BR112015008343B1 - Método; aparelho; e meio legível por computador - Google Patents

Método; aparelho; e meio legível por computador Download PDF

Info

Publication number
BR112015008343B1
BR112015008343B1 BR112015008343-9A BR112015008343A BR112015008343B1 BR 112015008343 B1 BR112015008343 B1 BR 112015008343B1 BR 112015008343 A BR112015008343 A BR 112015008343A BR 112015008343 B1 BR112015008343 B1 BR 112015008343B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
resource control
radio resource
control connection
user equipment
release
Prior art date
Application number
BR112015008343-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112015008343A2 (pt
Inventor
Hannu Bergius
Jussi-Pekka Koskinen
Jarkko Tuomo Koskela
Jorma Kaikkonen
Original Assignee
Nokia Technologies Oy
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nokia Technologies Oy filed Critical Nokia Technologies Oy
Publication of BR112015008343A2 publication Critical patent/BR112015008343A2/pt
Publication of BR112015008343B1 publication Critical patent/BR112015008343B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W76/00Connection management
    • H04W76/10Connection setup
    • H04W76/18Management of setup rejection or failure
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W76/00Connection management
    • H04W76/20Manipulation of established connections
    • H04W76/27Transitions between radio resource control [RRC] states
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W76/00Connection management
    • H04W76/30Connection release
    • H04W76/38Connection release triggered by timers

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

MÉTODO; APARELHO; E MEIO LEGÍVEL POR COMPUTADOR. Métodos e aparelho, incluindo produtos de programa de computador, são proporcionados para retardar uma solicitação de serviço. Em um aspecto, é proporcionado um método. O método pode incluir o recebimento, em um equipamento de usuário, de uma mensagem, incluindo uma rejeição de serviço enviada por uma rede; início de um período de tempo limite em resposta à mensagem recebida, incluindo a rejeição de serviço; e espera para enviar uma solicitação de anexação para a rede até que pelo menos um de uma liberação de conexão de controle de recursos de rádio seja recebida da rede ou o período de tempo limite expire. São descritos também aparelho, sistemas, métodos e artigos relacionados.

