日本たばこ産業株式会社 非燃焼加熱喫煙物品および非燃焼加熱喫煙システム
CN113038846A (zh) * 2018-11-14 2021-06-25 日本烟草产业株式会社 非燃烧加热吸烟物品及非燃烧加热吸烟系统
EP3912495A4 (en) * 2019-03-22 2022-09-07 Japan Tobacco Inc. SMOKING ARTICLES
DE102019115791A1 (de) * 2019-04-12 2020-10-15 Hauni Maschinenbau Gmbh Stabförmiger Rauchartikel mit Segmenten und einer Zwischenlage sowie Verfahren und Vorrichtung zum Anbringen einer Zwischenlage an einem Segment
US11330838B2 (en) 2019-07-19 2022-05-17 R. J. Reynolds Tobacco Company Holder for aerosol delivery device with detachable cartridge
US11395510B2 (en) 2019-07-19 2022-07-26 R.J. Reynolds Tobacco Company Aerosol delivery device with rotatable enclosure for cartridge
KR20220116493A (ko) 2019-12-17 2022-08-23 필립모리스 프로덕츠 에스.에이. 발화 보조제 및 결합제를 포함하는 가연성 열원
CN114845575A (zh) 2019-12-17 2022-08-02 菲利普莫里斯生产公司 产生包含碳和结合剂的可燃热源的方法
MX2022007185A (es) 2019-12-17 2022-07-19 Philip Morris Products Sa Fuente de calor combustible que comprende un auxiliar de ignicion y un agente aglutinante.
US11589616B2 (en) 2020-04-29 2023-02-28 R.J. Reynolds Tobacco Company Aerosol delivery device with sliding and axially rotating locking mechanism
US11439185B2 (en) 2020-04-29 2022-09-13 R. J. Reynolds Tobacco Company Aerosol delivery device with sliding and transversely rotating locking mechanism
CN115884690A (zh) 2020-06-19 2023-03-31 菲利普莫里斯生产公司 增强热源
US11825872B2 (en) 2021-04-02 2023-11-28 R.J. Reynolds Tobacco Company Aerosol delivery device with protective sleeve
WO2023118236A1 (en) 2021-12-23 2023-06-29 Philip Morris Products S.A. Aerosol-generating article comprising a heat-conductive or inductively-heatable wrapper
EP4381966A1 (en) 2022-12-05 2024-06-12 Philip Morris Products S.A. Method in making a rod-shaped article comprising a removable segment and apparatus for use in the production of such an article

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1963738A (en) * 1932-07-27 1934-06-19 Elow Bernard Cigarette
GB810759A (en) 1957-03-11 1959-03-25 Percy Wilfred Bramhill Imperforate wrappings for cigarettes
US3770155A (en) * 1971-10-19 1973-11-06 New England Nuclear Corp Dually sealable, non-leaking vial for shipping radioactive materials
GB1435504A (en) * 1972-02-17 1976-05-12 Wald N Cigarette filter
FR2622468A1 (fr) * 1987-10-28 1989-05-05 Gaillard Eric Filtre respiratoire parfume
IN172374B (pt) * 1988-05-16 1993-07-10 Reynolds Tobacco Co R
US4991606A (en) * 1988-07-22 1991-02-12 Philip Morris Incorporated Smoking article
US5159940A (en) 1988-07-22 1992-11-03 Philip Morris Incorporated Smoking article
JP3325591B2 (ja) * 1990-08-24 2002-09-17 フィリップ・モーリス・プロダクツ・インコーポレイテッド 喫煙物品
US5203355A (en) * 1991-02-14 1993-04-20 R. J. Reynolds Tobacco Company Cigarette with cellulosic substrate
US5856172A (en) * 1997-01-03 1999-01-05 Quality Technologies, Llc Preservation of microorganisms in a vial with a cap comprising an immobilized desiccant
JP3974898B2 (ja) * 2001-12-28 2007-09-12 日本たばこ産業株式会社 喫煙物品
JP3451340B1 (ja) * 2002-09-03 2003-09-29 清秋 橋本 紙巻きタバコ
GB0324525D0 (en) 2003-10-21 2003-11-26 British American Tobacco Co Smoking articles and smokable filler material therefor
US9220301B2 (en) 2006-03-16 2015-12-29 R.J. Reynolds Tobacco Company Smoking article
JP2008035742A (ja) 2006-08-03 2008-02-21 British American Tobacco Pacific Corporation 揮発装置
GB0713607D0 (en) 2007-07-12 2007-08-22 British American Tobacco Co Filter-tipped smoking article with a removable cap
AR067895A1 (es) * 2007-08-10 2009-10-28 Philip Morris Prod Articulo para fumar basado en la destilacion
EP2100840A1 (en) 2008-03-12 2009-09-16 Philip Morris Products S.A. Patch applicator apparatus and method
EP2625974A1 (en) 2012-02-13 2013-08-14 Philip Morris Products S.A. Aerosol-generating article having a flavour-generating component
EP2625975A1 (en) 2012-02-13 2013-08-14 Philip Morris Products S.A. Aerosol-generating article having an aerosol-cooling element
AU2013209060B2 (en) 2012-01-09 2016-11-24 Philip Morris Products S.A. Smoking article with dual function cap