Description

CAMPO
[001] O assunto revelado neste documento se refere a comunicações sem fio.
ANTECEDENTES
[002] A série de padrões Long Term Evolution (LTE) define uma subcamada de gerenciamento de mobilidade (EMM) de Evolved Packet System (EPS) para suportar a mobilidade do equipamento de usuário. EMM também proporciona serviços de gerenciamento de conexão para a subcamada de gerenciamento de sessão e a entidade de serviços de mensagens curtas da subcamada de gerenciamento de conexão. Procedimentos de gerenciamento de conexão de EMM incluem a solicitação de serviço, o procedimento de paging e similares. Os procedimentos de EMM são realizados, tipicamente, quando uma conexão de sinalização de stratum de não acesso (NAS) tenha sido estabelecida entre o equipamento de usuário e a rede; caso contrário, o EMM pode iniciar o estabelecimento de uma conexão de sinalização de NAS.
[003] O procedimento de solicitação de serviço de EMM é invocado, tipicamente, quando um ou mais do seguinte ocorre: a rede tem sinalização de enlace descendente pendente; o equipamento de usuário tem sinalização de enlace descendente pendente; o equipamento de usuário ou a rede tem dados do usuário pendentes e o equipamento de usuário está em um modo inativo (por exemplo, EMM-IDLE); o equipamento de usuário, em um modo inativo (por exemplo, EMM-IDLE) ou modo conectado (por exemplo, EMM-CONNECTED), fez uma solicitação para realizar fallback de comutador de circuito (CS) de sinalização de enlace descendente de cdma2000® pendente; ou o equipamento de usuário tem sinalização de enlace ascendente de cdma2000® pendente. Além disso, o procedimento de solicitação de serviço pode ser iniciado pelo equipamento de usuário para a transferência de enlace descendente de sinalização, sinalização de CDMA 2000 ou dados do usuário no modo EMM-IDLE, em cujo caso, a rede pode disparar o equipamento de usuário via um procedimento de paging.
[004] Se uma solicitação de serviço não for aceita pela rede, a rede pode enviar uma mensagem de rejeição de serviço para o equipamento de usuário. Além disso, um nó na rede, tal como uma entidade de gerenciamento de mobilidade (MME), pode definir uma razão para a rejeição da solicitação de serviço do equipamento de usuário. Por exemplo, se uma solicitação de serviço de um equipamento de usuário não puder ser aceita, a rede pode retornar uma mensagem de rejeição de serviço para o equipamento de usuário e a mensagem de rejeição de serviço pode incluir um código de causa para a rejeição.
SUMÁRIO
[005] Métodos e aparelho, incluindo produtos de programa de computador, são proporcionados para retardar solicitações de serviço. Em um aspecto, é proporcionado um método. O método pode incluir o recebimento, em um equipamento de usuário, de uma mensagem incluindo uma rejeição de serviço enviada por uma rede; início de um período de tempo limite em resposta à mensagem recebida, incluindo a rejeição de serviço; e espera para enviar uma solicitação de anexação para a rede até que pelo menos um de uma liberação de conexão de controle de recursos de rádio seja recebida da rede ou o período de tempo limite expire.
[006] Em algumas modalidades de exemplo, uma de mais variações pode ser feita, bem como descrita na descrição detalhada abaixo e/ou como descrito nas características a seguir. A espera para enviar a solicitação de anexação pode impedir uma condição de competição entre a solicitação de anexação e a liberação de conexão de controle de recursos de rádio. A solicitação de anexação para a rede pode ser enviada após a espera. O equipamento de usuário pode iniciar, de modo autônomo, uma liberação de uma conexão de controle de recursos de rádio entre o equipamento de usuário e a rede e estabelecer, antes do envio, outra conexão de controle de recursos de rádio para conduzir a solicitação de anexação, quando o período de tempo limite expira, sem que a liberação de conexão de controle de recursos de rádio seja recebida no equipamento de usuário. O equipamento de usuário pode enviar a solicitação de anexação para a conexão de controle de recursos de rádio e a rede, quando o período de tempo limite expira, sem que a liberação de conexão de controle de recursos de rádio seja recebida no equipamento de usuário, a conexão de controle de recursos de rádio pode ser estabelecida antes do recebimento da mensagem incluindo a rejeição de serviço. A mensagem pode compreender uma mensagem de rejeição de serviço, incluindo uma primeira indicação representativa de uma identidade de equipamento de usuário, que não é derivada e uma segunda indicação representativa do equipamento de usuário sendo implicitamente separado. A mensagem pode compreender uma mensagem de rejeição de serviço, incluindo pelo menos uma de uma causa 9 e uma causa 10.
[007] Deve ser compreendido que a descrição geral precedente e a descrição detalhada a seguir são exemplificativas e explanatórias apenas e não são restritivas. Outras características e/ou variações podem ser proporcionadas além daquelas apresentadas neste documento. Por exemplo, as implementações descritas neste documento podem ser dirigidas a várias combinações e subcombinações das características e/ou combinações e subcombinações de diversas outras reveladas abaixo na descrição detalhada.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[008] Os desenhos anexos, que são incorporados e constituem uma parte deste relatório descritivo, mostram certos aspectos do assunto revelado neste documento e, junto com a descrição, ajudam a explicar alguns dos princípios associados ao assunto revelado neste documento. Nos desenhos:
[009] A FIG. 1 representa um sistema de exemplo em que um temporizador pode ser usado após uma rejeição de serviço para determinar se usar uma nova ou uma conexão antiga de controle de recursos de rádio para uma solicitação de anexação, de acordo com algumas modalidades de exemplo;
[010] As FIGs. 2 - 5 representam exemplos de processos em que um temporizador pode ser usado após uma rejeição de serviço para determinar se usar uma nova ou uma conexão antiga de controle de recursos de rádio para uma solicitação de anexação, de acordo com algumas modalidades de exemplo;
[011] A FIG. 6 representa um exemplo de um rádio, de acordo com algumas modalidades de exemplo; e
[012] A FIG. 7 representa um exemplo de um ponto de acesso, de acordo com algumas modalidades de exemplo.
[013] Rótulos semelhantes são usados para referência aos mesmos ou a itens similares nos desenhos.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[014] Em algumas modalidades de exemplo, o assunto revelado neste documento pode direcionar a forma de evitar, se não de eliminar, alguns dos retardos substanciais ocorrendo após uma rejeição de serviço ser recebida em um equipamento de usuário e um procedimento subsequente de solicitação de anexação é iniciado. Especificamente, pode haver um retardo substancial após um nó de rede, tal como o MME, uma estação base e similares, envia uma rejeição de serviço para um equipamento de usuário e a rejeição de serviço inclui certas causas para as rejeições, tais como a causa 9 e/ou a causa 10. A causa 9 indica que a identidade do equipamento de usuário não pode ser derivada pela rede. Por exemplo, a rede não pode derivar a identidade do equipamento de usuário do identificador temporário globalmente único (GUTI), a identidade temporária de assinante móvel de evolução de arquitetura do sistema (S-TMSI), identidade temporária de assinante móvel de pacote (P-TMSI), identificador de área de roteamento (RAI) e/ou qualquer outro identificador (por exemplo, nenhuma identidade correspondente e/ou contexto na rede ou uma falha em validar a identidade do equipamento de usuário devido a uma falha de verificação de integridade para a mensagem recebida). A causa 10 define que o equipamento de usuário está implicitamente separado. Por exemplo, se a rede separou, implicitamente, o equipamento de usuário (por exemplo, após o temporizador de separação implícita ter expirado) ou os dados de contexto de EMM relacionados com a assinatura não existirem no MME (por exemplo, por causa de um reinício de MME), a rede envia uma mensagem de rejeição de serviço, incluindo a causa 10.
[015] O retardo substancial observado acima pode corresponder a certas opções de implementação disponíveis para o MME e/ou o equipamento de usuário, após uma mensagem de rejeição de serviço ser enviada para um equipamento de usuário, iniciando uma solicitação de anexação. A Tabela 1 abaixo representa duas situações de exemplo (rotuladas Retardo Substancial 1 e Retardo Substancial 2), em que os retardos substanciais podem ocorrer. O primeiro retardo substancial (rotulado Retardo Substancial 1) pode ocorrer após a mensagem de rejeição de serviço ser enviada para, e recebida por, o equipamento de usuário e, em seguida, e as duas condições a seguir existem: (1) o MME envia uma mensagem de liberação de contexto para a estação base (por exemplo, um Nó B evoluído (eNB)), que encaminha uma mensagem de liberação de conexão para o equipamento de usuário para permitir a liberação de uma conexão de controle de recursos de rádio (RRC); e (2) o equipamento de usuário é configurado para usar uma conexão de sinalização de RRC existente (por exemplo, antiga), quando a solicitação de anexação é iniciada, após a mensagem de rejeição de serviço ser recebida. Devido a atrasos no sistema, uma condição de competição pode, assim, ser criada entre a hora em que o MME envia a mensagem de rejeição de serviço e a hora em que o equipamento de usuário recebe a liberação de conexão de RRC. Em algumas implementações de exemplo, esse retardo substancial pode causar um retardo de 10 segundos no estabelecimento de uma nova conexão entre o equipamento de usuário e a rede (por exemplo, após um temporizador de reanexação de camada-NAS, T3411, iniciar e uma segunda mensagem de solicitação de anexação subsequente, após a rejeição de serviço ser enviada para a rede). O segundo retardo substancial (rotulado Retardo Substancial 2) pode ocorrer após a mensagem de rejeição de serviço ser enviada para, e recebida por, o equipamento de usuário e as duas condições seguintes existirem: (1), o MME não envia uma mensagem de liberação para a estação base, assim, uma mensagem de liberação de conexão não é recebida pelo equipamento de usuário para permitir a liberação de uma conexão de controle de recursos de rádio (RRC) existente; e (2) o equipamento de usuário usa uma nova conexão de sinalização de RRC para solicitação de anexação iniciada após a mensagem de rejeição de serviço. Esse segundo retardo substancial também pode causar um retardo de cerca de 10 segundos.
Figure img0001
Figure img0002
[016] Em algumas modalidades de exemplo, o equipamento de usuário pode ser configurado para iniciar a partida de um temporizador predeterminado, quando a mensagem de rejeição de serviço, incluindo a causa 9 e/ou 10, é recebida da rede. Se após o equipamento de usuário receber a mensagem de rejeição de serviço, o temporizador predeterminado não tenha expirado e a rede tenha liberado a conexão de controle de recursos de rádio (RRC) entre o equipamento de usuário e a rede, o equipamento de usuário pode, então, iniciar o estabelecimento de outra (por exemplo, também referida como “nova”) conexão de sinalização de RRC para a rede, ao tentar a anexação à rede. Contudo, se o temporizador predeterminado tiver expirado após a mensagem de rejeição de serviço e a rede não tiver liberado a conexão de controle de recursos de rádio (RRC) antiga entre o equipamento de usuário e a rede, o equipamento de usuário pode, na verdade, usar a conexão de sinalização de RRC antiga para a rede e/ou pode liberar, de modo autônomo, a antiga conexão de RRC para a rede, em cujo caso, o estabelecimento de uma nova conexão de RRC é iniciado para permitir a solicitação de anexação após a rejeição de serviço (por exemplo, através de 3GPP TS 36.331, Capítulo 5.3.9, "RRC connection release requested by upper layers" ou através de qualquer outro procedimento).
[017] Em algumas modalidades de exemplo, o temporizador predeterminado pode ser configurado para proporcionar tempo suficiente para o MME sinalizar uma intenção de requerer uso da conexão de sinalização de RRC antiga existente para a solicitação de anexação após a rejeição de serviço. Por exemplo, o temporizador predeterminado pode ser configurado para ter uma duração suficiente para evitar o chamado “conflito” entre a solicitação de anexação e a liberação de conexão de RRC observado com relação ao Retardo Substancial 1 e longa o bastante para permitir ao MME sinalizar a intenção de requerer o uso da conexão de sinalização de RRC antiga existente. Em algumas modalidades de exemplo, o temporizador predeterminado é ajustado em cerca de 200 milissegundos, embora valores mais altos e mais baixos possam ser usados, igualmente. O temporizador predeterminado pode ser configurado pelo equipamento de usuário, configurado pela rede e/ou especificado por uma especificação.
[018] Antes do fornecimento de exemplos adicionais, o seguinte proporciona um exemplo de uma estrutura de sistema em que algumas das modalidades de exemplo descritas neste documento podem ser implementadas.
[019] A FIG. 1 representa um sistema 100 de acordo com algumas modalidades de exemplo. O sistema 100 pode incluir um ou mais equipamentos de usuário, tal como um equipamento de usuário 114A-B, um ou mais pontos de acesso, tais como estações base 110A-C. Em algumas modalidades de exemplo, a estação base 110A pode servir a uma célula, tal como macrocélula 112A e estações base 110A-B podem servir a uma célula pequena, tal como uma picocélula ou uma femtocell 112B, embora a estação base 110B possa servir a outros tipos de células, igualmente. Além disso, as estações base podem ter enlaces de backhaul com fio e/ou sem fio com outros nós de rede, como uma entidade de gerenciamento de mobilidade (MME) 199, outras estações base, um controlador de rede de rádio, uma rede de núcleos, uma porta servidora e similares. MME pode compreender pelo menos um processador e pelo menos uma memória incluindo código que, quando executado através do pelo menos um processo faz com que a MME proporcione uma ou mais das operações descritas neste documento com relação à MME.
[020] Em algumas modalidades de exemplo, o equipamento de usuário 114A-B pode ser implementado como um equipamento de usuário e/ou um dispositivo estacionário. Os equipamentos de usuário 114A-B, frequentemente, são referidos como, por exemplo, estações móveis, unidades móveis, estações de assinante, terminais sem fio, tablets, smartphones ou similares. Um equipamento de usuário pode ser implementado como, por exemplo, um dispositivo portátil sem fio, um acessório plug-in sem fio, ou similares. Em algumas modalidades de exemplo, o equipamento de usuário pode incluir, um ou mais processadores, um ou mais meios de armazenamento legíveis por computador (por exemplo, memória, armazenamento e similares), um ou mais componentes de acesso via rádio (por exemplo, um modem, um transceptor e similares) e/ou uma interface de usuário. O meio legível por computador pode incluir código que, quando executado por um processador, proporciona uma ou mais aplicações.
[021] Em algumas modalidades de exemplo, o equipamento de usuário 114-B pode ser implementado como dispositivos do usuário de múltiplos modos configurados para operar usando uma pluralidade de tecnologias de acesso via rádio, embora um dispositivo de modo único possa ser usado, igualmente. Por exemplo, o equipamento de usuário 114A-B pode ser configurado para operar usando uma pluralidade de tecnologias de acesso via rádio, incluindo um ou mais do seguinte: Long Term Evolution (LTE), tecnologia de rede de área local sem fio (WLAN), tal como 802.11 Wi Fi e similares, Bluetooth, Bluetooth - baixa energia (BT-LE), comunicações de campo próximo (NFC) e quaisquer outras tecnologias de acesso via rádio. Além disso, o equipamento de usuário 114A-B pode ser configurado para ter conexões estabelecidas a pontos de acesso usando uma pluralidade das tecnologias de acesso via rádio.
[022] As estações base 110A-C podem, em algumas modalidades de exemplo, ser implementadas como uma estação base do tipo evolved Node B (eNB) , embora outros tipos de pontos de acesso via rádio possam ser implementados, igualmente. Quando a estação base do tipo evolved Node B (eNB) é usada, as estações base 110A-B podem ser configuradas de acordo com padrões, incluído os padrões de Long Term Evolution (LTE), tais como 3GPP TS 36.201, Evolved Universal Terrestrial Radio Access (E-UTRA); camada física de Long Term Evolution (LTE); descrição geral, 3GPP TS 36.211, Evolved Universal Terrestrial Radio Access (E-UTRA); Canais físicos e modulação, 3GPP TS 36.212, Evolved Universal Terrestrial Radio Access (E-UTRA); Multiplexação e codificação de canal, 3GPP TS 36.213, Evolved Universal Terrestrial Radio Access (E-UTRA); Procedimentos de camadas físicas, 3GPP TS 36.214, Evolved Universal Terrestrial Radio Access (E-UTRA); Camada física - Medições e quaisquer adições ou revisões subsequentes a essas e outras séries 3GPP de padrões (referidos coletivamente como padrões de LTE) . As estações base também podem ser configuradas para servir a células usando uma tecnologia de WLAN, tal como WiFi (por exemplo, a série de padrões IEEE 802.11), bem como qualquer outra tecnologia de acesso via rádio capaz de servir a uma célula.