Also Published As

Publication number Publication date
PL2928328T3 (pl) 2017-01-31
AU2013353933A1 (en) 2015-05-07
AR093845A1 (es) 2015-06-24
US20150296882A1 (en) 2015-10-22
CA2891490A1 (en) 2014-06-12
UA115075C2 (uk) 2017-09-11
HK1211804A1 (zh) 2016-06-03
TWI640254B (zh) 2018-11-11
RU2015127085A (ru) 2017-01-12
EP2928328B1 (en) 2016-10-05
AU2013353933B2 (en) 2016-12-22
IN2015DN02412A (pt) 2015-09-04
BR112015012806A2 (pt) 2017-07-11
MY188251A (en) 2021-11-24
JP5855805B2 (ja) 2016-02-09
DK2928328T3 (en) 2016-12-12
JP2016503307A (ja) 2016-02-04
EP2928328A1 (en) 2015-10-14
WO2014086998A1 (en) 2014-06-12
PH12015500643A1 (en) 2015-05-11
LT2928328T (lt) 2016-10-25
CA2891490C (en) 2019-04-02
ZA201501945B (en) 2016-01-27
TW201434402A (zh) 2014-09-16
RS55242B1 (sr) 2017-02-28
ES2611803T3 (es) 2017-05-10
HUE030242T2 (en) 2017-04-28
PT2928328T (pt) 2016-11-23
PH12015500643B1 (en) 2015-05-11
MX367873B (es) 2019-09-10
SG11201503063TA (en) 2015-05-28
KR101696130B1 (ko) 2017-01-13
MX2015007190A (es) 2015-10-14
NZ707629A (en) 2017-09-29
CN104853628B (zh) 2016-07-06
KR20150091119A (ko) 2015-08-07
RU2642035C2 (ru) 2018-01-23
US10258084B2 (en) 2019-04-16
CN104853628A (zh) 2015-08-19
IL237924B (en) 2018-12-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112015012806B1 (pt) Artigo fumígeno com tampa removível
ES2713986T3 (es) Método y aparato de fabricación de componentes de artículos para fumar que tienen una envoltura desmontable
ES2536954T3 (es) Artículo para fumar que tiene una cavidad de extremo de boca con marcas
KR102384544B1 (ko) 비-중첩하며, 반경 방향으로 분리된, 이중 열 전도 요소를 구비한 흡연 물품
TWI595840B (zh) 具有改良的氣流之菸品
ES2634662T3 (es) Artículo para fumar con un par de elementos conductores del calor y un flujo de aire mejorado
CN108366616B (zh) 具有通风区的气溶胶生成制品
ES2729420T3 (es) Artículo para fumar con medio de sujeción de fuente de calor combustible

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06I Publication of requirement cancelled [chapter 6.9 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 6.6.1 NA RPI NO 2462 DE 13/03/2018 POR TER SIDO INDEVIDA.

B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/12/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.