[023] Em algumas modalidades, o sistema 100 pode incluir enlaces de acesso, tais como enlaces 122A-B. Os enlaces de acesso 122A podem incluir um enlace descendente 116A para transmissão para o equipamento de usuário 114A e um enlace ascendente 126A para transmissão do equipamento de usuário 114A para a estação base 110A. O enlace descendente 116A pode compreender uma frequência de rádio modulada, conduzindo informação, tal como dados de usuário, mensagens de controle de recursos de rádio (RRC), informação de localização e similares, para o equipamento de usuário 114A e o enlace descendente 126A pode compreender uma informação de condução de frequência de rádio modulada, como dados de usuário, mensagens de RRC, informação de localização, relatos de medições associados a handovers, e similares do equipamento de usuário 114A para a estação base 110A. Os enlaces de acesso 122B podem incluir o enlace descendente 116B para transmissão da estação base 110B para o equipamento de usuário 114B e enlace ascendente 126B para transmissão de equipamento de usuário 114B para a estação base 110B.
[024] Embora a FIG. 1 represente enlaces de acesso entre certo equipamento de usuário e certas estações base, o equipamento de usuário e as estações base podem ter enlaces adicionais para outros dispositivos, igualmente.
[025] O enlace descendente 116A e os enlaces ascendentes 126A podem, em algumas modalidades de exemplo, representar, cada um deles um sinal de frequência de rádio (RF) . O sinal de RF pode, como observado acima, transportar dados, tais como voz, vídeo, imagens, pacotes de Protocolos de Internet (IP), informação de controle e qualquer outro tipo de informação e/ou mensagens. Por exemplo, quando LTE é usada, o sinal de RF pode usar OFDMA. O OFDMA é uma versão multiusuários de multiplexação por divisão de frequência ortogonal (OFDM). Em OFDMA, acesso múltiplo é obtido, através de atribuição, para usuários individuais, grupos de subportadoras (também referidas como subcanais ou tons). As subportadoras são moduladas usando BPSK (chaveamento binário por mudança de fase), QPSK (chaveamento em quadratura por mudança de fase) ou QAM (modulação de amplitude em quadratura), e portam símbolos (também conhecidos como símbolos de OFDMA), incluindo dados codificados usando um código de encaminhamento de correção de erros. O assunto descrito neste documento não se limita à aplicação em sistemas OFDMA, LTE, LTE-Advanced, ou aos padrões, especificações e/ou tecnologias observadas. Além disso, o enlace descendente 116B e o enlace ascendente 126B podem ser configurados usando padrões e/ou tecnologias similares àquelas observadas no que diz respeito ao enlace descendente 116A e ao enlace ascendente 126A, embora o enlace descendente 116B e o enlace ascendente 126B possam usar diferentes padrões ou tecnologias, igualmente, tais como Wi-Fi, WiBro, BT-LE, e/ou outra tecnologia sem fio. Além disso, cada enlace de acesso pode ser unidirecional ou bidirecional.
[026] Embora a FIG. 1 represente uma quantidade e configuração específicas de estações base, células e equipamento de usuário, outras quantidades e configurações podem ser implementadas também.
[027] A FIG. 2 ilustra um processo 200, de acordo com algumas modalidades de exemplo. A descrição do processo 200 também se refere à FIG. 1.
[028] Como observado acima, o equipamento de usuário 114A pode, em algumas modalidades de exemplo, ser configurado para iniciar a partida de um temporizador predeterminado, quando uma mensagem de rejeição de serviço (também referida como uma mensagem de recusa de serviço), incluindo a causa 9 e/ou a causa 10, é recebida da rede. Se, após o recebimento da mensagem de rejeição de serviço, o temporizador predeterminado não tiver expirado e a rede tiver liberado a conexão de controle de recursos de rádio (RRC) entre o equipamento de usuário e a rede, o equipamento de usuário pode, então, iniciar o estabelecimento de uma outra nova conexão de sinalização de RRC à rede, ao tentar a anexação à rede.
[029] Em 202, a estação base 110A (rotulada eNB) pode, em algumas modalidades de exemplo, enviar para a MME 199 uma mensagem de solicitação de serviço. Nesta modalidade de exemplo, a MME 199 pode rejeitar a solicitação de serviço através do envio de uma rejeição de serviço 204 para a estação base 110A. Em seguida, a estação base 110A pode enviar, em 206, para o equipamento de usuário 114A, uma mensagem de rejeição de serviço por meio de uma primeira conexão de RRC (também referida como a "antiga conexão de RRC") conduzida por enlace descendente 116A, de acordo com algumas modalidades de exemplo. A mensagem de rejeição de serviço pode incluir informação representativa de uma causa, tal como a causa 9 (por exemplo, a identidade do equipamento de usuário não pode ser derivada pela rede) ou a causa 10 (por exemplo, o equipamento de usuário está implicitamente separado).
[030] Quando a mensagem de rejeição de serviço for recebida pelo equipamento de usuário 114A, o equipamento de usuário 114A pode, em algumas modalidades de exemplo, iniciar um temporizador predeterminado (rotulado temporizador de proteção e temporizador) em 208.
[031] Em 210, a MME 199 pode, em algumas modalidades de exemplo, liberar o contexto de equipamento de usuário, que é reconhecido em 212 pela estação base 110A. Em 214, a estação base 110A pode, então, enviar, em algumas modalidades de exemplo, uma liberação de conexão de RRC para o equipamento de usuário 114A, onde o temporizador predeterminado não tenha expirado em 215. Em algumas modalidades de exemplo, o equipamento de usuário 114A pode notificar a camada de NAS, no equipamento de usuário, da liberação da conexão de RRC da primeira conexão de RRC.
[032] Em algumas modalidades de exemplo, o equipamento de usuário 114A (ou a camada de NAS no mesmo) pode liberar em 218 a primeira conexão de RRC, que pode desencadear uma nova solicitação de anexação a ser enviada para a rede e o início de uma segunda e nova conexão de sinalização de RRC à rede, tal como a estação base 110A.
[033] Em 220A-E, o equipamento de usuário 114A pode, em algumas modalidades de exemplo, iniciar o estabelecimento da segunda conexão de sinalização de RRC enviando, em 220A, uma mensagem de preâmbulo de acesso aleatório para a estação base 110A (a qual pode responder, em 220B, com uma resposta de acesso aleatório), enviando, em 220C, uma mensagem de solicitação de conexão de RRC para a estação base 110A (que pode responder em 220D com uma mensagem de configuração de conexão de RRC), e através do envio, em 220E, de uma mensagem completa de configuração de conexão de RRC, incluindo uma solicitação de anexação para a estação base 110A para indicar que o segundo estabelecimento de conexão de RRC está completo. Em algumas modalidades de exemplo, a estação base 110A pode enviar, em 224, a solicitação de anexação do equipamento de usuário 114A para a MME 199.
[034] A FIG. 3 representa um processo 300, de acordo com algumas modalidades de exemplo. A descrição do processo 300 também se refere às FIGs. 1 e 2.
[035] Em algumas modalidades de exemplo, o processo 300 pode ser implementado após a mensagem de rejeição de serviço ser recebida em 206 no processo 200, quando o temporizador predeterminado tiver expirado e a MME não tenha liberado a conexão de controle de recursos de rádio (RRC) antiga entre o equipamento de usuário e a rede. Quando for esse o caso, o equipamento de usuário 114A pode usar a conexão de sinalização de RRC antiga para a rede para a solicitação de anexação, em lugar de usar uma nova conexão de sinalização de RRC, como descrito acima com relação ao processo 200.
[036] Em 202, a estação base 110A (rotulada eNB) pode, em algumas modalidades de exemplo, enviar para a MME 199 uma mensagem de solicitação de serviço. Nesta modalidade de exemplo, a MME 199 pode rejeitar a solicitação de serviço através do envio de uma rejeição de serviço 204 para a estação base 110A.
[037] Em algumas modalidades de exemplo, a estação base 110A pode enviar, em 306, para um equipamento de usuário 114A uma mensagem de rejeição de serviço por meio de uma primeira conexão de RRC (também referida como a "antiga conexão de RRC") conduzida por enlace descendente 116A. A mensagem de rejeição pode incluir informação representativa de uma causa, tal como a causa 9, a causa 10 ou a causa 40 (por exemplo, nenhum contexto de portadora de EPS ativado).
[038] Quando a mensagem de rejeição de serviço é recebida pelo equipamento de usuário, o equipamento de usuário pode iniciar, em 308, um temporizador predeterminado (rotulado temporizador de proteção e temporizador). Ao contrário do processo 200, o temporizador predeterminado expira em 310, enquanto o equipamento de usuário 114A espera por uma indicação da rede com referência à liberação da primeira conexão de RRC. Nesta modalidade de exemplo, o temporizador predeterminado expirou e a MME não liberou a antiga e primeira conexão de controle de recursos de rádio (RRC) entre o equipamento de usuário e a rede, assim, o equipamento de usuário pode enviar, em 312, a solicitação de anexação via a antiga primeira conexão de RRC. Em algumas modalidades de exemplo, o equipamento de usuário pode, assim, selecionar, com base no temporizador, entre a antiga conexão de RRC ou uma nova conexão de RRC, a fim de enviar uma solicitação de anexação, após uma rejeição de serviço ser recebida, incluindo a causa 9, a causa 10 e/ou a causa 40.
[039] A FIG. 4 representa um processo 200, de acordo com algumas modalidades de exemplo. A descrição do processo 400 também se refere à FIG. 1.
[040] Em 402, a estação base 110A (rotulada eNB) pode, em algumas modalidades de exemplo, enviar para a MME 199 uma mensagem de solicitação de serviço. Nesta modalidade de exemplo, a MME 199 pode rejeitar a solicitação de serviço através do envio de uma rejeição de serviço 404 para a estação base 110A. Em seguida, a estação base 110A pode enviar, em 406, para um equipamento de usuário 114A uma mensagem de rejeição de serviço por meio de uma primeira conexão de RRC (também referida como a "antiga conexão de RRC") conduzida por ligação descendente 116A, de acordo com algumas modalidades de exemplo. A mensagem de rejeição de serviço pode incluir informação representativa de uma causa, tal como causa 9 ou a causa 10. Quando a mensagem de rejeição de serviço é recebida pelo equipamento de usuário 114A, 114A o equipamento de usuário pode, em algumas modalidades de exemplo, iniciar um temporizador predeterminado (rotulado temporizador de proteção e temporizador) em 408. Em 410, a MME 199 pode, em algumas modalidades exemplificativas, liberar o contexto de equipamento de usuário, que é reconhecido em 412 pela estação base 110A. Em 414, a estação base 110A pode, então, enviar, em algumas modalidades de exemplo, uma liberação de conexão de RRC para o equipamento de usuário 114A, onde o temporizador predeterminado não tenha expirado em 415. O equipamento de usuário 114A pode, em algumas modalidades de exemplo, notificar a camada de NAS no equipamento de usuário da liberação de conexão de RRC da primeira conexão de RRC. Em algumas modalidades de exemplo, o equipamento de usuário 114A (ou a camada de NAS no mesmo) pode liberar, em 418, a primeira conexão de RRC, o que pode provocar o envio de uma solicitação de anexação à rede e iniciar uma segunda e nova conexão de sinalização de RRC para a rede, tal como a estação base 110A. Em 420A-E, o equipamento de usuário 114A pode, em algumas modalidades de exemplo, iniciar o estabelecimento da segunda conexão de sinalização de RRC, como representado por 420A-E. Em algumas modalidades de exemplo, a estação base 110A pode enviar, em 424, a solicitação de anexação do equipamento de usuário 114A para a MME 199.
[041] A FIG. 5 representa um processo 500, de acordo com algumas modalidades de exemplo. A descrição do processo 500 também se refere às FIGs. 1 e 4.
[042] Em algumas modalidades de exemplo, o processo 500 pode ser implementado após a rejeição de serviço ser recebida em 406 do processo 400 e o temporizador predeterminado ter expirado, sem a MME liberar a conexão de controle de recursos de rádio (RRC) antiga entre o equipamento de usuário e a rede. Quando for esse o caso, o equipamento de usuário pode, de modo autônomo, (por exemplo, sem ser sinalizado pela rede) liberar a primeira conexão de sinalização de RRC (por exemplo, a antiga) para a rede e usar a primeira conexão de sinalização de RRC para enviar a solicitação de anexação.
[043] Em 502, a estação base 110A pode enviar para a MME 199 uma mensagem de solicitação de serviço, de acordo com algumas modalidades de exemplo. Nesta modalidade de exemplo, a MME 199 pode rejeitar a solicitação de serviço pelo envio de uma rejeição de serviço 504 para a estação base 110A. Em seguida, a estação base 110A pode enviar, em 506, para o equipamento de usuário 114A uma mensagem de rejeição de serviço via uma primeira conexão de RRC (também referida como a “antiga conexão de RRC”) conduzida pelo enlace descendente 116A, de acordo com algumas modalidades de exemplo. A mensagem de rejeição de serviço pode incluir informação representativa de uma causa, tal como a causa 9 ou a causa 10. Quando a mensagem de rejeição de serviço é recebida pelo equipamento de usuário 114A, o equipamento de usuário 114A pode, em algumas modalidades de exemplo, iniciar, em 508, um temporizador predeterminado (rotulado temporizador de proteção ou temporizador). Contudo, o temporizador predeterminado expira em 510, enquanto o equipamento de usuário 114A espera que a MME 199 proporcione uma indicação referente à liberação da primeira/antiga conexão de RRC. O equipamento de usuário 114A pode, em algumas modalidades de exemplo, liberar, de modo autônomo, em 518, a primeira/antiga conexão de RRC e disparar uma nova solicitação de anexação em uma segunda (por exemplo, nova) conexão de RRC. As mensagens 52 0A - 52 0E representam a sinalização associada ao estabelecimento da nova conexão de RRC e, quando a configuração estiver completa, a estação base 110A pode enviar, em 524, a mensagem de solicitação de anexação para a MME 199. Em algumas modalidades de exemplo, o equipamento de usuário pode, assim, selecionar, com base no temporizador, entre a antiga conexão de RRC ou uma nova conexão de RRC, a fim de enviar uma solicitação de anexação, após uma rejeição de serviço, incluindo certas causas.
[044] Em algumas modalidades de exemplo, o equipamento de usuário 114 pode não iniciar o temporizador predeterminado ou retardar o envio da solicitação de anexação (bem como outras mensagens de NAS), quando o processo de liberação de conexão de RRC estiver em andamento. Isso pode ser implementado por ter que indicar a sinalização de RRC para a camada de NAS no equipamento de usuário que a liberação da conexão de RRC está em andamento. Durante esse tempo, a camada de NAS não pode iniciar um processo de solicitação de anexação, mas, ao contrário, pode esperar por um momento (por exemplo, um tempo fixo que pode ser especificado em um padrão e/ou configurado pelo equipamento de usuário) ou esperar pela sinalização de RRC para indicar para a camada de NAS que a conexão está liberada. Por exemplo, a camada de NAS pode ser configurada para não inicializar a solicitação de anexação após a indicação ser recebida de que o processo de conexão de RRC está em andamento (por exemplo, a inicialização de anexação pode ser feita em uma expiração de temporizador ou após a indicação de RRC de que o procedimento de liberação está completo).
[045] Além disso, em algumas modalidades de exemplo, se a sinalização de RRC receber uma solicitação de anexação ou qualquer outra mensagem de NAS durante o procedimento de liberação de conexão de RRC, a sinalização de RRC pode retardar o envio da mensagem de solicitação de anexação até que a conexão de RRC seja liberada no estabelecimento de nova conexão de RRC seja iniciada.
[046] Em algumas modalidades de exemplo, mensagens de sinalização de portadora de rádio 2 (SRB2) podem ser armazenadas enquanto se espera que uma nova conexão seja estabelecida (após a antiga conexão de RRC ser liberada), e, em seguida, a informação de armazenamento de SRB2 pode ser transmitida através da conexão recentemente estabelecida. Este armazenamento pode ser feito em PDCP com base na indicação por RRC.
[047] Em algumas modalidades de exemplo, o equipamento de usuário não pode retardar a manipulação de uma liberação de conexão de RRC durante cerca de 60 milissegundos e, assim, causar um novo estabelecimento de conexão de RRC para a solicitação de anexação.
[048] Em algumas modalidades de exemplo, a rede não pode liberar a conexão de RRC após a rejeição do serviço com a causa # 9 e # 10, de modo que o equipamento de usuário (ou camada-NAS no mesmo) pode usar a antiga conexão de sinalização de RRC para a solicitação de anexação.
[049] A FIG. 6 representa um diagrama em blocos de um rádio, tal como um equipamento de usuário 500. O equipamento de usuário 600 pode incluir uma antena 620 para recebimento de um enlace descendente e transmissão via um enlace ascendente. O equipamento de usuário 600 também pode incluir uma interface de rádio 640 (também referida como um modem) acoplada à antena 620. A interface de rádio 640 pode corresponder a uma pluralidade de tecnologias de acesso via rádio, incluindo uma ou mais de LTE, WLAN, Bluetooth, BT-LE, NFC, RFID, UWB, ZigBee e similares. A interface de rádio 640 pode incluir outros componentes, tais como filtros, conversores (por exemplo, conversores de digital para analógico e similares), demapeadores de símbolos, componentes de modelagem de sinais, um módulo de Transformada Rápida Inversa de Fourier (IFFT) e similares para processar símbolos, tais como símbolos de OFDMA, conduzidos por um enlace descendente ou um enlace ascendente. O equipamento de usuário 600 pode incluir ainda uma interface de usuário 625, pelo menos um processador, tal como o processador 630, para controlar o equipamento de usuário 600 e para acessar e executar o código de programa armazenado na memória 635. Em algumas modalidades de exemplo, a memória 635 inclui código, que, quando executado por pelo menos um processador, causa uma ou mais das operações descritas neste documento com relação ao equipamento de usuário, tal como o processo 200, o processo 300, o processo 400, o processo 500 e similares. Por exemplo, o equipamento de usuário pode selecionar entre o estabelecimento de uma nova e de uma antiga conexão de RRC, monitorar temporizadores predeterminados, gerar mensagens, estabelecer temporizadores, monitorar temporizadores, enviar as mensagens geradas para a rede e/ou realizar quaisquer outras operações associadas ao equipamento de usuário revelado neste documento.
[050] A FIG. 7 representa uma implementação de exemplo de um ponto de acesso 700, que pode ser implementado nos dispositivos 110A ou 110B. O ponto de acesso pode incluir uma ou mais antenas 720 configuradas para transmitir via um enlace descendente e configuradas para receber enlaces ascendentes via a(s) antena(s) 720. O ponto de acesso pode incluir ainda uma pluralidade de interfaces de rádio 740 acopladas à antena 720. As interfaces de rádio podem corresponder a uma pluralidade de tecnologias de acesso via rádio, incluindo uma ou mais de LTE, WLAN, Bluetooth, BT-LE, NFC, identificador de frequência de rádio (RFID), banda ultralarga (UWB), ZigBee e similares. O ponto de acesso pode incluir ainda um ou mais processadores, tal como o processador 730, para controlar o ponto de acesso 700 e para acessar e executar o código de programa armazenado na memória 735. Em algumas modalidades de exemplo, a memória 735 inclui código, que, quando executado por pelo menos um processador, causa uma ou mais das operações descritas neste documento com relação a um ponto de acesso. A interface de rádio 740 pode incluir ainda outros componentes, tais como filtros, conversores (por exemplo, conversores de digital para analógico e similares), mapeadores, um módulo de Transformada Rápida de Fourier e similares, para gerar símbolos para uma transmissão via um ou mais enlaces descendentes e receber símbolos (por exemplo, via um enlace ascendente). Além disso, o ponto de acesso 700 pode ser configurado para estabelecer conexões para o equipamento de usuário, implementar uma configuração de conexão, incluindo estabelecimento de conexão de RRC e/ou processo de restabelecimento, gerar mensagens, enviar as mensagens geradas para o equipamento de usuário e/ou MME, e/ou realizar quaisquer outras operações associadas ao ponto de acesso (por exemplo, a estação base) revelado neste documento.
[051] Sem qualquer limitação do escopo, interpretação ou aplicação das reivindicações que aparecem neste documento, um efeito técnico de uma ou mais das modalidades de exemplo reveladas pode, em algumas implementações de exemplo, compreender a redução, se não a eliminação, do retardo substancial observado neste documento, após uma solicitação de serviço ser rejeitada pela rede, embora outros efeitos técnicos possam ser realizados, igualmente.
[052] O assunto descrito neste documento pode ser concretizado em sistemas, aparelho, métodos e/ou artigos, dependendo da configuração desejada. Por exemplo, as estações base e o equipamento de usuário (ou um ou mais componentes no mesmo) e/ou os processos descritos neste documento podem ser implementados usando um ou mais dos seguintes: um processador executando código de programa, um circuito integrado específico de aplicativo (ASIC), um processador de sinais digitais (DSP), um processador incorporado, um arranjo de portas de campo programável (FPGA) e/ou suas combinações. Essas várias implementações podem incluir a implementação em um ou mais programas de computador, que são executáveis e/ou interpretáveis em um sistema programável, incluindo pelo menos um processador programável, que pode ser de propósito especial ou geral, acoplado para receber dados e instruções de, e transmitir dados e instruções para, um sistema de armazenamento, pelo menos um dispositivo de entrada e pelo menos um dispositivo de saída. Esses programas de computador (também conhecidos como programas, software, aplicativos de software, aplicativos, componentes, código de programa ou código) incluem instruções de máquina para um processador programável e podem ser implementados em um procedimento de alto nível e/ou linguagem de programação orientada por objeto e/ou montagem/ linguagem de máquina. Conforme aqui usado, o termo “meio legível por computador” se refere a qualquer produto de programa de computador, meio legível por máquina, meio de armazenamento legível por computador, aparelho e/ou dispositivo (por exemplo, discos magnéticos, discos ópticos, memória, Dispositivos Lógicos Programáveis (PLDs)) usados para proporcionar instruções de máquina e/ou dados para um processador programável, incluindo um meio legível por máquina que recebe instruções de máquina. Similarmente, sistemas também são descritos neste documento que podem incluir um processador e uma memória acoplada ao processador. A memória pode incluir um ou mais programas que fazem que o processador realize uma ou mais operações descritas neste documento.
[053] Embora umas poucas variações tenham sido descritas em detalhes acima, outras modificações ou adições são possíveis. Em particular, outras características e/ou variações podem ser proporcionadas além daquelas apresentadas neste documento. Além disso, as implementações descritas acima podem ser dirigidas a várias combinações e subcombinações das características reveladas e/ou combinações e subcombinações de diversas outras características reveladas acima. Além disso, o fluxo lógico representado nas figuras anexas e/ou descritas neste documento não requer a ordem particular mostrada, ou ordem sequencial, para alcançar os resultados desejáveis. Outras modalidades podem estar dentro do escopo das reivindicações a seguir.
[054] As diferentes funções discutidas neste documento podem ser realizadas em uma ordem diferente e/ou simultaneamente umas com as outras. Além disso, uma ou mais das funções descritas acima podem ser opcionais ou podem ser combinadas. Embora vários aspectos da invenção sejam apresentados nas reivindicações independentes, outros aspectos da invenção compreendem outras combinações de características das modalidades descritas e/ou das reivindicações dependentes com as características das reivindicações independentes e não somente as combinações explicitamente apresentadas nas reivindicações. Deve ser notado também que embora o acima descreva modalidades de exemplo da invenção, essas descrições não devem ser vistas em um sentido limitativo. Ao contrário, existem diversas variações e modificações que podem ser feitas do escopo da presente invenção, como reivindicações anexas.

Claims (24)

1. MÉTODO, compreendendo: recebimento, em um equipamento de usuário, de uma mensagem incluindo uma rejeição de serviço enviada por uma rede; início, no equipamento de usuário, de um período de tempo limite em resposta à mensagem recebida, incluindo a rejeição de serviço; e espera, no equipamento de usuário, para enviar uma solicitação de anexação para a rede até que pelo menos um dentre uma liberação de conexão de controle de recursos de rádio seja recebida da rede ou o período de tempo limite expire; caracterizado por: envio, no equipamento do usuário, após a espera, a solicitação de anexação por meio de uma conexão de controle de recursos de rádio existente, quando o tempo limite expirar e uma liberação da conexão de controle de recursos de rádio para a conexão de controle de recursos de rádio existente não tiver sido recebida no equipamento do usuário; e envio, no equipamento do usuário, após a espera, a solicitação de anexação por meio de outra conexão de controle de recursos de rádio, quando uma liberação de conexão de controle de recursos de rádio para a conexão de controle de recursos de rádio existente for recebida no equipamento do usuário e o período de tempo limite não expirar.
2. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela espera para enviar a solicitação de anexação impedir uma condição de competição entre a solicitação de anexação e a liberação de conexão de controle de recursos de rádio para a conexão de controle de recurso de rádio existente.
3. MÉTODO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo equipamento de usuário iniciar, de modo autônomo, uma liberação de uma conexão de controle de recursos de rádio entre o equipamento de usuário e a rede e estabelecer, antes do envio, a outra conexão de controle de recursos de rádio para conduzir a solicitação de anexação, quando o período de tempo limite expirar, sem que a liberação de conexão de controle de recursos de rádio seja recebida no equipamento de usuário.
4. MÉTODO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo envio da solicitação de anexação por meio da conexão de controle de recursos de rádio existente compreender ainda: a conexão de controle de recursos de rádio sendo estabelecida antes do recebimento da mensagem incluindo a rejeição de serviço.
5. MÉTODO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pela mensagem compreender uma mensagem de rejeição de serviço incluindo uma primeira indicação representativa de uma identidade de equipamento de usuário que não pode ser derivada e uma segunda indicação representativa do equipamento de usuário sendo implicitamente separado.
6. MÉTODO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pela mensagem compreender uma mensagem de rejeição de serviço, incluindo pelo menos uma de uma causa 9 e uma causa 10.
7. APARELHO, compreendendo: pelo menos um processador; e pelo menos uma memória, o pelo menos um processador e a pelo menos uma memória sendo configurados para fazer com que o aparelho pelo menos: receba, no aparelho, uma mensagem incluindo uma rejeição de serviço enviada por uma rede; inicie, no aparelho, um período de tempo limite em resposta à mensagem recebida, incluindo a rejeição de serviço; e espere, no aparelho, para enviar uma solicitação de anexação para a rede até que pelo menos um de uma liberação de conexão de controle de recursos de rádio seja recebida ou o período de tempo limite expire; caracterizado por o pelo menos um processador e a pelo menos uma memória serem configurados para fazer com que o aparelho pelo menos: envie, no aparelho, após a espera, a solicitação de anexação por meio de uma conexão de controle de recursos de rádio existente, quando o tempo limite expirar e uma liberação da conexão de controle de recursos de rádio para a conexão de controle de recursos de rádio existente não tiver sido recebida no equipamento do usuário; e envie, no aparelho, após a espera, a solicitação de anexação por meio de outra conexão de controle de recursos de rádio, quando uma liberação de conexão de controle de recursos de rádio para a conexão de controle de recursos de rádio existente for recebida no equipamento do usuário e o período de tempo limite não expirar.
8. APARELHO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pela espera para enviar a solicitação de anexação impedir uma condição de competição entre a solicitação de anexação e a liberação de conexão de controle de recursos de rádio para a conexão de controle de recursos de rádio existente.
9. APARELHO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 ou 8, caracterizado pelo aparelho ser um equipamento de usuário.
10. APARELHO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, caracterizado pelo aparelho iniciar, de modo autônomo, uma liberação de uma conexão de controle de recursos de rádio entre o equipamento de usuário e a rede e estabelecer, antes da solicitação de anexação ser enviada, a outra conexão de controle de recursos de rádio para conduzir a solicitação de anexação, quando o período de tempo limite expirar, sem que a liberação de conexão de controle de recursos de rádio seja recebida no equipamento de usuário.
11. APARELHO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 10, caracterizado pelo aparelho ser configurado para: enviara solicitação de anexação por meio da conexão de controle de recursos de rádio existente, quando ainda a conexão de controle de recursos de rádio é estabelecida antes da mensagem incluindo a rejeição de serviço ser recebida.
12. APARELHO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 11, caracterizado pela mensagem compreender uma mensagem de rejeição de serviço, incluindo uma primeira indicação representativa de uma identidade de equipamento de usuário que não pode ser derivada e uma segunda indicação representativa do equipamento de usuário sendo implicitamente separado.
13. APARELHO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 12 caracterizado pela mensagem compreender uma mensagem de rejeição de serviço, incluindo pelo menos uma de uma causa 9 e uma causa 10.
14. MEIO LEGÍVEL POR COMPUTADOR, que armazena instruções executáveis por computador, que quando executadas pelo computador, realizam pelo menos o seguinte: recebimento, em um equipamento de usuário, de uma mensagem incluindo uma rejeição de serviço enviada por uma rede; início, no equipamento de usuário, de um período de tempo limite em resposta à mensagem recebida, incluindo a rejeição de serviço; e espera, no equipamento de usuário, para enviar uma solicitação de anexação para a rede até que pelo menos um de uma liberação de conexão de controle de recursos de rádio seja recebida da rede ou o período de tempo limite expire; caracterizado por: envio, no equipamento do usuário, após a espera, a solicitação de anexação por meio de uma conexão de controle de recursos de rádio existente, quando o tempo limite expirar e uma liberação da conexão de controle de recursos de rádio para a conexão de controle de recursos de rádio existente não tiver sido recebida no equipamento do usuário; e envio, no equipamento do usuário, após a espera, a solicitação de anexação por meio de outra conexão de controle de recursos de rádio, quando uma liberação de conexão de controle de recursos de rádio para a conexão de controle de recursos de rádio existente for recebida no equipamento do usuário e o período de tempo limite não expirar.
15. MEIO LEGÍVEL POR COMPUTADOR, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pela espera para enviar a solicitação de anexação impedir uma condição de competição entre a solicitação de anexação e a liberação de conexão de controle de recursos de rádio para a conexão de controle de recursos de rádio existente.
16. MEIO LEGÍVEL POR COMPUTADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 15, caracterizado pelo equipamento de usuário iniciar, de modo autônomo, uma liberação de uma conexão de controle de recursos de rádio entre o equipamento de usuário e a rede e estabelecer, antes do envio, outra conexão de controle de recursos de rádio para conduzir a solicitação de anexação, quando o período de tempo limite expirar, sem que a liberação de conexão de controle de recursos de rádio seja recebida no equipamento de usuário.
17. MEIO LEGÍVEL POR COMPUTADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 16, caracterizado pelo envio da solicitação de anexação por meio de uma conexão de controle de recursos existente, compreender ainda: a conexão de controle de recursos de rádio sendo estabelecida antes do recebimento da mensagem, incluindo a rejeição de serviço.
18. MEIO LEGÍVEL POR COMPUTADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 17, caracterizado pela mensagem compreender uma mensagem de rejeição de serviço, incluindo uma primeira indicação representativa de uma identidade de equipamento de usuário que não pode ser derivada e uma segunda indicação representativa do equipamento de usuário sendo implicitamente separado.
19. APARELHO, compreendendo: meios para recebimento, no aparelho, de uma mensagem incluindo uma rejeição de serviço enviada por uma rede; meios para iniciar, no aparelho, um período de tempo limite em resposta à mensagem recebida, incluindo a rejeição de serviço; e meios para esperar, no aparelho, para enviar uma solicitação de anexação para a rede até que pelo menos um de uma liberação de conexão de controle de recursos de rádio seja recebida da rede ou o período de tempo limite expire; caracterizado por compreender ainda: meios para enviar, no aparelho, após a espera, a solicitação de anexação por meio de uma conexão de controle de recursos de rádio existente, quando o tempo limite expirar e uma liberação da conexão de controle de recursos de rádio para a conexão de controle de recursos de rádio existente não tiver sido recebida no equipamento do usuário; e meios para enviar, no aparelho, após a espera, a solicitação de anexação por meio de outra conexão de controle de recursos de rádio, quando uma liberação de conexão de controle de recursos de rádio para a conexão de controle de recursos de rádio existente for recebida no equipamento do usuário e o período de tempo limite não expirar.
20. APARELHO, de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo meio para esperar para enviar a solicitação de anexação impedir uma condição de competição entre a solicitação de anexação e a liberação de conexão de controle de recursos de rádio para a conexão de controle de recursos de rádio existente.
21. APARELHO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 19 ou 20, caracterizado pelo aparelho ser um equipamento de usuário.
22. APARELHO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 19 a 21, caracterizado pelo aparelho iniciar, de modo autônomo, uma liberação de uma conexão de controle de recursos de rádio entre o equipamento de usuário e a rede e estabelecer, antes do envio, outra conexão de controle de recursos de rádio para conduzir a solicitação de anexação, quando o período de tempo limite expirar, sem que uma liberação de conexão de controle de recursos de rádio seja recebida no equipamento de usuário.
23. APARELHO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 19 a 22, caracterizado pelo meio para envio da solicitação de anexação por meio da conexão de controle de recursos de rádio existente compreender ainda: a conexão de controle de recursos de rádio seja recebida no equipamento de usuário, a conexão de controle de recursos de rádio sendo estabelecida antes do recebimento da mensagem incluindo a rejeição de serviço.
24. APARELHO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 19 a 23, caracterizado pela mensagem compreender uma mensagem de rejeição de serviço, incluindo uma primeira indicação representativa de uma identidade de equipamento de usuário que não pode ser derivada e uma segunda indicação representativa do aparelho sendo implicitamente separado.
BR112015008343-9A 2012-10-15 2012-10-15 Método; aparelho; e meio legível por computador BR112015008343B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/US2012/060289 WO2014062156A1 (en) 2012-10-15 2012-10-15 Re -attaching to the network after reception of a service reject at a user equipment in response to a service request

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112015008343A2 BR112015008343A2 (pt) 2017-08-08
BR112015008343B1 true BR112015008343B1 (pt) 2022-10-04

Family

ID=47216392

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112015008343-9A BR112015008343B1 (pt) 2012-10-15 2012-10-15 Método; aparelho; e meio legível por computador

Country Status (16)

Country Link
US (1) US9820327B2 (pt)
EP (1) EP2907358B1 (pt)
JP (1) JP5984278B2 (pt)
KR (1) KR101666330B1 (pt)
CN (1) CN104782214B (pt)
AR (1) AR092997A1 (pt)
AU (1) AU2012392517B2 (pt)
BR (1) BR112015008343B1 (pt)
CA (1) CA2887854C (pt)
HK (1) HK1212135A1 (pt)
MX (1) MX342890B (pt)
PH (1) PH12015500803A1 (pt)
RU (1) RU2619528C2 (pt)
SG (1) SG11201502948XA (pt)
TW (1) TWI494009B (pt)
WO (1) WO2014062156A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10178703B2 (en) * 2013-05-09 2019-01-08 Blackberry Limited Stopping a random access procedure
FR3008573B1 (fr) * 2013-07-15 2016-11-18 Sagemcom Broadband Sas Equipement utilisateur proposant une duree a appliquer a une temporisation a fixer par un equipement d'un reseau cœur
KR102320037B1 (ko) 2014-05-08 2021-11-01 삼성전자 주식회사 이동통신 시스템에서 절전 모드 제어 방법 및 장치
US10122500B2 (en) 2015-08-26 2018-11-06 Apple Inc. Efficient sparse network resource usage and connection release
CN105228266B (zh) * 2015-08-26 2019-04-23 福建三元达科技有限公司 一种LTE Femto网关上残留的UE资源的释放方法及装置
EP3410775A1 (en) * 2017-06-02 2018-12-05 Intel IP Corporation Communication terminal and method for establishing a connection
EP3695631A1 (en) * 2017-10-10 2020-08-19 Nokia Technologies Oy Change of 5g amf node in case of overload
EP3868080B1 (en) * 2018-10-18 2022-09-07 Signify Holding B.V. Determining a length of a timeout period
EP3845029B1 (en) * 2018-11-05 2022-01-12 Google LLC Method for handling a mobility management state transition after fallback to rrc establishment and a user equipment
JP7091472B2 (ja) * 2018-11-28 2022-06-27 京セラ株式会社 通信機器、車両、及び方法
US11751279B2 (en) * 2020-01-07 2023-09-05 Mediatek Inc. Apparatuses and methods for multi-radio access technology (RAT) coordination
US11991232B2 (en) * 2021-05-28 2024-05-21 Spotify Ab Command buffering
US20230037983A1 (en) * 2021-08-04 2023-02-09 Qualcomm Incorporated Location acquisition delay management

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3478542B2 (ja) * 1998-04-14 2003-12-15 サムスン エレクトロニクス カンパニー リミテッド 移動通信システムにおけるデータ伝送方法
US7904094B2 (en) * 2004-10-27 2011-03-08 Motorola Mobility, Inc. Method for reducing wireless communication procedure failure
WO2009058764A1 (en) * 2007-10-29 2009-05-07 Interdigital Patent Holdings, Inc. Method for detecting radio link failure for transmission over enhanced dedicated channel in a cell_fach state
EP2428060B1 (en) * 2009-05-05 2019-05-22 Nokia Technologies Oy Systems, methods, and apparatuses for handling a legacy circuit switched communication
US20100302950A1 (en) * 2009-05-30 2010-12-02 Zhao Ray R Timer adjustment for load control
CN102056265A (zh) * 2009-11-10 2011-05-11 中兴通讯股份有限公司 限制mtc设备接入和通信的方法、移动管理单元及网关单元
US8811935B2 (en) * 2010-01-12 2014-08-19 Blackberry Limited Emergency services in home cells system and method
KR101670253B1 (ko) * 2010-02-16 2016-10-31 삼성전자 주식회사 이동 무선통신 시스템에서 단말의 네트워크 억세스 제어 방법 및 장치.
JP4791586B1 (ja) * 2010-04-20 2011-10-12 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動通信方法、交換局及び移動局
US9001655B2 (en) * 2010-06-07 2015-04-07 Interdigital Patent Holdings, Inc. Method and apparatus for transmitting service request messages in a congested network
CA2812953C (en) * 2010-09-28 2016-07-19 Research In Motion Limited Releasing connections with local gw when ue moves out of residential/enterprise network coverage
CN103229546B (zh) * 2010-09-28 2017-02-15 黑莓有限公司 用于在ue移出住宅/企业网络覆盖时释放与本地gw的连接的方法和装置
KR20130081289A (ko) * 2010-10-04 2013-07-16 교세라 가부시키가이샤 이동통신방법, 무선단말, 및 기지국
US20120178449A1 (en) * 2011-01-11 2012-07-12 Liao Ching-Yu Apparatuses and methods for handling mobility management (mm) back-offs
EP2477449B1 (en) * 2011-01-12 2013-11-20 HTC Corporation Apparatuses and methods for handling mobility management (MM) back-off timers
US20120182912A1 (en) * 2011-01-14 2012-07-19 Interdigital Patent Holdings, Inc. Methods, apparatus and systems for local internet protocol access connection handling during circuit switched fallback and handover
GB2489725A (en) * 2011-04-06 2012-10-10 Nec Casio Mobile Comm Ltd Non-access stratum signalling to indicate use of new or existing NAS signalling connection for connection re-establishment.
WO2011157166A2 (zh) * 2011-06-03 2011-12-22 华为技术有限公司 业务恢复的处理方法及移动管理网元
US9185730B2 (en) * 2011-06-09 2015-11-10 Qualcomm Incorporated Methods and apparatus for enabling fallback to a second data service based on the presence of fallback conditions associated with establishment of a data context with a first data service
KR101973462B1 (ko) * 2011-07-08 2019-08-26 엘지전자 주식회사 접속 해제를 수행하는 방법 및 그 단말
US20130034080A1 (en) * 2011-08-02 2013-02-07 Qualcomm Incorporated Method for fast return to source rat (radio access technology) after redirection to target rat
EP2557889B1 (en) * 2011-08-12 2019-07-17 BlackBerry Limited Simplified ue + enb messaging
US8929338B2 (en) * 2011-08-12 2015-01-06 Lg Electronics Inc. Method for processing data associated with idle mode signaling reduction in a wireless communication system
GB2507545B (en) * 2012-11-02 2016-03-23 Broadcom Corp Apparatus and method

Also Published As

Publication number Publication date
RU2015116484A (ru) 2016-12-10
AU2012392517B2 (en) 2017-08-10
AU2012392517A1 (en) 2015-04-23
WO2014062156A1 (en) 2014-04-24
US20150282241A1 (en) 2015-10-01
CN104782214B (zh) 2018-11-02
US9820327B2 (en) 2017-11-14
BR112015008343A2 (pt) 2017-08-08
PH12015500803B1 (en) 2015-06-08
TW201415934A (zh) 2014-04-16
CA2887854A1 (en) 2014-04-24
CN104782214A (zh) 2015-07-15
TWI494009B (zh) 2015-07-21
PH12015500803A1 (en) 2015-06-08
KR101666330B1 (ko) 2016-10-13
AR092997A1 (es) 2015-05-13
KR20150069013A (ko) 2015-06-22
MX2015004715A (es) 2015-08-07
MX342890B (es) 2016-10-18
CA2887854C (en) 2018-05-01
JP5984278B2 (ja) 2016-09-06
EP2907358B1 (en) 2019-12-25
SG11201502948XA (en) 2015-06-29
EP2907358A1 (en) 2015-08-19
JP2016500219A (ja) 2016-01-07
RU2619528C2 (ru) 2017-05-16
HK1212135A1 (en) 2016-06-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112015008343B1 (pt) Método; aparelho; e meio legível por computador
US20240146827A1 (en) Wireless Device Capability Information
US20200396652A1 (en) Method, apparatus, computer program product and computer program for conditional handover
TW201937911A (zh) 用於與核心網路通訊的方法和使用者設備及電腦可讀介質
EP3603321B1 (en) Methods, network node, wireless device and computer program product for resuming a connection with full configuration
JP6101304B2 (ja) 通話セッションを移行するためのネットワーク選択用のシステムと方法
BR112020006127A2 (pt) preservação de nr pdcp na retomada/suspensão de rrc
TWI657679B (zh) 處理系統間行動中的封包資料流的裝置及方法
TW201831031A (zh) 處理無線通訊系統中狀態不匹配的裝置及方法
JP2019534619A (ja) 通信方法、デバイス、及びシステム
WO2012028020A1 (zh) 一种实现电路域回退的方法和系统以及一种测试电路域回退的方法和系统
JP2018518113A (ja) モバイル通信ネットワークのハンドオーバ機能を発見するための方法、モバイル通信ネットワークのハンドオーバ機能を発見するためのシステム、ユーザ装置、プログラム及びコンピュータプログラム製品
CN112822789A (zh) 非激活态终端的重定向方法、电子设备及计算机可读介质
CN112166644B (zh) 一种信息获取方法及设备
TW201804859A (zh) 處理蜂巢無線區域網路集成的裝置及方法

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: NOKIA TECHNOLOGIES OY (FI)

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: H04W 76/00 (2018.01)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/10/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS